Quer ganhar peso? Especialista revela o que deve fazer

Muitas pessoas tentam ganhar peso, não só para terem o corpo pretendido e melhorar a autoestima, mas também para alcançarem uma melhor saúde.

Estar abaixo do peso (normalmente Índice de Massa Corporal abaixo dos 18.5 kg/m2) “pode ser sinônimo de problemas, tais como debilidade do sistema imunológico, pouca massa muscular, pele, unhas e ossos fragilizados ou, no caso da mulher, incapacidade em menstruar”, como destaca a Dra. Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

A nutricionista avisa: “se pretende ganhar uns quilos extra, não é solução achar que pode comer de tudo sem restrições e seguir pelo caminho do chamado ‘lixo’ nutricional, isto é, optar por alimentos com elevado teor de gordura e açúcares simples, como doces, bolos, ‘fast-food’ ou fritos”. Pois estes podem contribuir para o aumento do risco de diabetes ou doenças cardiovasculares.

Para aumentar peso precisa de ganhar massa muscular e não massa gorda. A regra é fazê-lo de forma saudável e equilibrada e de preferência pedir um aconselhamento personalizado.

Ainda assim a nutricionista listou algumas dicas para quem quer ganhar peso:

1. Deve consumir mais calorias do que aquelas que gasta;

2. Conjugar uma alimentação ajustada com atividade física regular;

3. Fazer refeições regulares – idealmente de duas em duas horas – e tentaraumentar gradualmente o volume das refeições;

4. Privilegiar os alimentos ricos em proteína – essenciais para ganhar massa muscular – como carnes magras (frango ou peru), peixe, ovos, queijos magros e iogurtes.

5. Optar pelos carboidratos complexos como massas, arroz, batata e pão (preferencialmente integral), que são excelentes no fornecimento de energia.

6. Ter um diário alimentar, pois é uma excelente forma de manter a alimentação controlada.

7. Apostar em alimentos como: aveia, granola, manteiga de amendoim, compotas de fruta, óleos vegetais ou azeite, mel, frutas tropicais, frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs, pinhões) e sementes (linhaça, chia, girassol, sésamo).

8. Ao café da manhã, no iogurte pode incluir mel e frutos secos ou cereais do tipo granola, que são bastante densos em termos calóricos. Faça também batidos ou papas de aveia com fruta e mel.

9. Nas refeições principais prefira a sopa ou a salada/legumes no final da refeição, quando já estiver saciado.

10. Nunca deixe de realizar as refeições intermédias e uma pequena ceia antes de se deitar. Pode comer queijos em triângulo, iogurte, nozes, amêndoas, pão com manteiga de amendoim, frutas como manga, abacate ou banana, por exemplo.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia