Poluição pode aumentar o risco de morte para vários tipos de câncer

A cada 10 microgramas de poluição por material particulado fino no ar, o risco de morte por câncer aumenta em 22%, revelou um estudo feito em Hong Kong divulgado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. O aparelho digestivo é uma das partes do corpo bastante afetada pela poluição. A pesquisa registrou aumento de 42% para o risco de morte por câncer no trato digestivo superior e de 35% para órgãos do sistema digestivo, como fígado, vesícula biliar e pâncreas. Nos homens, o aumento foi de 36% do risco de morrer por câncer de pulmão e de 80% para mulheres em relação ao câncer de mama.

“Junto com outras pesquisas há ainda a tese de que a poluição do ar é um fator de risco importante para o câncer não somente de pulmão. Estudos como esse, portanto, confirmam a poluição como hipótese causadora. As pessoas que passam muito tempo no trânsito, por exemplo, podem ser as mais afetadas”, explica Dr. Auro Del Giglio, oncologista e coordenador do HCor Onco.

Dr. Del Giglio lembra ainda que em cada cidade existe uma enorme variação da concentração de poluentes, dependendo do local de moradia, da proximidade de indústrias ou rodovias e vias de auto-tráfico e também dos hábitos pessoais.

Não se pode esquecer outros fatores de risco para o câncer, como herança genética, tabagismo, dieta, obesidade e sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 8 milhões de pessoas são vítimas de algum dos mais de 100 tipos existentes de câncer. A prevenção por meio de um estilo de vida saudável é a melhor solução, mas quando o diagnóstico é dado a ação precisa ser imediata.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia