⁠⁠Para Dr. Everaldo, má vontade municipal dificulta melhora da economia; “Precisamos sair da mesmice”

969defc4-9b9c-46d0-a4b9-effd38405d4b

O candidato a prefeito pelo PSDC, Dr. Everaldo Junior, foi o primeiro convidado de uma série de entrevistas organizadas pelo Rotary Club de Santo Antônio de Jesus. Na noite da terça-feira (24), o médico ortopedista falou sobre as principais ações que implementaria em segmentos específicos, uma vez que assumisse a gestão do município.

Antes de responder as questões organizadas pelo Rotary, o candidato elogiou a iniciativa da casa. “Um espaço que preza pelo desenvolvimento social do município e defende os interesses dos mais carentes. Nós ficamos muito felizes por poder participar desse processo democrático. E esse é o mais democrático de todos, pela sua formatação”, iniciou Dr. Everaldo.

Quando indagado acerca da economia e desenvolvimento municipais, atrelados ao comércio, à agricultura e ao social, Dr Everaldo iniciou a sua fala lembrando que contribui com a Associação Comercial. “Apesar de nós não termos comércio”, ressaltou.

“Nós prestamos serviços à Santo Antônio de Jesus há 17 anos, gerando emprego, gerando renda, pagando os impostos e sabemos a carga tributária que temos e as dificuldades de cada empresário, independentemente do tamanho dele”, disse. Para ele, quando há boa vontade e interesse de se fazer as coisas, há como recuperar a economia.

Dentre as propostas de Dr. Everaldo está a criação de uma Central de Abastecimento para recebimento de mercadorias – algo comum entre cidades do porte de Santo Antônio de Jesus, de acordo com ele. A instalação de um mercado popular municipal, em sua visão, tiraria a cidade da mesmice e também movimentaria a economia.

Ele propõe valorizar empresas já instaladas no município para que possam ampliar o seu quadro de funcionários. Mas também qualificar a mão de obra desde o campo, aproveitando-se da estrutura educacional que a cidade já dispõe – a exemplo do Instituto Federal Baiano (Ifba), e com a implantação de outros equipamentos, a saber, uma escola agrícola. “Daríamos oportunidade ao homem urbano e ao do campo”, indicou.

O candidato avalia que a cidade está doente. “As pessoas não estão tendo acesso à saúde. E porque não motivar as empresas privadas a contratarem o serviço da prefeitura? A gente pode reduzir o ISS – o Imposto Sobre Serviço – ou dar a isenção. Mas apenas naquele serviço do SUS, não de todo a fatura da empresa”, detalhou.

Ainda no quesito Saúde, Dr Everaldo considera que há má vontade da gestão municipal para entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Mesmo que se reduza o valor repassado ao Hospital Regional, é necessário abrir a UPA. O hospital está sobrecarregado de serviços da atenção básica; há uma transferência de responsabilidades”, sublinhou

Em relação à ordenação municipal, o candidato pelo PSDC opina que é necessário descentralizar a cidade para fazê-la crescer. “Mas para construir qualquer coisa, tem que organizar Santo Antônio de Jesus”, recomendou. Dr. Everaldo sugere, por exemplo, que a Rodoviária Municipal seja realocada na BR e o prédio da prefeitura seja transformado num novo equipamento cultural, interligado ao Centro Cultural e à Biblioteca Municipal.

Já as secretarias, incluindo os serviços que funcionam no então prédio da prefeitura, seriam agregados num Centro Administrativo, também ideia do candidato. “Imagina o que economizaríamos com transporte, gasolina, pessoal, energia e água?!”, pensou.

De acordo com Dr. Everaldo, é preciso assegurar a independência municipal, mas também interagir melhor com o Governo do Estado. “Fazer intercâmbio com outras secretarias, permutas. Afinal, o que tem aqui falta em outro lugar”.

Para melhorar a Segurança Pública, em especial a atenção à mulher, Dr. Everaldo demonstrou especial atenção. “Fizemos um Fórum em que discutimos este tema, mas precisamos empoderar as mulheres e criar uma delegacia em defesa dos seus direitos”, concluiu.

3ea95d19-62da-4a7b-8bf2-6936c8f88466
37a1a934-28db-46c1-8d2f-c71f01aa9cdb
da5f6557-23d4-40e5-882c-b0467a87a193

Ascom/Fotos: Mazinho



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia