Circula nas redes sociais nota de repúdio à prefeitura de SAJ por ter apagado obra artística de Marepe. Leia

Está circulando nas redes sociais uma nota de repúdio à prefeitura de Santo Antônio de Jesus por ter apagado a obra do artista plástico Marepe.

11
12

A obra foi feita na última quinta-feira (20), no espaço referente a um dos muros da Fonte Santo Antônio. E, conforme expressa a nota, ao artista Marepe não foi dada satisfação, nem tempo para que registrasse o trabalho artístico.

O Blog do Valente está tentando entrar em contato com alguém da prefeitura que possa dialogar mais sobre o assunto.

 

Veja a nota:

 

NOTA DE REPÚDIO

 

“Apagaram tudo

Pintaram tudo de cinza

A palavra no muro

Ficou coberta de tinta (…)” Mariza Monte

Assim como um dia a prefeitura do Rio de Janeiro apagou as mensagens do Profeta Gentileza, impossibilitando àquela população de se inspirar com tais mensagens, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus apagou, hoje à tarde, um trabalho que a mesma solicitou ao artista plástico Marepe, que foi realizado nesta última quinta-feira, em um dos muros da Fonte Santo Antônio. A atrocidade ocorreu sem que os encarregados da prefeitura ponderassem os desdobramentos da atitude, digo isso porque está ação demonstra despreparo, grosseria e uma total ignorância acerca do mundo das Artes Plásticas.

Vale lembrar que Marepe é um dos artistas jovens mais conceituados da Arte Contemporânea nacional e internacional, expondo em diversos lugares do mundo, a exemplo do Centro Pompidou em Paris (França, 2005), da 25ª Bienal Internacional de São Paulo (Brasil, 2002), Museo del Barrio em Nova York (Estados Unidos, 2001),  Bienal de Pontevedra, em Pontevedra (Espanha, 2000), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid (Espanha, 2000), da 2ª Bienal do Mercosul no Rio Grande do Sul (Brasil, 1999) e da Latein-Amerika-Woche, em Badberlebuc (Alemanha, 1992).

O artista não teve tempo nem ao menos de fazer o registro de seu trabalho artístico, pois após o contato telefônico foi ao local para fotografa-lo e, mesmo chegando lá em menos de quinze minutos, já encontrou o muro pintado de branco.

Quero deixar aqui meu total repúdio às pessoas ignorantes e preguiçosas que deixaram de se informar e assim não compreendem a magnitude de seu ato atroz e violento contra o artista e contra toda a população santoantoniense que perdeu a possibilidade de conhecer, de se inspirar, de contemplar, de pensar com o trabalho de Marepe.

Fica a DOR em ver o muro apagado.

 

“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia