Temer encontra nove senadores dias antes de Dilma ser julgada

Na semana em que o plenário do Senado iniciará o julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment, o presidente em exercício, Michel Temer, tem dedicado sua agenda à intensificação do corpo a corpo com os senadores.

Somente entre esta segunda (22) e esta terça (23), a agenda oficial de Temer incluiu reuniões com nove parlamentares que votarão no julgamento de Dilma.
Na manhã desta terça, por exemplo, o presidente em exercício recebeu em seu gabinete no Palácio do Planalto os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), João Alberto Sousa (PMDB-MA) e Roberto Rocha (PSB-MA).

Para o período da tarde, segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, estão previstas reuniões de Temer com Ciro Nogueira (PP-PI), Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Eduardo Amorim (PSC-CE).
O julgamento de Dilma está marcado para esta quinta (25), mas será concluído somente na semana que vem.

Na segunda (29), está previsto o depoimento da presidente afastada, no qual ela apresentará sua defesa no processo e responderá a eventuais perguntas formuladas pela acusação, pela defesa, por senadores ou pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
A ofensiva de Temer sobre os senadores tem ocorrido ao longo das últimas semanas. Nas três primeiras semanas de agosto, por exemplo, o presidente em exercício se reuniu com outros 11 parlamentares, entre os quais Tasso Jereissati (PSDB-CE), Romero Jucá (PMDB-RR), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Omar Aziz (PSD-AM).
Conforme reportagem do G1, Temer tem articulado nos bastidores para ampliar a margem de votos pró-impeachment.
Na chamada sessão de pronúncia, em 10 de agosto, na qual os senadores tornaram Dilma ré no processo, 59 parlamentares votaram contra ela.

Para o julgamento final, dizem interlocutores do governo, o Palácio do Planalto tem procurado senadores para alcançar entre 62 e 63 votos contrários a Dilma.

As reuniões de Temer
Ao longo dos 30 dias do mês de junho, Temer recebeu no Palácio do Planalto somente três senadores: José Maranhão (PMDB-PB), Magno Malta (PR-ES) e Eduardo Alves do Amorim.
Já em julho, com a proximidade do fim do processo de impeachment, o presidente da República em exercício chamou ao seu gabinete no Palácio do Planalto 19 senadores, mesmo em meio ao recesso branco de duas semanas. Entre os parlamentares que se encontraram com Temer, estavam Aécio Neves (PSDB-MG), Cristovam Buarque (PPS-DF), Ciro Nogueira (PP-PI), Otto Alencar (PSD-BA).

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia