Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa por conta da chuva

travessia.chuvas_

A Travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa na tarde desta quarta-feira (24), por conta do mau tempo. Chove em boa parte da Bahia desde a madrugada desta quarta.

Conforme a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), que administra o transporte, a saída das embarcações foram suspensas desde as 13h.

A associação informou que na quinta-feira (25), as embarcações podem voltar a fazer a travessia, caso as condições climáticas e marítimas melhorem. Normalmente, a travessia Salvador-Mar Grande opera com saídas de 30 em 30 minutos, até as 18h30 (saída de Mar Grande) e até as 20h (saída de Salvador).

Quem segue de Salvador para Mar Grande nesta quarta-feira, tem como opção o ferry boat, no terminal de São Joaquim. Segundo a Internacional Marítima, empresa que administra o sistema ferry-boat, o movimento nos terminais de embarque de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, em Itaparica, é tranquilo na tarde desta quarta.

Conforme a concessionária, estão em operação as embarcações Rio Paraguaçu, Dorival Caymmi, Maria Betânia e Pinheiro, com saída de hora em hora. A Internacional Marítima informou que, caso haja aumento significatrivo na demanda, podem ser realizadas viagens extras.

As passagens podem ser adquiridas nos terminais por meio dos cartões de crédito, débito ou dinheiro.

Escunas de turismo
As escunas que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos também estão suspensas devido ao mau tempo que atinge Salvador, desde a manhã desta quarta-feira. O serviço será retomado quando as condições climáticas melhorarem.

Também por causa das condições desfavoráveis de navegação no percurso entre Salvador e a Ilha de Tinharé, a linha marítima para Morro de São Paulo é foi feita com conexão em Itaparica. De acordo com a Astramab, a Capitania dos Portos alertou para para mar muito agitado e ventania

Com a conexão, os catamarãs saem do Terminal Náutico, atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a travessia em lanchas até o Morro. Com a parada , a viagem dura uma hora a mais em relação ao percurso direto e passa a ser feita em aproximadamente 3h20. A última saída da capital baiana para Morro foi às 14h30. No trajeto oposto, o último catamarã deixa o terminal de Morro de São Paulo às 15h.

Frente fria
Uma frente fria que passa pelo litoral da Bahia aumentou a velocidade e leva chuvas para Salvador e para o interior do estado nesta quarta-feira. Na capital baiana, durante a manhã choveu mais nos bairros de Pirajá (21,4 mm), Rio Sena (19,8 mm) e Cabula (16,3 mm).

A previsão em Salvador é de temperatura mínima de 20º C a 27º C, com possibilidade de 90% de chuva durante todo o dia nesta quarta-feira e devem continuar na quinta-feira (25). O tempo deve apresentar melhora na capital a partir de sexta-feira (26)

No interior do estado, também foram registradas chuvas em Valença (72 mm), Ilhéus (28 mm), Itabuna (4 mm), Porto Seguro (10 mm), Cruz das Almas (5,5 mm), Amargosa (8,5 mm).

Ressaca
A Marinha emitiu nesta quarta-feira um aviso de ressaca, com previsão de ondas de até dois metros e meio junto à costa, na faixa litorânea compreendida entre Porto Seguro, no sul da Bahia, e Maragogi, no litoral norte de Alagoas. O aviso tem validade até as 21h de quinta-feira (25). Por conta do alerta, a Marinha recomenda que os navegantes tenham mais atenção.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia