A política de Santo Antonio de Jesus tem meia dúzia de bandidos, boa parte na Câmara de Vereadores
disse vereador Délcio Mascarenhas 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Política

0 07:16 - 30 de Out // Djalma Macedo | Opinião

Foi publicada na quarta feira ( 29 ) no Diário Oficial do Legislativo a convocação para a eleição da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, a partir da qual tem-se quarenta e oito  horas para que o processo tenha início, quando prevê-se a sua realização nesta segunda-feira (03)

Nas articulações naturais se comenta nos bastidores a provável candidatura do Dr. Francisco e da formação de uma chapa já definida encabeçada pelo vereador Délcio Mascarenhas.  Se não houver consenso do grupo euvaldista pelo nome de Délcio, a opção da reeleição de Marcos Có é considerada leve e tem poucos mandatos.

O prefeito Humberto Leite confiava em uma candidatura de Albino Martins, que seria retirado da oposição para somar-se às fileiras do alcaide. Mas comenta-se que o candidato do coração de Humberto seria Chico de Dega. Enquanto isso o vereador Uberdan Cardoso diz que vota nulo e que não é nem oposição nem situação.

Só que com a ausência de Bino o voto de Uberdan passa a ter uma importância muito grande, uma vez que ele é o sétimo vereador considerado de oposição a Humberto.  A Câmara para fazer a eleição precisa exatamente de sete. Para ajudar o candidato de Euvaldo ele só precisa cumprir sua obrigação de comparecer a sessão.

Os vereadores Có e Délcio Mascarenhas alegam que o própio Bino estava favorável quanto à realização da eleição na sexta. Por outro lado, o grupo do prefeito acusa os vereadores de oposição de se aproveitarem da ausência do colega para realizarem a empreitada.

Enfim, é certamente mais uma eleição com toda a carga de polêmica que cerca eventos desse tipo no Legislativo municipal santoantoniense.

 

Léo Valente

1 08:09 - 28 de Out // Djalma Macedo | Política

O prefeito Humberto Leite qualificou como "uma vitória maravilhosa" o resultado das urnas que deu a presidente Dilma um segundo mandato.  Logo após a divulgação do resultado das eleições, o alcaide entrou em contato com a reportagem da rádio Andaiá FM, quando afirmou que queria "varar a madrugada comemorando a vitória".

" Todos nós que vestimos a camisa de Dilma somos vencedores.  Não descuidamos na trincheira em Santo Antônio pedindo voto para a presidente que é melhor para o nordeste e para nossa cidade.  Ela já fez muito por nossa região e vai continuar fazendo.  Nosso nordeste já foi esquecido nos anos anteriores em que o PSDB administrou o Brasil.  Só tenho a agradecer aos nossos deputados, aos amigos e ao grupo Beija Flor", comentou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 17:09 - 27 de Out // Nadia Santos | Política

João Durval (PDT) foi o primeiro político não filiado ao extinto PFL a ser eleito para o Senado Federal para representar a Bahia desde a redemocratização do Brasil. Em 2006, então com 77 anos, o ex-governador do estado e ex-prefeito de Feira de Santana foi apoiado por Jaques Wagner (PT) e seu filho João Henrique (até ali filiado ao PDT), governador da Bahia e prefeito de Salvador, respectivamente, e teve 46,97% dos votos – superando Rodolpho Tourinho (PFL) e Antônio Imbassahy (PSDB), que obtiveram 34,45% e 17,96%, respectivamente. Os demais candidatos não obtiveram nem um por cento das opções de voto. Sete anos e 10 meses depois de assumir o cargo, o patriarca dos Carneiros entra na reta final do mandato com pouquíssimas contribuições efetivas. No período, João Durval foi autor de apenas 23 proposições no Senado Federal, sendo que nenhuma delas foi sancionada pela Presidência da Republica ou pelo presidente do Congresso Nacional – já passaram pelo cargo Tião Viana (PT), Garibaldi Alves Filho, José Sarney e Renan Calheiros, todos do PMDB. Para se ter uma ideia, o número é quase cinco vezes menor do que o dos outros dois senadores do estado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT), que assumiram apenas em 2011. A socialista apresentou 158 proposições, enquanto que o petista foi autor de 135 delas. Durval fez 39 pronunciamentos na Casa desde que assumiu o mandato – Lídice fez 50 apenas em 2014 e Pinheiro, 46. Em matérias relatadas, o pedetista também é muito menos produtivo do que os colegas baianos que têm quatro anos a menos de Senado. Enquanto João Durval relatou 56 matérias em seu mandato, Lídice já tem 219 e Pinheiro tem 343. (BN)

2 08:53 - 27 de Out // Lindaiara Conceição | Opinião

Mas o fato é que tem muita gente comemorando, muita gente preocupada; algumas pessoas acham que para Bahia foi bom Dilma ser do mesmo partido de Rui; tem gente que queria mudança, eu acho que se fosse Serra teria essa mesma votação, ou talvez até mais, todo esse pessoal que votou em Aécio, foi voto muito mais de cansaço por 12 anos do PT, mas a maioria deu mais 4 anos.

O Alexandre Garcia disse que não se surpreenderá se Lula voltar daqui há quatro anos e o PT partir pra 20 anos de poder. Pelo resultado dessa eleição eu acredito que Dilma tem uma missão muito difícil que é conquistar esse eleitorado exigente, esse eleitorado que acabou votando contra ela. Por outro lado vem Lula.

Sabe o que foi que decidiu? O que foi que pesou? Que muita gente está dizendo que foi baixaria, baixaria teve dos dois lados, Aécio também não mandou rosas para Dilma, mandou foi sapecada o tempo inteiro, revista Veja e tudo mais. O que decidiu foi a situação da economia que não está como antes, mas para o brasileiro, para sentir; ele não sentiu na pele ainda o efeito da inflação, que fala que está alto, mas não chega a ser perceptível para o eleitor, e ele ainda não percebe isso; a situação de emprego, você não vem muita gente desempregado, você vê muita vaga de emprego; a situação da educação, que a base não melhorou, não teve avanços; mas por outro lado, no nível superior se tem muito mais vagas e são esses que decidem, esses que estão dentro da faculdade acaba voltando; então isso acabou pesando.

Se nossa economia tivesse inflação altíssima, se tivesse aquela a onda de desemprego continuasse, aí sim não tinha discurso, não tinha milagre, não tinha debate, nada que fizesse Dilma ganhar a eleição.

Léo Valente

0 08:15 - 27 de Out // Djalma Macedo | Política

O juiz da 56ª zona eleitoral, Dr. Givandro Cardoso, relatou um alto índice de abstenções do eleitorado no segundo turno da eleição presidencial da região de Santo Antônio de Jesus.  Para ele, uma eleição em nível federal não contou com o mesmo empenho do primeiro turno. " Não houve movimentação de candidatos e cabos eleitorais que só tinham compromisso com seus deputados e isso foi fator determinante", afirmou. Aos que estavam viajando ou por qualquer outro motivo não votaram no domingo, é necessária a oficialização da justificativa.

Contudo, o magistrado comentou ter registrado ao longo do processo um dia de eleição bastante ordeiro. " Estava tudo dentro das nossas previsões, não podia ter ocorrido melhor", comentou. " Nós agradecemos e podemos dizer que a vitória também foi da Justiça Eleitoral", ressaltou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 18:37 - 26 de Out // Nadia Santos | Política

De acordo com a pesquisa boca de urna feita pelo Ibope neste domingo (26), Camilo Santana (PT) deve ser eleito o novo governador do Ceará. O petista teria 52% das intenções de votos, contra 48% de Eunício Oliveira (PMDB). Foram entrevistados 4 mil eleitores do estado e a pesquisa tem nível de confiança de 99%, com margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00038/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 01222/2014.

0 07:41 - 24 de Out // Djalma Macedo | Opinião

Uma paciente fez a queixa na rádio Andaiá de que quando foi fazer a consulta o médico estava com adesivo do candidato no peito.  Não se sabe até que ponto isso é correto.  Apesar do direito de opinião política, mesmo em uma clínica privada, o atendimento é público.

A lei eleitoral não permite que agentes públicos possam fazer campanha, pedindo votos e abordando eleitores.  Fica a questão para os conhecedores da lei e fiscais de plantão debaterem.

Léo Valente

0 07:39 - 24 de Out // Djalma Macedo | Opinião

A animosidade política entre eleitores nas redes sociais e what´s app tem repercutido a tal ponto de provocarem brigas e até encerrarem amizades.  Não é por aí.

As pessoas vão votar de acordo com seus próprios conceitos.  Tem gente que vai votar porque acha que sua vida melhorou. Outros vão votar por achar que antes ganhava mais dinheiro.  Cada um enxerga o Brasil de uma forma.

E ainda tem aquela frase feita: " Mas logo você que é uma pessoa inteligente"...  automáticamente já chamando a pessoa de burra.

É preciso respeitar a opinião de quem quer mudança e alternância de poder. Assim como é indispensável respeitar quem acha que agora está melhor e quer continuar.
Ignorância é não respeitar o direito do outro de querer escolher e ainda acrescentar que fulano é desinformado ou idiota porque não compartilha do seu ponto de vista.

Léo Valente

0 07:38 - 24 de Out // Djalma Macedo | Política

O índice de rejeição dos candidatos tem sido objeto de debate entre os especialistas.  Mesmo sendo um candidato novo, Aécio Neves apresenta um nível de rejeição entre o eleitorado maior do que o de Dilma.

Petistas dizem que esses números se deveriam a suposta falta de serenidade e agressividade do candidato ao longo dos debates. Os tucanos, por sua vez, dizem que o número se deveriam à propaganda de desconstrução da imagem de Aécio através do PT, batendo em fatos ligados ao governo dele em Minas.

Fato é que as pesquisas mostram que 43% não votariam de jeito nenhum em Aécio e 36% não votariam em Dilma.  Curioso é que a avalialão positiva do governo Dilma está subindo em plenos dias de decisão, coisa que certamente está influenciando na tendência de voto do eleitor.

Temos notado que Aécio pode ter pintado exageradamente o suposto "caos" no governo da sua adversária.  Chegou ao ponto de dizer que tinha gente "estocando compras para dois meses por causa da inflação" ou " que tem pai, mãe e filho desempregados"...     Enquanto isso, sairam dados de que o mês de setembro registrou o menor índice de desemprego desde 2002 e não conhecemos ninguém que esteja fazendo feira para passar meses.

A esperança dos aecistas hoje está no possível erro da pesquisa.  Aliás, se isso acontecer, pode-se dizer que acabou a credibilidade de pesquisa eleitoral, como aconteceu com a palhaçada da Bahia.

Se o tucano ganhar, vai ter que lutar muito para mudar essa imagem anti nordestina que ficou pregada na mídia, colocando universidades no sertão, por exemplo. Já se houver vitória de Dilma, ela vai ter que observar que não teve a maioria, já que com os votos de Aécio, mais os nulos e brancos, vai ficar claro que há uma enorme parcela de descontentes que quer providências mais urgentes contra a corrupção, por exemplo.

Léo Valente

0 08:59 - 22 de Out // Djalma Macedo | Política

Confrontado no programa Levante a Voz com a possibilidade de ter que votar em Délcio Mascarenhas ou Albino Martins para a presidência da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, o vereador Uberdan Cardoso demonstrou personalidade ao dizer, que diante da possibilidade, preferiria se abster da decisão.

Com um cenário de  Bino apoiado pelo prefeito e Délcio representando o grupo do ex prefeito Euvaldo, o petista ficou envolto em uma decisão difícil. " Tive com Délcio sérios embates. Não me sinto a vontade, pelo meu eleitorado, para votar nele. Também seria incoerente da minha parte  votar no candidato do prefeito Humberto Leite por isso representar o fim da independência do Legislativo", disse.

Ainda conforme o edil, um dos vereadores poderia receber o seu voto se divulgassem uma carta aberta à população firmando compromissos importantes com a legislatura. " Eu votaria em alguém que representasse candidatura e não subserviência", apontou.

Celso Rommel  / Blog do Valente

0 08:57 - 22 de Out // Djalma Macedo | Política

O vereador petista Uberdan Cardoso esteve novamente participando da tribuna livre do programa Levante a Voz, em momento que comentou a respeito dos momentos decisivos do segundo turno da eleição.

Em relação aos problemas internos da legenda em Santo Antônio de Jesus, ele afirmou que estas questões ainda não estão na pauta principal. " Até domingo não temos outra meta que não o diálogo constante para seduzirmos o cidadão que esteja indeciso com a meta de reelegermos Dilma.  Depois desse foco, é provável que a presidência do partido convoque uma reunião para ajustes", disse.

Considerado hoje mais próximo do ex prefeito Euvaldo do que do atual Humberto Leite, mesmo este último tendo apoiado Rui Costa.  " Não faço parte do grupo ideológico ao grupo de Euvaldo, embora o fato de eu ter me colocado como crítico de Humberto me aproximou da bancada de oposição, dos vereadores euvaldistas", disse.

Conforme a análise de Uberdan, o apoio de lideranças políticas do município a seus respectivos candidatos foi algo natural, muito especialmente em relação a Euvaldo e Paulo Souto. 

Quanto a Humberto, ele comentou que " seria ingratidão se o prefeito não apoiasse Rui".
Os pólos opostos entre Uberdan e Humberto terão repercurssão nas eleições de 2016? Para Uberdan, sim.  " Nós temos as forças não só do prefeito Humberto e do ex, Euvaldo. Não temos que fazer o debate pequeno e o PT poderá ser uma alernativa", comentou.

Celso Rommel  / Blog do Valente

0 07:49 - 21 de Out // Djalma Macedo | Opinião

As pesquisas continuam supreendendo tanto os partidários de Dilma quanto os de Aécio.  Em uma roda viva de emoções, a disputa deverá ser dura até o último momento. Quem ganhar vai levar consigo um recado do eleitorado: A maioria dos votos seria de brancos e nulos, portanto uma maioria de descontentes.

Chegando Dilma ao poder, ela teria que rever os conceitos de combate à corrupção, dando mais autonomia a CGU e Polícia Federal para lutar contra essa chaga. Por outro lado, se Aécio ganhar, será preciso modificar a visão de que os tucanos não gostam de pobre e que tem certo preconceito com os nordestinos.

Compreende-se naturalmente o reclame de muitos quanto ao fato de que há doze anos a  condução política do país é a mesma e de que é necessária uma mudança. Ainda assim, o recado é claro: em ambos os casos depois da vitória acabam-se as promessas e  o eleitorado vai querer mesmo é saber o que o eleito vai fazer em prol do povo.

Léo Valente

0 16:22 - 20 de Out // Nadia Santos | Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (20), que não tem vontade de disputar novamente as eleições presidenciais em 2018. Lula acredita que já cumpriu sua “missão”. Ainda assim, ele não descartou completamente a possibilidade a depender do cenário político daqui a quatro anos. "Se depender de mim, não [serei candidato]", afirmou. "Quando chegar na eleição de 2018, estarei com 72 anos. Nós temos que ter [isso] em conta”, contou em entrevista à Rádio Jornal do Commercio, do Recife. O ex-presidente acompanha sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), nesta terça-feira (21) em campanha em Pernambuco – único estado do Nordeste em que a petista não saiu vitoriosa, já que perdeu para Marina Silva (PSB). Durante os pouco mais de 20 minutos de entrevista, Lula criticou o tratamento que o PSDB, partido do presidenciável Aécio Neves, deu à região durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso. "O problema dos tucanos é que eles têm voo curto e eles não conseguem sair do Sudeste. Eles ficam aqui. Eles não têm voo para chegar no Nordeste ou para chegar no Norte", alfinetou. Informações da Folha de S. Paulo.

0 08:07 - 16 de Out // Djalma Macedo | Política

Domingos Matos secretario de infra estrutura da Prefeitura Municipal de Sano Antônio de Jesus comentou, em contato com a nossa reportagem, a respeito dos atrasos nas obras de pavimentação no Mirante, Recanto dos Prazeres e Doce lar.

" Estamos entrando em contato com as empresas responsáveis por aqueles contratos para buscarmos uma solução. Devo salientar porém que neste período de eleições todos os nossos deputados estavam em campanha, de forma que ficou difícil bater à porta desses parlamentares a fim de buscar recursos", destacou.

Em contato com o repórter Tino Alves, o secretário destacou a responsabilidade do poder público para com a expansão urbana do município, inclusive adiantando que a prefeitura já tem planos para novas vias de acesso a pedestres, cicilistas e motoristas em geral, a serem implantadas a partir do ano que vem.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:05 - 16 de Out // Djalma Macedo | Política

Alguns petistas chegaram a comemorar o resultado na pesquisa em que a presidente ficou um ponto acima de Aécio nas intenções votos.  Já em relação a avaliação que o eleitor tem do governo, nas pesquisas, mesmo com todas as denúncias de corrupção, Dilma não é afetada. O indice de rejeição, que era maior para a presidente, agora está empatado entre os dois candidatos.

Os que aprovam a maneira como a presidenta governa o país eram 49 e agora são 54%.   Outra coisa que chama a atenção é o fato de que, mesmo com o apoio de Marina, Eduardo Jorge e tantos outros, isso nao se refletiu na campanha de Aécio em termos de números, a ponto de alguns jornalistas dizerem que o tucano já chegou ao teto do que poderia conquistar em votos.

A falta de esperança na honestidade tem levado muita gente a colocar as denúncias levantadas na delação premiado do escândalo Petrobrás e jogar todos na mesma vala comum.  Afinal, o que se vê no debate é o sujo falando do mal lavado.

Por outro lado, do mesmo jeito que tem gente que acredita que os candidatos só ficaram corruptos depois do governo Lula e antes eram santos, há quem acredite que não houve mensalão.

Durma com um barulho desses.

Léo Valente

1 08:42 - 12 de Out // Nadia Santos | Política

Pesquisa IstoÉ/Sensus divulgada neste sábado (11/10) mostra o candidato do PSDB Aécio Neves com 58,8% dos votos válidos, contra 41,2% da petista Dilma Rousseff na corrida à Presidência da República, diferença de 17,6 pontos percentuais. O levantamento feito entre a quarta-feira 7 e o sábado 10 e é o primeiro a captar parte dos efeitos provocados pelas revelações feitas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal. “Além do crescimento da candidatura de Aécio Neves, observa-se um forte aumento na rejeição da presidenta Dilma Rousseff”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. A rejeição de Aécio Neves é de 29,2%. Nos votos espontâneos, quando nenhum nome é apresentado ao eleitor, Aécio soma 52,1%, Dilma fica com 35,4% e os indecisos são 12,6%. O tucano vence em todas as regiões do País, menos no Nordeste. Além da vantagem regional, Aécio, de acordo com o levantamento, supera Dilma em todas as categorias socioeconômicas, o que, segudo a análise de Guedes, indica que a estratégia petista de apostar na divisão do País entre pobres e ricos não tem dado resultado. (Tribuna da Bahia)

0 21:37 - 11 de Out // Leozinho Valente | Política

A partir de hoje (11) começam a valer os prazos mais importantes do calendário eleitoral para o segundo turno das eleições, que será feito no dia 26 de outubro. Candidatos que vão concorrer não podem ser presos, exceto em flagrante. O prazo para o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão também termina neste sábado. Na terça-feira (21), cinco dias antes da votação até 48 horas depois do encerramento da eleição nenhum eleitor poderá ser preso, exceto em caso de flagrante e de sentença condenatória por crime inafiançável. Todas as regras estão fixadas na Lei das Eleições (Lei 9504/97).

0 16:08 - 10 de Out // Nadia Santos | Política

Franderrak Mascarenhas, presidente do PSOL em Santo Antônio de Jesus, foi candidato a deputado federal, mas não conseguiu uma vaga para a Assembleia Legislativa.  

Mascarenhas teve 3.209 votos na Bahia, e isso lhe deixou  satisfeito, pois lembrou que não teve  apoio de prefeito nem ex-prefeito do município.  “Agradeço a todos os eleitores que acreditaram em nosso projeto. Nós triplicamos a votação de 2010 para cá. Fico muito feliz com isso se avaliarmos o preço de nossa candidatura e  fizermos uma comparação com outras candidaturas. Minha votação foi espontânea , limpa, não tive apoio de prefeito, vice -prefeito, de bancada de vereadores nem de ex-prefeito. Nosso projeto está começando a ser abraçado pela população”, comentou em entrevista à rádio Andaiá FM.

O PSOL não elegeu nenhum candidato a deputado estadual nem federal pela  Bahia, mas o partido elegeu assim 12 deputados estaduais e 5 federais em todo o Brasil.

Franderrak que já foi candidato a prefeito em Santo Antônio de Jesus por duas vezes.  Ele pretende disputar o pleito em 2016 também com o slogan ”nada como era, nada como está, nada é impossível de mudar”. 

1 21:06 - 09 de Out // Leozinho Valente | Brasil

Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (9) mostram que o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 46% das intenções de voto e a candidata do PT, Dilma Rousseff, 44%, no segundo turno da disputa para a Presidência da República. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Por isso, os dois estão empatados tecnicamente.
Em votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%, em ambas as pesquisas. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Confira todos os números:

0 08:40 - 09 de Out // Fonte: Metro 1 | Política

Foi aprovado nesta quarta-feira (8) o novo modelo para as placas de automóveis de Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai, países integrantes do Mercosul. O novo modelo irá manter os atuais sete caracteres, mas vai mudar de três letras e quatros números para duas letras, três números e duas letras novamente. A nova mudança, segundo o Denatran, valerá em 2016 para carros novos.

De acordo com a chancelaria argentina em comunicado divulgado à imprensa do bloco sul-americano, serão possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes, contra as pouco mais de 175 milhões de possibilidades do atual modelo brasileiro. Mesmo com a mudança, as placas não devem mudar o tamanho de 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. Elas devem conter letras pretas, fundo branco, sobre uma faixa horizontal na parte superior. Haverá também o emblema do Mercosul e a bandeira do país do veículo.

0 07:42 - 09 de Out // Djalma Macedo | Política

O médico ortopedista e ex presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Dr. Everaldo Junior, comentou no programa Levante a Voz a respeito dos resultados da eleição no primeiro turno em Santo Antônio de Jesus.  Para ele, a surpresa foi o prestígio do prefeito Humberto Leite que rendeu frutos.

" Os votos de Rogério Andrade nós podemos creditar à popularidade de Humberto, que é bom de eleição. Isso está provado. Se todos os candidatos a deputado da cidade tivessem feito carreira solo teriam tido quase a mesma votação. A diferença é o prestígiio do prefeito", afirmou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 11:10 - 08 de Out // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Política

A divisão dentro do PT em Santo Antonio de Jesus continua rendendo, desta vez quem se pronunciou a respeito foi Bartolomeu Damasceno, secretário de finança do partido na cidade, segundo ele, houve uma reunião em Salvador e nela muitas situações que hoje estão sendo questionadas foram discutidas, inclusive na presença do governador eleito Rui Costa. “Nós tivemos uma reunião no mês de maio com Rogério Andrade, Yulo ,Rui Costa e o secretário de governo em Salvador, Cristiano tomou uma decisão de cima, foi orientado de cima, isso está registrado foi uma decisão tomada antes da campanha”, disse.

Bartolomeu falou ainda que o partido precisa fazer uma reunião para discutir o apoio que o vereador Cristiano Sena deu a Rogério Andrade, de acordo com ele, Cristiano não pode ser incriminado porque Rui Costa autorizou o apoio. “Futuramente na reunião a gente vai discutir esse apoio de Cristiano, é bom a gente saber o que está passando mesmo para essa discussão ser interna do partido, porque a gente precisa ter essa conversa mesmo com o partido, com todos os membros, porque não pode usar esse momento para incriminar Cristiano, tem que vim de lá também a orientação que foi dada por Rui Costa que ele poderia apoiar Rogério Andrade, só não poderia apoiar um federal, mas um estadual da base ele poderia apoiar”, explicou.

Outras questões reveladoras também foram apresentadas por Bartolomeu, segundo ele, o plano maior do partido era eleger o candidato a governo pelo partido e deputados da base aliada, e nesse projeto estava incluso o apoio do prefeito Humberto Leite. “Tínhamos um projeto estadual que era eleger nosso governador junto com a base, foi discutido na época isso e na cidade de Santo Antonio de Jesus nós tínhamos o melhor palanque que seria Humberto Leite que estava na base do governo e por isso foi mostrado nas unas que Humberto Leite fez campanha para o nosso governador que é Rui Costa e nossos candidatos a deputados estaduais e federais que são da base também, quem foi vitorioso com tudo isso foi o partido”. Não adiantava Uberdan ser eleito e a gente perder o governo, revelou.

0 07:32 - 08 de Out // Djalma Macedo | Política

Em contato com o programa Levante a Voz, o vereador Uberdan Cardoso ( PT ) se revelou satisfeito com a votação obtida na sua candidatura para deputado estadual em Santo Antônio de Jesus. 

" Foi extrememente satisfatória. Numéricamente parece que a gente perdeu em relação aos candidatos anteriores, Pedro e Aílton mas também houve o impacto da biometria, quando muita gente deixou de votar, no que considero um absurdo para a democracia quinze mil pessoas ficarem sem dar o seu voto", comentou.

Quanto ao fato de que sua candidatura não recebeu o apoio dos companheiros petistas Álvaro Bessa e o também vereador Cristiano Sena, Uberdan comentou: " Vejo com muita tranquilidade esse apoio. A culpa não é deles e sim do próprio PT.  O partido me convenceu a entrar nas suas fileiras na década de oitenta com a proposta de formação política. Nos últimos tempos o PT cresceu demais e não teve mais essa preocupação. Os dois companheiros citados são neófitos e não tem esse tipo de formação.  O que faz com que essas pessoas migrem na hora do apoio é justamente a falta de formação política", disse.

Ressaltando o respeito à posição dos companheiros que não apoiaram sua candidatura, Uberdan afirmou ainda que "não conseguiu entender" o posicionamento.  " O vereador Cristiano definiu em uma reunião que iria marchar com a gente em depois decidiu o contrário, mas não voltou para nos avisar que tinha mudado de posição", lembrou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:31 - 08 de Out // Djalma Macedo | Política

Conforme o petista, sua candidatura teve poucos recursos e contou somente com a militância, em clara discrepância com outras as quais, conforme afirmou, contariam com recurso muito mais fortes.  " Rogério Andrade teve seus méritos mas contou com o apoio da máquina pública. Ninguém é tão bem votado assim à toa.  Além do seu próprio valor, Rogério contou com o apoio do prefeito atual, introduzindo no grupo do prefeito a sua estrutura de campanha", disse.

Uberdan analisou como uma vitória sua posição no podium eleitoral em terceiro lugar entre os mais votados , especialmente lembrando que a eleição este ano teve o maior numero de candidatos a deputado originários de Santo Antônio de Jesus.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:29 - 08 de Out // Djalma Macedo | Política

Em relação à administração municipal, o PT de Uberdan estpa dividido. Quem afirma é o próprio vereador, que concedeu entrevista a respeito do tema no programa Levante a Voz.  " Seria muita inocência minha dizer que não. Está dividido sim. Temos uma nota pública de independência e nesta postura o vereador Cristiano resolveu apoiar e eu manter uma linha de oposição lúcida", disse.

Ainda que ressalte o respeito pelo fato de que o governo Humberto faça parte da base do governador Jaques Wagner, Uberdan foi bastante incisivo em defender seu ideário político. " Embora respeitando o fato de ele estar na base, não posso abrir mão do meu direito de fiscalizador. Minha linha de gestão é a linha em que o PT determinou através do seu diretório", acrescentou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:27 - 08 de Out // Djalma Macedo | Política

O presidente municipal do PT de Santo Antônio de Jesus, Zenílton Conceição, agradeceu à população santoantoniense pela eleição de candidatos apresentados ao eleitorado e a votação expressiva concedida ao nome do vereador Uberdan, candidato a deputado estadual.

" A candidatura do companheiro Uberdan não foi decisão dele. Foi uma decisão do diretório que apoiou considerando que seria estratégica visando às eleições de 2016", comentou.
Para Zenílton, o momento dos petistas santoantonienses seria de unificar forças para contribuir pela reeleição da presidente Dilma.  " Nosso objetivo agora é o de fortalecer nossa campanha na cidade".

Quanto ao apoio de petistas a candidatos de outros partidos, Zenílton preferiu deixar o assunto em compasso de espera para não dividir energia neste momento importante.  " Num segundo momento iremos discutir melhor esse fato", afirmou.

Celso Rommel / Blog do Valente

2 19:40 - 07 de Out // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Política

Passado o primeiro turno das eleições, o vereador petista Cristiano Sena concedeu entrevista contando sobre o apoio ao deputado estadual Rogério Andrade e explicando o não apoio ao candidato de partido Uberdan. “Me sinto bastante alegre, contente pela votação que o povo de Santo Antonio deu para o deputado Rogério Andrade, não só de Santo Antonio, como da Bahia, mas em especial da nossa cidade, isso foi um retorno, isso foi um reconhecimento da população pelo trabalho que Rogério Andrade tem desempenhado na cidade de Santo Antonio de Jesus em especial, e foi um presente, o povo deu uma resposta. O povo exige e necessita de deputados compromissados com nosso município”, disse sobre o resultado que culminou com a vitória do candidato apoiado por ele.

Já sobre a falta de apoio ao colega de partido que também concorria a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia, Cristiano explicou que coletivamente concordou, mas individualmente não achava que seria o momento de Uberdan sair como candidato. “Eu entendia que talvez não fosse o momento, respeitei a posição dele e dos colegas, mas eu não entendia que seria o momento para a candidatura. Eu concordei com a eleição dento do coletivo, mas individualmente deveríamos ter contribuído para ajudar nosso deputado Rogério Andrade, ele foi e é importante para o nosso município e nós não podíamos cair no luxo de correr o risco de perder um representante”, explicou.

Sobre uma possível expulsão ou retaliação do partido, Cristiano disse não estar preocupado e citou o exemplo do ex-prefeito da cidade Álvaro Veloso Bessa que também é presidente de honra do PT no município, que também apoio uma candidata do PSB. “Eu não temo porque eu apoiei um candidato que é da base de sustentação do PT, nós apoiamos um aliado, nós não apoiamos um candidato que foi e é adversário do nosso partido, eu apoiei um aliado, uma pessoa como Rogério Andrade que tem ajudado a construir essa Bahia junto com Wagner, junto com todos os partidos da base”, concluiu.

0 16:35 - 07 de Out // Nadia Santos | Política

Noticiado na manhã desta terça-feira (7) pelos principais sites do País, o apoio de Marina Silva no segundo turno ao candidato Aécio Neves (PSDB) ainda representa um quadro de indefinições. Em conversa com a reportagem do Bocão News, a senadora Lídice da Mata (PSB) deixou claro que esta é uma posição da ex-candidata à presidência, negando a adesão do PSB em apoio ao tucano.
  
“Não há nenhuma confirmação de apoio do PSB a Aécio. O que foi noticiado representa única e exclusivamente a posição de Marina Silva e a Rede Sustentabilidade”, disse a senadora, destacando que as exigências ambientalistas de Marina acentuam esta tese.  Segundo Lídice da Mata, a decisão de apoio no segundo turno ainda está sendo avaliada pela legenda. (Bocão News)

0 15:27 - 07 de Out // Nadia Santos | Política

O Acre elegeu o senador mais jovem do Brasil: Gladson Cameli (PP), de 36 anos completados em março deste ano. É a mesma idade que Marina Silva tinha quando foi escolhida senadora, também pelo Acre, em 1994. Para ser senador no Brasil é preciso ter, no mínimo, 35 anos. Cameli foi eleito com votação expressiva: 58% dos votos, contra 36% de Perpetua de Almeida (PCdoB) - em números absolutos, levou mais votos que o candidato ao governo do Acre Tião Viana (PT), que vai para o 2.º turno com Márcio Bittar (PSDB). "Ser o mais jovem triplica minha responsabilidade", diz Cameli, que reivindica representar a insatisfação das ruas de junho de 2013.

A juventude do senador, no entanto, não se traduz em novas pautas na sua agenda política, que tem até uma proposta conservadora: redução da maioridade penal para 16 anos. Outras bandeiras do candidato são a diminuição da carga tributária e a instituição de mandatos de 5 anos, sem reeleição e a construção de ponte sobre o Rio Madeira, que ainda mantém o Acre apartado do País. "Com a cheia que tivemos no rio, ficamos isolados. Aí a União diz que não tem dinheiro para fazer a ponte, mas empresta para Cuba, país comunista, fazer um porto?" Ele é um dos responsáveis pelo rejuvenescimento do Senado - os 27 eleitos têm, na média, 58 anos -, mas não é novato na política. Foi eleito deputado federal pelo Acre em 2006 e reeleito em 2010. Já passou por PPS e PFL antes do PP, e é sobrinho do ex-governador do Acre Orleir Cameli, morto ano passado. (BN)

0 07:43 - 07 de Out // Djalma Macedo | Política

O vereador Sargento Vinícius participou do programa Levante a Voz, em oportunidade que agradeceu aos companheiros da ASPRA e policiais de Santo Antônio de Jesus por terem, conforme afirmou, empenhado sua confiança votando em candidatos indicados sob sua liderança.

" Graças ao bom Deus nós conseguimos ajudar na eleição dos nossos deputados Marcos Prisco e Bebeto Galvão. Não foi fácil,  foi uma campanha sem recurso na base da conversa e do diálogo. Quero agradecer à população de Santo Antônio de Jesus por nos dar mais esse voto de confiança", comentou.

Celso Rommel / Blog do Valente

1 07:42 - 07 de Out // Djalma Macedo | Política

Nos bastidores da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, o resultado das eleições na região ainda é um assunto bastante disscutido.  O vereador Tom, que apoiou a candidata Lídice da Mata, os deputados Alan Sanches e Domingos Leonelli, dos quais só Alan Sanches foi eleito, comentou que o objetivo é continuar um trabalho que "não pode parar", segundo afirmou. "Vamos trabalhar porque daqui a dois anos tem nova batalha e será uma realidade totalmente diferente", comentou.

" A gente já sabia a dificuldade que Lídice iria encontrar, primeiro na parte financeira e depois na polarização tradicional que existe entre PT  e Democratas na Bahia. Sem estrutura, ela conseguiu mostrar que tem liderança e que o partido está vivo e forte na Bahia", disse o edil. Ainda conforme Tom,  a tendência do grupo é o de fechar com Dilma neste segundo turno.
Ele comentou o fato de o deputado Rogério Andrade ter sido o mais votado, após deixar o grupo do ex prefeito Euvaldo, passando para o lado do prefeito Humberto Leite.  " Ele teve a estrutura na mão e o apoio de muita gente que vota com Euvaldo, porque ele manteve o vínculo com essas pessoas".

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:40 - 07 de Out // Djalma Macedo | Política

Representantes das polícias Militar, Rodoviária e Federal  foram unânimes em afirmar o resultado positivo da operação  Eleições em Santo Antônio de Jesus e cidades do entorno.  Não foram registrados casos de prisão por boca de urna ou qualquer outro abalo digno de nota.

O tenente coronel Luziel Andrade, comandante do 14º BPM, informou, em entrevista ao repórter Tino Alves, que  a Polícia Militar atuou com todo o seu efetivo, garantindo um clima de ordem em toda a região ao longo das eleilções.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:37 - 07 de Out // Djalma Macedo | Política

O deputado Félix Mendonça Júnior dobrou a sua votação da eleição passada com mais de oito mil votos em Santo Antônio de Jesus.  Em contato com o programa Levante a Voz, o parlamentar afirmou que as suas expectativas foram superadas na capital do recôncavo.  "  Fico muito feliz. Irei honrar cada voto desse com muito trabalho", disse.

Conforme o deputado, que tem raízes familiares santoantonienses, a votação expressiva o coloca em "posição de responsabilidade" diante da ação em prol do município que deverá ser feita na Assembléia. Ele agradeceu ainda ao apoio de lideranças políticas que se empenharam para que ele obtesse o resultado favorável que garantiu a sua permanência na casa.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 13:43 - 06 de Out // Nadia Santos | Política

Definido o cenário do segundo turno das eleições, os candidatos podem retomar a propaganda eleitoral a partir da tarde de hoje (6), quando completar 24 horas do encerramento da votação nas eleições, 17h no horário local. Volta a ser permitida a distribuição de material de propaganda política, carreatas, comícios e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. No caso da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, a veiculação é permitida 48h após a proclamação do resultado do primeiro turno pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proclamação deve ocorrer na sessão marcada para as 19h de amanhã (7), de acordo com o TSE.

A legislação eleitoral estabelece o dia 11 de outubro como data-limite para o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O prazo para final para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão é o dia 24 de outubro. Esse é também o último dia para a realização de debates entre candidatos. A véspera da eleição, dia 25, é a data final para propaganda sonora, distribuição de material gráfico, caminhadas e carreatas. O segundo turno está marcado para o dia 26 de outubro. Haverá segundo turno na disputa para a presidência da República entre os candidatos Dilma Rousseff (PT), que obteve 41,59% dos votos, e Aécio Neves (PSDB), que ficou com 33,5%. Em 13 estados e no Distrito Federal haverá segundo turno na disputa para o cargo de governador. (Agência Brasil)

 
0 11:18 - 06 de Out // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Política

Instantes antes de finalizar o processo de apuração, o prefeito de Santo Antonio de Jesus concedeu entrevista comentando sobres os resultados que já tinham sido apresentados, especialmente em relação ao deputado estadual Rogério Andrade. “Eu estou muito feliz, o resultado era esperado, Rogério vai ser um dos mais votados, um dos principais deputados da Bahia, um deputado que tem muito trabalho realizado e o reconhecimento vem nas urnas, o reconhecimento de um bom político é nas urnas, e não esta sendo diferente com o nosso deputado Rogério Andrade”, disse.

Sobre o governo do estado, Humberto disse que já esperava o resultado. “Quando começou, o candidato Rui Costa não estava muito bem, mas as forças políticas de toda Bahia foram se juntando, se agregando e a gente já sentia, aqueles que começaram com Rui Costa, permaneceram com Rui Costa até a data de hoje”, comentou.

Já sobre o segundo turno a presidência da república, o prefeito declarou apoio a candidata do PT. “Eu propriamente estou torcendo por Dilma, é uma pessoa que é amiga e ajudou muito a Santo Antonio de Jesus, nós temos lá em Brasília mais R$70 milhões em recursos, vamos torcer que a Dilma ganhe e traga esse recurso”, contou.

Em relação a candidatura de Drº Francisco Freire que na cidade faz parte da situação, mas se candidatou pela oposição, Humberto afirmou que a amizade entre os dois continua. “Não vai mudar nada de minha parte, Drº Francisco é um irmão e na hora que a gente se encontrar vamos nos abraçar e vamos ate dá algumas risadas com relação a tudo que aconteceu, mas graças a Deus a amizade continua. Humberto Leite não tem inimigo em Santo Antonio de Jesus”, finalizou.

0 10:56 - 06 de Out // Fonte: Bahia Notícias | Política

Pressionada pelo crescimento do candidato tucano Aécio Neves, que neste domingo (5) ultrapassou Marina Silva e segue para o segundo turno das eleições, a presidente Dilma Rousseff decidiu nem descansar antes de retomar a campanha. Dilma desembarca na Bahia na tarde desta segunda-feira (6), depois da vitória do petista Rui Costa para o governo do estado. A Bahia foi o estado que lhe rendeu o maior número de votos no primeiro turno (4.292.325), em números absolutos. Percentualmente, ela teve 60% dos votos, frente aos 18,3% de Aécio. A estratégia é fortalecer sua grande vantagem no Nordeste, onde ficou na frente do tucano em todos os estados.

0 09:18 - 06 de Out // Lindaiara Conceição | Política
0 22:19 - 05 de Out // Leozinho Valente | Bahia
 
 
Amapá- 2º turno entre Waldez(PDT) e Camilo Capiperibe(PSB)
Amazonas- 2º turno entre José Melo(PROS)  e Eduardo Braga(PMDB)
Ceará- 2º Turno entre Camilo(PT) e Eunicio(PMDB)
Distrito Federal- 2º Turno Rollemberg(PSB) e Jofran Frejat(PR)
Goiás-2º turno entre Marconi Perillo(PSDB) e Iris Rezende(PMDB)
Mato Grosso do Sul- 2º turno entre Delcídio(PT) e Reinaldo Azambuja(PSDB)
Paraíba- 2º entre Cassio Cunha Lima(PSDB) e Ricardo Coutinho(PSB)
Rio de Janeiro- 2º turno entre Luiz Fernando Pezão(PMDB)  e Marcelo Crivella(PRB).
Rio Grande do Sul- 2º entre José Ivo Sartori(PMDB) e Tarso Genro(PT)
Rondônia-2º entre  Confucio Moura(PMDB)  e Expedito Júnior(PSDB)
Pará- 2º turno entre Helder Barbalho(PMDB) e Simão Jatene(PSDB)
Acre-2º turno entre Tião Viana(PT) e Marcio Bittar(PSDB)
Tocantins – Marcelo Miranda(PMDB) no 1º Turno
Sergipe- Jackson Barreto(PMDB) no 1º Turno
São Paulo- Geraldo Alckmin(PSDB) no 1º Turno
Santa Catarina- Raimundo Colombo(PSD) no 1º Turno
Espírito Santo- Paulo Hartung(PMDB) no 1º turno
Maranhão- Flavio Dino(PC do B) no 1º turno
Mato Grosso- Pedro Taques(PDT) no 1º turno
Minas Gerais- Fernando Pimentel(PT) no 1º turno
Paraná- Beto Rocha(PSDB) no 1º turno
Pernambuco- Paulo Câmara(PSB) no 1º turno
Piauí-Wellington Dias(PT) no 1º turno
Roraima- Chico Rodriguez(PSB) no 1º turno
Bahia- Rui Costa(PT) no 1º turno
Alagoas-Rennan Fulho(PMDB) no 1º turno
0 14:49 - 05 de Out // Redação | Política

 

 

O prefeito de Santo Antonio de Jesus acabou de votar na seção 51 localizada no Clube dos 100. 

Humberto diz que está confiante na vitoria de seus candidatos.

No ínicio do dia, o prefeito esteve junto com o candidato Rogério Andrade, mas depois, eles continuaram fazendo campanha separadamente.

0 14:28 - 05 de Out // Leozinho Valente | Brasil
Em um balanço parcial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 22 candidatos já foram presos neste domingo por crimes eleitorais. A principal ocorrência é de realização de boca de urna, com oito casos. O Rio de Janeiro lidera o número de detenções, com 10 presos. Outras prisões foram registradas no Acre (2), Ceará (1), Minas Gerais (3), Mato Grosso (1), Piauí (1) e Paraná (2). “Essas ocorrências estão dentro de um padrão de normalidade de estatísticas históricas”, disse o presidente do TSE, José Antônio Dias Toffoli. A Justiça Eleitoral ainda registrou três prisões por compra de votos, quatro por fornecimento ilegal de alimento, dois por transporte ilegal de passageiros, dois por divulgação de propaganda e três por outros motivos não especificados. De acordo com o presidente do TSE, todos os candidatos podem visitar as seções eleitorais e que isso não é, necessariamente, uma boca de urna. “Às vezes há uma ideia de que o candidato está fazendo boca de urna, mas todo o candidato tem o direito de visitar todas as seções eleitorais. O que ele não pode fazer é pedir voto”, salienta. Além dos 22 candidatos, foram presos 226 não candidatos, sendo 144 por boca de urna.
Fonte:Bahia Notícias



Colunistas


Classificados