Eu como vereador já vi isso na gestão anterior. Naquela ocasião o vereador Tom tinha seus nomes a quem ele indicava gratificação por horas extras
disse Marcos Muniz, o popular Chispita, sobre denúncias de "supersalários" na prefeitura 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Política

0 06:15 - 18 de Set // Leozinho Valente | Bahia
Os candidatos ao governo do estado da Bahia dividem suas atividades de campanha nesta quinta-feira (18). Marcos Mendes (PSOL) participa de sabatina na sede da OAB pela manhã, concede entrevista à rádio do interior de tarde e se reúne com equipe de campanha à noite. Rogério Da Luz (PRTB) também dá uma entrevista para emissora de rádio pela manhã e à tarde grava programa eleitoral. Renata Mallet (PSTU) faz panfletagem no campus da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA pela manhã e não tem agenda para o resto do dia. Rui Costa (PT) grava programa eleitoral pela manhã e faz caminhada na Fazenda Grande à tarde. Lídice da Mata (PSB) concede entrevistas a emissoras de rádio e se encontra com representantes da Associação Brasileira de ONGs – ABONG, juntamente com a Plataforma das Organizações da Sociedade Civil por um Novo Marco Regulatório pela manhã. À Tarde, ela concede entrevista à emissora de rádio e faz caminhada em Valéria, antes de participar de um debate no Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Paulo Souto (DEM) participa de caminhada com o presidenciável Aécio Neves, em Itabuna, pela manhã. Pela tarde, faz carreata em Jequié, Ibirataia e Ipiaú, onde faz comício a partir das 19 horas.
Fonte:Bahia Notícias
0 16:59 - 17 de Set // Leozinho Valente | Política

Paulo Roberto Costa, o homem que fez Brasília acordar apreensiva nesta quarta-feira, não deu nenhuma declaração em depoimento à CPI mista da Petrobras. O ex-diretor da estatal foi conduzido pela Polícia Federal ao Congresso Nacional, mas afirmou aos integrantes da comissão de inquérito que usará o direito de permanecer calado – e evitar produzir provas contra si.

Uma articulação de PT e PMDB sepultou qualquer chance de que Costa, delator do esquema de corrupção na Petrobras, contasse o que sabe ao Congresso Nacional. Quando a oposição tentou transformar a sessão aberta em secreta, para tentar convencer o depoente a falar, os governistas se opuseram.

Preso no Paraná, o ex-executivo da estatal, cujos passos assombram o Palácio do Planalto e uma constelação de políticos, foi levado ao Congresso por determinação da Justiça – usava terno, gravata e deixou o bigode. Por não ser acusado de praticar crimes com violência ou ameaça grave na Operação Lava Jato, Paulo Roberto Costa não foi algemado. 

Já havia a expectativa de que Paulo Roberto Costa se negasse a comentar as informações que repassou à Polícia Federal como parte de um acordo de delação premiada – porque isso colocaria em risco o próprio acordo dele com os investigadores, e também porque Costa já esteve na CPI e desmentiu todas as acusações.

A primeira frase do depoente confirmou as expectativas: "Queria colocar para o presidente que eu vou me reservar o direito de ficar calado", disse ele – e repetiu outras dez vezes. Ainda assim, as perguntas se iniciaram. O primeiro a indagar o ex-diretor foi o relator da CPI, Marco Maia (PT-RS). Ele perguntou sobre a compra da refinaria de Pasadena, as irregularidades na construção da refinaria de Abreu e Lima e o superfaturamento de contratos da Petrobras. Costa se recusou a falar. 

O deputado Mendonça Filho (DEM-PE), líder de seu partido, sugeriu que a sessão fosse tornada secreta, para que os parlamentares pudessem tentar convencer Costa a falar. Mas a proposta foi rejeitada por 10 votos a 8.

Os parlamentares governistas, liderados por PT e PMDB, votaram pela sessão aberta. Ou seja: pela garantia de o delator ficasse calado. O argumento era o de que a população merecia uma audiência pública: "Nós somos pela manutenção da sessão aberta e queremos esclarecer todos os fatos", alegou Afonso Florence (PT-BA).

Os oposicionistas denunciaram a manobra: "Há os que querem iluminar e os que querem iludir. Manter a sessão aberta é jogo combinado. A investigação só tem uma chance: é fechar esta reunião", disse Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Mantida a sessão aberta, o silêncio de Costa continuou.

Fonte:Veja.com

0 20:39 - 16 de Set // Leozinho Valente | Brasil
Pesquisa Ibope/Rede Globo divulgada nesta terça-feira (16) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República: Dilma Rousseff (PT) tem 36%, Marina Silva (PSB) tem 30% e Aécio Neves (PSDB) tem 19%. Os demais candidatos não pontuaram, com exceção do Pastor Everaldo (PSC), que tem 1%. Branco e nulos tem 7% e não sabe ou não respondeu 6%. No levantamento anterior do instituto, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado no dia 12, Dilma tinha 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15%. No segundo turno, Marina Silva e Dilma Rousseff estariam empatadas tecnicamente, com 43% e 40%, respectivamente. Na disputa entre Dilma e Aécio, a petista vence com 44% a 37%. Já entre Marina e Aécio, a socialista tem 48% contra 30% do tucano. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios do país entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00657/2014.
Fonte:Bahia Notícias
0 07:42 - 16 de Set // Djalma Macedo | Política

O vereador Antônio Nogueira Neto já havia anunciado anteriormente que tinha uma denúncia grave para fazer na Câmara Municipal.  A referida denúncia, que trata de salários de servidores, foi trazida no plenário do Legislativo na sessão de segunda feira ( 15 ) 

Em contato com o programa Levante a Voz ele afirmou ter sido procurado por seis servidores de cargos de confiança e efetivos do município que lhe teriam relatado " injustiças" que estariam acontecendo na prefeitura.  

" Naquele momento eu pedi a informação pública de  folha salarial de todos os cargos de confiança, local de trabalho e remuneração.  Quando fui avaliar vi que tem super salários sendo pagos na cidade.  Uns ganham quatro, cinco e até sete mil reais",  ele citou como exemplo salários da secretaria de Esporte e Cultura em que um mesmo funcionário estaria recebendo dois salários no mesmo mês.

" Esses cargos de confiança estão ganhando absurdos em Santo Antônio de Jesus.  Professor ganha 900 reais mas se você é apadrinhado de alguém de dentro da prefeitura você pode ganhar aumento de até cem por cento", denunciou ele.  " Quero entender como é que alguém que tem a mesma carga horária ganha o dobro de um outro servidor que trabalha no mesmo setor", acrescentou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:39 - 16 de Set // Djalma Macedo | Política

O vereador Marcos Muniz, o popular Chispita, também respondeu à denúncia de que haveriam "supersalários" na administração do município.  Na visão do edil,  o grupo ao qual pertence o vereador Tom ainda não teria "aceitado a derrota".  "  O  prefeito é uma pessoa que tem responsablidade grande. A gratificação é algo dentro da lei, não se está cometendo nenhum crime. Não vamos fazer disso um sensacionalismo", afirmou.

"Eu como vereador já vi isso na gestão anterior. Naquela ocasião o vereador Tom tinha seus nomes a quem ele indicava gratificação por horas extras. Na próxima segunda feira na Câmara nós iremos juntar esses documentos para mostrar à população", comentou.

Chispita ainda rebateu acusando que "na gestão anterior tinha servidor ganhando mil e duzentos reais e que construia casa no Condomínio Arauá".  E arrematou : " É melhor você pagar bem a um servidor do que ter uma laranja podre no meio da equipe".

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:37 - 13 de Set // Nadia Santos | Política

A candidata ao governo da Bahia Lídice da Mata (PSB) e Domingos Leonelli, que disputa uma vaga na Câmara Federal, foram recebidos com festa em Santo Antônio de Jesus. Na cidade, eles contam com o apoio do vereador Antônio Neto, que é uma das principais lideranças da região. Na cidade, eles participaram de encontros com pastores evangélicos, visitaram o campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e encerraram a agenda com uma atividade que reuniu 400 pessoas.

 Para Tom, receber Lídice e Leonelli em Santo Antônio de Jesus é um orgulho para políticos que estão iniciando a carreira. “Sou jovem e tenho neles duas grandes referências na política”, afirmou. O professor Tenisson ressaltou a importância de Leonelli para o cenário político da Bahia e do Brasil. “Ter 50 anos de vida pública e conservar a ficha completamente limpa é para poucos. Leonelli e Lídice representam um orgulho para a classe política, por isso retornei à cena partidária”, disse.

0 08:14 - 11 de Set // Djalma Macedo | Opinião

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (10), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 46% das intenções de voto. Em seguida aparecem Rui Costa (PT) 24% e Lídice da Mata (PSB) 6% . Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) obtiveram 1% cada um. Renata Mallet (PSTU) que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos são de 11%, assim como os indecisos, em 11%. O índice de rejeição entre os candidatos é liderado por Da Luz, com 24%, seguido por Lídice, com 21%, Souto, 23%, Rui Costa, com 20%, Renata Mallet, 16%, e Marcos Mendes, 15%. Os que não rejeitaram nenhum dos candidatos foram 13% e os que não souberam ou não opinaram foram 22%.

O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa e os resultados são favoráveis à Souto, que tem 50%. Rui Costa tem 29%, brancos e nulos, 12%, e os que não sabem ou não responderam são 9%. Além disso, o levantamento indicou que 6% do eleitorado considera o governo de Jaques Wagner como ótimo, enquanto que para 26% é bom. 39% creditam como regular, 13% como ruim e outros 13% como péssimo. 4% não souberam ou não opinaram. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA00020/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00581/2014, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento ouviu 1.500 eleitores em 84 municípios.

( Bahia Notícias )

Nossa Opinião

Os indecisos costumam ser o fiel da balança numa campanha política, especialmente numa reta final de campanha.  Analisando os números, notamos que a grande maioria considera o governo Wagner entre bom e regular, fato que pode explicar a subida do candidato associado ao nome do governador, que começou a campanha com 6%, subindo mais 11 pontos na última pesquisa do Ibope.

A dúvida hoje é se a fatura será liquidada no primeiro turno ou se teremos um segundo.  Agora o pessoal tem que ter cuidado na avaliação porque pesquisa já enganou muito na Bahia.

Léo Valente

0 08:08 - 11 de Set // Djalma Macedo | Opinião

Com a proximidade das eleições, o Observatório Social de Santo Antônio de Jesus (OS-SAJ), em parceria com a Agência Muito Mais, lança a Campanha do Voto Consciente. A iniciativa consiste em informar a população que a venda do voto também é crime.

Segundo Pamela Moura da Rocha, coordenadora do OS-SAJ,"é comum ouvirmos que a compra do voto por parte dos candidatos é crime, mas pouco se fala sobre a venda".

“Visando atingir todos os públicos a campanha, a campanha traz uma imagem impactante e utiliza um mote bastante conhecido de toda população: você vai escolher seu futuro nessas eleições. O futuro, na campanha, é a prisão para quem vende o voto”, comenta a coordenadora.

Com o objetivo de buscar um voto consciente, o OS-SAJ promove em parceria com o Rotary Club, no dia 23 de outubro, um evento sobre o tema. Um dos destaques será a palestra “Corrupção – Como combate-la”, ministrada pelo Dr. Waldir Santos, advogado da União, presidente do Tribunal de Ética da OAB e ex-procurador do Estado e Especialista em Direito Constitucional. O local do evento será divulgado em breve.

Nossa Opinião :

Você que vende o seu voto é o único responsável pela falta de calçamento nas suas ruas e escolas de qualidade.  Se existisse justiça você é que deveria ser penalizado por isso sozinho e não toda uma população.

Político que compra voto não tem compromisso com o eleitor e nem qualquer consciência de contribuição com a sociedade. Além de comprar o voto, esse político ainda quer tirar o que gastou na campanha durante o seu mandato.  É contra esse tipo de atitude que devemos estar atentos nesta e em muitas outras eleições.

0 20:49 - 10 de Set // Leozinho Valente | Bahia
De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (10), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 46% das intenções de voto. Em seguida aparecem Rui Costa (PT) 24% e Lídice da Mata (PSB) 6% . Da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) obtiveram 1% cada um. Renata Mallet (PSTU) que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos são de 11%, assim como os indecisos, em 11%. O índice de rejeição entre os candidatos é liderado por Da Luz, com 24%, seguido por Lídice, com 21%, Souto, 23%, Rui Costa, com 20%, Renata Mallet, 16%, e Marcos Mendes, 15%. Os que não rejeitaram nenhum dos candidatos foram 13% e os que não souberam ou não opinaram foram 22%. O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa e os resultados são favoráveis à Souto, que tem 50%. Rui Costa tem 29%, brancos e nulos, 12%, e os que não sabem ou não responderam são 9%. Além disso, o levantamento indicou que 6% do eleitorado considera o governo de Jaques Wagner como ótimo, enquanto que para 26% é bom. 39% creditam como regular, 13% como ruim e outros 13% como péssimo. 4% não souberam ou não opinaram. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número BA00020/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00581/2014, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O levantamento ouviu 1.500 eleitores em 84 municípios.
 
0 20:43 - 10 de Set // Leozinho Valente | Brasil

A nova pesquisa Datafolha aponta crescimento da presidente Dilma Rousseff em relação à ex-senadora Marina Silva. Ela tem 36%, contra 33%, de Marina. Aécio fica com 15%.

Na simulação de segundo turno, haveria empate técnico. Marina marcou 47%, contra 44% de Dilma – o que configura empate técnico. Numa simulação entre Dilma e Aécio, a presidente venceria por 49% a 38%.

A avaliação do governo em ótimo ou bom foi mantida em 36%, contra 38% de regular e 24% de ruim ou péssimo.

No levantamento anterior, realizado há uma semana, a presidente Dilma teria 35% dos votos, contra 34% de Marina e 14% de Aécio.

No segundo turno, Marina vencia Dilma por sete pontos (48% a 41%). Numa eventual disputa contra Aécio, Dilma tinha 11 pontos de frente (49% a 38%). Ou seja: Dilma reduziu a distância para Marina e manteve a mesma vantagem em relação a Aécio.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95 ocasiões).

Fonte:Brasil 247

0 18:36 - 10 de Set // Leozinho Valente | Brasil

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira, 10, pela revista Carta Capital mostra vantagem da presidente Dilma Rousseff (PT) em relação à sua principal adversária, Marina Silva (PSB) na simulação de primeiro turno e empate técnico entre as duas no segundo turno. Dilma aparece com 36% das intenções de voto no primeiro turno ante 28% de Marina e 15% de Aécio neves (PSDB). Os demais candidatos somam 2%. Brancos e nulos são 7% e indecisos, 13%. Na simulação de segundo turno, Marina aparece com 42% das intenções contra 41% de Dilma. Brancos e nulos somam 10% e indecisos, 7%. No cenário em que Dilma enfrenta Aécio Neves, a petista teria 44% contra 36% do tucano. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 8%. A maior parte do eleitorado (49%) acredita que a próxima presidente será Dilma. Para 31%, Marina é a favorita na disputa e 8% citam Aécio. Segundo o levantamento, a rejeição a Aécio é 45%, a de Dilma, 42%, e a de Marina, 40%. O levantamento, com duas mil entrevistas em 147 cidades, foi realizado entre 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014. Este é o primeiro levantamento do Vox Populi desde a morte de Eduardo Campos (PSB), em 13 de agosto.

Fonte:Política Livre
0 18:34 - 10 de Set // Leozinho Valente | Brasil

Alvo de críticas veladas na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o ex-presidente da Corte Joaquim Barbosa não compareceu ao evento realizado na tarde desta quarta-feira. De acordo com a assessoria do STF, Barbosa, que se aposentou no último mês de julho, foi convidado para a cerimônia. O convite de ex-ministro seria uma praxe adotada pelo cerimonial em ocasiões como a posse de novos presidentes da Suprema Corte. Escolhido para fazer o discurso de saudação na posse de Ricardo Lewandowski, o ministro Marco Aurélio Mello criticou indiretamente a gestão anterior. Primeiro a falar, Marco Aurélio ressaltou que cabe ao novo presidente “velar pela harmonia” entre os integrantes da Supremo Corte. A gestão de Barbosa foi marcada por vários atritos em sessões conduzidas pelo ministro, principalmente durante o processo do mensalão em que Lewandowski foi o revisor da ação. “Compete ao presidente, com força de caráter, velar pela harmonia no colegiado considerados diferentes experiências, estilos e pensamentos. Como sempre digo, ser um algodão entre os cristais, o exemplo maior de tolerância com as ópticas dissonantes, não permitindo que desacordos em votos afetem a interação. Deve coordenar, com a cortesia indispensável, as opiniões convergentes e divergentes na direção do resultado comum que todos almejam”, disse Marco Aurélio Mello. A expressão “algodão entre os cristais” foi usada pelo ministro no final da sessão de abertura do semestre do judiciário, no início de agosto. Na ocasião, Mello, ao falar sobre o ex-presidente do STF, afirmou: “Nosso ministro Joaquim Barbosa não era algodão entre cristais”, e completou: “Era aço”.

Fonte: Política Livre
0 18:17 - 10 de Set // Leozinho Valente | Bahia

A situação da segurança pública na Bahia esteve na pauta do encontro do candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, com representantes do Ministério Público Estadual, no início da tarde desta quarta-feira (10), no escritório político da chapa oposicionista. Ao lado de Geddel Vieira Lima, postulante ao Senado, Paulo Souto propôs à comitiva de promotores, liderada pelo presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia, Alexandre Souza Cruz, a participação do MP nas forças tarefas, uma das medidas que pretende adotar, no caso de eleito, contra o crime organizado. “São grupos especiais que integram as polícias civil e militar em ações de combate aos crimes de impacto, como assalto a bancos, grupos de extermínio e tráfico de drogas. Já fizemos isso em gestões anteriores com sucesso e a participação do Ministério Público é importante”, explicou Souto. A proposta foi aprovada pelo grupo. A saúde pública na Bahia também veio à tona durante o encontro. A promotora Janina relatou o caso de Nazaré das Farinhas, onde faltam atendimento clínico e leitos de UTI. O financiamento do SUS, com uma legislação flexível para a união e dura para os estados e municípios na distribuição de recursos, foi criticado. “Hoje caiu a participação relativa da União, que era de 60% do bolo para 55%”, disse Souto.

Fonte:Política Livre
0 17:56 - 10 de Set // Leozinho Valente | Brasil

O ministro Ricardo Lewandowski foi empossado nesta quarta-feira(10) no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para um mandato de dois anos. Lewandowski entrou na vaga deixada pelo ex-ministro Joaquim Barbosa, que aposentou –se no início de julho. Com a posse, o ministro também assume a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Em seu discurso, Lewandowski disse que pretende melhorar a prestação do serviço do Judiciário à população, agilizando o julgamento de processos por meios eletrônicos e estimulando a resolução alternativa de conflitos. 

O novo presidente também afirmou que pretende valorizar atuação dos juízes. Segundo ele, a importância dos magistrados “não tem sido adequadamente reconhecida pela sociedade e autoridades em geral”.

“Particular atenção será dada à recuperação de suas perdas salariais, de modo a garantir-lhes uma remuneração condigna com o significativo múnus público que exercem, bem como assegurar-lhes adequadas condições materiais de trabalho, além de proporcionar-lhes a oportunidade de permanente aperfeiçoamento profissional mediante cursos e estágios aqui e no exterior”, disse Lewandowski.
A cerimônia foi acompanhada pela presidenta Dilma Rousseff, pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, além de autoridades do Judiciário.  A vice-presidência será ocupada pela ministra Cármen Lúcia.

Nascido no Rio de Janeiro, Lewandowski tem 66 anos e foi nomeado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ele formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP). No Supremo, o ministro foi o revisor da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e relatou processos sobre a proibição do nepotismo no serviço público e das cotas raciais nas universidades federais.

Fonte:Correio 24hrs

1 07:10 - 10 de Set // Djalma Macedo | Opinião

É inevitável a relfexão a respeito dos números da nova pesquisa CNT mostrando empate entre Marina e Dilma no segundoturno.  Não houve nada de extraordinário no cenário político que justificasse o aumento na intenção de voto para Dilma, com a consequente queda nos votos de Marina.

O que acontece porém é que está diminuindo o número de indecisos.  Muitos já escolheram candidato e se dizem satisfeitos com a vida que levam, preferindo deixar como está, o que não é bom para a oposição.

Por outro lado, enquanto Aécio ainda alimenta esperanças de decolar na reta final, Marina continua escapando incólume às denúncias contra o falecido Eduardo Campos que, mesmo com as tentativas lançadas pelos adversários, não estão colando nela de jeito nenhum.

Enquanto isso, o prazo vai apertando e a data decisiva chegando cada vez mais próxima.  Já estamos há menos de um mês das urnas...

Léo Valente

0 08:13 - 07 de Set // Nadia Santos | Política

A candidata à Presidência do PSB, Marina Silva, defendeu neste sábado (6) a gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE) das denúncias de envolvimento em um suposto esquema de corrupção na Petrobras. 

Segundo reportagem da revista “Veja”, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa incluiu Campos, morto em acidente aéreo em 13 de agosto, entre políticos que teriam sido beneficiados por um esquema de pagamento de propinas na empresa.

Há suspeitas de que recursos do suposto esquema tenham tido origem em contratos superfaturados da Petrobras, sobretudo na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, projeto que tinha Costa entre os responsáveis. 

Preso desde junho, Costa fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, figura jurídica em que o réu oferece informações à Justiça em troca de redução de pena. 







0 15:54 - 05 de Set // Nadia Santos | Política

 

 

Marcos Mendes é candidato ao Governo do Estado da Bahia pelo PSOL. Em entrevista à rádio Andaiá FM, ele respondeu a várias questões.

 Nas últimas pesquisas o senhor não tem se destacado. Seu percentual tem sido baixo. É seu discurso que não tem sido convincente ao eleitorado baiano?

Quem faz uma discussão verdadeira por outro modelo de sociedade é o PSOL. O PSOL é o único que vai à raiz do problema.  Existem institutos que favorecem candidatos x outras a candidatos Y, então acho que a pesquisa deveria ser para consumo interno e pelo TER sem ter toda participação ou indicação de qualquer candidato para ser uma pesquisa verdadeiramente séria e que a gente tivesse honra em realmente apresentar essa pesquisa.

 Se eleito, qual seu projeto para melhoria das rodovias baianas?

As estradas estão razoavelmente melhor agora porque no governo de Paulo Souto era muito pior. As estradas eram quase intransitáveis. No governo do PSOL as estradas vicinais terão uma importância maior porque é ali que está a agricultura familiar. 90% dos alimentos que vem para nossa mesa vem da agricultura familiar, inclusive precisamos incentivar a agroecologia.  Queremos recuperar todas as vias férreas, todos os sistemas aquaviários, pois temos vários rios. Queremos um transporte de massa de qualidade.

 O senhor é a favor da construção da Ponte Salvador- Ilha de Itaparica e outra no Sul da Bahia?             

Acho que devemos abrir uma discussão ampla com a sociedade sobre essas pontes. Por exemplo, a de Salvador-Itaparica vai trazer um prejuízo  grande para a região do Recôncavo. As pessoas não pensam isso. Então, começamos com  R$12 milhões, mas sabemos que esse valor vai dobrar. Será que isso é necessário? Temos um semiárido totalmente esquecido. Essa região é 75% da Bahia. É o maior semiárido do Nordeste.  Queremos desenvolver outros projetos para o semiárido. 

A violência é um problema em constante crescimento, principalmente na zona rural. O que fazer para a segurança no campo?
É importante conversar a questão da segurança pública a partir de dois aspectos.  A questão das políticas públicas que não chegam ao interior, por isso está aumentando a violência. Queremos descentralizar o poder de Salvador e região Metropolitana e colocar em outros territórios de identidade, principalmente no semiárido baiano. Vamos criar o Instituto Baiano de Estudos do Semiárido. Ter políticas públicas no interior para essas pessoas não irem para os grandes centros. Outro ponto fundamental é a estruturação das polícias. Nós queremos discutir a PEC 300, que é um projeto de um salário igualitário para todos os servidores da área de Segurança Pública. 

O senhor disse que se eleito pagará o URV- União Real do Valor, mas o governo atual governo diz não ter dinheiro para esse pagamento. Se eleito, como o senhor encontrará verba para  pagar o URV?

Nós temos o 6º PIB do país. Então, na verdade o Estado da Bahia é rico e se tem 35 bilhões de  disponibilidades.  Pelos cálculos da associação  de trabalhadores do Estado da Bahia, está em cerca de R$ 3,5 milhões , isso representa em nosso orçamento geral em torno de 10%. Isso é totalmente pagável, basta ter responsabilidade.

 
0 07:55 - 04 de Set // Djalma Macedo | Política

O candidato santoantoniense a deputado estadual Francisco Freire comentou ter ouvido um clamor da área rural, a todo momento em que tem mantido contato com pessoas simples, da atividade agrícola regional, reivindicando o cumprimento de promessas simples que muitas vezes não são cumpridas pelo fato de que candidatos oriundos de outras regiões depois de eleitos não retornam mais à cidade.

Para o médico e vereador, os candidatos da região merecem o voto pelo fato de estarem próximos para serem cobrados.   "Imagine você votar em um candidato de Teixeira de Freitas. Depois de eleito, quando é que ele vem aqui?", refletiu.

Ele fez questão de refutar qualquer suposição de bastidores de que teria rompido com o prefeito Humberto Leite. " É um absurdo pensar isso mas a verdade sempre vem à tona", comentou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 18:33 - 03 de Set // Léo Valente | Política

 Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira 3 aponta crescimento de três pontos da presidente Dilma Rousseff, de 34% para 37%, e de quatro pontos de Marina Silva, que avançou de 29% para 33%. A comparação é feita com a última pesquisa Ibope, divulgada no dia 26.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, registrou 15% das intenções de voto, uma queda de quatro pontos em comparação à mostra anterior. Com a pontuação, o tucano confirma isolamento na terceira posição.

Em uma simulação de segundo turno entre Marina e Dilma, a pessebista venceria a presidente com sete pontos de vantagem, por 46% a 39%. Entre Dilma e Aécio, a vitória seria da petista, por 47% a 34%. Na pesquisa anterior, Marina também seria eleita, mas com nove pontos de vantagem: 45% contra 36% de Dilma. O levantamento, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi feito entre domingo 31 e terça-feira 2. (Br247)

0 14:06 - 02 de Set // Nadia Santos | Política

A pouco mais de um mês do dia para a população fazer suas escolhas na urna eletrônica e com chapas e aliados definidos, as decisões representativas ainda rendem neste cenário. Em entrevista ao Se Liga Bocão desta segunda-feira (1º), o senador Walter Pinheiro (PT) ressaltou que apesar da escolha do partido por Rui Costa, na candidatura ao governo estadual, ele também poderia ser a melhor opção. Apesar disto, Pinheiro reforçou não estar magoado. “O que tá em jogo não é o meu desejo e sim o projeto político”, disse.

Segundo Pinheiro, agora é o momento de apoiar o candidato Rui Costa. “Acredito na chapa que concorre e estou dando total apoio. Quando o PT e os aliados escolheram por Rui eu precisava apoiar, como estou fazendo”, definiu.





1 08:46 - 28 de Ago // Djalma Macedo | Política

O juiz eleitoral de Santo Antônio de Jesus, Dr. Givandro Cardoso, comentou a respeito das suas primeiras avaliações quanto à campanha eleitoral na 56ª zona eleitoral, a qual coordena.

" Não tem tido muitos problemas.  Os partidos tem colaborado com a Justiça Eleitoral, preocupados com as regras pré estabelecidas para o pleito e, por conta disso, o número das reclamações e representações tem sido reduzidas", disse.

Em relação à notificação quanto a presença de placas de propaganda política volante dispostas em vários pontos da cidade, o juiz afirmou que foi determinada a retirada das placas colocadas em locais indevidos.  

Entretanto, a reincidência na irregularidade, com descumprimento no horário de retirada das placas, segue sendo um desafio para a autoridade da Justiça Eleitoral, fato que, conforme o magistrado, não deverá ser tolerado. " Quem ver essas placas colocadas fora do horário pode denunciar que nós iremos recolhe-las e acondiciona-las em um depósito para posterior liberação", afirmou.

Celso Rommel / Blog do Valente
l

0 19:51 - 27 de Ago // Léo Valente | Política

No dia seguinte à pesquisa Ibope que apontou Marina Silva (PSB) com 29% das intenções de voto na corrida pelo Planalto, o tucano Aécio Neves endureceu o tom contra a ex-senadora. “O Brasil não é um país para amadores”, afirmou nesta quarta-feira, em referência à adversária. Em evento que marcou o lançamento de uma plataforma para jovens voluntários no comitê estadual do PSDB, Aécio procurou salientar a inexperiência de Marina e classificou as propostas tucanas como “mais consistentes”. "O Brasil pagou muito caro pela inexperiência daqueles que hoje estão no poder. E eu acredito que não vai querer correr novos riscos. Nós somos a mudança segura, responsável e com os melhores quadros", disse o tucano, alvo da artilharia da candidata do PSB no primeiro debate entre presidenciáveis na TV. "O Brasil não é um país para amadores", completou.

O tucano ainda afirmou que a proposta do partido "não é improvisada, é consistente", em contraponto aos planos apresentados pela candidata do PSB. Acompanhado pelo candidato a vice, o senador Aloysio Nunes Ferreira, Aécio cobrou empenho dos voluntários. Já Aloysio reforçou que a corrida eleitoral é "extremamente competitiva" e com "três candidatos que poderão e deverão dividir a atenção do eleitorado" na reta final. O vice de Aécio afirmou ainda que a presidente-candidata Dilma Rousseff vive em um "universo paralelo, acha que está tudo muito bem".

Contra Marina, Aloysio disparou: "Temos uma pessoa que não sabemos se é governo ou se é oposição. Alguém que se apresenta como quem foi ungida pela providência para, de repente, instituir a nova política", afirmou Aloysio. "Mas, não há nova política contraposta à velha política. O que há é a boa política contraposta à má política. E a boa política é a política de propostas", completou o vice de Aécio.  O presidenciável, no entanto, minimizou o impacto da pesquisa eleitoral desta terça – em que aparece com 19% das intenções de voto, fora de um eventual segundo turno – e afirmou que "pesquisas importantes são aquelas que serão feitas no dia da eleição".

Avião – Questionado pelo site de VEJA se pretende cobrar de Marina explicações sobre o uso do jato que até agora não consta das prestações de conta da campanha socialista, Aécio afirmou: "Essa é uma questão que não cabe a mim fazer. Espero que o partido saiba dar as informações". Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a aeronave que caiu no último dia 13, matando o então candidato Eduardo Campos, não poderia ser utilizada na campanha por estar em nome da AF Andrade, de usineiros de Ribeirão Preto (SP). A legislação só permitiria que o jato fosse usado na campanha como doação se a AF Andrade atuasse no ramo de táxis aéreos. Além de Campos, Marina também utilizou o avião em atividades de campanha. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

 
 
0 10:50 - 27 de Ago // LCS™ / Informações R.Recôncavo | Política

O Juiz Eleitoral da 56ª Zona, Dr. Gilvandro Cardoso, contou as novidades do processo eleitoral de 2014 que compreende as cidades de Santo Antonio de Jesus, Varzedo e Dom Macedo Costa, dentre elas está o novo modelo de identificação do eleitor, ela será feita através da máquina de leitura biométrica, não apenas com a identidade como antes. “Nessa eleição a identificação do eleitor ela será feita através da máquina, por isso que foi feito aqui o recadastramento biométrico. Através da identificação biométrica não será possível se passar por outro, porque na leitura ótica das impressões digitais  será impossível um eleitor se passar por outro, porque não existem pessoas com os mesmos detalhes digitais que são colhidos pela máquina”.

Visando um processo eleitoral tranquilo, Dr. Gilvandro contou também que  irá colocar na próxima semana um posto central de identificação biométrica na rua. “Vamos colocar na próxima semana um posto central de identificação biométrica na rua para que os eleitores, principalmente os envolvidos com o processo eleitoral vá e teste para saber se sua identificação está correta e se ele vai compreender o sistema. Porque o que vai acontecer nessa eleição é a mesma coisa da eleição passada, a única coisa é que, inicialmente ele se apresenta com a identidade dele e ao ser apresentado ele vai colocar a impressão digital dele para abrir o sistema de votar”, explicou.

0 08:02 - 27 de Ago // Djalma Macedo | Opinião

Hoje se registra, após a divulgação da mais nova pesquisa Ibope, uma reviravolta e verdadeiro rebú no cenário político eleitoral brasileiro por conta do fator Marina.  O motivo é que  imaginávamos a velha polarização que já decorre de vinte anos, entre PT e PSDB.  O resultado, entretanto, tem sido outro.

 A ascenção de Marina hoje já é mais do que simplesmente resultado da comoção com a morte de Eduardo Campos.  Quem pensava dessa forma está tendo que rever seus conceitos ao lembrar que o período de comoção já passou e o potencial dela já era acima da intenção de voto de Aécio, antes mesmo do período de campanha, quando ela ainda não havia firmado aliança com o PSB.

Neste ponto chamamos a atenção para o fato de que o horário eleitoral gratuito pode não mudar muito essa tendência, uma vez que muita gente que não está disposto a conferir a propaganda dos candidatos no rádio e na TV hoje costuma migrar para a TV por assinatura ou o rádio pela internet.  
Mesmo com menos espaço na televisão, Marina continua passando Aécio para trás.

Isso pode ser sinal de que o Brasil teme voltar ao passado e o desgaste natural do governo atual causado pelas denúncias e pelo próprio tempo acaba cedendo espaço para a esperança do novo, da mudança, que no momento tem em Marina essa esperada novidade. Pode ser o fim do bi partidarismo que instalou no Brasil nos últimos 20 anos, ficando a disputa somente entre PT e PSDB.


Uma coisa é certa : Se ela for para o segundo turno com Dilma, não se espera que Aécio apóie sua adversária petista. Se for com Aécio é lógico imaginar que Dilma e o PT apóiem sua antiga correligionária. Os eleitores do PSDB não votam no PT e vice e versa.

Com essa cenário práticamente desenhado, agora é esperar os próximos passos da já supreendente corrida eleitoral deste ano.

Léo Valente

0 17:25 - 26 de Ago // Fonte: Revista Fórum | Política

O Ibope acaba de mandar um esclarecimento às redações dizendo que se trata de “especulação” a nota publicada há pouco pelo colunista Lauro Jardim, sobre o suposto resultado da pesquisa Ibope que será divulgada hoje à noite.

 Diz Jardim na nota desmentida pelo Ibope:

 “A pesquisa mostrará Dilma Rousseff entre 31% e 32%, Marina entre 27% e 28% e Aécio Neves entre 18% e 20%.

 No segundo turno, Marina aparecerá com dois dígitos à frente de Dilma.”

 Aécio “entre 18 e 20%” parece-me ser uma espécie de “assinatura” da fonte de Lauro.

 Gente que está atucanada com a perda, esta sim definitiva, das chances de ir ao segundo turno, salvo se a mídia resolver detonar Marina, o que não creio que vá acontecer.

 As especulações, aliás, estão rolando soltas e o mercado festeja qualquer coisa que não seja Dilma.

 Mas a Bolsa, que costuma saber mais deste tipo de intriga que os jornalistas, depois de um sobe-e-desce, está andando de lado, com alta de 0,34%, em linha com Nova York.

 Por lá, não há ninguém soltando foguetes.

0 14:35 - 25 de Ago // Nadia Santos | Política

A entrada de Marina Silva (PSB) como candidata à Presidência da República está redesenhando o cenário eleitoral entre os evangélicos, grupo que representa 20% do eleitorado. Devota da Assembleia de Deus, Marina passou a atrair o apoio de líderes evangélicos antes alinhados com o Pastor Everaldo (PSC), quarto colocado nas pesquisas. No novo contexto, quem mais tende a perder apoio das lideranças evangélicas é a presidente Dilma Rousseff.

Com templos em cerca de 500 municípios brasileiros, a Igreja Fonte da Vida é comandada pelo Apóstolo César Augusto, que integrou um grupo de apoio a Dilma em 2010. "O quadro mudou muito. As nossas expectativas não foram supridas. Houve um desgaste com relação ao governo do PT", afirmou o apóstolo, que dava como praticamente certo o apoio ao Pastor Everaldo até a morte do ex-governador Eduardo Campos, então candidato à Presidência pelo PSB, em um acidente aéreo no dia 13. "Eu represento dois milhões de pessoas e, dos líderes que tenho contato, a tendência é que talvez 80% migrem para a Marina", avaliou.

No coro contra Dilma, destaca-se Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Ex-aliado de Lula, ele se diz perseguido pelo governo petista desde que pediu a prisão dos condenados no processo do mensalão em um evento religioso, há dois anos, em Brasília. O pastor, que apoiou José Serra em 2010, também afirma ter outros motivos para fazer propaganda contra Dilma. "O PT pensa que nós somos otários e não estamos monitorando o que eles estão fazendo. Tudo que é lixo moral, o PT apoia", criticou, ao dizer que boa parte da legenda é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

0 08:14 - 23 de Ago // Fonte: Bahia Notícias | Política

Com a proximidade das eleições, os candidatos ao governo do Estado mantêm as agendas agitadas mesmo no fim de semana. Marcos Mendes (PSOL) começa a manhã de sábado (23) com entrevista a uma rádio em Luís Eduardo Magalhães e depois faz caminhada em Riachão das Neves, no extremo oeste baiano. No domingo (24), ele se encontra com as lideranças da cidade antes de seguir para caminhada em Barreiras e reunião com lideranças da Associação da Comunidade Val da Boa Esperança. Paulo Souto (DEM) começa o fim de semana no lançamento do programa "Nordeste Forte", com o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, em Salvador. Pela tarde, segue para Lauro de Freitas, onde faz caminhada às 16h. No dia seguinte, segue por Paramirim, Érico Cardoso, Caturama e Rio do Pires antes de um comício em Macaúbas, no sudoeste. Rui Costa (PT) também investe no interior. No sábado ele faz carreata em Eunápolis, no sul do estado, e depois segue para o centro norte do estado, onde faz dois comícios no sábado – Ruy Barbosa e Itaberaba – e caminhadas e comícios no domingo – em Jaguarari, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Filadélfia e Campo Formoso. Lídice da Mata (PSB) permanece em Salvador no dia 23, com caminhada no bairro de Paraguari às 8h30, inauguração de comitê de um deputado às 11h e missa em memória ao ex-governador Eduardo Campos às 18h. No dia 24, participa de Congresso Regional de Mulheres da Igreja Quadrangular pela manhã e, às 15h, deve estar em um Encontro com Representação Política de Conceição do Coité e Jacuípe. Renata Mallet (PSTU) participa, na manhã de sábado, de seminário de preparação da campanha salarial dos bancários promovido pelo Movimento Nacional de Oposição Bancária, e no restante do fim de semana grava programas de TV. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) participa de café da manhã no bairro de Boca da Mata, onde faz caminhada no sábado, e também aproveita o domingo para gravar programa eleitoral gratuito.

0 14:12 - 22 de Ago // Nadia Santos | Política

O ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, respondeu à denúncia sobre ter obrigado uma servidora a participar do jantar de adesão à campanha dele para deputado federal. Na manhã desta quinta-feira (21), uma servidora confidenciou ao Bocão News que teve que desembolsar R$ 50 para ir ao evento, após relatar que outros servidores também foram coagidos a participar da doação de campanha.

Entretanto, através da assessoria, Solla nega a denúncia, afirmando que "é completamente infundada. O evento foi para 300 pessoas e houve superlotação. Não havia a maior necessidade", explicou.

Ainda por meio da assessoria, o candidato garantiu que o procedimento para adesão a este jantar está dentro da legislação e com respectivo recibo de doação. "Nenhum servidor foi obrigado a adquirir o convite e houve, inclusive, uma procura maior. Vendemos todos os ingressos", reforçou.





0 13:46 - 22 de Ago // Nadia Santos | Política

A entrevista com a nova candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, no Jornal Nacional, da Rede Globo, acontece na próxima quarta-feira (27). De acordo com a Folha de S. Paulo, Marina confirmou presença no telejornal e terá o mesmo tempo que os demais candidatos, 15 minutos. A série de entrevistas já teve a participação dos candidatos Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Pastor Everaldo (PSC). Eduardo Campos, então candidato pelo PSB, fez sua última aparição pública no Jornal Nacional, na véspera do acidente de avião que o matou em Santos (SP), no último dia 13. Em 2010, como candidata do PV, Marina também foi entrevistada no telejornal. (BN)

0 09:10 - 22 de Ago // Fonte: Bahia Notícias | Política

Os candidatos ao governo do estado da Bahia realizam agendas diversas nesta sexta-feira (22). Marcos Mendes (PSOL) concede entrevista a emissora de rádio em Juazeiro e se reúne com oficiais da Polícia Militar pela manhã, e participa da Marcha Nacional Contra o Extermínio da Juventude Negra, em Salvador, à tarde. Rui Costa (PT) também estará na região de Juazeiro, com caravana nas cidades de Sento Sé, Remanso, Casa Nova, Santana e Sobradinho ao longo do dia, com comício à noite. Paulo Souto (DEM) concede entrevista à emissora de rádio e grava programa eleitoral pela manhã. À tarde dá outra entrevista para rádio e viaja para Ilhéus, onde participa de carreata e eventos políticos na cidade. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) recebe lideranças políticas e candidatos do seu partido pela manhã e concede entrevista a um site de Salvador. Renata Mallet (PSTU) participa da Marcha Nacional Contra o Extermínio da Juventude Negra, em Salvador, à tarde, e se reúne com apoiadores da campanha à noite. Lídice da Mata (PSB) faz caminhada na Feira de São Joaquim pela manhã e concede entrevista a emissoras de rádio e televisão no resto do dia.

0 08:49 - 22 de Ago // Lindaiara Conceição | Política

Programa de TV de Aécio (21/08/2014 – noite)

Programa de Dilma - 21/8/2014 (tarde)

0 10:49 - 21 de Ago // Fonte: Bocão News | Política

Sem a aprovação da Câmara Municipal de Maragogipe, o ex-prefeito Silvio José Santana Santos, o Silvio Ataliba (PT), que cumpriu dois mandatos (2004 a 2012), teve sua candidatura para Deputado Estadual negada por causa de irregularidades encontradas nas contas de sua gestão em 2011. Ataliba foi acusado de improbidade administrativa ao gastar indevidamente dos cofres públicos mais de R$ 730 mil.

 Os gastos teriam sido destinados em refeições e eventos promovidos pelas pastas municipais. Ao se candidatar, o postulante ainda deixou de assinar o termo de declaração bens. Suas contas são reincidentes em rejeição pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara de Maragogipe. Com o resultado, Silvio Ataliba fica inelegível até 2021.

 Com base na Lei Complementar da Ficha Limpa (135/2010), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) também barrou a candidatura de José Carlos de Jesus Rodrigues (PRB) - o Zé Carlos da Pesca, que visualizava o cargo de Deputado Federal. A ação tornou os candidatos nos primeiros a serem punidos com o novo pré-requisito eleitoral. As duas candidaturas foram negadas pelos juízes na terça-feira (19), com reprovação unânime das contas de suas gestões.

0 08:01 - 21 de Ago // Fonte: Metro 1 | Política

O PSB oficializou na noite desta quarta-feira (20) a ex-senadora Marina Silva como candidata do partido à Presidência da República e o deputado federal Beto Albuquerque como candidato a vice. Marina, que antes era candidata a vice na chapa, irá substituir Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo na quarta-feira passada (13), em Santos, no litoral paulista.

 A decisão foi tomada após reunião do partido e com representantes da coligação Unidos pelo Brasil. O PSB tem agora até o dia 23 para registrar a nova chapa na Justiça Eleitoral. Mais cedo, Beto Albuquerque disse que Marina e ele serão fiéis aos compromissos do PSB e aos projetos de Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, ex-dirigente do partido e avô de Eduardo Campos.

 "Marina vai cumprir os acordos firmados pelo ex-governador Eduardo Campos. Marina e Beto não vão fazer o que querem. Vão fazer o que Brasil exige e precisa, e o que o povo quer. Isso está expresso no nosso programa de governo. E este é o nosso compromisso", afirmou o deputado à Agência Brasil.

0 06:55 - 21 de Ago // Djalma Macedo | Política

Repensar o trânsito é, na visão do deputado Alan Sanches, uma das questões vitais que precisam de novo foco para o desenvolvimento do município. Em entrevista ao Blog do Valente, o parlamentar comentou que a cidade começa a se tornar uma grande metrópole e que necessita ser tocada como tal.  " É preciso se buscar pessoas especalizadas para gerir esse setor", comentou.

Outro ponto que o deputado fez questão de ressaltar como importantíssimo para dinamizar a infra estrutura da cidade é o da saúde pública, destacando a dificuldade que o santoantoniense e pessoas de cidades circunvizinhas tem para marcar exames de alta complexidade, a exemplo de cintilografia, ressonância, tomografia e outros.  " Há uma necessidade de se repensar a saúde deste município que é responsável pela saúde de toda a região.  A própria DIRES deveria fazer essa cobrança junto à Secretaria de Saúde do estado", pontuou.

Alan Sanches ainda lembrou uma necessidade maior de apoio e estímulo à atividade agrícola, uma grande vocação do município.  " A zona rural tem que ser mais prestigiada. Está muito aquém do que esse pessoal merece.  A gente tem que estimular,  trazer cursos, orientação, para que a gente desenvolva ainda mais essa atividade a fim de alavancar a agricultura de nossa região", disse.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 13:55 - 20 de Ago // Nadia Santos | Política

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) deixou nesta quarta-feira, 20, a Fundação João Mangabeira, em Brasília, e disse que Marina Silva está “animada e confiante” com o desafio de assumir a campanha presidencial. Marina está reunida neste momento na sede da fundação com integrantes da cúpula do PSB. Ainda segundo Simon, Marina aprovou a indicação do nome do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) para vice na chapa.

Questionado sobre sua avaliação sobre a escolha, o peemedebista afirmou que o deputado representa o autêntico PSB e que tinha intimidade tanto com Eduardo Campos quanto com Marina Silva. “Isso é importante para afirmação do nome do partido”, disse, após deixar a sede da fundação. O senador informou que foi à reunião do PSB nesta manhã para dar alguns conselhos à Marina. A reunião do PSB ocorre horas antes de ser anunciada pelo partido a chapa presidencial composta por Marina Silva e o deputado Beto Albuquerque (RS). No encontro, estão presentes o presidente da legenda, Roberto Amaral, o secretário executivo Carlos Siqueira e aliados mais próximos de Marina, como Pedro Ivo e Basileu Margarido. (Agência Estado)

0 08:03 - 20 de Ago // Fonte: Metro 1 | Política

O Ministério Público Eleitoral (MPE) informou ontem (19), que impugnou 4.115 registros de candidatos às eleições de outubro. Do total, 497 foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. A Justiça Eleitoral recebeu mais de 25 mil pedidos de candidaturas aos cargos de deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da República.

 De acordo com o levantamento, a principal causa de impugnação foi a rejeição de contas, também prevista na Lei da Ficha Limpa. O estado com mais impugnações foi São Paulo, com 2.058 candidatos, seguido por Minas Gerais (1.308).

 Segundo a Agência Brasil, o prazo para que todos os registros de candidaturas sejam julgados pelos juízes eleitorais termina na quinta-feira (21). Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

 O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo será no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obter mais de 50% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

0 09:31 - 19 de Ago // Fonte: Correio | Política

A propaganda eleitoral partidária no rádio e na televisão começa nesta terça-feira (19) e vai até 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno, dia 5 de outubro. O espaço foi criado pela Lei Eleitoral para que os candidatos aos cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República possam mostrar suas propostas ao eleitor.

 A ordem de exibição dos programas e o tempo dos 11 candidatos à Presidência da República foram definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com O sorteio, o primeiro programa será da coligação Unidos pelo Brasil, do candidato falecido Eduardo Campos (PSB), seguido por Mauro Iasi (PCB), Zé Maria (PSTU), Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL).

 Nos programas seguintes, a ordem seguirá o critério de rodízio. Caso a disputa vá para o segundo turno, o bloco de 20 minutos será dividido de forma igualitária entre as coligações. A ordem para os demais cargos foi feita pelos tribunais regionais eleitorais.

0 08:06 - 19 de Ago // Fonte: Notícia Livre | Política

Por mais educação e saúde, mais de 2.500 pessoas assistiram domingo à noite, (17), o comício na praça Mombaça, em Conceição do Almeida. O motivo era ouvir as propostas do candidato a deputado federal Severiano Alves (PDT) e do candidato a reeleição deputado estadual Alan Sanches (PSD). Em discurso, Severiano defendeu mais escolas com infraestrutura, com qualidade de ensino e professores estimulados. “É inadmissível nos tempos de hoje ainda ter crianças fora das escolas. Só é possível avançar e elevar socialmente a condição do município e do seu povo através da educação”, argumentou o pedetista. O ex-prefeito de Conceição do Almeida Ito de Bêga (PDT) falou sobre as carências do município e ressaltou a credibilidade do trabalho de Severiano Alves como parlamentar para mudar este cenário. “Respeito muito este deputado e afirmo que precisamos muito do compromisso e amor dele pela educação. Nossa cidade está muito carente e necessita de melhorias”, disse. Ito acrescentou ainda que a casadinha entre Severiano e o candidato a reeleição, o deputado estadual Alan Sanches deve promover qualidade de vida. “Com uma educação melhor e o serviço de saúde mais digno, a vida do almeidense também melhora. Juntos, Alan e Severiano, que trabalham com responsabilidade e amor à causa, vão buscar ações efetivas no Congresso Nacional. Essa é a parceria de Conceição”, frisou. O deputado estadual Alan Sanches, disse que a escolha de bons representantes é o primeiro passo para uma administração desejável. “Precisamos de bons representantes para grandes melhorias e eu tenho certeza que Conceição do Almeida vai fazer uma boa escolha”, afirmou. Também participaram do comício o ex-candidato a vice prefeito Auci Rodrigues (PTB) e os vereadores Duda Sanches (PSD) e Nino de Osaná (PTC). Em seguida, uma carreata foi realizada, onde foi possível constatar a aprovação do povo almeidense.

0 07:39 - 19 de Ago // Djalma Macedo | Política

Um plebiscito popular está sendo convocado pela sociedade civil organizada, diante da grande necessidade de uma reforma no sistema político brasileiro.   Os movimentos sociais tem se organizado visando a essa reforma política, buscando a reforma na constituição.

Em Santo Antônio de Jesus o movimento planeja instalar urnas fixas em comitês de bairros, associações, bancos e entidades de serviço, até mesmo itinerantes, visando coletar votos para que o maior número de pessoas possa expressar sua opinião.

O plebiscito acontecerá entre primeiro e sete de setembro em todo o Brasil.   Para o representante santoantoniense dos alunos da UNEB, Rafael Luiz, " o plebiscito é prova de que os movimentos sociais podem se organizar".   

O tema foi discutido em profundidade durante evento ocorrido na noite de segunda feira ( 18) na sede do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus.


Celso Rommel / Blog do Valente

0 16:46 - 18 de Ago // Nadia Santos | Política

Fica tranquilo Dudu, teremos a sua coragem para mudar o Brasil. Não desistiremos do Brasil. É aqui que vamos cuidar de nossos filhos, um beijo grande." Foi com essas palavras que a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata, encerrou o encontro com lideranças e militantes do PSB nesta segunda-feira, 18, no Recife. Emocionada, mas tranquila, Renata leu no celular um pequeno texto durante o evento. Ela estava acompanhada pelos cinco filhos: Maria Eduarda, 22 ; João , 20; Pedro , 18; José, 9; e Miguel, de sete meses. Ela disse ter ido com toda a família para dizer: "Contem com a gente".

 Logo no início de seu discurso, Renata disse ter a sensação de que terá de participar "por dois" nesta campanha. Ela falou da importância da eleição dos candidatos da chapa majoritária do PSB - Paulo Câmara para o governo e Fernando Bezerra para o Senado -, além da turma dos candidatos para as cadeiras de deputados federais e estaduais no Estado.

 Renata chamava o marido de Dudu, apelido de infância, época em que se conheceram. Hoje ela completa 48 anos. No final do evento, foi entoado o parabéns para você. Todos os candidatos da chapa majoritária falaram de honrar o legado de Eduardo Campos e unir o partido visando a vitória dos seus candidatos. (Estadão)




Colunistas


Classificados