O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade.
Henry Ford 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Política

0 16:40 - 19 de Dez // Fonte: Amargosa News | Bahia

A Câmara de Vereadores de Amargosa elegeu na noite desta quinta-feira (18), a nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016, que terá como presidente o Vereador Geovanildo Machado Cintra (PSD); Elizeu das Mercês (PRB), vice presidente; Gabriel Pereira (PT), 1º Secretário; Marcos Paulo Andrade Sampaio (PDT), 2º Secretário, além do vereador Miguel Silva (PTN), Corregedor Geral.

Com a vitória da chapa 'União em Defesa de Amargosa', o grupo de oposição à atual gestão da prefeita Karina Silva, permanece no comando dos trabalhos do Legislativo Municipal. A cerimônia de posse deverá acontecer às 15 horas, do dia 1º de Janeiro de 2015, no Plenário da Câmara.

0 14:51 - 19 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Anunciado como novo secretário de Ciência e Tecnologia, Manoel Gomes de Mendonça Neto avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias, que os principais desafios da sua administração serão o serviço de banda larga, a implantação do programa federal Cidades Digitais e o fomento das relações com o setor acadêmico. “São os desafios iniciais. Eu sou uma pessoa eminantemente técnica. Sou professor da UFBA e consultor do Senai/ Cimatec”, disse o futuro titular da Secti. Mendonça foi um dos onze membros do secretariado de Rui Costa (PT) anunciados nesta sexta-feira (19). Ele afirmou que governador diplomado chegou a seu nome após consultar a comunidade científica. “Ele [Rui] me convidou e conversamos muitas vezes para ele dar as diretivas do que ele esperava”, explica. Mendonça contou que já tem experiência de gestão, ao dirigir um centro de pesquisa, mas admite que gerir a secretaria é um “grande desafio”.

0 11:59 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Bahia

O governador diplomado do Estado da Bahia, Rui Costa, anunciou os 11 nomes restantes dos novos titulares das secretarias estaduais e da Bahiatursa, nesta sexta-feira (19). O time anunciado hoje integra, junto com os outros 14 nomes anunciados na terça-feira (16), o governo de transição do Estado.

Os novos secretários tomarão posse no dia primeiro de janeiro de 2015. Entre os destaques estão o de Jorge Portugal, como secretário de Cultura, Nelson Pelefrino, na Secretaria do Turismo, e Olivia Santana na Secretaria de Políticas para as Mulheres. Já a Bahiatursa manterá o mesmo presidente.

No dia 31 de dezembro, Rui Costa vai anunciar os novos comandantes da Polícia Militar e Civil. Confira abaixo a lista completa dos 25 secretários que integram o governo de transição da Bahia.

* Casa Civil: Bruno Dauster, atual chefe de gabinete, assume o comando da Casa Civil

* Secretaria de Cultura (Secult): assume Jorge Portugal

* Secretaria de Turismo (Setur): assume Nelson Pelegrino

* Bahiatursa: Diogo Medrado continua como presidente

* Secretaria da Administração (Saeb): continua o secretário Edelvino Góes

* Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti): assume Manoel Gomes de Mendonça

* Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur): Carlos Martins

* Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE): continua o secretário James Corrêa

* Secretaria da Agricultura (Seagri) : assume Fernanda Mendonça

* Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): assume Olívia Santana

* Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): Vera Lúcia Barbosa, que deixa a Secretaria de Políticas para as Mulheres

* Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): assume Jerônimo Rodrigues, atual coordenador do programa do governo participativo

* Secretaria da Fazenda (Sefaz): assume o futuro secretário Manoel Vitório

* Secretaria do Planejamento (Seplan): assume o vice-governador João Leão

* Secretaria da Segurança Pública (SSP): permanece o secretário Maurício Barbosa

 * Secretaria da Educação (SEC): permanece Osvaldo Barreto

 * Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE): assume Paulo Moreno

 * Secretaria da Saúde (Sesab): assume o médico Fábio Villas-Boas

* Secretaria do Meio Ambiente (Sema): permanece o secretário Eugênio Spengler

 * Secretaria de Comunicação Social (Secom): assume André Curvello

 * Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): continua o secretário Nestor Duarte

* Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): assume Cássio Peixoto

 * Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): assume Álvaro Gomes

 * Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS): assume o sociólogo Geraldo Reis

* Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): assume Marcus Cavalcanti

 * Secretaria de Relações Institucionais (Serin): assume o deputado federal Josias Gomes

0 11:11 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Bahia

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (19), o governador eleito Rui Costa (PT) anunciou o nome de Carlos Martins como o novo secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia. Durante o governo de Jaques Wagner, o cargo era ocupado por Manuel Ribeiro Filho.

0 11:10 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Bahia

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), deu segmento ao anuncio dos nomes dos secretários que vão compor o seu governo nesta sexta-feira (19), em cerimônia no salão de Atos, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). De acordo com o petista, James Correia continua responsável pela pasta de Indústria e Comércio.

0 11:03 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Bahia

Após um ano de gestão, Edelvino Góes Filho permanecerá na secretaria de Administração da Bahia. O governador eleito da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (19), no CAB. Em 2013, Edelvino substituiu interinamente o secretário Manoel Vitório, que na ocasião foi para a pasta da Fazenda.

0 10:47 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Bahia

Nelson Pelegrino vai mesmo assumir a Secretaria de Turismo do governo Rui Costa. O deputado federal aceitou o convite e vai deixar a Câmara Federal para comandar esta que é uma das pastas mais importantes do secretariado do novo governador.

Pelegrino, inclusive, está de visual novo: trocou a tradicional barba pela cara lisa.

0 10:31 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

A secretaria de Políticas para Mulheres terá nova titular a partir de 1º de janeiro. Conforme será anunciado pelo governador eleito Rui Costa (PT), Olívia Santana (PCdoB) completa a cota do partido no secretariado do petista.

0 07:30 - 19 de Dez // Leozinho Valente | Agronegócio

A matecol comemora em 2014 seus 20 anos de existência sorteando 20 mega prêmios para você.  

Nas compras a partir de R$50,00, você ganha um cupom, e concorre a :

1 Palio Fire 0Km
1 Honda Fan 0Km
2 Tv's 32'
2 Dvd's
2 Tablets
2 Celulares
2 Microondas 
2 Liquidificadores
2 Ventiladores
2 ferros de passar 
2 relógios
 

São 20 prêmios, corra lá. Lojas em São Miguel das Matas e em Santo Antônio de Jesus.

1 19:39 - 18 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

O PSDB ingressou com um pedido nesta quinta-feira (18) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do registro de candidatura da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e do vice, Michel Temer (PMDB). Além disso, o partido tucano solicitou que o tribunal diplome Aécio Neves e Aloysio Nunes para os cargos de presidente e vice-presidente da República, respectivamente.

O argumento utilizado pelos oposicionistas foi de que Dilma deve perder a Presidência porque fez uso da máquina administrativa e praticou abuso do poder econômico durante a campanha, práticas que, segundo o partido, "comprometeram a legitimidade das eleições".

0 08:12 - 18 de Dez // Fonte: Assessoria PT/ Bahia | Bahia

Integrantes da nova Mesa Diretora da Câmara de Santo Antônio de Jesus visitaram hoje (17) a sede do PT Bahia e foram recebidos por Osmar Galdino (Jojó) e Elio Santana, respectivamente secretários de comunicação e organização.

Estiveram presentes o presidente Luiz do Alto, o vice-presidente Chico de Dega, 1º secretário Sargento Vinicius, 2º secretário Cristiano Sena, além dos vereadores Gilson Bastos, vice-presidente do PT local, e Luiz Henrique. Também participou da visita o secretário de finanças do município, Bartolomeu Damasceno. Eles conversaram sobre a conjuntura política local e regional.

0 20:30 - 17 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Brasil

A presidente Dilma Rousseff assumiu nesta quarta-feira (17) a presidência simbólica do Mercosul, até então comandado pela chefe de Estado da Argentina, Cristina Kirchner. Durante a cúpula do grupo econômico realizado na cidade de Paraná, a 500 quilômetros de Buenos Aires, Dilma fez uma homenagem ao líder do Uruguai, José Mujica, cujo mandato termina em março de 2015. “Foi um prazer conhecê-lo e conviver durante todo este tempo… seu legado ultrapassa a América Latina”, afirmou, segundo o Globo. Ela ainda defendeu a Argentina dos chamados “fundos abutres” que disputam com o país nos tribunais de Nova York. “Não podemos aceitar que a ação de um grupo de especuladores prejudique o bem estar de um país”, avaliou. A presidente afirmou, ainda, que os países do Mercosul devem trabalhar pela integração em um momento em que as commodities sofrem forte queda no mercado institucional.

0 11:28 - 17 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Política

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) o texto principal da reforma do Código de Processo Civil. As sugestões de mudanças para o novo código foram deixadas para serem apreciadas nesta quarta. Ao todo, 19 destaques foram apresentados pelos senadores e não foram votados nesta terça porque os parlamentares não chegaram a um acordo. O novo conjunto de regras tem como objetivo dar mais agilidade às decisões judiciais e tentar contornar aquele que é considerado um dos maiores problemas da Justiça brasileira: a morosidade. Para que isso aconteça, diminuiu-se a quantidade de recursos e foram estabelecias multas caso fique caracterizado que os advogados estão abusando desse tipo de manobra para adiar a decisão final. A principal novidade é a criação de um mecanismo que permitirá que a mesma decisão seja aplicada a milhares de outras ações iguais. Hoje, esses processos são julgados um a um, o que acaba fazendo com que a conclusão demore mais. A expectativa é que esse instrumento, batizado de "incidente de resolução de demandas repetitivas", torne mais rápida a análise de processos sobre planos econômicos, previdenciários e os que envolvem contratos de adesão, como os que são feitos com empresas de telefonia, água e planos de saúde. Outra novidade é incentivar que as partes entrem em acordo. Para isso, estabelece que os tribunais criem centros de conciliação e mediação. A lógica é que cada acordo feito previamente diminui o número de processos que se acumula no Judiciário. O projeto, que tramita no Congresso há cinco anos, teve como ponto de partida um texto preliminar elaborado por uma comissão de juristas presidida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. O relatório foi transformado em projeto no Senado, passou pela Câmara e, agora, está na Casa de origem para a apreciação final. Assim que os destaques forem apreciados, o texto será encaminhado à sanção presidencial, entrando em vigor um ano depois de sua publicação. Fux acompanhou toda a sessão e comemorou a aprovação do novo código. "Nós procuramos tornar realidade a promessa constitucional de que todo o cidadão tem o direito que o seu processo tenha uma duração razoável", afirmou. Segundo o ministro, o código vai fazer com que o tempo que um processo tramita na Justiça seja reduzido à metade. O relator do projeto, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destacou o fato de esse ser o primeiro Código de Processo Civil nascido no regime democrático, já que o que está em vigência atualmente é de 1973, formulado durante o regime militar. Destaques. Uma das mudanças que devem ser incorporadas ao texto nesta quarta é um mecanismo que determina que as causas sejam julgadas por ordem cronológica. Isso evitaria que um processo fique por anos parado na Justiça. Outro destaque que será votado diz respeito a um instrumento que permite transformar ações individuais em coletivas. As duas medidas estavam no texto aprovado pela Câmara, saíram na versão que foi apresentada nesta terça no Senado, mas devem voltar a fazer parte do novo código.

0 11:07 - 17 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Brasil

O PSDB apresentará nesta quarta-feira (17) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral para pedir que o próximo mandato de Dilma Rousseff (PT) seja cassado por abuso de poder político na campanha. A suspeita de que os Correios favoreceram a entrega de material gráfico para a candidatura petista é uma das questões que endossa a argumentação tucana. A informação é da coluna Painel, da Folha de S. Paulo. A ação precisa ser apresentada antes da diplomação da presidente, marcada para amanhã. Outra ofensiva do PSDB no TSE também seria a representação por irregularidades no financiamento de campanha e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo. Também está previsto para esta quarta a apresentação pelo partido do relatório alternativo da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, pedindo a responsabilização civil de todos os membros do conselho da estatal que aprovaram a compra da refinaria de Pasadena. Dilma está entre os responsáveis. Os tucanos tentam judicializar a questão mesmo com afirmações de que não iriam incentivar movimentos de impeachment da presidente.

1 10:00 - 17 de Dez // Fonte: Mídia Bahia | Política

Na tarde desta terça-feira (16), quando todos acreditavam que a vereadora Néia (PSD) seria eleita presidente da Câmara de Vereadores, Junior Cardoso (PR) surgiu também como candidato e derrotou a aposta de Carlinhos (PT) para o biênio 2015/2016.

Cardoso foi eleito com os votos de Marcinha (DEM), Didi Mocó (DEM), Negão das Frutas (PMDB), Didiu (PSB), Amigo (PSB) e o próprio Junior.

E a sessão foi polêmica com insultos e acusações, após a derrota a vereadora Néia declarou apoio ao atual prefeito.

0 09:50 - 17 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

A secretária de Tecnologia do Estado, Andrea Mendonça (PDT), publicou em seu Twitter uma série de mensagens criticando a postura de um político que estaria "semeando discórdia dentro da sua agremiação". Nos últimos dias, o candidato à reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), afirmou que sua convivência com o presidente do partido, o deputado federal Félix Mendonça Jr, está "insustentável". Nilo também levantou a possibilidade de disputar a eleição para a presidência do partido. "Quem ganha semeando discórdia dentro da sua agremiação? Aquele não satisfeito! Para isso, prejudica mesmo um"aliado"= Discípulo de Maquiavel", publicou a vereadora, sem citar o presidente da Assembleia.

"Todos podem observar o comportamento de certos políticos depois de tanto tempo no poder. Enquanto esses, inebriados perdem a visão e o juízo. Visão de entender que em mais nada contribui para a Sociedade e Juízo de achar que suas atitudes, rasteiras e imorais, não serão desmascaradas", afirmou ela. Andrea Mendonça não está entre os nomes cotados do PDT, partido da base do governador eleito Rui Costa (PT), para nenhum cargo no mandato do novo chefe do Executivo baiano.

Com o racha dentro do PDT, já surgem especulações que Félix Jr. deve romper com o governo estadual e se aliar ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Neste caso, Andrea Mendonça seria contempada com uma secretaria já na composição do novo secretariado de Neto, que deve ser anunciado em breve. A sorte está lançada!

0 09:09 - 17 de Dez // Fonte: Forte no Recôncavo | Política

Sessão realizada na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (15), elegeu a nova mesa diretora para o biênio 2015-2016. A composição da mesa ficou: Bidão PP presidente, Antônio Rodrigues DEM vice-presidente, Janffree PSD 1º secretário e Diu Neiva PRTB 2º secretário. Votaram na chapa eleita, além dos membros da mesa, os vereadores Marquinho de Dio PSC e Dilson PT. Os vereadores de oposição pediram a impugnação da eleição da mesa baseando-se no Edital de Convocação 004/2013 e no Regimento Interno da casa. Sob a alegação de que consta no edital 004/2013, no parágrafo único, só concorrer à chapa o vereador que se inscrever no primeiro registro, o presidente de forma irregular pediu a renúncia de sua chapa após ter registrado uma segunda, mas está foi lida segundo o presidente, no protocolo da Câmara, haja vista a sua renúncia foi protocolada exatamente às 14h do dia 12/12/214, após o encerramento do expediente da Câmara  às 12h, como é de notório conhecimento. O presidente atual e candidato ao pleito, legislando em causa própria indeferiu o pedido de impugnação. Os vereadores da oposição recorrerão a justiça que determinará o fiel cumprimento da lei. A cara do presidente é de que “ganhou” e não levou.​​

0 20:48 - 16 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Política

A deputada estadual Luiza Maia (PT) questionou a escolha do secretariado do governador eleito Rui Costa (PT). A primeira lista com 14 secretários, divulgada nesta terça-feira (16), não conta com nenhum nome feminino. “Montar um secretariado que não contemple as mulheres seria um retrocesso, ainda mais considerando a política de paridade em todas as instituições aprovada pelo PT. Confio que entre os 10 nomes que ainda serão anunciados estarão mulheres, inclusive para dar seguimento às conquistas que tivemos durante o governo Wagner, como a criação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres”, declarou a petista durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A deputada ainda discutiu o projeto conhecido como Estatuto das Famílias. Para ela, o projeto tem uma carga preconceituosa, em alguns pontos, e fortalece ideais machistas e patriarcais. "Os movimentos de defesa dos direitos das mulheres lutam para garantir, entre outros direitos, autonomia financeira e emocional. Qualquer ação política que vá de encontro a isso é equivocada", disse ao convocar Lídice da Mata para a realização de uma audiência pública para discussão do tema.

0 18:44 - 16 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

Nesta terça-feira (16), deputados federais, senadores, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República devem ter os seus salários reajustados para R$ 33,7 mil. O anúncio foi realizado pelo secretário-geral da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna. No caso dos parlamentares, o reajuste, de 26%, cobre a inflação acumulada entre 2011 e 2014.

Para o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ele recebeu a "compreensão" do presidente do STF e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "Eu hoje mantive contato com o presidente do STF e o procurador-geral e fiz um apelo a eles para que concordassem o reajuste no mesmo valor do Poder Legislativo no próximo ano. E recebi a compreensão de ambos", disse Alves.

No caso dos ministros do STF, a proposta de reajuste é menor do que o aumento de 22% pedido pela Suprema Corte, que elevaria os salários dos ministros para R$ 35,9 mil. A Câmara também deve votar o reajuste de ministros de Estado, presidente e vice-presidente da República. Neste caso, o reajuste vai ser de 15,76% e elevará os salários para R$ 30.934.

0 18:16 - 16 de Dez // Fonte: Agência Brasil | Política

Vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) defendeu hoje (16), no Rio de Janeiro, que a sociedade organizada apresente um projeto de iniciativa popular para impulsionar a reforma política, que, segundo ele, é inadiável. “Isto mobiliza o país. Ao mobilizar o país, mobiliza o Poder Legislativo”, declarou, ao citar o projeto Ficha Limpa, de iniciativa popular, como instrumento exitoso de pressão. Temer reiterou que não é adepto de plebiscito, mas sim de referendo popular após a votação do projeto. Ainda segundo o vice-presidente, a reforma deve incluir regras que impeçam a proliferação de partidos políticos e coligações, que, na sua avaliação, enfraquecem a democracia. “O Brasil hoje não tem partidos políticos, tem siglas partidárias. Se examinarem nosso programa partidário e o dos 28 outros partidos, são todos iguais. Não há diferença fundamental entre eles”, comentou, durante encontro promovido pelo PMDB na manhã de hoje (16), para debater propostas para uma reforma política. Temer lembrou que, no passado, foram várias tentativas de reforma, mas nunca chegaram ao fim. Ressaltou que o momento atual é propício para uma nova tentativa. “Quando concluímos as eleições, não vi um candidato a cargo majoritário ou proporcional que não dissesse que assim não dá mais. Precisamos modificar o quadro”, salientou.

0 18:05 - 16 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Política

O senador Aécio Neves (PSDB) afirmou que não há "qualquer condição de continuidade" da atual diretoria da Petrobras por conta do esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. O tucano disse ainda que é necessária uma investigação sobre a revelação de que a presidente da estatal, Graça Foster, foi alertada de desvios pela ex-gerente Venina Velosa da Fonseca. "Isso tem que ser investigado. (...) Não há qualquer condição da continuidade dessa direção", afirmou após reunião com vice-presidentes e líderes do partido. O senador declarou que a legenda apresentará outro relatório na CPI que investiga irregularidades na petrolífera. Para ele, o documento apresentado pelo deputado federal Marco Maia (PT) "envergonha o Congresso Nacional". O relatório do PSDB "vai propor indiciamentos e pedir de forma muito clara que essa direção não tem condições de permanecer", segundo Aécio. Quando questionado sobre a possibilidade da presidente Dilma Rousseff ser responsabilizada por irregularidades no documento, o tucano disse que "é possível que sim".

0 11:47 - 16 de Dez // Fonte: Metro 1 / Correio | Bahia

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta terça-feira (16) o nome de 13 secretários da sua equipe. Os outros dez titulares serão apresentados na próxima quinta (18).

Confira abaixo a lista completa dos novos divulgados pelo governo de transição 

* Secretaria da Fazenda (Sefaz): assume o futuro secretário Manoel Vitório

* Secretaria do Planejamento (Seplan): assume o vice-governador João Leão

* Secretaria da Segurança Pública (SSP): permanece o secretário Maurício Barbosa

* Secretaria da Educação (SEC): permanece Osvaldo Barreto

* Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE): assume Paulo Moreno 

* Secretaria da Saúde (Sesab): assume o médico Fábio Villas-Boas

* Secretaria do Meio Ambiente (Sema): permanece o secretário Eugênio Spengler

* Secretaria de Comunicação Social (Secom): assume André Curvello

* Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): continua o secretário Nestor Duarte

* Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): assume Cássio Peixoto

* Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre): assume Álvaro Gomes 

* Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS): assume o sociólogo Geraldo Reis

* Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): assume Marcus Cavalcanti

* Secretaria de Relações Institucionais (Serin): assume o deputado federal Josias Gomes 

0 11:39 - 16 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

O governador da Bahia eleito, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira (16), no CAB, o nome do jornalista André Curvello como novo secretário de Comunicação Social do Estado. André substitui Robinson Almeida.

0 11:16 - 16 de Dez // Fonte: Bocão News | Economia

O vice-governador eleito no Estado, João Leão (PP), foi anunciado na manhã desta terça-feira (16) como novo secretário de Planejamento do governo de Rui Costa. Em tempo, Leão estava sendo cotado também para integrar o ministério de Dilma Rousseff.

0 11:11 - 16 de Dez // Fonte: Bocão News / Bahia Notícias | Política

Conforme anunciado, o ex-diretor do Hospital Espanhol e amigo pessoal do governador diplomado Rui Costa (PT), Fábio Vilas-Boas, assumirá a secretaria de Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) do governo do Estado em 2015 no lugar de Jorge Solla, deputado federal eleito. Vilas-Boas é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é doutor em cardiologia, considerado um dos principais do estado. Além disso, ele foi presidente do Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Apontado como certo na composição do secretariado, um dos diretores da campanha de Costa, André Curvello, assumirá a Secretaria de Comunicação. Já o sociólogo e diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, tomará o posto da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCD) que, segundo especulações, estava reservado ao deputado federal Nelson Pelegrino (PT). As informações estão sendo divulgadas em coletiva feita pelo governador diplomado na manhã desta terça-feira (16), na governadoria.

0 10:51 - 16 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) será o novo titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) no governo Rui Costa (PT). O governador eleito só vai anunciar os nomes do secretariado a partir das 10h, mas o Metro1 já pode confirmar o nome do ex-sindicalista, que não se reelegeu nas eleições 2014, na pasta.

Com isso, a Setre continua nas mãos do PC do B, uma vez que Nilton Vasconcelos comandou a secretaria durante o governo Jaques Wagner.

0 08:38 - 16 de Dez // Redação | Política

Em sessão realizada nesta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Varzedo, a chapa composta por Luiz Carlos (PSB), o “Luizinho”, que é filho do atual vice-prefeito para presidente, Joaquim – vice- presidente, Ito de Playboy – 1º secretário e Gilmar 2º secretário foi a vencedora, uma vez que esta ainda contou com o voto do vereador Nengo. A Mesa Diretora comandará a casa no próximo biênio 2015/2016.

A casa legislativa municipal varzedense é formada por nove edis, cinco deles deram a vitória para a chapa que para uns representa a oposição, para outros uma chapa mista, já que Luizinho faz parte da atual diretoria, enquanto primeiro secretário e Ito de Playboy é filiado ao PT, partido da base da situação.

0 08:29 - 16 de Dez // Djalma Macedo | Política

No dia oito de dezembro uma pesquisa Datafolha mostrou a preferência popular clara em relação ao desempenho dos presidentes da República.  64% disseram na pesquisa que Lula foi o melhor de todos.

Curioso é que esta pesquisa não foi destaque no Jornal Nacional.  Se fosse o contrário, se a pesquisa tivesse dado Lula como o pior, seria assunto para dois blocos no jornal oficial da Globo, seria capa da revista Veja e assunto para articulistas da Folha de São Paulo.

Entre os mais escolarizados, a preferência por Lula foi de 41%  e entre os mais ricos 36%, contra 32% de Fernando Henrique.  

O PT continua como partido preferido dos mais ricos e com mais escolaridade, des  16%, contra 14% do PSDB.  Entre os que ganham mais de dez salários, o PT tem 17% contra 13% do PSDB.  Os números não refletem a maioria mas sim a opinião dos que se interessam por política.

Por outro lado, os números também desmentem a tese dos eleitores de Aécio de que o PT só se sustenta por causa do Bolsa Família, já que nas classes mais altas a legenda também goza de boa influência.
Porcentagens a parte, o mais curioso mesmo é o fato de que essa pesquisa tenha passado quase no esquecimento para a grande mídia.

Léo Valente

0 08:10 - 16 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou na última segunda-feira (15) o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por incitação ao crime de estupro. A denúncia foi feita por conta da declaração feita pelo deputado no dia 9 de dezembro, em discurso no plenário da Câmara. Na ocasião, Bolsonaro disse que só não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela "não merece". No dia seguinte, o parlamentar refirmou a declaração em entrevista ao jornal Zero Hora.

Na denúncia, a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, afirma que a declaração de Bolsonaro indica que um homem pode estuprar uma mulher que ele "entenda ser merecedora do estupro". O pedido de abertura de investigação será julgado pelo ministro Luiz Fux. Segundo informações da Agência Brasil, além da denúncia na Justiça, o parlamentar é alvo de uma representação protocolada pelo PT, PCdoB, PSOL e PSB, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Os partidos pedem a cassação do mandato de Bolsonaro pelas ofensas à deputada.

0 20:25 - 15 de Dez // Redação | Política

O novo presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antonio de Jesus, Luiz do Alto participou da solenidade para diplomar o governador Rui Costa, o vice João Leão, o senador Otto Alencar, os 63 deputados estaduais e os 39 deputados federais que irão representar a Bahia na Câmara Federal.

Durante essa oportunidade o presidente eleito do Poder Legislativo de Santo Antonio de Jesus, Luiz do Alto, recebeu do governador Rui Costa os parabéns pela vitória e união ao prefeito Humberto Leite que foi a principal liderança de apoio aos candidatos majoritários de Wagner na cidade.

Na oportunidade, Luiz do Alto também conversou com o Secretário de Saúde da Bahia Woshigton, sobre o pagamento dos salários dos funcionários do Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, onde teve por parte do secretário a confirmação de que serão pagos até o final do mês em curso.

Luiz do Alto também pediu apoio para a Santa Casa de Misericórdia e a UPA ,que encontra-se em fase de acabamento.

0 18:17 - 15 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

A senadora Lídice da Mata (PSB) disse, nesta segunda-feira (15) em entrevista, que o partido poderá ocupar uma secretaria no governo de Rui Costa (PT). "Ainda devem existir reuniões para esta oficialização, mas que a tendência deve ser que o partido ocupe alguma pasta no mandato", disse ela. Lídice afirmou ainda que possui uma boa relação com Jaques Wagner. Ela ainda falou sobre sua passagem nas eleições, onde propôs algo diferente da chamada polarização da política. "Ser terceira via e fazer parte de uma terceira via é muito difícil", afirmou a senadora.

0 13:33 - 15 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

A presidente Dilma Rousseff (PT) deve decidir ainda nesta semana o destino do governador do estado, Jaques Wagner. Segundo a coluna Radar, da revista Veja, o petista ficará mesmo com o Ministério das Comunicações e terá seu gabinete dentro do Palácio do Planalto, já que tem bom trânsito com a presidente. Ainda de acordo com a publicação, o martelo será batido nesta semana, quando Wagner encontrará Dilma em Brasília.

0 13:06 - 15 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs à Polícia Federal na última terça-feira em Brasília (DF), por causa de um inquérito aberto para apurar sua atuação no mensalão. A investigação complementar foi motivada por denúncias do operador do esquema, o publicitário Marcos Valério, condenado a 37 anos, 5 meses e 6 dias de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com Valério, o ex-presidente intermediou um repasse de 7 milhões de reais feito ao PT por uma subsidiária da Portugal Telecom.

Segundo a Folha de S. Paulo, o petista aproveitou compromissos em Brasília para falar à PF na condição de testemunha. O Ministério Público instaurou inquéritos a partir das acusações feitas por Valério em depoimento à Procuradoria-Geral da República em 2012, revelado pela revista Veja.

0 13:00 - 14 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Política

O PT está sofrendo o impacto financeiro decorrente da Operação Lava Jato. Com a torneira das doações fechada desde a prisão de altos executivos de empreiteiras que financiavam o partido, dirigentes estaduais e nacionais fazem um jogo de empurra em relação à dívida de mais de R$ 25 milhões da campanha de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo. O presidente estadual do PT de São Paulo, Emidio Souza, admitiu que as investigações movidas pela Polícia Federal e Ministério Público federal atrapalham o encaminhamento de uma solução para o pagamento da dívida. "Na solução da dívida acredito que (atrapalha) sim", disse o dirigente, durante reunião da chapa majoritária do partido, Partido que Muda o Brasil (PMB). Emidio tenta dividir com a direção nacional do PT a dívida alegando que o esforço da campanha em São Paulo também tinha como objetivo alavancar o desempenho da presidente Dilma Rousseff no maior colégio eleitoral do Brasil. "A dívida de São Paulo nunca se pagou sozinha. Somos um partido só. Aqui também foi feito um esforço nacional", disse ele. O pedido, no entanto, esbarra no tesoureiro nacional do partido, João Vaccari Neto, responsável pela arrecadação do PT, que é alvo das investigações da Lava Jato e alega não ter responsabilidade sobre a dívida. Segundo Vaccari, a direção estadual do PT de São Paulo foi avisada ainda no primeiro semestre que a situação financeira do partido era difícil. Ele tem dito que se houver algum socorro nacional ao PT-SP ele virá do comitê financeiro da campanha de Dilma à reeleição, comandado por Edinho Silva. Emidio discorda da argumentação de Vaccari e insiste no pedido de ajuda à direção nacional. "Quem trata oficialmente (da dívida) é o tesoureiro do partido. O Edinho cuidou da campanha da Dilma", disse Emidio que admitiu ser grande a chance de o prazo para pagamento das despesas se alongar. "Este é um aspecto que nos preocupa mas a solução não virá em um curto espaço de tempo", completou.

0 12:00 - 14 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Política

O projeto de Lei nº 470, da senadora baiana Lídice da Mata (PSB), que dispõe sobre o Estatuto das Família, deve entrar para votação no segundo semestre de 2015. A proposta, segundo declaração de Lídice para o jornal Correio, visa "reunir num só documento instrumento legal toda a legislação e jurisprudência atualizada referente à área do Direito de Família". Caso seja aprovado, o projeto, chamado de "Estatuto das Famílias", asseguram direitos para todos os tipos de formação familiares brasileiras, na qual dá os mesmos direitos oficiais a amante e a família mantida paralelamente ao casamento. Com parecer favorável para votação desde agosto, o projeto agora passará por audiência públicas no primeiro semestre de 2015. No total, a proposta do "Estatuto das Famílias" da senadora baiana tem 303 artigos e trata de união homoafetiva, paternidade socioafetiva, abandono afetivo, alienação parental, famílias recompostas e a utilização do termo "convivência familiar" em vez de "guarda compartilhada".

0 11:30 - 14 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Política

Já escalado pelo PT para disputar o Planalto em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva empenha-se em pavimentar o caminho com doses cada vez maiores de intervenção no governo Dilma Rousseff. Uma posologia que combina um "detour" em direção ao mercado, apadrinhamentos de ministros sintonizados com o setor produtivo e menos PT na Esplanada. Lula não quer atuar apenas como animador para que a militância compareça em massa à posse da presidente, no dia 1.º, em Brasília. A ideia é que a gestão da "criatura" seja melhor do que o primeiro mandato do ponto de vista administrativo e com índices econômicos mais vistosos. Lula insistiu para que Dilma o imitasse na economia, surpreendendo a todos ao trazer um nome do mercado para a equipe econômica. Com ele, a cartada foi Henrique Meirelles, então deputado eleito pelo PSDB, para o Banco Central; com Dilma, Joaquim Levy, funcionário graduado do Bradesco. Com influência no futuro governo de Dilma e um toque pessoal nos rumos do PT, Lula acredita que tornará o partido viável para tentar o quinto mandato seguido de um petista na Presidência da República. E isso exigirá uma radical renovação nos quadros da legenda, hoje envelhecida, segundo o ex-presidente. Os planos para esse rejuvenescimento já foram feitos. Um exemplo claro de como tem agido o ex-presidente é o de que Lula jamais moveu um dedo para salvar o mandato do ex-deputado André Vargas (PR), ex-secretário de comunicação da Executiva do PT suspeito de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. Vargas teve o mandato cassado na quarta-feira. No campo simbólico, o ex-presidente decidiu condicionar a candidatura a mudanças de rumos no partido e a um expurgo geral dos suspeitos de envolvimento em corrupção por temer ser candidato por um partido desgastado por escândalos como o do mensalão e da Petrobrás, o que aumenta o risco de derrota na próxima disputa. Lula orientou os senadores Lindbergh Farias (RJ), Humberto Costa (PE) e Jorge Viana (AC) a percorrer o País atrás de líderes que participaram dos protestos de junho de 2013 que se mostraram resistentes a se filiar a partidos. Lula tem dito, a pessoas com as quais conversa sobre os problemas vividos pelo PT, candidaturas no futuro e o atual governo, que o maior desafio é atrair para a política a juventude que não ouve rádio, não vê televisão e não lê jornais. "Como se comunicar com eles? Esse é nosso desafio", repete o ex-presidente.

0 09:14 - 14 de Dez // Fonte: Metro1 | Política

Pela segunda vez neste ano, o prefeito ACM Neto é o melhor avaliado do Brasil. Os dados são do Instituto Vox Populi, divulgado pelo Jornal da Band, na noite deste sábado (13). Neto obteve 61% de avaliação positiva. 19% das pessoas ouvidas avaliaram a administração como ótima e 42% consideraram a gestão boa. O instituto Vox Populi ouviu 5.200 eleitores das oito maiores capitais dos estados.

Em segundo lugar ficou o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, com 52% de avaliação positiva. Em terceiro lugar está Eduardo Paes, gestor do Rio de Janeiro, com 46%. A última colocação ficou com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), com apenas 16% de avaliação positiva.

2 18:08 - 13 de Dez // | Política

A declaração do prefeito Humberto Leite de que não há falta de medicamentos na cidade causou revolta dos internautas que discordaram da afirmação. Alguns inclusive acusaram o edil de falta de conhecimento da realidade vivida pelos moradores locais, além de debochar da ausência de necessidade de remédios por parte do administrador municipal.

Veja os comentários:

Notícias relacionadas:

Prefeito Humberto Leite diz que não falta medicamento nos postos de saúde de Santo Antônio de Jesus

0 16:37 - 13 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Política

Marina Silva é uma das "Women of 2014" da revista semanal FT Magazine, do jornal britânico Financial Times. A lista, segundo o site da publicação, destaca as mulheres que deixaram a sua marca como líderes, ativistas e lutadoras em um ano que "abalou" o mundo. Marina aparece como a mulher mais influente na política neste ano. O jornal avalia que da pobreza e analfabetismo, Marina subiu para se tornar uma política visionária e candidata duas vezes à presidência da República, além de destacar que a trajetória dela reflete a história do Brasil desde de 1950, quando milhões de pessoas saíram da pobreza para a cidade. "Uma seringueira analfabeta, que trabalhou na Amazônia até os 16 anos, e se tornou senadora, ministra do meio ambiente e candidata à presidência duas vezes", resumiu a publicação. Além de citar sua carreira acadêmica, o Financial Times pontua que Marina apoiou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e deixou o ministério do meio ambiente em 2008, quando percebeu que Lula estava reduzindo sua autoridade. O jornal britânico cita uma declaração sua na época: "Eles são reféns dos elementos mais atrasados do Congresso, aqueles que tem a visão de crescimento da produção com a expansão da área da agricultura, não por meio de ganhos de produtividade com a tecnologia, formação e inovação". Marina Silva aparece ao lado de nomes influentes, como Laura Poitras, jornalista que divulgou as informações da Agência de Segurança Nacional americana, NSA; da ativista pelo clima Naomi Klein; de Ana Botín, presidente do Banco Santander; Joanne Liu, líder da ONG Médicos Sem Fronteiras e ativista contra o Ebola; e Arundhati Bhattacharya, a primeira mulher a comandar o State Bank of India.

0 09:25 - 13 de Dez // Fonte: Metro 1 | Política

Em encontro fora da agenda oficial, Graça Foster, atual presidente da Petrobras, propôs à presidente Dilma Rousseff, na última quarta-feira (10), a substituição dela e dos demais diretores da empresa, segundo a GloboNews. Durante o encontro, foi discutida a crise na estatal.

A avaliação da diretora é de que, independentemente das suspeitas, o desgaste chegou a tal ponto que a gestão da empresa se tornou comprometida. Graça Foster chegou à conclusão de que somente uma nova diretoria poderá superar a atual crise da empresa. Porém, interlocutores do Palácio do Planalto afirmam que Dilma não deu nenhum sinal de que pretende trocar o comando da Petrobras.




Colunistas


Classificados