"Deveria ter dez dias de festa" Humberto Leite, sobre São João 2014


Últimos Comentários



Enquete


Blog

Política

0 19:58 - 23 de Jul // Leozinho Valente | Brasil
A representação movida por integrantes do Senado contra o Conselho de Administração da Petrobras, presidido à época por Dilma Rousseff, na operação de compra da refinaria de Pasadena, no Texas, em 2006, foi arquivada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. De acordo com o parecer do PGR, “ainda que se esteja diante de uma avença malsucedida e que importou, aparentemente, em prejuízos à companhia, não é possível imputar o cometimento de delito de nenhuma espécie aos membros do Conselho de Administração, mormente quando comprovado que todas as etapas e procedimentos referentes ao perfazimento do negócio foram seguidos”. A representação foi de autoria dos senadores Randolfe Rorigues (PSOL-AP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Ana Amelia (PP-RS), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Taques (PDT-MT), Pedro Simon (PMDB-RS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP). Janot conclui que a responsabilidade pelos eventuais prejuízos ocorridos deverá ser apurada pelos órgãos de controle e os possíveis reflexos penais deverão ser investigados pelas instâncias ordinárias, caso encontrem elementos probatórios para tanto.
Fonte:Bahia Notícias
0 19:57 - 23 de Jul // Leozinho Valente | Brasil

A página "Dilma Bolada" foi retirada das redes sociais nesta quarta-feira (23) pelo dono do perfil, o estudante de publicidade Jeferson Monteiro. Em sua página no Facebook, ele publicou uma pequena nota, sem dar mais explicações:

 


No início de maio, Monteiro foi convidado a trabalhar na campanha presidencial de Aécio Neves, mas recusou a oferta. A página ficou famosa na internet pelas piadas feitas com a presidente Dilma Rousseff e com os pré-candidatos à Presidência Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Questionado por um seguidor se a retirada do perfil favoreceria Aécio, Monteiro respondeu que "Dilma será reeleita com o sem a minha ajuda. A grande diferença é que com a Bolada é mais justo e ela apanha menos. Aécio é completo imbecil assim como todo mundo que ta aceitando proposta pra bater na Dilma na internet".

Fonte:Bahia Notícias

0 19:46 - 23 de Jul // Leozinho Valente | Bahia

O ex-governador Paulo Souto seria eleito para o governo da Bahia no primeiro turno com 42% das intenções de votos, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (23) pela TV Bahia. A pesquisa é a primeira com os candidatos já confirmados pelos partidos e tem margem de erro de 3 pontos percentuais.

Lídice (PSB) aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de voto. O candidato do PT, Rui Costa, tem 8% das intenções de voto. Da Luz (PRTB), com 2%, Marcos Mendes (PSOL), com 1%, e Renata Malet (PSTU), com 1%, aparecem em seguida. Brancos e nulos somaram 18% e indecisos chegam a 17%.

Em maio, pesquisa Ibope encomendada pelo CORREIO mostrava que o ex-governador Paulo Souto (DEM) venceria as eleições ainda no primeiro turno, com o mesmo percentual de intenção de votos - 42%.

Em maio
Ainda pré-candidato da aliança de oposição ao governo Jaques Wagner (PT) que reúne, entre outros, DEM,  PMDB e  PSDB, Souto largou na frente na pesquisa estimulada, 31 pontos percentuais diante da senadora Lídice da Mata (PSB) que tem 11% das intenções de votos apuradas. O então pré-candidato da situação, Rui Costa, seria o terceiro, com 9%. Lídice e Costa estão tecnicamente empatados. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Os demais pré-candidatos da época eram Rogério da Luz (PRTB), com 2%, e Marcos Mendes (PSOL), com 1% das intenções de votos.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de maio com 1.008 entrevistados e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com número BA-0004/2014.

Fonte:Correio 24 hrs

0 18:56 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Brasil
A cada 10 candidatos das eleições de 2014, apenas três são mulheres, divulgou nesta segunda-feira (21) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos quase 25 mil postulantes a vagas de presidente, governador, senador e deputados, 29,7% (7,4 mil) são do sexo feminino. Mesmo baixa, a proporção já é maior do que a registrada nos últimos pleitos. Com a assinatura da Lei nº 12.034, em 2009, cada partido passou a ter, obrigatoriamente, uma reserva de no mínimo 30% de candidaturas para cada sexo. Com a definição, o número de mulheres que pleiteiam vagas atingiu alta de 841,3% em 20 anos. Nas eleições de 1994, elas representavam apenas 6,9% dos inscritos para a disputa eleitoral. Informações do G1.
0 18:47 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Bahia
Embora aliado político do prefeito ACM Neto (DEM), o candidato ao Senado Geddel Vieira Lima (PMDB) cobrou mais "rigor" da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) em relação à falta de licenças do metrô de Salvador. Como revelou o Bahia Notícias (veja aqui), a operadora CCR Bahia tem uma série de pendências documentais, a exemplo da falta de Habite-se das quatro estações em operação. "A prefeitura tem que ser mais rigorosa. Compreendo a tese do prefeito de que tem que colaborar com a cidade, mas a Sucom tem que tornar público o que está faltando, pedir para cumprir, dar o prazo e, se necessário, manda parar o metrô", sugeriu o peemedebista, em contato com o BN. Ele compara situações recentes no Brasil e no mundo para solicitar que seja exigida a quitação das lacunas da operadora do transporte com o Município. "A prefeitura não pode compactuar com a incompetência da empresa e do governo do Estado. Recentemente houve um acidente grave com o metrô de Moscou. O prefeito de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, até hoje é acusado como corresponsável na tragédia da Boate Kiss por não fiscalizar o empreendimento", lembrou. Para Geddel, cabe à prefeitura não permitir a colocação em prática de um ditado popular na cidade. "O brasileiro tem mania de só fechar a porta depois de roubado. Deus nos livre e guarde, mas se acontecer alguma coisa, ninguém vai falar que o metrô funcionou por generosidade da prefeitura, mas vai dizer que a prefeitura não mandou parar", avaliou.
 Fonte:Bahia Notícias
0 11:13 - 22 de Jul // Fonte: Aratu Online | Política

Confira:

 

Rui Costa - PT

 Manhã

Entrevista em uma rádio de Conceição do Jacuípe

Reuniões com lideranças políticas

Entrevista a uma rádio em Irecê

 Tarde - Salvador

Reuniões com lideranças políticas

 

Renata Mallet - PSTU

 Manhã

Reunião com assessoria de campanha

 Noite

Reunião com apoiadores de campanha do setor da saúde

 

Rogério Da Luz - PRTB

 Manhã

O candidato Da Luz dará uma entrevista em uma rádio da capital.

 Tarde

Da Luz recebe líderes políticos em seu escritório.

 Noite

Reunião com equipe de campanha de comunicação na produtora, no Caminho das Árvores.

0 07:16 - 22 de Jul // Djalma Macedo | Política

Criada em 2010 para promover uma depuração ética na lista de políticos que pleiteiam disputar cargos eletivos, a Lei da Ficha Limpa enfrentará seu mais duro teste em outubro e poderá banir das urnas políticos que, a partir de seus currais eleitorais, se perpetuavam impunes na administração pública. Pela primeira vez, a lei será aplicada a deputados, senadores, governadores e candidatos à Presidência da República.
 
Ainda que a lei esteja plenamente em vigor, o Ministério Público Eleitoral, responsável por contestar pelo menos 360 candidaturas – número que vai aumentar nas próximas semanas – com base na nova legislação de inelegibilidades até agora, prevê que políticos e advogados devem utilizar as mais diversas artimanhas para explorar brechas na Lei da Ficha Limpa e se apresentar normalmente como opção ao eleitor. Desde o início do mês, procuradores se lançaram em uma verdadeira cruzada contra políticos enrolados na Justiça, mas manobras e lacunas na lei acabam permitindo que corruptos sigam adiante nas urnas.
 
A exigência de ficha limpa nas eleições não é criação brasileira. Estados Unidos, Espanha, África do Sul, Uruguai, Luxemburgo, Austrália, França e Bélgica também têm legislações que impedem, em diferentes situações, a candidatura de condenados, mas nenhuma delas é tão abrangente quanto a versão sancionada no Brasil em junho de 2010. Entre os australianos, por exemplo, são inelegíveis para os cargos de senador e deputado federal pessoas penalizadas a mais de um ano de prisão, independentemente do crime cometido. Na Espanha, são barrados os condenados por terrorismo e crimes contra as instituições do Estado, mesmo que ainda recorram da sentença.

No Brasil, mesmo tendo sido apontada como marco moralizador na seara política, a Lei da Ficha Limpa não consegue retirar da vida pública boa parte dos candidatos enrolados com a justiça. Até a última sexta-feira, o banco de dados do MP registrava 605.081 informações sobre possíveis casos de inelegibilidade, que vão desde contas rejeitadas em municípios até condenações por tráfico de drogas e assassinato. Descontados os dados em duplicidade e as informações de pessoas que acabaram não se candidatando, é a partir dessa cifra que procuradores eleitorais partem para elaborar os pedidos de impugnação. Em todo o país, 1.850 candidaturas estão sendo contestadas por ações apresentadas pelo próprio MP ou por partidos e políticos.

( Veja )

0 00:03 - 22 de Jul // Fonte: Bahia Notícias | Política
A candidata ao governo pelo PSB, Lídice da Mata, defendeu nesta segunda-feira (21) o aumento do orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a criação do Fundo Estadual de Combate à Violência contra a Mulher. “Temos que parar com essa história que secretarias como a de Política para as Mulheres ou de Promoção da Igualdade Racial são só para ações transversais e por isso não têm orçamento. Elas têm que ter programas específicos para executar”, defendeu, durante participação do debate sobre enfrentamento da violência contra a mulher, realizado na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Lídice ainda ressaltou que a SPM deveria ter assento permanente no planejamento da Segurança Pública. “Não é possível pensar em programa de segurança em que secretarias não tenham papel preponderante no diagnóstico dos problemas e na definição das metas a serem alcançadas”, criticou. Para a socialista, outra prioridade deve ser a qualificação de servidores públicos das áreas de saúde, educação e segurança. “Precisamos urgentemente mudar a cultura do atendimento às mulheres modificando a compreensão da política de gênero e de raça”, concluiu.
 
0 21:41 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Política
O candidato ao Senado Otto Alencar (PSD), que faz parte da chapa majoritária liderada pelo candidato ao Governo Rui Costa (PT), lançou nesta segunda-feira (21) o site oficial da campanha. O endereço divulga a agenda de eventos do candidato, além do jingle da campanha, fotos e vídeos. Internautas interessados em interagir nas redes sociais podem também ter acesso pelo site. Para conteúdo exclusivo, é necessário se cadastrar na página. 
 
0 21:33 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Bahia
Em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (21), o candidato a governo do Estado Paulo Souto (DEM) provocou o postulante Rui Costa (PT) após sua ausência nos últimos debates públicos em Salvador. Entre os postulantes, apenas o petista sequer mandou representante ao Encontro das Mulheres promovido pela Defensoria Pública da Bahia, que abordou temas relacionados nesta segunda-feira (21). Além de demonstrar apoio às propostas apresentadas, a exemplo do aumento de recursos públicos no combate à violência contra a mulher, ele não deixou de sugerir ao adversário ter “coragem para enfrentar o problema”. “O candidato do atual governador mais uma vez se ausentou de um debate sobre a violência, numa clara demonstração de incapacidade de tratar uma questão que aflige diretamente a vida de baianas e baianos”, disse Souto, em nota. O evento também contou com a participação das candidatas Lídice da Mata (PSB), Renata Mallet (PSTU), Da Luz (PRTB), além da representante de Marcos Mendes (PSOL), Zilmar Alverita.
Fonte:Bahia Notícias
0 20:00 - 21 de Jul // Lindaiara Conceição | Política

Os candidatos ao governo do estado têm utilizado um veículo de comunicação muito presente no interior do estado: o rádio. Apesar de que nos dias atuais a internet é o mecanismo que atinge grande parte da população nos grandes centros, o primeiro veículo de comunicação de massa continua sendo o único em muitos municípios baianos. Entretanto, o debate sobre a democratização dos meios de comunicação ainda não foi levantado pelos postulantes.

 De acordo com o Censo de 2010, 81,4% dos domicílios brasileiros possuem rádio. Salvador possuía, naquele ano, mais de 700 mil domicílios com o aparelho.

Nesta terça-feira (22), os candidatos baianos concedem entrevistas em emissoras de rádio da capital e interior. A senadora Lídice da Mata (PSB) será entrevistada na rádio Nova AM de Alagoinhas na manhã desta terça. Ainda se reúne com a coordenação de campanha da Região Metropolitana de Salvador e das regiões Sudoeste e Sul.

 O candidato Paulo Souto (DEM) concede entrevista à rádio Band News, pela manhã. Depois faz caminhada no Vale das Pedrinhas, em Salvador. Pela tarde, Souto se reúne com lideranças. No início da noite, participa de evento político em Itabuna.

 Rogério Da Luz (PRTB) dará entrevista na Rádio Excelsior pela manhã. Já à tarde recebe líderes políticos em seu escritório. Ainda discute ações de comunicação no fim do dia.

 O petista Rui Costa também apresenta suas ações de campanha na rádio Educadora de Conceição do Jacuípe e à rádio 101 News de Irecê. Depois se reúne com lideranças políticas.

 A candidata pelo PSTU, Renata Mallet não concede entrevistas à rádios amanhã, mas faz encontro com apoiadores da área de Saúde. Marcos Mendes (Psol) não disponibilizou a agenda desta terça-feira.

 

0 17:13 - 21 de Jul // Fonte: Metro 1 | Política

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) ajuizou no primeiro semestre de 2014 nove representações no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) por irregularidades no horário eleitoral gratuito. De acordo com a PRE, os partidos DEM, PC do B, PMDB, PR, PSDB e PT usaram o tempo da propaganda partidária para divulgar propaganda eleitoral de candidatos às eleições de 2014. O procurador Regional Eleitoral, José Alfredo, explicou que "diferentemente da propaganda eleitoral, cujo objetivo é conquistar o voto do eleitor, a propaganda partidária tem a função de promover a divulgação dos ideais e do programa do partido".

 O PMDB foi alvo de três representações pela procuradoria por realizar, em diferentes ocasiões, propagandas em favor de Geddel Vieira Lima, candidato a senador pela Bahia. Já o DEM teve duas representações por fazer propagandas a favor do candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto. Já o PC do B, o PR, o PSDB e o PT sofreram uma representação cada.

0 11:29 - 21 de Jul // Fonte: Aratu Online | Política

A semana começa com muito trabalho para os candidatos ao cargo de governador do estado nas eleições de outubro. Confira o que está programado para o dia:

Paulo Souto - DEM

 O candidato a governador da coligação “Unidos pela Bahia”, participou de encontro, promovido pela Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência, na Defensoria Pública, no Canela, às nove horas da manhã. Pela tarde, ele recebe lideranças no escritório político, em Salvador. À noite, às 20 horas, Paulo Souto vai ao evento “Super Bahia 2014”, no Hotel Sheraton Bahia.

 Rui Costa - PT

 Manhã

Entrevista presencial em uma rádio de Salvador

Reunião com coordenação da campanha

 Tarde

Reunião com prefeitos, deputados e lideranças políticas

 Marcos Mendes - Psol

 Discussão com lideranças na sede do município de Mucuri e Itabatã no Extremo Sul da Bahia e entrevistas em rádios locais

 Discussão sobre "Combate à violência contra as mulheres", na Defensoria Pública do Estado da Bahia, em Salvador, iniciada às 9hs, representado pela Presidente Municipal do PSOL e candidata a Deputada Federal, Zilmar Alverita.

 Renata Mallet - PSTU

 Pela manhã, participou do Encontro dos (as) candidatos (as) a Governo do Estado da Bahia com a Rede de Atenção a Mulheres em situação de violência de Salvador e região metropolitana no auditório da Defensoria Pública Estadual, localizado na Rua Pedro Lessa, 123, Canela.

 Tarde:

Reunião com assessoria de campanha

 Noite:

Participa de uma entrevista em uma emissora de televisão de Salvador

0 11:00 - 21 de Jul // Fonte: Metro 1 | Política

Será divulgada nesta quarta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), uma pesquisa sobre as intenções de votos para as eleições de outubro, na Bahia. O levantamento, contratado pela Rede Bahia, por R$ 62, 3 mil. A amostra foi registrada na sexta-feira (19) e ouviu 1.008 pessoas. O questionário respondido pelos eleitores inclui a preferência por candidatos a governador, senador e presidente. A pesquisa também avalia a administração do governador Jaques Wagner (PT) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

0 00:03 - 21 de Jul // Fonte: G1 | Brasil

Balanço parcial divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 24.350 pedidos de registro de candidatura para as eleições de outubro deste ano.

Segundo dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014), administrado pelo tribunal, são 11 candidatos a presidente da República, 171 a governador, 181 a senador, 6.749 a deputado federal, 16.235 a deputado estadual e 1.003 a deputado distrital.

Os números, porém, ainda poderão ser alterados porque os pedidos de candidaturas estão em avaliação pela Justiça Eleitoral.

São Paulo e Alagoas são os estados com maior quantidade de candidatos ao governo do estado, com nove postulantes cada um. Em seguida, estão Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com oito cada.

Entre os estados com o menor número de candidaturas ao governo estão Acre, Roraima e Ceará, com quatro postulantes cada um.

Para o Senado Federal, o Pará tem até o momento 11 candidatos e Amapá e São Paulo, dez postulantes cada um.

Nas eleições de 2014, cada estado brasileiro elegerá apenas um senador. Os acreanos e os cearenses terão menos opções para o Senado, já que apenas quatro políticos tentarão o cargo em cada estado.

São Paulo também tem o maior número de pedidos de registro para deputado federal (1.354), seguido pelo Rio de Janeiro (1.068). Os paulistas elegerão 70 deputados federais – a maior quantidade de vagas do país - e os fluminenses, 46, de acordo com informações do TSE.

Para deputado federal, Tocantins (55 candidatos) e Acre (63) têm as menores quantidades de candidaturas.

0 10:32 - 19 de Jul // Djalma Macedo | Política

O Ministério Público baiano está de olho num expediente que as Prefeituras, especialmente do interior, podem querer utilizar para driblar os rigores da lei eleitoral e receber verbas do governo do Estado em plena campanha. O estratagema consistiria na formação de pequenas associações, nos moldes da União dos Municípios da Bahia (UPB), para as quais o governo não teria restrições de repassar recursos mediante convênios

( Política Livre )

Nossa Opinião


Tem de se acabar com esse negócio de que, por ser ano eleitoral, é preciso parar tudo quanto é obra.  O que e a lei eleitoral quer evitar é que determinado governador repasse  recursos prioritáriamente para prefeitos aliados em períodos eleitoral.

Infelizmente fica aquela situação : vai ter de parar de repassar recursos porque alguns políticos não são de confiança.

0 08:18 - 19 de Jul // Nadia Santos | Política

Entre os candidatos ao governo da Bahia, quatro realizam campanha no interior do estado e Região Metropolitana de Salvador (RMS) durante este fim de semana. Marcos Mendes (PSOL) participa do Seminário da Universidade de Itamaraju, no sábado (19), e realiza caminhada até o centro da cidade, onde haverá um comício. Já no domingo (20), o candidato realiza comício no município de Itabela. Paulo Souto (DEM) inicia o fim de semana em um evento político em Feira de Santana, na manhã de sábado. À tarde, o candidato da coligação "Unidos pela Bahia" realiza carreata em Santanápolis, Santa Bárbara e Lamarão e segue para comício em Serrinha à noite. No domingo, Souto realiza mais um comício em Mata de São João pela manhã e carreata em Cabaceiras do Paraguaçu e Governador Mangabeira à tarde.

Rogério Tadeu da Luz (PRTB) viaja para o município de Santo Amaro para reunião com as lideranças locais do partido, no sábado, e segue para Saubara e São Francisco do Conde, no domingo, para reunião com lideranças políticas. Rui Costa participa, no sábado, de uma entrevista na Rádio Sucesso 93,1 FM, de Camaçari, e realiza a "Caravana 13", na RMS. No domingo, a coligação segue para os municípios de Crisópolis, Olindina, Itapicuru, Nova Soure, Cipó, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal. Já a candidata Renata Mallet (PSTU) segue com sua agenda em Salvador, na Conferência Interestadual dos Bancários da Bahia e Sergipe, além de reunião com apoiadores de campanha. (BN)

0 19:33 - 18 de Jul // Fonte: A Tarde | Política

Policiais apreenderam cerca de dois quilos de maconha, uma quantia de dinheiro e um celular na residência do traficante Whalewsky Wandenkolk Rodrigues, de 22 anos, no bairro Piranga, em Juazeiro, na última quarta-feira, 16.

Whalewsky já foi encaminhado para o Complexo Prisional de Juazeiro. Também estão custodiados no presídio local Lindoval de Souza Macedo, o "Galego", de 38 anos, e sua companheira Cícera Araújo da Silva, 20, flagrados, há uma semana, com 634 gramas de cocaína e R$ 142 oriundos do tráfico. O casal foi surpreendido em um imóvel, no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro.

0 15:16 - 16 de Jul // Nadia Santos | Política

O candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) disse que, se eleito, pretende estabelecer novas regras para o programa Mais Médicos, instituído no governo da sua adversária Dilma Rousseff (PT). Em entrevista conjunta ao portal UOL, Folha, SBT e Jovem Pan, nesta quarta-feira (16), o senador defendeu a proposta de que os profissionais intercambistas passem pelo exame Revalida, que registra nacionalmente os diplomas. "Nós vamos manter os Mais Médicos, vamos fazer com que eles se qualifiquem e estabelecer novas regras para os médicos. Não vamos aceitar as regras do governo cubano", disse o ex-governador de Minas Gerais. O tucano também acusou o governo brasileiro de "financiar" Cuba com parte da remuneração dos médicos, já que o país fica com R$ 7 mil de cada salário dos profissionais. (Bahia Notícias)

0 14:22 - 16 de Jul // Nadia Santos | Política

Mesmo com seus principais adversários na corrida pelo Palácio do Planalto já fazendo uma série de eventos públicos Brasil afora, a presidente Dilma Rousseff evitou nesta quarta-feira, 16, dar um prazo para iniciar a sua campanha eleitoral na rua. Questionada pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, sobre quando começaria seus eventos para a campanha eleitoral de outubro, Dilma respondeu que a sua atividade como presidente da República se sobrepõe à agenda de campanha. “Eu sou brigada a ter duas atividades.

A minha atividade como presidente se sobrepõe à outra necessariamente. Eu tenho responsabilidades com o país. Então, eu estou representando o Brasil na cúpula dos BRICS. E eu vou fazer campanha no momento em que eu possa fazer campanha”, afirmou a presidente, após café da manhã no Palácio da Alvorada com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Indagada pela reportagem se pretenderia dar a largada na próxima semana, Dilma desconversou: “Olha eu tenho de avaliar quando é que começa esta campanha.” “Eu saí da Copa do Mundo. Não sei hoje o que vocês (dirigindo-se a jornalistas) acham, mas imagino que vocês devem achar que foi muito bem sucedida.

Porque se vocês não achassem isto nos estaríamos diante de uma situação muito grave que é não perceber a própria realidade”, afirmou a presidente. “Nós fizemos um imenso esforço. Se vocês olharem todas as atividade na área de segurança, na área de garantia do trânsito adequado das seleções, dos turistas, no deslocamento destas pessoas e de toda a estrutura, a imensa estrutura que foi montada com planejamento para esta Copa ser o sucesso que foi, vocês saberiam que eu saio disso e entro nos BRICs, que também requer todo um cuidado. Afinal de contas tem cinco chefes dos BRICs mais todos da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) que, se não me engano, são 12. Então são 17 presidentes e ainda por cima com visitas bilaterais”, disse Dilma. (Política Livre)

0 14:06 - 16 de Jul // Nadia Santos | Política

Mesmo quando não percorrem o interior do estado, a articulação é intensa dos candidatos ao governo do estado com as lideranças políticas do interior, o que demarca uma das estratégias mais próximas de chegarem até o eleitorado, nos recantos da Bahia. Na disputa acirrada por agentes políticos que os ajudarão na conquista por votos, os candidatos ao governo Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT) receberam ontem, em Salvador, o apoio de lideranças de municípios de diferentes regiões do estado. Souto recebeu lideranças e políticos da região da Chapada Diamantina, quando aproveitou para defender o melhor aproveitamento da barragem de Bandeira de Melo, para abastecimento humano, animal e geração de insumos produtivos

0 10:09 - 16 de Jul // Djalma Macedo | Opinião

O PT de Santo Antônio de Jesus se encontra numa situação em que, além de não estar tão fortalecido eleitoralmente quanto as legendas adversárias na cidade, ainda tem que enfrentar as divisões internas.

Senão, vejamos como estão as  lideranças locais do PT:  Clóvis Ezequiel apóia Pelegrino, Uberdan tem andando muito com Emiliano, Cristiano Sena apóia Yulo Oiticica, enquanto outro grupo, onde está o ex prefeito Álvaro Bessa, apóia Robinson Almeida, ao tempo em que Zenílton Conceição tem uma ligação com outro deputado federal.

Com a fragmentação, ao invés de se unir para buscar a união de forças para buscar um nome que possa lutar em nome do partido pela região em Salvador, acaba-se perdendo a oportunidade, por enfraquecimento da proposta.

Não se sabe se o vereador Cristiano Sena vai apoiar de fato a candidatura a deputado estadual do colega Uberdan, coisa que normalmente deveria ser consenso.   Em caso semelhante, quando Aílton disputou para deputado, teve sua candidatura igualmente minada pelas divergências internas, quando colegas petistas apoiaram Yulo Oiticica, candidato de Salvador.

Enquanto isso, o PT de Santo Antônio de Jesus vai  deixando  de aproveitar a onda vermelha, esta mesma onda que elegeu prefeitos em Laje, Amargosa e Mutuípe, por exemplo.

Léo Valente

0 09:54 - 16 de Jul // Fonte: Correio | Política

O número de candidaturas às eleições de outubro impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) subiu para 613, em 20 estados. De acordo com novo balanço parcial divulgado nesta terça-feira (15) pelo órgão, 289 delas foram rejeitadas com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final.

 Após o fim do prazo para registro na Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho, as procuradorias eleitorais tiveram cinco dias para impugnar as candidaturas que apresentam irregularidades. Em outubro, mais de 24 mil candidatos devem concorrer aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República.

 A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se todas as formalidades foram cumpridas.

 Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

 O primeiro turno do pleito deste ano será no dia 5 de outubro. O segundo será realizado no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado que não atinja 51% dos votos válidos, excluídos os votos brancos e nulos.

 

0 09:47 - 16 de Jul // Fonte: Correio | Política

O primeiro comitê de campanha a ser inaugurado será o do candidato petista Rui Costa, que será aberto depois de amanhã, na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Hospital Sarah Kubitschek. A região do Iguatemi foi a escolhida pelo candidato democrata.

 O comitê de Paulo Souto ficará na avenida ACM, em frente ao Sam´s Club. A inauguração está marcada para o próximo dia 23. Já Lídice da Mata (PSB) escolheu a rua mais movimentada da Pituba para o seu comitê: a Manoel Dias da Silva. Ainda não há data para a inauguração, mas deve ser realizada até o fim do mês.

 O candidato do Psol, Marcos Mendes, ainda não definiu onde será sua base. “Íamos fechar na Carlos Gomes, mas não deu certo”, disse. O PSTU de Renata Mallet montará seu comitê em Nazaré, enquanto o PRTB de Rogério Da Luz escolheu a Alameda dos Umbuzeiros, no Caminho das Árvores.

0 08:47 - 15 de Jul // Fonte: Primogenio | Política

Os ex prefeitos, Orlando Peixoto Pereira Filho, Alex Sandro Aleluia de Brito, Silvio José Santana Santos, Ricardo Jasson Magalhães Machado do Carmo e Epifânio Marques Sampaio, das cidades de Cruz das Almas, São Félix, Maragogipe, Santo Amaro e Muritiba, foram inseridos na lista apresentada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) onde, segundo a lei, ficam impossibilitados de registrar candidatura nos próximos oito anos após a data da decisão, com base na Lei de Inelegibilidades.

 Além dos políticos do recôncavo, constam gestores conhecidos no cenário político baiano, a exemplo da prefeita da cidade de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, e os ex-prefeitos de Itaparica, Vicente Gonçalves da Silva, de Xique-Xique, Reinaldo Teixeira Braga Filho, e de Salvador, João Henrique Carneiro.

 Outro presente também da relação do TCM é o ex-prefeito de Eunápolis José Robério de Oliveira, que já entrou com recurso no Ministério Público Estadual (MP-BA).

0 08:00 - 15 de Jul // Fonte: Correio | Política

Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia 5 de outubro, mas quiserem votar para presidente, poderão fazer o cadastro para o voto em trânsito de hoje até o dia 21 de agosto. O recurso permite que o cidadão vote em outra cidade, mesmo sem precisar efetuar a transferência do título de eleitor para o novo colégio.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), uma vez cadastrado para o voto em trânsito, o eleitor estará automaticamente apto a votar na seção instalada para este fim - que será definida pelo TRE de cada estado. No entanto, será impedido de votar na sua seção de origem, o que anula a possibilidade de duplicação de votos. Os eleitores que fizerem esta opção não precisarão justificar a ausência de voto para a escolha de candidatos a governador e deputados federal e estadual.

 Na Bahia, três cidades irão realizar o voto em trânsito: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. O critério de escolha usado pela Justiça Eleitoral para eleger as cidades foi feito a partir dos municípios que tivessem mais de 200 mil eleitores.

 Até 2010, apenas capitais estavam inseridas no sistema. Para se inscrever, é necessário apresentar um documento oficial com foto em qualquer cartório e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Caso a pessoa desista de fazer o voto em trânsito, o prazo para o cancelamento é até o dia 21 de agosto. Este ano, 86 cidades prestarão o serviço ao eleitor.

 Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 43% do eleitorado brasileiro será alcançado pela nova medida. Em 2010, 80 mil pessoas usaram o voto em trânsito.

 Informações

Prazo de inscrição: As inscrições começam hoje e vão até o dia 21 de agosto.

Documentos necessários: Para se inscrever no voto em trânsito, o cidadão precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral e portar um documento oficial com foto.

Onde fazer: Os pedidos serão registrados em qualquer cartório eleitoral do país.

Para quais cargos a pessoa pode votar: A votação compreende apenas os cargos de presidente e vice-presidente.

0 07:58 - 15 de Jul // Fonte: Correio | Política

Pelo menos 198 candidaturas já tiveram os registros impugnados pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) nos estados, com base na Lei da Ficha Limpa. É quase a metade das 414 candidaturas questionadas até ontem pelo Ministério Público, de um total de 10 mil analisadas.

 Os números são de apenas 13 dos 27 estados que cumpriram o prazo previsto pela legislação. Mato Grosso do Sul (89 pedidos), Rio Grande do Norte (86) e Acre (41) são os estados com mais ações de impugnação.

 Os motivos mais frequentes para a impugnação foram a rejeição de contas e condenações prévias, principalmente por abuso de poder econômico. Esse é o primeiro balanço de pedidos de impugnação.

 Em muitos estados, as análises ainda não começaram. Dos três maiores colégios eleitorais do país, apenas o Rio divulgou os dados ontem. A procuradoria fluminense impugnou o registro da candidatura do ex-prefeito Cesar Maia (DEM) ao Senado. Não constam no levantamento os dados referentes a São Paulo e Minas Gerais.

 No Tocantins, três candidatos ao governo foram impugnados, inclusive o líder nas pesquisas, o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB). No Mato Grosso, a procuradoria pediu a impugnação do candidato do PSD ao governo, José Riva. Ele chegou a ser preso em maio pela Operação Ararath, da Polícia Federal, que investigava crimes contra o sistema financeiro. Os citados têm até sete dias para contestar a impugnação na Justiça.

0 07:42 - 15 de Jul // Fonte: Metro 1 | Bahia

A falta de quórum na Câmara dos Deputados impediu, na noite desta segunda-feira (14), a instalação de sessão deliberativa convocada pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para esta segunda-feira. Eram necessários 257 deputados, no mínimo, para inicia a apreciação de qualquer proposição. Pouco mais de 140 parlamentares compareceram.

 Na pauta da sessão estava prevista a votação da Medida Provisória 641/14, que trata de assuntos como a regulamentação do setor de energia elétrica, parcelamento de dívidas e tributações, além do requerimento para votação, em regime de urgência, do projeto de decreto legislativo que susta o decreto presidencial sobre a Política Nacional de Participação Social - um sistema de participação popular associado ao Executivo.

 Segundo a Agência Brasil, diante da falta de quórum, o presidente da Câmara convocou os líderes partidários para uma reunião às 11h desta terça-feira (15), no gabinete da Presidência, na qual será definida a pauta de votações desta semana. A reunião estava marcada para as 14h30, mas foi antecipada, e Henrique Alves decidiu antecipar também a sessão plenária da Câmara, das 16h para as 12h desta terça-feira (15).

0 08:36 - 14 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia nesta segunda-feira, 14:

Marcos Mendes (PSOL)

Pela manhã se reúne com o Comitê Eleitoral do partido. À tarde, reunião com assessoria técnica.

 Paulo Souto (DEM)

Encontro com lideranças políticas em Salvador, pela manhã. No início da tarde, concede entrevista à emissora de rádio. Depois, se reúne com equipe de campanha.

 Rogério Da Luz (PRTB)

Se reúne pela manhã, com a coordenação de campanha, no Mundo Plaza. À tarde, grava vídeos de campanha com candidatos a deputado federal e estadual.

 Lídice da Mata (PSB)

Recebe, pela manhã, vereadores do PSB de municípios baianos. Às 18h30 será entrevistada no programa Band Cidade.

 Rui Costa (PT)

Pela manhã, dá entrevista a uma rádio local e se reúne com a equipe de Comunicação. À tarde, reunião com lideranças políticas.

 Renata Mallet (PSTU)

Tem reunião com a assessoria de campanha.

 

Fonte: A Tarde

0 08:20 - 14 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

Passada a Copa do Mundo, os candidatos ao governo do estado intensificam suas campanhas. Ontem, o candidato Rui Costa (PT) encontrou lideranças do interior e se reuniu com a equipe de governo para discutir sobre água e saneamento. Nesta segunda-feira (14), Rui dá entrevista a uma rádio local e se reúne com a equipe de comunicação pela manhã.

 No período da tarde, o petista se encontra com lideranças políticas da Bahia. Já o candidato democrata, Paulo Souto, visitou a cidade de Abaré, no Norte do estado, onde defendeu ações para o semiárido baiano. Hoje, pela manhã, Souto tem encontro com lideranças em Salvador. De tarde, dá entrevista à uma emissora de rádio local e depois se reúne com sua equipe de campanha.

 Lídice da Mata, que concorre pelo PSB, aproveita a segunda-feira para se reunir com lideranças do interior e às 18h dá entrevista à TV Bandeirantes. Ontem, Lídice se dedicou a definição de agenda em reunião com a equipe de governo.

 Pela manhã, o candidato do PSOL, Marcos Mendes, tem reunião com o comitê eleitoral do partido e a tarde se reúne com sua assessoria técnica. Ontem, Marcos se encontrou com profissionais da área de Segurança Pública para colher informações que serão inseridas em seu programa de governo.

 

Fonte: Correio

0 07:38 - 14 de Jul // Djalma Macedo | Política

Além de decisão da Copa, o final de semana também reservou encontros políticos em Santo Antônio de Jesus.  Esteve na cidade o candidato a deputado federal Robinson Almeida, que participou de um momento descontraído ao lado de amigos no restaurante Prazer da Carne.

Com a participação de lideranças comunitárias do município e região, correligionários e imprensa local, o encontro foi pródigo em alavancar apoios com vistas à campanha eleitoral que está começando.

Santoantoniense, Robinson Almeida realizou destacado trabalho à frente da Secretaria de Comunicação do governo Wagner e foi saudado por políticos presentes à ocasião como um nome forte para preencher a lacuna de liderança regional representativa da região na Assembléia.

Em sua fala, o candidato lembrou o bom momento econômico por que passa hoje o estado na condução da atual administração, destacando empreendimentos importantes para a região de Santo Antônio de Jesus, a exemplo do Hospital Regional, Estaleiro do Paraguaçu e a perspectiva de início da construção da ponte Salvador - Itaparica.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 10:54 - 13 de Jul // Léo Valente | Brasil

Criticada nessa sexta-feira pelo candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, por defender uma renovação no futebol brasileiro e sugerir uma maior participação do Estado na gerência do esporte, a presidente Dilma Rousseff usou o Twitter neste sábado para negar a suposta criação do que Neves chamou de "Futebras".

"Os que queriam transformar a Petrobrás em Petrobrax, desvirtuam, agora, nossa posição de apoiar a renovação do nosso futebol", escreveu Dilma. De acordo com a candidata à reeleição, o governo nunca quis criar a "Futebrás". "(O governo) Quer, sim, acabar com a Futebrax e deixar de ser um mero exportador de talentos", acrescentou.

Dilma explicou ainda que o Estado não deseja comandar o futebol porque o esporte "não pode e nem deve ser estatal". Queremos ajudar a modernizá-lo. Contem conosco para isso", avisou. "O futebol, que é atividade privada, precisa ter as melhores práticas da gestão privada, nas áreas comercial, financeira e futebolística", completou.(O Globo)

 

0 08:35 - 12 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

Com o objetivo de construir com a população a sua plataforma para o parlamento, o candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSB) promove encontro com lideranças neste sábado, em Nazaré das Farinhas. Temas ligados ao turismo, comércio, saúde, segurança e movimentos de classe são esperados. Vão participar prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, entidades da sociedade civil, associações de bairro, sindicatos e profissionais liberais do Baixo Sul, Recôncavo e da Ilha de Itaparica.

Integrante da coligação Um Novo Caminho para a Bahia, Bebeto vai apresentar ainda algumas propostas que já integram a sua candidatura, como a consolidação do pólo naval e a desconcentração dos recursos federais em favor dos municípios. “Precisamos diversificar a economia baiana, dinamizando regiões como o Recôncavo, Ilha e Baixo Sul”, defende Bebeto. O evento acontece às 9h, no Montepio.

 

Fonte: Assessoria

0 08:39 - 11 de Jul // Elaine Brito | Política

Em seu primeiro ato de campanha no interior do estado, realizado em Barreiras, no oeste baiano, o candidato a governador Rui Costa (PT) prometeu implantar, já em 2015, uma unidade do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) na região, além de criar mais três companhias da Polícia Militar. Segundo o petista, o oeste será uma de suas prioridades, caso seja eleito. Entre as propostas, ele citou também a criação de consórcios, em parcerias com os prefeitos locais, para a construção de hospitais. O deputado federal ainda mencionou no evento os impactos das obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que considera um acelerador do desenvolvimento na área.

Para o candidato a senador da coligação “Pra Bahia mudar mais”, Otto Alencar (PSD), que o acompanhou no evento junto ao postulante à vice-governador, João Leão (PP), a Fiol marcará “o que era o oeste antes e o que vai ser depois da ferrovia”. Após o encontro com prefeitos e lideranças da região, Costa se encontrou com o bispo Dom Josafá Menezes da Silva, da diocese de Barreiras, para tratar de reinvidicações locais, o que incluiu um projeto de requalificação do Santuário de Bom Jesus da Lapa, palco da terceira maior romaria do Brasil. "Temos que fazer muita coisa juntos. Fazer parceria com a comunidade, inclusive com a Igreja Católica, no resgate de valores", disse o postulante, em agradecimento à reunião.  (BN)
0 08:28 - 11 de Jul // Elaine Brito | Política

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a estimativa de tempo que os 11 candidatos à Presidência da República terão no horário eleitoral no rádio e na televisão, a partir do dia 19 de agosto. Os números finais serão apresentados aos partidos em audiência pública na quarta-feira (16) e então o plano de divulgação será colocado em votação no plenário da Corte. A candidata à reeleição, presidente Dilma Rousseff (PT), da coligação "Com A Força do Povo", terá disponível 11 minutos e 48 segundos.

Já o tucano Aécio Neves, da aliança "Muda Brasil", ficará com menos da metade do tempo da petista: quatro minutos e 31 segundos. Eduardo Campos (PSB), da "Unidos pelo Brasil", terá um minuto e 49 segundos. O restante do tempo dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (um minuto e oito segundos); PV, de  Eduardo Jorge (um minuto e um segundo); PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Eymael, do PSDC (47 segundos).

Os postulantes Levy Fidelix (PRTB), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão 45 segundos para expor suas ideias. O bloco total de 20 minutos que será destinado aos postulantes foi dividido de acordo com o número de siglas e coligações que registraram candidaturas ao cargo e a suas representações na Câmara Federal. (BN)

0 17:25 - 09 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

Até o dia 31 de julho, a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, estará em recesso, com as sessões ordinárias suspensas. Por outro lado, o setor administrativo da Câmara funciona normalmente em seu expediente, inclusive com os gabinetes dos vereadores abertos e com atendimento constante. A Câmara Municipal retornará os seus trabalhos legislativos, no próximo dia 1o de agosto, com a primeira reunião ordinária do segundo semestre de 2014.

 O presidente da Câmara, Marcos Có, explica que o recesso é um período em que o parlamento interrompe suas atividades funcionais, diferentemente das férias que os trabalhadores têm direito anualmente. "As Câmaras Municipais tem autonomia para estipular seus recessos, de acordo com suas realidades e necessidades, desde que não ultrapasse 55 dias por ano", disse. É regulamentado pelo Regimento Interno. Portanto, nos períodos entre 1o a 31 de julho e 1º a 31 de janeiro de cada ano, nada que tenha caráter deliberativo funciona. Portanto, as comissões param.

 A secretária legislativa, Joseane Queiroz, informou que as dependências da Câmara continuam funcionando normalmente. "Com todo o quadro de servidores trabalhando, até os gabinetes dos vereadores", afirmou. Assim, qualquer cidadão que precisar de qualquer dos serviços do Legislativo poderá utilizá-los, pois, as atividades administrativas estão em funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h às 14h.

 

Fonte: Assessoria

0 14:31 - 09 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

O candidato oposicionista ao governo, Paulo Souto, da coligação “Unidos pela Bahia”, defendeu a necessidade de melhorar o sistema público de saúde do estado, em entrevista ao programa Se Liga Bocão, comandado por José Eduardo, na Itapoan FM, na noite de segunda-feira (07). “Além de uma mudança estrutural na organização da Secretaria de Saúde, precisamos regularizar o pagamento dos hospitais administrados pelas organizações sociais e exigir deles um serviço bom. Ninguém consegue trabalhar sem receber por dois ou três meses”, afirmou o democrata.

 Para Souto, é importante também investir em equipamentos e construir novos hospitais regionais para atender às necessidades dos baianos. “É impossível que o Hospital Clériston Andrade, nas condições atuais, consiga atender à população de Feira e região. É preciso construir um novo hospital, assim como em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul”, disse.

 O candidato ao governo ainda reforçou a proposta de estabelecer um tempo máximo para a realização de exames e cirurgias, ainda no segundo ano de governo, se eleito. “Temos que acabar com esse desrespeito de a pessoa ficar com uma requisição nas mãos sem saber o que fazer com ela por seis meses. Quando o sujeito for num posto de saúde, ele vai saber qual o tempo máximo que levará para realizar determinados tipos de exames e cirurgias”, destacou.

 De acordo com Paulo Souto, melhorar a qualidade dos serviços públicos essenciais à população será uma prioridade em seu governo, no caso de eleito. “Se não atendermos a essas necessidades básicas, então, para que serve o governo? Isso não é fácil. Mas é um desafio que temos de encarar com seriedade”.

 

Fonte: Jornal da Mídia

0 14:27 - 09 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

Criar uma Agência de Desenvolvimento do Oeste da Bahia foi o compromisso firmado pela candidata a governadora Lídice da Mata, da coligação Um Novo Caminho Para a Bahia (PSB-Rede, PSL, PPL), em sua visita à cidade de Barreiras, no oeste do estado, na noite do último domingo, 6, quando participou da abertura do 32ºExpoAgro.

“Hoje vemos nas ações dos órgãos federais e estaduais um bate cabeça, é um andando pro lado e outro para outro, é a repetição de investimentos semelhantes, é a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com os mesmos cursos da Universidade Federal do Oeste (Ufob). Precisamos fazer uma racionalidade dos esforços para com planejamento decidir metas em todas áreas e acompanha-las ano a ano para ter desenvolvimento mais integrado”, defendeu a candidata.

Lídice destacou que a principal meta para o Oeste é desenvolver a região de forma mais igualitária. “Hoje existem dois oestes, o do desenvolvimento do agronegócio; e o outro, do desemprego, da pobreza, dos pequenos agricultores precisando de apoio, e é para isso que o estado precisa atuar, integrar a Bahia”, concluiu.

Segundo ela, para criar esta nova estrutura não será necessário a criação de novos cargos que onerem mais os cofres públicos, mas apenas a reorganização da estrutura funcional. “Apresentei este projeto para a Secretaria de Planejamento do Estado por duas vezes – quando o secretário era o deputado Zezéu Ribeiro e também na gestão de Gabrielli –, mas a proposta não foi levada a diante”, lamenta ela.

Fonte: Assessoria

0 14:20 - 09 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

A partir da próxima quinta-feira (10), o vice-governador da Bahia e candidato ao Senado Federal, Otto Alencar (PSD), retoma uma série de viagens pelo interior juntamente com o candidato ao Governo do Estado, Rui Costa (PT).

 A primeira parada será no município de Barreiras, durante a 32ª Expo Barreiras, cuja feira reunirá expositores dos ramos de agropecuária, alimentos, artesanato, turismo, cachaça e móveis. Durante o dia, os candidatos concedem entrevistas aos veículos de comunicação da cidade e participam de reuniões políticas. À noite circularão pelo Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, conferindo o potencial de Barreiras e da região.

 Na sexta-feira (11), os candidatos viajam para Vitória da Conquista, onde se encontram com lideranças, e no domingo (13), dia da final da Copa do Mundo, estarão em Canavieiras participando da festa de São Boaventura. Os trajetos, se somados, superam os 1.800 quilômetros, sinal de que há muita disposição para tornar A Bahia mais forte no Senado e continuar mudando para melhor a vida dos baianos.

 

Fonte: Assessoria

0 09:06 - 08 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

O patrimônio que os seis candidatos ao governo da Bahia declararam ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), ao fazerem o registro de suas candidaturas, chega à cifra de R$ 2.769.326, 96.

O candidato do DEM, Paulo Souto, é o único milionário do grupo, com bens que somam mais de R$ 1, 5 milhão. O menos abastado é o candidato do nanico PRTB, Da Luz, que diz ter apenas R$ 31,5 mil.

De 2010, quando disputou o governo pela terceira vez, até hoje, Souto viu seu patrimônio crescer mais de R$ 364,7 mil, aí incluídos um apartamento no bairro do Itaigara, em Salvador, mais de 10 fazendas em Canavieiras e Santa Luzia, participação em uma rádio e em empresa de consultoria.

Da Luz também teve o seu patrimônio ampliado, de R$ 27 mil em 2012, ano em que disputou a prefeitura da Salvador, para R$ 31,5 mil em 2014.

O candidato, que só tinha cotas em sua empresa de processamento de dados, agregou à sua declaração de bens uma caminhonete Mitsubish L 20, ano 2001.

Outros dois candidatos ao governo do Estado, segundo dados do TRE divulgado em seu site, também diminuíram os respectivos patrimônios: A senadora Lídice Mata (PSB) e o deputado federal Rui Costa, do PT.

Lídice tinha, em 2010, bens no valor de R$ 567.567,78.. Agora tem R$ 38.102,23 a menos, um apartamento na av. Princesa Isabel, um Chevrolet Traker Freeride 2013/14 e aplicações bancárias.

Rui Costa tinha um patrimônio de R$ 192.993,56, em 2010 e agora declarou ter R$ 189.544,79. A diminuição no valor dos bens ocorreu apesar de ter atualizado, em R$ 30 mil, o valor do apartamento, no bairro do Rio Vermelho, agora cotado a R$ 150 mil.

O patrimônio de Marcos Mendes (PSOL) cresceu de R$ 200 mil, em 2010, para R$ 315 mil: um apartamento no Imbuí e um Fiat Siena 2008/9. Renata Mallet (PST) declarou um apartamento financiado, no valor de R$ 170 mil.

Os afortunados

Mas é entre os candidatos a vice-governador e a senador que ocorre os maiores contrastes de patrimônio. Há três vices milionários - Eduardo Vasconcelos (PSB), Joaci Góes (PSDB) e João Leão (PP) - com posses que superam a R$ 1 milhão.

Os candidatos a senador não ficam atrás: Geddel Vieira Lima (PMDB) tem mais de R$ 5,9 milhões em bens. Eliana Calmon, acima de R$ 2,7 milhões, e Otto Alencar (PSD), mais de R$ 2, 4 milhões.

Os sem-patrimônio são o candidato a vice do PSTU, Carlos Nascimento, e ao Senado do PRTB, Idalba Marins.

Os candidato do PSOL, Ronaldo Santos (vice), e Hamilton Assis (Senado), declararam ter R$ 8,7 mil e R$ 53 mil em bens, respectivamente.

 

Fonte: A Tarde

 




Colunistas


Classificados