Como eu não posso pautar o meu Mandato em coisas tão pequenas, a exemplo das “cores da cidade”, vou focar em embasar as denúncias contra os que se nutrem descaradamente do dinheiro público. E aos fascistas de plantão: Cuidado, sua hora vai chegar! ... Vereador Uberdan Cardoso


Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

0 18:52 - 16 de Abr // Léo Valente | Polícia

O comerciante José Wilson Pires, que atua em uma distribuidora de ovos na praça Duque de Caxias, entrou em contato com o programa Andaiá Urgente para lembrar que, mesmo com o decreto de uma greve na Polícia Militar, oficiais do 14º BPM fizeram questão de buscar seu telefone particular para, no meio da madrugada,  avisa-lo que seu estabelecimento comercial havia sido arrombado.

O crime aconteceu na madrugada desta quarta feira ( 16 ), muito embora maiores prejuízos não tenham sido registrados.     Três viaturas da PM foram deslocadas no meio da noite para as imediações da loja.

O comerciante fez questão de agradecer ao comandante da tropa, Luziel Andrade, pela presteza em desenvolver eficiente trabalho de segurança pública na cidade, mesmo passando por um período de turbulência em toda a Bahia com a paralisação da Polícia Militar.


Celso Rommel/ Blog do Valente

0 18:33 - 16 de Abr // Léo Valente | Polícia

No primeira dia de greve da Polícia Militar, mais dois assaltos foram registrados em Santo Antônio de Jesus.  Elementos de arma em punho anuciaram um assalto na panificadora Santa Rita localizada no bairro Maria Preta. Segundo o proprietário, Sr. Ailton, os elementos levaram o dinheiro do caixa. Felizmente, apesar do susto, ninguém saiu ferido na empreitada criminosa.

Também um ônibus da empresa Lorentur foi assaltado na região do Alto Santo Antônio. Segundo informações o veículo de transportes de passageiros foi recuperado horas depois da vizinha cidade de Governador Mangabeira
 
 Celso Rommel / com Informações do repórter Antônio Carlos

0 17:53 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) informou, antes da reunião com o comando de greve da Polícia Militar na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (16), que o movimento paredista já entregou uma nova lista de reivindicações ao governo estadual.

Segundo o parlamentar, que liderou a assembleia-geral de terça (15) junto com o vereador Marco Prisco (PSB), entre as solicitações está o pagamento das Gratificações por Atividade Policial (GAP) IV e V para aposentados e viúvas do policiais, além da reformulação do Código de ética e do plano de aceleração de carreira. O oposicionista espera que, com o encontro na Casa, seja conquistado um consenso e que o governo tenha o bom senso de compreender as necessidades da categoria.

Também estão presentes os deputados Elmar Nascimento (PR), Deraldo Damasceno (PSL), Zé Neto (PT), Pastor Sargento Isidório (PSB) e Carlos Gaban (DEM). (BN)

0 17:51 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um policial militar que não teve a identidade revelada foi assassinado, no fim da manhã desta quarta-feira (16), após ladrões assaltarem um estabelecimento próximo à Cavalaria de Feira de Santana. O PM estava à paisana realizando atividades pela Cavalaria através de um trabalho de equoterapia, juntamente com outras pessoas. Segundo testemunhas, os ladrões estavam em um veículo Fiat Uno. 

Quando os acusados descobriram que se tratava de um PM, roubaram a arma dele e o atingiram na nuca. A vítima morreu na hora. Os bandidos fugiram. (Bocão News)
0 12:04 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A presidente Dilma Rousseff assinou, na manhã desta quarta-feira (16), a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e, de acordo informações do governo do Estado, cerca de 5 mil homens da Força Nacional e do Exército devem começar a atuar na Bahia a partir das 17h.

Solicitados pelo líder do Executivo baiano, Jaques Wagner, os servidores federais substituirão os policiais militares do estado, que deflagraram greve na noite desta terça (15), e serão liderados pelo comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima. O governo já tenta na Justiça obter a ilegalidade da paralisação policial. (BN)

0 11:44 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A greve da Polícia Militar começa a ganhar corpo também no interiro do estado. A Polícia Militar de Irecê e Região também aderiu à greve deflagrada na noite desta terça-feira (15) por entidades representativas da corporação, após assembleia geral em Salvador.

De acordo com o site Sertão Baiano "os militares de plantão se apresentaram, mas seguem “aquartelados” no 7º Batalhão, que conta com efetivo de 325 homens e mulheres e atende 23 municípios do território. “A situação é, realmente, delicada. Nós acompanhamos o movimento, mas estamos prontos para atender as demandas da comunidade. Não vamos deixar nossa região órfã”, garantiu o comandante Josehilton Martins dos Santos. Entretanto, enquanto durar a paralisação, a PM não fará policiamento ostensivo nem rondas táticas.

De acordo com o comandante do 7º Batalhão, o efetivo está preparado (apenas) para evitar distúrbios sociais, saques e arrastões. (BN)

0 11:31 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O clima de boataria que se espalhou, na tarde desta terça-feira (15), por conta da possibilidade de deflagração de greve dos policiais militares chegou até o Wet'n Wild, local onde os PMs realizam assembleia geral para decidir os rumos da categoria.

De acordo com representantes das associações presentes ouvidas pela reportagem, cerca de seis mil policiais da capital e do interior participam do encontro.

Em entrevista à reportagem, o presidente da Associação dos Oficiais do Quadro Auxiliar da PM baiana, major Ubiraci Vieira, pediu calma a população por conta dos boatos de ações criminosas em diversos pontos de Salvador.

“A população deve se manter calma, porque algumas coisa são de fato boatos, outras coisas podem ser verdade, porque alguns oportunistas estão neste momentos para cometer uma  série de crimes. A Polícia Militar vai sair desse momento negocial de cabeça erguida e vamos devolver a tranquilidade e os bandidos oportunistas  serão alcançados, com certeza”, afirmou o major.

Ainda segundo o PM, que se diz esperançoso com um desfecho positivo entre governo e PMs, uma “pauta mínima” foi entregue nesta terça ao governo da Bahia.

“Levamos hoje uma pauta mínima e eles estão avaliando. Eles já avaliaram umas e estão avaliando outras. São coisas complexas, que dependem de estudos, mas acreditamos que sairá um bom resultado. Estamos todos esperançosos. Esperamos que ainda nessa assembleia de hoje nós recebamos qualquer informação alvissareira por parte do governo e que possamos dar essa boa notícia a tropa, acalmando a tropa, acalmando a sociedade e devolvendo a tranquilidade pública que somos depositários mais fieis”, afirmou.

Pauta conjunta comum das associações representativas dos policiais e bombeiros militares entregues nesta manhã ao governo do Estado:

1. Inclusão do Bacharelado em Direito para QOPM, de Engenharia para o QOBM e Nível Superior aos Praças;
2. Manutenção do auxílio fardamento aos militares e aos alunos em formação;
3. Manutenção da proposta de Disponibilidade dos Diretores das Associações;
4. Exclusão da cassação de proventos;
5. Exclusão da sansão disciplinar para reformados ;
6. Manutenção da lei vigente do Capítulo de Direitos e Gratificações ;




0 09:47 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um grupo de policiais militares, em greve, se mantém acampado no Wet'n Wild, na Avenida Paralela, desde o decreto da paralisação, por tempo indeterminado, que aconteceu na noite de ontem (15), por volta das 19h30.  

Na manhã desta quarta-feira (16), eles realizaram um café da manhã, no local, e aguardam o desfecho de um novo encontro que haverá, às 10h, entre o Comando de Greve e o Governo do Estado, quando os policiais apresentarão contra- propostas para serem reavaliadas.  (BN)

0 07:33 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Com a força que as redes sociais exercem sobre a sociedade e em meio aos boatos que se instalam sobre a greve da Polícia Militar baiana, alguns grupos e internautas se mobilizam para espalhar informações falsas na internet.

Durante esta terça-feira (15), dia em que a greve foi deflagrada, várias páginas falsas de portais como Correio24h e A Tarde foram espalhadas no Facebook e Whats App. Os internautas desconhecidos começaram a enviar as páginas, como imagem apenas, pelas redes sociais aparentemente com o objetivo de desmobilizar os policiais militares. Elas são manipuladas em qualquer computador, utilizando programas como Photoshop e até mesmo os navegadores.

As imagens são manipuladas e distribuídas como "reprodução" de uma matéria de determinado portal. (BN)

0 07:31 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, disse que foi surpreendido com a deflagração da greve dos funcionários da corporação, decretada em assembleia na noite desta terça-feira (16), com início imediato e por tempo indeterminado, mesmo com as tentativas de negociação do governo estadual com a categoria. “Primeiramente, eu quero registrar minha surpresa com esse momento. Para se deflagrar uma greve, nós temos etapas e uma delas é o diálogo. Jamais, em momento nenhum, o governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública e a instituição fecharam as portas desse diálogo”, defendeu, em coletiva de imprensa realizada logo após o anúncio da paralisação.

Castro reafirmou que o governo propôs, entre outros termos, mudanças nas gratificações das Condições Especiais de Trabalho (CET), além da revisão do processo administrativo disciplinar da mobilização de 2012. A última reunião das associações de policiais com os representantes estaduais durou quase cinco horas e atrasou a plenária dos policiais, marcada para as 15h, no Wet'n Wild. “Firmamos um acordo que pontuava, na sua maioria, a proposta que foi colocada em evidência, contrapondo as condições das associações. As condições estavam favoráveis a uma não paralisação”, avaliou.

De acordo com o coronel, ainda na noite desta terça (16), depois da coletiva que terminou por volta das 21h30, o governo ainda esperava fazer novos contatos com as entidades, a fim de avançar a negociação. “Esse momento é de mostrar tranquilidade e não de mostrar fatos que acontecem diurtunamente na cidade de Salvador e potencializar a situação”, amenizou. Assim como o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, Castro afirma que a medida que o Estado tomará para coibir as ações delituosas do período é buscar a Garantia da Lei e da Ordem, via governo federal, que deve trazer a Força Nacional para dar suporte à segurança. (BN)

0 07:28 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Após a decretação de greve dos policiais militares, na noite desta terça-feira (16), o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, orientou, em coletiva no Centro Administrativo da Bahia, que a população “toque as suas vidas” e afirmou que agora pretende “aguardar” a continuidade do movimento para avaliar a adesão da categoria.

“A orientação é nós tocarmos as nossas vidas. Estamos passando por um processo de negociação. Nós temos que entender o tamanho e a extensão do movimento paredista para ver se teve ou não a adesão que foi falada. Então é momento de aguardar. Vamos tocar nossas vidas e ter fé de que nós vamos conseguir resolver isso o mais rápido possível”, disse. “Da nossa parte, nós tínhamos atendido a tudo aquilo que foi colocado, prometendo até revisar tudo aquilo que o governo já tinha proposto no Grupo de Trabalho", esclareceu.

Conforme o titular da SSP, com a deflagração da paralisação por tempo indeterminado, o governador Jaques Wagner já acionou os meios legais para decretação da Garantia da Lei e da Ordem, a fim de trazer ao estado as Forças Nacionais de Segurança. Barbosa também espera que os policiais mantenham o efetivo de 30% em atuação, conforme determinação constitucional. “É a nossa intenção, até porque não é permitida a greve das forças policiais. Isso já está até sacramentado pelo Supremo Tribunal Federal”, lembrou.

Ao ser questionado, o secretário evitou comentar se a greve, liderada pelo vereador Marco Prisco (PSDB), tem alguma motivação política. “Não vou entrar nesse quesito, até porque isso não compete a mim. A mim, como secretário de Segurança, como responsável pela segurança pública do nosso estado, eu tenho que procurar o que é melhor para nosso policial e nossa população. Agora cada um tem que responder por si”, esquivou-se.  (BN)

0 11:22 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Coronel Edmilson Tavares, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) - Força Invicta, disse nesta manhã (15) que o clima entre os policiais militares é de greve.

No entanto, a intenção é que haja negociação com o governo do Estado. “Nós queremos evitar esse movimento paredista. O governo precisa nos ouvir. A polícia não está bem. Estamos abertos ao diálogo porque tem muitos pontos obscuros na proposta apresentada pelo governo”, garantiu ele, dizendo em seguida que ainda hoje deve acontecer mais uma reunião com o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, antes da assembleia dos oficiais às 15h no Wet'n Wild.

Ontem (14), a categoria também se reuniu. (Bocão News)

0 10:36 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um dos suspeitos de matar um paciente dentro do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na noite do último sábado (12), em Feira de Santana, foi preso nesta segunda-feira (14).

De acordo com a polícia, o homem foi detido na rodoviária quando tentava sair da cidade. Um outro suspeito do crime ainda é procurado. O assassinato ocorreu na clínica cirúrgica do HGCA, onde estavam mais de 20 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. O paciente se recuperava de uma tentativa de homicídio ocorrida no mesmo dia, quando foi atingido por dez tiros.

A Polícia Civil local solicitou as imagens das câmeras de segurança da unidade médica para saber como os dois homens conseguiram entrar no hospital. (BN)

0 08:48 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (14) depois de matar uma garota de programa em uma zona rural do município de Itapetinga, a 580 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, João Santos Rocha, 45 anos, foi preso horas depois de cometer o crime e trabalhava  como vaqueiro na região.

No domingo (13), João teria pagado por um programa com Elineide Santana Souza, 29, à beira de um rio. Durante o ato sexual, a moça teria furtado R$ 1,5 mil e dois celulares do vaqueiro.

Assim que descobriu o furto, o homem pegou uma  espingarda e atingiu a garota de programa. Ela chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),  mas não resistiu ao ferimento e morreu  no local.

Após o ocorrido, João foi para a sua residência. Nesta segunda, ao sair da casa em direção ao seu veículo, um Fiat Uno, ele foi preso por policiais locais.  O vaqueiro confessou o crime e está custodiado no Complexo Policial de Itapetinga, à disposição da Justiça.  A delegacia de Itapetinga investiga o caso. (Correio)

0 07:53 - 15 de Abr // Léo Valente | Polícia

O delegado titular da cidade de Castro Alves, Dr Adílson Freitas, comentou o resultado de uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar naquele município reunindo cinco delegados, sob a coordenação do delegado Paulo Guimarães, da  4ª Coorpin.

Na operação foram presos seis elementos envolvidos com o tráfico de drogas e dois menores.  " Sentindo-se sufocados pelo forte trabalho que tem sido realizado pela polícia esses marginais tem migrado da capital para o interior mas, graças a um esforço cuidadosamente empreendido, nós conseguimos êxito", relaotu ele em entrevista ao repórter Antônio Carlos.

Foram detidos: Antônio Paulo dos Santos, vulgo Pato, dominava o tráfico a rua da Cestinha, Edvaldo Santos Costa,  que já havia cumprido pena por homicídio em Salvador, Valdinei Fernandes Gama, o "Lula", Eric Silva dos Santos, Casio Vieira da Silva e Anderson Sacramento dos Santos. Os nomes dois dois menores foram preservados.

Todos ja foram ouvidos e se encontram a disposição da Justiça no Complexo Policial de Castro Alves.

Celso Rommel/ Blog do Valente

0 07:08 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma importante assembleia dos policiais militares está marcada para a tarde desta terça-feira, no Wet’n Wild, em Salvador. A partir das 15h de hoje serão definidas as diretrizes do movimento, que está insatisfeito e ameaça greve por tempo indeterminado.

Na ocasião, será apresentada e discutida com a tropa a lei de modernização da PM elaborada pelo governo do estado que foi divulgada para as entidades na última quinta (10). Presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), o vereador Marco Prisco não confirma a greve, mas deixa a entender que o clima é tenso e a categoria está propensa a interromper as atividades.

Segundo Prisco, a tropa é quem vai decidir sobre a greve durante a assembleia. De acordo com o governo o investimento será de R$ 45 milhões por ano na PM, com a aprovação da lei. O secretário Maurício Barbosa, da Segurança Pública informou que  um grupo de trabalho será criado para rediscutir o sistema remuneratório dos PMs.  (BN)

0 07:50 - 14 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma briga entre duas estudantes dentro do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu I), em Itaberaba, na Chapada Diamantina, terminou com uma das alunas retalhada por golpes de estilete.

Um vídeo enviado para o Bocão News mostra as duas jovens discutindo dentro de uma sala de aula. A estudante de mochila rosa tenta sair da sala, mas é agarrada e termina levando vários tapas e socos no rosto. Após alguns segundos, ela saca o estilete e começa a golpear a outra estudante na região da barriga e costas.

Depois de muita gritaria, elas se separam. O que se vê depois é uma adolescente completamente retalhada e sangrando. De acordo com informações do denunciante, a jovem foi levada para o hospital e passa bem. (Bocão News)

0 08:41 - 13 de Abr // Nadia Santos | Polícia

Um vendedor ambulante matou o chefe após ter o pedido de férias negado no município de Itatim, localizado a cerca de 200 km de Salvador. Francinaldo Pereira, 39 anos, ganhava por comissão e viajava pelo Estado vendendo as mercadorias. O homem contou que trabalhava para a vítima há mais de dois a nos e já tinha mais de um ano que não tirava férias. Quando pediu para que o chefe liberasse para passar alguns dias com a família, que mora no Rio Grande do Norte, o patrão negou o pedido e disse que se ele fosse iria matá-lo.

Os dois começaram a discutir e o acusado desferiu um golpe de faca contra a vítima. Segundo Pereira, ele não lembra como tudo aconteceu, pois estava bêbado. O homem disse que foi um momento de fraqueza e está arrependido.

— Não tem nenhum motivo que justifique tirar vida de ninguém. Piorou 100 vezes mais a minha situação. Estou arrependido mesmo.

O acusado afirmou que trabalhava que nem escravo e, como ganhava por comissão, tinha dias que não recebia nem para comer. O delegado disse que nessas situações o acusado tenta dar uma versão diferenciada do fato para tentar justificar o crime, dando uma ideia de legitima defesa, mas o fato é que ele matou o patrão porque não conseguiu as férias.(r7)

0 10:05 - 12 de Abr // Nadia Santos | Polícia

Uma operação conjunta das polícias militar e civil prendeu cinco pessoas suspeitas de trafico de drogas, na manhã desta sexta-feira (11), no município de Castro Alves. De acordo com informações da Polícia Civil, Antônio Paulo dos Santos, vulgo “Pato”, Edvaldo Santos Costa, Valdinei Fernandes Gama, vulgo “Lula”, Erick Silva dos Santos, e Anderson Sacramento dos Santos, foram presos em flagrante durante a ação que resultou na apreensão de grande quantidade de cocaína, 205 pedras de crack, pronta para comercialização, além de três balanças de precisão. Todo o material apreendido e os suspeitos foram encaminhados para delegacia territorial de Castro Alves. A operação comandada pelo coordenador da (4ª COORPIN), Dr. Paulo Guimarães, contou com apoio do delegado, Dr. Adilson Freitas (Castro Alves), Dr. Fabrício Alencar, (Sapeaçu), Dr. Ney Brito, (Conceição do Almeida) e Dr. Marcos Maia, (Elísio Medrado), além das guarnições da Polícia Militar e Investigadores de Polícia. (Forte na Notícia)

0 15:17 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Edilene ficou desfigurada após ser sequestrada e espancada por ao menos quatro horas pela ex de seu namorado. Moradora da região metropolitana de São Paulo, ela chegou a ser levada para uma pequena cidade na divisa com Minas Gerais e jogada em um matagal. A ex pensava que ela estivesse morta. Mas Edilene sobreviveu. Estava apenas desmaiada. Acordou na manhã seguinte e seguiu uma trilha até pedir ajuda a moradores de chácaras da região.

A polícia ouviu o relato da moça e foi à Grande São Paulo localizar a ex. Fátima, a acusada, levou um susto ao saber, pela polícia, que Edilene estava viva. Ela e outros três parentes que a ajudaram foram presos. (R7)
0 10:55 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A polícia de Goiânia (GO) prendeu o rapper Graciliano Gomes dos Santos, de 19 anos, por armazenar fotos de jovens nuas no computador.

A denúncia foi feita por uma adolescente de 15 anos, que havia enviado suas próprias fotos ao cantor.

Após uma briga entre os dois, o acusado a ameaçou de publicar as imagens, por isso a adolescente contou aos pais e procurou a polícia.

Após a denúncia, a delegada Simelle Lemes, que cuida do caso, tentou identificar os nomes das outras jovens que aparecem nas fotografias, mas ainda não há informações se todas moram na cidade.

O rapper foi preso em casa, na periferia de Goiânia, e levado para a Casa de Prisão Provisória. (A Tarde)

0 07:42 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um casal de estelionatários foi preso no bairro do Tomba, em Feira de Santana, por investigadores do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), da Polícia Civil, com dezenas de cartões de crédito falsificados. Lindson Cardoso, 34 anos, e Priscila dos Santos Moreno, 30, utilizaram dados de empresários e executivos para emitir cartões de crédito com limites entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.

A dupla procurava vítimas através de revistas e internet. Para ter acesso aos dados de instituições de crédito e assim colher informações sobre vítimas de grande poder financeiro, Lindson criou uma empresa chamada "Lindson Cardoso Lins Ayala Eletrons". Com as informações, ele solicitava cartões adicionais para aplicar o golpe. A polícia acredita que o casal fez mais de 100 vítimas nos últimos meses.

Os dois utilizaram cartões para compras pela internet e em estabelecimentos comerciais de Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Juazeiro. De acordo com o delegado Charles Leão, coordenador do GME, a dupla escolhia vítimas de diversas profissões, “entre as vítimas estão profissionais de empresas do ramo alimentício, companhias aéreas, varejo e agronegócios”, disse o delegado.

Momentos antes da prisão, Priscila havia acabado de receber dois envelopes contendo cartões. A polícia ainda achou na casa da dupla fichas de consultas de dados cadastrais e anotações com números de documentos de vítimas. O casal, que já possui passagens pela polícia por estelionato, vai responder pelo mesmo crime, falsidade ideológica e falsificação de documentos. Eles serão encaminhados ao Sistema Prisional. (Correio)

0 07:31 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, irão anunciar os detalhes do Plano de Modernização da PM, nesta sexta-feira (11), às 9h, na sede da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho, a fim de promover reforma administrativa através da reforma da Lei de Organização Básica e do Estatuto da PM. (BN)

0 15:47 - 10 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O julgamento do recurso apresentado pela defesa da médica Kátia Vargas, acusada pelas mortes dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, foi adiado nesta quinta-feira (10). Marcado para acontecer a partir das 13h na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o pedido de adiamento foi feito pela defesa da médica.

"Entramos com o pedido de adiamento, que seria julgado hoje, por conta de outros compromissos meus em outros estados", disse o advogado Sérgio Habib, que cuida da defesa da oftalmologista. "Como eu tinha o julgamento de outros processos em São Paulo e Brasília, alguns marcados há três meses, tive de pedir esse adiamento, que já foi deferido pela Justiça". 

Ainda de acordo com Habib, o TJ-BA deve decidir ainda nesta quinta-feira (10) a data no novo julgamento. "Pode ser semana que vem, ou depois da Semana Santa. Ainda não sabemos", garante.

O recurso defesa pede a desclassificação do crime cometido por Kátia de doloso para culposo - quando não há intenção de matar. "Entendemos que ela é inocente, e o que aconteceu foi um acidente", comenta o advogado Habib. Leia mais no Correio da Bahia.

0 09:38 - 10 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma carta aberta, que relata diversas denúncias contra a Academia de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA), chegou à redação do Bocãonews nesta quarta-feira (9), enviada por alunos da instituição. Privação de água, alimentação em horários irregulares, alto índices de baixas por motivos de saúde, trabalho além da carga horária permitida, torturas psicológicas e prisões arbitrárias são algumas das queixas dos alunos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Força Invicta, da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) que informou o recebimento da carta aberta, pelo coronel Edmilson Tavares, presidente da Força Invicta, que notificou o Comando Geral da PM e o diretor da Academia, o coronel Guimarães.

O Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS-PMBA) enviou uma nota com esclarecimentos à reportagem. Leia a íntegra da nota:

“A Polícia Militar da Bahia informa que a denuncia já foi encaminhada para a direção da Academia de Polícia (APM), que instaurou sindicância para apurar os fatos. 
Vale ressaltar que todas as atividades da PMBA são precedidas de minucioso planejamento pelo corpo docente formado por profissionais especializados, levando-se em consideração, inclusive, os aspectos pedagógicos inerentes a atividade policial militar. 
A PMBA disponibiliza ininterruptamente, para a tropa e o cidadão, um canal direto para recepcionar sugestões, denuncias, informações, reclamações e elogios, através da Ouvidoria, via site (pm.ba.gov.br), ou telefone 162.” (Bocão News)
0 07:32 - 10 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um caixa eletrônico em um posto de gasolina foi arrombado em Santa Cruz Cabrália, extremo sul da Bahia, na madrugada desta quarta-feira (9).

A cidade está sofrendo com o péríodo de chuva, agora, enfrenta também a insegurança. Os dois suspeitos fizeram um buraco no caixa usando uma furadeira e removeram uma quantia não divulgada pelo banco. Depois, os ladrões ainda roubaram os funcionários do posto de combustível. Eles chegaram e fugiram em um Fiesta vermelho.

O local tem câmeras, mas os ladrões viraram as câmeras para cima para evitar filmagens. Os ladrões estavam armados, mas ninguém ficou ferido. (BN)

0 18:15 - 09 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O professor de jiu-jitsu, identificado como Daryell Dickson Meneses Xavier, foi preso no final do mês de março, em Taguatinga, cidade satélite de Brasília, acusado de espancar e estuprar o enteado de 1 ano e 8 anos.

De acordo com publicação do Blog Combate Policial, fotos divulgadas na internet nesta quarta-feira (9) mostram Daryell sendo medicado após ter sido estuprado dentro da cadeira. Ainda segundo as informações do Blog, o acusado, mesmo com os curativos, foi estuprado novamente, por aproximadamente 20 homens na prisão.

Indignada com o crime, a mãe da criança e ex-mulher do acusado, Gabriela Estrela, desabafou no Facebook. “Agora, nesse momento eu abro minha boca a todos! Não amenizei minha dor, mas comecei a fazer justiça à minha própria paz, ao meu próprio coração. Cara a cara com o assassino do meu neném! Eu o repudio!”, escreveu.

Em outro trecho do depoimento, a mulher conta que acolheu o acusado com amor. “Eu entreguei minha vida e a do meu filho para esse homem cuidar. Eu acreditei no amor e na bondade dele, eu o apoiei, eu o amei e aceitei seus defeitos sem saber que ele era algo muito pior, minha família inteira se encantou por ele, acolhemos ele”, desabafa. (Bocão News)

0 21:03 - 08 de Abr // Leozinho Valente | Bahia

Três homens armados invadiram uma casa no Rio Claro, no interior paulista e renderam os pedreiros que trabalhavam no imóvel, mas o proprietário que possuía uma arma de fogo reagiu, rendeu um dos assaltantes e alvejou outros dois. Um cerco policial evitou a fuga e todos foram presos.

Um dos acusados que foi socorrido por uma unidade do Samu, foi agredido pelo filho do dono da casa, que não engoliu o ódio e passou a dar socos.


Confira o vídeo:

Fonte:Bocão News

0 11:26 - 08 de Abr // Elaine Brito | Polícia
A Polícia Civil retomou na manhã desta terça-feira (8), na zona rural de Eunápolis, as buscas pelo gerente de uma fazenda desaparecido no começo da noite de domingo (6). De acordo com os investigadores, Luiz Carlos Seguro, idade ainda não confirmada, pode estar morto. 
Isso porque, conforme uma testemunha, o segurança da propriedade rural, localizada na Estrada do Itu, região do Ponto Bahia, teria assassinado o gerente e depois ocultado o corpo.
A testemunha, que estava na propriedade rural prestando serviços temporários, afirmou que Luis Carlos teve um desentendimento com o segurança na sede da fazenda. O suspeito teria se afastado do local e voltado com uma espingarda calibre 12, disparando duas vezes em Luiz Carlos.
Ainda segundo o relato da testemunha, outros três seguranças da fazenda teriam ajudado o acusado a colocar o corpo no porta malas de um Fiat Uno branco. Um deles teria dito que o cadáver seria jogado em um rio.
0 07:32 - 08 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um homicídio foi registrado por volta das 18h40m desta segunda-feira (07) próximo a praça da Brazilinha no bairro 2 de Julho, em Alagoinhas.

De acordo com informações divulgadas pelo site Alta Pressão, o crime teria sido motivado após uma discussão em frente à casa os irmãos Paulo Jorge Santos Pereira, 52 anos, e Carlos Cezar Santos Pereira, 47 anos.

Ainda segundo a publicação, populares afirmaram que Carlos estava em posse de um facão enferrujado, no momento em que golpeou o seu irmão Paulo Jorge três vezes, acertando a vítima na altura do abdômen.

Paulo ainda entrou em luta corporal com seu irmão e tentou tomar o facão, porem ele caiu na calçada da residência ao lado, não resistiu aos ferimentos e morreu. Carlos sofreu alguns ferimentos e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em seguida encaminhado até o Hospital Regional Dantas Bião.

A equipe do Departamento de Polícia Técnica e a Polícia Civil chegou no local cerca de uma hora depois do crime para realizar a perícia.

O corpo de Paulo Jorge foi removido e encaminhado ao IML local. Segundo vizinhos que não quiseram se identificar, os dois irmãos faziam o uso constante de bebida alcoólica. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil. (Alta Pressão)

0 07:27 - 08 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O cantor Igor Félix Neves, 19 anos, que fazia parte da Banda dos Vaqueiros, morreu com tiros na cabeça ao reagir a uma abordagem policial na cidade de Irecê, por volta das 0:20h da madrugada deste domingo (06).

Igor estava em uma festa de aniversário no Bairro 13 acompanhado por um primo que mora em Irecê. Após deixar a festa, a vítima resolveu retornar e foi deixado próximo ao local do aniversário. Segundo familiares, as informações passadas pela polícia são de que Igor estava circulando em um carro de uma prima quando recebeu ordem da polícia CAESA para parar, porém não respeitou a ordem dos pociais. Houve perseguição, os dois veículos se chocaram e os policiais informaram no boletim que Igor teria efetuado dois disparos e por isso foi alvejado com tiros na cabeça. Igor deixa mulher e um filho de oito meses.

Informações passadas pelo 7º Batalhão de Polícia Militar de Irecê ao site A Bahia Acontece dão conta de que na ocorrência consta que o cantor estava na direção de um GM Corsa Sedan de placa JKS 0269, tomado de assalto as 0h20 do domingo, no bairro São José, em Irecê. (BN)

0 09:51 - 07 de Abr // Elaine Brito | Polícia
Mário Sergio Santos Cerqueira,  de 25 anos, foi morto com sete tiros enquanto caminhava de mãos dadas com o filho, no bairro de Olhos D´Água, em Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador. Segundo a polícia, a criança de 7 anos saiu correndo para casa quando ouviu os tiros. O crime aconteceu próximo da casa da vítima. 
De acordo com a criança, um homem numa moto efetuou os disparos, mas outras pessoas que passavam pelo local afirmam que foram dois. O delegado responsável pelas investigações informou ao Correio que Mario Sergio era usuário de drogas e tinha envolvimento com o tráfico no local. Além disso, a vítima teria tido uma desavença com um traficante — o que pode ter motivado o crime. 
A polícia ainda não sabe a identidade dos suspeitos e, até ontem, ninguém havia sido preso. Segundo o delegado, a criança deve prestar depoimento durante esta semana. Além de lavar carros, Mario vivia de pequenos bicos e também trabalhava no Feiraguai, polo do comércio informal de Feira. (Bocão News)
0 08:20 - 07 de Abr // Léo Valente | Polícia

Na manhã de domingo, dia 06, a Farmácia Santana de Cristina, que fica na Rua 7 de Setembro, centro da cidade de Santo Antônio de Jesus, foi assaltada por Diorgenes Vitor Conceição dos Santos, de 23 anos, que reside na Ilha de Itaparica. O assaltante conseguiu levar uma quantia em dinheiro no valor de 400 reais, mais foi recuperada pelo Tático Móvel do 14º BPM que  estava no comando do Sargento Almeida e sua equipe.

Segundo informações da Policia é que o assaltante logo após cometer o assalto fugiu mais foi perseguido pala guarnição que teve muito trabalho para capturar o mesmo, que pulou um murro de uma residência na Rua do expedicionário e saiu no loteamento Jardim Brasil e seguiu em direção ao ginásio de esportes onde no local tinha vários ônibus devido um evento que acontecia e o assaltante para despistar a policia se escondeu debaixo de um dos ônibus, em seguida viu que a policia estava fazendo ronda ao seu redor tentou fugir mais uma vez, correndo por cima dos telhados das residências no local mais não teve êxito, com a sua resistência o mesmo foi alvejado com um tiro nas nádegas e socorrido pelos policiais para o HRSAJ onde passou por cirurgia e encontra-se custodiado até sua melhora e ser apresentado na delegacia de policia para prestar esclarecimento sobre o caso.

( Barriga Notícias )

0 07:22 - 07 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma abordagem dentro de um Ônibus da empresa Expresso Brasileiro, realizada pela Policia Militar de Itabela, às 14H de sábado (5), resultou na morte de dois homens. A ação ocorreu após a polícia militar receber uma denúncia anônima informando que dois homens armados teriam embarcado em um ônibus na rodoviaria com destino à cidade de Eunápolis. Ao verificar a denúncia, os policiais foram surpreendidos a tiros. Durante o tiroteio, os dois assaltantes foram baleados. 

Kaique Dias Santos e o comparsa ainda não identificado chegaram a ser socorridos pela viatura da polícia, mas morreram a caminho do hospital Frei Ricardo. Kaique é suspeito de vários assaltos e tráfico de drogas em Itabela, além de ser principal acusado no envolvimento da morte de Robson de Oliveira Santo de 25, morto no mês passado, com quatro tiros na praça da matriz em Itabela. Com eles a polícia encontrou dois revólveres, um 38 e outro calibre 32. (Bahia Dia a Dia)

0 12:00 - 05 de Abr // Léo Valente | Polícia

Várias autoridades e representantes da sociedade civil organizada estiveram nesta quinta-feira (03) reunidos para dialogar sobre segurança pública no município. Estavam na reunião, o prefeito Dr. Jean, o vice-prefeito Ednaldo Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores Edson Ribeiro, o juiz da Vara Crime de Cruz das Almas, Dr. Renato Pimenta, o delegado regional Paulo Roberto Guimarães, a delegada da cidade, Ivian Vidal, o tenente coronel David Lanzelotti, subtenente Nailson Carvalho, o representante da OAB, Dr. Marcelo Velame, o presidente da CDL José Carlos Gomes, o representante do Ministério Público Jossan Santana e representantes do Conselho de Políticas sobre Drogas, do Conselho da Mulher, da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, além de vereadores e secretários municipais.

Durante a reunião que organizada pela Prefeitura, as autoridades abordaram diversos assuntos, falaram sobre o trabalho já desenvolvido e as dificuldades estruturais do sistema para realizar ações mais eficazes, tais como, número insuficiente de efetivos na corporação da polícia militar e civil, poucos recursos materiais para ambas, a participação da sociedade civil organizada e a própria legislação que precisa ser revista.Ao final algumas sugestões e encaminhamentos foram definidos. Uma comissão formada por políticos discutirá, junto às polícias militar e civil, estratégias para se chegar a soluções junto ao governo estadual e, além disso, definiu-se a formação do Conselho Municipal de Segurança, que de acordo com as informações do prefeito o conselho já está em processo de criação.

O prefeito Dr. Jean falou do seu empenho em combater a criminalidade na cidade para que Cruz das Almas volte a ser um lugar tranquilo para as famílias cruzalmenses. “Não vamos medir esforços para manter a ordem em nossa cidade e é através da união de forças, como o que estamos fazendo aqui, que vamos consegui estabalecer estratégias para solucionar esse problema que atinge nossa Cruz das Almas”, disse.      

( Blog Repórter Tatu )

0 09:33 - 04 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O estado de saúde do bebê de um ano espancado pela babá piorou, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, a 108 km de Salvador, nesta quinta-feira (3).

Segundo o boletim médico, o bebê continua internado na Unidade de Estabilização do Hospital recebendo cuidados intensivos desde o dia 28 de março, às 18h50. A criança foi levada a unidade pelos pais desacordada, com relatos de sonolência e episódios de vômito.  

O bebê foi submetido a uma tomografia de crânio, neurocirurgia e recebe acompanhamento de um neurocirurgião. A paciente continua sem indícios de reatividade e em ventilação mecânica, devido a gravidade da lesão neurológica e piora do quadro neurológico. (Bocão News)

0 09:04 - 04 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Moradores da cidade de Salinas das Margaridas, no Recôncavo Baiano, voltaram a procurar o Bocão News para denunciar transtornos que envolvem a construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) localizado em Maragogipe, no distrito de São Roque, na Bahia. O grupo formado pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos S.A., a OAS Investimentos S.A. e a UTC Participações S.A. Em 2012, a Kawasaki Heavy Industries Ltda. é o responsável pela implantação do EEP.
Em conversa com a reportagem, eles reclamaram das estradas que continuam esburacadas, por conta dos veículos pesados que trafegam pelos distritos, e também relataram que crianças estão sofrendo com problemas respiratórios.
Na última sexta-feira (28), a população fez um protesto em uma das estradas que dá acesso ao estaleiro. O ato acabou com uma idosa atingida de raspão por uma bala de borracha. Durante a manifestação, trabalhadores do estaleiro que eram conduzidos em ônibus chegaram a se solidarizar a ser barrado pelos manifestantes. “Estamos revoltados com aquilo que o policial fez. Ele ainda disse que não daria em nada. Somos trabalhadores ou vagabundos? A gente interferiu porque os policias começaram a jogar bombas, a agredir esses moradores. E ainda teve a ousadia de dizer que não daria em nada a manifestação”, disse um dos funcionários que preferiu não se identificar. A bala teria sido disparada, segundo os moradores, por policiais da Caatinga.
Assista: 




0 08:39 - 04 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Segundo a Polícia Civil, o pai alegou que cometeu o crime como uma forma de castigar o filho. O comerciante teria cozinhado o ovo e obrigado a criança a segurá-lo, causando ferimentos graves nas mãos do menino.

O homem foi preso na residência da família após vizinhos denunciarem o caso à polícia. Ele foi encaminhado à Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), onde prestou depoimento. "O pai pode castigar, mas a forma como foi é a mais pesada e cruel possível", pontuou a delegada responsável pelo caso, Linda Gláucia de Moraes. Com informações do G1

0 18:51 - 03 de Abr // Léo Valente | Polícia

Circulam nos meios de comunicação informações a respeito da possibilidade de uma nova greve na Polícia Militar da Bahia.  Em contato com a tropa de Santo Antônio de Jesus, o comandante geral da PM baiana, Alfredo Castro, o militar informou, buscando tranquilizar a opinião pública, que representantes da instituição já estariam com adiantadas conversas com o Governo do Estado e que os pleitos estariam sendo ouvidos.

Representante da Polícia Militar em Santo Antônio, o sargento Ataíde comentou, em entrevista à rádio Recôncavo, manifestou a opinião da PM de que "não querem a greve e estão buscando dialogar com o estado há oito meses".  Ele comentou: " Essa espera porém precisa ser respaldada por respostas concretas".

Segundo o militar, as insatisfações da tropa estariam sendo acalentadas desde 2009, sem resposta convicente por parte do governo Wagner, fator que desaguou na greve de 2012. " Ao invés do diálogo fomos sitiados na Assembléia, passamos 60 dias atrás das grades, nossa associação foi desmontada e fomos acusados por crimes que não cometemos", desabafou.

Já o vereador Sargento Vinícius comentou que existe hoje um clima de expectativa na tropa desde 2012. " Desde então o governo não cumpriu promessa de anistia aos que tiveram alguma participação no movimento", afirmou.

 

0 08:44 - 03 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A médica Myriam Priscilla de Rezende Castro, de 34 anos, foi presa na noite desta terça-feira, 1º, em Pirassununga, no interior paulista, quando deixava o condomínio de luxo em que morava rumo a um hospital onde trabalhava como clínica geral. 

Myriam pegou seis anos de cadeia em regime fechado por mandar cortar o órgão genital do noivo após ele romper o casamento, em 2002, faltando apenas três dias para a cerimônia em Juiz de Fora (MG). Ela foi condenada em 2009 e conseguiu, por meio de recursos, seguir livre até o ano passado, quando a decisão foi mantida em última instância e a médica passou a ser considerada foragida. 

Para cometer o crime, ela teria contratado dois homens que arrancaram o pênis da vítima na frente de seu irmão, que desmaiou. Myriam foi condenada por lesão corporal gravíssima, sendo mandada para uma penitenciária feminina de Belo Horizonte de onde será transferida para cumprir a pena no presídio em Juiz de Fora. (Correio)




Colunistas


Classificados