Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

0 17:37 - 22 de Mai // Fonte: G1/Bahia | Bahia

Sete homens suspeitos de integrar uma quadrilha de assalto a banco foram presos em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar e apresentados nesta sexta-feira (22), durante coletiva à imprensa, pelo delegado Maurício Moradillo e pelos major PM Barreto e major PM Washington, da Força Tarefa.

O grupo é suspeito de roubar dois bancos em cidades diferentes da Bahia. Um ação foi no município de Barro Alto, em 6 de março, e a outra, em Andorinha, no dia 1º de maio. Outros quatro homens que também fazem parte da quadrilha estão sendo procurados.

Há pouco mais de duas semanas, equipes de policiais rastrearam o interior da Bahia e localizaram os assaltantes em três cidades diferentes: três em Cafarnaum, três em Irecê e um em Mulungu do Morro.

Com os homens, os policiais apreenderam duas pistolas, um revólver, uma espingarda, uma balança de precisão, munições e três carros. Eles foram autuados por porte e posse ilegal de armas e munições, receptação, formação de quadrilha e adulteração de sinal em veículo automotor, os criminosos foram encaminhados ao Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

0 16:00 - 22 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

Policial Militar baleado, na última quinta-feira (21), em assalto aos Correios é sepultado após cortejo em Itabuna, cidade a 400 Km de Salvador. O PM, Denisson Rodrigues, foi morto em serviço, quando bandidos assaltaram uma agência dos Correios, na cidade onde o policial era lotado, em São José da Vitória. O crime ganhou repercussão, após o vídeo do assassinato ser divulgado na internet.

Conforme moradores de Itabuna, uma multidão acompanhou o enterro do policial, percorrendo as ruas da cidade em direção ao cemitério. Viaturas e PMs em motocicletas acompanharam o cortejo em homenagem ao PM que tinha 31 anos e estava há cinco na corporação.

Nas imagens divulgadas na internet, três homens armados entraram na agência e anunciaram o assalto. Em seguida, o policial chegou sozinho na unidade. Denisson foi baleado e depois que estava caído no chão, recebeu chutes de um dos envolvidos. A polícia afirmou que o PM foi alvejado, mais vezes, quando estava caído. Os três assaltantes já foram identificados e a PM segue com as buscas.

0 15:41 - 22 de Mai // Fonte: R7 | Brasil

Dois pedreiros foram presos por abuso sexual de um menino de apenas cinco anos em Santa Cruz, zona oeste do Rio. Após quatro meses de investigação, os irmãos Leonardo Ventura de Oliveira e Jefferson Augusto Ventura Correia foram encontrados e detidos. Exames do IML (Instituto Médico-Legal) e laudos psicológicos comprovaram que a criança foi violentada.

A mãe do menino, que não quis se identificar, contou à reportagem da Rede Record que estranhou o comportamento dele.

— O tio dele chamou pra soltar pipa e ele foi, só que ficou o dia inteiro sentado. Aí à noite, ele: 'Mãe, tá doendo'.

O garoto foi buscar uma pipa que caiu em um terreno ao lado da casa onde mora. Nesse momento, ele foi abordado por dois homens que trabalhavam em uma obra. Durante 30 minutos, os pedreiros ameaçaram e violentaram o menino.

O delegado do caso, Daniel Mayr, acredita que os irmãos possam ter feito outras vítimas.

— Geralmente o autor do crime sexual, nesses casos, ele não pratica uma vez só. É muito importante a divulgação das imagens e, por ventura, quem tiver sido vítima desses dois autores, pode ir na delegacia que registrou e comunicar o fato

0 14:53 - 22 de Mai // Fonte: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo | Bahia

Na tarde desta quinta-feira (21), um empresário de Serra Grande, distrito do município de Valença/BA, sofreu uma tentativa de assalto na estrada vicinal que liga o referido distrito a cidade de Mutuípe.

Segundo informações de populares, o empresário foi surpreendido por dois bandidos que estavam armados a bordo de uma moto de dados desconhecidos, na entrada que dar acesso a região de Capelinha de São José, zona rural de Mutuípe.

Ao avistar os bandidos, o empresário não obedeceu a ordem de parar e acelerou o carro, momento em que os meliantes atiraram em direção ao mesmo. Um dos disparos atingiu o vidro, felizmente o empresário não foi atingido. O nome não foi divulgado por questão de segurança.

0 13:59 - 22 de Mai // Fonte: Assessoria | Brasil

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino no município de Santo Antônio de Jesus, o deputado Soldado Prisco (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa indicação endereçada ao governador Rui Costa para que seja implantada uma unidade do Colégio da Polícia Militar no município. “A organização escolar pode contribuir de diferentes formas para o sucesso dos alunos”, afirmou o parlamentar tucano. Prisco afirmou que a atual sociedade “assenta-se num conjunto de valores que desencorajam o estudo e promovem o insucesso escolar, além da crescente violência que se instala entre os jovens. “Diversão, individualismo e consumismo, três valores encontrados na sociedade atual, são em tudo opostos ao que a escola significa, principalmente no setor público”, disse o deputado, ressaltando que uma das poucas soluções que se mostram eficazes - desde 1957 data do 1º CPM na Bahia - são os Colégios da Polícia Militar. O deputado afirma que os CPMs são referência em toda sociedade brasileira, como binômio de qualidade e disciplina. O colégio funciona em sistema de externato, em dois turnos distintos e o ensino é ministrado gratuitamente. Já possuem unidades no interior, tais como: Alagoinhas,Candeias, Feira de Santana, Ilhéus,Itabuna, Jequié, Juazeiro, Vitoria da Conquista e Teixeira de Freitas. “O Colégio Militar do Estado da Bahia é considerado referência nas notas do Enem em todo o país. São um exemplo de como o erário pode produzir bons resultados”, completou

0 18:00 - 21 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

A divulgação, no domingo (17), do retrato falado do suspeito de assaltar e estuprar uma médica, quando esta saía de um estacionamento em frente ao Hospital São Rafael na última sexta-feira (15), causou a circulação na internet de fotos de supostos suspeitos nas redes sociais. Foi o que aconteceu com José Fernando de Souza Santos e outros dois homens que tiveram problemas ao serem comparados com o suspeito.

Após ver fotos circulando na internet, como o suposto estuprador, José Fernando compareceu na 10° Delegacia de Pau da Lima, onde o caso está sendo investigado, e também na 12° Delegacia de Itapuã para prestar uma queixa por causa da acusação que está sofrendo. Na ocasião, José Fernando ficou sabendo que outros dois homens estiveram nas unidades policiais para registrarem queixas semelhantes.

De acordo com a Polícia Civil, o homem acusado de estuprar a médica ainda não foi identificado. O delegado do caso, William Achan, espera identificar o estuprador, através de imagens melhoradas da câmeras de segurança. Enquanto isso, pessoas bem intencionadas ou não, divulgam fotos de homens, comparando-os com o retrato falado do acusado, prejudicando pessoas inocentes.

0 14:35 - 21 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

Um policial militar foi morto, na manhã desta quinta-feira (21), em São José da Vitória, no sul da Bahia. Denisson Rodrigues foi baleado durante um assalto à agência dos Correios.

De acordo com informações da polícia, a viatura parou e o PM entrou na agência sem perceber que estava ocorrendo um assalto. Os bandidos deflagraram vários tiros contra o soldado, que não resistiu. Cerca de quatro assaltantes estavam em um Fiat Pálio Week-end, de placa JLE-1136, licença de Santa Cruz Cabrália.

A placa, de acordo com informações do Sinesp, do Ministério da Justiça, pertence a um outro veículo. A agência já havia sido alvo de bandidos no final do ano passado. As buscas pelos bandidos continuam na região.

0 12:00 - 21 de Mai // Fonte: Bocão News | Polícia

Uma jovem de 20 anos morreu atropelada por um ônibus após fugir de um homem que havia abusado sexualmente dela. De acordo com a polícia, o crime e o acidente aconteceram em Várzea Grande, cidade do interior do Mato Grosso na noite da última sexta-feira (15).

Conforme informações do jornal Extra, a ovem identificada como Jaqueline Cristina da Costa Arruda chegou a ser encaminhada para um hospital. Após quatro dias em coma, a vítima não resistiu aos ferimentos.

Segundo familiares, Jaqueline saiu da casa de um parente por volta das 20h, e desapareceu. Ela havia sido vista pela última vez em um ponto de ônibus, em Cuiabá, local onde pegava uma condução para a cidade de Várzea Grande, onde morava. De acordo com testemunhas, a jovem teria sido abordada por um homem em um carro vermelho.

 Desesperada, Jaqueline fugiu em direção à Avenida São Sebastião, uma via mais movimentada, quando foi atropelada por um ônibus que fazia rotas intermunicipais. Jaqueline foi encontrada sem documentos, celular e uma bolsa com dinheiro que ela levava para casa.

 O corpo da jovem foi levado ao Instituto Médico Legal de Cuiabá. Um exame realizado no local mostrou que, de fato, a vítima sofreu violência sexual. A jovem era casada e deixa uma filha de 2 anos. A Polícia Civil assumiu as investigações sobre o caso, mas ainda não apresentou informações sobre suspeitos. Imagens das câmeras de segurança da região serão analisadas para identificar responsáveis pelo crime.

0 17:13 - 20 de Mai // Fonte: Metro 1 | Autos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), no estado da Bahia, através da "Operação Duas Rodas" fiscalizou 1.098 pessoas e apreendeu 118 motocicletas na região de Feira de Santana. A ação, realizada durante seis dias, encerrou nesta quarta-feira (20).

Conforme a PRF, a escolha do local da operação é baseada em estudos estatísticos que definem locais e horários propícios. A fiscalização foi intensificada em pessoas e motocicletas trafegando nas rodovias federais, nos trechos da BR 116 - Sul, em Santo Estevão, Paraguaçu, Rafael Jambeiro; na BR 116 - Norte, em Santa Bárbara, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Teofilândia, Araci; e ainda na BR 324 - Norte, no município de Riachão do Jacuípe.

Dos 940 veículos fiscalizados, dez foram encaminhados para a delegacia de polícia civil por furto ou roubo. Nove pessoas foram encaminhadas para a delegacia de polícia civil das localidades, sendo uma por porte ilegal de arma e outra por mandado de prisão expedido.

0 17:03 - 20 de Mai // Fonte: Nas Malhas da Lei | Bahia

A Guarnição do PETO Alfa da 33ª CIPM prendeu um jovem conhecido por “Digo-Digo” e apreendeu um menor de iniciais W.J. F nas proximidades do antigo matadouro em Cajaíba, Valença.

De acordo com a polícia, a mesma recebeu denúncias que dois elementos estavam conduzindo uma moto possivelmente roubada Honda CG, placa policial JQO 4142, licença de Santo Antônio de Jesus.

 Em diligência, a guarnição encontrou os elementos, recuperou a motocicleta e apreendeu um revólver calibre 32.

 “Digo-Digo” e o menor foram encaminhados e apresentados na sede da 5ª COORPIN.

0 16:28 - 20 de Mai // Fonte: Bahia No Ar | Bahia

O homem apontado nas redes sociais como o possível estuprador de uma médica do Hospital São Rafael, na última sexta-feira (16), se apresentou à polícia civil, que logo descartou a autoria ao suspeito.

A foto do suspeito circula nas redes sociais e, ainda segundo a polícia, não há nenhum indício de que a pessoa que aparece na foto seja o criminoso. O homem fez um Boletim de Ocorrência na 10ª Delegacia Territorial de Pau da Lima, que investiga o caso.

Nesta quarta-feira (20), o delegado William Achan vai receber as imagens da câmeras de segurança que foram melhoradas pela perícia para tentar identificar o criminoso. As pessoas que reconhecerem o rapaz do retrato falado devem encaminhar informações pelo Disque Denúncia, telefone 3235-0000. O sigilo é garantido.

0 14:46 - 20 de Mai // Fonte: Forte no Recôncavo / Editado | Bahia

O jovem José Carlos Souza Machado, vulgo "Tchê" de 19 anos foi assassinado na manhã desta quarta-feira 20, em frente da barbearia que trabalhava na Praça São José do Itaporã. "Tchê" residia no distrito de no Jacarezinho, na zona rural de Muritiba. Segundo informações, homens armados em um carro ao avistarem a vítima começaram a efetuar disparos que atingiram José Carlos e que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local.

Ainda não se sabe a motivação do homicídio nem a autoria do crime que chocou a cidade. Familiares acreditam que o jovem pode ter sido assassinado por engano, já que era uma pessoa calma e querida por amigos e moradores de São José. O corpo foi removido para o IML de Santo Antônio de Jesus.

1 09:00 - 20 de Mai // Blog do Valente / Informações R.Andaiá FM | Polícia

O grupo CTO, UNEB , UFRB e 14º Batalhão realizarão o I Fórum Social para discutir sobre violência no Recôncavo para buscar alternativas para diminuição da violência na região. O evento acontecerá no auditório da UNEB, dias 26 e 27 de maio. “É importante por que o evento é de interesse público e as pessoas precisam participar. Não podemos fechar os olhos e a nossa empresa que tem uma preocupação social quer discutir, debater com as associações e instituições e ouvir as pessoas que sofrem essa violência”, disse Dr. Everaldo Júnior, diretor  do CTO, em entrevista. 


0 08:48 - 20 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

A Anistia Internacional vê a Rondesp como um grupamento da Polícia Militar que age “de forma ilegal, sem respeitar a lei”. A afirmação foi feita, ao Bahia Notícias, pelo assessor de direitos humanos da ONG, Alexandre Ciconello, nesta terça-feira (19). De acordo com ele, o grupo responde pela morte de Geovane Mascarenhas – assassinado na sede da corporação, após ter sido esfaqueado, queimado e ter tido partes do seu corpo queimadas -, pelas 12 mortes do Cabula – uma vingança da PM, de acordo com o Ministério Público - e está envolvido no desaparecimento do garoto Davi Fiúza, que sumiu no Parque São Cristóvão, no final de 2014, segundo Ciconello. “A Rondesp tem que agir dentro da legalidade. Faltam mecanismos de controle da tropa. Tem de existir, também, uma posição mais firme do Estado, que, em algumas falas, autoriza as ações”, analisou. O inquérito aberto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra os nove policiais que agiram na ação que matou 12 pessoas no Cabula, de acordo ainda com o dirigente da ONG, foi importante, pois “destoa dos inquéritos da polícia”. “Só para exemplificar, o inquérito do caso Davi Fiúza diz que não tinha indícios da PM. No caso do Cabula tivemos a declaração do governador e do chefe da SSP [Secretaria de Segurança Pública, Maurício Barbosa]. Há uma lassidão dos comandos em exercer controle sobre esta tropa”, apontou. A ideia de “polícia cidadã”, propagada pelo governador Rui Costa durante a campanha de 2014, ainda “não foi posta em prática”, segundo a Anistia Internacional. “A Bahia precisa de uma política explícita de diminuição da letalidade. Rui Costa teve a oportunidade de se pronunciar durante o primeiro momento do caso Cabula e fez isso de forma muito ruim. A declaração dele autorizou, de certa forma, práticas como aquela. O governo não colocou em prática esta tal polícia cidadã”, criticou o assessor da ONG.

0 17:50 - 19 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Antes de sair do estacionamento Well Park com a médica do Hospital São Rafael, o homem suspeito de estuprar a profissional mandou que a vítima apagasse todos os aplicativos do celular e do tablet. De acordo com A Tarde, o homem passou 90 minutos com a médica dentro do carro, no interior do estacionamento. Para passar o tempo, eles teriam conversado sobre política e redução da maioridade penal. O titular da 10ª DT (Pau da Lima), William Achan, qualificou o suspeito como "muito astuto", por ter feito de tudo para não deixar rastros. O delegado disse ainda que ao refazer o caminho com os policiais para descobrir o local do crime, a médica ficou bastante abalada. De acordo com o jornal, a médica deixou o criminoso em um local que não soube determinar e procurou ajuda em uma loja de conveniência de um posto de gasolina, onde ligou para os familiares. A médica foi abordada pelo homem, vestido de jaleco e calça jeans, quando disparou o alarme do carro. As imagens das câmeras de segurança do estacionamento passam por tratamento no Departamento de Polícia Técnica. O Hospital São Rafael informou por meio de nota que mantém contato com a Well Park para assegurar o bom andamento das investigações e cobrar medidas para evitar novos casos dessa natureza.

0 16:05 - 19 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

O deputado estadual e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), Marco Prisco, criticou o pedido de prisão de nove policiais militares envolvidos em uma ação que deixou 12 mortos no Cabula em fevereiro. A solicitação faz parte de denúncia feito pelo Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) à Justiça.

"Os policiais estavam ali defendendo a sociedade, não agiram contra o que a sociedade espera deles. Essa decisão de pedir a prisão preventiva é absurda e arbitrária, pois esses policiais têm renda e residência fixa", disse Prisco, em entrevista ao A Tarde. O MP argumenta que a prisão é necessária para garantir a ordem pública e segurança da comunidade onde as mortes aconteceram. Segundo a promotoria, o crime foi uma "execução primária" e decorrente de vingança.

0 16:02 - 19 de Mai // Fonte: Correio | Brasil

Uma jovem de 18 anos está sendo procurada após tentar sufocar a própria filha, de apenas seis meses, usando uma fralda. O caso aconteceu Uruçuí, cidade na região sul do Piauí. Segundo informações da Polícia Civil, a suspeita foi denunciada após gravar um vídeo e enviar para o pai da bebê.

Na imagem é possível ver que a pessoa usa uma fralda de pano e pressiona contra o rosto da criança por alguns segundos. A bebê tenta segurar no braço da pessoa, como se quisesse se defender e, quando a fralda é retirada, a menina chora.

Mãe tenta sufocar bebê de seis meses.

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O pai da criança ficou revoltado com a situação e compartilhou o vídeo e algumas imagens de uma conversa que teve com a ex-mulher no aplicativo WhatsApp. A polícia só tomou conhecimento do caso na segunda-feira (18) após repercussão do material.

"O vídeo deixou toda a cidade apavorada e ao receber as imagens iniciamos diligências para capturá-la. Chegamos a ir no salão de beleza onde ela trabalhava, mas fomos informados que a jovem tinha se mudado. Então procuramos as suas amigas para pegar o seu contato e conseguimos falar com a suspeita", relatou Jarbas Lima, delegado responsável pelo caso, ao site G1.

0 14:10 - 19 de Mai // Fonte: Extra / Globo | Brasil

O ajudante de pedreiro Éder Moraes de Lima, de 22 anos, se entregou ontem à noite na Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Ele confessou ter matado o filho de 1 ano e sete meses no último sábado e escondido o corpo da criança no armário de casa, na favela Três Irmãos, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. De acordo com o delegado Fábio Salvadoretti, Éder chegou à delegacia acompanhado pelo pai, que o encontrou perambulando pelas ruas da cidade.

— Ele confessou o crime. Apesar de a ex-namorada ter afirmado que ele batia na criança, ele disse que dava apenas palmadas para educar. Porém, nesse dia, a criança começou a chorar enquanto ele fazia comida. Então ele deu vários socos nas costas do filho e ao constatar que o bebê não estava respirando o envolveu num lençol e o guardou no armário. Em depoimento, ele se disse arrependido, mas admitiu que não gostava muito da criança e não o considerava seu filho — afirmou o delegado.

Nesta segunda-feira, a ex-namorada dele, uma menor de 17 anos — que não é a mãe da criança —, contou que terminou o relacionamento um dia antes do crime. Segundo ela, Éder tinha muito ciúme dela com o filho. A mãe da criança, deficiente auditiva não foi localizada pela polícia. O pai vai responder por homicídio triplamente qualificado e pode pegar até 30 anos de cadeia.

0 13:17 - 19 de Mai // Fonte: Criativa Online | Bahia

O Capitão Alex Luis Rêgo dos Santos foi nomeado para o cargo de Comandante da Companhia Independente da Polícia Militar em Amargosa. O Capitão Alex também comanda a PM em Elísio Medrado e São Miguel das Matas. Antes de se tornar Companhia Independente, Amargosa pertencia ao 14º Batalhão em Santo Antônio de Jesus.

A Polícia Militar de Amargosa passa a contar com maior autonomia e agilidade nas ações de combate a violência, incluindo ainda a gestão própria de recursos oriundos do Governo do Estado.

0 17:47 - 18 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

Em entrevista ao Metro1 nesta segunda-feira (18), o promotor responsável pelo caso das 12 mortes no Cabula, Davi Gallo, informou que pediu a prisão dos nove policiais acusados, e o afastamento dos mesmos da Policia Militar. Na ocasião, o promotor descartou, a princípio, a responsabilidade do Estado nas execuções. "Foi um ato assumido pelos policiais, por causa de uma ação que feriu um tenente. Não foi confronto, foi execução. Uma vingança praticada por nove policiais que não agiram por mando de ninguém. Foi uma atitude pensada e organizada pelo grupo", garantiu o promotor.

Nas investigações, constataram que o GPS das viaturas estavam desligados durante as horas que aconteceram as mortes e ainda não há a conclusão da perícia dos uniformes e armas dos envolvidos. O promotor destacou que os PMs são acusados de 12 homicídios consumados, triplamente qualificado por: motivo torpe, perigo comum e impossibilidade de defesa das vítimas. Além de seis homicídios tentados. O somatório das penas mínimas desse processo pode chegar a 168 anos de reclusão para cada acusado, conforme Gallo.

0 15:10 - 18 de Mai // Fonte: Amargosa News | Bahia

Estudantes da Escola Municipal Professora Dinorah Lemos Da Silva, no bairro da Catiara em Amargosa, foram surpreendidos pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar, um grupo estava armado com facas e estiletes. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (18).

Segundo informações, após perceber uma certa inquietude de um grupo de adolescentes, o Guarda Municipal lotado no centro escolar, se aproximou dos alunos, quando um deles deixou cair uma faca. O guarda apreendeu a arma branca, encontrou outra faca escondida no jardim da escola e não conseguir identificar os donos. A Polícia Militar foi acionada e numa busca rápida em conjunto com a Guarda Municipal, mais objetos perfurantes foram encontrados nas dependências da escola.

Os estudantes foram ouvidos e as armas foram apresentadas na delegacia de Polícia local.

0 14:57 - 18 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

Um homem de 44 anos foi encontrado morto nesta segunda-feira (18) embaixo de uma das passarelas que dá acesso ao Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão. De acordo com informações da Central de Polícia, o homem identificado como Marcionilio Santos Filho foi encontrado caído ao lado de um veículo, com diversos tiros na cabeça, no rosto e no tórax. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e ainda não há suspeitos do crime.

0 12:12 - 17 de Mai // Fonte: Correio | Bahia

A Polícia Civil divulgou na manhã deste domingo (17) o retrato falado do suspeito de sequestrar e estuprar uma médica de 32 anos quando ela deixava o plantão no Hospital São Rafael, na sexta-feira (15). A imagem do rosto do homem foi construída a partir de informações da vítima. Segundo ela, o homem era negro, tinha 1,70m de altura, possuía "boa oratória e esclarecido", demonstrou "bom conhecimento geral", trajava jaleco, calça jeans e camisa social.

No Departamento de Polícia Técnica (DPT), a médica contou que o suspeito parecia não saber dirigir, pois a obrigou a ficar no volante e indicou o itinerário que deveria fazer. Ela não soube informar à polícia o caminho que havia realizado.

A médica informou ainda que o suspeito disse que temer ser identificado pelo DNA, e, por isso usou preservativo durante o estupro. As imagens do circuito interno de segurança do estacionamento Wellpark, que fica em frente à unidade médica, já foram solicitadas pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), mas até a manhã de hoje elas ainda não havia sido enviadas

Em nota, a Polícia Civil pede às pessoas que identificarem o rapaz do retrato falado liguem para Disque Denúncia, pelo telefone 3235-0000. O sigilo de denunciante está garantido.

1 11:11 - 17 de Mai // Fonte: Bocão News | Bahia

A tenente e dentista reservista da Aeronáutica, identificada como Daniela Castilio, foi detida na tarde desta sexta-feira (15), após ser flagrada dentro de um veículo no bairro de Itapuã, em Salvador, com quantidade não divulgada de maconha. De acordo com informações dos policiais Militares da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ela foi abordada durante blitz realizada em combate ao tráfico de drogas na região.

Daniela foi apresentada na 12ª Delegacia Territorial (DT), em Itapuã e ouvida pelo Delegado Titular Antônio Carlos Magalhães. Segundo a polícia, foi feito um termo circunstanciado e após depoimento a tenente foi liberada.

0 10:39 - 17 de Mai // Fonte: R7 | Bahia

Dois homens foram detidos após roubarem um telefone celular de um restaurante no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O solicitante informou para a Polícia Militar que os autores do furto seriam dois moradores de rua que ela sempre ajudava e comiam de graça no local.

Testemunhas contaram que Willian da Conceição Campos, 20 anos, e um adolescente de 17 furtaram o aparelho enquanto comiam no restaurante no bairro Recreio. Os policiais conseguiram capturar os dois homens com o celular furtado.

Segundo a PM, os dois têm mais de dez prisões por furto. Eles foram conduzidos para o Disep (Distrito Integrado de Segurança Pública).

0 10:03 - 17 de Mai // Fonte: Forte na Notícia | Bahia

Um policial militar sofreu uma tentativa de assalto na cidade de Cruz das Almas no final da manhã deste sábado (16). As primeiras informações indicam que o PM estava à paisana quando foi abordado por dois homens armados, que deram voz de assalto. O policial reagiu e iniciou-se um tiroteio.

Um dos suspeitos foi atingido na virilha. Ele foi socorrido e encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e logo após transferido para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSJ). Durante o tiroteio, uma criança de 10 anos foi atingida de raspão no abdome. Ela também foi socorrida e encaminhada para um hospital. O estado de saúde da vítima é estável.

 O outro suspeito foi preso. Ele, que não teve o nome divulgado, foi levado para a delegacia de Cruz das Almas. A polícia apreendeu com o detido, uma moto e uma pistola. O PM também não teve a identidade divulgada.

0 09:48 - 17 de Mai // Fonte: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo | Polícia

Com o início da reforma da Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus a câmera de monitoramento que ficava em frente à Igreja Matriz teve que ser retirada. Neste sábado (16), o equipamento foi reinstalaram. A câmera capta e grava as imagens em tempo real que são transmitidas para uma central de vídeo monitoramento que fica na sede do 14º Batalhão da Policia Militar.

Segundo Jeovan Nascimento, técnico responsável pela instalação, o município conta ainda com câmeras na Feira Livre próximo ao Galpão de Farinha, nas 4 Esquinas, Avenida Ursicino Queiroz em frente a Roupa Nova, Avenida Roberto Santos próximo a Reconvel, São Benedito perto da Paineira e Bairro Irmã Dulce. “As câmeras estão posicionadas em locais estratégicos, contemplando as áreas de maior movimentação de pessoas e veículos”, disse Nascimento.

(Foto:Hélio Alves)

A tecnologia também tem auxiliado os órgãos de segurança de Santo Antônio de Jesus. Atitudes suspeitas ou flagrantes são informadas imediatamente a Policia Militar ou outros órgãos públicos ligados à segurança. As imagens também auxiliam as investigações da Polícia Civil.

0 09:29 - 17 de Mai // Fonte: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo | Bahia

Uma guarnição da Polícia Militar durante abordagens na Rua Jequié em Mutuípe (BA), prendeu na última sexta-feira (15), a jovem Júlia Carolina Jesus da Silva, 19 anos, natural da cidade de Salvador, quando a mesma encontrava-se vendendo drogas a dois usuários. Com ela foi encontrada uma importância de R$ 260,00.

Após a prisão, houve uma denúncia anônima informando que ela havia jogado parte da droga atrás de um muro. Foi realizada a busca e encontrados 71 trouxinhas de maconha, 137 pedrinhas de crack, 09 pedras maiores da última substância pesando 05 gramas cada uma, juntamente com materiais para embalar os entorpecentes.

Julia, os dois usuários e todo o material apreendido foram conduzidos para a delegacia de Santo Antônio de Jesus.

0 09:11 - 17 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

O homem, que é suspeito de ter estuprado uma médica do Hospital São Rafael na noite desta sexta-feira (15), estaria disfarçado no momento em que entrou no estacionamento onde abordou a vítima. Ele usava um jaleco para se passar de médico, segundo informou o delegado plantonista da 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima) Clodoaldo Lima.

A vítima foi abordada pelo suspeito, por volta de 22h, quando saía do hospital. Ela estava no estacionamento Well Park, em frente à instituição, segundo informações da Central de Polícias.

O carro, de modelo Honda Civic, foi tomado de assalto pelo homem que a obrigou a entrar com ele no veículo. Ele dirigiu até um matagal no bairro de Águas Claras, onde estuprou a médica e a abandonou no local. Em seguida, o homem fugiu com o carro da vítima.

A médica recebeu orientação para realizar um exame de corpo de delito do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para que seja comprovada a violência sexual. O suspeito ainda não foi identificado pela polícia. A 10ª Delegacia Territorial (DT/Pau da Lima) é responsável pela investigação do crime.

0 17:34 - 16 de Mai // Fonte: Bocão News | Bahia

Imagens disponibilizadas neste sábado (16), revelam um verdadeiro ringue de boxe no setor denominado ‘corpo 5’. A luta parece improvisada, mas os presos usam luvas e sino para marcar o início e o fim do confronto. Na falta de juiz, os próprios detentos que assistem a luta são responsáveis por separar os adversários.

 Quando a reportagem divulgou a farra dos presos, que tinham direitos a churrasco, cerveja e prostitutas, o Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar as condições gerais da unidade. O procedimento deve resultar em uma ação civil pública que pode, em última instância, pedir até a interdição da cadeia.

 

Neste ano, o governo da Bahia afirmou que a Lemos Brito tem passado por reformas e que o complexo da qual faz parte ganhará mais duas unidades, com obras em fase final.

1 15:32 - 15 de Mai // Blog do Valente / Informações R.Andaiá FM | Polícia

O Tenente-coronel Adalberto Piton respondeu na tarde desta sexta-feira 15, as críticas da população em relação a forma de abordagem que tem sido feita pelos policiais do 14º Batalhão de Polícia Militar situado em Santo Antônio de Jesus, segundo ele, existe respaldo legal para realização das abordagens e o cidadão que se sentir constrangido pode procurar a ouvidoria. “A abordagem sempre incomoda, ela é feita dentro de uma técnica e existe respaldo legal para isso e se nós não abordarmos, nós não vamos encontrar o que nós procuramos, como objetos ilícitos de origem duvidosa, armas, drogas e materiais roubados. Agora se o policial se exceder na abordagem o cidadão pode se dirigir ao 14º BPM, temos uma ouvidoria e corregedoria e as medidas serão tomadas. O cidadão precisa entender que infelizmente existe um ditado que diz assim “não se faz omelete, sem quebrar os ovos”; então a abordagem é um mal necessário. O interessante é que muita gente às vezes critica quando a viatura passa e não aborda e tem pessoas que acha que a polícia está abordando demais. A gente prefere continuar abordando demais, porque é com a abordagem que a gente reduz a criminalidade. Nós vamos optar por continuar sendo criticado e continuar fazendo nosso trabalho. O policial não tem o direito de constranger o cidadão, se alguém se sentir constrangido pode procurar a ouvidoria”, declarou ao reafirmar que continuará abordando.

0 12:06 - 15 de Mai // Fonte: G1/Bahia | Bahia

Dois gerentes de uma agência bancária que funciona na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador, foram sequestrados em suas residências e levados pelos criminosos até o banco onde trabalham na manhã desta sexta-feira (15). Segundo a polícia, chegando ao local, os criminosos perceberam que não conseguiriam levar dinheiro do banco porque o cofre tem um horário programado para abrir. Os criminosos fugiram, deixando as vítimas no banco.

A agência foi cercada por policiais e não teve expediente nesta sexta-feira. De acordo com a polícia, os dois bancários foram pegos pelos criminosos quando ainda estavam em casa, um na cidade de Camaçari e outro em Barra do Jacuípe, localidades na região metropolitana de Salvador.

A polícia detalha que cerca de oito homens participaram da ação e permaneciam foragidos até por volta das 11h45. A polícia realiza buscas na tentativa de localizá-los.

0 15:42 - 14 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Em dez anos, a Bahia subiu de 15º para 4º estado do país com maior número de mortes por armas de fogo. Segundo o Mapa da Violência 2015, divulgado nesta quarta-feira (13), 2.073 pessoas morreram em 2002, contra 5.147 em 2012 – um aumento de 248%. De acordo com o levantamento, feito pelo governo federal em parceria com a Unesco, a maior parte das unidades federativas do Nordeste apresentaram aumento dos números, com destaque para Ceará e Maranhão, onde o número de vítimas quadriplicou. Em relação aos municípios, Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, se manteve em 1º lugar no ranking – com uma média comparada a zonas de guerra. Entre os cinco municípios com o maior número de homicídios por 100 mil habitantes, três são baianos: além de Simões Filho, há também Lauro de Freitas (3ª) e Mata de São João (5ª). Entre as 15 primeiras ainda estão Porto Seguro (7ª), Itabuna (11ª) e Itaparica (14ª). O documento também traz uma relação dos óbitos ocorridos entre jovens, em que a Bahia também se destaca: a cada 100 mil habitantes, o estado registrou 342 mortes de jovens, o que o deixa em 5º lugar no país. Há, ainda, outras comparações assustadoras. Para cada baiana assassinada por arma de fogo em 2012, 17 baianos também morreram. A cada 100 mil habitantes, foram baleados 69,7 homens e 4 mulheres no ano. Já em relação à cor das vítimas deixa claro um problema histórico. Em 2003, foram mortos 114 brancos, contra 370 em 2012 - aumento de 324%. Já entre a população negra, foram 1.241 mortos em 2003 e 4.512. O número, que já era grande, aumentou 363%. Ou seja: para cada vítima branca, houve 12 negras. O Mapa da Violência começou a ser acompanhado em 1980 e, desta vez, focou nas mortes por arma de fogo. Em 2012, 70% dos homicídios foram provocadas por balas.

0 15:08 - 14 de Mai // Fonte: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo | Polícia

A Polícia de Amargosa prendeu em flagrante delito nesta quarta-feira (13), Valmir Oliveira dos Santos, vulgo “Belo”, 24 anos, natural de Santo Antônio de Jesus que atualmente reside no Povoado de Três Lagoas em Amargosa.

De acordo com a Polícia Civil, Belo foi reconhecido pela vítima como um dos autores do roubo de um colar de prata, mediante violência com murros e pontapés. O acusado tem passagem pela Polícia por tráfico de drogas. O mesmo ficará a disposição da Justiça Criminal.

0 14:58 - 14 de Mai // Fonte: Infosaj | Polícia

Com menos de 10 dias que foi posto em liberdade por ordem judicial, Reginaldo Santos Souza de 41 anos, vulgo "Nau Nanico", considerado pela polícia como maior arrombador de residências de sua terra natal, Cruz das Almas, pode ter feito mais uma vítima.

Desta vez o local escolhido foi o bairro da Suzana, centro da cidade, na casa de um homem de prenome Luiz, por volta das 5h da manhã desta quarta-feira (13).

 De acordo com informações, vários pássaros foram levados. A polícia foi informada do ocorrido, mas o acusado conseguiu fugir.

0 13:39 - 14 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

O Mapa da Violência 2015, realizado por órgãos do governo federal e Unesco, apontou os índices de homicídios no Brasil. De acordo com o levantamento, que é realizado desde 1980, a taxa de mortalidade foi a segunda mais alta do país: 21,9 óbitos para cada 100 mil habitantes. Estão incluídos os casos de homicídio, suicídio, mortes por acidente e em circunstâncias indeterminadas.

O município baiano de Simões Filho é o primeiro da lista na mortalidade geral e de jovens. Foram 130,1 óbitos para cada 100 mil habitantes. De 1980 a 2012, foram 880.386 mortes por armas de fogo no Brasil. Destas, 747.760 pessoas foram assassinadas -- aumento de 556,6% no período.

0 12:10 - 14 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, anunciou, em entrevista ao A Tarde, que a corporação lançará, em até 20 dias, o programa Vigilância Participativa. O projeto, para combater crimes em bairros de classe média, é inspirado em iniciativa em curso na cidade de Porto Seguro, sul do estado.

Em Salvador, será implantado de forma piloto no condomínio Alphaville, na Av. Paralela, na Pituba e no Rio Vermelho e, em seguida, expandido para outros bairros. O programa estabelece relação entre a PM e condomínios. "Vamos incentivar os responsáveis a direcionar as câmeras para as ruas e sinalizar que o local é monitorado. Nestes locais também vamos intensificar as rondas", explicou.

No caso de bairros que sofrem diariamente com roubos de veículos, em lugar de procurar a Central de Polícia, por meio do 190, os moradores teriam um canal direto. "Com esse programa, a ação ostensiva será mais rápida, porque o policial terá conhecimento sobre a rotina do bairro e comunicação direta com as pessoas", detalhou o militar.

0 12:32 - 13 de Mai // Fonte: Política Livre | Bahia

Por decisão do governo estadual o presídio Ruy Penalva, em Esplanada, será reativado. De acordo com informações do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, a ordem de serviço já está sendo encaminhada e a obra deve durar cerca de quatro meses. Nascido em Esplanada, o deputado estadual Alex Lima (PTN) demonstrou preocupação com a notícia e pediu ações para aumentar a segurança do município e de toda região do Litoral Norte. “A decisão já está tomada devido à necessidade do Estado em ampliar as unidades prisionais, mas é necessário que a Seap, junto à Secretaria de Segurança Pública, promova ações para reforçar a segurança do município, assim como em todo o Litoral Norte, que vem sofrendo com a criminalidade”, disse o parlamentar.As ações pedidas pelo deputado devem ocorrer simultaneamente à reativação do presídio, como uma maneira de melhorar a segurança dos esplanadenses. “Quando um presídio chega à cidade, é natural que a população fique apreensiva, por isso é necessário mais reforço na segurança, para que os moradores e visitantes possam transitar com tranquilidade”, disse, ressaltando o potencial turístico da região. “O Litoral Norte, tem grande potencial turístico e está em fase de avanços econômicos, por isso a necessidade de reforço na segurança”, completou. O secretário Nestor Duarte garantiu que vai solicitar encontro com o secretário Maurício Barbosa para debater as ações de segurança e tranquilizou os esplanadenses sobre a reativação do presídio. “Vamos pensar em ações para reforçar o policiamento, mas ressalto que um presídio não traz problemas para a cidade. O que causa problemas são presos em complexos policiais ou em delegacias, pois não tem estruturas para abrigar os criminosos”, disse.

0 10:00 - 13 de Mai // Jornalismo (1) | Autos

A Polícia Rodoviária Estadual de Santo Antônio de Jesus participa da campanha Maio Amarelo de prevenção de acidentes no trânsito, com atividades durante o mês de maio, como parte da campanha internacional, que usa o amarelo para chamar a atenção, a exemplo da função da cor nos semáforos, onde pesquisas mostram uma situação preocupante dos números de acidentes de trânsito na região, principalmente os que envolvem motocicletas.

0 09:47 - 13 de Mai // Fonte: Amargosa News | Bahia

Após investigações sigilosas da Polícia Civil de Ubaíra, sob o comando da Delegada Aline Freitas, com a indispensável participação de investigadores do SI da 4a. COORPIN, foi preso nesta quarta-feira(13), o meliante Junio de Jesus Santos, vulgo "Zoi", 24 anos, com maconha e crack.

De acordo com a Polícia Civil, Zoi é líder do tráfico no bairro Alto das Pombas e possui importantes ligações com traficantes de outras cidades. O mesmo já responde por pelo menos cinco entradas na Delegacia por tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Há poucos dias, Zoi perpetrou tentativa de homicídio contra uma jovem, provocando incêndio criminoso na residência da mesma com ela no interior do imóvel. A vítima sofreu queimaduras pelo corpo, mas não corre risco de morte. Zoi recentemente foi um dos alvos de uma grande operação ocorrida na Cidade de Ubaíra contra o tráfico de drogas.

A Polícia Civil de Ubaíra intensificou ainda mais o combate ao tráfico de drogas após recentes tiroteios entre traficantes rivais ocorridos na cidade , o que deixou a população aflita. Desde então, várias prisões já foram efetuadas.

"Vamos continuar as investigações e outras prisões irão ocorrer nos próximos dias. Não podemos permitir que os cidadãos de bem fiquem a mercê desses marginais", afirmou a delegada.




Colunistas


Classificados