Solução definitiva do problema é algo meio complicado
diz secretário de Infraestrutura ponte que liga Santo Antônio de Jesus à cidade de Muniz Ferreiira 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Cultura e Arte

0 00:11 - 27 de Jul // Vagner Santos | Cultura e Arte

Entra em cartaz hoje em diversas salas pelo país afora, o filme “Campo de Jogo”, de Eryk Rocha.

Em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca.

Não é exatamente um filme, ou melhor, é mais que um filme, é uma poesia sobre futebol.

Retrata com imagens pouco vistas nas telas o campeonato de favelas do Rio de Janeiro.

Esqueça o discurso de que é um filme sobre o verdadeiro futebol. Mas saiba que ao vê-lo você não apenas entenderá por que o futebol desperta tanta paixão. Mais: você sentirá por quê.

0 20:00 - 20 de Jul // Laiane Santos | Brasil

A animação brasileira "O Menino e o Mundo" e o documentário "O Sal da Terra", dirigido por Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Ribeiro Salgado, foram escolhidos os melhores em suas categorias na 2ª edição do Prêmio Platino, em cerimônia neste sábado (18) na cidade de Marbella, no sul da Espanha.

Mas o grande vencedor da noite foi a co-produção espanhola e argentina "Relatos Selvagens", que ganhou oito dos dez prêmios a que foi indicados, incluindo de melhor filme de ficção ibero-americano, além de melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro, melhor trilha sonora, direção de som, montagem e direção de arte.

Concorriam a melhor filme o cubano "Conduta"; o espanhol "A Ilha Mínima"; "Mr. Kaplan", co-produzida por Espanha e Uruguai, e a co-produção entre Venezuela, Peru e Argentina, "Pelo Malo".
Um dos produtores do filme, Agustín Almodóvar, dedicou o prêmio a seu irmão Pedro Almodóvar e a Esther García, co-produtora do longa.

O diretor do filme, Damián Szifrón, ganhador do prêmio de melhor diretor, agradeceu novamente a seus familiares e companheiros neste laureado longa-metragem.
O prêmio foi entregue pelo ator americano de origem mexicana Edward James Olmos e o intérprete português Joaquím de Almeida.
O longa ganhou o Prêmio do Público no festival de cinema de San Sebastián de 2014, e foi indicado a melhor filme estrangeiro no Oscar deste ano.
Estruturado em torno de seis curtas que narram histórias independentes carregadas de intriga, comédia e violência, "Relatos Selvagens" bateu recordes de bilheteria na Argentina e obteve uma notável recepção em todos os países em que foi exibido. (Uol)

0 14:16 - 19 de Jul // Laiane Santos | Cultura e Arte

Um casarão antigo localizado na Praça Cairu, no Centro Histórico de Salvador, que corre o risco de desabar, será transformado em um museu dedicado à música brasileira. A informação foi confirmada na última sexta-feira (17) pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça. Além deste imóvel, outros três também irão virar espaços culturais. Dois vão funcionar como anexos do novo museu e outro vai abrigar o Arquivo Público Municipal de Salvador. 

"A nossa proposta é fazer um museu da música brasileira, relacionando a música baiana com a nacional. Temos um histórico musical bastante importante, desde o nascimento do samba, passando pelo tropicalismo, pela bossa bova e depois pelo axé. E Salvador e a Bahia participaram desses movimentos", afirmou o secretário ao portal G1.

Os imóveis serão desapropriados pela prefeitura e passarão por diversas intervenções. A arquitetura original será preservada. De acordo com o secretário, o investimento previsto é de R$ 40 milhões e a expectativa é de que as obras sejam concluídas em um prazo de 20 meses. (Metro1)

0 18:51 - 17 de Jul // Laiane Santos | Cultura e Arte

Quando a Marvel Comics nasceu, sua empresa-mãe, a editora Magazine Management, estava perto de morrer. Era o início da década de 1960 e a indústria dos quadrinhos estava na maior pindaíba. O editor Stan Lee apostava em uma coleção de personagens criados por ele e alguns colegas para estancar a hemorragia nos lucros da editora. E, a partir daquele momento, ela usaria a marca "Marvel Comics" – em vez de Timely, Atlas ou Zenith – para lançar esses novos nomes. São eles: Homem de Ferro, Doutor Estranho, Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk, Thor e, entre vários outros, o excêntrico Homem-Formiga.

Criado por Lee, em parceria com Jack Kirby e Larry Lieber, a primeira aparição do super-herói foi na revista Tales of Astonish #35, lançada em 1º de setembro de 1962.

Mais de cinco décadas depois, e embora nunca tenha sido tão lembrado quanto seus colegas, o personagem ainda está vivo: nesta semana, ele estreia em sua primeira versão cinematográfica. Homem-Formiga é dirigido por Peyton Reed e protagonizado por Paul Rudd.

Aqui estão cinco curiosidades sobre o personagem que você deve saber antes de ir ao cinema ver o filme – e uma para depois de vê-lo.

1. Ele não é um herói comum.

Dr. Hank Pym, cientista genial, cria as "partículas Pym". A tecnologia o permite fazer um uniforme que lhe dá o poder de diminuir (e muito) em tamanho e aumentar (e muito) a força para combater o crime. Ele também pode controlar formigas por um aparelho. Assim nasceu o Homem-Formiga (que, em alguns momentos, também atendeu pelos nomes Gigante, Golias, Vespa, Jaqueta Amarela).

"O Homem-Formiga sempre foi um azarão", conta Sean Howe, autor da biografia Marvel Comics: A História Secreta (Editora LeYa, 2013), em entrevista ao Brasil Post. "Até Stan Lee se sentia constrangido com o personagem."

Complexo, com ressentimentos e arrependimentos, Pym é bipolar, já tomou Prozac, teve dificuldades de tocar sua vida de herói, cientista e pai de família. Já chegou a bater em sua esposa, a vingadora Vespa, num acesso de instabilidade emocional – algo que seus fãs, até hoje, não perdoaram.

Mas isso não impede que o posto de Homem-Formiga seja um legado. Pym não foi o único a assumir o posto do herói, com o passar dos anos. O doutor transferiu seu uniforme para Scott Lang – cuja estreia foi em Marvel Premiere #47, em 1979, com a capa acima –, cientista e ladrão escolhido pelo próprio Pym para dar continuidade às atividades do Formiga. Não diferente de seu mentor, Lang também tem suas dificuldades. "Ambos carregam vergonha", explica Howe. No caso de Lang, por ser ladrão para ajudar no sustento da família e sua filha pequena Cassie, que tinha uma doença de coração.

O ex-agente da agência S.H.I.E.L.D. Eric O'Grady é o terceiro a assumir o posto de Homem-Formiga. Ele roubou de um amigo e colega de trabalho morto em operação um protótipo do uniforme de Pym. O'Grady o usa em benefício próprio. Mente e manipula para conseguir o que quer, e até seduz mulheres valendo-se de seu status.

Desde janeiro deste ano, Scott Lang é o protagonista do gibi mensal Ant-Man, nova aventura do herói em gibi. Os roteiros são de Nick Spencer e a arte de Ramon Rosanas.

2. Ele ajudou a fundar os Vingadores...

Em Avengers #1 (capa acima), gibi de estreia do grupo de super-heróis, Hulk se mete numa enrascada: quer impedir a explosão de dinamites em um trilho de trem. No entanto, as dinamites são ilusões de Loki, irmão e arqui-inimigo de Thor. O herói do martelo mágico entra em contato com o Homem de Ferro, a Vespa e o Formiga para salvar o gigante verde.

E eles conseguem. Contentes com o resultado, eles percebem que trabalham bem em grupo e decidem se unir em um. Quando tentavam decidir um nome, Vespa diz: "Devia ser algo colorido e dramático, como 'Vingadores' ou...". Homem-Formiga bate o martelo: "'Ou', nada! É isso mesmo! Os Vingadores!"

Foi assim que o antológico conjunto heróis da Marvel foi formado. Lembra do filme Vingadores: Era de Ultron, lançado neste ano? Nos gibis, o robô Ultron é uma invenção do Formiga, embora no filme seja do Homem de Ferro.

3. ... E a salvar a Marvel do buraco também.

O pacotão de personagens deu certo e a criação da Marvel Comics conseguiu tirar a empresa da grande dificuldade que ela vivia.

4. A Guerra Fria influenciou em sua criação.

Assim como o Capitão América, a tecnologia que permitiu o surgimento do Homem-Formiga surgiu na disputa científica entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria.

Enquanto o super-soro do Capitão é quase roubado por nazistas, "o Formiga é confrontado por soviéticos em busca de uma fórmula imunizante de radioatividade", diz Howe.

"Logo, ele luta contra inimigos do lado de trás da Cortina-de-Ferro, como Camarada X. Mais tarde, é revelado que sua primeira esposa, uma dissidente política húngara, é assassinada por comunistas, o que só intensifica essas batalhas."

5. Não foi fácil fazer esse filme.

Segundo o livro de Howe, na década de 1980, Stan Lee tentou emplacar um projeto de adaptação para cinema de Homem-Formiga, mas a empreitada foi ladeira abaixo quando a Disney lançou, em 1989, Querida, Encolhi as Crianças, que tinha diversas similaridades com a proposta de Lee.

Aproximadamente 20 anos depois, os cineastas ingleses Edgar Wright (Scott Pilgrim contra o Mundo) e Joe Cornish (Ataque ao Prédio) estavam à frente de uma nova tentativa. Ambos escreveriam o roteiro, enquanto Wright seria o diretor.

De lá para cá, o Marvel Studios nasceu, lançou os filmes que formam seu "universo cinemático" e Wright e Cornish foram tocando outros projetos. Os direitos de adaptação voltaram à Marvel, que já faturava bilhões de dólares com seu estúdio de cinema e TV. Depois de muitas revisões de roteiro, a contratação de Paul Rudd como protagonista, e muita, muita expectativa dos fãs, um balde de água fria: Wright pediu demissão por causa de diferenças criativas com os executivos do estúdio. Ambas as partes não conseguiram se alinhar para fazer o filme. O aguardado Homem-Formiga de Edgar Wright, com seu estilo excêntrico, hilário e recheado de referências à cultura pop, não ia acontecer.

No fim desse novelão de quase três décadas, Peyton Reed (Sim Senhor) foi contratado para dirigir o filme. Adam McKay (O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy) e o próprio Rudd revisaram o roteiro novamente. A dupla de ingleses ficou com créditos na trama e no roteiro. Wright, por sua vez, também foi creditado como produtor-executivo. E só assim um filme do Homem-Formiga tornou-se realidade – e apenas hoje.

Mas não se preocupe: o filme de Reed é tão divertido quanto o que já vimos da Marvel no cinema. Você encontra nele cenas de ação bem elaboradas, atuações eficientes e boas risadas. Assista ao trailer acima para conhecer a sinopse e ter ideia de como ele é. Michael Douglas(Dr. Hank Pym), Evangeline Lilly (Hope van Dyne), Corey Stoll (Darren Cross) e Michael Peña (Luis) estão no elenco. (Braasil Post)

 

0 10:39 - 16 de Jul // Vagner Santos | Cultura e Arte

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (19) projeto de lei que reconhece o caráter educacional e formativo da capoeira e autoriza escolas públicas e privadas da educação básica a celebrarem parcerias com entidades que congreguem mestres e profissionais de capoeira para ensinar a seus alunos essa prática esportiva e cultural.

Ainda segundo o PLS 17/2014, de autoria do ex-senador Gim Argelo, que integrou a bancada do Distrito Federal na legislatura passada, o ensino de capoeira deve ser integrado à proposta pedagógica.

0 09:44 - 16 de Jul // Nadia Santos | Cultura e Arte

No dia 19 de julho, a partir das 15 horas, a Praça Silvestre Evangelista em Santo Antônio de Jesus contará com uma intervenção artística, na qual estará inserida a primeira Batalha de rimas da região. O evento é uma manifestação cultural de caráter coletivo, popular, aberto e gratuito, que possui a finalidade de promover a integração e celebração sociocultural, como também a divulgação e propagação da produção artística local em suas múltiplas linguagens e formatos.

O Coletivo Quinta Esquina, grupo que organizou a ação, é formado por mobilizadores culturais residentes na cidade e que atuam na região do Recôncavo Baiano promovendo eventos relacionados à cultura Hip-Hop, desde intervenções na rua a apresentações em escolas. A ideia principal proposta pelo Coletivo é a de reunir e conscientizar pessoas sobre a importância dos diversos diálogos possíveis sobre a cultura hip-hop e seus manifestos: Dança, Dj, Grafite, Mc e Conhecimento. (Laiana Vieira)

0 23:41 - 14 de Jul // Vagner Santos | Cultura e Arte

A vitória dos jovens Lucas e Orelha no programa-concurso SuperStar, da TV Globo, realizado no último domingo (12), vem gerando uma série de comentários de ódio e preconceituosos nas redes sociais.

Com 17 e 19 anos, os cantores tiveram sua vitória contestada pelo simples fato de serem negros e baianos por meio de comentários que chegavam a comparar a conquista da dupla à vitória da presidenta Dilma Rousseff nas últimas eleições. Eles venceram, na final, a banda Scalene, composta por cantores loiros e com um ar “internacional”.

0 15:11 - 09 de Jul // Laiane Santos | Cultura e Arte

O brasileiro Felipe Camargo gravou, em Toronto, uma participação na segunda temporada da série “Sensitive Skin”, exibida pela HBO no Canadá. De acordo com informações da colunista Patricia Kogut em O Globo, o ator será o namorado brasileiro de Davina, personagem de Kim Cattrall, que interpretou Samantha em "Sex and the city". Davina é uma mulher de meia idade que, ao tentar redirecionar sua vida, entra em contato com seus sentimentos, dúvidas e desejos. Ela é casada com Al (Don McKellar) e vive em um condomínio super moderno em um bairro tradicional de Nova Iorque. Apesar de ser bem sucedida, Davina não está feliz e começa a questionar suas escolhas e seu lugar no mundo. A série ainda não tem previsão de estreia no Brasil.  (Bahia Notícias)

0 00:05 - 07 de Jul // Vagner Santos | Cultura e Arte

Produzidos por cineastas independentes “Dividocracia” e “Catastroika” expõem a louca lógica de sistema que impõe “austeridade” e “ajustes fiscais” às sociedades, enquanto alimenta cada capricho da aristocracia financeira

Faltando poucas horas para o referendo que irá decidir o destino da Grécia, os veículos de comunicação internacionais se unem ao grito da União Europeia e FMI pela recuo da população grega. Contra a manipulação da mídia, o Guerrilha separou dois documentários importantes para entender de quem é a culpa da crise grega.

Imagine que o seu país, esquecido por décadas, de repente vira o assunto da semana em todo o mundo. Líderes de várias nações se posicionam e a grande mídia ocidental encabeçada pelos veículos de comunicação norte-americanos começam a falar sobre. Seu país enfrenta uma grave crise, e precisa decidir em poucos dias qual será o seu destino. A escolha fica nas mãos da própria população, que terá pela frente um referendo com duas simples opções: Sim ou Não. A pressão é grande. De um lado, você fica angustiado por saber quem são os culpados por tudo isso, e cansado, quer dizer não para mais décadas de sofrimento e austeridade. Por outro, você não para de ouvir na grande mídia o desastre que seria caso não votasse pelo Sim: perderia seu dinheiro guardado na poupança, todas as suas economias se tornariam absolutamente nada, seu país enfrentaria um isolamento ainda mais grave, e o futuro de seus filhos estaria em xeque.

0 18:34 - 05 de Jul // Vagner Santos | Cultura e Arte

Vimos o filme Retorno a Ítaca, no último fim de semana. Filme decepcionante, de um diretor belga que até então admirávamos, Laurent Cantet, e coautor do roteiro de Leonardo Padura, festejado escritor cubano de O homem que amava cachorros, um amargo crítico do governo do seu país. Preparada para comentá-lo, antes nós assistimos ao vídeo amador da mais recente abordagem dos imbecis fanáticos de direita ao ministro Guido Mantega que almoçava com a mulher num restaurante de São Paulo - cidade cujo bairro dos Jardins e adjacências vão se tornando tristemente conhecidos como um vasto ofidário.

0 12:43 - 28 de Jun // Léo Valente | Cultura e Arte
Raul Santos Seixas completaria 70 anos neste domingo, 28 de junho. Filho de Maria Eugênia Pereira dos Santos e Raul Varella Seixas, o roqueiro baiano nasceu nove meses após os dois se casarem e o interesse pelo rock´n roll começou ainda criança. "Eu tinha 9 anos e morava perto do consulado americano. Andava muito com o pessoal de lá e foram eles que me apresentaram Little Richard, o primeiro que fez minha cabeça, Howlin' Wolf, Bo Diddley, Chuck Berry... Aos 10 anos já tocava nos Relâmpagos do Rock. Tínhamos um amplificador que era um rádio de válvula adaptado pelo meu pai. Isso em 1954, 55, ninguém sabia o que era rock. Eu tocava e me atirava no chão, imitando o Little Richard, como via nos filmes americanos. E sempre notava que as primeiras filas ficavam vazias. É que as mães pensavam que eu era epiléptico. Tocamos assim até 1966, quando fui gravar Raulzito & Seus Panteras", contou em entrevista à revista Bizz, em 1986.
Mas, antes de ser cantor profissional, ele chegou a pensar em ser escritor. "Eu sou muito dado à filosofia, eu estudei muito filosofia, principalmente a metafísica, ontologia, essa coisa toda. Sempre gostei muito, me interessei. Minha infância foi formada por, vamos dizer, um pessimismo incrível, de Augusto dos Anjos, de Kafka, Schopenhauer. Depois eu fui canalizando e divergindo, captando as outras coisas, abrindo mais e aceitando as outras coisas. Estudei literatura, comecei a ver a coisa sem verdades absolutas. Sempre aberto, abrindo portas para as verdades individuais.", disse, em entrevista ao jornal Pasquin de novembro de 1973, ano em que lançou o primeiro álbum.
O cantor fazia shows no Cine Roma com a banda até se mudar, aos 27 anos, para o Rio de Janeiro, onde o grupo não foi bem. Graças ao amigo Jerry Adriani, ele foi trabalhar na CBS produzindo grupos como Trio Ternura, Renato & Seus Blue Caps e Tony & Frankie. Mas, um encontro com o capixaba Sérgio Sampaio o fez voltar a cantar. "Acreditei tanto nesse cara que ele me convenceu a voltar a ser artista", disse.
Em 1972, inscreveu-se no  VII Festival Internacional da Canção e cantou "Let Me Sing, Let Me Sing", sendo contratao pela gravadora Philips. Um ano depois lançou o álbum "Krig-Ha, Bandolo!", que tinha sucessos como"Ouro de Tolo", o primeiro single a estourar no Brasil, "Mosca na Sopa", "Al Capone" e "Metamorfose Ambulante". Ele se definia como "o único no Brasil que faz o iê-iê-iê realista, pós-romântico". "É uma visão nova das coisas", disse em entrevista à revista Pop, de 1973.
O encontro com Paulo Coelho se deu após Raulzito ler um texto do "mago" sobre discos voadores publicado na revista hippie A Pomba. Juntos, compuseram  "Tente Outra Vez", "Medo da Chuva", "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", dentre outros sucessos. Mas nem sempre a parceria foi tranquila. "Posso dizer que existia uma briga cultural com ele, para ver quem ganhava. Eu era o melhor amigo do inimigo, e vice-versa. Depois, houve um certo desgaste no relacionamento. Mas sempre foi uma boa parceria, saíram obras lindíssimas", disse à jornalista Sonia Maia, em entrevista à revista Bizz, em março de 1987.
Os dois foram presos e torturados em 1974, quando já falavam na Sociedade Alternativa e lançaram "Gita" - o maior hit da carreira, vendendo 600 mil exemplares do álbum homônimo. Os dois foram expulsos do Brasil. "Veio uma ordem de prisão do Exército e me detiveram no Aterro do Flamengo. Me levaram para um lugar que não sei onde era. Imagine a situação: estava nu, com uma carapuça preta. E veio de lá mil barbaridades. Tudo para eu dizer os nomes de quem fazia parte da Sociedade Alternativa, que, segundo eles, era um movimento revolucionário contra o governo. O que não era. Era uma coisa mais espiritual. Preferiria dizer que tinha pacto com o demônio a dizer que tinha parte com a revolução. Então foi isso, me escoltaram até o aeroporto.", explicou à Bizz.
 
Na década de 80, Raul já mostrava a saúde debilitada, graças ao alcolismo e à diabetes. Foi convidado para cantar com o baiano Marcelo Nova, ex-Camisa de Vênus, em 50 shows por todo o Brasil. Prestes a lançarem o álbum de inéditas "A Panela do Diabo", em 1989, Raul morreu de parada cardíaca.
 
0 19:57 - 23 de Jun // Vagner Santos | Cultura e Arte

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 23 a admissibilidade da PEC 421/2014, que prevê a ampliação do orçamento da Cultura no Brasil. A matéria é fruto de consenso entre governo, parlamento e movimentos sociais, e seu texto estava em discussão há mais de 10 anos.

A proposta estabelece um piso constitucional para a área nas três esferas de governo. O Ministério da Cultura terá direito a 2% da receita de impostos da União, já no caso dos estados será de 1,5% e municípios 1%.

0 11:50 - 23 de Jun // Priscila Braga | Cultura e Arte

O Nayrone Siganno, príncipe do arrocha animará pelo terceiro ano o São João de Santo Antônio de Jesus, a galera vai soltar a voz, abrir o coração e dançar muito ao som das melodias românticas do cantor que já deixou um aperitivo do novo repertório no show de aniversário da cidade.

Nayrone irá se apresentar no dia 23, com um repertório bem romântico, o cantor promete deixar o público apaixonado.

0 02:00 - 23 de Jun // LCS™ Assessoria | Cultura e Arte

Formada em 2007, o Forró do Muído tornou-se popular, primeiramente, nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Em 2009, o grupo ficou conhecido fora do Nordeste pelo sucesso Não sabo. Menininha, São Amores, Colado em Tuas mãos além da versão de Lucky (Sorte), originalmente interpretada pelo cantores Jason Mraz e Colbie Caillat são alguns dos sucessos da banda. Forró eletrônico com toques de romantismo são traços marcantes do Forró do Muído, que promete fazer um show animado para o público de Santo Antônio de Jesus.

LCS™ Assessoria

0 21:30 - 22 de Jun // LCS™ Assessoria | Cultura e Arte

A banda Tio Barnabé está comemorando 10 anos na estrada e atualmente trabalha o mais novo CD, com 14 canções, divididas em músicas que marcaram a carreira e novas composições. A primeira atração da quarta noite do melhor São João da Bahia está fazendo todo mundo dançar.

O disco traz a participação especial de Márcio Victor na canção “Miseravão” (de Ricardo Kochulinski), Lincoln Sena (Duas Medidas) em “Meter Dance”, Tatau em “Meu Risco” (composta por ele mesmo) e Léo Macedo (Estakazero) em “Roubaram meu coração”. Neto Bittencourt vocalista do grupo garante que além dos novos hits, o público também vai matar a saudade de músicas consagradas na voz da Tio. “A galera vai poder dançar muito com antigos sucessos como ‘Preciso te ver’, ‘Amor na Lua’, ‘A Patricinha’ e ‘Rafaela’, um momento e tanto pra dançar agarradinho e arrastar o pé com a Tio Barnabé.

 Tio Barnabé

 Fundada em 2004 por jovens amigos, a banda Tio Barnabé foi reunindo experiência em pequenas apresentações por cerca de dois anos. Em 2006 gravou seu primeiro CD de carreira, intitulado “O Mundo Gira”. Dirigido por Renato Fechine, o álbum composto por doze músicas, teve como carro-chefe a música de trabalho, ”Preciso Te Ver”, que conquistou o público e ainda continua com lugar garantido no set list dos shows. Em 2008, gravou a música “Medo de Amar” – da dupla gaúcha Clauss & Vanessa. O sucesso da canção concretizou a excelente fase da banda. A música virou “hit” e hoje está no repertório das grandes bandas de forró do nordeste. Já em 2009, lançou o “Amor na Lua” traduzindo um estilo jovem, contagiante e alegre. Em 2010, lançou a música “Roubaram meu Coração” – sucesso nas principais rádios.

 

LCS™ Assessoria

0 21:57 - 21 de Jun // Jornalismo (1) | Cultura e Arte

Uma das novas revelações do sertanejo, a dupla Matheus & Kauan agitaram a terceira noite do São João de Santo Antônio de Jesus. No palco, a dupla fez um show divertido e alto astral. O público curtiu os hits “Mundo paralelo”, “Carro”, “Doidinha” e “Se tem paixão”, atual canção de trabalho que faz parte do novo CD/ DVD lançado pela Som Livre e que já está à venda em todas as lojas do Brasil.

Matheus Aleixo Pinto e Osvaldo Rosa Filho são os nomes de batismo da dupla que surgiu em 2010 para mostrar uma nova expressão do sertanejo universitário. Eles nasceram em Itapuranga, cidade próxima a Goiânia, em Goiás. Matheus além de cantor é também compositor, assim como Kauan, que toca violão e cuida dos arranjos e melodias da dupla.

LCS™ Assessoria

0 23:21 - 19 de Jun // Vagner Santos | Cultura e Arte

Os admiradores do cantor e compositor Tim Maia têm um motivo a mais para conhecer o bairro onde ele nasceu: foi inaugurada hoje (19), na Praça Afonso Pena, na Tijuca, a escultura dele como se estivesse abraçando um fã, enquanto canta. A artista plástica Christina Motta, autora da obra de 650 quilos e 1,80m de altura, feita em bronze, disse que a ideia de mostrar Tim dessa forma foi do filho, o ator e empresário Carmelo Maia. “Quando encontrei o Carmelo, perguntei como ele gostaria de ter a escultura do pai. Ele disse que em um abraço, cantando. Fiquei com aquilo na cabeça e peguei um pouco de tudo. Ele fazia muito esse movimento com a mão para falar com a orquestra. Então, peguei um pouco de todos esses movimentos para homenagear o Carmelo também.”

Para o ator, é uma oportunidade de mostrar o comportamento carinhoso do pai. “O meu pai não era só temperamento. Costumo dizer que ele era um bebê gigante. Ele era um homem carinhoso. Então, é uma forma carinhosa de poder passar quem ele era. Ele não era só aquele temperamento. O Tim Maia doidão. Não, ele era um cara supergentil, carinhoso demais.”

0 23:25 - 17 de Jun // Vagner Santos | Cultura e Arte

Em entrevista exclusiva à Fórum, o ministro faz críticas às distorções da Lei Rouanet, fala sobre o corte de gastos no orçamento da pasta e avalia que a superação das desigualdades promovida pelo PT não pode ser meramente “economicista”, mas deve garantir melhorias concretas na formação educacional e cultural dos brasileiros

Completando cinco meses à frente do Ministério da Cultura, neste segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, Juca Ferreira faz um balanço sobre as atividades realizadas no início de sua gestão. Ele recebeu a equipe da Fórum em seu gabinete para uma longa conversa, na qual foram abordados temas como as distorções geradas pela Lei Rouanet, que deixa nas mãos das empresas a escolha dos artistas beneficiados e acaba fortalecendo as desigualdades regionais ao privilegiar projetos do eixo Rio-São Paulo, em detrimento de outros estados.

O ministro também comenta sobre a necessidade de ampliar os investimentos na área cultural, em período de fortes contenções de gastos no governo. Para Ferreira, é preciso uma mudança de percepção para que a cultura seja vista como área estratégica para o país, uma vez que contribui não apenas economicamente, mas garantindo mais informação, educação e qualidade de vida para os cidadãos.

Nesse sentido, ele defende o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem a democratização do acesso às atividades culturais e a valorização da diversidade, o que se tornou uma marca de seu trabalho no comando da pasta. Ele já havia sido ministro da Cultura por dois anos durante o governo Lula – entre 2008 e 2010 – com a saída de Gilberto Gil, e a volta ao cargo foi bastante comemorada pela classe artística e líderes de movimentos sociais.

0 00:37 - 17 de Jun // Vagner Santos | Cultura e Arte

Os deputados estaduais deixaram a atividade parlamentar de lado e resolveram cantar forró durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia. Na tarde desta terça-feira (16) foi aprovado o projeto de lei que reserva cota para forrozeiros e outras manifestações culturais baianas.

Os forrozeiros pediram ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo (PDT), que o governo do estado estabeleça cota de 60% das verbas oficiais para o São João. Os deputados abraçaram a causa. Tanto opositores quanto governistas aprovaram a matéria. Sessenta e um deputados estavam presentes no plenário, faltando Vando (PSC) e Antonio Henrique Jr. (PP).

0 22:27 - 13 de Jun // Vagner Santos | Cultura e Arte

Os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação divulgaram, nesta sexta-feira, 12, a lista preliminar das instituições classificadas no processo seletivo do programa Mais Cultura nas Universidades, que destinará R$ 20 milhões para a realização de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e cultura brasileiras, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural. Cada instituição contemplada receberá entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão.

Nesta primeira edição, o programa recebeu adesão de todas as universidades federais e da quase totalidade dos institutos federais do país. A lista preliminar apresenta as instituições habilitadas e não habilitadas no processo de seleção. Os planos não habilitados são aqueles que não respeitaram o item 4.2 do edital, ou seja, constituíam mais de uma proposta. As notas dadas ao comitê técnico para os planos de cultura inscritos no edital serão enviadas aos endereços eletrônicos cadastrados de cada instituição proponente.

0 23:29 - 11 de Jun // Vagner Santos | Cultura e Arte

O ator britânico Christopher Lee, famoso por interpretações como a de Drácula, na montagem de Terence Fisher de 1958, e Saruman, o mago maligno de O Senhor dos Anéis, dirigido por Peter Jackson, faleceu no último domingo (7), em um hospital de Londres, na Inglaterra.

Ele tinha 93 anos e a notícia de sua morte só veio a público hoje, quinta-feira (11), divulgada pelo jornal The Telegraph. De acordo com o periódico, ele ficou internado por três semanas para tratar de insuficiência cardíaca e respiratória. Sua esposa, Birgit, teria adiado o anúncio público da morte para priorizar os familiares.

0 22:13 - 07 de Jun // Vagner Santos | Cultura e Arte

Sob o tema Eu Nasci Assim, Eu Cresci Assim, Vou Ser Sempre Assim: Respeitem-me!, a 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reúne neste domingo (7) milhares de pessoas de diversos perfis e idades nas ruas da região central da capital. Até as 17h ainda não havia estatísticas oficiais sobre o total de participantes na manifestação, que mistura festa e ativismo em um dos principais eventos de rua do país. Entre os destaques da edição deste ano, um grupo de evangélicos foi à Paulista demonstrar repúdio à intolerância religiosa contra a população LGBT.

"P.* que o pariu! E você acha que viu de tudo na vida ... que... que... que bacana!", surpreendeu-se um ciclista, estancando sua magrela diante do Conjunto Nacional, um ponto de referência da avenida. O susto foi ao ler cartazes empunhados pelo grupo de manifestantes evangélicos. "Jesus cura a homofobia", dizia a principal faixa, estilizada com as cores do arco-íris.

A ação despertou curiosidade e elogios dos transeuntes. Além de dezenas de pedidos de fotos. "Fui batizado e criado na Igreja Quadrangular. Lá é um ambiente onde a homossexualidade é considerada pecado. Fico muito feliz em ver que nem todos os evangélicos discriminam os gays. Só Deus sabe que não se trata de uma escolha minha, eu nasci assim", conta o jovem bissexual Edson Luiz Grothe Valdoski, de 18 anos, ao lado da amiga Tais Andrade, também de 18.

0 12:08 - 02 de Jun // Fonte: Metro 1 | Cultura e Arte

Acabou a espera: o novo disco de Saulo, Baiuno, será lançado nesta terça-feira (2), às 19h, com um show transmitido no site oficial do álbum e do artista.

Baiuno é o segundo trabalho do cantor depois de sair da Banda Eva, em 2013, e é também a segunda vez que um trabalho é lançado em uma apresentação: dois anos atrás, o primeiro show solo de Saulo foi também em streaming.

O álbum vem sendo preparado por Saulo desde o Carnaval e tem algumas participações especiais de gente como o ícone da música do Recôncavo Roberto Mendes, o multi-instrumentista, cantor e compositor Dom Chicla e a cantora africana Julia Sarr.

Entre os artistas convidados para participar do disco, estão também o guitarrista Munir Hossn, que tem raízes no jazz e que foi produtor dos últimos discos da cantora de world music caboverdiana Mayra Andrade. O cantor, compositor e produtor paulista Tó Brandileone e o multi-instrumentista camaronês Étienne M'Bappé também estão no álbum.

1 14:21 - 31 de Mai // Blog do Valente | Cultura e Arte

No dia 19 de junho no espaço do São João, acontece a Missa em Ação de Graças pelos 162 anos da Paróquia Santo Antônio, logo depois haverá o show com a banda católica Rosa de Saron.

A Banda Rosa de Saron, um dos principais nomes da música cristã da atualidade, traz para Santo Antônio de Jesus a turnê do seu mais recente CD, “Cartas ao Remetente”.“Cada turnê é um aperfeiçoamento da anterior, então o aprendizado de uma valerá sempre para a próxima. Essa, em especial, trará mudanças importantes na iluminação, além da alteração do repertório, que ficará quase que em sua totalidade baseado no CD Cartas ao Remetente”, conta Rogério Feltrin, baixista e fundador da Banda.

O show, livre para todos os públicos, acontece durante o aniversário de “162 anos da Paróquia Santo Antônio”, conforme definem os seus idealizadores.

0 11:18 - 31 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Cultura e Arte

Mesmo com a época de contas enxutas, em que várias prefeituras cancelaram o São João, pelo menos 12 cidades do interior baiano vão realizar os festejos juninos. A receita para não pular a fogueira foi reduzir programação e custos. Segundo o A Tarde, só Santo Amaro no Recôncavo não vai ter São João. Cachoeira, Cruz das Almas, Amargosa e Santo Antônio de Jesus já confirmaram que vão fazer a festa. Outros municípios mais afastados da capital, como Senhor do Bonfim, no Piemonte Norte do Itapicuru, também realizarão os festejos. O foco também será na redução de gastos previstos neste ano entre R$ 850 mil a R$ 1 milhão. Na última segunda-feira (25), a Bahiatursa lançou um edital público para seleção de 170 projetos de apoio aos festejos juninos. O órgão selecionará também propostas de bandas e artistas de forró. No entanto, na sexta-feira (29), o Ministério Público baiano (MP-BA) recomendou a suspensão da seleção, com o argumento de que a Bahiatursa deve demonstrar, no prazo de cinco dias, "a razoabilidade dos gastos frente ao orçamento do Estado". A Bahiatursa disse que encaminhou o pedido à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e responderá dentro do tempo estabelecido pelo MP.

2 14:15 - 30 de Mai // Blog do Valente | Bahia

O site oficial do São João de Santo Antônio de Jesus divulgou neste sábado (30) a grade da festa, porém segundo a assessoria, mais quatro atrações podem ser incluídas na programação. O anúncio será feito pelo prefeito Humberto Leite quarta-feira (03). A expectativa gira em torno da confirmação dos shows de Jorge e Mateus e Henrique e Juliano.

Confira a grade da festa:

0 15:20 - 29 de Mai // | Cultura e Arte

Considerado um dos santos mais populares do país, Santo Antônio é bastante celebrado na Bahia, no mês de junho, onde também é padroeiro de algumas cidades. Além das festas no seu dia, 13 (sábado), as homenagens começam no dia 31 (domingo), com as tradicionais trezenas e tríduos.

Dentre os principais destinos baianos que celebram o santo, estão Salvador, Santo Antônio de Jesus, Campo Formoso, Canudos e Jequié, que oferecem a moradores e visitantes uma intensa programação religiosa. Quem quiser prestar homenagens ao santo, conhecido como Padroeiro dos Pobres e Santo Casamenteiro, visitando alguns desses lugares, vai encontrar também apresentações musicais e atrativos turísticos para visitação.Em Salvador, vale a pena uma visita ao Forte de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, um dos cartões–postais da capital baiana.Entre os atrativos turísticos de Campo Formoso estão as grutas e o comércio de esmeraldas. Em Canudos, o Parque Estadual de Canudos proporciona um passeio pela história da Bahia e do Brasil.

Santo Antônio de Jesus - A 193 quilômetros de Salvador, na Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá, Santo Antônio de Jesus realiza o trezenário de 31 de maio (domingo) a 12 de junho (sexta-feira), na Igreja de Santo Antônio, sempre às 19h30. O destaque fica por conta de carreata pelas ruas da cidade, às 4h30. No dia dedicado ao santo, haverá missa festiva, às 10h, e procissão, às16 h. Serão montadas, na Praça da Biblioteca, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, além de apresentações musicais.

 

 

0 14:57 - 29 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Agentes culturais da Dança, Teatro, Literatura e Audiovisual se reuniram na noite desta quinta-feira (28), na Casa Civil, com o titular da pasta, Bruno Dauster, e o deputado estadual Marcelino Galo (PT), para tratar da reapresentação da Lei de Fundo de Cultura à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O grupo pediu que a matéria, que foi retirada da pauta em 2014, retorne para votação ainda este ano, além do não contingenciamento do recurso destinado à cultura, a destinação de 0,5% do ICMS para o Fundo de Cultura e a garantia de que o recurso seja depositado diretamente em uma conta vinculada ao Fundo de Cultura e que o excedente que não for aplicado no final do exercício seja usado como superávit no exercício seguinte em políticas culturais na Bahia. “O encontro foi bastante positivo e importante por que se abriu a discussão com quem faz e produz cultura na Bahia. Uma nova audiência será marcada para aprofundarmos o debate e avançar em políticas que fortaleçam a produção cultural em todos os territórios de identidade do nosso estado”, afirmou Galo, autor de um projeto de indicação ao governo no qual defende a ampliação do orçamento da cultura de 0,8% para um mínimo de 1,5% na Bahia.

0 09:27 - 27 de Mai // Fonte: ASCOM/PMSAJ | Cultura e Arte

Um evento para a imprensa e convidados, marcou o lançamento oficial do desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade na manhã da última terça-feira (26). O aniversário de emancipação política de Santo Antônio de Jesus será no próximo dia 29 de maio, com desfile na Praça Ursicino Pinto de Queiroz.

Durante o encontro houve uma café da manhã com a presença da secretária de Assistência Social Francineia Silva, a secretária de Educação Elly Mary Bitencourt, a secretária de saúde Adrielli Lemos e o advogado da Secretária de Assistência Social Caíque Pires. O intuito da reunião foi informar todos os detalhes e apresentar em primeira mão as novidades para este ano.

Na ocasião, foi apresentada a programação que está definida para o dia 29 de maio por cada secretaria presente, também pode ser esclarecidos assuntos como inauguração do posto de saúde Zilda Arns, a audiência pública sobre o Programa Bolsa Família Municipal e o Programa de Habitação Rural.Com o tema “Essa é a nossa história, essa é a nossa cidade” o desfile deste ano tem como objetivo contar a nova história.

O desfile terá inicio às 7hs da manhã da próxima sexta feira 29 de maio, com hasteamento da bandeira pelo prefeito Humberto Leite e o vice Faustino Cunha. Em seguida haverá os desfiles do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Bombeiros, Colégios municipais e estaduais, Defesa Civil, Centro de convivência dos idosos, Karatê, Capoeira, SAMU e órgãos da prefeitura.

Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, durante a inauguração do Posto de Saúde Zilda Arns haverá um show musical às 17hs no bairro, com o cantor Nayrone Siganno e outra a atração da cidade.

1 09:18 - 27 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Cultura e Arte

Mesmo diante de recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para que promotores do interior do estado fiquem atentos aos gastos com festejos juninos, o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), não economizou na programação do São João 2015 na cidade. A promessa é de seis dias de festa e 40 bandas, porém apenas cinco das atrações já consumirão R$ 698 mil dos cofres públicos. Isso em meio a um cenário de crise econômica, propalado pelos governos federal e estadual, que apertaram o cerco para gastos. Dados dos Diários Oficiais do Município dos dias 25 e 26 de maio apontam que o Executivo santo-antoniense efetuou o pagamento de 50% dos artistas, com o restante dos cachês pagos a partir da apresentação. Por enquanto, o pagode do Sorriso Maroto – em pleno São João – vai embolsar R$ 198 mil, maior cachê já divulgado. Na sequência, outra banda de pagode, Raça Negra, com R$ 150 mil. A dupla sertaneja Thaeme e Thiago, ritmo mais próximo do forró, terá o cachê de R$ 130 mil. Abaixo dos R$ 100 mil, apenas o Forró do Muído, com R$ 90 mil, e o também sertanejo Daniel Vieira, R$ 70 mil. A prefeitura, no entanto, ainda não divulgou o valor pago para atrações já confirmadas, como Adelmário Coelho, Dorgival Dantas, Flávio José e as bandas Aviões do Forró e Magníficos. Em abril, quando o procurador-geral do Ministério Público Estadual (MP-BA), Márcio Fahel, fez o alerta para promotores que atuam no interior, o coordenador do Núcleo de Investigação dos Crimes Atribuídos a Prefeitos (CAP), promotor Antônio Faustino de Almeida, frisou que o foco não é proibir a manifestação cultural, mas garantir que elas aconteçam dentro da legalidade. “As receitas diminuíram, os municípios atravessam essa situação preocupante. Enquanto isso, alguns municípios, às vezes, contratam artistas, bandas, atrações por valores exorbitantes, enquanto nos serviços essenciais, como saúde, educação, saneamento básico, a população fica inteiramente carente”, explicou.

0 23:50 - 26 de Mai // Vagner Santos | Cultura e Arte

Vicente estava na montagem de algumas fotos quando percebeu a chamada do porteiro eletrônico. Interromper o trabalho, que maçada!, pensou, mas foi atender. Pelo visor, viu um homem sem rosto, somente um terno Armani e gravata Hermés. Coisa normal. Ele se identificou como sendo da família (disse o nome), e necessitava de um trabalho de reconstrução do passado não de uma pessoa em particular (mesmo porque, depois da morte do patriarca, ninguém mais tinha nome próprio), mas de uma empresa. Vicente nunca fizera isso antes, mas abriu o portão. Diante dele, o terno Armani explicou:

0 15:48 - 26 de Mai // Jornalismo (1) | Cultura e Arte

Saiu hoje no Diário Oficial do Município de Santo Antônio de Jesus o valor de alguns cachês de bandas que irão se apresentar no São João da cidade, no topo está a banda de pagode Sorriso Maroto. Nos próximos dias outras atrações serão publicadas. Vale lembrar que a prefeitura está tentando contratar as duplas Jorge e Mateus e Henrique e Juliano, o cachê da primeira dupla está na faixa de R$ 500.000,00 a R$ 600.000,00, já a segunda dupla vem em uma crescente, o valor estimado é de R$ 300.000,00.

Confira os valores divulgados:

Sorriso Maroto R$ 198.000,00

Raça Negra R$ 150.000,00

Thaeme e Thiago R$ 130.000,00

Forró do Muído R$ 90.000,00

Daniel Vieira R$ 70.000,00

1 14:09 - 22 de Mai // Jornalismo (1) | Bahia
A Prefeitura de Cruz das Almas divulgou nesta Quinta-feira (21) as principais atrações que irão se apresentar no São João de Cruz das Almas em 2015.
 Confira:

- Paula Fernandes

- Tayrone Cigano

- Flávio José

- Calcinha Preta

- Adelmário Coelho

- Estakazero

- Colher de Pau

- Alcymar Monteiro

- Del Feliz

- Tio Barnabé

- Sarapatel com Pimenta

- Acarajé com Camarão

- Trio Nordestino

- Banda Forrozão

- Banda Poizé

0 10:12 - 20 de Mai // Nadia Santos | Cultura e Arte

A movimentação para o fechamento da grande oficial do São João de Santo Antônio de Jesus está grande, algumas atrações que já foram confirmadas como Luan e Forró Estilizado podem deixar a grade, já Dorgival Dantas deve entrar, dentre outras mudanças que estão acontecendo nos bastidores.

Mas se tratando do autointitulado “Indiscutivelmente, o Melhor São João da Bahia", precisa de atrações de peso, e duas estão na briga, a dupla Jorge e Mateus está bem perto de fechar, já que deverá fazer uma dobradinha, cantando primeiro em Cruz das Almas, em seguida tocando em Santo Antônio de Jesus. A produção também deseja trazer Henrique e Juliano, mas existe um problema.

O problema é o seguinte: há pelo menos três anos, Jorge e Mateus dominam o mercado sertanejo. Mesmo não gostando de comparecer a programas de TV, eles são os donos dos maiores cachês do Brasil, variando entre R$ 300 mil e R$ 600 mil. Só que, depois de tanto tempo com a quase inabalável liderança, Henrique e Juliano surgem como uma primeira grande ameaça. Nascidos em Tocantins, Henrique e Juliano estão com várias músicas estouradas, como ‘Cuida Bem Dela’ e ‘Até Você Voltar’, e com a agenda lotada em todos os dias da semana.

Marcos Araújo, o Marquinhos da Áudio Mix, dono do escritório que cuida da carreira de Jorge e Mateus, resolveu abrir guerra e já avisou a quem quiser comprar show: se alguém contratar Henrique e Juliano não terá Jorge e Mateus e nem os seus outros artistas. E são muitos os cantores da Áudio Mix: Israel Novaes, Cristiano Araújo, Jeferson Moraes (‘Os Iluminados’), Wesley Safadão (em algumas praças), entre outros.

0 22:21 - 17 de Mai // Vagner Santos | Cultura e Arte

A pista de tampinhas criada pelos meninos da comunidade de Acupe, no Recôncavo Baiano, as brincadeiras da queixada e do tucunaré das crianças da terra indígena Panará, no Pará, a cantiga da Lagarta Pintada, cantada pelas meninas no litoral de Tatajuba, no Ceará, se juntam aos carrinhos e às tradicionais brincadeiras de bonecas.

O universo lúdico infantil de Norte a Sul do país é tema do documentário Território do Brincar, que tem pré-estreia no dia 20 de maio na Ciranda de Filmes, mostra de cinema com foco na infância e na educação.

A estreia oficial será no dia 28 de maio em São Paulo e no Rio de Janeiro e no dia 4 de junho em Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, João Pessoa e Santos.

0 17:29 - 13 de Mai // Jornalismo (1) | Cultura e Arte

No dia 04 de junho, às 19h30, o SESC recebe a primeira etapa do Projeto Sonora Brasil com apresentação do grupo “Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa”, de Alagoas. O evento é gratuito e acontece no Foyer do Teatro do SESC de Santo Antônio de Jesus.

O grupo é formado por cinco mulheres da região de Sítio Fernandes, município de Arapiraca, na zona rural do agreste alagoano, e Nelson Rosa, mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas. Os cantos das destaladeiras são entoados em várias vozes, com uma só voz no improviso dos versos geralmente tirado pelas líderes do salão; são em forma de trovas rimadas e têm como característica serem arrastados e sem acompanhamento instrumental.

O projeto Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Neste ano, a temática “Cantos de Trabalho” irá abordar exemplos de prática de cantos de trabalho ainda vigentes em alguns estados do Brasil, com predomínio da região Nordeste.

Ao longo do ano, o SESC receberá também os grupos “Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)”, “Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)” e “Ilumiara” (MG).

Data: 04/06/2015 (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Foyer do Teatro Sesc Santo Antônio de Jesus

Quanto: Gratuito

3 13:58 - 13 de Mai // | Cultura e Arte

 Em contato com a redação do Blog do Valente, no final da tarde desta quarta-feira (13), a assessoria de imprensa oficial da prefeitura afirmou que não divulgou nenhuma grade de modo oficial. Mas diversos meios de comunicação passaram a divulgar nesta quarta-feira 13, uma programação com diversas atrações que já foram oficialmente confirmadas, confira: 

19/06

Amor que Fica

Danniel Vieira

Tayrone Cigano

Estakazero

Bete Nascimento

20/06

Jânio Santana

Pedro Henrique & Luziel

Falamansa

Bruno e Marrone

Flávio José

Seu Maxixe

21/06

Renato Rocha

Tio Barnabé

Adelmário Coelho

Raça Negra

Cristiano Araújo

Magníficos

22/06

Flôr do Nordeste

Kleo Dibah e Rafael

Santana Forrozeiro

Fernando e Sorocaba

Forró do Muído

Casadoes do Forró

23/06

Os Cumpadi

Nayrone

Aviões do Forró

Sorriso Maroto

Calcinha Preta

Colher de Pau

24/06

Joyce França

Romeu e Renato

Thaeme & Thiago

Luan Estilizado

Matheus e Cauã

Márcia Felipe & Forró da Curtição

0 13:45 - 13 de Mai // Fonte: Assessoria | Cultura e Arte
Depois de um período longe dos eventos e em recesso desde o Carnaval, o cantor Saulovolta aos palcos em pleno São João, no dia 20 de junho (sábado), a partir das 14h, entre as atrações do Forró da Vila, em Santo Antônio de Jesus, a apenas 180 km de Salvador. O evento, que acontece na Vila Music, conta ainda com a irreverência das irmãs Simone e Simaria, com a percussão da Timbalada e o forró indispensável do Mastruz com Leite. Os ingressos já estão à venda na Line Bilheteria e nos balcões da Ticketmix.
 SERVIÇO:
Forró da Vila
20 de junho (sábado), 14h
Vila Music, em Santo Antônio de Jesus
Ingressos: R$ 150 (Pista Open Bar de Água, Cerveja e Refrigerante) e R$ 300 (Camarote All Inclusive com Água, Refrigerante, Cerveja, Vodka, Whisky 8 anos e Buffet)
0 12:51 - 12 de Mai // | Bahia

Instalado num charmoso solar neoclássico do exclusivo Corredor da Vitória, o Instituto Goethe da Bahia tem o respaldo internacional de representar a cultura alemã nas grandes metrópoles mundiais. E a boa notícia é que o espaço fervilhante, que ajudou o cinema baiano a se reinventar como um movimento pulsante, está novamente cumprindo o seu ideal de centro de vanguarda com a performance “Andando & Dormindo” da artista plástica Ieda Oliveira, que é baiana de Santo Antonio de Jesus, a mesma cidade onde nasceu a arte instigante de Marcos Reis Peixoto, o prestigiado Marepe.

A exposição faz parte do processo artístico de Ieda Oliveira que percorreu cinco cidades baianas – Ubaíra, São Gabriel, Mutuípe, Monte Santo e Salvador, onde em cada local, propunha uma intervenção performática, onde as pessoas eram convidadas a participarem de uma rifa gratuita, com prêmios diversos, desde bodes, porcos à eletrodomésticos. O resultado era justamente um misto de desconfiança, timidez e atitude por parte dos feirantes à uma total aceitação e interação entre a artista e o povo. Demonstrando como a arte em seus mais diversos propósitos, consegue tocar e chegar ao universo, mesmo daqueles mais distantes.

Na exposição o público poderá ter contato direto com as gigantes cartelas – raid das moças, que transformaram-se, pela ação direta do público em objetos ímpar, justamente por conter ali, os registros de cada uma das pessoas que participaram e assinaram os seus nomes, deixando suas marcas, seus traços e por fim, sua identidade.

0 23:47 - 11 de Mai // Vagner Santos | Cultura e Arte

Que tal estudar todo o conteúdo de história geral jogado no sofá, comendo uma pipoquinha? Sim, é possível! Depois de tantas apostilas e livros, vale a pena parar para descansar e se divertir um pouco. E nada melhor do que um bom filme. Confira nossa lista de 70 filmes que vão lhe ajudar a repassar história para as provas!




Colunistas


Classificados