Últimos Comentários



Enquete


Blog

Cultura e Arte

0 11:46 - 05 de Fev // Jéssica Oliveira | Bahia

O dia 16 de fevereiro será dedicado às artes visuais, no CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, em Cachoeira. A Exposição Imagens Vivas vai reunir produções em fotografia em quatro propostas diversas. 

A turma da disciplina Fotografia I, do curso de Artes Visuais, irá expor a série Poéticas do Cotidiano. Já os alunos do grupo de estudos Comunicação e Saúde irão apresentar imagens sobre Gordofobia, construções e desconstruções. Também integra a atividade o Grupo Galeria Recôncavo, com a série Patrimônios, além do Coletivo Poesia e Imagem, com fotos em poemas de autoria dos próprios estudantes e do escritor português Fernando Pessoa.

A coordenadora e curadora do evento, Professora Alene Lins, conseguiu organizar uma mostra bem diversa, mas que segundo ela tem alguns elementos em comum: Explorando diferentes abordagens no uso da fotografia, a exposição irá evidenciar o caráter analítico das produções, por meio de temáticas diversificadas. “A exposição e performance Imagens Vivas foi uma necessidade de expor atividades do semestre, em diversos grupos em que ministro aulas ou desenvolvo atividades de estudo e ou extensão, em que trabalhamos com fotografia. A exposição é um fechamento das ações e produções desses grupos”, afirma a professora. 

Através da imagem, o evento promete evocar a criticidade, a ludicidade, a imaginação e a integração no ambiente do CAHL. O Imagens Vivas contará com atividades simultâneas no Quarteirão Leite Alves e na Casa Dias Adorno, na cidade de Cachoeira. A exposição estará aberta ao público das 7h às 23h, e contará ainda com performances e lançamentos de livros. 

 

0 20:04 - 02 de Fev // Djalma Macedo | Bahia

A chuva não intimidou os devotos de Iemanjá nesta terça-feira (2). Centenas de pessoas compareceram à Orla do Rio Vermelho para presentear a rainha das águas com flores e água de cheiro. O presente principal foi entregue por volta das 15h30, acompanhado pelas oferendas do público, depositados nos balaios que estavam na colônia de pescadores, em embarcações que seguiram a galeota.

(Correio) 

0 18:23 - 18 de Dez // Djalma Macedo | Cultura e Arte

O casal de blogueiros Débora Claudio Dable e Felipe Dable, de Curitiba-PR, lançaram um canal de gastronomia diferente. No Chef Cenoura, a dupla ensina as receitas também na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). "A língua brasileira de sinais tem uma gramática diferente do português, então não é tão fácil acompanhar um vídeo com legendas para um surdo", contou Débora ao jornal Gazeta do Povo.

Débora interpreta as receitas em Libras enquanto Felipe prepara os alimentos. Ela conta que desde muito cedo aprendeu a linguagem porque a sua irmã mais velha é surda profunda. A irmã de Débora, inclusive, foi a inspiração para a criação do canal. “Ela [minha irmã] disse que se pudesse aprender receitas por vídeo cozinharia muito mais. Se não facilitasse para os surdos, não faríamos os vídeos neste formato”, contou.

Em pouco menos de dois meses, o casal já publicou seis vídeos no canal e o retorno tem sido bastante positivo. "Surdos de todo o Brasil nos procuraram agradecendo. Teve uma menina ouvinte que mandou mensagem e disse que está estudando Libras e que vai aproveitar para estudar cozinha assistindo ao nosso canal”, comemorou Débora.

*Correio

0 07:55 - 05 de Dez // Djalma Macedo | Cultura e Arte

A cidade de Curitiba recebe neste sábado (5), às 9h, no pátio do Phoenix American Mex, o 1º Encontro de Porsches. O evento reunirá 40 colecionadores de carros da marca alemã, que prometem apresentar modelos raros como o Targa, o 930 Turbo e o 993 Turbo.Interessados em expor devem enviar um email para eventos@phst.com.br. Segundo a "Gazeta do Povo", a entrada para o encontro custa R$ 34,90 e inclui café da manhã e feijoada.

*Notícias ao Minuto

0 09:30 - 02 de Dez // Jéssica Oliveira | Cultura e Arte

Após as reivindicações do Presidente da Fanfarra Redesc, a Secretária de Cultura Zeliane entrou em contato com o Programa Levante a Voz na Rádio Andaiá FM para explicar que não tem recursos para ajudar as fanfarras. “nós fizemos uma previsão de gastos de um ano para outro e não havia previsão de recursos para ajudar as fanfarras. Recebemos o projeto deles e os custos passavam de R$ 100.000,00 só os instrumentos”, garante. A mesma afirma ainda que além da Redesc existem outras fanfarras na cidade e que a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Cultura buscam resgatar concursos de fanfarras. “Ficamos tristes porque não podemos ajudar como eles merecem. Pedimos a Neilson paciência, pois nós queremos resgatar os concursos de fanfarras. E esclarecendo também que na minha gestão todos os ofícios que ele mandou foram respondidos, mas é difícil fazer cultura quando não tem recursos ”, completa. 

 

Jéssica Oliveira/Blog do Valente

0 08:42 - 02 de Dez // Jéssica Oliveira | Cultura e Arte

Na manhã desta quarta-feira (02), o Presidente da Fanfarra Redesc, Neilson falou  numa entrevista ao Programa Levante a Voz na Rádio Andaiá FM que não tem apoio da cidade de Santo Antônio de Jesus. “Somos a única fanfarra aqui na cidade e ainda não é reconhecida”, disse. O mesmo enfatiza que os próprios membros que pagam as despesas. “Não recebemos nada do governo. Foi prometido para nós cultura, resgate da Fanfarra e nada até agora. O ônibus que conseguimos para ir a um campeonato foi cedido pelo Deputado Rogério Andrade”, explicou.  Neilson completa ainda que precisam apoio da cidade. “dia 29 de maio e 07 de setembro teve desfile de fanfarras de outras cidades com camisa de Santo Antônio. A única coisa que queremos é apoio, reconhecimento do munícipio”, frisou. 

 

Jéssica Oliveira/Blog do Valente

0 21:30 - 10 de Nov // Jéssica Oliveira | Cultura e Arte

Professora de História por profissão e artista Naif por vocação e amor, Maisa aprendeu a pintar, modelar e esculpir desde a infância e sem orientação ou subsídios, seguiu aprendendo de forma intuitiva, por meio de livros e revistas que lhe chegara às mãos. Pinta em suas horas de folga os caminhos de dentro, os afetos e as dores, perpassando os caminhos da memória.

0 13:54 - 07 de Nov // Jéssica Oliveira | Bahia

O pedreiro Ivanildo Pereira dos Santos, de 33 anos, "descoberto" em um canteiro de obras em Campinas (SP) por colegas de trabalho, se prepara para a primeira exposição de desenhos. A mostra "Algumas de minhas memórias" será realizada no Ateliê Lisa França,  no Distrito de Sousas, a partir do dia 15.

Artista autodidata e semianalfabeto, ele contou que a vida dele mudou após receber apoio de voluntários. "Ser descoberto foi uma grande oportunidade.Eu estou muito feliz e faço o que eu gosto. Além dos desenhos eu faço esculturas com argila, e com o curso que ganhei quero aprender outras técnicas, a pintar na tela e mexer com tintas diferentes ", explica.

Além disso, está ansioso para ver a reação do público diante dos trabalhos. "Mas também estou tranquilo, manter a calma para explicar os meus desenhos para os visitantes. Espero que bastante gente goste", declara o artista.

0 13:36 - 03 de Nov // Laiane Santos | Cultura e Arte

O I Expande Graffiti acontecerá em Santo Antônio de Jesus - BA, entre os dias 06, 07 e 08 de novembro de 2015. As atividades serão realizadas no Colégio Estadual Luiz Vianae na praça Gildete Mascarenhas (praça principal da URBIS I). Este evento promoverá, emsuas atividades de formação e entretenimento, a articulação entre os elementos da CulturaHip-Hop (MC, DJ, Graffiti e Dança de Rua). Os trabalhos a serem realizados por meio deste evento, promoverão a sociabilidadeentre os jovens, o desenvolvimento e permanência deste instrumento artístico e cultural nomunicípio supracitado. Além  disso,  a  programação  conta  com  roda  de  conversa,  oficinas  de  Hip-Hop,mutirão de graffiti, apresentações de rap e dança de rua. O Expande Graffiti promoverá suasatividades de modo gratuito, sendo direcionado para jovens. Para mais informações acesse aofacebook Expande Graffiti.Apoio: Coletivo Quinta Esquina, Nova10ordem e Movimento Hip Hop SAJ. (Flaviane Borges e Val Rap coordenadores do evento)

0 14:31 - 01 de Nov // Laiane Santos | Cultura e Arte

Fotografias consideradas "icônicas" por impactarem o mundo e conseguirem levar reflexões às pessoas sobre problemas globais agora ganharam novas cores. O artista Gunduz Aghayev criou uma série de ilustrações recriando essas imagens em que crianças são protagonistas e apagando os cenários trágicos vividos por elas.

A ideia do projeto, intitulado "Imagine", mostra como a infância deveria ser para as vítimas de tragédias que aparecem nas fotografias.

Entre as fotos destaques da série está o do corpo da criança refugiada encontrado no mar da Turquia. A imagem ganhou o mundo e se tornou o símbolo da crise dos refugiados pelo mundo. Na criação de Aghayev, o pequeno aparece brincando em areia de praia. (iBahia)

0 14:25 - 26 de Out // Laiane Santos | Cultura e Arte

I Expande Graffiti acontecerá em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2015. As atividades serão realizadas no Colégio Estadual Luiz Viana e na praça Gildete Mascarenhas (praça principal da URBIS I). Este evento promoverá, em suas atividades de formação e entretenimento, a articulação entre os elementos da Cultura Hip-Hop (MC, DJ, Graffiti e Dança de Rua).

Os trabalhos a serem realizados por meio deste evento, promoverão a sociabilidade entre os jovens, o desenvolvimento e permanência deste instrumento artístico e cultural no município de Santo Antônio de Jesus. Além disso, a programação conta com roda de conversa, oficinas de Hip-Hop, mutirão de graffiti, apresentações de rap e dança de rua. O Expande Graffiti promoverá suas atividades de modo gratuito, sendo direcionado para jovens.

Em contato com o Portal Tribuna do Recôncavo, Flaviane Borges, uma das organizadoras do evento, falou que a finalidade do Expande Graffiti é fortalecer o movimento e cultura Hip-Hop na cidade. “Além disso, é importante trabalhar os elementos desse movimento interligando-os com diálogos temáticos de cunho social, chamando a participação da comunidade local e circunvizinha. E, assim, com sua maior ênfase na cultura e Educação, o Expande se constituirá como um marco na cidade, afinal é o primeiro mutirão de graffiti de Santo Antônio de Jesus”, concluiu” Borges.

O evento é coordenado por Flaviane Borges e Val Rep, e conta com o apoio dos grupos: Coletivo Quinta Esquina, Nova10ordem e Movimento Hip Hop SAJ. Para mais informações acesse o facebook Expande Graffiti. (Tribuna do Recôncavo)

0 22:11 - 12 de Out // João Victor | Brasil

Faz quase um século que o primeiro arcebispo de Belo Horizonte, dom Antônio dos Santos Cabral (1884-1967), idealizou a catedral metropolitana da capital mineira. O ano era 1921. Só agora a edificação começa a ganhar forma e pode ter a inauguração antecipada em quatro anos, passando de 2021 para 2017.

Ela está sendo erguida em um terreno de 24 mil metros quadrados, na avenida Cristiano Machado, no bairro Jaqueline, região norte da capital mineira. Os trabalhos de implantação das fundações e contenções da catedral foram concluídos na semana passada. Já os pilares e paredes da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, espaço no subsolo do templo para formação humana e espiritual, orientação, apoio e acolhimento de pessoas pobres, estão prontos. 

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, já foram gastos na edificação 8.000 metros cúbicos de concreto e 600 toneladas de aço. O templo terá capacidade total para receber 20 mil pessoas: 5.000 pessoas na nave principal, com 100 metros de altura, e outras 15 mil pessoas na esplanada do complexo, onde será erguido um altar para missas campais. 

Em 1921, quando foi criada a Arquidiocese de Belo Horizonte, o templo foi planejado por dom Cabral para ser erguido no local onde está instalada hoje a praça da Bandeira, confluências das avenidas Afonso Pena e Bandeirantes, no bairro Mangabeiras, na zona sul de Belo Horizonte. Entretanto, devido à expansão da capital mineira no sentido norte do município, quando foi retomado o projeto em 2005, a Arquidiocese optou por construir a catedral na região.

 

Terreno onde será construída a catedral

 
"Tenho a esperança de que a Catedral Cristo Rei seja concluída em 2017. É claro, dependemos muito das doações, pois a edificação da catedral é uma obra projetada para ter a participação de todos. Mas é uma alegria muito grande ver o quanto já avançamos nos trabalhos de construção", disse dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (7). No dia anterior, dom Walmor havia visitado as obras daquele que será o maior templo católico de Minas Gerais.
 
"Tudo o que foi feito se deve à fé. É resultado da generosidade do povo mineiro, que é muito solidário. Este é o nosso compromisso, desde a concepção do projeto. E é isto que vem acontecendo: cada vez mais pessoas têm nos ajudado e por isso a obra avança, sem parar. Cresce a consciência de que a Catedral Cristo Rei será o lugar de todos e para a oferta de muitos serviços dedicados aos pobres, o cuidado social, a promoção da cultura, da educação", afirmou o religioso.
 
O templo está sendo erguido somente com doações de fiéis. O valor da obra é estimado em R$ 100 milhões e já foram gastos cerca de 20% (R$ 20 milhões) até agora pela Arquidiocese de Belo Horizonte.
 
Segundo dom Walmor, o projeto idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) em 2011 vai resgatar o sentido genuíno de catedral e não apenas de um templo. "Templo é o coração da catedral, local de fé, do anúncio do evangelho, da espiritualidade. Catedral é lugar da arte, da cultura, da educação, dos serviços e do cuidado social. E isso tudo está contemplado dentro desta obra", disse o arcebispo.
 
De acordo com a Arquidiocese, o trabalho de Niemeyer tem identificação com Belo Horizonte e a Igreja Católica. O arquiteto é responsável pelo projeto do complexo da Pampulha, que inclui a Igreja de São Francisco de Assis e ainda abriga painéis do pintor Candido Portinari (1903-1962) e jardins do paisagista Burle Marx (1909-1994).

A atual catedral de Belo Horizonte é a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro da cidade. Como em 1921, só havia três templos na capital mineira --além daquela, as igrejas de São José e Nossa Senhora do Rosário --, dom Cabral escolheu a Boa Viagem como "catedral provisória" até que a Cristo Rei fosse construída.

Fonte : UOL

0 09:18 - 11 de Out // Jéssica Oliveira | Cultura e Arte

Em comemoração ao Dia das Crianças, o SESC de Santo Antônio de Jesus realiza o espetáculo “O Palhaço e a Bailarina”, neste domingo às 15h e segunda às 11h.

A peça traz os atores Demian Reis e Priscila Sodré em números cômicos inspirados na tradição do circo brasileiro e novos como Lavadeiras da Seleção, Palhaço sem querer e Chapéu Vermelho de dança tribal.

Com muita improvisação, interação, riso, circo, dança e música o espetáculo traz a alegria espontânea da palhaçaria e da dança. O espetáculo é livre para todos os públicos e tem a duração de 50 minutos, sob a direção de Demian Reis.

A entrada é gratuita, basta está portando a carteira social do SESC. 

* Tribuna do Recôncavo

0 10:30 - 10 de Out // Jéssica Oliveira | Cultura e Arte
Celebrada em todo o Brasil, a padroeira do País, Nossa Senhora Aparecida, ganha homenagens também em municípios baianos, nesta segunda-feira (12). A data, aproveitando o feriadão, é uma boa alternativa para os adeptos do turismo religioso que desejam aliar momentos de fé com visitas a cidades do interior como Bom Jesus da Lapa (oeste), São Felipe (Recôncavo) e Igaporã (centro sul), onde são realizadas novenas, tríduos, missas, procissões e romarias para render graças à santa, uma das mais populares do Brasil.
 O município de Bom Jesus da Lapa, com forte tradição no turismo religioso e famoso por realizar a terceira maior romaria do País, por exemplo, espera receber cerca de 100 mil visitantes para as homenagens à padroeira do Brasil; a maioria proveniente de Minas Gerais, Brasília, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Desta sexta-feira a domingo (9 a 11), período do tríduo, a gruta onde está a imagem da santa abre às 5h e missas são realizadas às 19h30.
 Na segunda, a programação segue com confissões, Ofício de Nossa Senhora, missas, batizados e bênçãos, tendo como ponto alto a procissão, às 18h, seguida da missa festiva. O culto à santa em Bom Jesus da Lapa aumentou a partir de 2009, quando o município recebeu a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Atualmente, a comemoração é a terceira maior realizada na cidade.
 A 902 quilômetros de Salvador e banhado pelo Rio São Francisco, o município agrada a qualquer visitante. Em um espetáculo de belas paisagens, está o Morro do Bom Jesus, feito de calcário maciço, rodeado por grutas e dividido em galerias. O Santuário de Bom Jesus da Lapa é outro atrativo natural, com grutas e uma torre do lado de fora, que possibilita uma visão panorâmica da cidade. Ali, encontra-se a imagem de Bom Jesus Crucificado, local onde os romeiros se ajoelham para fazer as orações.
*infosaj
0 20:54 - 05 de Out // João Victor | Cotidiano

Após uma apresentação constrangedora neste sábado em Teresina, onde Joelma e Chimbinha tocaram juntos pela primeira vez após o guitarrista ser impedido de se aproximar da cantora, salvo em situações de trabalho, a vocalista da banda Calypso divulgou uma nota dizendo que se sentiu ameaçada pela presença do ex-marido no palco. O guitarrista teve que abandonar o show após Joelma se mostrar incomodada com sua presença, o que motivou os fãs a pedirem que ele se retirasse, jogando objetos no músico.

Segundo a nota, Chimbinha teria ameaçado bailarinos e técnicos antes do início da apresentação. "Todos os músicos, bailarinos e técnicos estavam em pânico e com medo do que poderia acontecer; inclusive alguns sofreram ameaças verbais do guitarrista", diz o texto, assinado pela assessoria de imprensa de Joelma. Na nota, a cantora diz que chegou a rezar para que nada acontecesse: "Minha postura no show de ontem foi em função do medo de estar próximo a ele. Tive receio e fiquei com os olhos fechados orando para que não acontecesse o pior".

0 13:32 - 05 de Out // Laiane Santos | Cultura e Arte

O Coletivo Quinta Esquina surgiu a partir de uma brincadeira. Jovens se reuniam para fazer “freestyle”, rima improvisada numa calçada em frente ao Shopping Villa Inglesa. Lá se reúnem skatistas, mc’s, e pessoas que apreciam a cultura. Há um ano 4 jovens que apenas rimavam de brincadeira, decidiram focar mais na cultura, dando início ao coletivo. O grupo tem participado de vários eventos, entre eles, o ” Quilombeat ” que já teve duas edições realizadas na cidade de Santo Antônio de Jesus no Recôncavo baiano, cujo evento foi organizado por componentes do próprio grupo juntamente com o Coletivo Zumbeat.

Em contato com o Portal Tribuna do Recôncavo, Eric Moreno, conhecido como Boneco Mc, informou que no dia 25 de setembro o Coletivo Quinta Esquina participou do “Salvador City Beatle, realizado na Praça da Sé, no Pelourinho e em Castelo Branco na capital baiana. Evento voltado à Cultura Hip-Hop, principalmente a dança de rua.

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2015, o Coletivo se apresentará na cidade de Amargosa no “Cultura Negra em movimento” evento organizado por Uh Neto ( Mc de Cruz das Almas). Nos dias 6,7 e 8 de novembro, o grupo fará parte da primeira exposição de Grafitte de Santo Antônio de Jesus. A  “Expande Graffiti” será realizada em algumas escolas da cidade.

0 12:23 - 04 de Out // João Victor | Cultura e Arte

Uma febre está tomando conta dos shopping centers brasileiros: são bichinhos de pelúcia motorizados, que fazem a alegria das crianças nos passeios de família. E como não poderia deixar de ser, tem gente que está faturando com isso.

empresa Animal Tour, responsável pelos bichinhos, começou a operar em outubro de 2014, e de lá para cá já abriu 50 lojas. Até o final do ano, serão 60 unidades. “Nossa expectativa inicial era ter seis lojas em um ano. Vamos superar nossa meta em dez vezes”, comemora a ex-aeromoça Patrícia Guimarães, que trouxe a novidade para o Brasil.

Ela conta que teve contato com o produto em suas viagens para o exterior. “Vi esses bichinhos primeiro na Espanha e depois no México. Então pensei: ‘Por que isso não existe no Brasil?’”, lembra. Hoje, segundo Patrícia, os carrinhos já estão em 70 países.

 
 

Por aqui, o negócio começou com um investimento de 200 mil reais e muito trabalho para conseguir importar itens que nunca tinham sido trazidos antes para o Brasil. Depois, o desafio foi convencer os shoppings de que aquele era um produto promissor. “É muito difícil levar algo desconhecido para esses lugares”, afirma Patrícia.

Porém, vencidas essas barreiras, a ideia se mostrou um sucesso. “Começamos no mês das crianças e tivemos fila já no primeiro fim de semana”, lembra a empresária. A primeira loja foi instalada no Shopping Tucuruvi, na zona norte de São Paulo.

Porquinha rosa

O negócio começou com carrinhos importados da China. Agora, para agilizar a produção, a empresária começou a importar as peças separadamente para montar os bichinhos no Brasil, com a parceria de uma fábrica na Grande São Paulo. Até agora foram produzidos e entregues 300 itens para as lojas da rede, dentre leões, elefantes, ursos, cachorros, rinocerontes, e uma porquinha rosa, que é o maior sucesso da marca (no total são 40 modelos diferentes).

As lojas da Animal Tour são abertas em regime de licenciamento e têm um faturamento mensal médio de 40 mil reais. Contudo, a empresária não revela o faturamento total da rede. Hoje, as lojas Animal Tour estão em 37 pontos, espalhados por 29 cidades do país e fazem 80 mil atendimentos por mês.

Para Patrícia, o enorme sucesso, num período de crise, deve-se principalmente à novidade que seu produto oferece. “Atribuo nosso crescimento à inovação do produto, à necessidade dos shoppings por novidades no segmento infantil e à disposição dos pais em fazer a vontade dos filhos”, afirma.

Cada passeio nos bichinhos motorizados dura oito minutos e custa entre 15 e 25 reais (dependendo do local). Os carrinhos trafegam a uma velocidade de 2 km a 5 km, o que garante a segurança das crianças, atesta a empreendedora. Para crianças de até 5 anos, é necessário o acompanhamento de um adulto.

Agora, Patrícia se planeja para o futuro do negócio. A ideia é crescer ainda para alguns shoppings (ela tem ao menos 20 já mapeados) e então avançar para outros espaços com presença do público infantil. 

Fonte : Exame 

0 19:20 - 29 de Set // João Victor | Bahia

O programa Recode, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e executado pela organização social CDI, quer reverter esse quadro usando a tecnologia para incentivar a leitura e disseminar cidadania entre as comunidades através de bibliotecas públicas brasileiras.

A expectativa é que 300 mil usuários de bibliotecas sejam impactados pela iniciativa. “As bibliotecas competem hoje com uma era de shoppings, smartphones e redes sociais. Elas ainda não conseguiram acompanhar essa aceleração. Temos que agregar essa questão tecnológica à biblioteca, que precisa se abrir mais. Se não, ficamos parados no tempo”, disse a professora Hildenise Ferreira Novo, diretora do Instituto de Ciência da Informação da UFBA.

0 08:29 - 25 de Set // Djalma Macedo | Cultura e Arte

Acontece neste sábado (26) a partir das 20hs mais uma edição do tradicional Desfile Pérolas Negras o salão do Clube dos 100, em Santo Antônio de Jesus. Conforme o organizador, Adão Andrade, o Pérolas Negras este ano estará ainda mais aberto para a participação das famílias

Já são 18 anos de realização do Pérolas Negras, marcando um evento que tem quebrado barreiras, vencido preconceitos e revelando a beleza afro brasileira de Santo Antônio de Jesus para o mundo.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 17:39 - 02 de Set // Laiane Santos | Cultura e Arte

Quem acompanha os números do mercado de arte pode sentir às vezes que as coisas fugiram do controle. Desde 2010, 8 obras de arte moderna foram vendidas em leilões por mais de US$ 100 milhões. Em maio, uma obra de Pablo Picasso foi vendida por US$ 179 milhões, batendo o recorde anterior de um tríptico de Francis Bacon adquirido por US$ 142 milhões em 2013. É preciso levar em conta que vários ativos estão valorizando por causa da avalanche de recursos criada pela expansão monetária dos países ricos no pós-crise.

Mas isso não responde a questão: o mercado de arte está funcionando de forma irracional e arbitrária na sua escolha do que e de quem valorizar? Foi este o objeto de um estudo publicado recentementepor David Galeason e Simone Lenzu, economistas da Universidade de ChicagoEles olharam para dois dos artistas mais importantes nascidos no século XX: os pintores americanos Jackson Pollock (1912-56) e Andy Warhol (1928-87).

Antes de 2000, o maior preço dado por um Pollock havia sido US$ 22,1 milhões. Esse valor já dobrou para US$ 59,3 milhões. O recorde de US$ 7,9 milhões para um Warhol obtido pré-2000 foi multiplicado 13 vezes para US$ 107,2 milhões.

Leilões, livros e exposições

Controlando por tamanho e formato das pinturas, assim como o momento da venda, o estudo definiu o auge da carreira dos dois artistas em termos do preço obtido em leilões.

0 16:12 - 02 de Set // Laiane Santos | Cultura e Arte

"No meu primeiro dia na aldeia Daritidzé, em fevereiro, despertei com a farra das crianças e achei que tivesse perdido a hora. Eram 4h, e os meus futuros alunos já me aguardavam nas carteiras pela aula que só começaria às 7h.

Muitos tinham medo até de me olhar: a maioria nunca havia saído da aldeia e visto um 'waradzu' (branco).

Nascido em Barretos, no interior de São Paulo, nunca sonhara em viver numa tribo indígena. Mas, aos 27 anos e recém-formado em biologia, não pude recusar o convite do cacique Cleto Tsimrihu Pariõwa para trabalhar numa aldeia do povo xavante na Terra Indígena Parabubure, em Mato Grosso.

Acertei a minha mudança numa visita à aldeia a convite de jovens que conheci nos 12º Jogos Indígenas (uma espécie de Olimpíada dos índios brasileiros), dos quais participei como voluntário.

Passados seis meses, hoje percebo que, embora a minha missão na aldeia tenha sido ensinar, lá aprendi lições que carregarei a vida toda, como a valorizar o momento presente, saber ouvir o outro e compartilhar o que se tem.

Os A’uwe Uptabi (povo verdadeiro), como se autodenominam os xavantes, somam cerca de 15 mil pessoas que habitam nove terras indígenas no Mato Grosso.

0 21:27 - 29 de Ago // Vagner Santos | Cultura e Arte

Em um salão de beleza em Medellín, qualquer cabeleireira sabe de quem estamos falando quando alguém menciona "Pablo". As sériesNarcos, que acaba de estrear no Netflix (também em sua versão latino-americana) e Club de Cuervos, uma criação mexicana e a primeira em espanhol produzida pela plataforma online, demonstram o poder que a América Latina tem para contar histórias.

Quando falamos de Narcos, até o The New York Times entendeu: é uma série "irresistível" que fala de Pablo Escobar, o traficante de drogas colombiano que se tornou uma lenda macabra, mas sedutora para o público. A série começa nos anos setenta, quando Pablo Escobar, ainda jovem, começou a construir seu império. Ele sonhava que a cocaína que produzia e distribuía algum dia teria seu nome. "Cocaína Escobar". A ficção conta também o rastro de violência e dor que tomou conta da Colômbia em uma espiral da qual ainda está se recuperando.

Narcos é uma história contada a partir do ponto de vista de um agente da DEA, a agência antidrogas dos EUA. O brasileiroJosé Padilha, responsável pela ficção, confessa que se inspirou no clássico Os Bons Companheiros, o filme de Martin Scorsese, para produzir a série. A história não é para estômagos sensíveis: conta como Pablo Escobar, que na década de oitenta foi eleito deputado na Colômbia, conseguiu se infiltrar nos mais altos escalões do poder.

0 22:00 - 28 de Ago // Jacyra Barreto | Cultura e Arte

O Balé Folclórico da Bahia encerra a temporada nacional de sua turnê, com apresentação única do espetáculo Herança Sagrada - A Corte de Oxalá, no dia 4 de setembro. A apresentação acontece no Teatro Castro Alves, no Campo Grande, às 21 horas, com ingressos a R$ 40 e R$ 20.

Ainda em 2015, a programação da única companhia profissional de dança folclórica do País em atividade inclui turnês na América do Sul e África. A temporada nacional tem patrocínio de O Boticário na Dança.(ATarde)

0 20:25 - 28 de Ago // Jacyra Barreto | Cultura e Arte

A banda Legião Urbana vai voltar para shows em outubro para celebrar os 35 anos. Segundo oescritor Marcelo Rubens Paiva, em seu blog, os remanescentes do grupo, o baterista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, vão se apresentar com André Frateschi, o novo vocalista da banda, que terá a missão espinhosa de substituir Renato Russo - morto em 1996.

O grupo vai se apresentar em outubro, no Rio de Janeiro, e ainda terá na formação o guitarrista Lucas Vasconcellos, o baixista Mauro Berman e o tecladista Roberto Polo. O último show da Legião foi com Wagner Moura nos vocais, em um especial de 2012 para a MTV.(ATarde).

0 18:37 - 28 de Ago // Jacyra Barreto | Cultura e Arte

Salvador será uma das cidades brasileiras a reunir eventos pela comemoração dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil, que será celebrada em 5 de novembro.

Em agosto, quando os japoneses comemoram o Bon Odori, a capital baiana terá uma programação especial no IX Festival da Cultura Japonesa. O evento, que acontece neste sábado, 29, e domingo, 30, no Parque de Exposições, espera receber 35 mil pessoas nos dois dias de realização.

Na programação, apresentações de artes marciais, grupos de dança, corais, música, oficinas e diferentes opções da gastronomia típica. Além disso, haverá exposições sobre o enriquecimento cultural, agropecuário e tecnológico, trazido por imigrantes japoneses e representados por descendentes ao longos dos anos.

0 16:40 - 27 de Ago // Laiane Santos | Bahia

O cardiologista baiano e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Jadelson Andrade, lança neste domingo (30), durante congresso promovido pela Sociedade Europeia de Cardiologia, em Londres, na Inglaterra, a versão em inglês de seu livro “Tratado de Prevenção Cardiovascular – Um Desafio Global”. Responsável pelo primeiro Tratado de Prevenção Cardiovascular editado no Brasil, Andrade conta, nesta entrevista ao Bahia Notícias, como surgiu o convite de publicá-lo internacionalmente e sobre a importância do feito para a cardiologia brasileira e baiana.  “Lançar este livro no maior encontro de cardiologia do mundo, para a cardiologia brasileira, é muito relevante. Para a cardiologia baiana, muito relevante também, pois capitaneou todo esse processo”. O especialista também revela situações preocupantes sobre o ramo da saúde cardiovascular no Brasil: o país não possui tradição em prevenção de doenças do coração, gasta demais com tratamento para enfermidades cardiovasculares e a oferta por estes procedimentos é bem menor que a procura por eles. Jadelson Andrade ainda revela que a cardiologia brasileira precisa olhar mais atentamente para quatro grupos específicos: mulheres, crianças, adolescentes e população de baixa renda e ainda comenta sobre a importância de se estabelecer uma forte política de prevenção. “Foi através destes programas que alguns países conseguiram reduzir em 30%, 40% em mortalidade de doenças do coração. É uma coisa simples. Precisa de vontade, de força do governo. Pelo tamanho do país, não há como se fazer ações de forma isolada, é preciso que haja uma força-tarefa no Brasil, coordenada pelo Ministério da Saúde, que entenda a importância que tem isso, para prevenir e mudar o universo da prevenção cardiovascular no Brasil”, afirmou. (Bahia Notícias)

0 15:06 - 26 de Ago // Laiane Santos | Cultura e Arte

Linda de Morrer (Exibição em 2D)

SESSÃO: 20:30

Comédia/1h30/12 anos   

Sinopse

A cirurgiã plástica Paula (Glória Pires) aplica em si mesma uma fórmula experimental para eliminar celulites e morre. Com a ajuda de um amigo psicólogo/médium, ela volta à Terra e tenta evitar que a gananciosa sócia coloque o nocivo produto no mercado.

Ted 2 (Exibição em EM 2D) Lançamento

Sesões: 18:20 - 20:40

Comédia/1h55 /14 Anos   

Sinopse

Completamente apaixonado, Ted (voz de Seth MacFarlane) decide se casar com Tami-Lynn (Jessica Barth). Entretanto, não demora muito para que o casal entre em crise. Querendo evitar um possível divórcio, Ted resolve ter um filho. Tami-Lynn logo fica empolgada com a ideia, o que faz com que o casal inicie uma busca sobre quem poderia ser o doador de esperma ideal para o bebê. Seu grande amigo John (Mark Wahlberg) o ajuda na tarefa, mas logo Ted descobre que não pode ter um filho porque, legalmente, ele não é uma pessoa, e sim uma propriedade. Começa então uma batalha judicial em que o urso de pelúcia tenta provar que merece ser considerado um cidadão como qualquer outro ser humano.

 

 Missão Impossível (EXIBIÇÃO EM 2D)

SESSÃO: 18:10

Ação/2h12/12 anos  

 

Sinopse

Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que o famoso Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo de pessoas não muito confiáveis....

Carrossel (EXIBIÇÃO EM 2D)

SESSÃO: 16:20

Aventura/1h30/Livre   

 

Sinopse

Em férias, os alunos da Escola Mundial viajam para o acampamento Panapaná, pertencente ao avô de Alícia. Lá eles participam de uma gincana organizada pelo senhor Campos, que faz o possível para que as crianças se divirtam a valer. Entretanto, a chegada de González agita o local, já que ele representa uma incorporadora que pretende comprar o terreno do acampamento para transformá-lo em uma fábrica poluidora. Para atingir seu objetivo, González e seu fiel parceiro Gonzalito usam de todos os artifícios possíveis, inclusive sabotar o acampamento e difamar Campos.

0 14:33 - 24 de Ago // Laiane Santos | Cultura e Arte

O SESC de Santo Antônio de Jesus proporcionou neste último domingo, dia 23/08/2015, o Projeto “SESC COMUNIDADE” em parceria com a ADECORTE, PSF Bairro São Paulo e SAJ Cartório. As ações do Sesc Comunidade foram desenvolvidas na Praça do CIRETRAN, onde aconteceram atividades educativas, através da estante de leituras da Biblioteca Sesc; Ações recreativas com jogos populares, atividades lúdicas com o palhaço Jenipapo, ações esportivas, vacinação, avaliação nutricional e bucal  além de atividades culturais por meio de exposição de história em quadrinhos, dramatização e orientações sobre os mosquitos transmissores da Dengue, Chikungunya e Zica-vírus . Os serviços ofertados pelo Sesc Comunidade não pararam por ai. A Instituição propiciou ainda ações na área de saúde com aferição de pressão, pintura de desenhos e orientações em saúde. As ações do Sesc Comunidade visam contribuir para a melhoria da qualidade de
vida dos moradores das comunidades santo-antonienses .  A próxima etapa desse projeto acontecerá na URBIS 2, com data a ser confirmada.
Leve o Sesc para sua Comunidade! 
Entre em contato pelo telefone (75) 3162-1711 / 3162-1700.

0 13:39 - 24 de Ago // Laiane Santos | Cultura e Arte

Começou na última sexta-feira 21, e vai até a próxima quinta feira dia 27 de Agosto a I Jornada Cultural do município de Santo Antônio de Jesus. O evento acontece durante sete dias com o tema: Revitalizando a Cultura Popular.

O evento tem o intuito de oferecer diversidade de manifestações culturais possibilitando a integração de varias linguagens de arte e de cultura do município e da região.  

As apresentações serão dividas entre a Praça da Biblioteca e a Praça Renato Machado.  Entre as inúmeras atrações programadas já se apresentou fanfaras, dança Afro, samba de enxada, desfile de pérolas negras, show de percussão com Zé Pretinho e capoeira. A partir desta segunda feira 24, o evento será deslocado para a Praça Renato Machado, onde vai ocorrer à participação da Animoteca - Biblioteca itinerante e a presença de Mãe Stela de Oxóssi onde fará uma roda de conversas no dia 26 na câmara de vereadores, ainda na oportunidade Mãe Stela irá receber o titulo de cidadã santo-antoniense.

 De acordo com a secretária Zeliane Santos é de grande importância a participação popular durante a jornada de cultura de Santo Antônio de Jesus.  “É um evento direcionado a toda população e aberto aos artistas da terra, é uma grande oportunidade para mostrarem seus trabalhos”, destacou. (Ascom)

0 23:57 - 21 de Ago // Vagner Santos | Cultura e Arte

Há vinte e seis anos morria Raul Santos Seixas considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Sua obra musical é composta por dezessete discos lançados em 26 anos de carreira.

Raul Santos Seixas nasceu em Salvador numa família de classe média; o pai era engenheiro e a mãe dona de casa.

Em 1963 fundou a banda The Panters, que se tornou a sensação de Salvador. A fama se espalhou, e a banda foi rebatizada pelo nome Os Panteras.

Em 1968, já no Rio de Janeiro, Raulzito e Os Panteras gravaram o primeiro e único disco, que foi um fracasso.

Abalado, Raul voltou para Salvador onde passava o tempo inteiro trancado no quarto lendo filosofia. Nessa época conheceu um diretor da CBS Discos que lhe ofereceu uma segunda chance. Raul trabalhou anonimamente por um bom tempo produzindo e compondo para cantores da jovem guarda.

0 20:07 - 21 de Ago // Jacyra Barreto | Cultura e Arte

O espetáculo de dança "Tirania das Cores", criado e orientado pelo coreógrafo espanhol Asier Zabaleta, entra em cartaz de 3 a 5 de setembro, no Teatro Vila Velha, com apresentações de quinta a sábado, às 20h. Fruto da segunda residência artística promovida pelo Núcleo Viladança, a mostra terá abertura do espetáculo “Demolições - La petit mort”, com Thiago Cohen. Com elenco formado por cinco intérpretes-criadores, "Tirania das Cores" é uma "viagem cromática dançada", na qual se põe em evidência a influência que as cores têm na vida das pessoas. Já "La Petit Mort", primeiro desdobramento da passagem de Zabaleta em Salvador, é uma reflexão sobre o tempo e fala sobre os momentos da vida em que é preciso romper para construir, acabar algo para começar de novo. O texto tem direção de Cohen. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 e estão à venda na bilheteria do Vila Velha.
Serviço
O QUÊ: Espetáculo "Tirania das Cores" com abertura de "Demolições (La Petite Mort)"
QUANDO: Quinta a sábado, 3 a 5 de setembro, às 20h
ONDE: Sala principal do Teatro Vila Velha
QUANTO: R$ 20 e R$10  (Bahia Notícias).

0 18:33 - 20 de Ago // Jacyra Barreto | Cultura e Arte

A edição deste final de semana da Feira da Cidade será ainda mais especial. O cantor e compositor Gerônimo volta ao Pelourinho no domingo (23) para apresentar uma versão reformulada de "O Pagador de Promessa", show que realizou durante os dez anos de ocupação da Escadaria do Passo, no Carmo, com o projeto Terça da Benção. Aberta ao público, a apresentação acontece em frente à Catedral, no Terreiro de Jesus, às 17h, e não faltarão no repertório clássicos da música baiana como “É d’Oxum”, “Eu sou Negão”, “Agradecer e Abraçar”, “Menino do Pelô”, “Jubiabá” e “Dandá”. O evento integra a programação da edição Salvador - África, da Feira da Cidade, que será realizada no sábado (22), das 11h às 18h, e domingo (23), das 9h às 18h, e contará ainda com a participação do Tambores do Mundo com Marcos Costa, cantor do bloco afro Ilê Aiyê.(Bahia Notícias).

0 17:55 - 20 de Ago // Laiane Santos | Cultura e Arte

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (20) no Ginásio de Esportes de Santo Antônio de Jesus, a Primeira Amostra de Folclore na cidade. Um evento que abrange a sociedade santo-antoniense em diferentes faixa etária, reuniu hoje com muita alegria e animação, Greice Passos, gerente do Serviço de Convivência do Espaço Criar, diz que vem sendo desenvolvido através da unidade e do gestor da idade oficinas de Caratê, Capoeira, dança, canto, música e artesanato. “Estamos aqui demonstrando esse serviço.” disse.

A mesma menciona que esse evento tende a fortalecer o vínculo com a comunidade, pois leva os pais a estar participando das atividades dos filhos, fazendo com que tanto crianças e adolescentes quanto idosos se sintam mais valorizados, é capaz de reanimar pessoas com quebra de vínculos familiares, trabalho infantil e situações que comprometem o autoestima.

Afirma que até o final do ano será realizado outros eventos com essa finalidade, inclusive as apresentações serão apresentadas na Primeira Jornada de Cultura no período dos dias 21, 22, 23 e 24 em frente da biblioteca.

0 17:35 - 20 de Ago // Jacyra Barreto | Cultura e Arte

Quando se pensa em A Doce Vida (1960), de Federico Fellini, que estreia nos cinemas em cópia restaurada em digital, vem à mente aquela que é uma das mais famosas cenas da história do cinema - Anita Ekberg, de vestido longo escuro, na Fontana di Trevi, sob o olhar atordoado de Marcello Mastroianni. Anita, no papel da temperamental atriz Sylvia, tornou-se a mulher mais desejada do mundo. O termo Paparazzo, apelido de um dos personagens, virou sinônimo de fotógrafo sensacionalista. O próprio título, La Dolce Vita, consolidou-se como logotipo verbal para o tipo de vida veloz, charmosa, superficial, e, talvez, autodestrutiva que se anunciava no começo dos anos 1960.
A Doce Vida é tudo isso e muito mais. Há quem a considere "a" obra-prima de Fellini, destronando até mesmo o imbatível 8 1/2. Fato é se 8 1/2 refaz a formidável descida do cineasta a seu mundo interior, La Dolce Vita prefigura o início de uma época, da "sociedade do espetáculo", expressão que o francês Guy Debord cunhou apenas alguns anos depois. Tudo está lá, da sequência inicial com a estátua do Cristo carregada por um helicóptero ao estranho monstro marinho que aparece na praia no final de uma farra do personagem principal. Tudo define uma época e prefigura o que vem a seguir.

0 16:43 - 20 de Ago // Laiane Santos | Cultura e Arte

A cultura de Santo Antônio de Jesus está crescendo sua forma. Zeliane, a secretária de cultura afirma que lei da do Sistema de Cultura da cidade está sendo construída, tendo a mesma como fundamental para edificação do Plano Municipal de Cultura após ter passado pelo processo jurídico e gestor do município. È um documento norteador para promover o progresso da cultura.

A secretária explica que o Plano é um planejamento para ser direcionado à sociedade, “Esse hoje é o nosso maior empenho, fechar a lei do sistema, que nós já estamos discutindo com o conselho, já amarramos e agora nós estamos mandando para o jurídico, e em seguida a gente começa a construção do Plano Municipal de Cultura.” afirmou Zeliane.

A mesma disse que a 1ª Jornada Cultural de Santo Antônio de Jesus tem início nesta quinta-feira (21) indo até o dia 02 de setembro, que será exposto os produtos confeccionados pela Quinta do Artesanato, os stands serão montados em frente à biblioteca municipal a partir de amanhã, merecendo todo apoio e respeito da sociedade. Será feito a exibição do filme produzido pelo Aprovado sobre o comércio da cidade. O evento será aberto à diversos tipos de cultura, com a presença da fanfarra da Escola Municipal Hercília, grupos de capoeira, Hip Hop, baterias, exposição de quadros dentre outras artes culturais.

Os artistas são voluntários, não acarretando nenhum custo, a secretária sente-se muito agradecida com a colaboração dos artistas, menciona que algumas senhoras da zona rural do município que se dispusera a fazer apresentação de Roda de Enxada. Menciona que é de grande importância a presença da sociedade, “Dentro da nossa simplicidade, mostrando tudo de grandioso que a nossa Santo Antônio tem.” disse.

Quanto aos vendedores que comercializam na Praça da Biblioteca, Zeliane nomina como um tipo de cultura, embora esteja certa de que precisa ser feito uma padronização, em questão de organização e higiene. Uma representante do Candomblé de Salvador se fará presente no evento por dois dias, a mesma irá palestrar sobre cultura e disponibilizará uma biblioteca com livro educacionais que poderão ser utilizados nas escolas, não haverá apresentação da religião.Será realizada também a exposição de quadros de Lobinho que estará arrecadando fundos para ajudar a uma criança doente.

Zeliane afirma que estão abertas as oportunidades para as pessoas divulgarem seus talentos culturais durante o evento. Convida aos jovens também a prestigiar todas exposições e apresentações.

0 23:58 - 14 de Ago // Vagner Santos | Cultura e Arte

A cultura também pode fazer parte da cesta básica do brasileiro. Desde a implementação do Vale-Cultura, que comemora dois anos em agosto, os beneficiários do programa – criado pelo Ministério da Cultura (MinC) – têm acesso a R$ 50, depositados mensalmente como crédito em um cartão magnético, para serem gastos, exclusivamente, em serviços e bens culturais.

Assim, os contemplados pelo benefício podem usar essa verba em estabelecimentos associados ao programa (são 38.964 empresas recebedoras, as que aceitam o Vale-Cultura) para comprar ingressos para espetáculos – como apresentações musicais, de dança, teatro e circo –, para assistir filmes no cinema ou visitar museus. O crédito, que é cumulativo e não tem prazo de validade, também pode ser usado na aquisição de CDs, DVDs, livros, revistas, jornais e instrumentos musicais. Além disso, cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro podem ser pagos com o Vale-Cultura. A iniciativa é voltada, preferencialmente, para quem ganha até cinco salários mínimos por mês.

0 19:26 - 12 de Ago // Jacyra Barreto | Cultura e Arte

Um sonho antigo das entidades carnavalescas de matriz africana pode estar próximo de se tornar realidade. Durante uma audiência na tarde desta quarta-feira (12), na Governadoria, o músico baiano Carlinhos Brown, acompanhado do presidente do Olodum, João Jorge, apresentou ao governador Rui Costa um projeto para que o circuito do Carnaval voltado para o desfile de blocos afros seja realizado na área do Centro Administrativo da Bahia.

O espaço contaria com arquibancadas de acesso gratuito, circuito de blocos, palcos, praça de alimentação, camarotes e toda a estrutura para transmissão da festa em redes de televisão. “Gostamos muito da ideia, vamos iniciar estudos de viabilidade econômica do projeto e ver de que forma o Estado pode apoiar, para que essas entidades tenham um lugar onde consigam mostrar toda a sua beleza”, disse o governador.

Para Carlinhos Brown, o projeto, que também é defendido pelo Olodum e Ilê Aiyê, não compete e nem vai interferir no desfile dos outros blocos nos circuitos tradicionais. “Eles vão continuar desfilando, mas esse espaço permitirá que as nossas entidades tenham suas alegorias, fantasias e coreografias valorizadas e mostradas para o mundo, além de mais conforto para o público”, disse o artista. A vontade do cantor e compositor baiano é que a novidade já seja implantada para o Carnaval de 2016.

O anúncio quase foi feito na manhã desta quarta, em primeira mão, na Rádio Metrópole, duarante a entrevista do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. Questionado sobre os projetos do Carnaval, Portugal brincou e disse que estava com a língua coçando, mas não podia falar das novidades. “Hoje de tarde tem uma reunião por isso. Precisa sim dar uma oxigenada nesse modelo. [...] Está sendo pensada uma terceira vertente. Um carnaval cultural. Mas é só isso que eu posso dizer”.(Metro1).

0 23:34 - 31 de Jul // Vagner Santos | Cultura e Arte

Da República Velha e a política do café com leite à Nova República com a geração Coca-Cola, que saiu às ruas para depor o presidente Fernando Collor. Luciana Worms e Wellington Costa nos convidam a conhecer a história do Brasil do século XX por meio de 176 canções populares.

Através de gravações do tempo do gramofone, do long-play (LP) e do MP3, eles nos conduzem a um passeio por documentos sonoros que entraram para a história e ficaram na lembrança afetiva dos brasileiros por muitos carnavais. Com habilidade, os autores mostram que os diversos gêneros musicais se confundem com os períodos históricos que atravessamos no século XX. É assim que surgem o samba-exaltação nos anos 30, o samba-canção do pós-guerra, a canção de protesto dos anos 60 e a explosão do rock a partir da década de 80.

0 00:11 - 27 de Jul // Vagner Santos | Cultura e Arte

Entra em cartaz hoje em diversas salas pelo país afora, o filme “Campo de Jogo”, de Eryk Rocha.

Em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca.

Não é exatamente um filme, ou melhor, é mais que um filme, é uma poesia sobre futebol.

Retrata com imagens pouco vistas nas telas o campeonato de favelas do Rio de Janeiro.

Esqueça o discurso de que é um filme sobre o verdadeiro futebol. Mas saiba que ao vê-lo você não apenas entenderá por que o futebol desperta tanta paixão. Mais: você sentirá por quê.

0 20:00 - 20 de Jul // Laiane Santos | Brasil

A animação brasileira "O Menino e o Mundo" e o documentário "O Sal da Terra", dirigido por Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Ribeiro Salgado, foram escolhidos os melhores em suas categorias na 2ª edição do Prêmio Platino, em cerimônia neste sábado (18) na cidade de Marbella, no sul da Espanha.

Mas o grande vencedor da noite foi a co-produção espanhola e argentina "Relatos Selvagens", que ganhou oito dos dez prêmios a que foi indicados, incluindo de melhor filme de ficção ibero-americano, além de melhor direção, melhor atriz, melhor roteiro, melhor trilha sonora, direção de som, montagem e direção de arte.

Concorriam a melhor filme o cubano "Conduta"; o espanhol "A Ilha Mínima"; "Mr. Kaplan", co-produzida por Espanha e Uruguai, e a co-produção entre Venezuela, Peru e Argentina, "Pelo Malo".
Um dos produtores do filme, Agustín Almodóvar, dedicou o prêmio a seu irmão Pedro Almodóvar e a Esther García, co-produtora do longa.

O diretor do filme, Damián Szifrón, ganhador do prêmio de melhor diretor, agradeceu novamente a seus familiares e companheiros neste laureado longa-metragem.
O prêmio foi entregue pelo ator americano de origem mexicana Edward James Olmos e o intérprete português Joaquím de Almeida.
O longa ganhou o Prêmio do Público no festival de cinema de San Sebastián de 2014, e foi indicado a melhor filme estrangeiro no Oscar deste ano.
Estruturado em torno de seis curtas que narram histórias independentes carregadas de intriga, comédia e violência, "Relatos Selvagens" bateu recordes de bilheteria na Argentina e obteve uma notável recepção em todos os países em que foi exibido. (Uol)




Colunistas


Classificados