"Deveria ter dez dias de festa" Humberto Leite, sobre São João 2014


Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

0 11:10 - 01 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

Por unanimidade, e através de acordo foi aprovado na noite desta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa da Bahia, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 138/2014, sobre a independência financeira e administrativa do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. O objetivo da PEC é alterar a estrutura institucional e de cargos em comissão da Polícia Militar da Bahia - PMBA, visando adequar a atual organização às necessidades e anseios da população e às missões de segurança do Estado, dessa forma fortalecendo a defesa social e contribuindo para o aumento e eficácia da ação policial.

 O relator da PEC foi o deputado Carlos Geilson, escolhido pelo deputado estadual Zé Neto (PT), e líder do governo na Casa, e pelo presidente da Assembleia, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT). 

Para o deputado Zé Neto, a noite desta segunda é um marco na história dos bombeiros baianos, que ganham sua autonomia, num processo debatido entre o governo do Estado e seus membros, tendo sido votado por unanimidade da Casa.

 “Vence o diálogo, e não podemos deixar de agradecer ao comando do governador Jacques Wagner, ao secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Maurício Barbosa, e comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro, pelo bom senso que conduziram essa importante vitória dos bombeiros da Bahia”, comemorou Zé Neto.

 Sobre a PEC 138 / 2014

 A direção da Associação Dois de Julho junto ao Grupo de Trabalho de Modernização da Polícia Militar da Bahia (PMBA) apresentou a proposta de uma nova Corporação Militar Estadual desvinculada da estrutura da Polícia Militar da Bahia à Assembleia Legislativa da Bahia.

 Com a desvinculação da PM, o bombeiro militar que não atua como policial poderá conduzir profissional e adequadamente um orçamento próprio, elaborar e executar tanto investimentos em equipamentos e infraestrutura na busca de prestação de serviços, quanto formação, capacitação e treinamento de bombeiro, além de prática políticas públicas de combate e prevenção.

 Em reunião realizada com o deputado Zé Neto, no último dia 05, em Feira de Santana, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (OAPMBA) colocou que a autonomia viabilizada por um comando próprio e independente prevê a possibilidade de parcerias com o setor privado e a realização de repasses de recursos dos municípios, acelerando a ampliação da interiorização dos serviços que resultará na redução de prejuízos com sinistros em toda Bahia, além de maior integração com o Sistema de Defesa Civil.

 

Fonte: Bocão News

0 18:29 - 30 de Jun // Léo Valente | Polícia

O coronel Luizel Andrade, comandante do 14º BPM ( foto ), relatou, em contato com o programa Levante a Voz, que na sexta feira ( 27 ) um homem foi vítima de sequestro relâmpago na cidade de Conceição do Almeida.  A vítima foi conduzida no interior de um veículo polo sedan até a agência da Caixa Econômica Federal de Santo Antônio de Jesus onde foi obrigado a retirar a quantia de quinhentos reais de sua conta, entregando o valor aos criminosos.

Ainda no final de semana, dois elementos adentraram o estabelecimento comercial SP Games, roubando mídias de video games.  A polícia já tem identificação da placa da moto usada pelos marginais e continua em investigações.

No mesmo período foi registrado um disparo de arma de fogo na região da Jueirana, no intento de matar uma pessoa, felizmente sem conseguir realizar seu intento.  No domingo ( 29 ) foi registrado o aparecimento do corpo de José de Jesus Santos, na cidade de Laje. A vítima apresentava perfuração por arma branca.

No mesmo final de semana foram também conduzidos à delegacia elementos acusados de perturbar o sossego, incorrendo em crime de poluição sonora.

Celso Rommel  / Blog do Valente

0 14:53 - 30 de Jun // Nadia Santos | Polícia
Uma adolescente de 13 anos foi morta a tiros na noite deste domingo, 29, por volta de 21h23, no bairro do Uruguai, em Salvador.
De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o corpo de E.S.L foi encontrado na Travessa Vidal Negreiros, próximo à Feira do Pau, com marcas de tiros no rosto.
Ainda não há informações sobre a autoria do assassinato, mas, segundo a polícia, a adolescente era namorada do chefe do tráfico de drogas da região, o que pode ter motivado o crime. (A Tarde)
0 11:26 - 30 de Jun // Lindaiara Conceição | Polícia

Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), revelam quem no ano de 2013 o índice de violência registrado em Santo Antonio de Jesus manteve-se regular comparado com cidades que possuem o mesmo contingente populacional, como por exemplo, Alagoinhas, Serrinha e Valença, já na região o município perde para Cruz das Almas.

Confira os números da violência referentes ao ano de 2013:

Cidade

Homicídio

Tentativa de Homicídio

Estupro

Roubo de Veículos

Furto de Veículos

Santo Antonio de Jesus

28

19

16

44

34

Alagoinhas

80

81

29

167

57

Serrinha

34

49

17

14

28

Valença

74

78

21

48

15

Cruz das Almas

14

13

09

38

13

 

No ano de 2013, Santo Antonio de Jesus apresentou uma média de 6,75 % de veículos roubados por mês, isso somando e dividindo os 81 que foram levados na cidade.

É também de se destacar que no mesmo ano três pessoas morreram por lesões corporais, ou seja, o individuo foi alvejado e levado ao hospital vindo a óbito, esses dados são acrescentados ao número de homicídio, e que faz passar de 28 para 31 mortes no ano passado.

Outro dado preocupante é o que se refere a estupro, em 2012 foram registrados 4 casos, já no ano de 2013 a estatística foi assustadora com 16, sem contar os que não são registrados por medo ou vergonha; em 2014 o número continua crescendo, nos primeiros três meses do ano foram registrado mais três, ou seja, média de um por mês.

Além disso, a SSP-BA registrou nesse mesmo período 96 apreensões por (Uso/Porte Substância Entorpecente), considerados usuários.

A cidade de Alagoinhas apresenta dados preocupantes, com um índice muito elevado em todos os aspectos registrados pela SSP-BA, já Cruz das Almas apresenta números menores no mapa na violência.

De acordo com a pasta, o aumento do número de assassinatos no estado remonta ao século passado, pois cresce desde 1999 e foi interrompido apenas em 2011, quando houve uma redução de 5,1%.

Em comparação ao primeiro trimestre de 2013, o ano de 2014 vem apresentando índices menores, mas não deixa de ser preocupante, afinal o ano possui 12 meses.

Santo Antonio: Comparativo dos primeiros trimestres de 2013 e 2014

 

Crimes

2013

2014

Janeiro

Fevereiro

Março

Janeiro

Fevereiro

Março

Homicídio

04

00

07

02

00

04

Tentativa de Homicídio

01

01

03

02

02

02

Estupro

00

03

00

01

01

01

Roubo de Veículos

05

08

03

00

01

00

Furto de Veículos

03

04

03

02

00

02

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por:Lindaiara Conceição

 

0 10:23 - 27 de Jun // Nadia Santos | Polícia

Na noite desta quinta-feira, 26, Rafaela Melo Alves, de 18 anos,  foi vítima de tentativa de homicídio em Santo Antônio de Jesus. Ela foi levada para o HRSAJ após ter sido atingida por uma arma branca (faca) no tórax.

De acordo informações da polícia, o fato aconteceu após discussão com uma ‘amiga’ cujo nome não foi revelado. O motivo da briga não foi revelado, mas a polícia está no caso. 

 

 

Com informações do Barriga Notícias

0 18:15 - 26 de Jun // Lindaiara Conceição | Polícia

Um jovem foi baleado na madrugada desta quinta-feira (26), Edvan Santana da Conceição (18) anos, levou um tiro na Rua Bom Pastor localizada no Alto Santo Antonio, a vitima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional  onde recebeu atendimento e segue internado ; o policial de plantão fez o boletim de ocorrência, mas até o momento a autoria e motivação da tentativa de homicídio são desconhecidas.

Ainda no Alto Santo Antonio...

O senhor Adalicio Aragão Albino de 59 anos foi agredido a pauladas, Adalicio recebeu atendimento no Hospital Regional e passa bem, até agora não se sabe a motivação da ação violenta.

 

Por: Lindaiara Conceição

0 17:28 - 26 de Jun // Nadia Santos | Polícia

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Polícia Civil apreendeu um caminhão portando vários televisoresSamsung . A polícia teve informação que a  mercadoria é parte uma mercadoria  roubada  quando seguia de Sergipe para Salvador.

Segundo informações do  delegado Dr. Paulo Guimarães, o caminhão foi encontrado em um posto de lavagens, em Santo Antônio de Jesus,  mas o motorista não foi encontrado. A dona do posto será ouvida para  informar se tem ou não conhecimento da procedência do veículo e em seguida será liberada.

O delegado ainda disse que era uma carga que vinha de Sergipe para Salvador. O representante da empresa virá a Santo Antônio de Jesus para registrar a ocorrência e tentar  encontrar o resto da carga.

O Policial contou que o motorista será indiciado por interceptação de carga roubada. Após  notificações da polícia, a mercadoria será entregue ao verdadeiro proprietário.

 

Com reportagem e foto de Antônio de Carlos

0 13:01 - 24 de Jun // Nadia Santos | Polícia

Um idoso de 82 anos foi assassinado pelo próprio filho na madrugada desta terça-feira (24), por volta da meia noite,  na Vila Sauípe, no município de Mata de São João, localizado a cerca de 60 quilômetros de Salvador. De acordo com a Central de Polícia, Otávio José dos Santos foi atingido com um facão.

  Otávio e o filho, identificado como Roberto Carlos dos Santos, 39 anos,  bebiam na residência da família quando os dois começaram a discutir. Durante a briga, o pai teria pegado um facão e atingido o filho na barriga. Segundo a polícia, mesmo ferido, Roberto pegou o mesmo instrumento e atingiu o pai na cabeça.
Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o Hospital Geral de Camaçari.  O idoso não resistiu e morreu minutos depois de chegar na unidade. Roberto continua internado. O estado de saúde dele não foi divulgado. O caso será investigado pela delegacia de Mata de São João.  (Correio)
0 12:58 - 23 de Jun // Elaine Brito | Polícia

A Polícia Militar de Ubaíra realizou operação, na madrugada desta segunda-feira (23), após uma pessoa informar que tinha sido agredida com uma coronhada na cabeça.

Ao sair em diligência, a polícia encontrou dois homens na Rua da Linha que, ao perceber a aproximação, efetuaram disparos. Giliarde Sousa Santos, conhecido como “Coi”, Marcos Vinicius Vitório dos Santos, vulgo “Marquinho”, forma presos em flagrante, além de um adolescente de 17 apreendido.

Com os homens foram encontrados 224 pedras de crack, 31 petecas de cocaína, entre outras drogas, e uma moto. (BN)

0 08:35 - 23 de Jun // Elaine Brito | Polícia

A Delegacia de Narcóticos (Denarc) realizou uma operação em conjunto com a Polícia Federal na noite do último sábado (21) e os agentes apreenderam no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, 123 kg de cocaína e 10 kg de maconha.

Com as drogas estavam Darci Gonçalves de Oliveira Filho, Jeferson Correia Zacarias, Mauricio de Souza de Carvalho, Divino Martins de Oliveira Júnior e Leandro de Oliveira Vergasta, que foram presos.

A maior parte da droga foi apreendida em uma oficina no bairro de Lauro, onde os investigados foram detidos, enquanto 20 quilos de cocaína pura foram retirados do interior de um pneu de caminhão utilizado pela quadrilha. As investigações continuam para saber qual a procedência dos entorpecentes. A prisão em flagrante foi lavrada na Polícia Federal.  (BN)

0 08:18 - 23 de Jun // Elaine Brito | Polícia

As três pessoas que foram detidas, entre elas um argentino, na noite de sexta-feira (20), na BR-324, suspeitas de transportar um bebê de quatro meses sem documentação foram liberadas após prestar depoimento. Elas foram detidas após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Simões Filho, região metropolitana de Salvador.  

De acordo com a Polícia Federal (PF), a criança foi levada para uma casa de acolhimento indicada pelo juizado da Infância e Juventude. Ela estaria em processo de adoção. A PF ainda informou que não foi constatada situação de tráfico. A mulher que estava com a criança foi liberada ainda na noite de sexta-feira e deve responder à Justiça por transportar o bebê sem autorização.

O argentino e a outra mulher também foram liberados porque, segundo a Polícia Federal, eles estavam apenas dando carona à suspeita. Ainda não há informações sobre como a criança estava em poder da mulher. (BN)

0 17:26 - 20 de Jun // Lindaiara Conceição | Polícia

Uma das personalidades presentes ontem no Forró da Tia Maria foi o pré-candidato a deputado federal e ex-secretário de saúde Jorge Solla, que além de curtir a festa aproveitou para estreitar laços políticos já é ano eleitoral. Em entrevista ao Blog do Valente ele comentou como está sendo a campanha eleitoral e ainda deu palpite sobre o jogo entre Brasil e Camarões, confira na íntegra:

 Qual a sua avaliação do São João e o percurso de um pré-candidato durante esse período já que há compromissos e convites de várias lideranças de várias cidades:

-É um prazer estar aqui novamente com vocês, dessa vez nesse dia de abertura do São João em Santo Antonio de Jesus, como você bem colocou agora nós temos alguns desafios como pré-candidato a deputado federal; nós estamos participando de reuniões importantes, conversas e agora na época de São João nós temos recebido convites para várias festividades, hoje pela manhã estivemos em Amargosa em um sessão na câmara de vereadores em comemoração pelos 123 anos do município e agora estamos aqui na companhia de nosso companheiro  Everealdo diretor da DIRES,  do ex-prefeito Eulvado e do deputado Alan Sanches e outras lideranças que tem dialogado conosco preparando essa grande campanha onde nós vamos estar militando pela reeleição da presidenta Dilma; pela eleição de Rui Costa para nosso próximo governador e para ter uma boa bancada de deputados federais e estaduais.

O que é que o senhor destaca como realizações suas durante a sua gestão como secretário de saúde em Santo Antonio de Jesus e região?

- Olha, essa é uma região que deu uma grande virada, uma foi na questão da oferta de serviço de saúde que antigamente não existia Santo Antonio de Jesus, antes não tinha se quer um leito de UTI, hoje nós temos 30 leitos de UTI e mais uma unidade de referência em queimados, que conta com o que há de melhor nesse tipo de atendimento. Hoje nós temos o Hospital Regional que tem se credenciado, inclusive sendo o primeiro hospital do interior da Bahia a receber certificado em acreditação hospitalar e passou a funcionar com 4 programas de residência médica e agora na parceria com a UFRB, além dos cursos que tinha passou a contar com o curso de medicina.  Santo Antonio de Jesus que tinha um grande déficit no serviço de saúde hoje é um polo não só de oferta de serviços como também de formação de profissionais de saúde

Qual é sua leitura sobre a pesquisa do IBOPE que aponta Rui Costa numa posição ruim no quesito de intenções de votos?

 -É bom lembrar que a essa altura do campeonato Wagner também não teria sido eleito se fosse valer a pesquisa feita pelo IBOPE no meio do ano de 2006 é obvio que o nosso candidato a governador é um nome ainda não é conhecido do conjunto dos baianos e que o processo da campanha eleitoral vai ajudar a torná-lo conhecido.

 Para finaliza, qual o seu palpite para jogo entre Brasil e Camarões?

Acredito que 2x0 está de bom tamanho e vamos disputar a segunda etapa com certeza com o Chile nas oitavas e estamos pavimentando aí a conquista do hexa.

0 15:35 - 20 de Jun // Nadia Santos | Polícia
0 09:00 - 19 de Jun // Léo Valente | Polícia

O tenente coronel Luziel Andrade, comandante do 14º BPM, comentou, em contato com o programa Levante a Voz, trouxe mais detalhes acerca da previsão de funcionamento das câmeras de vigilância e detectores de metais que estarão atuando durante o São João de Santo Antônio de Jesus.

A perspectiva é de que o funcionamento deste equipamento de alta tecnolocia possa novamente contribuir para evitar incidentes violentos através de objetos metálicos. " No ano passado conseguimos evitar a entrada na festa de um elemento armado com uma soqueira. No dia seguinte uma pessoa morreu agredida pelo mesmo tipo de objeto em Cruz das Almas", disse.

Conforme o oficial, a quantidde de câmeras dispostas ao longo do circuito da festa deverá ser suficiente para dar tranquilidade às pessoas por meio do monitoramento eletrônico.

Ainda segundo o comandante, a intensificação na segurança para o São João será extendida à todas as cidades da região que realizam festas típicas, destacando Amargosa, Varzedo, Dom Macedo, Jaguaripe e Cruz das Almas.  " Está chegando reforço da CAEL para dar apoio em todas essas cidades", disse.


Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:49 - 19 de Jun // Léo Valente | Polícia

Um crime de agressão chocou aos atendentes do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus pelo grau de violência. Jeane Souza de Jesus, 19 anos, moradora do bairro São Benedito, foi agredida com uma facada e foi socorrida para o pronto socorro do HRSAJ com uma faca cravada na cabeça.

Quem tentou contra a vida de Jeane está sendo o principal objeto da investigação policial de Santo Antônio de Jesus.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:42 - 19 de Jun // Léo Valente | Polícia

Cidadão de prenome Léo entrou em contato com o programa Levante a Voz na manhã desta quinta feira para relatar uma assalto sofrido pela sua esposa quando a vítima passava pelas imediações do Ginásio de Esportes Valdemar Pinto de Queiroz.

A dona de casa, de prenome Letícia, teria sido abordada por dois elementos montados em uma motocicleta que lhe tomaram celular, prancha de cabelo e outros objetos de uso pessoal.

A polícia investiga o caso.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:16 - 19 de Jun // Elaine Brito | Polícia

Policiais apreenderam na terça-feira (17) um garoto de 12 anos conhecido como “Zé Bim” na cidade de Porto Seguro, na Bahia.

Ele é acusado de seis homicídios e 18 tentativas, além de já ter passagens por tráfico e roubo. O garoto chama atenção por já ter uma tatuagem e ser conhecido pela sua frieza no mundo do crime. Ele foi encaminhado para uma instituição de menor infrator. (Bocão News)

0 08:23 - 18 de Jun // Leozinho Valente | Bahia

Foi um cenário de guerra com direito a show pirotécnico apreciado por uma multidão que se concentrou em grande quantidade na noite desta última terça-feira (17) na Rua Ruy Barbosa, tradicionalmente conhecida por Rua da Estação em Cruz das Almas, município do recôncavo baiano há 152 km de Salvador. O ato hoje considerado criminoso pelo Ministério Público, aconteceu após a partida pela Copa do Mundo entre Brasil e México, onde uma grande aglomeração de apreciadores e simpatizantes puderam ver a polêmica queima das espadas de fogo soltando o seu perigoso brilho incandescente. A rua foi totalmente interditada por várias horas impedindo o tráfego de veículos e transeuntes. Uma viatura da PM passavam no local, mas nada fizeram para conter os tais "espadeiros", possivelmente por estarem em desvantagem já que não contavam com reforços caso avesse conflitos como já ocorrido em outros anos.

Proibição:
Quando o Tribunal de Justiça da Bahia acatou, em 2011, o pedido do Ministério Público Estadual para proibir o comércio e o uso dos fogos de artifício conhecidos como espadas (uma variação mais potente dos tradicionais buscapés, feitos de bambu, pólvora e limalha de ferro), o comando da Polícia Militar informou que talvez não conseguisse coibir a prática por não ter um grande efetivo. Segundo a corporação, a proibição das seculares guerras de espadas, como são chamadas as brincadeiras envolvendo os artefatos, enfrentaria resistência, por parte dos adeptos, e demandaria reforços não previstos aos contingentes de policiais em diversas cidades do interior. O uso das espadas continua ocorrendo e os policiais enfrentam grande dificuldade para tentar cumprir a lei. Considerada arma de fogo pelo MP - razão principal para que o uso fosse proibido. O repórter cinematográfico, Marcelo Santos, pôde registrar de perto mais um ato ilícito da queima de espadas em uma das principais vias públicas do município onde houve até mesmo a participação de crianças e adolescentes pondo em risco as suas respectivas integridades físicas. Segundo informações, a promotoria do município vai se reunir com a imprensa local nos próximos dias afim de realizar uma coletiva com o objetivo de esclarecer e tirar dúvidas sobre a proibição das tradicionais espadas de fogo.

0 08:09 - 17 de Jun // Elaine Brito | Polícia

Um homem de 74 anos morreu depois de ser espancado pelo próprio filho na tarde desta segunda-feira (16), por volta das 13h, em Vitória da Conquista, a 517 quilômetros de Salvador. De acordo com a Delegacia de Homicídios do município, que investiga o caso,  Edson Pires dos Santos foi atingido dentro da residência.

Edson estava na casa da família quando seu filho, identificado como Edmon Vasconcelos dos Santos, 38, chegou  alcoolizado e os dois teriam começado a discutir. No momento da discussão, pai e filho entraram em luta corporal e Edson acabou sendo espancado e morreu no local.

Segundo a polícia, o autor o crime tentou fugir, mas acabou sendo preso em flagrante. Edmon foi capturado pela Polícia Militar e apresentado em flagrante no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). Ele será encaminhado ao Presídio Advogado Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. (Correio)

0 07:15 - 17 de Jun // Léo Valente | Polícia

O tenente coronel Luziel Andrade, comandante do 14º BPM de Santo Antônio de Jesus, detalhou a respeito Do planejamento do batalhão para melhorar a qualidade da segurança para o circuito do forró no São João que hoje já é considerado o maior da Bahia.

Em contato com o repórter Antônio Carlos, ele destacou que três câmeras de alta definição foram instaladas no circuito do forró e outras duas deverão também estar funcionando na área externa para fornecer imagens a fim de colaborar em possíveis investigação de ilícitos.

Prepostos da Polícia Militar também estarão trabalhando no entorno do circuito do forró com detectores de metal, visando identificar o porte ilegal de armas.

Sem precisar o número exato de policiais que estão presentes no São João, o comandante ressaltou que, apesar de haver uma grupo destacado específicamente para a festa, a Polícia Militar manterá patrulhas motorizadas nos bairros, visando garantir a segurança da população no período.

Nesta terça feira ( 17 ) o 14º BPM realiza uma reunião de serviço para tratar dos principais temas da programação de segurança para o período junino.   " Espero que todos que vão para o São João sintam-se bem na cidade. O que queremos realmente é que a festa aconteça da melhor forma possível, torcendo para que a polícia seja coadjuvante e não ator principal", afirmou.


Celso Rommel / Blog do Valente

0 15:53 - 16 de Jun // Nadia Santos | Polícia

A vice-presidente de marketing da Coca-Cola do Japão foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (16), por volta das 10h, dentro de um hotel, no bairro do Rio Vermelho. De acordo com a Polícia Civil, Shelley Anna Villars, 42 anos, que é de Atlanta na África do Sul, estava em Salvador para assistir aos jogos do Mundial.

 Em Salvador, Shelley se hospedou sozinha no hotel Golden Tulip. Pela manhã, um funcionário do estabelecimento teria entrado no quarto da vítima quando a viu deitada na cama. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas Shelley já estava sem vida quando a equipe médica chegou.

Segundo a polícia, médicos do Samu diagnosticaram que a sul-africana morreu de forma natural. Segundo a assessoria da Coca-cola, a morte foi em decorrência de uma parada cardíaca. A polícia confirmou que o quarto de Shelley não tinha sinais de arrombamento e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) acompanha o caso. Antes de chegar a Salvador, Shelley estava no Japão, onde trabalha. Na noite de ontem, ela chegou a publicar fotos em seu perfil no Facebook nas ruas do Pelourinho com os amigos. (Correio)

0 08:11 - 16 de Jun // Elaine Brito | Polícia

Policiais militares prenderam oito turistas que chegaram ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo. Segundo a corporação, cinco peruanos e três colombianos foram presos em flagrante acusados de furto. Todos foram encontrados com os objetos tomados das vítimas, incluindo ingressos para partidas do Mundial. 

De acordo com a Polícia Militar (PM), três mulheres e dois homens do Peru foram levados no sábado, 14, para a Delegacia Regional Noroeste - onde estão sendo concentradas todas as ocorrências relacionadas à Copa, incluindo em manifestações - depois de serem flagrados com quatro ingressos para a primeira partida da competição no Mineirão, que terminou com vitória da Colômbia por 3 a 0 em cima da Grécia.

Os suspeitos também estavam com um passaporte colombiano e documentos de diferentes pessoas, além de dinheiro de diferentes países sul-americanos. Além deles, um colombiano também foi preso nas imediações do estádio ainda no sábado acusado de tentar roubar um cordão de ouro de uma torcedora. E dois conterrâneos do suspeito foram flagrados já na madrugada de domingo, 15, em meio às comemorações do resultado da partida na Savassi, região com diversos bares e restaurantes da capital que foi tomada por turistas da Colômbia desde o início do fim. (BN)

0 18:00 - 14 de Jun // Elaine Brito | Polícia

Um homem morreu depois ser tingido com um palito de espetinho na tarde deste sábado (14), por volta das  14h, em Vitória da Conquista, a 520 quilômetros de Salvador. De acordo com a delegacia do município,Claudio Jorge dos Santos, 43 anos, foi atingido pela companheira em uma feira livre da cidade.

Claudio, que  trabalhava como carregador no local, estava em uma barraca quando sua companheira, Jeane Batista Alves, 42, o surpreendeu e o atingiu no coração. O  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas a vítima já estava morta quando a equipe chegou no local. 

O crime foi visto por todas as pessoas que estavam na feira. Jeane foi presa em flagrante e levada ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), sob comando do Major Selmo Luiz de Sales, do 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Segundo a polícia, autora do crime chegou a dizer que na sexta-feira (13) o companheiro a atingiu com um soco no rosto e que  este seria o motivo pelo qual ela o atingiu. A Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista investiga o caso. (Correio)

0 19:02 - 13 de Jun // Leozinho Valente | Bahia
Sete integrantes de uma quadrilha de traficantes foram presos, nesta sexta-feira (13), por equipes da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Amaro) e da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que cumpriram os mandados de prisão preventiva, no distrito de Acupe. Em poder dos criminosos, os policiais apreenderam 40 porções de maconha. 
segundo informações da assessoria da Polícia Civil, Railton Calmon da Silva, o “Mussum”, Samuel Barros dos Santos, Riedson Pereira dos Santos, o “Nós Nós”, Cleonice dos Santos Fiaz, a “Quel”, Jeferson Rosário da Cruz, o “Popó”, Adeval Nascimento de Santana, o “Baby”, e Alberto Santos Neres, o “Beto”, foram capturados em suas respectivas residências. As investigações apontaram o envolvimento de Jeferson Rosário no assassinato de um homem identificado como “Totó”, em 2012.
 
A polícia apura se o bando está envolvido em homicídios relacionados ao tráfico, em Santo Amaro. A droga apreendida foi encaminhada para exames periciais, no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Railton, Samuel, Riedson, Cleonice, Jeferson, Adeval e Alberto estão custodiados na carceragem da 3ª Coorpin, à disposição da Justiça.
Fonte:Aratu Online
0 18:31 - 13 de Jun // Leozinho Valente | Bahia

Foi exatemanete isto que aconteceu na noite desta quinta-feira (12) na Rua Rui Barbosa, antiga (Rua da Estação), em Cruz das Almas. Torcedores comemoraram a vitória da Seleção Brasileira sobre a Croácia com a queima de espadas, que desde o ano de 2011 está proibida por lei após o Ministério Público (MP-BA) ter movido uma ação pedindo o cancelamento da guerra. Mesmo com a proibição, o que se viu foi à aglomeração de pessoas apreciando a queima clandestina do artefato, tudo exatamente igual ao tempo em que os espadeiros e o público que aprecia este tipo de espetáculo não se preocupavam com a polícia e nem com a justiça, que ainda não tinha determinado a proibição. De um camarote montado especificamente para o período junino, era possível dançar forró agarradinho e acompanhar de perto uma prévia do que será o São João 2014. Segundo a Polícia Civil, existe uma expectativa que este ano a queima de espadas seja bem maior que o ano passado devido à copa do mundo de futebol. Em entrevista a nossa reportagem, um espadeiro chegou a afirmar que a tradição estava mais viva do que nunca. “Queremos brincar o nosso São João”, disse. No início do mês o tenente PM Suzart chegou a afirmar nas emissoras de rádio da cidade que existe uma determinação da justiça para prender em flagrante quem for pego manuseando, fabricando, comercializando ou tocando o artefato.

Fonte:Forte na Notícia

0 21:27 - 12 de Jun // Leozinho Valente | Bahia

A prisão do suspeito aconteceu em Baixa de Toquinha, zona rural do município, na tarde desta quinta-feira (12), por volta das 14h. Vitor Hugo Cruz, 20 anos, vulgo “Paulista”, é apontado pela polícia como autor dos assaltos mais recentes a JM Jóias, na Avenida Alberto Passos, e Supermercado Irmãos Ribeiro, no Bairro da Assembleia. Durante a operação realizada por uma guarnição do (PETO) e Polícia Civil, foram recuperados um relógio e bijuterias em prata. O material apreendido foi apresentado na delegacia local. De acordo o investigador Roque Cerqueira, Hugo confessou participação no latrocínio de Sapeaçu, em maio deste ano. Os policiais procuram agora outros cinco integrantes da quadrilha responsável por vários delitos na cidade e região. 

Fonte: FORTE NA NOTÍCIA

0 21:18 - 12 de Jun // Leozinho Valente | Bahia

Um homem foi morto com golpes de facas na manhã desta quinta-feira (12), por volta das 7h, na rua Professor Gelásio Farias, no Uruguai, em Salvador. De acordo com a Central de Polícia, Anderson Silva Souza, 30 anos, foi atingido após tentar ajudar uma mulher que estava em luta corporal com o companheiro.

Segundo a polícia, Anderson passava pela rua quando percebeu a briga do casal. Ao tentar interferir, a vítima foi esfaqueada no tórax e morreu no local. O homem e amulher fugiram em seguida. 

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. 

Fonte:Correio 24 hrs

0 07:40 - 10 de Jun // Léo Valente | Polícia

O coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Guimarães, trouxe mais detalhes a respeito de como estão sendo feitos os preparativos da Polícia Civil para garantir a segurança  durante o São João deste ano em Santo Antônio de Jesus.

"No ano passado fizemos uma parceria com a prefeitura que efetivou uma escala extra de policiais de outras cidades para atuar durante as festas. Esta parceria deverá ser mantida este ano", disse.

Em entrevista ao repórter Reginaldo Silva, o delegado ainda acrescentou que abordagens deverão ser intensificadas no sentido de coibir o tráfico de drogas, cuja ocorrência no período junino costuma aumentar.

Ainda conforme Dr. Paulo Guimarães, um trabalho de parceria com a Polícia Militar, com destaque para o serviço de inteligência e o apoio da população através das denúncias anônimas pelos telefones 190 e 3632 4324 deverão ser vitais para um bom desempenho da Polícia Civil nas festividades.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 13:19 - 09 de Jun // Nadia Santos | Polícia

Um sargento da Polícia Militar foi assassinado durante uma tentativa de assalto em Jauá, distrito de Camaçari, neste domingo (8). O sargento Jackson Luis Pereira da Silva, 54 anos, estava em um bar da região quando um rapaz invadiu o local, na companhia de dois adolescentes, e anunciou o assalto por volta das 20h. A vítima, que viu apenas um dos bandidos, atirou contra Jackson Bandeira Pinheiro, 20 anos. 

Mesmo estando ferido, o assaltante reagiu e baleou o policial quatro vezes com um revólver, calibre 38. O sargento não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime. Os bandidos fugiram levando a arma do policial, uma pistola calibre 380.  Jackson  fugiu para Portão, onde abandonou o veículo utilizado na fuga no estacionamento de um supermercado. Ele foi preso por policiais das 26ª Delegacia Territorial (DT) ao ser socorrido por familiares e dar entrada no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas.

0 17:30 - 08 de Jun // Léo Valente | Polícia

Policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) surpreenderam um grupo de pessoas promovendo um torneio utilizando animais silvestres na quadra coberta de esportes no bairro da Urbis, no município de Dias D' Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã deste domingo (8). Os policiais chegam ao local após denúncias.

 Foram resgatados 53 pássaros do tipo papa-capim que estavam sendo exibidos no evento. O evento foi divulgado antecipadamente e previa a distribuição de troféus aos melhores colocados. A prática é proibida pela lei que regula crimes contra o meio ambiente.

 Segundo a Polícia Militar, 70 pessoas flagradas na operação foram conduzidas à 25ª Delegacia Territorial (DT/Dias D' Ávila). Destas, 67 foram liberadas após serem ouvidas em Termo Circunstanciado.

 Já Marcelo Barros dos Santos, 29 anos, Edson Santos Teles, 24, e Itamar da Silva Correia, 36, que assumiram a responsabilidade pelo torneio, foram indiciados pelo crime e também liberados. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestre do IBAMA (CETAS).

 

Fonte: Correio

0 17:11 - 08 de Jun // Léo Valente | Polícia

Um repórter fotográfico foi morto durante um assalto na noite deste sábado (7) em Teixeira de Freitas, no extremo Sul da Bahia. José Ferreira Matos Neto, 22 anos, trabalhava em um site especializado na cobertura de festas e eventos na região. Ele foi atingido na testa e morreu na hora.

 Segundo a delegacia do município, os assaltantes renderam o jovem quando ele parou a morto em frente à casa de um amigo. Os dois fariam uma cobertura em uma casa de shows na cidade.

 Ao pensar que o assaltante portava uma arma de brinquedo, o jovem reagiu. O assaltante apontou a arma para a cabeça do jovem e disparou, matando-o na hora.

 A motocicleta do repórter foi levada pela dupla, mas, segundo a delegacia, foi recuperada neste domingo (8). O corpo do repórter foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.

 A mãe do jovem, a pastora Jussara Mato, lamentou a morte do filho em seu perfil em uma rede social. "Luto. Perdemos nosso filho José Neto Netinho, em um assalto deo (sic) um tiro na cabeça dele. A nós que ficamos resta só uma dor que não passa orem por nós. Deus os abençoe", escreveu.

 O portal Vc Agita, no qual trabalhava o repórter fotográfico, publicou uma imagem onde se lê a palavra 'Luto' e saiu do ar. Ainda de acordo com a delegacia do município, a polícia realiza buscas para localizar os dois assaltantes.

 

Fonte: Correio

0 07:49 - 08 de Jun // Djalma Macedo | Polícia

Airton de Assis Batista, 42 anos, morador do município de Itapicuru (BA), estava sentado em um banco do jardim da Praça Senador Temístocles, nas proximidades da Igreja Matriz, quando teve um mal súbito e caiu batendo o rosto no chão. Populares que passavam pelo local chegaram a acionar o (SAMU), mas era tarde de mais. A morte atraiu centenas de curiosos ao centro da cidade. De acordo com um tio da vítima, que preferiu não se identificar, ele (Airton) estava a 15 dias na cidade visitando a irmã que mora no bairro dos Passinhos. O tio também revelou a reportagem do Forte na Notícia, que no último sábado seu sobrinho chegou sofrer uma queda próximo ao local onde hoje acabou falecendo. A Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico. O corpo deve ser removido para o (IML) de Santo Antonio de Jesus. Airton deixa a esposa e uma filha de 15 anos.

Fonte: Forte na noticia

0 17:48 - 07 de Jun // Léo Valente | Polícia

oi assassinado no início da tarde deste sábado (7), Leonardo Carneiro Oliveira, 22 anos, que residia na Rua Canavieiras, no bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana. O crime aconteceu por volta das 12h30, em uma joalheria na Rua 18 de Setembro, centro da cidade. Mesmo estabelecimento onde houve um assalto que terminou com a morte da promotora de vendas Joselita de Jesus Pedreira, 35 anos. Ela estava andando pela rua quando o assaltante, durante a fuga, atirou e ela foi atingida. Joselita tentou pedir ajuda em uma loja de calçados e morreu. Segundo informações passadas ao delegado José Carlos das Neves, Leonardo andava pela Rua Desembargador Filinto Bastos, antiga Rua de Aurora, quando percebeu que estava sendo seguido por dois homens e entrou na joalheria, na Rua 18 de Setembro. Um deles disparou vários tiros e conseguiu fugir. Um suspeito, que não estava armado, foi capturado por policiais da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e encaminhada para a Delegacia de Homicídios. Ele nega o crime. Alvejado com cerca de seis tiros na boca, abdômen e cabeça, Leonardo morreu no local.

 

Fonte: Bahia Notícias

0 17:41 - 07 de Jun // Léo Valente | Polícia

O homem considerado maior traficante do sudoeste baiano foi morto na sexta-feira (6) durante uma operação da Polícia Civil em Porto Seguro, no sul baiano.

 Batizada de "Sasquatch", a operação foi feita pela 10ª Coordenação de Polícia Regional do Interior (Coorpin). Segundo a polícia, Bruno Camilo, o Pezão, que é o maior traficante do sudoeste e suspeito de dezenas de homicídios na região, resistiu à voz da prisão quando foi abordado em sua casa em Porto Seguro.

 Na manhã deste sábado (7), a operação continuou com a prisão de três traficantes da quadrilha de Pezão, cujos nomes não foram divulgados.

 Segundo a polícia, entre os crimes de Pezão está o assassinato de um agente penitenciário de Jequié.

 Nesta segunda, o coordenador Marcos Vinícius fará uma coletiva para explicar detalhes da operação.

 

Fonte: Correio

0 13:39 - 07 de Jun // Leozinho Valente | Brasil

0 18:27 - 06 de Jun // Elaine Brito | Polícia

Em Ubaíra, um homem identificado pelo prenome de Lucas, popularmente conhecido pelo apelido de Gago, 26 anos, foi atingido por dois disparos de arma de fogo. O fato ocorreu na Rua do Areião, na tarde desta sexta-feira (6). Os tiros atingiram a cabeça e o tórax de Lucas.

O homem foi socorrido por uma viatura da Polícia Militar até o Hospital de Ubaíra. Depois de receber os primeiros atendimentos, Lucas foi deslocado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), devido à gravidade de seu quadro de saúde. Com informações de Almeida Notícias.

0 09:10 - 06 de Jun // Léo Valente | Polícia

O deputado Nelson Pelegrino visitou Santo Antônio de Jesus e falou de política em contato com o repórter Reginaldo Silva.  Para ele, a pesquisa do Ibope que dá ampla margem de vantagem à Paulo Souto  refletiria um momento bastante inicial no debate eleitoral.  " O povo ainda vai definir o voto depois da Copa", analisou.  Para ele, a entrada em cena do ex presidente Lula e da presidente Dilma no processo deverá ser determinante na campanha da Bahia.  

Já em Santo Antônio de Jesus, o grupo de apoio à candidatura de Rui ainda patina com as indefinições  de lideranças municipais.  Conforme Pelegrino, essas questões ainda deverão ser vencidas " com a força do PT e do deputado João Leão, pré candidato a vice de Rui Costa".

Celso Rommel / Blog do Valente

Nossa Opinião

Há uma tendência nos bastidores de que o prefeito Euvaldo vai apoiar Paulo Souto. O vereador Délcio Mascarenhas disse que deverá seguir o líder, Euvaldo. Ao que tudo indica, João Leão deverá ficar sem o apoio do grupo do PP de Santo Antônio de Jesus, exceto talvez por lideranças mais afeitas ao vice governador Otto Alencar.

Já o prefeito Humberto Leite tem anunciado nos bastidores que irá apoiar Rui Costa mas vereadores da base governista alardeiam internamente que não pretendem acompanha-lo nesta empreitada.

0 07:30 - 06 de Jun // Léo Valente | Polícia

O documento, que foi assinado pelo governador Jaques Wagner, prevê a conjugação de esforços contra os grupos criminosos envolvidos em roubos, furtos, tráfico de armas, uso de explosivos e outros crimes que têm como alvo as instituições bancárias. Também assinaram o termo o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel; o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa; o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro; os superintendentes regionais da Polícia Federal, José Rita Martins Lara, e da Polícia Rodoviária Federal, George Paim; o comandante da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, Artur Costa Moura; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social do MP (Ceosp), procurador de Justiça Geder Gomes; e o diretor jurídico da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Antônio Carlos Negrão.

 O documento é fruto de uma série de diálogos e estudos realizados pelas instituições signatárias ao longo dos últimos dois anos e atende a encaminhamentos do Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida.Na avaliação do governador Jaques Wagner, a cooperação entre os órgãos no combate aos crimes contra bancos é positiva, mas é preciso aprovar uma legislação federal que permita a destruição das cédulas nas explosões de caixas eletrônicos.

 Esta modalidade de crime, informou o procurador-geral Márcio Fahel, foi praticada 104 vezes somente neste ano. “Sabemos que prevenção e repressão a esses crimes exigem um esforço contínuo, mas a atuação da Febraban, que é detentora de tecnologias e de grande conhecimento sobre a área, também é indispensável”, afirmou o chefe do MP. Segundo o diretor jurídico da entidade, Antônio Carlos Negrão, os bancos contabilizam anualmente um prejuízo de R$ 400 a 500 milhões relacionados a roubos e furtos. Ele também defende que a legislação seja endurecida nos casos de explosões de caixas eletrônicos, classificando-os como crime de terrorismo.

 Após a assinatura do termo, a próxima etapa consistirá na elaboração de um planejamento estratégico de atuação de todos os órgãos envolvidos. “Será uma espécie de planejamento operacional padrão. A ideia é juntar todos, cada um definir a sua atribuição e, juntos, concentrarem energia em ações prioritárias”, explicou o procurador de Justiça Geder Gomes, frisando que é preciso dar uma resposta não só às organizações criminosas, mas deixar claro para a sociedade o esforço de todos os órgãos no combate a este tipo de crime.

 

Fonte: Central Integrada de Comunicação - CECOM

0 11:07 - 05 de Jun // Léo Valente | Polícia

Desde o início do ano, o Sindicato dos Bancários da Bahia registrou 105 ataques a instituições financeiras em todo o estado. Ontem, além do assalto ao carro-forte que abasteceria a agência do Banco do Brasil da Rua Silveira Martins, houve uma explosão de caixa eletrônico na cidade de Ribeira do Amparo, a 230 quilômetros da capital.

 No ano passado, o mesmo período teve 87 ataques, 18 a menos do que este ano - aumento de 20,7% nos casos em 2014. Do total de ataques entre 1º de janeiro e 4 de junho deste ano, 18 ocorrências foram registradas em Salvador e o bairro do Cabula tem o maior número de casos: três, sendo uma tentativa de assalto no dia 9 de janeiro, uma explosão de caixa eletrônico do Bradesco em 5 de março, além do caso de ontem.

 Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Euclides Fagundes, é necessário reforçar a segurança. “A bandidagem não marca data para atacar, mas, geralmente nesse período de São João, no final de ano também, existem mais ataques”, aponta.

 

Fonte: Correio

0 15:04 - 04 de Jun // Nadia Santos | Polícia

Dez homens roubaram um carro-forte que abastecia uma agência do Banco do Brasil no bairro do Cabula, na manhã desta quarta-feira (4). De acordo com informações da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves), a ação aconteceu por volta das 9h, na rua Silveira Martins, quando o grupo invadiu o local usando roupas laranjas parecidas com o uniforme utilizado por garis da Limpurb. 

Eles chegaram a pé e em um Fiesta branco com placa clonada, fortemente armados. O grupo rendeu os dois seguranças da Prossegur que estavam no interior da agência, abastecendo o caixa eletrônico. O grupo fugiu levando um malote de dinheiro, uma espingarda calibre 12 e uma pistola - as armas do funcionários da transportadora de valores. 

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a quadrilha trocou tiros com os seguranças da Prossegur que estavam do lado de fora da agência, mas ninguém ficou ferido. Eles fugiram em três veículos na direção da BR-324 - o Fiesta branco, um Volkswagen Polo de cor verde, e uma caminhonete L200. Os bandidos foram perseguidos por viaturas da 23ª Companhia, mas conseguiram fugir.

Um dos carros utilizados pelo grupo durante a ação, o Fiesta, foi recuperado pela PM. Ele vai ser vistoriado e passará por uma perícia buscando mais pistas sobre a identidade os integrantes da quadrilha. A quantia roubada durante o assalto ainda não foi determinada pela polícia. (Correio)




Colunistas


Classificados