Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

0 12:06 - 15 de Mai // Fonte: G1/Bahia | Bahia

Dois gerentes de uma agência bancária que funciona na Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, em Salvador, foram sequestrados em suas residências e levados pelos criminosos até o banco onde trabalham na manhã desta sexta-feira (15). Segundo a polícia, chegando ao local, os criminosos perceberam que não conseguiriam levar dinheiro do banco porque o cofre tem um horário programado para abrir. Os criminosos fugiram, deixando as vítimas no banco.

A agência foi cercada por policiais e não teve expediente nesta sexta-feira. De acordo com a polícia, os dois bancários foram pegos pelos criminosos quando ainda estavam em casa, um na cidade de Camaçari e outro em Barra do Jacuípe, localidades na região metropolitana de Salvador.

A polícia detalha que cerca de oito homens participaram da ação e permaneciam foragidos até por volta das 11h45. A polícia realiza buscas na tentativa de localizá-los.

0 15:42 - 14 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Em dez anos, a Bahia subiu de 15º para 4º estado do país com maior número de mortes por armas de fogo. Segundo o Mapa da Violência 2015, divulgado nesta quarta-feira (13), 2.073 pessoas morreram em 2002, contra 5.147 em 2012 – um aumento de 248%. De acordo com o levantamento, feito pelo governo federal em parceria com a Unesco, a maior parte das unidades federativas do Nordeste apresentaram aumento dos números, com destaque para Ceará e Maranhão, onde o número de vítimas quadriplicou. Em relação aos municípios, Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, se manteve em 1º lugar no ranking – com uma média comparada a zonas de guerra. Entre os cinco municípios com o maior número de homicídios por 100 mil habitantes, três são baianos: além de Simões Filho, há também Lauro de Freitas (3ª) e Mata de São João (5ª). Entre as 15 primeiras ainda estão Porto Seguro (7ª), Itabuna (11ª) e Itaparica (14ª). O documento também traz uma relação dos óbitos ocorridos entre jovens, em que a Bahia também se destaca: a cada 100 mil habitantes, o estado registrou 342 mortes de jovens, o que o deixa em 5º lugar no país. Há, ainda, outras comparações assustadoras. Para cada baiana assassinada por arma de fogo em 2012, 17 baianos também morreram. A cada 100 mil habitantes, foram baleados 69,7 homens e 4 mulheres no ano. Já em relação à cor das vítimas deixa claro um problema histórico. Em 2003, foram mortos 114 brancos, contra 370 em 2012 - aumento de 324%. Já entre a população negra, foram 1.241 mortos em 2003 e 4.512. O número, que já era grande, aumentou 363%. Ou seja: para cada vítima branca, houve 12 negras. O Mapa da Violência começou a ser acompanhado em 1980 e, desta vez, focou nas mortes por arma de fogo. Em 2012, 70% dos homicídios foram provocadas por balas.

0 15:08 - 14 de Mai // Fonte: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo | Polícia

A Polícia de Amargosa prendeu em flagrante delito nesta quarta-feira (13), Valmir Oliveira dos Santos, vulgo “Belo”, 24 anos, natural de Santo Antônio de Jesus que atualmente reside no Povoado de Três Lagoas em Amargosa.

De acordo com a Polícia Civil, Belo foi reconhecido pela vítima como um dos autores do roubo de um colar de prata, mediante violência com murros e pontapés. O acusado tem passagem pela Polícia por tráfico de drogas. O mesmo ficará a disposição da Justiça Criminal.

0 14:58 - 14 de Mai // Fonte: Infosaj | Polícia

Com menos de 10 dias que foi posto em liberdade por ordem judicial, Reginaldo Santos Souza de 41 anos, vulgo "Nau Nanico", considerado pela polícia como maior arrombador de residências de sua terra natal, Cruz das Almas, pode ter feito mais uma vítima.

Desta vez o local escolhido foi o bairro da Suzana, centro da cidade, na casa de um homem de prenome Luiz, por volta das 5h da manhã desta quarta-feira (13).

 De acordo com informações, vários pássaros foram levados. A polícia foi informada do ocorrido, mas o acusado conseguiu fugir.

0 13:39 - 14 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

O Mapa da Violência 2015, realizado por órgãos do governo federal e Unesco, apontou os índices de homicídios no Brasil. De acordo com o levantamento, que é realizado desde 1980, a taxa de mortalidade foi a segunda mais alta do país: 21,9 óbitos para cada 100 mil habitantes. Estão incluídos os casos de homicídio, suicídio, mortes por acidente e em circunstâncias indeterminadas.

O município baiano de Simões Filho é o primeiro da lista na mortalidade geral e de jovens. Foram 130,1 óbitos para cada 100 mil habitantes. De 1980 a 2012, foram 880.386 mortes por armas de fogo no Brasil. Destas, 747.760 pessoas foram assassinadas -- aumento de 556,6% no período.

0 12:10 - 14 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, anunciou, em entrevista ao A Tarde, que a corporação lançará, em até 20 dias, o programa Vigilância Participativa. O projeto, para combater crimes em bairros de classe média, é inspirado em iniciativa em curso na cidade de Porto Seguro, sul do estado.

Em Salvador, será implantado de forma piloto no condomínio Alphaville, na Av. Paralela, na Pituba e no Rio Vermelho e, em seguida, expandido para outros bairros. O programa estabelece relação entre a PM e condomínios. "Vamos incentivar os responsáveis a direcionar as câmeras para as ruas e sinalizar que o local é monitorado. Nestes locais também vamos intensificar as rondas", explicou.

No caso de bairros que sofrem diariamente com roubos de veículos, em lugar de procurar a Central de Polícia, por meio do 190, os moradores teriam um canal direto. "Com esse programa, a ação ostensiva será mais rápida, porque o policial terá conhecimento sobre a rotina do bairro e comunicação direta com as pessoas", detalhou o militar.

0 12:32 - 13 de Mai // Fonte: Política Livre | Bahia

Por decisão do governo estadual o presídio Ruy Penalva, em Esplanada, será reativado. De acordo com informações do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte, a ordem de serviço já está sendo encaminhada e a obra deve durar cerca de quatro meses. Nascido em Esplanada, o deputado estadual Alex Lima (PTN) demonstrou preocupação com a notícia e pediu ações para aumentar a segurança do município e de toda região do Litoral Norte. “A decisão já está tomada devido à necessidade do Estado em ampliar as unidades prisionais, mas é necessário que a Seap, junto à Secretaria de Segurança Pública, promova ações para reforçar a segurança do município, assim como em todo o Litoral Norte, que vem sofrendo com a criminalidade”, disse o parlamentar.As ações pedidas pelo deputado devem ocorrer simultaneamente à reativação do presídio, como uma maneira de melhorar a segurança dos esplanadenses. “Quando um presídio chega à cidade, é natural que a população fique apreensiva, por isso é necessário mais reforço na segurança, para que os moradores e visitantes possam transitar com tranquilidade”, disse, ressaltando o potencial turístico da região. “O Litoral Norte, tem grande potencial turístico e está em fase de avanços econômicos, por isso a necessidade de reforço na segurança”, completou. O secretário Nestor Duarte garantiu que vai solicitar encontro com o secretário Maurício Barbosa para debater as ações de segurança e tranquilizou os esplanadenses sobre a reativação do presídio. “Vamos pensar em ações para reforçar o policiamento, mas ressalto que um presídio não traz problemas para a cidade. O que causa problemas são presos em complexos policiais ou em delegacias, pois não tem estruturas para abrigar os criminosos”, disse.

0 10:00 - 13 de Mai // Jornalismo (1) | Autos

A Polícia Rodoviária Estadual de Santo Antônio de Jesus participa da campanha Maio Amarelo de prevenção de acidentes no trânsito, com atividades durante o mês de maio, como parte da campanha internacional, que usa o amarelo para chamar a atenção, a exemplo da função da cor nos semáforos, onde pesquisas mostram uma situação preocupante dos números de acidentes de trânsito na região, principalmente os que envolvem motocicletas.

0 09:47 - 13 de Mai // Fonte: Amargosa News | Bahia

Após investigações sigilosas da Polícia Civil de Ubaíra, sob o comando da Delegada Aline Freitas, com a indispensável participação de investigadores do SI da 4a. COORPIN, foi preso nesta quarta-feira(13), o meliante Junio de Jesus Santos, vulgo "Zoi", 24 anos, com maconha e crack.

De acordo com a Polícia Civil, Zoi é líder do tráfico no bairro Alto das Pombas e possui importantes ligações com traficantes de outras cidades. O mesmo já responde por pelo menos cinco entradas na Delegacia por tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Há poucos dias, Zoi perpetrou tentativa de homicídio contra uma jovem, provocando incêndio criminoso na residência da mesma com ela no interior do imóvel. A vítima sofreu queimaduras pelo corpo, mas não corre risco de morte. Zoi recentemente foi um dos alvos de uma grande operação ocorrida na Cidade de Ubaíra contra o tráfico de drogas.

A Polícia Civil de Ubaíra intensificou ainda mais o combate ao tráfico de drogas após recentes tiroteios entre traficantes rivais ocorridos na cidade , o que deixou a população aflita. Desde então, várias prisões já foram efetuadas.

"Vamos continuar as investigações e outras prisões irão ocorrer nos próximos dias. Não podemos permitir que os cidadãos de bem fiquem a mercê desses marginais", afirmou a delegada.

0 09:35 - 13 de Mai // Fonte: Amargosa News | Bahia

Por volta das 15h desta terça-feira (12), durante uma operação de abordagem no Alto da Bela Vista, uma guarnição da Polícia Militar de Amargosa apreendeu um menor de iniciais M.S.S. de 15 anos, e prendeu Cosme Luiz Souza dos Santos, 19 anos, com uma certa quantidade de drogas.

Ambos foram apresentados na Delegacia de Policia. Segundo informações, um grupo estava comercializando drogas no local, porém alguns suspeitos conseguiram evadir.

0 09:04 - 13 de Mai // Fonte: Correio | Bahia

A partir do dia 1º de junho, todos os carros oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP) só poderão ser usados pelos servidores após verificação das condições de funcionamento dos sistemas de GPS, comunicação e videomonitoramento, que deverão estar permanentemente ativos. A determinação do secretário da pasta, Maurício Barbosa, foi publicada ontem, na portaria número 332, no Diário Oficial do Estado.

Ainda de acordo com a decisão do secretário, a medida será aplicada especialmente nos veículos da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Departamento de Polícia Técnica. Se o equipamento não estiver funcionando, a viatura só poderá sair depois que o gestor da unidade autorizar.

Ainda assim, o chefe de equipe ou comandante de guarnição terá sempre que avisar à Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), via rádio, as condições de funcionamento dos equipamentos, assim como tipo, prefixo e placa do veículo.

Na hipótese de suspeita de violação do equipamento tecnológico, o gestor da unidade deverá solicitar imediatamente a realização de perícia no aparelho, providenciar a inquirição da equipe ou guarnição, instaurar ou requerer a instauração uma sindicância e comunicar todas as medidas adotadas à Corregedoria-Geral da SSP.

0 08:18 - 13 de Mai // | Bahia

Na noite desta terça-feira 12, um policial civil foi alvejado na cabeça em uma operação realizada na cidade de Muniz Ferreira. Segundo informações, dois homens que estavam em uma moto fugiram em direção a zona rural do município ao perecerem a aproximação de policiais, uma perseguição começou e um reforço policial foi acionado. Ao tentar fazer a abordagem em uma moto semelhante, os policiais receberam vários tiros, uma das balas acertou o policial civil Lorildo na cabeça que foi de imediatamente encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, ele passou por avaliação médica e está fora de perigo.

Ainda segundo informações, a Polícia Civil conseguiu capturar Edinilton Santos de Jesus, 18 anos, vulgo “Bungo”, residente na cidade de Nazaré, ele teria sido o autor do disparo que atingiu o policia, ao ser interrogado, Edinilton Santos entregou o nome do comparsa Marcos da Luz da Silva que também em Nazaré. O detalhe é que o elemento preso apresenta a tatuagem de uma estrela no peito, tatuagem esta que faz alusão aos participantes de uma facção criminosa conhecida como Katiara.

0 17:23 - 12 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados no final da manhã desta terça-feira (12) para conter uma mulher que ameaçava moradores do bairro Aparecida, Ipiaú, com um facão. De acordo com o Giro em Ipiaú, Rita de Cássia é a mesma mulher que, em 2006, tentou esfaquear o prefeito de Salvador, ACM Neto. Agora, em novo surto, ela já teria tentado agredir três pessoas na semana passada, e, nesta terça, voltou a agir. Ao perceber a chagada da PM e o Samu a mulher conseguiu fugir. “Aqui todo mundo tá com medo, pois a gente sabe que ela tem problemas mentais e já tentou matar até a irmã”, revelou uma senhora.

0 16:22 - 11 de Mai // Jornalismo (1) | Bahia

O Jornal espanhol El País publicou, no último domingo (10), uma matéria sobre a morte de 12 pessoas na Vila Moisés, em Salvador, no dia 6 de Fevereiro, após uma operação da Rondas Especiais (Rondesp). A ação foi classificada pela publicação como 'chacina' e lembrou que na época do crime o governador Rui Costa afirmou que nenhum policial seria punido pelo ocorrido, pois não havia indícios de crimes.

Em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (11), o governo afirmou que ainda não recebeu relatório ou qualquer documento que confirme a acusação de homicídio e que algumas etapas importantes da investigação ainda serão realizadas. Rui disse que continua com a postura de presunção da inocência das pessoas que estiveram atuando em defesa da sociedade.

"Nesse caso em particular, só me manifestarei após a conclusão de todas as apurações e quando for entregue à justiça as versões que forem apuradas", afirmou Rui Costa. O governador completou dizendo que defende uma polícia cidadã, que age com energia e utiliza a força necessária, mas dentro da lei.

0 10:49 - 11 de Mai // Fonte: Assessoria/ Editado por Blog do Valente | Polícia

Na última terça-feira 05, os representantes das Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ, tiveram um encontro na Prefeitura Municipal com Humberto Leite, prefeito da cidade e o Vereador Chico de Dega, na oportunidade, os representantes das Entidades Empresariais pleitearam junto a prefeitura um apoio para a reforma de duas celas da delegacia, Humberto Leite se mostrou solicito ao pedido e afirmou que irá contribuir com a reforma da maneira que estiver ao alcance do poder público neste momento.

A reforma da carceragem foi apresentada na última reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP). Em fevereiro deste ano, uma decisão da juíza Maria Cláudia Salles Parente, da Vara da Fazenda Pública, de Santo Antônio de Jesus, determinou a suspensão de prisões na delegacia da cidade. A decisão da magistrada atendeu a ação da Defensoria pública que acusou o local de não ter condições sanitárias de manter os custodiados presos.

De acordo com os defensores Maurício Moutinho e Murillo Menezes a carceragem apresenta “graves violações aos direitos humanos dos custodiados em razão da situação degradante em que se encontra a delegacia”.

A Defensoria recomendou que a atual carceragem seja demolida e que no lugar dela seja construído um novo alojamento. A Defensoria também requisitou a transferência dos presos, além de aquisição de carro-cela para garantia do transporte de presos custodiados no Presídio de Valença, bem como a retirada de sucatas de veículos, caça-níqueis, motocicletas e outros entulhos.

0 17:01 - 08 de Mai // Fonte: Metro 1 | Bahia

Jeferson Henrique Ramos Freitas, de 9 anos, morreu nesta quinta-feira (7) após ser baleado no bairro do Pero Vaz, na Liberdade. Ele foi atingido por uma bala perdida durante uma tentativa de assalto a um mercadinho na região. Sua família decidiu doar as córneas do garoto. Segundo seu pai, essa seria uma forma de manter ele vivo em outra pessoa.

O corpo de Jeferson está sendo sepultado na tarde desta sexta-feira (8), no Cemitério Quinta dos Lázaros, acompanhado de familiares e amigos.

Além de Jeferson, outras duas pessoas foram baleadas durante a troca de tiros entre o segurança do mercadinho e uma dupla armada. As outras vítimas são a irmã do garoto, Jéssica Carolina Ramos Freitas, de 13 anos, ferida no pé, assim como um idoso de 64 anos, que não teve o nome informado.

0 14:03 - 08 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Brasil

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto comentou sobre a proposta que quer reduzir a maioridade penal de 18 anos para os 16 anos nesta sexta-feira (8), após a cerimônia de entrega do título de cidadão baiano, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. “Antes dos 18 anos, a pessoa está em desenvolvimento, a personalidade dele está sendo formada, não pode haver um projeto de emenda interrompendo essa formação da personalidade básica do indivíduo. Depois, colocar pessoas de 16 anos, eventualmente, condenadas por infração, junto com adultos, em penitenciárias, me parece, não só inconstitucional, como do ponto de vista humano, uma crueldade”, frisa. Questionado pelo Bahia Notícias sobre os desafios do STF ao julgar o petrolão, o ministro aposentado afirma que o desafio será o mesmo que teve durante o julgamento do mensalão. “O Supremo decidiu com objetividade, imparcialidade, com observância do devido processo legal, fez o juízo de adequação dos fatos, das normas, e proferiu a decisão, ao meu sentir, as decisões cabíveis, não agiu como instância política, agiu como instância judiciária. E deverá fazer o mesmo no caso, também popularmente chamado, que ganhou o apelido de petrolão”, avalia. Sobre suas decisões, consideradas inovadoras no Judiciário, Ayres Britto analisa que hoje, o Judiciário “tem um senso maior de realidade e abre as janelas do direito para o mundo circundante, ali, onde a vida real acontece”. “E é assim, com a abertura para o coletivo, para a realidade palpitante da vida, que o Judiciário concilia direito e Justiça, o caminho é esse, o da abertura”, conclui.

0 17:38 - 07 de Mai // Fonte: Política Bahia | Bahia

A expansão do tráfico de drogas há tempos não incomoda apenas os moradores das grandes capitais. No Recôncavo baiano, assim como em diferentes regiões do Estado, o problema se alastra colocando a população à mercê da bandidagem. Em Cruz das Almas, a 146 km de Salvador, moradores do bairro da Banguela, na periferia do Município, estão amedrontados com a presença de traficantes na localidade.

Segundo relatos de moradores, usuários e traficantes da própria comunidade circulam nas ruas trazendo “terror” às famílias. Ainda de acordo com as informações passadas, recentemente uma moradora foi vítima de uma ‘bala perdida’, que a atingiu na cabeça, durante um confronto por disputa de ponto de tráfico.

As informações, no entanto, foram recebidas com surpresa pela delegada da cidade, Ívia Vidal. Segundo a titular, os casos de intimidação na localidade não chegam ao conhecimento da polícia local, creditando o fato ao risco de exposição dos denunciantes.

“É preciso que tenhamos conhecimento destes casos. Para isso, é necessário que a população ligue ou colabore de alguma outra forma. Sei que é complicado se expor neste tipo de situação, por isso disponibilizamos números de telefone. E o denunciante terá sua identidade preservada”, garantiu a delegada.

Sobre a vítima atingida na cabeça, Ívia disse que a Polícia Civil investiga o caso e ainda não há indícios que a causa tenha sido realmente ‘bala perdida’. A delegada ainda afirmou que rondas são realizadas nos bairros da Banguela e Areal, considerados pontos críticos de Cruz das Almas, e pede que as situações sejam denunciadas através dos telefones: (75) 3621-3443 (Delegacia) / 9977-0784 / 8191-9991.

0 16:26 - 06 de Mai // Fonte: Correio | Bahia

Com o objetivo de reduzir a lotação nas penitenciárias baianas, um projeto de monitoramento eletrônico de custodiados em regimes específicos começará a ser implementado em até quatro meses.

Na primeira etapa, deverão ser utilizadas cerca de 300 tornozeleiras, inicialmente, para presos provisórios, os sentenciados em condições especiais, como os em idade avançada ou com alguma enfermidade que exija cuidados, e detentos agressores da Lei Maria da Penha. A ideia é expandir a ação até quatro mil equipamentos, a depender dos prazos para licitação, em Salvador e outras regiões do estado, conforme a demanda.

A proposta foi apresentada ao governador Rui Costa e também a agentes envolvidos na segurança pública do estado nesta quarta-feira (6) pelo diretor de Segurança Prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), capitão Milton Martins, durante reunião do programa Pacto Pela Vida.

O projeto prevê ainda a participação direta de policiais civis e militares, a capacitação do pessoal envolvido no monitoramento, como a polícia técnica, a integração do trabalho com outras ferramentas, como tablets, antenas e estações para acompanhamento, central de controle, núcleo de operações e outras estruturas.

Resultado de uma pesquisa, que vem sendo realizada desde 2012, o estudo avaliou a viabilidade e aplicabilidade do modelo existente em outros estados, como Alagoas e Rio Grande do Sul, e que foram visitados por representantes baianos. Além de reduzir o déficit carcerário, gerando novas vagas no sistema prisional, a medida é uma opção para reduzir gastos do estado com os presos.

0 14:18 - 06 de Mai // Jornalismo (1) | Bahia

Em entrevista na tarde desta quarta-feira 06, o chefe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus, Dr. Ricardo Nery comentou sobre a pequena reforma e aproveitou para agradecer os comerciantes da cidade que ajudaram com materiais de construção. “Fizemos algumas melhorias, a principal delas foi a construção de uma rampa elevatória para realização de exames nos veículos, coisa que nós não tínhamos aqui na regional, toda vez que chegava um carro para ser examinado, nós teríamos que conduzir o veículo até oficinas. Na frente construímos também algumas rampinhas de acesso pela lateral do prédio administrativo, também demos uma arborizada, colocamos uma graminha, umas plantas e um acesso para cadeirantes, porque havia uma dificuldade de locomoção, muitas vezes tinha que carregar o cadeirante para chegar. Colocamos um portão pequeno de correr, porque nós apresentávamos aqui uma dificuldade muito grande para estacionamento, constantemente nós tínhamos problemas, em face disso, para ter um controle de acesso nós delimitamos uma área”, detalhou.

Já sobre o apoio para a reforma, Dr. Ricardo Nery afirmou que recebeu ajuda do Estado na parte da mão de obra e da prefeitura local, mas o agradecimento especial foi feito aos comerciantes que doaram o material de construção. “Eu gostaria de deixar um abraço aos comerciantes da região que doaram, foram tantos que ficaria difícil citar todos”, finalizou.

0 13:36 - 06 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

A Polícia Civil de Santa Maria da Vitória, na Bacia do Rio Corrente, oeste baiano, começa a ouvir na próxima semana as testemunhas do caso em que fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foram mantidos em cárcere privado no laticínio do prefeito de Serra Dourada, José Milton Frota de Souza. Segundo a denúncia, agentes da Adab – e policiais militares que acompanharam a inspeção – ficaram presos por ordem de José Milton, que também estava acompanhado de policiais militares. Na ação, a Adab interditou o local, mas o prefeito teria mantido os carros da agência presos, além de ter retirado o queijo apreendido na operação. Segundo o delegado Alexandre Hass, da Coordenadoria Regional da Polícia Civil, um inquérito deve ser concluído em 30 dias. "Todos serão notificados a depor", disse o delegado em entrevista ao BN. os primeiros a serem ouvidos devem ser os militares. Em etapa posterior, prestarão depoimento agentes da Adab, guarda municipal, e o prefeito de Serra Dourada. Ainda segundo o delegado, um processo administrativo paralelo foi aberto pelo comando da PM para apurar as irregularidades de agentes da corporação.

0 11:39 - 04 de Mai // Fonte: Amarelinho 10 | Bahia

O vereador Valdomiro Galdino do PT, popularmente conhecido por "Dinoite", está sendo acusado de abusar e engravidar uma menor de 14 anos, moradora da localidade da Maçaranduba, zona rural do município. Segundo informações, o fato foi denunciado no mês de janeiro deste ano ao Conselho Tutelar da cidade de Valença, haja vista que a adolescente reside na zona rural na divisa entre os limites dos municípios supracitados, sendo acompanhado pelo Ministério Público.

A população cobra uma posição da justiça e da própria Câmara de Vereadores, em cada rua, praça, esquina em roda de amigos esse é o principal tema discutido, uns querem casacão imediata do mandato, outros dizem que o vereador deveria ser preso e outros culpam a família da menor por ser conivente. Vale destacar que o vereador é da base de sustentação da atual gestão.

Notícias extraoficiais dão conta de que até dia 20 deste mês (Maio), a Câmara Municipal de Vereadores receberá o pedido de cassação do referido vereador, o que levará ele a ser julgado pelos vereadores em uma votação aberta pela cassação ou não. Esperamos que a justiça seja feita, e que se comprovado os fatos que ele não só seja cassado, como também preso.

0 08:29 - 04 de Mai // Fonte: Nas Malhas da Lei | Bahia

Na tarde deste domingo 03, a guarnição da CIPE Cacaueira sob o comando do sargento Reginaldo prendeu José Adailton de Brito, vulgo "Nino" e apreendeu o menor de 17 anos de iniciais G.J.S, vulgo "Cabeça" no interior de um ônibus intermunicipal, na BA 001 – entre Valença x Taperoá.

De acordo com a guarnição que parou o veículo para realizar uma abordagem de rotina, quando chegaram nas poltronas de “Nino” e “Cabeça” encontraram um revólver calibre 38 com cinco munições intactas e uma quantidade de maconha e cocaína.

Acusados de tentativa de assalto e posse ilegal de arma de fogo, “Nino” e “Cabeça”, foram encaminhados e apresentados na sede da 5ª COORPIN em Valença, onde foram autuados em flagrante. A polícia informou que estes já contavam com várias passagens pela delegacia.

0 08:08 - 04 de Mai // Fonte: Hélio Alves/Tribuna do Recôncavo | Polícia

Faleceu no Hospital Regional na tarde do último sábado (02), Elisson Ferreira Santos, 20 anos, que morava no Bairro São Paulo em Santo Antônio de Jesus. O mesmo estava internado desde o dia 28/04, quando foi atingido por cinco tiros numa ação criminal que chocou moradores e transeuntes que passavam pelo local. Dois elementos passaram de moto atirando em direção a Elisson na Av. ACM.

Mais duas pessoas foram atingidas nos pés, sendo atendidas no Hospital Regional e posteriormente liberadas. Elisson não teve a mesma sorte, foi ferido no braço, peito e pernas. Segundo informações, o mesmo sofreu complicações após uma cirurgia para retirada de uma bala, falecendo na tarde deste sábado.

0 09:31 - 03 de Mai // Fonte: Bahia Notícias | Polícia

Foi preso pela Polícia Rodoviária Estadual, Valmir Moreira da Silva, 21 anos, residente na Gameleira, Ilha de Itaparica, com mais de meio quilo de maconha quando estava dentro de uma topic que faz transporte alternativo de Bom Despacho para Santo Antônio de Jesus. Segundo informações da polícia o "TUK" como é conhecido confessou ter tirado oito meses de prisão na delegacia de Vera Cruz, o acusado foi preso no posto da PRE de Santo Antônio de Jesus que tem o comando do Capitão Novato, em seguida encaminhando para da delegacia local, aonde ficará a disposição da justiça.

0 22:01 - 02 de Mai // Djalma Macedo | Polícia

O professor de violão, que mora no centro da cidade de Ipiaú, Edson Lopes da Silva de 77 anos, deu entrada no hospital da cidade após ter sido atacado por um cachorro da raça pit bull na manhã deste sábado (02). 

O idoso foi atacado quando chegava à residência do presidente do Sindicado dos Comerciários, situada próximo à fábrica de sucos Polpa Eva, na saída para Jitaúna, às margens da BR 330.

Ele sofreu vários ferimentos pelo corpo e foi socorrido pelo proprio presidente, que chegava ao local na hora do ataque, conseguindo conter o animal. 

Ipiaú on Line

 

0 10:03 - 02 de Mai // Fonte: Amargosa News | Bahia

A Polícia Militar de Amargosa prendeu homem em flagrante, após o mesmo invadir supermercado no centro do município, na noite desta sexta-feira 01. A prisão contou com a ajuda do empresário.

De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 20hs, uma guarnição foi acionada para atender uma denúncia de invasão a um supermercado. Ao chegar no local, foi realizada a prisão em flagrante de Fabio Silva Santos, vulgo "Binho", 32 anos, residente na Rua Esmeraldo Vaz Galvão. O preso foi conduzido a delegacia local e colocado a disposição da justiça.

0 17:59 - 01 de Mai // Fonte: Correio | Brasil

O suspeito de assaltar uma equipe da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo em São Paulo, durante uma reportagem ao vivo, foi preso na tarde desta sexta-feira (1º) depois de se apresentar na Delegacia Sede de Guarujá, no litoral de São Paulo. Luan do Nascimento da Silva, de 21 anos, estava acompanhado do advogado e de alguns familiares.

Como a prisão temporária do suspeito já havia sido decretada pela Justiça desde o início da noite de quarta-feira (29), ele ficará detido. A prisão através do decreto é válida por cinco dias.

O assalto inusitado aconteceu na última terça-feira (28), quando a jornalista Tatyana Jorge fazia uma entrevista ao vivo com o diretor de Vigilância em Saúde da cidade, Marco Antônio Chagas. Os dois estavam em frente à sede da prefeitura.

Quando o suspeito chegou de bicicleta, armado, derrubou a câmera do cinegrafista Alfredo Neto e exigiu que as pessoas entregassem seus pertences. Com a queda do equipamento, a transmissão acabou sendo encerrada. O jovem fugiu levando aparelhos celulares, relógios e correntes da equipe e do entrevistado. Ninguém se feriu durante a abordagem.

0 14:50 - 30 de Abr // Blog do Valente / Informações R.Andaiá FM | Bahia

O comandante do 14º BPM, tenente-coronel Adalberto Piton, participou de uma reunião no bairro São Benedito para discutir a onda de violência que assusta os moradores do local, só este ano cinco homicídios foram contabilizados nas ruas da comunidade. “Nós ficamos felizes quando a comunidade chama o gestor de segurança pública para discutir os problemas. De fato essa região do São Benedito está em destaque nos índices do batalhão e nós viemos aqui, inclusive acompanhados do Dr. Paulo da 4ª Coorpin ouvir essa comunidade e propor também algumas melhorias, todos concordaram que o problema não é só de polícia; é um problema de ordem social que precisa da intervenção de outras secretarias, no sentido de que a gente possa de forma conjunta resolver esse problema da segurança pública aqui no São Benedito. De imediato o vice-prefeito Faustino ouviu as reivindicações e vai levar o que cabe à prefeitura, Dr. Paulo vai fazer o que cabe a Polícia Civil e o 14º batalhão da Polícia Militar vai atuar no sentido de intensificação as rondas”, pontuou, na oportunidade, a PM distribuiu o número do disque denúncia do interior, que é o 181, segundo tenente-coronel, a intenção é incentivar o hábito de denunciar.

O tenente-coronel Adalberto Piton se mostrou preocupado com os números negativos do bairro, mas também apontou saídas. “Este ano foram cinco homicídios, sendo dois na Rua Conceição, dois na Wellington Figueiredo e uma na Rua São Francisco; então é uma mancha criminal que preocupa, mas nós temos ideia da origem dessa guerra, dessa desavença entre as facções que por algum motivo disputam determinados pontos para venda de drogas e nós vamos intensificar as rondas”, sinalizou.

O bairro deve ganhar em breve uma Base Móvel de Segurança, já que o tenente-coronel Adalberto descartou a reativação de um módulo policial. “Nós descartamos em qualquer hipótese, não só aqui no São Benedito como em qualquer bairro de Santo Antônio de Jesus. É uma tônica da Polícia Militar da Bahia não reativar módulos nesse conceito antigo, hoje o conceito é Base Móvel de Segurança, o que nós vamos fazer aqui é escolher uma área, vamos montar um toldo para que a viatura tenha um ponto, onde ela possa estacionar não só a viatura, como as motocicletas para que a comunidade tenha um ponto de referência de policiamento preventivo”, afirmou.

0 00:06 - 30 de Abr // Vagner Santos | Polícia

A Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou, na manhã desta quarta-feira (29/4), a fusão com o Partido Popular Socialista (PPS). As negociações entre as duas legendas se afunilaram nos últimos dias e agora tem o aval de ambas direções.

A partir de agora, detalhes e critérios para a fusão serão acertados, bem como uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será feita. A expectativa é que o tribunal entenda que a união resultará em um novo partido — o que permitiria a vinda de políticos com mandato.

A expectativa é de que os presidentes nacionais da legenda concedam, ainda na tarde desta quarta-feira, entrevista à imprensa para explicar detalhes do processo de fusão.

Conforme a assessoria de imprensa do PSB, o partido deve primeiramente consultar os dirigentes estaduais da sigla, uma vez que a união está focada já nas próximas eleições municipais.

0 15:55 - 29 de Abr // Blog do Valente / Informações R.Recôncavo | Polícia

O presidente do PMDB de Santo Antônio de Jesus, Geraldo Reis comentou sobre as ambições do partido para as próximas eleições, indagado sobre a possibilidade de Clóvis Machado ser o candidato a prefeito, Geraldo preferiu deixar em aberto. “O interesse do partido é lançar o maior número possível de candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas próximas eleições e para isso o PMDB vem se renovando, vem se abrindo para novas filiações, atraindo pré-candidatos. Nós tivemos um encontro bastante proveitoso, também tivemos a presença do amigo Clóvis Machado que está vindo para o partido, ele está se desligando do PSDB, por isso que eu não posso dizer ainda que ele é o candidato filiado ao PMDB, mas é um candidato em potencial com toda certeza. Qual seria o partido em Santo Antônio de Jesus que não gostaria de ter em seu quadro a figura do quilate de Clóvis Machado? Um empresário bem sucedido em Santo Antônio de Jesus, uma pessoa de responsabilidade, um ser humano altamente sensível aos problemas de nossa cidade”, pontuou.

Mas não é apenas o empresário e proprietário de um posto de combustíveis, Clóvis Machado que está na mira. “Temos outros companheiros que se figuram como pré-candidatos e aí a candidatura vai cada um construir no momento certo, iremos avaliar e ver o que reúne as melhores condições para lançar candidatura. Nós queremos um PMDB pujante em Santo Antônio de Jesus”, sinalizou Geraldo Reis.

0 09:48 - 29 de Abr // Fonte: Ubatã Notícias | Bahia

Uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã prendeu, na tarde da última segunda-feira (27), Sérgio Manoel Santos Bezerra, 20 anos, vulgo, "Tchubilubilu", Adriano de Jesus Santos, 28, e Cátila Silva dos Santos, 20, os dois primeiros são suspeitos de terem assaltado um dia antes de serem presos, a agência Lotérica Sorte da Terra.

Tchubilubilu foi preso próximo ao Chumaré (Foto: Ubatã Notícias)

Segundo informações da PM, o primeiro a ser preso foi Sérgio Manoel, que já possui diversas passagens pela polícia por arrombamentos. Na sequência, "Tchubilubilu apontou Adriano como comparsa no roubo. Adriano saiu no indulto da Semana Santa do presídio de Itabuna, onde cumpria pena por tráfico, mas não retornou.

"Tchubilubilu" apontou ainda Cátila Silva dos Santos de 20 anos, como receptadora de produtos em roubos praticados na Secretaria Municipal de Educação e no Palato. Com Cátila, a PM encontrou uma máquina fotográfica e também dois celulares.

Já com Adriano, que foi preso junto com Cátila na rua da Várzea, foram encontrados crack e maconha. A PM ainda está à procura de pelo menos mais dois envolvidos no roubo da agência lotérica. A quantia roubada da lotérica não foi recuperada. O trio foi apresentado na Delegacia Territorial de Ubatã. O delegado Adelino Loyola investiga o crime.

0 09:24 - 29 de Abr // Fonte: Amargosa News | Bahia

A Polícia Militar de Amargosa apreendeu na noite desta terça-feira(28), durante a Operação Abordagem, um menor em posse de uma arma de fogo no centro do município.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 20h30, a guarnição desenvolvia a Operação Abordagem nas proximidades da Praça dos Correios, onde várias pessoas estavam sendo abordadas, entre elas, o adolescente de inicias A.S.S, de 14 anos, morador do bairro Santa Rita, que foi flagrado em posse de um revólver calibre .22, sem munição. O mesmo foi conduzido e apresentado na delegacia local.

0 09:19 - 29 de Abr // Fonte: Cruz na Tela | Bahia

A prisão de João dos Santos Pereira da Hora,  vulgo "João Arizona", ocorreu no final da tarde desta terça-feira (28), na Ladeira da Misericórdia em São Félix, envolvendo policiais civis da delegacia local e guarnições da Polícia Militar das cidades de Cachoeira e São Félix.

De acordo com informações da polícia, ele é suspeito de homicídios, tentativas do mesmo crime, tráfico de drogas, formação de quadrilha, resistência a prisão e desacato.

Ainda de acordo com informações, João Arizona foi encontrado com um revólver calibre 38 e também responderá por porte ilegal de arma de fogo.

A polícia acredita que o acusado também cometia crimes em outras cidades da região. Ele foi levado para a delegacia, onde ficou à disposição da justiça.

0 08:54 - 29 de Abr // Fonte: Tribuna do Recôncavo / Barriga Notícias | Polícia

Três pessoas foram baleadas na noite desta terça-feira (28), no Bairro São Benedito em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações, dois homens passaram em uma moto e deflagraram vários tiros em direção a três vítimas que foram atingidas e socorridas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Jurandy Santos Barreto, 34 anos, morador da Rua da Conceição, foi atingido no pé direito por um tiro de raspão, sendo atendido e liberado e Carlos Augusto de Jesus, 22 anos, residente na comunidade rural do Canta Galo foi alvejado no pé esquerdo, ficando em observação.

Elisson Ferreira , atingido por 6 tiros

Jurandy e Carlos estavam em uma banca de acarajé quando dois elementos passaram de moto deflagrando vários tiros contra Elisson Ferreira Santos, 20 anos, morador da Rua E, Bairro São Paulo. Elisson foi atingido no braço, peito e pernas, sendo atendido e encaminhado para o centro cirúrgico. 

0 08:37 - 29 de Abr // Djalma Macedo | Polícia

Oito elementos fortemente armados detonaram a agência do Bradesco da cidade de Brejões na madrugada desta quarta feira ( 29 ). Portando armas de grosso calibre, a quadrilha chegou por volta das 3 horas da manhã na cidade.

Após detonarem o estabelecimento utilizando explosivos, o bando saiu atirando, tomando direção ignorada e levando quantia ainda não especificada pela gerência do estabelecimento.  A polícia realiza buscas na região.

Ipiaú on Line

0 14:54 - 27 de Abr // Blog do Valente / Informações R.Recôncavo | Polícia

Questionado sobre sua opinião em relação a redução da idade penal, que hoje é de 18 anos, o Coordenador da 4ª Coorpin, Drº. Paulo Roberto Guimarães, afirmou que o país precisa discutir sobre a maturidade do criminoso. “Nós temos que discutir a maturidade daquele que comete um ato, a partir do momento que nós começamos a ter responsabilidades, nós amadurecemos como pessoa. Eu acredito mais no aumento da pena, no sentido de que se o menor comete um fato grave e hoje ele fica internado durante três anos, eu entendo que o menor que cometer homicídio, ele pode ficar apreendido por 10 anos e passando a ser maior, que seja transferidor para uma penitenciária e cumpra lá seu resto de pena transformada em lei penal. Eu acho que isso teria mais efeito do que diminuir para 16 para 14, 12 anos, porque a gente sabe que alguns crimes são cometidos por falta de maturidade na decisão da ação e nós todos sabemos que a partir do momento que somos cobrados a responsabilidade, nós amadurecemos como pessoa”, argumentou.

Enquanto o Congresso brasileiro debate a redução da maioridade penal, alguns Estados americanos tomam direção contrária e discutem elevar a idade de jovens que são tratados como adultos pela Justiça, Drº. Paulo acredita que é preciso saber o perfil do menor infrator. “O nós temos que fazer é discutir a nossa realidade, qual é o perfil dos nossos adolescentes, o menor hoje que é pego traficando, ele não comete crime violento, é ouvido e entregue a família, em liberdade é ele quem está na rua disputando espaço e ocasionando algumas mortes em razão da disputa por tráfico de drogas. Eu discuto mais no endurecimento das penas do que justamente a diminuição da idade penal”, pontuou.

0 14:11 - 27 de Abr // Fonte: Central de Polícia | Polícia

SEXTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2015:

- ROUBO DE VEÍCULO: Por volta das 19h40 do dia 24.04.2015, JOELSON OLIVEIRA NASCIMENTO, residente no Conj. Hab. Zilda Arns, teve o seu ciclomotor shineray, cor preta, roubado por dois elementos nas proximidades da URFR, no bairro do Cajueiro.

– AGRESSÃO FÍSICA: Por volta das 20h45 do dia 24.04.2015, CALIANA DOS SANTOS GIMA, residente na Rua I, Parque São João, bairro Maria Preta, foi agredida fisicamente pelo ex-marido que, evadiu antes da chegada da guarnição PM.

– AGRESSÃO FÍSICA: Por volta das 21h20 do dia 24.04.2015, GLEISSON CRISTIAN MATOS DOS SANTOS, agrediu fisicamente a sua companheira SUELEN FOSENCA DIAS, no interior do Hospital e Maternidade Luiz Argolo, evadindo antes da chegada da guarnição PM.

SÁBADO, 25 DE ABRIL DE 2015

– AMEAÇA: Por volta de 01h05 do dia 25.04.2015, ANATÁLIA DE JESUS SANTOS, residente na Rua 3, bairro Alto do Santo Antônio, foi ameaçada de morte, na rua onde reside, por uma pessoa conhecida como “DOMINIQUE”, que, evadiu antes da chegada da guarnição PM.

– ROUBO: Por volta das 05h00 do dia 25.04.2014, GILBERTO PAULO, teve o seu aparelho celular roubado por dois elementos aparentemente armados, a bordo de uma motocicleta, cor preta, placa e modelo ignorados, na Rua Rui Barbosa, centro.

 – VEÍCULO FURTADO RECUPERADO: Por volta das 11h25 do dia 25.04.2015, a guarnição do posto 5.1/1 da 5ª Cia do BPRv realizou a prisão de ARTUR SANTOS NETO, vulgo “NETO”, 21 anos e apreensão de ALEXANDRA SANTOS DE JESUS, 17 anos, a bordo do ciclomotor shneray, cor preta, chassi Lxyxcbl01f0373470, de posse de duas armas de fogo, durante abordagem no citado posto. Após a detenção dos mesmos, a SME do 14º BPM realizou diligências constatando que, embora “NETO” tenha apresentado no momento da abordagem a nota fiscal de compra do ciclomotor, o veículo foi furtado em frente ao Colégio Santo Antônio, centro de SAJ, em 20.03.2015 e que pertence a Fernando Ferreira Santos, bem como “NETO” é responsável por vários roubos a transeuntes em SAJ, tendo inclusive, vítimas o reconhecido na DEPOL.

– APREENSÃO DE ENTORPECENTE: Por volta das 21h00 do dia 25.04.2015, a guarnição do Tático Móvel em ronda na Rua Tiradentes, centro, abordou WESLEY AMARAL DA SILVA, 22 anos e um indivíduo que, segundo WESLEY, é conhecido pelo vulgo de “BERGANHA”, transitando num ciclomotor shineray, cor azul, onde, um deles, ao avistar a viatura, dispensou uma trouxa contendo uma substância aparentando ser maconha. No momento da abordagem “BERGANHA” conseguiu evadir, sendo WESLEY detido e conduzido à DEPOL, conforme ocorrência nº 2248/2015, para adoção das medidas cabíveis.

DOMINGO, 26 DE ABRIL DE 2015

-HOMICÍDIO: Por volta das 20h20 deste domingo (26), na Praça da Wellington Figueredo, FELIPE DE JESUS SACRAMENTO,18 anos, residente na Rádio Clube foi morto a tiros.

0 11:13 - 27 de Abr // Fonte: Correio | Polícia

Um preso da delegacia de Colombo, em Curitiba, ficou entalado em um buraco no teto da cela quando tentava fugir do local. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (27), na Região Metropolitana da cidade.

De acordo com a polícia, outros quatro detentos conseguiram fugir por um buraco aberto no teto. Eles utilizaram uma pilha de colchões para alcançar o teto e fazer a abertura, mas um dos presos não teve a mesma sorte e não conseguiu sair. Apesar do susto, o homem não sofreu ferimentos. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e já foi recolocado na carceragem. A polícia ainda procura os outros fugitivos.

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Também na Região Metropolitana de Curitiba, outros 28 presos fugiram da carceragem da delegacia de São José dos Pinhais, na madrugada de domingo (26), após cerrarem as grades de uma das celas. De acordo com a polícia, quatro fugitivos já foram recapturados

0 09:21 - 27 de Abr // Blog do Valente / Informações R.Andaiá FM | Bahia

Esta sendo realizada no Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima, uma Audiência de Instrução envolvendo a morte de três moradores de rua em Santo Antônio de Jesus, que será objeto de discussão pelas partes durante o processo, segundo informações, outras audiências serão realizadas. Os sete policiais militares, lotado no 14º Batalhão de Polícia Militar envolvidos no caso, o ex- comandante do 14º BPM, Tenente Coronel Luziel Andrade, o atual comandante Adalberto Pitton, advogados dos policais, testemunhas e familiares das vítimas já estão no local. Na madrugada no dia 5 de outubro de 2014, D. Maria de Lourdes de Jesus Santos, estava em companhia do marido Fábio e do filho Crispin na Rua São Gerônimo, Bairro do Amparo, os dois foram mortos, e o corpo de D. Maria de Lourdes foi encontrado com sinais de queimadura em Gandu.

A 4ª Coorpin recebeu o laudo da viatura usada pelos policiais no dia do crime,  informações dão conta que o perfil genético encontrado na viatura é de dona Maria de Lourdes. Todas as pessoas serão ouvidas na Audiência de Instrução.

Relembre o caso:

Santo Antonio de Jesus: “A Polícia Civil está investigando a situação” disse delegado da 4ª COORPIN sobre mortes e desaparecimento

Expectativa em investigações sobre o desaparecimento da santoantoniense Maria de Lourdes

Vídeo mostra a senhora desaparecida Maria de Lourdes alegre e sorridente, assista

Santo Antonio de Jesus: Delegado da 4ª COORPIN diz não ter informações sobre senhora desaparecida na cidade

Irmão quer resgatar corpo de mulher que desapareceu desde sábado em Santo Antônio de Jesus

Policiais acusados da morte de dois jovens estão sob investigação em Santo Antônio de Jesus

Santo Antônio de Jesus: familiares afirmam que tinha uma mulher com os homens que morreram, mas ela está desaparecida




Colunistas


Classificados