Se nós aplaudimos o Mais Médicos, está na hora do 'Menos ministérios
RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE DO SENADO 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

1 09:09 - 02 de Ago // Fonte: Portal Baixo Sul | Polícia

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA), divulgadas nesta quinta-feira (31), as mortes violentas ocasionadas por homicídios dolosos, lesão corporal e latrocínio, tiveram, em Valença, uma redução de 42,43% nos primeiros seis meses de 2014 em comparação com o mesmo período de 2013. De acordo com a SSP, no primeiro semestre do ano passado ocorreram 33 homicídios, contra 19 neste ano.

 A redução do número de homicídios em Valença é reflexo de ações do Governo do Estado, que vem atendendo as solicitações do Governo do município, com a colocação de mais viaturas na cidade, a implantação da Base de Segurança, através do Programa Pacto Pela Vida, no bairro da Bolívia, além de ações estratégicas implementadas pela 33ª CIPM, através do major Paulo Salustiano e pela 5ª COORPIN, com a coordenação do delegado Ciro Palmeira.

 No último dia 25, o comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Alfredo Castro, esteve em Valença para reafirmar a construção da Base Comunitária de Segurança no bairro da Bolívia. No bojo das novidades, o comandante anunciou também a intensificação de rondas noturnas na sede e implantação na zona rural e mais viaturas, além de garantir a ampliação do efetivo a partir da formação de mais policiais em setembro.

0 08:24 - 02 de Ago // Fonte: Forte no Recôncavo / Editado LCS™ | Polícia

Dois homens foram presos depois de assaltarem um mercadinho na noite desta quinta-feira (31), no bairro da Urbis I em Serrinha. Segundo a Polícia Militar, os rapazes de 18 e 21 anos entraram armados no estabelecimento e levaram o dinheiro do estabelecimento. O crime aconteceu por volta das 19hs e os assaltantes fugiram em uma motocicleta modelo Shineray. Moradores que presenciaram o crime ligaram para a polícia e passaram as características dos suspeitos e do veículo. Uma equipe da 1ª Companhia da Polícia Militar (CIA/Cidade Nova) fez buscas e encontrou a dupla no bairro do CSU com o dinheiro roubado (R$ 300,00), uma arma de fogo (revólver calibre 32) e a moto usada no assalto. Ambos moram no bairro da Rodagem, em Serrinha. Antônio José Santos Junior, vulgo “Queixada”, e Emerson Santana da Cruz, foram levados ao Plantão Policial, onde foram reconhecidos pela vítima. Eles prestaram depoimento e foram levados para a carceragem da 15ª Coorpin/Serrinha, onde seguem à disposição da Justiça. No momento da apresentação, Emerson da Cruz fez pose e sorriu para a foto.

0 07:32 - 02 de Ago // Nadia Santos | Polícia

A mulher do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, foi presa nesta sexta-feira (01) em casa, na cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Agentes da Polícia Federal cumpriram dois mandados de prisão preventiva contra Danúbia de Souza Rangel por tráfico de drogas e associação ao tráfico, expedidos na quinta-feira. Desembargadores da 7ª Câmara Criminal  foram contrários à decisão do desembargador Siro Darlan de dar à mulherprisão domiciliar para que ela pudesse cuidar da filha.

Agora, Danúbia segue na próxima semana para o Complexo de Bangu, no Rio de Janeiro.

Na decisão de Darlan, ele argumentava que Danúbia não colocaria em risco a ordem pública caso ficasse solta. Ele cita a filha de 4 anos da loira, que segundo avaliação médica estava sofrendo vários transtornos por conta da prisão da mãe. A menina estaria abalada emocionalmente e por isso não estava indo às aulas.

Outros juízes chegaram a enviar ofício para Darlan alegando falta de monitoramento eletrônico para controlar Danúbia fora da cadeia, mas para Darlan não se poderia prejudicar o réu "em razão de uma deficiência do Estado". (Correio)

0 17:41 - 01 de Ago // Fonte: Bahia Notícias | Polícia

O Ministério Público Federal (MPF) abriu no mês de julho um inquérito civil para investigar as mortes violentas ocorridas no estado durante o período de greve da Polícia Militar, entre os dias 15 e 22 de abril deste ano. O motivo da abertura de um procedimento extrajudicial foi o número elevado de vítimas durante o tempo de “insegurança”, o que resultou em quase 104 mortos em um período de 72h somente em Salvador. A apuração veio de pedido de 15 segmentos da sociedade civil e do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDNC), vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Social (Sepromi) que, em maio deste ano, apresentaram dossiê com informações a respeito da época. “Ficamos perplexos com o número de mortos e pedimos investigação do MPF. Como é que a população negra foi jogada em uma situação dessas? Isso não tem procedente, foi quase um crime de guerra”, comentou Vilma Reis, vice-presidente do colegiado gerido pela Sepromi. Em portaria publicada pelo MPF e assinada pelo procurador da República Leandro Bastos Nunes, é solicitado que as secretarias Especial da Presidência da República para a Promoção da Igualdade Racial, Sepromi e Segurança Pública preste informações ao órgão para o conhecimento mais claro do caso. As pastas, além da Polícia Civil, têm o prazo de 40 dias para entregar as respostas ao MPF.

0 17:23 - 01 de Ago // Fonte: Forte no Recôncavo | Polícia

Everson Torres Ramos, 33 anos, do Bairro Batucá em Sapeaçu-BA, foi preso por volta das 22h desta quinta-feira (31) por uma guarnição da PM no centro da cidade. No momento da abordagem, o suspeito tentou enganar os policiais, colocando um "dolão" de maconha dentro da boca, pra engolir. De acordo com informações policiais, Everson começou a falar de forma muito estranha, despertando a guarnição, que mandou ele cuspir, e aí a maconha foi colocada pra fora. Após a descoberta, o homem foi levado para a delegacia, juntamente com o material apreendido, ficando a disposição da justiça.

0 09:42 - 01 de Ago // Fonte: Correio | Polícia

A delegacia da cidade de Itagimirim investiga se a morte do prefeito do município, Rielson Santos Lima (PMDB), 51 anos, foi provocada por uma dívida com ciganos. Segundo a Coordenadora da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), Valéria Fonseca, a suspeita surgiu a partir de um boato entre moradores do município.

 A esposa da vítima ainda deve prestar depoimento ao delegado da cidade, José Hermano, para esclarecer a suspeita. "A esposa deve ter conhecimento dessa dívida, caso ela realmente existiu", declarou a coordenadora Valéria Fonseca.

 O delegado de Itagimirim já ouviu testemunhas do crime e o primo da vítima, que acompanhava o prefeito em um bar no momento do crime. Segundo Valéria, ele desmentiu a versão inicial do homicídio, que apontava dois envolvidos no caso: "Ele disse que um homem encapuzado desceu de uma motocicleta com dois revólveres e disparou. Ele era o único ocupante do veículo", relata.

 

0 09:27 - 01 de Ago // Fonte: Bahia Recôncavo | Polícia

Foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira (31) Edson de Jesus Silva, 41 anos, conhecido como “Galera” na cidade de Muritiba. O corpo da vítima foi descoberto em uma casa, no Bairro dos Sete Pecados, com marcas de faca no pescoço e no peito. A vítima trabalhava como gari e era popular na cidade. A suspeita da polícia é de que Alfredo Conceição da Cruz, conhecido como “Belo”, seja o autor do crime. Belo tem passagem pela polícia e tinha um relacionamento com Galera. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Antônio de Jesus. A Polícia Civil da cidade investiga o crime.

0 12:00 - 31 de Jul // Fonte: Bahia Notícias | Polícia

O processo de discussão do Projeto de Lei (PL) 20.884/2014 que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), cuja votação fora adiada no início do mês, está perto de ser concluído. Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), representantes da Casa Legislativa, do governo e da categoria realizam a reunião final na próxima segunda-feira (4) para fechar o texto da Lei de Organização Básica da PM. “Vamos apresentar tudo que foi deliberado e o projeto deve ser votado no máximo até a segunda quinzena de agosto, havendo quorum”, disse o deputado. O encontro será às 16h, na sala da Liderança do Governo na AL-BA. “Nossa estratégia foi abrir para todas as associações apresentarem suas proposições. Todas tiveram espaço e tempo para isso, ouvimos por duas vezes os questionamentos das partes, depois fizemos reuniões separadas com os coronéis, com a SAEB, com a SSP e a Procuradoria [Geral do Estado]”, reforçou o petista. A última reunião foi feita nesta quarta-feira (30), entre o relator do projeto, o deputado Zé Raimundo (PT), e técnicos que analisaram a viabilidade jurídica das propostas e das emendas apresentadas pelos deputados da casa. O parlamentar não quis adiantar quais são as alterações no documento original “para que não haja ruídos ou qualquer divagação”. Também está em análise na Casa o projeto que dispõe sobre a independência dos bombeiros da corporação, que se desvincularão da PM e passarão a integrar o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A PEC que institui a criação da entidade foi aprovada no dia 30 de junho. Entre as discussões sobre seu funcionamento, informou Zé Neto, está a possibilidade de oferecer ao profissional a opção de migrar para o novo órgão ou permanecer na estrutura antiga. Outra questão que segue em aberto é a delimitação da prerrogativa do secretário de Segurança Pública em poder executar investigações internas no Corpo de Bombeiros e na PM. "Pelo projeto, PMs e bombeiros, temem invasão de competência por algum excesso que ultrapasse a subordinação operacional do secretário. Nesse contexto, estamos dialogando com muita tranquilidade", explica o líder governista.

0 09:39 - 31 de Jul // Lindaiara Conceição | Polícia

Foi preso pelo Serviço de Inteligência (SI) da 4ª COORPIN na zona rural do Bonsucesso cidade de Conceição do Almeida o elemento de nome Luiz Antônio Sena Santos vulgo “Luquinha” com 6.2 kg , um tablete 400 Gramas de pasta base de cocaína, 55 papelotes de cocaína totalizando 67 gramas ,86 trouxas de crack pesando cada uma 5 gramas totalizando 430 gramas.

0 08:44 - 31 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

O delegado titular Cláudio Marques e investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Brumado prenderam, na madrugada desta quarta-feira (30), Carlos Aguiar. Segundo a assessoria da Polícia Civil o suspeito, acompanhado de João Henrique Aguiar, ambos de 20 anos, tentou matar Willian de Menezes, 26, na noite de terça-feira (29).

A dupla surpreendeu a vítima nas imediações do Anel Viário, em frente à loja Pré Moldados Rocha, e João, que reside com a ex-mulher da vítima, fez dois disparos de revólver calibre 32. Uma das balas atingiu o braço de Willian, que também levou uma coronhada na boca. João está foragido. A arma foi apreendida com Carlos. Uma motocicleta utilizada, pelos criminosos, também foi apreendida.

O delegado Cláudio Marques apurou que João estaria desconfiado que a companheira mantinha um romance com o ex marido, fato negado por Willian, que, depois de medicado, registrou queixa na DT/Brumado. Enquanto João é procurado pelos efetivos das polícias civil e militar, Carlos, autuado por tentativa de homicídio, segue custodiado na carceragem da unidade, à disposição da Justiça.

 

0 08:32 - 31 de Jul // Fonte: Bocão News | Polícia

Vinicius dos Santos Bacelar, 27, o "Fofão", apontado pela polícia como líder do tráfico de drogas no Litoral Norte, foi preso na noite de quarta-feira (30), durante operação envolvendo policiais militares da Rondesp Atlântico, sob o comando do major Paraíso, 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do major Borges e 59ª CIPM.

 De acordo com informações da polícia, foram apreendidas duas metralhadoras, carregadores, uma pistola .40, munições, sacos com maconha, papelotes de cocaína e embalagens de drogas. Ainda segundo a polícia, "Fofão" ofereceu cerca de R$ 160 mil reais como suborno.

 De acordo com investigações do setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele é envolvido em assaltos a banco, caixas eletrônicos, tráfico de drogas, sequestro e outros crimes. O acusado permanece preso na Delegacia de Vila de Abrantes.

0 08:14 - 31 de Jul // Fonte: Correio | Polícia

Uma pesquisa, divulgada nesta terça-feira (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que 73,7% dos policiais brasileiros são a favor da desvinculação do Exército. Entre os policiais militares, 76,1% responderam ser favoráveis à desmilitarização e 93,6% acreditam que é preciso modernizar os regimentos e códigos disciplinares.

 Quando questionados sobre a regulamentação do direito à sindicalização e de greve, 86,7% dos entrevistados se dizem favoráveis. Para 87,3%, o foco de trabalho da polícia militar deveria ser reorientado para proteção dos direitos da cidadania. Os dados indicam ainda que 66,2% dos cerca de 21 mil entrevistados acreditam que as carreiras policiais não são adequadas da maneira como estão organizadas; 80,9% acreditam que as polícias deveriam ser organizadas em carreira única com ingresso por meio de concurso público, 58,3% acreditam que a hierarquia nas polícias provoca desrespeito e injustiças profissionais e 86,2% afirmam que a gestão deve ser mais eficiente.

 De acordo com a pesquisa, 65,9% disseram terem sofrido discriminação por serem policiais e 59,6% afirmaram já terem sido humilhados ou desrespeitados por superiores. Outro dado mostra que 43,2% acham que policial que mata um criminoso deve ser premiado e inocentado pela Justiça e 83,7% afirmaram que um policial que mata suspeito deve ser investigado e julgado (83,7%).

0 19:02 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

O traficante Jeferson Guedes da Silva, o “Sem Dente”, de 23 anos, envolvido em sete homicídios na localidade do Brongo, no bairro do Pau Miúdo, onde controlava o tráfico de drogas, foi preso na madrugada desta quarta-feira (30), em uma casa em Itacaranha, utilizada como esconderijo. Policiais da 5ª Delegacia Territorial (DT/Periperi) também prenderam no imóvel, três comparsas do criminoso, conhecidos como Leandro, “Inho” e Vanessa, apreendendo um revólver calibre 38 e porções de cocaína.

 Com prisões preventiva e temporária decretadas, por homicídios e outros delitos, Jeferson é a Dama de Paus do Baralho do Crime, elaborado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), com os criminosos mais procurados do estado, e do Almanaque do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Segundo a assessoria da Polícia Civil, um dos mandados, em aberto, foi expedido pelo 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri e refere-se ao assassinato de Marcos Oliveira dos Santos, o “Baco”, morto por ele em 30 de março de 2011, por causa de dívidas de drogas.

 O titular da 5ª DT, delegado Nilton Borba, apresentou Jeferson à imprensa na tarde desta quarta-feira (30), na sede da unidade policial, próxima à Praça da Revolução. A cocaína e a arma apreendida serão periciadas no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Antes de ser encaminhado ao sistema prisional, o criminoso será interrogado pelo delegado Jamal Amad, no DHPP, na Pituba, na quinta-feira (31).

0 16:36 - 30 de Jul // Fonte: iBahia | Polícia

Mata de São João e Simões Filho ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking

 A cidade de Caracaraí (RR) passou a baiana Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, no ranking das cidades brasileiras com maior taxa de homicídios. Os dados são do Mapa da Violência, versão 2014 foram divulgados nesta quarta-feira (30).

 Em Caracaraí, houve uma explosão de assassinatos no ano em questão. Os sete registros de 2011 viraram 40 em 2012. Com o recorde de 56,3 mil assassinatos em um único ano, a taxa do Brasil ficou em 29 casos/100 mil habitantes, um crescimento sobre os 27,1 de 2011.

 O país é hoje a 7º nação mais violenta do mundo, de acordo com o relatório. Simões Filho, Mata de Sâo João, Itabuna, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Itaparica são algumas das cidades baianas que estão na lista.

Os dados do Mapa da Violência foram retirados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.Os números são referentes ao ano de 2012 justamente porque é preciso consolidar os registros dos 5,5 mil municípios do país para fazer a comparação.

 Vale ressaltar que a taxa – a melhor maneira de comparar cidades dos mais diversos tamanhos – só foi calculada para aquelas com mais de 10 mil habitantes, para “neutralizar oscilações em municípios de pequeno porte”.

Veja o ranking dos municípios considerados mais violentos em todo o Brasil.

0 11:05 - 30 de Jul // Fonte: Bocão News | Polícia

Trabalhadores que atuam próximo ao aeroporto de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, encontraram uma ossada humana na manhã de ontem (29). O local foi apontado recentemente como provável cemitério clandestino do corpo de Eliza Samudio, amante do ex-goleiro Bruno, acusado de matar a moça.

 Segundo o servente Reinaldo da Sagrada Família, 37, funcionário da empresa Locavia, do ramo de coleta de lixo que atua nas imediações do aeroporto, os ossos foram encontrados em um barranco de terra, na antiga estrada de acesso a Confis, na LMG-800, altura do quilômetro 8. A estrada está desativada desde o início das obras no terminal.

 Ainda de acordo com o servente, ele estava passando pelo barranco de terra para monitorar o nível de água de uma nascente que passa por baixo da terra e, quando desceu no local, viu os ossos. “Eu fiquei tremendo de medo do susto que levei. Subi correndo para chamar meu encarregado”, contou.

0 09:00 - 30 de Jul // Fonte: Forte na Notícia / LCS™ | Bahia

Dois homens e uma mulher foram baleados na tarde desta quarta-feira (30), por volta das 17h, no quilômetro 223 da BR-101, nas proximidades do trevo de acesso a cidade de Cruz das Almas. De acordo com as primeiras informações, o grupo estava em um Corsa de placa JOY-9616 (licença de Lauro de Freitas-BA), quando foram interceptados por investigadores da capital baiana que vinham seguindo o grupo em outro veículo, dando início a uma intensa troca de tiros. Ludmila Silva Santos, 21, anos, moradora de Salvador, foi socorrida para (UPA) com perfurações nas costas, perna e braço direito, enquanto os outros dois elementos de identidade ainda desconhecidas, não resistiram aos ferimentos. Segundo informações do soldado Rodolfo, foram apreendidos armas no interior do veículo onde estavam os suspeitos.

Ainda segundo informações, eles pretendiam sequestrar a gerente de um Banco do Brasil da cidade de Governador Mangabeira, policiais de Salvador estavam no encalço dos bandidos, a operação continua ainda nesta madrugada, o balanço será dado ao final. 

Atualização: Na manhã desta quinta-feira, os jovens mortos em perseguição ontem a noite foram identificados: Luan Valverde Cardoso,24 anos, natural de Lauro de Freitas e o outro identificado apenas como Alan Barbosa

0 07:53 - 30 de Jul // Fonte: Varzedo Notícias | Polícia

O prefeito do município de Itagimirim, no Sul da Bahia, Rielson Santos Lima (PMDB), foi vítima de uma tentativa de homicídio por volta das 20h40 da noite desta terça-feira (29). De acordo com informações publicadas pelo blog Rastro101, o gestor foi vítima de seis tiros, três deles na região do abdômen, que foram disparados por homens a bordo de uma motocicleta. Ainda de acordo o blog, o estado de saúde do prefeito é grave.

Segundo informações de testemunhas publicadas pelo blog, Rielson estava sentado com um amigo em uma lanchonete na Praça Castro Alves, quando sofreu os disparos. Após ser atingido, o gestor conseguiu correr por pelo menos 200 metros e foi socorrido por um policial que estava de folga. Ele foi atendido pelo SAMU e encaminhado às pressas para Eunápolis para realizar uma cirurgia. A ambulância do SAMU teve que ser escoltada até o município de Eunápolis.

A polícia ainda não tem detalhes sobre a tentativa de homicídio e irá investigar o caso.

0 16:39 - 29 de Jul // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Polícia

O Comando da Polícia Militar da Bahia agendou para o dia 26 de setembro a formatura de 1.500 alunos, desses, 38 são provenientes da cidade de Santo Antonio de Jesus, mas não há informações de quantos ficarão na região.

Segundo o Tenente Coronel Luziel Andrade, algumas cidades da região podem receber alguns desses novos policiais, a exemplo de Amargosa que está carente de efetivo, Valença que instalou uma base comunitária e que está se mantendo com hora extra do efetivo que possui.

Após a formação dessa turma, está previsto um novo edital de convocação por parte do Comando da Polícia Militar da Bahia, mas sem a previsão de novos concursos.

Luziel Andrade informou ainda que a meta do 14ª Batalhão de Polícia Militar, situado em Santo Antônio de Jesus está cumprindo a meta de baixar os números de homicídios e de ocorrência policiais, e daqui até o final do ano o saldo final será ainda menor.

 

0 16:05 - 29 de Jul // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Polícia

Quem contou a novidade foi o Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, Tenente Coronel Luziel Andrade, além do Mutum, o projeto prevê ainda a instalação de câmera de videomonitoramento em outros locais da cidade e no futuro em pontos estratégicos da zona rural também.

Em entrevista o Comandante falou da importância do equipamento e quais os próximos passos. “Significa mais um equipamento à nossa disposição para nos ajudar no combate a criminalidade, ali é uma rota de fuga, um local onde sempre tem eventos, de modo que vai nos ajudar bastante. Foi instalado a cerca de oito dias, é a primeira câmera de segurança na periferia da cidade. O ideal é que mais câmeras sejam colocadas, como no bairro São Paulo, no Alto Santo Antonio, Urbis IV. O centro já é todo monitorado. Pretendemos no futuro estender para mais bairros da periferia e para zona rural. Quitandinha também está nos planos, assim como na área no entorno do estádio municipal”, afirmou.

 

 

0 17:51 - 28 de Jul // Nadia Santos | Polícia

Aos  poucos a cidade de Amargosa volta à rotina após anoite de terror vivida pela população no dia 16 de julho. Tudo começou com a morte de uma criança após um disparo de um policial.

Em entrevista à rádio  Recõncavo FM, o Tenente Coronel Luziel Andrade, Comandante do 14º Batalhão, informou que nos últimos dias não foi registrada  nenhum ato de violência. O novo delegado já está atuando no município.  “Temos enviados reforços de operação específica  para fazer abordagem de modo que não ocorreu mais nenhum tipo de situação, inclusive  durante essa semana foram presos quatro pessoas onde dois estavam portando revolver calibre 38 na cidade de São Miguel das Matas. Existe a possibilidade desses elementos terem participado da queima da delegacia [de Amargosa]. Cabe o julgamento e investigação da Polícia Civil”, explicou.

Em Santo Antônio de Jesus, algumas pessoas foram autuadas por causa da poluição sonora. 

0 17:10 - 28 de Jul // Djalma Macedo | Polícia

Um homem foi morto a tiros no local conhecido como Ilha de Purina, nas proximidades do  Beco da Baiúca, em Maragogipe.  Conhecido como Billy da Boiada, a vítima foi atingida por vários disparos nas costas quando tentava fugir do homicida. Há informações de que Billy tem um irmão gêmeo que teria deixado a capital baiana para fugir de envolvimento com o mundo do crime.

Dois homens foram mortos a tiros no final de semana em São Felipe. Jônatas Reis, 16 anos de idade, morador da URBIS na quela cidade e conhecido como "55", foi abordado por dois homens que estavam em uma moto que efetuaram diversos disparos. Menos de 24 horas depois, outro jovem conhecido como Beda, também morador da URBIS de São Felipe, foi assassinado nas mesmas circunstâncias.

Já em Dom Macedo Costa, um homicídio foi registrado no final de semana, constituindo-se no primeiro crime do tipo ocorrido em quase quinze anos.  Ao longo do dia traremos mais informações a respeito deste caso.

Celso Rommel /  Blog do Valente

0 12:03 - 28 de Jul // Fonte: Correio | Polícia

A partir desta segunda (28), os eleitores que pediram inscrição ou transferência podem ir buscar o título de eleitor no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou ontem (27).

Desde domingo, também estão disponíveis para consulta nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) os nomes das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o presidirá e poderá nomear escrutinadores e auxiliares extras para os trabalhos.

Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas são publicados em tempo hábil para que qualquer partido político possa pedir a impugnação das indicações. Com a composição anunciada até 60 dias antes das eleições pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as Juntas Eleitorais têm a obrigação de apurar, em até dez dias, as eleições feitas nas zonas eleitorais sob sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para cargos municipais.

0 10:18 - 27 de Jul // Fonte: Forte no Recôncavo | Polícia

A operação realizada na manhã deste sábado (26), no Bairro da Comissão em Maragogipe-BA, resultou na prisão de Carlos Douglas dos Santos Pereira. Guarnições do Peto ALFA e 4º Pelotão da 27ª CIPM de Cruz das Almas, sob o comando do Tenente Suzart, juntamente com os soldados Paulinho, Márcio, Deanderson, Bezerra, Ramon, Fábio e Sidnéa, foram empregadas na prisão do suspeito de tráfico de drogas. Tudo começou por volta das 11h, numa campana feita pela polícia, dentro do mangue. Com Carlos foram encontrados, aproximadamente 2kg de maconha e um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Ele e o material encontrado, foram apresentados à delegacia, onde ficaram a disposição da justiça.

0 14:28 - 26 de Jul // Fonte: Blog de Notícias / Criativa Online | Bahia

Na noite desta sexta-feira (25) a Policia Militar de São Miguel das Matas sob o Comando do Sargento Macena, prendeu quatro elementos na localidade da cabeça do Boi, zona rural, distante cerca de 15 km da sede, limite com o município de Amargosa.

Os meliantes são da cidade de Amargosa e vinha aterrorizando os moradores da região e foram perseguidos pela Guarnição Comandada pelo Sargento Macena (Comandante do Policiamento de São Miguel), SD Aladio, SD Jailson e SD Andrade, até a BA 026 perto da entrada do Povoado de Acaju.

Eles foram abordados às margens da rodovia e foram encontrados em posse dos meliantes, um revólver calibre 38, um calibre 32, todos municiados e pronto para fazer uso em assaltos na zona rural, também foram, apreendido com os meliantes um veículo Kadete, GM, de cor vermelha de placa alfanumérica JNB 7808.

Segundo o Sargento Macena existe a suspeita que estes foram os mesmos elementos que assaltaram o estabelecimento de Nilson, irmão do Vereador Val Big. O veículo apreendido foi o mesmo veículo da ocorrência passada.

Os elementos ainda confessaram a participação na manifestação de Amargosa e um forte indício das armas serem as subtraídas da DT de Amargosa. Eles foram conduzidos até a DEPIN de Santo Antonio de Jesus, onde fora lavrado o flagrante delito pelo delegado Walter Galli Junior.

0 08:39 - 26 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

Investigadores da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam, na quarta-feira (23), em Juazeiro, o pernambucano Fabiano Rodrigues da Silva, o “Foguinho”, de 30 anos, foragido do presídio de Petrolina. Ele é apontado como o responsável por diversos homicídios e assaltos, na cidade vizinha a Juazeiro.

Segundo o coordenador da 17ª Coorpin, delegado Fábio Araújo, o foragido vinha residindo em Juazeiro, no bairro Antônio Guilhermino. A Polícia Civil de Pernambuco já foi informada sobre a captura do criminoso, que será recambiado para aquele estado.

0 17:14 - 25 de Jul // Fonte: R7 Bahia | Bahia

Um jovem de 23 anos, foi preso em flagrante com armas e munições, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, na quinta-feira (24).

 Diego Caires Lisboa foi detido por policiais civis e militares, com um revólver calibre 38, quatro cartuchos do mesmo calibre, duas espingardas, e dois gorros para cobrir o rosto.

 O delegado titular da DT (Delegacia Territorial) de Tanhaçu, autuou Diego em flagrante, por porte ilegal de arma, mantendo-o custodiado e à disposição da Justiça.

 O material apreendido será periciado.

0 17:11 - 25 de Jul // Fonte: Aratu Online | Bahia

O estoquista Marivaldo Santos Araújo, 43 anos, foi preso em Itapetinga na quinta-feira (24), por uma equipe da Delegacia Territorial (DT) local. Segundo informações da assessoria da Polícia Civil, ele foi denunciado por assediar uma menina de 10 anos de idade, por meio de uma rede social. Os investigadores apreenderam na casa dele, no bairro Camaçari, dois celulares e um notebook, utilizados para enviar imagens e mensagens pornográficas para a vítima.

 Embora Marivaldo tenha conseguido apagar o conteúdo dos celulares e do computador, ao perceber que os policiais se aproximavam de sua residência, o titular da DT/Itapetinga, delegado Antônio Roberto Gomes Júnior, visualizou, no perfil da menina, uma magem do comerciário se masturbando e uma mensagem pedindo que ela tirasse a calcinha. Autuado em flagrante por aliciamento e corrupção de menores, ele segue custodiado no Complexo Policial de Itapetinga.

 Funcionário do setor de estoque de uma grande loja de eletrodomésticos, Marivaldo foi denunciado à polícia pela mãe da menina, que ao acessar o computador da filha, deparou-se com o conteúdo pornográfico. Todo o material apreendido na casa do estoquista foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), cuja perícia nos equipamentos poderá indicar, se ele vinha assediando outras crianças.

0 17:05 - 25 de Jul // Fonte: Aratu Online | Bahia

O delegado Alex Wendell, titular da Delegacia Territorial (DT) de Ibicoara, município localizado a 570 km de Salvador, anunciou nesta sexta-feira (25), a prisão em flagrante do comerciante Antônio Inácio de Morais, o “Piruquinha”, de 54 anos, que tentou matar o próprio sogro, o produtor rural Vlademir Neres dos Santos, que não aceita o relacionamento amoroso de uma de suas filhas com ele.

O crime ocorreu no sábado (20), no município de Barra da Estiva, quando “Piruquinha”, depois de uma discussão em torno do assunto, disparou três tiros contra o ancião, que saiu ileso. As balas, desferidas de um revólver calibre 32 atingiram a porta e a parede próximas à vítima. A arma foi apreendida.

 Ao ser conduzido à DT/Barra da Estiva, “Piruquinha” chegou a oferecer um cheque no valor de R$ 2,5 mil a um investigador para ser liberado. Autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio e corrupção ativa, o comerciante agora está custodiado na carceragem daquela unidade, à disposição da Justiça.

0 14:23 - 25 de Jul // Fonte: Correio | Polícia

Um grupo de criminosos explodiu um caixa eletrônico na cidade de Lamarão, localizada no nordeste do estado. O crime aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (25) e destruiu o único terminal de autoatendimento do município.

Segundo informações da delegacia de Lamarão, o crime aconteceu por volta de 3h, na rua André Negreiro Falcão, onde fica o caixa eletrônico do Banco Bradesco. A polícia estima que entre seis e dez pessoas participaram do crime. Eles estavam armados, mas não trocaram tiros durante a ação.

 Ainda de acordo com a delegacia da cidade, a quantia de dinheiro roubada ainda não foi divulgada. O Departamento de Polícia Técnica de Serrinha realizou perícia no local na manhã de hoje. A polícia suspeita que eles tenham escapado pela BA-400, que passa por Lamarão.

0 11:40 - 25 de Jul // Fonte: Bahia Recôncavo | Bahia

Um morador de rua foi de Santo Antônio de Jesus foi agredido na noite desta quinta-feira (24), na Praça Silvestre Evangelista. Robson Santos Costa, 36 anos, recebeu um golpe de facão no pulso. Robson foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, foi submetido a uma cirurgia e continua internado.

0 11:23 - 25 de Jul // Fonte: Bahia Recôncavo | Bahia

Dois arrombamentos foram registrados na delegacia de Cruz das Almas. Um ocorreu na noite da quarta-feira (23), em um sítio na Lisboa, zona rural de Cruz das Almas. O dono do imóvel falou que uma máquina de roçar foi furtada do local. O outro arrombamento aconteceu em uma loja na Avenida Alberto Passos, no centro da cidade e foi descoberto da manhã desta quinta-feira (24). Furtaram mechas de cabelos, tesouras, secadores e pranchas, além de R$600,00 em dinheiro que estava guardado no estabelecimento. A Polícia Civil vai investigar os casos.

0 11:15 - 25 de Jul // Fonte: A Tarde | Bahia

A "Operação Bicho Solto" do Ministério Público estadual apreendeu 69 aves silvestres no município de Valença, a 255 km da capital, nesta quinta-feira, 24.

A partir do levantamento de algumas denúncias de oito pessoas envolvidas na criação e comercialização desses animais na região, o promotor do caso, Tiago de Almeida Quadros, resgatou nas residências dos envolvidos canários da terra, papa capim, curió, jandaia, cardeal, tico-tico, dentre outras aves. Alguns animais estavam em condições precárias, dentro de gaiolas sujas.

Os pássaros serão encaminhados para o Centro de Triagem do Ibama, em Salvador, nesta sexta-feira, 25, para tratamento e posterior retorno à natureza.

De acordo com o artigo 29 da lei 9605/98 de Crime Ambiental, a pena por utilizar espécies da fauna silvestre sem a devida permissão resulta em detenção de seis meses a um ano, com multa.

0 11:07 - 25 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

Rogério da Luz - PRTB

 Manhã

Entrevista para uma rádio da capital

 Tarde

Reunião com com assessores e coordenação de campanha

 

Rui Costa - PT

 Em virtude do falecimento da prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, a chapa majoritária da coligação Pra Bahia Mudar Mais informou que está de luto e que suspendeu as atividades de campanha desta sexta-feira (25)

 

 Renata Mallet - PSTU

 Tarde

Concede entrevista para um grupo de pesquisa da UFBA e participa no final da tarde de plenária em solidariedade ao povo Palestino

 Noite

Participa da etapa regional (Salvador e Região Metropolitana) do Encontro Nacional da Educação, organizado pela CSP-CONLUTAS e outras entidades sindicais e do movimento social

 

Paulo Souto - DEM

 O candidato a governador da coligação “Unidos pela Bahia” vai ao Baixo Sul e visita as cidades de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença

 

Lídice da Mata - PSB

 Manhã

Entrevista em uma rádio da capital

 Tarde

Entrevista em uma emissora de TV e reunião com vereadores do interior

 

Marcos Mendes - Psol

 Manhã

Reunião com setorial LGBT

 Tarde oite

Saída da Caravana de campanha

0 12:14 - 24 de Jul // Fonte: G1/Bahia | Polícia

Um homem suspeito de estuprar e matar uma criança no bairro Pernambués, em Salvador, foi preso na cidade de Itabuna, no sul baiano. Ele foi detido perto do terminal rodoviário local, na tarde de quarta-feira (23), e está sendo transferido nesta quinta-feira (24) para a capital, informa a polícia. De acordo com o delegado Marlos Macedo, o suspeito não portava documento e tinha apenas R$ 13 em moedas.

Segundo a investigação policial, a vítima teve o órgão genital arrancado pelo criminoso. O caso foi denunciado pela vizinhança por conta do mau cheiro do corpo já decomposto. De acordo com a polícia, uma outra criança também estava na casa, em Pernambués, e está sumida. Ainda não há informação da relação das crianças com o autor.

Policiais que atuam perto da rodoviária perceberam um comportamento suspeito do homem perto da rodoviária, em Itabuna, quando fizeram a abordagem. Conduzido, ele confessou o crime à equipe da 6ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil.

"Ele estava vagando pela região da rodoviária e uma pessoa denunciou, achando parecido com as fotos que saíram nos jornais. Primeiro, ele negou, mas depois confessou. Disse que é foragido de um manicômio em São Paulo, porque matou um adolescente de 16 anos por lá, sem dar detalhes. Ele resolveu matar a criança porque estava com raiva de traficantes. Falou que, se não pode matar traficante, matava a criança. Ele aparenta ter problema psiquiátrico, mas também é psicopata", afirmou o delegado Marlos Macedo, da Delegacia de Homicídio de Itabuna.

0 12:06 - 24 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

Policiais civis e militares do 19° BPM prenderam nesta quarta-feira (23), na cidade de Jequié, no sudoeste baiano, dois homens e uma mulher, sob acusação de tráfico de drogas. Maurício Santos da Silva, 23 anos, sua esposa Priscila Souza da Silva, 23 anos, e Leandro Conceição Alves, 28 anos, foram detidos em uma localidade conhecida como Morro do Urubu.

 Os criminosos tentavam fugir em um veículo GM/Celta em direção ao Entroncamento de Jaguaquara, mas foram interceptados. Na operação foram apreendidos 10 kg de maconha e 400g de Crack, além de um revólver calibre 38, com seis munições intactas.

 Maurício é conhecido pela violência com que agia na região e apontado como autor de diversas mortes e tentativas de homicídios em Jequié. Ele e os comparsas, bem como a droga apreendida, foram apresentados na delegacia de Jequié.

0 06:47 - 23 de Jul // Djalma Macedo | Polícia

O crime envolvendo o policial civil Luis Carlos e tendo como vítima a pequena Maria Vitória na cidade de Amargosa foi comentado pela corregedora chefe da Polícia Civil da Bahia, Dra. Heloísa Brito .  Ela falou a respeito do incidente da abordagem de um criminososo de prenome Ricardo, que fugiu adentrando uma residência, disparando contra o policial que o perseguia, provocando o revide em tiroteio que acabou atingindo fatalmente a criança, fato que provocou intensa comoção naquela cidade.

Segundo a corregedora, a transferência da delegada Glória para outra cidade ocorreu devido a uma operação "visando salvaguardar a segurança da servidora que estava passando por forte pressão popular por parte de pessoas que a responsabilizavam pelo caso".

Ainda conforme ela, o  policial Luis Carlos teve sua arma apreendida e o crime segue sendo investigado para se auferir a real responsabilidade do servidor a fim de que seja procedido o devido processo legal.

Em paralelo, estaria em curso também, conforme a corregedora,  uma outra investigação com o objetivo de localizar e prender os responsáveis pelos atos de vandalismo que atingiram patrimônio público, com a destruição do prédio do Complexo Policial de Amargosa e importantes documentos que se encontravam lá dentro.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 20:01 - 22 de Jul // Fonte: Correio | Polícia

Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta terça-feira (22) em Inhambupe, cerca de 160 quilômetros de Salvador, depois de confessar ter assassinado o empresário Luiz Antônio de Souza Santos, 46, morto dentro de casa no último domingo (20).

 De acordo com a Polícia Civil, o garoto, que trabalha como mecânico, disse ter ido a residência de Luiz Antônio a pedido dele, para verificar um defeito no veículo do empresário.

 Os dois se conheceram há seis meses num evento que reuniu proprietários de sons automotivos, realizado na cidade, e desde então o autor prestava serviços ao empresário.

 Segundo a polícia, o adolescente disse que depois do conserto os dois saíram de carro e, durante o passeio, o empresário teria convidado o garoto para manter relações sexuais. Ao chegar na residência, o adolescente negou o pedido e o atingiu com um tiro na cabeça.

 A arma utilizada no crime, um revólver de calibre 32, ainda não foi recuperado. O adolescente chegou a postar uma foto do revólver numa rede social, dois dias antes do crime.

 A polícia não acredita na versão apresentada pelo adolescente. Ele foi encaminhado ao Ministério Público para adoção de medidas socioeducativas.

0 13:52 - 22 de Jul // Nadia Santos | Polícia

Após exoneração da delegada Dr. Maria Isabel, Dr. Adilson Bezerra   assumiu a delegacia de Amargosa. A nomeação saiu  no Diário Oficial do último sábado.

No último domingo, 20, moradores da cidade de Amargosa fizeram um protesto  por conta da morte de uma menina que foi baleada dentro de casa na última quarta-feira (16). O pai de Maria Vitória Santos Souza, de 1 ano, acusa um policial de ter sido o autor do disparo que atingiu a sua filha. O novo delegado juntamente com o coordenador da 4ª Coorpin , Dr. Paulo Guimarães, esteve na referida caminhada.  “Eles fizeram a caminhada solicitando melhorias tanto na segurança como na educação e a criação de uma Defensoria em Amargosa”, contou Dr. Paulo em entrevista à rádio Andaiá FM.

Ele ainda disse que 11 dos 14 elementos que fugiram no dia da confusão , já foram capturados. E a Polícia Civil já está procurando uma nova csede no município já que a delegacia foi totalmente destruída.

Em relação ao policial Carlos Raimundo Cardoso acusado de atirar contra a criança,  o delegado explicou que o policial já foi ouvido na Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador, e sua arma foi apreendida  para exame técnico. O DPT- Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus- fez a perícia na casa que aconteceu o crime e recolheu algumas provas. Além disso, representantes da Corregedoria está em Amargosa para ouvir depoimentos de testemunhas.

Devido o aumento da violência na cidade, Amargosa recebeu novos policiais civis e militares. De acordo Dr. Paulo,  as pessoas estão mais calmas e Amargosa já está voltando a sua rotina.

0 11:11 - 22 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o Comando de Operações Especiais do Batalhão de Choque da Policia Militar, prendeu nesta segunda-feira (21), três suspeitos de participação no assalto ocorrido por volta das 4 horas ao caixa de autoatendimento do Banco do Brasil em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

 Dois indivíduos foram presos em flagrante por volta das 9 horas no km 600 da BR 324, próximo ao pedágio. Com eles foram encontrados duas pistolas, um fuzil, 500 gramas de emulsão explosiva, 20 munições intactas calibres 380 e 5,56 mm, duas lanternas e R$ 42.210,00 (quarenta e dois mil, duzentos e dez reais) em espécie.

 Outro suspeito foi preso no início da tarde na Ilha de Itaparica. Com ele foram encontrados partes de caixa eletrônico danificadas e um veículo Fiat Uno branco, utilizado no assalto.

 Os presos estão custodiados na Superintendência Regional da Polícia Federal onde foi lavrado o auto de prisão e apreensão, e serão encaminhados à Cadeia Pública de Salvador onde permanecerão à disposição da Justiça Estadual.

0 21:40 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Bahia
Dois homens que se passavam por dentistas em consultórios no município de Senhor do Bonfim, no centro-norte baiano, foram presos nesta segunda-feira (21) em ação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba). Edinilson Pereira de Oliveira, 53, e José Nilton da Silva, 44, que exerciam ilegalmente a odontologia, foram flagrados em clínicas localizadas no centro da cidade. Eles confessaram aos fiscais e à guarnição da Polícia Militar (PM) que realizavam o procedimento há algum tempo e atendiam a até 15 pessoas por dia. Um dos presos tinha o curso técnico de prótese dentária, porém excedia os limites de atuação e se passava por cirurgião-dentista. De acordo com o presidente do Croba, Francisco Simões, o paciente corre risco de ter problemas dentários, como fraturas ósseas, perda de dentes e até a morte no caso de infecção, caso seja atendido por um falso dentista. Transmissão de doenças virais como hepatite e HIV também é possível.  
Fonte:Bahia Notícias



Colunistas


Classificados