Temos de cortar em várias áreas, queremos preservar os programas sociais. Estamos agindo em alguns pontos específicos que acreditamos que estão na verdade enfraquecendo alguns programas.
Joaquim Levy, Ministro Da Fazenda 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

0 07:53 - 16 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Katia Wanzeler, mulher do também brasileiro Carlos Wanzeler, cofundador da empresa TelexFree, foi presa no Aeroporto Internacional de Nova York - informa o jornal The Boston Globe. Ela tentava fugir para o Brasil, onde o marido pode estar.

A Justiça dos Estados Unidos o considera foragido. Carlos Wanzeler teria conseguido fugir para o País pelo Canadá. Katia supostamente tentava fazer o mesmo trajeto. A reportagem diz que ela devia comparecer a um tribunal nesta quinta-feira (15) para esclarecimentos. O americano James Merrill, outro fundador da TelexFree, foi preso no último dia 9, em Massachusetts.

A empresa, que vende plano de telefonia pela internet nos Estados Unidos, é investigada no Brasil por suspeita de pirâmide financeira. Mais de um milhão de pessoas teriam sido atraídas pelo esquema de investimentos apenas no País. Só nos Estados Unidos, a TelexFree teria conseguido arrecadar mais de US$ 1 bilhão. (BN)

1 06:00 - 16 de Mai // Léo Valente | Polícia
José Souza, conhecido como "Bode Chute", falou ao repórter Antônio Carlos a respeito do assassinato do seu cunhado,  João Luiz dos Santos 37 anos, que residia à Rua Viriato Lobo e, segundo disse, "era uma pessoa de bem, homem trabalhador que não tinha qualquer envolvimento no mundo do crime".
A vítima era popularmente chamado de "Ica da Viriato Lobo" e não tinha passagem pela polícia.  "Eu estava em casa assistindo ao Cidade Alerta quando me deram a notícia. Saí correndo e chegando lá já vi ele morto", contou.
Alvejado por disparo de arma de fogo, João Luiz ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Regional, onde faleceu. "Ica" era casado e a esposa, com quem teve dois filhos, reside em Laje. Últimamente, segundo "Bode Chute", ele morava com outra mulher em Santo Antônio de Jesus.
O crime aconteceu no início da noite desta quinta feira ( 15 ) e está sendo investigado pela polícia.
Celso Rommel / Blog do Valente
 
0 18:41 - 15 de Mai // Leozinho Valente | Bahia
O candidato do PSOL ao governo da Bahia, Marcos Mendes, afirmou nesta quinta-feira (15) que o vereador Marco Prisco (PSDB) não pode ser responsabilizado pela greve da Polícia Militar em meados de abril deste ano. O socialista contou que esteve na assembleia na qual foi deflagrada a paralisação e considera um erro atribuir a liderança do movimento ao tucano. “Eu estava na plenária. A posição dele naquele momento foi bem recuada; ele chegou a defender que havia alguns avanços na proposta do governo. Ao discutir os pontos cruciais, ele disse que o governo se comprometeu a montar equipes para discussão. E foi uníssono: os mais de 15 mil profissionais recusaram e a greve aconteceu. Dizer que Marco Prisco incentivou a greve é equivocado”, defendeu, em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. Mendes disse ainda que a prisão do vereador foi um ato comparável ao que acontecia durante o regime militar. “Se utilizou com Prisco o que não era feito desde a ditadura. Ele está preso pela segurança nacional; isso é expediente de ditadura”, declarou. Ao falar sobre as propostas do PSOL para a segurança pública, o candidato ao governo defendeu uma discussão ampla sobre a desmilitarização da polícia. “A polícia precisa ser repressora, matando principalmente jovens negros na periferia?”, questionou.
Fonte:Bahia Notícias
0 11:12 - 15 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Os agentes penitenciários da Bahia resolveram suspender as atividades nesta quinta-feira (15), em todo o estado. Em Salvador, as lideranças estão reunidas desde as 6h, em frente ao Complexo Prisional.

De acordo com o coordenador-Geral do sindicato, Reivon Pimentel, oito itens que compõem a extensa pauta de reivindicações estão sendo colocados como principais para a discussão. “Estamos pedindo o concurso público, pagamento da insalubridade, regulamento do uso de arma, celeridade na aposentadoria especial, entre outros”, disse. O reajuste salarial não está na pauta principal mas, também é fulcro da ação.

De acordo com o sindicato a paralisação é de apenas 20% do efetivo, para que as unidades possam funcionar. “Se aderíssemos ao que diz a lei, que são os 30%, os presídios iriam fechar”, avaliou.  (BN)

0 09:48 - 15 de Mai // Elaine Brito | Polícia

O vereador Marco Prisco foi transferido na noite desta quarta-feira (14) para o Hospital Regional Asa Norte, em Brasília, após receber alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base na última semana, informou sua defesa, que reclamou ainda do uso de algemas durante o procedimento, ordenado por uma delegada do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A advogada Marcelle Maron disse que a utilização de algemas só é lícita em casos de “resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito”. “O vereador está debilitado. Passou por um cateterismo e nunca ofereceu risco, mesmo enquanto sadio. A atitude trata-se de excesso e cabe responsabilização, segundo súmula vinculante do próprio Superior Tribunal Federal”, protestou a defensora do tucano.

Uma imagen enviada pela defesa mostra o vereador algemado a uma maca. Conforme seus advogados, Prisco ainda se recusa a comer e beber e perdeu 15 quilos. (BN)

0 07:47 - 14 de Mai // Elaine Brito | Polícia

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (13) que uma junta médica, formada por servidores do tribunal, avalie o estado de saúde do vereador Marco Prisco, que liderou o movimento grevista da Polícia Militar (PM) da Bahia.

A decisão atende a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.Com a decisão, dois médicos do Supremo terão 48 horas para elaborar um relatório clínico sobre o vereador. A conclusão será levada em conta pelo ministro para decidir se Prisco cumprirá prisão domiciliar, conforme solicitação da defesa. Na semana passada, o vereador sofreu um infarto no Presídio da Papuda, no Distrito Federal (DF), segundo sua defesa, e está internado em um hospital público de Brasília.

De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o estado de saúde de Prisco é estável.Marco Prisco foi preso em Salvador, no dia 18 de abril, mas foi transferido para a Papuda, porque a ordem judicial determinou que ele deve ficar recolhido em instituição prisional federal.

Prisco é presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e vereador pelo PSDB em Salvador. Ele liderou um movimento grevista dos policiais militares da Bahia, que foi encerrado no dia 17 de abril. A prisão do vereador, no entanto, foi motivada por outra greve, também encabeçada por ele, em 2012. No ano passado, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou Prisco e mais seis pessoas por crimes praticados contra a segurança nacional durante essa paralisação. (Correio)

0 07:48 - 13 de Mai // Elaine Brito | Polícia

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta segunda-feira (12) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que uma junta médica avalie com urgência o estado de saúde do vereador Marco Prisco, que liderou o movimento grevista da Polícia Militar (PM) da Bahia. O parecer foi apresentado após pedido da defesa, feito na semana passada, para que o vereador cumpra prisão domiciliar.

Na semana passada, Prisco sofreu um infarto no Presídio da Papuda, no Distrito Federal, segundo sua defesa, e está internado em um hospital público de Brasília. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o estado de saúde de Prisco é estável.

Marco Prisco foi preso em Salvador, no dia 18 de abril, mas foi transferido para a Papuda, porque a ordem judicial determinou que ele deve ficar recolhido em instituição prisional federal. Prisco é presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e vereador pelo PSDB em Salvador.

Ele liderou um movimento grevista dos policiais militares da Bahia, que foi encerrado no dia 17 de abril. A prisão do vereador, no entanto, foi motivada por outra greve, também encabeçada por ele, em 2012. No ano passado, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou Prisco e mais seis pessoas por crimes praticados contra a segurança nacional durante essa paralisação. (Correio)

0 10:19 - 12 de Mai // Elaine Brito | Polícia

A defesa do vereador e líder da última greve da Polícia Militar da Bahia, Marco Prisco (PSDB), entrou com um novo pedido de Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para a liberdade do ex-policial.

A advogada de Prisco, Marcelle Maron, explicou que o argumento utilizado pelo Ministério Público Federal (MPF) para a prisão do vereador é a "manutenção da ordem pública", o que não mais faz sentido após decisão do desembargador. "É de conhecimento de todos que há muito a cidade já voltou a sua rotina. A prova inconteste é a decisão do desembargador.

Quando ele libera as contas sob o argumento de que a ordem foi restabelecida, também já não há base jurídica para manutenção da prisão. O que temos aqui é o próprio judiciário afirmando não ter mais motivos para a preventiva de Prisco", analisou a advogada, em entrevista ao site Bocão News.  (Metro1)

0 08:11 - 12 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Oito presos fugiram na madrugada deste domingo (11) da carceragem da Delegacia de Polícia de Maragogipe a 155 km de Salvador.

Segundo o site SR Notícias, os criminosos serraram as grades das celas e escaparam da unidade. Todos os fugitivos continuam sendo procurados pelas Polícias Civil e Militar. Existe a preocupação na cidade de que possa haver confrontos entre grupos de facções rivais, após esta fuga.

Até a manhã desta segunda-feira (12) nenhum preso tinha sido recapturado. (BN)

0 10:57 - 09 de Mai // Elaine Brito | Polícia

O cenário de tendência de redução dos chamados CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais) em Salvador, que vinha sendo desenhado desde o início do ano em comparação a 2013, foi alterado com o crescimento de mortes durante a greve da PM baiana. 

Em abril, a capital — que até março registrava uma queda de 17% nos CVLIs com relação ao ano passado — sofreu com o crescimento de 74,5% destes casos de violência. Em abril foram registrados, no total, 178 CVLIs (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) este ano, contra 102 em 2013.

Os números foram apresentados ao governador Jaques Wagner, na manhã de ontem, pelo Comitê Executivo do Programa Pacto pela Vida. O secretário da Segurança Pública, Mauricio Barbosa, atribuiu o crescimento à greve da PM. Só nos três dias do movimento paredista, foram contabilizados 104 homicídios em Salvador e Região Metropolitana.

“A maior parte dos crimes foi cometida durante os três dias de greve da Polícia Militar, que aconteceu nos dias 15,16, 17 do mês passado”, avaliou, em nota, a Secretária da Segurança Pública (SSP–BA).  

O secretário destacou  que os resultados de abril não correspondem ao avanço do programa nos últimos três meses. “Em 2013, houve um decréscimo nos índices de homicídios da ordem de 8%. Foram quase 500 vidas preservadas.  Já estamos voltando à mesma dinâmica do início do ano. A nossa meta é recuperar todos estes indicadores”, afirmou, em nota, o titular da SSP.

GREVE:

0 07:42 - 09 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Na madrugada desta quinta (8), a Polícia Civil prendeu no Guarujá, litoral paulista, mais um suspeito de participar do linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus que ocorreu no ínicio da noite do último sábado (3). O jovem de 19 anos é um dos cinco suspeitos identificados com ajuda das imagens gravadas pelos moradores do bairro Morrinhos, onde aconteceu o crime. Os policiais do 1º Distrito Policial do Guarujá capturaram outro homem na terça-feira (6). 

A partir de um boato surgido na internet, Fabiane foi confundida com uma mulher que teria sequestrado crianças para praticar rituais de magia. A página Guarujá Alerta, no Facebook, publicou o retrato falado da suposta sequestradora. O responsável pela página se apresentou na terça-feira e, de acordo com o delegado Luís Ricardo Lara, pediu sigilo sobre sua identidade e o conteúdo do depoimento porque estaria recebendo ameaças. Segundo o delegado, o homem mostrou disposição em ajudar e permitiu que a polícia tenha acesso a todo o conteúdo publicado na rede social.

A mulher foi amarrada e espancada até que a Polícia Militar chegasse. Para evitar que a população continuasse a agredir a dona de casa, os policiais tiveram que fazer um cordão de isolamento. Ela foi hospitalizada e morreu na manhã de segunda-feira (5). (Metro1)

0 07:38 - 09 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na manhã da quinta-feira (8) depois de esfaquear um colega dentro de um colégio estadual em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia. O jovem confessou a agressão e disse à polícia que agiu porque sofria bullying.

Houve uma confusão entre os dois alunos dentro da sala - segundo a polícia, a diretoria da escola informou que eles não tinham histórico de violência ou desentendimento. A vítima, de 17 anos, ficou com a faca encravada nas costas. Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Ele não corre risco de morrer.

O Conselho Tutelar acompanha o caso. A delegacia irá encaminhar o caso ao Ministério Público.

Segundo a polícia, o caso foi no Colégio Estadual Luciano Passos. A reportagem não encontrou nenhum responsável pela diretoria para comentar o caso. (Correio/ Foto: Cruz na Tela)

0 11:02 - 08 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Um sargento da reserva foi assassinado na manhã desta quinta-feira (8), dentro da casa, na Rua Carpina, no bairro da Ribeira, em Salvador.

De acordo com informações da Central das Polícias Civil e Militar (Centel), testemunhas informaram que dois rapazes - sendo um menor de idade - invadiram a casa de Raimundo Aurino dos Santos, de 58 anos, Raimundo, e efetuaram os disparos.

A morte foi confirmada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as identidades dos autores do crime serão investigadas por agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de Salvador (DHPP). O crime também é investigado pelos agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. (BN)

0 07:56 - 08 de Mai // Elaine Brito | Polícia

O vereador Marco Prisco (PSDB) passou por exame de cintilografia na tarde desta quarta-feira (7) e seu estado de saúde é grave, mas estável, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde de Brasília. Anteriormente, a defesa do vereador havia informado que ele passava por um procedimento de cateterismo, sendo encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) como medida de segurança. A cintilografia é um exame por imagem para detectar problemas no coração.

Prisco está internado no Hospital de Base de Brasília desde domingo (4) quando passou mal - a Secretaria da Saúde de Brasília descartou que ele tenha sofrido um princípio de infarto na ocasião, como chegou a informar a defesa do político.

Líder das últimas greves realizadas pela Polícia Militar baiana, Prisco está preso desde o dia 18 de abril, quando a Polícia Federal o deteve, após o fim da greve da PM. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de cometer crimes contra a segurança nacional ainda durante a greve de 2012, realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro daquele ano.

O advogado Leonardo Mascarenhas disse que a defesa do vereador aguarda a resposta de vários pedidos, incluindo o de prisão domiciliar e o julgamento do mérito do habeas corpus, e estão otimistas. "Houve o desbloqueio das contas de todas as entidades (ligadas a policiais militares) e isso reforça que não haveria problema nenhum na liberdade de Prisco", defende Mascarenhas. "Se a Justiça bloqueou o dinheiro para que não houvesse nenhuma movimentação grevista, agora um desembargador federal entende que isso não é mais preciso. Estamos aguardando as decisões", acrescenta.

0 21:00 - 07 de Mai // Léo Valente | Opinião

 O delegado Luís Ricardo Lara Dias Júnior, que está à frente das investigações sobre o linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, no Guarujá (SP), disse que cinco pessoas da comunidade de Morrinhos 1 já foram identificadas nos vídeos e começam a ser procuradas pelos policiais. Esta quarta-feira (7), foi de intensa movimentação no 1º DP, onde o delegado Lara já ouviu mais de uma dezena de testemunhas do crime que chocou a população da Baixada Santista.

O eletricista Valmir Dias Barbosa, de 48 anos, confessou à polícia ter participado do linchamento de Fabiane, morta em consequência de um traumatismo craniano. A dona de casa foi violentamente espancada após ser confundida com uma suposta sequestradora, que estaria capturando crianças para rituais de magia negra. "Tenho três filhos e achei que o boato era verdadeiro", disse Barbosa, ressaltando que muitas outras pessoas participaram do linchamento.

( Agência Estado )

Nossa Opinião

Imagine o que é alguém tentando fazer o trabalho de imprensa sem ter qualificação para isso. Colocaram em uma página no facebook a suposta noticia sobre um suposto retrato falado de uma suposta "sequestradora de crianças para fazer magia negra".

É preciso que essa tragédia possa repercutir para que as pessoas façam uma reflexão, afinal o nível de mentiras postadas no facebook ultrapassa todos os limites. Um dos acusados tentou se justificar dizendo que achou que o boato era verdadeiro porque " viu na rede social ".

Tem gente acreditando de tal forma nas bobagens postadas no facebook que chegam ao cúmulo de inventar um crime que não existiu e punir uma culpada que era inocente.

E agora fica a pergunta que não quer calar: Onde estava a polícia da cidade naquela hora tão terrível?

0 10:51 - 06 de Mai // Elaine Brito | Polícia

É gravíssimo o quadro de saúde do soldado da Polícia Militar Nelson Nascimento Vilas Boas, que foi atingido na cabeça na noite do último sábado (3), no município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

De acordo com o Hospital IBR, onde o PM está internado, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o protocolo de morte encefálica já foi aberto. "O quadro clínico é iminente de morte. Ele continua ligado a aparelhos, mas, por não estar respondendo aos estímulos, três médicos devem avaliar para só assim ter um parecer final", disse a assessoria de comunicação do centro de saúde, ao Bahia Notícias. Desde a última segunda a sedação já tinha sido retirada.

Nelson, que é lotado no 9° Batalhão de Polícia Militar, foi surpreendido, dentro do carro que conduzia, pelos criminosos que chegaram em uma picape, no bairro Guarani. A PM realiza diligências para identificar e prender os autores dos disparos. As autoridades ainda não sabem dizer se o crime foi motivado por uma tentativa de assalto ou execução. (BN)

0 09:19 - 06 de Mai // Elaine Brito | Polícia

A Polícia Civil da Bahia realiza uma paralisação por 48h entre esta terça-feira (6) e quarta-feira (7) para reivindicar celeridade na aprovação da pauta de reivindicações da categoria.

A decisão já havia sido tomada durante assembleia realizada na manhã de 23 de abril, promovida pelo Sindicatos dos Policiais Civil dos Estado da Bahia (SINDPOC).

De acordo com o sindicato, uma nova reunião acontece hoje, com o objetivo de fortalecer o movimento paredista. A principal discussão da categoria é em relação ao novo modelo de gestão da Polícia Civil. (Metro1)

0 09:03 - 06 de Mai // Elaine Brito | Polícia

No fim da tarde de ontem, a polícia prendeu um acusado de matar, com um tiro, a professora de Matemática Andrea Borges, 43 anos, na Vila Laura.  Danilo Neres Santos, 18 anos, foi preso na Baixa do Alto do Cruzeiro, localidade de Brotas. Na mesma ação foram apreendidos dois adolescentes, de 14 e 16 anos, que, segundo a polícia, também participaram do crime.

Custodiado na 6ª Delegacia Territorial (Brotas), Danilo confessou o crime, que aconteceu na manhã de domingo. Questionado por um investigador, sobre por que efetuou o disparo que atingiu a nuca da professora, ele respondeu: “Dei a voz (de assalto), ela demorou de sair, então fui lá e atirei”.

O crime aconteceu próximo à delicatessen Super Panilha, na Rua Raul Leite. A professora, que morava em um condomínio próximo, havia ido até o local para comprar pão. Ela estava acompanhada do filho de 6 anos, que estava no banco de trás, quando foi abordada. Instantes depois, foi atingida pelo disparo, do lado esquerdo da nuca. Ela morreu na hora.

A polícia apura se Andrea tentou fugir ou se assustou com a abordagem, acelerando o Celta. Após o disparo, o carro da professora seguiu sem controle por cerca de 50 metros até bater em um veículo abandonado na Rua Carlos Chenaud.  A criança não se feriu.

Segundo apurou o CORREIO, Danilo, logo após ter atirado, fugiu junto com um dos adolescentes pela Rua Professor Alfredo Rocha ao encontro do outro adolescente, que deveria estar aguardando em um carro, que havia sido roubado pelo trio na noite anterior, próximo a um hipermercado da região. No entanto, eles não encontraram o adolescente, que fugiu no carro, abandonando os dois, assim que ouviu o disparo. Leia mais no Correio da Bahia.

0 08:55 - 06 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Mais um caixa eletrônico foi explodido, desta vez, a ação dos bandidos aconteceu na entrada do Centro de Abastecimento, na cidade de Feira de Santana. A unidade, localizada no portão de entrada do estabelecimento, ficou totalmente destruída.

De acordo com o Acorda Cidade, um homem, que mora próximo ao local, informou que por volta das 3h ouviu o barulho de uma forte explosão. A movimentação dos bandidos antes da destruição do caixa não foi percebida e aconteceu nas proximidades de um módulo policial desativado.

A quantia levada é desconhecida. Ninguém foi preso. Nesta segunda, um outro banco 24h, no bairro de São Marcos, em Salvador, também foi alvo da ação dos bandidos. (BN)

0 07:53 - 06 de Mai // Elaine Brito | Polícia

A defesa do vereador Marco Prisco pediu nesta segunda-feira (5) prisão domiciliar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a defesa, Prisco, que liderou o movimento grevista da Polícia Militar (PM) da Bahia, sofreu um infarto, durante o fim de semana, no Presídio da Papuda, no Distrito Federal, onde está preso. Ele está internado em um hospital em Brasília. O relator do habeas corpus é o ministro Ricardo Lewandowski, que rejeitou outro pedido para libertar o vereador.

Marco Prisco foi preso em Salvador, no dia 18 de abril, mas foi transferido para a Papuda, porque a ordem judicial determinou que ele deve ficar recolhido em instituição prisional federal. Prisco é presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e vereador pelo PSDB em Salvador.

Prisco liderou um movimento grevista dos policiais militares da Bahia, que foi encerrado no dia 17 de abril. A prisão dele, no entanto, foi motivada por outra greve, também encabeçada pelo vereador, em 2012. No ano passado, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou Prisco e mais seis pessoas por crimes praticados contra a segurança nacional durante essa paralisação.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou que o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), líder das últimas greves realizadas pela Polícia Militar baiana, tenha sofrido um infarto. Ele passou por exames e está em observação na Clínica Médica do Hospital de Base do DF (HBDF). (Correio)

0 07:20 - 06 de Mai // Léo Valente | Polícia

Cidadão procurou a rádio Recôncavo buscando reparação e justiça pela morte de seu irmão.  Fernando do Amor Divino Silva mora no Barro Vermelho e teve seu irmão,  de prenome Alexsandro, popularmente conhecido como Ratinho,  cruelmente assassinado com um tiro durante um assalto em setembro do ano passado, caso até hoje não resolvido pela polícia.

" Era um trabalhador, pessoa honesta. Cheguei a ouvir dizer que era traficante mas isso é mentira. Era pai de família, que morreu com 33 anos e deixou uma criança sem pai", contou ele.

Fernando comentou também que seu irmão nunca teve passagem pela polícia e foi vitimado pela ganância e inveja.  " Um tiro levou meu irmão. Até o patrão dele chorou quando soube da noticia. Agora tudo que a família quer é apoio da sociedade para que esse caso não fique sem justiça", pediu Fernando.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 23:16 - 04 de Mai // Leozinho Valente | Bahia
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou o primeiro teste para a Copa do Mundo na partida entre Bahia e Botafogo na tarde deste domingo (4). Com o apoio das Forças Armadas, a operação incluiu a escolta das delegações dos times baiano e carioca, realizada por batedores da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, por meio do Esquadrão Águia, seguindo os protocolos definidos para o mundial. “O teste tem o objetivo de avaliar a funcionalidade dos planos desenvolvidos para serem aplicados no Mundial”, explicou o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos na Bahia, coronel Marcos Antônio Oliveira. Ainda segundo ele, os trajetos dos ônibus que trouxeram os times brasileiros são semelhantes aos que serão utilizados pelas seleções que vão jogar na arena. Além da escolta às delegações, o controle das atividades nos arredores da Arena Fonte Nova e as vistorias antibomba também são de responsabilidade da SSP. Na tarde deste sábado (3), camarotes, áreas VIPs  e vestiários da Arena foram alvo de ações específicas dos protocolos de segurança para a Copa.
Fonte:Bahia Notícias
0 11:25 - 04 de Mai // Leozinho Valente | Bahia

O quadro de saúde do vereador Marco Prisco, que foi hospitalizado na noite deste sábado (3)com suspeita de ter sofrido um infarto, segue estável na manhã deste domingo (4). Prisco teria sido ameaçado de morte pelos detentos, que o acusaram de ter informado para os policiais sobre uma tentativa de fuga no Complexo Penitenciário da Papuda. Em seguida, ele ficou nervoso e passou a sentir dores no peito, sendo encaminhado para a UPA.

De acordo com informações do advogado responsável pelo caso em Brasília, Leonardo Mascarenhas, o vereador foi transferido, ainda na noite do sábado, da UPA para o Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, e submetido a uma série de exames que irão comprovar se houve ou não o ataque cardíaco. Segundo a defesa do vereador, é possível que, diante da internação, a esposa do edil vá visitá-lo em Brasília neste domingo.

O laudo inicial, assinado pela médica Fernanda Ribeiro no início da noite de sábado, detalha que o paciente reclamava de dores, dormências e formigamento, além de ter relatado histórico familiar de infarto agudo do miocárdio. Ela incluiu duas interrogações ao final do laudo quando se referiu ao possível caso de infarto. 

Aos 44 anos, o vereador é cardiopata e sofre de gastrite, de acordo com a família. A fragilidade do quadro de saúde de Prisco é um dos elementos usados pela sua defesa para o pedido de relaxamento da prisão, ocorrida no último dia 18 de abril.

Fonte:Correio 24 hras 

 

0 23:29 - 03 de Mai // Leozinho Valente | Bahia

Um grupo de cerca de 15 criminosos explodiu caixas eletrônicos em uma agência bancária da cidade de Ibicuí, a cerca de 500 quilômetros de Salvador. Durante a ação, eles fizeram cerca 30 trabalhadores reféns na praça Régis Pacheco, no centro da cidade.

De acordo com informações da delegacia do município, a ação aconteceu por volta de 2h30. Enquanto uma parte dos criminosos explodia os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, outros abordaram um ônibus que transportava funcionários de uma empresa para Ibicuí. Enquanto o banco era assaltado, eles foram feitos reféns e precisaram permanecer deitados no chão da praça Régis Pacheco.

Os criminosos usaram dinamite para explodir cerca de cinco caixas eletrônicos da agência. A polícia ainda investiga a quantia roubada e a identidade dos autores do crime. A suspeita é que eles tenham usado uma estrada de terra que leva ao distrito de Baromeira para fugir de Ibicuí.

Fonte:Correio 24 hrs
0 23:23 - 03 de Mai // Leozinho Valente | Bahia

O vereador Marco Prisco, principal líder da greve da PM na Bahia, sofreu um infarto e foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de São Sebastião, no Distrito Federal. Ele passou mal no início da noite deste sábado (3), após outros internos do local tentarem fugir do Presídio Federal de Papuda. 

Segundo informações do advogado do vereador, Leonardo Mascarenhas, Prisco foi ameaçado de morte pelos detentos, que o acusaram de ter informado para os policiais sobre a tentativa de fuga. Em seguida, ele ficou nervoso e passou a sentir dores no peito, sendo encaminhado para a UPA.

Segundo Leonardo Mascarenhas, a internação de Prisco demonstra que ele precisa ser transferido com urgência. "Mais uma prova de que o local onde ele está custodiado não é adequado", aponta o advogado em nota. O vereador está detido no Presídio Federal da Papuda desde o último dia 18 de abril.

Prisão
O pedido de prisão foi feito dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. Segundo o MPF, a intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública. A duração é de 90 dias.
 
Prisco está sendo processado pelo MPF por crime político grave. Entre os sete crimes que ele responde estão impedir com violência ou grave ameaça o livre exercício de qualquer dos poderes da União ou dos estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte.

Fonte:Correio 24 hrs
0 08:43 - 02 de Mai // Elaine Brito | Polícia

O policial civil Napoleão Seki Júnior, que algemou e atirou contra a namorada em uma rua de Curitiba, morreu na tarde desta quinta-feira (1º). Ele estava internado na UTI do Hospital Cajuru, também na capital paranaense, e não resistiu aos ferimentos. Segundo o hospital, o policial chegou a passar por uma cirurgia e estava em estado grave. 
De acordo com a polícia, Seki Júnior atirou contra a namorada e, após o crime, disparou contra si próprio. O crime aconteceu no final da manhã do último dia 24, em um bairro central de Curitiba.

Motoristas e pedestres que passavam pelo local viram o policial discutir com a namorada dentro de um carro estacionado na rua. A ação foi filmada por testemunhas. Após alguns minutos, ele agarrou a mulher e a levou para fora do carro, onde a algemou, deitando-a contra o chão. A namorada gritou por socorro, mas Seki Júnior ameaçou quem tentou intervir, dizendo que estava armado. (Correio)
0 07:58 - 02 de Mai // Elaine Brito | Polícia
Uma mulher identificada como Regina Sena dos Santos foi presa em flagrante na noite de quinta-feira (1), na praça do Horto, bairro do IAPI, em Salvador, após esfaquear e matar o cunhado identificado como Sérgio Santos Cardoso, 28. De acordo com informações do Major Carlos Humberto, comandante da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a prisão foi realizada pela guarnição do Pelotão Especial minutos após o crime.
Segundo informações da polícia, Regina desferiu várias facadas na vítima dentro de casa. O corpo permaneceu no local e foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica. Em depoimento, ela disse que Sérgio agrediu a sua irmã e após uma discussão acabou acontecendo o pior. 
Regina foi apresentada no Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), na Pituba. (Bocão News)
0 09:00 - 01 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Quando a estudante de Direito  Lorena de Castro Ferreira Novais, 28 anos, saiu para a academia, no fim da tarde de segunda-feira, a vizinha, uma rezadeira de 78 anos, lhe disse: “Que Deus te acompanhe”.  Pouco mais de uma hora depois, por volta das 18h30, Lorena foi morta por dois homens, ao chegar em seu prédio, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo

“Eu só ouvi três pipocos, mas achei que fossem essas bombas que os meninos jogam na rua. Nunca pensei que fosse com ela”, contou a vizinha, que preferiu não se identificar. Lorena, que era aluna da Faculdade Pedro II, estava na garagem e foi atingida por seis tiros na  cabeça e no pescoço, de acordo com o 18º Batalhão da Polícia Militar (Centro Histórico).

Ela morreu antes de ser socorrida. Segundo familiares, a estudante tinha acabado de chegar da academia, em sua motocicleta Honda Fan, quando foi surpreendida por dois bandidos que chegaram em um Siena prata. Ela tinha passado em casa apenas para trocar de roupa - deveria seguir para a faculdade, no Comércio, onde cursava o terceiro semestre de Direito. Leia mais no Correio da Bahia.

1 08:55 - 01 de Mai // Elaine Brito | Polícia

Os advogados do vereador Marco Prisco entraram nesta quarta-feira (30) com recurso para que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decida sobre o pedido de liberdade do principal líder da greve da Polícia Militar da Bahia em 2012 e 2014. Prisco continua preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para onde foi no dia 18 de abril (Sexta-feira da Paixão).

No recurso, os advogados do edil soteropolitano pedem que o STF determine uma medida cautelar alternativa à prisão. Prisco responde por sete crimes estabelecidos pela Lei de Segurança Nacional por conta de ações na greve da PM de 2012. Na última semana, o ministro Ricardo Lewandowski rejeitou liminar que pedia julgamento do habeas corpus, mas o mérito do pedido ainda não foi avaliado.

Segundo o ministro, dois dias de greve da PM foram “alarmantes” e o fim da paralisação não restabeleceu a ordem pública, o que justificaria a manutenção da prisão de Prisco. (BN)

0 10:00 - 30 de Abr // Elaine Brito | Polícia
O caseiro Luzinê de Araújo dos Santos, 30 anos, condenado a 37 anos de prisão pela morte de uma menina de três anos está entre os presos mortos durante uma rebelião no Conjunto Penal de Eunápolis, a 672 km de Salvador, na última segunda-feira (29), segundo a polícia.
Segundo a Secretaria Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), os detentos mortos tiveram os corpos incendiados pelos líderes da rebelião. Além de Luzinê, também estão entre as vítimas Melk Silva Souza, Glimarin Soriano dos Santos, Geraldo Oliveira de Almeida, Sullivan Santos Marinho e Valdieiro Pereira Silva.
Outras sete pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital Regional da cidade. Quatro receberam alta médica e três ainda continuam internados na manhã desta terça.
Crime
O crime aconteceu em Trancoso, no ano de 2008, quando Santos trabalhava como caseiro na residência da família da menina Cloé Muratori Paroli, filha de um neozelandês com uma paulista. Na época, Santos foi acusado de abusar sexualmente, asfixiar e jogar a menina no rio, que morreu afogada.  Quando julgado, Luzinê confessou para polícia ter praticado o crime que matou a menina mas, três anos depois quando foi ouvido pelo juiz, no Fórum em Porto Seguro, ele negou a autoria da morte.
0 08:00 - 30 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um suspeito pela morte do integrante da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI), do Vitória, foi detido nesta terça-feira (29), segundo a Polícia Civil. Assiel de Jesus Ramos, 21 anos, já teve a prisão temporária decretada.  Lucas dos Santos Lima, 35 anos, foi morto na última sexta-feira, nos Barris.

Outras pessoas que podem estar ligadas ao crime também foram ouvidas e outras ainda serão ouvidas esta semana. A polícia ainda não divulgou o que teria motivado o crime e nem qual seria o envolvimento de Assiel no caso.

Lucas, conhecido como Chapolin, estava sozinho na loja de suplementos nutricionais, da qual era sócio com um irmão, quando dois homens, ainda não identificados, desceram de um veículo e um deles efetuou os disparos.

Após o crime, os suspeitos fugiram. Segundo testemunhas, a dupla seguiu em direção à Rua da Mesquita —  transversal à rua onde fica a loja.  De acordo com a delegada Marilene Lima, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH), um dos criminosos usava  boné, camisa branca e bermuda verde, e outro, calça, camisa e tênis — ambos estavam armados.

A delegada disse que ainda não possui uma linha de investigação definida, mas não há indicativos que os tiros tenham sido disparados durante uma tentativa de assalto, já que nada foi levado.  “O crime tem características de execução, já que ele foi baleado na cabeça e na nuca. Não posso dizer que tenha sido por rixa entre torcidas”, disse na ocasião.(Correio)

0 11:22 - 29 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A ordem é clara: "Por favor, abaixe a luz dos faróis e ligue a luz interna". Quem vai até a área de 'Buracão', no fim de linha do bairro Tancredo Neves, tem que se comportar conforme manda a placa escrita pelos traficantes locais e fixada no poste na entrada da rua. Quem desacatar a determinação, corre o risco de ser atacado pelos bandidos. A medida dos traficantes é evitar a entrada de policiais com veículos sem identificação e de possíveis bandidos de facções rivais. 

Segundo o site Bocão News, o major Enéas Estrela, comandante da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pela área de Tancredo Neves, garantiu que a placa já foi retirada por militares durante uma operação na tarde desta segunda-feira (28). Durante a ação, houve uma intensa troca de tiros entre os traficantes e a polícia. "É realmente uma localidade perigosíssima, mas que não tememos entrar e ir para o confronto. Eles [traficantes] devem saber que quem manda na região é a polícia. Não adianta colocar placa para tentar implantar o terror. Eles sabem que lá é no cajado da lei", disse o major. (Metro1)

0 08:00 - 29 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma mulher foi presa na tarde da última sexta-feira (25) por transportar drogas que ficavam escondidas na fralda de sua filha. Jaqueline Ferreira de Souza, de 28 anos, foi detida após visitar o pai do bebê no Complexo Penal de Serrinha. Segundo o delegado Mozart Cavalcanti, coordenador da 15ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Policia do Interior), ela era responsável por transportar drogas entre a cidade e Bom Jesus da Lapa. 

O pai da criança usada para transportar a droga, Fracileno de Jesus Nunes, é conhecido como 'Su' e está detido em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), na ala de segurança máxima do complexo. Ele controlava o tráfico de drogas de Bom Jesus da Lapa e chegou a ser transferido do Presídio da Mata Escura, em Salvador, para Serrinha pois seguia dando ordens a seus comparsas mesmo de dentro da cadeia na capital baiana.

Ainda segundo a Polícia Civil, uma outra mulher da quadrilha de Fracileno também foi presa em Bom Jesus da Lapa. Viviane Vieira Maia, de 26 anos, trabalhava na Pastoral da Criança da cidade. Investigações apontam que ela emprestava sua conta corrente para o tráfico, fazendo depósitos e retiradas bancárias, a mando do líder.

Em janeiro deste ano a polícia apreendeu mais de 100 quilos de drogas entre maconha, cocaína e crack em uma fazenda de propriedade de Fracileno, em Bom Jesus da Lapa. No local também foram encontradas sete armas, 517 munições, além de R$28 mil. Comparsas do traficante também foram presos durante a operação da polícia. (Correio)

0 11:52 - 28 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O programa ‘Esquenta!”, da TV Globo, que foi ao ar no último domingo (27) homenageou o dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira, morto na terça-feira (22) após levar um tiro no Morro Pavão-Pavãozinho, Zona Sul do Rio. 

A apresentadora Regina Casé falou sobre a dificuldade de gravar o programa após o enterro de Douglas.”Hoje infelizmente não conseguimos por no ar um programa lindo porque um dos nossos dançarinos, talvez o mais alegre, o mais querido pelas crianças, foi brutalmente assassinado com um tiro pelas costas”, afirmou. Diante da acusação de que  o jovem foi morto por policiais, feita principalmente pela mãe de Douglas, um policial militar não identificado utilizou as redes sociais no último domingo (27), durante apresentação do programa Esquenta, para mandar um recado. 

Com um papel em mãos, o policial diz: “#Eu não mereço ser assassinado, pois sou trabalhador e não curto churrasco com traficantes em qualquer comunidade…”. (Varela Notícias)

0 10:56 - 28 de Abr // Elaine Brito | Polícia
Nove presos fugiram do Complexo Policial de Cruz das Almas, município localizado a 146 km de Salvador. De acordo com a delegada titular Ívia Vidal, os detentos fugiram na tarde deste domingo (27) através de um túnel e foram vistos correndo em direção aos fundos do Clube de Campo Laranjeiras. Um dos fugitivos foi recapturado ainda neste domingo. 
Policiais militares perceberam o movimento e chegaram a realizar disparos com o objetivo de conter a fuga. A polícia realiza buscas pelos outros foragidos e uma sindicância foi aberta pelo Departamento de Polícia do Interior para averiguar como os homens conseguiram concretizar o plano de fuga. (Aratu Online)
0 17:35 - 27 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A brutalidade de um assassino impressionou moradores de Itaguara, na região central de Minas, na tarde deste sábado (26). Armado com uma motosserra, um homem esquartejou uma vítima perto de uma boate de prostituição no km 566 da BR-381.

Nivair Geraldo da Silva, de 28 anos, escolheu aleatoriamente quem ia atacar e, sem motivo aparente, ligou o equipamento no braço da vítima. Alexandre da Fonseca Resende, de 29 anos, teve o braço decepado e tentou correr, mas foi perseguido e ainda teve perfurados o outro braço, as costas e o pescoço.

Nivair fugiu para uma estrada próxima, onde foi preso pela Polícia Militar. Ele estava calmo no momento da prisão e não ofereceu resistência. Em entrevista à Rádio Itatiaia, Nivair se demonstrou confuso e não conseguiu explicar o que o levou a cometer o crime.

— Parece que eu não fiz nada não. Nada. Eu não faria isso se as coisas para o meu lado não estivessem ruins. Nunca que fazia. Eu ia trabalhar e o povo não me pagava o que presta. O povo parece que tava me fazendo de bobo. Um punhado de gente, não dá para contar nos dedos.

Garotas de programa que estavam na boate tentaram socorrer Alexandre Resende, que não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado na delegacia de plantão em Betim, na Grande BH. (R7)

0 16:24 - 27 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Ainda não se sabe ao certo, o número de presos que conseguiram fugir do Complexo Policial de Cruz das Almas, na tarde deste domingo (27).

De acordo com informações de um internauta, os fugitivos foram vistos correndo em direção aos fundos do Clube de Campo Laranjeiras. A Polícia Militar foi acionada, e chegou a efetuar disparos contra os presos, com o objetivo de conter a fuga, mas ainda não há informações sobre prisões ou feridos.

Guarnições do PETO e Investigadores de Polícia estão realizando buscas pela cidade de Cruz das Almas e região. Com foto/ informações de Cruz na Tela.

0 12:54 - 27 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Policiais militares distribuíram rosas brancas durante a Micareta de Feira de Santana neste sábado (26). O ato pacífico, realizado no Circuito Maneca Ferreira (Avenida Presidente Dutra) durante a passagem dos trios, trazia um cartaz com a frase “Prisco pede paz, por que a prisão?” – em referência à prisão do vereador Marco Prisco (PSDB) no dia 18, em operação da Polícia Federal.

Durante a passagem da Patrulha da Paz, os policiais permaneciam em silêncio e seguiram em direção ao camarote da Polícia Militar. Todos os participantes usavam branco, e alguns vestiam camisas com uma foto do edil em que estava escrito “Prisco me representa”. A ação foi elogiada pelo próprio tucano, em carta enviada para PM.

No texto, o presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) pede que todos os policiais do estado distribuam flores mesmo para mostrar à população seu “carinho e respeito”. Informações do site Acorda Cidade.

0 09:21 - 27 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O Polícia Civil fará retratos falados dos suspeitos de invadirem o sítio do coronel reformado Paulo Malhães, de acordo com informações divulgadas neste sábado (26). Segundo o delegado adjunto da Divisão de Homicídios da Baixada, William Pena Júnior, serão utilizados depoimentos da viúva e do caseiro da propriedade. Cristina Batista Malhães disse à polícia que pelo menos três homens, um deles com o rosto coberto, invadiram o sítio na tarde de quinta-feira (24).

A invasão teria ocorrido por volta volta das 13h e que até as 22h ela e o caseiro foram mantidos reféns em cômodos separados. Os criminosos fugiram com armas que o oficial colecionava e dois computadores. O coronel foi encontrado morto depois que os invasores deixaram a propriedade. O delegado William Pena Júnior destacou neste sábado (26) que a principal linha de investigação é de latrocínio (roubo seguido de morte). Porém, destacou que não são descartadas as hipóteses de vingança e queima de arquivo apontadas na sexta-feira (25) pelo delegado adjunto Fabio Salvaretti, também da Divisão de Homicídios (DH) da Baixada Fluminense. Há cerca de um mês, Malhães havia admitido na Comissão Nacional da Verdade que participou de torturas e desaparecimentos durante a ditadura, inclusive o do ex-deputado Rubens Paiva.

Segundo o Guia de Sepultamento do oficial entregue neste sábado, a vítima morreu por causa de edema pulmonar, isquemia de miocárdio (que pode levar ao infarto) e miocardiopatia hipertrófica. Informações do G1.

0 09:07 - 27 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A guarnição do PETO da Polícia Militar da 33ª CIPM de Valença, em operação na noite de sábado (26), apreendeu grande quantidade de drogas no Loteamento Por do Sol-Graça.

Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição foi recebida a bala, houve confronto, só que os elementos conseguiram evadir do local, deixando para trás cerca de 78 pedras de crack, 45 pedras de cocaína, 17 trouxas de maconha e 6 cartuchos de 12 munições de calíbre 38.

As drogas foram apresentadas na sede da 5ª COORPIN. (Nas Malhas da Lei)




Colunistas


Classificados