É uma desculpa esfarrapada. O sigilo da investigação não autoriza a mentir à CPMI. Ela perdeu condições de continuar à frente da Petrobras
ANTONIO IMBASSAHY, LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, SOBRE AS JUSTIFICATIVAS DE GRAÇA FOSTER PARA TER OMITIDO EM DEPOIMENTO À CPI MISTA DA PETROBRAS 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

0 18:32 - 12 de Mar // Léo Valente | Polícia

O major Jolnei Castilho, que já atuou em Santo Antônio de Jesus no sub comando do 14º Batalhão de Polícia Militar, vai estar assumindo um novo desafio em sua carreira profissional : o comando da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Feira de Santana, região hoje repartida em quatro divisões de comando operacional.

O oficial PM estará assumindo o cargo nesta quinta feira ( 13 ) após passar período de aproximadamente três anos como sub comandante do 19º BPM, em Jequié. Durante este tempo recente, o carioca Castilho permaneceu com a família morando em Santo Antônio de Jesus, cidade pela qual afirma nutrir fortes laços emocionais, residindo na capital do recôncavo desde 1999.  Ele informa que, ainda que atuando em Feira, continuará residindo em Santo Antônio de Jesus.

O comando do 66ª CIPM será a primeira experiência do major Castilho na chefia de um batalhão da Polícia Militar da Bahia.  Afeito a desafios, o major encara o momento como uma oportunidade de crescimento: " Será uma experiência espinhosa mas que com certeza deverá contribuir muito para o meu futuro profissional", comentou ele.

0 17:02 - 12 de Mar // Elaine Brito | Polícia

O traficante Felipe da Silva Souza, de 18 anos, que se disfarçava de mototaxista para distribuir drogas, em Iaçu, foi preso em flagrante, na noite de terça-feira (11), em companhia do comparsa Wagner dos Anjos Rocha, o “Waguinho”, 28. Policiais da Delegacia Territorial (DT) local, com o apoio de uma guarnição da Polícia Militar, encontraram na casa de Felipe, no bairro Cerâmica, 25 buchas de maconha, 100 papelotes  de cocaína, prontos para venda, cerca de 250 gramas da mesma droga, ainda sem embalar, além de 11 celulares.

Segundo o titular da DT/Iaçu, delegado Renato Fernandes, “Waguinho” tinha sido liberado do presídio há três meses, depois de cumprir quatro anos de pena, por tráfico de drogas. Ao serem abordados nas imediações do imóvel, à Rua Ezequiel Gomes Sampaio, Felipe e Wagner portavam duas buchas de maconha. Autuados por tráfico, ambos estão custodiados na unidade policial, à disposição da Justiça criminal.

Um terceiro traficante, que conseguiu fugir da casa de Felipe, já foi identificado, bem como mais dois integrantes do grupo, responsáveis por levar drogas de outras cidades para Iaçu. O delegado Renato Fernandes solicitou à Justiça a prisão preventiva destes três criminosos, cujas identidades são mantidas em sigilo. (Ascom/PC)

0 16:14 - 12 de Mar // Elaine Brito | Polícia

O sargento da Polícia Militar, Antônio Carlos Santana Sacramento, foi preso, suspeito de matar o policial Elioenílton Jesus Silva, em dezembro do ano passado, de acordo com informações publicadas pela corporação nesta terça-feira (11). O PM está detido no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. 

O crime aconteceu no município de Macururé, próximo a Paulo Afonso. Elioenílton estava em seu bar quando Antônio chegou ao local. Segundo a nota, o dono do estabelecimento teria pedido para o sargento sair, o que provocou uma discussão. Após alguns minutos, Antônio teria retornado e disparado duas vezes contra a vítima.

Além do Inquérito Policial Militar (IPM), o sargento, que faz parte do 20º Batalhão da Polícia Militar, em Paulo Afonso, responde também a um processo disciplinar que pode resultar na sua exclusão.  (Bocão News)

0 14:25 - 12 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Por volta das 07h30 da manhã desta quarta-feira (12), foi encontrado na BR-101, próximo a região do Bebedouro, na cidade de Conceição do Almeida, o corpo de um andarilho.

Até o momento não se sabe se a morte foi decorrente de atropelo ou agressão física. Com o andarilho não foi encontrado nenhum documento ou qualquer tipo de identificação.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. 

0 18:26 - 11 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Uma das irmãs do homem acusado de ser morto pelo próprio irmão a mando da mãe relatou nesta terça-feira (11) as circunstâncias do caso ocorrido no último domingo (9) em Feira de Santana.

Conforme Rose Carneiro, o crime foi motivado após seu irmão Rafael Silva dos Santos, 21 anos, ter bebido água na garrafa, o que teria desegradado a mãe, identificada como Nadja Carneiro Silva Almeida. Para mostrar o descontentamento, Nadja teria jogado um prato em Rafael, que revidou com um empurrão. Logo depois, Rafael teria começado a brigar com outro irmão, Anúbio Silva Almeida, que desferiu golpes de faca contra ele e o vitimou fatalmente no local. "Ela é uma monstra, mandou ele matar e depois pegou meu irmão pelo braço e saiu andando, como se nada tivesse acontecido", relatou Rose ao site Acorda Cidade.

Ainda conforme o relato da mulher, Nádia tem sete filhos, cada um com homens diferentes. Anúbio, que se encontra foragido, foi descrito pela irmã como uma pessoa agressiva. Rose contou também que ela e todos os irmãos sempre tiveram problemas com a mãe. "Ela batia na gente sempre, desde que nós éramos pequenos, com facão, garfo, faca, o que tivesse na mão. Ela chegava do trabalho e batia na gente", contou ao mostrar as cicatrizes pelo corpo. Além do autor do crime, a mãe também está foragida. O caso é apurado pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. (BN)

0 16:32 - 11 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Os agentes da Polícia Federal aderiram à paralisação nacional da categoria, na manhã desta terça-feira (11), na sede do órgão. De acordo com o diretor do Sindicato dos Policiais Federais do Estado da Bahia (Sindipol-BA), Eduardo Marques, serão 72 horas de paralisação nas quais vão ser apresentadas novas reivindicações em todo país.

Segundo Marques, as movimentações acontecem com o objetivo de resgatar a segurança pública. Ainda de acordo com ele, 70% do efetivo está paralisado e 30% continua a trabalhar na emissão de passaporte, prestação de serviços a empresas de segurança privada e fiscalização de produtos químicos. (Metro1)

0 13:44 - 11 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Os traficantes do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, estão usando o WhatsApp, um aplicativo para troca de mensagens gratuito, para monitorar a movimentação da polícia.

Segundo o jornal Extra, a descoberta foi feita durante uma operação que investigava um ataque de traficantes a uma delegacia no morro.

Ainda segundo a publicação, pouco antes de ser preso um o traficante Marcondes Gomes de Oliveira enviou uma mensagem para comparsas. “Koé, fiel operação mano no morro todo”. O aparelho foi apreendido pelos policiais.

Segundo a polícia, Marcondes trabalhava na concessionária que administrava uma rodovia no Rio e servia como informante dos traficantes. Ele enviava os alertas através do WhatsApp.

Segundo a Polícia, também foi Marcondes quem comunicou ao dono da lanchonete Doce Lar a ordem do tráfico para que ele deixasse a favela. (Correio)

0 18:36 - 10 de Mar // Léo Valente | Polícia

Por volta das 23hs de domingo ( 09 ) um homem de identidade até o momento não informada atacou uma mulher que esperava na praça Rio Branco pelo marido no final da tarde em Santo Antônio de Jesus. O referido elemento aproveitou-se do momento em que a jovem estava desprotegida, aguardando o esposo sair do trabalho. Ao perceberem o ataque, populares saíram em defesa da moça, que ficou muito assustada.  O homem saiu em disparada, tentando fugir.

Segundo reportagem da rádio Recôncavo, uma viatura da Polícia Militar, protagonizando uma verdadeiro perseguição cinematográfica, cercou a área para finalmente chegar até o paradeiro do indivíduo, que se encontrava escondido numa lanchonete localizada nos fundos da Biblioteca Municipal.

0 14:12 - 10 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Cerca de 100 aprovados em um concurso da Polícia Militar realizado em 2012 fizeram um protesto na manhã desta segunda-feira (10), no Centro Administrativo da Bahia. Os manifestantes reclamam que ainda não foram convocados.

Durante o protesto o grupo também pediu a prorrogação do prazo de validade do concurso, que pode ser estendido até junho de 2015, e a abertura de mais 5 mil novas vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) informou através de nota que prepara a convocação dos candidatos remanescentes do concurso público e que ela vai atender ao preenchimento das duas mil vagas previstas no edital.

Segundo a Saeb, até o momento foram contratados 1.403 candidatos, que iniciaram o curso de formação no dia 6 de janeiro de 2014. (G1 Bahia)

0 09:14 - 10 de Mar // Elaine Brito | Polícia

A família de um funcionário do Banco do Brasil foi sequestrada na noite de domingo (09), na cidade de Ipirá, distante 202 quilômetros de Salvador. Segundo informações da polícia, os bandidos invadiram a casa do homem e fizeram ele e toda família como reféns.

O objetivo era forçar o funcionário a abrir o cofre do banco, mas a ação foi frustrada pela polícia. Os bandidos fugiram levando todos em um veículo, mas chegando ao distrito de Ipirazinho, liberou o homem e a família. Eles também abandonaram o carro utilizado fuga minutos depois e entraram em uma fazenda.

Os policiais da Companhia de Ações Especiais do Litoral (CAEL) conseguiram alcanças o grupo e na troca de tiros um dos suspeitos morreu. Com ele os policiais encontraram uma arma calibre 380. Ainda segundo a polícia, os militares permaneceram a procura do grupo de bandidos e o resultado da ação será apresentado na delegacia da cidade nesta segunda-feira (10). O funcionário do banco e família não sofreram ferimentos. (Bocão News)

0 07:39 - 10 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Um soldado da Polícia Militar, lotado na 27ª CIPM de Cruz das Almas, cometeu suicídio na noite do último domingo (9), na cidade de Muritiba.

De acordo com informações, Narcides das Virgens Cazais, 40 anos, foi encontrado sentado no vaso sanitário do banheiro da companhia. Antes de suicidar-se com um revólver de calibre 38, o policial deixou um bilhete informando que era doador de órgãos.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada, mas o policial não resistiu ao ferimento.

Policiais informaram que Narcides estava se recuperando de uma depressão. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), na cidade de Santo Antônio de Jesus.

O policial era casado e tinha dois filhos. (Foto: Mídia Recôncavo)

0 18:55 - 07 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Uma quadrilha sofreu um acidente no próprio veículo que havia acabado de roubar, no entroncamento que dá acesso a estrada para a praia do Pratigí, no município de Ituberá, na região do baixo sul do estado baiano.

Os homens fortemente armados tomaram de assalto o veículo Mitsubishi L 200 no entroncamento e seguiram em direção a Ituberá, quando a caminhonete capotou em uma curva que fica a 2 km da entrada da cidade. Uma das vítimas morreu na hora. Outros bandidos que estavam no carro conseguiram fugir em direção à cidade de Valença em outro veículo tomado de assalto.
A polícia informou que todas as guarnições da região estão à procura dos elementos. Um bandido chegou a ser levado com vida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e também morreu. (Bocão News)
0 18:02 - 07 de Mar // Elaine Brito | Polícia

A esposa de um idoso de 68 anos, que não quis se identificar, denunciou o marido que não também não teve nome revelado, após flagra-lo abusando da neta de 6 anos. O caso aconteceu no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa (PB). De acordo com informações da polícia, divulgadas pela TV Correio, o caso foi denunciado pela esposa do acusado após a menina comunicar a uma tia o que teria ocorrido na terça (5), quando a avó percebeu algo estranho.

Em depoimento, a esposa do idoso, declarou que na terça-feira (4), ela acordou na madrugada e sentiu falta dele na cama. Sem fazer barulho, ela saiu à procura do esposo dentro da casa quando escutou um grito da neta. A mulher disse que ascendeu a luz e percebeu algo estranho, mas a neta negou tudo.

A polícia também informou que a criança revelou o ocorrido a uma tia nessa quarta. O policial explicou, que após a menina comunicar o caso, os familiares acionaram a Polícia Militar e o suspeito foi detido. Ele foi levado para a Delegacia da Mulher de João Pessoa.
A delegada da Mulher, Conceição Casado, disse que o homem foi preso e vai responder pelo crime. (Bocão News)

0 17:52 - 07 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Os excedentes do concurso de 2012 da Polícia Militar da Bahia vêm fazendo significativas manifestações em Salvador e algumas cidades do interior, a exemplo de Vitória da Conquista. De acordo com informações fornecidas pelo grupo de excedentes, mais de 11 mil candidatos ficaram habilitados no concurso, porém, pouco mais de 1.300 foram convocados para o curso de formação. O concurso tem prazo de validade e deverá expirar em junho deste ano, sendo esse um dos motivos de bastante inquietação.

Não é novidade para ninguém que atualmente a polícia tem um déficit de aproximadamente 20 mil homens. Sendo que em 2014, uma média de 3 mil policiais (atuantes), serão afastados de suas funções, devido ao prazo para aposentadorias.

Embora o efetivo atual da PM tenha sido o suficiente para conseguir atuar na segurança durante o carnaval, é necessário pensar que neste ano também haverá Copa do Mundo, sendo este um dos principais pontos cobrados pela FIFA. Em um dos documentos, era exigido um policial para cada 10 pessoas. Logo, conclui-se que não há este número no efetivo e questiona-se: o que será feito para resolver o problema?

O grupo de excedentes que já esteve reunido com praticamente todas as lideranças políticas do Estado (Jaques Wagner, Deraldo Damasceno, Prisco, Rui Costa, Robson Almeida, entre outros), planeja uma grande manifestação prevista para ocorrer às 10 horas do dia 10 de março (segunda-feira), em frente à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), em Salvador.

O grupo espera que diante da pressão, o governador dê uma resposta mais precisa sobre as convocações. Dentre as solicitações estão à convocação imediata dos 600 habilitados que compões os 2 mil; convocação de mais 1.300 (mil e trezentas) convocações previstas inicialmente através de publicação comprovada pela imagem abaixo e solicitação de prorrogação no prazo de vencimento do concurso. 

Texto de Elaine Brito

0 16:19 - 07 de Mar // Elaine Brito | Polícia

O suspeito de ter roubado a bolsa de uma mulher e que fez com que o ator Vinícius Romão de Souza, 26 anos, fosse preso por engano foi localizado noite desta quinta-feira (6), no Rio de Janeiro. Identificado como Dione Mariano da Silva, 24, ele tem passagens pela polícia por furto e foi autuado por porte ilegal de arma, pois estava com um revólver quando foi preso, segundo a Rádio Globo. 

Dione negou o crime e confessou que é viciado em cocaína e usuário de maconha. "Há uma suspeita muito grande pela semelhança física. A polícia recebeu denúncias de que o Dione praticava roubos e furtos na região do Grande Méier. A investigação vai continuar para comprovar se ele assaltou a copeira", afirmou o delegado Marcelo Ambrósio à Rádio Globo. 

Vinícius Romão foi preso na noite de 10 de fevereiro sob acusação de ter roubado a bolsa da copeira Dalva da Costa Santos no Méier, na zona Norte do Rio. Na bolsa, havia apenas R$ 10 e um bilhete de ônibus. Romão não tinha passagem pela polícia. 

A copeira disse que chegou a pensar em retornar à polícia no dia seguinte para “retirar a queixa”, e que só não o fez por não ter o dinheiro da passagem. Em novo depoimento, ela afirmou que se enganou ao fazer o reconhecimento do ator como ladrão pela semelhança física deles.

Após 16 dias, Romão foi solto da Cadeia Pública Patrícia Acioli no último dia 26 mediante um alvará de soltura. Na saída, ele afirmou que perdoa a mulher que o acusou. 

"Ela cometeu um erro. Pode acontecer com qualquer pessoa. Eu perdoo ela. Que Deus a ilumine. Que tudo dê certo na vida dela", disse. 

Mesmo solto, o delegado Niandro Lima afirmou que Romão ainda terá que responder na Justiça pelo processo de roubo, mesmo sendo inocentado e liberado da cadeia. 

“O procedimento policial [contra o ator] foi encerrado, mas isso deu origem a um processo e quem vai comprovar a culpa ou absolvição vai ser o juiz em uma sentença”, afirmou o delegado, que caracterizou a prisão do ato como “um equívoco”.

Lima disse que o roubo foi rápido, violento e que era noite, o que leva a crer que “nem a vítima, nem o policial civil agiram de má fé” e por isso não devem responder pelo crime de falso testemunho. 

O ator fez parte do elenco da novela “Lado a Lado”, da TV Globo. Formado em psicologia, nos últimos meses, trabalhava como vendedor em um shopping na zona norte do Rio e voltava para casa na hora da abordagem policial. (Correio)

0 14:06 - 07 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Erisson Luís de Aquino Salomão foi preso na noite desta quinta-feira, em Ilhéus, vestido com uma camisa de passeio da Polícia Militar.

Ele foi encontrado na Avenida Princesa Isabel com uma grande quantidade de drogas, dois revólveres, duas balanças de precisão, um carregador de pistola calibre 380, duas motos (uma com placa de identificação adulterada) e R$ 1.300,00 em espécie.

O rapaz foi atuado em flagrante e está detido na delegacia. Não foi confirmado se Erisson participa do curso de formação de novos PM´s. (RBN)

0 13:01 - 07 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Tamires Camilo de Oliveira, 20 anos, que residia no bairro Rua Nova foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira (7), nas proximidades do Rio Jacuípe, localidade da Cascalheira, no bairro da Pedra do Descanso, em Feira de Santana. O corpo estava em um terreno às margens da BR-116 Sul e possuia várias marcas de tiros no tórax, rosto e pernas. Segundo familiares, a mulher foi levada à força na noite passada (6), por quatro homens que estavam em um Celta preto. 

A mãe da vítima apontou um suspeito para a polícia, que já iniciou as investigações. A delegada plantonista Ana Cristina, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), presidiu o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). (Bocão News)
0 12:59 - 07 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Bandidos explodiram, na madrugada desta sexta-feira (7), caixas eletrônicos de uma agência do Bradesco na cidade de Morpará, no oeste da Bahia.

De acordo com informações da polícia da região, os assaltantes chegaram à cidade em dois veículos. Uma parte do grupo ficou em frente a residências de policiais que estavam de folga e outra seguiu para a agência, onde os caixas haviam sido abastecidos na tarde de quinta-feira (6).

Houve tiroteio, mas não há informações sobre feridos. A quantia levada pelos bandidos, que fugiram, não foi divulgada. (BN)

0 21:29 - 06 de Mar // Léo Valente | Polícia

Esteve no programa Fala Ipiaú, da rádio Educadora AM, Abílio dos Santos da Cruz, que denunciou estar a sua companheira supostamente amamentando um bebê recém nascido de oito dias ao tempo em que é usuária e dependente de crack.  Abílio já foi manchete nos blogs da cidade por ter sido agredido pela esposa, na ocasião atingido por golpe de faca e queimado com água fervente.

No programa, Abílio ainda relatou que outra criança filha da mesma mulher, fruto de outro relacionamento, teria chegado a ser vendida em determinada ocasião por cinquenta reais para um casal do Rio de Janeiro.  Ele também contou que a casa onde morava até recentemente, no bairro Santana, foi derrubada pelos "nóias". A referida mãe, segundo o denuciante, é costumeira em roubar objetos e alimentos da casa.

Conforme Abílio, que ainda é pai de outra criança de dois anos, a sua companheira estaria amamentando constantemente um bebê de oito dias ainda sob efeito do crack, uma das drogas mais devastadoras da atualidade.  Ele também registrou já ter prestado queixa e tentado internar várias vezes a mulher mas até o momento não obteve sucesso.

( Ipiau on Line )

0 21:21 - 06 de Mar // Léo Valente | Polícia

Um adolescente de 17 anos tentou assaltar um supermercado na cidade de Brumado, a cerca de 550 quilômetros de Salvador, e acabou baleado por um Policial Militar. O autor do crime usava uma arma de brinquedo durante a ação e está detido em um hospital.

O crime aconteceu por volta de 19h da última quarta-feira (5), na avenida João Paulo, no bairro Olhos D'Água. De acordo com o delegado de Brumado, Rafael Araújo, o autor da tentativa de assalto estava "Portando artefato que aparentava uma arma de fogo. Era muito semelhante".

Um comparsa aguardava do lado de fora do estabelecimento com uma motocicleta enquanto o jovem de 17 anos estava dentro do supermercado. Ele anunciou o assalto e ameaçou matar os clientes, quando foi surpreendido por um Policial Militar que estava à paisana no local.

"O rapaz estava aparentemente com a arma apontada para a mulher do PM, que estava no caixa", relata o delegado Rafael. Logo em seguida o Policial atirou na virilha do adolescente, que está detido em um hospital da cidade.

O autor do crime chegou a roubar R$300 do caixa do supermercado, mas o valor foi recuperado. O comparsa que aguardava o jovem de 17 anos do lado de fora do supermercado fugiu e sua identidade ainda é investigada pela polícia.

( Correio )

0 18:59 - 05 de Mar // Djalma Macedo | Polícia

Um paciente fugiu do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (5). Ele estava sob custodia de policiais militares desde a última sexta-feira (28), quando foi baleado durante uma troca de tiros com policiais rodoviários federais. O local do confronto não foi divulgado. De acordo com a polícia, Donizete Brandão Oliveira, conhecido como Pé de Ferro, foi preso pela prática de assalto e como estava baleado foi levado para o centro cirúrgico do hospital. Segundo informações, a fuga aconteceu durante a troca de plantões. O preso, que ainda se recuperava da cirurgia, estava com algemas folgadas e contou com a ajuda de um adolescente para fugir. O diretor do hospital, José Carlos Pitangueiras, informou que não tem detalhes sobre a fuga e que cabe à polícia apurar o caso, uma vez que o detento estava sob custódia dos militares. Ele informou ainda que o papel do hospital de cuidar da saúde do paciente foi cumprido. O fugitivo ainda não foi localizado. Ele seria encaminhado para o Conjunto Penal de Feira de Santana após receber alta.

Informações do repórter Aldo Matos 

0 14:31 - 05 de Mar // Elaine Brito | Polícia

O Carnaval de Salvador de 2014 teve redução de 28% na violência e de 30% nas ocorrências registradas no sistema de saúde. Os números foram apresentados na manhã desta quarta-feira de cinzas (5), pelo governador Jaques Wagner e secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, em entrevista coletiva realizada no Hotel Sheraton, no Campo Grande, em Salvador.

Ainda de acordo com o balanço do governo estadual, a produtividade policial também foi positiva com aumentou em 29. “É uma queda no lado negativo do problema e um aumento semelhante no lado positivo. Do ponto de vista do que é competência do Estado, este foi o melhor Carnaval dos últimos oito anos. Sem dúvida nenhuma isso é fruto de um trabalho cada vez melhor das polícias, uma organização melhor da festa e uma consciência das pessoas de que o Carnaval é para brincar, e não para se brigar”, declarou o governador.

Em números, foram 828 delitos. Ano passado, foram 1.150. O governador acredita que esse trabalho tem a ver diretamente com o que ele chamou de "aumento da produtividade policial". Isso significa que a policia apreendeu e retirou mais gente do circuito que, no julgamento das autoridades, ia para o carnaval com a intenção de praticar a violência.

Maurício Barbosa ressaltou que o trabalho preventivo nos pórticos de entrada foi importante para fazer este tipo de triagem. Este tipo de prevenção, além do trabalho feito no meio do circuito, ajudou a retirar de circulação muitas armas,a maioria delas armas brancas: facas, estiletes, garrafas de vidros, espetinho de churrasco.

Ainda segundo Barbosa, é impraticável colocar policiamento preventivo em todas as entradas e saídas do carnaval. Cerca de 150 em todos os circuitos. "É impossível envelopar o carnaval de salvador. É um carnaval de rua. Para fazer isso, teria de ser um local fechado. No Rio de Janeiro fizeram o sambódromo, mas se fizéssemos isso aqui descaracterizaria a tradição do carnaval de salvador". (Bocão News)

0 13:14 - 05 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Os foliões vão poder resgatar os documentos que perderam durante o Carnaval de Salvador. A entrega será feita a partir da próxima segunda-feira (10) no posto de atendimento do SAC do Shopping Barra, das 8h às 18h. O serviço será realizado pela Polícia Militar (PM) nos próximos 30 dias. Após esse período, os documentos serão enviados aos órgãos expedidores. Interessados podem verificar o que foi recolhido nos circuitos da festa através do site da PM, no link “documentos perdidos”. Turistas que estão em Salvador e deixarão a cidade antes de segunda podem solicitar a devolução no Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, mediante comprovação da passagem. Informações do A Tarde

0 17:33 - 04 de Mar // Elaine Brito | Polícia

A Polícia Militar e Federal em Goiás investiga um mistério que envolve mais de R$ 1,3 milhão, entre notas de reais e dólares. O dinheiro foi encontrado nesta terça-feira (4) dentro de um carro estacionado no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

O carro, uma picape Strada vermelha, estava estacionada no aeroporto desde a quinta-feira (27), e está registrado em nome de uma mulher. O veículo estava com as portas destravadas. Além do dinheiro, as chaves e documentos do carro estavam dentro de um envelope no automóvel. Para a polícia, alguém iria recolher o material quando chegasse ao aeroporto. A suspeita era de que o dinheiro fosse de arrombamento de caixas bancários. A suspeita foi descartada após conferência das notas, separadas em maços e alguns com lacres de papel da Caixa Econômica Federal. No total, são US$ 507 dólares e R$ 95 mil.

Algumas notas estão marcadas. A PF já pediu imagens do circuito interno do estacionamento para investigar o caso. O dinheiro será depositado em uma conta de responsabilidade da Justiça Federal. Ainda há hipóteses de que o dinheiro esteja ligado à tentativa de evasão de divisas, lavagem de dinheiro ou tráfico de drogas. (BN)

0 13:19 - 04 de Mar // Elaine Brito | Polícia
Uma suposta declaração do vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, no último sábado (1), quando ele se apresentava no circuito Dodô, em Salvador, teria deixado alguns policiais revoltados. Em conversa com o Bocão News, o vereador Marco Prisco (PSDB) e coordenador-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra), detalhou o fato. Segundo o tucano, o artista teria falado “basta chegar a polícia em Ondina que começa a violência policial”.
"Isso é um absurdo. Uma pessoa por quem até então tinha uma admiração muito grande fazer algo desse tipo. Ele já fez campanha publicitária usando roupa da polícia. A maioria dos policiais que foram obrigados a ouvir esse absurdo era sócio da Aspra. Quer dizer, jogou a população contra a tropa”, disparao vereador. Ainda em conversa, Prisco garante que a Associação vai acionar a Justiça contra o cantor.
No entanto, uma autoridade policial que conversou com Bocão News e preferiu não se identificar, confirmou que o cantor realmente deu essa declaração, mas o caso já foi contornado.
0 10:19 - 04 de Mar // Djalma Macedo | Polícia

Diogenes de Albuquerque Aguiar, 38, conhecido por Dinho de Gegéu, foi encontrado morto por volta das 21h desta segunda-feira (03), em um local conhecido como curva do Tururim, na Rua 135, em São Felix, no Recôncavo baiano. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, a Polícia Militar informou que o corpo da vítima foi encontrado por populares com a marca de um tiro na cabeça. Ainda de acordo com as informações, Dinho possuía diversas passagens pela polícia. A PM fez buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso. O corpo foi removido para o IML de Santo Amaro. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

0 15:45 - 03 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Dois homens mascarados invadiram uma residência no Beco dos Canudos, em Maragogipe, e atiraram em José Garcia Neves enquanto ele dormia, na tarde deste domingo, (2).

Segundo informações da Polícia Militar, momentos antes do assassinato a vítima estava em um bar com colegas, e em seguida foi até a casa de um conhecido, quando os dois mascarados surgiram. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Sem serem abordados, os mascarados saíram andando tranquilamente pelas ruas após o crime.

As máscaras fazem parte da tradição do Carnaval maragogipano, que é reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Imaterial desde 2009. Os grupos de mascarados surgiram nas antigas famílias do município, inspirados no Carnaval de Veneza e mantendo-se até os dias atuais.

Em sua página na internet, o blogueiro Zevaldo Souza desabafou. “O caso já está fazendo toda a comunidade maragogipana repensar a sua própria história e cultura. O que podemos fazer para evitar que casos como este voltem a se repetir?”.

0 13:33 - 03 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Uma operação realizada pela prefeitura apreendeu mais de 1500 armas brancas nos circuitos de carnaval de Salvador. A operação, realizada nos três primeiros dias da festa pela Sucop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), resultou na apreensão de objetos como facões, facas, barra de ferro e martelos eram utilizados por ambulantes.

Além das armas o órgão apreendeu também 1.316 espetinhos de churrasco, objeto proibido de ser utilizado desde o carnaval do ano passado, por conta do número de ocorrência de brigas entre foliões que utilizavam o objeto como arma.

A sucop apreendeu ainda 257 litros de bebidas artesanais, entre elas uma conhecida como “príncipe maluco” substância com alto teor alcoólico. Alimentos estragados como queijo qualho e carne também forma apreendidos. (Record Bahia)

0 09:49 - 03 de Mar // Nadia Santos | Polícia

Deilton Santos Correia, de 33 anos, natural de Santo Antônio de Jesus, que trabalhava com bomba injetora, foi assassinado  na cidade de Teolândia.

Segundo a irmã Denise, Deilton tentou separar uma briga no bar de um amigo e foi alvejado por vários tiros. Ele e outro rapaz  de nome não identificado morreu . No momento em que Denise entrou em contato com a rádio Andaiá FM, o corpo do irmão assassinado  por volta das 20 h de ontem, ainda não tinha sido removido pelo Departamento de Polícia Técnica- DPT. A vítima tem 3 filhos.

Ela não tem informação se a remoção será feita pelo DPT de Santo Antônio de Jesus ou de Valença. Ela pede ajuda para que o levantamento cadavérico seja   feito de imediato, pois o sofrimento da família tem sido grande. 

0 22:22 - 02 de Mar // Uilson Campos | Polícia

Dois homens mascarados invadiram uma residência no Beco dos Canudos, em Maragogipe, e atiraram contra José Garcia Neves enquanto ele dormia, na tarde deste domingo, (01). Segundo informações da Polícia Militar, momentos antes do assassinato a vítima estava em um bar com colegas, e em seguida foi descansar  na casa de um conhecido, quando os dois mascarados surgiram atirando. José Garcia não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Sem serem abordados, os mascarados saíram andando tranquilamente pelas ruas após o crime.

As máscaras fazem parte da tradição do Carnaval maragogipano, que é reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Imaterial desde 2009.  Os grupos de mascarados surgiram nas antigas famílias do município, inspirados no Carnaval de Veneza e mantendo-se  até os dias atuais.

Em sua página na internet, o  blogueiro Zevaldo Souza desabafou. “O caso já está fazendo toda a comunidade maragogipana repensar a sua própria história e cultura. O que podemos fazer para evitar que casos como este voltem a se repetir?”.

 

 

0 13:41 - 01 de Mar // Elaine Brito | Polícia

Um policial revoltado com o tratamento diferenciado que os praças (soldados) supostamente recebem no Camarote da PM (circuito Barra – Ondina) resolveu externar o descontentamento rasgando e queimando a camisa que dava acesso ao espaço na quinta-feira (27). O militar postou um vídeo no youtube onde ele faz um desabafo.

"O motivo dessa indignação, é devido ao tratamento diferenciado em que os praças tem nesses camarotes em que é subdividido entre os oficiais, no qual é open bar, e o camarote dos praças não tem direito a nada, apenas a visão da avenida. (....) eu digo não a esse tratamento diferenciado, eu digo não a esse apartheid (separação), segregação. Minha dignidade tem valor", desabafou o policial. (Bocão News)

0 19:58 - 28 de Fev // Uilson Campos | Polícia

Um casal, natural de Conceição do Almeida, foi encontrado morto dentro de casa na manhã desta sexta-feira (28) no bairro de Águas Claras, em Salvador. A primeira suspeita levantada pelos investigadores da 3ª companhia Independente da Polícia Militar, é que Silvano de Jesus Santos (Guelé), 27 anos, açougueiro, teria assassinado a companheira Elisângela de Oliveira de Jesus (Kika), 22 anos, com tiros na cabeça e tórax e logo depois se suicidado com tiro na cabeça.

Os corpos foram encontrados na manhã de hoje, por volta das 7h30, na residência do casal na rua Doutor Jorge Costa Andrade. A mãe de Elisangela desconfiou depois que a filha não apareceu
para trabalhar. De acordo com testemunhas, houve uma briga dentro da casa durante a madrugada e algumas pessoas escutaram o barulho dos tiros, mas ninguém chamou a polícia. Silvano, que trabalhava como açougueiro, sentia ciúmes da companheira e isso teria motivado o crime. Ainda de acordo com testemunhas, a briga teria iniciado porque ele era contra a decisão da mulher de ir para o Carnaval.

Elisangela foi encontrada com marcas de tiros na região da cabeça e do tórax. Silvano se matou com um tiro na cabeça. Equipes da 3ª companhia Independente da Polícia Militar (3ª CIPM/Cajazeiras) estiveram no local hoje pela manhã. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica. O Sepultamento de Kika ocorrerá amanhã, dia 01 de Março, no município de Conceição do Almeida. O Sepultamento de Silvano não foi informado. (Correio)

0 13:07 - 28 de Fev // Elaine Brito | Polícia

Uma agência do Banco do Brasil foi assaltada e em seguida saqueada por moradores na madrugada desta quinta-feira (27) na cidade de Piritiba.

Homens fortemente armados atiraram em uma viatura da Polícia Militar e em um supermercado antes de invadiram a agência e explodir o local. Os criminosos fugiram e queimaram um veículo na localidade de Areia Branca.

Moradores da região foram até a agência saquear o dinheiro que ficou no local após a ação. De acordo com a polícia, os saqueadores serão indiciados. Informações do Morro Notícias. (BN)

0 13:05 - 28 de Fev // Elaine Brito | Polícia

O primeiro dia do Carnaval de Salvador foi considerado tranquilo para as polícias Civil e Militar.

De acordo com dados apresentados em reunião realizada no Quartel dos Aflitos, da noite desta quinta-feira (27) até as 7h desta sexta (28), nenhuma ocorrência grave foi registrada nos três circuitos.

Ao todo, foram 43 furtos - contra 68 no ano passado-, e 19 ocorrências de lesões corporais leves, com 91 pessoas conduzidas às delegacias, três em flagrante. Houve quatro roubos no circuito Dodô (Barra/Ondina) e no centro, contra 15 em 2013. A polícia apreendeu ainda quatro armas brancas. (BN)

0 17:34 - 27 de Fev // Elaine Brito | Polícia

Uma briga de rua terminou de forma trágica na tarde desta quinta-feira (27) no bairro de Plataforma. Neison Casaes de Oliveira foi socorrido por policiais Militares da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), guarnição 1422, composta pelos soldados Cirineu, Apoenna e Bruno, após uma briga na Rua Manoel Monte. Ele teve um facão cravado nas costas após receber golpes da arma branca.

Neison foi socorrido para o hospital do Subúrbio em estado grave e permanece internado. O autor da tentativa de homicídio ainda não foi preso. Nas fotos exclusivas do Bocão News, é possível observar, que a vítima chegou ao hospital com o facão cravado nas costas. (Bocão News)
0 14:34 - 27 de Fev // Elaine Brito | Polícia

Moradores de Piritiba, distante 321 quilômetros de Salvador, viveram momentos de terror na madrugada desta quinta-feira (27).

De acordo com informações da polícia, pelo menos 20 bandidos armados invadiram a cidade e explodiram a agência do Banco do Brasil. Antes eles cercaram as casas dos policiais e a sede da Polícia Militar para evitar a ação. Também alvejaram uma viatura.Ainda segundo a polícia, os bandidos fugiram levanto quantia que não foi informada. Com as explosões, os caixas eletrônicos e a agência foram destruídos. Alguns moradores aproveitaram para pegar algumas cédulas que ficaram sobre os escombros.

Os bandidos incendiaram um veículo nomeio da estrada para dificultar o trabalho da polícia.Policiais de cidades vizinhas realizaram buscas na região para tentar encontrar o grupo, mas ninguém foi preso. Na ação não houve registro de pessoas feridas. O crime está sendo investigado. (Bocão News)

0 14:22 - 27 de Fev // Elaine Brito | Polícia

Um homem foi morto na tarde desta quarta (26), na cidade de Feira de Santana, segunda maior população do estado da Bahia e que fica há 110 km de Salvador.

Segundo informações do Acorda Cidade, o cidadão foi morto na travessa Rondônia, no bairro Queimadinha, subúrbio da cidade. A Polícia Civil ainda não conseguiu a identificação do rapaz, mas segundo amigos que estavam perto do local, relataram que ele é conhecido como Igor Kannário, pela sua semelhança física com o cantor, ex-“A Bronkka” e conhecido como “Príncipe do Guetto”.

Até o momento, não se sabe qual a motivação e muito menos quem efetuou os disparos que mataram Kannário. O seu corpo já está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) esperando apenas a sua família fazer o reconhecimento do indivíduo. Este é o primeiro assassinato em Feira de Santana, depois de quatro dias sem nenhum registro de homicídio.

Vale lembrar que a cidade teve uma diminuição de 33% em seus índices de criminalidade em 2013, o que chamou a atenção do governador do estado, Jaques Wagner. (Varela Notícias)

0 13:59 - 27 de Fev // Elaine Brito | Polícia

Uma ‘brincadeira’ nada engraçada foi parar em uma delegacia de Salvador. Um cassetete, normalmente utilizado por policiais militares para defesa pessoal, foi apreendido depois que policiais encontraram escrito no objeto o nome do hit da banda Psirico: o Lepo Lepo. A foto foi enviada por um leitor do Bocão News que preferiu não se identificar.

Ele não deu detalhes da autoria do feito, mas disse que o caso vai ser investigado por promotores do Ministério Público. Durante o período de carnaval é comum cenas de excesso por parte de alguns policiais militares e a suspeita é que a arma seria utilizada durante os dias de folia na capital baiana.

0 07:14 - 27 de Fev // Nadia Santos | Polícia

Quatro organizações não governamentais (ONGs) que vinham atuando irregularmente como forças policiais em festas populares foram alvos de oito mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (26). Segundo a Polícia Civil, as ONGs estavam fabricando fardas e carteiras para conseguir acesso gratuito a ônibus, eventos, estádios e cinemas, mesmo sem ter tal autoridade..

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelas 1ª e 2ª Varas Criminais de Salvador. Investigadores da Coordenação de Operações Especiais (COE) cumpriram a ação nesta manhã nas sedes das ONGs Interbusca Desaparecidos, na Avenida Sete de Setembro, Interbusca Bahia, no Matatu, Gapinj – Grupo de Agente de Proteção a Infância e Juventude, na Liberdade, Ropinju-DH – Rede de Oficiais de Proteção da Infância, Juventude e Direitos Humanos, instalada na Mouraria, e nas casas dos respectivos presidentes.

Nos locais, foram apreendidos carteiras de identificação, bastões, radiocomunicadores, documentos, fardas, computadores e até um revólver de calibre 38. O material, segundo a polícia, seria usado pelas organizações durante o Carnaval 2014.

0 16:16 - 26 de Fev // Elaine Brito | Polícia

Os amigos do ator, que esperavam na porta do presídio, gritaram em coro o nome do rapaz e se emocionaram com a saída dele.

"A gente lutou por isso. Conheço ele desde a infância, sei da índole dele. Que agora comece a batalha para inocentá-lo de vez e que isso não aconteça mais", disse chorando o ator Vinícius Melich, 25, amigo de Romão.

"Uma injustiça, racismo, preconceito. Ele não fez nada pra ninguém. Todos os amigos se mobilizaram para ajudar ele. Todo mundo está aliviado agora", afirmou emocionada a modelo Beatriz Monteiro, 22, amiga do ator.

O alvará de soltura de Romão foi expedido ontem. A chegada do documento, no entanto, atrasou por falta de luz na Central de Mandados de Alcântara, em São Gonçalo.

A decisão foi decretada pela 33ª Vara Criminal após pedido de habeas corpus do advogado do jovem, Rubens Abreu.

Na manhã de ontem, a copeira Dalva Moreira da Costa, vítima do roubo, voltou à delegacia do Engenho Novo (zona norte) e prestou novo depoimento. Ela afirmou que se enganou ao fazer o reconhecimento do ator como ladrão pela semelhança física deles.




Colunistas


Classificados