Seria até interessante o prefeito encaminhar para regularizar tudo isso através de um reforma administrativa que a gente espera para poder votar na câmara
disse Drº e vereador Francisco Freire sobre denúncias de "supersalários" 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Bahia

0 13:31 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Motoristas que trafegam pela capital baiana enfrentam dificuldades nesta quinta-feira, dia 10, devido à chuva forte que atinge a cidade desde esta quarta-feira, 9. Além dos condutores, a população da cidade também tendo problemas para se deslocar pela cidade. (A TARDE)

0 13:25 - 10 de Out // Léo Valente | Bahia

Em um só lance, o governador Jaques Wagner (PT) adiantou que o candidato do partido ao Palácio de Ondina será escolhido em pouco mais de um mês e , ao mesmo tempo, reduziu para três o número de petistas no páreo de 2014. Ao conversar, ontem, dia 9, com radialistas do Sul e Baixo Sul baiano, Wagner revelou que vai anunciar a decisão em 15 de novembro, dia da Proclamação da República, e disse que a disputa interna está fechada agora em torno de três nomes: o senador Walter Pinheiro e os secretários José Sérgio Gabrielli (Planejamento) e Rui Costa (Casa Civil). Ou seja, o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano está definitivamente fora do xadrez da sucessão. (Correio)

 

 

 

0 13:17 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

“Teremos em Maraú projetos modelos de aquicultura e pesca, a exemplo de fazenda de algas para fazer sabonete, de produção de ostras e tanques rede, entre muitas outras atividades que servirão de exemplo para toda a Baia de Camamu e para o Brasil, tanto na capacitação de pescadores e marisqueiras como de estudantes do Instituto Federal Baiano (IFbaiano)”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao assinar convênio com o IFbaiano para a implantação do Centro de Estudos Costeiros de Pesca e Aquicultura (CECPA), na Estação de Campinhos, em Maraú.

Durante o mesmo ato, que contou com as presenças do governador Jaques Wagner e do presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, além da prefeita do município, prefeita Maria das Graças Viana, e centenas de pescadores, foram entregues 60 embarcações de fibra de vidro, com motor de popa a óleo e equipamentos de salvatagem. O município possui cerca de 1.800 pescadores cadastrados, o que representa cerca de 8% da população de Maraú.

Eduardo Salles afirmou ainda que “teremos aqui em Marau todas as possibilidades para pesquisarmos e fazermos os ajustes necessários para avançarmos na sustentabilidade pesqueira de todos os municípios banhados pela Baía de Camamu”. De acordo com o diretor de Pesquisa do IFBaiano, José Rodrigues Souza Filho, o Centro de Estudos Costeiros de Pesca e Aquicultura vai atuar treinando pescadores e marisqueiras, formando mão-de-obra e desenvolvendo novas tecnologias de pesca, além de focar também o turismo náutico. Ele lembrou que a Baía de Camamu, onde Maraú está inserida, é a terceira maior baía do Brasil, depois da Baía de Todos os Santos (BTS) e da Baía de Guanabara, aparecendo também como a terceira maior em produção de pescado, atrás da BTS e da Baía Norte, em Santa Catarina.

 Projeto Renovar

“Não dar o peixe, mas ensinar a pescar, capacitando os pescadores a construir e conservar suas embarcações”. Essa é a filosofia do Projeto Renovar, conforme explicou o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Cássio Peixoto. Ele destacou que “até o final do ano serão entregues mais 800 embarcações para atender outras 2.400 famílias de pescadores do litoral e da bacia do São Francisco”.

Cássio lembra que todo o projeto, que conta também com a participação da Sedir/CAR, tem repercussão nas áreas ambiental, econômica e social. “O Renovar diminui a pressão para extração da madeira da Mata Atlântica, habilita jovens empreendedores para trabalhar no segmento da construção naval artesanal, e disponibiliza para milhares de famílias um importante meio de produção, uma vez que os pescadores aprendem a construir canoas”, acrescenta Peixoto, explicando que “esse é um programa estruturante, que vai dar sustentabilidade à cadeia da pesca, gerando renda e garantindo segurança para o pescador no mar”.

Nesta primeira etapa, 60 barcos de fibra foram construídos por técnicos que capacitaram os pescadores na construção e conserto dos barcos, caso no futuro sejam avariados. O projeto pretende alcançar toda a Bahia e, para que isto seja efetivado, a Secretaria da Agricultura, no final do ano passado, apresentou um catalogo de projetos incluindo este, aos deputados estaduais e federais e aos senadores baianos sugerindo que emendas parlamentares fossem disponibilizadas para tal fim. “Hoje é um dia de alegria para Maraú. Esse projeto significa geração de renda, melhores condições de vida e segurança para os pescadores”, disse a prefeita Maria das Graças Viana, destacando que, apesar da abundância de peixe nas águas da península, o município sofre com o desabastecimento de pescado, por falta de condições dos pescadores. “Agora essa realidade será transformada”, afirmou, explicando que os 180 pescadores selecionados, na maioria, não possuíam barcos, pescavam em embarcações emprestadas ou de forma artesanal.

 Estaleiros

 

 

O programa constitui-se na implantação de estaleiros itinerantes, onde pescadores selecionados aprendem a construir as embarcações de fibra com motor de popa, de 7,04 metros de cumprimento por 1,45. Todo processo dura quatro dias, ministrado por técnicos experientes da Bahia Pesca. O objetivo do projeto é renovar a frota dos pequenos pescadores, substituindo as canoas de madeira, que além da dificuldade de recuperação, encontraria barreiras de natureza ambientais. Na península de Maraú existem 153 embarcações velhas, das quais 60 estão sendo substituídas agora.

0 13:02 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Uma população de cerca de 27 mil pessoas será beneficiada com a implantação do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, que atenderá 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. A execução está a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos de R$ 79,6 milhões garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção. A ordem de serviço para execução das obras será dada neste sábado (12), na presença do governador do estado, Jaques Wagner, pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

A elaboração do projeto executivo do sistema foi uma parceria com o governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB). A captação de água será feita por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho, e daí conduzida por tubulação de 350 milímetros de diâmetro e 371,4 km de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes.

Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais, e terão capacidade de atender, com água tratada de qualidade, a uma população de cerca de 40 mil pessoas, projetada para 2028. A realização de quase 4 mil novas ligações domiciliares está também prevista no contrato. “Com esta grande obra de infraestrutura hídrica cuja captação será feita a partir do rio São Francisco, o governo federal, por meio da Codevasf e em parceria com o governo estadual, estará levando água tratada em quantidade e qualidade para Campo Alegre de Lourdes e para a zona rural de Pilão Arcado e Remanso, realizando assim um sonho desta população”, afirma o presidente da Codevasf.

 Benefícios para a população

0 11:04 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Para o turista que pretende curtir o Festival de Lençóis neste final de semana (10 a 12/10), na Chapada Diamantina, opções de passeios durante o dia não vão faltar. Tem passeio para todos os gostos. Uma opção interessante é o Poço do Diabo, onde os mais destemidos podem saltar do trampolim a 22 metros de altura e também praticar rapel e tirolesa. O rapel tem 22 metros de descida e termina num esplêndido lago, com 80 metros de comprimento e 50 de largura. Ideal para os que estão começando no esporte, por possuir uma altura moderada, o Poço do Diabo está localizado próximo ao Rio Mucugezinho, local com boa estrutura para receber o turista.

Outro passeio imperdível é contemplar o pôr do sol a 1.120 metros de altitude, no alto do Morro do Pai Inácio, com vista panorâmica para a Serra do Sincorá, o Morrão e os morros dos Três Irmãos e do Camelo. A caminhada até o topo do morro leva apenas 30 minutos. Para quem não quer se cansar e está à procura de sombra e água fresca, a parada oficial é a gruta da Pratinha. Um dos pontos mais visitados na Chapada Diamantina, a gruta oferece opção de flutuação, onde é possível apreciar, através das águas azuis transparentes, os mais diversos peixes coloridos e formações rochosas. Para isso, o turista vai precisar alugar snorkel, colete, máscara de mergulho e estar acompanhado de um guia. A gruta termina em um imenso lago, que mais parece uma praia. Por ali, a pedida é fazer uma tirolesa de 85 metros, a 12 metros de altura, dar um mergulho ou relaxar na beira do lago.

 Na fazenda da Pratinha, fica também a Gruta Azul, um lago translúcido que ganha tons azulados entre 14h e 15h (de abril a setembro), quando um feixe de sol invade uma abertura na rocha. A refração permite visualizar o fundo da caverna, que chega a 70 metros. Para quem gosta de caminhar, mas sem a companhia do sol, vale conhecer a gruta da Lapa Doce. Considerada a terceira maior gruta do país, é possível ver bem de perto as formações de estalagmites e estalactites. O passeio dura em média 1h30 e é feito sob a luz de um lampião. A Lapa Doce tem em média 17 km mapeados, mas apenas 850 metros permitidos à visitação. Há também outras opções próximas à cidade, como as cachoeiras do Sossego e Ribeirão do Meio, que é um tobogã natural. (Jornal da Mídia)

0 10:49 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Policiais civis da 4a Coordenadoria Regional da Polícia Civil (4a Coorpin), de Santo Antônio de Jesus, entraram em confronto com traficantes no município de São Roque do Paraguaçu. Na ação, morreu Luis Carlos Oliveira Reis, de 25 anos, mas conhecido como “Junior Baiano”. Ele morava no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida, em Santo Antônio de Jesus. A Polícia chegou até o esconderijo do traficante através de denúncias anônimas. Segundo divulgou o site Bahia na Web, quando a guarnição da Polícia Civil chegou ao local, foi surpreendida a tiros, e revidou. Durante a troca de tiros com os policiais,  três bandidos foram baleados, entre eles, o Júnior Baiano, também conhecido pelo apelido de “Júnior do bairro São Paulo”. Os comparsas de Júnior Baiano baleados foram levados pela própria polícia para o hospital deNazaré das Farinhas, mas chegaram mortos. Eles ainda não foram identificados. Segundo informação da polícia, com os bandidos foram encontradas três armas, entre elas duas pistolas automáticas. "O Junior já possuía várias entradas na polícia por tráfico de drogas, além de constar prisão preventiva contra ele", disse o coordenador da Polícia Civil, delegado Paulo Guimarães. A quadrilha era apontada como responsável por assaltos e tráfico de drogas na região.

Cristina Pira, com informações Bahia na Web

 

 

 

0 10:27 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

A travessia marítima Salvador-Mar Grande foi suspensa na manhã desta quinta-feira (10), devido às condições impróprias para navegação na Baía de Todos os Santos, com fortes ventos e mar agitado, informou a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). O serviço só será retomado se houver melhora do tempo, segundo a associação. Também não estão operam as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. Já a linha marítima entre Salvador e Morro de São Paulo é feita com conexão em Itaparica. Os catamarães saem do Terminal Náutico, no Comércio e atracam em Itaparica, onde os passageiros desembarcam e seguem via terrestre até a Ponta do Curral, em Valença. De lá, atravessam para Morro.

0 10:25 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Após adiar a visita que faria a Salvador ontem, quarta-feira (9), a presidente Dilma Rousseff deverá vir à capital baiana na próxima terça (15) para participar da cerimônia de assinatura do contrato com a Companhia de Participações em Concessões (CPC) para a conclusão da linha 1 do metrô e construção da linha 2. A nova data foi acertada entre Dilma e o governador Jaques Wagner, segundo a assessoria do chefe do Executivo baiano. A cerimônia está prevista para as 8h30 de terça, no mesmo local onde ocorreria o ato desta quarta: o Gran Hotel Stella Maris. No mesmo dia, a presidente deve entregar em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. (Bahia Notícias)

0 10:19 - 10 de Out // Nadia Santos | Bahia

Está em andamento desde a madrugada desta quinta-feira (10/10), em Salvador, a operação “Bala na Agulha” de combate a esquema de sonegação fiscal responsável por causar prejuízos de R$ 28 milhões aos cofres públicos estaduais.

A ação é realizada pela Força-tarefa formada pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz-Ba), de Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública – Dececap -, e Ministério Público Estadual (MPE).

O objetivo é desarticular grupo, liderado por empresário e esposa, que  constituía empresas em nome de “laranjas”, e que apresentava valores de compras divergentes dos indicados por seus fornecedores à Sefaz-Ba, tudo isso visando o não pagamento dos tributos devidos.

Cinco mandados

0 22:57 - 09 de Out // Cristina Pita | Bahia

Após o suposto caso de racismo denunciado pelo vereador Cristiano Sena (PT), que acusa um colega parlamentar de tê-lo agredido verbalmente no último mês, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (SEPROMI) e a Rede de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa, realizam nesta sexta-feira (11), às 17h, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, uma audiência pública para debater os recentes casos de racismo institucional registrados na região.

O tema voltou à discussão na última semana quando o vereador do PT afirma que foi chamado de preto, descarado e vagabundo, pelo seu colega de Casa,  ao final de uma sessão. Na ocasião, o deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Yulo Oiticica (PT), realizou no município um ato de repúdio com a participação de representantes de grupos religiosos, movimentos sociais, populares e estudantis, que juntos protestaram contra o preconceito.

Nesta sexta-feira (11), Yulo, que também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba, estará presente na audiência, ao lado do secretário da SEPROMI, Elias Sampaio, defendendo a não impunidade de casos de racismo. “Estamos falando de um crime inafiançável, que não pode ficar impune. Não podemos aceitar que um vereador se dirija ao outro cometendo um crime tão rasteiro, tão pequeno e mesquinho que certamente envergonha aqueles que o elegeu. E tão pouco tolerar que em pleno século 21 a gente ainda tenha esse desrespeito aos seres humanos. Nós estamos falando da raça humana e é lamentavel, que nessa mesma raça humana tem espírito de luta, ainda tenha espírito de porco”, pontua. 

Ainda com o mesmo tema, uma segunda audiência, ainda sem data marcada, será realizada conjuntamente pelas Comissões de Igualdade Racial e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia

0 22:31 - 09 de Out // Cristina Pita | Bahia

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), divulgou nesta quarta-feira, 09, os Editais Nº 02/2013 e Nº 03/2013, referentes à seleção de estagiários do Ensino Superior e Ensino Médio, respectivamente. As inscrições estão abertas até o dia 25 de outubro, apenas pela internet. Os interessados devem acessar o sitewww.ufrb.edu.br/progep e preencher o formulário de inscrição, disponível no menu principal (à esquerda).

Podem se inscrever no processo seletivo candidatos que estejam matriculados como aluno regular no Ensino Médio (formação geral) ou Nível Médio Técnico, em instituições conveniadas com a UFRB. Neste caso, há oportunidades para os cursos de Formação Geral, Técnico em Administração, Técnico em Agroecologia, Técnico em Agroindústria, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Logística e Técnico em Segurança do Trabalho.

Para as vagas de Nível Superior, é preciso estar matriculado como aluno regular da UFRB ou instituições conveniadas. Há oportunidades para os cursos de Agroecologia, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Engenharia Civil, Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Pública, Gestão de Cooperativas, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Medicina Veterinária, Museologia, Pedagogia, Zootecnia, Administração, Direito e Pedagogia.

0 17:10 - 09 de Out // Elaine Brito | Bahia

 

  • Como anunciado em meados de setembro durante a divulgação do calendário cultural da Prefeitura de Salvador, o Dia do Samba, comemorado em dezembro, ganhará uma festa à altura na capital baiana. Em entrevista ao programa “O Sistema é Bruto”, na Rádio 100 (100,7 FM), o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, informou que o Festival do Samba será realizado no Largo do Santo Antônio Além do Carmo entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. A parte artística da festa será comandada pelo maestro Letieres Leite, da Orquestra Rumpilezz. Até agora, já foram iniciadas negociações para trazer os cariocas Paulinho da Viola e Mart’nalia e sambistas baianos como Nelson Rufino e Mariene de Castro. Na entrevista, Bellintani comentou também sobre o andamento das negociações para a vinda de Roberto Carlos ao Réveillon da Cidade, que acontecerá no Jardim de Alah. “A agenda está bloqueada. Eu não vou desmentir, porque a notícia vazou. As negociações estão avançadas, mas há uma questão de razoabilidade financeira também”, avaliou. O primeiro evento realizado dentro do calendário da nova gestão soteropolitana foi o Festival de Primavera, que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro.

 

  • Fonte: Bahia Notícias
0 15:52 - 09 de Out // Cristina Pita | Bahia

Agricultores familiares, pescadores artesanais e marisqueiras terão acesso aos serviços do Posto Avançado (Pavan), da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), implantado em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Além de facilitar na elaboração de projetos desenvolvidos especialmente para a localidade, o Pavan promoverá assistência técnica especializada aos agricultores, pescadores e marisqueiras, disponibilização da emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), distribuição de sementes e mudas, coleta de amostra do solo para análise, e capacitações. “Nós já selecionamos as áreas que serão atendidas, inicialmente, onde vamos diagnosticar as principais necessidades”, conta o chefe do Pavan, Alberto Tavares. Inaugurado no final de setembro, o Posto é fruto de uma parceria firmada entre a EBDA e a Prefeitura de Vera Cruz, através de um Convênio de Cooperação Técnica. O Pavan conta com uma equipe de dois técnicos e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretária de Desenvolvimento Social, Agricultura e Pesca, no centro da cidade de Mar Grande, sede do município.

1 15:29 - 09 de Out // Cristina Pita | Bahia

Um acidente entre um ônibus da empresa Regional e um caminhão deixou onze pessoas feridas, na BA-093, no final da manhã desta quarta-feira (9). O acidente aconteceu na altura do Km 6 da rodovia, próximo ao Projeto Terra Mirim. Entre os feridos estão um ocupante do caminhão e dez pessoas que estavam no ônibus. Duas viaturas, dois guinchos e uma UTI móvel foram encaminhadas ao local para ajudar no resgate das vítimas. Em nota, a Bahia Norte informa que cinco feridos foram encaminhados ao Hospital Eduardo Alencar, em Simões Filho, e outras cinco para o Hospital Geral de Camaçari (HGC). A vítima mais grave, que estava no caminhão, foi encaminhada pelo resgate da concessionária ao Hospital do Subúrbio.

 

 

0 15:27 - 09 de Out // Cristina Pita | Bahia

Dois mil e duzentos frangos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização na BR-367, no km 72, em Eunápolis (a 651 quilômetros de Salvador), na tarde de ontem, terça-feira (8). Segundo informações da PRF, dois caminhões foram abordados, com 1.000 e 1.200 frangos, respectivamente, sem guia de transporte animal GTA. Os motoristas foram conduzidos para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Os homens também foram notificados pelo transporte irregular. Segundo informações da PRF nesta quarta, 9, os frangos devem ser abatidos pelo órgão. A data para o sacrifício, no entanto, ainda não foi divulgada. (A TARDE)

0 09:36 - 09 de Out // Nadia Santos | Bahia


A guarnição do Pelotão Especial da 33ª CIPM  prendeu os indivíduos José Carlos dos Santos, 24 anos, e Roberto dos Santos de Jesus, 22 anos, vulgo “Beto”  no interior do ônibus intermunicipal Expresso Boipeba que fazia o trajeto Torrinhas-Valença. A operação ocorreu no Povoado da Jaqueira no município de Valença.

Com os mesmos foram encontrados dois revólveres calibre. 38 carregados que estavam sendo utilizados para a prática de diversos roubos na região de Valença e no Morro de São Paulo, mais 04 munições de revolver calibre. 38, e a quantia de R$ 2.036,00 em cédulas e R$ 202,80 em moedas, totalizando R$ 2.238,80.

Além disso, foram apreendidos os seguintes materiais oriundos  dos roubos: 01 celular de marca Nokia, 02 celulares de marca Samsumg, 01 celular de marca Alcatel, 01 celular de marca Motorola, 03 pendrives, 01 canivete, 03 correntes, 04 pulseiras femininas, 11 anéis, 01 relógio de marca Michel Max, roupas novas com etiquetas. Os indivíduos, juntamente com todo o material foram encaminhados à sede da 5ª Coordenadoria Policial.

Material apreendido

 

Fotos e informações da Polícia Militar

0 01:00 - 09 de Out // Cristina Pita | Bahia

Com a diretoria do Conjunto Penal de Eunápolis (a 660 km de Salvador), no extremo sul do Estado, suspeita de envolvimento com o crime na cidade, se evidenciou as falhas do sistema penitenciário baiano. Por conta disso, novas tecnologias já estão sendo empregadas no presídio de Eunápolis. Recentemente, a Smiths Detection, empresa de soluções de segurança, fechou um contrato com a Reviver, administradora do Conjunto Penal de Eunápolis, e vai fornecer novos equipamentos para inspeção de fluxo de pessoas de segurança para o presídio, como raio x para inspeção de pequenos itens, detectores de metais e o Body Scan, um scanner que permite detectar objetos escondidos no corpo humano. O B-Scan é o primeiro equipamento a ser instalado no interior do Estado e pode ser encontrado na Secretaria de Estado de Administração Penitenciaria e Ressocialização (Seap).

Com o recebimento destas tecnologias, será possível evitar situações constrangedoras para os visitantes e, principalmente, reforçar a segurança do local. Quem garante é Danilo Dias, da Smiths Detection Brasil. Segundo Dias, o B-Scan é o primeiro scanner corporal instalado dentro de uma Unidade Prisional operacionalizada por empresa privada, em sistema de cogestão, em todo o estado baiano. “Há altos índices de apreensão de armas, drogas e celulares dentro dos presídios. O B-scan é um scanner completo do corpo humano. Produz imagens de alta resolução de todas as partes do corpo humano, permitindo que os guardas prisionais detectem a tempo qualquer objeto mínimo ingerido, evitando que o contrabando entre nos presídios” explica.

No mês passado, o diretor do presídio de Eunápolis, Jabes Santana, e oito agentes penitenciários foram presos por determinação do juiz da Vara Crime e Execuções Penais, Otaviano Andrade Sobrinho, acusados de corrupção ativa, formação de quadrilha, tráfico de drogas, associação para o tráfico e facilitação à entrada de celulares e outros objetos na unidade, que abriga 450 presidiários.

Cristina Pita

 

Ouça o áudio
0 21:56 - 08 de Out // Elaine Brito | Bahia
  • O governo estadual começou a entregar, nesta quarta-feira (8), em toda a Bahia, 30 mil tablets para professores da rede estadual. Os dispositivos têm sete polegadas, capacidade para acessar a internet, fazer vídeos, fotos e usar aplicativos digitais, o que pode ajudar na melhoria do ensino e na aprendizagem. Os primeiros foram entregues durante videoconferência entre as 33 Diretorias Regionais de Educação (Direcs) em homenagem ao Dia do Professor, que é comemorado em 15 de outubro. Na ocasião, a Secretaria da Educação lançou o Prêmio Professor e o Selo Gestão Escolar, que vão reconhecer e divulgar boas práticas desenvolvidas pelos educadores e diretores na busca da qualificação do ensino.

Fonte: Bahia Notícias

0 21:47 - 08 de Out // Elaine Brito | Bahia
  • O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou, na tarde desta terça-feira, 8, o dissídio coletivo dos Correios, aprovando a proposta apresentada pela empresa e determinando o encerramento da greve da categoria. Os trabalhadores que aderiram à paralisação deverão retomar as atividades normais a partir da quinta-feira, 10. Embora algumas paralisações tenham começado no dia 12 de setembro, a greve geral aprovada pelos sindicatos associados à Fentect foi deflagrada oficialmente em todo o país no dia 17 de setembro.
  • Ficou decidido que os dias parados serão compensados, a fim de beneficiar a sociedade, normalizando o mais rápido possível a entrega de cartas e encomendas. A compensação deverá ser feita de segunda a sexta, em até duas horas por dia, no prazo de 180 dias.
  • O tribunal manteve o reajuste oferecido pelos Correios, de 8% nos salários, reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais 1,7% e de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.
  • Os ministros destacaram que o reajuste ofertado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está acima dos índices inflacionários do período, citando inclusive pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que demonstra que a maior parte das categorias no Brasil não obteve aumento tão significativo no primeiro semestre de 2013.
  • O tribunal também acatou integralmente a proposta dos Correios sobre o plano de saúde: manter na íntegra a cláusula 11 do acórdão vigente, que garante todos os atuais direitos dos trabalhadores - manutenção dos atuais beneficiários (inclusive pais do empregado que já estão cadastrados); cobertura de procedimentos; rede credenciada e percentual de compartilhamento; nenhum custo adicional, repasse ou mensalidade aos empregados. A respeito da mudança na gestão do plano, o relator do dissídio, ministro Fernando Eizo Ono, destacou que este é um assunto referente ao empregador, e não às representações sindicais.
  • Fonte: A Tarde
0 19:43 - 08 de Out // Priscila Braga | Bahia

 

  • As Universidades estaduais da Bahia irão paralisar as suas atividades acadêmicas nesta quarta-feira (9). O docentes reclamam sobre os atrasos nos processos de promoção, progressão, mudança de carga horária, déficit no quadro de vagas e o ferimento do direito dos professores garantidos por lei, como a impossibilidade de viagens, a trabalho, ao exterior. De acordo com nota enviada à imprensa, o "estrangulamento orçamentário" ficou pior a partir do decreto 14.710/13, de 14 de agosto, que impôs cortes no trabalho do funcionalismo do estado, o que causou impactos diretos e indiretos nas universidades estaduais. Ainda segundo a nota, os estudantes estão sendo prejudicados "pela falta de uma política séria de permanência estudantil, expressa na ausência de vagas nas residências estudantis, déficit de restaurantes universitários, precarização da infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão, entre outros problemas". As instituições reivindicam, desde 2010, o repasse orçamentário de, pelo menos, 7% a Receita Líquida de Impostos (RLI), com revisão do valor a cada dois anos, sem inferiorizar os números. Atualmente o valor não chega a 5% da RLI.Além dos docentes, os técnicos-administrativos reivindicam a regulamentação do plano de cargos, salários e carreira e reclamam sobre o preenchimento de vagas por prestadores de serviço e empresas terceirizadas.
  • Fonte: Bahia Notícias
0 19:24 - 08 de Out // Elaine Brito | Bahia
Em viagem a Brasília nesta terça-feira (8), o governador Jaques Wagner (PT) conversou com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre os conflitos entre índios e produtores rurais no sul baiano. De acordo com o governo do Estado, o ministro prometeu visitar pessoalmente a região no dia 25 deste mês. Segundo o governador, a agenda de Cardozo em Buerarema será elaborada de forma que possa ter contato com os índios e com os produtores rurais da região em conflito. Além dos dois, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, também participou da reunião no Ministério da Justiça. O governador também se encontrou com a presidente Dilma Rousseff e entregou documento assinado pelos 27 integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura, solicitando o restabelecimento dos convênios plurianuais firmados entre o governo federal, por meio do Ministério da Agricultura com as pastas, para promover a defesa agropecuária. Os secretários querem uma audiência com a presidente Dilma. A extensa agenda ainda teve ainda um encontro com o ministro do setor, Antonio Andrade, que prometeu não suspender a venda de milho subsidiado para ração animal em 18 pontos na Bahia. Na última reunião, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, foi reforçado o pedido de liberação de recursos de projetos já apresentados, como uma obra para o Baixio de Irecê e os 200 sistemas simplificados de abastecimento de água de 50 municípios da área de atuação da Codevasf.
  •  Fonte: Bahia Notícias
0 17:47 - 08 de Out // Elaine Brito | Bahia
  • Organizadores da Micareta de Feira de Santana se reuniram na semana passada para discutir uma possível mudança de data da Micareta de Feira de Santana. Com a mudança, a data da festaseria antecipada para os dias 10, 11, 12 e 13 de abril, coincidindo com a quaresma, quando são realizadas procissões e missas na cidade. 
  •  O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, é contra a escolha dessa nova data. De acordo com ele, os eventos da igreja e a Micareta não devem ser realizados na mesma data. Ele participou  de uma reunião com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, e com organizadores da festa, onde discutiu o assunto. 
  •  “Quero agradecer a todos que participaram da reunião por citar meu nome e consultar a minha pessoa. Não é a igreja que determina datas para acontecimentos sociais ou políticos. Há 18 anos estou em Feira de Santana e nunca fui consultado e também nunca interferi na data da Micareta, por isso agradeço essa consideração”, afirmou. 
  •  Após a reunião, Dom Itamar disse que não sabe qual será a decisão do município, mas que percebeu que eles consideram as colocações dele. Ele disse ainda que ficou profundamente  agradecido pela receptividade do secretário e que está convencido que outra data será providenciada para a realização da Micareta.
  •  “No dia 13 de abril de 2014 é Domingo de Ramos. Nesse dia temos aqui em Feira, há mais de 50 anos, uma grande procissão. Uma não, são 14, pois as procissões saem de 14 paróquias. Se essa data for confirmada, as pessoas da procissão vão se encontrar com as pessoas que ainda, as 6h da manhã, estão pulando a Micareta. Isso não é bom e o secretário Jailton Batista disse que ia buscar outra alternativa”, informou.

 

  • Fonte: Tribuna da Bahia
1 17:42 - 07 de Out // Léo Valente | Bahia

O coordenador da 4a Coorpin, delegado Paulo Guimarães, apresentou na manhã desta segunda-feria (7), quatro integrantes da quadrilha que assaltou o Banco do Brasil de Laje na madrugada da última sexta-feira (4). "O delegado de Laje me ligou e disse que estava acuado na pousada onde reside. Estávamos estudando a trajetória desses elementos nos assaltos a banco na região. Trafegamos pela estrada do Serrote e vimos dois carros, com oito homens, na troca de tiros Vanderson Ferreira dos Santos morreu", contou.

Ivan Santos Rosa,44, de Amargosa; Cássio Jesus dos Santos, 36, de Vera Cuz; Sérgio dos Santos Oliveira, 29, de Salvador; José Carlos da Siva Nascimento 36, de Amargosa.

Além de Vanderson, que morreu, foram presos ainda Sérgio dos Santos de Oliveira, que estava escondido numa casa em Elísio Medrado. "Edinho é o dono da casa, e que foi conduzido e enquadrado no favorecimento pessoal. Ele é conhecido do Ivan Santos, traficante da região quem ia tirar os comparsas da área, pois não sabiam se locomover em Elíso Medrado", disse o delegado.

José Carlos Nascimento de Oliveira, de 32 anos, natural de Amargosa, foi pego quando tentava furar a barreira da polícia a bordo de uma Biz. A roupa souja de sangue chamou atençào da polícia. "Apreendemos dois coletes balísticos, duas 12, dois revólveres, dois fuzis, munição, pés de cabra e parte do caixa eletrônico", relatou o delegado Paulo Gumarães.

O coordenador da 4a Coorpin informou ainda que será feito um levantamento da quantia roubada do banco pela quadrilha. "O Ivan e o José Carlos nào participaram diretamente da ação no banco, mas eles eram o apoio da quadrilha, que tem ramifcações. Mais dois já foram identificados e vamos tentar prender todos. Três homens continuam foragidos", slaientou o delegado.

Cristina Pita, reportagem e fotos de Antônio Carlos

0 17:38 - 07 de Out // Elaine Brito | Bahia
  • Um consórcio com empresas da Espanha e da China será responsável por fornecer os trilhos que serão usados em uma nova etapa da Ferrovia Oeste Leste (Fiol). A licitação foi realizada nesta segunda-feira (7), com a abertura dos envelopes na sede da Valec, estatal responsável pela obra. São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre o município de Ilhéus, no sul do estado, até o de Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação foi dividida em cinco lotes, que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 km). O grupo apresentou uma proposta final de R$ 547 milhões. O secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa (PT), explica que essa licitação permite o avanço das obras. “O êxito no processo licitatório permitirá a instalação de trilhos em trechos que estão prontos, a espera do material. Com as últimas licenças e a chegada desses trilhos, o cronograma da maior obra de intervenção logística da Bahia segue em ritmo satisfatório.”, afirmou. A próxima etapa da licitação ocorrerá até sexta-feira, dia 11, quando serão analisados os documentos dos consórcios. O resultado final da licitação está previsto para sair no dia 21 de outubro. Na última semana, as obras do Lote 5 da Fiol foram liberadas pelo Tribunal de Contas da União. São mais 162 quilômetros de extensão liberados, passando pelos municípios de Caetité, Guanambi, Palmas do Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa.
  • Fonte: Bahia Notícias
0 08:21 - 06 de Out // Léo Valente | Bahia

O Vitória terá dois desfalques importantes contra o Bahia, quarta-feira, às 21 horas, na Arena Fonte Nova. O lateral-direito Ayrton e o meia Escudero acumularam cada três cartões amarelos e terão de cumprir suspensão no clássico. A equipe desembarca por volta das 12 horas deste domingo e os jogadores serão dispensados. A reapresentação está programada às 15h30 de segunda-feira, no Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, para o início dos preparativos com vista ao clássico. Recuperado de uma contusão abaixo do joelho direito, o volante Michel estará à disposição do treinador Ney Franco. Outro que está bem e pode ser mais uma opção é o volante Neto Coruja. O atacante Maxi Biancucchi será avaliado nesta segunda-feira e pode reunir condições de reaparecer na equipe. O artilheiro se recupera de uma lesão muscular. Os jogadores ficaram irritadíssimos com o lance irregular do gol do triunfo do São Paulo. “Nem tem como falar. Falta foi escandalosa”, protestou o atacante Dinei, que marcou um gol e sofreu o pênalti convertido por Juan. O goleiro Wilson, por sua vez, confessa: “No momento que sai do gol fui atropelado (pelo Paulo Miranda)”. Na confusão do lance, o goleiro trocou o nome de Paulo Miranda pelo de Luís Fabiano. “Foi um lance claríssimo e que prejudica muito o jogo”, acrescentou o lateral-direito Ayrton. (A TARDE)

1 07:43 - 06 de Out // Léo Valente | Bahia

Uma mulher grávida de nove meses registrou ocorrência policial na delegacia de Governador Mangabeira acusando o presidente da Câmara de Vereadores do município, Edgar Henrique de Oliveira e Oliveira (PT) de agressões físicas. Geane Fiuza Barboza, 25 anos, teria um relacionamento com o vereador há nove anos. Esta seria a terceira vez que Geane foi agredida por Edgar. "Ele terminou comigo por descobrir a minha gravidez em março deste ano; terminou e assumiu outra mulher na mesma semana", disse a vítima. Geane passou pelo exame corpo de delito no DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus para que seja averiguado o caso. (Voz da Bahia).

0 07:40 - 06 de Out // Léo Valente | Bahia

A presidente do PSB na Bahia, senadora Lídice da Mata, afirmou ontem, sábado (5) que o ingresso de Marina Silva é positivo para o seu partido, mas disse que ainda é cedo para tecer alguma análise sobre a nova conjuntura política formada com vistas em 2014. O ingresso de Marina nos quadros socialistas foi decidido na madrugada da última quinta-feira (2) e, de fato, pegou todos de surpresa, inclusive o anúncio foi considerado o mais "bombástico" dos últimos meses na política brasileira. “Uma coisa que aconteceu nas últimas 48 horas não dá para falar muito. Isso é muito bom e positivo para o PSB. Enquanto ao resto, ainda vamos discutir com o partido”, resumiu. Segundo Lídice, que foi comunicada sobre a aliança pelo próprio governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos, a principal preocupação neste momento é concluir o processo de filiação partidária daqueles que pretendem disputar as eleições no ano que vem. O prazo encerra-se neste sábado (5), conforme calendário da Justiça eleitoral. Segundo a senadora, membros no estado da Rede Sustentabilidade, partido de Marina que teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já procuraram o PSB baiano para oficializar a filiação. “As pessoas já nos procuraram e nós estamos filiando. Estamos recebendo muitos filiados, filiados importantes, então temos que fechar isso tudo. É um trabalho braçal, quase. Por enquanto, estamos concentrados nisso”, disse.

Aécio diz que decisão de Marina é resposta ao PT

O presidente nacional do PSDB e pré-candidato à presidência da República, senador Aécio Neves, afirmou neste sábado (5), em nota à imprensa, que a filiação de Marina Silva ao PSB é uma "resposta às ações autoritárias do PT", especialmente aos "membros do partido que chegaram a comemorar antecipadamente a exclusão da ex-senadora do quadro eleitoral do próximo ano, com a impossibilidade de criação da Rede". Ele diz que a decisão de Marina "fortalece o campo político das oposições e contribui para o debate de ideias e propostas".

PSB é o 'Plano C', diz Marina Silva após oficializar filiação

A ex-senadora Marina Silva oficializou, na tarde de ontem, sábado (5), sua filiação ao PSB, partido comandado pelo governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos. Em discurso, Marina afirmou que o PSB é um abrigo "transitório" aos apoiadores da Rede Sustentabilidade, partido que teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela afirmou que continuará sendo a porta voz da Rede e que a aliança com o PSB não será "pragmática" e sim "programática", uma critica indireta as atuais alianças políticas. "Eu tenho dito que não pensamos em projeto de poder pelo poder. O processo político se resumindo a eleições, ainda que sejam fundamentais. O que precisa para o Brasil é uma agenda estratégica, um compromisso de que o nosso país vai colocar lógica de longo prazo. Iniciar processo de governabilidade programática, em vez de governabilidade pragmática, distribuindo Estado em cargo aos partidos", condenou durante a cerimônia realizada no Hotel Nacional, em Brasília. A nova socialista afirmou ainda que o PSB "é um partido histórico com bandeiras históricas", e é o seu "plano C". “Pensei 'acho que vou trabalhar plano C'. [..] Pensei 'quem é o plano C? É o Eduardo Campos, é o PSB. E por quê? [...] Primeiro porque é partido histórico, com bandeiras históricas, e no dia da fundação nos mandou carta assinada por seu presidente, antecipando esse momento que talvez só Deus sabia”, disse. (Bahia Notícias)

0 06:53 - 05 de Out // Léo Valente | Bahia

O radialista e diretor da Rede Baiana de Rádio (RBR), Dilson Barbosa, participa como palestrante neste sábado (5) do IIº Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano que  acontece na Câmara de Vereadores de Conceição do Almeida. O programa abordará temas como comunicação; internet e redes sociais; o rádio na era digital e jornalismo; e convergência tecnológica. O fórum terá também workshop SUS para Comunicadores, e pretende orientar os profissionais da imprensa sobre a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), com temas como o financiamento do SUS, responsabilidades dos governos, organização e estruturação dos sistemas de saúde, legislação que regulamenta o SUS e pactuação entre os municípios para oferta de serviços. O evento terá as palestras de Ricardo Luzbel, diretor da Associação Baiana de Imprensa (ABI) e presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital (ABJD), do coordenador de novas mídias da Secretaria Estadual de Comunicação, Leonardo Vilanova, do coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), Celso Duran.

Cristina Pita

0 06:50 - 05 de Out // Léo Valente | Bahia

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) comunicou que a Comissão de Sindicância, instaurada para a apuração da denúncia de irregularidades na prova do Concurso Público para Técnico-Administrativos em Educação – Edital nº 01/2013, constatou e concluiu que houve infringência a algumas cláusulas do contrato nº 11/2013, firmado com a Fundação de Apoio a Educação e Desenvolvimento Tecnológico – Fundação CEFETBAHIA para a realização do referido concurso. A UFRB, rentão, resolveu anular as provas do concurso público para técnico-administrativos em Educação – Edital nº 01/2013, aplicadas no último dia 29 de setembro, nas cidades de Feira de Santana, Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus e Amargosa, bem como, concomitantemente, suspender as etapas subseqüentes do referido concurso. Tal decisão já foi oficiada à Fundação de Apoio a Educação e Desenvolvimento Tecnológico – Fundação CEFETBAHIA. (Ascom Ufrb)

0 06:46 - 05 de Out // Léo Valente | Bahia

Cerca de 200 bananas de dinamite foram apreendidas, na manhã de ontem, sexta-feira (4), em Itapebi, no sul baiano, pela Polícia Civil. Além do explosivo, foram apreendidas 13 espoletas com pavios e cinco sacos de nitrato de amônia – produto também utilizado como explosivos. De acordo com informações do site Itapebi Acontece, parte do material estava estocado, de forma ilegal e inadequada, no porão de uma fazenda, onde funciona uma pedreira. Segundo o delegado Jansen Júnior, a maior quantidade dos explosivos foi encontrada ao ar livre, em um matagal. O dono da propriedade rural, Luiz Carlos Vieira Lins, foi preso em flagrante por porte ilegal de artefatos explosivos, crime previsto no Artigo 16 do Estatuto do Desarmamento. Ainda segundo a polícia, todo o material apreendido tem capacidade para explodir uma área equivalente a meio campo de futebol. (Radar54)

0 10:54 - 04 de Out // Léo Valente | Bahia

 

Cerca de oito homens fortemente armados e encapuzados aterrorizaram a população do município de Laje (a 220 km de Salvador), no Recôncavo baiano, na madrugada de ontem (4). O estrondo provocado pela explosão dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil da cidade acordou os moradores da área central assustados. Segundo informações do radialista Valmir Brito, por volta das 2h30 da manhã, ninguém mais dormiu. "Eles se dividiram em grupos. Um foi para a delegacia da cidade e intimidou os vizinhos que moram perto da delegacia para não acionar a polícia. Eles tocaram a campainha da delegacia, mas ninguém atendeu", contou.

De acordo com Brito, o bando seguiu para a agência, onde coletaram todo dinheiro dos caixas que ficaram totalmente destruídos. "Um ônibus que faz a linha Salvador/Laje, passava no local e foi obrigado a parar em frente a agência. Na ação eles ameaçaram os passageiros para que não chamassem a polícia. Depois, segundo relatos de testemunhas, o grupo seguiu para a Rua do Penedo, que dá acesso a região da Terra Seca que liga Laje ao município de Amargosa. Para impedir a perseguição policial, eles jogaram grampos pelo chão e tocaram fogo num carro atravessado no meio da rua", disse o radialista.

Valmir Brito contou ainda que em Elísio Medrado, as polícias militares das cidades vizinhas, Mutuípe, Ubaíra e Amargosa montaram um cerco policial. "O bando fugiu uma S10 e na troca de tiros com os policiais, um bandido morreu na hora e outro se rendeu e morreu no HRSAJ, trata-se de Gilson de Jesus Almeida Santos, natural da cidade de Candeias.  Esses dois ainda não foram identificados", contou. Seis bandidos continuam foragidos.

Cristina Pita

 

0 08:02 - 04 de Out // Nadia Santos | Bahia

Por volta das 02:30h da madrugada desta sexta-feira dia (04), um bando com cerca de sete homens arrombaram a agência do Banco do Brasil da cidade de Laje no Vale do Jiquiriçá, 220 Km da capital Salvador. Segundo informações de populares,  cerca de sete homens participaram da ação que durou pouco mais de dez minutos. O local ficou completamente destruído. Os ladrões usaram grampos nas estradas.

Durante a fuga, os bandidos queimaram um veículo modelo Crossfox, no bairro do Penedo, próxima a Delegacia da Polícia Civil, saindo sentido a Terra Seca, zona rural de Laje que liga ao município de Amargosa.

Um morador da localidade, disse que no momento em que o veículo estava sendo queimado ele abriu a janela de sua casa e foi surpreendido pelos bandidos com uma arma na cabeça, ameaçando de morte se ele ligasse para polícia. Não há informações da quantia levada. (Criativa Online)

0 17:22 - 03 de Out // Léo Valente | Bahia

A Delegacia Territorial (DT) de Cachoeira registrou uma redução de 66% no número de homicídios nos primeiros seis meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o delegado titular. Segundo informações da Polícia Civil, de janeiro a junho de 2012, seis homicídios foram notificados na unidade policial, contra duas mortes, neste ano, sendo a maioria delas ligada ao tráfico de drogas. Segundo o delegado André de Oliveira Alves, titular da cidade, no primeiro semestre de 2013, a equipe da unidade policial retirou 54 criminosos de circulação, sendo que 44 deles foram autuados em flagrante. A maior operação realizada na região, denominada “Cachoeira Limpa”, realizada em várias edições, no primeiro semestre, cumpriu 18 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão, resultando na prisão de traficantes, assaltantes, foragidos da Justiça e na apreensão de adolescentes infratores. (Ascom Polícia Civil)

0 11:32 - 03 de Out // Léo Valente | Bahia

O scretário de Comunicação do Estado, Robson Almeida, durante entrevista no Programa Levante a Voz, da Andaiá FM, falou sobre a necessidade de expandir o desenvolvimento do Estado através da ponte Salvador-Itaparica. "Também vai trazer para o Recôncavo o desenvolvimento relegado nas últimas décadas. A ponte é uma realidade próxima, pois os estudos de impactos ambientais, projeto de preservação cultural e executivo de engenharia já estão em andamento e, no final de março do ano que vem, estarão concluídos", garantiu. De acordo com o secretário de Comunicação do Governo, em 2014 a licitação, que será uma Parceira Público Privada (PPP) será divulgada. "Definindo o consórcio, Em 2014 teremos o início da construção com previsão de cinco anos", salientou Almeida.

Sobre o evento 'Um novo Olhar para o Recôncavo', que acontece nesta sexta-feira (4), na Câmara Municipal de Cruz das Almas, o secretário adiantou que a ideia é discutir o Recôncavo hoje. O secretário de Planejamento José Sérgio Gabriele está liderando o projeto da ponte e a intenção, com esse evento, é discutir o Recôncavo. "Junto com a Ufrb criamos um polo de serviço de educação em toda região, e com o Hospital Regional uma integração com os serviços de saúe e educação. Em breve teremos a expansão da Ufrb, com o hospital universitário e o curso de Medicina. Além disso, temos o projeto da ponte em andamento e a indústria naval no estuário do Rio Paraguaçu, em Maragojipe, que no primeiro trimestre de 2014 começa a operar, que vai gerar masi de cinco mil empregos diretos e indiretos. Temos também a duplicaçào da BR-101 que vai criar um impacto na região", destacou Robson Almeida.

DISTRITO INDUSTRIAL

Sobre a implantação de um segundo distrito industrial em Santo Antônio de Jesus, Robson Almeida informou que nesta sexta-feira (4), às 11h, no Antonius Imperial Hotel, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração, James Correia,  estará presente em Santo Antônio de Jesus para o lançamento do novo distrito. "Santo Antônio já tem uma demanda reprimida para novas empresas. Doze já assinaram o protocolo de intenções patra se instalarem no novo distrito. O governo do Estado adquiriu uma área contígua ao atual distrito com mais de 400 mil m2 . Amanhã será feito o lançamento oficial. Isso vai possibilitar as empresas que estão qurendo adquirir área  nesse novo distrito industrua, poderão se instalara gerando emprego e renda para a população", salientou Robson Almeida.

Cristina Pita/Blog do Valente

0 11:31 - 03 de Out // Léo Valente | Bahia

Três bandidos morreram numa troca de tiros com policiais militares e civis de Amargosa na noite de quarta-feira (1), na Avenida Dr. Luís Sandes, por volta das 18h30. Segundo as notícias divulgadas na Vale FM, as informações da polícia dão conta de que os criminosos já estavam sendo monitorados pelo Serviço de Investigação da Polícia de Feira de Santana, em parceira com a PM e a Civil de Amargosa. No momento da abordagem, os bandidos, a bordo do um Fiat Uno, placa NZW 6047, de Salvador, desobedeceram a ordem de parar e começaram a atirar contra os policiais, que revidaram. De acordo com a delegada Glória Izabel, os bandidos iam assaltar as agências bancárias da cidade. Na ação morreram os criminosos iden ditfacdos por Kleber Aislan Assunção Silva de Oliveira,de 25 anos; Leonardo Santos Gonzaga,de 27,e Genivaldo Falcão Bonfim Junior, 22. Todos de Salvador. De acordo com a delegada titular de Amargosa, Glória Izabel, os bandidos tinham passagens pela polícia por assalto a mão armada. Com eles, os policiais apreenderam dois revólveres e uma pistola.

 Cristina Pita/Blog do Valente

 

0 09:23 - 03 de Out // Nadia Santos | Bahia

A SUDIC- Superintendência de Desenvolvimento  Industrial e Comercial, estará realizando o lançamento do projeto do novo Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus, nesta sexta-feira, dia 04 de outubro. Segundo José Carlos Toneto, Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio deste Município, o evento acontecerá às 10:00 horas, e contará com a presença do Secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Estado, James Correa, da Gerente Regional da SUDIC, Maria da Conceição Barreto, além  da classe empresarial. Para Toneto, o novo  Distrito Industrial de Santo Antônio de Jesus,  será um empreendimento grandioso, onde muitas indústrias serão instaladas, gerando novas oportunidades de emprego. (ASCOM/PMSAJ)

0 07:55 - 03 de Out // Nadia Santos | Bahia

Profissionais de diversos veículos de comunicação do Recôncavo baiano participarão no dia 05 de outubro, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Conceição do Almeida, do Workshop SUS para Comunicadores e do II Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano. Na agenda, debates e palestras sobre os principais temas da comunicação na sociedade da era da informação, mídia e saúde pública. Os eventos são uma realização conjunta das secretarias da Saúde(Sesab) e de Comunicação do Estado(Secom), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado da Bahia(Sinterp-Ba), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia(Sinjorba) e Associação Bahiana de Imprensa(ABI).  As inscrições são gratuitas.

II Fórum de Comunicação

Promovido pelo Sinterp-Ba e Sultana FM, o II Fórum de Comunicação do Recôncavo Baiano abordará os temas “Comunicação, internet e redes sociais” e "O rádio na era digital" e "Jornalismo e convergência tecnológica". As discussões serão conduzidas pelo coordenador de Rádio da Secom, Edmundo Filho, com palestras do diretor da Associação Baiana de Imprensa e presidente da Associação Baiana de Jornalismo Digital(ABJD), Ricardo Luzbel, do coordenador de Novas Mídias da Secom-Ba, Leonardo Villanova, do Jornalista e coordenador do curso de Jornalismo da Unirb, Celso Duran, e do radialista e diretor da Rede Baiana de Rádio(RBR), Dílson Barbosa.

O Fórum tem como objetivo capacitar os profissionais da região para os novos desafios na área da comunicação, bem como aperfeiçoar a abordagem de temas de interesse público e apresentar as experiências vencedoras no ambiente da internet e do jornalismo na Bahia. Uma oportunidade de troca de conhecimento e aprendizado para quem atua na comunicação no estado e busca atualização profissional.

Workshop

0 06:53 - 03 de Out // Léo Valente | Bahia

Em razão de denúncia veiculada nas redes sociais dando conta de que algumas questões da prova do Concurso Público para Técnico-Administrativos em Educação – Edital nº 01/2013, foram copiadas de outros concursos, a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB esclarece: O referido concurso é objeto do Contrato nº 11/2013 celebrado entre esta UFRB e a Fundação de Apoio a Educação e Desenvolvimento Tecnológico – Fundação CEFETBAHIA, e sob a responsabilidade da banca da referida Fundação CEFETBAHIA. De acordo com o teor da denúncia, em torno de 09 (nove) das questões da prova do cargo 001 – Administrador da Classe E (Nível Superior) são idênticas a de outros certames. Há também relatos nos sites de relacionamentos que apontam que outras questões foram copiadas de concursos anteriores de diferentes órgãos.

Informada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal – PROGEP e formalizada denúncia pela Procuradoria Federal – UFRB, nesta quarta-feira (dia 02/10), de imediato a Reitoria compôs a Comissão de Sindicância com o fito de, em 48 (quarenta e oito) horas, empreender a competente apuração dos fatos, trazidos a público, que indiciam irregularidades. A Comissão de Sindicância já iniciou os trabalhos e ao final dele emitirá relatório consubstanciado que indicará as ações que a Reitoria da UFRB tomará em prol do interesse, lisura e transparência com a coisa pública. A UFRB lamenta o transtorno ora vivenciado por todos os participantes do certame, contudo, garante que todas as providências cabíveis e legais estão sendo tomadas com o objetivo de afastar qualquer atentado a lisura, a transparência e a ética que lastreiam nossa instituição.

Atenciosamente,

Neilton Paixão de Jesus

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal - PROGEP

0 11:24 - 02 de Out // Nadia Santos | Bahia

O vereador da oposição na Câmara Municipal da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, procurou oBocão News nesta terça-feira (1º) e denunciou o estado de calamidade que as crianças e adolescentes que frequentam creches e escolas do município enfrentam. O vereador Justino de Oliveira (PSD) apresentou à reportagem um relatório de inspeção feito pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) nos centros educacionais do município administrado pelo prefeito Ricardo Machado (PT).


Alunos ficam sem merenda e até sem almoço em escolas integrais

Segundo o documento assinado pela promotora Adriana Imbassahy, a prefeitura não cobre as três refeições diárias na creche de tempo integral Maria Botelho Gonçalves Martins, apenas envia a merenda, e o Hospital local é que está sendo o responsável pelo almoço das 63 crianças carentes.

A Escola Santa Rita, que recebeu R$ 4.555,10, além de R$ 8.000 de programas federais, também esteve na mira do MP-BA. Além do estado de abandono, o órgão apontou sérios problemas com a merenda escolar: “a merenda não é enviada pela Central da Merenda todos os dias, o cardápio e o programa Mais Educação não são atendidos, não há almoço, e chegou até faltar merendas por muitos dias”.










0 10:32 - 02 de Out // Léo Valente | Bahia

O motorista de um caminhão morreu durante um grave acidente envolvendo dois veículos de carga na madrugada desta quarta-feira (2), na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão boiadeiro colidiu com outro veículo carregado de cal por volta das 3h de hoje na altura do km 570, nas proximidades do município de São Sebastião do Passé. Edenilson José Silva Santos, 32 anos, conduzia o caminhão de cal, que tombou e caiu no acostamento do rodovia. A frente do veículo ficou destruída e ele não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. A carga do caminhão, que foi parar no acostamento, está espalhado pela rodovia. Já o motorista do boiadeiro escapou ileso. O caminhão, que foi parar no canteiro central da BR-324, estava carregado de animais e permanece no local do acidente. O corpo da vítima deve ser encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por uma perícia antes de ser liberado para o sepultamento. O trânsito é intenso na BR-324 nas proximidades da cratera da rodovia, entre o trecho de Pirajá e Porto Seco. Uma manifestação de indígenas também interdita a BR-101 na altura do km 794, na altura de Itamaraju, município do Sul baiano. Segundo a PRF, ele reivindicam a remarcação de terras na região. (Correio)




Colunistas


Classificados