os adversários ficam louquinhos, louquinhos, mas eu gosto disso, quando eles estão louquinhos eu me sinto feliz
disse o prefeito Humberto Leite sobre a oposição 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Bahia

0 09:34 - 17 de Out // Nadia Santos | Bahia
Depois de fazer uma parada das 7h30 às 9h, na manhã desta quinta-feira (17), por força da maré baixa, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande registra movimento moderado de embarque, nos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha. Oito embarcações estão em tráfego e cinco em reserva, que podem ser acionadas a qualquer momento caso o fluxo aumente.
 Os horários de partida dos terminais ocorrem a cada 30 minutos, com as lanchas fazendo o percurso da travessia em tempo médio de 40 minutos, em boas condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, que tem mar calmo e ventos fracos. A travessia Salvador-Mar Grande funcionará até às 20h, quando acontece a última viagem saindo de Salvador, e até às 18h30, último horário no sentido inverso.
  Operam normalmente também, os catamarãs da linha marítima Salvador-Morro de São Paulo. As escunas do "Passeio às Ilhas", por sua vez, estão saindo com boa ocupação do Terminal Náutico da Bahia, principalmente de turistas. O primeiro catamarã para o Morro saiu às 8h30 e o segundo zarpou às 9h do Terminal Náutico. Os próximos horários serão às 10h30, 13h30 e 14h. Saída de Morro de São Paulo: 9h, 9h30, 12h30 e 15h.
 
0 21:17 - 16 de Out // Elaine Brito | Bahia

Mais de cem metros cúbicos de madeira nativa, obtidos de forma ilegal, foram apreendidos nos municípios de Santa Inês, Cravolândia e Presidente Tancredo Neves durante a ‘Operação Carga Pesada’, deflagrada pelo Ministério Público estadual em parceria com a Polícia Militar e Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Foram realizadas ações de fiscalização ambiental em serrarias e carpintarias da região, que culminaram com a apreensão de motores, maquinários e documentos. Além disso, seis serrarias ilegais foram fechadas. Participaram da operação os promotores de Justiça Marcelo Guedes, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), Suzana Monteiro, Oto Almeida Oliveira Júnior, João Manoel Santa Rodrigues e Tiago de Almeida Quadros. “Nos surpreendemos com o volume da madeira e com a quantidade de maquinário utilizado de forma ilegal”, destacou a promotora de Justiça Suzana Monteiro.

Amanhã, dia 17, os infratores serão ouvidos na Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente, no município de Amargosa. A atuação dos produtores ilegais de madeira nativa estava sendo investigada há alguns meses pelo Núcleo de Investigações Criminais do MP (NIC). A operação contou ainda com o apoio do Núcleo Mata Atlântica (Numa) e Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama). “Realizaremos outras operações semelhantes na região com o intuito de coibir a comercialização de madeira ilegal”, ressaltou Suzana Monteiro.

Fonte: Amargosa Notícias

0 20:11 - 16 de Out // Elaine Brito | Bahia

A situação da BA-001, estrada que corta a Ilha de Itaparica e passa por cidades como Nazaré – no Recôncavo da Bahia –, Valença e Camamu, no baixo-sul do estado, segundo o ex-deputado e presidente do DEM em Salvador, Heraldo Rocha, é “gravíssima”. Em contato com o Bahia Notícias, o democrata reclamou do “descaso” do governo Jaques Wagner e cobrou melhorias na área que ele considera “fundamental para o turismo”. “É uma estrada ecológica, que respeita os manguezais. Precisa ser mais bem cuidada”, cobrou. O ex-parlamentar disse também que as recentes chuvas pioraram a situação “do que já não era bom”.

Fonte: Bahia Notícias

0 08:25 - 16 de Out // Nadia Santos | Bahia

Dois pacientes  encontram-se internados na Emergência do Hospital Geral Roberto Santos, sem que sejam procurados por parentes ou mesmo conhecidos. Um deles tem situação regular: está com documentos pessoais e foi transferido, no dia 7 deste mês, do Hospital Eládio Lasserre, no bairro de Cajazeiras, para o HGRS, onde ocupa o leito de número 14 da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC). Trata-se de Manoel Messias Santos, 60 anos, nascido em Propriá, Sergipe, filho de Inucêncio Bispo dos Santos e Maria da Conceição. Além da carteira de Identidade, porta o Cartão SUS, mas permanece inconsciente e sem se comunicar.

 O segundo paciente tem uma história mais complicada. Confuso, ele deu entrada no dia 10 deste mês, vindo do 16º Centro de Saúde, para onde foi levado no dia 9 por profissionais do SAMU, que o encontraram no Pelourinho. Ele sofreu Acidente Vascular Cerebral do tipo hemorrágico e se encontra na Sala Amarela.

0 19:42 - 15 de Out // Elaine Brito | Bahia

Uma audiência pública para discutir a situação das vítimas contaminadas por chumbo em Santo Amaro, Boquira, entre outras cidades atingidas na Bahia, será realizada nesta quinta-feira (17) no plenário da Assembleia Legislativa (AL-BA). Segundo a Associação das Vítimas da Contaminação por Chumbo (Avicca), o caso, que se arrasta há mais de 30 anos, voltou a ser discutido após o descumprimento judicial da construção de um centro de referência para as vítimas, de obrigação da União e da Funasa, exigido pela Justiça Federal. De acordo com a Avicca, há mais de 25 mil vítimas de chumbo no estado. O debate na AL-BA foi proposto pelo deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP).

Fonte: Bahia Notícias

0 19:40 - 15 de Out // Cristina Pita | Bahia

Um dos grandes desafios para os produtores rurais do nordeste é encontrar meios de conviver com períodos longos de estiagem. Diversas instituições e órgãos governamentais vêm desenvolvendo ações para apoiar os empreendedores do campo nesse sentido. Não seria diferente com a mandiocultura, que tem uma grande representatividade na Bahia. Para discutir o mercado nacional e os desafios para essa produção, será realizado, entre os dias 21 e 25 de outubro, no Othon Palace Hotel, em Salvador, o XV Congresso Brasileiro de Mandiocultura.

O Sebrae é um dos apoiadores do evento e vai viabilizar a participação, no Congresso, de produtores de diversas regiões. Da Bahia, virão caravanas das cidades de Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Barreiras e Feira de Santana. Com a parceria do Sebrae Nacional, também será viabilizada a participação de produtores dos estados de Alagoas, Amapá, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rondônia.

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de mercado e o científico tecnológico entre empresários, produtores rurais, técnicos dos setores público e privado, professores, estudantes, lideranças rurais e demais integrantes da cadeia produtiva da mandioca. O tema da edição 2013 do Congresso é “Inovação e Sustentabilidade: da Raiz ao Amido”. Na programação, estão seminários, palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas de capacitação, painéis e encontros temáticos.

No local, o Sebrae vai disponibilizar, no estande institucional, informações sobre produtos e soluções voltados para a cadeia produtiva da mandiocultura. Na Bahia, são realizadas ações na área de gestão e acesso a mercado nos municípios que estarão representados no Congresso, além de Ilhéus e Jacobina.

Feira do Empreendedor

O Congresso Brasileiro de Mandioca acontece paralelamente à Feira do Empreendedor, que será realizada de 22 a 26 de outubro, no Centro de Convenções. Os produtores que participarão do Congresso com o apoio do Sebrae também visitarão a Feira. Gestores de projetos das Unidades de Agronegócio do Sebrae de outros estados e do Sebrae Nacional também visitarão o maior evento de empreendedorismo da Bahia.

O link com a Feira do Empreendedor se expande para a área gastronômica. Através de uma parceria com a Abrasel Bahia (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), serão oferecidos na praça de alimentação do evento pratos feitos a base de mandioca.

A programação completa e orientações sobre inscrição para o XV Congresso Brasileiro de Mandioca podem ser obtidas no site do evento (http://www.congressomandioca2013.com.br/inscricoes.asp). A realização é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Sociedade Brasileira de Mandiocultura. (Agência Sebrae de Notícias)

0 17:25 - 15 de Out // Elaine Brito | Bahia

Vinte e três prefeituras baianas foram contempladas com o programa do governo federal “Cidades Digitais”, que garantirá aos municípios com menos de 50 mil habitantes uma conexão de alta velocidade para serviços e acesso a internet livre em locais públicos, bem como a criação do "governo eletrônico", que permite oferecer serviços online de saúde e educação, como marcação de exames e matrículas. A lista com os nomes das cidades contempladas foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União (DOU).

O Cidades Digitais é ligado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Conforme a pasta, as prefeituras serão convocadas para firmar o acordo e receber as instruções básicas para dar seguimento ao processo. São elas: Anagé, Anguera, Baianópolis, Barra, Barra do Choça, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Brejolândia, Buritirama, Coronel João Sá, Cotegipe, Curaçá, Encruzilhada, Guaratinga, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Piatã, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Rita de Cássia e São Desidério.

Fonte: Bahia Notícias

0 15:22 - 15 de Out // Cristina Pita | Bahia

A prefeitura municipal, que está ano também está patrocinando a Flica- Festa Literária Internacional de Cachoeira, já está preparando a cidade para a realização do evento. Através da Secretaria de Cultura e Turismo, a prefeitura vai garantir a abertura para visitação dos principais templos religiosos da cidade histórica no horário das 9h às 19h. “A Flica, além de agitar a cena cultural, também contribui para incrementar o comércio local e lotar hotéis e pousadas”, reconhece o prefeito Carlos Pereira.

Os participantes do evento poderão conhecer os belos templos religiosos de Cachoeira(distante 110km de Salvador), construídos entre os séculos XVII e XVIII, a exemplo da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, em estilo barroco e talha dourada. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, Igreja Matriz do Rosário, a Capela de Nossa Senhora da Ajuda e a Capela São João de Deus da Santa Casa de Misericórdia também estarão abertas para a visistação durante a realização da Flica.

A iniciativa da prefeitura visa oferecer mais opções de lazer e cultura para os visitantes que estarão na cidade entre os 23 e 27 quando acontece a programação da Flica. Além de realizar intervenções para melhorar a infraestrutura urbana de Cachoeira, a prefeitura vai disponiblizar agentes de informações turísticas para recepcionar os visitantes no Terminal Rodoviário e na entrada da Ponte D. Pedro II.

 As escolas da rede pública do município também estão trabalhando com conteúdos sobre literatura, criação de textos, ilustração e estímulo à leitura, através de oficinas, concursos de poesia, entre outras atividades. A Biblioteca Ernesto Municipal Simões Filho também está realizando uma programação especial voltada inserir o público infantojuvenil nas propostas e atividades da Festa Literária Internacional de Cachoeira. (Alzira Costa)

0 13:38 - 15 de Out // Cristina Pita | Bahia

A polícia de Feira de Santana procura a menina Vitória dos Santos da Silva, de quatro meses, que foi raptada no último dia 9 na cidade. De acordo com a mãe da criança, Marli do Amor Divino dos Santos, o bebê foi sequestrado pelo pai, Gilmar Guilherme da Silva. Ela conta que o rapaz pediu para ver a filha, quando teria agredido Marli e fugiu com a criança. Familiares de Marli contam que Gilmar já tinha ameaçado raptar a menina e levar para Pernambuco, onde ele nasceu. Ele também ameaçou matar a criança caso não conseguisse fugir. Marli e Gilmar terminaram o namoro de quatro anos logo após a mulher descobrir que estava grávida. Ela diz que decidiu se afastar do pai da filha porque era agredida fisicamente por ele. O plantonista da 2ª Delegacia em Feira de Santana, José Luís Lapa, disse que investiga o caso e já alertou funcionários da rodoviária para a possibilidade de Gilmar tentar fugir com a menina. Além disso, a polícia tem pistas das cidades pernambucanas onde o acusado pode ter levado o bebê. Caso Gilmar seja localizado, ele inicialmente responderia por subtração de incapaz, mas pode ser autuado por outros crimes, caso seja constatado mau trato da criança. (A Tarde)

0 13:31 - 15 de Out // Cristina Pita | Bahia

Quatro servidores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) foram presos nesta terça-feira, 15, durante operação policial em Brumado (a 564 quilômetros de Salvador). De acordo com a assessoria do Detran, Ivan da Silva Santos, Isau Cardoso dos Santos, Leda Cristina Brito dos Santos e Saulo Miranda Silva dos Santos foram detidos acusados de participação em suposta fraude no setor de veículos do órgão. Outras seis pessoas, que não trabalhavam no Detran, também foram presas. Segundo o Detran, o grupo fraudava a transferência de veículos e emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do roubo de motocicletas, receptação e venda de peças automotivas em desmanche de carros. A assessoria do órgão disse que já tinha conhecimento da fraude, que era investigada há cerca de seis meses. O diretor geral do Detran, Maurício Botelho, determinou a exoneração dos servidores. (A Tarde)

0 12:54 - 15 de Out // Leozinho Valente | Bahia

irco Nacional da China se apresenta no palco do Teatro Iemanjá, no Centro de Convenções da Bahia com o espetáculo A Bela Adormecida nesta quinta-feira e sexta-feira às 20h e sábado e domingo às 15h e 21h. A montagem traz o que há de melhor em cenários e figurinos exuberantes, além de um grande show de som e luz com os melhores bailarinos e acrobatas circenses do mundo. Os ingressos custam R$30 entre R$130. Os pacotes para as escolas serão vendidos a preços especiais e os contatos/reservas serão pelo telefone (71) 9212-6794 (Inês). Os ingressos ao público estarão disponíveis no site www.ingressorapido.com.br. Mais informações: (71) 4003-1212.

Bela Adormecida tem aproximadamente uma hora e meia de duração e é composta por 11 atos e 53 artistas chineses, que conseguem mostrar no palco perfeita harmonia, na tradução circense, de um dos maiores clássicos da literatura infantil. Para contar a história da linda princesa enfeitiçada por um sono eterno, mas que foi salva por um apaixonado príncipe encantado, a companhia utiliza-se de números circenses, música, dança, sonoridade percussiva e até efeitos visuais.

O novo trabalho recria com harmonia os mistérios da tradicional estória infantil, onde acrobatas se transformam em personagens em um cenário de grande plasticidade. Estes são alguns dos elementos de A Bela Adormecida, espetáculo recente, mas, já conhecido mundialmente por apresentar uma combinação que emociona e que promete tirar o fôlego da plateia.

Os ginastas, bailarinos e esportistas da companhia têm entre 13 e 20 anos de idade e são escolhidos em audições concorridas, que acontecem anualmente em todas as regiões da China.  Quando entram para a companhia, cada aprendiz passa por um longo período de treinamento, iniciado aos cinco anos de idade. Em média, a permanência na escola é de 10 anos e durante esse período o aluno recebe exaustivas aulas diárias e só consegue folga durante o Natal.

0 12:52 - 15 de Out // Leozinho Valente | Bahia

O Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME) da Polícia Civil desarticulou um esquema fraudulento que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões à operadora de telefonia Oi. Reginaldo Cavalcanti Ramos, 57 anos, Valmir Batista dos Santos, 44, e Marcelo Florentino de Oliveira, 36, trabalhavam como técnicos em empresas terceirizadas que prestam serviços a Oi e foram presos, na manhã desta segunda-feira (14/10), em cumprimento a mandados de prisão, expedidos pela 1ª Vara Crime. O trio foi apresentado à imprensa, na tarde desta segunda, no auditório do edifício-sede da instituição, pelo delegado Charles Leão, coordenador  do GME, que comandou as investigações iniciadas em 2012. Utilizando recursos de alta tecnologia, os criminosos conseguiam invadir, por meio das centrais telefônicas da Oi – às quais tinham acesso livre por conta da atividade exercida na empresa -, o sistema financeiro da instituição. Das quatro grandes centrais telefônicas da Oi instaladas em Salvador, os técnicos invadiram três. O grupo aproveitava o livre acesso ao sistema para reduzir os valores das faturas dos serviços oferecidos. Uma conta de R$ 200 mil, por exemplo, era reduzida para R$ 100, dentro do esquema. O trio ofereceu a mais de 100 empresas, em todo o estado, links de Internet com grandes velocidades e baixo custo, mediante pagamento de propina. Todas as empresas envolvidas no esquema serão ouvidas e os responsáveis podem responder por lavagem de dinheiro, estelionato, formação de quadrilha, interceptação de dados e evasão fiscal.

Fonte:Tribuna da Bahia
0 11:35 - 15 de Out // Leozinho Valente | Bahia

A prisão preventiva da médica Kátia Vargas Leal Pereira, 45 anos, foi decretada na manhã desta terça-feira (15), segundo informações do promotor do Ministério Público da Bahia, Davi Galo. "Essa prisão em flagrante dela foi convertida em prisão preventiva", disse o promotor em entrevista ao Correio24horas. O advogado da família dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, mortos no acidente em Ondina nesta última sexta-feira (11), também confirmou a informação.

"Esta informação não é oficial ainda. O juiz decretou a prisão preventiva, mas ela ainda não foi publicada no Diário Oficial", comentou o advogado Daniel Keller. Ainda de acordo com o promotor do MP, o inquérito policial sobre o acidente deve ser concluído até esta sexta-feira (18), e em seguido o Ministério Público deverá entrar com uma ação penal.
"Caso a perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica comprove que a médica já pode ter alta, os próximos passos ficam claros. Inicialmente, ela será conduzida por policiais para a delegacia onde o caso foi registrado, para prestar depoimento", explica Galo. "Em seguida, recolheriam ela para uma cela em uma detenção que se adeque ao perfil da médica, porque ela tem nível superior. Tudo isso pode acontecer nas próximas horas - no mais tardar, até amanhã [esta quarta-feira (16)", garante.
Ainda conforme o promotor do MP, uma equipe de peritos do DPT já tinha sido deslocada para o Hospital Aliança, onde a médica está internada desde o dia do acidente, na noite de ontem (14). Já a tia das vítimas, Leide Novais, disse ao Correio24horas que estava a caminho da instituição porque requisitada a presença de um membro da família das vítimas durante a perícia, que estaria marcada para começar às 11h de hoje.  
Durante o acidente, Emanuel, 21 anos, e Emanuelle de 22 anos estavam a bordo de uma moto, que bateu em um poste, em frente ao Ondina Apart Hotel. Eles morreram na hora. De acordo com a polícia, testemunhas afirmam que Kátia dirigia em alta velocidade e discutiu com Emanuel. Depois, ela teria perseguido a moto, provocando um toque, que fez com que o jovem perdesse o controle da moto. 
O Ministério Público tem intenção de denunciar Kátia Pereira por homicídio triplamente qualificado. Caso seja condenada pelo crime, a médica pode pegar de dez a trinta anos de prisão por cada crime, chegando ao total de uma pena de 24 a 60 anos de prisão.  
0 11:13 - 15 de Out // Leozinho Valente | Bahia

Um homem suspeito de exercer a profissão de dentista ilegalmente foi preso em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, na segunda-feira (14). Segundo o Conselho Regional de Odontologia da Bahia, esta é a segunda vez que ele é flagrado nesta situação.

Segundo a polícia, o homem foi preso ao ser flagrado atendendo uma adolescente. Após ser detido, ele preferiu não falar sobre o assunto.

De acordo com fiscais que realizaram a operação que resultou na prisão do homem, instrumentos de atendimento odontológico foram encontrados dentro do consultório onde ele trabalhava. "Prótese, canal, obturação. São práticas que só um dentista inscrito pode fazer e ele não tem inscrição", afirma Raimundo de Oliveira, membro do Conselho Regional de Odontologia.

Segundo o Conselho, pelo menos 50% das denúncias que chegam à sede do órgão em Salvador dizem respeito a pessoas que estão atuando ilegalmente nos municípios de Feira de Santana, Jequié e Itabuna.

"Ele vai responder por exercício ilegal da profissão e será encaminhado ao presídio", afirma o delegado Ricardo Brito. A pena prevista para este tipo de crime varia de seis meses a dois anos de prisão.

2 07:14 - 15 de Out // Nadia Santos | Bahia

Com denúncias protocoladas no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público (MP) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o prefeito de Nazaré das Farinhas, na Região Metropolitana de Salvador, Milton Rabelo (PTN), ou Miltinho, como é mais conhecido, juridicamente não anda em bons lençóis. Em visita ao Bahia Notícias, o ex-vereador da cidade e ex-presidente da Câmara local, Junior Figueiredo (PP), apresentou documentos que supostamente provariam irregularidades do alcaide. Só no TCM, o pepista afirma que Rabelo tem 14 denúncias protocoladas. Em duas delas, Miltinho é acusado de improbidade administrativa. Ele é indiciado por pagar subsídios à secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eude Brito, sua mulher, mesmo após seu afastamento por "motivos médicos".

O outro processo também envolve Eude, já que, mesmo com uma frota de “diversas ambulâncias”, Rabelo gastou R$ 4 mil em pagamentos de um veículo para transportar a companheira até uma unidade hospitalar. Em sua defesa, Miltinho disse, segundo relatório do TCM, que “Nazaré sempre arcou com o deslocamento para outras cidades, inclusive Salvador”. Na tentativa de embasar a acusação de uso indevido, ele argumentou ainda que “na data do fato não havia ambulância do Samu no município”. A junção da renda do prefeito e da sua esposa seria outro fator que não justificaria o uso de verba pública, já que juntos somam R$ 13,5 mil de ganho familiar.

Em uma terceira denúncia, o prefeito é acusado de ter locado bens que, segundo o TCM, seriam “desnecessários”, no valor de R$ 4 milhões. Os contratos teriam sido fechados para “beneficiar correligionários e desviar recursos”. O tribunal disse entender que “a quantidade de bens próprios do município são suficientes ao atendimento de suas atividades”. Uma das falhas encontradas pelo MP na administração dá conta da contratação de cerca de 838 servidores temporários nos anos de 2012 e 2013 de forma ilegal.

0 21:25 - 14 de Out // Elaine Brito | Bahia

Um princípio de incêndio no sistema de exaustão em uma das lojas da praça de alimentação do Shopping Bela Vista aconteceu nesta segunda-feira (14). De acordo com a assessoria do empreendimento, os dispositivos automáticos de segurança do centro de compras entraram em ação "de forma imediata" e não houve fogo. Apesar do incidente, o shopping continua em funcionamento.

Informações do G1

0 10:55 - 13 de Out // Cristina Pita | Bahia

O café da manhã dos brasileiros vem ficando mais caro nos últimos meses, por causa da forte alta nos preços do pãozinho francês. Em setembro, a alta foi de 3,37%; no ano, o preço já subiu 11,39%; no acumulado de doze meses (contando a partir de outubro do ano passado), o pão francês já está 14,79% mais caro. Entre as capitais pesquisadas, Belém (PA) foi a que teve o maior aumento: o preço subiu 21,97% nos últimos doze meses. Em São Paulo (SP), a alta no preço do pãozinho foi de 16,06%; no Rio de Janeiro (RJ), o preço subiu 19,3%. A menor alta foi em Salvador (BA), um reajuste de 2,39%. 

Trigo sobe de preço - Essa alta se explica pelo aumento no preço da farinha de trigo. A estimativa é de que a farinha já esteja 120% mais cara do que no início do ano. A diminuição da área plantada e fatores climáticos influenciaram na qualidade e quantidade do trigo colhido, o que fez com que a oferta diminuísse. Como a procura continuou alta, a lei de oferta e procura explica a alta dos preços, que é um mecanismo para equilibrar o mercado. Outro fator importante que explica a alta da farinha no Brasil é a suspensão das exportações de trigo na Argentina. (Uol Notícias)

0 10:40 - 13 de Out // Cristina Pita | Bahia

Os seis funcionários do presídio de Eunápolis que estavam custodiados na Delegacia Territorial do município há quase 20 dias, foram transferidos sexta-feira (11) para o conjunto penal de Itabuna, no sul da Bahia. A transferência, em atendimento a determinação da 1ª Vara Criminal da Comarca de Eunápolis, foi realizada com escolta de agentes do presídio e de policiais militares e teria sido por motivo de segurança. A justiça transformou algumas prisões provisórias em preventivas. Entre os presos está o diretor-adjunto do presídio de Eunápolis, Jabes Santana. Conforme denúncia do promotor João Alves Neto, do Ministério Público baiano, os agentes são acusados, entre outros de crimes, de corrupção ativa, formação de quadrilha e homicídio. Um dos inquéritos já foi concluído pela Polícia Civil e deve ser encaminhado para a justiça ainda nesta sexta-feira (11). A partir desta data, o promotor João Alves tem 15 dias para oferecer a denúncia, disse um delegado. (Radar)

 

0 10:23 - 13 de Out // Cristina Pita | Bahia

A travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande registra movimento moderado de passageiros nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e Náutico da Bahia, no Comércio, em Salvador. O movimento maior de usuários acontece no sentido da capital para a Ilha, com passageiros atravessando para as praias de Vera Cruz na manhã deste domingo (13). Oito embarcações estão em tráfego, os horários de saída são de meia em meia hora e as condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são normais, com ventos moderados e mar calmo. De Salvador para Mar Grande, a última viagem do dia será às 18h30. No sentido inverso, às 20h.

A Astramab – Associação dos transportadores Marítimos da Bahia informa também que a linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra movimento regular. e que continuará hoje fazendo conexação em Itaparica devido às condições desfavoráveis de navegação no percurso até a Ilha de Tinharé. Os catamarãs saem do Terminal Náutico, atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem, via terrestre, até a Ponta do Curral (Valença), e fazem a travessia até o Morro. Os horários são 8h30, 9h, 10h30, 13h30 e 14h. A tarifa é R$ 75. Também atendem normalmente hoje as escunas de turismo, que zarpam do Terminal Náutico com destino às ilhas da Baía de Todos os Santos, fazendo paradas em Ilha dos Frades e Itaparica e retornando às 17h30 a Salvador (Jornal da Mídia)

0 10:19 - 13 de Out // Cristina Pita | Acidente

A médica oftalmologista Kátia Vargas Pereira, de 45 anos, será presa em flagrante logo que deixar o Hospital Espanhol. Ela é acusada de duplo homicídio doloso, no acidente em que morreram os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, de 21 e 23 anos. Os jovens morreram por volta das 8h de ontem, após baterem num poste em frente ao Ondina Apart Hotel. Emanuel, que completaria 22 anos na terça-feira (15), trabalhava como modelo, assim como a irmã, que também cursava Direito. Ele levava a irmã ao aeroporto. A médica é acusada de ter jogado o carro que dirigia contra a moto pilotada por Emanuel.

 

O enterro dos dois jovens aconteceu às 11h no Cemitério do Campo Santo em clima de muita comoção e revolta. Os familiares das vítimas estavam inconsoláveis e não quiseram dar entrevistas. (Jornal da Mídia)

0 09:55 - 13 de Out // Cristina Pita | Bahia

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), somente no estado, 40.350 adolescentes com idades entre 10 e 19 anos tiveram o primeiro filho em 2012. Os dados se referem apenas a crianças nascidas vivas. E, embora os dados ainda sejam expressivos, estados e municípios brasileiros vêm registrando uma queda do número de casos de gravidez na adolescência. Na Bahia, por exemplo, o percentual de adolescentes grávidas reduziu de 46.611, em 2011, para 40.350, em 2012.

No Brasil, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o número de mulheres grávidas nesta faixa etária passou de 673.045, em 2003; para 561.088, em 2011. Segundo o órgão, a redução está diretamente associada à ampliação do acesso a métodos contraceptivos na rede pública e nas drogarias conveniadas do programa Aqui Tem Farmácia Popular, assim como ao fortalecimento das ações de prevenção e planejamento familiar. Mas, para a psicóloga que integra a área técnica de saúde do adolescente e do jovem da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Ana Paula Torres, é preciso fazer mais. "Houve uma leve queda nos últimos anos, mas ainda temos problemas", reconhece.

Um deles é que a média de incidência na Bahia de mães com faixa etária entre 10 e 19 anos (com filhos nascidos vivos) é de 21,37%, ficando acima da média nacional, que é de 19,31%.

Um outro problema é que, embora os resultados sejam positivos em boa parte dos municípios baianos, em outros a situação ainda é bastante preocupante. Em alguns deles, a média de mães adolescentes ultrapassa os 35%. É o caso das cidades situadas no extremo sul da Bahia, região do estado que apresenta a maior proporção de mães entre 10 e 19 anos, a exemplo de Aurelino Leal (40,50%), Arataca (39,04%) e Itaju da Colônia (36,92%). Em Salvador, o percentual é de 15,44%. Segundo a epidemiologista Greice Menezes, pesquisadora do Programa de Estudos em Gênero e Saúde (Musa) do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), a gravidez na adolescência é um fenômeno heterogêneo e se apresenta de maneira muito distinta em algumas regiões.

Fatores "O número de casos está diretamente associado a fatores como classe social, raça, nível de assistência e acesso à saúde, além de padrões sociais e culturais. E esses fatores se diferenciam de acordo com cada município", diz a profissional. A psicóloga da Sesab Ana Paula Torres afirma que questões sociais e culturais podem influenciar diretamente no número de casos. "Nas regiões mais carentes, o trabalho de conscientização junto aos pais e adolescentes se torna mais difícil. Em muitos lugares, falar de sexo na escola ou com o médico ainda é um tabu, embora muitas jovens e rapazes iniciem a vida sexual cedo", reflete.

Segundo ela, em alguns municípios, por exemplo, os pais não aprovaram a caderneta de saúde do adolescente, distribuída pelo Ministério da Saúde, que contém informações sobre menstruação, estágios do desenvolvimento da mama e pelos pubianos, vacinas, além de orientações sobre como se proteger durante a relação sexual. (A Tarde)

0 17:14 - 12 de Out // Léo Valente | Bahia
 A festa que vai marcar a despedida de Bel e Chiclete com Banana no Recôncavo Baiano, está confirmada para dia 30 de novembro. A festa do Tio Zé será realizada no Espaço da Brahma, às 14h, com Chiclete com Banana, Aviões do Forró, Saulo Fernandes, Harmonia do Samba e Babado Novo. Os ingressos já estão à venda em Salvador, exclusivamente no balcão de ingressos do Shopping Iguatemi e Salvador Shopping. Em Santo Antônio de Jesus, os ingressos podem ser encontrados na Loja do Tio Zé no Shopping Itaguari. A festa marca o último show de Bell Marques com o Chiclete no tradicional evento.
INGRESSOS:
ARENA OPEN BAR - R$ 110 com água, refrigerante e cerveja;
LOUNGE PRIME - R$ 200 com água, refrigerante, cerveja, Whisky 8 anos, vodca, salgados, acarajé, espetos e pãozinho delícia;
RED CARPET - R$ 320 com água, refrigerante, cerveja, Whisky 12 anos, vodca importada,buffet churrascaria Boi Preto, salgados rotativos
 Cristina Pita
0 13:50 - 12 de Out // Leozinho Valente | Bahia

 

0 09:02 - 12 de Out // Cristina Pita | Bahia

Técnicos do Derba interditaram o trecho da BR-420, que liga Cachoeira a Santo Amaro, depois da constatação do risco de desabamento de parte da pista, após os estragos provocados pelas chuvas da última quinta-feira, 9. O trecho interditado a partir das 17h é a principal via de acesso cidade histórica de Cachoeira (a 110km de Salvador), para quem vem da capital. Até que as obras de recuperação do trecho da pista ameaçado de desabamento sejam conclu[ídas, a 500 metros do centro de Cachoeira, o tráfego de carros pequenos será feito através da Ladeira da Cadeia até a Lagoa Encantada para a BA-420 e comunidades da zona rural de Cachoeira. Já os carros pesados deverão desviar na altura do Posto Lagoa Encantada no sentido Vila de Belém à BR-101 e povoado de Capoeiruçu para chegar ou sair de Cachoeira. Os carros pequenos também podem utilizar esse desvio para ter acesso ou deixar a cidade de Cachoeira. A medida foi anunciada após reunião no final da tarde de ontem (11), sexta-feira, ente o prefeito de Cachoeira ,Carlos Pereira, e representantes do Derba.

Cristina Pita

0 18:17 - 11 de Out // Elaine Brito | Bahia

Mais de 2.000 prefeitos e vereadores eleitos no ano passado receberam, até o início deste ano, recursos do programa Bolsa Família do governo federal. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome identificou 2.168 beneficiários que continuaram recebendo o dinheiro do programa apesar de terem sido eleitos para prefeituras e Câmaras Municipais. A legislação brasileira veda políticos eleitos de receberem o benefício, mas determina que os próprios políticos acusem o fato de serem beneficiários do programa --o que na prática permite que muitos continuem a receber o dinheiro. O governo encontrou as ilegalidades ao cruzar dados do ministério com do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A operação, realizada em fevereiro deste ano, encontrou inicialmente 2.272 eleitos que poderiam se enquadrar na situação ilegal. Após um pente-fino, com o envio de questionários às prefeituras, o ministério chegou ao número de 2.168 confirmados como políticos eleitos que são beneficiários do principal programa de transferência de renda do governo federal.

Todos tiveram os benefícios cancelados. Os outros 104, que chegaram a ter os pagamentos suspensos, tiveram os valores desbloqueados. A lei 10.836/2004 obriga os beneficiários que tenham "dolosamente" prestado informações falsas para permanecerem no programa Bolsa Família devem ressarcir os cofres públicos o valor recebido irregularmente. O ressarcimento, segundo a lei, deve ser atualizado com base no IPCA. O ministério não informou se os políticos que receberam o dinheiro irregularmente fizeram o ressarcimento.

0 16:31 - 11 de Out // Leozinho Valente | Bahia

O veículo Gol de placa JNQ-0658 (licença de Salvador), furtado na manhã de hoje (11), na Avenida Alberto Passos, no centro de Cruz das Almas, foi recuperado pela Polícia Militar no centro de Sapeaçu. De acordo com informações da PM, durante uma perseguição efetuada pela guarnição, o criminoso tentou despistar os policiais, mas acabou abandonando o veículo e fugindo por um matagal próximo. Os policiais estão fazendo uma varredura pelo local a procura do elemento. Até o momento não temos informações de prisões.

Fonte:Forte Na Notícia

1 15:20 - 11 de Out // Cristina Pita | Acidente

A delegada Acácia Nunes, que investiga o caso de dois irmãos que morreram na manhã desta sexta-feira (11), após colidirem contra um poste no bairro de Ondina, em Salvador, vai solicitar as imagens das câmeras de segurança dos postes e estabelecimentos que ficam nas proximidades do local do acidente.De acordo com a polícia, as imagens servirão para esclarecer se houve de fato alguma discussão entre a médica Kátia Vargas Pereira, de 45 anos, que conduzia o carro, e os irmãos Emanuel e Emanuele Gomes Dias, de 21 e 23 anos, respectivamente, que estavam em uma moto. Emanuel completaria 22 anos na próxima terça-feira (15). Segundo testemunhas que estavam no local, a médica teria 'fechado' a motocicleta conduzida por Manuel ao sair de uma transversal. Em seguida, ele teria batido no vidro da motorista do KIA Sorento, reclamado da situação e deixado o local em alta velocidade. Ainda segundo pessoas que presenciaram o acidente, Kátia teria se irritado com a atitude do rapaz e saiu em alta velocidade atrás da motocicleta, perdeu o controle e acabou batendo na moto e causando o acidente que matou o casal de irmãos.(Correio)

1 09:51 - 11 de Out // Cristina Pita | Bahia

Segundo previsão do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para Salvador e Região Metropolitana, onde o predomínio é de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas terão poucas mudanças, ou seja, as mínimas deverão ficar em torno de 20°C e as máximas em torno de 28°C. No final de semana do dia das crianças, as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos. Os ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico mantém o céu encoberto e chuvoso nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e grande parte das regiões Sudoeste e Chapada Diamantina. No Nordeste do Estado, as chuvas deverão ser mais expressivas, pois a frente fria que está sobre o Oceano continua intensificando esses ventos, trazendo mais umidade.

Para esta sexta-feira (11) Santo Antônio de Jesus tem sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Sábado (12) será de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Já Domingo (13) será de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. (Fonte Climatempo)

 

 

 

 

0 09:13 - 11 de Out // Nadia Santos | Bahia

Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas) foi laureada nesta sexta-feira (11) com o Prêmio Nobel da Paz. O anúncio foi feito pela Comissão do Nobel, em Oslo, na Noruega, que citou os "amplos esforços" da entidade para eliminar os arsenais químicos pelo mundo.

Thorbjoern Jagland, chefe do comitê, disse que a premiação foi um lembrete para os países com grandes estoques desse tipo de arma, como EUA e Rússia, para que se livrem deles, "especialmente porque eles estão exigindo que outros, como a Síria, façam o mesmo".

"Agora temos a oportunidade de nos livrarmos de toda uma categoria de armas de destruição em massa", disse. "Será um grande aontecimento histórico se conseguirmos."

entidade, baseada em Haia, na Holanda, está atualmente supervisionando, com apoio da ONU, a destruição das armas químicas do regime do presidente Bashar al-Assad, na Síria, em meio à guerra civil que devasta o país e já matou mais de 115 mil pessoas, provocando uma crise humanitária e política que ameaça contaminar a região do Oriente Médio.

0 09:11 - 11 de Out // Cristina Pita | Bahia

A Bahia ocupa o 3º lugar no ranking nacional de tráfico de pessoas. Diante da posição nada favorável, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa da Bahia vai se reunir na próxima semana para definir o roteiro de trabalho. Presidida pela deputada Luiza Maia (PT), a comissão tem até 120 dias para investigar essa modalidade de crime. “É um crime invisível, silencioso. Temos que investigar, apurar essa remessa de material humano para o exterior”, falou Luiza Maia. Segundo ela, quatro audiências públicas e onze reuniões ordinárias serão realizadas. Vítimas e familiares de traficadas devem ser ouvidas. Parte do tráfico de pessoa está relacionada à exploração sexual. “O que a gente tem mais conhecimento são mulheres que vão para o exterior acreditando que vão trabalhar, melhorar de vida”, ressalta. Outras manifestações de tráfico para fins de trabalho escravo e adoção ilegal de crianças também serão apuradas. Além de Luiza Maia, compõem a CPI do Tráfico de Pessoa os deputados Deraldo Damasceno, Maria Luiza Laudano, Maria Del Carmen, Kelly Magalhães e Maria Luiza Orge. (Bocão News)

0 09:08 - 11 de Out // Cristina Pita | Bahia

A Coleção Tempo Antigo: Memórias da História Bahiana, que resgata episódios importantes do passado no estado, será lançada nesta sexta-feira (11), no auditório da Unime, em Lauro de Freitas, às 19h. Os três exemplares – Resumo Chronólogico e Noticioso da Província da Bahiadesde o seu descobrimento em 1500, Tempo Antigo e Epopéia Itaparicana, publicados pela Editora Livro, venceram o edital da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura. (Fundação Pedro Calmon)

0 09:04 - 11 de Out // Cristina Pita | Bahia

Três homens incendiaram uma agência do Banco do Brasil da cidade de Tanquinho, na madrugada desta sexta-feira (11). Segundo policiais da delegacia da cidade, os criminosos chegaram ao local depois das 3h e explodiram o estabelecimento. Segundo um dos PMs, uma quantidade excessiva de explosivo foi utilizada e a agência pegou fogo por completo. Nada foi levado. Embora o banco fique próximo à delegacia e à sede da PM, os policiais só perceberam a ação após ouvir a explosão. Diligências foram realizadas, mas ninguém foi detido. O Corpo de Bombeiros de Feira de Santana foi encaminhado para Tanquinho a fim de auxiliar no combate do fogo. Ninguém se feriu.

0 09:02 - 11 de Out // Cristina Pita | Bahia

Os bancos ofereceram reajuste salarial de 8% (1,93% acima da inflação) aos bancários, mas cobraram a reposição dos 22 dias de greve em um período de seis meses. A nova proposta salarial foi feita na quinta-feira (10) em São Paulo. Agora, o impasse é a reposição dos dias parados. Os bancários querem anistia, mas os bancos insistem em recuperá-los ou descontá-los dos salários. Para encerrar a greve na segunda-feira (14), os bancários devem submeter a proposta em assembleias previstas para ocorrer nesta sexta-feira (11). Em Salvador, a categoria reúne-se a partir das 18h30, no ginásio dos esportes do sindicato, nos Aflitos. Até quinta, 840 das 950 agências baianas estavam fechadas. O sindicato não sabe informar o quantitativo de adesão ao movimento no estado. A greve dos bancários já é a maior desde 2004, quando a categoria parou por 30 dias. Amanhã completam 23 dias de paralisação. (A Tarde)

0 08:59 - 11 de Out // Cristina Pita | Bahia

O delegado titular da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) em Teixeira de Freitas, Marcos Vinícius de Almeida Costa, informou, na quarta-feira (9), que o perfil no facebook do preso Fabiano Ferreira dos Santos, de 26 anos, está sendo atualizado fora das dependências da Delegacia Territorial (DT) de Itamaraju, por uma mulher já identificada. Investigações preliminares revelaram que as imagens postadas na internet foram registradas durante uma das visitas à delegacia de Itamaraju, subordinada aquela Coorpin. Os presos custodiados naquela unidade não têm acesso a celulares, máquinas fotográficas ou qualquer dispositivo conectado à internet. A mulher será ouvida pela polícia e uma sindicância interna já foi instaurada para apurar como o equipamento fotográfico entrou na unidade policial. (Radar)

0 08:50 - 11 de Out // Cristina Pita | Bahia

Os últimos dias têm sido de chuva forte em Cumuruxatiba, distrito de Prado. A chuva que cai na região desde agosto alaga as estradas e a cidade está praticamente isolada. Na quarta-feira (9), o Secretário de Administração e Coordenador de Defesa Civil de Prado, Igor Lago, informou que a cidade está em situação de emergência por causa da chuva. Os moradores contam que por conta das chuvas fortes, uma enxurrada foi levando tudo, inclusive as manilhas que serviam para escoar a água do rio que passava por baixo da estrada. A força da água foi tão grande que abriu um enorme buraco em uma das principais vias de acesso ao distrito. Uma ponte foi improvisada, mas somente motos conseguem seguir viagem. Os outros veículos têm que passar por um desvio. Outra alternativa é a estrada da orla, que também não está em boas condições por causa das chuvas. Motociclistas se arriscam, alguns ficam no meio do caminho e precisam empurrar a moto para sair da lama. Esse problema afeta cerca de cinco mil moradores. A prefeitura aguarda a liberação de recursos para recuperar as áreas de maior risco, entre elas a estrada que está interditada. Enquanto isso, serviços periódicos de manutenção estão sendo feitos nas estradas que dão acesso ao distrito. (Radar)

0 20:58 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Salvador já recebeu mais chuva do que o previsto para todo o mês de outubro, de acordo com informações do Climatempo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca 147 mm de chuva entre 14h de quarta (9) e as 14h de qiunta (10). A média normal esperada para o mês é de 115 mm. A quantidade de chuva medida foi a maior quantidade registrada no intervalo de 24h em 2013.

 As chuvas fortes foram provocadas por uma frente fria que chegou com força acima do normal para esta época do ano ao litoral norte da Bahia e deixou o tempo instável em Salvador, Recôncavo e no litoral norte do estado. As áreas de instabilidade devem permanecer até segunda-feira, segundo o Climatempo, apesar da frente fria começar a se afastar para o mar, já a partir desse fim de semana.

 Outras cidades do estado também sofreram com chuvas e frio. Cidades próximas à capital tiveram uma quinta-feira chuvosa, como Cachoeira, Feira de Santana e Alagoinhas.m Porto Seguro, por conta da forte chuvas que caem na cidade, a banda Babado Novo adiou a gravação do primeiro DVD da banda com sua nova formação, que aconteceria nos dias 16 e 17 de outubro. Há grande probabilidade de chuvas fortes no dias da gravação.

 Desde setembro, as chuvas causam estragos no extremo sul do estado. Em Cumuruxatiba, distrito da cidade de Prado, que fica a 787 quilômetros de Salvador, as chuvas fortes destruíram parte da estrada que liga o distrito à cidade. A força da água das chuvas abriram um buraco na principal via de acesso a Cumuruxatiba. (Correio)

 

0 13:31 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Motoristas que trafegam pela capital baiana enfrentam dificuldades nesta quinta-feira, dia 10, devido à chuva forte que atinge a cidade desde esta quarta-feira, 9. Além dos condutores, a população da cidade também tendo problemas para se deslocar pela cidade. (A TARDE)

0 13:25 - 10 de Out // Léo Valente | Bahia

Em um só lance, o governador Jaques Wagner (PT) adiantou que o candidato do partido ao Palácio de Ondina será escolhido em pouco mais de um mês e , ao mesmo tempo, reduziu para três o número de petistas no páreo de 2014. Ao conversar, ontem, dia 9, com radialistas do Sul e Baixo Sul baiano, Wagner revelou que vai anunciar a decisão em 15 de novembro, dia da Proclamação da República, e disse que a disputa interna está fechada agora em torno de três nomes: o senador Walter Pinheiro e os secretários José Sérgio Gabrielli (Planejamento) e Rui Costa (Casa Civil). Ou seja, o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano está definitivamente fora do xadrez da sucessão. (Correio)

 

 

 

0 13:17 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

“Teremos em Maraú projetos modelos de aquicultura e pesca, a exemplo de fazenda de algas para fazer sabonete, de produção de ostras e tanques rede, entre muitas outras atividades que servirão de exemplo para toda a Baia de Camamu e para o Brasil, tanto na capacitação de pescadores e marisqueiras como de estudantes do Instituto Federal Baiano (IFbaiano)”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao assinar convênio com o IFbaiano para a implantação do Centro de Estudos Costeiros de Pesca e Aquicultura (CECPA), na Estação de Campinhos, em Maraú.

Durante o mesmo ato, que contou com as presenças do governador Jaques Wagner e do presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, além da prefeita do município, prefeita Maria das Graças Viana, e centenas de pescadores, foram entregues 60 embarcações de fibra de vidro, com motor de popa a óleo e equipamentos de salvatagem. O município possui cerca de 1.800 pescadores cadastrados, o que representa cerca de 8% da população de Maraú.

Eduardo Salles afirmou ainda que “teremos aqui em Marau todas as possibilidades para pesquisarmos e fazermos os ajustes necessários para avançarmos na sustentabilidade pesqueira de todos os municípios banhados pela Baía de Camamu”. De acordo com o diretor de Pesquisa do IFBaiano, José Rodrigues Souza Filho, o Centro de Estudos Costeiros de Pesca e Aquicultura vai atuar treinando pescadores e marisqueiras, formando mão-de-obra e desenvolvendo novas tecnologias de pesca, além de focar também o turismo náutico. Ele lembrou que a Baía de Camamu, onde Maraú está inserida, é a terceira maior baía do Brasil, depois da Baía de Todos os Santos (BTS) e da Baía de Guanabara, aparecendo também como a terceira maior em produção de pescado, atrás da BTS e da Baía Norte, em Santa Catarina.

 Projeto Renovar

“Não dar o peixe, mas ensinar a pescar, capacitando os pescadores a construir e conservar suas embarcações”. Essa é a filosofia do Projeto Renovar, conforme explicou o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Cássio Peixoto. Ele destacou que “até o final do ano serão entregues mais 800 embarcações para atender outras 2.400 famílias de pescadores do litoral e da bacia do São Francisco”.

Cássio lembra que todo o projeto, que conta também com a participação da Sedir/CAR, tem repercussão nas áreas ambiental, econômica e social. “O Renovar diminui a pressão para extração da madeira da Mata Atlântica, habilita jovens empreendedores para trabalhar no segmento da construção naval artesanal, e disponibiliza para milhares de famílias um importante meio de produção, uma vez que os pescadores aprendem a construir canoas”, acrescenta Peixoto, explicando que “esse é um programa estruturante, que vai dar sustentabilidade à cadeia da pesca, gerando renda e garantindo segurança para o pescador no mar”.

Nesta primeira etapa, 60 barcos de fibra foram construídos por técnicos que capacitaram os pescadores na construção e conserto dos barcos, caso no futuro sejam avariados. O projeto pretende alcançar toda a Bahia e, para que isto seja efetivado, a Secretaria da Agricultura, no final do ano passado, apresentou um catalogo de projetos incluindo este, aos deputados estaduais e federais e aos senadores baianos sugerindo que emendas parlamentares fossem disponibilizadas para tal fim. “Hoje é um dia de alegria para Maraú. Esse projeto significa geração de renda, melhores condições de vida e segurança para os pescadores”, disse a prefeita Maria das Graças Viana, destacando que, apesar da abundância de peixe nas águas da península, o município sofre com o desabastecimento de pescado, por falta de condições dos pescadores. “Agora essa realidade será transformada”, afirmou, explicando que os 180 pescadores selecionados, na maioria, não possuíam barcos, pescavam em embarcações emprestadas ou de forma artesanal.

 Estaleiros

 

 

O programa constitui-se na implantação de estaleiros itinerantes, onde pescadores selecionados aprendem a construir as embarcações de fibra com motor de popa, de 7,04 metros de cumprimento por 1,45. Todo processo dura quatro dias, ministrado por técnicos experientes da Bahia Pesca. O objetivo do projeto é renovar a frota dos pequenos pescadores, substituindo as canoas de madeira, que além da dificuldade de recuperação, encontraria barreiras de natureza ambientais. Na península de Maraú existem 153 embarcações velhas, das quais 60 estão sendo substituídas agora.

0 13:02 - 10 de Out // Cristina Pita | Bahia

Uma população de cerca de 27 mil pessoas será beneficiada com a implantação do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, que atenderá 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. A execução está a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos de R$ 79,6 milhões garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção. A ordem de serviço para execução das obras será dada neste sábado (12), na presença do governador do estado, Jaques Wagner, pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

A elaboração do projeto executivo do sistema foi uma parceria com o governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB). A captação de água será feita por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho, e daí conduzida por tubulação de 350 milímetros de diâmetro e 371,4 km de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes.

Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais, e terão capacidade de atender, com água tratada de qualidade, a uma população de cerca de 40 mil pessoas, projetada para 2028. A realização de quase 4 mil novas ligações domiciliares está também prevista no contrato. “Com esta grande obra de infraestrutura hídrica cuja captação será feita a partir do rio São Francisco, o governo federal, por meio da Codevasf e em parceria com o governo estadual, estará levando água tratada em quantidade e qualidade para Campo Alegre de Lourdes e para a zona rural de Pilão Arcado e Remanso, realizando assim um sonho desta população”, afirma o presidente da Codevasf.

 Benefícios para a população




Colunistas


Classificados