Solução definitiva do problema é algo meio complicado
diz secretário de Infraestrutura ponte que liga Santo Antônio de Jesus à cidade de Muniz Ferreiira 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Bahia

0 17:23 - 03 de Fev // Daiana Lima | Bahia

A Embasa afirmou que o abastecimento de água nos municípios de Itaparica e Vera Cruz devem ser regularizados completamente até quarta-feira (4). Um transformador de energia de grande porte foi instalado na estação de tratamento de água que abastece a Ilha de Itaparica. O equipamento foi instalado para substituir o antigo que sofreu dano total após a queda de um raio. Ainda segundo a Embasa, desde a conclusão do serviço, o abastecimento tem sido retomado de forma gradativa. 

Fonte: Metro
0 10:25 - 03 de Fev // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

O cantor Pablo foi uma das atrações do Arrocha Prime, que aconteceu em Brumado no último sábado (31). O evento atraiu um grande número de fãs, mas de acordo com o site Se Liga Brumado, o artista se recusou a atender a imprensa e os fãs. Segundo a publicação, Pablo chegou ao local do evento e foi direto para o palco. Os jornalistas teriam sido expulsos da área que daria acesso ao camarim e, apesar da promessa de que ele atenderia a imprensa e algumas fãs após a apresentação, o cantor desceu do palco, entrou no carro e foi embora. De acordo com o site, Pablo teria sido criticado pela atitude no interior baiano e chamado de "deselegante", "mal-educado", "arrogante" e "intocável".

0 10:21 - 03 de Fev // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Banhistas de Ilhéus, sul baiano, capturaram dois tubarões de médio porte neste fim de semana. As imagens dos animais capturados foram fotografadas por leitores do site O Tabuleiro. De acordo com o portal, trata-se de tubarões da espécie cabeça-chata. Animais desta espécie se alimentam de peixe e podem ser encontrados em costas das praias ou até mesmo em rios e lagos. A espécie, no entanto, possui histórico de ataque a humanos.

1 10:15 - 03 de Fev // Fonte: Política Livre | Bahia

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) rebateu as críticas do presidente reeleito da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), e afirmou que a bancada do PT irá judicializar a eleição do pedetista. “Nós entendemos que o registro da candidatura é inconstitucional, nada contra a ele [Marcelo Nilo]. Ele não honrou com o compromisso que fez. Achávamos que seria qualquer outro nome, não o dele”, disse Rosemberg, afirmando que Nilo garantiu que não sairia candidato à reeleição da presidência na Casa. Em entrevista à rádio Metrópole, o petista acusou Nilo de ameaçar os parlamentares em troca de apoio. “Ele precisa entender que não é só ele que entende das coisas. Ele ameaçava os deputados, como me ameaçou. Dizendo que se eu fosse eleito, não entrava mais na minha sala e que tiraria tudo de mim”, frisou. Sobre a afirmação de Marcelo Nilo, em romper com o PT [veja aqui], o petista disse “não ter como”. “Romper? Não tem como. Se o PDT tem os cinco deputados na casa foi por conta da coligação dada pelo PT. Nós perdemos três deputados nessa legislatura pela política de aliança que fizemos. Nós fomos generosos com os partidos aliados”, disparou.

0 10:14 - 03 de Fev // Djalma Macedo | Bahia

0 09:46 - 03 de Fev // Fonte: Bocão News | Bahia

O Ministério Público da Bahia denunciou, nesta segunda-feira (2), 24 pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa, em Cachoeira, cidade a cerca de 100 quilômetros da capital baiana. De acordo com o órgão, elas são suspeitas de aliciar menores para a prática de crimes como tráfico de drogas, homicídios, roubos, porte e venda de arma de fogo.

O promotor de Justiça Rodrigo Rubiale pediu a Justiça que decrete a prisão preventiva dos denunciados. De acordo com o MP, as investigações, que tomaram por base um inquérito policial, apontam ainda para a associação desse grupo a uma outra quadrilha com atuação em Muritiba.

 Para o promotor Rodrigo Rubiale, a prisão é necessária para “acautelar o meio social”, uma vez que “soltos, os denunciados podem intimidar testemunhas”. Ele acrescenta que, além de atrapalhar “em muito a instrução processual”, a permanência dos suspeitos soltos na sociedade pode fazer com que subsistam “práticas de atividades criminosas, notadamente, o tráfico de drogas” na cidade.

1 09:20 - 03 de Fev // Blog do Valente / Informações R.Andaiá FM | Bahia

O atual presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus, o vereador Luiz do Alto fez uma declaração polêmica na manhã desta terça-feira 03, segundo ele, os computadores da Casa Legislativa foram todos formatados. “Quem sabe ler e escrever não se bate, mas o nosso ex-presidente me deixou em uma situação difícil ao formatar todos os computadores da secretaria e quando eu cheguei dia 5 que abri o sistema não tinha nada, passei pra ele a situação para que a população esteja ciente e veja o que tinha lá no mês de dezembro”, disse.

Com as licitações e os sistemas zerados, o atual presidente tem a missão de atualizar tudo até o dia 16 de fevereiro, que é quando os trabalhos da nova gestão se iniciam. “Nós estamos tentando fazer com que a coisa aconteça, estou com dificuldade para resolver a situação, mas com certeza dia 16 estará tudo dentro da legalidade e todas as pessoas terão acesso de forma transparente”, afirmou. O caso foi comunicado ao Ministério Público através de um ofício que vai ouvir o ex-presidente e o atual para apurar responsabilidade.

0 08:37 - 03 de Fev // Fonte: Justiça em Foco | Bahia

A juíza federal Renata Mesquita Ribeiro Quadros, então substituta da 14ª Vara, em sentença datada do último mês de dezembro, julgou parcialmente procedente pleito da União Federal e do Ministério Público Federal em uma ação civil pública por improbidade administrativa, reconhecendo a responsabilidade de uma ex-servidora da Receita Federal de Cruz das Almas.

A magistrada condenanou a ex-servidora pública ao pagamento de multa de dez vezes o valor da sua ultima remuneração, devidamente atualizada, valor a ser revertido ao fundo criado pela Lei 7.347/85.

 A ré foi também condenada pela magistrada ao pagamento das custas processuais e de honorários advocatícios, em 10% sobre o valor da condenação.

 Segundo os autores, a servidora pública teria prejudicado o Fisco ao praticar uma serie de operações ilegais, através do sistema informatizado, em prejuízo da Administração Pública Federal e em benefício de terceiros com inclusão retroativa no Simples de contribuintes e suspensão indevida de exigibilidade de créditos tributários com inserção de números falsos de mandados de segurança.

0 08:00 - 03 de Fev // Fonte: Assessoria | Bahia

O deputado estadual Rogério Andrade, quarto mais votado do Estado nas eleições 2014, assumiu nesta segunda-feira (02), o seu quarto mandato como deputado estadual.

O parlamentar teve outro motivo para comemorar duranre a posse, tornou-se o novo líder na Assembleia Legislativa do Partido Social Democrático (PSD), segunda maior força política da Bahia. Na Assembleia o partido conta com 8 (oito) parlamentares, os quais serão liderados por Andrade.

Com quase 100 (cem) mil votos, Rogério foi o Deputado mais votado do PSD baiano, o qual, conta agora, com o reforço do mais novo Senador eleito pela Bahia, Otto Alencar.

Rogério Andrade comemora ainda o fato do seu partido está comandando o Ministério das Cidades, um dos mais importantes da República, cujo Ministro Gilberto Kassab é o Presidente Nacional da sigla partidária.

0 07:48 - 03 de Fev // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

A bancada petista da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) confirmou na tarde desta segunda-feira (2), após reunião, que questionará a legalidade da reeleição de Marcelo Nilo para a presidência da Casa por meios legais. De acordo com informações do jornal A Tarde, o PT organizará fóruns e debates públicos para discutir o assunto e pretende entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) logo após o resultado da eleição ser publicado no Diário Oficial. Os petistas chegaram a questionar o ato durante a sessão de posse na segunda-feira, quando o deputado Joseildo Ramos (PT) apelou para a faceta "regimentalista" do deputado Reinaldo Braga (PR), que presidia os trabalhos.

0 06:59 - 03 de Fev // Fonte: Metro 1 | Autos

Com o final da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 31,41% em janeiro na comparação com dezembro e 18,81% em relação ao mesmo mês do ano de 2014. De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro mês de 2015, foram emplacadas 253.807 unidades, ante 370.018 em dezembro e 312.591 em janeiro do ano passado.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção, a queda se dá muito por conta do fim do IPI reduzido, que terminou no dia 31 de dezembro. "Houve uma antecipação de compras, em dezembro, por conta do fim do benefício do desconto de IPI, que voltou aos patamares normais a partir do dia primeiro", afirmou. A volta da alíquota integral do IPI foi uma das ações adotadas pelo Governo Federal na tentativa de aumentar a arrecadação neste ano.

0 23:14 - 02 de Fev // Leozinho Valente | Bahia

O contrato do Bahia com a Arena Fonte Nova foi assinado em novembro de 2012 para passar a valer a partir de abril do ano seguinte. O documento tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais três. A assinatura foi feita pelo então presidente Marcelo Guimarães Filho. A ideia, na ocasião, era de que o estádio de Pituaçu continuasse abrigando os jogos do Tricolor em ocasiões especiais.

Durante a campanha para a presidência do Bahia, Marcelo Sant’Ana sempre afirmava que o clube precisava lutar por melhores números na negociação com a Arena Fonte Nova. Na visão dele, a parceria teria que ser mais benéfica para o clube.

Fonte:G1

0 15:10 - 02 de Fev // Daiana Lima | Bahia

Marcos Edison, presidente da Cooperativa de Transporte de Salinas das Margaridas, reclama sobre o estado em que as estradas se encontram.  Os motoristas alegam que estão trabalhando apenas para manter o carro que fica em péssimo estado devido ao trajeto. ¨A estrada hoje está um caos. Salinas das Margaridas está abandonada!¨ Afirmou  Marcos.

Segundo ele, devido a frequente circulação de carros pesados por causa das construtoras,  que no início se comprometeram   a  fazer a manutenção da estrada visto que,  eram os maiores responsáveis pela degradação  iniciaram projeto, entretanto, não concluíram.

 O presidente da Cooperativa faz um apelo aos governadores no sentido de consertar a rodovia .  Informou que a melhoria da estrada reflete no comércio da cidade de Santo Antonio de Jesus uma vez que,  os moradores utilizam os transportes  para se deslocar para a cidade para fazer compras. ¨Com  as  estradas dessa maneira inviabiliza a saída dos moradores. ¨Constatou Marcos.

Daiana Lima

0 11:00 - 02 de Fev // Fonte: Metro 1 | Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e virtual reeleito para o cargo, Marcelo Nilo (PDT), não está plenamente satisfeito com o apoio de 12 partidos na Casa. Segundo o veterano político, o apoio do PT à candidatura de Rosemberg Pinto (PT) o deixou "magoado" e "triste".

"O tanto que eu trabalhei pela candidatura do PT [ao governo, com Rui Costa], e o PT é o único partido que não me apoia na presidência da Assembleia. Isso são coisas que só a política explica. O PT tem direito a ter candidato, mas até o filho do ex-governador Paulo Souto vai voltar comigo aqui na casa, e o PT não. São atitudes políticas como essas que me deixam triste", falou ao Metro1.

Apesar disso, Nilo espera uma grande votação. "52 parlamentares declararam que vão votar conosco. Dos 14 partidos políticos, 13 vão votar conosco", disse.

0 10:44 - 02 de Fev // Fonte: Assessoria | Bahia

O Diretor do Núcleo Regional de Educação – NRE 21, Professor Clovis Esequiel dos Santos e a secretária de Educação de Salinas da Margarida, Ruth Santana dos Santos reuniram-se com a comunidade do Distrito de Encarnação para discutir o processo de estadualização de matrículas do Ensino Médio, ofertado até 2014 pela Gestão Municipal.

Anexo do Centro Tecnológico de Salinas – Cetesma, o Colégio Modelo de Encarnação oferta o Ensino Médio desde 2013, no entanto, devido à necessidade de regularização da situação dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação fomentou o processo de estadualização juntamente com a Secretaria de Educação.

O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - EMITec foi apresentado à comunidade como uma alternativa para suprir a deficiência de profissionais com formação específica em determinadas áreas e resolver a problemática da distância do centro de Salinas, onde já funciona o Colégio Estadual Juracy Magalhães. A proposta pedagógica, apresentada pelo técnico da SEC Humberto Torres, faz uso de uma rede de serviços de comunicação multimídia que integra dados, voz e imagem. No EMITec, os estudantes são acompanhados por um professor mediador que aplica e acompanha o desenvolvimento das atividades e frequência dos estudantes. O curso tem carga horária total de 3.000 (três mil) horas/aula, distribuídas em 3 (três) anos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

2 10:21 - 02 de Fev // Blog do Valente / Informações R.Andaiá FM | Bahia

A Polícia Militar de Santo Antonio de Jesus atendeu a uma ocorrência diferente na tarde deste domingo (1º), por volta das 12h40minh, uma mulher bastante a nervosa entrou em contato com a Polícia Militar informando que seu irmão, um bebê de um mês de vida estava engasgado com leite e estava sem respirar, quase desfalecido, neste momento entrou em ação o brilhante profissionalismo do Sargento Ademário e do Soldado Paixão que estavam de serviço na Central de Operação, através dessa ligação telefônica conseguiram tranquilizar a jovem e a instruíram quanto ao manejo dos procedimentos básicos para desobstrução das vias aéreas e conseguiram salvar a vida desse bebê. A jovem seguiu as orientações dos policiais por telefone e conseguiu desobstruir as vias aéreas de bebê fazendo ele voltar a respirar; ao mesmo tempo já encaminharam a Guarnição Falcões da Polícia Militar de motocicleta para localidade da Rua Antônio Mendes no bairro de São Benedito, lá eles continuaram atendimento e deram todo suporte necessário para família.

0 09:46 - 02 de Fev // Fonte: Infosaj | Bahia

O presidente da câmara municipal de Santo Antônio de Jesus, o vereador Luiz do Alto (PP), se encontra em Brasília, neste domingo (1º), na posse dos deputados federais. Ao todo, são 513 parlamentares empossados na Câmara dos Deputados.

Na oportunidade o vereador Luiz do Alto esteve prestigiando a posse do deputado federal Ronaldo Carletto (PP), e aproveitou o momento para solicitar do deputado através de emenda parlamentar um posto de saúde, creche e quadra de esporte para o Conjunto Habitacional Cidade Nova II, na localidade do Salto da Onça. Ele ainda cobrou emenda para abastecimento de agua potável para as localidades do Bom Conselho, Gamelo e Escadinha. “Precisamos da ajuda do deputado Ronaldo Carletto para defender os interesses de Santo Antônio de Jesus", afirma.

 O presidente esteve também com o vice-governador e secretário do planejamento João Leão, que está em Brasília na posse dos parlamentares e transmitiu a mensagem de Rui Costa.

Os novos deputados e senadores participam também da eleição para a presidência das duas Casas, respectivamente. A abertura dos trabalhos do Legislativo será nesta segunda-feira (2) e segue até 2019.

0 09:38 - 02 de Fev // Blog do Valente / Informações R.Andaiá FM | Acidente

Adriano Bispo dos Santos, 33 anos, morador da Rua Bahia em Santo Antonio de Jesus, Leandro Leão Couto, 24 anos, morador de Loteamentos Soposto e Engelberto de Jesus Cursino, 45 anos, morador da Rua Nova Estação ambos da cidade de Varzedo, todos vítimas de acidente automobilístico, foram atendidos permanecendo em observação no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.

Neste final de semana foram nove acidentes com motocicletas, o caso mais grave foi envolvendo o menor Jonailson Trajano Santos, 16 anos, morador da Rua José vieira Gomes em Itatim, inicialmente ele deu entrada em estado grave, foi entubado, mas segundo informações, o adolescente não resistiu e veio a óbito nesta madrugada.

Aurizete Andrade Sampaio, 54 anos, vítima de perfuração com arma de fogo, ela teria sido atingida na perna depois que homens passaram atirando contra sua casa, ela foi atendida e liberada.

Valdirene de Jesus, 42 anos, moradora da Rua João da Cruz Souza, município de Maragojipe vítima de perfuração com arma de fogo, ela foi atingida nas costas e no pé esquerdo, a informação é de que Valdirene de Jesus estava ao lado de um jovem que foi executado a tiros ontem em Maragojipe. Ela deu entrada no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus e permanece em observação.

0 09:29 - 02 de Fev // Djalma Macedo | Bahia

0 09:08 - 02 de Fev // Fonte: Forte na Notícia | Acidente

Um motociclista morreu em um grave acidente envolvendo uma moto, um caminhão e um táxi na tarde deste domingo (1º),na BR-101, nas proximidades de Pedra do Cavalo, no município de Cachoeira. O condutor da moto de placa OKL- 5522 (licença de Santo Amaro), Edvan Santos de Almeida, 24 anos, que morava em Conceição da Feira, teve a perna direita decepada, e não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do SAMU foi acionada, mas quando chegou ao local à vítima já estava sem sinais vitais.

(Fotos:Blog do Valente)

 Motorista e passageiros do caminhão e do táxi escaparam ilesos do acidente. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o motociclista fez uma manobra na rodovia, e depois de invadir a pista contrária e colidir com o táxi, foi atropelado pelo caminhão que vinha logo atrás. Já era noite quando o corpo foi removido do local pela Polícia Técnica e encaminhado para o (IML) de Santo Antônio de Jesus. O acidente provocou lentidão nos dois sentidos da pista, mas os motoristas foram orientados pelos patrulheiros da PFR.

0 08:54 - 02 de Fev // Fonte: Política Livre / Editado | Bahia

Se o aumento de alguns impostos como o IPTU, do preço da conta de energia elétrica e do material escolar já tiravam o sono do consumidor baiano, mais um aumento vem aí para deixar ainda mais preocupados com o bolso a população de Santo Antonio de Jesus. É que desde o dia 1º de fevereiro, o preço do combustível nos postos subiu ainda mais. O valor do litro da gasolina, por exemplo, pode ultrapassar os R$ 3,50 nas bombas. “Esse valor, além dos R$ 0,22 que já tinham sido anunciados pelo Ministro da Fazenda Joaquim Levy, incidem no aumento desse valor o ICMS, que aqui na Bahia é de 27%, e o aumento do índice de álcool anidro na gasolina, que vai aumentar 2% em cima 25% que existe atualmente. Aliado a isso, o fato que muitas distribuidoras já não tem mais combustível para vender”, justificou José Augusto Costa, presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis). De acordo com ele e com alguns gerentes de postos de combustível, o valor registrado em algumas bombas na semana passada, quando o preço do litro da gasolina chegou a custar R$ 2,79, foi nada mais do que uma promoção para atrair os consumidores. “Voltamos ao preço atual por que não tinha mais pra onde correr. Esperamos que o repasse, na próxima semana, não seja tão pesado por parte das distribuidoras”, disse em tom de preocupação, Wellington Carvalho, gerente de um posto. “Para o preço ficar do jeito que está, ou o governo dá um subsídio para segurar o imposto ou simplesmente adia o repasse do aumento pra gente. Se não vamos ter que passar isso para o consumidor”, completou. Os valores de alguns postos estão até semelhantes em Santo Antonio de Jesus, o litro da gasolina está custando entre R$ 3,19 e R$ 3,50, valor este que pode subir ainda esta semana. 

0 08:05 - 02 de Fev // Fonte: Criativa Online | Bahia

Mais uma vez a ação desenfreada dos profissionais do crime coloca a população de São Miguel das Matas, no Vale do Jiquiriçá, a 224 km de Salvador, em estado de choque. Como acontece em todo o país, o Banco do Brasil foi arrombado mais uma vez.

Toda a agência foi destruída, o teto, vidros, caixas eletrônicos. Ao lado do prédio, foi feito um buraco na parede, deixando estilhaços de vidros e cimento.

Era por volta de 2:30 horas da manhã, quando um estrondo forte foi escutado nas imediações e logo em seguida fora constatado o arrombamento.

Moradores que residem no entorno da agência bancária, que fica na Praça Maria Madalena no centro da cidade informaram que ficou um rastro de cinzas espalhado decorrente da explosão, outros disseram ouvir vozes nas ruas Augusto Vieira (Rua do Fogo) e na Rua Cônego Pompílio.

Os profissionais do crime já haviam realizado esta mesma ação, no final do ano passado. Na madrugada de sábado para domingo, do segundo turno das eleições, dia 26 de outubro.

Os bandidos teriam tomado uma ambulância de São Miguel das Matas que estava saindo para viagem e a deixou atravessada na Rua Augusto Vieira impedindo a passagem de veículos.

1 07:52 - 02 de Fev // Redação | Bahia

A Guarnição Falcões da Polícia Militar prendeu neste domingo um homem conhecido como “Beto Maconha”, ele estava a bordo de uma motocicleta HONDA/CG 150 FAN PRETA (que foi roubada sábado em Nazaré); “Beto Maconha” tinha acabado de roubar o Mercadão de Carnes da Juracy Magalhães, logo após roubou uma panificadora no Bairro Rádio Clube e antes de tudo isso, já tinha também roubado um celular Moto G e a quantia de mil reais de uma pessoa na Caixa Econômica da 7 de setembro. Ele foi preso em um flagrante perfeito, com ele a Polícia Militar também prendeu um revolver cal. 38 com seis munições intactas. Ele foi encaminhado para o Departamento de Polícia onde foi registrada a ocorrência.

0 07:05 - 02 de Fev // Fonte: Metro 1 | Bahia

O Bahia estreou com derrota na primeira rodada do Campeonato Baiano ao perder para o Vitória da Conquista por 2 a 0, no Estádio Lomanto Júnior. O Esquadrão foi dominado pelo time do interior e não conseguiu desenvolver um bom futebol durante a partida. Os dois laterais do time tricolor foram expulsos: Railan pôs a mão na bola dentro da área e recebeu cartão vermelho na metade do primeiro tempo e Raul no final da segunda etapa.

Os gols foram marcados por Diogo Capela e André Beleza, que converteu o pênalti cometido pelo camisa 2 tricolor. A torcida presente no estádio gritou "olé" enquanto o time da casa tocava a bola. Mesmo com uma equipe recheada de novidades, o Bahia não conseguiu superar o Conquista e acabou sendo derrotado.

0 06:59 - 02 de Fev // Fonte: Metro 1 | Bahia

O Vitória empatou com o Bahia de Feira no final da tarde deste domingo (1), no Barradão. Com um time ainda em formação, o Leão esbarrou nas boas defesas do goleiro Leonardo. Neto Baiano bem que tentou, mas o camisa 1 do Bahia de Feira impediu que o time rubro-negro pudesse inaugurar o placar. Já o ataque do time de Feira de Santana ficou na bronca com a arbitragem por conta de um gol anulado pelo juiz Emerson Ricardo de Almeida. A bola foi cruzada na área, o goleiro Fernando Miguel saiu mal e ela bateu na mão do atacante Souza, indo parar no fundo das redes. O lance gerou muita confusão por parte do clube do interior. O resultado sem gols frustrou os 4.721 torcedores que compareceram ao jogo.

0 11:40 - 01 de Fev // Daiana Lima | Bahia

Um motociclista perdeu o controle da direção da moto que pilotava e morreu após cair do viaduto Luís Eduardo Magalhães, na Paralela, na madrugada deste domingo (1). De acordo com informações da Central de Telecomunicações da Polícia Militar, Jardel Moura Matos, de 28 anos, seguia sentido Imbuí quando o acidente aconteceu. Ainda segundo a Polícia, o corpo ainda não foi removido do local do acidente, o que causa uma pequena retenção na via. 

Fonte: Metro
0 20:00 - 31 de Jan // Daiana Lima | Bahia

No dia da Festa de Iemanjá, na próxima segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) vai realizar abordagens sociais para coibir o trabalho infantil e garantir os direitos das crianças durante os festejos. Menores que forem flagrados em situação de risco ou trabalhando vão ser encaminhados ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social para Moradores em Situação de Rua (Centro Pop), onde vão receber acompanhamento psicológico. Posteriormente, os menores vão ser encaminhados às unidades de acolhimento da Prefeitura e rede parceira. 

Em todo o circuito da festa, a Coordenação Especial de Proteção Social (CPSE) vai orientar pais e responsáveis sobre os riscos que crianças e adolescentes estão expostos durante os festejos. Além disso, também vai haver a distribuição de pulseiras de identificação para os menores de 18 anos. De acordo com a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), 300 guardas municipais vão dar apoio às ações municipais e promover a proteção do patrimônio público.

Fonte: Metro 1

0 18:04 - 31 de Jan // Daiana Lima | Bahia

A partir deste domingo (1), entra em vigor o reajuste sobre a gasolina, o etanol e o diesel, que deve elevar em R$ 0,40 o litro da gasolina. Segundo informações do jornal A Tarde, em Salvador, os postos comercializavam a gasolina entre R$ 3,14 e R$ 3,29. Em alguns municípios do Sul do estado, o combustível era comercializado por até R$ 3,85. Com o reajuste, o valor pode chegar a R$ 4,25. "É um dos maiores aumentos da história dos combustíveis no Brasil. Tenho posto desde 1994 e nunca vi o governo promover uma alta deste nível nos preços de venda aos postos, penalizando empresários e consumidores", afirmou ao A Tarde o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Estado da Bahia (Sindicombustíveis), José Augusto Costa. Pelos cálculos do sindicato dos postos, o aumento é formado por um conjunto de fatores: o aumento do preço do álcool anidro, que é misturado à gasolina, representa impacto de até R$ 0,07 no preço final; o aumento na quantidade do produto na mistura com a gasolina, passando de 25% para 27% na composição final, gerando impacto de até R$ 0,06 no valor das bombas. O maior peso vem das mudanças previstas no PIS/Cofins que, segundo o Sindicombustíveis, impacta em R$ 0,22 no preço. Os demais R$ 0,05 são do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os aumentos anteriores.

Fonte: O correio

0 14:27 - 31 de Jan // Daiana Lima | Bahia

A travessia marítima Salvador-Mar Grande tem movimento considerado intenso, mas sem registro de filas para embarque na manhã deste sábado (31). Dez embarcações estão em tráfego e as saídas do Terminal Náutico com destino a Mar Grande acontecem em intervalos de meia hora, podendo ser alterada para 15 minutos, de acordo com a demanda de passageiros. De Mar Grande para a capital o fluxo é tranquilo.

A Astramab informa que o mar está calmo e os ventos estão fracos, o que possibilita boas condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos, com tempo de travessia de aproximadamente 40 minutos. O último horário de saída de Salvador será 20h e de Mar Grande, às 18h30.

 

0 12:42 - 31 de Jan // Djalma Macedo | Bahia

0 12:16 - 31 de Jan // Daiana Lima | Bahia

Sete praias de Salvador e Lauro de Freitas estão impróprias para banho. Foi o que divulgou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) após um levantamento que avaliou 37 praias. Confira quais são as praias que foram consideradas impróprias antes de pegar uma praia neste final de semana. 
As praias são: Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja Nossas Senhora da Penha), Canta Galo (atrás da antiga fábrica da Brahma, atual FIB), Ondina (próximo ao Morro da Sereia, em frente ao Edifício Maria José), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva-Vidas) e Corsário (em frente ao Posto Salva-Vidas Patamares). 
Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas, em cinco semanas consecutivas, apresentarem resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli.

Fonte: Metro1
0 10:33 - 31 de Jan // Daiana Lima | Bahia

Um casal foi preso em Feira de Santana, a 109 km de Salvador, acusado de comprar um bebê de oito dias de vida. O menino nasceu em Fortaleza, de onde é sua família. Hailton Cerqueira Chagas, 39 anos, e a mulher, Nocília de Souza Rocha, 40 anos, foram até a cidade e voltaram com a criança. Os dois responderão por adoção ilegal.

Segundo informações da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a informação chegou depois da denúncia. A avó biológica da criança está em Feira de Santana e será ouvida. A Polícia Federal também se envolveu na operação e a mãe da criança deve ser ouvida em Fortaleza, mas ainda não há informação sobre ela.

Em depoimento, Hailton e a mulher disseram que souberam através de conhecidos que havia uma mulher grávida que estava disposta a abrir mão do filho e negociaram para comprar o garoto e criá-lo. Apesar do depoimento, a polícia duvida da versão e acredita que eles fazem parte de uma rede de tráfico humano. A participação dos dois em uma quadrilha está sendo investigada. Inicialmente os dois negaram a compra e disseram que acharam o bebê na porta de casa, no Conjunto Feira IV.

O valor da negociação teria sido de R$ 5 mil, mas nenhum dos dois quis dizer no depoimento quanto pagou pelo menino. A criança está em um hospital da cidade e depois será encaminhada ao Conselho Tutelar. Os dois presos foram autuados por adoção ilegal, podem ficar até seis anos presos e serão encaminhados ao presídio de Feira de Santana.

Fonte: O correio

0 08:05 - 31 de Jan // Fonte: Nas Malhas da Lei | Bahia

Foi assassinado na localidade conhecida como "Beco da Lacraia", em Valença, o vendedor de peixe identificado por Alexsandro "Sandrinho", 27 anos, que residia na Rua da Inglaterra-Bolívia.

Segundo informações, dois homens de bicicleta, bem arrumados, encapuzados e com um livro aparentando ser uma bíblia, se aproximaram da vítima e deflagraram diversos tiros contra o mesmo. "Sandrinho" foi socorrido ao Pronto Socorro de Valença, mas chegou sem sinais vitais. O corpo foi encaminhado para o IML Valença.

0 08:03 - 31 de Jan // Fonte: Blog Marcos Frahm | Bahia

Em plena estiagem que assola a região, um caminhão-pipa da Prefeitura de Jaguaquara tem sido usado para lavar vias públicas, inclusive um trecho da BR-420, no perímetro urbano de Jaguaquara desde o início da semana, conforme denúncia do vereador Nildo Pirôpo (PT), que utilizou a sua página pessoal na rede social (Facebook) para questionar o assunto, com imagens que foram registradas, segundo o parlamentar, pela própria população, que também faz questionamentos na internet.

Uma professora na rede social, inconformada com a situação diz: ”em tempos de crise econômica e racionalização de água, prefeitura de Jaguaquara disponibiliza funcionário e carro-pipa para lavar o asfalto na localização do trevo da Onça. Enquanto isso, parte da população sofre com a falta de água, com a sujeira e matagal que tomam conta da cidade. Qual seria a justificativa agora?”, Questiona.

Após enfrentar duras críticas, a Prefeitura de Jaguaquara, que tem alegado dificuldades financeiras e chegou a demitir servidores no fim do ano passado com salários em atraso, rebateu as reclamações. O responsável pelo setor de limpeza pública do município, Sidney Senna, durante entrevista a Rádio Povo AM, disse na tarde desta sexta-feira (30) que a administração trabalha com seriedade e revelou que lavou o local devido às sujeiras causadas pelo trânsito na área central da cidade.

0 07:08 - 31 de Jan // Fonte: Metro 1 | Bahia

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu, por meio de ação civil pública, que os alvarás de soltura expedidos pela Justiça Federal na Bahia sejam cumpridos imediatamente. O objetivo é evitar que pessoas permaneçam na prisão além da pena determinada. De acordo com a DPU, os alvarás de soltura só eram de segunda a sexta-feira durante o horário administrativo, o que fazia com que detentos muitas vezes ficassem presos o fim de semana inteiro sem necessidade.

"Implica em ofensa à liberdade, caracterizando-se como um cerceamento não permitido pela legislação vigente no Brasil. Portanto, trata-se de encarceramento arbitrário. Inclusive, o descumprimento da decisão judicial que determina a soltura do preso pode ser configurado como crime de desobediência", explicou o defensor Átila Ribeiro Dias.

0 17:37 - 30 de Jan // Daiana Lima | Bahia

Um esquema de segurança envolvendo 773 policiais militares foi montado pela Polícia Militar da Bahia para a Festa de Iemanjá, que será realizada na próxima segunda-feira (2). O início da operação, no entanto, acontecerá ainda na noite de domingo (1º), com o isolamento da área de entrega dos presentes.
Na segunda-feira (2), o policiamento será montado às 6h nas ruas principais do bairro do Rio Vermelho, no entorno imediato da festa, nas estações de transbordo e principais corredores de tráfego.

O patrulhamento contará com policiais militares da 12ª CIPM, Esquadrão de Polícia Montada, Esquadrão Águia, Batalhão de Choque, Batalhão Especializado no Policiamento de Eventos (BEPE), das Operações Apolo e Gêmeos, além dos alunos a soldado do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), que atuarão em estágio supervisionado.
A Capitania dos Portos também contribuirá com a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, com o emprego de aproximadamente 50 militares, distribuídos em quatro lanchas, uma moto aquática e um navio-patrulha. A procissão marítima tem previsão de saída às 16h, da Praia do Rio Vermelho, passando pela Ponta da Sereia.
Fonte: Ibahia.com
0 10:47 - 30 de Jan // Fonte: Metro 1 | Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em caráter liminar, publicada no Diário da Justiça eletrônico da última quinta-feira (29), proibiu que sejam realizados eventos não esportivos em qualquer parte da Arena Fonte Nova. O pedido foi feito pelo promotor de Justiça Sérgio Mendes, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que impediu a realização dos eventos pela Fonte Nova Negócios e Participações até que sejam adotadas providências de respeito ao limite de ruídos previsto em lei.

Ainda no Diário, o juiz Mário Soares Caymmi Gomes, da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, proibiu a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município de Salvador (Sucom) de conceder alvará de autorização para a utilização sonora em evento não esportivo que seja realizado na arena sem que tome o cuidado de observar que tenha havido a instalação, no local, de dispositivos acústicos que visem manter os níveis de ruído dentro daqueles compatíveis com a lei.

Na ação, o promotor afirma que o decreto editado pelo Município em 2013 permitiu a emissão sonora de até 110 decibéis nos 114 eventos não esportivos autorizados por ano naquele espaço. Em caso de descumprimento da decisão, será aplicada uma multa diária R$ 50 mil para a Fonte Nova e R$ 10 mil para a Sucom.

0 10:24 - 30 de Jan // Fonte: ASCOM/PMSAJ | Bahia

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, acreditando no esporte como uma importante ferramenta social onde a disciplina, educação, humanização, respeito e outros preceitos fazem parte da formação do caráter, a educação sócio esportiva resulta numa mudança na vida dos jovens e adolescentes do nosso Município.

Sobre a coordenação do CRAS – CENTRO foi realizado uma ação sócio esportiva na localidade do Conjunto habitacional Zilda Arns (Minha Casa, Minha Vida) com aulas de Karatê estilo Shotokan, um projeto ainda em fase experimental que contou na aula inaugural com uma turma de 30 alunos da própria localidade e foi ministrada pelo professor e faixa preta Juarez Rodrigues.

 Para a coordenadora do CRAS - CENTRO Daiane Malta, a importância do esporte na localidade do Zilda Arns é fundamental, pois, há muitas crianças e jovens morando na região, as aulas de Karatê compõe mais uma ferramenta de educação desses jovens e a Prefeitura Municipal está dando total apoio no âmbito do esporte e desenvolvimento social no Município.

0 10:20 - 30 de Jan // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Com a dúvida sobre o cumprimento de jogar uma partida com portões fechados, devido aos incidentes registrados no jogo contra o Figueirense válido pelo Campeonato Brasileiro 2014, o Bahia realizou uma consulta junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber se esta punição deveria ser efetuada na partida contra o Campinense, válida pela primeira rodada da Copa do Nordeste 2015. Entretanto, segundo a própria entidade em oficio enviado nesta quinta-feira (29), a pena só será requerida ao clube tricolor no inicio da Série B desse ano, o que libera a entrada de torcedores para o confronto da próxima quarta-feira (4) no Estádio da Fonte Nova. Com isso, as entradas para o jogo contra a Raposa poderão ser adquiridas a partir das 9h dessa sexta (30) no site da Arena Fonte Nova, e no sábado (31) nos balcões da rede Ticketmix dos shoppings Paralela, Salvador e da Bahia. Os preços estão entre R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

0 10:13 - 30 de Jan // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

O ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito Jorge Solla (PT) divulgou nesta sexta-feira (30) que o governador Rui Costa (PT) se comprometeu com diversas pautas para a Saúde na Bahia além da manutenção das equipes técnicas das extintas Diretorias Regionais de Saúde. De acordo com o Solla, o governador “se comprometeu em agilizar a inauguração do HGE2, do Hospital da Chapada, em Seabra, e do Hospital São Jorge em Salvador e manter programas importantíssimos como a Internação Domiciliar que já alcança mais de mil pacientes, Saúde em Movimento que já atendeu mais de 400 mil pessoas e Rastreamento de Câncer de Mama”. O parlamentar também disse que Rui irá dar as ordens de serviço das obras do novo Hospital da Costa do Cacau, da Maternidade Metropolitana, em Camaçari, e do Centro de Oncologia da Região Norte, em Juazeiro, além de assinar o contrato da PPP de Diagnóstico por Bioimagem “em breve”. Ainda de acordo com a mensagem propagada com Solla, o governador “confirmou também a execução do PROSUS com mais de 200 milhões de dólares de investimento em saúde na Região Metropolitana de Salvador, captados junto ao BIRD na gestão passada. Ao todo são mais de 1 bilhão de reais já captados em diversos projetos junto ao BIRD, Banco Mundial, BNDES, Caixa e Ministério da Saúde para continuar avançando a saúde da Bahia!”. O deputado ainda antecipou que “combinou” um apoio para a reabertura do Hospital Regional Vicentina Goulart.




Colunistas


Classificados