O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade.
Henry Ford 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

Bahia

0 08:24 - 02 de Ago // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 08:19 - 02 de Ago // Fonte: Forte no Recôncavo | Bahia

Dois homens montados em uma moto, de características desconhecidas, um deles empunhando um revólver, assaltaram o Posto de Combustível Avenida, por volta das 20h desta sexta-feira (1/08), na Av. Getúlio Vargas (centro de Cruz das Almas). De acordo com informações da Polícia Militar, um dos bandidos deu voz de assalto aos frentistas com um revólver, exigindo que lhe fosse entregue o dinheiro proveniente das vendas, e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado. Após a ação criminosa duas viaturas com prepostos da Polícia Militar fizeram rondas pela cidade e abordaram motociclistas em atitudes suspeitas por toda a cidade, porém até o fechamento da matéria não houve prisões dos assaltantes. A quantia roubada não foi revelado e imagens do circuito interno de monitoramento serão usados para investigação. Durante o dia houve dois assaltos a bancas de jogo de asar, sendo o 1º na Rua Anísio Teixeira e o 2ª na Av. Alberto Passos, todos em plena luz do dia.

0 17:47 - 01 de Ago // Fonte: Aratu Online | Bahia

A Polícia Federal (PF), com o apoio do Ministério da Previdência Social, deflagrou na manhã de hoje (1) a Operação Embargos. De acordo com o órgão, o trabalho conjunto visa a repressão a fraudes na concessão de benefícios previdenciários.

 Foram expedidos pela Subseção da Justiça Federal em Campo Formoso/BA, três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, que deverão ser cumpridos nas cidades de Senhor do Bonfim/BA e Juazeiro/BA.

 A fraude consistia na inclusão no Sistema Integrado de Controle de Ações da União – SICAU, utilizado pela Procuradoria Federal do INSS em Senhor do Bonfim/BA, sentenças falsas supostamente exaradas pelo Juiz Federal da Subseção Judiciária de Campo Formoso/BA.

 

0 17:35 - 01 de Ago // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

A comunidade do território quilombola Salamina Putumuju, situado no município de Maragogipe, no Recôncavo baiano, recebe oficialmente, neste sábado (2), às 9h30, a posse de um imóvel de 1,4 mil hectares. A área corresponde a 84% do total da região remanescente de quilombo. O Incra na Bahia finaliza o processo de desapropriação de outras quatro propriedades para englobar toda o espaço. A obtenção dos imóveis é a última fase antes da titulação comunitária do território. Atualmente, cerca de 40 famílias vivem no Salamina Putumuju. Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente do Incra, Carlos Guedes, estarão presentes no evento de entrega do terreno. Além do Salamina Putumuju, há outras três comunidades na cidade com processo em andamento para a regularização fundiária dos territórios. A ação pretende beneficiar 100 famílias de remanescentes de quilombos. As áreas são a Buri, que está em fase de elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), e as comunidades Enseada do Paraguaçu e Dendê, que já possuem processos abertos pelo instituto.

0 17:27 - 01 de Ago // Fonte: Barriga Notícia | Bahia

A Prefeitura Municipal de São Miguel das Matas já deu início a terraplanagem do terreno que será construída a nova Creche Pró-infância do município. Através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Pró-infância, a cidade passará a contar com uma nova Creche Pró-infância tipo B.

O prédio será erguido em um terreno localizado na rua São Roque, viabilizado pela prefeitura municipal, objetivando dar uma melhor estrutura educacional para as crianças do município. A proposta é atender as crianças, com idades entre três meses e quatro anos de idade. A nova creche modelo seguirá os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Pró-infância, e contará com uma estrutura adequada para as aulas, atividades pedagógicas e de lazer, com salas de aulas, salas de repouso, fraldários, parquinho, cozinha, banheiros, sala dos professores, lavanderia, vestuários, áreas de lazer e outros.

A nova Creche seguirá também a nova proposta da Secretaria Municipal de Educação, que oferece atendimento pedagógico para os alunos e materiais didáticos voltados para cada faixa etária da educação infantil. A nova creche oferecerá melhores condições de trabalho para os professores e melhores espaços para as crianças do município.

0 17:25 - 01 de Ago // Fonte: Forte no Recôncavo | Bahia

Uma investigação do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil localizou em Amargosa, interior da Bahia, a mãe do garoto autista de 12 anos de idade, que abandonou o filho em um shopping do bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju. O caso ganhou repercussão após o Juizado da Infância e Juventude de Aracaju autorizar a divulgação da foto do menino na imprensa e nas redes sociais.

Segundo a delegada Lara Schuster, a primeira providência do DAGV foi entrar em contato com o escrivão de Polícia Judiciária, Rodrigo Ribeiro, que também é vice-presidente da Associação de Pais de Autistas de Sergipe (Apase) para ajudar no caso. De imediato, a Apase colocou àdisposição da polícia a lista de médicos e locais em Aracaju que cuidam de crianças autistas e todas elas afirmaram que o garoto nunca passou por um tratamento na cidade.

Diante dessa constatação, as delegadas Lara Schuster e Suirá Paim, concluíram que a criança era de outro Estado. A partir da autorização da Justiça para divulgação da foto do menino, a presidente da Associação dos Amigos do Autista da Bahia (AMAs) entrou em contato com o DAGV e informou que uma criança com as mesmas características da foto divulgada havia passado por tratamento na AMA há cerca de dois anos. “Ela fez uma ressalva no sentido de dizer que a criança era mais bem cuidada do que é hoje”, disse Lara.

0 17:19 - 01 de Ago // Fonte: Forte no Recôncavo | Bahia

Atuando desde o início do mês de julho, os 05 orientadores de trânsito capacitados e contratados pela prefeitura municipal de Sapeaçu visam ajudar a controlar o tráfego da principal via do município e conscientizar a população para o respeito no trânsito. Também conhecidos como Agentes da Cidadania, os orientadores de trânsito já são reconhecidos pela população sapeaçuense e a atuação deles está sendo avaliada de forma bastante positiva. Os orientadores estão atuando em pontos estratégicos, onde há um maior fluxo de carros e constante travessia de pedestres. O trabalhador autônomo Manuel Raimundo, 61 anos aprova a iniciativa e diz que depois que os orientadores começaram a atuar já deu para notar a diferença. "O trabalho dos orientadores é excelente. Em geral, os motoristas não respeitam os pedestres. Agora, a gente consegue atravessar mais rápido, além de ser mais seguro", afirma. Para a aposentada Valmira dos Santos, essa foi a melhor providência que a Prefeitura tomou para iniciar uma mudança de consciência nos condutores de veículos da cidade. "Infelizmente, ainda tem muita gente que não respeita os pedestres. Essa medida vai beneficiar as pessoas que precisam se deslocar pelas ruas da cidade a pé, para que façam seus trajetos em segurança", destaca. Segundo o orientador Nivaldo Brito, o processo de educação é gradativo, e que resultados mais duradouros serão conquistados ao longo do tempo. "Mas já podemos perceber um sensível mudança nos locais em que estamos atuando. Os motoristas na maioria das vezes estão colaborando e os pedestres agradecem sempre, pois ajudamos na travessia", acrescenta orgulhoso o orientador.

0 17:13 - 01 de Ago // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 17:13 - 01 de Ago // Fonte: Correio | Bahia

Uma portaria baixada pelo juiz José Brandão Netto, da cidade de Conceição de Feira exige que o hino nacional seja executado nas escolas da cidade pelo menos uma vez por semana. Segundo o documento, caso a instituição não cumpra a regra, ela deverá pagar multa de até R$ 2.896,00, o equivalente a quatro salários mínimos.

 A portaria vale para escolas públicas e particulares do município, e tem como objetivo fazer com que a Lei dos Símbolos Nacionais, de 1971, seja cumprida. Atualmente na Comarca de Conceição de Feira, o juiz já havia baixado a portaria nas comarcas de outras cidades por onde passou e é vigente em Itapicuru, Olindina e Crisópolis.

 A proposta de José Brandão faz parte do Toque de Estudo e Disciplina (TED), que busca diminuir a evasão escolar nos municípios onde é válido. Além do hino nacional, o TED também alerta os pais sobre a necessidade de matricular os filhos em escolas a partir dos quatro anos de idade, para que não sejam enquadrados no artigo 243 do Código Penal, que prevê pena de até um mês de detenção ou multa por "abandono intelectual".

 

0 11:10 - 01 de Ago // Fonte: Planeta universitário | Bahia

Pesquisa desenvolvida por professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria científica com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas, descobriu mais duas novas de espécies de mandioca (gênero Manihot). As novas espécies são Manihot bellidifolia P. Carvalho & M. Martins e Manihot longiracemosa P. Carvalho & M. Martins, que ocorrem na Chapada Diamantina. Essa descoberta pode contribuir para o melhoramento da raiz, sobretudo no combate às doenças comuns nas lavouras, como a mosca-branca.

Segundo o pesquisador Márcio Lacerda Lopes Martins, professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB-UFRB), a Manihot bellidifolia recebeu esse nome graças à beleza de suas folhas e pode ser reconhecida pelo formato das folhas e da brácteas, folhas modificadas, que recobrem suas flores. Já a Manihot longiracemosa foi assim chamada devido ao peculiar comprimento do seu racemo, conjunto de flores, características que a diferem das demais espécies da região.

 De acordo com o professor, as novas espécies estão sendo cultivadas nas áreas experimentais da UFRB e da Embrapa, e estão disponíveis para serem usadas nos programas de melhoramento da mandioca. “Além do interesse em usar as espécies silvestres no combate a doenças da mandioca, o projeto tem o interesse em buscar variedades que possam ser cultivadas em ambientes com temperaturas extremas (muito quentes ou muito frias) e com escassez de água”, esclareceu.

 

0 11:02 - 01 de Ago // Fonte: Bocão News | Bahia

Os 30 dias de recesso dos deputados estaduais terminam nesta sexta-feira (1º) e, teoricamente, os parlamentares deverão retornar às atividades legislativas na próxima segunda (4). Entretanto, na prática, como é ano de eleição, os deputados baianos se dedicarão à busca pelos votos dos eleitores até o dia 5 de outubro.

 Dos 63 deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), apenas seis desistiram de legislar - Carlos Gaban (DEM), Hebert Barbosa (DEM), Joacy Dourado (PT) – recém-empossado –, Luciano Simões (PMDB), Maria Luiza Orge (PSC) e Maria Luiza Laudano (PSD). Outros sete tentam subir um degrau na pirâmide da política brasileira e disputam uma das vagas reservada à bancada baiana - Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), João Carlos Bacelar (PTN), Yulo Oiticica (PT), Mário Negromonte Júnior (PP), Paulo Azi (DEM) e Ronaldo Carletto (PP).

 No retorno, dos 39 Projetos de Lei (PL) apresentados desde o início dessa legislatura e que ainda não foram apreciados, os PLs 20.884/2014, que reorganiza a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PM-BA); e o 20.890/2014, que institui a organização básica do Corpo de Bombeiros, deverão ser priorizados na Casa este mês, principalmente porque deverá garantir uma campanha tranquila para os deputados que participam do pleito deste ano.

0 10:52 - 01 de Ago // Fonte: Aratu Online | Bahia

A travessia marítima entre Salvador e o Morro de São Paulo continuará sendo feita nesta sexta-feira (1º) com conexão em Itaparica, devido às condições desfavoráveis no percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé, com predominância de mar agitado e ventos fortes.

 Sendo assim, os catamarãs saem do Terminal Náutico e atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem via terrestre até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a travessia até o Morro. Existem hoje horários de saída para às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Com conexão, a viagem dura 3h e 20m, ou uma hora a mais que quando o percurso é feito direto, mas o preço da passagem não muda: R$ 75.

 A Associação dos Transportes Marítimos da Bahia (Astramab) informa que as escunas de turismo voltam a operar nesta sexta-feira com a melhoria das condições de navegação dentro da Baía de Todos os Santos. As escunas saem para o passeio pelas ilhas da baía a partir das R$ 9h e retornam às 17h30 a Salvador.

 Já a travessia Salvador-Mar Grande funciona sem restrições nesta sexta e com fluxo tranquilo de passageiros. Oito embarcações estão em tráfego e os horários de saída aontecem de 30 em 30 minutos dos terminais Náutico da Bahia, no Comércio, e no Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A última saída do dia será às 18h30, de Mar Grande para a capital, e às 20h no sentido inverso.

0 10:37 - 01 de Ago // Fonte: Metro 1 | Bahia

De acordo com dados pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, a Bahia registrou 789 denúncias de casos de violações de direitos de crianças e adolescentes durante a Copa do Mundo. O número foi o terceiro maior entre os 12 estados-sede do Mundial, que juntos receberam 7.756 denúncias. São Paulo teve a maior quantidade de casos, 1.762, seguido pelo Rio de Janeiro.

 Os registros aumentaram 15,6% durante a competição, de 12 de junho a 13 de julho deste ano. Uma denúncia pode se desdobrar em vários tipos de violação. No total, foram 22.437 violações em todo país. Os casos de negligência, que geralmente acompanham as demais, foram os mais numerosos, 7.810. Em seguida, aparecem casos de violência psicológica (5.587), violência física (5.093), violência sexual (2.972) e exploração do trabalho infantil (726).

0 17:45 - 31 de Jul // Fonte: Correio /Editado | Bahia

"Foi uma fatalidade. Isso poderia acontecer com qualquer profissional da área", lamenta a secretária de Saúde do município de Ubaitaba, Yolanda Soares Carneiro. Em entrevista, ela comentou o caso que chocou a cidade na terça-feira (29), quando uma menina de 4 anos morreu após se engasgar com um dente durante uma extração.

 Segundo a Polícia Militar de Ubaitaba, onde aconteceu o caso, a menina ficou sufocada e sofreu duas paradas cardíacas, morrendo após a segunda. Durante a operação, a garota estava acompanhada por um responsável.

A dentista deixou um dente que era extraído escapar do alicate e ele caiu na garganta da menina. O médico e sua assistente, que é socorrista do Samu, ainda tentaram fazer a menina desengasgar, mas não conseguiram e a encaminharam para o hospital de Ubaitaba.

 

0 17:21 - 31 de Jul // Nadia Santos | Bahia

Dois homens e uma mulher, suspeitos de fazer parte de uma quadrilha de assalto a banco, foram baleados na tarde desta quarta-feira (30), na cidade de Cruz das Almas. O grupo estava em um Corsa de placa JOY-9616 (Lauro de Freitas-BA), quando foram interceptados por investigadores da capital baiana, na altura do quilômetro 223 da BR-101, nas proximidades do trevo de acesso a cidade.

 

Ludmila Silva Santos, 21, anos, foi socorrida para (UPA) com perfurações nas costas, perna e braço direito, e não corre risco de morte, enquanto os outros dois elementos, que moravam em Salvador, chegaram a ser socorridos com vida, mas não resistiram aos ferimentos.

Em entrevista à rádio Andaiá FM, o coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Guimarães,  informou que a operação foi realizada pelo  Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa que já estava investigando essa quadrilha.

Ainda de acordo Dr. Paulo, a quadrilha estava seguindo a gerente de uma casa financeira da cidade de Governador Mangabeira, mas a polícia frustrou o plano deles e houve uma intensa troca de tiros.

Em relação aos arrombamentos de agências bancárias de cidades da região, o delegado acredita  existir uma quadrilha especializada agindo nesta região, mas afirmou que policiais de Feira de Santana, especializados em investigação de assaltos a bancos, estão fazendo o mapeamento nas cidades que foram vitimadas. 

0 16:32 - 31 de Jul // Fonte: Correio | Bahia

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) conclui o processo de mudança para a nova sede no bairro do Doron, na Avenida Paralela até 11 de agosto. Segundo a agência, a nova sede "será ampliada para melhorar o atendimento".

Ao todo, cerca de 230 funcionários vão trabalhar no local. O novo prédio tem três pavimentos de garagem e no térreo funcionará a recepção, auditório, central de relacionamento e posto bancário.

Os cinco andares do edifício estão divididos em duas alas, com sistema de combate contra incêndio, rampa de acesso para portadores de necessidades especiais e ar condicionado central.

O novo prédio ficará na rua Ivonte Silveira, ao lado da Advocacia Geral da União (AGU) e Ministério Público Federal.

0 16:18 - 31 de Jul // Fonte: Correio | Bahia

Viaturas da Polícia Militar em Salvador passaram a ser equipadas com duas câmeras de vídeo que transmitem imagens em tempo real das ações dos policiais. Os veículos também recebem monitor, computador de bordo, sistema de localização via satélite (GPS) e rádio de comunicação digital como parte dos novos investimentos em tecnologia.

O sistema permite o monitoramento por vídeo dos veículos a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela. As imagens transmitidas para o CICC também poderão ser vistas pelos policiais por meio dos monitores dentro das viaturas.

 Até o momento, 80 viaturas contam com os novos equipamentos. Segundo o Governo do Estado, a previsão é que até o final do ano, a previsão é que 200 veículos contem com o kit. "Podemos analisar e avaliar o posicionamento de cada viatura em Salvador”, elogia o coordenador do CICC, coronel Ronaldo Tosta.

Os equipamentos também vão permitir aos policiais consultar através da internet o cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto. “A mobilidade das viaturas com câmeras facilita muito nas operações e o acompanhamento do policiamento no dia a dia", completa Tosta.

0 13:45 - 31 de Jul // Djalma Macedo | Bahia

 

 Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 11:55 - 31 de Jul // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

A principal linha de investigação para o assassinato do prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), é dívida. Ele foi morto na noite da última terça-feira (29), quando conversava com um familiar em um bar no centro da cidade do sul do estado. Atingido por seis tiros, ele foi operado no hospital Regional de Eunápolis, mas morreu no centro cirúrgico. De acordo com a delegada Valéria Fonseca, à frente da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior, de Eunápolis, se apurou que o prefeito devia a algumas pessoas, entre elas ciganos. “Crime político está descartado, inicialmente”, disse a delegada.

0 11:54 - 31 de Jul // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, respondeu ao vereador e candidato à Assembleia Legislativa Marco Prisco (PSDB), que acusou a gestão estadual de não cumprir o acordo firmado com os policiais militares após a greve da categoria. “O governo está cumprindo inteiramente a situação individual da incorporação dele é interna da corporação, que passa por questões internas e judiciais e o governo respeita a hierarquia e o poder discricional”, justifica o parlamentar. O petista também rebateu à crítica de que o governo cozinhou os PMs em “banho maria” na negociação pelas reivindicações da classe. “Na última greve, não medimos esforços em dialogar, inclusive, na semana anterior ao movimento, o governador Jaques Wagner recebeu, em seu gabinete, as representações do comando da SSP [Secretaria de Segurança Pública] e PM para dialogar. Sem nenhuma dúvida, vivemos o melhor período de democratização nas relações governo-PM”, disse. Zé Neto enumera as mudanças já feitas pela administração estadual em favor dos profissionais. “Fizemos, no começo do governo, o regimento interno da PM, discutindo com todas as representações e, de lá para cá, já ultrapassamos os ganhos absolutos para cabos e soldados para 141%; tiramos os salários médios da PM baiana da 20ª posição nacional para a 5ª - excluindo Brasília, mantida com recursos federais -; estamos terminando a lei de organização básica da PM e bombeiros dialogando serenamente com todos”, afirmou. Ele lembrou ainda a aprovação da independência do Corpo de Bombeiros, antes vinculada à polícia, e a convocação de cerca de 12 mil novos PMs por concurso. “Tem muita coisa para ser feita, sabemos disso, o governo está no passo a passo para cumprir o que se estabelece, porque o estado ainda é 24º orçamento per capita, e já pagamos salários maiores que estados ricos como São Paulo, Rio de Janeiro e outros”, argumenta. Segundo o líder, o vereador não pode reclamar de falta de diálogo. “Deve prevalecer o bom senso e não entrarmos em debate meramente eleitoral”, ponderou.

2 10:17 - 31 de Jul // LCS™ / Política Livre | Bahia

Não acumular lixo nas ruas, tornar a cidade limpa e saudável, evitar o entupimento de bueiros e galerias, reduzir pestes urbanas e odores indesejáveis. Estes são alguns dos benefícios da coleta subterrânea, cujas primeiras lixeiras (contêiner) começam a ser instaladas pela Prefeitura de Salvador no bairro da Barra. A coleta seletiva subterrânea de lixo orgânico e reciclável é um dos projetos de indicação do vereador Euvaldo Jorge (PP), que começa a virar realidade na cidade mesmo antes de ser aprovado na Câmara. Em seu texto, o líder pepista sugere que o município de Paulínia, em São Paulo, o primeiro no país a implantar a lixeira subterrânea, servisse de parâmetros para implantação do projeto piloto na capital baiana, para posterior instalação em todos os bairros da cidade. “Lá, o sistema é dividido em quatro caixas, uma para cada material reciclável. Assim, o lixo descartado pelo morador em um dos recipientes será direcionado ao coletor subterrâneo, até que o caminhão faça o recolhimento. O que está no container orgânico é levado para o aterro sanitário e o reciclável vai para uma cooperativa da cidade. O modelo é um pouco diferente do adotado em Salvador, porque foca também na coleta seletiva que é ecologicamente mais correta, mas já é um passo importantíssimo para resolver um dos principais problemas da cidade”, afirmou Euvaldo Jorge que preside a comissão que também versa sobre os serviços públicos, bem como trânsito e transportes.

Que tal essa ideia também em Santo Antonio de Jesus?

0 08:47 - 31 de Jul // Fonte: Criativa Online | Bahia

Toda região sofre com as fortes e intensas chuvas que caem

Várias localidades da zona rural de Amargosa enfrentam problemas de estradas por conta das chuvas que caem na região do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Sul Baiano.

Moradores do Distrito de São Roque, saindo de Amargosa sentido Milagres, no km 06 da via, nas imediações da mata das Covas enfrentam problemas e quem precisar trafegar pelo local precisa redobrar a atenção.

Com as chuvas, as estradas estão cada vez mais comprometidas e não é possível realizar nenhum serviço de terra planagem e nos casos em que foram feitos recentemente, o serviço foi literalmente por água abaixo.

0 08:25 - 31 de Jul // Fonte: O Primogênito | Bahia

A prefeitura de Muritiba anunciou nessa segunda-feira, 28, que irá colocar em vigor o decreto 396/2014, que regulamenta a colocação e retirada de materiais de construção, ferragens, podas e expurgos nas calçadas e vias públicas da nossa cidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial no último dia 10 de junho de 2014.

 Com o Decreto, fica proibido a permanência de todo esse material sobre as calçadas e ruas do município por mais de 48 horas. A população terá que seguir alguns procedimentos para a retirada dos resíduos, que vai desde o preenchimento de um formulário modelo no Setor de Tributos, até o pagamento de uma taxa no valor de R$ 31,65.

 Se, por um acaso, houver a necessidade de mais de uma viagem, a cobrança subirá para R$ 63,30.

 A determinação da gestão regulamenta também o período permitido para colocação desses materiais, que vai de segunda a quinta-feira, ficando terminantemente proibida a colocação nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.

 Ainda segundo o texto, responsável ou proprietário do imóvel do qual for retirado os resíduos e que estiver com os seus pagamentos dos tributos municipais em dia, devidamente comprovados, ficara isento da taxa de retirada do entulho.

 Penalidades

 O não cumprimento das normas acarretará em multa e juros de mora, nos limites estipulados no Código Tributário Municipal. A multa pode chegar a R$ 211 reais.

0 08:23 - 31 de Jul // Fonte: Correio | Bahia

Uma estudante de 17 anos foi esfaqueada em frente ao Colégio Colégio Estadual de Ipiaú, cerca de 360 quilômetros de Salvador, na noite desta terça-feira (29). A adolescente teria sido atingida no abdômen por um estilete, durante uma briga com dois colegas.

A estudante foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. O estado de saúde dela não foi divulgado.

O delegado titular do município, Cristiano Mangueira, confirmou o caso ao Correio24horas, mas não informou maiores detalhes. Segundo ele, as causas da tentativa de homicídio ainda estão sendo investigadas.

0 16:26 - 30 de Jul // Nadia Santos | Acidente

Uma menina de quatro anos morreu após engasgar com o próprio dente, extraído durante um procedimento odontógico, no município deUbaitaba, a 380 km de Salvador.

Em contato com o G1 nesta quarta-feira (30), o coordenador de saúde bucal do município, Frederico Monteiro, informou que uma dentista da cidade estava extraindo o dente da criança, quando o mesmo escorregou do alicate e caiu na boca da menina. Com isso, ela engoliu o dente e acabou engasgando. A situação ocorreu na manhã de terça-feira (29) e o corpo da criança foi enterrado na manhã desta quarta-feira.

"Todos os pacientes gostam dela [da dentista], nunca houve relato negativo por parte de quem é atendido por ela. Foi uma fatalidade, a criança estava um pouco agitada e aspirou o dente. A mãe estava na sala, pois não fazemos procedimentos com crianças sem a presença dos pais. As primeiras manobras foram feitas no local pois temos um Posto de Atenção Básica [PSF], mas em seguida encaminhamos ela para um hospital de Itabuna", explicou Monteiro. Segundo ele, a família da menina está inconsolável, mas não culpa a dentista, pois a mesma já tinha atendido a criança outras três vezes.

O coordenador não informou quais as medidas serão tomadas sobre a atividade profissional da dentista, mas ela deve ficar afastava porque está grávida e, após saber da morte da criança, entrou em estado de choque. Ainda segundo o cordenador, a profissional já havia trabalhado no posto há quatro anos e estava substituindo outra dentista há dois meses.

Segundo o assessor administrativo da Secretaria de Saúde do município, Augusto Menezes, o setor jurídico da secretaria ainda vai averiguar se foi um erro profissional. Em contato com a delegacia da cidade, o escrivão da unidade policial informou que até as 14h50 desta quarta-feira a família da criança não havia prestado queixa sobre a situação. 

0 13:22 - 30 de Jul // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 11:21 - 30 de Jul // Fonte: Metro 1 | Bahia

O prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), foi assassinado na noite da última terça-feira (29), em uma praça localizada no centro da cidade. Segundo informações, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram em uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima no tórax, pulmão e abdômen. O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, mas não resistiu e morreu.

0 11:16 - 30 de Jul // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Bahia

Um morador identificado por nome Daniel, reclamou a falta de infraestrutura no loteamento Jardim Imperial, morando há cerca de seis anos no local, ele contou que nesse período nada foi feito, não tem estradas, energia elétrica nas ruas, a limpeza do matagal que se forma não é feita, além disso, ele alerta que uma pequena barragem no local fortalece a incidência de mosquitos.

Ainda segundo ele, os carros quebram constantemente devido a má condição das vias do local, o dono do loteamento conhecido por Fernando não toma providências, até mesmo a prefeitura foi procurada para tentar resolver o caso, que segue sem solução.

Os loteamentos irregulares proliferam no Brasil, causando sérios transtornos para os compromissários - compradores de terrenos formados a partir de projetos nessa situação.

 

0 10:54 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Bahia

Com fluxo tranquilo de passageiros, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande está operando com oito embarcações e seis em reserva nesta quarta-feira (30). O embarque é imediato nos terminais hidroviários de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio e os horários de saída estão acontecendo a cada 30 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são normais, com as lanchas fazendo o percurso entre Salvador e Mar Grande em tempo médio de 40 minutos.

 Das 11h às 12h30, os usuários com destino à Ilha de Itaparica vão embarcar no Terminal Náutico e desembarcar no terminal do sistema ferryboat, em Bom Despacho. A medida ocorre por conta da maré baixa, que impede a atracação dos barcos no terminal de Vera Cruz. A travessia funcionará hoje até às 20h, horário da última viagem saindo do Terminal Náutico para Mar Grande - no sentido inverso o último horário será às 18h30.

 As lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente e com movimento moderado. Os horários oferecidos, saindo de Salvador, são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20, e a passagem custa R$ 75. As escunas do tradicional “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também estão em tráfego. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, e o retorno a Salvador ocorre às 17h30.

0 09:00 - 30 de Jul // Fonte: Forte na Notícia / LCS™ | Bahia

Dois homens e uma mulher foram baleados na tarde desta quarta-feira (30), por volta das 17h, no quilômetro 223 da BR-101, nas proximidades do trevo de acesso a cidade de Cruz das Almas. De acordo com as primeiras informações, o grupo estava em um Corsa de placa JOY-9616 (licença de Lauro de Freitas-BA), quando foram interceptados por investigadores da capital baiana que vinham seguindo o grupo em outro veículo, dando início a uma intensa troca de tiros. Ludmila Silva Santos, 21, anos, moradora de Salvador, foi socorrida para (UPA) com perfurações nas costas, perna e braço direito, enquanto os outros dois elementos de identidade ainda desconhecidas, não resistiram aos ferimentos. Segundo informações do soldado Rodolfo, foram apreendidos armas no interior do veículo onde estavam os suspeitos.

Ainda segundo informações, eles pretendiam sequestrar a gerente de um Banco do Brasil da cidade de Governador Mangabeira, policiais de Salvador estavam no encalço dos bandidos, a operação continua ainda nesta madrugada, o balanço será dado ao final. 

Atualização: Na manhã desta quinta-feira, os jovens mortos em perseguição ontem a noite foram identificados: Luan Valverde Cardoso,24 anos, natural de Lauro de Freitas e o outro identificado apenas como Alan Barbosa

0 08:03 - 30 de Jul // Fonte: Almeida Notícias | Bahia

Os municípios brasileiros têm até este sábado (2) para acabar com os lixões, segundo a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada há quatro anos. Mesmo assim, ao menos 22% das cidades baianas ainda descartam resíduos em áreas a céu aberto, apontou um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado na segunda-feira (28). E o número de lixões no estado pode ser ainda maior, já que das 412 prefeituras questionadas, 282 não responderam à pesquisa. Dentre as 26 capitais do país, mais o Distrito Federal, apenas 11 possuem aterro sanitário – entre as quais está Salvador. A meta prevista pela Lei 12.305/2010 era de que, já neste sábado, as prefeituras tivessem elaborado o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) e destinado os rejeitos apenas para aterros. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, criticou a forma como a lei foi aprovada. “Para fazer esta execução é preciso planejamento, recursos e pessoal, e os municípios não dispõem desses itens. Quem votou esta lei deveria ter dito onde está o recurso para executar o previsto”, disse. Com o levantamento, a CNM pretende pedir a prorrogação do prazo ao governo federal. Caso a ampliação não ocorra, os responsáveis podem receber penalidades que vão de um a quatro anos de reclusão a multa de até R$ 50 milhões.

0 17:12 - 29 de Jul // Lindaiara Conceição | Bahia

Em comunicado, a COELBA informou que o fornecimento de energia elétrica nas localidades abrangentes ao Povoado de Fátima, Povoado do Bom Conselho, Fazenda Gamelo e Salto da Onça será temporariamente interrompido na quinta-feira dia (31), das 9 ás 15hs.

Ainda no comunicado, a COELBA salientou que a interrupção se dará por um procedimento de rotina que visa melhorar a rede de distribuição e que o fornecimento de pode voltar antes do previsto.

 

0 16:26 - 29 de Jul // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Bahia

Em entrevista, o Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Santo Antônio de Jesus, Tenente Coronel Luziel Andrade, informou que uma diligência foi feita para tentar localizar o autor do homicídio, mas não obtiveram sucesso, a Polícia Civil está investigando.

O crime brutal que aconteceu na noite do último sábado (26), acabou com o retrospecto positivo de calmaria que a cidade Dom Macedo Costa mantinha: cinco anos sem registro de homicídio, quando Reinar Cruz dos Santos 34 anos foi assassinado.

 

0 15:55 - 29 de Jul // Fonte: Metro 1 | Bahia

O procurador da República Ruy Nestor Bastos Mello assume, nesta sexta-feira (1º), o cargo de procurador Regional Eleitoral da Bahia no lugar de José Alfredo de Paula Silva, promovido em abril deste ano ao cargo de procurador Regional da República. Mário Alves Medeiros será o suplente de Mello. O novo procurador Regional Eleitoral já atuou na área eleitoral no Ministério Público Federal em Sergipe. Ele e Medeiros ficarão nos cargos até 30 de setembro de 2015, quando poderão ser reconduzidos.

0 13:56 - 29 de Jul // Fonte: Forte na Notícia | Bahia

Um caminhão compactador de lixo do município de Cruz das Almas, ficou preso na manhã de hoje (29/7), depois de afundar em um buraco na rua que fica em frente ao Teatro Laranjeiras. De acordo com informações de um morador que reside próximo ao local, mas que prefere não ter o nome revelado, a veleta foi aberta pela empresa que realiza a obra de esgotamento sanitário, e desde o início do inverno, que alguns pontos vêm cedendo com as chuvas que vem caindo no município. O caminhão só deve ser retirado do local com o auxílio de um trator e, somente após uma avaliação de um mecânico, será possível falar em dados ao veículo.

0 13:53 - 29 de Jul // Fonte: Forte no Recôncavo / Editado LCS™ | Bahia

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Cruz das Almas deu inicio ao cadastramento no programa Minha Casa, Minha Vida. O processo de cadastramento vai seguir até sexta-feira (1º) para que todos os interessados estejam inscritos para o próximo sorteio, que vai acontecer no dia 10 de agosto. Vão ser sorteadas 244 casas na comunidade da Pumba e quem estiver interessado em se cadastrar basta se encaminhar até o Centro Administrativo em Cruz das Almas, localizado na Rua Afrânio Peixoto, s/n, Parque Sumaúma, com os seguintes documentos: A Xerox do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho, cartão do bolsa família ou número do NIS, certidão de nascimento (para solteiros), certidão de casamento (para os casados), certidão de casamento e óbito (para os viúvos) e certidão de nascimento dos filhos. Vale ressaltar que é importante levar também a Xerox dos documentos dos companheiros (as) ou esposos (as).

0 13:48 - 29 de Jul // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 12:07 - 29 de Jul // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Evandro Almeida foi empossado, na manhã desta segunda-feira (28), prefeito de São Francisco do Conde, visto que o cargo estava vago desde a última quinta-feira (24), quando a prefeita Rilza Valentim faleceu. A posse, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, contou com a presença dos secretários municipais. Empossado, Evandro, ainda muito emocionado com a morte de Rilza, de quem foi vice-prefeito por quase seis anos, fez um breve pronunciamento. “Eu me comprometo em dar seguimento aos projetos da nossa eterna prefeita e farei o que for possível para honrar a palavra de Rilza. Vamos continuar cuidando das pessoas”, prometeu. Filiado ao PP, ele é engenheiro civil e foi vice-prefeito quando venceu as eleições ao lado da prefeita Rilza, entre 2009 e 2012. Desempenhou o papel de secretário municipal de Infraestrutura, de onde só se afastou quando foi concorrer à reeleição.

0 10:58 - 29 de Jul // Fonte: Bocão News | Bahia

A construtora “Unidas Engenharia” desistiu de realizar as obras de infraestrutura dos bairros Sinval Palmeiras, Manoel Leão, Jorge Amado, Maria Matos, Lomanto Júnior, Nova Itabuna, Santa Catarina e Bananeira, na zona Oeste, do município. Os serviços estavam previstos para serem iniciados no início de maio, mas a empresa já abandonou o canteiro de obras.

Segundo o site Plíticos do Sul da Bahia, o prefeito Claudevane Leite (PRB) assinou ordem de serviço para as obras no mês de abril, na oportunidade foi realizada uma grande festa em uma faculdade particular da cidade. Esse conjunto de obras é financiado pelo Governo Federal em quase R$ 32 milhões, por meio do PAC 2, com contrapartida de R$ 4,8 milhões da Prefeitura.

Entretanto, esse projeto foi interrompido em 2012, depois que a empresa então responsável pelas obras, a GDK, entrou em processo de falência e em seguida solicitou afastamento. A Prefeitura teve que negociar a retomada com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal.

Segundo alguns empresários, a prefeitura terá dificuldade em realizar uma nova licitação, já que o valor da obra é de 2012, por isso já está defasado, e a construtora que tocar a obra terá prejuízo.

0 10:55 - 29 de Jul // Fonte: Bocão News | Bahia

Em Potiraguá, a secretária de saúde Ludmila Brige, pediu exoneração do cargo, no seu lugar o prefeito nomeou a primeira dama Agda Lúcia. Em menos de dois anos de governo, três secretários pediram para sair do governo.

Agda Lúcia é a atual secretária de assistência social do município e deverá ficar interinamente na pasta da saúde. Pelo jeito o prefeito Luís Soares terá dificuldade para nomear o novo secretário.




Colunistas


Classificados