Últimos Comentários



Enquete


Blog

Bahia

0 19:33 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez uma recomendação para o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador lembrando que artistas e bandas contratados com recursos públicos devem ser lembrados da proibição de músicas, danças ou coreografias que incentivem a violência durante o Carnaval. Um ofício foi enviado à Secretaria de Cultura sobre o patrocínio para blocos infantis, citando o cantor Igor Kannário, que vai comandar o Ibeji.

A base da recomendação é a Lei Estadual n° 12.573/12 e a Lei Municipal 8.286/12, que proíbem que verba pública seja usada para contratar artistas que incentivem violência, homofobia, discriminação racial ou defesa de drogas ilícitas, entre outros.   

A promotora de Justiça Márcia Teixeira afirma que Governo e Prefeitura devem incluir nos contratos com os artistas cláusulas que fazem advertência em relação à questão. Lembra ainda que é preciso que os trios elétricos e carros de som tenham a mensagem que diz que fica "terminantemente proibido aos associados, artistas ou agremiações carnavalescas a utilização de quaisquer objetos que incitem a violência física, moral e psicológica ou a desvalorização das mulheres, LGBT e negros", conforme determina portaria do Comcar.

A promotor enviou ofício pedindo que a Secretaria de Cultura do Estado reavalie os pedidos de patrocínio para os blocos infantis. Diz que no documento que o bloco infantil Ibeji enviou pedindo apoio estava o nome da cantora Katê, não havendo qualquer menção ao nome do cantor Igor Kannário, mesmo sendo este divulgado como principal atração do bloco”. (Correio)

0 17:39 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

As fortes chuvas que caem de Norte a Sul da Bahia fez barragens transbordarem, gerando muitos transtornos. Em Tremedal, município do Sudoeste Baiano que fica a 83 quilômetros de Vitória da Conquista, a barragem municipal sangrou após um intervalo de 25 anos. A situação se agravou na noite desta segunda-feira (25) após o rompimento de outra represa.

A força da água derrubou uma ponte na área urbana deixando milhares de tremedalenses, principalmente de comunidades rurais, isolados. Alguns ribeirinhos também deixaram suas residências com receios de possíveis desabamentos. A Prefeitura Municipal de Tremedal decretou estado de emergência por conta das chuvas. Não há registro de pessoas feridas. (Blog do Anderson)

0 16:51 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

A polícia prendeu nesta semana o técnico em manutenção de empilhadeiras Blenivaldo das Virgens Santos, o ‘Bigode’, de 58 anos. De acordo com investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ele foi o responsável pela facada que matou a menina Bruna Santos de Jesus, 11, durante uma briga de família, em 10 de outubro do ano passado, na Avenida Beira Mar do Lobato, em Plataforma. Blenivaldo foi apresentado pelo delegado Reinaldo Mangabeira, titular da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), que atendeu a imprensa na manhã desta terça-feira (26).

O acusado foi preso na segunda-feira (25) por investigadores da 29ª Delegacia Territorial (DT/Plataforma). Os agentes receberam denúncias de que ele se encontrava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Periperi, visitando um parente que recebia cuidados médicos. O técnico de manutenção tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, cumprido pelos policiais, que o conduziram para o DHPP, na Pituba.

De acordo a polícia, o crime aconteceu quando quatro adolescentes da mesma família iniciaram uma discussão. Blenivaldo, que havia ingerido bebida alcoólica naquele dia, decidiu interferir e acabou agredindo uma das garotas. Irritado, o pai da jovem deu um soco no técnico em manutenção, que foi até sua casa pegou uma faca e, durante a confusão que se formou, desferiu vários golpes a esmo até que um deles atingiu Bruna na clavícula esquerda.

0 15:57 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Um jovem identificado por Ivan da Silva Severiano Júnior, 19 anos, vulgo "Ivanzinho", natural de Amargosa, foi morto a tiros na noite deste sábado(23), no bairro de Cosme de Farias, em Salvador. A vítima teria ido passar as férias na capital e foi assassinado por motivo ainda desconhecido. Ivan é o segundo jovem de Amargosa morto em Salvador em 2016.

Conforme apurou a reportagem do AmargosaNews, o jovem, que é morador da rua Quebra-Viola, bairro São Roque em Amargosa, foi executado com vários disparos na cabeça e nas costas, seu corpo foi encontrado em um campo de futebol. Ainda não há detalhes sobre autores e nem motivação do crime. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). (Amrargosa News)
0 15:48 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Uma Sprinter prata de placa NTJ-3712 – (licença de Cabaceiras do Paraguaçu) foi tomada de assalto na noite desta segunda-feira (25), no trajeto entre Cruz das Almas e Cachoeira. O roubo foi praticado às 20:45 por um individuo armado com um revólver que fingiu ser passageiro. De acordo com relato da Polícia Militar, motorista e passageiros do veículo foram liberados pelo assaltante na BA-502, rodovia estadual que pertence ao município de Muritiba. Logo depois, o criminoso utilizou a BR-101 como rota de fuga, sentido Feira de Santana. A Polícia Militar realiza diligências com objetivo de localizar e tirar de circulação o assaltante, mas até o momento não há informações sobre prisões. Não houve feridos. (Forte na Notícia)

0 15:46 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Uma mulher foi presa na manhã desta terça-feira (26) após jogar soda cáustica no bairro de Sussuarana. De acordo com a Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 13h, no Conjunto Habitacional Sussuarana, localizado na Rua Nossa Senhora Santana.

Ainda de acordo com a polícia, a vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Conforme a polícia, uma guarnição da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Sussuarana) foi encaminhada ao local e conduziu a suspeita para a 11ª Delegacia (Tancredo Neves). Não há informações sobre a motivação do crime. (iBahia)

0 15:40 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Um grupo de pessoas do distrito de Pindorama, em Porto Seguro, região sul da Bahia, colocaram fogo em um ônibus e bloquearam a BR-367, na manhã desta terça-feira (26). Segundo informações da delegacia da cidade, o protesto acontece em represália a ação da Polícia Militar (PM), que tenta capturar um homem que vive na região.

Ainda de acordo com a delegacia, a pista foi liberada por volta das 10h50. O suspeito estaria escondido dentro de uma casa, mantendo duas pessoas como reféns, uma criança e uma mulher. O homem, conhecido como “Mazinho” é procurado por tráfico de drogas.

Por volta das 11h25, equipes da PM ainda estavam no distrito realizando buscas pelo suspeito. A população acusa a polícia de perseguir “Mazinho”, acusando o homem de matar um policial militar.

Não houve confronto e ninguém ficou ferido na situação. O G1 entrou em contato com a Polícia Militar, que ficou de se posicionar sobre a ação realizada na região. (G1Bahia)

0 15:35 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, informa que cincoembarcações realizam as travessias Salvador/Ilha de Itaparica/Salvador, na tarde desta terça-feira (26/01):Dorival Caymmi, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Zumbi dos Palmares. O fluxo é tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. Além das viagens regulares (de hora em hora), viagens extras poderão ocorrer se existir demanda.  A compra de passagem pode ser feita nos terminais com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito.

A venda das passagens para o serviço Hora Marcada é feita somente através do sitehttps://portalsits.internacionaltravessias.com.br, e atende, exclusivamente, aos condutores de veículos (e seus respectivos passageiros). O pagamento para esta modalidade pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito. O sistema Ferry-Boat dispõe de uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h (contatos: 71 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br).

0 14:49 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Quatro cavalos foram encontrados mortos em Teixeira de Freitas, região sul da Bahia. O caso ocorreu depois de um atropelamento com um carro de luxo, perto do acesso à BR-101, na madrugada do último sábado (23). De acordo com o G1, um dos animais foi atingido na pista. No entanto, o departamento de trânsito local suspeita que os outros três podem ter sido mortos a tiros por um ocupante do carro envolvido na colisão. Ainda segundo a polícia, o condutor, ainda não identificado, fugiu do local. Cápsulas de revólver calibre 22 foram encontradas ao lado dos animais mortos.  Conforme o coronel Bartolomeu Calheiros, responsável pelo Departamento de Trânsito, havia marcas de frenagem no local do acidente, o que pode indicar que o condutor perdeu o controle do carro. (Bahia Notícias)

0 14:48 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Bandidos arrombaram Centro de Distribuição dos Correios que fica no bairro da Boca do Rio, na madrugada desta terça-feira, 26. De acordo com Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o crime aconteceu por volta das 3h30, na agência localizada na rua Simões Filho.

Uma equipe da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Boca do Rio) esteve no local e isolou a área. A Polícia Federal foi acionada e investiga a ocorrência. Não há informações se algo foi levado da agência. (A Tarde)

0 14:46 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

A ponte localizada na BR-324, em Riachão do Jacuípe, na região sisaleira, deve ser liberada até sexta-feira (29), segundo informações do Governo da Bahia. Uma parte dela foi destruída na semana passada após as fortes chuvas que atingiram o município.

A reconstrução está sendo realizada por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Durante a interdição, o acesso ao município é feito por meio de um desvio na lateral da rodovia.

O governador Rui Costa está na cidade nesta terça-feira (26) para visitar as áreas que foram prejudicadas pelas chuvas. Além da destruição da ponte, o aumento do nível do rio provocou o rompimento de uma adutora de água, que invadiu casas e alagou ruas. Cerca de mil famílias foram afetadas na cidade e 600 tiveram que deixar suas casas. (iBahia)

0 13:25 - 26 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Um homem de 33 anos morreu afogado em uma represa na BR-349, próximo ao município deBarrocas, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, na segunda-feira (25). Segundo informações da delegacia da cidade, a vítima tinha problemas com álcool e estava bebendo com amigos antes do afogamento.

Ainda de acordo com a polícia, o homem estava de moto e retornava para casa quando parou para entrar na represa. O corpo dele foi resgatado por populares após ser localizado com ajuda de um senhor que presenciou o afogamento.

A vítima era casada e deixa dois filhos. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. (G1Bahia)

0 11:10 - 26 de Jan // Jéssica Oliveira | Bahia

Na tentativa de chegar ao cemitério e realizar o sepultamento de um idoso de 91 anos, a família do falecido precisou passar pela correnteza de uma via que cedeu e foi inundada pela chuva. A situação invulgar ocorreu em um um povoado de Santa Rita de Cássia, no sudoeste da Bahia.

Um sobrido do idoso, Jackson Conceição Reis, de 21 anos, informou que o tio era baiano e morava em Brasília há seis meses.

"Era sonho dele [do tio] ser enterrado na Bahia. Quando meu tio faleceu, fomos [ele e a família] fazer o sepultamento. Saíram uns oito carros de Brasília. Uns parentes conseguiram chegar antes, mas outros, inclusive os que levavam o corpo, só conseguiram chegar depois que a rodovia cedeu, e não tinham como passar. Então eles resolveram entrar na água e passar andando com o caixão", relatou.

Segundo informações do G1, a Defesa Civil da Bahia informou que o povoado de Santa Rita de Cássia está em estado de emergência. De acordo com o órgão, a rodovia BA-451, que liga Santa Rita de Cássia à cidade de Mansidão, rompeu, e que a BA-225, que também liga as cidades, está intransitável por conta da água e dos buracos.

*NM

0 10:45 - 26 de Jan // Jéssica Oliveira | Bahia

Duas pessoas foram baleadas em uma tentativa de homicídio no bairro cachoeirinha, em Jequié. As vítimas foram Daniel Guedes Ramos, que levou cinco tiros, sendo um no pênis, e a mãe que não teve o nome revelado.

O crime aconteceu por volta das 20 horas de sábado (24), no bairro Cachoeirinha. Todas as viaturas da Polícia Militar foram mobilizadas e conseguiram prender os principais suspeitos de envolvimento na tentativa de homicídio, Breno Ramos Santos, Nivaldo Paulo Batista Filho e os irmãos Fabrício e Murilo Nascimento foram enquadrados nos crimes de tentativa de homicídio e tortura. Ainda de acordo informações passadas pela polícia, o crime foi motivado por que um dos suspeitos não aceitava o relacionamento que a mãe tinha com Daniel Guedes Ramos. A vítima levou cinco tiros, sendo um no pênis. A mãe de Daniel, que estava em casa no momento da invasão, também foi baleada. Breno é irmão de Juca Bala e este seria o autor intelectual do crime e já está preso no Conjunto Penal de Jequié.

*Mídia Bahia

0 09:49 - 26 de Jan // Jéssica Oliveira | Bahia

O comerciante Luciano Cordeiro Bonfim, de 33 anos, dono de um restaurante em Teixeira de Freitas (a 811km de Salvador) foi preso após jogar um balde de fezes humanas e quebrar equipamentos da prefeitura da cidade.

Segundo a polícia, ele justificou a ação alegando desespero com um esgoto que está entupido em frente ao restaurante que administra. ""Enchi um balde com o que saiu do esgoto e joguei lá dentro", disse.

De acordo com o site Teixeira News, o comerciante danificou uma mesa, um aparelho de telefonia fixa, um monitor de computador, uma CPU e um estabilizador. Uma servidora que está grávida passou mal e foi encaminhada ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Luciano terá que pagar o prejuízo e ainda vai responder por danos ao patrimônio público, conforme o Artigo 163, do Código Penal Brasileiro (CPB).

*A Tarde

0 09:45 - 26 de Jan // Jéssica Oliveira | Bahia

Uma mulher foi presa em Salvador acusada de furtar a bolsa de uma passageira dentro de um ônibus. Após ser presa, Manoela Silva Tavares, 36 anos, tentou justificar a ação e disse que precisava comprar o material escolar dos filhos.

— Agora começam as aulas, sem material sem nada.

A acusada, mãe de cinco filhos, afirmou que está desempregada e disse que rouba porque precisa e não porque quer. Chorando, ela pediu uma oportunidade de emprego para sustentar as crianças
— Preciso de um emprego, oportunidade de trabalhar, nem que seja para varrer a rua. Não aguento mais, não tenho mãe, pai, sou separada do meu marido. Eu faço isso porque preciso, não é porque quero
Apesar de afirmar que não tem dinheiro para sustentar os filhos e que está desempregada, Manoela estava usando um tênis de marca que custa em torno de R$ 500. Questionada, a mulher disse que o sapato não era novo e que era emprestado.
— Pedi emprestado, não tenho condições de ter um tênis deste. A mulher já tem várias passagens pela polícia e disse que vai sair do mundo do crime quando tiver uma oportunidade de trabalhar
*R7
0 09:38 - 26 de Jan // Djalma Macedo | Bahia

Compre o material escolar do seu filho aqui na Comercial São Luis, além da maior variedade e do menor preço, temos a maior facilidade de pagamento e você também concorre ao CREDIESCOLA de até 2 mil reais.

CREDIESCOLA

A cada R$ 50,00 em compras de material escolar na Comercial São Luis, ganhe um cupom para concorrer ao Crediescola de até R$ 2.000,00 para pagar as mensalidades do seu filho. Caso seu filho esteja matriculado em escola pública o prêmio será um notebook novinho.

Aproveita e corre para a São Luis!

0 21:33 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Uma adolescente de 15 anos foi morta pelo ex-companheiro, de 20, na cidade de Uruçuca no sul da Bahia. Após cometer o crime, o rapaz foi perseguido e agredido até a morte por populares, segundo informações da delegada da cidade, Andrea Tombone.

Ainda de acordo com a delegada, os dois crimes ocorreram no domingo (24). "Uma das testemunhas oculares do crime contra a jovem é o padrasto dela. Não temos dúvidas de que foi o ex-companheiro que matou a adolescente. O padastro viu o momento em que o rapaz se aproximou e feriu a garota com uma faca. Depois, o ex-companheiro da jovem fugiu por um matagal e cerca de 40 pessoas foram atrás dele. O rapaz foi encontrado com ferimentos provocados por arma de fogo e facões. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu e morreu", relatou Tambone.

A polícia informou que ainda não há nenhum suspeito da morte do rapaz, já que ninguém que estava no local do crime quis falar sobre o fato, mas ainda assim, a morte dele será investigada.

0 21:19 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Jaguaquara foi uma das cidades baianas que sofreu com as chuvas que chegaram ao interior baiano. Nesta segunda-feira (25), a mesma recebeu uma grande quantidade de chuva que a inundou, nas imagens é possível notar que além das ruas, a agua invadiu estabelecimentos comerciais e casas. De acordo com a previsão do tempo, a noite será nublada.

Veja as imagens abaixo:

0 21:12 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

A Vigilância Sanitária vai priorizar, entre os dias 27 de janeiro e 05 de fevereiro, aos processos de entrada em balcões de alimentação, estruturas provisórias (como camarotes), food trucks, entre outros estabelecimentos que funcionarão no Carnaval de 2016. Durante esses dez dias, estarão suspensas as atividades de rotina de entrada de processo de licença inicial, renovação e/ou análise de projetos do alvará sanitário. Funcionarão apenas serviços como assinatura do termo de responsabilidade, cadastramento do receituário de medicamento controlado e entregas de alvarás sanitários. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3202-1750. (Bahia Notícias)

0 20:58 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

O prefeito de elísio Medrado, Júnior Andrade, não se candidatará a prefeito em 2016, ele conta que apesar de ter apreço pelo trabalho, as condições de recandidatura não lhe será possível. Em entrevista à rádio Recôncavo, ele comentou sobre a visita do governador Rui Costa à cidade, fala que no auge da crise econômica nacional, a população tem ganhado muitos benefícios. Quatro projetos que estavam adiantados foram aprovados, sendo dois sistemas de abastecimento de água, beneficiando mais de 600 famílias, a casa de farinha comunitária e a criação de galinhas caipiras na região, “Com toda crise que a gente vive, o governo não virou as cosas para Elísio Medrado, teve a reforma do ginásio municipal, a liberação de um ônibus escolar novo, o asfalto do centro da cidade...” disse, pontuando que são muitas contribuições para a cidade.

O prefeito louva a equipe que coopera na gestão do município, e com o esforço dessa equipe, um bom trabalho vem sendo desenvolvido, principalmente na área de educação, aderindo a escola em período integral e várias outras atividades extracurriculares, implantação de creches para crianças de 0 a 3 anos de idade, buscando a participação dos pais a todo instante para que as melhorias venham sempre.

0 20:57 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Uma idosa de 85 anos morreu após ser atacada por um pitbull na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, no final de tarde de domingo (24). Dejanira Maria Oliveira de Jesus foi atacada na garganta pelo animal, em uma casa do loteamento Modelo, no bairro de Mangabeira.

A morte causou comoção na rua. Segundo moradores, a idosa era vizinha da família que criava o cachorro e costumava entrar na casa. Como no momento do ataque chovia e ela usava um guarda-chuva, eles acreditam que o animal não reconheceu a idosa. 

Uma equipe da polícia fez o levantamento cadavérico e levou o corpo da vítima para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. (G1Bahia)

0 20:40 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

As chuvas dos últimos dias têm afetado muitas cidades no interior baiano. As enchentes vêm tomando as ruas e invadindo casas frequentemente, inclusive as águas dos rios tomaram grande proporção e transbordaram. Famílias ficaram ilhadas, em Riachão do Jacuípe por exemplo, o número de desabrigados chegaram a 2.500, em Feira de Santana e Jaguaquara a população pede por socorro, Cachoeira decretou estado de alerta, Jorrinho distrito de Tucano e a própria cidade foram invadidas pelo rio, infelizmente, essas são algumas situações encontradas na Bahia. A população busca o apoio das autoridades em hospedagens e alimentos aos prejudicados.

Alguns município já conseguriam se livar da difícil situação, quanto à outros, moradores ainda são impedidos de entrar nas casas.

Jaguaquara

0 20:39 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia
Na madrugada desta segunda-feira (25), foi registrado uma fuga de presos na Delegacia de Polícia em Itamarí, município localizado na Região Sul da Bahia. Segundo as primeiras informações obtidas com exclusividade pela Redação do Amarelinho10 dão conta que quatro presos fugiram. São eles: Georgenes Barreto; Adriano Menezes; Edimilson Menezes, vulgo "Bocas" e Ismael. 
O que chamou a atenção dos policiais foi a ousadia dos bandidos que deixaram um bilhete para a polícia. Confira o teor do bilhete abaixo:
"Os loucos vivem pouco mais vive como pode vai aprender ser polícia pra tirar onda como ladrão, e faz outra cadeia que esta é de papelão
Aqui é PCC POHA!"
0 20:35 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Com o tema “Deu amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho”, Jo, 3.16, a Igreja Assembleia de Deus na cidade de Varzedo, no Recôncavo Baiano, realizou neste último fim de semana, dias 23 e 24 de janeiro, a CRUZADA – CRISTO PARA O MUNDO. Para o pastor Gilberto, membro da comissão organizadora, o evento foi uma benção para o município de Varzedo. “Nós estivemos orando pelas autoridades, pela população e pela família”, disse.

Em entrevista concedida ao Portal Tribuna do Recôncavo, o pastor Jorje informou que são 96 cruzadas realizadas no Brasil com a finalidade de levar a palavra de Deus a toda população, principalmente aos enfermos. “Em nossas cruzadas Deus tem cooperado com sinais, onde paralíticos andam, cegos voltam a enxergar, mudos falam e surdos ouvem. E com isso, Deus está no meio de nós cumprindo a sua palavra que diz: “os sinais seguirão aos que creem”, disse.

O pastor Jorje, presidente da Cruzada, também refletiu sobre as drogas. “A solução do mundo não é a religião, o refúgio é Jesus, pois a tendência da humanidade é a destruição como aconteceu em Sodoma e Gomorra, onde o povo só queria a festa da carne. A bíblia diz que todos que se esquecem de Deus serão lançados no inferno, então, independente de religião, o homem precisa ter um encontro com Jesus”.

0 20:34 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Na manhã desta segunda-feira (25/01) foi encontrado na carroceria de uma caminhonete nas proximidades do CAPS do Bairro da Bolívia, em Valença, o corpo de Vivaldo Bernadino dos Santos Filho, 55 anos; vítima de homicídio por arma de fogo.

A guarnição da Polícia Militar esteve no local para a preservação da área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica. O corpo será necropsiado no Instituto Médico Legal de Valença. Não há informações sobre a causa e o autor do crime. (Nas Malhas da Lei)

0 20:20 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

A liga acadêmica de saúde da Universidade do Recôncavo Baiano, cujos objetivos estão baseados no ensino, pesquisa e extensão, no último sábado (23), realizou um seminário em parceria com a Oncocenter, estudantes da UFRB, palestrantes, e diversos profissionais da área de saúde. A professora do centro de saúde da universidade de Santo Antônio de Jesus, Sibele Tozetto, que também é responsável pela organização da liga de genecologia e obstetrícia da universidade, cedeu entrevista à Rádio Andaiá FM, e comentou que o seminário foi uma forma de levar o que os profissionais realizam na universidade e unidades de saúde, para a comunidade em geral, devido a isso a UFRB tem sempre desenvolvido simpósios, encontros, “para justamente está trazendo a população pra conhecer o trabalho dos profissionais que estão inseridos nessa área e também daqueles que gostariam de se inserir nessa área” disse.

Para os estudantes, esse tipo de atividade assume grande importância, pois contribui na formação dos mesmos, interagindo com o público, adquirindo novas experiências, e se integrando e com profissionais de outras áreas e colegas de diferentes níveis. Com a concentração voltada para o tema a radioterapia, no tratamento e também a técnica cirúrgica de câncer do colo de útero, a professora assegura que as informações passadas no seminário são consideradas valiosíssimas, tanto para estudantes quanto para a população presente. “A gente procura sempre trazer esses serviços pra que os estudantes possam ter uma formação melhor, pra que depois eles possam transmitir este melhor para a população, no fundo, a gente quer melhor qualidade de vida para a população. A gente sabe que não tem toda a população inserida dentro dessa sala, mas essa formação diferenciada vai fazer com que depois eles possa contribuir durante sua atuação profissional.” concluiu.

0 17:12 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Um veículo Gran Siena prata de placa vermelha OKJ-7321, foi tomado de assalto por volta das 15h deste domingo (24) nas imediações de "Pedra do Cavalo" na BR-101, trecho do município São Félix.

De acordo com a polícia, os criminosos ainda levaram o proprietário de prenome Pedro como refém, até próximo ao posto da Policial Rodoviária Federal (PRF) de Humildes, onde o libertaram, levando o veículo.

Não há informações sobre quantos criminosos participaram do assalto e o veículo usado por eles. (Criativa Online)

0 16:59 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Por volta das 14 horas desta segunda-feira (25), policiais militares da 4ª Cia da PM local sob o comando do Sub Tenente Cesar com apoio dos agentes de Polícia Civil da 4ª COORPIN de Ubaíra Samuel e Edmilson montaram uma operação especial nas imediações da Rua da Linha da Barra com o propósito de combater e sanar o tráfico.

No decorrer da diligência os policiais perseguiram alguns homens que apresentavam suspeita,  percebendo a presença da polícia os mesmos empreenderam fuga ao longo da via tentando se esconder em uma residência, porém não obterão êxito na fuga devido a agilidade dos policiais que em seguida anunciaram a voz de prisão para os acusados.

Um dos meliantes ao receber voz de prisão teve uma crise convulsiva mas foi imediatamente atendido por uma equipe do SAMU 192 e encaminhado ao Hospital local onde recebeu os primeiros socorros, acompanhado de uma guarnição da Polícia Militar que aguardava sua liberação médica para em sequência ser conduzido para a Delegacia local onde estará à disposição da justiça.

Outros dois acusados tiveram voz de prisão sem apresentarem resistência e em seguida foram algemados colocados na viatura policial  também com destino a delegacia onde passarão pelos procedimentos de praxes ficando assim como o primeiro a disposição da justiça. (Nossa Voz Bahia)

0 16:59 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Rodrigo Santoro está em São Francisco do Conde, a 60 km de Salvador, para gravar cenas para a novela Velho Chico. Mas, segundo o Bahia Notícias, ele teve um imprevisto no último domingo (24). O ator sofreu um acidente nas gravações e fraturou um dente.

A publicação apurou que Rodrigo teve que ser atendido às pressas por uma dentista. O ator usou o Snapchat para contar do acidente: “Imagine o dia inteiro gravando e olha agora onde eu fui parar? Na cadeira de uma dentista”, disse ele.  (Notícias ao Minuto)

0 16:18 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Pressionado pela bancada do PTN na Assembleia Legislativa da Bahia, o diretor-geral do Departamaneto Estadual de Trânsito 9Detran), Mauricio Bacelar reassumiu o PTN em Camaçari, o encontro aconteceu na sede do partido.

De acordo com informações, essa decisão tem como principal objetivo o fortalecimento da sigla no município. As informações dão conta ainda, que Mauricio trabalha com a hipótese de ser o vice de Caetano nas eleições de Outubro.

Vale lembrar, que Maurício e Caetano sempre foram adversários políticos, no entanto, o rompimento do deputado João Carlos Bacelar com o prefeito de Salvador ACM Neto e a ida do PTN para os braços do governo do estado, fizeram com que, os irmãos Bacelar consequentemente virassem aliados de Caetano.

Maurício sonha em ser o candidato de consenso do governo, visto que Caetano e Ademar estão em guerra, contudo, esse sonho é quase impossível.
Primeiro que o PT terá candidato em Camaçari, segundo porque Maurício não governar Camaçari, está distante, mas, quem sabe, ele é escolhido como vice de Caetano. (Bahia Política/Foto: Bahia no Ar)

0 16:08 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

O governador Rui Costa estará, a partir das 13h desta terça-feira (26), no município de Riachão do Jacuípe, onde visitará as áreas atingidas pela chuva. O Governo do Estado vem monitorando os municípios e prestando atendimento às áreas mais afetadas, desde os primeiros relatos de problemas causados pelas fortes chuvas. 

Nesta segunda (25), o governador participou de reunião com secretários e representantes de órgãos envolvidos na assistência à população, para fazer um balanço das ações adotadas para atender os municípios que mais têm sofrido com as chuvas. (Secom)
0 16:04 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de reciclagem no início da tarde desta segunda-feira (25), na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana. De acordo com a Central de Polícia, o incêndio começou por volta das 12h30, no bairro de Joanes, ao lado do Hotel Liberty.

Ainda de acordo com a polícia, as chamas estavam altas e o fogo se espalhou para a vegetação ao lado da fábrica. Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi encaminhada ao local para debelar as chamas. Devido à dimensão do fogo, um caminhão pipa da Embasa foi solicitado pelos bombeiros.

Até por volta das 14h, o fogo persistia no local. Não há informações sobre feridos. (iBahia)

0 15:43 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Reunido com secretários de estado para avaliar os danos provocados pela chuva no interior da Bahia, na tarde desta segunda-feira (25), o governador Rui Costa divulgou balanço que aponta sete cidades com decreto de situação de emergência e cerca de 700 famílias desabrigadas ou desalojadas.Riachão do Jacuípe é o município que centraliza a maior parte dos danos, com cerca de 450 famílias afetadas.

"Nós temos sete cidades com decretos de emergência, especialmente no São Francisco, ali em São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória. No nordeste, a região mais preocupante é de Riachão do Jacuípe", atesta.

Por conta dos danos em Riachão do Jacuípe, o governador anunciou que irá visitar a cidade na terça-feira (26), onde deve obter uma avaliação mais precisa dos danos e depois solicitar ajuda do Governo Federal.

"Amanhã [terça], eu estou fazendo uma visita à cidade de Riachão para verificar in loco. Hoje falei mais uma vez por telefone com a prefeita e ela está hoje fazendo o levantamento. Eu pedi que ela faça o levantamento casa por casa, inclusive com relatório fotográfico, para que possamos dar assistência às famílias e, ao mesmo tempo, pedir ajuda do Governo Federal, do Ministério da Integração, para reparar os danos nas ruas e nas casas das pessoas", informou Rui Costa.

Além de ajudar as famílias, Rui disse que a verba federal deve ser destinada para reparar danos de infraestrutura. "Tivemos prejuízos em alguns trecho de estradas, uma ponte se perdeu e alguns trechos de adutoras foram levados pela águas", detalha.

0 15:41 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Em menos de uma semana, o sistema Ferry-Boat voltou a apresentar problemas durante a travessia Salvador-Ilha de Itaparica nesta segunda-feira (25). Em contato com o Metro1, uma ouvinte relatou que espera mais de 30 minutos para poder desembarcar do ferry Rio Paraguaçu no terminal Bom Despacho. Na última semana, duas embarcações colidiram durante a manobra de atracamento.

Segundo a ouvinte, o comandante da embarcação avisou que um problema na prancha impediu que o desembarque fosse realizado no horário marcado. "É uma esculhambação, a Bahia precisando receber bem os turistas e problemas como esse continuam acontecendo", relatou ela ao Metro1.

De acordo com a assessoria da Internacional Travessias, administradora do sistema Ferry-Boat, um cabo hidráulico apresentou um problema no embarque de um outro ferry, o Pinheiro, o que acabou atrasando as outras embarcações. Ainda segundo a empresa, a "situação momentânea" já foi corrigida de forma manual. O último boletim enviado pela Internacional Travessias aponta fluxo intenso no terminal Bom Despacho. As saídas ocorrem de hora em hora, com seis embarcações funcionando: Dorival Caymmi, Anna Nery, Maria Betânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Zumbi dos Palmares. (Metro1)

0 15:23 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, informa que seis embarcações realizam as travessias Salvador/Ilha de Itaparica/Salvador, na tarde desta segunda-feira (25/01): Dorival Caymmi, Anna Nery, Maria Betânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro e Zumbi dos Palmares. O fluxo é tranquilo no terminal São Joaquim e segue intenso em Bom Despacho.  As saídas ocorrem de hora em hora. A compra de passagem pode ser feita nos terminais com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito.

A venda das passagens para o serviço Hora Marcada é feita somente através do site https://portalsits.internacionaltravessias.com.br, e atende, exclusivamente, aos condutores de veículos (e seus respectivos passageiros). O pagamento para esta modalidade pode ser feito através dos cartões de débito ou crédito. O sistema Ferry-Boat dispõe de uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h (contatos: 71 3032-0475 e cac@internacionaltravessias.com.br).

0 13:57 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Com a inauguração, manhã desta segunda-feira (25), de mais uma etapa do programa de obras de contenção de encostas desenvolvido pelo Governo do Estado, a vida e a história de 176 famílias que vivem no entorno da Rua E, em Bela Vista do Lobato, atrás do Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estão preservadas de acidentes relacionados a chuvas e desmoronamentos. A intervenção custou R$ 2,3 milhões e inclui quase três mil metros quadrados de solo grampeado e concretado, além de urbanização, com a recuperação de escadarias, pavimentação asfáltica, meio fio e drenagem.

A entrega foi feita pelo governador Rui Costa, que destacou a importância das contenções de encostas para quem vive em áreas de risco. Ele ainda lembrou que as primeiras chuvas fortes já chegaram à capital e também ao interior. “Esse é um investimento para salvar vidas. Hoje é um dia de sol, mas eu imagino a segurança e a tranquilidade que essas famílias puderam compartilhar nesse início de ano, dormindo sem medo de desastres. Esse trabalho de proteção de vidas continua e me deixa muito orgulhoso, pois há alguns meses estive aqui para inspecionar o local e agora volto pra fazer essa entrega”.

0 11:37 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

As chuvas que atingem a capital baiana e cidades do interior do estado nos últimos dias devem se estender nesta semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de que, em Salvador, o tempo ficará nublado com pancadas de chuvas na maior parte do período pelo menos até sexta-feira (29). Nas regiões oeste e sul do estado, a chuva deve ficar mais frequente.

A meteorologista do Inmet Cláudia Valéria Silva explicou ao G1 que as chuvas já eram esperadas para o período. “É chuva de verão, normal nessa época do ano. No decorrer da semana, vão ter mais momentos de abertura do tempo, como hoje [segunda-feira, 25]. O que a gente chama de tempo instável”, diz.

Apesar da previsão de tempo nublado com pancadas de chuva, nesta segunda-feira, o tempo chegou a ficar ensolarado nesta manhã, em Salvador.

Segundo o Inmet, na terça (26), a previsão é de muitas nuvens com chuvisco em Salvador. Na quarta (27) e quinta-feira (28), nublado com pancadas de chuva e, na sexta (29), com chuvisco na capital baiana.

“A chuva vai ficando mais frequente na faixa sul do estado e do oeste, onde é normal nessa época do ano. Nessa região, normalmente a chuva começa no mês de novembro e vai até o mês de março, quando tem maior frequência e volume de chuvas”, disse a meteorologista.

0 11:36 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

Uma festa no estilo "paredão", quando há uma reunião de equipamentos de som de carro, terminou em confusão na noite desse domingo (24), no Nordeste de Amaralina, em Salvador. De acordo com relatos de alguns moradores, após troca de tiros, uma pessoa chegou a ser baleada e viatura da polícia destruída.

Em uma página que divulga informações do bairro, no Facebook, uma das moradoras afirmou que a polícia chegou no local atirando. "É uma falta de respeito com os moradores, estava com meus filhos e todos no pula pula e os policiais atirando e chegou a acertar uma moradora, somos daqui e não temos nada pra nos divertir eu não vi nada pra dar nisso tudo", relatou. 

Já um outro morador da região disse que a confusão é causada pelos próprios participantes e não é a primeira vez que acontece. "Isso tem sido constante a mais ou menos 4 semanas... Depois querem culpar a polícia! Tem que acabar mesmo! Bando de desocupados! Faltando com respeito aos moradores da região, urinando na frente da porta das casas, usando drogas... Então, tem que acabar mesmo! Chegar reprimindo, se fosse algo pacífico e de bem, não incomodaria e não resultaria no que tem resultado. Se fosse bom, não teria ocorrido o que já se ocorreu por diversas vezes no Nordeste, agora, eles estão vindo ao Vale, fazer a mesma baderna. Então... ACABA", desabafou.

A redação do Metro1 entrou em contato com a Polícia Militar para esclarer a situação e se houve mais feridos, mas até o fechamento desta notícia não teve retorno. (Metro1)

0 10:50 - 25 de Jan // Laiane Santos | Bahia

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande fará uma parada de uma hora e meia  na manhã segunda-feira (25), das 9h30 às 11h, segundo divulgou a Associação de Transportadores Marítimos (Astramab), responsável pelo transporte.

A interrupção do serviço ocorre por causa da maré baixa, que impede a atracação das embarcações no terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Desde a sexta-feira (22), o sistema vem sendo prejudicado,  fazendo paradas momentâneas pelo mesmo motivo.

A travessia Salvador-Mar Grande iniciou as operações às 5h desta segunda, com dez embarcações em tráfego, com horários de saída no sentido de Mar Grande para a capital, de 15 em 15 minutos. Já no sentido inverno, os horários são de meia em meia hora. A última viagem saindo de Salvador nesta segunda será às 20h, e de Mar Grande, 18h30.

Morro de São Paulo
Os catamarãs com destino a Morro de São Paulo operam sem restrições. Nesta segunda-feira, são oferecidos os seguintes horários para o Morro: 8h30, 9h, 10h30,  13h e 14h30. Saídas para Salvador serão às 9h, 9h30, 12h30 e 15h.

As passagens custam R$ 85 por pessoa e são vendidas antes e no momento do embarque nos guichês das empresas concessionárias, no Terminal Náutico, no Comércio.




Colunistas


Classificados