O prefeito fica querendo tirar o braço da seringa
disse vereador sobre situação do transporte escolar 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

2 10:45 - 24 de Ago // Lindaiara Conceição | Acidente

Na tarde do último sábado (23), em um grave acidente de moto na BR 101 na altura do Posto Grande Vale, tirou a vida do jovem e querido  professor de física e matemática do Colégio Santo Antonio de Jesus e Escola Nobre, Romoaldo Neto, conhecido como Netinho. A moto que ele pilotava colidiu com a carroceria de um caminhão quando vinha de Laje, devido ao choque a morte foi instantânea.

Netinho era amante da motovelocidade, tinha até uma tatuagem com 299 Km/h, velocidade que já tinha atingido em cima de uma moto.

"Não sei se me sinto triste. Aliás nem sei o que sinto...Não consegui convencê-lo  de outras formas de felicidade. A moto era uma extensão de seu corpo. A moto era a sua alma. E juntos fizeram a última viagem. Causa da morte: Liberdade", disse emocionado o professor e amigo Uberdan Cardoso.

Nas redes sociais familiares, amigos e muitos alunos estão prestando diversas homenagens ao professor que era muito querido, na página do Blog do Valente no Facebook, vários comentários foram deixados. O sepultamento será na tarde deste domingo (24), em Nazaré das Farinhas às 15:00hs.

Leia as notas publicadas pelo Colégio Santo Antônio de Jesus e pela Escola Nobre:

0 09:59 - 24 de Ago // Fonte: iBahia |

Manchou aquela roupa que você adora e não sabe o que fazer para limpar o tecido? Não entre em pânico, isso é um problema que pode ser resolvido. Mas antes de tentar remover a marca, você deve saber que quanto antes tentar tirá-la, mais fácil será. Caso ela fique muito tempo no tecido pode se incrustar nas fibras e tornar a remoção uma tarefa quase que impossível. Para te ajudar, o Moda & Estilo listou alguns truques práticos que podem eliminar a sujeira e salvar a peça. Confira!

 Maquiagem

Esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente. Não deixe para secar ao sol. Se a mancha for de batom, é recomendado utilizar acetona em pe

Sangue

Essa mancha sai facilmente com uma solução de água com água oxigenada 20 volumes. O vinagre também pode ser um excelente removedor de manchas de sangue seco.

 Gordura

Éter, benzina, gasolina e querosene são ótimos removedores de gordura. É só embeber uma escova em uma das substâncias e esfregar sobre a mancha. Para roupas coloridas é recomendado lavar a região com sabão e água quente ou polvilhar um pouco de talco ou farinha sobre a mancha.

0 09:57 - 24 de Ago // Fonte: iBahia | Esporte

Em meio a mais uma troca de comando na Toca do Leão, o Vitória parte para seu desafio da 17ª rodada do Brasileirão em busca de pontos para deixar as últimas posições da tabela. Em seu território, o Rubro-negro recebe o Figueirense, na tarde deste domingo (24), a partir das 16h, sob as ordens do auxiliar Éder Bastos, que segura as pontas até o retorno de Ney Franco, que está de volta ao Leão. No Barradão, os donos da casa terão pela frente um rival embalado, há quatro rodadas sem perder e buscando abrir distância da degola.

A derrota rubro-negra para o então lanterna Coritiba foi o estopim para que o técnico Jorginho deixasse a Toca. Com o resultado o Vitória caiu três posições na classificação, indo parar no penúltimo lugar da tabela, com 15 pontos. Única equipe abaixo do Leão, o Palmeiras tem 13 pontos. Já o Figueira, que venceu o Botafogo na última rodada, vem de quatro jogos sem derrotas e está em ascenção depois da "temporada" no Z-4 e ocupa a 14ª colocação, com 17 pontos.

Vitória x Figueirense - 17ª rodada do Brasileirão 2014

Data: 24/8/2014, 16h

Local: Barradão, em Salvador

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ-FIFA)

Assistentes: Janette Mara Arcanjo (MG-FIFA) e Luiz Claudio Regazone (RJ-ASP-FIFA)

Vitória: Wilson; Nino, Roger Carvalho, Kadu e Euller (Juan); Adriano, Luís Aguiar, José Wellison e Marcinho; Caio e Dinei. Técnico (auxiliar) - Éder Bastos

Figueirense: Tiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno, Marquinhos e Roberto Cereceda; Luan, Rivaldo, Marco Antonio e Giovanni Augusto; Clayton e Marcão. Técnico - Argel Fucks

0 09:43 - 24 de Ago // Fonte: iBahia | Esporte

Já é longa a estada tricolor na zona do rebaixamento. Há cinco rodadas do Bahia compõe o indesejado grupo dos quatro últimos colocados do Brasileirão e no começo da noite deste domingo (24) vai para o desafio da 17ª rodada com o objetivo de sair da degola. O Esquadrão encara o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, a partir das 18h30. Em casa, o Furacão tenta se recuperar do tropeço na última rodada e se firmar na metade superior da tabela.

Depois do empate sem gols com o Criciúma no último jogo, o Bahia atingiu 15 pontos, chegou a ganhar um lugar na classificação, subindo para 18º, mas mesmo assim não deixou a zona do rebaixamento. Caso vença o Furacão, o Tricolor torce por dois tropeços entre Figueirense, Criciúma, Botafogo ou Coritiba e então conseguirá sair da degola. O Atlético-PR perdeu duas posições na última rodada depois da derrota para o Santos e com 23 pontos é o nono colocado.

Atlético-PR X Bahia - 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014

Data: 24/8/2014, 18h30

Local: Arena da Baixada, em Curitiba

Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE-FIFA)

Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE-ASP-FIFA) e Elan Vieira de Souza (PE-CBF)

 Atlético-PR: Weverton; Sueliton, Cleberson, Dráusio e Natanael; Deivid, João Paulo, Bady e Marcos Guilherme; Marcelo e Cléo. Técnico - Doriva

 Bahia: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Rafael Miranda, Fahel, Léo Gago e Emanuel Biancucchi; Maxi Biancucchi e Kieza. Técnico - Gilson Kleina

0 17:25 - 23 de Ago // Fonte: Correio |

Um avião da TAM que levava o cantor Saulo Fernandes sofreu um incidente e precisou passar por manutenção depois do pouso no aeroporto internacional de Belém neste sábado (23). A aeronave colidiu com um pássaro antes do pouso, segundo o G1 PA.

 O comandante do voo pediu pouso especial, oferecido pelo aeroporto em casos necessários, mas mesmo assim o avião pousou sem maiores problemas por volta das 9h20 em Belém, segundo a Infraero. O voo seguia de Manaus para a capital paraense.

 A TAM informou que o voo JJ 3741 seguiria até Fortaleza e depois para Guarulhos, em São Paulo, quando o problema aconteceu. Os passageiros que iriam para o Ceará precisaram embarcar em novo voo em Belém, o JJ 9002, que partiu no início da tarde deste sábado.

 Além de Saulo, estavam no avião músicos da banda de Ivete Sangalo - os artistas se apresentam na noite deste sábado em um show da turnê que comemora os 20 anos de carreira da cantora baiana. Saulo preferiu não se manifestar sobre o incidente.

0 17:19 - 23 de Ago // Fonte: Correio | Saúde

A cada dia que passa as pessoas estão mais estressadas, atarefadas e sem tempo para se alimentar bem e principalmente dormir bem. Uma boa noite de sono traz diversos benefícios e faz parte do ciclo de uma vida saudável. Um sono adequado permite que o sistema fique mais bem regulado, além de ser fundamental para uma boa qualidade de vida.

 Veja dez dicas para dormir bem:

 1- Respeite sempre o horário do seu sono

Em média é preciso dormir cerca de 8 a 9 horas de sono repousante para estar bem alerta no dia seguinte e, por isso, quem precisa acordar cedo também deve ir para a cama cedo, respeitando estes horários até mesmo nos fins de semana e feriados.

 2- Desligue os aparelhos eletrônicos antes de dormir

Cerca de 1 hora antes do horário ideal de ir para a cama desligue a tv, o computador e fique longe destes aparelhos, assim como do celular e dos jogos de vídeo game, pois eles excitam o cérebro e deixam o indivíduo mais agitado, prejudicando o sono. Os únicos aparelhos que podem estar ligados no quarto durante o sono são o rádio, para tocar um CD de sons da natureza, ar condicionado ou o ventilador, pois eles produzem sons que facilitam o sono.

0 15:38 - 23 de Ago // Lindaiara Conceição | Santo Antônio de Jesus

Faleceu na manhã deste sábado (23), nas primeiras horas do dia vítima de um infarto fulminante, o dentista José Eduardo de Souza Sampaio, popularmente conhecido como “Eduardo Lasca Pão”. Este fazia seus atendimentos em um consultório no 3º piso, sala 315 B, localizado no Shopping Itaguari em Santo Antonio de Jesus. Segundo informações, o doutor era calmo, e comprometido com o trabalho. Suspeita-se que o hábito de fumar por longos anos possa ter contribuído para sua morte.

Não há informações da família, mas ainda segundo populares, o mesmo estava passando o final de semana na Ilha de Itaparica como de costume.

 

0 15:07 - 23 de Ago // Fonte: Aratu Online | Esporte

Na manhã deste sábado (23), o elenco do Bahia finalizou sua preparação para o jogo contra o Atlético-PR, com um treinamento no CT do Coritiba, gentilmente cedido pelo alviverde paranaense.

Antes da bola rolar, o técnico Gilson Kleina reuniu o grupo e teve uma conversa com os atletas, de aproximadamente 20 minutos.

 O início da atividade deste sábado foi destinado as finalizações, aprimorando chutes, cabeceios e cruzamentos. Nesta etapa do treino, a comissão técnica exigia que os jogadores de linha buscassem o drible contra os zagueiros e finalização contra os goleiros.

 A segunda etapa foi o treino tático, montando a equipe que começará a partida contra o Furacão. O técnico Gilson Kleina parou a atividade várias vezes, para orientar o posicionamento do time.

0 15:01 - 23 de Ago // Fonte: Correio |

A Andrade Gutierrez e a Alstom anunciaram nesta sexta-feira (22) a criação de uma empresa para construir e operar uma fábrica em Jacobina, no interior da Bahia, que vai produzir torres de aço para aerogeradores.

 A fábrica receberá investimentos de cerca de 30 milhões de euros. A inauguração da planta está prevista para o segundo semestre de 2014 e a fábrica terá capacidade de produzir 200 torres metálicas por ano em uma área construída de 22 mil metros quadrados.

 A unidade fabril vai gerar cerca de 250 empregos diretos e 600 indiretos que, em sua maioria, serão ocupados pela comunidade local.

0 14:58 - 23 de Ago // Fonte: Correio | Autos

A Bahia precisa de pelo menos R$ 62,4 bilhões para atender as necessidades logísticas do setor produtivo, indica o Plano CNT de Transporte e Logística, divulgado ontem pela Confederação Nacional de Transportes.

 Entre as obras indicadas no estudo estão a conclusão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e a duplicação das BRs 101 e 116. De acordo com os dados da entidade, pelo menos R$ 40 bilhões teriam que ser investidos em melhorias no transporte rodoviário, principalmente com a duplicação e a construção de pistas.

 Para solucionar os problemas de trânsito na Região Metropolitana de Salvador (RMS) seriam necessários R$ 11 bilhões em mobilidade urbana. Entre as obras destacadas como necessárias para facilitar o deslocamento de pessoas e cargas entre os 13 municípios da região, constam a construção de 50 quilômetros de metrô e VLT, além de 44 quilômetros de corredores para ônibus.

 Ao todo, foram elencados mais de dois mil projetos no Brasil, relacionados a todos os tipos de transporte.

 As propostas somam R$ 987 bilhões e têm o objetivo de contribuir para alavancar o desenvolvimento do país, reduzir custos logísticos, aumentar a competitividade dos setores produtivos e permitir mais segurança e desempenho, diz nota da CNT.

 “Uma significativa parcela da infraestrutura de transporte, em todas as modalidades, encontra-se obsoleta, inadequada ou ainda por construir”, conclui o estudo.

0 14:39 - 23 de Ago // Fonte: Correio | Esporte

Deixar a família em casa e ir para a concentração. Dividir quarto com um colega de profissão. Entrar no ônibus. Ajeitar meião e caneleira. Vestir calção e camisa rubro-negros. Eis uma rotina que o meia Escudero não tinha há mais de seis meses. A partir de hoje, ele começa a retomá-la. 

Recuperado de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, o argentino volta a ser relacionado para um jogo e ficará à disposição do auxiliar Éder Bastos, que comanda o Vitória neste domingo, às 16h, contra o Figueirense, no Barradão, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Leão ainda está sem o técnico Ney Franco, que só chega a Salvador na segunda-feira, após deixar Santiago, no Chile. Então, coube a Éder garantir que Escudero estará, ao menos, no banco de reservas.

0 14:17 - 23 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

A Associação dos Deficientes Visuais de Santo Antônio de Jesus está realizando neste sábado ( 23 ), a partir das 21hs, o Festival de Cachorro Quente. A entidade também promove na próxima sexta feira ( 29 ) o Bazar Solidário, através do qual voluntários doam objetos de segundo mão para venda e posterior coleta de arrecadação revertida em prol da associação.

Em tempo, continua também sendo promovido pela Associação dos Deficientes Visuais de Santo Antônio de Jesus o Campeonato de Dominó, com encontros entre os participantes acontecendo sempre aos finais de semana na sede do SESC-SAJ.

Os interessados devem entrar em contato com a associação, situada à rua Florestino Pimenta, 99, próximo à praça Duque de Caxias. A entidade visa ampliar suas atividades no município e região.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 14:16 - 23 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus


A ex prefeita de Santo Antônio de Jesus, Dalva Mercês, entrou em contato com o programa Levante a Voz trazendo à público novidade em relação a sua nova atividade comercial, de entrega de marmitas e quentinhas para residências, bancos e casas comerciais.

"As pessoas ligam e eu vou fazer a entrega com minha ajudante", disse.  Dalva também informou da abertura do seu restaurante, denominado Alecrim, que começou atividades na sexta feira ( 22 ), na garagem da sua casa em ambiente aconchegante e familiar somente no horário do almoço, sem bebidas alcoólicas.

No contato com a reportagem, Dalva também lembrou  que já não exerce mais o cargo que assumia na coordenação do NTE, tendo se afastado da entidade no dia 15 passado. " Nós agradecemos a toda a equipe e Governo do Estado pelo tempo de um ano e dois meses que passamos dirigindo o NTE", comentou.


Celso Rommel / Blog do Valente

0 14:14 - 23 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O procurador geral de Santo Antônio de Jesus, Marcel Almeida, comentou no programa Levante a Voz a entrega da nova estrutura da Secretaria da Fazenda, que funciona no mesmo espaço em que atuam a sede do SAM e Procuradoria do Município, no shopping Itaguari.

Para Marcel Almeida, a cidade já comporta hoje a necessidade de um centro administrativo, onde funcionaria a Prefeitura Municipal e outros órgãos públicos.

Na entrevista ao repórter Reginaldo Silva, a integração entre entidades institucionais, que passariam a ter sede própria, sem o pagamento de alguéis, seriam as grandes vantagens no empreendimento na visão do procurador.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 11:26 - 23 de Ago // Fonte: Almeida Notícias / Editado LCS™ | Acidente

O ex-vereador de Mutuípe, Manoel Da Silva Moura, 51 anos, faleceu no inicio da noite da última desta sexta-feira (23), em um grave acidente de trânsito na BR 101 próximo ao município de São Gonçalo dos Campos. Dois caminhões baú bateram de frente enquanto outro caminhão colidiu na traseira, causando uma tragédia de grande proporções na pista, “Louro da Via Azul” como era conhecido era conhecido trabalhava para uma empresa de biscoitos de Mutuípe.

 Louro foi candidato a vereador por quatro oportunidades tornando se parlamentar entre 2001 e 2004 após o falecimento de então vereador Osvaldo Andrade do Nascimento “Vadico”.

 Em sua trajetória política passou pelo Partido Liberal PL, atual PR, PFL e PSDB.

 Ele deixa esposa e filhos. O horário de sepultamento e local de velório ainda não foi definido, acredita que seja na câmara municipal.

0 10:43 - 23 de Ago // Fonte: Assessoria | Bahia

A prefeitura Municipal de Elísio Medrado divugou uma nota de esclarescimento a respeito da falta de medicameno, leia:

A Prefeitura Municipal de Elísio Medrado, através da Secretaria de Saúde, em razão da matéria divulgada no Blog do Valente, dentre outros meios, noticiando a suposta falta de medicamentos na farmácia básica de alguns municípios baianos, serve-se do seu direito de resposta para esclarecer que esta situação não condiz com a realidade do Município de Elísio Medrado.

 Nesse sentido, em que pese a ocorrência de eventuais atrasos logísticos na entrega dos referidos medicamentos por parte do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Elísio Medrado, desde o início da atual administração, sempre supriu tais intercorrências através da aquisição de medicamentos suplementares com recursos próprios, de forma a garantir a não interrupção do fornecimento à população local.

0 09:55 - 23 de Ago // Léo Valente |

A travessia marítima Salvador-Mar Grande transcorre em movimento normalizado na manhã deste sábado (23) no Terminal Náutico da Bahia, informou a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Segundo a associação não há filas de espera e as saídas ocorrem a cada 30 minutos. O sistema conta com oito embarcações em tráfego, outras seis em reserva e caso o fluxo cresça os horários de saída passam a ser de 15 em 15 minutos. O tempo médio do percurso entre a capital e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, é de 40 minutos. Para quem embarca em Salvador, o último horário será às 20h. De Mar Grande, a última lancha parte às 18h30. Já a travessia Salvador-Morro de São Paulo tem horários de saída dos catamarãs às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30, com passagem de R$ 75 em viagem que dura duas horas e 20 minutos. 

0 09:48 - 23 de Ago // Léo Valente | Brasil

A pesquisa contou com a participação de 72 adultos fumantes com idades entre 18 e 65 anos. Na primeira semana do estudo, os voluntários fumaram cigarros com 1,2 mg de nicotina. Nas três semanas seguintes, a quantidade da substância diminuiu progressivamente: 0,6 mg, 0,3 mg e 0,05 mg. A cada sete dias, eram recolhidas amostras de urina e realizados testes de "bafômetro", em que se media o nível de monóxido de carbono no indivíduo.

Durante o estudo, o número de tragos e de cigarros consumidos pelos participantes não mudou. Também não se alteraram os níveis de monóxido de carbono e de 1-hidroxipireno — composto presente no cigarro que pode causar câncer.(Veja)

 
0 09:22 - 23 de Ago // Fonte: A Tarde |

eceberam alta na madrugada desta sexta-feira, 22, seis presos da delegacia de Barreiras que sofreram uma infecção intestinal após consumirem uma bebida caseira na quinta, 21.

Segundo informações da delegacia, os presos começaram a passar mal e foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital do Oeste, mas já foram medicados e passam bem.

A bebida caseira, chamanda de "Maria Louca", é uma mistura de casca de frutas, como laranja, com perfumes ou desodorantes, produzida pelos próprios detentos e muito comum nas cadeias.

A polícia instaurou um inquérito para averiguar a situação.

2 09:11 - 23 de Ago // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

Não é de hoje a insatisfação da população com as placas políticas espalhadas pela cidade, uma poluição visual sem tamanho, além de prejudicar a vida de motoristas e pedestres que tem que se desviar, colocar a vida em risco para se locomover.

Na internet vários vídeos de atos de vandalismos em relação as placas foram espalhados, e nelas aparecem pessoas tocando fogo, passando estilete e chutando, essas imagens ao que tudo indica andou inspirando os jovens santoantonieneses, que começaram a reproduzir os gestos na cidade.

O ato de vandalismo em si já é um agravante, mas o que complica ainda mais são as consequências dessa ação, jogar as placas nas ruas não vai ajudar em nada, só piora e pode causar mais transtornos, além de mais sujeira, os grampos das placas podem furar pneus, as madeiras podem ser lanças e atingir alguém que estiver passando.

O nosso direto vai até onde começa o direito do outro; e nenhuma ação justifica outra, as pessoas precisam protestar de modo inteligente, porque desse jeito a cidade vai a lugar algum.

 

0 09:01 - 23 de Ago // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

Dessa vez quem reclamou foi Gilson do Ponto Chic, segundo ele, as estradas no local estão em situação degradantes. “As estradas aqui estão terríveis, ontem o carro que veio me trazer teve que fazer piruetas para esquivar dos buracos e passar; eu nunca vi uma coisa dessa, já falei com Luis Pascoal já falei com Dr. Domingos, mas até agora ninguém resolveu o problema”, reclamou.

Ele contou ainda sobre os prejuízos, de acordo com ele, não tem molas e amortecedores que aguentem a situação, afirmou ainda que semana passada um motorista teve dois pneus estourados na localidade conhecida como Escadinha do Cocão e Mina do Sapé, Gilson cobrou providências dos órgãos competentes.

A desculpa é a mesma, todos sabem que em período chuvoso é assim e que não pode fazer nada, mas existe uma orientação do Ministério Público para que as estradas vicinais não sofram com a situação dos buracos, todavia não é isso que ocorre na prática.

Com a palavra a Secretaria de Infraestrutura...

 

0 08:50 - 23 de Ago // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 08:33 - 23 de Ago // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

Morador reclama de entulhos jogados em terreno baldio no Loteamento Grande Vale, esta situação está incomodando os moradores da área, como se sabe, a prefeitura não tem obrigação de recolher este tipo de material, cabe apenas o papel de fiscalizar.

Essa situação já virou graça na cidade, é comum ver nos bairros montanhas de entulhos, os responsáveis pelas obras apenas se dão o trabalho de jogar em qualquer lugar sem fazer o descarte de modo correto.

A população que flagrar este tipo de ação deve denunciar contribuindo assim para uma cidade mais limpa e organizada.

 

0 08:23 - 23 de Ago // Fonte: Forte na Notícia |

Lucas Rebouças Lima, 20, foi preso na noite dessa quinta-feira, 21, no bairro do Inocoop, em Cruz das Almas, recôncavo baiano. Ele é acusado de manter em cárcere privado a avó, de 71 anos, e ameaçar de morte a própria família. Segundo informações da polícia militar, Lucas teria ameaçado violentar a filha e assassinar a avó com golpes de faca, pois ele queria que a avó providenciasse a quantia de R$ 5.000,00.

 Vizinhos ouviram os gritos de socorro e acionaram a polícia. O subtenente Naílson, em entrevista ao blog local Forte na Notícia, disse que o jovem parecia estar possuído no momento da prisão. Ele está na delegacia da cidade a disposição da justiça.

0 08:17 - 23 de Ago // Fonte: Assessoria | Bahia

A Gama Engenharia Ltda, empresa vencedora da licitação SEMA/INEMA iniciou os seus trabalhos na elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul. As Oficinas de Diagnóstico (etapa inicial), foram realizadas: No dia 18/08/14 na cidade de Jaguaquara-BA, no dia /19/08/2014 na cidade de Tancredo Neves-BA, no dia 21/08/14 na cidade de Ituberá-Ba e no dia 22/08/14 na cidade de Santo Antonio de Jesus-BA. A população de 56 municípios que fazem parte da região do Recôncavo Sul será convidada a participar das discussões e do trabalho.

O Plano de Bacia visa gerar elementos e meios que permitam aos comitês, ao INEMA e aos demais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos gerirem efetiva e sustentavelmente os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável.

Yuri Pithon, representante do Estado da Bahia no Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas – FNCBHs comentou:

0 08:14 - 23 de Ago // Fonte: Bahia Notícias | Política

Com a proximidade das eleições, os candidatos ao governo do Estado mantêm as agendas agitadas mesmo no fim de semana. Marcos Mendes (PSOL) começa a manhã de sábado (23) com entrevista a uma rádio em Luís Eduardo Magalhães e depois faz caminhada em Riachão das Neves, no extremo oeste baiano. No domingo (24), ele se encontra com as lideranças da cidade antes de seguir para caminhada em Barreiras e reunião com lideranças da Associação da Comunidade Val da Boa Esperança. Paulo Souto (DEM) começa o fim de semana no lançamento do programa "Nordeste Forte", com o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, em Salvador. Pela tarde, segue para Lauro de Freitas, onde faz caminhada às 16h. No dia seguinte, segue por Paramirim, Érico Cardoso, Caturama e Rio do Pires antes de um comício em Macaúbas, no sudoeste. Rui Costa (PT) também investe no interior. No sábado ele faz carreata em Eunápolis, no sul do estado, e depois segue para o centro norte do estado, onde faz dois comícios no sábado – Ruy Barbosa e Itaberaba – e caminhadas e comícios no domingo – em Jaguarari, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Filadélfia e Campo Formoso. Lídice da Mata (PSB) permanece em Salvador no dia 23, com caminhada no bairro de Paraguari às 8h30, inauguração de comitê de um deputado às 11h e missa em memória ao ex-governador Eduardo Campos às 18h. No dia 24, participa de Congresso Regional de Mulheres da Igreja Quadrangular pela manhã e, às 15h, deve estar em um Encontro com Representação Política de Conceição do Coité e Jacuípe. Renata Mallet (PSTU) participa, na manhã de sábado, de seminário de preparação da campanha salarial dos bancários promovido pelo Movimento Nacional de Oposição Bancária, e no restante do fim de semana grava programas de TV. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) participa de café da manhã no bairro de Boca da Mata, onde faz caminhada no sábado, e também aproveita o domingo para gravar programa eleitoral gratuito.

0 08:02 - 23 de Ago // Fonte: Correio |

Um técnico da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) foi encontrado morto dentro de um quarto de motel em Irecê, município localizado a 478 quilômetros de Salvador. O crime aconteceu na madrugada desta sexta-feira (22). Segundo a Polícia Civil da região, a vítima conheceu uma garota de programa e os dois seguiram para o motel Classic, que fica às margens da BA-052.

 No quarto, a jovem Naildes Santos da Silva, 23 anos, espancou Abelardo Feliciano de Jesus, de 62 anos, até a morta. A prostituta fugiu logo em seguida, ao pular o muro do estabelecimento. O técnico agrário da EBDA foi encontrado posteriormente por um funcionário do motel, por volta das 4h.

 A moça, que mora em Itaberada, foi encontrada algumas horas após o crime. Ela foi presa em flagrante por volta das 16h, depois de diligências da polícia. A garota de programa disse que conheceu a vítima em um bar da região, e que ao chegar no motel, disse que só ficaria com ele caso Abelardo pagasse uma quantia.

0 14:21 - 22 de Ago // Nadia Santos |

A partir das 12h do dia 2 de setembro, começam as inscrições, exclusivamente na internet, para as 6.045 vagas do Programa Inglês sem Fronteiras. O prazo termina às 12h do dia 11 de setembro. Os cursos presenciais de língua inglesa serão ministrados em universidades federais credenciadas como núcleos de línguas e terão prioridade os estudantes que podem participar do Programa Ciência sem Fronteiras. A inscrição será confirmada por e-mail a partir do dia 18 de setembro. As aulas começam no dia 22 de setembro. A carga horária presencial é quatro aulas de uma hora, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Não há cobrança de taxa de inscrição, mas o candidato classificado deverá adquirir o material didático. Leia mais naAgência Brasil.

0 14:18 - 22 de Ago // Nadia Santos | Bahia

O helicóptero que transportava o candidato ao governo da Bahia Rui Costa (PT), para a cidade de Jequié, a 374 km de Salvador, nesta quinta-feira (21), fez um pouso de emergência em um campo de futebol de uma fazenda do município de Tancredo Neves. Leia mais notícias no R7 BA Segundo Camila Peres, assessora de imprensa do candidato, Rui Costa estava no helicóptero apenas com o piloto, que decidiu fazer o pouso por causa do mau tempo. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com Camila, após as condições do tempo terem melhorado, o piloto seguiu para Ilhéus para abastecer o helicóptero e logo após a agenda da campanha eleitoral de Rui Costa foi retomada. (r7)

0 14:12 - 22 de Ago // Nadia Santos | Política

O ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, respondeu à denúncia sobre ter obrigado uma servidora a participar do jantar de adesão à campanha dele para deputado federal. Na manhã desta quinta-feira (21), uma servidora confidenciou ao Bocão News que teve que desembolsar R$ 50 para ir ao evento, após relatar que outros servidores também foram coagidos a participar da doação de campanha.

Entretanto, através da assessoria, Solla nega a denúncia, afirmando que "é completamente infundada. O evento foi para 300 pessoas e houve superlotação. Não havia a maior necessidade", explicou.

Ainda por meio da assessoria, o candidato garantiu que o procedimento para adesão a este jantar está dentro da legislação e com respectivo recibo de doação. "Nenhum servidor foi obrigado a adquirir o convite e houve, inclusive, uma procura maior. Vendemos todos os ingressos", reforçou.





0 14:10 - 22 de Ago // Nadia Santos |

Com o objetivo de eliminar os casos de raiva canina e felina no Estado, o Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), realiza a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal, com meta de vacinar no mínimo, 80% da população animal. A 4ª DIRES estará como posto de vacinação neste sábado, dia 23, das 8h30 às 17h, no bairro Maria Preta.

 Este ano, os treze municípios que compõem a Regional devem vacinar o total de 50.891 animais, dentre os das zonas rurais e urbanas. Vale salientar que deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de 03 anos de idade, independente do estado vacinal anterior. Aqueles que irão tomar a primeira dose devem após 30 dias, tomar o reforço vacinal.

 

O QUE É A RAIVA?

A raiva é uma doença grave causada por um vírus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhale nervos) dos animais mamíferos. O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de um outro animal ou pessoa. Depois do início dos sintomas, os mamíferos normalmente adoecem e morrem, em média, em 10 dias.

 

 4ª DIRES / Avana Cavalcante

0 14:05 - 22 de Ago // Nadia Santos |

Suspeito de cobrar propina para facilitar a aprovação de contas do Partido Social Democrático (PSD), em outubro de 2013, o ex-chefe de seção do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Joseph Rodrigues dos Santos, foi exonerado e banido do serviço público federal pelo período de cinco anos. A decisão foi publicada na edição do Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta quinta-feira (21).

A exoneração do servidor foi viabilizada por meio de decisão do presidente do TRE-BA, Lourival Almeida Trindade. O ex-chefe de seção estava afastado do órgão desde o início das apurações das denúncias, que foram feitas pelo PSD. Na época, integrantes do partido contaram que o ex-chefe de seção teria pedido R$ 70 mil para aprovar contas da legenda. Imagens da negociações foram gravadas em vídeo pelo partido.

Denúncias

0 14:01 - 22 de Ago // Nadia Santos |

Luiz Felipe Scolari, ex-técnico da Seleção Brasileira, reencontrou o Mineirão na última quinta-feira (21/8) pela primeira vez desde a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semi-final da Copa do Mundo 2014. Questionado sobre o assunto, o agora comandante do Grêmio se mostrou irritado com os jornalistas.

No entanto Felipão negou que tenha se abalado, alegando que o sentimento foi o mesmo de "voltar a qualquer estádio."

"Eu ouvi e vi o que entendia que estava fazendo. Exceção ou não, exceção é continuarem perguntando, insistindo, tentando imaginar que estou preocupado. Vai acontecer daqui um ano, cinco, dez anos. Ou cem anos", afirmou segundo o jornal Folha de São Paulo.

0 13:55 - 22 de Ago // Nadia Santos |

Um jovem suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, foi preso na noite desta quinta-feira (21), na Rua Silvestre Mendes, por volta das 20h30. De acordo com a Polícia Militar, Uelber da Silva Oliveira, 21 anos, tentou dispensar no chão, 27 papelotes de maconha prensada que estava dentro de um saco plástico, ao ser abordado por uma guarnição do 1º Pelotão, mas não obteve êxito. A droga foi localizada pelos PMs e o suspeito foi preso e conduzido ao complexo policial, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, segundo a Delegada de Polícia, Drª Ívia Vidal. (Forte na Notícia)

0 13:46 - 22 de Ago // Nadia Santos | Política

A entrevista com a nova candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, no Jornal Nacional, da Rede Globo, acontece na próxima quarta-feira (27). De acordo com a Folha de S. Paulo, Marina confirmou presença no telejornal e terá o mesmo tempo que os demais candidatos, 15 minutos. A série de entrevistas já teve a participação dos candidatos Aécio Neves (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Pastor Everaldo (PSC). Eduardo Campos, então candidato pelo PSB, fez sua última aparição pública no Jornal Nacional, na véspera do acidente de avião que o matou em Santos (SP), no último dia 13. Em 2010, como candidata do PV, Marina também foi entrevistada no telejornal. (BN)

0 13:38 - 22 de Ago // Nadia Santos |
Uma baiana que mora na zona rural de Paulo Afonso, a 434 km de Salvador, disse ter ganhado uma prótese dentária da campanha da candidata à reeleição à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), um dia antes de gravar imagens para a propaganda eleitoral da presidente. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo. 
 
Marinalva Gomes Filha, de 46 anos, é trabalhadora rural e beneficiária do programa Água para Todos. Ela contou ao jornal ter recebido a prótese na quinta-feira (21). Após a gravação do programa com Dilma e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dona Nalvinha, como é conhecida, mudou a versão sobre a prótese. Ela disse que tinha sido chamada por um dentista que atende num centro odontológico da prefeitura. De acordo com ela, o dentista iria pôr os dentes “para receber a presidente Dilma”.
 
Além da prótese, Nalvinha também teve um fogão à lenha ampliado na semana da chegada da presidente e duas cisternas instaladas em sua casa. O Secretário de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius, disse não ter informações sobre a prótese dentária. A assessoria da campanha de Dilma negou ter solicitado a prótese e o fogão para a gravação da propaganda eleitoral.  (Terra)
 
 
0 13:34 - 22 de Ago // Nadia Santos |
 
Com a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-116 Norte, realizada nesta sexta-feira (22), em Feira de Santana, as obras devem começar no final de setembro, segundo o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Amauri Sousa Lima. “Quando a gente dá ordem de início de serviço, a empresa tem que mobilizar, trazer equipamentos, contratar pessoal, fazer algumas adaptações no projeto, e isso demanda aproximadamente uns 30 dias”, explicou Lima. Segundo o gestor, os três primeiros lotes, a partir do contorno oeste da rodovia, que faz a interligação com a BR-324 em Feira, levarão as obras até Serrinha, no nordeste baiano. O superintendente acredita que ainda em setembro se dê prosseguimento aos próximos passos da licitação, o que deve resultar na liberação dos outros lotes, que passarão por Euclides da Cunha e Teofilândia. A duplicação será feita até a divisa com Pernambuco e contemplará ao todo mais de 400 quilômetros. O trabalho que será executado na BR-101, também anunciado nesta sexta pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, possui um investimento total chega a R$ 2 bilhões. (BN)
 
0 13:32 - 22 de Ago // Nadia Santos |

Um idoso foi encontrado morto em sua residência em chamas no incêndio na manhã desta sexta-feira (22), no bairro da Liberdade. Segundo informações da Central de Polícia, o caso aconteceu por volta das 5h, na rua Euzébio de Queiroz. 

Ainda de acordo com a Central de Polícia, quando os Bombeiros chegaram ao local a casa estava em chamas e o idoso já estava morto. O corpo da vítima,Mário Rodrigues de Almeida, 68 anos, estava carbonizado, mas segundo os Bombeiros, a causa da morte foi choque elétrico.

O fogo na casa foi apagado e o corpo do idoso foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações de outros feridos no local, nem o que teria causado o curto-circuito. (Correio)

0 11:51 - 22 de Ago // Fonte: Bahia Recôncavo |

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de capacitação em audiovisual da Rede Memória Viva para estudantes do 9º ao 3º anos, que moram em Cachoeira e São Félix. Nas aulas os alunos irão aprender técnicas como de filmagem, roteiro, captação de áudio e edição de vídeo. O curso tem duração de nove meses e acontecerá as terças e quartas das 14h às 16h. O objetivo é qualificar os jovens nessa área, além de proporcionar atividades que visam explorar os conhecimentos históricos e culturais do Recôncavo. As inscrições seguem até o dia 31 de agosto e podem ser realizadas das seguintes formas: na Casa Paulo Dias Adorno,em frente ao campus da UFRB em Cachoeira; na Secretaria de Educação de São Félix; na comunidade do Kaonge, no Iguape e através do bate papo do Facebook da Rede através do link www.facebook.com/redememoriaviva.

0 10:51 - 22 de Ago // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Com a publicação do decreto nº 15.375 no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (21), em que determina estado de emergência na cidade de Iuiú, sudoeste baiano, aumentou para 110 o número de municípios baianos na mesma circunstância. O motivo seria a forte estiagem, que abarca a faixa central da Bahia. Para que as cidades prejudicadas recebam o abastecimento de água com carro-pipa, seguro-safra e bolsa-estiagem, é necessário que cada uma faça seu próprio decreto, que precisa ser homologada pelo estado e reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. A região do sudoeste, onde tem 300 comunidades atingidas pela escassez, já conta com cerca de 20 mil pessoas prejudicadas. Estas já estão sendo assistidas com 23 carros-pipa, a cargo do Exército. De acordo com informações no jornal A Tarde, os seguidos anos de seca favorecem o êxodo rural, apesar das políticas voltadas à cooperação nos territórios. Além disso, na região dos Baixões, a cerca de 30 km do Rio Grande, e nos Brejos, riachos que eram perenes secaram e áreas viram caatingas.




Colunistas


Classificados