Alguns companheiros falam na possibilidade do meu nome novamente
disse vereador Marco Có sobre presidência da câmara municipal 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 18:40 - 21 de Out // Fonte: Bocão News |

O percentual de cheques devolvidos por falta de fundos foi 1,84 %, em setembro, representando uma queda de 0,18 ponto percentual em relação a agosto, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Já na comparação com setembro do ano passado, houve aumento de 0,03 ponto percentual.

Nos primeiros nove meses deste ano, o percentual de cheques devolvidos foi 2,07%. Já no mesmo período do ano passado, o índice ficou em 2,02%.

Entre os estados brasileiros, Roraima liderou o ranking de cheques sem fundos nos primeiros nove meses de 2014, com 11,57% de devoluções. O Amazonas foi o estado com o menor percentual (1,13%). Entre as regiões, a Norte foi a que liderou o ranking, com 4,32% de cheques devolvidos, enquanto o Sudeste apresentou o menor percentual (1,57%).

 Para os economistas da Serasa Experian, a queda em relação a agosto é sazonal, por causa do Dia dos Pais, quando a inadimplência disparou. O aumento da inadimplência em relação à 2013 é reflexo do agravamento do quadro conjuntural: inflação elevada, juros altos e estagnação econômica.

 A pesquisa da Serasa Experian calcula a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. O levantamento só considera a segunda devolução por falta de fundos.

0 18:35 - 21 de Out // Lindaiara Conceição |

De acordo com decreto divulgado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Município, a prefeitura autorizou aumento nas passagens do transporte público na cidade de Santo Antonio de Jesus, hoje os passageiros pagam a tarifa de R$ 2,00, com o reajuste, passará a pagar R$ 2,25 a partir de 1 de novembro.

O reajuste foi firmado após assinar um termo de ajuste de conduta do com o Ministério Público, foi levado em conta a tarifa congelada desde o início do contrato em 2011; o valor está dentro do padrão estabelecido no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) .

 

Leia o decreto completo:

DECRETO Nº 238 DE 14 DE OUTUBRO DE 2014

“Autoriza a Empresa Lorentur Agência de Viagens Ltda a reajustar o valor da

passagem do transporte coletivo municipal e dá outras providências”

O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS, ESTADO

FEDERADO DA BAHIA, no uso de uma de suas atribuições legais;

CONSIDERANDO o Termo de Ajustamento de Conduta n.º 001/2012 firmado

entre o Ministério Público Estadual e o Município de Santo Antônio de Jesus;

CONSIDERANDO o contrato emergencial n.º 1493/2012 realizado com a Empresa

Lorentur Agência de Viagens Ltda;

0 18:30 - 21 de Out // Fonte: Bocão News |

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados proíbe a cobrança de consumação mínima em bares, restaurantes, boates, casas noturnas ou estabelecimentos similares em todo o país. Segundo o deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), autor da proposta, a informação sobre a proibição deverá estar exposta no estabelecimento em local de fácil visualização.

“A cobrança de consumação mínima é uma prática comum no País. O estabelecimento comercial exige do consumidor um valor mínimo, tendo ele consumido ou não, ou seja, é uma imposição de consumo”, observa Zveiter. “Obrigar o consumidor a pagar antecipadamente por produto que pode não ser consumido é impor um limite quantitativo sem justa causa”, explica o parlamentar.

 Atualmente, o Código de Defesa e Proteção do Consumidor já proíbe o que se convencionou chamar de “venda casada”, ou seja, a oferta de um produto ou serviço mediante a aquisição, pelo consumidor, de outro produto ou serviço ofertado pelo fornecedor. O CDC também proíbe a imposição ao consumidor, sem justa causa, de quantidades mínimas.

 Perda da comanda - O PL 7953/14 estabelece ainda regras para o caso de perda da cartela de consumo, impedindo eventuais multas abusivas. O texto define como abusiva a cobrança de valores que extrapolem duas vezes o valor da entrada e, no caso de venda de refeições a peso, valores maiores do que o equivalente ao consumo de um quilo de produto comercializado.

 O descumprimento da norma, segundo o projeto, sujeitará o infrator às multas previstas no CDC.

 A proposta será analisada conclusivamente pelas comissões de Defesa do Consumidor e pela Constituição e Justiça e de Cidadania.

0 18:20 - 21 de Out // Fonte: Correio |

A Faculdade Área 1 aponta que a pessoa que disparou contra o adolescente de 17 anos no estacionamento da instituição era um policial. Em nota, ela afirma que o autor do disparo reagiu a uma tentativa de assalto e feriu o jovem. A Polícia Militar nega a informação e diz que ainda investiga quem foi o responsável pelos tiros.

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (21), quando Railan da Silva Santana, de 17 anos, tentou roubar um carro no estacionamento da Área 1 e foi baleado. Ele foi socorrido para o Hospital Roberto Santos, mas chegou na unidade médica sem vida.

Os tiros provocaram correria na faculdade e diversos jovens se esconderam em salas de aula ou na biblioteca da instituição. Ainda segundo a Área 1, nenhum aluno, professor ou colaborador ficou ferido durante a ação.

Estudantes da faculdade Área 1 afirmam que pelo menos cinco disparos foram ouvidos dentro da instituição. Os universitários também disseram que a pessoa que reagiu ao assalto era um policial que estuda na faculdade.

0 18:10 - 21 de Out // Fonte: Bocão News |

Pesquisa do Instituto Veritá, encomendada pelo jornal Hoje em Dia, pertencente à Rede Record e divulgada nesta terça-feira (21), aponta que o candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, seria eleito com 53,2% dos votos válidos, caso a eleição fosse hoje.

A presidente Dilma Rousseff (PT), postulante à reeleição, não seria reeleita pois conta com 46,8% da preferência do eleitor.

O levantamento foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta descarta empate técnico, já que no pior cenário de Aécio e no melhor de Dilma, o pessedebista continua à frente.

Se forem considerados os votos totais, Aécio teria 47% das intenções de voto. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo.

De acordo com o Veritá, a rejeição da petista é maior que a do tucano. O índice de rejeição de Dilma é de 46,1% dos eleitores. Já 39,1% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Aécio.

O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que será eleito o próximo presidente da República, no dia 26 deste mês. Para 56%, o senador mineiro vencerá a disputa. Os outros 44% acreditam que a petista sairá vitoriosa.

A amostragem da pesquisa é 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os estados brasileiros e foi registrada com o número 01144/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

0 18:00 - 21 de Out // Fonte: Correio | Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana atualizou nesta terça-feira o número de pessoas vítimas da febre do Chikungunya. Segundo o órgão, entre os dias 29 de março e 11 de outubro deste ano, já foram registrados 371 casos confirmados da doença.

O boletim divulgado pela secretaria indica que durante o mesmo período foram notificados 1015 casos suspeitos, sendo que 39 foram descartados e 605 continuam em investigação. Apenas na segunda semana de outubro foram registrados 52 casos, o menor número desde a primeira metade de agosto.

A faixa etária com mais casos suspeitos da doença é entre 35 a 49 anos (30,24%), seguida do período entre 20 e 34 anos (26%). O bairro com maior número de situações registradas em Feira de Santana é o de George Américo, com 434 casos suspeitos, 252 a mais que o segundo colocado, Campo Limpo.

O sexo feminino prevalece entre os casos suspeitos, com 665, contra 350 entre homens.

Os principais sintomas da febre do Chikungunya são febre de início súbito maior que 38,5º, dor intensa nas articulações acompanhada de inchaço. Pessoas que passaram por áreas com alto índice de casos da doença devem prestar ainda mais atenção, indica a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

0 17:57 - 21 de Out // Nadia Santos | Justiça
O sargento da Polícia Militar, lotado na 27ª (CIPM) Erivaldo Amor dos Santos, conhecido popularmente como "Bronca", passou por um júri popular, que iniciou na manhã desta segunda-feira (20) no Fórum da cidade de Governador Mangabeira, no recôncavo baiano. 
 Ele foi acusado da morte do "Bililiu", morador do Itapicuru em Cruz das Almas, crime ocorrido no ano de 1998, na Barragem de Pedra do Cavalo, BR-101. O policial foi considerado inocente da acusação de assassinato. 
 O júri foi encerrado por volta das 18h30. O comandante, da companhia de Cruz das Almas, tenente coronel, David Lanzilotti, familiares e amigos do acusado, puderam lhe abraçar, após conhecerem a decisão final. 
 "Classifico como uma boa notícia, pois ele é um bom policial, e agora poderá pedir a sua aposentadoria, depois de ter servido bem a nossa Polícia Militar da Bahia", pontuou David.( Cruz na Tela)
0 17:44 - 21 de Out // Nadia Santos | Cultura e Arte

Música, diversidade e diálogo. Foi desta forma que aconteceu, no Espaço Nordeste - Amargosa, a abertura do Equalize. Com o objetivo de qualificar músicos, produtores e agentes da música residentes do Território do Vale do Jiquiriçá, a iniciativa vai até o dia 09 de novembro, sempre aos finais de semana.

No sábado, o módulo foi executado pelo produtor e músico da Banda Exoesqueleto Renato Almeida, que falou sobre aspectos referentes à criação musical. Para Renato, o Circuito colabora para potencializar o intercâmbio musical entre os 50 selecionados e descentralizar as ações culturais.  No domingo, o assunto foi continuado, também, pelo cantor Irmão Carlos, da banda Irmão Carlos e o Catado, que falou sobre a sua experiência dentro do universo da criação autoral e produtiva. Irmão Carlos diz que um artista deve conhecer todas as etapas da produção da música e ter muito conhecimento naquilo que ele se propõe a fazer. Ele pontua que o Equalize traz a possibilidade de construção de uma rede e compartilhamento de informação, o que ele considera o mais importante.   

0 17:34 - 21 de Out // Nadia Santos |

O atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, prestará depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras nesta quarta-feira (22), às 14h30. Cosenza substituiu Paulo Roberto Costa, que saiu da estatal em abril de 2012 e foi preso em março deste ano na operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), suspeito de participar de um esquema de superfaturamento e lavagem de dinheiro que envolve contratos da petrolífera. Em justificativa à convocação, o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), que fez o requerimento, mencionou reportagens: uma afirma que Costa deu continuidade ao esquema por intermédio de Cosenza; outra se baseia em conversa do doleiro Alberto Youssef com o deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), na qual eles tratam de audiência entre Youssef e o atual diretor. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) também pediu uma oitiva com o Cosenza, por conta de uma carta enviada por Costa à presidente da Petrobras, Graça Foster, na qual era proposta uma parceria da estatal com uma empresa para a construção de pequenas refinarias em quatro estados. Com a saída de Costa, a carta foi encaminhada a Cosenza. De acordo com a Petrobras, o negócio não foi para frente. Com informações da Agência Câmara.

0 17:18 - 21 de Out // Nadia Santos |

Uma colisão envolvendo duas motos por volta das 10h50 desta terça-feira (21) deixou duas pessoas gravemente feridas na BR-101, trecho da Embira, zona rural de Cruz das Almas. 

De acordo com a (PRF) Polícia Rodoviária Federal, o condutor de uma das motos, Benedito dos Santos, 61 anos, o "Bizil",  morador da Santa Júlia em Cruz das Almas, tentou cruzar a rodovia, quando foi colhido por outra moto que seguia sentido a Fumex. 
 Bizil teve suspeita de fratura na perna, sendo socorrido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, enquanto uma mulher, identificada como, Diane Silva dos Santos, 22, que seguia na garupa da outra moto, foi levada para a (UPA) Unidade de Pronto Atendimento, do município, com escoriações pelo corpo. 
 Os dois foram socorridos, por equipes do (SAMU192). Um dos condutores, nada sofreu, e prestou esclarecimentos sobre o ocorrido. Populares que acompanharam o acidente, reclamaram da não construção de uma passarela no local, pois constantemente ocorrem fatos parecidos, ou piores. (Cruz na Tela)

 

0 17:12 - 21 de Out // Nadia Santos | Justiça

Eleito como deputado estadual, com o terceiro maior número de votos na Bahia, o vereador Marco Prisco (PSDB) deve ter o seu pedido de habeas corpus julgado nesta terça-feira (21) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado eleito teve prisão preventiva decretada no dia 18 de abril deste ano, por imposição da Justiça, por conta da liderança que ele exerceu fortemente na greve da Polícia Militar na Bahia em 2012. E desde junho deste ano, ele cumpre prisão domiciliar. Prisco não pode ficar fora de sua residência a partir das 20 horas em dia da semana e em nenhum horário nos sábados e domingos.
Segundo a advogada do parlamentar, Marcele Maron, a expectativa é que o STF entenda que o pedido de habeas corpus se baseia na falta de necessidade de manutenção das restrições, já que Prisco não oferece risco à ordem pública. "Como a prisão era por 90 dias, as restrições não poderiam se estender para além do prazo. O próprio presidente do STF, Ricardo Lewandowski, negou o pedido da Procuradoria Geral da República de manter a prisão do soldado Prisco por não mais haver motivo para tal. A manutenção da restrição é política, assim como a prisão foi política. Prisco foi condenado antes de ser julgado. Tal situação trata-se de infração do direito constitucional de contraditório e ampla defesa", analisou a advogada. (Metro1)

0 17:02 - 21 de Out // Nadia Santos | Bahia

Como parte da programação de qualificação empresarial realizada para o Festival Gastronômico Roteiro Sabores da Terra, profissionais do setor de culinária foram capacitados, entre os dias 13 a 15 de outubro. Entre os temas trabalhados no curso, está a diversidade de pratos que podem ser feitos com a mandioca. O ingrediente deve estar presente nas receitas dos estabelecimentos participantes do festival, que acontece de 18 a 30 de novembro, em Santo Antônio de Jesus.


Coordenador de cozinha do restaurante Pena Branca, em Santo Antônio de Jesus, há mais de 15 anos, Noel Carlos de Jesus Santos participou da capacitação. “O curso ajudou bastante no nosso crescimento profissional. Reciclamos conteúdos, aprendemos um ponto chave, que é o cuidado com a higiene para evitar a contaminação, e já estou pensando em vários pratos para oferecer aos nossos clientes", contou. 
De acordo com a gestora do projeto Festival Gastronômico Roteiro Sabores da Terra, do Sebrae unidade de Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, a ação é uma das etapas de preparação para o festival, para que as empresas conheçam mais sobre o preparo dos pratos que serão apresentados. "Participar do projeto e da capacitação são diferenciais para quem trabalha com a gastronomia no nosso município. Os empresários terão mais visibilidade no mercado, pois irão atrair o público de uma maneira especial", afirmou Karla.



0 16:58 - 21 de Out // Nadia Santos | Concursos

A Secretaria Estadual de Educação convoca, por meio do REDA, selecionados para o cargo de professor. Os convocados devem comparecer até o dia 24.10 na DIREC 4, das 8h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h30. São necessários os seguintes documentos em original e fotocópia: Certificado de Antecedentes Criminais, das Secretarias da Segurança Pública dos Estados em que o candidato houver residido nos últimos 5 (cinco) anos, Carteira de Identidade; Duas  fotos coloridas recentes 3X4; Certidão de Casamento e nascimento de filhos se for o caso; Certificado de Reservista ou equivalente para o sexo masculino;Titulo de Eleitor e comprovante de regularização com a Justiça Eleitoral; Apresentar a comprovação do nível de escolaridade exigida para a função, expedida por Instituição de Ensino autorizada por Secretaria da Educação  devidamente registrado, C.P.F.; PIS/PASEP ou cópia da primeira página frente e verso da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Comprovante de residência; Último contra cheque e declaração informando os horários (caso tenha vínculo com Órgão Público, Autarquia, Fundação ou Empresa Governamental) Dados de conta bancária: número de conta e da Agência- Banco do Brasil e exames pré-admissional.

Convocados:

DIREC 04 SANTO ANTONIO DE JESUS

FISICA – SANTO ANTONIO DE JESUS

0 16:51 - 21 de Out // Nadia Santos |

O governador eleito Rui Costa (PT) acusou o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) de desviar, atráves da publicidade, uma "verdadeira fortuna" para os jornais, rádios e televisão filiada da Globo via verba de publicidade. Em entrevista para o Broadcast Político nesta segunda-feira (20), Costa teria também comparado a situação com o mesmo feito que Áecio supostamente fazia em sua gestão como governador de Minas Gerais. "É na verdade um duto que sai da prefeitura e vai direto para rádio, jornais e a TV, que é de sua propriedade. Nós sempre perguntamos se eticamente isso é correto", atacou o governador eleito. A cinco dias da eleição presidencial, o governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), considerou que uma vitória do candidato Aécio Neves (PSDB) seria "péssima" para o Nordeste, podendo acarretar uma possível desindustrialização na região. "Considero péssimo não só para Bahia como para o nordeste brasileiro (a eleição de Aécio). Se fizermos uma fotografia do Nordeste de 15 anos atrás com o de hoje, as diferenças são gritantes", afirmou o petista. "A economia, a empregabilidade e o dinamismo econômico da Bahia e do Nordeste mudaram radicalmente (no governo PT).

Por isso, eu tenho a nítida compreensão de que, com a eleição do candidato do PSDB, isso não se manterá e haverá um retrocesso". O governador eleito cita como exemplo a guerra fiscal envolvendo Bahia, Minas Gerais e São Paulo. "Um exemplo disso é a perseguição que o Aécio, quando era governador, depois o sucessor dele (Antônio Anastasia) e mesmo o governo de São Paulo fazem com a industrialização da Bahia e do Nordeste. É o caso concreto da Ford na Bahia, que eles insistem em não reconhecer os incentivos fiscais e cobram, judicialmente, uma suposta dívida dos carros que são vendidos para Minas e São Paulo. Isso é uma nítida tentativa de fechar fábricas na Bahia e no Nordeste", ressaltou. Apesar das críticas ao PSDB, o governador eleito afirma que, caso o tucano seja eleito, irá cobrar o que é de "direito" do Estado na área dos investimentos em obras e infraestrutura. O petista também rebateu críticas do atual prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). No último dia 9 de outubro, ACM Neto afirmou também em entrevista ao Estadão que o modo de governar do PT na Bahia é "truculento", recorrendo ao uso "intenso da máquina" para se manter no poder.

Rui Costa minimizou, entretanto, um possível impacto eleitoral das declarações da presidente Dilma Rousseff, que admitiu no último sábado, 18, ter havido desvio de recursos na Petrobras, no esquema coordenado pelo ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. O mesmo tom foi usado pelo petista ao avaliar a operação da Polícia Federal realizada no dia de hoje, que desarticulou uma quadrilha que atua em fraudes de licitações de órgãos públicos federais. Foram expedidos seis mandados de prisão temporária e 14 de busca e apreensão. "Acredito que não terá impacto, porque pessoas boas e que fizerem coisas erradas têm em todos partidos políticos... Acho que toda a generalização não ajuda a separar o joio do trigo. O que temos que reforçar são as instituições, como ao longo dos últimos anos tem sido feito. (BN)

0 16:42 - 21 de Out // Nadia Santos |

As obras de pavimentação asfáltica da Rua do Expedicionário, em Santo Antônio de Jesus, começa ainda esta semana. Tem poucos dias que os moradores fizeram uma manifestação por conta do atraso nas obras.

Em entrevista à rádio  Andaiá FM, o secretário de Infraestrutura, Domingos Matos, disse que o início das obras é a prova de que o secretaria tem uma programação.

Na oportunidade, o secretário respondeu também alguns questionamentos de ouvintes.  A Pavimentação asfáltica foi colocada na 3ª Travessa do Cajueiro  e os moradores estão felizes com isso, no entanto, pedem para que um redutor de velocidade seja colocado. Domingos Matos não ver necessidade, mas como existe a solicitação por parte de moradores , haverá  verificação  para que as providências sejam tomadas. 

0 16:29 - 21 de Out // Nadia Santos |
0 16:19 - 21 de Out // Nadia Santos |

Com a proposta de levar para estudantes conteúdos ligados ao empreendedorismo, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) atua no Ensino Fundamental com o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
Na Bahia, o JEPP conta com o apoio de prefeituras e secretarias municipais de educação para transformar a vida de alunos, como a da estudante do 9º ano da Escola Madre Maria do Rosário II, em Santo Antônio de Jesus, Débora Santiago dos Santos. Aos 13 anos, ela já vê mudanças positivas com o novo ambiente da aprendizagem, com reflexo direto na melhoria do desempenho escolar. “Com o JEPP, minhas notas e leitura melhoraram”, conta a jovem, detalhando que já aprendeu no curso a montar um negócio completo, com estratégia de marketing e cálculos de gastos e lucros.
Assim como Débora, já são mais de 11 mil jovens baianos do Ensino Fundamental, em escolas públicas e particulares, contemplados com o JEPP. Na escola, a coordenadora pedagógica Elienice Rosa Cruz conta que a participação no curso transformou o universo dos pequenos. “É incrível ver a dedicação dos nossos alunos que, além do desenvolvimento do lado empreendedor, estão ganhando mais responsabilidade e, com isso, mudando de comportamento não apenas no ambiente escolar”.
Os educadores são capacitados para inserir a proposta pedagógica do JEPP nas escolas. A gestora do PNEE na Bahia, Jacqueline de Senna Baqueiro, afirma que a meta é qualificar 375 professores até o final do ano, com 320 já capacitados. “Levando conhecimentos para esses milhares de potenciais empreendedores, certamente conseguiremos vislumbrar perspectivas mais positivas, que não se resumem a abrir um negócio, mas ter a capacidade de transformar a própria realidade”.




0 16:14 - 21 de Out // Nadia Santos |

A vice-diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny, disse hoje (21) que uma vacina contra o ebola será testada em janeiro de 2015 nos três países mais afetados pela epidemia da doença – Guiné, Libéria e Serra Leoa. Em entrevista, Kieny destacou que pelo menos duas vacinas em desenvolvimento devem entrar na fase de testes clínicos nas próximas semanas em diversos países. Segundo ela, os resultados relacionados a segurança e capacidade de imunização das doses devem ser divulgados até o final deste ano. A médica lembrou que ainda não foram definidos grupos prioritários para receber a vacina, mas que a probabilidade é que eles incluam profissionais de saúde, além de parentes e contatos diretos de pessoas infectadas. “Todas essas possibilidades estão sendo discutidas neste momento, mas nenhuma decisão foi tomada ainda”. Dados da OMS apontam que a epidemia de ebola já infectou 9,2 mil pessoas e matou mais de 4,5 mil. (Política Livre)

0 15:53 - 21 de Out // Nadia Santos | Bahia

Os proprietários de veículos que ainda não pagaram o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) deste ano, devem se apressar para regularizar a situação. É que a partir da segunda quinzena de novembro, os contribuintes que estão em débitos serão notificados pela Secretaria da Fazenda e terão que pagar o imposto com multa de 60% sobre o valor original. Além disso, as blitzes do IPVA, que foi motivo de disputa judicial, retornarão em novembro. A informação é do Diretor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ), Antônio Félix.

Segundo a Secretaria, 230 mil contribuintes estão inadimplentes. O prazo, no entanto, não vale para motos. Conforme Félix, a cobrança de motos será feita em outro momento. A frota tributária na Bahia é de 2 milhões e 100 mil veículos, excluindo as motos. Este ano a Sefaz estima arrecadar 1 bilhão de IPVA. O montante ultrapassa o valor arrecadado ano passado, que foi 874 milhões. Em relação as blitzes, Félix revelou que ainda não há data definida, pois é uma operação conjunta com outros órgãos. “É uma operação realizada em conjunto com a Polícia Militar, Detran e Transalvador, além da Sefaz. Estamos ajustando os detalhes mas, como ganhamos na Justiça, mês que vem recomeçam as blitzes”, afirmou.

Segundo o diretor, a vantagem de pagar o imposto ainda neste mês de outubro é que haverá apenas incidência de acréscimo moratório, sem a multa. “Verificamos o contribuinte que não fez o pagamento e o mesmo recebe uma notificação fiscal, chamada auto de infração, que equivale a valor abaixo de 10 mil reais. Essa notificação é encaminhada para todos os contribuintes em débito. Isso gera uma multa de 60% sobre o valor do IPVA. Por isso, venho chamar a atenção dos contribuintes que não pagaram, para efetuar o pagamento ainda neste mês e se livrar da multa”, explica. 

Além disso, aqueles que ficarem inadimplentes têm seu nome incluso no Serasa e ficam impedidos de licenciar o carro. 
Quem optar pela regularização da dívida deve se dirigir a qualquer agência ou caixa eletrônico do Bradesco, do Banco do Brasil ou do Bancoob, com o número do Renavam. O calendário 2014 do IPVA foi encerrado em setembro, com os pagamentos dos veículos de placas finais 9 e 0. No site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br) é possível conferir essas e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do call center da Secretaria da Fazenda do Estado, pelo 0800 071 0071. (Tribuna)

0 15:40 - 21 de Out // Nadia Santos |
O presidente da Câmara de Vereadores de Firmino Alves, Edmílson Freitas (PSB), se envolveu em uma confusão na noite desta segunda-feira (20) após a sessão do legislativo municipal. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, que divulgou um vídeo com o momento em que Freitas troca socos com populares, havia uma mobilização popular na porta da Câmara e o vereador precisou ser escoltado pela Política Militar. Freitas ganhou notoriedade recentementeapós agredir a filha e a namorada dela sob a justificativa de que teria confundido ambas com um “ladrão de galinha”. (BN)
 
0 15:12 - 21 de Out // Nadia Santos |

O vereador Cristiano Senna  (PT)cedeu entrevista à rádio Recôncavo FM para falar sobre seu apoio ao deputado  estadual Rogério Andrade nas últimas eleições.

Esse apoio gerou polêmica já que o vereador Uberdan Cardoso , integrante do mesmo partido de Cristiano, também foi candidato a deputado estadual.

Cristiano esclareceu que de forma nenhuma quis desmerecer o companheiro Uberdan, pois sabe de seu talento e competência.  “As pessoas estão causando polêmica nessa questão da minha escolha de apoio ao deputado Rogério Andrade. Parece até que apoiei um deputado aventureiro, de Copa do Mundo, um deputado oportunista . Eu não conheço um deputado estadual que trabalhe tanto por Santo Antônio de Jesus igual o deputado Rogério”, justificou .

Ele ainda lembrou que Rogério Andrade foi apoiado pelo atual vice- governador do estado Otto Alencar. E ressaltou que não foi seu apoio que mudou o resultado das eleições.  “Rogério Andrade é do maior partido da Bahia depois do PT. Eu não votei em um forasteiro  e que não tem serviços prestados em meu município . A eleição de Uberdan era importante sim, mas a de Rogério no meu entendimento também era super importante”, afirmou.

0 14:55 - 21 de Out // Nadia Santos |

Em entrevista à rádio Recôncavo FM, o vereador Marcos Muniz, o  Chispita, afirmou que  o prefeito Humberto Leite tem feito tudo dentro da Lei com toda honestidade.

Na sessão da Câmara da  última segunda-feira, ele levou documentos que comprovam que na gestão anterior foram feitos pagamentos de maneira “indevida , incorreta, inconstitucional, imoral e ilegal”.

Os vereadores da oposição Antônio Nogueira e Délcio Mascarenhas não estavam na oposição.  O entrevistado criticou essa postura dos edis. Quando questionado se continuará apresentando as denúncias, ele disse: “acho quando temos documentos que comprovam, temos de apresenta-los. Quando se tem a verdade em mãos, não se pode fugir de nada”.  

4 14:32 - 21 de Out // Nadia Santos |

O ex-secretário de Agricultura de Santo Antônio de Jesus foi levado para o Hospital Português em Salvador após sofrer um infarto.

De acordo informações da rádio Andaiá FM, por volta das 13 h de ontem,  Edson deu entrada no Hospital Português para realização de uma angioplastia (cirurgia). O procedimento foi realizado com sucesso e ele continua internado  aguardando a  evolução do quadro.

Ele é professor e foi candidato a Deputado Estadual pela cidade de Santo Antônio de Jesus, obtendo  1.148 votos no município.

0 14:24 - 21 de Out // Nadia Santos | Saúde
Um garoto de dez anos (com quase 2 metros de altura) adquiriu diabetes depois de uma cirurgia para retirar um tumor no cérebro. Segundo relato da mãe, Ricardene Ribeiro, o adolescente Sérgio Gabriel Ribeiro Gomes também teria perdido a visão de um olho e sofrido uma infecção após a cirurgia. O procedimento ocorreu no último dia 7, em Brasília. A informação é que o tumor na hipófise, glândula que fica na base do cérebro, causava um quadro de gigantismo no garoto. Descoberto quando Gabriel tinha seis anos, o cisto tinha o tamanho aproximado de um limão e prejudicava uma série de funções, além da regulação dos hormônios do crescimento. A espera para retirada do tumor benigno pelo Sistema Único de Saúde (SUS) demorou quatro anos. Internado no Hospital Base do Distrito Federal, o garoto ainda será submetido a um tratamento longo, que inclui radioterapia, além de injeções mensais e remédios. Informações do G1.
 
0 14:17 - 21 de Out // Nadia Santos | Acidente

Duas pessoas ficaram feridas em um grave acidente na noite desta segunda-feira (20) na BR-020, próximo a cidade de Luis Eduardo Magalhães, que fica a 947 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 17h30 e envolveu três veículos. 
Ainda de acordo com a polícia, por conta de obras que estão sendo realizadas na BR-242, o trânsito foi alterado para a BR-020. Porém, o tráfego foi liberado e alguns motoristas não perceberam. No final da tarde de ontem, um caminhão seguiu pelo trecho errado e freou. Dois veículos que estavam atrás não conseguiram parar e acabaram batendo. 
O Volkswagen Saveiro que estava entre os caminhões foi prensado e ficou completamente destruído. Isaías Teixeira de Lima, 39 anos, ficou com lesões leves. Já Emanoel Paiva Ferreira, 45 anos, teve ferimentos graves. Os dois foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Os veículos foram removidos por um guincho. O trânsito no local ficou congestionado. Este é o 15º acidente registrado nesse mês na rodovia pela Polícia Militar. Acidentes foram por agentes de trânsito e Polícia Rodoviária Federal (PRF) não estão incluídos. (Correio)

0 14:02 - 21 de Out // Nadia Santos |

O adolescente que foi baleado no estacionamento da faculdade Área 1, foi identificado como Railan da Silva Santana, de 17 anos. O jovem morreu após dar entrada no Hospital Roberto Santos. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira (21), por volta das 10h30. Houve pânico entre os estudantes após os disparos, e diversos jovens se esconderam em salas de aula e na biblioteca da instituição.
As informações ainda estão desencontradas. Existem três versões, dos alunos, da polícia e da Área 1. Enquanto os alunos sustentam a versão que houve uma tentativa de assalto, a polícia não confirma a informação e sustenta a versão de surto psicótico do homem que disparou tiros. Em entrevista ao Metro1, a coordenação da faculdade declarou que houve uma perseguição policial que terminou dentro da sede da faculdade. Nenhuma das três versões coincide. (Metro1)

0 12:42 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 |

As informações sobre o tiroteio na faculdade Área 1, que aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na Av. Paralela, ainda são desencontradas. Enquanto os alunos sustentam a versão que houve uma tentativa de assalto, a polícia não confirma a informação e sustenta a versão de surto psicótico do homem que disparou tiros. Em entrevista, a coordenação da faculdade declarou que houve uma perseguição policial que terminou dentro da sede da faculdade. Nenhuma das três versões coincide.

A aluna Adriele Oliveira da faculdade Área 1 informou nesta terça-feira (21) que a Instituição mandou todos se trancarem na biblioteca para se proteger dos disparos. "Eu estava dentro da Faculdade quando ouvi quatro tiros. A Faculdade mandou a gente se trancar na biblioteca. Chegaram a Polícia e começou a troca de tiros. Qualquer um pode entrar na faculdade", disse. A assessoria da Área 1 afirmou nesta terça-feira (21) que nenhum aluno da instituição foi ferido durante a troca de tiros. O assessor relatou que foi um assalto que aconteceu fora da Faculdade e o assaltante buscou refúgio na instituição, mas a polícia conseguiu deter. "Os policiais próximos que chegaram rapidamente e conseguiram prender o assaltante e retiraram daqui. Não houve nenhuma vítima de aluno. Todos os alunos estão íntegros. Os policiais agiram para conter os assaltantes", disse.

Alguns alunos criticaram o sistema de segurança da Faculdade, mas o assessor negou. "Nós temos seguranças patrimonial. Fora da faculdade a gente não pode fazer nada", contou.

0 11:41 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 / Correio |

Um estudante universitário foi baleado no estacionamento da faculdade Área 1, na avenida Paralela, na manhã desta terça-feira (21). De acordo com informações da Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 10h30, quando um outro estudante da instituição saiu atirando pelo local.

Informações preliminares apontam que o atirador sofreu um surto psicótico. O jovem que foi ferido pelo colega ainda não foi identificado pela polícia, que também não soube informar se outros estudantes ficaram feridos durante a situação.

Foto: Bocão News

Uma pessoa envolvida na situação foi socorrida por uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Roberto Santos, mas o posto de Polícia Civil da instituição não soube precisar se a vítima era o estudante ou uma outra vítima. Viaturas da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/CAB/Paralela) estão no local monitorando a situação.

A pessoa baleada no fim da manhã desta terça-feira (21) na faculdade Área 1 foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Roberto Santos. A informação foi confirmada pela Central de Polícias (Centel).

Foto: Leitor Metro1

Segundo relatos de alunos, um corpo ficou estirado no chão e perdeu muito sangue. Pelo menos duas equipes do Samu foram ao local, além de viaturas da Polícia Militar.

Nas redes sociais, estudantes relatam que precisaram ficar escondidos em suas salas de aula, com medo de serem atingidos.

0 11:40 - 21 de Out // Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo. |

Empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras estudam fazer um acordo, admitindo irregularidades em troca de

penas mais brandas para seus executivos. Por esse acordo, as empreiteiras se comprometeriam a devolver o dinheiro

desviado da estatal para o pagamento de propinas a vários partidos políticos - já foram citados nomes de PT, PMDB, PP e PSDB.

Antes de avançar na ideia, as empresas esperam a definição, em primeiro lugar, do magistrado que tocará o caso. Elas já apresentaram pedidos para que o juiz Sergio Moro, do Paraná, deixe de comandar o processo. Alegam que as irregularidades não ocorreram no estado, e sim no Rio e em SP.

 O acordo de leniência dependeria também de uma grande "costura" envolvendo Polícia Federal e Ministério Público.

 Donos e acionistas majoritários de algumas das empreiteiras temem que alguns de seus diretores, se pressionados, resolvam fazer, por conta própria, uma delação premiada, seguindo o exemplo de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Com o acordo, manteriam ao menos certo controle sobre o processo.

0 11:20 - 21 de Out // Fonte: Bocão News |

A Câmara de Vereadores do município de Castro Alves, a 189 quilômetros de Salvador, reprovou nessa terça-feira (21) as contas do prefeito Cloves Rocha Oliveira relativas ao ano de 2012.

O exercício financeiro já havia sido rejeitado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As contas de 2009, 2010, 2011 e 2012 foram rejeitadas pelo TCM onde foram apontadas pela Corte diversas irregularidades como contratação sem licitação, improbidade administrativa e contábil e índice de pagamento de pessoal.

A Câmara de Vereadores pelo segundo ano consecutivo votou a favor do parecer do TCM rejeitando as contas do gestor que ficará inelegível pelos próximos 8 anos.

0 11:07 - 21 de Out // Fonte: Associated Press |

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a caça a uma vacina contra o ebola terá seus primeiros resultados em dezembro, para determinar se o seu uso é seguro, e deve ser aplicada em caráter experimental no oeste da África em janeiro de 2015.

A assistente da diretora-geral da OMS, Marie Paule Kieny, disse que os testes clínicos planejados para a Europa, África e Estados Unidos estão sendo acompanhados pelos governos dos países, que pressionam por uma vacina que tenha uso efetivo contra a doença.

Ela afirmou aos repórteres nesta terça-feira, em Gênova, que se as vacinas forem consideradas seguras, dezenas de milhares de doses serão utilizadas em testes no oeste da África em janeiro.

No evento, a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, também prometeu uma auditoria pública sobre os erros da agência de saúde em suas medidas para conter a epidemia do ebola, que já matou mais de 4,5 mil pessoas.

0 10:50 - 21 de Out // Redação / Drauzio Varella |

O candidato a Deputado Estadual pela cidade de Santo Antônio de Jesus, Edson Diniz, que obteve 1.148 votos no município foi encaminhado em estado preocupante para Salvador, ele sofreu um infarto, ainda não há mais detalhes do estado de saúde dele.

Saiba mais sobre o infarto:

Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes.

O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, um trombo, dentro das artérias acarretam o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração (necrose do músculo cardíaco).

Sintomas

* Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte, ou sensação de compressão no peito que geralmente dura cerca de trinta minutos;

0 10:45 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 |

O deputado Luciano Simões (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (20) uma lição de que não vale tudo na política. E essa aula veio dos seus próprios seguidores - muitos deles eleitores - no Facebook. 
Simões, que se reelegeu em 5 de outubro, compartilhou um velho boato de 2010, ressucitado às vésperas desta eleição: o de que uma ex-amante da presidente Dilma Rousseff, intitulada Verônica Maldonado, estaria cobrando pensão por conta do fim de um relacionamento com a petista. 
A informação é evidentemente falsa, o que pode ser comprovado com uma leitura minimamente atenta. Os juízes que supostamente teriam dado ganho de causa à amante sequer existem, a história não tem qualquer fonte confiável e a imagem que é indicada como de Verônica é, na verdade, da escritora americana Skyy - conforme já demonstraram há quatro anos os sites Boatos.org e Quatro Cantos, especializados em decifrar lendas da web.


Sabendo da mentira ou não, os seguidores de Simões desandaram a criticar o deputado por usar algo que seria de cunho pessoal com a finalidade de prejudicar a imagem da presidente. "Que nojo, Luciano! Eu, que fui sua eleitora, jamais pensei que você fosse fazer este tipo de postagem. Voto no Aécio, mas não aceito esse tipo de coisa. Expor dessa forma a vida íntima de uma pessoa, seja ela quem for. Toda e qualquer pessoa tem direito à sua privacidade", declarou Eliane Serena.
O eleitor Diego Leite também criticou Simões. "Isso não é política, é uma guerra onde tudo acontece para denegrir a imagem do outro! Lamentável! Luciano, só por essa postagem, você nunca vai ter meu voto! E se fosse com Aécio, eu também me indignaria", falou.
Aprendeu, deputado?

0 10:29 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

Samila está tentando a cerca de 10 meses obter junto a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus um leite especial que custa em média R$170,00 para a filha, segundo ela, a prefeitura informou que a licitação foi impugnada, mas nenhuma outra solução foi apontada e nenhuma previsão foi dada.

Ela conta ainda que a lata ainda que o leite só dura dois dias e meio e não é fácil de comprar já que não é vendido em farmácia e supermercados, por conta disso a filha dela já adoeceu, pois precisa do alimento especial. 

0 10:17 - 21 de Out // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 10:07 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

No último domingo (19), o show do cantor Igor Kannário terminou em confusão, a Polícia Militar teve trabalho para contornar a situação, antes mesmo da apresentação começar já era possível ver brigas no local. O fato chama atenção para o quesito segurança na realização dos eventos. Quem contou detalhes sobre mais uma passagem turbulenta do Igor, foi o comandante do 14º Batalhão, Tenente Coronel Luziel Andrade. “A gente estava na expectativa desse show, porque onde esse cantor passa tem problemas, mas o que acontece é que durante o show houve algumas brigas que foram controladas. Quando começou o show, na primeira situação, eu acredito até pela pressão que tinha de não ter problema, ele interrompeu o show e não se esperava outro tipo de situação. Tivemos que mandar todo o contingente da polícia e graça a Deus evitamos o pior”, disse.

O Ten. Cel. Luziel chamou atenção dos envolvidos em eventos desse porte para a necessidade de se pensar em segurança, que não é pensada como deveria. “Segurança hoje tem que ser primordial, tem que ser o item um, as pessoas hoje contratam um cantor desse, pagam um valor alto e depois simplesmente de contratado, a segurança é o que eles tem condições e que acha que é o ideal e não é bem por aí, o quesito segurança tem que colocar na mesa”, pontuou.

O histórico de apresentações de Igor Kannário é bastante conturbado e problemático, inclusive com registro de mortes, por isso o show na cidade foi bastante discutido. “Apesar de todo o cuidado que houve, em contato com a prefeitura, com o Ministério Público, com os organizadores do evento, fizeram cumprir uma série de exigências que agente pontuou, que a prefeitura pontuo e mesmo assim teve problemas, realmente tem que ser pensado antes”, explicou.

Ainda com segurança e planejamento, os eventos contam com participações especiais desprezíveis segundo o Ten. Cel. Luziel, e essa cultura de briga tem que ser combatida. “ Tem pessoas que não tem educação para ir a eventos, preferem ir para causar transtornos e insegurança e até gerar um clima de insatisfação fazendo com que as pessoas sensatas não participem do evento, isso tem que ser combatido, pontuado tudo que se faz necessário, antes do fechamento de contrato, se fazer em cima de situações que leve tranquilidade e segurança para as pessoas que vão participar”,afirmou.

0 09:44 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

Um assalto nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (20), ao posto de combustíveis Atálaia situado no centro da cidade na Av. Urcisino Pinto, segue sob investigação da Polícia Militar, em entrevista, o Tenente Coronel Luziel Andrade contou que imagens das câmeras de videomonitoramento foram usadas na tentativa de reunir mais dados sobre as assaltantes, mas ninguém foi preso ainda. Ele também relatou que a dona do posto chegou a ser agredida, além de ter o veículo levado junto com o dinheiro.

O Tem. Cel. Luziel; informou ainda que a polícia já tem indícios de quem praticou a ação. “Nós tentamos com as câmeras ver se conseguia o destino que os meliantes tomaram, as viaturas fizeram rondas, mas infelizmente não tivemos êxito até o momento, apesar de ter forte indícios de quem praticou essa ação”

0 09:40 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

No SESC não tem tempo ruim para quem deseja estar em dia com a saúde, quem deseja apenas praticar alguma atividade física, ou quem quer mesmo competir, a unidade oferece aos associados e frequentadores várias possibilidades na área esportiva, como natação com hidroginástica, academia, além de esportes praticados na quadra como futebol, futsal e basquete. Além da preocupação com o bem-estar físico, existe um cuidado com a parte social, com a inserção de jovens em áreas de risco praticando atividades no local. Quem contou mais sobre isso foi o supervisor de esportes do SESC Zé Roberto. “Nós oferecemos aulas semanais as quartas e sextas em turnos alternados. A gente tem o esporte como ferramenta educativa, a gente atende o aluno de baixa renda, que está em risco social, mas a gente te o cuidado bastante de entender o esporte como ferramenta educativa pra ele entender que a gente pode educá-lo e que ele pode ser inserido na sociedade de uma maneira geral enquanto cidadão”, disse.

Já na natação e na academia os cuidados seguem a mesma linha, um salva-vidas fica a beira da piscina, e para frequentar a academia precisa apresentar exames de aptidão física. “Nós temos os aparelhos adequados, nós temos a limitação de vagas para proporcionar um bom atendimento, para que não tenha fila de espera, a gente se preocupa com a saúde, um teste ergométrico; de um laudo de um eletrocardiograma e de um atestado médico atestando que o aluno está apto a frequentar aquela atividade”, explicou.

0 09:20 - 21 de Out // Fonte: Bahia Notícias |

Em reunião com as escolas particulares, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe) distribuiu um modelo de edital de matrículas para 2014 com uma cláusula que determina a realização de consultas a órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, antes de efetivar o contrato. Segundo informações do jornal Correio, os colégios foram orientados , em casos de transferência de alunos, exigir atestado de quitação com a escola de onde vem o novo aluno. De acordo com o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Soares, as cláusulas são abusivas. “A consulta prévia agride um direito fundamental, que é a educação. Não devemos tratar a educação como uma mera mercadoria”, disse, em entrevista ao Correio. Já para a presidente da entidade, Maria Augusta Oliveira, argumentou que, apesar do Procon não aceitar a prática, “é um serviço como outro qualquer”. “Se você não cobra, se torna vítima do calote”, afirmou.

0 09:00 - 21 de Out // Fonte: Correio |

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) divulgou ontem edital e abriu inscrições para  concurso com 4.016 vagas nos níveis médio e superior. As oportunidades são todas para a formação de cadastro de reserva. As remunerações vão de R$ 3.129,73 a R$ 6.395,39.

Em Salvador, são 15 vagas. Do total das oportunidades no país, 10% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% são para negros e pardos. As inscrições vão até o dia  17 de novembro pelo site www.quadrix.org.br. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 80 para superior.

Proaj oferece 750 oportunidades
Começam hoje e seguem até domingo as inscrições para 750 vagas residuais do  Programa de Aprendizado Jovem (Proaj), em Salvador.  O Proaj oferece cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).




Colunistas


Classificados