Solução definitiva do problema é algo meio complicado
diz secretário de Infraestrutura ponte que liga Santo Antônio de Jesus à cidade de Muniz Ferreiira 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 13:58 - 26 de Ago // Laiane Santos | Brasil

A jovem Gisele Santos, 22 anos, que foi brutalmente agredida pelo marido e teve as mãos, o pé esquerdo e parte do direito decepados por ele, receberá próteses do governo do Rio Grande do Sul. Gisele sofreu a agressão no começo de agosto, e as próteses foram garantidas pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, que participou de uma audiência na terça-feira (25) com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fabiane Dutra Oliveira. Ela pediu atenção especial ao caso. De acordo com a secretaria de saúde, a paciente também foi encaminhada a um serviço de reabilitação, onde foi agendado atendimento por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fisiatra. O deslocamento da jovem é possível através do apoio da Prefeitura de Sapucaia do Sul, município vizinho a São Leopoldo, onde a jovem mora e foi agredida.

A violência aconteceu durante uma briga porque Gisele anunciou que iria se separar. Eles moravam há dois meses na nova casa, depois de uma relação de quase sete anos, quando a jovem decidiu dar um fim ao casamento. Depois das agressões, ocorridas no último dia 2, Gisele ainda ligou para se despedir da mãe porque achou que morreria.

Familiares e amigos também  fazem campanha nas redes sociais para arrecadar fundos para comprar próteses que ajudem a jovem. Eles pedem fraldas e lenços umedecidos para ajudar na recuperação de Gisele.

0 13:54 - 26 de Ago // Laiane Santos | Brasil

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que a quantidade de delegacias no País caiu 8%, passando de 4.660 em 2009 para 4.283 em 2014. Das 27 unidades da federal, 8 não possuem Plano de Segurança Pública e 8 não têm plano de redução e prevenção de acidente. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 26.

A publicação mostra que, de 2009 a 2014, quase dobrou o número de municípios que apresenta estrutura específica para essa área. Todas as unidades da federação dispõem de um órgão estadual para o setor.

Segundo o estudo, apenas 6,8% dos municípios têm unidades de cumprimento de medidas socioeducativas para menores (como internação), o que faz com que os jovens fiquem longe de suas famílias em muitos casos.

O levantamento mostra também que 14,9% dos municípios não possuem qualquer órgão responsável por receber, registrar e acompanhar violações de denúncias de violação de direitos humanos, como ouvidorias e serviços de defesa do cidadão. Com informações do Estadão Conteúdo. (Notícias ao Minuto)

0 13:51 - 26 de Ago // Laiane Santos | Internacional

Isayev Amirbek foi "enquadrado" pelas autoridades da ex-república soviética, localizada na Ásia Central, por desrespeitar uma lei que proíbe comemorações deste tipo fora da privacidade do lar.

O país tem um dos regimes mais repressores do mundo. Amirbek foi descoberto ao postar no Facebook fotos da comemoração, em um café. As fotos foram usadas como prova em um processo em que Amirbek foi acusado de violar o Artigo 8º de uma lei regulando costumes e tradições. Ele alegou ter "se entusiasmado" após buscar o bolo de aniversário em uma confeitaria. E que a celebração não tinha sido planejada. Ele contou até com o depoimento de um garçom do café, que garantiu ter havido a ausência de cumprimentos a Amirbek.

Mas o juiz que analisou o caso não se sensibilizou e decidiu pela multa. A lei supostamente foi criada para evitar gastos excessivos com festas. Segundo um site de notícias do Tadjiquistão, houve 394 violações do tipo em 2014, com base em estatísticas do Comitê Nacional de Regulamentação de Costumes e Tradições Nacionais. (BBC)

0 13:50 - 26 de Ago // Laiane Santos | Política

Indicado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para mais um mandato à frente da Procuradoria Geral da República (PGR), Rodrigo Janot está sendo sabatinado por uma comissão de senadores nesta quarta-feira (26). Para ser mantido no cargo, ele precisa ter seu nome aprovado pela CCJ do Senado e, posteriormente, pelo plenário principal da Casa.

"A minha motivação para tentar a recondução ao cargo não se presta à satisfação do ego ou à sofreguidão do poder. Não é isso que me move. Me move a firme vontade de continuar a servir à minha nação. Vvenho aqui após ter tido o reconhecimento de 799 colegas do MPF e de ter sido indicado pela presidente da República", declarou Janot em sua primeira manifestação na sabatina do Senado.

Na oportunidade, Janot disse ainda que nunca viu um caso de corrupção grave como o da Petrobras, defendeu as delações premiadas e disse ainda que o Ministério Público deve se pautar pelo ditado 'pau que bate em Chico, bate em Francisco'. (Metro1)

0 13:47 - 26 de Ago // Laiane Santos | Política

Em um julgamento marcado por bate-boca entre os ministros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para aceitar recurso do PSDB e dar continuidade a uma ação contra a chapa da presidente Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer, reeleita no ano passado. O julgamento foi interrompido por um novo pedido de vista.

Quando a análise do recurso for concluída, e se não houver mudança nos votos dos ministros, o próximo passo processual é a intimação de Dilma e Temer para que apresentem a defesa e o TSE comece a produção de provas.

Até o momento, Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves votaram pela continuidade da ação. O único voto pelo arquivamento do caso foi da ministra Maria Thereza, relatora do recurso, que foi alvo de fortes críticas de Mendes. O pedido de vista foi feito pela ministra Luciana Lóssio - o presidente do tribunal, Dias Toffoli, ainda não votou. "Houve um pedido de vista, mas já há uma maioria no sentido de dar prosseguimento à ação. Esse prosseguimento significa intimar para a defesa e fazer a produção de provas", explicou Toffoli, ao final da sessão.

0 13:31 - 26 de Ago // Laiane Santos | Entretenimento

Existe um sentimento que deixa vulnerável e que acaba chegando para todo o ser humano dessa Terra. Começa de um jeito despretensioso, a partir da convivência, ou surge de maneira avassaladora, sendo correspondido ou não. A paixão é o primeiro passo para que um relacionamento aconteça ou para que corações se partam e você nunca mais queira ouvir falar nisso. Mas, afinal, como ela acontece?

Quem é que nunca ouviu a típica frase “ele me olhou!” ou “ela ficou me olhando a festa toda!”? Segundo o neurobiólogo James Old, o amor entra pelos olhos. De fato, a visão é um dos grandes impulsos para que a estimulação sexual aconteça e a troca de olhares pode ser a chave necessária para que você comece a desenvolver outros sintomas e interesses.

Feito o trabalho do cupido, eis que surgem as sensações que deixam todo mundo em dúvida ou em pânico: brilho nos olhos, suor, palpitação, frio na barriga, leveza e perda de fome e sono. E estas são uma das melhores coisas que você provavelmente vai sentir na sua vida, porque se apaixonar é muito bom, traz uma euforia que talvez você não sentisse há anos e novas perspectivas passam a surgir na cabeça. O que vem depois como consequência é outra história.

0 13:29 - 26 de Ago // Jacyra Barreto | Brasil

A explosão de uma caldeira administrada pela BR Distribuidora provocou a morte de dois operários da subsidiária da Petrobras na manhã desta quarta-feira, 26. O acidente aconteceu por volta das 10h20 no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) do complexo portuário de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo. Bombeiros e a brigada de incêndio da BR Distribuidora estão no local. Segundo a empresa, o incêndio já foi debelado e não há risco para a população.

Ainda não há informações sobre a identidade das duas vítimas já confirmadas, segundo Mirta Chieppe, diretora de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES). Os dois funcionários seriam de uma empresa prestadora de serviços contratada pela BR Distribuidora que realizavam uma manutenção programada no tanque. Segundo ela, as equipes de resgate ainda estão no local em busca de outros funcionários.

"A explosão aconteceu em um tanque de combustível da BR Distribuidora no terminal, em área da Vale", informou Mirta. A área de armazenamento de combustível da BR Distribuidora fica próxima ao terminal de cargas da Vale, utilizado para escoamento da produção local. A empresa confirmou o acidente e indicou que a área é de responsabilidade da subsidiária da Petrobras.

Em nota, a BR Distribuidora informou que uma comissão interna irá apurar as causas do acidente. "O incêndio, cujas causas serão apuradas por uma comissão interna, foi controlado pelas equipes de emergência e não há risco para a população do entorno. A Petrobras Distribuidora lamenta o ocorrido e está colaborando com a empresa terceirizada para dar apoio às famílias das vítimas", diz o comunicado. (Notícias ao Minuto).

0 13:26 - 26 de Ago // Jacyra Barreto | Bahia

A polícia da região procura dois homens e uma mulher suspeitos de terem furtado uma furadeira elétrica na Dissan Ferragens, na Avenida Getúlio Vargas, região central de Cruz das Almas, na manhã de hoje (26). Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, a mulher foi flagrada pelo circuito interno de segurança da loja colocando a furadeira dentro de uma sacola, enquanto os comparsas distraiam os funcionários se passando como clientes. Ainda segundo a PM, o grupo deixou o local em uma GM Meriva prata com placa de Salvador. A polícia emitiu uma alerta aos pelotões da região, mas até o momento não há informações sobre a prisão dos suspeitos. Qualquer informação que leve ao paradeiro do trio ligue 190 (PM) ou para delegacia de polícia mais próxima.(Forte na Notícia).

0 13:24 - 26 de Ago // Laiane Santos | Internacional

Koen Norton espera poder assegurar o recorde de maior atum pescado por uma criança de 10 anos ou menos. Ele estava no barco da família quando pescou o peixe no último domingo, usando uma técnica conhecida "stand up" em que o pescador fica de pé preso por um equipamento de segurança.

Norton conta que pesca desde os cinco anos de idade. "Ele falou sobre o feito dele por algum tempo", disse à BBC o pai de Koen, Greg, dono de uma empresa de aluguel de barcos de pesca.

"Nós saímos para pescar toda vez que podemos", acrescentou. Koen disse que levou uma hora para tirar o atum do mar. "Foi divertido", disse ele à BBC. "Foi maravilhoso brigar com ele durante algumas horas. Quando ele mordeu a isca, sabia que seria uma briga boa". (BBC)

0 13:23 - 26 de Ago // Laiane Santos | Brasil

Cerca de 6,2 milhões de brasileiros, ou 3,2% da população, são servidores públicos municipais. Os dados são do estudo Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014 e foram divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2001, a proporção de servidores municipais em relação à população era 2,2%. A gerente da pesquisa Vânia Pacheco explicou que, se de uma forma geral, o número de servidores estaduais e municipais se mantém estável, houve mudanças em relação aos vínculos empregatícios: “O número de empregados no setor público municipal sem vínculo empregatício [não concursados e não permanentes] aumentou cerca de 39% nos últimos 15 anos". Segundo a Agência Brasil, incluem-se na categoria pessoal sem vínculo empregatício, os autônomos, voluntários e cedidos por outra administração. Os cargos comissionados passaram de 7,7% em 2004, quando começaram a ser estudados, para 8,4% dos empregados do serviço público em 2014. O estudo também identificou maior qualificação do funcionário municipal nos últimos anos. Em 2005, cerca de 23,8% do total tinha qualificação de nível superior ou pós graduação. Em 2014 o percentual subiu para 36,6%. (Bahia Notícias)

0 13:21 - 26 de Ago // Jacyra Barreto | Polícia

Um tenente da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) teve uma desagradável surpresa na manhã desta quarta-feira (26), dentro do Hotel Oceânico, onde está hospedado, no bairro de Ondina, em Salvador. Segundo o militar, que está visitando a capital baiana, 5 mil dólares foram furtados dentro do estabelecimento. 

A reportagem do Bocão News entrou em contato com o hotel para possíveis esclarecimentos sobre o caso, mas a gerente do estabelecimento não foi encontrada. Ainda de acordo com a vítima, o dinheiro ainda não foi achado e aguarda uma explicação do hotel. (Bocão News).

0 13:21 - 26 de Ago // Laiane Santos | Brasil

O GATE, Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de São Paulo, desarmou os dois extintores de incêndio que haviam sido deixados na frente do SBT e descobriu que não eram uma bomba como se chegou a cogitar. De acordo com a assessora de imprensa do SBT, Maisa Alves, o esquadrão antibombas da polícia trabalhou durante a madrugada na frente da sede da emissora, em Osasco, São Paulo, até confirmar o alarme falso.

Os extintores de incêndio foram deixados por um rapaz que tentou entregá-los para o apresentador Silvio Santos no início da noite dessa terça-feira (25.08.15). De acordo com o colunista Flávio Ricco, a segurança do SBT se recusou a receber o 'presente', o que motivou o jovem a deixar os extintores na frente do portão da emissora.

Silvio Santos não estava no SBT na hora do incidente, somente o departamento de jornalismo trabalhava no local. E falando em Silvio Santos, o apresentador de 84 anos foi escolhido como a personalidade que melhor está envelhecendo no Brasil, segundo pesquisa inédita divulgada pela colunista Mônica Bergamo. O apresentador e dono do SBT foi citado por 84% das 989 pessoas de todas as regiões do país ouvidas em levantamento encomendado pelo laboratório Pfizer. (Msn)

0 13:16 - 26 de Ago // Jacyra Barreto | Economia

A demanda doméstica por viagens aéreas cresceu 8,3% em julho deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado e, no acumulado do ano, a demanda registrou alta de 4,5%, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que reúne os dados das principais companhias aéreas brasileiras (TAM, Gol, Azul e Avianca).

A oferta, por sua vez, apresentou expansão no mês passado, de 6,1% em relação ao mesmo período de 2014. Com isso, a taxa de ocupação teve alta de 1,7 ponto porcentual (p.p.), para 83,4%. Nos sete primeiros meses do ano, a capacidade teve expansão de 3,4%, levando a taxa de ocupação a avançar 0,9 p.p., para 80,55%.

No total, as empresas aéreas brasileiras embarcaram em julho 9,2 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 11,5% ante mesmo mês do ano anterior. No ano, o volume transportado alcança 56,3 milhões de passageiros, alta de 4,5%.

Em termos de participação de mercado, medida pela demanda por RPK (passageiro-quilômetro transportado), a TAM voltou a aparecer na liderança em julho, com 37,66%, superando a Gol, com 36,97%. Em seguida vem a Azul, com 16,79%, e Avianca, com 8,58%.

0 12:38 - 26 de Ago // Laiane Santos | Internacional

Uma jornalista americana de 24 anos e um cinegrafista de 27 foram mortos durante uma transmissão, ao vivo, em uma cidade da Virgínia, nos Estados Unidos. A entrevistada também ficou ferida, e o momento foi registrado em vídeo gravado por cinegrafista.

O ataque aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), por volta das 6h45 (horário local). A repórter Alison Parker entrevistava a empresária Vicki Gardner quando um atirador abriu fogo. No vídeo, é possível ouvir os tiros e a dupla à frente da câmera correndo enquanto as mulheres gritavam.

0 12:34 - 26 de Ago // Laiane Santos | Bahia

Entidade cultural mais antiga do Estado, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, celebra os 121 anos de fundação, nesta quarta-feira (26), na sede do IGHB. A data do aniversário foi 13 de maio, no entanto, precisou ser adiada, devido o falecimento da professora Consuelo Pondé de Sena, no dia 14 do mesmo mês. A solenidade começa às 18h.

Além da homenagem a ex-presidente Consuelo Pondé, durante o evento, haverá entrega do Diploma do Mérito e Medalha Bernardino de Souza, posse de novos associados, homenagens aos sócios falecidos, lançamento da Revista 109 do IGHB e apresentação musical da Camerata da Polícia Militar. O empresário Eduardo Morais de Castro, preside a sessão.

O instituto, fundado em 13 de maio de 1894, é conhecido também como a “Casa da Bahia”. É uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O instituto possui a maior coleção de jornais, datados desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, o que permite a sociedade conhecer a origem dos atuais 417 municípios baianos.(Metro1)

0 12:31 - 26 de Ago // Laiane Santos | Bahia

Para tentar a liberação de recursos por parte do governo federal para obras de infraestrutura e pavimentação de 102 ruas em Irecê, Luizinho Sobral (PTN) se reuniu, nesta quarta-feira (26), com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O gestor pediu agilidade e comprometimento do ministro para liberação dos recursos. "O ministro se comprometeu em nos ajudar a solucionar essa questão, para viabilizar a retomada das obras de pavimentação das 102 ruas, inclusive da conclusão das obras do bairro São Francisco, da Avenida Rosa Lopes Soares e demais ruas", disse Sobral. Participaram do encontro, o deputado federal Erivelton Santana, e os secretários municipais “Toinho do Judô” (Cultura, Esporte e Lazer) e Francisco Barbosa (Infraestrutura e Fazenda).(BN)

0 11:49 - 26 de Ago // Nadia Santos |

Um fato inusitado aconteceu na noite desta terça-feira (25), em Cruz das Almas, depois que um homem identificado como Elder Carvalho, foi assaltado duas vezes enquando transitava a pé pelas ruas da cidade.Ao Forte na Notícia, a Polícia Militar confirmou a informação, revelando que o primeiro roubo aconteceu na Avenida Crisogno Fernandes, nas proximidades do Colégio Jorge Guerra. Na ação criminosa, o morador teve o celular roubado por um individuo armado com um revólver que estava em uma bicicleta vermelha. Minutos depois, a vítima era surpreendida mais uma vez, desta feita por dois homens de moto, um armado com uma pistola e outro com um revólver. O crime aconteceu nas proximidades do Mercadinho Ribeiro, da Rua da Assembleia. A dupla criminosa fugiu do local depois roubar duas mochilas da vítima. A PM chegou a atender as duas ocorrências, mas ninguém foi preso. Os crimes foram comunicados a Polícia Civil.

0 11:43 - 26 de Ago // Nadia Santos |

Cerca de 6,2 milhões de brasileiros, ou 3,2% da população, são servidores públicos municipais. Os dados são do estudo Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014 e foram divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2001, a proporção de servidores municipais em relação à população era 2,2%. A gerente da pesquisa, Vânia Pacheco, explicou que, se de uma forma geral, o número de servidores estaduais e municipais se mantém estável, houve mudanças em relação aos vínculos empregatícios. “O número de empregados no setor público municipal sem vínculo empregatício [não concursados e não permanentes] aumentou cerca de 39% nos últimos 15 anos". Incluem-se na categoria pessoal sem vínculo empregatício, os autônomos, voluntários e cedidos por outra administração. Os estatutários são maioria no serviço público municipal brasileiro, mas o número vem caindo. Em 1999, eram 65,4% do total de servidores e em 2014 esse percentual caiu para 61,1%. O Distrito Federal (82,4%) e os estados de Rondônia (77,5%), Amapá (72,2%), Paraná (74,3%) e Rio Grande do Sul (71,4%) apresentaram médias superiores – em pelo menos 10 pontos percentuais – à média nacional. O Acre foi o estado com a menor média (22,6%), seguido de São Paulo (44,4%). Leia maisAQUI.

0 11:37 - 26 de Ago // Nadia Santos |
O Governador Rui Costa lançou, nesta terça-feira (25/08), o selo “Empresa Amiga da Educação”, durante o 28º Fórum B+ Educação, no Teatro Castro Alves. O selo será concedido às empresas que se destacarem em projetos nas escolas públicas, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa a uma rede de parceria pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. Durante o evento, a classe empresarial manifestou interesse em contribuir com o programa e alguns empresários destacaram ações que já vêm desenvolvendo nesta perspectiva.
 É o caso do empresário de panificação, Luciano Martinho Barreto, da cidade do Morro do Chapéu e dono da Casa do Pão. Ele criou o Projeto Aluno Nota 10, que premia os melhores alunos das escolas inscritas. “Por não ter tido oportunidade, tive a ideia de criar um projeto que pudesse premiar os melhores alunos do ano com algumas premiações, entre eles notebooks, televisões, bicicletas e até consultas odontológicas. Isso fez com que eles começassem a aprender e adquirir mais conhecimentos, impactando no aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e na diminuição da evasão escolar em 120 unidades, divididas em sete cidades”, contou o empresário que foi homenageado com uma placa.
0 11:26 - 26 de Ago // Nadia Santos |

O Programa de Cursos sobre o Novo CPC, promovido pela OAB da Bahia, por meio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA), chega aos municípios de Senhor do Bonfim e Santo Antônio de Jesus ainda nesta semana. As aulas serão realizadas na sexta e sábado (28 e 29/08), nas sedes das subseções.

Mais informações nos números 3322-0579 e 3322-3765. (Assessoria de Comunicação)

0 11:17 - 26 de Ago // Nadia Santos |

A secretaria da Fazenda de Santo Antônio de Jesus prorrogou mais uma vez o prazo para pagamento do IPTU. Em entrevista à rádio Andaiá FM, o secretário  informou que a prorrogação aconteceu por conta do pedido de alguns  funcionários públicos, comerciantes e comerciários que recebem salário no fim do mês.

As pessoas que não efetuaram o pagamento até o dia 20 terão de ir á secretaria para retirar a 2ª via do boleto.

Conforme o secretário, a arrecadação deste ano já ultrapassou a de 2014.

0 10:59 - 26 de Ago // Nadia Santos |

A Defensoria Pública de Santo Antônio de Jesus está realizando a campanha “ Sou Pai Responsável”. A campanha acontece no mês de agosto em função do dia dos pais.  “É uma campanha que visa dar uma visibilidade maior ao trabalho da Defensoria nhoque concerne à coleta de DNA, fazer com que as pessoas tenham a iniciativa, de acordo com os resultados, de reconhecer seus filhos porque é fato da importância  de uma pessoa ter a sua filiação definida  seja pai e mãe”, explicou a defensora pública Dr.  Leia Portugal, em entrevista à rádio Andaiá FM.

Na Defensoria existe  uma equipe diária de triagem para fazer o cadastramento das pessoas , pois a coleta  é feita quinzenalmente.

0 10:35 - 26 de Ago // Nadia Santos |

Acumulada há dois sorteios, a Mega-Sena poderá pagar um prêmio estimado em R$ 25 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso 1.736. O sorteio será realizado nesta quarta-feira (26), às 20h25, em Osasco (SP).

Se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de R$ 163 mil por mês. Com o prêmio também é possível adquirir 62 imóveis no valor de R$ 400 mil cada ou uma frota de 166 carros de luxo.

A última vez em que a Mega teve vencedores foi no dia 15 de agosto, quando uma única aposta de Baixo Guandú, no Espírito Santo, ganhou o prêmio de R$ 3,3 milhões do concurso 1.733. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do concurso em qualquer lotérica do país. O valor mínimo da aposta é R$ 3,50. Uol

0 10:28 - 26 de Ago // Nadia Santos |

Durante o Fórum [B+], que reuniu, ontem (25), empresários, artistas e estudantes, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos.

A seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. “Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual”, disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.

Segundo ele, o projeto de lei será enviado em breve para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), juntamente com a proposta que cria uma bolsa de auxílio financeiro para alunos de escola pública que alcançam a universidade. O projeto também prevê vagas de estágio superior para estudantes das quatro universidades estaduais.

0 10:18 - 26 de Ago // Nadia Santos |

A campanha de vacinação contra poliomielite deste ano termina dia 31 de agosto, mas até agora quase metade do público-alvo ainda não foi imunizado. Das 12 milhões de crianças aguardadas nos postos de saúde de todo o país, 6,4 milhões receberam a vacina.

De acordo com o Ministério da Saúde, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio.

A 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite começou no dia 15. Ela tem por objetivo atualizar o calendário vacinal das crianças até cinco anos que não tomaram alguma outra vacina da rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe as vacinas que a criança ainda não tomou, é importante que os responsáveis levem a caderneta ao posto de vacinação.

0 09:51 - 26 de Ago // Laiane Santos | Justiça

A juíza Renata Gil de Alcântara Videira, da 40.ª Vara Criminal do Rio, concedeu liberdade provisória ao empresário Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, de 59 anos, filho do cirurgião plástico Ivo Pitanguy, mediante pagamento de fiança de R$ 100 mil.

A Justiça aceitou a denúncia de homicídio culposo (sem intenção), feita pelo Ministério Público, contra o empresário. Até as 7h30 desta quarta-feira, 26, Pitanguy continuava detido.

Ele é acusado de ter atropelado e matado o operário José Fernando Ferreira da Silva, de 44 anos, na quinta-feira, 20, ao supostamente dirigir embriagado. O empresário havia sido indiciado pela delegada Monique Vidal, da 14ª DP (Leblon), por homicídio doloso (intencional).

Em casos de acidente de trânsito, é habitual que o causador seja denunciado por crime culposo, mas a delegada considerou que, ao dirigir embriagado, como afirmam testemunhas do acidente e policiais que atenderam a ocorrência, Pitanguy assumiu o risco de matar alguém e portanto deveria ser denunciado por crime doloso.

0 09:48 - 26 de Ago // Laiane Santos | Bahia

Salvador, 26/08/15– Nesta manhã as embarcações, Agenor Gordilho, Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu e Maria Betânia estão em tráfego para as travessias Salvador/Ilha de Itaparica/Salvador. As embarcações Zumbi dos Palmares e Juracy Magalhães Júniorestão aguardando demanda.  O fluxo de pedestres e veículos é tranquilo nos terminais São Joaquim e Bom Despacho. As saídas ocorrem de hora em hora.

 A compra de passagem pode ser feita com dinheiro ou por meio dos cartões de crédito e débito. Paraverificar a disponibilidade de vagas para o serviço Hora Marcada, o cliente pode acessar o site https://portalsits.internacionaltravessias.com.br e obter mais informações na Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim, pelo telefone 71 3032-0475, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados, das 7h às 13h, ou ainda, através do e-mail cac@internacionaltravessias.com.br.

 

0 09:39 - 26 de Ago // Laiane Santos | Polícia

A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (25) dez dos quinze mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão em Salvador, Serrinha, Nazaré, Feira de Santana e Mirandópolis, em São Paulo. Denominada de Tríade, a operação investigava a quadrilha de tráfico interestadual de entorpecentes que atua na localidade de Katiara, no município de Nazaré, no Recôncavo da Bahia.
Segundo a PF, Adílson Souza Lima, o Roceirinho, comandou a organização mesmo preso na Bahia e em Mato Grosso do Sul, trazendo drogas e armas do Mato Grosso do Sul e São Paulo para vender nas cidades do recôncavo baiano e região metropolitana de Salvador. O grupo criminoso vem sendo investigado desde 2013.
Dos quinze mandados de prisão, sete foram cumpridos em presídios. Outros dois foram direcionados à pessoas que se estavam cumprindo prisão domiciliar e que agora foram recolhidos à detenção. Dos seis mandados restantes, um homem foi preso e cinco ainda estão foragidos.
A PF segue fazendo buscas dos procurados. Nada foi apreendido após cumprimento dos dois mandados de busca e apreensão. Os acusados responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. (Correio)

0 09:34 - 26 de Ago // Laiane Santos | Esporte

Impedida pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) de disputar a Copa do Mundo, sob a alegação de que já tem vaga na Olimpíada, a seleção brasileira masculina tem que se contentar em disputar amistosos. Na noite de terça-feira, fez o segundo jogo de uma excursão nos Estados Unidos. Em uma partida que só envolveu reservas, venceu os EUA por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/22), na Universidade de San Diego.

Não só o técnico Bernardinho escalou um time praticamente todo reserva - a exceção foi Ricardo Lucarelli -, mas também a equipe comandada por John Speraw mudou completamente na comparação com o do primeiro amistoso, domingo à noite. E se aquele jogo foi até o tie-break, com vitória brasileira, desta vez os americanos deram pouco trabalho.

O oposto Renan Buiatti, gigante de 2,17m, atuou muito bem e anotou 17 pontos. Também foram escalados como titular os centrais Eder e Otávio, os ponteiros Lucas Loh e Lucarelli e o levantador Rapha. No último set, Bernardinho deu chance ao atacante Maurício. Mário Júnior atuou como líbero.

"Foi um ótimo jogo, bastante favorável ao nosso time. Fiquei feliz em estrear com a seleção nessa série de amistosos com uma vitória. Acho que sacamos muito bem e isso facilitou o nosso jogo. Eu estava tranquilo e o grupo facilita isso por ser unido. Com certeza, isso deixa os menos experientes, como eu, bem à vontade", comentou Otávio.

Os dois times voltam a se enfrentar nesta quarta-feira à noite, em Los Angeles. A série de amistosos será encerrada no sábado, em Irvine. Todos os jogos estão sendo realizados no estado da Califórnia. Com informações do Estadão Conteúdo. (Notícias ao Minuto)

0 09:32 - 26 de Ago // Laiane Santos | Bahia

Parece mentira, mas o ouvinte da Rádio Metrópole Fernando Tourinho já teve sete carros roubados em Salvador, sendo que o último furto aconteceu nesta quarta-feira (26), quando dois homens armados levaram o veículo. Em conversa com o Metro1, Tourinho, que é empresário, contou que o pior de tudo é a sensação de impotência causada pelos roubos. “A gente não pode fazer nada num país desses. O pior é isso que fica na cabeça da gente, já tive carro roubado quando estava no supermercado fazendo compras, outros na porta de casa, não tem como fazer nada, só trabalhar para comprar outro”, disse.

Ainda de acordo com Fernando Tourinho, seu primeiro veículo foi roubado em 1996, o segundo dois anos depois, em 1998, o terceiro em 2000, o quarto em 2011, o quinto em 2013, o sexto doze dias depois do quinto, e o sétimo agora em 2015. “Só consegui achar dois carros desses todos roubados”, afirmou. (Metro1)

0 09:30 - 26 de Ago // Laiane Santos | Bahia

As obras do aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, ficarão incompletas. Mesmo que as pistas e o sistema de combate de incêndios sejam entregues em setembro, o terminal de embarque e desembarque ainda não foi iniciado. Motivo: falta de verbas do Programa de Investimento em Logística (PIL), gerido pela Secretaria de Aviação Civil, que deve ser extinta na reforma administrativa da presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Coluna Tempo Presente, do A Tarde, o terminal de passageiros tem custo estimado em R$ 30 milhões, menos que os R$ 60 milhões empregados nas obras que vão ser inauguradas no próximo mês. (Bahia Notícias)

0 09:24 - 26 de Ago // Laiane Santos | Bahia

Nos dias 11 e 12 de setembro,  a cidade de Cachoeira, a 133 km de Salvador, vai sediar a primeira edição do Festival de Samba de Roda (FéSamba). O evento vai reunir atrações musicais, uma exposição fotográfica, uma palestra e a exibição de um documentário.

A programação musical, que acontece na Praça Teixeira de Freitas, conta com nomes como os grupos Filhos de Nagô, Rita da Barquinha, Filhos de Caquende Pirombeira e participação do cantor e compositor  Roberto Mendes, a partir das 18h do dia 11.

Já no dia 12 tem os grupos Levando o Amor de Ipirá, Gege Nagô, Samba de Roda de D. Dalva, Tati Lima, Barlavento e Bule Bule. O repentista, inclusive, ministra  palestra sobre samba, também dia 12. O documentário Samba de Roda na Palma da Mão, de Jorge Pacoa, aborda o Recôncavo e suas raízes religiosas e musicais.

Já a exposição, abrigada no espaço Pouso da Palavra, apresentará trabalhos de Marcelo Bruzzi, com a pesquisa fotográfica Resquícios Arquitetônicos do Recôncavo Baiano. “O objetivo é preservar a cultura e s musicalidade do Recôncavo e dar espaço para artistas locais que não têm tanta visibilidade”, afirma Jorge Pacoa,  idealizador do festival.

O projeto é realizado pela Rede Educare e Pacoa Produção Cultural, com apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Irdeb, financiado pelo Fundo de Cultura (Secult). As atividades são gratuitas. (Correio)

0 09:17 - 26 de Ago // Laiane Santos | Brasil

As delegacias de polícia de São Paulo armazenam 155 toneladas de drogas em locais sem segurança, abrigam 155 mil veículos de forma precária, atraindo lixo, animais e insetos, e perderam 1.823 armas de fogo que deveriam estar sob guarda do Estado. É o que aponta relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o desempenho operacional da Polícia Civil, elaborado para a avaliação das contas do governo Geraldo Alckmin (PSDB) no ano de 2014.

"A destinação final das drogas e veículos apreendidos não atende às determinações legais impostas, havendo acúmulo de bens dessa espécie sob custódia da Polícia Civil. A grande quantidade de drogas encontradas nas unidades coloca em risco a segurança dos locais de armazenamento e dos servidores lá lotados", afirma o TCE.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) destaca ações para resolver a situação, como articulação com a Justiça e o Ministério Público, para agilizar a destruição e incineração de materiais apreendidos. "As recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado são importantes e já estão sendo levadas em consideração nesses programas", diz a SSP, em nota.

O relatório, de 132 páginas, foi feito com base em entrevistas com policiais e visitas a 119 delegacias. O objetivo foi avaliar a eficácia dos controles empregados pelo governo Alckmin para cumprir as leis no que se refere a armazenar armas, drogas e veículos. A conclusão é que a Polícia Civil tem instrumentos "ultrapassados" para o serviço e os "locais utilizados são inadequados", "insuficientes" e sem "condições de segurança".

0 09:13 - 26 de Ago // Laiane Santos | Entretenimento

A nudez de Grazi Massafera no capítulo exibido nesta terça-feira (25) de Verdades Secretas, TV Globo. A cena ousada virou um dos um dos assuntos mais comentados do Twitter. Grazi ficou nua em uma cena em que sua personagem, Larissa, volta à agência de modelos para cobrar o cachê do evento do qual foi expulsa. A modelo briga e levanta a blusa e mostra os seios ao avistar Visky (Rainer Cadete). A cena termina com ela cuspindo no rosto de Fanny (Marieta Severo). Os usuários de sites de redes sociais elogiaram a atuação da atriz e também o corpo de Grazi. (Correio)

0 08:51 - 26 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus
Ítalo Guanaes, coordenador estadual de comércio e serviços do Sebrae-Bahia, foi palestrante em evento que teve como tema o comércio eletrônico, ocorrido na noite de terça feira (25) no auditório do Hotel Pena Branca, em Santo Antônio de Jesus.
Em entrevista à rádio Recôncavo, ele afirmou que a atividade é hoje uma grande alternativa no combate à crise, inclusive para o público além fronteiras, em outros países. " É a única atividade que vem crescendo a dois dígitos, enquanto a economia tradicional patina e enfrenta dificuldades. O papel do Sebrae é apontar esses novos caminhos para que o empresário supere desafios", disse.  " Não veio para matar a atividade tradicional mas também não tem fronteiras, enquanto no comércio tradicional você se limita em um espaço físico, pela internet você pode ir a qualquer lugar do mundo" acrescentou.
O evento reuniu um público de mais de quatrocentas pessoas, casa cheia. Para Carlos Henrique, gerente da agência do Sebrae na cidade, o resultado foi satisfatório. "No mundo as pessoas já perceberam que podem vender muito mais através da internet. O desafio agora é fazer com que o investidor brasileiro também tenha essa visão", afirmou.
 Celso Rommel / Blog do Valente
 
0 08:37 - 26 de Ago // Djalma Macedo | Bahia

0 08:34 - 26 de Ago // Laiane Santos | Justiça

O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) vai pedir nesta quarta-feira (26) à Justiça, a prisão temporária do policial militar Fabrício Emmanuel Eleutério, por suspeita de participar da chacina que deixou 18 mortos e 6 feridos em Osasco e Barueri, na Grande São Paulo, no dia 13.

Nessa terça (25) ele foi reconhecido pessoalmente por uma testemunha como o autor do disparo que deixou uma pessoa ferida na Rua Suzano, na Vila Menck, em Osasco, um dos dez pontos de ataques na cidade da Grande São Paulo.

Os advogados Nilton Nunes e Flávia Artilheiro, que defendem o policial, afirmaram que são favoráveis à decretação da prisão de seu cliente. "Ficará provado que ele não oferece risco às investigações e todas as diligências serão feitas com tranquilidade por parte da polícia", afirmou a advogada.

Os defensores apresentaram documentos, gravações e troca de mensagens de WhatsApp que comprovariam que o policial estava na casa da namorada comendo uma pizza no momento dos ataques. "Ele é inocente" disse Nunes.

0 08:32 - 26 de Ago // Laiane Santos |

Embora as mulheres vivam mais do que os homens, estão menos preparadas para a vida depois da morte do esposo, ao contrário dos homens, que se aguentam melhor financeiramente.

O site dedicado à gestão de finanças pessoais NerdWallet fez uma sondagem com 2 mil jovens adultos casados Os resultados mostram que quase metade das mulheres (49%) admite que a morte do marido iria afetar negativamente a sua capacidade para gerir os pagamentos mensais. No que diz respeito aos homens, apenas 37% admite que a morte da esposa iria dificultar a gestão das finanças familiares.

O mesmo estudo concluiu que as mulheres são, também, as que têm menos probabilidade de conhecer os pormenores do seguro de vida do esposo e de encontram documentos importantes relativos a finanças em uma situação de emergência. (Notícias ao Minuto)

0 08:25 - 26 de Ago // Laiane Santos | Bahia

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, decretou, na última terça-feira (25), o corte nos pontos dos servidores do Poder Judiciário, em greve desde o dia 30 de julho. Eles informam que mantêm o movimento até que o projeto de lei sobre o reajuste seja votado na Assembleia Legislativa da Bahia e que o Tribunal negocie os outros pontos de de reivindicação. A votação da última terça-feira (25) foi suspensa.

Através de nota, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), informou que a decisão pegou a categoria "de surpresa", mas que já tinha entrado com mandado de segurança preventivo, baseado numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), "que considera que o salário do trabalhador não pode sofrer desconto". No comunicado direcionado aos servidores, o sindicato orienta que a folha de pagamento seja assinado em paralelo "para que haja defesa por parte do jurídico". (Metro1)

0 08:20 - 26 de Ago // Laiane Santos | Brasil

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) aprovou nesta semana resolução que reserva até 20% das vagas em concursos de juiz para quem se declarar preto ou pardo. Para disputar as cotas, porém, o tribunal exigirá também que o candidato comprove renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo, cerca de R$ 1,2 mil, e atinja nota de corte mínima. A previsão é que o próximo concurso seja anunciado em setembro, com cerca 100 vagas.

Juntamente com o Tribunal de Justiça da Bahia, o TJ-RJ é um dos primeiros a cumprir resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que, em junho, aprovou a reserva de pelo menos 20% de vagas para negros nos concursos. A decisão foi tomada depois de um censo interno revelar que 4% dos magistrados se declararam pardos, 1,4% pretos e apenas 0,1% índios.

De acordo com o presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a aprovação das cotas pelos desembargadores só foi possível após a inclusão do critério de renda, que não constava da resolução do CNJ. Segundo ele, a medida repara discriminação histórica contra os negros que ainda não conseguiram atingir melhor nível de vida.

“O tribunal resolveu avançar também nesse aspecto, não adotar somente o critério de etnia, mas o de carência econômica”. Segundo Carvalho, os magistrados entendem que negros ricos não sofrem a mesma discriminação que os pobres. “Um afrodescendente privilegiado, na classe média alta, consegue superar a discriminação por causa do status econômico”.




Colunistas


Classificados