A presidência da Câmara não pagou o salário do vereador Albino Martins, isso aí é uma arbitrariedade, Albino faltou poucas sessões e de outubro para novembro quase não houve sessões ordinárias. O vereador Tom passou duas semanas na China e recebeu. Não pode usar dois pesos e duas medidas com determinadas pessoas.
Disse vereador Gilson Bastos contra Marcos Có 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 14:13 - 24 de Nov // Nadia Santos |

“Para nós, de Santo Antônio de Jesus, é uma satisfação receber um evento desse porte. Estou ansioso para percorrer todos os bares e restaurantes participantes do roteiro”. Contando os dias para o inicio do evento, o empresário Jailson Souza falou da expectativa para provar as delícias feitas através da mandioca que poderão ser encontradas no I Festival Gastronômico Roteiro Sabores da Terra de Santo Antônio de Jesus. O lançamento foi realizado na noite última  quinta-feira, 13.

Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o festival conta com o patrocínio do Sebrae e Bahiatursa, além do apoio da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Sindicato Patronal, Sindicato de Bares e Restaurantes, Rede Qualimax, Rádio Andaiá FM e Recôncavo Distribuidora de Bebidas.

O gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Rogério Teixeira, prestigiou o lançamento do festival. “Essa é uma oportunidade para os donos de bares e restaurantes mostrarem o que eles têm de melhor para oferecer ao consumidor. Apoiamos a iniciativa por movimentar a economia local e fortalecer a competitividade dos micro e pequenos negócios”.
Com programas de incentivo à mandiocultura, o secretário de Agricultura de Santo Antônio de Jesus, Carlos Toneto, reforçou a importância do evento para o município. “Essa é uma iniciativa sem igual e o evento será um marco na revolução da gastronomia, além de fortalecer o nosso produtor”.


0 13:58 - 24 de Nov // Nadia Santos |
Duas crianças e uma adolescente foram libertadas de uma série de abusos aos quais vinham sido submetidas sob aprovação da própria mãe na zona rural da cidade de Vitória da Conquista, localizada no Sudoeste da Bahia. O pesadelo das meninas acabou na noite desta sexta-feira (21) quando Dalmácio Freitas Souza, de 27 anos, foi preso por suspeita de abuso sexual contra as meninas de 14, 11 e 10 anos. Elas confirmaram o crime. 
 Rozilda Freitas Santos, de 32 anos, e o marido Francisco de Jesus Santos, 34 anos, obrigavam as meninas a se encontrarem com homens em troca de bebidas alcoólicas. Eles estavam embriagados quando os policiais chegaram ao local, após um tio das vítimas ter feito uma denúncia à Polícia Militar através do número 190. 
Uma guarnição do 3º Pelotão da 77ª CIPM foi até a residência e constatou que as crianças estavam sendo maltratadas pela mãe e pelo padrasto. Elas dormiam em um quarto junto com animais. Os pais, além de Dalmácio, que morava perto das vítimas, foram presos em flagrante. O caso está sob responsabilidade do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). (Aratu)
0 11:50 - 24 de Nov // Fonte: Aratu Online | Bahia

O movimento de passageiros embarcando no Terminal de Vera Cruz para Salvador é intenso na manhã desta segunda-feira (24), com muita gente que passou o final de semana na Ilha de Itaparica retornando à capital. Com o crescimento do fluxo, foram disponibilizados horários de 15 em 15 minutos. Hoje, apenas no sentido de Mar Grande para Salvador, o sistema vai parar às 9h30 e retomar o atendimento somente às 12h.

A parada ocorre por força da maré baixa, que impede a atracação dos barcos no Terminal de Vera Cruz. De Salvador para a Ilha de Itaparica, o atendimento é normal, com os passageiros embarcando no Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, e desembarcando no Terminal do Sistema Ferry-boat, em Bom Despacho. O último horário do dia saindo de Salvador será às 20h e de Mar Grande, às 18h30.

 As lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente e com movimento moderado de procura e venda de passagens nos guichês do Terminal Náutico. Os horários oferecidos nesta segunda, saindo de Salvador, são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 9h30, 11h30 e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20, e a passagem custa R$ 75. As escunas do tradicional “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também operam, mas com procura regular. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, e o retorno a Salvador ocorre às 17h30.

0 11:48 - 24 de Nov // Lindaiara Conceição |

Com o objetivo de recuperar o crédito de consumidores, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus – Associação Comercial e Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal do Comércio Varejista –, por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), iniciaram na última quinta-feira (20), o Feirão do nome limpo no Comércio mais barato da Bahia.

O evento, que integra uma campanha de recuperação de crédito do SPC, ocorre simultaneamente em 16 empresas participantes e possibilita aos consumidores a quitação de dívidas em estabelecimentos com condições especiais.

Para regularização de dívidas à vista, os devedores terão descontos de multas e juros sobre o valor total.

Confira as empresas participantes do Feirão do Nome Limpo e adquira seu crédito novamente para aproveitar as compras de fim de ano:

Loja Viva Esperança, Cofel, Mib, Dix, Mercadão de Carnes, Sapataria Santo Antonio, Comercial São Luis, Comapel, Loja Santo Antonio, Sibelly Móveis, Matecol, Líder Móveis, Ótica Pupila, Supermercado Rio Branco, Samuka Auto Peças e Passo a Passo.

Para quem ainda não compareceu a uma dessas empresas participantes, ainda dá tempo! O Feirão segue até o dia 05 de dezembro.

 

Rafael Lopes

Assessoria de Comunicação

Espaço Empresarial

0 11:06 - 24 de Nov // Fonte: iBahia |

Um policial da cidade de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, disparou duas vezes contra um menino de 12 anos que segurava uma arma de brinquedo em um parque de diversões da cidade no último sábado (22). De acordo com o 'Daily Mail', a polícia local havia recebido uma denúncia de que teria uma pessoa portando uma arma de fogo no local.

Os policiais avistaram o menino, que foi identificado como Tamir Rice, e pediram para ele colocar as mãos para cima. Foi quando Tamir sacou o brinquedo que estava em sua cintura e acabou sendo atingido no peito pelo oficial, que disparou duas vezes em sua direção. Os agentes pegaram a arma e perceberam que se tratava de uma réplica de ar comprimido de uma pistola semiautomática.

0 10:44 - 24 de Nov // Fonte: Criativa Online | Justiça

A Semana Nacional de Conciliação, que começou na Bahia no dia 17 e vai durar até o dia 28 de novembro, é um evento que envolve todo o Poder Judiciário, além de partes e advogados, que tenham o interesse em conciliar na Justiça do Trabalho da Bahia – e, de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, 2.678 audiências foram agendadas. Entre os juízes que preferem promover a conciliação, um chamou a atenção por conseguir 100% de acordos nas comarcas das cidades do interior da Bahia Amargosa e Castro Alves. O magistrado Sami Storch usa uma técnica criada pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger, chamada “constelações familiares sistêmicas” que vê o indivíduo não como um ser sozinho, mas parte de um sistema. Sami Storch, depois de estudar a técnica com seu próprio criador, percebeu que também poderia ser eficaz no direito e nas conciliações de partes envolvidas em conflitos. E, a partir dos estudos de Hellinger, surgiu a expressão “direito sistêmico”, técnica utilizada por Storch que apresentou resultados positivos no âmbito das conciliações jurídicas.

“O direito sistêmico é uma técnica terapêutica que, quando aplicada para a resolução de conflitos, pode fazer com que a pessoa entenda como ela se envolveu”, relatou o juiz. Storch explicou que, em grande parte dos casos, o indivíduo entra em conflitos devido a traumas ou relações familiares problemáticas – e muitas vezes não têm consciência de onde surgiu o problema.

De acordo com o magistrado, um erro de um antepassado pode alterar a relação de uma família por muitas gerações, o que pode ser a origem dos conflitos de hoje. “Com a técnica, a pessoa vê como o mesmo erro que cometeu pode ter sido cometido por seus antepassados. Pode ser decorrentes de traumas infantis, viu os pais fazendo algo errado, e acaba repetindo sem perceber”. Storch comentou que, através dos exercícios de terapia, as pessoas tomam consciência de que o problema não é pontual, o que facilita o entendimento entre as partes: “A culpa fica amenizada quando a pessoa vê que agiu como o pai ou o avô. Descobrimos a origem dos atos para as pessoas passarem a se ver como membros de sistemas. Dessa forma, a necessidade de culpar a outra acaba. A pessoa passa se conhecer melhor e, logo, reconhece a importância da outra”.

0 10:34 - 24 de Nov // Fonte: Criativa Online | Saúde

Um paciente do município de Varzedo, no Recôncavo Baiano, esteve no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSAJ) neste domingo (23), com fortes dores na cabeça e peito e reclamou que não foi bem atendido por um médico.

O paciente, que preferiu manter sua identidade em sigilo estava com sua esposa, destacou que passou pelo processo de triagem, mas os médicos não quiseram examinar, informando que o mesmo não tinha nada.

Ainda informou que teve que voltar para casa, continuar com as fortes dores, depois teriam de procurar o atendimento particular, já que no referido hospital público não conseguiu resolver o seu problema: “Estou com muitas dores, estou muito ruim, se estivesse morrendo, morreria sem atendimento”, disse o paciente.

0 10:24 - 24 de Nov // Fonte: Catraca Livre | Tecnologia

Já imaginou uma rede social que paga pelo seu conteúdo? Então essa é a ideia do TSU (pronuncia-se Sue) criada por Sebastian Sobczak e, pelo menos por enquanto, é livre de anúncios.

Nela 90% do valor arrecadado é dos usuários, os outros 10% da rede social. Funciona mais ou menos como o Facebook onde você pode postar fotos, textos, incluir hashtags, links entre outras funções. A diferença é que cada perfil possui uma conta bancária, uma espécie de analytics onde você gerencia sua conta, através dele você pode conferir o valores arrecadados, verificar seus débitos, o que gerou retorno etc.  Para saber mais sobre as funções, clique aqui.

Na nova rede social, o que gera lucro são os views, ou visualizações do conteúdo original, gerado pelo usuário. Além disso, existe um sistema de convites cria uma espécie de “árvore” de contatos, em que os convidados que entram para a rede geram lucro para quem os convidou – em um sistema que lembra muito aquele modelo de negócios da pirâmide. Os valores podem ser recuperados após atingirem US$ 100,00. O conteúdo publicado deve ser de sua autoria, ou seja, não é permitido postar músicas de outros artistas ou protegidos por copyright.

Para participar da rede é preciso ter convite, então estou disponibilizando o meu para que possam participar também e conhecer, afinal, o mundo não se resume ao Facebook não é mesmo? Corre lá!

0 10:19 - 24 de Nov // Fonte: Metro 1 |

O comentário do jornalista Alexandre Garcia em diversas emissoras de rádio, inclusive na Rádio Metrópole, na semana passada, criticando os eleitores da presidente Dilma Rousseff (PT), teria causado mal-estar na Rede Globo. Garcia disse que os "53 milhões de eleitores" que votaram na petista são "cúmplices" da corrupção na Petrobras, já que as denúncias envolvendo a estatal são conhecidas desde o início do ano.

No comentário, Garcia falou sobre a prisão de Fernando Baiano e Adarico Negromonte pela operação Lava Jato. Na oportunidade, ele lamentou não ter saído a ordem de prisão do tesoureiro do PT. "Enquanto isso, é bom que se diga, de novo: 53 milhões de eleitores aprovaram tudo isso e 39 milhões de eleitores lavaram as mãos. Já estava tudo sabido pelos jornais, pelo rádio, pela televisão, desde janeiro, e depois na campanha política. Então, não me venham dizer que não são cúmplices", afirmou.

Alexandre Garcia foi mais direto ao encerrar o comentário: "Nunca na história desse país houve tanta corrupção, e aprovada por 53 milhões mais 39 milhões de Pilatos, de cúmplices". O comentário recorrente nos bastidores da Globo é o de que esse tipo de opinião vai formando uma imagem de que a emissora só tem comentarista e apresentador raivoso de direita: Alexandre Garcia, Merval Pereira, Miriam Leitão e William Waack.

0 10:04 - 24 de Nov // Fonte: Extra / Globo |

Nem mesmo ao deixar uma homenagem a uma colega morta as misses deixam de abrir largos sorrisos ao verem uma câmera. Pelo menos cinco delas foram fotografadas pela agência AFP ao deixarem o serviço em memória da Miss Honduras María José Alvarado, ocorrido no Centro de Londres, na Inglaterra, neste domingo. As misses Shyanne Azzopardi, de Gilbratar, e Dhio Moreno Romero, da República Dominicana, dividiam um guarda-chuva.

Já as misses Hiraku Kawai, do Japão, e Song Hwa-young, da Coreia do Sul, caminhavam juntas. A miss Indonésia Maria Asteria Sastayu também deixou o local sorrindo bastante.

María José, de 19 anos, foi assassinada junto com a irmã, Sofia Trinidad Hernández, após as duas ficarem uma semana desaparecidas. Os corpos foram encontrados na quarta-feira passada, às margens de um rio na região oeste de Honduras. O namorado de Sofia, Plutarco Antonio Ruiz, de 28 anos, e o amigo dele, Aris Valentin Maldonado, foram presos acusados do crime. Outros dois suspeitos também tiveram a prisão decretada. O crime teria tido motivação passional: Plutarco teria ficado com raiva ao ver Sofia dançando com outro homem, informou a Reuters.

María participaria do concurso internacional Miss Mundo na Inglaterra. A morte dele e da irmã causou comoção em Honduras e fez com que integrantes de diversas organizações exigissem providências para frear a violência no país, onde, em média, 14 pessoas são assassinadas por dia. As irmãs foram enterradas na última quinta-feira.

0 09:58 - 24 de Nov // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 09:47 - 24 de Nov // Fonte: Correio | Saúde

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acaba na próxima sexta-feira (28). A imunização começou no dia 8 de novembro em todo o país.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, até o momento, 6,4 milhões de crianças receberam a dose contra a pólio, o que representa 50,4% da meta estabelecida.

No caso do sarampo, 5,1 milhões de crianças foram vacinadas – cerca de 48,1% do público-alvo.

A meta do governo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo. Devem tomar a vacina contra a pólio crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. A recomendação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, já que a dose vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia.

No caso do sarampo, a vacinação será feita em crianças entre 1 e 5 anos incompletos. Cerca de 10 milhões de crianças devem ser imunizadas com a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba. Para crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação será feita posteriormente.

A campanha conta com a participação de mais de 350 mil profissionais de saúde e de 42 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, para garantir a vacinação em locais de difícil acesso.

“Vale ressaltar que, para garantir que o esquema básico seja cumprido, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, a rubéola e a caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos do Sistema Único de Saúde”, informou o ministério.

0 09:36 - 24 de Nov // Fonte: Acorda Cidade | Polícia

A cabeça de um jovem de 23 anos foi encontrada por volta das 6h do último domingo (23), dentro de um saco plástico, na Rua C17, na Vila Verde, no Conjunto Feira X, em Feira de Santana. De acordo com informações,  a esposa de Marcelo Roberto Pinho, o Tenhiê, contou à polícia que ele saiu por volta das 11h da manhã de sábado para o trabalho, em uma borracharia no bairro Rua Nova, quando foi sequestrado por quatro homens que estavam com o carro dele, um Gol preto, Geração 5, de placa NXO-7987. O carro não foi encontrado. Ainda segundo o sargento, a esposa da vítima recebeu um telefonema com número restrito por volta das 9h deste domingo avisando sobre o esquartejamento. Na ligação um desconhecido informou o local onde a cabeça estava e que o tronco e as pernas estão em outra cidade. Ele também disse que os braços estão em Feira de Santana, mas não descreveu o local.

0 09:31 - 24 de Nov // Redação | Entretenimento

Há vinte e cinco anos acontece o Festival do Refrigerante, promoção do Lions Clube em Santo Antônio de Jesus.  Este ano, o evento está acontecendo  neste domingo  ( 23 ), desde  9hs no Ginásio de Esportes Waldemar Queiroz,  especialmente voltado para as crianças. O evento conta com parque de diversões montado, pipoca, bolo, doces e refrigerantes em farta distribuição.

As canecas para participar do festival podem ser adquiridas ao valor de cinco reais  na portaria do evento.  Foram confeccionadas para esta edição do festival  duas mil canecas. Três bicicletas  serão sorteadas no final do Festival.

*Matéria publicada originalmente em 23.11.2014*

0 09:13 - 24 de Nov // Fonte: Tribuna da Bahia | Esporte

A Seleção Brasileira de futebol de cegos (futebol de 5) conquistou na manhã desta segunda-feira, 24, o seu quarto título mundial. Em Tóquio, no Japão, o time jogou a final da competição contra a arquirrival Argentina e venceu por 1x0, gol de Jefinho no início do segundo tempo da prorrogação.

No tempo normal, a partida havia sido encerrada sem gols. Pouco antes, na decisão do terceiro lugar, a Espanha derrotou a China nos pênaltis por 2x0, depois de também empatarem por 0x0 no tempo normal.

Com a vitória, a Seleção manteve a invencibilidade que já dura desde 2007. Há sete anos, jogadores brasileiros não sabem o que é perder uma competição da modalidade. Tricampeã paralímpica (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012) e, agora, tetracampeã mundial, a equipe conseguiu cumprir o segundo objetivo rumo aos Jogos do Rio-2016.

No ano passado, sagrou-se pentacampeã da Copa América. Neste ano, veio o tetracampeonato mundial. Em 2015, a meta é conquistar, pela terceira vez, o títulos dos Jogos Parapan-Americanos. O Brasil foi ouro no Pan do Rio, em 2007, e em Guadalajara-2011.

0 09:10 - 24 de Nov // Informações R.Andaiá FM | Bahia

Na manhã desta segunda-feira (24), o gerente regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) Luiz Geraldo explicou o motivo de deixar carros utilizados pelo órgão estacionado em um posto de combustível em Santo Antonio de Jesus. “Nós temos uma garagem que comporta apenas um carro, então a gente faz um rodízio, uma semana fica o gol, outra semana o fiesta, a media que vai se precisando vai buscando, não temos onde colocar”, justificou.

Na semana passada, um leitor do Blog do Valente denunciou o fato, ele questionava que há mais de um ano o carro do órgão fica estacionado no local.

0 08:55 - 24 de Nov // Fonte: Tribuna da Bahia | Economia

A segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começa a ser paga na próxima segunda-feira (24), informou o Ministério da Previdência Social na quinta-feira (20).

O pagamento ocorre juntamente com os depósitos dos benefícios referentes à folha de novembro e segue até o dia 5 de dezembro. Ao todo; 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina.

Os depósitos começam nesta segunda-feira (24) para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados, a partir do dia 1º de dezembro. A Previdência Social ressalta que o valor a ser depositado sofrerá desconto de Imposto de Renda (IR).

O contracheque pode ser acessado na Agência Eletrônica, situada na página da Previdência Social na internet, ou nos terminais de autoatendimento do banco em que o segurado recebe o benefício, a partir do dia 24 de novembro.

A folha de novembro vai pagar mais de 32 milhões de benefícios em um investimento de R$ 29,6 bilhões. O valor total da folha, considerando o pagamento da gratificação natalina ultrapassa R$ 44 bilhões.

0 08:52 - 24 de Nov // Fonte: Bahia Notícias |

O 7º Grupamento de Bombeiros Militar localizou, neste domingo (23), o corpo de Samuel Oliveira Santos, 26 anos, desaparecido desde o sábado (22) após afogamento em um açude da Baixa da Porteira, no distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista. Segundo informações do Blog do Anderson, familiares notaram o sumiço de Samuel ainda na tarde de sábado (23) e acionaram os bombeiros, mas a operação de busca só foi iniciada no dia seguinte. Com as fortes chuvas que caíram no sudoeste baiano nos últimos dias, diversos rios e lagos da região sofreram cheia. O corpo da vítima seguiu para o Instituto Médico Legal de Conquista.

0 08:28 - 24 de Nov // Lindaiara Conceição | Bahia

Moradores e motoristas estão fazendo uma manifestação desde as primeiras horas desta segunda-feira (24), na estrada entre Tairu (BA-001), passando por Nazaré das Farinhas, Bom Despacho e Caixa Prego, segundo alguns manifestantes, a quantidade exorbitantes de buracos no local só está trazendo prejuízos, além de problemas nos veículos, muitos assaltos estão ocorrendo, já que quem trafega pelo local é obrigado a reduzir, nessas horas, criminosos entram em ação de motos e assalta quem estiver passando sem a menor cerimônia.

(Foto: Leitor do Blog do Valente)

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) está no local negociando a liberação da estrada com os manifestantes.

0 08:18 - 24 de Nov // Fonte: Metro 1 |

Um acidente na BR-324, na altura da Jaqueira do Carneiro, deixa o trânsito bastante congestionado para quem tenta chegar em Salvador. Ainda não conseguimos contato com a Polícia Rodoviária Federal para saber detalhes, mas pelo aplicativo Waze, os usuários sinalizam retenção desde a região do Porto Seco Pirajá e segue até o local do acidente, já próximo à entrada da capital baiana. Além disso, aconteceu um acidente envolvendo um ônibus e uma moto na faixa exclusiva de ônibus da Avenida Vasco da Gama, mas o motociclista não sofreu ferimentos graves.

0 08:16 - 24 de Nov // Fonte: Metro 1 | Polícia

Uma reportagem exibida no último domingo (23), no programa Fantástico, da TV Globo, mostra uma investigação sobre supostos desvios envolvendo propagandas de títulos de capitalização. Por lei, parte da arrecadação deve ser destinada a instituições de caridade, mas, segundo a matéria, a Polícia Federal descobriu que milhões de reais estão sendo desviados, e não chegam a quem mais precisa.

Os investigadores da PF descobriram que quem está tirando dinheiro das instituições de caridade é um grupo de empresários. Esses títulos de capitalização eram vendidos em nove estados e davam direito a participar de sorteios. Esses títulos só podem vendidos se a metade do dinheiro arrecadado com a venda for para uma instituição de caridade.

Responsável por distribuir o dinheiro do título de capitalização para pelo menos outras 26 entidades, em nove estados, o Instituto Ativa Brasil fazia parte da fraude. Até mandava um pouco, para não chamar a atenção. Mas de acordo com as investigações, a maior parte do dinheiro era desviada. De acordo com a PF, em um ano, cerca de 200 milhões de bilhetes do sorteio foram vendidos em nove estados. R$ 500 milhões, a metade da arrecadação, deveriam ser repassados para as entidades assistenciais.

A PF identificou todos os envolvidos na fraude: o presidente da Ativa e quatro empresários: os irmãos Hermes, Cláudio, Júlio e Gustavo Paschoal. A família Paschoal construiu um império em Pernambuco, formado por empresas, apartamentos em áreas nobres, e carros de luxo. Na Bahia, a Associação Obras Sociais Irmã Dulce ganhava R$ 5 mil por mês da Ativa. Segundo a PF, deveria receber R$ 125 mil mensais.

Em nota, o instituto Ativa Brasil disse que "não há irregularidades em relação ao repasse financeiro às entidades filantrópicas" e que "toda a movimentação está registrada nos livros contábeis, que se encontram à disposição das autoridades".

0 19:35 - 23 de Nov // Léo Valente |

 

A aposentada Maria Rosa, 65 anos, retirou uma mandioca que mede 1,62 metro e pesa cerca de 20 kg do quintal de seu sítio, emRio Verde, no sudoeste de Goiás. A raiz é maior do que a própria idosa. “Eu tinha esse pé de mandioca na horta, fui cortar, cortando, tirando a terra e não parava de sair mandioca, a sorte que não estava muito funda. Ficou ainda um pedaço dela no pé”, conta.

O tamanho da raiz impressionou o aposentado Alan Kardec Rodrigues da Silva, que é amigo da família. “Eu com 77 anos nunca tinha visto uma mandioca deste tamanho”, afirma.

Quem também ficou surpreso com a raiz foi o vigilante Luiz dos Santos. “Trabalhei na roça muito tempo, fui criado na roça, meu pai plantava mandioca, meu avó, mas nunca tinha visto desse tamanho”, conta.

0 19:28 - 23 de Nov // Léo Valente |

O filho do jornalista e comentarista da Rádio Andaiá FM e do Blog do Valente,  Alexandre Garcia, Gustavo Nunes Garcia, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (23), em Brasília. A polícia trabalha com a hipótese de suicídio. Ele foi encontrado sem vida no bloco C onde morava com a mãe, Jô, na Asa Norte da capital federal. O velório de Gustavo será às 15h e o sepultamento, às 17h30. As informações são do site GPS Brasília e da Veja.

0 19:18 - 23 de Nov // Léo Valente |

O Cruzeiro sagrou-se neste domingo Campeão Brasileiro de 2014 com duas rodadas de antecedência para o final do torneio. A equipe mineira derrotou o Goiás por 2 a 1 no Mineirão e levou o quarto título, o segundo seguido. Antes a Raposa já havia sido campeã brasileira em 1966, 2003 e 2013.

O triunfo no Mineirão permitiu que a torcida pudesse festejar a conquista em casa, algo que não ocorreu em 2013, quando o Cruzeiro levou a taça em confronto contra o Vitória no Barradão, em Salvador.

Outra marca histórica da conquista foi alcançada pelo técnico Marcelo Oliveira. Ele é o único treinador do clube a conquistar dois títulos consecutivos no Brasileirão.

Para igualar o feito do time de 2003, que venceu o estadual mineiro, a copa do Brasil e o Brasileirão, a equipe atual precisa reverter no meio da semena a vantagem do rival Atlético Mineiro na partida de volta da Copa do Brasil. O Cruzeiro precisa tirar uma vantagem de 2 a 0 em um jogo que deverá valer a "tríplice coroa".(Band.com)

0 19:11 - 23 de Nov // Léo Valente |

Adarico Negromonte, irmão do ex-ministro das Cidades e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Estado da Bahia, Mário Negromonte (PP-BA), afirmou "não suportar mais as mazelas" decorrentes do pedido de prisão que a Justiça Federal expediu contra ele. Suspeito de ter transportado malas de dinheiro para o doleiro Alberto Youssef, Adarico é o único dos investigados pela sétima fase da Operação Lava Jato que as autoridades consideram foragido. Sua reclamação está em um pedido de revogação da prisão temporária que seus advogados apresentaram nesta sexta-feira (21). Os defensores dizem que seu cliente se apresentará na segunda-feira (24), mas querem garantir que ele não será preso na sequência.

0 19:08 - 23 de Nov // Léo Valente |
Precisando vencer para se distanciar da zona de rebaixamento, o Vitória foi superado pelo Figueirense neste domingo, 23, no Orlando Scarpelli em Santa Catarina. O time de Ney Franco perdeu por 2 a 0: todos os gols marcados por Pablo.
Com o resultado, o time catarinense escapa de vez da zona da degola, enquanto o Leão pode estar nela, caso o Coritiba vença ou empate com Palmeiras, na partida que será disputada também neste domingo, às 18h30, no Couto Pereira.
0 14:27 - 23 de Nov // Nadia Santos |

Dois adolescentes foram assassinados na noite do último sábado (23), na cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador.De acordo com a Central de Polícia, um jovem de 14 anos e outro de 17 foram mortos por volta das 20h, na Rua da Paz.

Ainda de acordo com a polícia, os dois estavam em uma residência no conjunto Santa Cruz, no bairro Malembá, quando vários homens armados invadiram o local, que fica próximo à uma creche da região, e dispararam tiros contra as costas das vítimas. Os dois morreram na hora.

Policiais que investigam o crime relataram que as famílias dos jovens informaram que eles eram envolvidos com o tráfico de drogas da região, o que deve ter sido a motivação do crime.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Candeias. Até o momento, nenhum dos homens envolvidos no crime foi identificado e ninguém foi preso. (Correio)

0 14:24 - 23 de Nov // Nadia Santos |

A presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, teria recebido um email do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, no qual a alertava sobre irregularidades em obras da estatal, segundo reportagem da revista Veja deste fim de semana. Na mensagem, Costa teria informado à Dilma que o Tribunal de Contas da União (TCU) havia recomendado ao Congresso a paralisação imediata de três obras da companhia: a da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e a de Getúlio Vargas, no Paraná; além do terminal do Porto da Barra do Riacho, no Espírito Santo. O email foi enviado no dia 29 de setembro de 2009 e foi encontrado em um dos computadores do Palácio do Planalto pela Polícia Federal, diz Veja. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República emitiu nota neste sábado (22) em que afirma que a revista elabora “mais um episódio de manipulação jornalística que marca a publicação nos últimos anos” e nega que tenha tomado conhecimento de irregularidades por meio de Costa. “Em 2009, a Casa Civil era responsável pela coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Assim, relatórios e acórdãos do TCU relativos às obras deste programa eram sistematicamente enviados pelo próprio tribunal para conhecimento da Casa Civil”, diz o comunicado,que informa ainda que apesar de dizer que teria “provas factuais” do envio do email, não enviou cópia da mensagem. Sobre as recomendações do TCU, a Presidência afirma que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia decidido dar continuidade às obras, por acreditar que as pendências apontadas pelo órgão eram “regularizáveis”. A nota também menciona que a paralisação das atividades também foi vetada pelo governador de Pernambuco na época, Eduardo Campos, que morreu em agosto deste ano em um acidente aéreo. (BN)

0 14:22 - 23 de Nov // Nadia Santos |
Mais de 50 espectadores de um evento esportivo no leste do Afeganistão foram mortos em um ataque suicida a bomba neste domingo, segundo autoridades afegãs.
 Mokhis Afghan, porta-voz do governo da província de Paktika, na fronteira com o Paquistão, informou que o ataque ocorreu durante um campeonato de vôlei interdistrital acompanhado por uma grande multidão no distrito de Yahyakhail, no final da tarde de hoje (pelo horário local). O suicida que detonou os explosivos estava a pé no meio dos espectadores, disse Afghan. Do Estado de São Paulo, com informações de Dow Jones Newswires e Associated Press.
0 14:20 - 23 de Nov // Nadia Santos |
Durante incursão na localidade da Asa da Coruja, Misericórdia, município de Itaparica, policiais militares da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Vera Cruz prenderam Luciano Ferreira Santos 29 anos, Guilherme Santos de Souza Borges, 33 anos, Antônio Carlos dos Santos e Lucivaldo Silva de Santana de Alcântara, ambos 21 anos. 
 Com eles foram encontradas 250 gramas de cocaína, 15 gramas de maconha, uma balança de precisão, 27 pinos plásticos utilizados para acondicionar a droga, juntamente com embalagens plásticas do tipo geladinho, uma tesoura, um aparelho celular, um documento da motocicleta Honda/Fan 125 KS, Placa OUT-2632 e a quantia de R$ 88,90 reais. O fato foi registrado no sábado (22), na 19ª Delegacia Territorial no município. (Aratu)
0 11:55 - 23 de Nov // Nadia Santos |

Dois trabalhadores rurais morreram afogado por volta das 16h em uma fazenda na cidade de Riachão das Neves, localizada no Extremo Oeste baiano.  A polícia informou que Roberto de Jesus Santos, de 31 anos e Edvalto José dos Santos, de 30 anos, estavam trabalhando dentro de um canal de irrigação da Fazenda Santana. Uma testemunha relatou que Edvalto começou a se afogar no canal. Roberto entrou no canal para tentar salvar Edvalto, mas também acabou se afogando.

Os dois morreram no local e seus corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Barreiras. (Aratu)
0 11:53 - 23 de Nov // Nadia Santos |
Uma funcionária do hospital St. Michael, em Bristol, na Inglaterra, ficou constrangida ao chegar no quarto de uma grávida que estava prestes a entrar em trabalho de parto. De acordo com informações do jornal The Sun, a funcionária flagrou a futura mamãe fazendo sexo com seu marido enquanto aguardava o médico que induziria o parto. 
 A faxineira ficou assustada e procurou as autoridades para denunciar o casal, mas recebeu a informação de que o hospital não tem uma regra que proíba sexo nos quartos. A política do hospital exige apenas que os casais mais animados utilizem a placa de "não perturbe" na porta. Há uma teoria, ainda não comprovada cientificamente, de que o sexo pode ajudar a acelerar o processo natural do parto. (Aratu)
0 11:48 - 23 de Nov // Nadia Santos |

Um médico cubano que está sendo tratado de ebola na Suíça mostrou otimismo em relação a uma droga experimental, que poderá abrir caminho para sua recuperação. A imprensa oficial cubana informou neste sábado que a esposa de Felix Baez disse que ele começou o tratamento com a droga ZMapp e está se sentindo bem. O médico fazia parte de uma equipe cubana enviada para Serra Leoa, um dos países do oeste africano mais afetados pelo surto de ebola. Ele chegou com forte febre em 16 de novembro e, após exames, foi confirmada a doença. Na quinta-feira, o médico foi transferido para Genebra. Baez falou com sua esposa, a doutora Vania Ferrer, na sexta-feira. A mídia cubana relatou que ele está em condição estável. Fonte: Associated Press.

0 09:50 - 23 de Nov // Nadia Santos |
As estudantes Jackeline Santos da Palma, 14 anos, 8ª série e Camila Gomes Conceição, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, em Nazaré, passaram pela fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e representarão a Unidade de Ensino na etapa nacional, prevista para acontecer nos dias 16 e 17 de dezembro, em Brasília - DF. Jackeline da Palma (Crônica) e Camila Gomes (Artigo de Opinião) estão entre os 76 finalistas das categorias a que pertencem e já se preparam para a próxima fase da 4ª edição da Olimpíada. Além de Crônica e Artigo de Opinião, estudantes do Brasil inteiro mostrarão seu talento através de Poemas e Memórias Literárias 
“Os meninos carregadores”, foi o título da crônica que levou a estudante Jackeline Santos da Palma à fase final da Olimpíada. Para compor o texto, se inspirou no próprio irmão, que como ela mesma diz, “é um desses meninos que carregam feira”.
 A relação de amor da jovem com a Língua Portuguesa começou cedo, aos 5 anos. “Quando aprendi a ler não parei mais. Sempre queria saber mais sobre o Português, lia inúmeros livros, queria ter intimidade com a Língua, aprimorar meus conhecimentos”, destaca. A estudante descreve como “maravilhosa” a sua participação na Olimpíada. “Foi uma sensação única. Levarei tudo o que aprendi, as pessoas que conheci para o resto da vida”, descreve.
 A finalista Camila Gomes Conceição mora na região do Mocambo, zona rural de Nazaré; o pai só estudou até a terceira série. A mãe conclui o segundo grau aos 29 anos. “Você imagina o quanto estar na final foi importante para mim?”, questiona a autora do texto “Entre saberes e dissabores”, ao relatar um pouco da sua história.
0 09:45 - 23 de Nov // Nadia Santos |
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou em depoimento à Justiça Federal que o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), recebeu R$ 1 milhão do esquema de fraudes envolvendo a estatal. As informações são  do jornal Estado de S. Paulo, na sua edição deste domingo (23). De acordo com o jornal, a citação foi feita em um dos depoimentos que integram a delação premiada assinada por Paulo Roberto Costa, por meio da qual ele espera ter sua pena reduzida. Segundo o jornal, Paulo Roberto teria dito que o dinheiro ao Senador foi solicitado pelo empresário Mário Barbosa Beltrão, presidente da Associação das Empresas do Estado de Pernambuco (Assimpra). 
 O jornal também afirma que Paulo Roberto disse que o dinheiro saiu da cota de 1% do PP. O ex-diretor não soube informar de que forma ocorreu o repasse do dinheiro. Entretanto, ele teria declarado que o presidente da Assimpra confirmou o pagamento. Procurado pelo jornal Folha de S. Paulo, Humberto Costa disse não ter nenhuma relação com algum integrante do PP que pudesse intermediar alguma arrecadação para si e classificou como "totalmente fantasiosa" a acusação de que ele teria recebido a quantia em questão. (Metro1)
0 09:45 - 23 de Nov // Nadia Santos |

De gol em gol, Messi fez história novamente. O argentino superou o recorde de Telmo Zarra, que durava 59 anos, e se tornou o maior artilheiro na história do Campeonato Espanhol. Na vitória do Barcelona contra o Sevilla neste sábado (22), no Camp Nou, o time da casa venceu por 5 a 1, com gols de Rakiti?, Neymar e Messi, três vezes. O primeiro gol saiu em uma bela cobrança de falta do argentino. Com 251 gols, Messi igualava o recorde de Zarra, ainda no primeiro tempo da partida. No segundo tempo, a marca histórica foi superada após duas assistências de Neymar. Com o recorde de 253 gols, Messi se tornou o maior goleador da Liga espanhola. (Metro1)

0 09:09 - 23 de Nov // Nadia Santos |

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Data Popular demonstra um sentimento de insegurança no setor da educaçãovivido pelos alunos, professores e restante da sociedade. Os dados foram apresentados neste final de semana pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). A pesquisa foi realizada no mês de setembro deste ano, com 3 mil pessoas de mais de 16 anos, nas cinco regiões do País.Para 89% dos entrevistados, existe muita violência nas escolas públicas brasileiras. Na pesquisa, também foi possível constantar um consenso quando o assunto é valorização dos professores, já que 98% avaliam que a profissão deveria ser mais valorizada."A pesquisa mostra em números o que já sabíamos", diz o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão. "A sociedade vê o que está acontecendo, vê que precisamos de mudança", acrescenta. (Metro1)

 
 
 
0 09:02 - 23 de Nov // Nadia Santos |
Após colocar na prisão os executivos das maiores empreiteiras do País, o juiz da Lava Jato autorizou a extensão da quebra do sigilo bancário das empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef para o ano de 2014. Com a medida, pela primeira vez a operação vai conseguir identificar o que foi movimentado nas empresas utilizadas pelo doleiro para lavar dinheiro do esquema criminoso que envolvia pagamento de propinas a agentes públicos, políticos e executivos durante o período eleitoral. Foi autorizada a extensão das quebras dos sigilos da GFD Investimentos, RCI software, Empreiteira Rigidez e MO Consultoria. A medida atende à solicitação do Ministério Público Federal que, junto com a Polícia Federal, suspeita que as doações das grandes empreiteiras para campanhas eleitorais deste ano sejam, em parte, lavagem de dinheiro desviado dos contratos da Petrobrás. Além dos valores movimentados pelas empresas de fachada do doleiro, que receberam dinheiro de empreiteiras envolvidas em ao menos 9 obras da Petrobrás, segundo as investigações, a extensão da quebra do sigilo, que abarca de 1 de janeiro até 14 de novembro deste ano, vai alcançar o período eleitoral no qual as campanhas da situação e da oposição receberam vultosos repasses das mesmas empresas investigadas pela Lava Jato. Além da Petrobras, Youssef tinha negócios envolvendo concessões públicas e obras em todo o País. Em sua residência, a Polícia Federal apreendeu uma lista com 750 contratos públicos que o doleiro teria intermediado junto a grandes empreiteiras, de 2009 a 2012. Até o momento, as investigações destrincharam as movimentações bancárias das empresas de fachada de Youssef entre 2009 e 2013, período no qual, por exemplo, elas receberam ao menos R$ 37 milhões somente das empresas do Grupo Sanko, que fornecem material para as obras de Abreu e Lima tocadas pelo Consórcio CNCC, liderado pela Camargo Corrêa. Além disso, em outubro a PF já havia intimado as empreiteiras citadas na Lava Jato a explicar repasses que somavam R$ 31,5 milhões, a duas empresas do doleiro. Para o juiz, os dados até agora comprovam o articulado esquema montado na estatal. "Em síntese, e em cognição sumária, há prova de que as empreiteiras, em cartel, frustraram licitações da Petrobras, manipularam o preço dos contratos, lavaram o produto do crime por intermédio de Alberto Youssef, e pagaram vantagem indevida a agentes públicos, como Paulo Roberto Costa, ex-Diretor de Abastecimento da Petrobrás", assinala Moro na decisão. (BN)
 
0 08:57 - 23 de Nov // Nadia Santos |

O nível do Sistema Cantareira voltou a cair neste sábado (22). De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume do principal manancial que abastece a capital paulista caiu 0,1 ponto porcentual, de 9,7% para 9,6% entre sexta-feira (21) e sábado. O reservatório já conta com a segunda cota da reserva técnica, mais conhecida como volume morto, desde o dia 24 de outubro, quando foram acrescentados 105 bilhões de litros de água. O Sistema Alto Tietê registrou queda de 0,2 ponto porcentual entre sexta-feira e sábado, com volume de 6,2%. Houve queda também no Sistema Guarapiranga, que passou de 33% para 32,6%. (BN)

0 08:53 - 23 de Nov // Nadia Santos |

Para o Bahia contra o Atlético-PR era vencer ou vencer para continuar vivo na luta contra a queda para a segunda divisão. Mas o time não conseguiu fazer o papel e o rebaixamento ficou muito perto. A derrota por 2x1 deixou o Tricolor com possibilidade de ver o descenso ainda no domingo.

Para não cair faltando dois jogos para o final do Brasileirão, o Bahia precisa torcer para Vitória, Chapecoense e Palmeiras não terem a competência que faltou a ele neste sábado. Pressionando desde o começo, o time comandado por Charles não conseguiu marcar e para piorar viu o Atlético-PR abrir 2x0, com Fahel contra e Badi. Henrique ainda descontou, mas a tragédia já estava consumada.

Com 34 pontos o Bahia segue na 18ª posição, quatro do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Vitória.




Colunistas


Classificados