Não estou preocupado com os outros candidatos disse Humberto Leite sobre disputa entre Jacú e Beija-Flor


Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 09:34 - 27 de Jul // Fonte: Bocão News | Acidente

Uma mulher de 37 anos morreu na noite de sábado (26) após a motocicleta que estava colidir violentamente contra uma novilha na BA-233, rodovia que liga Ichu a Serrinha.

A moto era conduzida por Genivaldo Teixeira de Jesus. Lúcia Claudia Araujo Teixeira e o companheiro residiam no povoado de Barra, em Ichu. De acordo com informações do site AL Notícias, o casal usava capacete mas não foi suficiente para evitar a tragédia. Cláudia foi levada para o hospital onde já chegou sem vida.

Conforme informações obtidas pela reportagem, uma boiada era conduzida pela margem da estrada para uma fazenda em Ichu, quando aconteceu a colisão.

O piloto precisou ser transferido para um hospital em Feira de Santana com suspeita de traumatismo craniano.

0 09:29 - 27 de Jul // Fonte: Bocão News | Política

Policiais civis e militares prenderam, na quinta-feira (24), na cidade de Tanhaçu, distante 72 quilômetros de Brumado, Diego Caires Lisboa, de 23 anos, flagrado com um revólver calibre 38, quatro cartuchos do mesmo calibre, duas espingardas, tipo chumbeira, e duas balaclavas.

O delegado Alex Wendel, titular da Delegacia Territorial (DT) de Ibicoara e que também responde pela DT de Tanhaçu, autuou Diego em flagrante, por porte ilegal de arma, mantendo-o custodiado à disposição da Justiça. O material apreendido será periciado.

Também na quinta-feira (24), investigadores da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam, em Brumado, a foragida da Justiça Eunice de Oliveira Gonçalves, de 39 anos, autora de uma tentativa de homicídio. O mandado de prisão preventiva fora expedido pelo Juízo da Vara Crime da Comarca de Luis Eduardo Magalhães. Conforme nota da Ascom - Polícia Civil.

0 09:25 - 27 de Jul // Fonte: Bocão News | Bahia

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) acredita que a prisão Cacique Babau Tupinambá é uma estratégia do governo para que o líder tupinambá não faça denúncias ao papa Francisco. Babau já havia sido preso em 2010 por comandar ocupações em fazendas de Ilhéus.

Rosivaldo Ferreira da Silva, acusado de participar do assassinato de um pequeno agricultor em fevereiro do ano passado, entregou-se à Polícia Federal no último dia 24 após participar de audiência pública em Brasília.

Cacique Babau participaria de uma audiência com o papa Francisco, em Roma, para denunciar a violência contra os povos indígenas brasileiros. O mandado de prisão foi expedido há mais de dois meses pela Vara Criminal da comarca de Una, no sul baiano.

Cacique Babau é um dos chefes indígenas que atuam no sul da Bahia, região da Serra do Padeiro, e ocupam fazendas para exigir do governo federal celeridade no processo de demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença.

No início de julho, o cacique recebeu em uma das suas fazendas na Serra do Padeiro, o presidente do PT de São José da Vitória, Joel Dantas, e o secretário de Formação do PT de Itabuna, Manoel Porfiro. Na reunião, o indígena declarou que vai apoiar o candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa e presidenta Dilma Rousseff (PT), que disputa a reeleição.

0 09:19 - 27 de Jul // Fonte: Alerta Total |

Na tarde deste sábado dia 26, a Seleção de Santo Antônio de Jesus, se deslocou até a cidade de São Miguel das Matas e realizou mais um amistoso preparatório para o Intermunicipal 2014. O jogo teve um placar de 1 X 1 com Gol de Ricardinho (Atacante), no primeiro tempo jogando no time que entrou com o padrão azul, e o gol de São Miguel das Matas, foi o Curi jogador já conhecido dos boleiros.

O técnico Jorge Valença dividiu o grupo em duas equipes para segundo o mesmo poder avaliar melhor o desempenho dos jogadores. A seleção de Santo Antônio veio a campo no primeiro tempo com Rodrigo, Pichú, Guto assistente técnico mais jogou como zagueiro, Tuninho, Ricardinho, Buiu, Di Maria, Romarinho, Peixinho, Rodrigo e Ricardinho(Atacante). Já no segundo tempo entrou com a equipe de padrão vermelho seguido de Railan, Dario, Leleu, Binho, Kenedy, Michel, Paulinho, Diseu, Nino, Farrinha e Diogo.

O amistoso contou com presenças de autoridades locais, do comercio e a população que com os portões abertos do estádio pode presenciar o espetáculo futebolístico, além da policia Militar e de uma ambulância do município solicitada pelo presidente da câmara o senhor Charles Bonfim, que esteve no estádio e prestigiou o jogo até o final.

Na seleção de Santo Antônio tiveram presentes o Ely, Rosalvo, Servinho, Nilton Santos, Joedson, Danilo, Vilmar Lins, chiquito Globo fest, Fabú, e o repórter Fabio Souza (Seu Barriga).

 

0 09:14 - 27 de Jul // Fonte: Metro 1 | Acidente

De acordo com um boletim médico divulgado pelo Hospital do Oeste, na manhã deste sábado (26), a piloto Ana Maira Moraes, que estava no avião experimental que caiu na quinta-feira no oeste do estado, saiu do coma induzido. Ela continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, em estado de saúde grave, porém estável. O fotógrafo Rui Rezende, a outra vítima do acidente, também segue internado na UTI. Ele tem quadro grave e instável e uma lesão na coluna.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), eles faziam um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão para que Rezende fotografasse quando o acidente aconteceu, no final da manhã de quinta. As causas do acidente ainda são investigadas.

0 09:12 - 27 de Jul // Fonte: Metro 1 | Política

Os candidatos ao governo da Bahia, que fazem campanha política desde o dia 6 de julho, realizam algumas atividades neste domingo(26). Saiba os compromissos de cada um para hoje:

Marcos Mendes (PSOL): o candidato estará na caravana em municípios da Região Sul da Bahia, como Itapetinga, Itabuna, Itororó, Ilheús, entre outros.

Paulo Souto (DEM): o candidato participará de um encontro no Cine Teatro Rio Branco, em Nazaré das Farinhas, pela manhã. À tarde, irá participar da Festa de Nossa Senhora de Santana, em Cansanção.

Renata Mallet (PSTU): a candidata almoçará com apoiadores da campanha.

Rui Costa (PT): o canidato participará de carreatas e concentração popular nas cidades de Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Lapão e Jussara.

O candidato do PRTB ao governo do Estado, Da Luz, e a candidata do PSB, Lídice da Mata, não divulgaram suas agendas.

 

0 09:08 - 27 de Jul // Fonte: Correio | Educação

Os interessados em concorrer a uma das 289.341 vagas gratuitas no ensino técnico têm até amanhã (27) para fazer a inscrição no site do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O sistema oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S. O prazo terminaria nesta sexta (25), mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC).

No site do programa é possível consultar os cursos disponíveis. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição.

As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

 

0 09:02 - 27 de Jul // Fonte: Correio | Esporte

Numa partida segura e aproveitando bem as oportunidades, o Rubro-negro baiano voltou a vencer no Brasileirão 2014. Com um jogador a mais deste o primeiro tempo - o Criciúma teve jogador o zagueiro Escudero expulso -, o time de Jorginho venceu o Tigre em Santa Catarina por 3 a 1. Caio brilhou e marcou duas vezes, enquanto Ayrton deixou o seu de falta. Atuação a destacar também é a do goleiro Wilson, que apareceu bem quando foi exigido. Serginho, no final do jogo, descontou para os catarinenses.

Com a vitória, o Leão deixa a zona de rebaixamento, ultrapassando o rival Bahia. O Vitória soma 11 pontos e ocupa a 16ª colocação. Já o Criciúma está em 14º, também com 11 pontos. Na próxima rodada do Brasileirão, a 13ª, o Vitória recebe o Grêmio, no Barradão, no sábado, enquanto o Criciúma visita o São Paulo, no Morumbi, no mesmo dia.

0 08:58 - 27 de Jul // Fonte: Correio | Esporte

O treinador Marquinhos Santos deixou o Bahia depois da derrota por 1 a 0 para o Internacional na noite deste sábado (26) na Arena Fonte Nova. O técnico deixa o clube na zona de rebaixamento do Brasileirão.

"A gente sabe da dificuldade, gostaríamos de continuar, claro, até o encerramento do ano, porque confio na diretoria, acreditando na equipe, no grupo. Não tenho dúvidas que o Bahia sairá dessa situação, alcançará logo logo um pelotão intermediário e buscando o pelotão da frente", afirmou o treinador.

Ele falou ainda sobre de quem é a culpa pelo Bahia estar na atual situação complicada. "A gente sabe das responsabilidades, acho que não tem nenhum culpado, claro que a responsabilidade tem que ser dividida, eu tenho a minha parcela". Ele ainda agradeceu à imprensa e à diretoria tricolor. "Só tenho a agradecer".

O treinador disse que entre ele e a diretoria foi "muito limpo, muito transparente" e que já havia conversado com dirigentes sobre sua saída depois da derrota para o Corinthians pela Copa do Brasil. "Mas eu sou profissional, sou ético, até por conta disso, para não deixar o Bahia na mão, fiz esse jogo. Colocamos o melhor, buscamos a vitória, mas sabíamos que mediante da situação do Bahia seria inevitável a demissão".

Marquinhos enalteceu a torcida tricolor. "Sua maior riqueza (do Bahia), não tenha dúvida que é a sua torcida. Essa torcida é apaixonante, aprendi a admirar, me respeitaram... Passamos por momentos muito difíceis, mas sempre acreditando. E eles também passando a acreditar no trabalho. Só tenho a agradecer. Encerra-se uma passagem. Vida que segue", finalizou, agradecendo ainda ao grupo de atletas do clube.

0 15:54 - 26 de Jul // Fonte: Bocão News | Esporte

Com uma situação desconfortável no Bahia, por causa dos resultados negativos, o técnico Marquinhos Santos pode deixar o cargo após a partida deste sábado contra o Internacional, que acontecerá às 21h, na Fonte Nova.

Fontes ligada ao Galáticos Online dão conta que o ex-técnico do Palmeiras já foi contatado e deve ser confirmado como novo treinador do Tricolor.

Kleina acumula passagens pela Ponte Preta e estava por último treinando o Palmeiras, onde deixou o cargo no começo da temporada 2014.

O anúncio deve ser feito após o jogo deste sábado (26), na Fonte Nova.

0 15:49 - 26 de Jul // Fonte: Metro 1 | Esporte

Após uma longa negociação, finalmente o Vitória fechou a contratação do goleiro Roberto Junior Fernández, de 26 anos. No dia 21 de julho, o Metro1 noticiou a possível chegada do novo arqueiro, que foi confirmada a negociação pelo próprio presidente do clube, Carlos Falcão. Na última sexta-feira (25), Falcão admitiu que faltava poucos detalhes para concretizar o negócio. Neste sábado (26) foi confirmada a contratação do paraguaio pelo repórter da Rádio Metrópole Renato Lavigne.

Gatito Fernández, como é carinhosamente conhecido, já atuou em seis partidas pela seleção paraguaia e é filho do também goleiro Gato Fernandez. Ele é esperado no próximo domingo (27) em Salvador para realizar exames médicos e assinar o contrato.

0 15:47 - 26 de Jul // Fonte: Metro 1 | Bahia

Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como cacique Babau Tupinambá, se entregou à Polícia Federal logo após participar, em Brasília, de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Um dos vários caciques atuantes no sul da Bahia, na região da Serra do Padeiro, Babau é suspeito de participar do assassinato de um pequeno agricultor, em fevereiro de 2013. No início do ano, o governo federal enviou o Exército a fim de controlar os violentos confrontos entre índios e produtores rurais.

Segundo a Agência Brasil, o mandado de prisão havia sido expedido mais de dois meses antes, no dia 20 de fevereiro, por um juiz da Vara Criminal da comarca de Una (BA). Às vésperas da audiência, em Brasília, organizações indigenistas foram informadas que Babau podia ser preso a qualquer momento. Na ocasião, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) disse que o objetivo era impedir que o líder tupinambá viajasse a Roma. Convidado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a qual o Cimi é vinculado, Babau participaria de uma audiência com o papa Francisco, a quem planejava denunciar a violência contra os povos indígenas brasileiros.

Babau nega envolvimento com o homicídio e também acusou a tentativa de criminalizar o movimento indígena. Ainda assim, passou nove dias preso no Departamento Especializado da Polícia Federal, na capital federal, até ser solto por força de um habeas corpus concedido pelo ministro Sebastião Reis, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que conclui ser desnecessária a prisão de Babau na fase em que o processo se encontrava.

0 15:41 - 26 de Jul // Fonte: Correio | Acidente

Dois homens morreram após uma colisão frontal entre um carro de passeio e uma carreta na altura do quilômetros 862, na BR-242, próximo ao município de Barreiras, oeste da Bahia. O acidente aconteceu no início da noite desta sexta-feira (25), por volta das 18h.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do veículo, João Pereira dos Santos Junior, 33 anos, e o carona José Rivaldo Gomes morreram no local. O motorista da carreta, José Donizete Sambugari, 52, ficou ileso. O carro de passeio ficou totalmente destruído, enquanto acarreta ficou amassada no local do choque.

Duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e o Corpo de Bombeiros retirou as vítimas das ferragens. Por conta do acidente, a rodovia ficou interditada por cerca de duas horas.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Nas últimas 24 horas, a PRF registrou oito acidentes com três vítimas.

0 15:36 - 26 de Jul // Fonte: Correio | Bahia

Uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia levou a Via Uno S.A. Calçados e Acessórios a ser condenada a pagar indenização por danos morais coletivos de R$2 milhões.

A ação reuniu informações apuradas durante inquérito que envolvia as operações das unidades localizadas nos municípios baianos de Conceição do Coité, Serrinha e Valente.

A decisão foi do juiz Murilo Carvalho Sampaio Oliveira, da Vara do Trabalho de Conceição do Coité, que também determinou o cumprimento imediato de uma série de normas de saúde e segurança no trabalho e de acabar com a prática de contratar empregados por meio de empresas, como forma de tentar se eximir de obrigações trabalhistas.

De acordo com a procuradoria, a Via Uno iniciou a terceirização ilícita em 2007, quando os setores de corte, costura e montagem de cada unidade passaram a pertencer a empresas de razões sociais diferentes, resultando num total de dez empresas que produzem com exclusividade para ela. O regime de terceirização ilícita fez com que o quadro funcional de 2.400 trabalhadores registrado em 2004, caísse para 25 empregados em 2012.

0 14:35 - 26 de Jul // Fonte: Criativa Online | Bahia

A estrada que liga os municípios de São Miguel das Matas e Varzedo, entre as regiões Recôncavo e Vale do Jiquiriçá está com muita lama e quase intrafegável.

Durante a semana uma máquina patrol passou no local e tirou os buracos que haviam, mas as chuvas que caíram na noite de quinta – feira (24) deixou a estrada sem condições de ser transitada.

A estrada liga os municípios de São Miguel das Matas e Varzedo e dá acesso ainda a localidades rurais da Barra, Ponto da Serra, Sucupira, São Roque dos Macacos, Barro e Canabrava. Ainda muitos veículos que fazem o transporte interurbano para Santo Antonio de Jesus e Varzedo usam a via diariamente.

0 14:31 - 26 de Jul // Fonte: Blog de Notícias | Bahia

O comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Alfredo Castro, esteve na manhã desta sexta-feira (25), em Valença, para reafirmar a construção da Base Comunitária de Segurança no bairro da Bolívia. No bojo das novidades, o comandante anunciou também a intensificação de rondas noturnas na sede e implantação na zona rural. “Isto não é uma proposta. É para ser executado”, disse o coronel, que garantiu ainda mais uma viatura para a zona rural. As ações são em atendimento às solicitações do governo de Valença que tem buscado a melhoria da segurança pública para município.

Os secretários Hilarino (Lau) Barreto (Estradas e Rodagens), Jailton Azevedo (Infraestrutura), Ademar Barreto (Administração); o comandante da 33ª CIPM, major Paulo Salustiano; e os vereadores Adailton Francisco, Agostinho Junior, Antônio Heraldo (Lelo) e Fabrício Lemos fizeram parte da comitiva que visitou a Creche Casinha Feliz, local escolhido para a implantação de uma base fixa provisória, enquanto aguarda a base definitiva ficar pronta. Logo em seguida, todos se dirigiram à Escola Municipal Clemenceau Teixeira, onde ao lado, será edificada a Base de Valença.

Moradores acompanharam as autoridades e se mostraram confiantes com a novidade. Voltaram a dizer que a base provisória mudou radicalmente a realidade do bairro e que a presença dos PMs acabou o clima de tensão que existia.

Antes de retornar a Salvador, o coronel Castro visitou a sede do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde se encontrou com a prefeita Jucélia Nascimento e anunciou diretamente aos agricultores presentes a implantação das rondas na zona rural. “Estou muito feliz em constatar que Valença está fazendo o dever de casa. Visitei agora há pouco o Clemenceau e constatei que ali está sedo feita uma obra de saneamento básico. Também na creche Casinha Feliz pude observar a reforma feita pela Prefeitura e a atenção que este governo tem dado as crianças e jovens. Ações como essas, de infraestrutura urbana e social, também contribuem para o combate à violência e à criminalidade ”, disse.

De acordo com o planejamento da Secretaria de Segurança pública do Estado da Bahia, em setembro 1.400 policiais serão formados e segundo o coronel Castro, o contingente de Valença será reforçado. “A Base exige equipamentos, mas também recursos humanos”, disse.

0 14:28 - 26 de Jul // Fonte: Blog de Notícias / Criativa Online | Bahia

Na noite desta sexta-feira (25) a Policia Militar de São Miguel das Matas sob o Comando do Sargento Macena, prendeu quatro elementos na localidade da cabeça do Boi, zona rural, distante cerca de 15 km da sede, limite com o município de Amargosa.

Os meliantes são da cidade de Amargosa e vinha aterrorizando os moradores da região e foram perseguidos pela Guarnição Comandada pelo Sargento Macena (Comandante do Policiamento de São Miguel), SD Aladio, SD Jailson e SD Andrade, até a BA 026 perto da entrada do Povoado de Acaju.

Eles foram abordados às margens da rodovia e foram encontrados em posse dos meliantes, um revólver calibre 38, um calibre 32, todos municiados e pronto para fazer uso em assaltos na zona rural, também foram, apreendido com os meliantes um veículo Kadete, GM, de cor vermelha de placa alfanumérica JNB 7808.

Segundo o Sargento Macena existe a suspeita que estes foram os mesmos elementos que assaltaram o estabelecimento de Nilson, irmão do Vereador Val Big. O veículo apreendido foi o mesmo veículo da ocorrência passada.

Os elementos ainda confessaram a participação na manifestação de Amargosa e um forte indício das armas serem as subtraídas da DT de Amargosa. Eles foram conduzidos até a DEPIN de Santo Antonio de Jesus, onde fora lavrado o flagrante delito pelo delegado Walter Galli Junior.

0 14:21 - 26 de Jul // Fonte: Blog de Notícias / Editado | Esporte

Na tarde da sexta feira dia 25, aconteceu um jogo amistoso no estádio José Trindade Lobo, em Santo Antônio de Jesus, entre a Seleção da cidade que se prepara para o Intermunicipal 2014, contra o selecionado da Cidade de Muniz Ferreira.

O jogo foi avaliado pelo técnico Jorge Valença, o seu assistente Guto e o preparador Nilton Santos, como positivo, disse que gostou do desempenho dos jogadores, mas, com alguns detalhes para ajustar, No jogo a seleção de Santo Antônio de Jesus Goleou Muniz Ferreira por 08 X 0, sendo os gols de 02 de Dedeu( Meia), 02 de Diogo(Atacante), 02 de Ricardo(Atacante), 01 de Toninho(Zagueiro), 01 de Peixinho(Meia).

Já no sábado dia 26 a seleção viaja às 13 horas para a cidade de São Miguel das matas para mais um amistoso contra a seleção local às 15 horas no estádio municipal de São Miguel das Matas.

Quem também marcou presença no amistoso o Penta-campeão Junior Nagata, que jogou junto com os atletas nesse preparativo.

0 14:15 - 26 de Jul // Lindaiara Conceição | Economia

As montadoras e revendedoras tem se queixado da queda na venda de veículos novos. A partir do momento alguém que tem o hábito ( caro por sinal ) de comprar carro novo resolve comprar o semi novo, os fabricantes acendem o sinal de alerta.

Acontece que o carro zero quilômetro não está mais na mira dos consumidores brasileiros.

A queda de 7,3% nas vendas de carros novos no primeiro semestre indica que o consumidor não aceitou o aumento do preço imposto pelas montadoras no início do ano: foi o maior aumento de preço e a maior queda de vendas nos últimos anos.

Afugentado do mercado de novos, o consumidor partiu para o usado, uma opção mais barata e mais inteligente do ponto de vista financeiro.

Além de se livrar do primeiro emplacamento, ao comprar um seminovo o consumidor estará obtendo um bem já depreciado. O índice Autoinforme/Molicar de Depreciação, que avalia quanto cada carro perde de valor depois que sai da concessionária, indica que, na média, o carro zero vendido no Brasil perde 15% no primeiro ano de uso e 9% no segundo ano.

O fato é que esta redução hoje é irreversível e isto certamente terá um impacto nas eleições, se tornando em mais uma arma que oposição buscará usar contra Dilma.

 

Celso Rommel / Blog do Valente

 

0 14:12 - 26 de Jul // Lindaiara Conceição | Economia

O consultor de tecnologia do programa Levante a Voz, Maurício Andrade, explicou no programa Levante a Voz a respeito das inovações em cyber crimes nas quais golpistas tem utilizado informações colhidas através de aplicativos on line para emitir boletos falsos, geralmente produzindo vítimas entre pessoas que são boas pagadoras.

Ele alertou para que clientes não paguem boletos suspeitos que sejam entregues no email e ainda fez o alerta de que instituições financeiras, bancos e governos não emitem emails com boletos de cobrança. No máximo enviam um aviso para que a pessoa entre em contato com o credor a fim de atualizar sua situação.

"Máquina de internet bank não deve ter outra coisa além da própria atividade bancária, justamente para evitar vírus", ressaltou.

Segundo o especialista, em situação de dúvida quanto à segurança do computador deve-se proceder imediata formatação da máquina a fim de se evitar surpresas desagradáveis.

 

Celso Rommel / Blog do Valente

0 14:04 - 26 de Jul // Lindaiara Conceição |

A Festa do Agricultor 2014, este ano tendo como tema " Vivendo da Agricultura Familiar", refaz a trajetória de mais de uma década em um evento tradicional promovido pelo Associação de Pequenos Agricultores das Comunidades Tabocal, Bom Jardim e Bonfim em parceria com a Prefeitura Municipal.

Nesta edição serão disponibilizados estandes do cartório (emitindo segunda via de documentos ), ótica que fará teste de acuidade gratuito, farmácia, loja de agropecuária, Casa dos Conselhos, dentre outros.

Entre as atrações musicais que deverão animar o evento este ano estão as bandas Cangaia de Jegue e Sanfona com Dendê. A festa começa a partir do meio dia, com previsão de encerramento às 17hs.

Na oportunidade haverá também um torneio de futebol envolvendo as comunidades do Tabocal, Comum do Rio da Dona e Sapucaia.

 

Celso Rommel / Blog do Valente

 

0 13:56 - 26 de Jul // Lindaiara Conceição |

O coordenador da 4ª Coorpin, Paulo Roberto Guimarães, comentou, em entrevista ao repórter Antônio Carlos, a respeito das investigações tendo como foco a morte de um homem alvejado por disparo de arma de fogo, cujo corpo foi encontrado na zona rural de Amargosa.

Já se sabe que a vítima se trata do jovem de prenome Rodolfo, vulgo "Bolacha", que teria sido a pessoa acusada de ter roubado uma moto e perseguida pelo agente policial Carlos naquela cidade, fato que gerou fortes manifestações após uma criança de um ano ter sido vítima fatal bala perdida.

A polícia agora mobiliza o setor de investigações para identificar os autores do crime. A motocicleta utilizada para o homicídio foi abandonada no local. Uma terceira pessoa procurou a polícia alegando que a referida moto teria sido roubada de sua propriedade. As investigações continuam.

 

Celso Rommel / Blog do Valente

0 13:01 - 26 de Jul // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 11:22 - 26 de Jul // Fonte: Metro 1 | Política

O registro de candidatura do deputado federal e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Salim Maluf (PP), foi impugnado pela Procuradoria Regional Eleitoral no último dia 23. Agora, cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) julgar se o registro da candidatura será deferido ou não. A ação baseou-se no argumento de que Maluf está inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa, já que foi condenado por improbidade administrativa no processo relacionado à construção do Túnel Ayrton Senna. À época, o pepista era prefeito da capital paulita.

De acordo com a assessoria do deputado, a Lei da Ficha Limpa não impede sua candidatura. "Para ser impedido pela Lei da Ficha Limpa é necessário que a condenação por improbidade administrativa tenha as seguintes caracteristicas de forma cumulativa: proferida por orgão colegiado; determine a supensão dos direitos politicos; que o ato tenha sido praticado na modalidade dolosa; que o ato importe em prejuizo ao erário; e, que o ato cause enriquecimento ilícito do agente público", informou.

Para o TRE, impugnações são contestações quanto à validade do registro do candidato e não significam indeferimento do registro. Os argumentos apresentados por ambos lados passarão por análise do Tribunal no julgamento do registro de candidatura.

0 10:09 - 26 de Jul // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Cultura e Arte

A 17ª Edição do Concurso de Beleza Negra Masculina e Feminina de Santo Antonio de Jesus está com as inscrições abertas, os interessados em participar podem procurar o organizador do evento, o produtor cultural Adão Andrade, excepcionalmente neste sábado (26), o dia todo na Praça Padre Mateus, e a partir de segunda-feira as inscrições prosseguem na Biblioteca Municipal das 8 ás 17hs, o prazo se encerra no dia 10 de agosto, quando ocorre o primeiro ensaio.

Além da escolha do novo casal Pérolas Negras de Santo Antônio de Jesus, com premiação de mil reais para cada um, haverá a eleição também do Casal Pérolas Negra do Estado da Bahia, envolvendo as cidades de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Muniz Ferreira, Salvador, Nazaré, Castro Alves e Salinas da Margarida. A noite de competições também escolhe a Miss e o Mister Multirracial 2014.

Além do desfile, Adão cofirmou que está negociando a apresentação de bandas para o dia 20 de setembro. 

0 09:43 - 26 de Jul // Fonte: Forte no Recôncavo | Bahia

Um menino de apenas 7 anos, residente no distrito de Leoventura, foi vítima de abuso sexual no último sábado, por um vizinho, que não teve o nome divulgado para não atrapalhar a investigação policial. De acordo com familiares do garoto, o menino brincava com um baralho com outra criança na porta da casa do acusado, quando este o atraiu para o interior de sua residência, tirou a sua roupa e o abusou sexualmente. Uma tia do garotinho que esteve na delegacia pública de Camacan, para registrar o boletim, contra o pedófilo, disse que a criança teria revelado o que o homem lhe teria feito. O caso só foi levado ao conhecimento das autoridades, porque a mãe do garoto não estava no local. Após a vítima ter revelado o abuso, seus familiares o encaminhou à Fundação Hospitalar de Camacan, onde foi atendido pelo médico Leonnan Sodré Santana, que o submeteu a exames de inspeção anal, onde foram detectadas fortes evidências de estupro, pois havia sangramento na região retal, havendo possibilidade de penetração. Enquanto a tia registrava boletim de ocorrência, o delegado Franceso Denis da Silva Santana, ordenou sua equipe para que procedesse imediata diligência, com o objetivo de trazer o acusado ao plantão policial, para que prestasse esclarecimentos. Quando a equipe chegou ao local, ficou sabendo que o pedófilo havia fugido. Apesar dele já ser considerado foragido, o Delegado pedirá a prisão preventiva e sua detenção é, segundo a autoridade policial, uma questão de tempo. A vítima será submetida a exames de lesões corporais, no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna (DPT). Se comprovada a ação, o acusado poderá responder por estupro de vulnerável e poderá pegar de 8 a 15 anos de reclusão.

0 09:40 - 26 de Jul // Fonte: Adelson Carvalho | Bahia

Deus é mais. Um jovem de 17 anos morreu depois de ser espancado no fim da tarde desta quinta-feira, dia 24, na Cidade de Jaguaquara, no Sudoeste da Bahia. De acordo com informações preliminares repassadas pela Polícia Civil, o jovem Mateus Amorim Peixinho foi espancado por um cramunhão de características ignoradas em uma via pública, entre os bairros Malvina I e Lagoa. Mateus foi socorrido ao Hospital Municipal de Jaguaquara, mas não resistiu e morreu momentos antes de dar entrada no Pronto-Socorro da unidade hospitalar. Informações detalhadas sobre o crime não são esclarecidas. A Polícia diz que não constatou marcas de agressão no corpo da vítima e acredita na hipótese de que Mateus foi esmurrado. O adolescente já teve entrada registrada na Delegacia Territorial local pelo cometimento de ato infracional. Visivelmente abalada, com a morte do neto, a avó do menor foi ao hospital, mas disse não ter informações sobre autoria e motivação do homicídio. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié.

0 09:38 - 26 de Jul // Fonte: Bocão News | Bahia

Uma operação do Ministério Público, juntamente com a Polícia Civil, resultou na apreensão de mais de duas toneladas de carne imprópria para consumo em Poções, no Sudoeste Baiano. Durante a operação, oito açougueiros foram presos em flagrante e encaminhados para a delegacia da região. Parte da ação foi realizada na Central de Abastecimento de Poções. A carne era armazenada em locais inadequados e era vendida sem nenhum cuidado com higiene e refrigeração.

 Segundo a polícia, outra parte da carne apreendida era abatida em uma casa no Bairro Alto da Vitória. Ainda segundo a polícia, alguns dos animais abatidos eram roubados em propriedades da região. O Ministério Público deve investigar ainda o trabalho da Vigilância Sanitária, que deveria inspecionar a carne vendida na central de abastecimento.

 No mercado municipal de Poções, o consumidor pode comprar carne de acordo com os padrões estipulados pelo Ministério da Agricultura, mas o produto costuma ser comprado de frigoríficos localizados na cidade de Vitória da Conquista e Jequié, o que dificulta o controle da qualidade.

0 08:55 - 26 de Jul // Fonte: Uol | Bahia

Depois de ficar quarenta dias em uma maca no corredor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, o pintor José Henrique Oliveira, 18, finalmente deixou a unidade de saúde na terça-feira (22). Ele foi internado na unidade de saúde depois que quebrou a perna durante um acidente de trânsito. "Fiquei lá esperando pela cirurgia no fêmur por um mês e dez dias", contou.

 O tempo perdido por Oliveira na unidade de saúde poderia ter sido bem diferente se a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que está sendo construída ao lado do hospital já estivesse pronta.

 Anunciada em 2012 pelo governador Jaques Wagner (PT), a obra serviria para desafogar o hospital, que faz 120 atendimentos por dias e sofre com superlotação e falta de leitos há pelo menos quatro anos. No entanto, ela está pelo menos seis meses atrasada --era para ter sido entregue entre o final do ano passado e o começo deste ano.

 Em nota, o governo da Bahia afirmou que 82% da construção já foi feita e que o atraso ocorreu em função da implantação do Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que aumentou "o rigor na fiscalização de todas as obras em execução no país".

 O Sismob serve para fiscalizar as obras de engenharia e infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde, UPAs e Academias da Saúde financiadas com recurso federal. Questionado, o governo estadual, no entanto, não explicou porque o atraso foi de seis meses.

 Agora, a previsão é de que a unidade fique pronta em uma semana, até 31 de julho. A área, porém, não foi pintada, não tem piso, portas ou janela, e a área externa ainda está com chão de terra batida.

 A UPA vai custar R$ 3,6 milhões e deve fazer cerca de 300 atendimentos diários.

0 08:52 - 26 de Jul // Fonte: A Tarde | Bahia

Trabalhadores de postos de combustíveis se reuniram em assembleia na tarde desta sexta-feira, 25, em Salvador, e decidiram entrar em greve a partir do dia 4 de agosto.

Em passeata após a reunião ocorrida no posto Carlos Gomes, no bairro Dois de Julho, os frentistas se dirigiram até a avenida Sete de Setembro, em frente à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

A categoria, através do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba), reivindica reajuste salarial, plano de saúde, revisão de desconto nos salários e o pagamento dos domingos trabalhados.

De acordo com o Sinposba, os empresários insistem em manter o reajuste salarial de 6,6% e menos de 1% de aumento, além de não aceitarem a proposta de mediação do reajuste do Ministério Público do Trabalho (MPT), ajuda alimentação de 9% e implantação do plano de saúde.

Segundo o presidente do sindicato, Antonio José Santos, a maioria dos empresários não cumpre direitos trabalhistas, não fornece auxílio transporte, uniformes e equipamentos de proteção individual e coletiva. Através de nota, o presidente afirma ainda que os trabalhadores cumprem jornada de trabalho excessiva de 12 horas sem horário de descanso.

 

0 08:48 - 26 de Jul // Fonte: G1/Bahia | Bahia

Após as falhas de sistema que tiraram duas embarcações de operação na última quinta-feira (24), em Salvador, o ferry Agenor Gordilho entrou em manutenção preventiva nesta sexta-feira (25).

Segundo a assessoria da Interncional Marítima, empresa que administra o sistema, o ferry Juracy Magalhães entrou em operação para reforçar o sistema.

De acordo com informações da Internacional Marítima,  o Agenor Gordilho não tem previsão de retorno.

A empresa acrescenta que , diferentemente do ferry Ivete Sangalo, que apresentou problemas nos sensores e voltou a operar ainda na manhã de quinta-feira, a embarcação Agenor Gordilho apresentou falhas mecânicas que demandam maior tempo para correção. 

0 08:45 - 26 de Jul // Fonte: iBahia | Economia

Neste sábado (26), o concurso 1.620 da Mega-Sena pode pagar o prêmio de R$ 22 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas. De acordo com a Caixa Econômica Federal, se o vencedor decidir aplicar o prêmio total em poupança, receberá mais de R$ 120 mil por mês. Ou poderá adquirir ainda 55 imóveis no valor de R$ 400 mil cada, ou ainda uma frota de 169 carros de luxo.

Ainda segundo a Caixa, por ter final com o número zero, o concurso sorteado neste sábado recebe um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos – o mesmo ocorre a cada concurso com final cinco.

As apostas têm preço a partir de R$ 2,50 e podem ser realizadas até as 19h em qualquer lotérica do Brasil.

0 08:39 - 26 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

Investigadores da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam, na quarta-feira (23), em Juazeiro, o pernambucano Fabiano Rodrigues da Silva, o “Foguinho”, de 30 anos, foragido do presídio de Petrolina. Ele é apontado como o responsável por diversos homicídios e assaltos, na cidade vizinha a Juazeiro.

Segundo o coordenador da 17ª Coorpin, delegado Fábio Araújo, o foragido vinha residindo em Juazeiro, no bairro Antônio Guilhermino. A Polícia Civil de Pernambuco já foi informada sobre a captura do criminoso, que será recambiado para aquele estado.

0 08:34 - 26 de Jul // Fonte: Aratu Online | Educação

Os candidatos às vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) têm uma oportunidade a mais para concorrer a uma das 289.341 vagas disponíveis. As inscrições foram prorrogadas até as 23h59 do domingo, 27.

 Esta segunda edição de 2014 oferece vagas em cursos técnicos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S), distribuídas em 466 municípios em todas as unidades da Federação.

 Os cursos mais procurados até o momento são os de técnico em segurança do trabalho, logística, enfermagem, informática e radiologia. Mas a oferta é diversificada, com cursos técnicos em mecânica, análises clínicas, design de interiores, eletrônica e petróleo e gás, entre outros.

 As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

 Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país. Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível on-line na página do Pronatec.

 As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na página do Sisutec na internet.

0 08:22 - 26 de Jul // Fonte: Bocão News | Acidente

Duas pessoas morreram em um acidente de carro, no final da tarde de sexta-feira (25), na BR-242, trecho entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, no oeste baiano. Segundo informações, as vítimas estavam em um Ford Focus preto placa NYS 8435 com placa de Luís Eduardo Magalhães, que colidiu frontalmente com uma carreta rodotrem. As vitimas morreram no local após ficarem presas nas ferragens.

Os ocupantes do Focus foram identificados como João Pereira dos Santos Junior, de 34 anos, filho do vereador de Santa Luz Dida (PMDB), e José Ricardo Gomes, de 39 anos. Ambos residiam em Luís Eduardo Magalhães.

0 08:18 - 26 de Jul // Fonte: Metro 1 |

O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, desdenhou do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, que chamou o Brasil de "anão diplomático". "Ele [Yigal Palmor] é o sub do sub do sub do sub do sub", o assessor nesta sexta-feira (25). O início da troca de farpas começou quando o governo brasileiro, por meio de nota oficial, classificou como "inaceitável" a violência na Faixa de Gaza e convocou o embaixador em Israel para uma "consulta".

 O jornal "The Jerusalem Post" publicou uma reportagem na qual o porta-voz israelense chama o Brasil de "anão diplomático". O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, respondeu dizendo que "se há algum anão diplomático, o Brasil não é um deles".

 Recheado de ironia, Yigal Palmor rebateu as críticas feitas pelo governo do Brasil, em entrevista à TV Globo. "A resposta de Israel é perfeitamente proporcional de acordo com a lei internacional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional e quando é 7 a 1 é desproporcional. Lamento dizer, mas não é assim na vida real e sob a lei internacional", disse o porta-voz israelense.

0 08:16 - 26 de Jul // Fonte: Metro 1 | Esporte

Uma mudança de última hora no chaveamento da Copa Sul-Americana de 2014 pode atrapalhar o desempenho do Vitória na competição. A Conmebol alterou a composição da segunda fase da competição, fazendo com que Sport e Vitória, que duelam nas oitavas de final da competição, enfrentem times considerados como "pedreiras" no cenário internacional. Originalmente, a tabela apontava o duelo como "O1", de acordo com o jornal Diário Pernambucano.

 Segundo o jornal, caso o Vitória ou o Sport avancem, enfrentariam na fase internacional o melhor da chave entre os vencedores de Itagüí (Colômbia) x Emelec (Equador) e Universidad Católica (Chile) x River Plate (Uruguai), considerados adversários de peso. Nas quartas de final, um dos times iria enfrentar o atual campeão Lanús (Argentina), o Peñarol (Uruguai) ou o Deportivo Cali (Colômbia). Na semifinal, teriam pela frente Boca Juniors e Rosário Central e os ainda desconhecidos "Brasil 3? e "Brasil 6?. Caso o Sport ou Vitória avancem para a final, enfrentaria River Plate, Estudiantes de La Plata e os demais brasileiros. A mudança ainda não foi confirmada pela CBF.

0 08:14 - 26 de Jul // Fonte: Metro 1 | Política

Os candidatos ao governo da Bahia, que fazem campanha política desde o dia 6 de julho, realizam neste sábado (26) algumas atividades. Conheça os compromissos de cada candidato para hoje:

 Marcos Mendes (PSOL): o candidato participa de uma caravana em municípios da Região Sul da Bahia, passando por Itapetinga, Itabuna, Itororó, Ilheús, entre outros.

 Paulo Souto (DEM): o candidato a governador se reúne com equipe de comunicação da campanha pela manhã. Pela tarde, ele viaja para Caetité, onde participa da festa da padroeira Senhora Santana. Durante a noite, Souto faz comício em Caculé.

 Renata Mallet (PSTU): pela manhã, a candidata participa do Encontro de Educação da CSP-CONLUTAS. Durante a noite, Renata se reúne com apoiadores da campanha.

 Rui Costa (PT): o candidato participa de uma maratona com carreatas e concentrações populares que começa à tarde, passando pelas cidades de Barreiras e São Desidério.

 O candidato do PRTB ao governo do Estado, Da Luz, e a candidata do PSB, Lídice da Mata, não divulgaram suas agendas.

0 06:33 - 26 de Jul // Léo Valente |
Os candidatos ao Palácio de Ondina vão aproveitar o fim de semana para seguir em caravana pelo interior do estado. Neste sábado (26) e domingo (27), Lídice da Mata (PSB), da coligação "Um Novo Caminho para a Bahia", faz carreata em Porto Seguro, no extremo sul. Marcos Mendes (PSOL) vai ao sul da Bahia, nas cidades de Itapetinga, Itabuna, Itororó e Ilhéus. Souto (DEM), da coligação “Unidos pela Bahia”, vai no sábado à festa da padroeira Senhora Santana, em Caetité, e faz comício e Caculé, no sudoeste. No domingo, a campanha segue para Nazaré das Farinhas e Cansanção, no nordeste. Rui Costa (PT), da coligação "Pra Bahia Mudar Mais", segue em caravana por nove cidades: Barreiras e São Desidério no sábado e Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Lapão e Jussara no domingo. Assim como nesta sexta-feira (25), Renata Mallet (PSTU) e Rogério Tadeu da Luz (PRTB) vão realizar ações da campanha apenas em Salvador. No sábado, a socialista participa do Encontro da Educação da CSP-Conlutas de manhã e, pela noite, se reúne com apoiadores de campanha. Já Da Luz aproveita o dia 26 para se encontrar com sua equipe e, no dia 27, visita o Subúrbio Ferroviário pela tarde.(Bahia Notícias)
 
0 17:35 - 25 de Jul // Fonte: iBahia |

As inscrições para o edital de cinema deste ano do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão abertas a partir desta sexta-feira (25) para produtores de 15 filmes brasileiros nas categorias ficção, documentário, animação e finalização.

 O edital foi lançado pelo banco nesta sexta-feira e totaliza recursos no valor de R$ 14 milhões. As inscrições se encerrarão no dia 10 de setembro. Cada produtora pode enviar até três projetos para concorrer ao apoio. Segundo o BNDES, a novidade deste ano é que pelo menos um dos cinco projetos que forem selecionados no Grupo 2 da categoria ficção, que visem ao reconhecimento técnico e artístico no mercado internacional, deverá ter um diretor estreante em longas-metragens. Para cada filme deste grupo, o apoio será no valor de R$ 1 milhão.

 Para o Grupo 1 dessa mesma categoria (ficção), poderão ser premiados até dois projetos com R$ 1,5 milhão cada. A prioridade, nesse caso, será o sucesso comercial, sem prejuízo da qualidade técnica e artística. Do mesmo modo, os projetos vencedores na categoria animação receberão R$ 1,5 milhão cada.

 Já na categoria documentário, serão destinados R$ 500 mil para cada um dos cinco projetos escolhidos pela comissão de seleção. Os inscritos na categoria finalização, destinada a obras ficcionais, documentais ou de animação que estejam na etapa de pós-produção, receberão também R$ 500 mil cada, informou o BNDES.

 O edital de cinema foi lançado pelo BNDES em 1995, como uma ferramenta para apoiar o setor audiovisual. Desde então, 384 filmes nacionais foram apoiados com recursos no montante de R$ 159 milhões, na etapa de produção ou finalização. Outros instrumentos para investimentos no setor são o Programa para Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que tem o banco como um dos agentes financeiros. Juntos, os dois investiram R$ 293 milhões no setor, desde 2007.




Colunistas


Classificados