Solução definitiva do problema é algo meio complicado
diz secretário de Infraestrutura ponte que liga Santo Antônio de Jesus à cidade de Muniz Ferreiira 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 09:00 - 31 de Ago // Djalma Macedo | Polícia

O idoso Jair de Souza, 61 anos, morador da região de São Roque dos Macacos, contou à reportagem da Rádio Recôncavo que estava juntamente com amigos e parentes, todos idosos, no domingo ( 30) jogando dominó em um bar daquela localidade quando dois homens chegaram a bordo de uma motocicleta agredindo a todos com coronhadas de revólver e anunciando assalto.

"Nunca esperava passar por uma coisa dessas, nessa idade, ser humilhado. Estou com a cabeça quebrada, saiu todo mundo de cabeça machucdo, todos quebrados" disse.

Conforme Jair, os quatro agredidos não tem inimigos. Ainda conforme ele, esse tipo de ação tem acontecido em outros pontos daquela região. " Eles chegaram pediram dinheiro e batendo. O restante de dinheiro que eu tinha, entreguei. De todos levaram na faixa e dois e quinhentos a três mil", comentou.

Apesar dos ferimentos e do susto, as vítimas passam bem. A Policia Civil de Varzedo investiga o caso.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:44 - 31 de Ago // Priscila Braga |

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda. pela campanha da presidenta Dilma Rousseff no ano passado.

Em resposta ao pedido feito pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para investigar as contas de campanha de Dilma, Janot destacou o que chamou de “inconveniência” da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral de se tornarem “protagonistas exagerados” da democracia.

Na análise do pedido, o procurador-geral citou ainda a possibilidade de uma “judicialização extremada” do processo político eleitoral e destacou que a democracia deve ter como atores principais candidatos e eleitores.

As declarações de Janot constam em despacho, datado de 13 de agosto, a favor do arquivamento do pedido feito por Gilmar Mendes. Segundo o texto, os fatos apontados pelo vice-presidente do TSE não apresentam “consistência suficiente para autorizar, com justa causa, a adoção das sempre gravosas providências investigativas criminais”. (Agência Brasil)

0 08:42 - 31 de Ago // Priscila Braga |

Depois de registrar intenso fluxo de passageiros até das 5h às 8h desta-segunda-feira (31), a travessia marítima do Salvador-Mar Grande terá que fazer parada por conta da maré baixa, como vem acontecendo desde a última sexta-feira.

A parada vai ocorrer somente no sentido de Mar Grande para a capital e vai das 8h30 às 12h. Para os passageiros que se destinam à Ilha de Itaparica, o atendimento não será interrompido: as embarcações saem normalmente do Terminal Náutico e atracam no terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho.

Dez embarcações estão em tráfego e outras quatro em reserva técnica e os horários de saída são de 30 em 30 minutos ou a cada 15 minutos, conforme o fluxo de usuários. . O último horário do dia saindo de Mar Grande será às 18h30. De Salvador, a última viagem será às 20h.

O retorno para quem foi para o Morro de São Paulo também será intenso hoje, já que no final de semana a Ilha de Tinharé recebeu muitos visitantes procedestes de Salvador. Os catamarãs vão chegar com lotação completa ao Terminal Náutico. Para aqueles que vão sair da capital com destino ao Morro, a previsão da Astramab é de embarque tranquilo.

Os horários de hoje saindo do Terminal Náutico são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As partidas de Morro São Paulo acontecem às 9h30, 11h30, 1h30, 13h30 e 15h. As escunas de tturismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos têm procura moderada hoje. O roteiro tem duas paradas – a primeira em Ilha dos Frades e a segunda em Itaparica (Ponta de Areia), de onde as escunas retornam a Salvador, às 17h30.

0 08:42 - 31 de Ago // Djalma Macedo | Bahia

0 08:39 - 31 de Ago // Priscila Braga |

O casal brasileiro Antonio Nieves, de 28 anos, e Amy Schafer, de 27, foi preso, acusado de maus tratos ao filho de apenas três meses. Os dois estavam em viagem à Flórida, nos Estados Unidos, e resolveram ir a um bar. No local, foram impedidos de entrar com a criança e resolveram deixá-la na calçada - o bebê ficou do lado de fora por duas horas, segundo o Daily Mail. Os dois chegaram a ser expulsos do local pelo dono, após iniciarem uma confusão.

Ao chegarem ao local no qual estavam hospedados, o casal começou a discutir e a polícia chegou a ser acionada. O homem responderá, também, pela acusação de agressão doméstica. Fontes contaram que Amy, de vez em quando, ia à rua para ver se a criança estava bem, e voltava para o interior do bar. O casal perdeu a guarda do filho, que permanecerá em um lar adotivo enquanto ocorrem as investigações. Antonio tem fiança estipulada em R$ 35 mil e Amy, em R$ 25 mil.

0 08:36 - 31 de Ago // Priscila Braga |

De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Dataqualy, entre os dias 5 e 8 de agosto, o percentual do índice de arrependimento dos votos dados à presidente Dilma Rousseff, em Salvador, chegou a 75%. Os números foram adiantados pelo presidente estadual do Democratas, deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), nesse domingo (30). Na pesquisa, o eleitor que votou na presidente respondeu a pergunta: “Você votaria em Dilma Rousseff novamente?”. A cada 100 respostas 75 disseram que “não”. 

Para Aleluia, a vitória alcançada por Dilma no nordeste, em especial, na Bahia, já não reflete mais a reputação que a presidente tem, atualmente, na região. "Se Dilma diz: 'tenho orgulho dos votos que recebi dos nordestinos', a recíproca não é verdadeira: 75% se declararam arrependidos em Salvador", comentou.

O deputado ainda afirmou que ninguém acredita mais nesse governo. "Não se trata de disputa política, a saída de Dilma é uma urgência para o país diante da falta de legitimidade para controlar essa crise", disse.

A presidente reeleita pelo PT, Dilma Rousseff, teve a opção de 67,28% dos eleitores e Aécio Neves (PSDB) 32,72%, na capital baiana, nas últimas eleições para presidente. (Metro1)

0 08:28 - 31 de Ago // Priscila Braga |

Uma nova técnica de exame de sangue tem sido usada para detectar tumores que reapareceram em pacientes após o tratamento da doença. Durante a fase de testes, o novo método rastreou 12 dos 15 tumores que reaparecem em mulheres em que a doença é reincidente e permitiu que cientistas do Instituto de Pesquisas sobre o Câncer, em Londres, encontrassem vestígios de câncer de mama cerca de oito meses antes do período em que, geralmente, os médicos notam o ressurgimento da patologia. O estudo, realizado com 55 pacientes com alto risco de sofrerem novamente com um câncer devido tamanho do tumor removido inicialmente, também investigou o DNA canceroso, procedimento ainda pouco viável pelo alto custo. Se a eficácia do novo exame de sangue for confirmada, o teste vai contribuir para o tratamento precoce do câncer, o que oferecerá ao paciente mais chances de sobrevivência. “Encontrar maneiras menos invasivas de diagnosticar e monitorar o câncer é muito importante, e análises de amostras de sangue têm surgido como uma maneira possível de juntar informações cruciais sobre a doença do paciente, procurando fragmentos do DNA do tumor ou células cancerosas na corrente sanguínea. Mas ainda há um caminho a percorrer antes que esta técnica se transforme em um teste que os médicos possam usar rotineiramente, e fazer isso não é simples”, comentou o doutor Nick Peel, do Instituto Britânico de Pesquisas sobre o Câncer.

0 08:27 - 31 de Ago // Priscila Braga |

Uma mulher com obesidade mórbida, que pesava 250 quilos, passou por uma cirurgia nos Estados Unidos para diminuir seu estômago, que representava 20% do seu peso, o que corresponde ao tamanho de um filhote de hipopótamo. O estômago da americana Charlene Branham desceu por suas pernas e já chegava ao calcanhar quando decidiu pela operação. Charlene convivia com o problema desde 2005. Desde a adolescência, a mulher que tem 40 anos, convivia com a obesidade, mas o problema começou a se agravar quando ela passou a ignorar que o aumento do peso dela estava relacionado ao estômago. Para a mulher, o peso era referente a um cisto. De acordo com o jornal Daily Mail, na infância, Charlene tinha um peso normal, mas passou a engordar após ter o primeiro filho na adolescência. O problema piorou com o decorrer dos anos, e por vergonha de sua aparência, não saia de casa para não ser vista e nem procurava ajuda médica. O estômago ficou tão grande que ela já não tinha mais roupas para se vestir e nem conseguia se locomover. Para sobreviver, ela contava com ajuda de sua mãe. O que a motivou a procurar ajuda foi a vontade de brincar com o neto. Os médicos do Missouri, cidade em que ela reside, não foram capazes de realizar a cirurgia. O diagnóstico dos médicos na Califórnia foi de pannus penduculado (tecido inflamatório recém-formado, em perpendicular). A cirurgia envolvia grandes riscos devido a dimensão do estômago. Havia risco de infecção durante a operação, que foi feita em partes, com remoção pela direita, pela esquerda e no centro do órgão. Os médicos temiam que as veias e artérias fossem afetadas. Charlene passa bem, apesar de ainda estar obesa. Atualmente, ela pesa 198 quilos, mas já consegue se mover e só quer desfrutar da companhia do neto.

0 08:23 - 31 de Ago // Djalma Macedo | Opinião

O sargento e deputado estadual Marcos Prisco, que na semana passada recebeu o título de cidadão santoantoniense concedido em homenagem pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, onde o parlamentar tem familiares residentes. O título foi indicado pelo também policial e político, vereador pelo município, Sargento Vinícius, comentou à imprensa local a respeito do crescimento da violência no interior do estado.

"Isso é porque o Governo do Estado investe mais em propaganda do que na segurança pública, que está sempre em segundo plano. O governo trata da segurança com bravata política", disse. Ele inclusive deu sua nota ao desempenho do secretário estadual da pasta, Maurício Barbosa. " Infelizmente minha nota é 1. Nãoresolveu no governo passado e não está resolvendo neste", acrescentou.

Opinião- Léo Valente

Em se falando de segurança pública local, quando a gente faz uma comparação da violência em Santo Antônio com o que acontece em cidades como Jequié, Serrinha, Alagoinhas e outras, podemos notar que a situação não é boa mas é mais confortável.

A responsabilidade pela segurança não é do município, é do estado. A situação da cadeia pública de Santo Antônio de Jesus é complicada, falta reforma há muitos anos. O batalhão não tem a quantidade de homens para fazer o policiamento que eles desejam. Entretanto, vale lembrar que os municípios também podem fazer sua parte na luta para proteger o cidadão, com o fortalecimento das guardas municipais, que ficaria a postos em pontos estratégicos da cidade.

Por mais que se saiba que a responsabilidade é do estado, seria de muito bom tom que os municípios também fizessem sua parte, para ajudar a proteger o cidadão.


Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:23 - 31 de Ago // Priscila Braga |

Depois de sofrer um ataque e ser rasgado na sexta-feira, o Pixuleko, boneco inflável do ex-presidente Lula vestido de presidiário, reapareceu no domingo (30) consertado e com esquema de segurança reforçado. Cinco seguranças e um gradil foram contratados por cerca de R$ 2 mil e levados para isolar o boneco do público na avenida Paulista.

“Se a gente não fizer isso a petralhada ataca de novo”, afirmou Carla Zambelli, líder do movimento. O Pixuleko foi inflado na altura da alameda Ministro Rocha de Azevedo, na frente do prédio onde funciona TCU (Tribunal de Contas da União) em São Paulo, para pressionar o tribunal a agilizar a análise de supostas irregularidades na conta do governo Dilma em 2014.

Líderes dos movimentos pró-impeachment também recolhiam assinaturas para um manifesto contra a corrupção. Para animar os manifestantes, que se aglomeravam em torno do boneco e em cima da ciclovia da Paulista, a organização providenciou um alto falante que era usado para fazer discursos contra Dilma e Lula e tocar músicas diversas.

A trilha sonora foi do hino brasileiro a adaptações de músicas famosas. A letra de “Faroeste Cabloco”, da Legião Urbana, foi modificada para criticar o escândalo na Petrobras. Os organizadores se revezavam no microfone para cantar junto com as gravações.  

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi cercado e xingado na avenida Paulista, na manhã deste domingo. Ele fazia uma caminhada junto com um amigo, que estava de camisa vermelha, e foi reconhecido por manifestantes. 

0 08:22 - 31 de Ago // Djalma Macedo | Política
Começa nesta segunda feira (31), a partir das 18hs, no Largo da Irmã Dulce, Praça Bom Jesus, a série de sessões itinerantes da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus. 
 A idéia é louvável mas em uma sessão itinerante anterior da Assembléia Legislativa feita por aqui o que se viu mais foi crítica e defesa à administração do governador Rui Costa, sem muito espaço para debate dos assuntos do cotidiano santoantoniense. Não teve resultado prático.
Sugiro inclusive que os vereadores convidem secretários municipais e lideranças da comunidade, para que estes possam se inscrever e falar, se tiver muitos que se faça sorteio. É importante que se ouça a comunidade a fim de evitar que a sessão itinerante do Legislativo municipal se perca na propaganda política, como aconteceu com a sessão da Assembléia, de triste memória.
Léo Valente
0 08:19 - 31 de Ago // Priscila Braga |

Uma mensagem falsa postada no Facebook induz os internautas a procurar informações no site da Receita Federal, mas, na verdade, trata-se de mais uma das artimanhas de criminosos para instalar programas maliciosos no computador da vítima. O texto desperta a curiosidade, pois diz que o nome da pessoa “está aparecendo na lista de inscrições da malha fina”.

A tela apresentada no Facebook mistura um link verdadeiro da Receita Federal e um falso, que baixa um programa para o computador dos desavisados. Por segurança, o Fisco alerta que os programas, como o gerador do Imposto de Renda, por exemplo, devem ser obtidos diretamente na página da RFB na internet. No caso do programa que é disponibilizado na mensagem falsa, um olhar mais atento permite verificar que o servidor de aplicativos não é o da Receita Federal (como na linha tracejada em vermelho).

Embora tenha um perfil oficial no Facebook , a Receita tem deixado claro que não se trata de um canal de atendimento ao contribuinte e que pretende, com as publicações, “estabelecer laços menos formais no relacionamento com o contribuinte, por meio de campanhas, dicas e mensagens de interesse da administração".

Além das mensagens em redes sociais, criminosos procuram sempre se utilizar de formas fáceis de enganar os cidadãos usando o nome da Receita Federal e de outros órgãos. Durante o período de entrega da declaração, é comum, por exemplo, aparecerem mensagens eletrônicas (e-mails) com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Assim como nas redes sociais, as mensagens nos e-mails usam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares (softwares maliciosos ou programas mal-intencionados) no computador, tem informado a Receita.

A Receita Federal esclarece que não envia e-mails sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. (Agência Brasil)

 

0 08:12 - 31 de Ago // Priscila Braga |

A Washington State University, nos EUA, adotou uma maneira de conter os termos discriminatórios na instituição. Os professores passaram a adotar novos métodos de classificação, que preveem penalizações para alunos que utilizem termos discriminatórios nas suas apresentações ou trabalhos.

As restrições implantadas decretam que os estudantes que utilizem termos como “imigrantes ilegais” ou “homem de cor” sejam penalizados na nota. Essa penalização pode culminar na reprovação a disciplinas, caso os termos sejam utilizados com intenção de denegrir a pessoa ou o tema em causa.

O jornal britânico The Independent teve acesso ao código de conduta da universidade e citou-o: “O uso de termos ou linguagem racista, homofóbico, xenófobo ou classista na sala de aula não será tolerado. Se for transgredido, resultará em penalizações à disciplina”. 

2 07:00 - 31 de Ago // Redação | Podcast
0 02:24 - 31 de Ago // Jacyra Barreto | Bahia

Começa nesta segunda-feira (31) a vistoria anual obrigatória para renovação de alvará de circulação. A ação segue até o dia 30 de novembro. Cerca de 7,2 mil taxistas deverão comparecer ao pátio da Cotae, nos Barris, munidos da documentação exigida.
Na ocasião, serão prestados os serviços de renovação de crachá, segunda via da carteira de condutor e todos os serviços habituais. A estimativa é que cerca de 120 permissionários sejam atendidos diariamente em todo o período. “A vistoria é necessária para melhorar o atendimento prestado à população, além de proporcionar mais segurança para quem utiliza o serviço de táxi em Salvador”, destacou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.
O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Os veículos devem estar em conformidade com a padronização obrigatória, além de apresentar os requisitos de segurança (triângulo, chave de roda e estepe), higiene, conservação e condição de trafegabilidade.

0 02:19 - 31 de Ago // Jacyra Barreto |

Um incêndio em um complexo residencial de uma gigante estatal do petróleo da Arábia Saudita matou pelo menos 11 pessoas e feriu mais de 200 neste domingo (30), disseram autoridades locais.

Saudi Aramco, a maior companhia de petróleo do mundo em termos de produção e exportações, administra vários complexos fechados para a sua força de trabalho de expatriados, na região leste do Reino.

Estamos profundamente entristecidos em saber dos mortos e feridos que resultaram do incêndio. Nós oferecemos nossas sinceras condolências às famílias dos falecidos", disse o presidente interino e CEO Amin H. Nasser, em um comunicado. "Nossa prioridade imediata é prestar todo o apoio aos afetados por este incidente trágico. A Saudi Aramco está totalmente empenhada em garantir a segurança e o bem-estar de nossos funcionários e suas famílias."

O incêndio começou no início da manhã deste domingo no porão de uma torre, na cidade oriental de Khobar. O fogo já foi completamente extinto.A Defesa Civil da Arábia Saudita disse no Twitter que o fogo estava "sob controle" e que as equipes estavam fazendo buscas nas torres para garantir que tenham sido totalmente evacuadas.

Fotos publicadas na internet pela Defesa Civil mostraram colunas de fumaça que saíam das janelas do prédio, enquanto carros e móveis acabaram sendo queimados, o que dificultou a operação de busca e resgate.

A causa do incêndio era desconhecida. Autoridades realizarão uma investigação para determinar o que a provocou, disse a empresa. As vítimas são de várias nacionalidades, segundo a Defesa Civil, que não forneceu mais detalhes.

A gigante do petróleo emprega mais de 61.000 trabalhadores de 77 países, muitos dos quais residem em habitações da empresa.(Correio). 

0 21:55 - 30 de Ago // Vagner Santos |

O neurologista Oliver Sacks enfrentou nos últimos meses a tarefa mais difícil com que qualquer pensador poderia lutar, sobretudo alguém que dedicou toda sua obra a tentar entender o funcionamento da mente humana: explicar sua própria morte. Em fevereiro, Sacks anunciou em um artigo que sofria de câncer terminal e, neste domingo, faleceu em Nova York aos 82 anos de um câncer de fígado. Teve tempo de publicar suas memórias, On the Move, e escrever uns poucos textos na imprensa em que, com sua característica mistura de humor e lucidez, explorava as certezas da vida quando já sabia que lhe restava pouco tempo aqui embaixo. Uma frase daquele primeiro texto inesquecível, intitulado Sobre Minha Própria Vida, que publicou no The New York Times em meio a uma comoção global, resume suas reflexões: “Acima de tudo, fui um ser com sentidos, um animal pensante, neste maravilhoso planeta e isso, em si, foi um enorme privilégio e uma aventura”.

0 21:42 - 30 de Ago // Vagner Santos | Tecnologia

A Proteste Associação de Consumidores pediu abertura de inquérito contra empresas de telefonia por eventuais bloqueios nos serviços de chamada de voz em aplicativos como WhatsApp e Viber. A representação foi feita junto à 3ª Câmara de Consumidor e Ordem Econômica da Procuradoria-geral da República (PGR) esta semana. Cinco entidades se uniram à Proteste na representação.

“As empresas não têm direito de interferir nos aplicativos de voz. Não se pode bloquear o acesso a um determinado aplicativo. Essa representação é para que o consumidor não seja prejudicado”, explicou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Segundo ela, as empresas de telefonia já se movimentam contra aplicativos de chamada de voz que não usam a linha telefônica tradicional, e sim conexão à internet.

0 21:11 - 30 de Ago // Laiane Santos | Brasil

Foi enterrado hoje (30) à tarde no Cemitério Parque da Saudade, em Fortaleza, o corpo do adolescente Malcon Jonas do Nascimento Lima, 17 anos. Ele era filho do presidente da Central Única de Favelas (Cufa) e foi assassinado a tiros no bairro Aldeota, por volta das 20h de ontem (29).

O corpo só foi identificado na manhã deste domingo, e a Polícia Civil do Ceará investiga o crime. Por meio da rede social Facebook, o presidente da Cufa, Preto Zezé, pronunciou-se sobre a morte do filho.

“Hoje amanheci sem uma parte de mim! Amanheci sem você, Jonas. A conversa de ontem ainda ecoa na minha mente. Não me deixa dormir. Vai ser difícil seguir e te ver por tudo e por todos os lugares. Eu não tenho respostas, tampouco perguntas. É uma dor estranha, e olha que já suportei tantas dores, mas essa está difícil”, escreveu.

Em nota oficial, a presidenta Dilma Rousseff também lamentou a morte de Jonas. “É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do filho do meu querido amigo Preto Zezé, Malcon Jonas. Que Preto Zezé e toda sua família recebam minha solidariedade neste momento de profunda dor e sofrimento. Que o amor que vocês tinham por ele fortaleça seus corações para suportar e superar a falta que este jovem, com grande futuro pela frente, fará a todos. Meu forte abraço”, divulgou o Palácio do Planalto. Com informações da Agência Brasil. (Notícias ao Minuto)

0 21:08 - 30 de Ago // Laiane Santos | Brasil

A sobrinha de uma mulher de 52 anos que esteve internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro, em São Paulo, afirmou que a tia foi "torturada" por um médico. De acordo com ela, o profissional usou uma sonda de grosso calibre na paciente, que estava bastante fraca, mas consciente.

Ester da Silva sofre de hepatite C, em estágio avançado, doença pulmonar crônica e cirrose. De acordo com a sobrinha Katia Silva Dourado, 41, devido ao quadro clínico, ela necessita ser hospitalizada regularmente. 

"Minha tia chegou muito fraca ao setor de emergência, não conseguia abrir os olhos, mas ainda estava consciente. O médico dizia que a faria abrir os olhos de qualquer maneira e pediu para o enfermeiro colocar a maior sonda que tivesse pelo nariz de minha tia. Esse procedimento a machucou e a fez sangrar bastante", contou em entrevista ao G1. 

Ainda de acordo com ela, o médico ironizava a situação da paciente dizendo para o restante da equipe chegar perto e presenciar a "ressurreição". "Em outro momento ele chegou a dizer à minha tia que o problema dela era falta de homem", lembrou.

O caso foi registrado na Polícia Civil como lesão corporal e constrangimento. Já a prefeitura do município, afirmou que abriu um processo administrativo para investigar o caso. O médico, que não é funcionário público, presta serviços à unidade e já foi afastado; seu último dia de trabalho na rede municipal foi 21 de agosto. (Correio)

0 21:05 - 30 de Ago // Laiane Santos | Saúde

A jornalista Melanie Reid ficou paralisada em um acidente de cavalo há cinco anos. A casa de Melanie, autora da coluna Spinal Column no jornal britânico The Times, fica escondida no interior da Escócia.

Apesar de o acidente a ter deixado com movimento mínimos nos braços e nas pernas, a casa permanece sem adaptações que costumam ser consideradas úteis para deficientes: não há bancadas baixas na cozinha ou tomadas adaptadas. Reid acha que fazer essas mudanças significaria que ela aceitou sua deficiência – e ela continua lutando para superá-la.

Há cinco anos, Reid tinha chegado ao ponto exato de sua vida em que, diz ela, queria estar, fazendo exatamente o que queria fazer. Era um jornalista de sucesso, com um marido carinhoso e um filho que estava indo bem na vida. Eles se mudaram para uma casa no campo, com uma bela vista e estábulos para os seus amados cavalos.

Reid era quem costumava pensar no futuro e liderar – era conhecida como uma mulher prática, resolvedora de problemas.

Acidente
Foi cavalgando que o acidente aconteceu. Galopando em direção a um obstáculo, o cavalo empacou. Ela tentou se agarrar ao pescoço dele, mas foi jogada para o alto e caiu sobre o obstáculo com os braços para trás. Seu rosto bateu no chão e o corpo foi torcido. Quem viu o acidente diz que a queda pareceu inofensiva e em câmera lenta. Ela não perdeu consciência e diz que experimentou sensações inacreditáveis no momento.

0 21:03 - 30 de Ago // Laiane Santos | Bahia
O Ex-Prefeito de São Miguel das Matas, Reinaldo Andrade Sandes, foi condenado na instância Federal a devolver recursos oriundos da FUNASA ao erário público decorrente da utilização equivocada dos recursos do convênio firmado entre o Município e a União para a construção de banheiros em residências na zona rural no ano de 2002. De acordo com a sentença, o Governo Federal firmou o Convênio nº 1.689/2002 que objetivava a execução de “melhorias sanitárias domiciliares nas localidades dePovoados Comum do Machado, Barra, Moenda Seca e Fátima”. 
O documento ressalta que em visita técnica realizada por perito da FUNASA, constatou-se o atingimento de apenas 78,59% do objeto pactuado, já que das 96 (noventa e seis) previstas, foram construídas apenas 78 unidades sanitárias, o que resultou em um prejuízo ao erário de R$ 33.628,63 (trinta e dois mil, seiscentos e vinte e oito reais e sessenta e três centavos), em valores históricos. 
Diante do exposto, a Juíza Federal, Karine Costa Carlos Rhem da Silva, nas sanções previstas no artigo 12, inciso II, da Lei nº  8.429/92, consistentes em: (I) ressarcimento do dano   no montante de R$ 32.113,48 (trinta e dois mil, cento e treze reais e quarenta e oito centavos) ao poder público federal e de R$ 1.555,81 (mil quinhentos e cinquenta e cinco reais e oitenta e um centavos) ao Município de São Miguel das Matas, devidamente corrigidos e incidentes os juros legais desde a data final de vigência do convênio (09/08/2007 - fl. 1.271); (II) na perda da função pública  ; (III) na suspensão dos direitos políticos por 05 (cinco) anos  ; (IV) no pagamento de multa civil no valor de 50% da condenação  ; (V) e na proibição decontratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios  , direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de cinco anos. (Bahia na Web)
0 20:25 - 30 de Ago // Leozinho Valente |
O agricultor Dalmo de Araujo Santos, de 58 anos, que foi encontrado morto no município de Presidente Tancredo Neves/BA, ainda não foi desvendado pela Polícia.
Segundo consta, o agricultor estava dormindo em sua casa situada na região da Várzea, no município de Valença/BA, quando cerca de três elementos chegaram em um veículo até o presente momento não identificado e bateram na porta da vítima dizendo que eram policiais e quando o mesmo, que estava dormindo abriu a porta, um dos "supostos" policiais adentrou na residencia da vítima e disse que queria uma arma de fogo que ele possuía e como não encontrou a arma, levou a vitima algemada e ainda disse para a esposa da vítima que ligasse para a Delegacia da cidade de Valença que ela iria saber o paradeiro do seu marido.
O fato ocorreu por volta das 21:00h e quando foi por volta das 04:00h da madrugada familiares da vitima encontraram o corpo da mesma jogado em uma estrada vicinal que dá acesso a Coopatan, cerca de 400 metros da BR 101, no município de Presidente Tancredo Neves com cerca de noves perfurações de arma de fogo.
Qualquer informação a fim de ajudar a Policia a elucidar o fato, poderá ser feita através dos telefones da Delegacia de Valença (75-3641-8750) ou (73-3540-1065), da Delegacia de Presidente Tancredo Neves que as informações serão totalmente sigilosas. 

 Fonte: Amarelinho 10

0 16:21 - 30 de Ago // Laiane Santos | Brasil

Mais de 4 milhões de crianças ainda não receberam a vacina contra a poliomielite, segundo dados do Ministério da Saúde. A campanha de imunização, que termina na próxima segunda-feira (31), pretende alcançar 12 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, o que representa 95% do grupo dessa faixa etária.

O levantamento, divulgado sexta (28), foi feito até a última quinta-feira, quando 7,8 milhões de crianças tinham sido imunizadas. O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. 

Além de imunizar contra a doença, a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, que começou no dia 15, tem o objetivo de atualizar o calendário vacinal das crianças de até 5 anos que não tomaram alguma outra vacina na rede pública. (Metro1)

0 16:14 - 30 de Ago // Laiane Santos | Internacional

Courtney Mina é blogueira plus size e sempre teve “pernas grandes”. “Não estou falando apenas de coxas grossas, mas especificamente de pernas e tornozelos grandes”, escreveu em depoimento ao site Bustle. Vítima de uma doença crônica, a norte-americana aprendeu a aceitar seu próprio corpo e, diante do movimento deautoaceitação que começa a ganhar as redes, embarcou em uma pequena experiência virtual e percebeu o quão crueis as pessoas são com quem apresenta sobrepeso, mesmo que este seja resultado de um disgnóstico clínico irreversível.

Apesar de estar em constante contato com mulheres plus size, Courtney sempre soube que suas proporções eram atipicamente grandes. E por mais que tentasse, não conseguia se livrar delas. “Durante o ensino médio, desenvolvi transtorno alimentar(algo bem comum entre meninas gordas que são ensinadas a sentir vergonha e a odiarem seus corpos)”, revelou. Em poucos meses, ela abandonou o manequim 48/50 e passou a vestir 42/44. “Mas só perdi barriga, costas, peito e até medidas do rosto. Minhas pernas permaneceram do mesmo tamanho. Então, depois de anos sentindo vergonha de mim mesma, decidi aceitar que fui feita para ser assim.”

Foi só recentemente que ela descobriu a verdadeira razão de suas medidas. Courtney foi diagnosticada com lipedema, uma doença crônica que geralmente afeta os membros, fazendo com que pernas - e às vezes, braços - acumulem padrões distintos de tecido adiposo. “É uma doença hereditária que afeta principalmente as mulheres e, geralmente, é desencadeada na adolescência”, explica. “O tecido adiposo que se acumula não é algo que pode ser perdido com dieta ou exercício físico. Então, se você tem isso, está preso a ele - a menos que se faça uma cirurgia, o que só reduz o tecido, mas não o elimina por completo.”

0 16:07 - 30 de Ago // Laiane Santos | Saúde

Uma mulher com obesidade mórbida, que pesava 250 quilos, passou por uma cirurgia nos Estados Unidos para diminuir seu estômago, que representava 20% do seu peso, o que corresponde ao tamanho de um filhote de hipopótamo. O estômago da americana Charlene Branham desceu por suas pernas e já chegava ao calcanhar quando decidiu pela operação. (Bahia Notícias)

0 16:01 - 30 de Ago // Laiane Santos | Internacional

Um pequeno leitão foi encontrado por um pedestre junto a um templo budista em Xinkou, Tianjin, na China.

O animal estava sozinho e acabou por ser adotado pelo homem que o encontrou.

De acordo com a Reuters, o porco tem duas cabeças e três orelhas. Consegue comer com as duas bocas, mas o peso das cabeças impede-o de andar ou até mesmo de se manter em pé. Yang Jinliang, o homem que adotou o animal, pede agora ajuda a veterinários para conseguir que o pequeno porco tenha uma vida longa. Para já, o animal está sendo alimentado através de mamadeiras. (Notícias ao Minuto)

0 15:43 - 30 de Ago // Laiane Santos | Acidente

Um jovem de 25 anos morreu carbonizado após carro que dirigia colidir com com um caminhão baú, na manhã deste domingo (30), na BR 116 Norte, na cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador.

Segundo informações da polícia, o condutor teria tentado entrar na Estrada da Matinha quando sofreu o acidente. O caminhão baú transportava uma mudança.

Na colisão, o carro dirigido pelo jovem foi arrastado por vários metros e, em seguida pegou fogo. As chamas também atingiram o caminhão. Os veículos ficaram completamente destruídos.

O jovem ficou preso ás ferragens e morreu carbonizado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e retirou o corpo das ferragens. O condutor do caminhão saiu do veículo antes que as chamas se alastrassem e não ficou ferido.

0 15:42 - 30 de Ago // Laiane Santos | Entretenimento

Os vocalistas da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha e Marlus Viana, anunciaram o divórcio nas redes sociais. O casal estava junto há dez anos e não anunciou o motivo da separação. (Bahia Notícias)

0 15:38 - 30 de Ago // Laiane Santos | Política

Um dia depois de fazer declaração explícita de que pode ser candidato à Presidência em 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, em resposta às críticas que vem sofrendo de adversários e movimentos antipetistas, vai "voltar a voar" no sentido de que pretende fazer política com mais intensidade.

"Na verdade estou naquela fase de quem está esperando o dia da aposentadoria mas as pessoas não me deixam em paz. Os adversários todo santo dia falam do meu nome. E eu aprendi uma coisa. Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no mesmo galho. Se ele ficar pulando, é difícil. Então é o seguinte: eu voltei a voar outra vez", disse Lula, ontem, durante seminário sobre as cidades do século 21 promovido pela prefeitura de São Bernardo, do qual também participou o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. "Eu agora vou falar, vou viajar, vou dar entrevistas", completou o petista.

Nos últimos dias, em conversas reservadas, Lula tem dito que o risco de afastamento da presidente Dilma Rousseff passou e os alvos agora são ele próprio e o PT. Por isso, decidiu se colocar na disputa e servir como uma espécie de anteparo do governo.

"Como tenho as costas largas e já apanhei demais na vida vou ver se eles dão um pouco de sossego para nossa querida Dilma e começam a se incomodar comigo outra vez", afirmou o ex-presidente, que condenou o que chamou de "ódio contra o PT".

0 15:36 - 30 de Ago // Laiane Santos | Bahia

Um homem de 52 anos ficou ferido após ser atingido por um avião de aeromodelismo, no centro de Ipiaú, neste domingo (30). O aparelho guiado por controle remoto sobrevoava o local quando desceu descontrolado e caiu próximo a uma bomba de combustível, segundo apurou o portal Giro em Ipiaú. A vítima, Antônio Costa Carlos Sampaio, estava na loja de convieniência do Posto Rocha e foi atingida no pé por um dos destroços do avição. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o homem. O pequeno avião foi apresentado na delegacia da cidade, onde a vítima deve prestar queixa na manhã desta segunda-feira (31). O proprietário do aeromodelo ainda não foi identificado. (Bahia Notícias)

0 15:34 - 30 de Ago // Laiane Santos | Entretenimento

Grazi Massafera mesmo com bom desempenho em seus papéis na dramaturgia, sempre era lembrada como uma ex-BBB. Agora a atriz vem conseguido elogios de atores, autores e de grande parte da crítica especializada pelo trabalho em “Verdades Secretas”.

Neste sábado (29), em uma entrevista ao programa “Estrelas”, Walcyr Carrasco, autor da trama da Globo, revelou que ficou com um pé atrás quando o nome da ex-BBB foi lhe oferecido para o papel: “Não imaginava. Quando falaram que seria ‘a Grazi’, eu disse ‘a Grazi?’”.

Grazi que vive uma modelo viciada em drogas na novela, participou do bate-papo com Angélica e falou sobre a personagem polêmica, que nesta semana mostrou os seios: “Eu estava falando para a Angélica que nem eu daria esse papel para mim mesma”, disse a atriz. (Notícias ao Minuto)

0 15:29 - 30 de Ago // Laiane Santos | Bahia

A maré baixa suspendeu a travessia de lanchas de Mar Grande para Salvador, desde às 8h30 deste domingo (30), segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab).

Para os usuários da travessia que querem se deslocar para a Ilha de Itaparica, o serviço funciona normalmente, segundo o órgão. As embarcações saem do Terminal Náutico e atracam no Terminal do sistema ferry-boat, em Bom Despacho.

A travessia está com oito embarcações em tráfego e registra bom movimento de embarque no sentido Salvador-Ilha. A previsão é de que a travessia para quem sai de Mar Grande volte a operar no início da tarde.

A Astramab informa que, sempre em períodos de maré baixa acentuada, como o que começou sexta-feira (28) e que deve se estender a próxima até quarta (2), o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições de operar, já que o seu canal de navegação não tem profundidade suficiente.

Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo registram neste domingo boa procura, principalmente pelos turistas que estão em Salvador e que aproveitam para conhecer a Ilha de Tinharé, conforme a Astramab. Os horários de hoje são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30.  As partidas de Morro de São Paulo são às 9h30, 13h30 e 15h. 

No Terminal Náutico, o movimento de embarque maior é para as escunas que fazem o passeio turístico pela ilhas da Baía de Todos os Santos, que vão sair lotadas a partir das 9h para o tour pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.O roteiro tem duas paradas - a primeira em Ilha dos Frades e a segunda em Itaparica (Ponta de Areia), de onde as escunas retornam a Salvador, às 17h30. (G1)

0 15:25 - 30 de Ago // Laiane Santos | Saúde

As dores crônicas são um capítulo a parte da Medicina e envolvem diversos tipos de dores que podem acometer todas as partes do corpo, como por exemplo as dores de cabeça, dores causadas por diabetes e dores nas costas. Essa última é a reclamação mais comum nos consultórios médicos e atinge 36% dos adultos brasileiros, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Outro dado preocupante foi publicado, neste ano, no British Medical Journal, mostrando que 40% das pessoas que sofrem uma crise de dor aguda na região lombar acabam evoluindo para dor crônica na região.

O neurocirurgião, especialista em coluna, Dr. Vinicius Benites, da Unifesp, explica que toda dor que passa de dois meses é considerada crônica. “O caminho da dor crônica até o cérebro é diferente do percurso da dor aguda, que é aquela quando batemos o dedão do pé na porta. Esse trajeto vai ficando cada vez mais forte à medida em que o tempo passa. A dor em geral é diária, com intensidade de leve a moderada e com períodos de piora que podem deixar a pessoa incapacitada para trabalhar por alguns dias e necessitando, em alguns casos, de medicação endovenosa para alívio da dor. Atualmente, a dor nas costas é a maior causa de afastamentos do trabalho pelo INSS”, diz.

Para o médico, as causas da dor crônica na coluna lombar e cervical são geralmente decorrentes do processo degenerativo da coluna, no qual as articulações podem se inflamar e os discos podem se degenerar ou causar uma hérnia de disco. “No caso de causarem uma hérnia de disco, podem comprimir uma raiz nervosa e piorar a dor, com irradiação para os braços (hérnia de disco cervical) ou para perna (hérnia de disco lombar).”, explica Benites.

0 15:23 - 30 de Ago // Laiane Santos | Internacional

A imagem é comovente. Visivelmente abalado, um homem caminha por uma rua de Beirute, no Líbano, carregando no colo sua filha adormecida, enquanto tenta vender canetas esferográficas.

O homem é Abdul Halim Attar, um refugiado palestino de Yarmouk, na Síria, e a menina se chama Reem.

Sabemos estas informações graças ao ativista islandês Gissur Simonarson, que administra o site de notícias Conflict News. Ele conseguiu descobrir seu paradeiro.

Simonarson publicou a foto em sua conta no Twitter depois de vê-la compartilhada na rede social. Ele percebeu que ela gerou uma grande repercussão entre seus 6 mil seguidores.

Decidiu, então, procurar o homem da foto e, em menos de meia hora, com a ajuda de jornalistas locais e ativistas, conseguiu encontrá-lo.

Campanha de sucesso

0 15:18 - 30 de Ago // Laiane Santos | Política

O governo decidiu que não vai propor a criação de um novo imposto nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A decisão foi tomada pela presidenta Dilma Rousseff, que se reuniu com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e do Planejamento, Nelson Barbosa, nesse sábado (29), para discutir o projeto de lei do Orçamento Geral da União para 2016.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que o governo articulava no Congresso Nacional a instituição de um novo imposto específico para a saúde, que poderia injetar anualmente cerca de R$ 80 bilhões no setor. Com a decisão de não propor o novo imposto, o governo pretende discutir com a sociedade novas formas de financiamento da saúde. Ao falar do novo imposto sobre transações financeiras, na última quinta-feira (27), Chioro defendeu uma alíquota de 0,38%, a mesma da extinta CPMF. A destinação seria exclusiva para a saúde, com distribuição entre a União, os estados e municípios.

Representantes do setor industrial e parlamentares, como os presidentes da Câmara e do Senado reagiram à proposta que representaria a volta da CPMF. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a medida seria um “tiro no pé” e que poderia agravar a crise econômica. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que uma proposta para recriar a CPMF teria pouco apoio no Congresso, mesmo com o aval dos governadores, devido ao cenário econômico.

0 15:16 - 30 de Ago // Laiane Santos | Bahia

Retiradas em maio de 2014 da lista de espécies em extinção no Brasil, as baleias jubartes tem sido avistadas no litoral baiano. Segundo informações do jornal A Tarde, 234 baleias foram avistadas pela equipe do projeto Baleia Jubarte, sediado em Praia do Forte, distrito de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o levantamento, do total, dez indivíduos eram filhotes. As jubarte migram dos polos para o litoral brasileiro no período entre julho e novembro, procurando águas rasas, quentes e abrigadas, para o acasalamento. Os mamíferos aparecem em todo o trecho entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, acasalam, dão à luz a seus filhotes e os conduzem de volta aos polos. De acordo com censo realizado pelo projeto, 11.418 baleias migrantes estiveram entre a costa de Sergipe e do Rio de Janeiro, o que representa um crescimento de 412,24% em relação a primeira estimativa feita em 2001 entre Bahia e Sergipe. (Bahia Notícias)

0 15:15 - 30 de Ago // Laiane Santos | Internacional

Um torcedor de basebol morreu neste sábado (29), à noite, depois de cair de uma altura de 12 metros, no estádio Turner Field, em Atlanta, Georgia, nos EUA, em jogo entre as equipes Atlanta Braves e os New York Yankees.

O homem tinha cerca de 60 anos de idade e caiu de um dos balcões quando se aproximou para vaiar a equipa adversária, informa o Daily Mail.  

A vítima caiu no meio de bancada de baixo e os outros torcedores foram imediatamente afastados, enquanto outros tentavam proteger as crianças do cenário trágico. Fontes afirmam que aquela era a bancada no qual se encontravam sentadas as mulheres e os filhos dos jogadores dos Braves.

Testemunhas afirmaram à publicação que as equipes de emergência médica foram chamadas imediatamente e ainda tentaram reanimar o homem durante 10 minutos, sem sucesso. (Notícias ao Minuto)

0 14:02 - 30 de Ago // Laiane Santos | Política

O boneco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reapareceu nas ruas de São Paulo neste domingo. Conhecido como 'Lula inflado' ou 'Pixuleco', ele foi levado pelo Movimento Brasil Melhor à Avenida Paulista, em frente aos escritórios do Tribunal de Contas da União, que atualmente examina as contas da presidente Dilma Rousseff.

O boneco, que representa o ex-presidente em uniforme de presidiário, destacou-se nas manifestações de agosto, teve perfis criados no Twitter e no Facebook e virou meme na internet. Ele voltou a passear por São Paulo na sexta-feira, quando foi atacado por arruaceiros.

Segundo o empresário Heduan Pinheiro, 34, líder do grupo Brasil Melhor, "Lula inflado" fará uma excursão por vários lugares da cidade, ainda não definidos pela organização, com o intuito de constranger os petistas. A ideia é transformar o boneco, que tem 15 metros de altura, em um mascote dos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff. (Veja)

0 13:59 - 30 de Ago // Laiane Santos | Brasil

O teto da igreja Deus é Amor desabou durante um culto por volta das 19h50 deste sábado (29), em Gurupi, sul do Tocantins. Segundo o Corpo de Bombeiros, várias pessoas ficaram feridas, sendo que três precisaram ser levadas para o Hospital Regional do município. A mais grave sofreu fraturas em uma das pernas.

"As informações são de que o teto começou a desabar. As pessoas que estavam lá dentro saíram e algumas ficaram debaixo dos escombros e foi necessário o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate destas pessoas. Retiramos duas pessoas debaixo dos escombros, uma com gravidade um pouco maior, outra com pequenas lesões. A terceira já estava do lado de fora", explicou o comandante Tiago Franco.

Cerca de 35 pessoas participavam do culto no momento do desabamento, conforme testemunhas. A igreja fica no setor Pedroso, saída para o município de Dueré. Ainda não é possível dizer o que provocou o acidente. Segundo os Bombeiros, o local será periciado.

"A gente vai interditar o local por causa da precariedade da estrutura e vai notificar o responsável. O templo vai ficar interditado até a realização da perícia pela Polícia Civil. Posteriormente, será feita a recuperação do local. O templo só vai ser liberado para uso após feita a reforma e a vistoria pelo Corpo de Bombeiros", explicou o comandante.(G1)




Colunistas


Classificados