Se eu pudesse, colocaria um lá mas espero que o novo presidente use o bom senso e vamos trabalhar pelo povo de Santo Antônio de Jesus
disse o prefeito Humberto Leite sobre eleições na Câmara Municipal 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 14:23 - 20 de Nov // Nadia Santos |

A polêmica em torno da eleição para nova  Mesa Diretora da Câmara de Santo Antônio de Jesus continua . Luiz do Alto (PP) que antes era vice na chapa do vereador  Uberdan Cardoso (PT),  mudou de ideia e saiu candidato a presidente apoiado pelos vereadores da situação.

Em entrevista à rádio Recôncavo FM, Délcio Mascarenhas (PP) disse não ter tipo oportunidade de conversar com Luís após a mudança, mas como ambos são do mesmo partido, ele lembrou que seu grupo político tem 7 vereadores na Câmara  e foi o próprio Luís que pediu o nome de Uberdan para encabeçar a chapa. “Eu não gostaria de  emitir nenhum juízo de valor antes de conversar com o mesmo e  avaliar com o Partido a situação”, salientou.

Ele disse que a vontade da maioria na Câmara  será respeitada.

Haverá uma reunião com o Diretório do PP no município para  discutir o contexto da situação. “Pode haver reparações. Mas antes precisamos ouvir o mesmo para depois falar e dar uma posição mais precisa de meu juízo de valor”, pontuou.

Ainda segundo Délcio, Kaká Leão e João Leão estão em consonância com o Diretório municipal de  Santo Antônio de Jesus. “João faz política para longo, curto e médio prazo”. Ele acredita que nosso grupo, em nossa liderança. O mesmo está muito cauteloso”, contou.

0 14:02 - 20 de Nov // Nadia Santos |

A crise no Hospital Espanhol deixa o povo de Nazaré das Farinhas sem a única unidade hospitalar que funcionava na cidade. O Hospital Gonçalves Martins fechou as portas e todos os funcionários foram demitidos no mês de julho, mas mês seguinte com apoio de algumas prefeituras, abriu as portas novamente.

Em entrevista à rádio Andaiá FM, o prefeito Milton Rabelo  disse que a Santa Casa voltou a funcionar após a  intervenção do Ministério Público e SESAB que fez um acordo com prefeituras e  a Santa Casa voltou a funcionar no mês de agosto com pronto socorro e em setembro  para exames laboratoriais, Raio X, fisioterapia  e internamento em clinica médica, obstetrícia e cirurgia . Um novo Centro de parto normal também foi inaugurado na unidade de saúde.

A partir de um acordo com o Ministério Público, as prefeituras de Nazaré, Salinas das Margaridas, Mutuípe  e Muniz Ferreira contribuem para a sobrevivência do Hospital.  A prefeitura de Nazaré é responsável por 14 plantões e as demais são reesposáveis por até 17 plantões.

Ainda de acordo o prefeito, o débito da Santa Casal no total é em torno de 2 milhões.  Segundo ele,  a instalação de leitos de UTI já é pensada para a cidade.

Em relação ao pagamento dos salários atrasados dos funcionários, ele garantiu que a Justiça está resolvendo este quesito. E os funcionários que foram demitidos estão sendo readmitidos. 

0 13:30 - 20 de Nov // Djalma Macedo | Polícia
Deverá ser sepultado nesta sexta feira ( 21 ) em Ipiaú, onde residem seus familiares, o pároco de Ituberá, Gerisvaldo Batista, o popular padre Géris.  O religioso foi gravemente ferido na cabeça em uma tentativa de assalto na rodovia BA 001, que liga Travessão a Camamú. O disparo do marginal contra o padre teria ocorrido porque este teria se recusado a parar o carro.
Padre Géris não resistiu ao período de recuperação após uma cirurgia para a retirada da bala no Hospital de Base em Itabuna.  
O corpo será velado na igreja da paróquia de São José Operário e o sepultamento acontece logo após uma missa em homenagem ao religioso na parte da manhã.
Ipiaú on Line
 
0 12:12 - 20 de Nov // Fonte: Assessoria |

Professores e estudantes do Colégio Estadual Gov. Luiz Viana Filho, em Nazaré, estão muito felizes. A Unidade de Ensino foi uma das duas escolas que representou a Bahia na etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero Crônica, que aconteceu em Porto Alegre, no dia 10 de novembro. A estudante finalista Jackeline Santos da Palma orgulhou a todos com sua participação nessa fase. Além disso, a escola também participa da Olimpíada com o gênero “Artigo de Opinião”, cuja etapa regional acontece até quinta-feira (20), em Brasília. Nessa categoria, quem eleva o nome do Colégio ao cenário nacional é a finalista Camila Gomes da Conceição. Essas estudantes contam com a orientação pedagógica das professoras de Língua Portuguesa Maria da Conceição Santos da Silva e Márcia Jesus de Almeida, respectivamente.

Os finalistas ganharam um netbook e livros, esses destinados às escolas participantes.

Além da dedicação e do apoio de todo o Colégio, elas contam também com a torcida e reconhecimento da DIREC 4.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Para a professora Arlete Andrade, vice-diretora do Colégio circunscrito à DIREC 4, a participação na Olimpíada Escrevendo o Futuro é importante porque traduz o reconhecimento do trabalho realizado pela escola. “Ficamos muito felizes que o Colégio dê esses frutos. Isso eleva o nome de Nazaré e da escola para o cenário nacional”, afirma a professora.

O evento de premiação e a festa final da Olimpíada 2014 acontecerão no dia 01 de dezembro.

0 12:09 - 20 de Nov // Fonte: Forte no Recôncavo | Polícia

Nesta quarta-feira (19), dois menores de iniciais T e D, foram surpreendidos pela Policia Militar na localidade de Baixa do Toquinha (zona rural do município de Cruz das Almas). Segundo informações, os menores infratores são os principais suspeitos de cometeres furtos e assaltos na sede e zona rural tendo como alvo celulares e outros pertences pessoais das vítimas. Os dois menores infratores foram capturados dentro de um ônibus que seguia sentido ao município de Castro Alves. Eles foram apresentados na delegacia de Cruz das Almas, onde serão punidos de acordo com os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

0 12:01 - 20 de Nov // Fonte: Aratu Online |

Policiais Rodoviários Federais recuperaram um veículo roubado aproximadamente uma hora após o crime. O flagrante foi registrado por volta das 00h desta quinta-feira (20), no KM 608 da BR 324, trecho de Simões Filho, quando os policiais abordaram um Toyota/Etios, roubado por volta das 23h, no bairro Alto da Terezinha em Salvador.

Na fuga, os quatro meliantes que participaram do assalto, perderam o controle da direção e saíram da pista, evadindo-se rapidamente do local, não sendo possível alcançá-los. Cerca de uma hora após o fato, um dos suspeitos do crime se apresentou em um posto de uma concessionaria da região, comportando-se como a vítima, afirmando ter sido sequestrado.

Ao desconfiar da história contada, os policiais conduziram o indivíduo para a DRFRV - Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, local em que estava o verdadeiro proprietário do automóvel, que imediatamente reconheceu o criminoso. O homem de 23 anos, foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciaria local.

0 11:49 - 20 de Nov // Fonte: Metro 1 |

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (20) o decreto assinado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que reconhece os terreiros de Candomblé para fins jurídicos e administrativos, a exemplo do que já ocorre com outros templos religiosos, como as igrejas. Segundo o Executivo Municipal, na prática, com esse decreto, as organizações ligadas aos povos e comunidades de terreiros passam a ter benefícios tributários, inclusive imunidade.

O decreto foi assinado na noite de ontem (19) pelo prefeito na solenidade de inauguração do novo Observatório Permanente da Discriminação Racial e Violência contra LGBT, localizado no Clube de Engenharia, na Rua Carlos Gomes, e é um marco importante na história de Salvador neste Dia Nacional da Consciência Negra.

Com o decreto, além de benefícios tributários, os terreiros terão mais facilidade para fazer regularização fundiária e se organizar juridicamente como instituições. São englobados pelo decreto, além dos terreiros, povos e comunidades como Unzon, Mansu, Centros de Caboclo, Centros de Umbanda, Kimbanda, Ilê, Ilê Axé, Kwé e Humpame.

0 11:47 - 20 de Nov // Fonte: Bocão News | Justiça

Na quarta-feira (19), op advogado Antonio Figueiredo Basto, que representa o doleiro Alberto Youssef ao GLOBO que o doleiro poderia ser condenado a até 300 anos de cadeia, se não tivesse optado pela delação premiada, ou colaboração com a Justiça, como ele prefere se referir ao acordo entre seu cliente e a Justiça Federal do Paraná.

Com o acordo, Youssef poderá sair do processo com uma condenação cuja pena ainda não é estimada pelo advogado, mas que pode lhe garantir até a prisão em regime aberto. Ele classifica a delação como um “fato histórico”, pois com ela será possível desvendar um dos maiores escândalos do país. Agora, ela espera que sejam atingidos também os políticos que estavam por trás da corrupção na estatal.

 A investigação é sobre desvios superiores a R$ 10 bilhões da Petrobras.

0 11:41 - 20 de Nov // Fonte: Bocão News |

Paralisados há oito dias por falta de pagamento de salários e benefícios, trabalhadores terceirizados em limpeza da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que exercem suas funções em campus dos municípios do interior, decidiram continuar em greve e não têm previsão de recebimento dos vencimentos.

A empresa Medial Empreendimentos e Terceirização de Serviços LTDA, que possui vínculo com os funcionários da limpeza da Uneb, regularizou apenas as pendências dos trabalhadores de Salvador na última sexta-feira (14), enquanto a categoria, que exerce suas funções em Alagoinhas, Jacobina, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Caetité, Senhor do Bonfim, Barreiras, Teixeira de Freitas, Serrinha, Guanambi, Itaberaba, Coité, Valença, Irecê, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Camaçari, Brumado, Ipiaú, Euclides da Cunha, Seabra e Xique-xique continua sem receber e de “braços cruzados”.

 Além dos salários, a Medial Empreendimentos e Terceirização de Serviços LTDA também deve aos funcionários vale-refeição e transporte.

A coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), Ana Angélica Rabello, cobra celeridade no pagamento dos salários do funcionários do interior do estado para que pais e mães de família tenham a situação trabalhista devidamente regularizada.

 “A nossa categoria não pode continuar sofrendo e tendo, recorrentemente, os seus direitos violados. São pessoas humildes, que já recebem tão pouco e ainda são massacrados com o não pagamento do que eles trabalharam para receber. A situação foi resolvida na capital, mas nos municípios do interior do estado o sofrimento dos trabalhadores em limpeza continua. A Medial precisa, em caráter de urgência, resolver definitivamente esse problema”, afirmou Ana Angélica Rabello.

0 11:35 - 20 de Nov // Fonte: Correio | Bahia

A moradora de São Gonçalo dos Campos, a 100 km de Salvador, condenada a pagar uma multa em maio deste ano por ter traído o ex-marido, desistiu de assinar o acordo judicial. A decisão foi divulgada na tarde da última terça-feira (18), no Fórum do município.

O processo, que chegou a ser incluído na Semana Nacional da Conciliação pelo juiz José Brandão, titular da Comarca, parecia ter chegado ao fim quando a acusada concordou em pagar a indenização ao ex-companheiro em 90 dias. Quando descobriu que a multa já estava no valor R$ 110 mil, ela desistiu do acordo.

Como houve recusa por parte da mulher de assinar um acordo, os bens dela serão penhorados para garantir que o valor será pago. O valor determinado pela Justiça, de R$ 50 mil, chegou a R$ 93 mil com juros e correções. Atualmente, a multa gira em torno de R$ 110 mil.

Entenda o caso

Em novembro de 2013, a Justiça de São Gonçalo dos Campos condenou uma mulher a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais por ter escondido do marido, por mais de 20 anos, que a filha que ele registrou era na verdade de outro homem.

O casal já estava separado quando o marido, um pecuarista aposentado da cidade, começou a desconfiar que a moça, que está com quase 30 anos, não era sua filha, por conta de comentários maliciosos que ouvia de outros moradores. A defesa do ex-marido alegou que ele estava sendo humilhado com as chacotas de que era alvo por conta da traição da ex-mulher.

0 11:21 - 20 de Nov // Fonte: Metro 1 | Brasil

O fundador da rede de varejo Casas Bahia, Samuel Klein, faleceu na madrugada quinta-feira (20), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, de insuficiência respiratória. Ele estava internado há duas semanas. Nascido na Polônia, o empresário completou 91 anos no dia 15 de novembro.

Klein colocou o nome da rede de "Casa Bahia", em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para São Paulo.

0 11:00 - 20 de Nov // Informações R.Andaiá FM |

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Um dia para reflexão e debate, um dos temas mais debatidos é a das cotas para negros em universidades e em algumas cidades o sistema também foi adotado em concursos públicos, defensor da ideia, o professor da UNEB Wilson Mattos externou sua percepção sobre esta discussão. “Eu penso que existem muitas pessoas que são contra o regime de cotas, mas eu recomendo a essas pessoas aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre a história do Brasil, se nós consideramos a história do Brasil desde 1500, desde a chegada dos portugueses aqui, nós vamos perceber que ao longo de 500 que a população negra foi escravizada, e a escravidão durante 300 anos é ausência absoluta de qualquer direito, então a população negra já ingressa na história do Brasil com um déficit muito grande”, pontuou.

O professor falou também sobre as ações das “Políticas afirmativas”, que ampliaram acesso ao trabalho, mas o racismo permaneceu, segundo pesquisas. “A herança dessa escravidão evidentemente é descriminação racial, então essas desigualdades se reproduzem na história do Brasil até hoje, o sistema de cotas é apenas uma modalidade de uma política pública maior que são chamadas “Políticas de ações afirmativas”, elas compõem no campo do direito e da justiça à ideia de justiça restaurativa, que é uma ideia muito recente. O sistema de cota só tem por objetivo corrigir essas desigualdades, ele não tem nenhuma intenção de fornecer privilégios para determinado segmento populacional”, acrescentou.

E para aqueles que ainda possuem uma visão distorcida sobre as cotas, Wilson deixou uma recomendação. “Tem que analisar a história do Brasil e perceber que vários grupos populacionais, dentre eles e principalmente as populações negras, sofreram desvantagens no processo de construção da dignidade social”, concluiu.

0 10:31 - 20 de Nov // Fonte: Bahia Notícias |

Os proprietários de veículos inadimplentes podem ter seus bens recuperados pelas instituições financeiras no prazo de três meses, segundo a Lei 13.043/2014, em vigor há uma semana. O vencimento antes era de um ano. Com a nova norma, os bancos aumentarão o volume de crédito para financiamento de veículos, o que promete aquecer o mercado de automóveis. Por outro lado, quem acha que poderá adquirir um carro sem ter renda suficiente, passa agora a poder perder o bem sem ter sequer uma ação ajuizada e uma discussão para renegociação. A liminar poderá ser concedida no plantão judiciário, que tem resposta imediata, e a instituição financeira poderá retirar o veículo em até 48h. O comprador deverá entregar o carro e os documentos sem resistência. O credor poderá revender o automóvel, mesmo sem leilão. A instituição deve repassar ao consumidor inadimplente o que restar da diferença entre o valor da revenda do veículo e do valor do empréstimo, com a devida prestação de contas.

0 09:59 - 20 de Nov // Fonte: Gadoo / Daily Mail |

Uma menina colombiana de 11 anos de idade está em estado crítico depois de ingerir 104 cápsulas de cocaína, que seu pai a fez engolir como parte de uma operação para transportar a droga no estômago dela, sem chamar atenção.

A menina foi levada às pressas para o hospital em Santiago de Cali, na Colômbia, onde os médicos removeram toda a droga após uma das cápsulas estourar em seu estômago.

A polícia está agora à procura do pai da criança, que é acusado de forçá-la a engolir as mais de 100 cápsulas de cocaína para que ele pudesse usá-la como uma “mula” de drogas para um voo para a Espanha.

Menina de 11 anos teve 104 cápsulas de drogas removidas cirurgicamente de seu estômago após pai forçá-la a engolir para conseguir viajar para fora da Colômbia sem chamar atenção.

O pai da criança e um parente fugiram após deixar a filha na emergência do hospital. A menina, não identificada, ingeriu a droga horas antes de voar com o pai para Madrid.

Imagens das câmeras de segurança do hospital flagraram a criança sendo levada pelo pai em direção à enfermaria. Mais tarde o homem foi visto conversando com um segundo homem em um corredor do lado de fora, antes de sair do edifício pela porta que tinha entrado, minutos antes.

0 09:56 - 20 de Nov // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 09:56 - 20 de Nov // Fonte: Correio | Tecnologia

O Whatsapp está com mais uma novidade. Usuários identificaram no início desta semana que agora é possível ver quando algum membro de um grupo do qual você faz parte está digitando.

A mudança ainda não pode ser vista por todos os usuários. Nos aparelhos de sistema Android, a mudança já pode ser notada, mas no iOS a novidade ainda não aparece para os usuários.

O Whatsapp sempre permitiu que todos vissem quando uma pessoa digita em conversa particular.

Mudanças

Recentemente, o aplicativo causou polêmica ao fazer uma atualização que permitia que os usuários vissem o momento exato em que as mensagem enviadas fossem lidas. A mudança chegou a virar piada na internet. Alguns concorrentes, como o Viber, também ironizaram a novidade e chegaram a divulgar imagens nas redes sociais.

0 09:51 - 20 de Nov // Fonte: Metro 1 | Bahia

Escolhido no mês de fevereiro pelo pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o advogado Marcelo Junqueira Ayres foi oficializado como novo juiz do Tribunal Regional Eleitoral. A decisão coube à presidente Dilma Rousseff e a nomeação de Junqueira Ayres foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). Ayres é genro do senador Walter Pinheiro (PT).

0 09:39 - 20 de Nov // Informações R.Andaiá FM | Polícia

Segundo o delegado da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (CORPIN), Drº Paulo Guimarães, a testemunha que seria ouvida nesta terça-feira (18), não compareceu. “Eu perguntei hoje ao Drº André Oliveira, titular da unidade de Santo Antonio de Jesus que está á frente das investigações, essa testemunha não compareceu, me parece que estava viajando, mas vamos fazer novas diligências no intuito de localizá-la para concluir este inquérito o mais rápido possível”, disse.

Já sobre os detalhes da investigação, Drº Paulo afirmou que todo fato novo é importante para solucionar o caso que foi de grande repercussão. “Todo fato novo é importante que se leve a cabo as investigações, então essa é uma testemunha importante, mas existindo outros fatos e que venham contribuir para elucidação do crime, nós também não evitaremos esforços para concluir o inquérito e colocar no inquérito policial”, pontuou de forma contundente.

Notícias relacionadas:

"Não existe crime perfeito", afirma comandante do 14º BPM sobre morte de funcionária da prefeitura

Santo Antônio: funcionária da prefeitura é encontrada morta com um tiro na cabeça

0 09:16 - 20 de Nov // Informações R.Andaiá FM | Entretenimento

A Associação de Moradores da Urbis II / Salgadeira estará realizando neste domingo (23), o “Domingo Alegre”, evento de integração com as comunidades como Euflozina Couto, Lagoa Dourada e Salomão, além de proporcionar um momento recreativo, a ação também servirá para arrecadar fundos para a Associação de Moradores.

A programação está prevista para começar ás 09hs no CSU, terá feijoada, música ao vivo com Aílton do Mel com Alho e sorteios de super brindes, como por exemplo, notebook, cafeteira, churrasqueira elétrica, dentre outros.

0 08:59 - 20 de Nov // Lindaiara Conceição |

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antonio de Jesus foi arrombada na madrugada desta quinta-feira (20). A Polícia Militar está no local, os criminosos levaram levaram notebooks, computadores, Tvs e outros equipamentos. A Polícia Civil também está no local fazendo o levantamento dos bens roubados.

A Secretária de Saúde Laurijane Mercês foi procurada para comentar o caso, mas abalada, passou mal com toda situação e não conseguiu falar.

Foto: Antônio Carlos

*As informações serão atualizadas* 

0 08:43 - 20 de Nov // Fonte: Assessoria | Bahia

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou na noite de ontem, quarta-feira (19), sessão solene para a entrega oficial do título de Cidadão Honorário do município ao comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Braga de Castro, em reconhecimento à sua relevante contribuição para a manutenção da segurança pública no município. A sessão solene foi dirigida pelo presidente Marcos Có, que destacou a aprovação das homenagens pela unanimidade da Casa.

A sessão especial foi realizada no Paraty Palace Hotel e homenageou outras personalidades, como o professor da Uneb, Wilson Matos; o diretor do Centro de Ciências da Saúde, da Ufrb, Luís Fávero; a coordenadora da Pastoral da Criança, Vanildes Amparo; as pastoras evangélicas Maria da Conceição Souza e Valdinete Lima; a tenente PM Patrícia Boechat; Edmilson Pereira, o Bolão; o médico Jackson Fernandes; o assessor parlamentar Vanildo Barberino; e o radialista Inácio Inô.

0 08:27 - 20 de Nov // Fonte: G1 / Editado | Cultura e Arte

"Jogos Vorazes: A esperança - Parte 1", é claramente um aquecimento para o grande final que só chega aos cinemas em novembro de 2015. Mesmo assim, a divisão do terceiro livro de Suzanne Collins em dois filmes não decepciona. Desta vez, a Katniss Everdeen de Jennifer Lawrence é a figura revolucionária pela qual os fãs tanto esperavam. Assista ao trailer do filme abaixo.

A primeira parte de "A esperança" começa com uma Katniss deprimida, em estado de choque, refugiada no Distrito 13 após a completa destruição do Distrito 12. Sua obsessão é saber se Peeta Mellark (Josh Hutcherson) está vivo. Enquanto a preocupação de Alma Coin (Julianne Moore), presidente do 13, e de Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) é reunir os sete distritos que estão em greve contra a Capital, tendo Katniss como líder.

Todos vestem uniformes militares e a atmosfera é mais sombria. Afinal, é declarada uma guerra civil em Panem. Revoltada com os ataques comandados pelo presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss aceita ser "a face da revolução", simbolizada pelo pássaro tordo, o "mockingjay" do título original, e pede que todos "juntem-se à luta". Na TV da Capital, é revelado que Peeta sobreviveu, mas seu discurso prega o cessar-fogo e, logo, ele é considerado traidor.

0 08:24 - 20 de Nov // Djalma Macedo | Polícia

O coronel Alfredo Castro, comandante geral da PM da Bahia, esteve presente abrilhantando as comemorações pelos 27 anos do 14º Batalhão de Polícia Militar na capital do recôncavo.   Filho de Santo Antônio de Jesus, ele foi homenageado pelos colegas de farda e lembrou a a localização estratégica do batalhão sediado na cidade.

Em entrevista ao repórter Reginaldo Silva, o oficial comentou ainda da previsão de aumento de efetivo da Polícia Militar já nos primeiros meses de 2015, em toda a Bahia.  " A medida que os habitantes das cidades forem aumentando, também aumentará o  número de policiais, o que é uma política do Governo do Estado hoje", ressaltou.

Confome o coronel, a PM bahiana, vencer o aumento da criminalidade tem sido um desafio para  a polícia, proporcionando maior sensação de segurança à sociedade.   " A proporção que estamos trabalhando estamos vendo uma resposta. O desafio é que a criminalidade também evolui, já que estamos 24 horas por dia pensando para o bem e eles fazem o mesmo para o mal. Hoje temos que combater o tráfico, dispensando as pedras que não constroem, que são as pedras do crack, e levar pedras que constroem para erigir cada vez mais a nossa fortaleza".

Para o militar, o destaque nas operações do 14º BPM é o setor de serviços.  " Servir é uma maneira que você tem de gratidão pelo reconhecimento da comunidade de Santo Antônio de Jesus", disse.  Ele também comentou a respeito do crime que vitimou Dona Maria de Lourdes, envolvendo sete policiais militares : " É preciso cautela para não condenar ou inocentar precocemente essas pessoas. Estamos num momento de investigação que converge para que tenhamos as pessoas verdadeiramente envolvidas nesse episódio identificadas e condenadas", ressaltou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:21 - 20 de Nov // Djalma Macedo | Política

O chefe do Executivo santoantoniense, Humberto Leite, fez questão de ressaltar que " não tem qualquer influência no processo de escolha da nova mesa diretora da Câmara de Santo Antônio de Jesus" mas saudou a adesão do candidato a vereador Luis do Alto ao seu grupo no Legislativo.

A chapa formada pelo grupo foi do agrado do alcaide e foi otimista em relação à nova administração.  " Se eu pudesse, colocaria um lá mas espero que o novo presidente use o bom senso e vamos trabalhar pelo povo de Santo Antônio de Jesus", disse.

Para Humberto, a falta de clareza no regimento interno do Legislativo municipal seria o principal fator causador da celeuma que tem envolvido inclusive o poder Judiciário. Ele também comentou as articulações de bastidores no processo.  " Eles aproveitaram a ausência de Bino e quiseram tomar vantagem. É como se fosse num jogo de futebol e o time adversário quissesse fazer gol com um jogador caído no chão".

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:20 - 20 de Nov // Djalma Macedo | Política

Com o seu colega de PP,  vereador Luis do Alto, candidato a presidência do Legislativo no grupo do prefeito Humberto Leite, o ex presidente da casa, Délcio Mascarenhas tem afirmado públicamente das prováveis consequências deste ato, que denotaria infidelidade partidária.

" Preciso ainda conversar com ele e com o partido antes de tomar uma decisão. É necessário antes avaliar a conjuntura.  Existe o entendimento de que o mandato é do partido e a gente está em consonância com o Diretório Municipal do Partido Progressista", afirmou.

Tendo recentemente conversado com a liderança estadual da legenda, o deputado e vice governador eleito João Leão, Délcio afirmou que o tema foi trazido a tona, dentre outros assuntos.  " Ele tem uma confiança tremenda no nosso grupo político, está muito cauteloso e tranquilo. Isso precisa ser avaliado criteriosamente. Ainda vou mostrar para Luis os prós e os contras dessa situação".

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:11 - 20 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Chegaram às mãos do juiz eleitoral de Santo Antônio de Jesus, Dr. Givandro Cardoso, mais dois mandados de segurança relativos à eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, que estão sendo analisados.

O magistrado fez questão de deixar claro que não existe nenhuma ingerência do poder Judiciário quanto ao procedimento. " A mesa é autônoma, não há nada sustado. Ela não está patrulhada pelo Judiciário a não ser pela análise quanto à legalidade", comentou.

Um dos mandados é com relação a atribuição de uma nova data para a eleição, coisa que o juiz alega não ser de competência do judiciário.  O magistrado entra de licença prêmio a partir desta quinta feira, ficando o caso para ser analisado pela substituta, Dra. Kátia.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:10 - 20 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Profissionais que prestam serviço à DIREC 4, regional de Santo Antônio de Jesus, se encontram com seus vencimentos atrasados.  Em resposta à reivindicação da categoria, o coordenador do órgão, o professor Clóvis Ezequiel, ele comentou que o número de prestadores de serviço temporário costumam receber por último, destacando a prioridade aos funcionários efetivos.  Ainda assim, garantiu que até sexta feira ( 21 ) o pagamento seja feito, embora tenha feito a ressalva que, devido aos procedimentos bancários, o dinheiro possa só estar disponível na segunda feira ( 24 ).

" Estamos solidários com a reivindicação desses profissionais mas lembro que, apesar do atraso, o governo sempre tem honrado com os pagamentos", disse. Clóvis Ezequiel lembrou que a grande maioria dos profissionais prestadores de serviço  à DIREC já se encontram terceirizados, restando apenas uma pequena parte de trabalhadores no setor de limpeza.  

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:06 - 20 de Nov // Fonte: Metro 1 | Brasil

Morreu nesta quinta-feira (20) o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Bastos estava em para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital. Ele foi ministro da Justiça entre 2003 e 2007 durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bastos era formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo na turma de 1958 e atuou na acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves.

0 22:14 - 19 de Nov // Fonte: Bahia Notícias | Esporte

O Bahia estava sem vencer há nove rodadas, com saudades de um triunfo. Estava. Porque, na noite desta quarta-feira (19), no duelo dos desesperados, o tricolor baiano derrotou o Criciúma por 1 a 0, no Estádio Heriberto Hulse, e ressuscitou no Brasileirão. O único gol do jogo foi marcado por Guilherme Santos, que renovou a esperança dos tricolores em seguir na elite do futebol brasileiro em 2015.

Apesar do resultado positivo, a situação do Bahia na Série A segue complicada. Com 34 pontos, o tricolor baiano está quatro pontos atrás do Coritiba e Vitória, primeiras equipes fora da zona do rebaixamento.

Na próxima rodada, na Arena Fonte Nova, o esquadrão recebe o Atlético Paranaense no sábado (22), às 20h.

0 22:03 - 19 de Nov // Fonte: Bahia Notícias |

O Vitória deixou escapar uma grande chance de se afastar do Z-4 do Campeonato Brasileiro. Em duelo válido pela 35ª rodada, disputada nesta quarta-feira (19), no Barradão, o time Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Coritiba. Os gols foram marcados por Dinei e Luccas Claro, todos no primeiro tempo.

Com o resultado, a equipe comandada por Ney Franco chegou aos 38 pontos e continua na 15ª posição no certame nacional, mas pode ser ultrapassado pela Chapecoense no complemento da rodada.

O JOGO

 Vitória e Coritiba entraram em campo iguais em número de pontos, ambos com 37. Uma final às avessas. Quem vencesse, daria um passo importante na luta contra a degola. O técnico Ney Franco optou continuar no esquema com dois atacantes, porém sacou Edno e promoveu o retorno do atacante Vínicius. Já Marquinhos Santos, comandante do coxa, escalou o time no tradicional 4-4-2.

 Aos quatro minutos, Marcinho buscou Dinei e cruzou na área, mas o goleiro Vanderlei saiu da pequena área e realizou boa defesa. Marcinho tentou novamente a mesma jogada aos nove, mas o camisa 9 Rubro-Negro que se chocou com o zagueiro do Coritiba e não conseguiu finalizar.

 Como já era previsto, o jogo começou truncado e bastante nervoso, já que só um resultado positivo interessava as duas equipes. Aos 16, Nino Paraíba chegou com velocidade pela direita, mas Welinton cortou para lateral.

0 21:35 - 19 de Nov // Fonte: Metro 1 | Polícia

Reivindicação antiga dos policiais militares, o Projeto de Lei (PL) 20.980/14, classificada como Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Bahia (LOB), foi aprovado na noite desta quarta-feira (19) na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Com isso, mais de cinco mil militares devem alcançar novos postos na Polícia Militar da Bahia (PMBA). "Temos a certeza de que ela [a lei] veio para reestruturar e modernizar a nossa Polícia Militar. Teremos o avanço nas estruturas da Polícia Militar, onde levaremos condições de promoção aos nossos policiais militares", afirmou o coronel Alfredo Castro, comandante geral da PMBA.

O comandante também informou dois novos departamentos serão criados com o intuito de melhorar a prestação de serviços aos cidadãos baianos. São eles o de Promoção Social, que visa trazer a valorização dos policiais militares, e o de Polícia Comunitária, para fortalecer ainda mais as ações do programa estadual Pacto pela Vida. "São departamentos que visam dar tranquilidade às ações da Polícia Militar, tanto no âmbito interno quanto no âmbito externo da nossa corporação", afirmou o coronel.

Ainda de acordo com o comandante Castro, a expectativa é que novos cargos sejam criados, além de novas funções e novos postos e graduações na estrutura da PM da Bahia. "Temos a previsão, já autorizada pelo Governo do Estado, de mais quatro mil cabos, três mil sargentos, 550 subtenentes, e sete vagas para coronéis - três decorrentes de reservas e quatro que chegarão em decorrência deste departamento [de Promoção]".

A votação do projeto ocorreu após um acordo entre oposição e governo, que possibilitou que alguns projetos fossem votados na terça-feira (18) para que não houvesse problema para votar a LOB.

0 19:47 - 19 de Nov // Fonte: Assessoria |

Uma decisão judicial adotada em caráter emergencial chamou a atenção de moradores de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 150 km de Salvador. Uma liminar concedida em ação ajuizada pela Defensoria Pública no último sábado garantiu a participação de Maria da Conceição da Silva Nascimento em uma seleção promovida pela Prefeitura da cidade, embora o nome da candidata, por uma falha da seleção, não constasse na relação de aptos à prova. A decisão da juíza plantonista foi concedida e informada por e-mail ao defensor público Maurício Moitinho, responsável pela Ação, algumas horas antes da realização da prova, às 22h21 do sábado.

Graças a uma falha técnica no sistema de peticionamento do E-Saj, o Mandado de Segurança peticionado pela 6ª Regional não pode ser ajuizado na sexta-feira, o que significaria a exclusão da candidata da prova no domingo - protocolado após o horário de fechamento do Fórum, o MS só poderia ser apreciado pelo juiz na segunda-feira, portanto, após a realização do exame.

A alternativa encontrada pelo defensor público responsável pelo caso foi ajuizar outro Mandado de Segurança, no plantão judiciário regional, às 18h54 de sábado. Horas depois, por e-mail, recebeu a notícia de concessão da liminar despachada pela juíza Elke Schuster Gordilho, da Comarca de Santo Amaro. Além de determinar que o prefeito da cidade viabilizasse a participação de Maria da Conceição no exame, a magistrada lembrou que a falta de informação do local de prova, bem como a não permissão do acesso da candidata ao local da prova, em tempo hábil, poderia significar ao gestor a incorrência em crime de desobediência e, consequentemente, na apuração de danos para a assistida da DPE.

Comunicada da decisão às 23h20 de sábado, a secretária de Administração do município, Luciene Pinto, reuniu-se na manhã do domingo, antes da abertura dos portões do local de prova, com o defensor público Maurício Moitinho e o presidente da Comissão do Concurso, o Procurador do Município, Edimilson Maia, para cumprimento da decisão judicial. Só depois disso Maria da Conceição conseguiu fazer a prova para concorrer a uma das duas vagas ao cargo de enfermeira.

"Decisões como esta somente são possíveis porque temos um sistema de Justiça com profissionais comprometidos com o que fazem, e juízes sensíveis que trabalham muito, comprometendo inclusive seus finais de semana (...). Parabenizo ainda o município de Santo Antônio de Jesus, na figura da Secretária de Administração que demonstrou boa vontade para tentar resolver o problema", pontuou Moitinho.

0 19:31 - 19 de Nov // Fonte: Bahia Notícias | Política

A bancada do PSD na Assembleia Legislativa realizou no início da noite desta quarta-feira (19) o apoio à candidatura do presidente Marcelo Nilo (PDT) à reeleição para o quinto mandato consecutivo à frente do legislativo estadual. O ato foi firmado após um acordo entre Nilo e o líder da bancada, deputado Alan Sanches, que chegou a cogitar uma candidatura alternativa à do pedetista, porém recuou, garantindo o apoio ao atual presidente. Segunda maior bancada no legislativo baiano, o PSD ensaiou ainda uma aproximação com a candidatura do PT, oficializada também nesta quarta com a apresentação do nome de Rosemberg Pinto. Na solenidade realizada no gabinete da presidência, os membros da bancada do PSD assinaram o documento de apoio ao projeto de Nilo. Mais cedo, no plenário, Rosemberg tornou pública uma das plataformas de campanha, o fim da reeleição ilimitada, que permite a nova candidatura do pedetista. O próprio Sanches já havia sinalizado apoiar pleito similar e, no entanto, não teria conseguido reunir “condições objetivas” para viabilizar a candidatura. Procurado pelo Bahia Notícias, Sanches não foi localizado para comentar o recuo.

0 19:00 - 19 de Nov // Fonte: Correio |

Dois homens integrantes de uma quadrilha envolvida em roubos e explosões a caixas eletrônicos na Região Metropolitana de Salvador foram apresentados na tarde desta quarta-feira (19), no Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP). Lemilton Brito Pereira, o “Tio Maior”, de 51 anos, e Wilson Santos Filho, o “Gordo”, 36, haviam sido presos em flagrante na última segunda-feira (17), em Candeias, pela 10ª Companhia Independente da Policia Militar (CIPM).

Segundo o titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), Odair Carneiro, os acusados foram surpreendidos com R$3 mil em espécie. Lemilton foi apontado, ainda, como líder da quadrilha, que realizou ataques em agências bancárias de Madre de Deus, São Francisco do Conde e Feira de Santana.

De acordo com a Polícia Civil, Lemilton estava foragido do Presídio de Feira de Santana desde 2010, após receber um indulto de Natal e não retornar. Ele foi condenado a 90 anos de prisão por homicídio, latrocínio e roubo a banco, cometidos na cidade.

Já Wilson, também foragido desde maio deste ano, quando foi liberado para passar o Dia das Mães fora da prisão, havia sido condenado a 30 anos por homicídio e roubo a banco.

Lemilton foi indiciado por furto, roubo, associação criminosa e uso de explosivos, já Wilson foi indiciado por associação criminosa. A dupla será encaminhada para o Complexo Penitenciário da Mata Escura.

A polícia investiga, ainda, o paradeiros de outros integrantes da quadrilha, acusada de explodir um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, em Madre de Deus, em maio deste ano, e de atacar as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, em São Francisco do Conde, em julho. Segundo a polícia, o grupo costuma agir armado com pistolas e submetralhadoras.

0 18:55 - 19 de Nov // Fonte: Bahia Notícias | Polícia

Um aparelho celular levado no bolso da camisa impediu que uma bala de revólver atravessasse o peito de um ex-militar vítima de assalto na noite desta terça-feira (18), em Vila Isabel, na zona norte do Rio. Ubirajara Gonzaga Lopes estava em um bar quando três homens desceram de um carro preto e anunciaram o assalto, por volta de 23 horas. Segundo testemunhas, um dos frequentadores do bar teria reagido e jogado uma cadeira na direção dos assaltantes que em seguida dispararam três tiros. Um dos tiros atingiu o abdome de Lopes. Outro tiro disparado na direção do peito do ex-militar acabou desviado pelo aparelho celular, que ficou destruído. O ex-militar foi operado durante a madrugada no Hospital Municipal Souza Aguiar e apresentava quadro estável pela manhã. Policiais foram ao local em busca de imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os criminosos, que fugiram.

0 18:50 - 19 de Nov // Fonte: iBahia | Bahia

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante ao dirigir embriagado e se envolver em um acidente na BR-324. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (18), no km 359 da rodovia, no município de Capim Grosso. A equipe da Polícia Rodoviária Federal chegou até o local após receber uma denúncia de atropelamento a um pedestre. Lá, a polícia desconfiou de um veículo que estava parado no acostamento e apresentava o capô amassado.Ao abordar o condutor, a equipe percebeu que ele estava embriagado. O motorista foi submetido ao teste de etilômetro que resultou na concentração de 1,02mg de álcool por litro de ar expelido de seus pulmões, confirmando a suspeita.Ainda fiscalizando o veículo, os policias perceberam sinais de adulteração no CRLV apresentado, e ao consultar o sistema identificaram que o automóvel estava trafegando com placa clonada de um outro semelhante, sendo a placa original NZL-0619/BA, com registro de roubo datado há cinco dias.Em depoimento, o condutor assumiu envolvimento no atropelamento. Ele foi detido e encaminhado com o veículo para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

0 18:46 - 19 de Nov // Fonte: iBahia | Educação

1. Engenharia Elétrica
Salário médio anual: U$ 57.030
2. Engenharia da Computação
Salário médio anual: U$ 56.576
3. Engenharia  Mecânica
Salário médio anual: U$ 56.055
4. Design de Software
Salário médio anual: U$ 54,183
5. Programação
Salário médio anual: U$ 54,183
6. Engenharia Química
Salário médio anual: US$ 52,237
7. Ciência da Computação
Salário médio anual: US 52,237
8. Engenharia Civil
Salário médio anual: US$ 51.622


9. Matemática
Salário médio anual: US$ 47, 952
10. Construção
Salário médio anual: Us$ 45.591

0 18:45 - 19 de Nov // Fonte: Metro 1 | Saúde

As crianças que são alérgicas a leite de vaca não devem tomar a vacina tríplice viral, que protege do sarampo, rubéola e caxumba. A recomendação foi feita nesta quarta-feira (19) pelo ministério da Saúde após serem notificadas reações adversas em algumas crianças que receberam a dose da vacina e têm alergia a leite de vaca. Foram registrados 28 casos, mas todas as crianças afetadas passam bem, segundo o ministério.

O ministério informou que a medida é preventiva e que os pais que levarem seus filhos para tomar a vacina serão questionados se ele são alérgicos ou não. Se forem, a vacina não será dada no momento. O ministério analisa quando e como elas serão imunizadas. Desde junho deste ano, mais de 4,4 milhões de crianças foram vacinadas com a vacina tríplice viral no país e, segundo a pasta, "há garantia da segurança da vacina".

0 18:41 - 19 de Nov // Fonte: Correio | Saúde

O Instituto Butantan está se preparando para desenvolver um soro contra o vírus Ebola, em parceria com o Instituto Nacional da Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Segundo o diretor do instituto paulista, Jorge Kalil, os últimos trâmites estão sendo feitos para a assinatura do contrato com o NIH e, se as autoridades brasileiras liberarem a pesquisa, o novo soro estará disponível dentro de nove meses para aplicação em humanos.

Kalil explicou que o soro é diferente de uma vacina. Na aplicação de vacinas, ocorre a chamada "indução de imunidade ativa": o organismo é induzido a produzir os próprios anticorpos. Já na aplicação de soros o que ocorre é a "indução de imunidade passiva". "Nesse caso, pegamos os anticorpos já produzidos por outra pessoa, ou por outro animal."

Raiva

O novo soro deverá ser desenvolvido com base na imunização de cavalos com o vírus da raiva, em versão modificada com a proteína do Ebola. Assim que o contrato for assinado, segundo Kalil, o NIH enviará o material biológico necessário para a imunização.

"Acreditamos que a chance de dar certo é muito grande, porque a proteína do Ebola que nos interessa para produzir o soro está na estrutura do vírus da raiva. Nós temos uma experiência muito grande na produção do soro contra o vírus da raiva. Muito provavelmente vamos conseguir um soro neutralizante contra o Ebola semelhante ao soro da raiva", disse Kalil.

0 18:21 - 19 de Nov // Fonte: Bahia Notícias | Cultura e Arte

O escritor Fernando Vita lança seu livro "O Avião de Noé", nesta quarta-feira (19), às 18h, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping. É o terceiro livro do jornalista e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que também publicou Tirem a doidinha da sala que vai começar a novela, vencedor do Prêmio Braskem Cultura e Arte, em 2006, e Cartas Anônimas, em 2011. O Avião de Noé é uma comédia com histórias de Todavia, uma pequena cidade imaginária do recôncavo baiano, tomada por uma rede de intrigas e fofocas em meio a um exótico inventor que tenta construir, nos fundos do quintal de casa, um helicóptero. Na narrativa, Vita mostra que de Todavia se transforma, em múltiplos aspectos, sem perder, contudo, a sua marca registrada: a de viver sob o signo da fofoca e do leva e traz, onde a privacidade alheia a todos pertence como se bem público fosse.

Capa do livro:




Colunistas


Classificados