Se nós aplaudimos o Mais Médicos, está na hora do 'Menos ministérios
RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE DO SENADO 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 12:42 - 31 de Mar // |

Uma menina de cinco anos ficou arrasada ao encontrar o seu cachorro sendo vendido assado em uma barraca, no norte do Vietnã. Segundo o Daily Mail, a garotinha acreditava que seu animal de estimação havia se perdido. A imagem da menina chorando foi compartilhada em várias países.
Dias depois, sem sucesso com as buscas pelo cão, a menina avistou e reconheceu o animal sendo vendido cozido em uma barraca de carne de cão. "Isso é Flower", gritou a criança apavorada.
Ainda de acordo com o jornal, sentidos com a dor da menininha, os moradores locais fizeram uma campanha para proibir o consumo de carne de cachorro na região. A carne do animal é considerada uma iguaria em países asiáticos como Coreia, Vietnã e China.(Correio)

0 12:33 - 31 de Mar // |

Salvador é a quinta cidade com mais problemas de congestionamento no mundo, de acordo com um levantamento feito pela empresa TomTom com 200 metrópoles do planeta. A lista das dez primeiras também tem Rio de Janeiro (3º) e Recife (6º) - a maior cidade do Brasil, São Paulo, está apenas 36ª posição. Na capital baiana, o motorista perde 93 horas em um ano para completar um trajeto a cada final de dia, diz a pesquisa da empresa suíça que fornece a tecnologia para sistemas de navegação. Para se ter ideia, a primeira colocada na lista, Istambul, tem um gasto de 125 horas por ano no trânsito. (Bahia Notícias)

0 11:56 - 31 de Mar // Nadia Santos |

O Bahia anunciou que após o término do contrato, dia 7 de abril, não vai mandar mais seus jogos na Arena Fonte Nova. A decisão do clube, ainda que não descarte um retorno ao estádio, trouxe à tona uma relação que durante as competições não foi tão vantajosa para o tricolor no critério técnico. Desde que o estádio foi inaugurado, em abril de 2013, o Bahia não conseguiu preencher a capacidade máxima da Fonte Nova. Fato, este, que só aconteceu na Copa do Mundo de 2014. O maior público registrado em partidas do esquadrão foi contabilizado na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A do mesmo ano da abertura, contra o Fluminense, quando foram comercializados 40.249 bilhetes, de acordo com o boletim financeiro divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  

Em campo, o Bahia registrou insucessos jogando no novo estádio. Em 2013, por exemplo, o esquadrão levou duas goleadas históricas para o principal rival, Vitória, por 5 a 1 e 7 a 3. Além disso, na mesma temporada, amargou a eliminação precoce na Copa do Brasil, ao vencer o Luverdense e não conseguir uma vaga na segunda fase do torneio nacional. Para piorar, apesar da qualidade do estádio e gramado, o Bahia não conseguiu tornar à arena 'sua casa', e por isso os números no Brasileirão como mandante nunca foram satisfatórios. No total, após dois anos de parceria, o Bahia entrou em campo na Arena Fonte Nova em 55 oportunidades e conquistou 90 dos 165 pontos disputados, o que representa apenas um aproveitamento de 54,5%. (BN)

0 11:37 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Cerca de 10 homens explodiram uma agência bancaria do banco do Brasil, na madrugada desta terça-feira (31), no município de Rio de Contas. O crime ocorreu por volta das 03h e a agência ficou completamente destruída.

De acordo com o titular da Delegacia de Rio de Contas, Jackson Neves, os assaltantes cercaram a sede da Polícia Militar para tentar intimidar os policias e explodir os caixas eletrônicos.

Na ação, os suspeitos utilizaram um veículo modelo Doblô que logo depois do assalto foi incendiado e trocado por outro carro de passeio. “Eles chegaram atirando para o alto, uma parte do grupo ficou cercando a sede e o os demais explodiram os caixas”, disse Jackson.

Após o ato, os bandidos conseguiram fugir levando uma quantia em dinheiro que ainda não foi contabilizada. Até o momento nenhum suspeito foi localizado. (Aratu)

0 11:29 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Um jovem que estava custodiado na 25° Delegacia Territorial de Dias D´Ávila foi morto após uma briga na tarde desta segunda-feira (30), em Salvador.

De acordo com informações da Delegacia, Alexandro Alcântara da Silva, 24 anos foi preso por estupro no último sábado (29). Ele foi encontrado desacordado na cela. Os agentes chamaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o jovem já estava morto. Não se sabe se a briga foi motivada por rivalidade de facções, já que cerca de 40 presos ocupam três celas na carceragem, ou se teria sido motivado pelo crime de estupro, pouco tolerado pelos presos.

Os custodiados informaram aos agentes que ninguém viu nada. A perícia técnica esteve no local para diagnosticar a causa do óbito, que ainda não foi divulgado pelo departamento. (Aratu)

0 11:15 - 31 de Mar // Nadia Santos |

A Feira dos Caxixis, uma das exposições de artesanato mais antigas do país, vai movimentar o Recôncavo Baiano durante a Semana Santa, entre os dias 2 e 5 de abril. Realizada no município de Nazaré, a 239 quilômetros de Salvador, a feira conta com programação musical, artesanato e turismo. Nas noites de sábado (5) e domingo (6), a Arena Caxixis, que fica na Central de Abastecimento da cidade, terá shows de Neto LX, Tayrone, Canindé, Adão Negro, Black Style, Jau e Negra Cor.

A Feira dos Caxixis, uma das exposições de artesanato mais antigas do país, vai movimentar o Recôncavo Baiano durante a Semana Santa, entre os dias 2 e 5 de abril. Realizada no município de Nazaré,  a feira conta com programação musical, artesanato e turismo. Nas noites de sábado (5) e domingo (6), a Arena Caxixis, que fica na Central de Abastecimento da cidade, terá shows de Neto LX, Tayrone, Canindé, Adão Negro, Black Style, Jau e Negra Cor

Este ano, com o tema Arte, Cultura e Cor, o evento, que tem mais de três séculos, acontece nas praças Alexandre Bittencourt e dos Táxis (Circuito Caxixis), onde 200 barracas para exposição das miniaturas em barro e 50 para artesanato produzido por nazarenos da região.

A feira irá funcionar das 8h às 22h. O fluxo diário de visitantes, em média, é de cinco mil pessoas, com pico na Sexta-feira Santa, quando registra entre oito e dez mil pessoas. Além dos caxixis, o visitante encontra peças de artesanato em couro, madeira, reciclado, sementes, além de moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões, objetos decorativos e utilitários, com preços para todos os bolsos e gostos.

Cultura e turismo

0 10:49 - 31 de Mar // Nadia Santos |

A empresa Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), que administra a Arena Fonte Nova, se mostrou surpresa com o posicionamento do Bahia em desistir de jogar do estádio. De acordo com uma nota enviada à impressa, o consórcio informou que na última sexta-feira (27), ficou acordado entre as partes que haveria mais uma rodada de negociações, após ambos terem apresentado propostas".
"Durante todo o período das conversas entre FNP e Esporte Clube Bahia, a empresa respeitou o processo natural de discussão e análise das propostas apresentadas, sem trazer a público o conteúdo das negociações entre as partes.  O que mais surpreende a diretoria da FNP é que em nenhum momento o clube informou sobre tal posição, optando por fazê-lo através da imprensa", diz um trecho do comunicado.
A empresa disse ainda que "manterá o  diálogo, analisando todas as possibilidades até que cheguemos a um acordo que seja bom para ambas as partes". (Metro1)

0 10:40 - 31 de Mar // Léo Valente |

0 10:40 - 31 de Mar // Nadia Santos |

A professora Edna Matos usou a tribuna da câmara nesta segunda-feira, 30, para explicar o que é o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia- IFBA. Ela é diretora da unidade em Santo Antônio de Jesus.

O Instituto tem o interesse de oferecer dois cursos na área de Tecnologia da Informação, para isso pediu ajuda a Câmara para que os alunos tenham infraestrutura necessária que possibilite a chegada dos alunos ao IFBA. “Infraestrutura de pavimentação da rua, iluminação pública, transporte e  segurança para que eles cheguem e saiam  com tranquilidade”, explicou, em entrevista à rádio Andaiá FM.

Ela sentiu que os vereadores estão dispostos a colaborar para a implantação da instituição.

As obras tem andado. “Já podemos perceber algumas mudanças. Já tem mais operários, calçamento do lado de fora. O concurso para docente às inscrições deve começar agora em maio com previsão que em agosto ou setembro já tenhamos professores, e estamos conversando e se articulando com a Secretaria de Educação do Estado e a Municipal de Educação a possibilidade de já oferecer cursos de curta duração  em algumas escolas do município ou estado antes mesmo que as obras do IFBA estejam prontas”, informou.

Um  curso voltado para os servidores da educação já estão sendo oferecidos para servidores da educação do município e Estado. Eles pretendem realizar um curso de leitura e produção e matemática básica como uma forma de preparar os alunos que ingressarão na instituição.  

0 10:10 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Durante o fim de semana houve duas tentativas de homicídios em Santo Antônio de Jesus. De acordo o delegado Dr. Paulo Guimarães, os dois autores já se encontram presos. “Um foi preso pelo 14º Batalhão e o outro foi preso ontem, onde Jurandir tentou contra a vida de um desafeto dele e  atingiu uma senhora que ainda se encontra internada, mas esses dois já foram presos e os procedimentos encaminhados à Justiça”, ressaltou.

Em relação aos roubos, o delegado disse já que já existem alguns  registros na delegacia e o Coronel Piton está intensificando as abordagens .  “Isso nos leva a crer que diminuiremos essa ação criminosa e de maneira eficaz iremos prender esses elementos”, afirmou. 

0 10:03 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Milhares de pessoas compartilharam a imagem de uma criança síria com as mãos para cima, como se estivesse se entregando, ao confundir a câmera fotográfica com o cano de uma arma.

Mas quem fez este flagrante?

A imagem começou a viralizar no Twitter na terça-feira da semana passada, quando foi tuitada por Nadia Abu Shaban, uma fotógrafa baseada em Gaza. A mensagem original foi retuitada mais de 11 mil vezes. "Estou chorando", "muito triste" e "a humanidade fracassou" foram alguns dos comentários. 

Na sexta-feira, a imagem foi compartilhada no Reddit, onde recebeu mais de 5 mil votos positivos e 1,6 mil comentários. Não demorou para que surgissem acusações de que a foto era falsa. Muitos no Twitter questionaram quem seria o autor da foto e porque a imagem havia sido postada sem crédito.

Nadia confirmou que não tinha tirado a foto, mas não sabia explicar quem havia feito a imagem. No Imgur, um site de compartilhamento de imagens, um usuário pesquisou a origem da fotografia - um clipping de um jornal - e disse que ela era real, mas tirada "por volta de 2012". A mensagem também nomeou o fotógrafo: o turco Osman Sağırlı.

A BBC conversou com Sağırl, que agora trabalha na Tanzânia, e desvendou o mistério. A criança é uma menina, Hudea, de 4 anos. A imagem foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado. Hudea viajou ao campo - a cerca de 10 km da fronteira turca - com a mãe e dois irmãos, a 150 km da cidade deles, Hama. "Eu usei uma lente de telefoto e ela pensou que fosse uma arma", disse Sağırlı. 

0 09:30 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Hoje, 31 de março, faz um ano que o policial Civil Jerry de Oliveira Mello, 47 anos, natural de Cruz das Almas,  foi assassinado a tiros no bairro Maria Preta, em Santo Antônio de Jesus. Ele estava em uma motocicleta Suzuki e ao passar pela rua notou que havia um assalto a uma jovem. O policial tentou defender a vítima seguindo os bandidos, e ao dar voz de prisão aos dois meliantes , um deles deflagrou três tiros contra o policial que não teve como se defender. Atingido no peito, rosto e ombro, o policial Jerry não resistiu e morreu no local. Após as rodas e testemunhos da vizinhança, a polícia chegou ao autor do homicídio, um menor de apenas 14 anos, que foi apreendido, apresentado ao Ministério Público e depois do processo, encaminhado para o internamento. 

Em entrevista à rádio Andaiá FM, Dr. Paulo Guimarães, coordenador da 4ª Coorpin, informou ter conhecimento que o menor responsável pelo crime continua internado em Feira de Santana cumprindo  a medida socioeducativa . Na oportunidade, o delegado opinou sobre  a discussão em torno da redução da maioridade penal. Para ele, melhor que diminuir a maioridade penal, seria aplicar medidas eficazes, sendo que a restrição de liberdade para um menor que pratica um  assassinato deveria passar de três para cinco anos, “acompanhada de outras medidas que pudessem recuperar esse menor para a sociedade.

0 09:23 - 31 de Mar // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luís, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luís Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luís Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 09:18 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Uma geladeira em estado precário de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor. Atenta a esta questão e com o objetivo de promover o consumo eficiente, a Coelba leva o projeto “Nova Geladeira - Venda” ao município de Santo Antônio de Jesus, a partir de hoje, dia 23. O projeto possibilita aos moradores de comunidades populares da região a oportunidade de trocar, a preço especial, suas geladeiras antigas por refrigeradores novos. Os interessados poderão realizar a inscrição até o próximo dia 22/04, no balcão do projeto instalado na loja Insinuante localizada na Praça Prudente de Morais, no Centro.

A iniciativa oferece quatro modelos de refrigeradores: 1 porta com capacidade de 261 litros, no valor de R$ 569; duplex branca de 306 litros e duplex inox de 276 litros, ambos por R$ 869; e duplex frost free, por R$ 1.069. Os preços são válidos enquanto durarem os estoques. Os valores reais dos equipamentos são R$1.199, R$1.499 e R$ 1.699, respectivamente. Para viabilizar o desconto para o consumidor, a Coelba subsidia o restante do valor com a verba do Programa Anual de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel. Os valores podem ser pagos à vista ou em 10 vezes sem juros na loja Insinuante participante. A loja fará o recolhimento do equipamento antigo no ato da entrega do equipamento novo, na casa do cliente.  

0 09:18 - 31 de Mar // |

Estão temporariamente afastados de suas funções os dois servidores do Serviço Médico de Urgência (SAMU) de Feira de Santana envolvidos em denúncia de agressão física no interior do órgão, recentemente. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (31) pela secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.

A medida está sendo adotada em razão de acusação, por parte do técnico de enfermagem Diego Cerqueira Vidal, de que teria sido vítima de agressão física por parte da coordenadora do SAMU, Maísa Macedo. A enfermeira nega ter cometido agressão. O desentendimento entre eles teria ocorrido na sexta-feira (27) nas dependências do órgão.

Uma sindicância foi instaurada imediatamente pela Secretaria de Saúde e deverá apurar a denúncia. Os funcionários registraram queixa policial, o que deverá ensejar investigação também naquela instância. Enquanto o trabalho de sindicância estiver em curso, os dois servidores estarão afastados de suas funções.

“Quero deixar bem claro que não existe exoneração da coordenadora, do cargo que ocupa, nem penalidade definitiva contra o técnico de enfermagem; esta é uma formalidade que deve se cumprir quando ocorre uma situação dessa natureza envolvendo dois servidores públicos”, esclarece a secretária Denise Mascarenhas.

Segundo ela, a medida é adotada com o objetivo de que se garanta transparência e isenção no processo de apuração da denúncia. Enquanto a coordenadora Maísa Macedo estiver afastada de suas funções, o enfermeiro Robson Batista Santos, que faz parte dos quadros do SAMU, estará à frente do cargo. (Aratu)

0 09:16 - 31 de Mar // |

A travessia marítima do Sistema Salvador-Mar Grande registra movimento tranquilo de passageiros na manhã desta terça-feira (31), sem fila para embarque nos terminais de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico, no Comércio. Operando com oito embarcações desde às 5h, o sistema está com horários de saída a cada 30 minutos nos dois sentidos. A travessia Salvador-Mar Grande funciona até às 20h, quando sairá a última lancha do Terminal Náutico da Bahia com destino a Mar Grande – no sentido inverso, a última viagem será às 18h30.

A linha marítima Salvador-Morro de São Paulo registra movimento regular e o primeiro catamarã do dia zarpou às 8h30 com boa ocupação. Os próximos horários de saída acontecem às 9h, 10h30, 13h e 14h30 . Saída do Morro: 9h, 11h30, 12h30, 13h e 15h. As escunas que fazem o “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também operam normalmente. Elas saem a partir das 9h do terminal e só retornam a Salvador às 17h30. O tour inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. (Aratu)

0 09:14 - 31 de Mar // Nadia Santos |

A polêmica em torno da reforma administrativa  da prefeitura de Santo Antônio de Jesus ainda gera polêmica, mesmo depois de aprovada pela Câmara.

Após crítica da oposição e abstenção do voto do vereador Francisco Freire, o vereador Hélio Silva negou que mais de 380 cargos foram criados, pois segundo ele, os cargos já existiam desde a gestão passada e passou para a atual. “Só foram dados nomenclaturas diferentes e ajuste salarial. Já existe uma estrutura na gestão de Humberto passada da gestão anterior”, ressaltou.

O  edil ainda lembrou dos vários programas da Secretaria de Assistência Social que há muitos contratos. “Com essa reforma, essas pessoas que já trabalhavam vão migrar a partir de 1 de abril, irão  sair de contrato e  não para cargos”, explicou.

Hélio ressaltou também que a Superintendência de Trânsito passará a ser Secretaria por que assim poderá  receber recursos do Governo Federal. “É bom que se coloque, pois parece que os vereadores que dão  sustentação ao prefeito estão lá de marionetes e não são. Sabe-se o que está fazendo, aumentou os cargos, mas na maioria já estão preenchidos com contratos”, frisou. 

0 09:13 - 31 de Mar // |

Em meio às investigações da Operação Lava Jato e dificuldades financeiras para a realização de projetos, a Petrobras deve pedir aos acionistas, na Assembleia que será realizada no próximo dia 29 de abril, a aprovação de um reajuste de 13% nos salários dos executivos da estatal. A proposta é de que o teto médio fixo dos oito atuais diretores seja de R$ 1,6 milhão para cada um por ano, 22,7% a mais do que foi pago em 2014. Se aceito, o reajuste aumentará o salário mensal dos executivos para R$ 123 mil. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, as informações referentes às reivindicações constam no manual para participação de acionistas na Assembleia. A Petrobras afirma que a proposta contempla a inflação de 8,09% prevista pelo Banco Central para este ano. Com produção de crescimento de 3%, o lucro apresentado pela estatal entre janeiro e setembro de 2014 foi de R$ 13,4 bilhões, 22% a menos que o mesmo período de 2013. (Agência Brasil)

0 09:12 - 31 de Mar // |

O Esporte Clube Bahia, através do presidente Marcelo Sant'Ana, anunciou que não vai mais usar a Arena Fonte Nova como mando de campo a partir do dia 7 de abril, data do término do contrato que durou dois anos. No entanto, apesar da decisão da direção tricolor, uma cláusula no acordo assinado entre o Governo da Bahia e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) pode frustrar os planos do clube. De acordo com o contrato de Parceria Público Privada (PPP), com duração de 35 anos, o Bahia só pode realizar partidas em outro estádio público mediante um ofício ou comunicado de indisponibilidade da Arena Fonte Nova, o que não aconteceu neste caso. "Para dar efetividade a essa Cláusula, fica desde já estabelecido que o Poder Cedente não permitirá a realização de jogos oficiais de futebol no Estádio de Pituaçu, salvo indisponibilidade justificada da Arena para a realização do respectivo evento". O anúncio da decisão do presidente Marcelo Sant'Ana, ainda que tenha repercutido positivamente entre os tricolores, não significa que Bahia e o consórcio encerram processo de negociações para o retorno do Bahia à Arena Fonte Nova. (Bahia Notícias)

0 09:11 - 31 de Mar // |

O avião da Turkish Airlines (Linhas Aéreas Turcas), que fez um pouso de emergência no Marrocos após uma ameaça de bomba, chegou por volta de 21h50 no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta segunda-feira (30). Dez minutos depois, os passageiros começaram a desembarcar. O voo transportava 256 passageiros e 18 tripulantes, sendo três comandantes, 14 comissários e um chefe de cozinha, de acordo com a companhia aérea. O avião vinha de Istambul para o Brasil, quando foi desviado esta manhã para o Aeroporto Internacional Mohammed V, em Casablanca, após uma ameaça de bomba. Foi feita uma varredura na aeronave e nada foi encontrado, informou a empresa.

0 08:55 - 31 de Mar // Nadia Santos |
ma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (30), no Diário Oficial da União, suspende a distribuição e comercialização e o uso do Lote 90.602 (com validade até junho deste ano), do medicamento anticoncepcional Harmonet®, 0,075 mg de gestodeno e 0,02 mg de etinilestradiol, 21 drágeas, fabricado em novembro de 2013 pelo laboratório Pfizer Ireland Pharmaceuticals.
 De acordo com o texto, a própria empresa enviou à Anvisa comunicado de recolhimento voluntário do lote depois de ter recebido duas reclamações sobre incorreção no corte da cartela onde ficam armazenados os comprimidos.

A Pfizer Ireland Pharmaceuticals informou que a decisão de fazer o recolhimento voluntário do lote foi tomada ao detectar que, em duas unidades do produto, a cartela, que normalmente acondiciona 21 drágeas, continha apenas 16. “O fato, investigado após a companhia ser contatada por duas consumidoras que detectaram a quantidade menor de drágeas, ocorreu em função de um corte incorreto do blister [embalagem] que acondiciona o produto”, explicou o fabricante, por meio de nota.

Ainda segundo a Pfizer, ações corretivas já foram adotadas. Em caso de dúvida, o consumidor pode entrar em contato com a empresa por meio do telefone 0800 160 625. (Correio)
0 08:40 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deverá estudar a possibilidade de desativar 25 comarcas ou substituí-la por postos avançados. Devido a movimentação processual dessas unidades, consideradas baixas, as comarcas foram agregadas a outras maiores, mantiveram suas estruturas. O estudo deverá ser realizado em 120 dias. A recomendação foi aprovada na última terça-feira (24) durante o julgamento do Procedimento de Controle Administrativo (PCA), impetrado pela Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), relatado pelo conselheiro Saulo Casali.

A Amab impugnou o ato do TJ-BA que determinou a agregação de varas e comarcas de entrância inicial, sob o argumento de que a medida ocasionaria aumento da competência dos magistrados, aumento da carga de trabalho e necessidade de deslocamentos rodoviários de até 60 km para realização de audiências. Para a associação, faltou fundamentação legal para o feito e violação da prerrogativa da inamovibilidade dos juízes. Além do mais, segundo a associação, o ato impõe regressão na carreira aos juízes de entrância intermediária, uma vez que estes passam a responder por comarcas de entrância inicial.

0 08:10 - 31 de Mar // Nadia Santos |

 comerciante Jhoney da Silva Lima, 32 anos, desabafou depois da morte da filha de 11 meses - Lima estava estacionando o carro quando a criança engatinhou para perto e acabou sendo atropelada. A tragédia aconteceu em Praia Grande, litoral de São Paulo, no último sábado.

O pai chegou a ser hospitalizado por estar em estado de choque. Ele teve alta e usou o Facebook para desabafar. A filha completaria 1 ano no dia 15 de abril. "Deus, me dê forças", escreveu Jhoney.

Amigos e familiares do comerciante mandaram mensagem de apoio consolando Jhoney e a esposa, que são pais de outras duas meninas. "Sei que é um momento difícil, mas muita luz e força para a família", escreveu uma amiga.

A morte abalou o bairro Jardim Trevo. "A mãe estava com a menina no colo (após o atropelo), implorando por socorro. Foi uma tragédia. O bairro todo está chocado", disse Rose Brandão, moradora, ao G1.

0 07:56 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Os remédios poderão ficar mais caros a partir desta terça-feira (31) em todo o país. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED) fixou em até 7,7% o ajuste máximo permitido este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira. A regulação é válida para um universo de mais de 9.000 medicamentos e os ajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos.

O nível 1, que tem o maior percentual de reajuste, inclui remédios como omeprazol (gastrite e úlcera); amoxicilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias). No nível 2, cujo percentual é de 6,35%, estão, por exemplo, lidocaína (anestésico local) e nistatina (antifúngico). No nível 3, que tem o menor índice de aumento, 5%, ficarão mais caros medicamentos como ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e stelara (psoríase).

A autorização para reajuste leva em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participações de genéricos. O reajuste segue a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é maior e, portanto, o reajuste autorizado pode ser maior.

O ajuste de preços considera a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e que ficou em 7,7%. Em 2014, o reajuste máximo autorizado foi de 5,68%. (G1)

0 07:39 - 31 de Mar // Nadia Santos |

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, nesta segunda-feira (30), o resultado preliminar da 1ª fase do XVI Exame de Ordem, que foi realizado no dia 15 de março. De acordo com a Veja, a prova da primeira fase foi de múltipla escolha. Conteve 80 questões e exigiu conhecimento nas disciplinas integrantes do currículo do curso de direito, como código do consumidor, direitos humanos, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, bem como estatuto da advocacia e da OAB, seu regulamento geral e código de ética e disciplina da OAB. Para ser aprovado, o candidato teve que acertar no mínimo 50% das questões. A segunda fase do exame será realizada no dia 17 de maio e consiste em uma prova prático-profissional que também terá a duração de cinco horas. Os candidatos terão de elaborar uma redação e solucionar quatro situações-problemas dentro da área de opção escolhida na hora da inscrição. A prova é obrigatória para bacharéis em direito que querem exercer a profissão da advocacia em território nacional. Os candidatos poderão interpor recurso contra o resultado a partir das 12h da próxima terça-feira, 31. O resultado definitivo está previsto para o dia 17 de abril. Clique aqui e confira o resultado. (BN)

0 07:31 - 31 de Mar // Nadia Santos |

- A Tarde: Rui: estado está sem recursos para dar aumento a servidor

- Correio*: Bahia rompe com Arena Fonte Nova

- Tribuna da Bahia: Lançado desafio de novo modelo de educação

- Estadão: Ação da Petrobras reduz lucro do BNDES

- Folha de S. Paulo: Em crise, Petrobras pede alta de 13% em salários de diretores

- O Globo: Levy quer adiar por um ano impacto de novo indexador das dívidas com União

O Globo

Manchete : Escândalo da Petrobras contamina BNDES

Banco tem prejuízo de R$ 2,6 bilhões com queda nas ações da estatal
Para analistas, instituição sofre duplamente, por ser ao mesmo tempo credora e acionista da companhia
Dono de uma participação de 17,24% na Petrobras, o BNDES informou, no seu balanço de 2014, perda de R$ 2,6 bilhões com a queda nas ações da estatal. Como a petrolífera ainda não publicou seus resultados auditados, os números do BNDES foram aprovados com ressalva pelo auditor independente, a KPMG. Como forma de recuperar prejuízos com corrupção, o governo estuda direcionar parte da receita que as empreiteiras envolvidas na Lava-Jato têm em negócios como aeroportos para indenizar a Petrobras. Em Nova York, a ação coletiva contra a empresa pede a inclusão de seus ex-presidentes Graça Foster e José Sérgio Gabrielli como réus. (Pág. 17)

Dilma diz que Levy foi ‘mal interpretado’



0 07:17 - 31 de Mar // Nadia Santos |

Foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30) uma portaria do Departamento de Polícia Rodoviária Federal que proíbe o tráfego de veículos de carga e demais com Autorização Especial de Trânsito (AET) durante feriados de 2015. Foram considerados vários fatores, como a prevenção de acidentes e cumprimento das horas de trabalho dos motoristas.

Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados, São João e fim de ano são os feriados que a portaria estará valendo. Para o período junino, o Departamento considerou que nos Estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, especificamente, a realização dos festejos juninos movimenta milhares de pessoas, aumentando consideravelmente o tráfego de veículos.

0 07:11 - 31 de Mar // Djalma Macedo | Política

O vereador Gilson Bastos fez um pronunciamento na Câmara defendendo a reforma administrativa que está sendo criticada pela oposição pela criação de cargos, no momento em que o Governo Federal fala em redução de custos. 

" O trabalho da oposição é sempre criticar. Queria saber o que é que eles já fizeram por Santo Antônio de Jesus.  Tem que saber que a reforma de Dr. Euvaldo na época de 2011 tinha 263 cargos, quando a cidade tinha 85 mil habitantes. Hoje a cidade ultrapassa mais de cem mil e até o final do ano vão ser inaugurados mais oito postos de saúde na zona rural, vão inauguradas UPA e Centro Cultural e o prefeito vai precisar de estrutura", afirmou.

Para o vereador, a criação de novos cargos é inerente à necessidade de gestão dos novos empreendimentos que estariam para ser instalados no município. " Vem aí a Secretaria de Serviços Gerais, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria da Juventude. O vereador tem que ser inteligente para ajudar a estruturar a sua cidade para o futuro",apontou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:09 - 31 de Mar // Djalma Macedo | Política

O projeto de reforma administrativa do poder público municipal santoantoniense foi aprovado em sessão na Câmara Municipal de Vereadores.  O  vereador Antônio Nogueira, entretanto, votou contra sua aprovação. Para ele, o projeto não estaria devidamente explicado aos representantes do Legislativo. "Não somos contra tudo mas queremos o devido subsídio da matéria. É um dinheiro que ele está agraciando os apadrinhados e deixando de atender a saúde, as estradas da zona rural e calçamento nas ruas.  É fácil indicar cargos mas não está olhando o impacto que irá causar ao nosso município", denunciou.

Tom voltou a cobrar o pagamento do PMAC, uma premiação que é concedida pelo Ministério da Saúde à categoria dos servidores da Saúde e que já estaria liberada para os profissionais de Santo Antônio de Jesus. " Pediram para que aprovássemos um projeto para que eles e nós fizemos. Só que até hoje não pagaram. Por que? É porque não querem pagar ou será que usaram o dinheiro para alguma outra coisa indevida?" Questionou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:08 - 31 de Mar // Djalma Macedo | Política

Após a aprovação da reforma administrativa no Legislativo municipal santoantoniense, o vereador Francisco Freire explicou o motivo de ter se abstido de votar a matéria.  A indefinição do edil em relação ao projeto deixou uma dúvida no ar quanto ao seu posicionamento político.  " Faltou diálogo. Nós precisamos conversar com o prefeito para que possamos blinda-lo. Não se pode ir com muita sede ao pote. Dei um puxão de orelha para que ele seja melhor, para que ele converse com os vereadores.  Não faço questão de cargo e voto de acordo com a minha confiança", comentou.

Segundo o vereador, a decisão não deverá abalar seu relacionamento com a base.  " Não sou daqueles que ficam só dizendo que está tudo bem. Continuo apoiando a administração e sou um amigo que está aqui para apontar falhas.  A administração do prefeito está ótima mas vai melhorar. Sou Humberto Leite, se ele for candidato estarei com ele novamente e isso vai servir para ele. Tem que existir um amigo que diz quando está faltando isso ou aquilo", acrescentou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 06:40 - 31 de Mar // Léo Valente |

0 00:26 - 31 de Mar // Vagner Santos | Cotidiano

Mensagens eletrônicas (e-mails) em nome da Receita Federal continuam a ser enviadas aos contribuintes neste período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Um das mensagens falsas oferece facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015.

0 00:12 - 31 de Mar // Vagner Santos | Brasil

Em meio ao escândalo de corrupção na Petrobras (de onde recursos teriam sido desviados para financiar partidos), o PT defende hoje que as campanhas eleitorais sejam financiadas 100% por dinheiro público.

O sistema só existe em um lugar do mundo, o Butão, país que apenas em 2008 deixou de ser uma monarquia absolutista e realizou suas primeiras eleições.

0 23:58 - 30 de Mar // Vagner Santos | Justiça

Prescrição, atrasos, incúria e engavetamento beneficiam políticos do PSDB acusados de irregularidades, inclusive no dito mensalão tucano

A liberdade, como ensina o lema dos inconfidentes, será sempre desejável, mesmo que tardia. Nem sempre se pode dizer o mesmo, contudo, da Justiça.

Uma decisão tardia pode bem ser o equivalente da iniquidade completa, e um processo que se arrasta sem condenados nem absolvidos só pode resultar no opróbrio de todos –inocentes e culpados, juízes e réus, advogados e acusadores.

0 23:56 - 30 de Mar // Vagner Santos | Esporte

A propósito do anúncio feito pelo presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, de que o tricolor deixar a Arena fonte Nova e passará a mandar seus jogos no Estádio de Pituaçu, a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP) divulgou nota pública afirmando que continuará negociando visando um acordo com o clube.

0 21:03 - 30 de Mar // Nadia Santos |

Um grupo de pesquisadores de biologia desenvolveu uma forme de “criar” um modo de visão noturna temporário para seres humanos em um experimento divulgado na semana passada, liderado por Gabriel Licina, na Califórnia, Estados Unidos Responsável pelo site Science for The Masses, o grupo utilizou uma clorofila química, a Clorina e6, normalmente utilizada em tratamentos de câncer e também em casos de cegueira noturna.

A fórmula final consistia em uma mistura da Clorina e6 com dimetilsulfóxido, insulina e soro fisiológico. De acordo com o Correio Braziliense, o produto foi aplicado diretamente nos olhos de Licina, que se voluntariou para ser a cobaia do experimento. Ao ser absorvida, a mistura altera a forma como os bastonetes (células sensíveis à luz) trabalham no escuro. Para testar a eficiência do procedimento, os pesquisadores fizeram diferentes testes. Primeiramente, foram pendurados objetos a dez metros de distância no escuro para que Licina tentasse reconhecê-los. Com o passar do tempo, a distância era aumentada.

0 20:35 - 30 de Mar // Nadia Santos |

As contas de luz continuarão vindo mais altas em abril. Por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira vermelha continuará a ser cobrada, o que faz com que o valor da conta de luz não diminua. A decisão foi tomada na última sexta-feira (27). Desde janeiro que as bandeiras estão vermelhas, indicando que o custo da produção de energia no país segue muito alto. 
A recomendação é que o brasileiro deve economizar energia. A medida, que estabelece a cobrança de uma taxa extra de R$ 5,50 para cada 100 kWh de energia usados, vale para todo o país, exceto os estados do Amazonas, Amapá e Roraima, que são atendidos de forma isolada por termelétricas. 
As bandeiras tarifárias permitem que seja repassado para os consumidores parte do gasto extra das distribuidoras com o aumento do custo da eletricidade. (Metro1)

0 20:24 - 30 de Mar // Nadia Santos |
A Central de Trabalhadores da Argentina (CTA) e a Confederação-Geral do Trabalho (CGT) opositora, que concentra a maioria dos sindicatos da área de transportes do país, convocaram para terça-feira (31) uma greve-geral que irá afetar a maioria dos voos internacionais. Esta já é a quarta paralisação de grandes proporções no governo da presidente Cristina Kirchner, que está no fim do segundo mandato. 
 De acordo com os sindicalistas, a situação só voltará ao normal quando o governo corrigir o limite de isenção do imposto sobre salários, que atualmente está em 15 mil pesos (cerca de R$ 5,5 mil). Porém, o ministro da Economia, Axel Kicillof, não deu indícios que o pedido dos trabalhadores seja atendido. Ele afirmou que o teto foi reajustado há dois anos e que está "muito bem do jeito que está".
 Paralisação afeta tráfego aéreo e outros serviços
 A TAM Linhas Aéreas informou nesta segunda-feira (30), por meio de comunicado, que os voos com destino e vindos das cidades argentinas de Córdoba, Rosário e Buenos Aires serão cancelados devido à paralisação. Bancos, ônibus, trens e caminhões vão deixar de funcionar a partir da meia-noite desta segunda. (Metro1)
0 20:11 - 30 de Mar // Nadia Santos |

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou lucro líquido de R$ 8,594 bilhões em 2014, alta de 5,4% em relação a 2013, mas a KPMG, auditoria independente que aprovou o balanço financeiro, fez a ressalva que o valor está aumentado em R$ 1,6 bilhão. Os dados estão em relatório publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. As ressalvas da KPMG devem-se ao registro de perdas de R$ 2,6 bilhões com a participação societária do banco na Petrobras. O BNDES diz no relatório sobre o investimento na Petrobras: “em 31 de dezembro de 2014, seu valor de mercado, apurado com base na cotação das ações em bolsa de valores, apresentava desvalorização em relação ao respectivo custo de aquisição”.

Assim, a administração do BNDES estimou os R$ 2,6 bilhões como “perda permanente”, mas não abateu o total do valor de seu lucro, valendo-se de uma brecha aberta pela Resolução 4.175, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em dezembro de 2012.

0 19:46 - 30 de Mar // Nadia Santos |

Um jovem de 20 anos, identificado como Welington Adailton Teixeira foi preso em Santa Terezinha , de posse de uma motocicleta roubada e uma arma de fogo.

Após ter sido abordado pelo policiais, depois de uma pesquisa na internet, constatou-se que o veículo era produto de furto. Moto CG 125 vermelhha, Titan KS, de placa alfanumérica MUN 8616 de Inhapi nas Alagoas. Informações do Criativa On Line.




Colunistas


Classificados