A presidência da Câmara não pagou o salário do vereador Albino Martins, isso aí é uma arbitrariedade, Albino faltou poucas sessões e de outubro para novembro quase não houve sessões ordinárias. O vereador Tom passou duas semanas na China e recebeu. Não pode usar dois pesos e duas medidas com determinadas pessoas.
Disse vereador Gilson Bastos contra Marcos Có 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 11:39 - 25 de Nov // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

O juiz José Brandão Netto decretou a indisponibilidade dos bens do prefeito de São Gonçalo dos Campos, Antônio Dessa Cardozo, a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em uma ação civil pública, no valor de R$ 677 mil. Ele é acusado de utilizar materiais de construção adquiridos pelo Município em obras particulares. Para o MP, o prefeito cometeu ato de improbidade administrativa. A indisponibilidade dos bens visa garantir a integral recomposição do erário. A promotora de Justiça Laise Carneiro afirmou que a ilegalidade foi cometida por aproximadamente de dois anos. “Houve utilização indevida, imoral e inconstitucional do patrimônio público para atender a interesses totalmente estranhos a seus munícipes, beneficiando diretamente o prefeito e seus apadrinhados, causando inegável prejuízo ao erário”, relata. A promotora ainda diz que houve enriquecimento ilícito do prefeito e que os danos causados ao erário são inegáveis. O juiz ainda determinou investigação do sigilo fiscal do prefeito, no período de abril de 2010 a 2014.

0 11:05 - 25 de Nov // Fonte: Assessoria | Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga convocação das seleções públicas para contratação temporária para a função de professor, em caráter emergencial, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), de acordo com os editais de Nº 05/2013 de 23/10/2013, Nº 04/2013 de 10/10/2013 e Nº 001/2011 de 30/12/2011.

Ficam convocados os candidatos devem comparecer à DIREC 4 até o dia 28 de novembro, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, munidos dos seguintes documentos em original e fotocópia: Certificado de Antecedentes Criminais, das Secretarias da Segurança Pública dos Estados em que o candidato houver residido nos últimos 5 (cinco) anos.

Carteira de Identidade;

Duas fotos coloridas recentes 3X4;

Certidão de Casamento e nascimento de filhos, se for o caso;

Certificado de Reservista ou equivalente para o sexo masculino;

Titulo de Eleitor e comprovante de regularização com a Justiça Eleitoral;

Apresentar a comprovação do nível de escolaridade exigida para a função, expedida por Instituição de Ensino autorizada por Secretaria da Educação  devidamente registrado.

C.P.F.;

PIS/PASEP ou cópia da primeira página frente e verso da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;

Comprovante de residência;

Último contra cheque e declaração informando os horários (caso tenha vínculo com Órgão Público, Autarquia, Fundação ou Empresa Governamental).

Dados de conta bancária: número de conta e da Agência- Banco do Brasil

0 10:57 - 25 de Nov // Fonte: Metro 1 | Política

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a alta cúpula do PT prefere Ricardo Berzoini ao governador Jaques Wagner no Ministério das Comunicações, por achar que ele teria mais pulso para tocar a regulação da mídia. De acordo com a publicação, as agências de publicidade e executivos de emissoras passaram a apostar ainda na escolha de Edinho Silva, tesoureiro da campanha de Dilma, para a Secretaria de Comunicação de governo. O ex-presidente do PT é do grupo de Aloizio Mercadante, que vê com bons olhos essa opção.

0 10:27 - 25 de Nov // Informações R.Andaiá FM | Santo Antônio de Jesus

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santo Antonio de Jesus, Marcos Lessa comentou sobre o arrombamento na sede da Secretaria de Saúde, segundo ele, a ação pode ter sido facilitada. “O conselheiro José Brito esteve lá acompanhando no momento que soube do ocorrido na Secretaria de Saúde, as informações que nós temos é que não houve na Secretaria de Saúde sinal de arrombamento e que foram furtados equipamentos que estavam em ambientes que não estavam trancados, computadores, televisores que estavam nas recepções, tanto do térreo quanto do 1º andar, nas outras salas que estavam trancadas não houve tentativa de arrombamento, a não ser na rede de frios, que a porta pode ter sido deixada aberta. A gente ver com preocupação e espero que a investigação policial consiga apurar exatamente o que aconteceu”, analisou.

Já sobre a motivação, Lessa ainda acredita que quem entrou contou muitas facilidades. “Eu acho que tenha acontecido uma falta de cuidado com a mudança de se instalar equipamentos de segurança que permitiriam ter informações precisas de quem teria sido o responsável. Não tem um sistema de monitoramento instalado e as próprias instalações, as janelas precisariam de uma proteção maior para evitar que seja aberta de dentro pra fora, a suspeita é exatamente essa, se foi alguém lá dentro que abriu as janelas e teve acesso e saiu com os equipamentos”, contou.

Várias hipóteses foram levantadas, mas a suspeita mais trabalhada é a facilidade deixada para que o roubo acontecesse. “O que se suspeita é que ou foi alguém mal intencionado que durante o horário de funcionamento da secretaria se escondeu lá dentro para poder realizar o furto, ou alguém de dentro da secretaria de saúde ter intencionalmente ou não gerado a facilidade para que acontecesse o fato desse tipo”, disse.

Até o momento a secretária de saúde Laurijane Mercês não se pronunciou sobre o caso, nem sobre os arrombamentos no posto de Saúde do Sales, Lessa também tentou entrar em contato com ela, mas não obteve êxito.

Marcos disse ainda que o Conselho Municipal de Saúde de Santo Antonio de Jesus vai acompanhar o caso e afirmou que vai cobrar da administração municipal a instalação de equipamentos de segurança nas unidades de saúde.

0 10:11 - 25 de Nov // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 09:40 - 25 de Nov // Fonte: Metro 1 | Bahia

No dia 25 de novembro é celebrado o dia Mundial de Combate à Violência Contra a Mulher, e a campanha da não violência se estende até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 25 de novembro de 1960 as irmãs Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como "Las Mariposas", da República Dominicana, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas. A partir daí, 25 de novembro passou a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência. Violência ocorre nos espaços públicos e privados e não é só agressão física, é também psicológica e moral. Agressões verbais reduzem a auto-estima e causam danos à saúde: geram estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade. Em 1999, a Assembléia Geral da ONU proclamou a data como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher a fim de estimular que governos e sociedade civil organizada nacional e internacional realize eventos anuais com o objetivo de extinguir a violência contra a mulher, considerado um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.

0 09:29 - 25 de Nov // Lindaiara Conceição | Esporte

Vem aí, o I Circuito SESC de Corrida e Caminhada – etapa Santo Antônio de Jesus

07/12 a partir das 06h30. Largada em frente à Biblioteca Municipal, Praça das Vans

Provas de corrida de 05 e 10 Quilômetros

Caminhada e corrida kids.

Inscrições abertas no SESC! Vagas limitadas.

Para maiores informações, (75) 3162-1700 ou jrlobo@sescbahia.com.br

0 09:19 - 25 de Nov // Fonte: Metro 1 | Bahia

A violência continua fazendo vítimas na cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Desta vez, na madrugada desta terça-feira (25), um turista belga ?foi assassinado no Loteamento Praia do Sol, na praia de Barra Grande. Emile Ghiflain,de 52 anos, foi atingido com três facadas no pescoço e morreu no local. Segundo informações da 5º Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Emile estava em uma casa alugada passando uma temporada com a esposa, que foi encaminhada à delegacia para prestar depoimento. O corpo do turista belga foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) do município de Santo Antônio de Jesus para fazer a perícia. Ainda não há informações sobre a motivação nem o suspeito de cometer o crime

0 08:28 - 25 de Nov // Informações R.Andaiá FM | Santo Antônio de Jesus

O Roteiro Gastronômico - Sabores da Terra, terá como tema “Mandioca”, o Festival Gastronômico já está acontecendo em 15 bares e restaurantes de Santo Antônio de Jesus, a degustação começou de 24 de novembro e terminará dia 14 de dezembro; a comunidade santo- antoninense poderá desfrutar dos pratos oferecidos rede afiliada QualiMax.

Rui Tourinho e Malentino Tedesco

O empresário Melentino Tedesco contou sobre a participação no evento. “A regra é a criação de um produto a base de mandioca; todos os pratos têm que ter a mandioca e tivemos parceiros como o SENAC e o SEBRAE que em toda essa etapa eles entraram com treinamentos, trouxeram chefes de cozinha com várias receitas e todas as equipes dos 15 restaurantes foram treinadas e depois cada um criou seu prato e esse prato será servido até o dia 14. Os bares e restaurantes funcionam normalmente, só que dentro desse período eles têm que oferecer o prato criado. Os bares participantes criaram petiscos”, disse.

Já Rui Tourinho falou sobre o objetivo do festival. “Nosso objetivo principal é atrair pessoas que não conhecem nossas casas, para mostrar nossa estrutura, nosso atendimento. Um produto diferenciado como a mandioca para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer as casas que não conhecem na cidade, além de oferecer a diversidade de produtos da mandioca”, contou.

0 08:23 - 25 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O comércio de Santo Antônio de Jesus está dando descontos de 80 a até 90%, parcelando compras pendentes no crediário que deixaram clientes com seus nomes inscritos no cadastro de maus pagadores do Serasa e SPC.

O objetivo é o de requalificar a clientela que não está tendo acesso às compras à prazo, trazendo mais condições para o aumento de vendas durante o período natalino. As facilidades incluem ainda diminuição no índice de juros das pendências, tudo para fazer com que o cliente se sinta estimulado a regularizar sua situação cadastral

Celso Rommel / Blog do  Valente

1 08:21 - 25 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

A ouvinte de prenome Angela, moradora da URBIS 4, entrou em contato com o programa Levante a Voz para solicitar públicamente paciência por parte dos fiscais da prefeitura que estão retirando entulhos da porta de casas de moradores
"Eu coloquei lá por falta de espaço mas eu tenho consciêcia de que eu devo tirar. Só peço a ele paciência para que me dê tempo para eu mesma tirar esse material de lá" , solicitou.
Celso Rommel / Blog do Valente

Nossa Opinião
A prefeitura está corretíssima nesse sentido e não pode parar. Tem que notificar mesmo. A Rua da Linha está terrível, as pessoas tem deixado muita areia no meio da rua ou em praças.  Não se pode emporcalhar livremente a cidade.
 Uma fiscalização mais rígida neste sentido já vinha sendo solicitada pela sociedade santoantoniense há anos. Agora só nos resta dar o apoio.
Léo Valente

0 08:20 - 25 de Nov // Redação |

0 08:19 - 25 de Nov // Djalma Macedo | Política

O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, Marcos Có, trazendo o seu ponto de vista a respeito do processo para a escoha da nova mesa diretora da casa. em entrevista ao repórter Reginaldo Silva, afirmou que recebeu mais uma notificação da Justiça Eleitoral solicitando que seja marcada com urgência a sessão que deverá definir a nova presidência da casa e  ainda solicitando informações

"Queremos parabenizar o nobre magistrado pela atitude. Com muita tranquilidade ainda iremos responder e  apresentar resultados. O documento inclusive já foi encaminhado ao nosso setor jurídico", disse.

Na gestão de Có, a pauta tem sido corrida livremente. " Nunca travamos nada, a pauta foi sempre corrida e  o plenário esteve à vontade para arpovar seus projetos", ressaltou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 08:17 - 25 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O Hemosaj está empenhado no Dia Nacional de Doação de Sangue, que acontece nesta terça-feira (25). O evento visa aumentar a doação de sangue em um região que compreende 29 municípios, com forte demanda diária.

Na campanha passada o sucesso foi marcante com cerca de 800 bolsas tendo sido recolhidas. Doadores de sangue têm sido convidados para cumprirem com um papel solidário, sendo incentivados pelo fato de que o ato não provoca qualquer consequência negativa para a saúde.

A doação tem acontecido no horário da manhã até as 13hs e retornando das 14hs até as 17hs diáriamente. O Hemosaj está sediado no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.

Por que doar sangue?

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida.

Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.

Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

0 08:09 - 25 de Nov // Lindaiara Conceição | Política

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus, Marcos Có, a pauta da sessão realizada na noite da desta segunda-feira (24), foi a votação do projeto que cria o Dia Municipal do Agente de Trânsito, ele justificou a importância da criação da data. “Para ordem do dia só temos um projeto de nossa autoria, onde institui o Dia Municipal do Agente de Trânsito, esse dia já é instituído a nível nacional, o dia 21 de setembro. Então tivemos o prazer de criar uma lei municipal para instituir também no município. É uma profissão de uma labuta muito grande e ás vezes muito difícil de ser compreendido e que está no corpo a corpo com os munícipes. Então entendemos a importância do trabalho do agente de trânsito e assim fizemos esse dia municipal do agente de trânsito em Santo Antonio de Jesus”, disse.

0 20:48 - 24 de Nov // Priscila Braga |

0 20:03 - 24 de Nov // Informações R.Andaiá FM | Política

O atual presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus, Marcos Có disse em entrevista que a nova data das eleições não foi definida, ele explicou os motivos. “A intenção nossa era marcar uma para hoje, iríamos fazer uma reunião para maçar para hoje, mas na quarta-feira fui pego de surpresa, alguns vereadores entraram com um mandado de segurança contra mim, solicitando uma liminar na segunda e na quarta-feira foi negado pelo juiz e foi solicitado a mim informações. Então na verdade eu fui intimado para prestar essas informações e dentro do prazo legal que parece que é de 10 à 12 dias, nós temos esse prazo para prestar essas devidas informações. A intenção nossa é marcar o mais breve possível, até porque, entendemos que temos que realizar essa sessão independente de qualquer resultado que venha acontecer e precisamos trabalhar em prol do município aprovando os projetos do prefeito que sempre encaminhou para esta casa, sempre nós aprovamos e também aprovar os projetos dos vereadores, graças a Deus a Câmara está em tramitação normal durante esses dois anos”, detalhou.

Já sobre o que está faltando para a escolha de uma nova data, o presidente explicou que depende de conversas com os colegas de bancada, Có negou ainda a existência de atrasos na votação de projetos importantes. “Depende de entendimento, eu tenho um prazo a partir de hoje para responder as indagações judiciais e iremos discutir com os vereadores a intenção de marcar o mais breve possível, para acabar com essa celeuma e continuar nosso trabalho. Quero deixar bem claro que graças a Deus a Câmara se encontra com mais de 90 % dos projetos aprovados e essa foi a nossa intenção, de finalizar bem os projetos, não só do executivo como dos vereadores. Nós estamos até esperando alguns projetos do prefeito sobre reforma administrativa”, contou.

Sobre os registros das chapas, Có afirmou que apenas a de Luiz do Alto está registrada, mas que isso não impede a chapa dele de fazer o registro. “A chapa registrada é a do nobre vereador Luiz do Alto, vamos discutir em relação a nossa chapa e fazer o registro da mesma. No momento oportuno podemos fazer o registro e encaminhar na legalidade, entendemos que a marcação cabe a Câmara, até porque a lei nos permite marcar até a última sessão do ano. E vamos marcar dentro de toda tranquilidade possível”, garantiu.

Já sobre uma possível sondagem da situação, Có se esquivou e manteve seu apoio a candidatura de Uberdan Cardoso, mas deixou abertas negociações de outras partes. “Eu mantive esse compromisso com Uberdan de forma que eu quero manter nosso compromisso, qualquer outra articulação que for feita ela não pode partir de mim, até porque nós damos esse voto de confiança a Uberdan e eu sou nesse processo todo o menor, mas faço parte de um grupo, tenho colegas que considero também, de forma que qualquer mudança dentro do entendimento, não terá partido de mim”, limitou-se a dizer.

0 19:58 - 24 de Nov // Fonte: Bocão News |

Um vídeo de um flagrante publicado no Youtube neste domingo (23) mostra a imprudência de um motociclista, que pilota a moto, visivelmente embriagado em uma pista no município de Ipueiras na região Noroeste do Ceará. De acordo com as imagens feitas por ocupantes de um veículo que vinha atrás, o homem que conduz a moto faz manobras perigosas e quase se choca com veículos na pista. O condutor do veículo que faz as imagens tenta parar o motociclista com intuito de evitar o acidente, quando em um determinado ponto ele reduz a velocidade e cai no acostamento.

Assista:

0 18:55 - 24 de Nov // Fonte: Bahia Notícias |

Um homem é procurado na cidade de Richmond Hill, no Canadá, por ser suspeito de atacar mulheres e levar seus sapatos. Segundo O Globo, o podólatra atacou uma mulher em uma rua da cidade, lambeu um pé dela e fugiu levando uma bota e uma meia da vítima. Um dia antes, o mesmo homem roubou um sapato de outra moradora da pequena cidade. De acordo com a polícia local, o fetichista estaria envolvido em diversos ataques sexuais do mesmo tipo na região

0 18:49 - 24 de Nov // Fonte: Correio | Entretenimento

As autoridades da cidade de Tuszyn, na Polônia, vetaram o novo nome que batizaria uma área de lazer para crianças. O Ursinho Pooh, popular personagem infantil da Disney, daria nome ao local, mas foi rejeitado por ter uma "sexualidade duvidosa", "não se vestir adequadamente" e ser "interssexual".

Vereadores e até o prefeito da cidade foram irredutíveis quanto ao personagem. "O problema com esse urso é que ele não tem um guarda-roupa completo. Essa nudez parcial é totalmente inapropriada para crianças", disse o prefeito Ryszard Cichy, 46, durante uma conversa gravada por um dos vereadores.

Cichy propôs usar o nome de outro urso, popular nos contos infantis poloneses. Este, sim, estaria "vestido dos pés à cabeça, e não só com uma camiseta".

Esta não é a primeira vez que as pessoas da cidade encrencam com algum personagem infantil. Em 2007 a defensora de menores Ewa Sowinska pediu que um grupo de psicólogos analisasse se os Teletubbies apresentavam algum indício de homossexualidade.

Ewa estava preocupada se a série escondia algum tipo de "propaganda" que pudesse afetar as crianças, de forma a vetar o programa na televisão pública.

"Me dei conta que Tinky Winky carregava uma bolsa, mas não sabia que era um menino", disse a defensora em entrevista à revista Wprost, temendo que este tipo de personagem escondesse "um nexo homossexual oculto".

0 18:43 - 24 de Nov // Fonte: Metro 1 | Economia

Para quem mora em Salvador e deseja abrir uma empresa o estudo da ONG Endeavor não tem boas notícias. Salvador está classificada no último lugar do ranking entre 14 capitais brasileiras que mais oferecem condições para empresas com alto potencial de crescimento. Foram analisados 50 indicadores nas cidades de Florianópolis (1º), São Paulo (2º), Vitória (3º), Curitiba (4º), Brasília (5º), Belo Horizonte (6º), Porto Alegre (7º), Goiânia (8º), Rio de Janeiro (9º), Manaus (10º), Belém (11º), Recife (12º), Fortaleza (13º) e na capital baiana (14º).

Segundo a pesquisa divulgada na revista Exame, Salvador coleciona títulos não muito interessantes. A cidade ocupa o penúltimo lugar no indicador de capital humano, que leva em conta a escolarização da população, e no item de crescimento econômico e atratividade de investimentos, que abrange índices como o Produto Interno Bruto (PIB) e renda per capita. A infraestrutura e a má qualidade de vida que se tem em Salvador também não tiveram boa avaliação. De 0 a 10, a cidade conquistou apenas 5,15 no índice que leva em conta a pavimentação de rodovias, número de voos diretos, acesso da população à internet, tempo de deslocamento da casa ao trabalho e taxa de roubos de veículos.

0 18:38 - 24 de Nov // Fonte: Correio |

Um estudo divulgado pelo jornal científico Surgical Technology International apontou que ficar de olho na tela do smartphone pode causar um sério problema, a médio e longo prazo, para a coluna. Feito pelo médico Kenneth Hansraj, cirurgião e especialista em coluna cervical, a pesquisa mostra que a má postura para checar o celular pode contribuir para um peso extra de 27 kg sobre o pescoço.

Este peso corresponde, em média, ao de uma criança de oito anos sobre sua coluna cervical, causando dores nas costas que serão agravadas se a pessoa já não tiver uma postura correta no dia a dia.

Foto: Reprodução/Surgical Technology International

Para chegar aos resultados do estudo, Kenneth criou um modelo em computador da coluna espinhal, testando os efeitos dos movimentos da cabeça (que pesa entre 4 e 5kg) sobre a coluna.

“À medida que a cabeça se inclina para a frente a força no pescoço sobe para 12kg a 15 graus, 18 kg a 30 graus, 22 kg a 45 graus, e 27 kg a 60 graus”, afirma o estudo. Segundo uma pesquisa da Revista Health, as pessoas passam de duas a quatro horas por dia com a cabeça apontada para baixo, seja lendo textos ou usando o celular. Em um ano, o pescoço recebe um peso extra de 700 a 1.400 horas.

De acordo com Kenneth, a solução para aliviar um pouco o pescoço seria usar menos e com moderação o celular, evitando ficar curvado demais todos os dias ou usá-lo de maneira vertical, sem curvar a coluna.

0 18:19 - 24 de Nov // Fonte: Metro 1 | Saúde

Profissionais de saúde são responsáveis por cuidar da vida de seus pacientes, e isto é uma verdade absoluta. Porém, uma enfermeira italiana parece não concordar com isto. Daniela Poggianli, de 42 anos, está presa e é acusada de matar 28 idosos na região de Ravenna, na Itália. A enfermeira ainda tinha o costume de tirar fotos ao lado de pacientes idosos que estariam mortos, no hospital de Lugo, causando ainda mais revolta nos italianos. As imagens, feitas em janeiro deste ano por uma amiga de Daniela, e divulgadas nas redes sociais incriminam a enfermeira e mostram seu descaso com os pacientes.

Segundo a defesa de Daniela, as fotos teriam sido feitas antes da morte dos idosos. Porém, a própria colega de Daniela confirmou ao Ministério Público (MP) que as pessoas já haviam morrido quando as imagens foram feitas. A enfermeira está presa desde 10 de outubro, acusada de ter matado uma idosa, que estava internada no hospital em que ela trabalhava, com um injeção de potássio.

0 18:09 - 24 de Nov // Fonte: Metro 1 | Educação

Sexta-feira (28) é o prazo limite para que instituições públicas e gratuitas possam aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, referente ao primeiro semestre de 2015. Todos os procedimentos operacionais referentes ao Sisu serão feitos pela internet. O termo de adesão terá prazo para retificação de 4 e 10 de dezembro. Mais de 6,2 milhões de candidatos fizeram as provas nos dias 8 e 9 de novembro em pelo menos 1,7 mil municípios.

0 18:08 - 24 de Nov // Fonte: Metro 1 | Política

A Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal, já chegou à sétima fase e prendeu, desde o último dia 14, vários executivos de empreiteiras e lobistas envolvidos com o esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. A ação, porém, ainda não chegou aos políticos que estariam ligados ao golpe nos cofres públicos.

Um dos investigados, desde o início da Operação, é o deputado federal Luiz Argôlo (SDD), que, segundo a PF, tinha negócios com o doleiro Alberto Youssef, um dos articuladores do esquema.

O motivo é simples: ao contrário de outros políticos investigados, Luiz não conseguiu se reeleger - e, com isso, perderá a imunidade parlamentar ao fim do mandato. Tremedeira é pouco!

0 18:04 - 24 de Nov // Fonte: R7 | Entretenimento

Você pode não conseguir achar um bom motivo para alguém querer saber o fim do filme, mas uma página que se propõe a revelá-los já tem mais de 40 mil seguidores no Facebook.

"Spoiler de Hoje" resume o desfecho dos longas em uma imagem. Não tem nem como passar correndo por essa parte dos feeds porque, mesmo que você não queira, vai ler.

0 18:01 - 24 de Nov // Fonte: Hypeness | Tecnologia

Quem teve espinhas, ou a tal da acne – uma das grandes vilãs da adolescência -, não via a hora de se livrar delas. E não existia, até então, uma solução mágica contra elas, que insistem em surgir nas horas mais indesejadas, como na véspera de uma festa ou quando você tem um compromisso importante. A grande novidade do mercado, que promete ser a salvação para quem quer se livrar do problema, é o no! no! Skin, aparelho portátil que une algumas fórmulas eficientes no tratamento de espinhas.

O dispositivo, desenvolvido pela PhotoMedex/Radiancy, utiliza uma tecnologia chamada de LHE, à base de luz, calor e energia. Para remover o abscesso, basta encostar o dispositivo sobre a região afetada, duas vezes ao dia, durante 10 segundos cada. A fabricante garante que os problemas dermatológicos irão sumir, graças a uma avançada técnica criada, que até então somente o laser era capaz de proporcionar.

O produto chega ao Brasil neste mês de novembro e poderá ser adquirido no e-commerce próprio, pelo valor de 599 reais. A ideia da fabricante é expandir o produto para outras lojas de varejo do país, a preços parecidos.

0 17:41 - 24 de Nov // Nadia Santos |

Um avião da Azul Linhas Aéreas que seguia de Salvador para Vitória (ES) fez um pouso de emergência no Aeroporto de Porto Seguro, no sul da Bahia, após uma passageira passar mal no domingo (23), informou Márcio Pires, coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ele, a mulher tem câncer no pulmão e sentiu falta de ar durante o voo.

A passageira foi socorrida e levada para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde permanece internada até esta segunda-feira, informou a Anvisa. A agência afirma ainda que os demais passageiros foram levados para hotéis da região e parte deles já embarcou para Vitória nesta segunda-feira (24) pela manhã. O restante deve retornar até o final do dia.

Em nota, a Azul Linhas Aéras informou que após os passageiros "receberam toda a assistência necessária de acordo com a resolução 141 da Anac e foram reacomodados em outro voo, que seguiu direto para Vitória”. (G1)

0 17:34 - 24 de Nov // Nadia Santos |
O policial militar Ronaldo Pinho de Almeida foi morto durante um assalto a uma casa lotérica do município de Santo Estêvão, localizado a 157 km de Salvador. Almeida foi atingido por três disparos. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Emec, mas não resistiu aos ferimentos.
 A informação foi confirmada ao Aratu Online por um oficial da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Santo Estêvão. A Polícia Civil já investiga o crime, mas ainda não há detalhes oficiais sobre o que teria acontecido.
Contudo, blogs da região afirmam que a vítima pagava contas no local, à paisana, quando quatro homens em duas motos chegaram ao local e anunciaram o assalto. Após reconhecerem o policial, os criminosos o executaram dentro da casa lotérica. Os homens ainda não foram identificados e são procurados pela polícia. (Aratu/ foto: Acorda Cidade)
 
0 17:13 - 24 de Nov // Nadia Santos |

Dona Eliane Silva de Araújo, moradora de Santo Antônio de Jesus,  tem dois meses que  foi dormir tranquilamente, mas acordou sem os movimentos do lardo esquerdo do corpo.  Em entrevista à rádio Andaiá FM,  ela  disse ainda não ter um diagnóstico preciso em relação ao seu problema de saúde.

E o problema não  é somente esse, a paciente ainda não está fazendo fisioterapia, pois o SUS está lotado, além disso, o Sistema Único de Saúde só faz 5 sessões por mês, e ela precisa de 40 sessões ininterruptas. “Meu caso é grave. Se eu for fazer de 5 em 5, vou ter de recomeçar todo  mês o mesmo processo”, acrescentou.

Dona Eliane já fez duas ressonâncias, uma neuromiografia  e outros exames comuns.  “O braço e a perna, eu movimento o mínimo possível, sempre com o apoio de uma muleta”, afirmou. Com as medicações, a cidadã disse já ter sentido um avanço na recuperação.  

Ainda de acordo as informações da paciente, um médico ortopedista acredita que o problema está relacionado a neurologia, no entanto, precisa de  novos exames para obter o diagnóstico certo.

Uma ressonância no crânio é exame mais urgente que a senhora Eliane precisa fazer, porém não tem condições financeiras, por isso, ela pede aos empresários  de Santo Antônio de Jesus uma contribuição para realização desse exame e de outros. Os interessados em ajudar, o número de dona Eliane é 75 81974655.

0 16:54 - 24 de Nov // Nadia Santos |

O Sesc - Serviço Social do Comércio em parceria com a FUNCEB - Fundação Cultural do Estado traz para Santo Antônio de Jesus as peças teatrais  “Memedo”,  “ A Mágica do amor”, e  "O Que de Você Ficou em Mim" , que se apresentam gratuitamente no  Sesc Santo Antônio de Jesus nos dias 27 e 29  de novembro, às 19h.

Programação dos Espetáculos:

MEMEDO:

Número de palhaçaria, para todas as idades, aborda um caso incomum no cotidiano de um hospital. Três palhaços procuram resolver com uma lógica muito peculiar o problema de uma enfermidade que acomete um paciente: ele só consegue falar cantando.

A MÁGICA DO AMOR:

O palhaço Espiga apresenta diversos números de mágica e palhaçaria em um show repleto de momentos de extrema precisão técnica e de números de prestidigitação, aliados à poesia e à improvisação da arte clownesca. O espetáculo explora a linguagem circense com lirismo e convida o público a fazer parte do universo divertido do ilusionismo.

Dia: 27/11/2014 (Quinta-Feira)  às 19:00h

Local: Sesc Santo Antonio de Jesus

Classificação: Livre

Entrada Franca

O QUE DE VOCÊ FICOU EM MIM:

0 16:33 - 24 de Nov // Nadia Santos |

O ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernández Díaz, informou que quatro padres foram detidos sob suspeita de abuso sexual contra crianças. Segundo ele, a polícia fez as prisões nesta segunda-feira na cidade de Granada, sul do país.

A polícia tem investigado possíveis casos de pedofilia envolvendo padres desde que uma suposta vítima escreveu ao papa Francisco, recentemente. Jornais espanhóis informaram que o papa entrou em contato com a vítima pelo telefone, mas o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, recusou-se a confirmar ou a negar que o papa tenha feito o contato, citando a política da Santa Sé de não comentar publicamente as iniciativas “pessoais e pastorais” de Francisco.

O escritório dos bispos de Granada informou na semana passada que havia suspendido vários padres do serviço em suas paróquias após uma denúncia ter sido enviada ao Vaticano. Acredita-se que os abusos aconteceram há cerca de 10 anos. (Correio)

0 16:20 - 24 de Nov // Nadia Santos |

Cerca de R$ 2 mil foi a quantia gasta pelo pastor Valquer Francelino, 41, na troca de todo o sistema de suspensão do carro. O problema, segundo ele, foi causado pela falta de pavimentação na BAT-242, que liga o município de Castro Alves (a 194 km de Salvador) à BR-116, por onde o pastor trafega diariamente. A BAT-242 - a sigla é usada quando uma via estadual é incorporada à malha federal - é uma das três estradas baianas classificadas como "péssimas" pela Pesquisa Rodovias 2014, da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Além deste trajeto, mais duas BATs obtiveram o mesmo conceito: a 349 - que liga Correntina a Santa Maria da Vitória - e a 030, de Brumado à BA-026. O levantamento analisou condições gerais de pavimentação, sinalização e geometria de 51 rodovias baianas, o que correspondeu a um total de cerca de 8 mil quilômetros de estradas estaduais, federais, transitórias, além de trechos sob responsabilidade de concessionárias. Leia mais AQUI.

0 16:13 - 24 de Nov // Nadia Santos |

As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 foram apresentadas publicamente hoje (24) na Escola Municipal Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Inspiradas na fauna e na flora brasileiras, as personagens – escolhidas em agosto de 2013 – foram preparadas, por um ano e três meses, em segredo para representar o país.

A mascote dos Jogos Paralímpicos é azul e tem cabelo verde, em forma de copa de árvore, representando a variedade da flora. Elas também têm influências da cultura pop, com elementos de personagens de animação e videogame. Os nomes serão decididos em uma votação que já está aberta no site oficial dos jogos, em que se pode escolher entre três duplas de nomes, a primeira para a mascote olímpica e a segunda para a paralímpica.

Sócio-diretor do Estúdio Birdo, que criou as personagens, Paulo Muppet conta que os cuidados foram muitos para que não houvesse vazamentos. "Todos os arquivos tinham que ser criptografados antes de serem transmitidos pela internet, e a gente não podia usar os nomes mascotes ou falar de olimpíadas em nenhuma comunicação. É muito difícil manter uma coisa confidencial nessa época de internet, em que qualquer um tira uma selfie no celular e a imagem vaza", explica ele, que não pôde contar nem para os familiares que sua empresa havia vencido o concurso.

Luciana Eguti, sócia de Paulo, conta que a ideia original sofreu poucas mudanças. "Nossa premissa foi trabalhar com a diversidade dos animais. Todo mundo adora o mico, a arara ou a onça, mas a gente queria um personagem original para representar tudo", ressaltou ela, ao acrescentar que a mascote paralímpica foi a que passou por menos alterações, com apenas alguns ajustes de cor.

0 16:06 - 24 de Nov // Nadia Santos | Internacional
Cerca de 4,3 bilhões de pessoas não têm acesso à Internet, mais do que os 3 bilhões que utilizam regularmente a rede mundial, segundo relatório de uma agência das Nações Unidas (ONU) divulgado hoje (24). Apesar do claro aumento da utilização da Internet, estimado em 6,6% para este ano em todo o mundo, as tecnologias de informação não chegam à maior parte da população mundial, 90% dos quais vivem em países em desenvolvimento, segundo o relatório anual da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
 Os excluídos estão principalmente em zonas rurais de países em desenvolvimento, mesmo tratando-se de zonas que nos últimos cinco anos duplicaram o número de usuários. Em 2014, segundo o documento, 44% dos lares do mundo tinham acesso à internet, acima dos 40% registados em 2013 e dos 30% em 2010.
 Mas a distribuição é desigual. Nos países desenvolvidos, 78% dos lares têm acesso à rede. Nos países de rendimentos médios e baixos são apenas 31% e nos países mais pobres 5%. “É errado pensar que todo o mundo está conectado”, escrevem no relatório os analistas da UIT.
 
0 15:52 - 24 de Nov // Nadia Santos |

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite acaba na próxima sexta-feira (28). A imunização começou no dia 8 de novembro em todo o país.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, até o momento, 6,4 milhões de crianças receberam a dose contra a pólio, o que representa 50,4% da meta estabelecida. No caso do sarampo, 5,1 milhões de crianças foram vacinadas – cerca de 48,1% do público-alvo.

A meta do governo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo. Devem tomar a vacina contra a pólio crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. A recomendação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, já que a dose vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia.

No caso do sarampo, a vacinação será feita em crianças entre 1 e 5 anos incompletos. Cerca de 10 milhões de crianças devem ser imunizadas com a tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba. Para crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação será feita posteriormente.

0 15:39 - 24 de Nov // Nadia Santos |

Os professores municipais de Salvador paralisam as atividades nas escolas nesta segunda (24), terça (25) e quarta-feira (26), para pressionar a Câmara de Vereadores a votar o plano de cargos e carreira (PCCV) da categoria. Representantes da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB) estiveram na Casa, na semana passada, para pedir a aprovação da matéria. Em nota, a prefeitura de Salvador afirmou que discutiu o novo PCCV com os docentes durante meses. O secretário municipal de Educação, Jorge Khoury, avalia que a Câmara entende a prioridade da pauta dos professores. As aulas nas unidades rede estadual só retornarão na quinta-feira (27). (BN)

0 15:37 - 24 de Nov // Nadia Santos |

A Odebrecht negou, em nota enviada ao Bahia Notícias, que a empresa tenha feito qualquer pagamento ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ou ao doleiro Alberto Youssef, presos na Operação Lava Jato da Polícia Federal. Segundo reportagem da Folha desta segunda-feira (24), a PF teria aberto inquérito apenas para investigar as relações da empreiteira com a estatal. A investigação apura as declarações de Costa, que afirmou que a Odebrecht participou de esquema para fraudar licitações na estatal. De acordo com a empresa, o inquérito foi instaurado a partir de notícias da imprensa e de uma ação que já tramita no Rio de Janeiro. A empreiteira diz que já prestou esclarecimentos à polícia e reafirmou que segue à disposição para conceder informações. (BN)

0 15:17 - 24 de Nov // Nadia Santos |

Nesta segunda-feira, depois da grande polêmica gerada com as declarações feitas por Maria de Fátima Silva, mãe do dançarino DG, sobre Regina Casé e a equipe do programa Esquenta, a Rede Globo resolveu se manifestar. Através de um comunicado oficial, a emissora rebate as críticas feitas pela mulher, que acusa a apresentadora de farsa e mentirosa, além de dizer que o programa é sensacionalista ao explorar a morte do filho. Maria de Fátima disse ainda que depois do programa em que participou, Casé teria dito que falaria com a família, mas nunca mais manteve contato. "A Globo entende a dor de dona Maria de Fátima da Silva, mas as afirmações durante o debate do evento Sernegra não têm fundamento. Dona Maria de Fátima teve e tem todo o apoio da Globo e a solidariedade de Regina Casé e sua equipe", diz o comunicado. (BN)

0 15:12 - 24 de Nov // Nadia Santos |

Mais de 400 comerciantes da Feira Livre de Santo Antônio de Jesus realizarão  um sorteio de prêmios no dia 29 de dezembro , às 10hs , na Praça Duque de Caxias.

Uma geladeira,  um armário de cozinha, um fogão , uma mesa com cadeiras e um micro-ondas serão os prêmios sorteados.  O patrocínio é dos feirantes que não participam da campanha natalina da Associação Comercial do município, uns por ainda se considerarem de pequeno pote e outros pela falta de legalização.

Os consumidores de lojas da feira livre receberão um cupom ao realizar uma compra.  Com informações da rádio Andaiá FM.




Colunistas


Classificados