Não estou preocupado com os outros candidatos disse Humberto Leite sobre disputa entre Jacú e Beija-Flor


Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 14:17 - 29 de Jul // Redação |


 

 

 

 

0 16:05 - 30 de Jul // Nadia Santos |

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) divulga o processo seletivo de tutores. As vagas de caráter temporário e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são para atuar no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), desenvolvidos na modalidade à distância.

São concedidas 16 bolsas de tutores para desenvolvimento das atividades nos oito cursos: Gerações da EAD e Interfaces do AVA-Moodle; Educação Online; Legislação, Regulação e Direitos Autorais em EAD; Produção Científica e Textos Interativos para EAD; Currículo e Didática para EAD; Planejamento e Avaliação em EAD; AVA-Moodle para Gestores em EAD; AVA-Moodle para Professores e Tutores em EAD.

A inscrição para a seleção, disponível desde 24 de julho, pode ser feita até 06 de agosto. Será realizada uma fase eliminatória e classificatória. Os resultados serão divulgados no dia 10 de agosto, na página da SEAD e as atividades serão iniciadas no segundo semestre letivo de 2014.

É necessário possuir formação ou estar vinculado a programa de pós-graduação na área do curso em que pleiteia a atuação e disponibilidade de horário para trabalho com 20 horas semanais. Entre as atribuições, os tutores selecionados deverão colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes e mediar à comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes.

Confira o Edital 005/2014.

Mais informações na página da SEAD.

0 16:00 - 30 de Jul // Nadia Santos | Santo Antônio de Jesus

A construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), iniciada em janeiro do ano passado, segue em andamento, apenas com alguns impasses decorrentes  das chuvas de inverno. Contudo, apesar das obras estarem a todo vapor, os cursos que serão  instalados no campus da cidade ainda não foram definidos.

As aulas do IFBA de Santo Antônio de Jesus, que iniciariam no segundo semestre deste ano em  local provisório, só começarão em 2015. O adiamento foi definido em decorrência da mudança  de gestão da reitoria da unidade educacional, o que atrasou o andamento das atividades no campus.

Segundo Maria Vilas Boas, diretora das Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus – à frente da implantação do IFBA desde 2010 –, também devido à troca de gestor na reitoria do  IFBA, audiências públicas não têm acontecido e os novos rumos da unidade em construção na cidade ainda não foram definidos.

As audiências públicas – que ocorrem geralmente em local público para participação da comunidade – têm o propósito de estabelecer um diálogo com a população e consultar as  demandas dos cidadãos, tais como a oferta de determinadas modalidades de cursos vistas como prioridade pela comunidade, além de informar aos interessados acerca do andamento da unidade educacional que em breve estará completamente edificada na cidade.

0 15:46 - 30 de Jul // Nadia Santos |

Os brasileiros que tem como hobby os jogos de videogame não terão a opção de jogar com seus clubes nacionais na próxima versão do game Fifa. A EA anunciou a mudança nesta quarta-feira (30) e alegou que a ausência se deve a problemas com os direitos dos jogadores.

"A ausência de clubes e estrelas nacionais se deve, principalmente, a algumas mudanças no processo de licenciamento no Brasil. Desse modo, a EA não conseguiu chegar a um acordo com os detentores dos direitos dos jogadores e, consequentemente, eles não serão incluídos no jogo FIFA 15, estando também ausentes os respectivos clubes do campeonato brasileiro", explicou a EA no site do jogo.

Apesar disso, quem comprar o jogo, que será lançado em 15 de setembro, vai poder usar a seleção brasileira com seus jogadores que atuam no exterior. A EA não esclareceu o que vai fazer no caso dos atletas que convocados por Dunga que atuam no Brasil.

Desde a década de 90, o Fifa tinha a presença de clubes brasileiros. Em 2013, todos os clubes da série A faziam parte do game, além do Palmeiras, que disputava a segunda divisão do Campeonato Brasileiro naquele ano. (Correio)

0 15:24 - 30 de Jul // Fonte: Bocão News | Esporte

Os rumores se confirmaram. Afastado dos octógonos esde dezembro de 2013, quando sofreu uma grave lesão na revanche contra Chris Weidman, o maior lutador de MMA de todos os tempos retorna no início de 2015. Através do presidente da entdade, o UFC informou que Anderson Silva vai mesmo enfrentar Nick Díaz, no dia 31 de janeiro, em Las Vegas.

 "A luta que todos os fãs estão esperando e que vem pedindo tanto, finalmente vai acontecer. Acertamos a volta de Anderson Silva contra Nick Diaz no dia 31 de janeiro, em Las Vegas. Essa será a luta principal, disputada em cinco rounds e no peso-médio. Anderson está se sentindo ótimo. Foram 13 meses de afastamento, e agora ele está 100% saudável e mal pode esperar para voltar a lutar", declarou o dirigente, no programa 'Sportscenter'.

 Quem vencer o duelo vai se credenciar para enfrentar o campeão, dos médios, que atuialmente é Chris Weidman, mas essa situação pode mudar, já que o americano terá Vítor Belfort pela frente ainda, no fim de 2014.

 

0 15:21 - 30 de Jul // Fonte: Bocão News |

Um empresário está sendo procurado por policiais de Alcobaça, Prado e Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Jucélio Lima, conhecido como Célio do Leite, é acusado de assassinato, tentativa de homicídios e rapto de duas crianças. O crime aconteceu na noite de segunda-feira (28) na fazenda de sua propriedade no distrito de Ribeirão, zona rural de Alcobaça.

 De acordo com informações da delegada de Prado, Rosângela Santos Souza, responsável pelas investigações, uma discussão por questões trabalhistas foi o motivo que levou Célio do Leite a matar com três tiros e facadas o vaqueiro Alecsandro Neves de Souza, balear e esfaquear Erineuza Costa Chaves, mulher da vítima, e ainda raptar os filhos de 2 e 3 anos de idade do casal.

 O crime só foi descoberto porque a mulher se fingiu de morta para conseguir escapar. Para a delegada, a mulher contou que Alecsandro e o patrão passaram o dia brigando. A vítima foi demitida e o acusado se negava a pagar a rescisão. Depois das trocas de ofensas, Célio do Leite teria o ameaçado de morte e deixou a fazenda.

0 15:09 - 30 de Jul // Nadia Santos | Política

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, disse há pouco a empresários do setor industrial que, caso eleito, pretende elevar, até 2018, a taxa de investimento do país em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), dos atuais 18% para 24%, conforme o candidato.

O tucano disse ainda que terá “como obsessão” a recuperação da competitividade da economia e irá propor mudanças na relação com o Mercosul para facilitar a negociação de acordos brasileiros com a União Europeia e outros países.

Durante sabatina promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com os três presidenciáveis melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto, Aécio Neves prometeu reduzir e simplificar a carga tributária, “isonomia “no tratamento dos vários setores da economia, além de medidas para criação de um ambiente de negócio “seguro” e “claro”.

0 14:54 - 30 de Jul // Nadia Santos |

Em contato com a rádio Andaiá FM, a cidadã Fernanda, moradora do Conjunto Residencial Vila Viva, em Santo Antônio de Jesus,  disse ter visto dois rapazes levar uma menina de oito anos para um matagal quando a criança retornava da escola. Segundo ela, os rapazes mandaram o irmão da menor ir para casa.

Diante da situação, Fernanda disse estar preocupada com a proibição do Ministério Público de fazer “puxadinhos’  nas casas dos conjuntos residenciais do programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. “O que nossas autoridades estão esperando”, questionou.

Quando questionada  se a menina já apareceu. Ela não teve essa  informação, mas sabe que a polícia foi acionada e  apenas uma viatura foi  fazer as buscas.

0 14:37 - 30 de Jul // Nadia Santos | Santo Antônio de Jesus

Nesta quarta-feira, 30, na Urbis I, em Santo Antônio de Jesus, a fiação de telefonia da OI caiu toda e está ocasionado perigo, além disso, Conça Sampaio, diretora de uma creche do bairro, disse que os transportes estão impossibilitados de passar para buscar as crianças porque os fios atrapalham.

Ela solicita que alguma empresa terceirizada resolva o problema.

                                               

0 14:30 - 30 de Jul // Lindaiara Conceição | Educação

Comemorando 10 anos no mercado, o NIDE, empresa que atua no ramo da educação e no mercado de trabalho, reuniu convidados na noite da última terça-feira (29), para fazer o lançamento oficial da Escola Técnica Residência Saúde, uma parceria com Residências Cursos e a Escola Técnica Residência Saúde, com isso a cidade de Santo Antonio de Jesus e região, passou a contar com uma grade que contempla mais de 20 cursos técnicos profissionalizantes, com mensalidades a partir de R$ 162,00, horários flexíveis e formação que leva no máximo dois anos, o NIDE chegou para suprir a demanda de profissionalização de mão de obra regional, este que era um grande problema enfrentado pela classe empresarial da região e por pessoas com potenciais que ao finalizar o ensino médio chegava sem qualificação para buscar emprego.

Joanne Ferreira, empreseária encarou o desafio de instalar uma escola técnica na cidade 

Desenvolver, qualificar e formar tem sido o lema do NIDE, a implantação da Escola Técnica Residência Saúde deixa claro que essas palavras de ordem serão mantidas, uma estrutura de alto nível, com profissionais qualificados e professores em sua maioria mestres e doutores; esperam por aqueles que desejam se qualificar e sair bem encaminhado para o mercado de trabalho e para as empresas que desejam ter profissionais capacitados. Todos os cursos oferecidos são reconhecidos e o certificado obtido no final do curso é válido em todo o Brasil.

Classe empresarial aparovou a iniciativa

Alunos a partir do 2º ano do ensino médio ou que já concluíram, já podem fazer a matrícula. Alguns dos cursos ofertados são: Técnico em nutrição, farmácia, meio ambiente, agente de saúde, análises clínicas, informática, segurança do trabalho, saúde bucal, enfermagem, logística, vendas, rádio e TV, petróleo e gás, radiologia, edificações, mineração, dentre outros; os encontros presenciais acontecem uma vez na semana, e o aluno conta com uma plataforma virtual extremamente interativa a sua total disposição para auxiliar no processo de aprendizagem.

 Para maiores informações: (75) 3162-7900, Rua Castro Alves, nº 388ª, Centro, Santo Antonio de Jesus, ou acesse: www.nidetalentos.com.br .

 

0 14:26 - 30 de Jul // Nadia Santos |

Sheyla Sueli foi reeleita presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santo Antônio de Jesus –Sindserv.

Em entrevista à rádio Andaiá FM, ela  a gradeceu aos servidores pela sua reeleição e comentou sobre seus projetos  para o segundo mandato.  A prestação de conta é sua primeira meta; em seguida a construção da  sede do Sindicato para depois debater o Plano de Cargos e Salários do Servidor Público.

Sheyla comentou que algumas pessoas criaram um ódio dela durante o período de eleição.  “Toda liderança tem de estar preparada para ganhar ou perder.  Se eu tivesse perdido, entenderia que foi uma escolha do servidor e tinha de respeitar”, salientou.

Uma das chapas perdedoras entrou na Justiça com um pedido de impugnação  da eleição, devido  os prazos  de prorrogação, inclusive já houve uma audiência.

Sheyla relatou que o juiz  deu como julgado  o pedido por que a eleição já aconteceu.  Ela ainda disse que esse processo não atrapalhará o trabalho do sindicato.

Rubinalva Alves, presidente da Comissão Eleitoral do Sindserv,  explicou que haverá uma nova audiência dia 28 de  agosto, pois o juiz já deu um prazo para a parte reclamante colher mais dados. 

0 14:07 - 30 de Jul // Nadia Santos |
Pelo menos 22 palestinos morreram e cerca de 150 ficaram feridos depois de uma sequência de ataques do Exército israelense na Faixa de Gaza, durante uma trégua humanitária decretada por Israel.
 De acordo com o porta-voz dos serviços de emergência, Ashraf Al Qudra, 15 pessoas morreram e 150 ficaram feridas num ataque a um mercado movimentado no bairro de Chajaya, entre a Cidade de Gaza e a fronteira israelense.
 Antes, um ataque aéreo israelense, no sudeste da Faixa de Gaza, matou sete palestinos. Segundo a Agência Brasil, ambos os ataques ocorreram durante a trégua humanitária de quatro horas anunciada hoje por Israel, a partir das 15h locais (9h, no horário de Brasília) e que foi considerada um golpe publicitário pelo movimento de resistência islâmica Hamas.
 O Exército israelense alertou a trégua não se aplicaria às zonas onde os soldados “estão atualmente envolvidos nas operações”. (Aratu)
0 14:00 - 30 de Jul // Nadia Santos |

Encerra nesta quarta (30.07) o prazo para os estudantes que aderiram à lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni), entregarem à instituição particular de educação superior a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição.

A partir de agora, caberá ao estudante acompanhar as informações e proceder à matrícula diretamente com as instituições de ensino.

Podem aderir à lista de espera os candidatos não selecionados nas chamadas regulares, os pré-selecionados em segunda opção de curso e quem não foi chamado por não formação de turma no curso.

O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral, e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta segunda edição de 2014 do programa oferece 115.101 bolsas e tem 653.992 inscritos. (Tribuna)

0 13:47 - 30 de Jul // Nadia Santos |
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da superintendência  Municipal de Trânsito e  Transporte (SMTT) , realizará uma operação “Pente Fino”  com os mototaxistas .
Em entrevista à rádio Recôncavo FM, o superintendente Luciano Moura destacou a importância desse meio de transporte no município pela sua eficiência em relação ao tempo.
Quando a atual gestão assumiu a Superintendência, apenas 130 mototaxistas  estavam cadastrados, no entanto , atualmente mais de 1.000 estão trabalhando, e apenas 800 legalizados. 
A operação,  que  visa autuar não apenas  com os mototaxistas clandestinos, mas também os taxistas e topiqueiros que trabalham de forma irregular, será iniciada no dia 1 de agosto.   “Vamos fazer uma limpa no transporte coletivo do município. Vamos dar um basta [na situação] com ênfase maior nos mototaxistas por ser uma quantidade maior”, esclareceu.   
Ele disse saber que a maioria desses profissionais são pessoas de bens,  no entanto, é necessário a regularização. De acordo a Lei, Santo Antônio de Jesus pode ter 1.000 mototaxistas atuando, regulzariados estão apenas 800, com essa operação Luciano convoca os demais para o cadastramento. Eles receberão um crachá de identificação.
 
0 13:26 - 30 de Jul // Nadia Santos | Concursos

A prefeitura de Xique-Xique divulgou o edital do seu concurso público com um total de 501 vagas. As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio/ magistério/ técnico ou superior. Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 10.000,00, de acordo com a jornada de trabalho , que pode ser de 20h, 30h ou 40 horas semanais.

Por meio do CP 01/2014, 273 oportunidades serão preenchidas nas funções de Auxiliar Operacional, Técnico em Agropecuária, Advogado, e Fisioterapeuta, dentre outras. Já o PS 01/2014, são 228 vagas para os cargos de Motorista, Odontólogo, Psicólogo e entre outros.

Os interessados podem se inscrever a partir da segunda-feira (4), até o dia 22 de agosto, através do site da organizadora, www.seprod.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 e R$ 80,00, de acordo com o cargo desejado. Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva, Prática e de Títulos, conforme o método de avaliação adotado em cada cargo ou certame. (Correios)

0 13:22 - 30 de Jul // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 13:16 - 30 de Jul // Nadia Santos |

Estudos lançados recentemente mostram que as mulheres têm mudado a respeito de algumas questões, até então dadas como improváveis. Entre as mais polêmicas está uma que revelou que 55% das mulheres que mantêm relações extraconjugais dizem que não se sentem culpadas quando o assunto é traição. De acordo com o levantamento do site Victoria Milan –especializado em quem deseja “pular a cerca” –, 37% das mulheres que traem acreditam que “não estão fazendo nada de mal”. No mesmo estudo, 70% delas afirmam que o parceiro não as deixaria se os casos extraconjugais fossem descobertos.

Do outro lado, parece que os homens não tem curtido a mudança. De acordo com o levantamento, 91% dos homens afirmam que iriam romper caso “as odisseias extraconjugais” delas fossem expostas. Outra pesquisa polêmica informa que a partir dos 39 anos, os homens ficam “invisíveis sexualmente” para as mulheres. Segundo o jornal britânico “The Telegraph”, em estudo feito no Reino Unido, 52% das entrevistadas disseram que os homens dessa idade passam a ser “vistos como figuras paternas em vez de símbolos sexuais”. Apenas a aparência foi levada em consideração, uma vez que, entre as queixas da idade, estavam “queixo duplo”, “madeixas grisalhas”, “queda de cabelo” e “dentes ruins”. Informações de O Tempo.

0 13:13 - 30 de Jul // Nadia Santos |
Uma caixa com referências à guerra entre Israel e o grupo Hamas, na Faixa de Gaza, mobilizou o Esquadrão Antibombas de Curitiba (PR) nesta terça-feira (29). O pacote foi deixado em frente a uma agência de turismo e endereçado à funcionária responsável por vender viagens ao Oriente Médio. Segundo a Polícia Militar, o objeto cilíndrico de cerca de 30 cm simulava uma bomba e a caixa foi detonada. A polícia não divulgou o conteúdo exato da mensagem que acompanhava o falso explosivo, mas afirma que falava mal de judeus e fazia ameaças à funcionária. Informações da Band News Curitiba.
 
0 11:50 - 30 de Jul // Djalma Macedo | Opinião

O que se vê nas ruas de Santo Antônio de Jesus, com placas de Rogério Andrade e Alan Sanches na campanha para deputado, nos lembra a velha disputa entre os grupos Jacu e Beija Flor na capital do recôncavo, uma espeécie de reedição do embate entre as correntes Humberto Leite X Euvaldo Rosa.

O nome do deputado Alan Sanches está bastante vinculado ao nome do ex prefeito Euvaldo.  Pelo menos por enquanto, não está aparecendo muito por não ter cargo público,  a figura do Dr. Everaldo mas, não se iluda, é um dos grandes articuladores desta campanha, responsável inclusive pela aproximação entre Alan, Délcio e Dalva Mercês.

Do outro lado, o deputado Rogério Andrade usa apenas sua foto, não está utilizando a foto do prefeito de Humberto.  Que leitura podemos fazer dessa estratégia?  Ele busca com isso o apoio das pessoas que estão com o prefeito e tenta ganhar também apoio de simpatizantes de Euvaldo Rosa ou que simplesmente não gostam da administração atual.

Em relação aos demais candidatos ( Dr. Francisco, Aislan Rocha, Uberdan Cardoso ), ainda estão divulgando seus nomes apenas no espaço virtual, uma vez que o custo de uma campanha para deputado nas ruas em várias cidades ao mesmo tempo pode ser proibitiva para alguns bolsos, ou a maioria deles.

É curioso perceber que as cores daquelas mesmas campanhas que vimos em anos passados na cidade estão sendo reavivadas.  Ainda existe  o ingrediente daquela mágoa entre Euvaldo e Rogério, já que o objetivo maior do ex prefeito, não declarado mas evidente, é mais o de tirar votos do seu antigo aliado, cuja parceria foi desfeita com resquício de uma cizânia marcada por alguns desgostos.

Os outros candidatos podem surpreender correndo por fora, como Leonel fez na campanha passada, sem gastar muito mas fazendo um trabalho de bastidores forte que aparcceu nas urnas.  O fato é que uma boa ou má votação de Rogério mostrará a aceitação da administração de Humberto neste momento.  As urnas é que vão dizer.

Léo Valente

0 11:41 - 30 de Jul // Fonte: Almeida Notícias | Acidente

Aconteceu um grave acidente na BR-420 envolvendo uma motocicleta Honda Fan vermelha de placa policial QLO 2926, licenciada da cidade de Jiquiriça e um Fiat Strada de placa policial JQY 8854, licenciado da cidade de Valença.

Segundo informações de populares presentes no local do acidente, o condutor da Strada (que não quis se identificar) acabou perdendo o controle do veículo e rodou na pista. Com essa manobra, atingiu a motocicleta conduzida pelo senhor Carlos Santos e sua esposa grávida de 8 meses, a senhora Jucilene Santos de Santana, “Jusce” arremessando-os para fora da pista.

Na colisão o motorista da Strada saiu ileso, enquanto que os motociclistas saíram gravemente feridos. A equipe do SAMU 192 foi acionada e rapidamente transferiu as vítimas para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.

“Jusce” morreu após da entrada no (HRSAJ), a equipe médica da unidade tentou salvar a vida do bebê porem não teve sucesso, a jovem residia no loteamento Pindoba em Jiquiriçá.

0 11:36 - 30 de Jul // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

O supervisor de endemias do município Wanderson de Jesus, informou na manhã desta quarta-feira (30), que visando fortalecer o combate ao mosquito transmissor da dengue (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde irão promover a partir da semana que vem palestras, peças teatrais e panfletagem em entidades educacionais da rede pública e privada do município, empresas interessadas em receber a ação também podem solicitar.

Para Wanderson, a questão educacional de conscientização é muito importante. “É um problema de todos e merece uma atenção nossa, a questão educativa tem uma importância muito grande e com certeza vai trazer bons resultados para a gente”, garantiu.

O supervisor contou ainda sobre a quantidade de casos de dengue no município, segundo ele, 40 casos foram notificados, isso quer dizer que essas pessoas apresentaram os sintomas, mas é preciso fazer a sorologia para saber se confirma ou não, desses 40, cinco foram confirmados.

 

0 11:21 - 30 de Jul // Fonte: Metro 1 | Bahia

O prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), foi assassinado na noite da última terça-feira (29), em uma praça localizada no centro da cidade. Segundo informações, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram em uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima no tórax, pulmão e abdômen. O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, mas não resistiu e morreu.

0 11:16 - 30 de Jul // LCS™ / Informações R.Recôncavo | Economia

Uma das maiores empresas calçadistas do Brasil está perto de se instalar em Santo Antonio de Jesus, é o que garante o vereador Cristiano Sena em entrevista na manhã desta quarta-feira (30). Segundo ele as conversas estão adiantadas, está previsto inclusive que a Ramarim se instale no local onde a antiga Dalponte que faliu ficava alojada.

Fundado em 1962, conta hoje com quatro unidades, sendo duas localizadas na Bahia no município de Jequié, ao todo são 8 mil colaboradores e uma produção de mais de 60 mil pares a cada dia, o grupo é uma referência em pesquisa, moda, tecnologia do conforto e inovação.

A expectativa é que novos empregos sejam gerados em Santo Antonio de Jesus.

 

0 11:16 - 30 de Jul // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Bahia

Um morador identificado por nome Daniel, reclamou a falta de infraestrutura no loteamento Jardim Imperial, morando há cerca de seis anos no local, ele contou que nesse período nada foi feito, não tem estradas, energia elétrica nas ruas, a limpeza do matagal que se forma não é feita, além disso, ele alerta que uma pequena barragem no local fortalece a incidência de mosquitos.

Ainda segundo ele, os carros quebram constantemente devido a má condição das vias do local, o dono do loteamento conhecido por Fernando não toma providências, até mesmo a prefeitura foi procurada para tentar resolver o caso, que segue sem solução.

Os loteamentos irregulares proliferam no Brasil, causando sérios transtornos para os compromissários - compradores de terrenos formados a partir de projetos nessa situação.

 

0 11:15 - 30 de Jul // Djalma Macedo | Opinião

Não dá pra entender essa lei eleitoral que proíbe que você estampe no seu muro o candidato eleitoral da sua preferência mas permite que os políticos coloquem em vias públicas, em locais que as pessoas deveriam estar passeando, placas e cavaletes.

Aqui em Santo Antônio nós temos visto dois candidatos fazendo isso, mas já existem outros na fila, três deles da própria cidade.  Existe um horário para que a noite esse tipo de propaganda seja retirada, alguns candidatos estão cumprindo e outros não.  

Essas fotos de candidatos poderiam até ser fixadas em postes mas no chão, em praças, a nosso ver fica muito pior.  

Durante o dia, quando as pessoas precisam passar livremente, são perturbadas pela poluição visual e até o risco de esbarrarem  nesse tipo de material.  Já de madrugada, quando não tem ninguém na rua, a propaganda não está lá.  Fica ruim até para o próprio candidato, que não tem culpa mas apenas atua onde a lei permite para não ficar atrás do concorrente.

Não se sabe ainda que critério o TSE tem usado para fazer esse tipo de julgamento.  Fato é que muita gente já tem entrado em contato com a nossa reportagem a fim de registrar indignação com uma lei eleitoral que tem sido tão rígida em detalhes mínimos durante uma campanha eleitoral enquanto permite casos de flagrante desrespeito ao bem estar do cidadão, como este.

Léo Valente

0 11:10 - 30 de Jul // Fonte: Correio |

 

O único caixa eletrônico do Banco Bradesco da cidade de Muniz Ferreira, que fica a 203 quilômetros de Salvador, foi alvo dos bandidos na madrugada desta quarta-feira (30). Segundo a polícia, os suspeitos usaram explosivos para destruir o equipamento de autoatendimento e roubar o cofre.

 O crime aconteceu por volta das 3h, em um posto que fica no centro da cidade. Segundo a delegada Zeuma Almeida, cinco homens armados com fuzis chegaram à cidade em uma Mitsubishi/Pajero, de cor branca. Eles foram até o posto da Polícia Militar e esvaziaram os pneus das viaturas.

 No posto onde havia apenas um caixa eletrônico, os bandidos explodiram o equipamento. Eles conseguiram retirar o cofre do caixa eletrônico. "Foi a primeira vez que aconteceu esse tipo de roubo aqui. O posto tinha sido abastecido ontem, pois hoje é dia de pagamento dos funcionários da prefeitura", disse a delegada.

 Ainda de acordo com a delegada Zeuma, os bandidos fugiram em direção a Santo Antônio de Jesus. Policiais que moravam próximo ao local chegaram a ir até ao posto, mas os suspeitos já tinham ido embora. Policiais militares e civis fazem diligências para tentar localizar os suspeitos. O valor levado pelos bandidos ainda está sendo contabilizado.

0 11:08 - 30 de Jul // Fonte: Bocão News |

Um casal foi executado com diversos tiros na noite de terça-feira (29) em Catu, distante 94 quilômetros de Salvador. De acordo com informações da polícia, as vítimas identificadas apenas como Naldinho e Poliana, foram executadas por dois homens que invadiram a casa. Eles fugiram após o crime.

A polícia encontrou os corpos no quarto do casal, em cima da cama. Poliana estava sobre o corpo do companheiro em sinal de proteção. Eles morreram abraçados. Não existem informações sobre motivação e autoria do duplo homicídio. O crime segue sendo investigado por agentes da delegacia de Catu.

0 11:05 - 30 de Jul // Fonte: Bocão News | Polícia

Trabalhadores que atuam próximo ao aeroporto de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, encontraram uma ossada humana na manhã de ontem (29). O local foi apontado recentemente como provável cemitério clandestino do corpo de Eliza Samudio, amante do ex-goleiro Bruno, acusado de matar a moça.

 Segundo o servente Reinaldo da Sagrada Família, 37, funcionário da empresa Locavia, do ramo de coleta de lixo que atua nas imediações do aeroporto, os ossos foram encontrados em um barranco de terra, na antiga estrada de acesso a Confis, na LMG-800, altura do quilômetro 8. A estrada está desativada desde o início das obras no terminal.

 Ainda de acordo com o servente, ele estava passando pelo barranco de terra para monitorar o nível de água de uma nascente que passa por baixo da terra e, quando desceu no local, viu os ossos. “Eu fiquei tremendo de medo do susto que levei. Subi correndo para chamar meu encarregado”, contou.

0 11:04 - 30 de Jul // Fonte: Bocão News | Esporte

Uma pesquisa divulgada pela BDO Consultoria e pulicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", nesta terça-feira (29), apontou o Bahia como um dos dez clubes donos das maiores dívidas de tributos do futebol brasileiro. No ranking, o Tricolor aparece na 9ª colocação.

 De acordo com o levantamento feito pela empresa, o Bahia possui R$ 110,4 milhões em dívidas. O Esquadrão só está atrás de Flamengo, Botafogo, Vasco, Atlético (MG), Fluminense, Corinthians, Internacional e Santos neste quesito.

 Já o rival Vitória aparece na 19ª posição, com uma divida bem menor, que gira em torno de R$ 20,3 milhões. O Rubro-Negro baiano só perde para Ponte Preta, Sport, Figueirense, Atlético (PR) e Criciúma.

 Ainda segundo a pesquisa, o clube mais endividado do país é o Flamengo. O rubro negro carioca aparece com assustadores R$ 386,4 milhões em dívidas.

0 11:01 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Esporte

Representantes das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ participarão amanhã (30), no Rio de Janeiro, do Fórum Final das Sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A Bahia será representada no evento pelo Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, o Chefe de Gabinete da Secopa, Jorge Wilton e pela Coordenadora Executiva, Liliam Pitanga.

O encontro, organizado pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL), acontecerá no Riocentro, das 14h às 17h, e tem como objetivo compartilhar as experiências, os legados, as lições e planos das sedes que realizaram a Copa do Mundo 2014.

0 11:00 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Brasil

A produção total de petróleo e gás natural no Brasil no mês de maio atingiu 2,721 milhões de barris de óleo equivalente por dia, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ainda segundo o órgão, em relação a maio de 2013, houve um aumento de 9,8% na produção de petróleo e 12,9% na de gás natural.

 O cenário aquecido e de investimentos periódicos, e o constante desenvolvimento da Petrobras em pesquisas e novas explorações, desperta atenções para o setor, que, segundo levantamentos realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, deve abrir 46 mil novas vagas de emprego até 2015, sendo 80% direcionadas aos cargos técnicos e de formação secundária. Segundo Anderson Braga, mantenedor do CETTPS, instituição de formação técnica localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a procura por cursos relacionados ao setor tem aumentando muito nos últimos anos. “O mercado está em crescimento constante e a procura pelo curso de técnico em Petróleo e Gás, que capacita profissionais para esses postos de trabalho, também cresceu. Estamos nos preparando para lançar, em breve, as vagas para 2014.2”, conta.

 As informações sobre os cursos oferecidos pela instituição, que esse ano também ofereceu vagas em parceria com o Pronatec, estão no site www.cettps.com.br.

0 10:59 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Saúde

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passarão a contar com medicamentos trombolíticos, que podem diminuir em até 17% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio. A portaria que incorpora o tenecteplase deverá ser publicada nos próximos dias.

 O ministro da saúde, Arthur Chioro, que assinou ontem (28) a nova norma, ressaltou que as doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil. Segundo o coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, o tenecteplase é um medicamento aplicado de forma muito simples. Mesmo assim, as equipes serão treinadas.

 “O infarto é a obstrução, o entupimento da artéria coronária, a artéria do coração. A partir do momento em que a artéria entope, o músculo do coração para de funcionar, o coração para de funcionar e a pessoa pode ter uma parada cardíaca. Com esse medicamento, o trombo se dissolve na hora, e o coração volta a ter circulação e não há parada cardíaca”, explicou Fogolin.

 

0 10:58 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Economia

O sorteio 1.621 da Mega-Sena, que acontece nesta quarta-feira (30), pode pagar R$ 28 milhões para quem acertar as seis dezenas. As apostas têm preço a partir de R$ 2,50 e podem ser realizadas até as 19h em qualquer lotérica do Brasil.

Se levar o prêmio sozinho, o ganhador pode ter um rendimento de R$ 153 mil por mês se investir os R$ 28 milhões em poupança. Se preferir, o apostador pode comprar 35 imóveis no valor de R$ 800 mil cada, ou uma frota de 215 carros de luxo.

No concurso anterior, o prêmio acumulou e ninguém levou os R$ 22 milhões sorteados. A quadra teve 9.539 acertadores e os apostadores receberão R$ 429,64. Já a quina, cujo prêmio foi de R$ 21.094,54, teve 136 acertadores. Os números sorteados no concurso 1.620 da Mega-Sena foram: 13 - 23 - 27 - 34 - 38 - 57.

0 10:55 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Educação

Os selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem fazer a matrícula nas instituições a partir de hoje (30). O prazo vai até sexta-feira (1º). A lista dos selecionados foi divulgada ontem e pode ser acessada no site do Sisutec. O candidato deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a matrícula.

 A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo coma Agência Brasil, para esta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e do Sistema S.

 Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

 O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

0 10:54 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Bahia

Com fluxo tranquilo de passageiros, a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande está operando com oito embarcações e seis em reserva nesta quarta-feira (30). O embarque é imediato nos terminais hidroviários de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, e no Náutico da Bahia, no Comércio e os horários de saída estão acontecendo a cada 30 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos os Santos são normais, com as lanchas fazendo o percurso entre Salvador e Mar Grande em tempo médio de 40 minutos.

 Das 11h às 12h30, os usuários com destino à Ilha de Itaparica vão embarcar no Terminal Náutico e desembarcar no terminal do sistema ferryboat, em Bom Despacho. A medida ocorre por conta da maré baixa, que impede a atracação dos barcos no terminal de Vera Cruz. A travessia funcionará hoje até às 20h, horário da última viagem saindo do Terminal Náutico para Mar Grande - no sentido inverso o último horário será às 18h30.

 As lanchas rápidas e os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam normalmente e com movimento moderado. Os horários oferecidos, saindo de Salvador, são às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. As saídas de Morro de São Paulo ocorrem às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. A viagem para o Morro dura em média 2h20, e a passagem custa R$ 75. As escunas do tradicional “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos também estão em tráfego. O passeio inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica, e o retorno a Salvador ocorre às 17h30.

0 10:53 - 30 de Jul // Fonte: Aratu Online | Política

Confira as agendas:

 

Renata Mallet - PSTU

 Manhã

Gravação de programa de rádio e TV

 Tarde

Reunião com coordenação de campanha

 Rui Costa - PT

 Manhã

Reuniões com lideranças políticas e comunitárias

 Tarde

Visita ao arcebispo Dom Murilo Krieger e caminhada nos bairros de Pernambués e Cabula

 Marcos Mendes - Psol

 Manhã

Reunião de planejamento da próxima viagem da “Caravana 50”

 Tarde

Concede entrevista a rádios do interior

 Rogério Da Luz - PRTB

 Manhã

Entrevista para a emissora de Tv

 Tarde

Entrevista para uma rádio da capital

 Noite

Reunião com o coordenador de campanha e assessores

 Lídice da Mata - PSB

 Manhã

Reunião com grupo de trabalho do programa de governo

 Tarde

Entrevista por telefone para uma rádio de Irecê

 Noite

Encontro com professores da Rede Pública na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia-Avenida Carlos Gomes

 Paulo Souto - DEM

 Manhã

Concede entrevista ao programa Que Venha o Povo (TV Aratu), às 11h10

 Tarde

Reúne-se com lideranças políticas e equipe de campanha

 Noite

A partir das 18h30, Souto participa de encontro com o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE Bahia), no Hotel Mercure.

0 10:47 - 30 de Jul // Fonte: Correio | Justiça

A Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia divulgou, no Diário da Justiça Eletrônico, na sexta-feira passada, quem foram os juízes mais produtivos das varas cíveis de Salvador nos últimos 12 meses.

 Três rankings foram publicados, com base em informações do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Foram verificadas as médias mensais de sentenças, de sentenças com mérito (que decidem sobre a causa principal do processo) e o número de audiências realizadas pelos magistrados. A divulgação dos dez primeiros colocados auxiliou na determinação de uma meta para os demais juízes que atuam na mesma área, considerando a média de produtividade desse grupo.

 A titular da 21ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Salvador, Lígia Maria Lima, foi quem mais sentenciou no período, com média de 252 decisões mensais. Marielza Franco, da 29ª Vara, foi quem mais deu sentenças com mérito no último ano na capital (126). Já o juiz Josefison Oliveira, da 14ª Vara Civil, foi o 1º colocado no quesito participação de audiências, com média mensal de 78.

 

0 08:42 - 30 de Jul // Fonte: G1/Bahia | Política

De um, a Bahia passa agora para 30 municípios que vão usar o sistema biométrico nas eleições deste ano. Em 2010 e 2012, apenas a população de Pojuca, com seus cerca de 25 mil eleitores, votou via identificação das digitais, segundo informações obtidas junto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). (Leia perguntas e respostas sobre o sistema biométrico).

O conjunto das 30 cidades, distribuídas em 13 zonas eleitorais, somam 348.017 votantes, o que representa 93% a mais de indivíduos com possibilidade de vivenciar a tecnologia se comparado aos dois anos anteriores - 322.953 pela primeira vez. Sobram ainda 9.837.399, dos 10.185.416 eleitores regulares na Bahia, a serem incluídos no processo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê abrangência do sistema para 100% apenas nas eleições de 2018.

"Pojuca foi um piloto e foi escolhida porque é na região metropolitana, ou seja, tem menor custo de deslocamento, e porque a população é basicamente urbana lá. Nessa segunda fase, o TSE baixou provimento informando que revisão eleitoral só pode ser feito em cidades que possuem a biometria", afirma André Luiz Cavalcanti e Cavalcante, responsável pela Coordenadoria de Suporte e Voto Informatizado (Cosup) do TRE-BA.

Por isso, foi preciso ampliar a quantidade para mais 29 cidades no estado. "Essas zonas estavam determinadas a fazer a revisão, segundo pedido da Corregedoria [TRE]. Mas não queríamos deixar parte da cidade de uma zona com biometria e outra sem", aponta.

Os novos municípios que adotam o método de identificação de voto são: Ipiaú, Ibirataia, Barra do Rocha, Senhor do Bonfim, Andorinha, Paripiranga, Adustina, Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa, Varzedo, Coribe, Cocos, Jaborandi, Ubaitaba, Gongogi, Aurelino Leal, São Desidério, Catolândia, Canavieiras, Una, Muritiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Cândido Sales, Arataca, São José da Vitória e Buerarema.

0 08:41 - 30 de Jul // Fonte: Correio |

Durante a reunião entre os funcionários da empresa Aero Park com a Infraero, que aconteceu na tarde desta terça-feira (29), foi decidido que os trabalhadores continuarão a greve até que sejam efetivamente pagos.

 A Infraero havia proposto quitar a dívida com a Aero Park que, em seguida, pagaria seus funcionários, mas segundo a representante do sindicato, Hemilene Oliveira, a categoria só voltará a trabalhar de fato quando estiver com o pagamento em mãos.

 Por conta disso, os trabalhadores continuarão com uma equipe reduzida na área do raio-x, fazendo filas de propósito e, na quarta-feira (30), haverá uma nova reunião para confirmar a paralisação.

 "Se até quinta não derem posição, ninguém vai entrar ou sair do embarque, não vamos deixar passar. Estamos fazendo nosso serviço, indo trabalhar sem receber. Isso acontece desde dezembro e ainda não deram garantia nenhuma de que vão pagar a gente", afirmou a representante do sindicato, que disse ainda que a Infraero possui uma dívida com a Aero Park há dois anos.

0 08:35 - 30 de Jul // Fonte: Correio | Esporte

odrigo Pastana Jorquera, que ontem deixou o cargo de superintendente do Figueirense para ser anunciado hoje como diretor de futebol do Bahia, traz na bagagem também um processo por improbidade administrativa. A suspeita é de irregularidades no convênio firmado entre a prefeitura de Barueri e o Grêmio Barueri Futebol Ltda, do qual Pastana foi sócio entre julho de 2008 e maio de 2011.

 A ação proposta pelo Ministério Público de São Paulo (MP/SP) aponta indício de uso de verba pública de maneira irregular, principalmente, para o pagamento de salário de jogadores. Em março de 2012, a juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara da Fazenda de Barueri, decidiu bloquear os bens de oito pessoas e duas empresas no valor de R$ 18,5 milhões, mas, após liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, em abril daquele ano, a quantia caiu para R$ 1.300.982,51.

 Além de Pastana e dos outros cinco sócios no Grêmio Barueri, incluindo seu pai, Walter Jorquera Sanches, que foi secretário de Esporte do município paulista, respondem o atual prefeito de Barueri, Gil Arantes; e seu antecessor Rubens Furlan. O processo ainda está em andamento. Os investigados tentaram desbloquear os bens junto à Justiça paulista, mas o último recurso, em agosto do ano passado, foi negado. A última movimentação foi no dia 23 de julho, há uma semana.




Colunistas


Classificados