O fracasso é a oportunidade de começar de novo com mais inteligência e redobrada vontade.
Henry Ford 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 08:17 - 19 de Dez // Redação |

Todo mundo já está cansado de saber que a prevenção é a única arma contra a dengue e a chikungunya

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Mesmo com tantos casos de dengue e chikungunya na Bahia, mesmo com tantas campanhas de combate as doenças, algumas pessoas simplesmente parece ignorar as diversas campanhas de combate aos criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela.

A redação do Blog do Valente recebeu uma foto, na qual aparece uma caixa d´água destampada em Santo Antonio de Jesus, um ambiente ideal para o desenvolvimento dos mosquitos... Vai entender...

1 07:52 - 19 de Dez // Lindaiara Conceição |

 

Clayton, hoje no O Povo (CE)

0 11:11 - 18 de Dez // Lindaiara Conceição | Cultura e Arte

Confira o Trailer de "O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos"

OPERAÇÃO BIG HERO (EXIBIÇÃO EM 3D)

SESSÕES: 16:20 – 18:20

AVENTURA- ANIMAÇÃO/1h48/LIVRE

Sinopse

Cidade de San Fransokyo, Estados Unidos. Hiro Hamada (voz de Ryan Potter) é um garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso robô para participar de lutas clandestinas, onde tenta ganhar um bom dinheiro. Seu irmão, Tadashi (voz de Daniel Henney), deseja atraí-lo para algo mais útil e resolve levá-lo até o laboratório onde trabalha, que está repleto de invenções. Hiro conhece os amigos de Tadashi e logo se interessa em estudar ali. Para tanto ele precisa fazer a apresentação de uma grande invenção, de forma a convencer o professor Callahan (James Cromwell) a matriculá-lo. Entretanto, as coisas não saem como ele imaginava e Hiro, deprimido, encontra auxílio inesperado através do robô inflável Baymax (voz Scott Adsit), criado pelo irmão.

O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (EXIBIÇÃO EM 3D)

SESSÃO:  20:30

AÇÃO-AVENTURA/2h24/12 anos

Sinopse

Após ser expulso da montanha de Erebor, o dragão Smaug ataca com fúria a cidade dos homens que fica próxima ao local. Após muita destruição, Bard (Luke Evans) consegue derrotá-lo. Não demora muito para que a queda de Smaug se espalhe, atraindo os mais variados interessados nas riquezas que existem dentro de Erebor. Entretanto, Thorin (Richard Armitage) está disposto a tudo para impedir a entrada de elfos, anões e orcs, ainda mais por ser tomado por uma obsessão crescente pela riqueza à sua volta. Paralelamente a estes eventos, Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) e Gandalf (Ian McKellen) tentam impedir a guerra.

0 22:01 - 07 de Dez // Redação |

0 22:55 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Esporte

O brasileiro Gabriel Medina se consagrou como campeão mundial de surfe nesta sexta-feira (19), no Havaí. Gabriel conquistou o título após o australiano Mick Fanning ser derrotado pelo também brasileiro Alejo Muniz. Medina é o primeiro campeão mundial de surfe do país. Com a conquista do título, centenas de brasileiros, que acompanharam Medina durante a etapa havaiana, invadiram a praia para comemorar.

0 18:21 - 19 de Dez // Redação |

Os médicos do Hospital e Maternidade Luis Argollo decidiram paralisar as atividades na manhã deste sábado (20), a intenção segundo Benivaldo Bomfim, vice-presidente do Sindicato de Saúde é reunir o trabalhadores para uma assembleia na qual definirá os próximos passos, inclusive o tempo de paralisação. “Nós estamos desde segunda-feira buscando uma alternativa para resolver a situação do pagamento do salário de novembro e o décimo terceiro. Não houve isso, a gente sabe que está havendo algumas dificuldades”, disse. O estopim foi o descumprimento da palavra do provedor da Santa Casa de Misericórdia, que havia prometido o pagamento para esta sexta-feira (19), outro motivo de revolta é a ausência de justificativa por parte da Santa Casa.

*As informações serão atualizadas*

0 18:13 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 |

Que susto! Moradores de Campinas de Pirajá localizaram e capturaram um jacaré da espécie papo amarelo, com 2,20m de comprimento, na manhã desta sexta-feira (19). O animal foi amarrado a um poste até a chegada da guarda ambiental e representantes do Ibama. O morador Alisson da Silva, de 20 anos, contou ao G1 que junto com mais dois colegas capturou o jacaré. "Amarrei a corda na boca, nas patas e prendi no poste. Não tenho nem medo da morte, como vou ter medo de um jacaré?", afirmou ele.

O animal adulto, com cerca de três anos de idade, foi levado pela guarda, passará por exames e deve ser solto em área no Litoral Norte.

0 18:10 - 19 de Dez // Redação |

0 17:43 - 19 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Um crime chocou a população de Parauapebas, a 700 km de Belém, no estado do Pará, no início desta semana. De acordo coma imprensa local, policiais civis encontraram o corpo da adolescente Bárbara Lira Pereira, 13 anos em um terreno baldio próximo a Praça da Bíblia, na mesma cidade, com sinais de estupro e ferimentos profundos.

A publicação local ainda informa que a jovem teria desaparecido após sair de casa na noite da última sexta-feira (12), após marcar o encontro pelo aplicativo WhatsApp. Não há informações sobre os autores do crime.

0 17:40 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 |

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, afirmou na quinta-feira (18) que "não haverá terceiro turno" nas eleições de 2014, por conta do pedido protocolado pelo PSDB para cassar o registro de candidatura de Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer. O partido tinha pedido também a diplomação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado no segundo turno da eleição, para a Presidência da República. A declaração do ministro foi dada durante discurso na cerimônia de diplomação de Dilma e Temer.

"As eleições de 2014, para o Poder Judiciário, são uma página virada. Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral. Que especuladores se calem. Já conversei com a Corte, e esta é a posição inclusive do nosso corregedor-geral eleitoral, com quem conversei, e de toda a composição. Não há espaço para, repito, terceiro turno que possa cassar o voto destes 54.501.118 eleitores", afirmou Dias Toffoli.

0 17:26 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Bahia

Um sargento da reserva da Polícia Militar (PM) foi baleado após reagir a uma tentativa de assalto no município de Cachoeira, recôncavo baiano, cidade a cerca de 110 km de Salvador. Segundo informações da PM, Aristides Santos da Cruz, 66 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo calibre 12.

O crime ocorreu na quinta-feira (18), por volta das 17h, numa região conhecida como Ladeira da Cadeia. Ainda de acordo com a PM, Aristides foi socorrido para o Hospital de Cachoeira e, em seguida, transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

A Delegacia de Cachoeira disse que cerca de três homens são suspeitos do crime. Diligências estão sendo feitas desde quinta-feira em busca dos criminosos.

0 17:20 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Esporte

O brasileiro Gabriel Medina, de 20 anos, enfrentou uma verdadeira pedreira, nesta sexta-feira (19), durante a terceira fase do Pipe Masters, última e decisiva etapa do WCT. Após belas ondas, com direito a três tubos muito bem avaliados pelos juízes, Medina garantiu sua vaga na quarta etapa da Tríplice Coroa Havaiana, derrotando o havaiano Dusty Payne por 17,66 a 11,84. Com a vitória, o surfista brasileiro tirou as chances de Kelly Slater conquistar o 12º troféu no torneio. Medina pode ser campeão ainda nesta sexta caso o australiano Mick Fanning seja eliminado em sua bateria.

0 17:19 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 | Esporte

O Vitória anunciou a contratação do atacante Rogério para a temporada 2015, nesta sexta-feira (19). Na última temporada, o atleta atuou pelo Botafogo. Nascido em Pesqueira (PE), José Rogério de Oliveira Melo tem 24 anos e foi revelado pelo Náutico. O clube também divulgou que o atleta tem contrato com o rubro-negro até o final da temporada de 2015.

0 16:53 - 19 de Dez // Fonte: Bocão News |

Um clima de tensão se instalou na última quinta-feira (19), na Câmara de Vereadores da cidade de Itanagra, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o leitor da reportagem, a advogada Zurita Ciacchiaretta, foi à Câmara reivindicar os salários de outubro, novembro, dezembro e o décimo terceiro de 2013 e 2014 dos agentes de saúde do município, quando foi surpreendida pelas palavras pelo presidente da Câmara Municipal, Josielmo Santos Souza. No vídeo  é possível ver uma calorosa discussão entre a representante dos trabalhadores e o vereador.

Confira:

 

0 16:40 - 19 de Dez // Fonte: Amargosa News | Bahia

A Câmara de Vereadores de Amargosa elegeu na noite desta quinta-feira (18), a nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016, que terá como presidente o Vereador Geovanildo Machado Cintra (PSD); Elizeu das Mercês (PRB), vice presidente; Gabriel Pereira (PT), 1º Secretário; Marcos Paulo Andrade Sampaio (PDT), 2º Secretário, além do vereador Miguel Silva (PTN), Corregedor Geral.

Com a vitória da chapa 'União em Defesa de Amargosa', o grupo de oposição à atual gestão da prefeita Karina Silva, permanece no comando dos trabalhos do Legislativo Municipal. A cerimônia de posse deverá acontecer às 15 horas, do dia 1º de Janeiro de 2015, no Plenário da Câmara.

0 16:37 - 19 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, apresentou em evento para a imprensa nesta sexta-feira (19), um balanço de seu primeiro ano de gestão. Segundo relatório apresentado, os cortes realizados desde fevereiro, quando assumiu o TJ/BA, geraram uma economia de R$ 73.254.659,56. Deste total, R$ 41,9 milhões foram obtidos da Secretaria de Administração (SEAD), R$ 17 milhões da Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim), R$ 8,485 milhões da Secretaria Judiciária (Sejud), R$ 520 mil do Gabinete da Presidência, R$ 3,97 milhões da Universidade Corporativa (Unicorp), R$ 1,2 milhão da Assessoria de Comunicação(Ascom) e R$ 163 mil dos Balcões de Justiça e Cidadania (BJC). No setor onde houve maior redução de custos, o principal corte ocorreu na Diretoria de Suprimento e Patrimônio (DSP), ligada a Sead, com uma economia de R$ 22,3 milhões em bens permanentes e R$ 8,9 milhões em bens de consumo. Entre outras principais reduções, também estão a resilição do contrato do SOFTPLAN (R$ 15 milhões) e TV Corporativa (R$ 1,2 milhão), o corte de diárias (R$ 8,4 milhões), o impacto financeiro de 247 aposentadorias voluntárias (R$ 2,7 milhões), além do fim da estratégia de fornecimento de cursos (R$ 3,97 milhões), entre outras ações.

0 16:16 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Brasil

A casa onde mora com a família recebeu várias pichações com ameaças. A mulher está sendo alvo de críticas por ter esquecido o pequeno Gabriel, de 2 anos, dentro de um carro de transporte escolar irregular enquanto ia ao salão de beleza. Ele não resistiu ao calor e morreu.

Desde o dia da morte da criança, que ocorreu na última sexta (12), Claudia não é vista no bairro de Vigário Geral por medo de retaliações. No local onde ela mora com parentes, as paredes receberam frases como “vida se paga com vida” e “assassina”. Além disso, algumas pessoas têm ido para a frente da residência para gritar e protestar contra Cláudia.

Uma irmã de Cláudia, que também mora no local, saiu em defesa dela. “Ela também está sofrendo muito, não para de chorar. Se ela errou, tem que pagar, mas é na Justiça”, desabafou.Claudia mora no andar superior da segunda casa do terreno com o marido e os três filhos, de 11, 8 e 4 anos, além da mãe, de 91. Ao todo dez residências pertencentes à família ocupam o terreno. Ela ainda não sabe se voltará ao local.

Há quatro anos, Claudia decidiu comprar um Fiat Doblò para trabalhar com transporte escolar. Ela levava Gabriel para a creche todos os dias, desde 2013. No dia da morte do garoto, o carro dela teve um problema mecânico e a motorista pegou um carro de modelo Gol para transporta-lo. No caminho, ela parou em um salão de beleza e deixou a criança dentro do carro fechado. Ele não resistiu e morreu.

0 16:14 - 19 de Dez // Fonte: G1/Bahia | Bahia

Oito embarcações do sistema ferry-boat estarão disponíveis para operação entre os dias 19 de dezembro e 6 de janeiro de 2015, para atender à demanda das festas de fim de ano. De acordo com informações da Internacional Marítma, empresa que administra o sistema, sempre que for necessário, as saídas ocorrem em sistema bate-volta, em intervalos de 20 a 30 minutos, com saída de até dois ferries ao mesmo tempo.

Além do sistema bate-volta, entre os dias 23 a 24, 26 a 27, 29 a 30, 30 a 3, 1º a 2 de janeiro, e 4 a 5, as travessias podem ser mantidas por 24 horas, caso haja demanda. Para atender o fluxo esperado para o período de festas, os novos ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares terão os horários de operação ampliados.

Em nota, a Internacional Travessias informa que espera um aumento de fluxo da ordem de 14% entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram transportados 383.265 pedestres e 76.533 veículos. Espera-se que neste período circulem pelos terminais mais de 437 mil passageiros e mais de 87.250 veículos.

Juracy Magalhães Júnior, Anna Nery, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Zumbi dos Palmares e Dorival Caymmi. Nesse período.

0 16:12 - 19 de Dez // Fonte: G1/Bahia | Bahia

A agência do Banco Bradesco localizada no Terminal de Bom Despacho, no município de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador, foi invadida por assaltantes na manhã desta sexta-feira (19).

De acordo com o titular da 19ª Delegacia Territorial (DT/Itaparica), Lúcio Ubiracê, informações preliminares apontam que o gerente da agência foi levado para unidade por cerca de doze homens armados. Ainda não há detalhes sobre o local onde o profissional foi capturado pelos bandidos.

De acordo com o delegado, também com base em informações preliminares, os assaltantes chegaram antes das 8h e ficaram aguardando o cofre abrir por meio do temporizador. Após a abertura, os bandidos fugiram do local com o dinheiro.

Segundo Lúcio Ubiracê, as primeiras informações do crime apontam que os assaltantes deixaram o local em, ao menos, dois carros. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos. O gerente da agência invadida deve ser ouvido ainda na manhã desta quinta, segundo o delegado.

0 16:04 - 19 de Dez // Fonte: Amargosa News |

O Google está preparando terreno para uma versão do sistema operacional Android que vem instalada dentro dos carros, dizem fontes ouvidas pela Reuters, o que permitiria aos motoristas desfrutar de todos os benefícios da internet sem precisar usar seus smartphones. A medida é um avanço importante sobre o software atual do Android Auto, que vem com a versão mais recente do sistema para smartphones e exige um telefone conectado para acessar streaming de músicas, mapas e outros aplicativos. Os primeiros desses veículos serão lançados em 2015. O Google, no entanto, não forneceu detalhes ou um prazo para o seu plano a longo prazo de instalar o Android Auto diretamente em carros. A empresa pretende fazer isso quando lançar o próximo Android, codinome Android M, que é esperado para daqui a 1 ano, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto.

A empresa planeja agora a fazê-lo quando se desenrola a próxima versão do seu sistema operacional, chamado Android M, esperado em um ano mais ou menos, duas pessoas com conhecimento do assunto disse. As fontes não quiseram se identificar porque não estão autorizadas a discutir esses planos publicamente. "Isso fornece uma estrutura muito mais forte para o Google realmente se tornar parte de um veículo, ao invés de um complemento", diz Thilo Koslowski, vice-presidente e consultor da empresa de pesquisa Gartner, que afirma que não tem conhecimento dos planos mais recentes do Google na área.Em caso de sucesso, o Android se tornaria o sistema padrão por trás das funções de entretenimento e navegação de um automóvel, consolidando a posição do Google em um novo mercado onde ele está competindo com a arquirrival Apple.

O Google também poderia acessar os dados recolhidos por um veículo. A integração direta com carros assegura que os motoristas irão usar os serviços do Google a cada vez que o automóvel for ligado, sem precisar ligar o smartphone. Isso poderia permitir que o Google fizesse mais uso da câmera do carro, seus sensores, medidor de combustível e conexões de internet que já vem com alguns modelos de veículos mais recentes. Analistas dizem que o plano do Google pode enfrentar vários desafios técnicos e de negócios, o que inclui convencer as montadoras a integrar esses serviços com tanta força a seus veículos. O Google se recusou a comentar. Empresas de tecnologia estão correndo para projetar eletrodomésticos, relógios e outros aparelhos que se conectam à internet. Os automóveis são uma perspectiva particularmente atraente porque os norte-americanos gastam cerca de 50 minutos por dia, em média, em seu trajeto, de acordo com dados do Censo dos Estados Unidos.

0 16:00 - 19 de Dez // Fonte: R7 | Bahia

A fantástica história de um brasileiro que vem vencendo a adversidade continua se espalhando pelo mundo. O baiano Cláudio de Oliveira, de 38 anos, é a estrela de um documentário de rádio do Serviço Mundial da BBC gravado na cidade de Monte Santo, no sertão da Bahia, no intervalo entre duas viagens aos Estados Unidos em que o jovem deu palestras motivacionais.

Cláudio nasceu com artrogripose, um problema raro que faz com que seus ossos se fundam e ganhem um formato curvo e contraído.

O documentário, produzido e apresentado pelo jornalista Gibby Zobel, lembra a trajetória de Cláudio e conta como, ao nascer, a família recebeu a orientação de não alimentá-lo. Ele só foi salvo por intervenção de seu pai.

Maria José, mãe de Cláudio e de outros cinco filhos, conta que "o parto foi muito difícil".

— Não havia hospital aqui na época. O médico achou que ele fosse morrer em poucas horas, porque sua respiração era muito fraca. Eu não o havia visto de imediato. Horas depois, o médico me contou sobre sua deformação. Não vou negar que chorei. Chorei muito. Chorei por três dias.

O pai de Cláudio, no entanto, aceitou o filho imediatamente, conta Maria José.

— O pai dele disse: Não. Ele é meu filho. Ele tem que ser alimentado! Eles fizeram uma mamadeira e alimentaram. Ele foi melhorando, melhorando, começou a se alimentar normalmente e hoje está aí!

0 15:42 - 19 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Os 26 ganhadores da Mega da Virada sorteada no final de 2013 ganharam cerca de R$ 2 milhões cada, mas não parecem ter sofrido mudanças drásticas no cotidiano vivido na cidade de Teofilândia, no nordeste baiano. O prêmio de R$ 224,6 milhões foi sorteado para quatro bilhetes nas cidades de Curitiba (PR), Palotina (PR) e Maceió (AL), além do município baiano. Mas como o último foi fruto de um bolão feito por funcionários do hospital municipal Waldemar Ferreira de Araújo, os R$ 56,17 milhões foram repartidos em 26 partes iguais. Segundo um dos vencedores, ouvido pelo UOL, no início houve um certo constrangimento causado pela exposição, o que o levou a deixar a região por alguns dias. Motorista da unidade hospitalar na época, ele continuou a trabalhar em um cargo público e diz ter distribuído o salário de forma altruísta, apesar de não especificar como. "A administração pública não tá indo bem, então uso meu salário para isso. Não deixei meu compromisso com as pessoas", afirmou. Um outro beneficiado pelo sorteio também deixou o emprego no hospital, mas afirmou que, assim como ele, a maioria dos sorteados continua morando na cidade. Ele explica que poderia ter ganhado o dobro do valor, mas deu um dos bilhetes a um conhecido. "[O bolão] foi uma coisa entre amigos. Fui um cara honesto demais", conta. Hoje, ele trabalha no comércio e diz que a vida voltou à normalidade após certo tempo. "Eu sempre tive minha vida sossegada, sempre vivi de forma normal. Apenas investi uma parte, comprei uns imóveis e paguei contas. Dinheiro é tentação, se ficar com ele é problema", avalia.

0 15:23 - 19 de Dez // Redação |

Em contato com a redação do Blog do Valente, uma internauta, moradora de Santo Antonio de Jesus, denunciou a falta de material em um posto de saúde da cidade, segundo ela, desde o mês de outubro as visitas ao posto de saúde da Urbis 4 são constantes e a resposta é sempre negativa, ela conta que precisa fazer um exame preventivo para trocar o DIU, sigla para “dispositivo intrauterino”, um método contraceptivo reversível.

“Tenho “DIU” e este mês fez dez anos, hora de trocar, preciso fazer preventivo para trocá-lo, mas este é o problema, estou indo ao posto da Urbis 4 desde outubro e não tem material. Estou morrendo de medo de ter alguma complicação, porque o “DIU” está vencido, não tenho dinheiro para fazer particular, e aí o que fazer? Que saúde é essa? Porque na hora de pedir votos eles mostram soluções para tudo, agora depois que ganham cadê os homens que falam que tem palavras? É uma vergonha”, desabafou pedindo providências.

Com a palavra, a Secretaria de Saúde do Município...

Repórter Cidadão

Esta matéria foi enviada por um internauta, participe você também!Envie sua matéria para nossa redação, você pode curtir nossa Página no Facebook e enviar via mensagem ou via WhatsApp pelo número (75) 8881-1454. Sua contribuição é muito importante!

0 15:20 - 19 de Dez // Redação |

0 15:11 - 19 de Dez // Fonte: Correio |

Após um chamado "jogo sexual", o chef de cozinha Alun Williams, de 47 anos, morreu devido a um ataque cardíaco.

De acordo com Richard Bowler, 35 anos, acusado pelo crime, o chef teria fetiche por mumificações e teria pedido para ser envolto com sacos plásticos e fitas adesivas durante o encontro.

O caso aconteceu na cidade de Dover, em Kent, em agosto deste ano, contudo, a corte de Canterbury Crown terminou o julgamento de Bowler na quinta-feira (18). Ele foi considerado culpado pela morte do chef, que era seu amigo, e ficará preso por cinco anos.

Para o juiz responsável, o britânico deveria saber que Williams correria risco de morte. Um terceiro homem, David Connor, que mora com Bowler, também estaria envolvido no jogo sexual, no entanto, o rapaz foi inocentado da mesma acusação.

0 15:03 - 19 de Dez // Fonte: Amargosa News / Editado |

Há três dias a população de Amargosa vem sofrendo com falta de água. Segundo informações, as fortes chuvas que vem caindo na cidade e na região danificou a bomba que auxilia no abastecimento da cidade. A população está sofrendo por conta desse problema.“Já não tenho água para tomar banho, cozinhar e nem beber, estou dependendo da ajuda de amigos”, relatou uma moradora do Bairro da Catiara. Muitas pessoas estão comprando água ou contando com a cooperação de vizinhos e amigos.

0 15:00 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Bahia

De janeiro a novembro de 2014, a Bahia apresentou saldo positivo de 42.826 empregos formais, com destaque para o interior (28.221 empregos), que registrou o dobro dos postos de trabalho gerados na Região Metropolitana de Salvador no período – 14.605. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado.

Em novembro último, a Região Metropolitana apresentou saldo de 4.843 postos de trabalho. De acordo com a pesquisa, no mês, a Bahia contabilizou 2.904 empregos com carteira assinada, resultado que expressa a diferença entre o total de 60.583 admissões e 57.679 desligamentos.

Ainda no mês em análise, dos oito setores de atividade, cinco tiveram saldos positivos no Estado. O maior foi registrado no comércio (mais 4.467 postos), seguido pela construção civil (2.526 postos) e serviços (2.426 postos). Os setores que registraram saldos negativos foram agropecuária (menos 4.060 postos), indústria de transformação (menos 2.126 postos) e administração pública (menos 401 postos).

0 14:53 - 19 de Dez // Fonte: Correio |

A presidente Dilma Rousseff aderiu à dieta do doutor Ravenna e já perdeu mais de 4kg. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Dilma já está recomendado o método às amigas. Uma delas seria Kátia Abreu, cotada para o Ministério da Agricultura.

Ainda de acordo com a coluna, a presidente está empolgada com os resultados da dieta, que promete eliminar os quilos a mais com bastante rapidez. A dieta elimina alimentos como farinha branca, doces e carboidratos, além de intercalar com atividade física e acompanhamento médico.

Dilma costuma escolher a Bahia para passar as férias de final de ano com a família. No ano passado, ela ficou na base naval de Aratu, local privado de acesso restrito aos militares.

0 14:51 - 19 de Dez // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Anunciado como novo secretário de Ciência e Tecnologia, Manoel Gomes de Mendonça Neto avaliou, em entrevista ao Bahia Notícias, que os principais desafios da sua administração serão o serviço de banda larga, a implantação do programa federal Cidades Digitais e o fomento das relações com o setor acadêmico. “São os desafios iniciais. Eu sou uma pessoa eminantemente técnica. Sou professor da UFBA e consultor do Senai/ Cimatec”, disse o futuro titular da Secti. Mendonça foi um dos onze membros do secretariado de Rui Costa (PT) anunciados nesta sexta-feira (19). Ele afirmou que governador diplomado chegou a seu nome após consultar a comunidade científica. “Ele [Rui] me convidou e conversamos muitas vezes para ele dar as diretivas do que ele esperava”, explica. Mendonça contou que já tem experiência de gestão, ao dirigir um centro de pesquisa, mas admite que gerir a secretaria é um “grande desafio”.

0 14:46 - 19 de Dez // Fonte: Agência Brasil |

Um aplicativo para smartphones, criado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), permitirá aos motoristas informar, em tempo real, problemas nas rodovias federais, como buracos e quedas de barreira.

O motorista cadastrado no sistema também poderá registrar a ocorrência por mensagem eletrônica, sem a necessidade de telefonar ou conversar com atendentes. O programa é capaz de localizar, por GPS, o ponto exato de onde a mensagem foi enviada. Em breve, o aplicativo estará disponível no site do departamento.

Segundo o diretor de Planejamento do Dnit, Adailton Dias, o aplicativo agilizará a comunicação entre usuários de estradas federais e o órgão. Além disso, as informações fornecidas pelos motoristas servirão de base para o departamento cobrar medidas reparadoras das empresas responsáveis.

“Será uma forma de capturarmos a visão do próprio usuário sobre as condições das rodovias, para que possamos exigir mais das empresas responsáveis pela manutenção das estradas”, salientou Dias. Ele explicou que o Dnit estuda incluir, nos próximos contratos, o tempo máximo para que as empresas notificadas resolvam os problemas.

0 14:41 - 19 de Dez // Fonte: Correio |

A Justiça de São Paulo determinou que o Twitter identifique 20 usuários suspeitos de produzir conteúdo difamatório contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no site de rede social. O pedido foi feito pelo ex-candidato à presidência.

A decisão permite que Aécio processe os autores das mensagens por danos morais e difamação. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, inicialmente o pedido de identificação incluía cineastas, jornalistas e professores universitários como donos dos perfis.

As mensagens ligavam Aécio ao consumo e ao tráfico de drogas. Segundo a publicação, o senador pediu a quebra do sigilo de 55 usuários, porém, o juiz entendeu que estes não eram responsáveis pelo conteúdo, tendo apenas compartilhado notícias no Twitter ou replicado comentários feitos por outros internautas.

0 14:31 - 19 de Dez // Fonte: Correio |

O plenário do Senado aprovou, na quinta-feira (18), projeto de lei que cria o tipo penal de feminicídio. A proposta foi formulada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra a Mulher e estabelece essa tipificação para os assassinatos de mulheres, motivados por questões de gênero.

Consideram-se razões de gênero a violência doméstica e familiar, a violência sexual, a desfiguração ou mutilação da vítima ou o emprego de tortura ou qualquer meio cruel e degradante. As penas podem variar de 12 anos a 30 anos de prisão, a depender dos fatores considerados.

Além disso, se forem cometidos crimes conexos, as penas poderão ser somadas, aumentando o total de anos que o criminoso ficará preso, interferindo, assim, no prazo para que ele tenha direito a benefícios como a progressão de regime.

0 14:11 - 19 de Dez // Redação |

Um internauta procurou o Blog do Valente para cobrar uma promessa que segundo ele, foi feita pelo vereador Antônio Barreto Nogueira Neto, popularmente conhecido como Tom. “Cadê você Tom? Você fez uma promessa no dia do sepultamento de João do Mutum que iria fazer uma homenagem com a foto de João na praça, mas até hoje nada foi feito. Toda cidade sabe a luta que João teve pelo povo da sua forma e possibilidades. Avante vereador, é uma coisa simples, mas que vai deixar para outras gerações a importância dele na comunidade do "Mutum", nome que ele carregou e honrou até o último segundo de sua existência. 'Com amor pelo social’. Esse soube fazer Ação Social em todos os sentidos da palavra”, cobrou Marcos Vinicius.

Com a palavra, o vereador Tom

Repórter Cidadão

Esta matéria foi enviada por um internauta, participe você também!Envie sua matéria para nossa redação, você pode curtir nossa Página no Facebook e enviar via mensagem ou via WhatsApp pelo número (75) 8881-1454. Sua contribuição é muito importante!

0 14:06 - 19 de Dez // Fonte: Metro 1 |

Simplesmente, falta do que fazer. Os torcedores do Bahia e Vitória, que juntos foram rebaixados no mesmo dia para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, resolveram ocupar o tempo -- já que futebol não encontrou nos clubes durante o ano todo -- com "zoações". Como "chumbo trocado não dói", os tricolores e rubro-negros fizeram petições na internet pedindo a alteração no escudo e/ou mascote dos seus respectivos rivais.

O torcedor do Esquadrão pede que o Vitória troque o escudo pelo símbolo com "VICE" ao invés de "ECV". Já os torcedores do Leão pedem que o Bahia troque o seu mascote pela sardinha. Os dois clubes, por exemplo, não tem muito o que falar um do outro. Com situações parecidas, o que resta para os torcedores é zoar de si mesmo.

0 13:57 - 19 de Dez // Fonte: Correio |

A maioria das distribuidoras de energia elétrica do país vai pedir um reajuste extraordinário nas contas de luz na primeira semana de janeiro. Com dificuldades financeiras há mais de dois anos, as empresas vão fazer solicitações individualmente, com base em projeção de gastos que terão ao longo de 2015.

O comando partiu do presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite. O executivo se reuniu, ontem, com a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir o assunto e afirmou que o órgão regulador está disposto a analisar esses pedidos.

Segundo ele, a Aneel e o futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já sinalizaram que o setor elétrico vai viver o chamado “realismo tarifário” em 2015. Isso significa que o governo vai deixar de represar os aumentos nas despesas com energia e vai repassá-los às tarifas pagas pelo consumidor residencial.

Nos últimos dois anos, o governo apelou a aportes do Tesouro Nacional e empréstimos bancários que atingiram R$ 38 bilhões para evitar uma elevação ainda maior na conta de luz, o que faria a inflação ultrapassar o teto da meta, de 6,5%.

0 13:53 - 19 de Dez // Fonte: Correio |

Os passageiros do Sistema Ferry-Boat já podem comprar suas passagens pela internet, no site da concessionária Internacional Marítima (www.internacionalmaritima.com.br), a partir de hoje. Quem garante é o secretário estadual da Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, que também anunciou para 15 de janeiro do ano que vem a estreia do sistema de hora marcada. Com a bilhetagem eletrônica, as passagens poderão ser pagas com cartão de crédito e boleto bancário.

O sistema online permitirá também que o passageiro acompanhe, em tempo real, a lotação dos ferries em que pretendem viajar. Ainda de acordo com Cavalcanti, os usuários poderão adquirir um cartão recarregável no valor de R$ 5.

“Comprar os bilhetes pela internet vai facilitar a vida do passageiro, que terá maior comodidade na sua viagem. Quanto a hora marcada, a proporção de bilhetes colocados à venda vai depender do fluxo. O número será reduzido nos horários de pico”, explicou o secretário, que vai continuar como titular da Seinfra mesmo com a mudança de governo.

0 12:20 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Autos

No projeto de lei consta em anexo uma tabela que reajusta os principais serviços para quem está tirando a primeira habilitação ou mudando de categoria. Também subiram os preços dos serviços de primeiro emplacamento e transferência de veículo.

O projeto provocou protestos da oposição. “A Bahia já tem a gasolina mais cara do Nordeste, mesmo tendo uma grande refinaria da Petrobras instalada em seu território”, contestou o deputado Paulo Azi (DEM). Para o governo, o aumento vai possibilitar uma melhor rede rodoviária estadual, como afirmou a deputada Maria Del Carmem (PT). “Nós que temos carro precisamos contribuir para o que realmente reduz o custo de todos”, disse

Algumas Taxas do Detran que serão reajustadas

Permissão para dirigir - 1ª Habilitação passa de R$ 100 para R$ 143

Exame de Legislação e Reciclagem passa de R$ 22 para R$ 36

Renovação de CNH - Carteira Nacional de Habilitação passa de R$ 89 para R$ 120

Adição de categoria A passa de R$ 89 para R$ 120

Adição de categoria B passa de R$ 89 para R$ 120

Troca de permissão - CNH definitiva passa R$ 67 de R$ para R$ 77

Segunda via da Permissão da CNH passa de R$ 44 para R$ 56

Permissão internacional para dirigir passa de R$ 89 para R$ 120

Primeiro emplacamento passa de R$ 165 para R$ 176

Transferência de propriedade passa de R$ 85 para R$ 146

0 12:18 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Economia

O preço da gasolina pode sofrer um acréscimo de R$ 0,10 no valor cobrado por litro em até 90 dias devido ao aumento da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços, ICMS, de 27% para 30%. A medida, que visa aliviar a contas do governo estadual, foi aprovada pela Assembleia Legislativa em sessão na noite da terça-feira.

A previsão é que o reajuste passe a valer a partir do mês de abril. De acordo com o presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis da Bahia (Sindcombustíveis), José Augusto Costa, todo esforço será feito com a Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia) para que o reajuste do imposto não seja repassado ao consumidor final.

A assessoria de comunicação da Sefaz confirmou o agendamento da reunião para ouvir o sindicato, mas não informou a data em que ela irá acontecer. “Não temos ainda nenhuma previsão de aumento, mas estamos conversando bastante com o governo para buscar reduzir esse repasse para o bolso do consumidor”, garantiu Costa.

“Temos até o início de abril para que essas coisas aconteçam e até lá estamos em compasso de espera”, completou.

0 12:11 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Concursos

Banco do Brasil divulgou nesta sexta-feira (19), o edital do seu concurso público com 2.499 vagas em cadastro de reserva para o cargo de escriturário. O salário oferecido é de R$ 2.227,26 em jornada de trabalho de 30 horas semanais.

O cargo exige responsabilidades como atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários, redação de correspondências em geral, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados, entre outras.

As oportunidades são para os estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Os interessados poderão se inscrever 22 de dezembro a 19 de janeiro de 2015 pelo site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) com taxa de R$ 40.

A seleção terá composta por 3 etapas, prova objetiva, prova de redação e perícias médicas e procedimentos operacionais. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogada, uma vez, por igual período.

0 12:07 - 19 de Dez // Fonte: Correio | Esporte

Um levantamento feito pela Pluri Consultoria, empresa especializada em pesquisas e análises sobre futebol, apontou quais foram os 25 times mais valiosos de 2014 e, pela segunda vez consecutiva, o Cruzeiro aparece no topo da lista, com um valor de mercado de € 81,7 milhões (R$ 273 milhões), o maior da história do clube.

Na 15ª posição da tabela está o Vitória, à frente do Bahia com um valor de mercado estabelecido em € 24 milhões (R$ 80,4 milhões). Por sua vez, o Tricolor está cinco posições abaixo, na 20ª, com um valor de mercado estimado em € 20,2 milhões, ou R$ 67,7 milhões. A pesquisa ainda mostra o crescimento dos clubes no quesito desde 2011, quando Vitória e Bahia estavam na 21ª e 15ª posições, respectivamente.

Em 2012, o Leão foi para a 22ª e o Esquadrão subiu para a 14ª. Em 2013, entretanto, o Vitória deu um salto para a 13ª colocação, enquanto o Bahia caiu para a 17ª. Após o rebaixamento deste ano, os dois desceram ainda mais no ranking.




Colunistas


Classificados