A presidência da Câmara não pagou o salário do vereador Albino Martins, isso aí é uma arbitrariedade, Albino faltou poucas sessões e de outubro para novembro quase não houve sessões ordinárias. O vereador Tom passou duas semanas na China e recebeu. Não pode usar dois pesos e duas medidas com determinadas pessoas.
Disse vereador Gilson Bastos contra Marcos Có 0



Últimos Comentários



Enquete


Blog

0 08:10 - 26 de Nov // Lindaiara Conceição |

  

 

Paixão, hoje na Gazeta do Povo (PR)

0 11:21 - 26 de Nov // |

A novela envolvendo a realização da Expomandioca 2014 chegou ao fim com um desfecho lamentável, o evento que já é tradição em Santo Antonio de Jesus foi cancelado na manhã desta quarta-feira (26), quem fez o anúncio do cancelamento foi o Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente Carlos Toneto, mas não explicou os motivos do cancelamento, ainda segundo ele, um evento semelhante, mas de menor porte será realizado pelo SEBRAE.

Por coincidência ou não, em 2012 (também ano político) a Expomandioca não foi realizada. Este ano a realização do evento arrastou-se por meses, Toneto inclusive chegou afirmar que o evento seria realizado, mas voltou atrás e cancelou. A Expomandioca é um evento organizado pela prefeitura municipal de Santo Antonio de Jesus e tem por escopo promover e proporcionar condições necessárias à geração de negócios a partir da mandiocultura, o evento firmou-se como um dos cinco maiores eventos do calendário agrícola em toda a Bahia.

Após uma repercussão negativa por parte da população em relação ao cancelamento da Expomandioca 2014, a assessoria da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente entrou em contato com o Blog do Valente e disse que a Expomandioca não foi cancela e sim adiada para 2015, veja a nota:

“O Secretário informa que não houve o cancelamento da Expomandioca, e sim o adiamento, a data será divulgada após o Carnaval de 2015”.

 

*Matéria atualizada às 13:58*

0 10:57 - 26 de Nov // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

O superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte do município (SMTT) de Santo Antonio de Jesus, Luciano Moura anunciou na manhã desta quarta-feira (26), novidades no trânsito da cidade, segundo ele, até o Natal as mudanças baseadas em um estudo realizado em 2013 serão aplicadas. “Nós vamos fazer de novo uma mudança na Mão Inglesa, nós fizemos uma primeira mudança em 2013 e deu certo, mas nós vamos fazer de novo outra mudança. Nós iremos fazer uma orientação e colocaremos auxiliares em todas as avenidas que forem mudadas. Então, a gente colocando um auxiliar durante 30 dias, com todas as placas novas e pintura nova, não vai confundir ninguém. A gente não pode fazer uma mudança e esquecer, deixa o público, o motorista à vontade, olhar e adivinhar, de noite passar por um lugar e no outro dia de manhã passar por esse mesmo lugar e não ter ninguém para poder indicar, então a gente tem uma preocupação muito grande com a educação. Mas todas as mudanças que a gente faz é pensando em trazer benefícios para a população no geral”, pontuou.

Confira as mudanças:

O Cajueiro será apenas no sentido UFRB, mão única descendo.

A Viriato Lobo será subindo, sentido centro. As transversais continuarão mão dupla.

Já na Mão Inglesa, o cruzamento que era feito entre a Luiz Argollo e a Rua da Linha não poderá mais ser feito.

0 23:00 - 12 de Jun // Redação | Santo Antônio de Jesus

 

 

0 11:11 - 20 de Nov // Lindaiara Conceição | Cultura e Arte

 

 

Confira o trailer de "Jogos Vorazes: A Esperança (Parte 1)", em cartaz no Cine Itaguari:

 

 

 

 

 

0 09:35 - 05 de Nov // |

Shopcar agora em novas instalações na Rua vereador João Silva, (Rua da Linha) com novos serviços: alinhamento em 3D, balanceamento, limpeza de bico, troca de óleo, serviços de mecânica, equipamento de som e acessórios. Shopcar Auto Center, agora mais ampla para melhor lhe atender. Rua da Linha 75 -3631-4503. Santo Antonio de Jesus Ba. Direção Ivonildo Matos.

0 11:10 - 20 de Set // Redação |

 

 

0 12:07 - 26 de Nov // Fonte: Correio | Bahia

A madrasta de um menino de 9 anos foi presa em Feira de Santana, na terça-feira (25), acusada de torturar, prender e negar socorro ao enteado após queimá-lo com água quente. De acordo com a titular da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Klaudine Passos, a jovem de 27 anos foi presa após uma denúncia anônima relatar que o menino sofreu queimaduras e estava preso em casa, agonizando.

O pai da criança também vai responder por não ter socorrido o filho. A situação aconteceu na última quinta-feira (20), depois que Carla Matias Vieira Santos chegou em casa do trabalho. Ao ser presa, a diarista relatou que chegou na residência que dividia com o enteado, o marido e o filho do casal, e viu tudo sujo e molhado de água, além de perceber que um perfume dela tinha sumido.

"Em depoimento, ela contou que ficou nervosa, achando que o menino tinha levado alguém estranho em casa e sujado tudo. Ela também achou que ele deu o perfume dela para outra pessoa", disse a delegada Klaudine.

Carla Vieira Santos, 27 anos, foi presa após queimar enteado

(Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)

O casal saía para trabalhar e deixava os filhos sozinhos em casa.

O garoto de nove anos ia brincar com os amigos na rua, e retornava para casa antes da chegada da madrasta. Neste dia, no entanto, ele foi surpreendido.

"Ela [Carla] ferveu uma panela de água e mandou o menino ajoelhar. Depois de queimá-lo, ela jogou água fria nele", diz a titular.

0 12:05 - 26 de Nov // Fonte: Correio | Esporte

Pior do que uma missão quase impossível é uma missão perdida antes mesmo de começar. As chances do Bahia permanecer na Série A são ínfimas - menos de 1%, segundo matemáticos da UFMG -, mas o clube pode ser rebaixado antes mesmo de jogar sua sorte contra o Grêmio, domingo, às 18h30, na Fonte Nova.

É que, no sábado, o Palmeiras enfrenta o Internacional, às 18h30, em Porto Alegre, e o Vitória vai até Manaus encarar o Flamengo, às 20h. Se o alviverde paulista empatar ou o eterno rival vencer, o Bahia já dormirá matematicamente rebaixado à Série B.

"É complicado. A gente vai trabalhar, treinar forte. Vai ser difícil. A gente vai estar concentrado para o jogo da nossa vida e, dependendo de resultados, pode acabar. Mas vamos ter esperança, torcendo paraos resultados darem certo e domingo a gente fazer o nosso", afirmou o atacante William Barbio, que pode ser titular na partida no lugar do lateral-esquerdo Guilherme Santos, suspenso.

No entanto, o oposto também pode acontecer e os dois adversários contra o rebaixamento perderem. Aí caberá ao Bahia fazer algo que não foi tão comum durante este ano na Série A: ganhar. "Se der tudo certo, a gente tem que fazer nossa parte. Desta vez, nem que seja meio a zero, a gente tem que vencer", completou.

Além de Guilherme Santos, o técnico Charles Fabian pode ficar sem o atacante Kieza. O jogador, que não atuou no sábado passado na derrota por 2x1 contra o Atlético-PR, ainda se recupera da pancada na costas que recebeu contra o Criciúma, há uma semana, e segue como dúvida.

0 12:00 - 26 de Nov // Priscila Braga | Santo Antônio de Jesus

A vitrine da Loja Segunda Pele é um espetáculo à parte, e quem entra encontra um verdadeiro show de preços baixos, qualidade e excelente atendimento. As tendências da atual estação esperam por você na Segunda Pele. Vista sua família inteira com o que há de melhor com um preço justo. Moda que vai do simples ao sofisticado. Faça uma visita e tenha o melhor em seu guarda-roupa. Dividimos em até 6x no cartão.

Rua Landulfo Alves s/n, Galeria Moura, Santo Antônio de Jesus

Tel: (75) 3631-0872

0 11:54 - 26 de Nov // Fonte: Metro 1 |

A Polícia Federal, o Ministério da Previdência Social e o Ministério Público Federal desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar benefícios da Pensão Por Morte Previdenciária esta quarta-feira (26), em Maragogipe.

De acordo com o jornal A Tarde, o grupo colocava pessoas fictícias no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) com a finalidade de obter benefício. Os criminosos utilizavam CPF e identidade de pessoas mortas, informando data retroativa do óbito com até 7 anos anteriores à data da entrada do requerimento. Com isso, a geração de valores ficavam atrasados a receber.

Ainda segundo a matéria, o grupo é liderado por um servidor da Previdência Social da cidade e seus parentes. No ato da habilitação dos benefícios, o servidor e familiares eram cadastrados como Representantes Legais. O prejuízo inicialmente identificado aproxima-se de R$ 2.7 milhões. A PF cumpriu cinco mandados de busca, quatro prisões, afastamento da função pública e bloqueio das contas bancárias. As penas podem chegar a nove anos de reclusão.

0 10:46 - 26 de Nov // Djalma Macedo | Saúde

Dr. Artur Ramos Filho, especialista em mastologia e pós graduado em neurologia, graduado no sistema músculo esquelético na universidade da California , participou do quadro Mais Saúde do programa Levante a Voz, explicando o que é e porque deve ser feito o exame de ultrassonografia.

"A indicação deste exame depende do quadro clínico do paciente.  Ela se baseia pelo exame das ondas sonoras e não provoca qualquer dano ao paciente, é de fácil acesso, mais barato e indicado para diversos fins. Pode ser utilizada como preventiva ou fator diagnóstico", explicou.

O exame costuma variar de acordo com o paciente e o tipo do aparelho utilizado, demorando em média de 15 a 20 minutos.

A ultrassonografia pode ser diagnosticar problemas relacionadas com diversos problemas de origem superficial, desde abdomem até transvaginal e tumores.  " É um excelente método de diagnóstico para avaliação, desde que haja um médico experiente e um bom aparelho".

Celso Rommel / Blog do Valente

0 10:44 - 26 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Pedreiro que só trabalha de empreitada, sem qualquer registro, não tem qualquer amparo de saúde, décimo terceiro ou aposentadoria. O alerta foi feito por Valdemir Santos, representando o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, participando do programa Levante a Voz.

Para os sindicalizados, entretanto, o apoio é garantido.  " Aqui o trabalhador tem a assessoria jurídica e está sempre contando com todo uma referência na defesa dos seus direitos", disse.

O sindicalista deixou no ar um conselho aos pedreiros e demais trabalhadores da construção civil a comparecerem na sede do sindicato munidos de documentação para obterem maiores esclarecimentos.

Celso Rommel /     Blog do Valente

0 10:42 - 26 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O Centro Espírita José Petitinga promove nesta quarta feira ( 26 ) no salão de eventos da entidade, localizada à rua Alan Kardec, próximo à praça Duque de Caxias em Santo Antônio de Jesus, a encenação da peça tetral " E a Vida Continua".

Edson Dias, coordenador da instituição, lembrou o tema da peça: "A matéria vira pó mas a alma é imortal e continua vivendo", disse. No programa Levante a Voz, ele fez o convite para pessoas das mais diversas matizes religiosas, ressaltando a necessidade de aproximação do mundo espiritual.

A peça será encenada por um grupo do Rio de Janeiro a partir das 19hs30. O valor da contribuição para custear o evento é de vinte reais.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 10:41 - 26 de Nov // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

É grande a expectativa para mais uma edição do prêmio Fama, que acontece nesta quinta feira (27 ) no espaço de eventos da Fazenda Amoras em Santo Antônio de Jesus.
O prêmio concede o reconhecimento às personalidades e empresas escolhidas através de pesquisa popular. Empresários dos mais diversos segmentos estarão sendo representados, com mais de cento e cinquenta participantes.

Festa para convidados já préviamente inscritos, o prêmio Fama não disponibiliza ingressos e já está expandindo para outras cidades. Segundo o organizador da festa, Abílio Neto,  a partir de 2015 a homenagem acontece em Alagoinhas em Camaçari.

Celso Rommel /  Blog do Valente

0 10:33 - 26 de Nov // Fonte: Bahia Notícias |

O Município de Jaguaripe, no recôncavo baiano, em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), se comprometeu a reformar e estruturar o Conselho Tutelar local. O termo foi assinado pelo prefeito Heráclito Rocha Arandas. De acordo com o MP, a proposta é garantir atendimento prioritário à criança e ao adolescente no município. O TAC prevê a execução de uma reforma na estrutura física do prédio e revisão do sistema elétrico e hidráulico, que deverão estar de acordo com o parecer técnico da Equipe de Vigilância Sanitária. O Município também deverá adquirir e instalar equipamentos de informática e implantar imediatamente o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia). Além disso, funcionários da Secretaria de Assistência Social, tais como assistente social e psicólogo, deverão ser disponibilizados para prestar serviço ao Conselho Tutelar. A municipalidade ainda deverá ofertar um carro para atendimento do conselho. Caso não cumpra com as obrigações assumidas, o Município estará sujeito à multa diária no valor R$1 mil, que será depositado no Fundo Municipal da Infância e Juventude.

0 10:31 - 26 de Nov // Fonte: Bahia Notícias |

Como prometido, além do parecer quanto aos documentos das chapas interessadas em concorrer à presidência do Esporte Clube Bahia, a Comissão Eleitoral anunciou os números que serão usados por cada candidato no dia da votação para escolha do mandatário tricolor para os próximos três anos. Os números utilizados pelos presidenciáveis serão entre 91 e 99, escolhido de maneira livre a partir da ordem de inscrição das chapas. Quanto ao conselho deliberativo, os documentos apresentados pelas seis chapas serão analisados pela comissão a partir desta quarta-feira (26).

Confira a numeração da eleição:

91 - 'A Vez do Futebol': Marcelo Sant'ana e Pedro Henrique

92 - 'A Vez da Arquibancada': Ronei Carvalho e Adriano Souza

93 - 'Nova Ordem Tricolor': Marco Costa e Leandro Neves

94 - 'Integridade Tricolor': Antonio Tillemont e Ricardo Tupinambá

95 - 'Virada Tricolor': Rui Cordeiro e Antônio Ribeiro Leite

97 - 'Vida Nova': Nelcival Menezes e Adriano Rios Lacerda

98 - 'A Voz do Campeão': Olavo Fonseca e Fernando Jorge

99 - 'Bahia Campeão dos Campeões': Flávio Alexandre (Binha) e José Luiz Rebouças

0 10:01 - 26 de Nov // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

Em entrevista nesta quarta-feira (26), o dentista e primeiro suplente da Câmara de Vereadores de Santo Antonio de Jesus, Aislan Rocha falou sobre a possibilidade de assumir uma cadeira. “Eu na eleição de 2012 obtive uma votação que me colocou na condição de 1º suplente de vereador. O 1º suplente ele deve assumir um mandado no caso de ausência de um dos titulares, no meu caso, sou suplente de Tom, Fátima e de Bino. Tivemos notícia através da imprensa que o vereador Albino Martins teve um problema sério de saúde, mas que prontamente teve os devidos cuidados e está com a saúde restabelecida. Obviamente que demanda alguns cuidados posteriores, não sei ao certo qual será a orientação médica com relação ao seu repouso, não sei se o Bino vai precisar se licenciar. Obviamente que se isso acontecer, a Câmara tem a obrigação de convocar o suplente e eu assumirei e honrarei o mandato que o Bino vem honrando e representarei a população da mesma forma como ele vem fazendo. Eu tenho até evitado me manifestar sobre essas questões polêmicas em relação a Câmara para não parecer que eu falo como vereador, sem ser e também para não dá impressão que eu estou agourando o nosso vereador Albino Martins, pelo contrário, eu torci para que ele se restabelecer, não seria de bom tom a gente se apresentar para a sociedade em uma situação ruim, graças a Deus que Albino está bem, voltará para o nosso convívio, não sei se voltará para a Câmara”, disse.

Já sobre a eleição na Câmara Municipal, Aislan não poupou críticas ao processo. “Como cidadão envergonha a todos nós de Santo Antonio de Jesus a forma como o processo eleitoral da mesa diretora da Câmara de vereadores daqui transcorre, extremamente judicializada com ações de um lado e do outro, com acertos e conchavos de madrugada, a pessoa precisa sair da cidade, se esconder para poder fugir do assédio. Então é um negócio realmente de causar estranheza a quem acompanha de fora e de nos causar vergonha. Eu atribuo isso a falta de diálogo entre as partes envolvidas, falta de entendimento e ao extremo interesse pelo poder. Mas considero legítima a disputa entre os grupos. Mas eu acho que no nível que está prejudica tanto a gestão da Câmara quanto a gestão do município no momento que expões as vísceras desse processo que está extremante judicializado que nos enoja e no causa vergonha”, criticou.

0 09:55 - 26 de Nov // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 09:26 - 26 de Nov // Informações R.Andaiá FM |

Na manhã desta quarta-feira (26), o vereador Gilson Bastos falou sobre a expectativa em relação a eleição que irá eleger o novo presidente da Câmara Municipal de Santo Antonio de Jesus. “Quando o presidente da Câmara Marcos Có quiser marcar, ele poderá marcar, nada impede, assim que ele marcar nós tiramos a representação do mandado de segurança que nós fizemos. Já teve três datas para realizar a eleição e em nenhuma foi realizada. Na última no dia 13, apresentamos nosso candidato Luiz do Alto, o presidente da Câmara ilegalmente usou um artigo do regimento interno, ele não poderia tomar uma decisão sozinha em um colegiado com 14 membros. O presidente sozinho não pode decidi nada em relação a parte política da Câmara”, disse.

Gilson demonstrou total confiança com a vitória da chapa e disparou contra o atual presidente Marcos Có “Nós temos oito vereadores em nossa bancada, a maioria absoluta, o presidente da Câmara tem que saber que quem decide é a maioria, quem ganha é quem tem time forte. Nós temos oito vereadores unidos, o vereador Albino já se encontra na cidade. Quero até fazer uma nota de repúdio contra a presidência da Câmara que não pagou o salário do vereador Albino Martins, isso aí é uma arbitrariedade, Albino faltou poucas sessões e de outubro para novembro quase não houve sessões ordinárias. O vereador Tom passou duas semanas na China e recebeu. Não pode usar dois pesos e duas medidas com determinadas pessoas. O caso de Albino Martins foi grave, e presidente da câmara não passou a remuneração que o vereador tem direito. Ele não pode fazer isso, uma espécie de retaliação para o vereador Albino voltar para sua bancada. O presidente tem que saber que a Câmara não é dele”, disparou.

Já sobre possíveis mudanças na chapa, Gilson afirmou que os nomes serão mantidos. “A candidatura de Luiz do Alto está consolidada, ele será o presidente da Câmara a partir de 1º de janeiro de 2015, não vamos mudar nenhuma chapa porque temos um compromisso firmado”, finalizou.

0 09:18 - 26 de Nov // Fonte: R7 |

Histórias de mulheres que se apaixonam por assassinos em série são bem mais comuns do que a razão é capaz de explicar. No caso do vigilante Thiago Henrique Gomes da Rocha, suspeito de matar 39 pessoas em Goiânia, um detalhe potencializa esse tipo de atração: a beleza física. Alto, forte, com traços bem desenhados, Rocha chamou a atenção de jovens, que se mostraram interessadas em tentar uma aproximação, em saber mais sobre ele.

Uma das advogadas do vigilante, Brunna Moreno de Miranda, revelou que ela e as colegas que atuam no caso recebem e-mails e mensagens no celular de mulheres perguntando como podem fazer para conhecer o suspeito. De acordo com Brunna, ao grupo são enviadas também mensagens de jovens que chegaram a conviver com Rocha.

Investigações confirmam que Rocha foi o autor de 16 mortes. Exames de microbalística de 13 casos concluíram que a arma usada foi a mesma apreendida com o suspeito

Montagem/R7

— São e-mails, mensagens de celular de mulheres ou que o conhecem de algum lugar e que querem que a gente fale delas para ele ou algumas perguntando como podem fazer para conhecê-lo. Tem muita coisa. Mulheres que querem fazer doação, querendo dar as coisas, enviar para o presídio.

A advogada contou que tomou conhecimento, por meio de policiais, de que há aquelas que vão até o presídio e perguntam como devem proceder para ver Rocha. Ela acrescentou que, nas mensagens, a abordagem segue, em geral, uma mesma linha: jovens alegando que viram o caso, acharam o vigilante interessante e que pretendem conhecê-lo pessoalmente.

— Na verdade, desde a delegacia [quando o suspeito ainda não havia sido transferido para o complexo prisional] era assim. Elas ligavam para a delegacia [para perguntar sobre Rocha].

Brunna relatou que, vez ou outra, comenta com o cliente sobre as “pretendentes”.

0 08:42 - 26 de Nov // Fonte: Assessoria |

Em votação realizada na manhã desta terça-feira (25), o Vereador Eder Galvão, foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Sapeaçu. A chapa ainda foi composta pelos vereadores Carlos Alberto Sampaio, 1º vice Presidente, Temístocles de Araújo 1º Secretário e Durval Santana 2º Secretário. A votação aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores municipais, servidores e comunidade em geral.

Após contagem dos votos obteve-se o seguinte resultado: dez votos a favor e um voto em branco. Apurado o resultado o atual Presidente da Câmara Zelino Nascimento declarou eleitos os componentes da mesma, para os trabalhos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sapeaçu, na Legislatura de 2015 a 2016.

“Para mim é um prazer muito grande ser votado por quase unanimidade pelos meus colegas vereadores e ter o reconhecimento e consideração deles em me fazer presidente desta casa, agradecer do fundo do coração ao prefeito Jonival Lucas por me apoiar e agradecer a todos que vieram nos prestigiar. Podem ter certeza que o biênio de 2015-2016 continuarei trabalhando incansavelmente para o bem de todos e fazer Sapeaçu cada vez melhor”, ressaltou Eder Galvão.

A Sessão de posse será no dia primeiro de Janeiro de 2015 na Câmara Municipal.

0 08:35 - 26 de Nov // Lindaiara Conceição |

Na madrugada desta quarta-feira (26), dois criminosos chegaram em uma moto e colocaram explosivos no terminal de autoatendimento do Banco Bradesco, quantidade de explosivo não foi suficiente para o terminal abrir. Os bandidos fugiram sem levar nada.

(Fotos enviadas por internautas)

0 08:26 - 26 de Nov // Fonte: Correio | Justiça

Casais homossexuais da Bahia poderão registrar os filhos diretamente nos cartórios, a partir do dia 8 de dezembro — quando passa a valer a regulamentação do Tribunal de Justiça da Bahia, publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última sexta-feira.

Nesta quarta-feira (26), os casais têm que recorrer à Justiça para garantir o direito. A Bahia é o segundo estado a permitir esse registro — atrás de Mato Grosso, em julho. A nova regulação foi criada para o caso de lésbicas que já são casadas, segundo o advogado Filipe Garbelotto, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Antes, um casal de mulheres que fizesse uma inseminação artificial ou uma fertilização in vitro com o material genético das duas não conseguia registrar o nome delas como mães — a não ser na Justiça. Na maternidade, apenas o nome da mãe que gestou e pariu era colocado”, disse.

Com a mudança, elas vão levar a certidão de nascido vivo e a certidão de casamento ao cartório e colocar o nome das duas mães na certidão.

0 08:23 - 26 de Nov // Fonte: Correio | Bahia

O carro de um vereador de Jaguaquara, no sudoeste baiano, foi incendiado na noite desta terça-feira (25) na BR-420. O veículo teve perda total.

O vereador Lindoval Muniz viajava de Jequié para Jaguaquara pela BR-420 quando o carro, um Ford Perina da década de 1980, teve problemas mecânicos. Ele deixou o veículo na tarde de hoje às margens da rodovia e foi para casa, em Jaguaquara, de carona. Por volta das 21h, ele retornou ao local onde deixou o carro com o irmão para pegar o veículo. "Esperei meu irmão chegar para 'puxar' o carro, mas quando chegamos lá vimos que colocaram fogo, queimou tudo", contou o vereador.

O caso foi registrado na delegacia de Jaguaquara, que investiga o que pode ter motivado a ação. Segundo investigadores, dois homens em uma moto foram vistos próximo do carro por volta das 20h, mas como estava escuro a testemunha não conseguiu identificá-los.

O carro ficou tão destruído que foi impossível recolhê-lo hoje. Ele deve ser removido nesta quarta e levado a um ferro velho.

0 08:18 - 26 de Nov // Fonte: Metro 1 |

Quem vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de dezembro vai ter que "coçar" o bolso. Isso porque o exame ficará mais caro a partir de 1° de dezembro. O acréscimo ocorre em razão do cumprimento de uma Lei Federal do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que aumenta o número de aulas práticas de volante obrigatórias a serem feitas pelos alunos.

Atualmente, o aluno realiza 20 aulas práticas e passará a fazer 25. As cinco aulas adicionais podem ser feitas com o veículo ou utilizando o simulador, caso a autoescola tenha o equipamento disponível. O preço pago para tirar a 1ª habilitação para carro e moto, atualmente é de R$ 1.8 mil e passará a ser R$ 2 mil. A habilitação só para automóvel está custando R$ 1.5 mil e passará a ser R$ 1.7 mil. Dessa forma, o preço mínimo é de R$ 2 mil e o máximo de R$ 2.2 mil.

0 08:00 - 26 de Nov // Priscila Braga |

0 20:10 - 25 de Nov // Fonte: G1 / Editado | Cultura e Arte

"Jogos Vorazes: A esperança - Parte 1", é claramente um aquecimento para o grande final que só chega aos cinemas em novembro de 2015. Mesmo assim, a divisão do terceiro livro de Suzanne Collins em dois filmes não decepciona. Desta vez, a Katniss Everdeen de Jennifer Lawrence é a figura revolucionária pela qual os fãs tanto esperavam. Assista ao trailer do filme abaixo.

A primeira parte de "A esperança" começa com uma Katniss deprimida, em estado de choque, refugiada no Distrito 13 após a completa destruição do Distrito 12. Sua obsessão é saber se Peeta Mellark (Josh Hutcherson) está vivo. Enquanto a preocupação de Alma Coin (Julianne Moore), presidente do 13, e de Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) é reunir os sete distritos que estão em greve contra a Capital, tendo Katniss como líder.

Todos vestem uniformes militares e a atmosfera é mais sombria. Afinal, é declarada uma guerra civil em Panem. Revoltada com os ataques comandados pelo presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss aceita ser "a face da revolução", simbolizada pelo pássaro tordo, o "mockingjay" do título original, e pede que todos "juntem-se à luta". Na TV da Capital, é revelado que Peeta sobreviveu, mas seu discurso prega o cessar-fogo e, logo, ele é considerado traidor.

0 19:56 - 25 de Nov // Fonte: Correio |

A repórter Lanna Coelho, da TV Equinócio, afiliada da Record no Amapá, virou piada nas rede sociais após a entrevista com uma "vítima" de um grave acidente. O detalhe é que todo o cenário de acidente não era real. Na verdade, ali era uma cena e a vítima, na verdade, era um ator.

1 19:30 - 25 de Nov // Fonte: Metro 1 |

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (25) a proposta que previa a implementação de pensão vitalícia para ex-governadores que permaneceram quatro anos consecutivos no cargo ou cinco intercalados. A proposta segue para sanção do governador Jaques Wagner que, caso sancione, irá receber R$ 19,3 mil por mês. Em caso de morte, a viúva continuará recebendo a pensão. Os ex-governadores César Borges e Paulo Souto também deverão ser contemplados retroativamente com a proposta

0 18:10 - 25 de Nov // Fonte: Correio |

No Brasil, as férias duram 30 dias corridos (21 dias úteis) e há quem ache que esses dias de repouso não são suficientes. Bem perto daqui, na Argentina, os hermanos têm direito a apenas 10 dias de férias por ano. Em alguns países, como os Emirados Árabes e o Iêmen, as férias duram 30 dias úteis, e são os dois lugares com mais dias de folga.

No oposto do descanso, China e Nigéria são os que menos dias o trabalhador têm para descansar: apenas 5. O descanso de pelo menos três semanas ao longo do ano é garantido pelo OIT (Organização Internacional do Trabalho), mas nem todos aplicam a determinação.

Veja quanto tempo duram as férias em cada país

6 dias

México

8 dias

Japão

10 dias

Argentina, Colômbia, Equador, Canadá, Vietnã e Paraguai

12 dias

Indonésia e Turquia

20 dias

Senegal, Austrália, Alemanha, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Uruguai, Bélgica, Finlândia, Rússia e Suíça

21 dias

Brasil, Arábia Saudita, Bahrein, Noruega, Cuba, Peru, e Espanha

25 dias

Áustria, Dinamarca, Kuait, França, Suécia, e Síria

0 18:06 - 25 de Nov // Fonte: Bahia Notícias |

Será levado a julgamento popular nesta quarta-feira (26) pelo Tribunal do Júri no Fórum Criminal de Lauro de Freitas, Alisson Luis dos Santos Maia, soldado da aeronáutica acusado de cometer dois homicídios dolosos e lesão corporal grave. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Alisson foi responsável pela morte de Adriane Aparecida Urbano Gomes e sua filha Dayane Dias Gonçalves, além de deixar tetraplégico Tiago Dias Gonçalves, ao participar de um racha. Além do comprovado excesso de velocidade, ainda não se sabe qual a procedência do veículo que o réu dirigiu no dia do acidente, 18 de dezembro de 2009. Alisson confessou a responsabilidade pela morte de Adriane e Dayane na Ilha do Rato, em Salvador. Mãe e filhos, no momento do acidente, voltavam de um supermercado a pé, e estavam em uma rua residencial. Consta também na denúncia que, após o acidente, o réu não se preocupou em socorrer as vítimas e que um familiar e amigos esconderam o carro em um Lava Jato. Em 2012, a juíza Patrícia Sobral Lopes acatou a denúncia do Ministério Público, entendendo já estar devidamente provada a materialidade do crime e haver indícios de sua autoria. A defesa recorreu, mas a decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Cinco anos após o acontecimento, Alisson, que respondia ao processo em liberdade, será levado a júri popular. O promotor de justiça responsável pelo caso é Luciano Valadares, e a defesa, do advogado José Wilson Moreira.

0 17:50 - 25 de Nov // Nadia Santos |

O relator do projeto de lei do Estatuto da Família, deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), apresentou na última segunda-feira (17) substitutivo à proposta em que mantém a definição de família como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, por meio de casamento ou união estável. Ainda não há data prevista para a votação do texto na comissão especial que analisa a matéria. O relator inseriu no texto outro dispositivo polêmico: o substitutivo modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) para exigir que as pessoas que queiram adotar sejam casadas civilmente ou mantenham união estável, constituída nos termos do artigo 226 da Constituição. Como o texto constitucional reconhece explicitamente apenas a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, na prática o substitutivo proíbe a adoção de crianças por casais homossexuais, de acordo com a Agência Câmara. Hoje, embora a adoção de crianças por casais gays não esteja prevista na legislação, ela tem sido garantida pela Justiça. Porém, para Fonseca, “a concessão pelos tribunais da adoção homoafetiva desconsidera o fato de que o tema de pares homossexuais formando famílias ainda não está pacificado na sociedade”. Na visão dele, “trazer a criança para o meio de um furacão é no mínimo desprezo à proteção dos direitos desse menor.” A proposta permite, porém, a adoção por solteiro ou por uma única pessoa. “Isso não seria contrário à plenitude do interesse da criança e teria o paralelo com a família monoparental”, afirma Fonseca. Para ele, a união entre homem e mulher, da qual se “presume reprodução conjunta”, é o “sustentáculo da sociedade” e a única que deve ensejar “especial proteção do Estado”. (BN)

0 17:35 - 25 de Nov // Nadia Santos |
Foragido da Justiça e suspeito de envolvimento em homicídios na cidade de Esplanada, o traficante Robson da Silva Gomes, o “Boró”, foi preso na manhã desta terça-feira (25) por investigadores da delegacia local. Contudo, o que surpreendeu os policiais foi o fato de o criminoso confessar que vestia roupas femininas para evitar ser reconhecido quando circulava pela cidade.
 De acordo com a assessoria da Polícia Civil, Robson foi localizado por policiais militares e tentou escapar ao cerco pulando o muro de uma residência vizinha, mas foi alcançado e conduzido à delegacia, onde teve o mandado de prisão preventiva por tráfico, roubo e homicídio, cumprido na unidade policial. Ele também estava com uma arma no momento da prisão e foi autuado em flagrante por porte ilegal.
0 17:19 - 25 de Nov // Nadia Santos |

Os dois homens e uma mulher presos na tarde de ontem, em Vitória da Conquista, a 527 km De Salvador, foram libertados na manhã desta terça-feira (25). Eles foram presos sob acusação de abusos sexuais contra jovens garotas, de 14, 11 e 10 anos. Os pais das jovens identificados como Rozilda Freitas Santos e Francisco de Jesus Santos, ofereciam as garotas para programa em troca de bebidas alcoólicas. Dalmácio Freitas, que também estava, preso foi solto.

De acordo com a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher da cidade, Decimária Cardoso, eles foram libertados porque ainda não há provas contra os acusados e não foram presos em flagrante. Segundo ela, as investigações ainda vão começar e os denunciados serão presos apenas se ficar comprovado os abusos e os maus tratos. Decimária ainda disse que as jovens foram encaminhadas na tarde de hoje para fazer exames e ficarão sob guarda do Conselho Tutelar até o Juizado da Infância decidir sob o destino das adolescentes. (Aratu)

 
0 17:02 - 25 de Nov // Nadia Santos |
O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras foi divulgado nesta terça-feira (25), e mostra que o Brasil reduziu a desigualdade do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) entre as suas 16 regiões metropolitanas entre 2000 e 2010. O Atlas levou em conta dados do Censos Demográficos de 2000 e 2010, do IBGE.
A diferença entre São Paulo e Manaus, respectivamente o maior e o menor IDHM diminuiu de 22,1% para 10,3%. Em relação a 2010, a disparidade entre as duas regiões metropolitanas foi reduzida. Manaus teve o maior crescimento do país no período. As outras 14 regiões metropolitanas analisadas no atlas tinham pontuação entre 0,6 e 0,699 em 2000, considerada "média". Em 2010, todas as capitais cresceram e passaram a ter índice entre 0,7 e 0,799, classificada como "alta".
O IDHM é um índice composto por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). (Metro1)
 
0 17:00 - 25 de Nov // Nadia Santos | Santo Antônio de Jesus

As pessoais insistem em acumular lixo em locais inadequados. As fotos  mostram o acúmulo de lixo ao lado do galpão de confecções da Feira Livre de Santo Antônio de Jesus.

0 16:47 - 25 de Nov // Nadia Santos |

Dos 49 anos que Ana Paula Padrão comemora nesta terça-feira (25.11), 28 ela dedicou ao jornalismo. Começou a carreira na TV Brasília, em 1986, de onde foi para a TV Globo, em 1987 e ficou até 2005.

Foi editora-executiva e apresentadora do “Jornal da Globo” logo depois de atuar como correspondente em Londres e Nova York. Também foi apresentadora do “Jornal Nacional”. Exerceu papel fundamental nas coberturas da Guerra do Afeganistão (2000) e dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Da Globo passou para o SBT onde estreou em agosto de 2006 como apresentadora do “SBT Brasil”. Deixou a emissora de Silvio Santos em 2009, onde seu último trabalho foi o "SBT Realidade", programa de documentários em que pode exercitar seu talento em descobrir povoados, contar histórias marcantes e mostrar personagens interessantes.

A saída do SBT coincidiu com o afloramento da grande empresária em que Ana Paula Padrão se transformou, paralelamente ao trabalho como jornalista.

Ela fundou a Touareg, sua bem-sucedida agência de conteúdo, que tem no portfólio hoje em dia clientes do peso da Bombril, Itaú, Magazine Luiza, Sebrae e Pfizer. Foi também em 2009 que ela foi para a Record, onde ficou até março de 2013 e apresentou o “Jornal da Record”.

Antes de deixar a Record, lançou mais um empreendimento de sucesso, o Tempo de Mulher, um portal que oferece serviços, promove eventos como seminários, e faz pesquisas sobre a mulher de classe média. E ainda merece destaque o projeto Escola de Você, uma plataforma digital com linguagem de TV para aumentar a autoestima das mulheres.

0 16:39 - 25 de Nov // Nadia Santos |

Foi divulgada nesta terça-feira (25) a sexta edição do "Mapeamento dos Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras" pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o levantamento, a região Nordeste é segunda com maior número de áreas de risco propícias à exploração sexual de crianças e adolescentes, com 475 locais vulneráveis. 

 A primeira região no ranking é a do Sudeste, com 494 áreas, ultrapassando a região Centro-Oeste, que liderava o estudo anterior, que apresento 392 pontos de vulnerabilidade. A região Sul teve 448 pontos mapeados, e o Norte, 160. Ao todo, 1.969 áreas de risco foram mapeadas entre 2012 e 2013. No último levantamento, foram identificados 1.776 pontos. O estudo foi realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Childhood Brasil, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério Público do Trabalho (MPT). 
 Para classificar a vulnerabilidade dos locais mapeados, o estudo classifica como pontos propícios os ambientes ou estabelecimentos com "presença de adultos se prostituindo, inexistência de iluminação, ausência de vigilância privada, locais costumeiros de parada de veículos e consumo de bebida alcoólica." (Metro1)
0 16:33 - 25 de Nov // Nadia Santos |
Praticamente confirmado na Série B de 2015, o Bahia tem outra dor de cabeça para lidar até o final da temporada. De acordo com a revista Placar, quatro atletas do time estão entre os piores do Campeonato Brasileiro. Como critério de avaliação, o atleta tem que ter participado de pelo menos 15 jogos no Brasileirão. 
 O goleiro Marcelo Lomba tem a nota média de 5.57 nas atuações até então, aparecendo no 21º e último lugar do ranking de goleiros. Na tabela dos laterais-direitos, Roniery aparece em último lugar, com média de 5.20, também na 21º colocação. O lateral esquerdo Guilherme Santos é o pior colocado no ranking de lateral-esquerdo, com média de 5.19. De acordo com a revista, Henrique, o pior atacante do Campeonato Brasileiro aparece em último lugar, com média de 4.83. (Metro1)



Colunistas


Classificados