Como eu não posso pautar o meu Mandato em coisas tão pequenas, a exemplo das “cores da cidade”, vou focar em embasar as denúncias contra os que se nutrem descaradamente do dinheiro público. E aos fascistas de plantão: Cuidado, sua hora vai chegar! ... Vereador Uberdan Cardoso


Últimos Comentários



Enquete


Blog

Polícia

0 10:22 - 23 de Abr // Elaine Brito | Polícia

De cuecas, um jovem foi amarrado com pedaços de lençol a um poste de energia elétrica e recebeu golpes de fios de cobre em Ipatinga, no Vale do Aço. Moradores que o apontavam como suspeito de roubos no Morro do Sossego, no bairro Veneza, filmaram a agressão até a chegada de policiais militares.

O caso foi registrado pela PM como lesão corporal. Josimar Dias de Sena, 18 anos, disse ter sido retirado à força de casa na última quinta-feira (17) por homens desconhecidos. Já seminu, ele foi amarrado ao poste com as mãos para trás e espancado por um homem não identificado.

Durante as agressões, o suspeito de assalto foi obrigado a gritar: “nunca mais vou roubar no morro”. A filmagem, realizada na rua Comunidade, foi divulgada nesta terça-feira (22).

De acordo com a Polícia Militar, Josimar Sena afirmou que não conhecia os agressores e que não os denunciaria caso soubesse quem são, já que possui dívidas com traficantes e é responsável por “outros delitos” no bairro.

Ele foi levado por militares a uma Unidade de Pronto Atendimento com feridas nas costas, pernas e braços. Nenhuma vítima de roubo denunciou Josimar de Sena à polícia após o espancamento. O agressor não foi identificado. (R7)

0 10:12 - 23 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Durante os três dias de greve da Polícia Militar (PM) no estado, a Secretaria de Segurança Pública registrou 53 mortes em Salvador e Região Metropolitana. Os dados alarmantes causaram prejuízos para toda a população. Em conversa com o apresentador Mário Kertész, na manhã desta quarta-feira (23), o coronel comandante da Polícia Militar Alfredo Castro falou sobre os danos causados pela greve. "A paralisação da Polícia Militar trouxe perdas irreparáveis, tanto para a Polícia Militar quanto às pessoas. Isso causa um reflexo na sociedade e na Polícia Militar. Uma das etapas que nós podemos chegar a uma greve é a falta de diálogo. Mas até agora eu não entendo como deflagrar uma greve, pois está tendo diálogo até mesmo pós greve", disse. 

O coronel comentou a atitude de capitão Tadeu, que, após a prisão de Prisco, convocou os policiais do estado para se aquartelarem em protesto à prisão: "Da mesma forma que ele [Cap. Tadeu] pediu pra aquartelar, ele podia orientar dizendo que a prisão de Prisco foi uma prisão federal e que o estado não teve nenhum desacordo. Mas houve um ruído dizendo que o estado teria quebrado o acordo, e não foi dessa maneira".

Questionado sobre a legalidade da greve da Polícia Militar, Castro afirmou que há contrapartidas em relação ao direito da paralisação dos militares. "É uma discussão judicial. Existe uma legislação que nega e outros dizem que não. Na minha opinião, não existe a possibilidade de greve. É um momento a ser discutido", disse. O coronel também afirmou que, após várias rodadas de negociação, não há mais pontos a serem discutidos com os policiais: "Nós não temos hoje a preocupação de dizer que o governo fechou as portas para a negociação com a PM". (Metro1)

0 07:38 - 23 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O advogado Ricardo Lopes Hage, marido de uma juíza do Trabalho e parente do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU) Jorge Hage, está preso na sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), nos Barris, em Salvador, acusado de extorsão e crimes sexuais pela internet. O Bahia Notícias apurou que a prisão temporária de 30 dias, iniciada na última sexta-feira (18), foi solicitada pela Justiça após denúncias de mulheres e até adolescentes que se diziam vítimas de chantagem do jurista.

O sigilo telefônico do advogado foi quebrado, bem como expedidos mandados de busca e apreensão para capturar, segundo o processo, "fotos, papéis, celular, aparelhos eletrônicos e qualquer mídia que armazene dados, incluindo-se disquetes, CDs, DVDs, pendrives, HDs externos, CPUs e cartões de memória, que estejam em poder do investigado e na sua residência", situada em um condomínio de luxo no bairro de Patamares.

De acordo com as investigações do setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, lideradas pela delegada Susy Anne Brandão, Ricardo Lopes Hage se escondia atrás de um perfil feminino falso no Facebook para atrair mulheres. À medida em que conquistava a confiança das amigas virtuais, ele pedia fotos íntimas, conseguia número de telefone e fazia propostas indecentes. Depois se identificava como homem, enviava imagens obscenas e ameaçava divulgar na internet o teor do contato, caso não obtivesse sexo. O processo já está em segunda instância e corre na Segunda Turma da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O relator é o desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim. (BN)

0 07:28 - 23 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma mulher morreu na tarde desta terça-feira (22), por volta das 15h,  após reagir a um assalto na cidade de Irecê,  a 483 quilômetros de Salvador.

De acordo com a delegacia do município, Érica Medrado Ferreira, 29 anos, era engenheira civil. Érica saía de sua residência quando dois homens armados em uma moto a surpreenderam. Os suspeitos tentavam levar a bolsa da engenheira, mas ela teria reagido ao assalto quando foi baleada. A vítima foi atingida com três tiros no abdômen e os assaltantes fugiram.

Érica chegou a ser encaminhada par  o Hospital Regional de irêcê, mas não resistiu e morreu minutos depois de chegar na unidade. A polícia  irá recolher as imagens de câmeras de monitoramento na rua onde a engenheira morava para ajudar nas investigações.  O caso será investigado pela Delegacia de Irecê. (BN)

0 08:44 - 22 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Quatro detentos conseguiram fugir da delegacia de Cachoeira, durante a madrugada desta terça-feira (22), por volta das 2h40.

De acordo com informações da polícia, três das quatro celas foram serradas, além de uma grade do teto da carceragem onde os presos tomam “banho” de sol. André Batista da Conceição, Nilton Mathias Oliveira, Valdiney de Jesus Lima e Udanilson da Silva Lima, são considerados de alta periculosidade.

As polícias militar e civil realizam buscas no município com intuito de localizar os fugitivos, mas até o momento não há informações sobre prisões.

A Polícia Civil pretendente descobrir como a serra utilizada na fuga pelos custodiados foi parar na carceragem. (Forte na Notícia)

0 08:28 - 22 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Os comerciantes que tiveram prejuízos durante a greve da Polícia Militar, ocorrida na última semana, podem mover uma ação na Justiça para que a mercadoria perdida com saques e arrombamentos seja restituída.

De acordo com o mestre em direito público e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Celso Castro, as associações de policiais foram as responsáveis pela promoção da greve e, neste caso, os lojistas devem mover uma ação contra elas. Se o movimento for coletivo, ou seja, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o resultado pode ser mais rápido.

Segundo Castro, uma ação contra o estado não seria viável, já que a greve fugiu ao seu controle e isso poderia penalizar a população com o aumento de impostos. Nesta terça-feira (22), a CDL se reunirá para avaliar os prejuízos totais provocados pelo movimento e decidir as medidas que serão tomadas. As informações são do jornal A Tarde. 

0 08:05 - 22 de Abr // Elaine Brito | Polícia
Um ato pacífico em favor da liberdade do vereador Marco Prisco (PSDB), apontado como um dos líderes da greve da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) será realizado na manhã nesta terça-feira (22). A informação foi confirmada pelo advogado Fábio Brito, que atua na defesa do vereador. Na oportunidade, representantes de entidades que apoiam Prisco vão se reunir com o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmara, para pedir que a instituição se posicione oficialmente sobre o fato. “Esse é um precedente perigoso. Hoje foi Prisco, amanhã é Marcos Medrado, Capitão Tadeu”, afirmou.
A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (21), durante reunião realizada na sede da Associação de Policiais Militares e Bombeiros da Bahia (Aspra), nos Dendezeiros. Devem participar entidades, eleitores e simpatizantes do vereador. O corpo Jurídico da Aspra se reuniu com os associados para discutir a situação das tropas, neste período em que Prisco se encontra detido no Presídio Federal da Papuda, em Brasília. 
De acordo com a assessoria da Aspra, foi reforçada a orientação para que os policiais militares mantenham as suas atividades normais e estabeleçam um clima de serenidade, que será favorável a Prisco, neste momento em que um processo de habeas corpus em seu favor é apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
0 07:37 - 21 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O vereador Marco Prisco, preso na última sexta-feira (18), foi transferido, neste domingo (20), para uma cela individual do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde está detido. Ele estava em uma cela com outros 16 detentos. De acordo com a defesa de Prisco, ele estava 'desesperado' com as condições do cárcere.

Para Fábio Britto, vice-presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), quatro políticos de Salvador foram comunicados sobre as condições de Prisco, que corria risco de morte. 

"Os políticos entraram em contato com Brasília e conseguiram tirar ele daquele risco iminente de morte. Foi uma irresponsabilidade colocar ele, líder da PM, no mesmo espaço que presos comuns", disse Brito, segundo o jornal Folha de S. Paulo. 

O temor era de que Marco Prisco fosse reconhecido por um dos presos, já que a próxima terça-feira (22) é dia de visita. (Metro1)

0 10:23 - 19 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Investigadores de Polícia localizaram na tarde de sexta-feira (18), no Bairro da Tesoura, uma motocicleta parcialmente destruída pelo fogo.

De acordo com relato dos policiais, a-CG 150 (cor vermelha) de placa JQO-3103 -, pertencia a Agnaldo Conceição da Silva, 42, morto na última quarta-feira (16), na zona rural da cidade, durante um latrocínio (roubo seguido de morte).

Ainda segundo a polícia, os criminosos atearam fogo na motocicleta para dificultar as investigações, mais ainda assim foi possível identificar a procedência da moto, que foi recolhida para o pátio do Complexo Policial, onde será submetida a uma perícia. (Forte na Notícia)

1 09:46 - 19 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O vereador Marco Prisco (PSDB), líder da greve da Polícia Militar que terminou nesta última quinta-feira (17), vai ficar preso por 90 dias, por determinação da Justiça Federal. A prisão preventiva será cumprida no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde estão os condenados do mensalão. Prisco foi levado para a penitenciária em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele chegou ao local por volta das 21h desta sexta-feira (18).

O pedido de prisão preventiva foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) à 17ª Vara Criminal Federal. Por razões de segurança, o MPF não revelou o procurador da República responsável pelo caso, e justificou que o pedido de prisão foi solicitado para garantir a ordem pública na segunda-feira (14), já que havia risco de Prisco deflagrar uma nova greve. O pleito foi acatado pelo juiz criminal Antonio Oswaldo Scarpa, na terça-feira (15), dia em que a greve começou. O vereador soteropolitano é alvo de um processo aberto pelo MPF por oito crimes cometidos durante a greve da polícia em 2012. Na época, o edil chegou a ficar preso por 40 dias. Alguns crimes estão tipificados na Lei de Segurança Nacional.

1 19:58 - 18 de Abr // Leozinho Valente | Bahia
O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) já fala como novo líder da greve da PM na Bahia, após a prisão do vereador de Salvador, Marco Prisco (PSDB), antigo líder do movimento grevista que foi detido na tarde desta sexta-feira (18), na Costa do Sauipe, no litoral norte baiano. Em entrevista por telefone ao Bahia Notícias, Tadeu diz que passou de moderador a líder por "exigência da tropa" logo após que a informação da prisão de Prisco começou a se espalhar. "Recebi diversos telefonemas e manifestações pelas redes sociais. Foi uma exigência", disse. Segundo a nova liderança grevista da PM, a orientação é que a tropa fique aquartelada, mas que seja garantido o número mínimo de 30% das tropas nas ruas. Questionado se a decisão de retomar a greve sem uma nova assembleia não seria ilegal, Tadeu respondeu que a partir do momento da prisão de Prisco, o acordo foi quebrado. "O governo não cumpriu o acordo de quem ninguém seria punido. Logo, o que foi decidido na assembleia está suspenso, pela quebra de confiança. O governo agiu de má-fé em fazer essa prisão na Semana Santa, quando não seria possível fazer outra assembleia". Ainda segundo Tadeu, a priori, a paralisação só deve acabar quando o governador Jaques Wagner pedir a libertação de Prisco. "Assim como foi ele que pediu a intervenção, que ele peça a revogação", sentenciou.
Fonte:Bahia Notícias
0 19:53 - 18 de Abr // Leozinho Valente | Bahia

Foram registrados 59 homicídios e 159 roubos de veículos durante a paralisação da Polícia Militar da Bahia, que começou na terça-feira (15) e foi encerrada às 14h30 desta quinta-feira (17).

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado, a quantidade de assassinatos contabilizada nesse período é relacionada à falta de policiamento nas ruas deSalvador e região metropolitana.

De acordo com a SSP, o número foi divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). No mesmo período da semana anterior, houve nove homicídios. Somente na quarta-feira, 37 mortes foram registradas em 24 horas.

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Salvador registrou o roubo de 159 carros entre quarta-feira e quinta-feira.

Segundo o delegado titular da unidade, Marcos César Silva, o número é três vezes maior do que o registrado em um dia comum. "Isso aqui está um inferno na terra. O movimento triplicou", disse.

Fonte:G1

1 18:23 - 18 de Abr // Leozinho Valente | Bahia
O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) emitiu em suas redes sociais uma moção de repúdio a prisão do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), líder da greve da PM na Bahia, e conclamou a tropa para que "suspenda as atividades imediatamente até que o governo providencie a soltura de Prisco". A assessoria de Tadeu confirmou a veracidade da nota publicada no Facebook e disse que o deputado estava em Jacobina quando soube da prisão, mas já está em deslocamento para Salvador, onde pretende assumir o comando da greve. O Bahia Notícias entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, que informou que, por enquanto, não vai tomar nenhuma posição sobre o caso. 
Veja a íntegra do moção de repúdio do deputado Capitão Tadeu, expedido pelo gabinete na AL-BA :
"Mesmo após Marco Prisco, vereador de Salvador, ter assinado um acordo aceitando o final da greve, contrariando inclusive parte da tropa, o governo mais uma vez trai a boa vontade dos policiais e bombeiros militares e manda prender Prisco. A prisão ocorre na data que os cristãos comemoram a Sexta-Feira Santa, um dia após o acordo que pôs fim à greve, caracterizando um ato de traição do governo para com os policiais militares. Dessa forma, neste momento, por exigência dos policiais e bombeiros militares, saio da condição de moderador do movimento reivindicatório e assumo a liderança do mesmo. Assim sendo, conclamo toda a tropa para suspender as atividades IMEDIATAMENTE até que o governo providencie a soltura de Prisco." (clique aqui e veja)
Fonte:Bahia Notícias
0 11:38 - 17 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Desde que a Polícia Militar da Bahia decretou greve por tempo indeterminado na última terça-feira (15), o clima de tensão tomou conta de várias cidades baianas.

No entanto, alguns internautas encaram a situação com bom humor e muita criatividade nas redes sociais. Depois de vários memes (conceito ou ideia que se espalha via Internet) espalhados pela rede, agora fizeram uma paródia com uma das músicas que foi sucesso no Carnaval desse ano na voz de Saulo Fernandes, Raiz de Todo Bem. Ouça.

0 11:00 - 17 de Abr // Elaine Brito | Polícia

As associações da Polícia Militar, Oficiais e Praças, estão reunidas, neste momento, com o comandante-geral da PM, Alfredo Castro, em frente ao Quartel dos Aflitos, em Salvador. Em entrevista, o coronel disse que costura com as entidades, uma proposta para ser apresentada ao governador, ainda nesta quinta-feira (17). “Estamos trabalhando para finalizar este documento. Estamos chegando a um entendimento”, revelou.

Questionado sobre o teor do documento, Castro preferiu não adiantar para não emperrar as negociações. “Não vou adiantar para não prejudicar o todo”, ponderou.

Em contato com a assessoria do presidente da Aspra, o vereador Marco Prisco (PSDB), a informação é de que a greve pode acabar em "algumas horas, ou em alguns dias". Além do governador, o documento deve passar pelo crivo da categoria, em assembleia, para só então o movimento ser desfeito. (BN)

Há cerca de 13 horas atrás, o comandante-geral da PM, Alfredo Castro, divulgou em uma rede social uma carta aberta à Tropa da PMBA. Leia:

1 18:52 - 16 de Abr // Léo Valente | Polícia

O comerciante José Wilson Pires, que atua em uma distribuidora de ovos na praça Duque de Caxias, entrou em contato com o programa Andaiá Urgente para lembrar que, mesmo com o decreto de uma greve na Polícia Militar, oficiais do 14º BPM fizeram questão de buscar seu telefone particular para, no meio da madrugada,  avisa-lo que seu estabelecimento comercial havia sido arrombado.

O crime aconteceu na madrugada desta quarta feira ( 16 ), muito embora maiores prejuízos não tenham sido registrados.     Três viaturas da PM foram deslocadas no meio da noite para as imediações da loja.

O comerciante fez questão de agradecer ao comandante da tropa, Luziel Andrade, pela presteza em desenvolver eficiente trabalho de segurança pública na cidade, mesmo passando por um período de turbulência em toda a Bahia com a paralisação da Polícia Militar.


Celso Rommel/ Blog do Valente

0 18:33 - 16 de Abr // Léo Valente | Polícia

No primeira dia de greve da Polícia Militar, mais dois assaltos foram registrados em Santo Antônio de Jesus.  Elementos de arma em punho anuciaram um assalto na panificadora Santa Rita localizada no bairro Maria Preta. Segundo o proprietário, Sr. Ailton, os elementos levaram o dinheiro do caixa. Felizmente, apesar do susto, ninguém saiu ferido na empreitada criminosa.

Também um ônibus da empresa Lorentur foi assaltado na região do Alto Santo Antônio. Segundo informações o veículo de transportes de passageiros foi recuperado horas depois da vizinha cidade de Governador Mangabeira
 
 Celso Rommel / com Informações do repórter Antônio Carlos

0 17:53 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) informou, antes da reunião com o comando de greve da Polícia Militar na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (16), que o movimento paredista já entregou uma nova lista de reivindicações ao governo estadual.

Segundo o parlamentar, que liderou a assembleia-geral de terça (15) junto com o vereador Marco Prisco (PSB), entre as solicitações está o pagamento das Gratificações por Atividade Policial (GAP) IV e V para aposentados e viúvas do policiais, além da reformulação do Código de ética e do plano de aceleração de carreira. O oposicionista espera que, com o encontro na Casa, seja conquistado um consenso e que o governo tenha o bom senso de compreender as necessidades da categoria.

Também estão presentes os deputados Elmar Nascimento (PR), Deraldo Damasceno (PSL), Zé Neto (PT), Pastor Sargento Isidório (PSB) e Carlos Gaban (DEM). (BN)

0 17:51 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um policial militar que não teve a identidade revelada foi assassinado, no fim da manhã desta quarta-feira (16), após ladrões assaltarem um estabelecimento próximo à Cavalaria de Feira de Santana. O PM estava à paisana realizando atividades pela Cavalaria através de um trabalho de equoterapia, juntamente com outras pessoas. Segundo testemunhas, os ladrões estavam em um veículo Fiat Uno. 

Quando os acusados descobriram que se tratava de um PM, roubaram a arma dele e o atingiram na nuca. A vítima morreu na hora. Os bandidos fugiram. (Bocão News)
0 12:04 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A presidente Dilma Rousseff assinou, na manhã desta quarta-feira (16), a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e, de acordo informações do governo do Estado, cerca de 5 mil homens da Força Nacional e do Exército devem começar a atuar na Bahia a partir das 17h.

Solicitados pelo líder do Executivo baiano, Jaques Wagner, os servidores federais substituirão os policiais militares do estado, que deflagraram greve na noite desta terça (15), e serão liderados pelo comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima. O governo já tenta na Justiça obter a ilegalidade da paralisação policial. (BN)

0 11:44 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A greve da Polícia Militar começa a ganhar corpo também no interiro do estado. A Polícia Militar de Irecê e Região também aderiu à greve deflagrada na noite desta terça-feira (15) por entidades representativas da corporação, após assembleia geral em Salvador.

De acordo com o site Sertão Baiano "os militares de plantão se apresentaram, mas seguem “aquartelados” no 7º Batalhão, que conta com efetivo de 325 homens e mulheres e atende 23 municípios do território. “A situação é, realmente, delicada. Nós acompanhamos o movimento, mas estamos prontos para atender as demandas da comunidade. Não vamos deixar nossa região órfã”, garantiu o comandante Josehilton Martins dos Santos. Entretanto, enquanto durar a paralisação, a PM não fará policiamento ostensivo nem rondas táticas.

De acordo com o comandante do 7º Batalhão, o efetivo está preparado (apenas) para evitar distúrbios sociais, saques e arrastões. (BN)

0 11:31 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O clima de boataria que se espalhou, na tarde desta terça-feira (15), por conta da possibilidade de deflagração de greve dos policiais militares chegou até o Wet'n Wild, local onde os PMs realizam assembleia geral para decidir os rumos da categoria.

De acordo com representantes das associações presentes ouvidas pela reportagem, cerca de seis mil policiais da capital e do interior participam do encontro.

Em entrevista à reportagem, o presidente da Associação dos Oficiais do Quadro Auxiliar da PM baiana, major Ubiraci Vieira, pediu calma a população por conta dos boatos de ações criminosas em diversos pontos de Salvador.

“A população deve se manter calma, porque algumas coisa são de fato boatos, outras coisas podem ser verdade, porque alguns oportunistas estão neste momentos para cometer uma  série de crimes. A Polícia Militar vai sair desse momento negocial de cabeça erguida e vamos devolver a tranquilidade e os bandidos oportunistas  serão alcançados, com certeza”, afirmou o major.

Ainda segundo o PM, que se diz esperançoso com um desfecho positivo entre governo e PMs, uma “pauta mínima” foi entregue nesta terça ao governo da Bahia.

“Levamos hoje uma pauta mínima e eles estão avaliando. Eles já avaliaram umas e estão avaliando outras. São coisas complexas, que dependem de estudos, mas acreditamos que sairá um bom resultado. Estamos todos esperançosos. Esperamos que ainda nessa assembleia de hoje nós recebamos qualquer informação alvissareira por parte do governo e que possamos dar essa boa notícia a tropa, acalmando a tropa, acalmando a sociedade e devolvendo a tranquilidade pública que somos depositários mais fieis”, afirmou.

Pauta conjunta comum das associações representativas dos policiais e bombeiros militares entregues nesta manhã ao governo do Estado:

1. Inclusão do Bacharelado em Direito para QOPM, de Engenharia para o QOBM e Nível Superior aos Praças;
2. Manutenção do auxílio fardamento aos militares e aos alunos em formação;
3. Manutenção da proposta de Disponibilidade dos Diretores das Associações;
4. Exclusão da cassação de proventos;
5. Exclusão da sansão disciplinar para reformados ;
6. Manutenção da lei vigente do Capítulo de Direitos e Gratificações ;




0 09:47 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um grupo de policiais militares, em greve, se mantém acampado no Wet'n Wild, na Avenida Paralela, desde o decreto da paralisação, por tempo indeterminado, que aconteceu na noite de ontem (15), por volta das 19h30.  

Na manhã desta quarta-feira (16), eles realizaram um café da manhã, no local, e aguardam o desfecho de um novo encontro que haverá, às 10h, entre o Comando de Greve e o Governo do Estado, quando os policiais apresentarão contra- propostas para serem reavaliadas.  (BN)

0 07:33 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Com a força que as redes sociais exercem sobre a sociedade e em meio aos boatos que se instalam sobre a greve da Polícia Militar baiana, alguns grupos e internautas se mobilizam para espalhar informações falsas na internet.

Durante esta terça-feira (15), dia em que a greve foi deflagrada, várias páginas falsas de portais como Correio24h e A Tarde foram espalhadas no Facebook e Whats App. Os internautas desconhecidos começaram a enviar as páginas, como imagem apenas, pelas redes sociais aparentemente com o objetivo de desmobilizar os policiais militares. Elas são manipuladas em qualquer computador, utilizando programas como Photoshop e até mesmo os navegadores.

As imagens são manipuladas e distribuídas como "reprodução" de uma matéria de determinado portal. (BN)

0 07:31 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, disse que foi surpreendido com a deflagração da greve dos funcionários da corporação, decretada em assembleia na noite desta terça-feira (16), com início imediato e por tempo indeterminado, mesmo com as tentativas de negociação do governo estadual com a categoria. “Primeiramente, eu quero registrar minha surpresa com esse momento. Para se deflagrar uma greve, nós temos etapas e uma delas é o diálogo. Jamais, em momento nenhum, o governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública e a instituição fecharam as portas desse diálogo”, defendeu, em coletiva de imprensa realizada logo após o anúncio da paralisação.

Castro reafirmou que o governo propôs, entre outros termos, mudanças nas gratificações das Condições Especiais de Trabalho (CET), além da revisão do processo administrativo disciplinar da mobilização de 2012. A última reunião das associações de policiais com os representantes estaduais durou quase cinco horas e atrasou a plenária dos policiais, marcada para as 15h, no Wet'n Wild. “Firmamos um acordo que pontuava, na sua maioria, a proposta que foi colocada em evidência, contrapondo as condições das associações. As condições estavam favoráveis a uma não paralisação”, avaliou.

De acordo com o coronel, ainda na noite desta terça (16), depois da coletiva que terminou por volta das 21h30, o governo ainda esperava fazer novos contatos com as entidades, a fim de avançar a negociação. “Esse momento é de mostrar tranquilidade e não de mostrar fatos que acontecem diurtunamente na cidade de Salvador e potencializar a situação”, amenizou. Assim como o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, Castro afirma que a medida que o Estado tomará para coibir as ações delituosas do período é buscar a Garantia da Lei e da Ordem, via governo federal, que deve trazer a Força Nacional para dar suporte à segurança. (BN)

0 07:28 - 16 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Após a decretação de greve dos policiais militares, na noite desta terça-feira (16), o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, orientou, em coletiva no Centro Administrativo da Bahia, que a população “toque as suas vidas” e afirmou que agora pretende “aguardar” a continuidade do movimento para avaliar a adesão da categoria.

“A orientação é nós tocarmos as nossas vidas. Estamos passando por um processo de negociação. Nós temos que entender o tamanho e a extensão do movimento paredista para ver se teve ou não a adesão que foi falada. Então é momento de aguardar. Vamos tocar nossas vidas e ter fé de que nós vamos conseguir resolver isso o mais rápido possível”, disse. “Da nossa parte, nós tínhamos atendido a tudo aquilo que foi colocado, prometendo até revisar tudo aquilo que o governo já tinha proposto no Grupo de Trabalho", esclareceu.

Conforme o titular da SSP, com a deflagração da paralisação por tempo indeterminado, o governador Jaques Wagner já acionou os meios legais para decretação da Garantia da Lei e da Ordem, a fim de trazer ao estado as Forças Nacionais de Segurança. Barbosa também espera que os policiais mantenham o efetivo de 30% em atuação, conforme determinação constitucional. “É a nossa intenção, até porque não é permitida a greve das forças policiais. Isso já está até sacramentado pelo Supremo Tribunal Federal”, lembrou.

Ao ser questionado, o secretário evitou comentar se a greve, liderada pelo vereador Marco Prisco (PSDB), tem alguma motivação política. “Não vou entrar nesse quesito, até porque isso não compete a mim. A mim, como secretário de Segurança, como responsável pela segurança pública do nosso estado, eu tenho que procurar o que é melhor para nosso policial e nossa população. Agora cada um tem que responder por si”, esquivou-se.  (BN)

0 11:22 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Coronel Edmilson Tavares, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) - Força Invicta, disse nesta manhã (15) que o clima entre os policiais militares é de greve.

No entanto, a intenção é que haja negociação com o governo do Estado. “Nós queremos evitar esse movimento paredista. O governo precisa nos ouvir. A polícia não está bem. Estamos abertos ao diálogo porque tem muitos pontos obscuros na proposta apresentada pelo governo”, garantiu ele, dizendo em seguida que ainda hoje deve acontecer mais uma reunião com o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, antes da assembleia dos oficiais às 15h no Wet'n Wild.

Ontem (14), a categoria também se reuniu. (Bocão News)

0 10:36 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um dos suspeitos de matar um paciente dentro do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), na noite do último sábado (12), em Feira de Santana, foi preso nesta segunda-feira (14).

De acordo com a polícia, o homem foi detido na rodoviária quando tentava sair da cidade. Um outro suspeito do crime ainda é procurado. O assassinato ocorreu na clínica cirúrgica do HGCA, onde estavam mais de 20 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. O paciente se recuperava de uma tentativa de homicídio ocorrida no mesmo dia, quando foi atingido por dez tiros.

A Polícia Civil local solicitou as imagens das câmeras de segurança da unidade médica para saber como os dois homens conseguiram entrar no hospital. (BN)

0 08:48 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (14) depois de matar uma garota de programa em uma zona rural do município de Itapetinga, a 580 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, João Santos Rocha, 45 anos, foi preso horas depois de cometer o crime e trabalhava  como vaqueiro na região.

No domingo (13), João teria pagado por um programa com Elineide Santana Souza, 29, à beira de um rio. Durante o ato sexual, a moça teria furtado R$ 1,5 mil e dois celulares do vaqueiro.

Assim que descobriu o furto, o homem pegou uma  espingarda e atingiu a garota de programa. Ela chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),  mas não resistiu ao ferimento e morreu  no local.

Após o ocorrido, João foi para a sua residência. Nesta segunda, ao sair da casa em direção ao seu veículo, um Fiat Uno, ele foi preso por policiais locais.  O vaqueiro confessou o crime e está custodiado no Complexo Policial de Itapetinga, à disposição da Justiça.  A delegacia de Itapetinga investiga o caso. (Correio)

0 07:53 - 15 de Abr // Léo Valente | Polícia

O delegado titular da cidade de Castro Alves, Dr Adílson Freitas, comentou o resultado de uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar naquele município reunindo cinco delegados, sob a coordenação do delegado Paulo Guimarães, da  4ª Coorpin.

Na operação foram presos seis elementos envolvidos com o tráfico de drogas e dois menores.  " Sentindo-se sufocados pelo forte trabalho que tem sido realizado pela polícia esses marginais tem migrado da capital para o interior mas, graças a um esforço cuidadosamente empreendido, nós conseguimos êxito", relaotu ele em entrevista ao repórter Antônio Carlos.

Foram detidos: Antônio Paulo dos Santos, vulgo Pato, dominava o tráfico a rua da Cestinha, Edvaldo Santos Costa,  que já havia cumprido pena por homicídio em Salvador, Valdinei Fernandes Gama, o "Lula", Eric Silva dos Santos, Casio Vieira da Silva e Anderson Sacramento dos Santos. Os nomes dois dois menores foram preservados.

Todos ja foram ouvidos e se encontram a disposição da Justiça no Complexo Policial de Castro Alves.

Celso Rommel/ Blog do Valente

0 07:08 - 15 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma importante assembleia dos policiais militares está marcada para a tarde desta terça-feira, no Wet’n Wild, em Salvador. A partir das 15h de hoje serão definidas as diretrizes do movimento, que está insatisfeito e ameaça greve por tempo indeterminado.

Na ocasião, será apresentada e discutida com a tropa a lei de modernização da PM elaborada pelo governo do estado que foi divulgada para as entidades na última quinta (10). Presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), o vereador Marco Prisco não confirma a greve, mas deixa a entender que o clima é tenso e a categoria está propensa a interromper as atividades.

Segundo Prisco, a tropa é quem vai decidir sobre a greve durante a assembleia. De acordo com o governo o investimento será de R$ 45 milhões por ano na PM, com a aprovação da lei. O secretário Maurício Barbosa, da Segurança Pública informou que  um grupo de trabalho será criado para rediscutir o sistema remuneratório dos PMs.  (BN)

0 07:50 - 14 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma briga entre duas estudantes dentro do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu I), em Itaberaba, na Chapada Diamantina, terminou com uma das alunas retalhada por golpes de estilete.

Um vídeo enviado para o Bocão News mostra as duas jovens discutindo dentro de uma sala de aula. A estudante de mochila rosa tenta sair da sala, mas é agarrada e termina levando vários tapas e socos no rosto. Após alguns segundos, ela saca o estilete e começa a golpear a outra estudante na região da barriga e costas.

Depois de muita gritaria, elas se separam. O que se vê depois é uma adolescente completamente retalhada e sangrando. De acordo com informações do denunciante, a jovem foi levada para o hospital e passa bem. (Bocão News)

0 08:41 - 13 de Abr // Nadia Santos | Polícia

Um vendedor ambulante matou o chefe após ter o pedido de férias negado no município de Itatim, localizado a cerca de 200 km de Salvador. Francinaldo Pereira, 39 anos, ganhava por comissão e viajava pelo Estado vendendo as mercadorias. O homem contou que trabalhava para a vítima há mais de dois a nos e já tinha mais de um ano que não tirava férias. Quando pediu para que o chefe liberasse para passar alguns dias com a família, que mora no Rio Grande do Norte, o patrão negou o pedido e disse que se ele fosse iria matá-lo.

Os dois começaram a discutir e o acusado desferiu um golpe de faca contra a vítima. Segundo Pereira, ele não lembra como tudo aconteceu, pois estava bêbado. O homem disse que foi um momento de fraqueza e está arrependido.

— Não tem nenhum motivo que justifique tirar vida de ninguém. Piorou 100 vezes mais a minha situação. Estou arrependido mesmo.

O acusado afirmou que trabalhava que nem escravo e, como ganhava por comissão, tinha dias que não recebia nem para comer. O delegado disse que nessas situações o acusado tenta dar uma versão diferenciada do fato para tentar justificar o crime, dando uma ideia de legitima defesa, mas o fato é que ele matou o patrão porque não conseguiu as férias.(r7)

0 10:05 - 12 de Abr // Nadia Santos | Polícia

Uma operação conjunta das polícias militar e civil prendeu cinco pessoas suspeitas de trafico de drogas, na manhã desta sexta-feira (11), no município de Castro Alves. De acordo com informações da Polícia Civil, Antônio Paulo dos Santos, vulgo “Pato”, Edvaldo Santos Costa, Valdinei Fernandes Gama, vulgo “Lula”, Erick Silva dos Santos, e Anderson Sacramento dos Santos, foram presos em flagrante durante a ação que resultou na apreensão de grande quantidade de cocaína, 205 pedras de crack, pronta para comercialização, além de três balanças de precisão. Todo o material apreendido e os suspeitos foram encaminhados para delegacia territorial de Castro Alves. A operação comandada pelo coordenador da (4ª COORPIN), Dr. Paulo Guimarães, contou com apoio do delegado, Dr. Adilson Freitas (Castro Alves), Dr. Fabrício Alencar, (Sapeaçu), Dr. Ney Brito, (Conceição do Almeida) e Dr. Marcos Maia, (Elísio Medrado), além das guarnições da Polícia Militar e Investigadores de Polícia. (Forte na Notícia)

0 15:17 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Edilene ficou desfigurada após ser sequestrada e espancada por ao menos quatro horas pela ex de seu namorado. Moradora da região metropolitana de São Paulo, ela chegou a ser levada para uma pequena cidade na divisa com Minas Gerais e jogada em um matagal. A ex pensava que ela estivesse morta. Mas Edilene sobreviveu. Estava apenas desmaiada. Acordou na manhã seguinte e seguiu uma trilha até pedir ajuda a moradores de chácaras da região.

A polícia ouviu o relato da moça e foi à Grande São Paulo localizar a ex. Fátima, a acusada, levou um susto ao saber, pela polícia, que Edilene estava viva. Ela e outros três parentes que a ajudaram foram presos. (R7)
0 10:55 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

A polícia de Goiânia (GO) prendeu o rapper Graciliano Gomes dos Santos, de 19 anos, por armazenar fotos de jovens nuas no computador.

A denúncia foi feita por uma adolescente de 15 anos, que havia enviado suas próprias fotos ao cantor.

Após uma briga entre os dois, o acusado a ameaçou de publicar as imagens, por isso a adolescente contou aos pais e procurou a polícia.

Após a denúncia, a delegada Simelle Lemes, que cuida do caso, tentou identificar os nomes das outras jovens que aparecem nas fotografias, mas ainda não há informações se todas moram na cidade.

O rapper foi preso em casa, na periferia de Goiânia, e levado para a Casa de Prisão Provisória. (A Tarde)

0 07:42 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Um casal de estelionatários foi preso no bairro do Tomba, em Feira de Santana, por investigadores do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), da Polícia Civil, com dezenas de cartões de crédito falsificados. Lindson Cardoso, 34 anos, e Priscila dos Santos Moreno, 30, utilizaram dados de empresários e executivos para emitir cartões de crédito com limites entre R$ 50 mil e R$ 100 mil.

A dupla procurava vítimas através de revistas e internet. Para ter acesso aos dados de instituições de crédito e assim colher informações sobre vítimas de grande poder financeiro, Lindson criou uma empresa chamada "Lindson Cardoso Lins Ayala Eletrons". Com as informações, ele solicitava cartões adicionais para aplicar o golpe. A polícia acredita que o casal fez mais de 100 vítimas nos últimos meses.

Os dois utilizaram cartões para compras pela internet e em estabelecimentos comerciais de Feira de Santana, Senhor do Bonfim e Juazeiro. De acordo com o delegado Charles Leão, coordenador do GME, a dupla escolhia vítimas de diversas profissões, “entre as vítimas estão profissionais de empresas do ramo alimentício, companhias aéreas, varejo e agronegócios”, disse o delegado.

Momentos antes da prisão, Priscila havia acabado de receber dois envelopes contendo cartões. A polícia ainda achou na casa da dupla fichas de consultas de dados cadastrais e anotações com números de documentos de vítimas. O casal, que já possui passagens pela polícia por estelionato, vai responder pelo mesmo crime, falsidade ideológica e falsificação de documentos. Eles serão encaminhados ao Sistema Prisional. (Correio)

0 07:31 - 11 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, irão anunciar os detalhes do Plano de Modernização da PM, nesta sexta-feira (11), às 9h, na sede da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho, a fim de promover reforma administrativa através da reforma da Lei de Organização Básica e do Estatuto da PM. (BN)

0 15:47 - 10 de Abr // Elaine Brito | Polícia

O julgamento do recurso apresentado pela defesa da médica Kátia Vargas, acusada pelas mortes dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, foi adiado nesta quinta-feira (10). Marcado para acontecer a partir das 13h na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o pedido de adiamento foi feito pela defesa da médica.

"Entramos com o pedido de adiamento, que seria julgado hoje, por conta de outros compromissos meus em outros estados", disse o advogado Sérgio Habib, que cuida da defesa da oftalmologista. "Como eu tinha o julgamento de outros processos em São Paulo e Brasília, alguns marcados há três meses, tive de pedir esse adiamento, que já foi deferido pela Justiça". 

Ainda de acordo com Habib, o TJ-BA deve decidir ainda nesta quinta-feira (10) a data no novo julgamento. "Pode ser semana que vem, ou depois da Semana Santa. Ainda não sabemos", garante.

O recurso defesa pede a desclassificação do crime cometido por Kátia de doloso para culposo - quando não há intenção de matar. "Entendemos que ela é inocente, e o que aconteceu foi um acidente", comenta o advogado Habib. Leia mais no Correio da Bahia.

0 09:38 - 10 de Abr // Elaine Brito | Polícia

Uma carta aberta, que relata diversas denúncias contra a Academia de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA), chegou à redação do Bocãonews nesta quarta-feira (9), enviada por alunos da instituição. Privação de água, alimentação em horários irregulares, alto índices de baixas por motivos de saúde, trabalho além da carga horária permitida, torturas psicológicas e prisões arbitrárias são algumas das queixas dos alunos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Força Invicta, da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) que informou o recebimento da carta aberta, pelo coronel Edmilson Tavares, presidente da Força Invicta, que notificou o Comando Geral da PM e o diretor da Academia, o coronel Guimarães.

O Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS-PMBA) enviou uma nota com esclarecimentos à reportagem. Leia a íntegra da nota:

“A Polícia Militar da Bahia informa que a denuncia já foi encaminhada para a direção da Academia de Polícia (APM), que instaurou sindicância para apurar os fatos. 
Vale ressaltar que todas as atividades da PMBA são precedidas de minucioso planejamento pelo corpo docente formado por profissionais especializados, levando-se em consideração, inclusive, os aspectos pedagógicos inerentes a atividade policial militar. 
A PMBA disponibiliza ininterruptamente, para a tropa e o cidadão, um canal direto para recepcionar sugestões, denuncias, informações, reclamações e elogios, através da Ouvidoria, via site (pm.ba.gov.br), ou telefone 162.” (Bocão News)



Colunistas


Classificados