Queda das vendas no comércio afeta renda de quem depende de comissão

Economia-300x169

A queda do movimento no comércio está afetando a renda de quem depende das comissões nas vendas. O último levantamento sobre o desempenho do comércio mostrou que, só em maio deste ano, o faturamento caiu 9% no país, na comparação com o mesmo mês de 2015. Muitos empresários não tiveram alternativa a não ser demitir.

“No momento que você tem uma redução de 20% a 25% na queda de suas vendas você tem que reduzir seu quadro nessa proporção para se manter no equilíbrio”, fala o empresário Eduardo Catão.

Só neste ano, 227 mil comerciários perderam o emprego no Brasil e os que conseguiram ficar, precisam lidar com a incerteza das lojas vazias.

Quem trabalha no comércio depende do movimento para garantir um salário melhor no fim do mês. Se o cliente não entra na loja, fica cada vez mais difícil bater as metas de venda que são estabelecidas pelas empresas. Os vendedores já perceberam isso no bolso. As comissões que eles recebem começaram a diminuir.

“Você passa o resto do mês naquele sufoco, esperando chegar o quinto dia útil para ver se desafoga mais a dívida de novo. É um efeito dominó: se ele não compra, eu também não compro”, fala a vendedora Bianca Breuel, que trabalha no comércio há dez anos.

Por: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia