Bahia tem mais de 120 mil inadimplentes com o IPVA

A recessão instalada no país desde o ano passado tem contribuído não apenas para o aumento do desemprego e para queda de consumo, como agora também levou a uma arrecadação menor por parte do Estado e dos Municípios. E um das tributações com considerável índice de inadimplência é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
De acordo com os dados mais recentes da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), 120.566 veículos automotores do estado estão inadimplentes este ano. Destes, 33,9 mil são motocicletas. Salvador é a cidade que concentra o maior número dos proprietários em dívida, com 27.195 veículos, seguido por Feira de Santana com 8,6 mil carros sem IPVAs pagos.  O débito no estado chega aos R$ 53,3 milhões.
Segundo superintendente de Administração Tributária da Sefaz-BA, José Luiz Souza, o índice de inadimplência no estado é de 6,5% quando se calcula o valor de carros em débito com todo o restante da frota tributável do estado – que gira em torno de 1.834.000 –, o que é considerado um percentual médio, por não estar fora da curva dos percentuais de anos anteriores.
Ainda assim, Souza destaca que, embora pareça um percentual pequeno, essa inadimplência traz sim prejuízos aos cofres públicos. “Continua por prejudicar o estado, pois era um dinheiro previsto para entrar na receita, e sua falta acaba sendo sentida. É um valor a menos que deixa de ter a sua destinação para as demandas da sociedade”, alertou.

(Forte na Notícia)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia