os adversários ficam louquinhos, louquinhos, mas eu gosto disso, quando eles estão louquinhos eu me sinto feliz
disse o prefeito Humberto Leite sobre a oposição 0



Últimos Comentários



Enquete



0 10:29 - 08 de Set // Lindaiara Conceição |

   

  

Tiago Recchia, hoje na Gazeta do Povo (PR)

 

 

0 11:11 - 20 de Set // Lindaiara Conceição |

0 21:51 - 30 de Set // Leozinho Valente |

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à releição, ampliou a vantagem em relação à adversária Marina Silva (PSB), de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30). A petista oscilou de 38% para 39% em relação aos números divulgados no último dia 23. A margem de erro de dois pontos percentuais, para mais e para menos. Já a socialista caiu de 29% para 25%. O senador Aécio Neves (PSDB) se manteve estável com 19%. O número de indecisos é de 7% e o de brancos, mesmo índice de nulos e brancos. Em simulação de segundo turno entre as duas candidatas, Dilma foi a 42% e Marina a 38%, de modo que elas estão no limite do empate técnico. Na semana passada as duas estavam empatadas em 41 %. O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 27 e 29, em 203 municípios.

0 16:30 - 30 de Set // Nadia Santos | Entretenimento
Após 10 anos de depoimentos, comunidades e recados, chegou ao fim uma das maiores paixões dos internautas brasileiros. O Orkut encerrou suas atividades nesta terça-feira (29), quando o Google, empresa dona da rede social, resolveu fechar as portas na antiga queridinha da internet. Segundo o seu último levantamento oficial, o Orkut contava com mais de 50% dos usuários no Brasil, outros 20% na Índia, 17% nos EUA e o restante espalhados pelo mundo.
 No comunicado que anunciou o fim da rede social, o Google ressaltou a importância do carinho dos usuários. "Entendemos e apreciamos que tantas pessoas gostaram do Orkut ao longo dos últimos dez anos. Além disso, compartilhamos a visão dos usuários de que as comunidades do Orkut representaram uma parte vibrante e chave do Orkut, e é por isso que anunciamos o arquivo de todas as comunidades públicas - que estará disponível online a partir 30 de setembro de 2014. Esperamos que este arquivo ajude o Orkut a permanecer como um ícone do início da internet social", declarou a gigante da internet.
 Agora, o domínio orkut.com irá redirecionar para um arquivo criado pelo Google para homenagear as comunidades mais queridas dos internautas. "De janeiro de 2004 a setembro de 2014, milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo todo, se reuniram para discutir interesses comuns em uma vasta coleção de comunidades do Orkut. Com o objetivo de preservar a história de conexões e conversas do Orkut, este arquivo traz todo o conteúdo público dessas comunidades", informa o texto publicado no portal. (Metro1)
0 16:17 - 30 de Set // Nadia Santos | Brasil

A justiça deve decidir ainda hoje (30) o destino de Jac Souza Santos. Ontem (29), ele hospedou-se em um hotel na área central de Brasília, onde, por quase oito horas, manteve um homem refém. Segundo o titular da 5ª Delegacia de Polícia, delegado Marco Antônio de Almeida, Jac permanece preso administrativamente. “Ele está à disposição da Justiça. Agora, cabe ao Judiciário decidir. Acredito que isso deve ocorrer ainda hoje”, ressaltou. Conforme o delegado, apesar de Jac ter cometido crime de cárcere privado e causado à vítima grande sofrimento psicológico, o que gera uma pena de dois a oito anos de reclusão, ele pode ser posto em liberdade. “Reitero que isso é decisão do Judiciário, mas realmente cabem medidas para que ele possa responder em liberdade”, explicou.

Autorizado a dar entrevistas na delegacia, Jac informou que o artefato não era uma bomba, não tinha poder letal e foi fabricado durante meses. “O material não passa de um pouco de cimento, pó de serragem de madeira e cola. Os fios eram para lembrar um sistema explosivo”, disse. Indignações e insatisfações com o atual cenário político do país foram as principais justificativas para o ato. Jac Souza Santos foi ex-secretário municipal de Agricultura na cidade de Combinado, no Tocantins, e candidato a vereador derrotado em 2008. Era réu primário. (Agência Brasil)

0 16:15 - 30 de Set // Nadia Santos | Bahia

O Elevador Lacerda, em Salvador, ficará colorido na cor rosa nesta terça-feira (30). A ação faz parte da abertura da programação do Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A abertura oficial do projeto começa às 16h desta terça-feira e será realizada na Praça Visconde de Cairu, com apresentação da Banda da Guarda Municipal.

Ao logo do mês, a Prefeitura de Salvador irá realizar outras ações voltadas para a campanha. No dia 19 de outubro, das 8h às 13h, acontece no Jardim de Alah o passeio ciclístico "Salvador Vai de Bike no Combate ao Câncer de Mama". Durante o ato, os participantes seguirão até o bairro de Ondina, no "monumento das gordinhas", e retornarão ao Jardim de Alah.

Ainda no dia 19 de outubro, serão disponibilizados no Jardim de Alah serviços de aferição da pressão arterial; orientação sobre o auto cuidado com a mama; agendamento para mamografia; avaliação postural com fisioterapeuta; avaliação nutricional; estética; prevenção à violência contra as mulheres; apresentação musical da Guarda Municipal e da Banda A Mulherada.

Já no dia 30 de outubro, acontece das 8h às 12h, na Fundação Visconde de Cairu, a palestra "Quinta Temática – Sessão de Autocuidado da Mama", com as palestrantes Maísa Porto e Selma Mosquera da ONG Susan  G. Komem.

Ainda no mês de outubro, a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) irá realizar sessões de auto cuidado com as mamas em várias comunidades de Salvador. As sessões contarão com a presença de profissional da SMS orientando sobre a marcação da mamografia. (G1)

0 16:05 - 30 de Set // Nadia Santos | Política
A última pesquisa do Babesp, ou DataNilo, concluída ontem, dá Paulo Souto 35% contra 34% de Rui Costa. Ou seja, empate literalmente, com Lídice da Mata lá atrás, com 6%.
Os demais candidatos: Renata Mallet, 1%, Da Luz, 1%, e Marcos Mendes, menos de 1%.
 Quando a pergunta é feita 'com apoio', Rui Costa, com Dilma, Lula e Jaques Wagner, pula para 38%, contra 33% de Souto, com ACM Neto e Aécio Neves, e 7% de Lídice, com Marina.
É a primeira vez que o Babesp registra Rui na dianteira. Foram ouvidas duas mil pessoas em 85 municípios entre quarta e a segunda-feira, 29.
 Na aferição do segundo turno, Rui também aparece pela primeira vez na frente, com 40% contra 37%. A mesma pergunta feita 'com apoio', Rui sobe um ponto e Souto cai um.
Pelos números do Babesp, as denúncias com o Instituto Brasil deixaram os petistas uma semana na defensiva, mas não parecem ter surtido o efeito pretendido, estancar a tendência de crescimento de Rui. O Ibope, que se contrapõe ao Babesp, só registrou pedido de pesquisa ontem.
 
0 15:54 - 30 de Set // Nadia Santos | Bahia
A Prefeitura de Feira de Santana divulgou na manhã desta terça-feira (30)  que 33 casos de chikungunya  foram confirmados no município,  sendo 14 em laboratório e 19 por critério clínico. Entre dias 6 de julho e 27 de setembro foram notificados 606 casos suspeitos, sendo que 11 casos foram descartados e 562 continuam em investigação.
 Ainda de acordo com a Prefeitura, os casos suspeitos estão registrados na faixa etária de 35 a 49 anos com 172 (28,38%), seguida da faixa etária 20 a 34 anos com 148 (24,42%) e faixa etária 50 a 64 anos com 104 (17,16%). O sexo feminino predomina com 386 casos (63,69%) e masculino com 220 (36,31%).
0 15:37 - 30 de Set // Nadia Santos | Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) vai decidir se o ministro aposentado do Supremo Tribunal Joaquim Barbosa poderá ingressar nos quadros da Ordem para advogar. O advogado Ibaneis Rocha, presidente da OAB-DF, impugnou o pedido de inscrição do ministro. Mas a impugnação foi apresentada na qualidade de advogado. Rocha afirma que Barbosa infringiu o Estatuto da Advocacia. Em junho, às vésperas de deixar o Supremo, ao indeferir o pedido de autorização de trabalho externo para José Dirceu, Barbosa afirmou que a proposta do escritório do advogado José Gerardo Grossi era uma “mera action de complaisance entre copains”. A OAB-DF, também em junho, fez um desagravo público a José Gerardo e colocou o então presidente do STF como agravante, por ferir as prerrogativas profissionais do advogado. Ibaneis, naquela sessão, declarou que se o ministro pleiteasse a carteira da OAB, ele não concederia. Agora, Ibaneis Rocha afirma que Joaquim Barbosa não tem os requisitos necessários para inscrição na Ordem. Se a OAB do Distrito Federal indeferir o pedido, ainda cabe recurso no Conselho Federal da Ordem. Antes de ingressar no STF, Joaquim Barbosa era membro do Ministério Público concursado. (BN)

0 15:30 - 30 de Set // Nadia Santos | Política

A legislação eleitoral prevê que, a partir de hoje (30) e até 48 horas após o encerramento das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, previsto para o dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.

A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965). (Agência Brasil)

0 15:20 - 30 de Set // Nadia Santos | Esporte

No primeiro jogo da 2ª fase do Intermunicipal 2014, a seleção de Santo Antônio de Jesus empatou com a equipe de Ituberá por 1x1, fora de casa.  “Não foi o que esperávamos nem o que traçamos. A estrutura que a equipe de Santo Antônio de Jesus e apoio recebido, cada um tem de dá o máximo dentro de campo”, comentou o técnico Guto, em entrevista à rádio Recôncavo FM.

No entanto, ele lembrou que o grupo entrou em campo com um desfalque de  oito jogadores.

Domingo, 5,  alguns titulares  já retornarão ao campo. Guto salienta a necessidade de ganhar a próxima partida que será em Santo Antônio de Jesus, no estádio José Trindade Lobo.  Com reportagem da rádio Recôncavo FM.

0 15:09 - 30 de Set // Nadia Santos | Justiça

A Defensoria Pública realizará trabalhos itinerantes na região de Santo Antônio de Jesus.  “É uma ação que se renova todos os anos. Percebemos a necessidade de ampliar os serviços da Defensoria. Como nem toda Comarca tem defensor, a proposta é fazer intinerância, uma dessas é através da campanha “Ação Cidadã:Sou Pai Responsável” em que levamos o DNA de forma gratuita para os que necessitam”, explicou o defensor público Dr. Márcio, em entrevista á rádio Recôncavo FM.

Ainda segundo ele, todo cidadão que tem dívida quanto a partenidade e por conta disso não reconheceu a partenidade ainda, pode procurar a Defensoria Pública.  Caso o pai se recuse a fazer o exame, a mãe entra através da Defensoria entra com uma ação  de paternidade representando o filho e no decorrer da ação é marcado um exame de DNA. Esse caso, são para pessoas que não tem condições financeiras de pagar o exame.

A defensoria itinerante estará dia 13  de outubro em Amargosa,  e 14 em Aratuípe. Dúvidas ligue para 36320712.

0 14:41 - 30 de Set // Nadia Santos | Santo Antônio de Jesus

Pedro Carvalho dos Santos, conhecido como Pedro Piton, morador da Rua II Travessa Silvestre Evangelista em Santo Antônio de Jesus,  caiu de uma laje faz um ano, no entanto, ele disse estar sendo enrolado pelo INSS, pois já esteve lá mais de 10 vezes.  “Isso é uma vergonha na cidade.  As pessoas tem de ir para outra cidade fazer perícia porque aqui não resolve nada”, comentou.

Ainda segundo o cidadão, o INSS disse que não liberará por não ter pagado a Previdência durante dois anos  “Estou aqui no prejuízo, o problema é esse”, lamentou.

Seu Pedro  pede ao órgão para solucionar o problema.  Com informações da rádio recôncavo FM.

0 14:24 - 30 de Set // Nadia Santos | Saúde

Aconteceu na quinta-feira, 25, no Espaço Solar Cunha Guedes (Salvador) a cerimônia de entrega do Prêmio Benchmarking Saúde 2013, evento considerado Oscar da Saúde na Bahia. Em noite de gala só para convidados, estiveram  premiados gestores e instituições do segmento no estado, que foram destaque ao longo do ano passado pelo desempenho empresarial. Em sua quarta edição, o prêmio é realizado pela Revista Diagnóstico, mais influente publicação do trade de saúde nacional.

Entre os vencedores na categoria: Prêmio Especial - Destaque OS -  esteve presente a equipe do Instituto Fernando Filgueiras que faz a gestão do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, primeiro Hospital Público da Bahia, Certificado pela ISO e Acreditado Nível II pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O Diretor Geral do Instituto Fernando Filgueiras, Alex Carvalho, avaliou a premiação.

“Para nós é uma honra receber um prêmio que é considerado o Oscar na Saúde. A premiação não nos envaidece, pelo contrário, esse reconhecimento nos impulsiona ainda mais e reafirma nosso compromisso com o bom desenvolvimento do setor hospitalar, resultando em melhor oferta de serviços e mais investimentos em boas práticas humanizadas; quero agradecer¸ em especial, a todos os nossos colaboradores que diariamente se dedicam ao trabalho com afinco e dedicação”.

0 14:17 - 30 de Set // Nadia Santos | Acidente

Um caminhão-cegonha que transportava nove veículos pegou fogo após bater de frente com outro caminhão na manhã desta terça-feira (30), na BA-524 (Canal de Tráfego), na altura do km 3, entre a BA-093 e o município de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Os dois veículos ficaram destruídos com as chamas após o acidente, assim como os nove carros transportados, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Ainda de acordo com a polícia, a pista ficou totalmente interditada, mas não formou congestionamento. Os motoristas dos dois caminhões tiveram ferimentos leves e foram atendidos no local do acidente.

A PRE informa que existem outras vias de acesso para os veículos e alerta aos motoristas para desviarem do acidente.

Para quem deseja seguir da BA-093 sentido Polo Petroquímico, deverá seguir sentido BA-093, aproximadamente no km 14. Logo em seguida, o motorista deve entrar à direita e seguir até o Polo ou Camaçari. Já para quem deseja sair do Polo, poderá seguir pela Via Parafuso e retornar pela via do Cobre, que terá acesso à BA-093. Até por volta das 14h, o caminhão-cegonha não havia sido retirado da via. (G1)

0 14:06 - 30 de Set // Nadia Santos |
A exemplo da ação implantada durante a Copa do Mundo, no próximo domingo (05.10), primeiro turno das eleições, as forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal estarão interligados à Justiça Eleitoral.
O objetivo é evitar e combater práticas criminosas durante a votação. No Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília, e nas 27 unidades da Federação, agentes de segurança trocarão informações, em tempo real, assim como ocorreu nos 32 dias de Copa nas 12 cidades-sedes do evento.
De acordo com a secretária Nacional de Justiça, Regina Miki, o acompanhamento on line das eleições permitirá às forças de segurança agir com rapidez no combate a eventuais delitos.
“Precisamos entender que as informações em tempo real possibilitam a agilidade. Se tivermos informação de um crime, poderemos agir muito mais rápido, porque teremos isso on line. Os dados também servirão para as próximas eleições, de modo a repeti-los ou não no futuro”, disse a secretária.
0 13:57 - 30 de Set // Nadia Santos | Acidente

O bodyboarder brasileiro Deivid Júnior foi encontrado desacordado após a queda de onda de 12 m, no último sábado (27), em Teahupoo, no Taiti. Acompanhado de dois amigos, Deivid encarou a temida ondulação na remada e não imaginou que a onda iria variar tanto. Ele acabou ficando no 'tubo' - manobra comum no meio do esporte - e uma outra onda atingiu sua cabeça em seguida, fazendo com que o atleta perdesse a consciência. Ele foi socorrido por Bernardo Nassar, um dos amigos que o acompanhava.

“O Bernardo me encontrou desorientado. Não conseguia falar... Ele me levou para o hospital. Cuspi sangue uns dois dias. Dos quatro estágios para o afogamento eu fui até o terceiro. Tomei adrenalina para reanimar meu organismo. O meu organismo bloqueou por segurança. Fiquei umas 48 horas sem comer e beber. Não passava nada”, contou Deivid ao Globo Esporte. (Correio)

0 13:42 - 30 de Set // Nadia Santos | Justiça

A Polícia Civil de Porto Alegre indiciou quatro torcedores do Grêmio por injúria racial durante a  partida entre o time gaúcho e o Santos, pela Copa do Brasil, no dia 28 de agosto. Entre eles, a torcedora Patrícia Moreira, a jovem que foi flagrada por câmeras de TV gritando a palavra "macaco" para o goleiro Aranha, do time santista. Segundo o site GloboEsporte.com, alem dela, Éder Braga, que é negro, Rodrigo Rychter e Fernando Ascal foram indiciados pela polícia. Os torcedores foram identificados através de imagens das câmeras de segurança do estádio e depoimentos. 
"Inicialmente, a equipe da delegacia buscou imagens de vídeo. Localizou as residências. E chamou eles. Só um deles nega que proferiu as palavras. Vamos seguir nas investigações. Podem ser identificados até mais que outros quatro, cinco ou seis. O número pode aumentar", disse o delegado regional Cleber Ferreira ao GloboEsporte.com. (Metro1)

0 13:32 - 30 de Set // Nadia Santos | Brasil

Quem assistia o padre Marcelo Rossi nos programas de TV nunca imaginou que todo o seu trabalho, incluindo CDs, livros, missas e aparições na nas emissoras, foi investigado pelo Vaticano.

A apuração, segundo o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, teve início após uma denúncia feita por um religioso brasileiro. Ele acusou o padre Marcelo Rossi de culto ao personalismo, exibicionismo por ir demais às TVs, além de desvirtuar as práticas católicas.

A investigação teve início no final dos anos 90 até cerca de quatro anos atrás. Ainda segundo Feltrin, ela foi comandada pela Congregação para a Doutrina da Fé, na época era liderada pelo cardeal Joseph Ratzinger, que mais tarde se tornaria o papa Bento 16. 

Durante o período da investigação a Congregação recebia com regularidade vídeos com as participações do padre Marcelo na mídia. Entre os mais recorrentes estavam programas como o de Gugu Liberato, no SBT, e de Fausto Silva e Xuxa, na Globo.

Segundo o colunista, a assessoria do padre Marcelo e do bispo dom Fernando, da Mitra de Santo Amaro, superior direto do padre, afirmaram desconhecer a investigação.

Por meio de sua representação no Brasil, o Vaticano preferiu não se manifestar. (A Tarde)

0 13:13 - 30 de Set // Nadia Santos | Justiça

O número de alistamentos espontâneos de mesários que trabalharão no próximo domingo (5) é três vezes maior do que o das últimas eleições gerais, em 2010. Serão 2,4 milhões de voluntários, enquanto o número era de 404,7 mil no último pleito. O aumento pode ser justificado por um programa de incentivos da Justiça Eleitoral. O serviço não oferece remuneração, mas os mesários podem tirar dois dias de folga no trabalho para cada dia trabalhado nas eleições. A medida beneficia tanto trabalhadores privados quando servidores públicos. Já as pessoas que foram convocadas podem ser punidas com multas e até seis meses de prisão. Elas terão 30 dias para apresentar justificativa. Os mesários são responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e conduzir os trabalhos de votação. Além disso, são proibidos de usar camisetas, bótons ou qualquer identificação de partidos ou candidatos. (BN)

0 13:05 - 30 de Set // Nadia Santos | Polícia

A polícia prendeu os supostos responsáveis pelo arrombamento da agência dos correios da cidade de Maracás, centro-sul baiano, na madrugada desta segunda-feira (29). Após interceptarem o casal a bordo do Fiat Pálio, o 19º BPM e a Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesg) detiveram Rafael Rocha da Silva e Nayane Gomes da Silva, ambos de 18 anos, e conseguiram recuperar mais de R$ 14 mil em cédulas de moedas. Segundo levantamento, a dupla faz parte de uma quadrilha especializada em furtos e roubos a agências de Correios em Goiás. O carro com que praticaram o delito, contudo, era licenciado em Vitória (ES). (BN)

0 12:58 - 30 de Set // Nadia Santos | Brasil

Eleita no último domingo (28), a nova Miss Brasil mal assumiu o posto e já foi alvo de declarações preconceituosas. Cearense, Melissa Gurgel acessou a internet e se deparou com ataques gratuitos como "achei que no Ceará só tinha gente feia" e "Miss Ceará: bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível".

Chateada com a postura de alguns internautas de todas as partes do país, ela disse ser livre de preconceitos e repreendeu a postura das pessoas que escreveram mensagens ofensivas.

"Lamento muito que as pessoas se limitem a julgar os outros pelo que elas aparentam ser e pelas suas características culturais. O nosso país é tão desenvolvido e acolhedor que é desnecessário ainda acontecerem situações tão retrógradas como o que aconteceu comigo. Amo o meu Estado e tenho muito orgulho de ter nascido onde nasci", disse ela ao Ego. 

0 12:04 - 30 de Set // Fonte: iBahia |

O Tribunal de Justiça da Bahia vai abrir seleção para 200 cargos entre técnicos e analista judiciários, em funções dos níveis médio, médio/técnico e superior. As especialidades ainda não foram divulgadas. As provas serão realizadas no começo de 2015.

Das 200 vagas, 107 serão para quem possui nível superior, 81 para os que têm nível médio e 12 para aqueles que possuem cursos técnicos. Além dessas 200 vagas imediatas, haverá formação de cadastro de reserva. Os cartórios serão o principal foco para lotação dos aprovados: cerca de 70% desses irão atuar nas repartições pelo Estado da Bahia.

As remunerações são de R$5.117,24, para nível superior e R$3.091,21,para nível médio. O edital completo do concurso segue em fase de elaboração junto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora, e deve ser divulgado em outubro.

De acordo com a Resolução nº8, que foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, no último dia 9 de julho, o certame será válido por dois anos e composto por três etapas, sendo: provas objetivas, provas discursivas - ambas de caráter eliminatório e classificatório - e, por fim, prova de títulos. Essa apenas de caráter classificatório.

O último concurso realizado pelo TJ-BA foi no ano de 2006 e ofereceu 1.349 oportunidades. As funções com demanda de vagas no certame foram atendente judiciário, supervisor de expediente, subsecretário (estes exigiam nível superior em Direito), digitador, atendente de recepção, auxiliar de serviços gerais (médio completo) e oficial de justiça (qualquer diploma de nível superior).

0 12:01 - 30 de Set // Fonte: iBahia |

Disputando o título da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, o baiano Allan do Carmo foi indicado pela Federação Internacional de Natação (Fina) ao prêmio de melhor nadador de águas abertas de 2014. Essa é a primeira vez que um brasileiro está concorrendo ao prêmio, que é definido por votação de dirigentes, confederações e jornalistas especializados.

A divulgação do resultado e a entrega do prêmio acontecem no dia 1º de dezembro. Allan do Carmo disputa com Evgeny Drattsev (RUS), Thomas Lurz (ALE), Axel Reymond (FRA), Tomi Stefanovski (MAC) e Ferry Weertman (HOL). Bem na Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, o baiano está próximo de um feito inédito: a conquista da competição.

Ele precisa de pelo menos um terceiro lugar ou dois sétimos nas duas últimas etapas da Copa, que acontecem neste mês de outubro. No dia 12, Allan do Carmo vai nadar em Hangzhou, na China. No dia 18, a prova acontece em Hong Kong. Além de Allan, a baiana Ana Marcela Cunha é outra que vive a expectativa de conquistar o prêmio da Fina. Ela já levou uma vez.

0 11:47 - 30 de Set // Fonte: Assessoria Yuri Pithon |

Na última sexta-feira (26), às 18h no Palácio do Governador, o Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas- FNCBH reuniu-se com o ex-senador e atual Governador do Estado de Alagoas Teotônio Vilela Filho para discutir sobre o XVI ENCOB- Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Neste ano de 2014, o ENCOB realizará sua décima sexta edição na cidade de Maceió Estado de Alagoas no período de 23 a 28 de novembro e o tema central definido foi “O Comitê de Bacia como Articulador Político das Águas” visando enfatizar o fantástico trabalho que estes colegiados desenvolvem no território brasileiro em prol dos recursos hídricos fundamentalmente na condução e fomento de políticas publicas efetivas para nossas águas.

Participam destes Encontros Nacionais de Comitês de Bacia, representantes dos usuários, das entidades civis, do poder púbico e estudantes, que têm a oportunidade de participar de mini cursos, oficinas, mesas de diálogo com especialistas e diversas atividades que são organizadas para atender as demandas dos Comitês de Bacia.

Presente no encontro Yuri Pithon, eleito por quatorze comitês de Bacias para representar o Estado da Bahia no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

0 11:45 - 30 de Set // Fonte: Bahia Notícias |

O Ministério Público (MP-BA) recebeu os documentos de Dalva Sele Paiva que supostamente incriminam a cúpula petista de desvio de dinheiro público e caixa dois por meio do Instituto Brasil. Foram entregues à promotora responsável pelo caso, Rita Tourinho, 17 documentos, via email, nesta segunda-feira (29), dentre os quais constam recibos e folhas de pagamento, além de outros papéis cujo teor não foi divulgado. De acordo com a comunicação do MP-BA, a promotora estaria no processo de análise dos documentos e, depois, marcaria uma data para ouvir a presidente da ONG e poder contextualizar as provas do que seria uma esquema de irregularidade e financiamento ilegal de campanha. Os documentos encaminhados ao MP-BA podem ser os mesmos mencionados por Dalva em entrevista ao jornal Correio, publicada nesta terça-feira (30). Na matéria, Dalva comenta que pediu proteção do MP-BA para Tourinho por email para retornar ao Brasil, como forma de assegurar a sua segurança. Tourinho prefere não falar mais sobre o assunto para a imprensa, pois considera a atitude precipitada.

0 10:51 - 30 de Set // Fonte: Forte no Recôncavo |

A Concessionária Motopel, autorizada da montadora Honda, acaba de adquirir uma área de 1.000m² nas proximidades do Centro de Abastecimento, em São Gonçalo dos Campos, onde construirá a sua mais nova concessionária na Bahia. O caro investimento fará surgir no local uma concessionária de grande porte semelhante à existente na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana. Quando em funcionamento, além da venda de motocicletas novas, também serão oferecidos os serviços de manutenções, venda de peças e acessórios. A isenção de alguns impostos municipais intermediou como contra partida nas negociações entre a Honda e a Prefeitura Municipal. A chegada de várias empresas na cidade no decorrer dos meses, transformou o município de São Gonçalo dos Campos na “menina dos olhos” da montadora mundial. A terraplanagem do terreno já foi iniciada e a obra terá início nos próximos dias.

0 10:37 - 30 de Set // Fonte: Correio |

A partir desta terça-feira (30), os policiais civis baianos estão com as atividades paralisadas até às 8h da quinta-feira (2). O movimento vai durar 48 horas, e começou às 8h de hoje. A decisão foi tomada em assembleia promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública (Sindpoc), no dia 15 de setembro.

Durante o período de paralisação, 30% do efetivo vai ser mantido, para casos de prisão em flagrante, termo circunstanciado e levantamento cadavérico. De acordo com Marcos Maurício, presidente da entidade, a categoria vai parar em reivindicação à promoção de 2.583 profissionais, cuja lista final deveria ser publicada em abril.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil divulgou acordo assinado por representantes do Sindpoc, da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), em que constava a promoção de 988 investigadores, 243 escrivães e dois peritos técnicos, totalizando 1.233 profissionais.

"Nossa reivindicação é que eles cumpram a lei 12.601/2012. O artigo 11 diz que todos que têm seis anos de serviço e foram avaliados acima de 55 pontos serão promovidos", declarou Marcos Maurício. O texto, disponível no site da Casa Civil, diz que investigadores, escrivães e peritos técnicos deveriam ser promovidos para a "classe imediatamente superior" em 1º de abril.

Sara Verbena, assessora do Gabinete do Delegado Geral, diz que a data marca o fim do período de avaliação dos servidores a serem promovidos - com início em 1º de janeiro. O decreto 14.474/2013, que regulamenta a lei em questão, garante que a promoção terá efeitos retroativos a 1º de abril, observada a disponibilidade financeira e orçamentária.

0 10:35 - 30 de Set // Fonte: Correio |

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (30), a ‘Operação IB2K’, na tentativa de desarticular uma quadrilha suspeita de desviar pela internet mais de R$ 2 milhões de cerca de 500 correntistas da Caixa Econômica Federal em todo o país.

Com o dinheiro desviado, a quadrilha bancava festas regadas a uísque, equipava carros com sons potentes, recarregava celulares pré-pagos e comprava até drogas e armas.

jovens, com idade de 20 a 30 anos, moradores de cidades como Águas Lindas, Valparaiso, Jardim Ingá, em Goiás, e Santa Maria, Taguatinga e Ceilândia, no DF. O tamanho do golpe, contabilizado pela PF entre setembro de 2012 e junho de 2013, pode ser ainda maior.

Correntistas de outros bancos também foram lesados por uma quadrilha composta por seis hackers. As investigações indicam que integrantes da quadrilha enviavam email com vírus capazes de coletar dados dos usuários de internet banking e também mensagens oferecendo serviços para pagamento com desconto de até 60% de boletos bancários e tributos como IPVA e IPTU.

Ao acessar os links enviados no email, o correntista entrava em páginas falsas e acabava fornecendo números de contas e senhas. Com isso, os golpistas conseguiram acessar a conta e fazer saques ou transferências que, em sua maioria, variavam de R$ 400 a R$ 9 mil.

0 10:20 - 30 de Set // Lindaiara Conceição |

0 10:18 - 30 de Set // Fonte: Bahia Notícias |

O último debate com os candidatos ao governo do Estado, realizado pela TV Bahia, é um dos compromissos de campanha dos postulantes nesta terça-feira (30). Este será o único ato de campanha de Lídice da Mata (PSB), às 22h. Marcos Mendes (Psol) também participa do debate nesta terça. Pela manhã, se reúne com a equipe. À tarde, concede entrevista a rádio do interior. Paulo Souto (DEM) também estará no debate à noite; mais cedo, tem reunião com a equipe de campanha, e pela manhã, grava programa eleitoral. Renata Mallet (Pstu) faz panfletagens nesta terça: pela manhã, no edifício sede dos Correios, na Pituba; à tarde, no campus da Uneb. Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) grava programa eleitoral no período matutino. Mais tarde, se encontra com assessores de campanha e à noite participa do debate da TV Bahia. Rui Costa (PT) abre o dia em reunião com a equipe de comunicação. À tarde, concede por telefone à rádio Tropical FM, de Antas. À noite, comparece ao debate.

0 09:42 - 30 de Set // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

Um dia após ser chamado de “tonto” pelo prefeito de Santo Antonio de Jesus Humberto Leite, o vereador Tom respondeu com duras críticas e ainda afirmou que fará novas denúncias contra o administrador da cidade, Tom ainda lembrou do histórico de declarações polêmicas de Humberto. “Na verdade, eu não fico muito surpreso com isso, porque quando ele foi candidato já aqui por diversas vezes aqui em Santo Antonio e perdeu; a gente já sabia a história dele, isso aí estava nos jornais, como ele tratou naquela época Santo Antonio de Jesus, mas eu sempre o respeitei, nunca faltei com o respeito com o prefeito, mesmo naquela época que as pessoas saiam nas ruas colocando pinico na cabeça, colocando apelido nele, o chamando de mijão, eu nunca usei a tribuna da câmara, nunca dei entrevista para lhe agredir moralmente. Simplesmente eu procuro exercer meu papel; porque nós estamos em uma democracia eu estou e serei oposição eu não tenho medo e nada disso me intimida, irei fazer outras denúncias porque existem muitas coisas erradas na administração municipal, e eu vejo que ele é muito infeliz, infeliz porque se você for olhar o histórico, já chamou todos os empresários de Santo Antonio de Jesus de elite podre, recentemente deu entrevista dizendo que a população de Santo Antonio de Jesus estava levando medicamento e guardando em casa sem usar, ou seja, isso é uma falta de respeito, um exemplo, uma senhora de idade de 80,75, 90 anos que vai a um posto de saúde atrás de um medicamento de pressão por exemplo e não acha, e você tem que entender que a dificuldade para uma senhora dessa sair de casa para ir em posto, ás vezes para um ouvinte ligar para imprensa e questionar, é porque realmente está passando por uma necessidade muito grande, e ele naquele momento fez gozação com a população de Santo Antonio de Jesus, ele acusou a população de Santo Antonio de Jesus de estar pegando medicamentos e jogando fora, guardando em gavetas. Mas volto a repetir, eu continuarei respeitando o prefeito. Eu fui eleito pela oposição e serei oposição, nada disso me intimidará, muita coisa está acontecendo, estou apurando e irei fazer novas denúncias”, desabafou.

0 09:08 - 30 de Set // Redação |

0 09:08 - 30 de Set // Fonte: Barriga Notícia |

Investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) desarticularam, na sexta-feira (26), uma quadrilha de roubo de veículos, na cidade de Elísio Medrado, distante 214 quilômetros de Salvador. Samuel dos Santos Carvalho Junior, o “Nego Halley”, de 20 anos, Lídio Henrique Souza Santos Filho, 18, Edmílson Nascimento da Silva e Alexandro Silva Camisão, o “Baiano”, 28, este último chefe do bando, já estão no sistema prisional.

Com o grupo foram apreendidos um Pálio, de cor branca, placa JQX-6351, que era conduzido por Samuel, um revólver calibre 32, com numeração raspada e seis cartuchos intactos e um cartucho calibre 38, que estavam escondidos na casa do “Baiano”.

Houve ainda a apreensão de um Gol, de cor branca, com placa clonada NYZ-2590, que fora roubado em Salvador e estava com Edmílson.

“Nego Halley”, Lídio, Edmílson e “Baiano” foram autuados em flagrante por porte de arma e formação de quadrilha.

0 09:02 - 30 de Set // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

Neste domingo acontecem as eleições em todo país, para que tudo ocorra sem maiores problemas na região do 14º Batalhão de Polícia Militar, o Ten. Cel. Luziel Andrade contou como estão os preparativos para o grande evento democrático. Segundo ele, todo o planejamento já foi feito e hoje (30), haverá uma parada com os policiais militares que irão trabalhar nas eleições, na oportunidade, estarão presentes um juiz eleitoral e uma promotora da vara eleitoral, o evento servirá para tirar dúvidas de possíveis situações que possam acontecer durante o dia 5 de outubro. O Ten. Cel. contou sobre a participação da Policia Militar nesse evento tão importante. “Domingo com certeza estaremos prontos para dar mais essa contribuição em prol da democracia”, disse.

O Ten. Cel. Luziel Andrade informou ainda que algumas cidades receberão reforço policial e como será o planejamento estratégico. “Nós reforçamos algumas cidades, até porque o contingente da sexta-feira passada não foi apresentado nem distribuído, então esse pessoal nós distribuímos mandando para Amargosa, Nazaré e Mutuípe, que são sedes de companhia e de lá então eles serão deslocados para algumas cidades que fazem parte da corporação da companhia , independente disso, para cada DPM nós teremos um oficial, capitão, tenente ou subtenente, onde estaremos o tempo todo em ligação, de modo que se necessário nós teremos tropas de pronto atendimento para deslocamento”, explicou.

0 08:46 - 30 de Set // Fonte: Correio |

Apesar da oferta de um número menor de vagas temporárias para o final deste ano, as empresas já estão contratando novos profissionais, sobretudo o setor de comércio e serviços. Na capital a expectativa é gerar de 8 a 10 mil postos. Tire abaixo algumas dúvidas sobre o setor.

O que é trabalho temporário?

É aquele prestado por pessoa física para um cliente (seja pessoa física ou jurídica), para atender a necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços, e está regulamentado pela Lei nº 6.019, de 03 de janeiro de 1974 e pelo Decreto 73.841, de 13 de março de 1974.

O contrato pode ter de quanto tempo?

De acordo com a Portaria 789, de junho deste ano, os contratos de trabalho temporário poderão durar até nove meses, desde que ocorram circunstâncias e motivos que justifiquem e vale exclusivamente na hipótese de substituição de pessoal regular e permanente. As contratações do final do ano são motivadas por acréscimo de serviços, portanto, permanece os prazo de 3 meses prorrogáveis por igual período.

O empregado temporário tem os mesmos direitos do efetivo?

Praticamente sim. Isso inclui salário equivalente, jornada de 8 horas, horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 1/3 de férias, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são para aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o FGTS.

Existe idade mínima para temporário?

A legislação proíbe o trabalho de menor de 16 anos de idade, exceto como aprendiz, a partir dos 14 anos. Contudo, vale esclarecer que é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 16 anos até os 18 anos. Sendo assim, é legal a contratação de temporários com idade a partir de 16 anos.

A empregada temporária grávida tem estabilidade?

A Fenaserhtt defende a existência de uma incompatibilidade entre estabilidade e a contratação temporária para suprir demanda de curta duração na empresa.

0 07:57 - 30 de Set // Fonte: Correio |

Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado na madrugada desta terça-feira (30). A decisão foi confirmada após uma assembleia na noite da segunda-feira (29). Além da Bahia, outros 20 estados também resolveram paralisar as atividades, e não há previsão de retorno.

Uma nova assembleia dos bancários está marcada para as 18h30 da quarta (1º), para avaliar o andamento da paralisação. "Temos de nos preparar para uma greve longa. Para isso, é fundamental a participação da categoria para o sucesso do movimento", diz em nota o presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.

Foram sete rodadas de negociação com a Fenaban sem avanços considerados significativos pela categoria. Os bancos oferecem reajuste de 7%, mas os trabalhadores querem 12,5%, que segundo eles representa 5,4% de aumento real do salário.

Os trabalhadores também pedem piso salarial de R$ 2.979,25. Entre outras reivindicações, como fim das metas, consideradas abusivas, combate ao assédio moral e isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde.

O Comando Nacional dos Bancários já havia se posicionado contra a proposta de reajuste salarial na sexta-feira, mas incentivou os 134 sindicatos que representa no País a convocarem assembleias e votarem sobre o assunto. Com o slogan “Queremos Mais”, orientou os associados a rejeitarem a proposta.

0 07:53 - 30 de Set // Fonte: Forte no Recôncavo | Polícia

Mais de 20 mil downloads já foram feitos no aplicativo "Sistema de Informação para Proteção à Pessoa" (SIPP), idealizado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para a população ajudar a identificar criminosos e localizar pessoas desaparecidas na Bahia. O software é considerado o primeiro do tipo no Brasil pela Secretaria de Segurança Pública. Em quatro meses, cinco dos suspeitos com rostos expostos foram mortos e 18 detidos. Em média, 10 denúncias de desaparecidos chegaram pelo aplicativo. Esse balanço foi informado pelo delegado Jorge Figueiredo, diretor do DHPP e criador do programa, em conversa com o G1 nesta segunda-feira. A ferramenta gratuita está disponível para smartphones com o sistema operacional Android ou IOS. Segundo Figueiredo, o aplicativo dispõe de banco de dados com informações de unidades policiais do interior do estado e possibilita ao usuáro identificar, por meio de fotografias, os principais procurados."Ele permite que você veja os procurados do DHPP, do interior, entre homicidas e traficantes, do Denarc [Departamento de Narcóticos], assaltantes de bancos e, até a semana que vem, estamos atualizando o banco de dados e incluindo mais assaltantes e procurados", explica. Há quase 200 suspeitos cadastrados e, na medida em que são capturados, novos nomes são inscritos no sistema. De acordo com o delegado, atualmente, são 64 procurados do DHPP, 40 do Denarc, 14 do interior, 47 do Baralho do Crime e 10 assaltantes de bancos. "É uma expansão muito grande. A gente tem um canal pelo Facebook, que é muito usado, mas nem todo mundo vai para a tela do computador. O celular tem poder catalisador muito grande, se processou de maneira muito mais rápido", comenta. No caso das pessoas desaparecidas, o banco de dados fornece informações como a data de nascimento e os telefones para contatos. "Nós podemos prender as pessoas, mas não fazer com que um ente perdido volte. Uma das coisas mais interessantes desse aplicativo é poder trazer essas pessoas desaparecidas de volta", avalia.

0 07:51 - 30 de Set // Fonte: Metro 1 |

Pela primeira vez uma pesquisa de intenções de voto para governador da Bahia mostrou empate técnico entre o candidato do DEM, Paulo Souto, e o candidato do PT, Rui Costa. No novo levantamento divulgado na noite desta segunda-feira (29), feito pelo Bahia, Pesquisa e Estatística (Bapesp), encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), o democrata aparece com 35,05%, enquanto o petista aparece logo atrás com 34,15% das intenções de voto. Em seguida, aparece a candidata do PSB, Lídice da Mata, com 6,16%, Renata Mallet (PSTU), com 0,55%, Da Luz (PRTB), 0,5%, e Marcos Mendes (PSOL), 0,35%. Brancos e nulos somaram 8,71% e 14,52% não souberam responder à pesquisa.

Na pesquisa com apoio, o candidato petista passa de Paulo Souto. Com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, Rui Costa salta para 37,76% das intenções de voto, enquanto Paulo Souto, com apoio do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) e o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), fica com 32,65%. Lídice com apoio de Marina Silva (PSB) chega a 6,76%. Renata Mallet com 0,4% (associada à Zé Maria), Da Luz 0,35% (associado à Levy Fidelix) e Marcos Mendes 0,25% (associado à Luciana Genro).

0 07:50 - 30 de Set // Fonte: Metro 1 |

A pesquisa Vox Populi divulgada na noite da última segunda-feira (29) pela Rede Record, mostra a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), em ascendência. A pestista abriu 16 pontos de diferença sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno. O novo levantamento aponta Dilma com 40% das intenções de voto contra 24% de Marina e 18% do candidato Aécio Neves (PSDB). Votos em branco e nulos são 6% e indecisos, 11%. Na última pesquisa do instituto, divulgada na última quinta-feira (25) pela revista Carta Capital, a presidente aparecia com 38%, Marina, com 25%, e Aécio, com 17%.

Na simulação de segundo turno, Dilma aparece com 46% contra 39% de Marina -- sete pontos de diferença. Na pesquisa anterior, a petista tinha 42% contra 41% da socialista. Os votos em branco e nulos somam 9%, e os indecisos, 6%. Na simulação com Aécio no segundo turno contra Dilma, a petista tem 48% contra 38% do tucano. Na mostra anterior, a presidente tinha 45% contra 37% do mineiro. Os votos em branco e nulo somam 9%, e os que não sabem ou não responderam, 5% Os candidatos Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL) têm 1% nas intenções de voto cada. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO), Mauro Iasi (PCB), José Maria de Almeida (PSTU) não pontuaram.




Colunistas


Classificados