Agora somos nós contra eles
EX-PRESIDENTE LULA, EM ATO REALIZADO EM SÃO PAULO ONDE ATACOU A IMPRENSA 0



Últimos Comentários



Enquete



0 10:29 - 08 de Set // Lindaiara Conceição |

      

 

Aroeira, hoje no Brasil Econômico (RJ)

0 23:00 - 12 de Jun // Elaine Brito | Santo Antônio de Jesus

0 11:11 - 20 de Set // Lindaiara Conceição |

Confira o trailer de "Festa no Céu (3D)", em cartaz no Cine Itaguari:

 

0 12:42 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 |

As informações sobre o tiroteio na faculdade Área 1, que aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na Av. Paralela, ainda são desencontradas. Enquanto os alunos sustentam a versão que houve uma tentativa de assalto, a polícia não confirma a informação e sustenta a versão de surto psicótico do homem que disparou tiros. Em entrevista, a coordenação da faculdade declarou que houve uma perseguição policial que terminou dentro da sede da faculdade. Nenhuma das três versões coincide.

A aluna Adriele Oliveira da faculdade Área 1 informou nesta terça-feira (21) que a Instituição mandou todos se trancarem na biblioteca para se proteger dos disparos. "Eu estava dentro da Faculdade quando ouvi quatro tiros. A Faculdade mandou a gente se trancar na biblioteca. Chegaram a Polícia e começou a troca de tiros. Qualquer um pode entrar na faculdade", disse. A assessoria da Área 1 afirmou nesta terça-feira (21) que nenhum aluno da instituição foi ferido durante a troca de tiros. O assessor relatou que foi um assalto que aconteceu fora da Faculdade e o assaltante buscou refúgio na instituição, mas a polícia conseguiu deter. "Os policiais próximos que chegaram rapidamente e conseguiram prender o assaltante e retiraram daqui. Não houve nenhuma vítima de aluno. Todos os alunos estão íntegros. Os policiais agiram para conter os assaltantes", disse.

Alguns alunos criticaram o sistema de segurança da Faculdade, mas o assessor negou. "Nós temos seguranças patrimonial. Fora da faculdade a gente não pode fazer nada", contou.

0 11:41 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 / Correio |

Um estudante universitário foi baleado no estacionamento da faculdade Área 1, na avenida Paralela, na manhã desta terça-feira (21). De acordo com informações da Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 10h30, quando um outro estudante da instituição saiu atirando pelo local.

Informações preliminares apontam que o atirador sofreu um surto psicótico. O jovem que foi ferido pelo colega ainda não foi identificado pela polícia, que também não soube informar se outros estudantes ficaram feridos durante a situação.

Foto: Bocão News

Uma pessoa envolvida na situação foi socorrida por uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Roberto Santos, mas o posto de Polícia Civil da instituição não soube precisar se a vítima era o estudante ou uma outra vítima. Viaturas da 82ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/CAB/Paralela) estão no local monitorando a situação.

A pessoa baleada no fim da manhã desta terça-feira (21) na faculdade Área 1 foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Roberto Santos. A informação foi confirmada pela Central de Polícias (Centel).

Foto: Leitor Metro1

Segundo relatos de alunos, um corpo ficou estirado no chão e perdeu muito sangue. Pelo menos duas equipes do Samu foram ao local, além de viaturas da Polícia Militar.

Nas redes sociais, estudantes relatam que precisaram ficar escondidos em suas salas de aula, com medo de serem atingidos.

0 11:40 - 21 de Out // Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo. |

Empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras estudam fazer um acordo, admitindo irregularidades em troca de

penas mais brandas para seus executivos. Por esse acordo, as empreiteiras se comprometeriam a devolver o dinheiro

desviado da estatal para o pagamento de propinas a vários partidos políticos - já foram citados nomes de PT, PMDB, PP e PSDB.

Antes de avançar na ideia, as empresas esperam a definição, em primeiro lugar, do magistrado que tocará o caso. Elas já apresentaram pedidos para que o juiz Sergio Moro, do Paraná, deixe de comandar o processo. Alegam que as irregularidades não ocorreram no estado, e sim no Rio e em SP.

 O acordo de leniência dependeria também de uma grande "costura" envolvendo Polícia Federal e Ministério Público.

 Donos e acionistas majoritários de algumas das empreiteiras temem que alguns de seus diretores, se pressionados, resolvam fazer, por conta própria, uma delação premiada, seguindo o exemplo de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Com o acordo, manteriam ao menos certo controle sobre o processo.

0 11:20 - 21 de Out // Fonte: Bocão News |

A Câmara de Vereadores do município de Castro Alves, a 189 quilômetros de Salvador, reprovou nessa terça-feira (21) as contas do prefeito Cloves Rocha Oliveira relativas ao ano de 2012.

O exercício financeiro já havia sido rejeitado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As contas de 2009, 2010, 2011 e 2012 foram rejeitadas pelo TCM onde foram apontadas pela Corte diversas irregularidades como contratação sem licitação, improbidade administrativa e contábil e índice de pagamento de pessoal.

A Câmara de Vereadores pelo segundo ano consecutivo votou a favor do parecer do TCM rejeitando as contas do gestor que ficará inelegível pelos próximos 8 anos.

0 11:07 - 21 de Out // Fonte: Associated Press |

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a caça a uma vacina contra o ebola terá seus primeiros resultados em dezembro, para determinar se o seu uso é seguro, e deve ser aplicada em caráter experimental no oeste da África em janeiro de 2015.

A assistente da diretora-geral da OMS, Marie Paule Kieny, disse que os testes clínicos planejados para a Europa, África e Estados Unidos estão sendo acompanhados pelos governos dos países, que pressionam por uma vacina que tenha uso efetivo contra a doença.

Ela afirmou aos repórteres nesta terça-feira, em Gênova, que se as vacinas forem consideradas seguras, dezenas de milhares de doses serão utilizadas em testes no oeste da África em janeiro.

No evento, a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, também prometeu uma auditoria pública sobre os erros da agência de saúde em suas medidas para conter a epidemia do ebola, que já matou mais de 4,5 mil pessoas.

0 10:50 - 21 de Out // Redação / Drauzio Varella |

O candidato a Deputado Estadual pela cidade de Santo Antônio de Jesus, Edson Diniz, que obteve 1.148 votos no município foi encaminhado em estado preocupante para Salvador, ele sofreu um infarto, ainda não há mais detalhes do estado de saúde dele.

Saiba mais sobre o infarto:

Infarto do miocárdio é a necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. É o resultado de uma série complexa de eventos acumulados ao longo dos anos, mas pode ser caracterizado pela oclusão das artérias coronárias em razão de um processo inflamatório associado à aderência de placas de colesterol em suas paredes.

O desprendimento de um fragmento dessas placas ou a formação de um coágulo de sangue, um trombo, dentro das artérias acarretam o bloqueio do fluxo de sangue causando sérios e irreparáveis danos ao coração (necrose do músculo cardíaco).

Sintomas

* Dor fixa no peito, que pode variar de fraca a muito forte, ou sensação de compressão no peito que geralmente dura cerca de trinta minutos;

0 10:45 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 |

O deputado Luciano Simões (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (20) uma lição de que não vale tudo na política. E essa aula veio dos seus próprios seguidores - muitos deles eleitores - no Facebook. 
Simões, que se reelegeu em 5 de outubro, compartilhou um velho boato de 2010, ressucitado às vésperas desta eleição: o de que uma ex-amante da presidente Dilma Rousseff, intitulada Verônica Maldonado, estaria cobrando pensão por conta do fim de um relacionamento com a petista. 
A informação é evidentemente falsa, o que pode ser comprovado com uma leitura minimamente atenta. Os juízes que supostamente teriam dado ganho de causa à amante sequer existem, a história não tem qualquer fonte confiável e a imagem que é indicada como de Verônica é, na verdade, da escritora americana Skyy - conforme já demonstraram há quatro anos os sites Boatos.org e Quatro Cantos, especializados em decifrar lendas da web.


Sabendo da mentira ou não, os seguidores de Simões desandaram a criticar o deputado por usar algo que seria de cunho pessoal com a finalidade de prejudicar a imagem da presidente. "Que nojo, Luciano! Eu, que fui sua eleitora, jamais pensei que você fosse fazer este tipo de postagem. Voto no Aécio, mas não aceito esse tipo de coisa. Expor dessa forma a vida íntima de uma pessoa, seja ela quem for. Toda e qualquer pessoa tem direito à sua privacidade", declarou Eliane Serena.
O eleitor Diego Leite também criticou Simões. "Isso não é política, é uma guerra onde tudo acontece para denegrir a imagem do outro! Lamentável! Luciano, só por essa postagem, você nunca vai ter meu voto! E se fosse com Aécio, eu também me indignaria", falou.
Aprendeu, deputado?

0 10:29 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

Samila está tentando a cerca de 10 meses obter junto a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus um leite especial que custa em média R$170,00 para a filha, segundo ela, a prefeitura informou que a licitação foi impugnada, mas nenhuma outra solução foi apontada e nenhuma previsão foi dada.

Ela conta ainda que a lata ainda que o leite só dura dois dias e meio e não é fácil de comprar já que não é vendido em farmácia e supermercados, por conta disso a filha dela já adoeceu, pois precisa do alimento especial. 

0 10:17 - 21 de Out // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 10:07 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

No último domingo (19), o show do cantor Igor Kannário terminou em confusão, a Polícia Militar teve trabalho para contornar a situação, antes mesmo da apresentação começar já era possível ver brigas no local. O fato chama atenção para o quesito segurança na realização dos eventos. Quem contou detalhes sobre mais uma passagem turbulenta do Igor, foi o comandante do 14º Batalhão, Tenente Coronel Luziel Andrade. “A gente estava na expectativa desse show, porque onde esse cantor passa tem problemas, mas o que acontece é que durante o show houve algumas brigas que foram controladas. Quando começou o show, na primeira situação, eu acredito até pela pressão que tinha de não ter problema, ele interrompeu o show e não se esperava outro tipo de situação. Tivemos que mandar todo o contingente da polícia e graça a Deus evitamos o pior”, disse.

O Ten. Cel. Luziel chamou atenção dos envolvidos em eventos desse porte para a necessidade de se pensar em segurança, que não é pensada como deveria. “Segurança hoje tem que ser primordial, tem que ser o item um, as pessoas hoje contratam um cantor desse, pagam um valor alto e depois simplesmente de contratado, a segurança é o que eles tem condições e que acha que é o ideal e não é bem por aí, o quesito segurança tem que colocar na mesa”, pontuou.

O histórico de apresentações de Igor Kannário é bastante conturbado e problemático, inclusive com registro de mortes, por isso o show na cidade foi bastante discutido. “Apesar de todo o cuidado que houve, em contato com a prefeitura, com o Ministério Público, com os organizadores do evento, fizeram cumprir uma série de exigências que agente pontuou, que a prefeitura pontuo e mesmo assim teve problemas, realmente tem que ser pensado antes”, explicou.

Ainda com segurança e planejamento, os eventos contam com participações especiais desprezíveis segundo o Ten. Cel. Luziel, e essa cultura de briga tem que ser combatida. “ Tem pessoas que não tem educação para ir a eventos, preferem ir para causar transtornos e insegurança e até gerar um clima de insatisfação fazendo com que as pessoas sensatas não participem do evento, isso tem que ser combatido, pontuado tudo que se faz necessário, antes do fechamento de contrato, se fazer em cima de situações que leve tranquilidade e segurança para as pessoas que vão participar”,afirmou.

0 09:50 - 21 de Out // Redação |

0 09:44 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

Um assalto nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (20), ao posto de combustíveis Atálaia situado no centro da cidade na Av. Urcisino Pinto, segue sob investigação da Polícia Militar, em entrevista, o Tenente Coronel Luziel Andrade contou que imagens das câmeras de videomonitoramento foram usadas na tentativa de reunir mais dados sobre as assaltantes, mas ninguém foi preso ainda. Ele também relatou que a dona do posto chegou a ser agredida, além de ter o veículo levado junto com o dinheiro.

O Tem. Cel. Luziel; informou ainda que a polícia já tem indícios de quem praticou a ação. “Nós tentamos com as câmeras ver se conseguia o destino que os meliantes tomaram, as viaturas fizeram rondas, mas infelizmente não tivemos êxito até o momento, apesar de ter forte indícios de quem praticou essa ação”

0 09:40 - 21 de Out // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

No SESC não tem tempo ruim para quem deseja estar em dia com a saúde, quem deseja apenas praticar alguma atividade física, ou quem quer mesmo competir, a unidade oferece aos associados e frequentadores várias possibilidades na área esportiva, como natação com hidroginástica, academia, além de esportes praticados na quadra como futebol, futsal e basquete. Além da preocupação com o bem-estar físico, existe um cuidado com a parte social, com a inserção de jovens em áreas de risco praticando atividades no local. Quem contou mais sobre isso foi o supervisor de esportes do SESC Zé Roberto. “Nós oferecemos aulas semanais as quartas e sextas em turnos alternados. A gente tem o esporte como ferramenta educativa, a gente atende o aluno de baixa renda, que está em risco social, mas a gente te o cuidado bastante de entender o esporte como ferramenta educativa pra ele entender que a gente pode educá-lo e que ele pode ser inserido na sociedade de uma maneira geral enquanto cidadão”, disse.

Já na natação e na academia os cuidados seguem a mesma linha, um salva-vidas fica a beira da piscina, e para frequentar a academia precisa apresentar exames de aptidão física. “Nós temos os aparelhos adequados, nós temos a limitação de vagas para proporcionar um bom atendimento, para que não tenha fila de espera, a gente se preocupa com a saúde, um teste ergométrico; de um laudo de um eletrocardiograma e de um atestado médico atestando que o aluno está apto a frequentar aquela atividade”, explicou.

0 09:20 - 21 de Out // Fonte: Bahia Notícias |

Em reunião com as escolas particulares, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe) distribuiu um modelo de edital de matrículas para 2014 com uma cláusula que determina a realização de consultas a órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, antes de efetivar o contrato. Segundo informações do jornal Correio, os colégios foram orientados , em casos de transferência de alunos, exigir atestado de quitação com a escola de onde vem o novo aluno. De acordo com o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Soares, as cláusulas são abusivas. “A consulta prévia agride um direito fundamental, que é a educação. Não devemos tratar a educação como uma mera mercadoria”, disse, em entrevista ao Correio. Já para a presidente da entidade, Maria Augusta Oliveira, argumentou que, apesar do Procon não aceitar a prática, “é um serviço como outro qualquer”. “Se você não cobra, se torna vítima do calote”, afirmou.

0 09:00 - 21 de Out // Fonte: Correio |

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) divulgou ontem edital e abriu inscrições para  concurso com 4.016 vagas nos níveis médio e superior. As oportunidades são todas para a formação de cadastro de reserva. As remunerações vão de R$ 3.129,73 a R$ 6.395,39.

Em Salvador, são 15 vagas. Do total das oportunidades no país, 10% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% são para negros e pardos. As inscrições vão até o dia  17 de novembro pelo site www.quadrix.org.br. A taxa é de R$ 50 para nível médio e R$ 80 para superior.

Proaj oferece 750 oportunidades
Começam hoje e seguem até domingo as inscrições para 750 vagas residuais do  Programa de Aprendizado Jovem (Proaj), em Salvador.  O Proaj oferece cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

0 08:56 - 21 de Out // Redação |

0 08:40 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 |

Nesta segunda-feira (20), com base na nova jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que proíbe ataques no horário eleitoral do rádio e da TV, o ministro Admar Gonzaga suspendeu propagandas de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Além de proibir a veiculação das peças, os candidatos vão perder tempo nas inserções que têm direito ao longo da programação diária das emissoras de televisão. O ministro probiu a veiculação da campanha petista que trazia a paródia musical "oh Minas Gerais", além de retirar 4 minutos das inserções na TV e 36 segundos na propaganda no rádio. Na campanha de Aécio, o ministro determinou a retirada de 2 minutos e 30 segundos de inserções da campanha tucana na TV.

A justificativa adotada por Gonzaga foi de que, na campanha petista, a afirmação de que Aécio tem "dificuldade em respeitar as mulheres" por ter chamado Dilma e Marina Silva (PSB) de levianas caracterizou ataque ao candidato. Já na campanha de Aécio, o ministro indicou irregularidade na propaganda que afirma que a petista prevaricou com relação às investigações em curso para apurar desvios na Petrobras.

0 08:30 - 21 de Out // Fonte: Metro 1 |

A manhã desta terça-feira (21) começa com notícia de duas manifestações em rodovias. Uma delas acontece na BA-522, na região do Trevo da Resistência, em Candeias, onde a população começa a se aglomerar no local e as pistas estão ainda parcialmente bloqueadas, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). O outro protesto é na BA-093, em São Francisco do Conde, onde os moradores da localidade de Baixa Fria bloquearam completamente a rodovia. Ainda não há informações sobre o motivos dessas manifestações.

0 08:00 - 21 de Out // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Equipes de fiscalização do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus estiveram fiscalizando os estabelecimentos comerciais durante o feriado em homenagem à categoria, sobre o qual  ficou determinado o fechamento dessas casas para o descanso dos funcionários.

Segundo André Nascimeto, vice presidente da entidade, em alguns bairros foram notificados mercadinhos cujos proprietários alegaram estar trabalhando em família.  Também o gerente de uma concessionária na avenida Luis Viana alegou estar com a loja aberta por estar seguindo a determinação de um outro sindicato específico da categoria das concessionárias.
Em ambos os casos as notificações deverão ser entregues ao setor jurídico do sindicato para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Celso Rommel / Blog do Valente

1 08:00 - 21 de Out // Fonte: Barriga Notícia/ Editado LCS™ |

Foram presos pelo 2º pelotão da P.R.E da Ilha de Itaparica quatro elementos, o Anderson Araújo da Silva vulgo “Dan”, David Santos Barreto 29 anos, Igor Andrade Sampaio 21 anos e um outro de prenome Índio todos residentes na Rua dos Humildes Bairro do São Benedito em Santo Antônio de Jesus. Segundo informações,  os elementos estavam com uma arma calibre 38 comercializando drogas na praia de Barra do Gil em Vera Cruz. Ainda segundo informações da policia o Igor, David e Anderson vulgo Dan são de alta periculosidade e são acusados de terem envolvimentos com tráfico de drogas, roubo de veículo, especialemnte motos, homicídio, assaltos, ameaças além de outros delitos. Tento entrada no presídio de Valença sendo conhecidos das policias civil e militar. Já  Índio foi preso quando passava nas proximidades da 24ª DP em Mar Grande pelo SI ( Serviço de Inteligência), afirmando para polícia que era conhecido de Dan e pertencia ao grupo.

0 07:55 - 21 de Out // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O SESC-SAJ sediou na segunda feira ( 20 ) mais uma festa em homenagem aos comerciários da cidade. Realizada em parceria com o Sindicato dos Comerciários, o evento contou com estandes de odontologia e enfermagem e exposição de artesanato.

Conforme o gerente da casa, Adelmo Pinheiro, a parceria com o sindicato tem sido um sucesso desde 2011.  " Estamos sempre mantendo o padrão de qualidade", afirmou.
Destaque na festa dos comerciários este ano foi o show do cantor Jau Peri, que marcou o início da temporada de shows no verão do SESC.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:53 - 21 de Out // Djalma Macedo | Opinião

A ultrapassagem indevida, quando o motorista que vem é obrigado a jogar no acostamento para evitar uma colisão, ou ainda em locais com linha contínua ou em curvas, já passará a ser motivo para multas maiores a partir de novembro.  De 90, a multa passará a 957 reais nesses casos.

Curiosamente , quando se duplica uma BR, o número de acidentes aumenta, quando deveria ser o contrário por haver mais espaço para o motorista trafegar.

Seria bom se colocar radares com câmeras em todos os pontos onde é proibido se fazer ultrapassagem, para que os malucos das estradas podessem ser identificados. O investimento nos gastos com esses equipamentos seria pago pelos próprios loucos que insistem em arriscar suas vidas com pressa desnecessária.

Léo Valente

0 07:51 - 21 de Out // Djalma Macedo | Polícia

Em contato com o programa Levante a Voz, o delegado regional da 4ª Coorpin, Dr. Paulo Magalhães, comentou a respeito das ocorrências poliiciais do último feriadão, destacando uma operação realizada na cidade de São Felipe, quando foram presas quatro pessoas, uma delas menor, que estariam aterrorizando a cidade.  

Já em Maragogipe, a equipe do Dr. Paulo atendeu a um pedido de reforço gerado por um boato de que doze pessoas teriam sido atingidas em um tiroteio, constatando tratar-se de boato sem fundamento.

Em Mutuipe, uma briga de gangues terminou com um ferido a bala e outro encaminhado ao Hospital Regional apresentando ferimentos.  Dentre os presos preventivamente figura o elemento popularmente chamado de "Tiririca", que já responde por crimes.

Em Santo Antônio de Jesus, o assalto ao Posto Atalaia, ocorrido na manhã de segunda feira ( 20 ) já estaria sendo objeto de investigações, de acordo com o delegado.

Também no contato com o Levante a Voz, o policial comentou a respeito da prisão dos policiais envolvidos no suposto triplo assassinato ocorrido em Santo Antônio de Jesus.  Ele acrescentou que duas armas foram apresentadas como pertencentes às vítimas, como prova de que teria havido tiroteio.  O caso continua sendo investigado.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:49 - 21 de Out // Djalma Macedo | Opinião

As pesquisas continuam supreendendo tanto os partidários de Dilma quanto os de Aécio.  Em uma roda viva de emoções, a disputa deverá ser dura até o último momento. Quem ganhar vai levar consigo um recado do eleitorado: A maioria dos votos seria de brancos e nulos, portanto uma maioria de descontentes.

Chegando Dilma ao poder, ela teria que rever os conceitos de combate à corrupção, dando mais autonomia a CGU e Polícia Federal para lutar contra essa chaga. Por outro lado, se Aécio ganhar, será preciso modificar a visão de que os tucanos não gostam de pobre e que tem certo preconceito com os nordestinos.

Compreende-se naturalmente o reclame de muitos quanto ao fato de que há doze anos a  condução política do país é a mesma e de que é necessária uma mudança. Ainda assim, o recado é claro: em ambos os casos depois da vitória acabam-se as promessas e  o eleitorado vai querer mesmo é saber o que o eleito vai fazer em prol do povo.

Léo Valente

0 20:13 - 20 de Out // Priscila Braga |

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
Dilma Rousseff (PT): 52%
Aécio Neves (PSDB): 48%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Aécio Neves (PSDB): 46%
Dilma Rousseff (PT): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

Certeza do voto
O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum. Veja os números:

Dilma
45% - votariam com certeza
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum
1% - não sabe

Aécio
41% - votariam com certeza
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum
2% - não sabem

1º turno
No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55% (veja os números completos da apuração no país).

0 18:04 - 20 de Out // Fonte: O Globo |

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defenderam, nesta segunda-feira, que a União busque ressarcirmento aos cofres públicos dos desvios de dinheiro na Petrobras. No sábado, a presidente Dilma Rousseff disse que faria "todo o possível" para recuperar o dinheiro, quando for confirmado o tamanho dos desvios e a identidades dos envolvidos.

— É uma iniciativa legítima da União, politicamente correta e juridicamente viável, porque no instante em que haja a apuração de responsabilidades e o dimensionamento dos prejuízos é possível tentar reaver esses prejuízos — disse Temer.

Para Cardozo, os responsáveis pelo esquema de corrupção na estatal devem responder não só no âmbito criminal, mas também no Cível.

— Na medida em que avançar a investigação e uma vez comprovados os desvios, os responsáveis, obviamente, deverão responder nos tribunais não só do ponto de vista criminal, mas também do ponto de vista cível e ressarcir os cofres públicos.

Temer classificou como "quente" o atual momento da campanha presidencial, no qual, segundo as últimas pesquisas, Dilma e Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados. Ele criticou o tom adotado pelos presidenciáveis no debate do SBT e afirmou que no confronto de ontem a presidente estava "exalando sinceridade e certeza".

0 17:47 - 20 de Out // Nadia Santos |

A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu protocolou nesta segunda-feira (20), no Supremo Tribunal Federal (STF), pedido para ele passar a cumprir o restante da pena de 7 anos e 11 meses de prisão em regime domiciliar. O Código de Processo Penal dá aos presos com bom comportamento o direito de progredir de regime após cumprirem um sexto da pena.



Condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão, Dirceu foi preso em 15 de novembro do ano passado, quando se esgotaram as possibilidades de recurso na Suprema Corte. Apesar de ainda não ter ficado na cadeia o tempo correspondente a um sexto da pena – que seria completado somente em março de 2015 –, a Justiça descontou da condenação 142 dias, relativos ao período em que ele trabalhou fora do presídio. Pela legislação penal, a cada três dias trabalhados, o detento pode abater um dia da pena de prisão.

Até o momento, o petista acusado de ser o mentor do esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou 11 meses e 6 dias na cadeia. Desde o dia 3 de julho, ele tem trabalhado durante o dia no escritório do advogado Gerardo Grossi, em Brasília.



0 17:24 - 20 de Out // Nadia Santos | Justiça

Para evitar os mesmos problemas ocorridos com a identificação biométrica de eleitores durante o primeiro turno das eleições, a Justiça Eleitoral adotará algumas medidas para o próximo domingo (26). Uma delas é o reparo de cerca de mil leitores biométricos em urnas utilizadas no Distrito Federal, em Alagoas, Sergipe, Pernambuco e no Paraná.

“Em torno de 7% do modelo 2013 de urnas apresentaram uma não conformidade com o leitor que faz a análise da digital. Essas urnas já foram identificadas e nós já estamos trabalhando na sua reparação. Elas [as urnas] têm que ficar prontas até, no máximo, nesta semana”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino.

Ele ressaltou que, no primeiro turno, o sistema biométrico apresentou percentual de 91,5% de reconhecimento dos eleitores por meio das digitais. Para o segundo turno a expectativa é aumentar ainda mais a eficiência do sistema. “As falhas são normais, mas nós pretendemos baixar esse índice de não reconhecimento, que hoje gira em torno de 8,5%, para, pelo menos, uma margem de 5% que seria bastante positiva. Um nível de identificação de 95%”, disse.

Mas não foram só problemas em leitores que provocaram filas em muitas seções de votação pelo país. Também foram detectadas falhas de procedimento por parte de mesários. Foi o caso de cidades do Rio de Janeiro, segundo o TSE. Por isso, o presidente da corte , Dias Toffoli, mandou para Niterói dez técnicos para orientar os mesários. A Justiça Eleitoral também distribuiu panfletos aos tribunais regionais eleitorais (TREs) com informações essenciais aos mesários para reforçar os procedimentos que devem ser adotados no próximo domingo.

Uma das orientações alerta sobre a forma correta que o eleitor deve posicionar o dedo, para evitar o não reconhecimento na primeira tentativa. O eleitor deve posicionar o dedo sobre o sensor e colocá-lo totalmente, no centro, com a ponta tocando a moldura de plástico. O dedo deve ser mantido sobre o sensor até que apareça no terminal do mesário a mensagem confirmando o reconhecimento da digital.

0 17:18 - 20 de Out // Nadia Santos |

O Brasil está vivendo época de eleições. Com ela, os boatos gerados na internet contra os presidenciáveis, principalmente, podem denegrir a imagem tanto de Dilma Rousseff (PT) quanto de Aécio Neves (PSDB).

Um levantamento do site Ad News mostrou dez mentiras compartilhadas nas redes para tentar denegrir os candidatos.

1 -Dilma usando ponto eletrônico nos debates:

Uma montagem que começou a ser difundida após uma imagem de um suposto ponto eletrônico no ouvido da candidata do PT ser divulgada na internet. Além da própria equipe da candidata já ter desmentido o boato, os próprios internautas postaram imagens do mesmo debate em que Dilma aparece sem o aparelho.

2 - Chico Buarque falando sobre o PT

O material é falso e o próprio Chico já desmentiu as palavras do texto num post do Facebook.

3 - Ivete Sangalo vota em Dilma?

0 17:04 - 20 de Out // Nadia Santos |
O meia do Bahia, Lincoln, se envolveu em um acidente, por volta das 14h desta segunda-feira (20), quando trafegava pela Avenida São Rafael, em Salvador. O jogador colidiu com um motociclista quando seguia para o treinamento com o restante do time no estádio de Pituaçu.
 De acordo com a assessoria do clube, Lincoln prestou atendimento à vítima, que teve apenas ferimentos leves na perna e foi encaminhado a um hospital particular. O jogador prometeu arcar com as despesas causadas ao motociclista, que preferiu não registrar a ocorrência. Ele treinou normalmente com o grupo visando a partida contra Atlético Mineiro nesta terça-feira (21) . (Aratu)
0 16:34 - 20 de Out // Nadia Santos |

Xaropes contra a tosse não possuem todos o mesmo efeito e, por isso, devem ser utilizados para tipos específicos de tosse. “É muito importante saber para qual tipo de tosse o xarope é destinado: seca ou produtiva, que podem ter sua manifestação a partir de diversos fatores como alergias, baixa umidade do ar, poluição e doenças respiratórias.

 Identificar qual seu tipo de tosse, ou seja, se há a presença ou não de muco, popularmente conhecido como catarro, é primeiro passo para o tratamento eficaz”, explica o Dr. Alberto Coimbra, médico pneumologista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

De acordo com o médico, a maioria dos pacientes procura o médico para aliviar a intensidade da irritação que geralmente acompanha a tosse seca. Esse tipo de tosse, na maioria das vezes não apresenta muco e pode ser tratada por xaropes com efeito sedativo.

“A tosse produtiva (com catarro), no entanto, está mais relacionada à ação de agentes infecciosos, como vírus e bactérias, comuns em doenças respiratórias. Por esse motivo, é muito importante um tratamento que dissolva o muco que acompanha esse tipo de tosse, para que ele não oculte ou mascare infecções mais perigosas que devem ser tratadas”, lembra o médico.

0 16:22 - 20 de Out // Nadia Santos | Política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (20), que não tem vontade de disputar novamente as eleições presidenciais em 2018. Lula acredita que já cumpriu sua “missão”. Ainda assim, ele não descartou completamente a possibilidade a depender do cenário político daqui a quatro anos. "Se depender de mim, não [serei candidato]", afirmou. "Quando chegar na eleição de 2018, estarei com 72 anos. Nós temos que ter [isso] em conta”, contou em entrevista à Rádio Jornal do Commercio, do Recife. O ex-presidente acompanha sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), nesta terça-feira (21) em campanha em Pernambuco – único estado do Nordeste em que a petista não saiu vitoriosa, já que perdeu para Marina Silva (PSB). Durante os pouco mais de 20 minutos de entrevista, Lula criticou o tratamento que o PSDB, partido do presidenciável Aécio Neves, deu à região durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso. "O problema dos tucanos é que eles têm voo curto e eles não conseguem sair do Sudeste. Eles ficam aqui. Eles não têm voo para chegar no Nordeste ou para chegar no Norte", alfinetou. Informações da Folha de S. Paulo.

0 16:18 - 20 de Out // Nadia Santos |

A Polícia Civil de Feira de Santana já tem o nome de um suspeito de incendiar o corpo de um empresário no último sábado (18). Ao ser socorrido, Manoel Carlos Santana, 61 anos, disse para sua esposa o nome da pessoa que teria cometido o crime. A vítima do crime morreu no Hospital Geral Clériston Andrade, na tarde de ontem (19).
A delegada titular da Delegacia de Homicídios da cidade, Ana Cristina Carvalho, disse que a Polícia Civil já descartou a hipótese de latrocínio, que foi levantada após o crime. "Estamos trabalhando com informações passadas por familiares", disse ao Correio24horas, se referindo ao nome indicado pela esposa da vítima.
Ana Cristina não revelou qual a relação entre Manoel Carlos e o suspeito de cometer o crime, mas disse que os dois "estavam envolvidos em questões patrimoniais". Pessoas que estavam perto do local do crime também indicam que um segundo criminoso participou da morte do empresário. Até o momento, ninguém foi preso.

Entenda o caso
Manoel teve o corpo queimado por criminosos dentro do próprio restaurante em Feira de Santana. O crime aconteceu na tarde deste sábado (18). As imagens do momento em que o empresário teve as chamas do corpo apagadas foram gravadas por testemunhas.
O vídeo mostra o momento em que o empresário, mesmo com as mãos amarradas, consegue sair do restaurante e pedir ajuda. Desesperadas, algumas pessoas que veem o homem em chamas tentam apagar o fogo com água e extintores de incêndio. "Joga água, joga água. Meu Deus", grita um homem, enquanto tenta apagar o fogo. (Correio)

0 16:00 - 20 de Out // Nadia Santos |
As inscrições para os cursos presencias do Inglês sem Fronteiras serão encerradas hoje (20), para início das aulas no dia 27. São 4.395 vagas, distribuídas entre as universidades parceiras, credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi) do programa. O foco dos cursos é a preparação para exames de proficiência em inglês acadêmico e em aspectos culturais de língua inglesa.
 Segundo informações da Agência Brasil, para concorrer às vagas, o candidato deve cumprir os requisitos: ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como NucLi; ser estudante participante e ativo no curso My English Online, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas; e ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.
0 15:57 - 20 de Out // Nadia Santos |

As operadoras de telefonia móvel mudarão a forma de cobrança dos serviços de internet pelo celular. O usuário que consumir toda a franquia de dados não terá mais a opção de continuar navegando com a velocidade reduzida. O consumidor deverá contratar um novo pacote de dados se quiser continuar com acesso à rede. A medida deve implicar o aumento das despesas mensais dos usuários. A primeira operadora a efetuar a mudança será a Vivo. Um dos pacotes de maior uso dos clientes da companhia é a franquia de 75 MB, que custa R$ 6,90 por semana. Se o consumidor usar os dados antes do fim do mês, terá que pagar o adicional de R$ 2,99 por mais 50 MB, com validade de sete dias. Informações de O Globo.

0 14:47 - 20 de Out // Nadia Santos |

Mais de cinco mil moradores da região do médio São Francisco participaram de uma manifestação nesta sexta-feira (17), no município de Bom Jesus da Lapa, em defesa da preservação do rio. Ao chegar à ponte do rio, os manifestantes despejaram água, levada em vasilhas, no leito do rio para simbolizar o desejo de ver o rio cheio novamente. O ato foi promovido por diversas entidades ligas à Articulação Popular São Francisco Vivo (SFVivo). Em comunicado à imprensa, a assessoria de comunicação da entidade argumentou que a largura média do Velho Chico diminuiu de 600 para 150 metros. De acordo com Samuel Britto, da SFVivo, o objetivo das manifestações é “sensibilizar os brasileiros para a necessidade de medidas urgentes que contenham sua devastação total do Rio”, disse. A associação pediu ao Ministério Público Federal uma moratória para a suspensão de novos licenciamentos para uso do rio. (BN)

0 14:39 - 20 de Out // Nadia Santos |

A Casa do Olodum, localizada no Pelourinho, foi arrombada na manhã desta segunda-feira (20). De acordo com a Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 6h20 da manhã, na R. Maciel de Baixo. A loja de souvenir, que também funciona como um espaço cultural, teve diversos objetos roubados. A polícia não soube informar a quantia levada pelos assaltantes, que fugiram do local após o crime. Ainda segundo a Centel, uma equipe já foi deslocada para fazer a perícia no estabelecimento. (Correio)

 



Colunistas


Classificados