clique para fechar
clique para fechar
"Deveria ter dez dias de festa" Humberto Leite, sobre São João 2014


Últimos Comentários



Enquete



0 14:17 - 29 de Jul // Redação |

 

 

 

 

0 14:06 - 22 de Jul // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 14:01 - 22 de Jul // Nadia Santos | Entretenimento

Um homem de 35 anos espancou um jovem de 18, após flagrá-lo tentando estuprar seu filho. Jason Browning ficou indignado ao se deparar com a cena e, sem pensar duas vezes, partiu para cima do criminoso e o espantou até que o estuprador ficasse inconsciente. O pai admitiu que só parou de agredi-lo quando seu filho se jogou na frente e impediu que ele o matasse. 

De acordo com informações do Daily Mail, o pai informou em depoimento que havia saído de casa durante a madrugada para comprar comida e, quando voltou, ouviu um barulho estranho no quarto do filho de 11 anos. Ele foi até o local, abriu a porta e encontrou um homem identificado como Raymond Frolander estuprando o adolescente.
0 13:52 - 22 de Jul // Nadia Santos | Polícia

Após exoneração da delegada Dr. Maria Isabel, Dr. Adilson Bezerra   assumiu a delegacia de Amargosa. A nomeação saiu  no Diário Oficial do último sábado.

No último domingo, 20, moradores da cidade de Amargosa fizeram um protesto  por conta da morte de uma menina que foi baleada dentro de casa na última quarta-feira (16). O pai de Maria Vitória Santos Souza, de 1 ano, acusa um policial de ter sido o autor do disparo que atingiu a sua filha. O novo delegado juntamente com o coordenador da 4ª Coorpin , Dr. Paulo Guimarães, esteve na referida caminhada.  “Eles fizeram a caminhada solicitando melhorias tanto na segurança como na educação e a criação de uma Defensoria em Amargosa”, contou Dr. Paulo em entrevista à rádio Andaiá FM.

Ele ainda disse que 11 dos 14 elementos que fugiram no dia da confusão , já foram capturados. E a Polícia Civil já está procurando uma nova csede no município já que a delegacia foi totalmente destruída.

Em relação ao policial Carlos Raimundo Cardoso acusado de atirar contra a criança,  o delegado explicou que o policial já foi ouvido na Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador, e sua arma foi apreendida  para exame técnico. O DPT- Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus- fez a perícia na casa que aconteceu o crime e recolheu algumas provas. Além disso, representantes da Corregedoria está em Amargosa para ouvir depoimentos de testemunhas.

Devido o aumento da violência na cidade, Amargosa recebeu novos policiais civis e militares. De acordo Dr. Paulo,  as pessoas estão mais calmas e Amargosa já está voltando a sua rotina.

0 13:29 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Anunciado oficialmente como novo técnico da Seleção Brasileira, Dunga sabe que terá muito trabalho pela frente. Com a missão de resgatar o orgulho da Seleção Brasileira, após a eliminação vexatória na Copa de 2014, o treinador já faz planos para o próximo Mundial.

Antes de organizar o time, no entanto, ele pretende organizar o ambiente de trabalho. "Eu sou um ser humano e, como todo ser humano, eu tenho as minhas convicções e não mudei os meus princípios. Sei que tenho que melhorar muito como pessoa, na Seleção e, inclusive, o meu relacionamento com a imprensa", disse.

Embora ainda não cite nomes, Dunga também já tem em mente um esboço dos jogadores que pretende convocar. "O torcedor está machucado, mas a Seleção Brasileira continua representando muito para todos nós. Já temos um esboço do time que será convocado e esclareço que aqui não vamos lidar com sonho, mas com realidade. Não vou dizer que vai ser um caminho fácil e iludir o torcedor. Vamos trabalhar duro todos os dias e precisamos ter a humildade de reconhecer que já fomos os melhores do mundo, mas não somos atualmente. Outras seleções estão trabalhando há muitos anos e temos que trabalhar arduamente também para voltar ao topo", opinou.

 

0 13:21 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Uma menina que vive na China ganhou o apelido de "menina-gato" por ter parte do corpo coberto de pelos grossos, semelhantes aos de felinos. A criança de seis anos mora na Vila de Changshan, no sudoeste do país, e é vítima de uma doença rara que cobre suas costas, braço e parte do rosto com os pelos. 

A mãe de Zhao Xinrui disse à imprensa internacional que percebeu uma mancha ‘aveludada’ no corpo da filha há cerca de um ano e que, quando notou que a mancha estava crescendo, abandonou a menina com o pai e os avós. Zhao Xinrui precisa passar por cirurgias que irão remover as manchas e, sem seguida, aplicar pele enxertada nas áreas afetadas. 
 
O caso acabou repercutindo na mídia chinesa e a família da menina recebeu doações em dinheiro que possibilitaram o agendamento do procedimento cirúrgico. O tratamento será feito na cidade de Chengdu e Zhao poderá, finalmente, realizar seu sonho que, segundo seu pai, é o de se curar e poder usar roupas de banho com as amigas da escola. (Correio)
0 13:16 - 22 de Jul // Nadia Santos |

O escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, 87 anos, está em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Ele se encontra internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, no Recife. A informação consta de boletim médico assinado pela neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco, divulgada às 11h30 desta manhã no Recife.

Seu quadro clínico é considerado grave, mas estável. O boletim diz ainda que Suassuna foi submetido, na noite desta segunda-feira (21) a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada pelo AVC hemorrágico.

Não há previsão de alta da UTI. Em agosto do ano passado, ele sofreu um infarto do miocárdio e um aneurisma cerebral. Autor de obras como “O Auto da Compadecida”, “Uma mulher vestida de sol” e “Romance da Pedra do Reino”, Ariano Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, na década de 1970 - arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina em todas as áreas música, dança, artes plásticas.

0 13:14 - 22 de Jul // Nadia Santos |

A lei que determina o pagamento de benefícios sociais do governo prioritariamente às mulheres chefes de famílias foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22). A justificativa do projeto, aprovado pelo Senado, foi entender que elas são mais eficazes e responsáveis na gestão financeira familiar. O programa Bolsa Família já era pago às mulheres com prioridade. A nova norma acrescenta os programas de Erradicação do Trabalho Infantil e de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, além do Sistema Único de Assistência Social. O texto passa a vigorar em 90 dias. (BN)

0 12:16 - 22 de Jul // Lindaiara Conceição |

Cumprindo agenda de compromissos da campanha eleitoral, o candidato a deputado federal, Jutahy Magalhães se reuniu ontem (21), em Santo Antonio de Jesus com lideranças políticas locais. Em entrevista ao Blog do Valente, Jutahy falou da expectativa das eleições na cidade e da amizade com Drº Leonel. “Estou aqui entre amigos, Leonel Cafezeiro é uma das pessoas mais amigas que eu tenho, uma figura extraordinária como homem público e cidadão, estamos mais uma vez em campanha. Aqui visitando Bino que é nosso vereador, para desenvolvermos a campanha do PSDB em Santo Antonio de Jesus, no meu caso específico, sou candidato a deputado federal. Aqui no estado o PSDB está apoiando o candidato a governador do estado Paulo Souto e Geddel Vieira Lima para o senado. Estamos otimistas em relação a vitória dessa chapa; todas as pesquisas mostram Paulo Souto muito bem em primeiro lugar  e o Geddel também, nós estamos remando e navegando com o vento a favor”, disse empolgado.

Já sobre a relação com as lideranças locais, o candidato citou o empenho de Drº Leonel em sua campanha. “Drº Leonel é meu amigo pessoal, ele participa das minhas campanhas há muitos anos, algumas vezes inclusive como candidato. O meu sonho era ver Leonel prefeito de Santo Antonio de Jesus, porque sabíamos que nós teríamos um grande prefeito aqui na cidade, mas a vida ainda não criou essa possibilidade, a política muitas vezes é ingrata com pessoas da qualidade de Leonel. Mas tenho absoluta convicção que nós vamos estar juntos mais uma vez, ele sempre ajudou nas minhas campanhas e mais uma vez vai me ajudar nessa campanha para deputado federal”, concluiu.

0 11:33 - 22 de Jul // Priscila Braga |

0 11:15 - 22 de Jul // Djalma Macedo |

O ouvinte Mestre Zé Pequeno, morador do bairro do Amparo, entrou em contato com o programa Levante a Voz para a agradecer pelo recebimneto de uma obra de calçamento na sua localidade.   " As pessoas só ligam para cobrar e depois se esquecem de agradecer.  A gente estava precisando dessa obra há mais de treze anos", lembrou.

Ainda conforme o ouvinte, os meio fios já estão sendo instalados no Amparo, uma parte da cidade considerada esquecida durante várias administrações públicas em Santo Antônio de Jesus.

Celso Rommel /  Blog do Valente

0 11:14 - 22 de Jul // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O presidente da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino destacou que os números das vendas no comércio local durante o período junino não foram os esperados pela categoria.  " As vendas ficaram aquém devido ao número de feriados que atrapalharam no ritmo de vendas. Em termos de crescimento de vendas não houve, talvez só o suficiente para cobrir a  inflação ou pelo menos é o que temos nos nu", comentou.

Ele esteve participando na segunda feira ( 22 )de um encontro com o secretário de agricultura do Governo do Estado, o ex deputado Jairo Carneiro, em oportunidade que representantes do comércio local levaram até a governadoria reivindicações no apoio à manutenção do processo de crescimento gerado pela atividade comercial no município, destacando a necessidade de implantação de cursos do SENAC / SENAI para a capacitação de jovens aprendizes.

A reivindicação foi no sentido de que o estado colabore primeiramente com a cessão de uma área no Campo do Governo para a construção da estrutura física dos dois órgãos.  Segundo Genival, a reunião foi promissora.  " Em pouco tempo deveremos ter essas duas unidades funcionando em nossa cidade para colaborar pelo crescimento ainda maior da nossa economia através da capacitação de nossos jovens através de um empreendimento que deverá beneficiar toda a região", disse.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 11:13 - 22 de Jul // Fonte: Aratu Online | Política

Confira:

 

Rui Costa - PT

 Manhã

Entrevista em uma rádio de Conceição do Jacuípe

Reuniões com lideranças políticas

Entrevista a uma rádio em Irecê

 Tarde - Salvador

Reuniões com lideranças políticas

 

Renata Mallet - PSTU

 Manhã

Reunião com assessoria de campanha

 Noite

Reunião com apoiadores de campanha do setor da saúde

 

Rogério Da Luz - PRTB

 Manhã

O candidato Da Luz dará uma entrevista em uma rádio da capital.

 Tarde

Da Luz recebe líderes políticos em seu escritório.

 Noite

Reunião com equipe de campanha de comunicação na produtora, no Caminho das Árvores.

0 11:11 - 22 de Jul // Djalma Macedo |

Entre as 300 cidades mais violentas do Brasil, chamou a atenção a participação de cidades da região de Santo Antônio de Jesus incluídas na lista, a exemplo de Vera Cruz, na 24ª posição, sétima colocada na Bahia.  Já Valença é a nona colocada na Bahia e é a 29ª do Brasil.   Itaparica está na décima posição no estado e é a 31ª do Brasil.

Alagoinhas é a 17ª na Bahia e aparece na posição 71 no Brasil.  A capital, Salvador é a décima oitava cidade mais violenta da Bahia e aparece na posição 80 em nível Brasil.  Já Feira de Santana aparece na posição 31 no estado e 152 em nível nacional.

Santo Antônio de Jesus entrou na lista na posição 40 em nível Bahia e 247 em nível Brasil com uma taxa de 42,4  homicídios para cada 100 mil jovens.   O detalhe extremamente negativo para a Bahia é que a cidade de Simões Filho aparece na lista como a mais violenta do Brasil com uma taxa de 134 homicídios para cada 100 mil jovens.  

A pesquisa tem sido realizada desde 2002 teve dados divulgados nesta segunda feira ( 21 ).

Nossa Opinião

Comparando-se com outras cidades do mesmo porte, Santo Antônio de Jesus se encontra em situação menos ruim, quando comparada com Valença, Eunápolis e Alagoinhas, que tem níveis de violência bem maiores.   Eunápolis, que tem população maior que a capital do Recôncavo aparece em 19º lugar, enquanto que Santo Antônio está na posição 40.  De qualquer forma observa-se claramente que o problema da violência deverá ser um dos grandes temas desta campanha política no estado.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 11:11 - 22 de Jul // Fonte: Aratu Online | Polícia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o Comando de Operações Especiais do Batalhão de Choque da Policia Militar, prendeu nesta segunda-feira (21), três suspeitos de participação no assalto ocorrido por volta das 4 horas ao caixa de autoatendimento do Banco do Brasil em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

 Dois indivíduos foram presos em flagrante por volta das 9 horas no km 600 da BR 324, próximo ao pedágio. Com eles foram encontrados duas pistolas, um fuzil, 500 gramas de emulsão explosiva, 20 munições intactas calibres 380 e 5,56 mm, duas lanternas e R$ 42.210,00 (quarenta e dois mil, duzentos e dez reais) em espécie.

 Outro suspeito foi preso no início da tarde na Ilha de Itaparica. Com ele foram encontrados partes de caixa eletrônico danificadas e um veículo Fiat Uno branco, utilizado no assalto.

 Os presos estão custodiados na Superintendência Regional da Polícia Federal onde foi lavrado o auto de prisão e apreensão, e serão encaminhados à Cadeia Pública de Salvador onde permanecerão à disposição da Justiça Estadual.

0 11:10 - 22 de Jul // Fonte: Aratu Online |

Reclamações sobre desrespeito ao Estatuto do Idoso por parte da Internacional Marítima Ltda, concessionária que explora o transporte de passageiros entre Salvador e a Ilha de Itaparica por meio do sistema ferry-boat, estão na pauta da audiência pública que será realizada nesta terça-feira ( 22) a partir das 9h, no Auditório J. J. Calmon de Passos, na sede do Ministério Público da Bahia em Nazaré (Avenida Joana Angélica, nº 1.312). O evento integra o inquérito civil instaurado pelo promotor de Justiça Ulisses Campos após o recebimento de representação encaminhada pela Associação dos Magistrados Aposentados da Bahia (AMAP) e de reclamações de vários idosos.

 Segundo Ulisses Campos, que presidirá a audiência, a ex-concessionária TWB recebia muitas reclamações porque vinha submetendo os idosos a maus-tratos e uma série de constrangimentos. Por interferência do MP, foi firmado um acordo, a situação foi contornada, mas ocorre que a sucessora da TWB, a Internacional Marítima, não vem honrando o acordo. Segundo a AMAP, a empresa estabeleceu por conta própria que cada embarcação só pode dar preferência a cinco carros de pessoas com direito de preferência assegurada infligindo desconforto aos idosos, alguns portadores de algum tipo de doença, “ofendendo não só ao Estatuto do Idoso, mas a um acordo feito com o MP.”

 A concessionária foi oficiada pelo promotor de Justiça, que informou ter recebido uma resposta muito evasiva, decidindo, então, converter em inquérito civil, decidindo realizar a audiência pública para a qual foram convidados além da Internacional Marítima, representantes da AMAP, da Agerba, dos municípios de Vera Cruz, Itaparica, Nazaré, Santo Antônio de Jesus e outros da região do Baixo Sul. O que a AMAP pleiteia é que “seja acatada e se cumpra o estatuto (Lei nº 10.741/2003) dando aos idosos, nas travessias, a preferência legal para embarque.” A associação de classe cita que o Estatuto do Idoso, em seu parágrafo 3º “estabelece que a garantia de prioridade compreende também o atendimento preferencial imediato e individual junto a órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.”

0 11:07 - 22 de Jul // Fonte: Correio |

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista abriu concurso público com 36 vagas em diversos níveis de escolaridade e salários que vão de de R$ 796,40 a R$ 2.027. Os interessados poderão se inscrever a partir do dia 28 de julho até 15 de agosto através do site www.ibam-concursos.org.br.

 Os cargos de nível superior são para administrador (1 vaga), advogado (1 vaga), contador (1 vaga) e jornalista (2 vagas). Já as vagas de nível médio/ técnico são para agente legislativo (13 vagas), técnico em informática (2 vagas) e operador de audiovisual (1 vaga). Os cargos de nível fundamental completo são para guarda patrimonial (5 vagas) e motorista (3 vagas). Já as vagas de nível fundamental incompleto são para agente de serviços auxiliares (7 vagas).

 Quem não possui computador pode se dirigir ao Posto de Atendimento, localizado na Rua Coronel Gugé, nº 191, térreo, Centro, Vitória da Conquista, no horário entre 9h e 17h, de segunda à sexta-feira. A taxa de inscrição varia de R$ 35 a R$ 75. As provas escritas estão previstas para o dia 21 de setembro. O Concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

0 11:05 - 22 de Jul // Fonte: Correio | Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (22), o edital de seu concurso público com 768 vagas para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior, em sua maioria da área de Saúde.

 Do total de oportunidades, 583 vagas são para trabalhar no Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Rio de Janeiro e 185 no ministério, em Brasília. Os salários variam de R$3.239 a R$9.874,05. As taxas serão de R$97 (para as carreiras de nível superior) e de R$78 (médio).

De acordo com o edital, o conteúdo programático a ser estudado e o cronograma da seleção, com indicação do prazo de inscrições e data de aplicação das provas, serão liberados somente no dia 5 de agosto.

 O concurso terá a validade inicial de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez e pelo mesmo período.

0 11:01 - 22 de Jul // Fonte: Correio | Esporte

Dunga é o novo treinador da Seleção Brasileira. O nome do novo comandante foi oficializado durante entrevista coletiva desta terça-feira (22), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

 Demitido após a eliminação na Copa da África do Sul, em 2010, pelo então presidente Ricardo Teixeira, Dunga volta ao cargo por indicação de Gilmar Rinaldi, amigo do treinador desde os tempos de Inter, no fim da década de 1980. Gilmar, nomeado diretor de seleções, na semana passada, sugeriu o nome. José Maria Marin, atual presidente da CBF, e Marco Polo Del Nero, eleito para assumir a presidência em 2015, aceitaram de pronto a sugestão e passaram a negociar com Dunga. O contrato com o treinador teria sido fechado na sexta à noite.

A carreira de Dunga como treinador é pequena. Começou na Seleção em 2006. Ao sair depois do Mundial de 2010, passou dois anos e meio fora do mercado. Voltou a ter experiência no Internacional, no início do ano passado, e ficou por dez meses no cargo.

 Apesar da pouca rodagem, Dunga tem números positivos no comando da Seleção Brasileira. Foram 60 jogos e dois títulos conquistados, a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009. Entre amistosos e jogos oficiais, o retrospecto tem 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas, o que dá um aproveitamento de 76,6% dos pontos.

 Eliminatórias

A partir do ano que vem, o Brasil começará a disputar as eliminatórias da Copa. Antes do Mundial de 2010, a Seleção conseguiu encerrar a classificação com a primeira colocação. Dos adversários que vai enfrentar para estar no Mundial da Rússia, Dunga encarou todos. Foram 17 vitórias, oito empates e três derrotas. As duas pedras no sapato foram Bolívia (um empate e uma derrota) e Colômbia (dois empates).

 A primeira convocação de Dunga em seu retorno à Seleção vai acontecer no fim de agosto. O treinador convocará para os duelos contra Colômbia e Equador, ambos nos EUA, nos dias 5 e 9 de setembro, respectivamente.

0 10:58 - 22 de Jul // Fonte: Metro 1 | Saúde

Mais 174 medicamentos estão com o preço máximo reduzido, desde esta segunda-feira (21), após a atualização da lista de preços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a retirada de impostos, os remédios ficaram, em média, 12% mais baratos para o consumidor. A lista de medicamentos com desconto por conta da isenção do PIS/Cofins passa a ter, a partir de agora, 1.645 produtos com a ampliação do benefício fiscal para outros remédios.

 Foram incluídos, por exemplo, medicamentos para disfunção erétil, prevenção de AVC e infarto, tratamento de depressão, indução de ovulação e anti-inflamatórios. Confira a lista completa dos 174 medicamentos que integram a lista atualizada.

0 10:57 - 22 de Jul // Fonte: Metro 1 | Educação

Esta terça-feira (22) é o último dia para os interessados aderirem à lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). A adesão deve ser feita na página do programa na internet. Ao participar, os candidatos que não foram selecionados poderão concorrer às bolsas não preenchidas nas chamadas regulares. Para participar, basta entrar na página pessoal com o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e confirmar a opção. Todos os candidatos da lista de espera deverão comparecer, nos dias 29 ou 30 de julho, às respectivas entidades de ensino e entregar a documentação para comprovar os dados repassados no ato da inscrição.

0 10:22 - 22 de Jul // Lindaiara Conceição |

0 09:57 - 22 de Jul // Informações: R.Andaiá FM |

Hoje pela manhã, na altura no posto Grande Vale trecho da BR 101; aconteceu uma colisão entre um caminhão e um carro de passeio, o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro. O veículo pequeno com licença de Salvador, placa MYS 7875, desceu a ribanceira, não houve vítimas fatais, o motorista do carro quebrou uma das pernas.

Até o fechamento dessa edição, as duas vítimas aguardavam a chegada da SAMU para prestar os primeiros socorros.

 

0 09:45 - 22 de Jul // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Educação

O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) do Campus V da UNEB, em Santo Antonio de Jesus, abriu inscrições para as novas turmas dos cursos inglês e francês.

Estão sendo disponibilizadas 125 vagas, distribuídas para os níveis básico I de inglês (100) e francês (25). O investimento é de R$ 220,00 por semestre. Os interessados deverão se inscrever no colegiado do curso de Letras Vernáculas da unidade, das 8h às 12h, ou no laboratório de línguas, das 15h às 17h. As inscrições permanecerão abertas até preenchimento das vagas.

O curso, que terá início no dia 16 de agosto, tem duração total de 3 anos e meio com carga total de 315 horas-aula. Os horários disponíveis são: sábado o dia todo, quarta-feira a noite e segunda-feira pela manhã.

É uma oportunidade imperdível para quem deseja se aperfeiçoar em uma nova língua, além de adquirir conhecimento de nova língua, os participantes vão aumentar as oportunidades e as chances no mercado de trabalho. As vagas são limitadas.

0 09:17 - 22 de Jul // LCS™ / Informações R.Recôncavo | Cultura e Arte

Música de qualidade em um ambiente familiar; é isso que o público pode esperar da segunda edição do Projeto Meio Fio, organizado por Roberto Vale, a iniciativa visa proporcionar aos presentes um momento de apreciação da boa música, este ano a jovem Luiza Guanaes vai abrir o evento que ainda contará com mais duas banda de pop rock de Salvador, bandas estas que apresenta um repertório bem autoral e apesar de ser de um estilo musical considerado pesado, Roberto garante que o som será suave e agradável.

O projeto se expandiu e hoje conta com apoio da prefeitura de Santo Antonio de Jesus, mas ainda precisa de mais apoio. O evento acontece no dia 16 de agosto, a partir das 20hs no coreto da Praça Renato Machado. O evento é gratuito e tem um cunho social, Roberto sugeriu para quem tiver condições, levar um Kg de ração para ajudar a ONG Amo animais que recolhe cachorros das ruas.

 

Serviço: Projeto Meio Fio

Quando: 16 de agosto, a partir das 20hs

Onde: Coreto da Praça Renato Machado

Quanto: Gratuito

 

0 08:43 - 22 de Jul // Fonte: Correio |

Entre os dias 22 e 24 de julho, o Centro de Convenções de Salvador recebe mais uma edição da Super Bahia, feira de negócios que reúne as maiores empresas do varejo do ramo de supermercados no estado. Idealizada pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), o evento estima gerar este ano R$ 20 milhões entre negociações com fornecedores e vendas de equipamentos.

 Na última edição, em 2012 - a Super Bahia acontecia a cada dois anos, mas a partir de 2014 passa a ser anual - foi gerado um volume de negócios em torno de R$ 15 milhões. “Muitos empresários estão esperando pela feira. Na Super Bahia vai ser possível conferir as novidades tecnológicas para o setor e tudo mais moderno que o mercado está oferecendo, além de buscar os melhores preços”, explica o consultor de Varejo da Abase, Rogério Machado.

 São 150 expositores do ramo de equipamentos, alimentos, produtos de limpeza, bebidas e tecnologia de software reunidos. Além disso, a programação ainda conta com palestras para as quais as inscrições podem ser feitas gratuitamente durante os dias do evento. Machado destaca a importância do tema da feira deste ano, que dá destaque ao cooperativismo.

 “É um assunto que está sendo discutido no Brasil todo, principalmente no que toca à criação de centrais de negócios para troca de experiências e maior poder de barganha nas compras junto aos fornecedores”, justifica. Mais informações podem ser obtidas no site: www.superbahia.abase-ba.org.br/.

0 08:36 - 22 de Jul // Fonte: Correio |

O Sisutec dá acesso a cursos em instituições públicas, privadas e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S). Além de Salvador, há vagas disponíveis também em Alagoinhas (350), Camaçari (200), Feira de Santana (1.150), Itaberaba (350), Itabuna (440), Jequié (160) Lauro de Freitas (340), Paripiranga (100), Teixeira de Freitas (670) e Vitória da Conquista (50). 

Inscrições

Das ofertas, 85% das oportunidades são reservadas para estudantes oriundos da rede pública ou que foram bolsistas integrais da rede particular. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisutec (sisutec.mec.gov.br) e informar o número da inscrição e a senha usados no Enem de 2013.

 No ato da inscrição, os candidatos podem optar por duas opções de cursos técnicos e, durante o período de inscrição, é possível alterar as opções. A seleção é feita com base no resultado do Enem do ano passado e, por isso, o candidato não pode ter tirado zero na prova de redação.

 Quem recebe outro benefício do governo, como a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), não pode participar da seleção, exceto no caso de cancelamento da primeira matrícula.

É isso que o estudante Ivan Ferreira, 23, está tentando fazer. No início deste ano, ele conseguiu uma bolsa para cursar o tecnológico em Segurança do Trabalho usando uma bolsa do ProUni e, agora, quer desistir da vaga para tentar um curso técnico na mesma área.

 “O curso tecnológico tem algumas restrições na área de Segurança do Trabalho. Além disso, o técnico é mais rápido, dura só dois anos, e o de tecnólogo (do Prouni), três anos”, justifica. Ivan diz que já solicitou o cancelamento da bolsa na universidade onde estuda, mas o processamento do pedido ainda não chegou ao Ministério da Educação (MEC). “Fiz o pedido no dia 4 de junho, a faculdade me deu um prazo de 15 dias para suspender a bolsa. Já confirmei lá que está tudo certo, mas, mesmo assim, não consigo me inscrever”, reclama.

 O receio do estudante é que não tenha tempo hábil para se candidatar no Sisutec. “As inscrições acabam na sexta e eu estou com medo de perder essa oportunidade”, diz.

 Prazos

A relação dos aprovados na primeira chamada será divulgada no próximo dia 29. Para garantir a vaga, o candidato deve fazer a matrícula na instituição em que pretende estudar, nos dias 30 de julho e 1º de agosto. A segunda chamada está prevista para 5 de agosto, com matrícula no período de 6 a 8 do mesmo mês. As aulas estão previstas para começar entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro.

 As primeiras notas de corte da seleção saem hoje, de acordo com as notas dos candidatos que já se inscreveram para participar da seleção. O número serve como base para o estudante saber se tem chance de garantir a vaga e, a partir daí, decidir se muda de curso ou de instituição.

O sistema também disponibiliza a classificação do candidato no site. De acordo com o MEC, as notas são atualizadas apenas uma vez por dia.

 

 

0 07:16 - 22 de Jul // Djalma Macedo | Política

Criada em 2010 para promover uma depuração ética na lista de políticos que pleiteiam disputar cargos eletivos, a Lei da Ficha Limpa enfrentará seu mais duro teste em outubro e poderá banir das urnas políticos que, a partir de seus currais eleitorais, se perpetuavam impunes na administração pública. Pela primeira vez, a lei será aplicada a deputados, senadores, governadores e candidatos à Presidência da República.
 
Ainda que a lei esteja plenamente em vigor, o Ministério Público Eleitoral, responsável por contestar pelo menos 360 candidaturas – número que vai aumentar nas próximas semanas – com base na nova legislação de inelegibilidades até agora, prevê que políticos e advogados devem utilizar as mais diversas artimanhas para explorar brechas na Lei da Ficha Limpa e se apresentar normalmente como opção ao eleitor. Desde o início do mês, procuradores se lançaram em uma verdadeira cruzada contra políticos enrolados na Justiça, mas manobras e lacunas na lei acabam permitindo que corruptos sigam adiante nas urnas.
 
A exigência de ficha limpa nas eleições não é criação brasileira. Estados Unidos, Espanha, África do Sul, Uruguai, Luxemburgo, Austrália, França e Bélgica também têm legislações que impedem, em diferentes situações, a candidatura de condenados, mas nenhuma delas é tão abrangente quanto a versão sancionada no Brasil em junho de 2010. Entre os australianos, por exemplo, são inelegíveis para os cargos de senador e deputado federal pessoas penalizadas a mais de um ano de prisão, independentemente do crime cometido. Na Espanha, são barrados os condenados por terrorismo e crimes contra as instituições do Estado, mesmo que ainda recorram da sentença.

No Brasil, mesmo tendo sido apontada como marco moralizador na seara política, a Lei da Ficha Limpa não consegue retirar da vida pública boa parte dos candidatos enrolados com a justiça. Até a última sexta-feira, o banco de dados do MP registrava 605.081 informações sobre possíveis casos de inelegibilidade, que vão desde contas rejeitadas em municípios até condenações por tráfico de drogas e assassinato. Descontados os dados em duplicidade e as informações de pessoas que acabaram não se candidatando, é a partir dessa cifra que procuradores eleitorais partem para elaborar os pedidos de impugnação. Em todo o país, 1.850 candidaturas estão sendo contestadas por ações apresentadas pelo próprio MP ou por partidos e políticos.

( Veja )

0 07:15 - 22 de Jul // Djalma Macedo | Opinião

Na nossa Justiça brasileira a coisa tem que ir sempre para a última instância e as leis são feitas por homens que vão se beneficiar delas, imaginando que algum dia podem vir a ser penalizados pelas mesma leis que criaram.  Certas leis específicas não deveriam ser votadas por qualquer deputado.  Era preciso que houvesse neste casos a participação de políticos com formação em direito.  Lei criminal é para quem tem entendimento do assunto, afinal político pode muito bem querer proteger seus próprios passos futuros, seus e de seus correligionários ou familiares.

A única ficha que eu sei que funciona é a ficha do Serasa, que impede o cidadão de comprar a prazo ou até assumir um emprego.  O cidadão que está acusado de roubo de dinheiro público ainda assim pode assumir um cargo eletivo mas o trabalhador com nome sujo no Serasa não consegue nem mesmo abrir uma conta bancária, que é necessária para o seu dia a dia, até para receber salário.

Portanto, só quem tem ficha suja na prática neste país é o trabalhador.  Do outro lado da coisa, os políticos sempre tem uma saída.  Quando chega aquela tão esperada condenação para o velho político, este já nem quer mais fazer parte da vida pública, depois de conquistar seu império de patrimônios, é até um favor para ele que já não quer mais concorrer a nada de qualquer maneira.

Não se surpreendem se José Dirceu, após o período de oito anos de cassação de mandato,  consiga ser candidato e ainda se eleja.  Ver do jeito que nós vimos o Arruda preso e agora está candidato é prova clara disso.  E olha que ele foi flagrado recebendo propina e colocando dinheiro no bolso.  O que preocupa, além das nossas leis darem brechas para bandidos serem candidatos, é o fato do nosso povo colocar esses criminosos em primeiro lugar nas pesquisas.  Afinal, se o eleitorado não desse força nós não teríamos tantos malfeitores tomando conta dos nossos recursos.

Léo Valente

0 00:05 - 22 de Jul // Fonte: IBahia | Bahia

Após a atuação regular, o jejum de oito jogos sem vencer incomoda os atletas do Leão. “A gente tem que começar a ganhar, senão vai ficar complicado”, afirmou o zagueiro Kadu. “Temos que somar pontos. Buscar as vitórias o mais rápido possível”, completou Ayrton.

Bem sereno, como é sua característica, o técnico Jorginho deixou claro que queria o triunfo, mas afirmou que  o rubro-negro está melhorando. “Já há uma evolução muito grande por parte da equipe e a tendência é que evolua mais”, acredita o treinador, que elogiou o segundo tempo da equipe. “Começamos a jogar mais pelas beiradas. Falta um pouco de confiança ainda. Com um ritmo de jogo melhor, os gols vão saindo com naturalidade”, analisou. 

Para ele, o jogo foi muito truncado, com os sistemas defensivos das equipes se sobrepondo aos ataques. Jorginho lembrou que o Corinthians só chegou com perigo ao gol do Leão em lances de bola parada. Ainda assim, fez questão de elogiar a atuação do goleiro Wilson. “Fez um partidaço. Jogou pra caraca. Não tô preocupado com meu goleiro. Tô preocupado com que meu time faça gols”, declarou.

Com uma semana para o jogo contra o Criciúma, sábado, às 18h30, em Santa Catarina, ele acredita que o time vai evoluir. Jorginho não terá José Welison, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mas poderá contar com Marcinho e Luis Aguiar, que devem ser regularizados.

0 00:04 - 22 de Jul // Fonte: Bahia Notícias | Internacional

Um novo tipo de camisinha, criado para matar o vírus da Aids (HIV), deve começar a ser comercializado em alguns meses na Austrália. A camisinha VivaGel mostrou ser efetiva em desativar 99,9% dos vírus da Aids, herpes e papilomavírus (HPV).

A empresa australiana Starpharma criou o anti viral VivaGel e o aplicou no lubrificante de camisinhas. O produto já recebeu o certificado de conformidade, permitindo sua produção.

No lubrificante, uma droga antimicrobial foi produzida especificamente como um composto contra o HIV, o que pode evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

 

0 00:03 - 22 de Jul // Fonte: Bahia Notícias | Política
A candidata ao governo pelo PSB, Lídice da Mata, defendeu nesta segunda-feira (21) o aumento do orçamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a criação do Fundo Estadual de Combate à Violência contra a Mulher. “Temos que parar com essa história que secretarias como a de Política para as Mulheres ou de Promoção da Igualdade Racial são só para ações transversais e por isso não têm orçamento. Elas têm que ter programas específicos para executar”, defendeu, durante participação do debate sobre enfrentamento da violência contra a mulher, realizado na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Lídice ainda ressaltou que a SPM deveria ter assento permanente no planejamento da Segurança Pública. “Não é possível pensar em programa de segurança em que secretarias não tenham papel preponderante no diagnóstico dos problemas e na definição das metas a serem alcançadas”, criticou. Para a socialista, outra prioridade deve ser a qualificação de servidores públicos das áreas de saúde, educação e segurança. “Precisamos urgentemente mudar a cultura do atendimento às mulheres modificando a compreensão da política de gênero e de raça”, concluiu.
 
0 21:50 - 21 de Jul // Fonte: Bahia Notícias |
O candidato ao governo pela Coligação "Pra Bahia Mudar Mais", Rui Costa (PT), pediu ao seu principal opositor Paulo Souto (DEM) que “mantenha o nível elevado e fale a verdade” após ele declarar que o postulante não tinha coragem para participar de debates. "O ex, que deixou a Bahia em estado de sucata, sabe muito bem que eu confirmei presença em todos os debates organizados pelos veículos de comunicação. Existem documentos assinados pelas assessorias dos candidatos", disse Rui. Em nota, o petista justificou a sua falta nos últimos debates públicos na Reitoria da Universidade Federal e Defensoria Pública da Bahia (Ufba) ao alegar falta de espaço na agenda. “Eu quero muito debater com ele frente a frente, sendo visto e ouvido por milhões de  baianos. Este dia está chegando”, concluiu Rui. 
 
0 21:42 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Economia
O dólar emplacou nesta segunda-feira, 21, a segunda sessão consecutiva de perdas ante o real, influenciado principalmente por fatores internos. A pesquisa Sensus divulgada no fim de semana, mostrando empate técnico entre Dilma Rousseff e Aécio Neves na disputa presidencial, trouxe um viés de baixa para a moeda americana, assim como os comentários de uma fonte da equipe econômica, na última sexta-feira, de que não se justifica uma mudança "radical" na interpretação do último comunicado do Copom. No fim, o dólar à vista de balcão cedeu 0,31%, para R$ 2,2230. Na pesquisa Sensus, Dilma Rousseff oscilou de 32,2% das intenções em junho para 31,6% agora. O candidato Aécio Neves foi de 21,5% para 21,1%. Já Eduardo Campos passou de 7,5% para 7,2%. Nas simulações de segundo turno, no cenário com Aécio Neves, o placar fica em 36,3% para Dilma contra 36,2% para o tucano, tecnicamente empatados. Em junho, Dilma tinha 37,8% das intenções contra 32,7% de Aécio, uma diferença de 5,1 pontos porcentuais. Se a Selic tende a continuar em um patamar mais alto (atualmente, em 11% ao ano), o país continuará atraindo dólares. Daí certa correção de posições nesta segunda-feira. No mercado futuro, a moeda para agosto, que fecha apenas às 18 horas, cedia perto do fim da tarde 0,27%, para R$ 2,2295. No exterior, o movimento do dólar é misto, com a moeda em alta ante algumas divisas de países emergentes ou exportadores de commodities e em baixa ante outras.
 
0 21:41 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Política
O candidato ao Senado Otto Alencar (PSD), que faz parte da chapa majoritária liderada pelo candidato ao Governo Rui Costa (PT), lançou nesta segunda-feira (21) o site oficial da campanha. O endereço divulga a agenda de eventos do candidato, além do jingle da campanha, fotos e vídeos. Internautas interessados em interagir nas redes sociais podem também ter acesso pelo site. Para conteúdo exclusivo, é necessário se cadastrar na página. 
 
0 21:40 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Bahia
Dois homens que se passavam por dentistas em consultórios no município de Senhor do Bonfim, no centro-norte baiano, foram presos nesta segunda-feira (21) em ação do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (Croba). Edinilson Pereira de Oliveira, 53, e José Nilton da Silva, 44, que exerciam ilegalmente a odontologia, foram flagrados em clínicas localizadas no centro da cidade. Eles confessaram aos fiscais e à guarnição da Polícia Militar (PM) que realizavam o procedimento há algum tempo e atendiam a até 15 pessoas por dia. Um dos presos tinha o curso técnico de prótese dentária, porém excedia os limites de atuação e se passava por cirurgião-dentista. De acordo com o presidente do Croba, Francisco Simões, o paciente corre risco de ter problemas dentários, como fraturas ósseas, perda de dentes e até a morte no caso de infecção, caso seja atendido por um falso dentista. Transmissão de doenças virais como hepatite e HIV também é possível.  
Fonte:Bahia Notícias
0 21:37 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Economia

vA lista de medicamentos com desconto por conta da isenção de imposto PIS/Cofins passa a ter 1.645 produtos a partir desta segunda-feira (21), com a atualização da lista de preços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A agência reduziu o preço máximo de mais 174 medicamentos, que passam a ter desconto médio de 12% nas farmácias por conta da retirada dos impostos. Foram incluídos, por exemplo, remédios para disfunção erétil, prevenção de AVC e infarto, tratamento de depressão, indução de ovulação, anti-inflamatórios e vacina contra gripe. Veja a lista dos 174 medicamentos incluídos

A lista geral com os valores de todos os medicamentos que têm os preços controlados (disponível neste link) é atualizada mensalmente e indica os valores máximos que cada produto pode ter para o consumidor.

Já a "lista positiva", que isenta de PIS/Confins algumas substâncias, foi criada em 2001 e desde então é atualizada periodicamente com os que recebem isenção de tributos. A última atualização foi feita em 2007. Essa lista representa 75,4% dos medicamentos comercializados em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.

0 21:35 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Brasil

O ex-cantor do grupo Polegar Rafael Ilha foi preso na tarde desta segunda-feira (21), na aduana da Receita Federal deFoz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Rafael e a mulher foram presos com uma espingarda 12 milímetros, munição e uma arma de choque quando voltavam do Paraguai.

Rafael e a mulher tentaram passar pela fiscalização da Receita Federal em duas moto-táxi. De acordo com a Receita, os agentes pararam a moto em que Rafael estava. A mulher dele, que vinha logo atrás, tentou dar meia-volta e seguir para o Paraguai de novo, mas foi impedida.

Ao revistar o casal, os agentes da Receita encontraram a espingarda e a munição enrolados em um cobertor que estava com a mulher de Rafael. A arma estava desmontada. Com Rafael, foi encontrada a arma de choque.

De acordo com a Receita Federal, o casal pode pegar de quatro a oito anos de prisão por tráfico internacional de armas. Eles foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal, para que fosse registrado o flagrante.

O G1 está tentando localizar a assessoria de Rafael Ilha, mas ninguém foi encontrado para explicar a situação.

0 21:34 - 21 de Jul // Leozinho Valente |
Dos 513 deputados federais que compõem o quadro da Câmara hoje, 399 concorrerão à reeleição de outubro. O número significa quase 77,8% dos parlamentares. Os demais 114 não pretendem disputar cargo ou aspiram às outras vagas. Dos 77 congressistas que concorrem a outros postos, 21 buscam uma cadeira de vice-governador, 21 tentam o Senado, 19 preferem ser deputado estadual, 10 pretendem ser governador e seis desejam ser suplente de senador. Caso todos os deputados consigam se reeleger, significa uma renovação de 22,22% na Casa. As informações são de levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Fonte:Bahia Notícias
0 21:33 - 21 de Jul // Leozinho Valente | Bahia
Em nota enviada à imprensa nesta segunda-feira (21), o candidato a governo do Estado Paulo Souto (DEM) provocou o postulante Rui Costa (PT) após sua ausência nos últimos debates públicos em Salvador. Entre os postulantes, apenas o petista sequer mandou representante ao Encontro das Mulheres promovido pela Defensoria Pública da Bahia, que abordou temas relacionados nesta segunda-feira (21). Além de demonstrar apoio às propostas apresentadas, a exemplo do aumento de recursos públicos no combate à violência contra a mulher, ele não deixou de sugerir ao adversário ter “coragem para enfrentar o problema”. “O candidato do atual governador mais uma vez se ausentou de um debate sobre a violência, numa clara demonstração de incapacidade de tratar uma questão que aflige diretamente a vida de baianas e baianos”, disse Souto, em nota. O evento também contou com a participação das candidatas Lídice da Mata (PSB), Renata Mallet (PSTU), Da Luz (PRTB), além da representante de Marcos Mendes (PSOL), Zilmar Alverita.
Fonte:Bahia Notícias



Colunistas


Classificados