clique para fechar
Fazer vigilância a saúde na Bahia para o governador agora é "cuidar de papel”. Como Sanitarista e como petista sinto muito por esta posição de nosso governo.
Jorge Solla, ex-secretário de saúde criticando atuação do governador Rui Costa 0



Últimos Comentários



Enquete



2 08:33 - 29 de Jan // Lindaiara Conceição |

  

  

Thiago Lucas

 

0 11:11 - 29 de Jan // Lindaiara Conceição | Cultura e Arte

 Confira o trailer de "Loucas pra Casar"

 

0 09:56 - 24 de Dez // |

0 22:01 - 07 de Dez // Redação |

0 10:27 - 26 de Fev // Redação |

 

 Clique na foto para ver as fotos 

0 08:33 - 20 de Fev // Redação |

Serviços:

-Limpeza de fossa

-Limpeza de caixa de gordura

-Desentupimento de esgoto em geral

-Aluguel de banheiros químicos

Atendendo toda região, a empresa ABSA tem serviço de qualidade e pontualidade.

Contatos:

(75) 8245-1102 (claro); (75) 8888-0260 (Oi); (75) 9215-1280 (Tim); (75) 9140-2818 (Vivo); (75) 3631-9425 (Fixo)

E-mail: absaservicos@hotmail.com

0 07:42 - 30 de Jan // Fonte: Metro 1 | Brasil

Passar em medicina já não é uma tarefa fácil. Agora, imagine um menino de 14 anos conseguindo esse feito. Este caso aconteceu em Itabaiana, a 54 km da capital Aracaju. José Victor Teles, cursando o primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública, foi aprovado para o curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe. O mais concorrido entre os 105 oferecidos pela instituição.

José Victor obteve 751 pontos e quase gabaritou a redação, com 960 pontos. A família teve que entrar na justiça, já que o estudante ainda estava no primeiro ano. De acordo com o portal G1, por ordem judicial, José Victor foi obrigado a fazer um teste e provar que tem conhecimento suficiente para concluir o Ensino Médio com apenas 14 anos. "Sempre foi meu sonho ingressar numa faculdade de medicina", disse José ao portal.

O estudante passou no teste, recebeu o certificado de conclusão do ensino médio e vai poder se matricular na UFS.

0 07:36 - 30 de Jan // Fonte: ASCOM/PMS | Bahia

Os avanços na área da saúde não param em Sapeaçu. Foi assinado na última quarta-feira (27), pelo Prefeito Jonival Lucas e o Secretário Municipal de Saúde, Raul Molina, o contrato de repasse de recursos entre o Ministério da Saúde, CAIXA e a Prefeitura, para obra de ampliação do Centro Médico, localizado no Parque das Laranjeiras.

O valor do recurso é de aproximadamente R$ 300 mil. “Sapeaçu está conquistando avanços importantes que ficarão de legado para o futuro dos moradores. Essa reforma e ampliação possibilita o aumento das equipes de atendimento visando melhor atender a população do município”, disse o prefeito.

Também participou da assinatura o Secretário de Administração Planejamento e Finanças, Raimundo Araújo.

0 07:34 - 30 de Jan // Rafael Moraes Moura, Estadão Conteúdo | Brasil

Diante da pressão de centrais sindicais contra as mudanças propostas pelo Palácio do Planalto na concessão de abono salarial, seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, usou a conta pessoal no microblog Twitter nesta quinta-feira, 29, para garantir que o governo não vai “revogar” os direitos dos trabalhadores. “Não vai ser agora que vamos revogar os direitos daqueles que defendemos, como disse a presidenta Dilma na reunião ministerial de terça”, comentou o ministro no Twitter, ao comemorar a taxa de desemprego de 4,3%, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis principais regiões metropolitanas do País. “Muito pelo contrário: vamos seguir ampliando os esforços para gerar mais emprego e renda para todos os brasileiros”, escreveu o petista, lembrando que no último mês de dezembro a taxa de desemprego “voltou a alcançar o menor nível de sua história”.

0 07:28 - 30 de Jan // Fonte: Assessoria | Bahia

A Regional Defensoria Pública da Bahia em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, ajuizou um pedido de urgência na apreciação de um pedido liminar, em uma ação civil pública, que tramita na 2ª Vara Criminal da comarca, para impedir tratamento desumano na Delegacia de Polícia da cidade. A ação civil é resultado de um inquérito que investiga as péssimas condições da Delegacia. O defensor público Murilo Bahia Menezes visitou a unidade prisional no último dia 23, e constatou que a situação coloca em risco à saúde dos detentos e dos agentes policiais que trabalham no local. A situação já foi denunciada pelo órgão anteriormente, mas na visita verificou que as condições insalubres se agravaram. A ação é amparada em laudos da Vigilância Sanitária e do Conselho de Engenharia e Arquitetura da Bahia (Crea-BA). De acordo com o defensor, é “inegável e inaceitável a flagrante violação ao art. 5º, III, da Constituição, que determina que ninguém será submetido a tratamento desumano ou degradante. O mesmo Estado que exige o cumprimento da Lei não pode descumpri-la impunemente".

Os presos são submetidos a um ambiente insalubre, com água escorrendo pelos corredores e dentro das celas, alguns dormem sentados, há acúmulo de lixo e excrementos nos corredores, vasos sanitários entupidos, presença de ratos – inclusive com uma funcionária sendo atacada por um deles, impossibilidade de banho de sol, celas fétidas, sem iluminação e úmidas. Um dos oito detentos da unidade, durante uma audiência, afirmou que os custodiados são obrigados a defecar em marmitas e depois atirá-las no pátio. A Defensoria diz que o problema já é do conhecimento de diversas instituições que atuam no sistema de Justiça local, e que o caso se arrasta desde 2012, sem uma solução definitiva. Para Menezes, é injustificada a demora na apreciação do pedido. O pedido liminar visa obrigar o Estado a se "abster de abrigar pessoas na carceragem da delegacia de polícia de Santo Antônio de Jesus; adotar as providências necessárias para que os presos em flagrante sejam imediatamente encaminhados a outras unidades prisionais; adotar as providências necessárias para garantir a condução dos presos provisórios para participarem de audiência de instrução no fórum local, reconduzindo-os no mesmo dia para a unidade prisional de onde vierem, evitando, assim, que as audiências deixem de ocorrer pela não condução do preso e não permitindo que eles pernoitem na carceragem local, submetidos às condições degradantes relatadas".

0 07:14 - 30 de Jan // Talita Fernandes e Beatriz Bulla, Estadão Conteúdo | Autos
A partir do dia 2 de fevereiro, proprietários de carros de todo o estado da Bahia vão poder consultar novamente informações sobre os veículos no site do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), segundo o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar. 
 O serviço, que está fora do ar devido a um processo de manutenção do site, que inclui melhorias na qualidade das informações prestadas e atualização dos dados para 2015, será restabelecido para que os proprietários tenham acesso aos valores e datas para pagamento de licenciamento, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Seguro Obrigatório (DPVAT) e multas - se houver. 
 A novidade este ano é que a Carta de Licenciamento, enviada anualmente para o endereço dos proprietários de veículos, vai ganhar versão em PDF, que poderá ser impressa a qualquer momento por meio do site do Detran-BA. O processo garante maior celeridade à consulta das informações, que também pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA).
0 07:08 - 30 de Jan // Fonte: Agência Brasil | Brasil

A partir de hoje (30), os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem providenciar a matrícula nas instituições de ensino. O prazo vai até terça-feira (3). O candidato deverá verificar, na instituição em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos, em 128 instituições. O sistema registrou quase 2,8 milhões de inscritos. Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão aderir à lista de espera do sistema. Para isso, deverão acessar o boletim pessoal na página do Sisu e clicar no botão correspondente à participação na lista. O prazo de adesão vai até 6 de fevereiro. Os selecionados na segunda opção de curso poderão fazer a matrícula e ainda assim participar da lista de espera para a primeira opção. A lista com os selecionados está disponível na página do programa desde segunda-feira (26). Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 11.

0 07:03 - 30 de Jan // Fonte: Metro 1 | Brasil

A organização Human Rights Watch divulgou um relatório na última quarta-feira (28) e mostrou que tortura em prisões e violência policial são as principais violações dos direitos humanos no Brasil. O documento anual analisou 90 países e cita os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com o maior número de mortes em decorrência de intervenções policiais. No ano de 2014, a polícia paulista foi responsável por um total de 728 pessoas mortas - um crescimento de 97% em relação a 2013, quando ocorreram 369 casos.

O número de mortes é maior do que todas as que aconteceram na África do Sul, que terminou o ano passado com 413 assassinatos em uma população que ultrapassa 50 milhões de habitantes. Somente no Rio de Janeiro, o número de ocorrências passou de 416, em 2013, para 582 em 2014 - um crescimento de 40%.

O levantamento foi realizado num período de cinco anos (2005 a 2010) e mostrou que apenas 455 casos de tortura, envolvendo 752 réus, foram julgados pelos 27 Tribunais de Justiça estaduais, que são os órgãos de segunda instância no país. O documento ponderou que, mesmo com o crescimento no número de ocorrências, o Brasil conquistou avanços importantes contra a repressão policial, citando medidas adotadas pelas polícias do Rio e São Paulo. "São medidas positivas porque cessam com as chances de intervenção da polícia nas investigações ou ocultamento de provas", afirma a diretora da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu.

0 06:59 - 30 de Jan // Fonte: Metro 1 | Brasil

O programa que oferta bolsas para alunos de baixa renda cursarem o ensino superior privado bateu recorde de inscrições. Até o momento, 1.408.944 estudantes de candidataram às vagas do Prouni. As inscrições terminam nesta quinta-feira (29). O balanço parcial indica um volume de registros acima da edição passada no início de 2014.

Para participar, o estudante precisa ter participado do Enem 2014, e obtido nota acima de zero na redação e média maior que 450 pontos. O candidato não pode ter diploma de ensino superior e ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (2).

0 06:01 - 30 de Jan // Léo Valente |
Quem planeja realizar a travessia Salvador/Ilha pelo sistema Ferry-Boat  a partir do dia 4 de fevereiro poderá garantir a compra do bilhete do veículo e seus passageiros pela internet. A partir desta quinta-feira (29) a venda de bilhetes on-line poderá ser realizada pelo site disponibilizado pela Internacional Travessias Salvador. É possível comprar bilhetes com até 30 dias de antecedência.
Porém só é possível comprar passagens pelo serviço online para os veículos e seus passageiros. Segundo a Internacional Travessias, a disponibilidade desta modalidade de venda só estará disponível para os pedestres em uma segunda fase da execução. 
A compra pode ser efetuada após a realização de um cadastro no site que fornece um login. Nesta página o cliente poderá realizar a compra avulsa de bilhete para a data e hora desejada que esteja disponível, através de cartões de crédito ou débito. (Metrô)
1 20:08 - 29 de Jan // Priscila Braga |

A criação de nove Núcleos Regionais de Saúde (NRS) em substituição as 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) foi um dos temas debatidos na 216ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), que ocorreu nesta quinta-feira (29), no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Na oportunidade, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas foi empossado como representante do Estado no Conselho e esclareceu detalhes sobre o plano de gestão.
De acordo com Vilas-Boas, as estruturas físicas ocupadas pelas antigas Dires serão mantidas como bases operacionais do sistema, com manutenção da rede de frio, dispensação de medicamentos, processamento de dados da vigilância e locais de fixação dos profissionais envolvidos nas ações de vigilância de saúde, bem como de toda a infraestrutura logística necessária para a consecução dessas atividades. “Ampliar a oferta de serviços a população e aumentar a vigilância epidemiológica em todo o estado é o queremos. Ao invés de termos apenas 31 pontos de apoio em um estado tão grande como o nosso, queremos empoderar os 417 municípios para que cumpram seu papel constitucional, que é cuidar da vigilância e atenção a saúde. Nesse sentido, os nove Núcleos que substituem as Dires irão concentrar as ações de coordenação, planejamento e supervisão ao invés de sobrepor ou inibir as iniciativas municipais", afirma o secretário.
O titular da pasta da Saúde esclarece ainda que os profissionais de saúde lotados nas antigas Dires serão avaliados pelos Coordenadores dos Núcleos e pela Superintendência de Recursos Humanos da Sesab, a fim de que sejam alocados nos núcleos e nas bases, levando em conta a qualificação de cada um e o interesse público. “O contingente de funcionários que vier a ser considerado não essencial para a manutenção dos Núcleos e das Bases, será realocado para outras estruturas do Estado ou dos Municípios, sempre respeitando a vocação funcional de cada um, com diálogo e interlocução permanente. Nenhum funcionário será realocado de forma arbitrária, unilateral, sem prévio acordo entre as partes”, destaca o secretário.

Prioridade

Entre as iniciativas da gestão, Vilas-Boas apontou que o governador Rui Costa elegeu a Saúde a como bandeira prioritária de seu governo e “nos próximos anos vamos construir uma estrutura que seja sólida e sustentável. Em síntese, criaremos uma rede intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a rede hospitalar terciária. A ideia é criar um cinturão com unidades de pronto atendimento e hospitais de pequeno porte, pois mais de 70% dos casos atendidos em hospitais de alta e média complexidade seriam resolvidos em unidades menos complexas", pontua.
Outras iniciativas referem-se a modernização das unidades de saúde; criação do Centro de Referência da Anemia Falciforme; Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem; criação de policlínicas de especialidades, imagens e laboratório; construção de hospitais, sendo um metropolitano, um na Costa do Cacau e outro na Região Oeste, além da ampliação de hospitais já existentes e incentivo à criação de consórcios regionais de saúde.
O presidente do CES, Ricardo Mendonça, ressaltou que o conselho recebe com expectativa as mudanças ocorridas na Sesab. “Nossa bandeira é fortalecer o SUS e as melhorias na área da saúde. Para isso, esperamos que a nova gestão trabalhe neste sentido”.
Além da apresentação do secretário, durante a reunião do CES, houve uma exposição sobre a 9ª Conferência Estadual de Saúde e a posse do conselheiro Lázaro Ribeiro de Souza como representante suplente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ascom/Sesab

0 20:06 - 29 de Jan // Priscila Braga |
A partir desta quinta-feira (29) as pessoas mais vaidosas poderão pagar mais por perfumes, maquiagens para lábios, olhos, preparações para manicures e pedicures, preparações capilares para alisamento ou ondulação de cabelos, laquês, preparações para barbear, sais perfumados e outras preparações para banho e perfumes de ambientes. O aumento foi informado pela Receita Federal que notificou o aumento de impostos nos produtos. Pelo texto, empresas de um mesmo grupo fabricante de cosméticos devem passar a pagar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre suas vendas no atacado. Anteriormente, essa cobrança incidia apenas sobre as vendas feitas na indústria. Assim, embora alíquota não tenha subido, haverá um aumento da carga tributária. A medida foi adotada pelo governo para reforçar a arrecadação e ajudar no programa de ajuste fiscal de 2015. Pelas contas do Ministério da Fazenda, a mudança na tributação de cosméticos resultará numa arrecadação adicional de R$ 381,4 milhões este ano. Já no ano que vem, o valor será de R$ 653,85 milhões, pois a cobrança vai valer durante todo o ano-calendário. (Bahia Notícias)
 
0 20:04 - 29 de Jan // Priscila Braga |

"Arrogante, suja e sem vergonha". Essa foi a definição para a selfie dada pelo clérigo muçulmano Felix Siauwum, líder religioso da Indonésia.  Para ele, segundo a página do jornal Daily Mirror, quem tira o autorretrato é pecador."Por estes dias, muitas mulheres muçulmanas têm tirado selfies sem vergonha. Aquelas poses faciais [...] Meu Deus, onde está a pureza da mulher?", disse Felix. Para ele, as selfies devem ser proibidas, "especialmente para as mulheres".

O autorretrato, ou selfie na gíria em inglês, tornou-se uma sensação nas redes sociais. Entretanto, o líder religioso acredita que essa sede de "protagonismo" e "ostentação" leva as mulheres a caírem no "pior pecado de todos: a arrogância". "Se fazemos um selfie e postamos a foto em rede social, desesperadamente atrás de views, likes, comentários, estamos caindo na armadilha da ostentação", afirmou. (Metro1)
0 20:02 - 29 de Jan // Priscila Braga |

O aeroporto de Feira de Santana vai ganhar um voo direto para a cidade de Campinas, em São Paulo, a partir da próxima segunda-feira (2). Com embarques de segunda a sexta-feira, o voo da companhia Azul Linhas Aéreas terá saída do Aeroporto Vira Copos, em Campinas, sempre às 12h16 e retornará à cidade paulista, saindo do Aeroporto de Feira de Santana, às 14h. O governador Rui Costa, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, representantes da companhia aérea e um grupo de empresários vão fazer parte do voo inaugural. (Metro1)

0 20:01 - 29 de Jan // Priscila Braga |

Um baiano de 46 anos foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (29), a caminho do Aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro, de onde embarcaria para Salvador.  De acordo com informações do Estadão, Francisco Carlos Nunes Ramos foi detido com 200 "paus de selfie" contrabandeados da China. Ele foi autuado por agentes da 35ª Delegacia de Polícia (DP) antes de viajar para a capital baiana, onde os equipamentos seriam vendidos. Francisco responderá pelo crime de contrabando e descaminho.

0 17:04 - 29 de Jan // Daiana Lima | Entretenimento
Com a implementação da lei N° 13.097/14, que entrará em vigor no dia 1º de maio deste ano, que altera o modelo de cobrança de tributos de bebidas frias, o preço de cervejas e refrigerantes. Sancionada no último dia 22 pela presidente Dilma Rousseff, a medida vai beneficiar as pequenas empresas do setor, que comercializam produtos como chás, água e sucos, além dos refrigerantes e cervejas.  
De acordo com o presidente da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Alfrebras), a lei pode resultado num aumento 5% no preço final das bebidas para o consumidor. Já o setor deve sofrer aumento de 10% na carga tributária cobrada. A cobrança de PIS/Pasep vai mudar para 2,32% e a de Cofins, 10,68%. O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) será de 6% para as cervejas e de 4% para as outros tipos de bebidas. 
Fonte: Metro1.com
0 16:34 - 29 de Jan // Daiana Lima | Santo Antônio de Jesus

Em entrevista ao programa Andaiá Urgente o  Sr. Valdemar Sacramento  chama atenção a respeito da tragédia que ocorreu  no 11 de outubro de 2014, na BR  101. Segundo  ele, seu filho estava conduzindo uma moto quando   foi atropelado pelo condutor de um veículo modelo Fiesta.

O pai da vítima alega  a falta de assistência por parte da família do atropelador. E por conta disso tem passado por dificuldades.  Não receberam ajuda financeira. ¨Disseram que o rapaz que atropelou  era pobre,  que a gente ( família)  pode  liberar pra vocês é o seguro do carro. O que você precisar a gente ajuda em termos de seguro.¨ Lembrou Valdemar  relatando  que a vítima deixou mulher e três filhos.

Seguiu dizendo que o rapaz hoje  trabalha normalmente, dirige, que a justiça ainda não deu uma posição quanto ao acidente e que não receberam  a quantia referente ao seguro. ¨Sabemos que não vamos ter a vida dele de volta, mas com o apoio da família fica mais fácil resolver. ¨  Desabafo de Valdemar ao lembrar que precisa trabalhar e ao mesmo tempo resolver questões burocráticas.

 

0 16:26 - 29 de Jan // Daiana Lima | Saúde

A policlínica de São Miguel das Matas vem a ser uma instituição privada de posse de Reinaldo Sandes, ex - prefeito da cidade,  que por meio de convênio  com a Fundação José Silveira  fornecia médicos, técnicos de saúde , procedimentos em geral a população.

A fundação apresentou algumas deficiências quanto aos serviços de atendimento, de profissionais, visto que a instituição possui um histórico de interesses políticos. Passado o período eleitoral, mesmo  com o apoio ao candidato a governador  sugerido pela fundação, o convênio não foi mantido.

E como consequência houve o fechamento da Policlínica  por não poder  funcionar apenas com  a verba do estado, relativa a urgência e emergência, deixando a população local carente quanto aos serviços até então prestados pelo órgão.

0 15:26 - 29 de Jan // Daiana Lima | Santo Antônio de Jesus

Ouvinte ligou para a Rádio Andaiá FM  denunciando  a empresa  Sandes, empresa terceirizada pela Secretaria de Educação do  Estado  da Bahia,  pelo atraso da segunda parcela do décimo terceiro, férias, transporte, vale alimentação e outros direitos.

Tem sido constante as queixas quanto  aos atrasos do pagamento dos  Prestadores de Serviços Temporários (PST).  Na última entrevista a Rádio Andaiá FM o professor Clóvis Ezequiel  informou que o estado tinha feito o repasse para a empresa e estava aguardando  que a empresa fizesse o pagamento dos servidores. No entanto, até a presente data (29) os funcionários ainda não tinham recebido.

0 15:09 - 29 de Jan // Priscila Braga |

Para atrair público e mídia, os donos dos camarotes desembolsam uma fortuna com os cachês de artistas no período de Carnaval. E neste ano, quem deve pagar uma boa grana com este fim serão os donos da fabricante de cerveja Ambev, responsável por camarotes da Brahma e da Skol.

De acordo com o colunista, Léo Dias, do jornal O Dia, parte do valor destinado a pagamento de artistas, mais precisamente R$ 100 mil deverá ir para a jovem atriz Bruna Marquezine. Esse foi o valor cobrado pela global para dar um pulinho no espaço da cervejaria na Sapucaí, no Rio de Janeiro. 
Ainda de acordo com o colunista, a Ambev está achando o valor muito alto e está resistindo, apesar de já ter pago para contar com a atriz em um dos seus espaços no Carnaval de Salvador de 2014. A jovem deverá ser acompanhada pelo ator Chay Suede. Pouco mais modesto, o comendador mirim pediu a metade do cachê de Bruna, R$ 50 mil. Caso, a Ambev não desembolse o valor, ambos devem comparecer ao espaço da Antártica, que está disposta a pagar. 
0 15:00 - 29 de Jan // Priscila Braga |

Os motoristas podem preparar o bolso, a partir deste domingo (1º), o tributo que incide sobre a gasolina e o diesel será elevada. A informação foi divulgada pela Secretaria da Receita Federal e é referente ao decreto presidencial 8.395 publicado no DIário Oficial da União desta quinta-feira (29). O aumento da atributação faz parte do pacote do governo de elevação de impostos para tentar reequilibrar as contas públicas neste ano.
Segundo o Fisco, o impacto do aumento da tributação será de R$ 0,22 para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. A expectativa do governo é arrecadar R$ 12,18 bilhões com esta medida em 2015. Joaquim Levy, ministro da Fazenda, foi questionado sobre qual seria o impacto no preço dos produtos para o consumidor. Segundo ele, o aumento depende "da evolução do mercado e da política de preços da Petrobras". 
A Petrobras afirmou que será repassado o valor dois impostos nas vendas de refinarias para as distribuidoras. Mas o aumento do preço para o consumidor ainda não foi definido. (Metro1)

0 14:54 - 29 de Jan // Priscila Braga |

O ex-secretário de Saúde e deputado federal eleito Jorge Solla (PT) enviou uma mensagem via SMS para pessoas ligadas à área e afirma que o governo teria "recuado" e irá criar as Bases Regionais de Saúde aonde funcionavam as Diretorias Regionais de Saúde (Dires), além de manter as equipes técnicas de vigilância, imunização, controle de endemias, laboratórios e assistência farmacêutica. Escrito em primeira pessoa, o texto diz que “conseguimos mostrar que as DIRES não eram ‘escritórios burocráticos’ e que Vigilância a Saúde não é ‘cuidar de papel’.” A mensagem é acompanhada com uma nota técnica da Sesab que confirmaria as afirmações (veja aqui). Em contato com o Bahia Notícias, o parlamentar disse que a nova articulação dos servidores das Dires foi fruto de diversas reuniões com parte do secretariado e o próprio Rui Costa (PT), em que eles foram capazes de demonstrar que o diagnóstico feito sobre a Dires era equivocado. “Não haveria redução de despesas. Se deixassem de funcionar as 223 estruturas iríamos pagar mais em questão de diárias de servidores. Diferente do que foi apontado, são equipes técnicas de vigilância à saúde e não administrativas e burocráticas”, defendeu Solla. De acordo com ele, “não é por acaso” que a Bahia não tem casos de sarampo e raiva desde 2007, por exemplo. “A reforma administrativa extinguiu as 31 Dires e manteve nove núcleos de saúde. As 22 Dires extintas funcionarão subordinadas a esses núcleos e isso não vai interferir na reforma. Deixaram apenas de existir os cargos de direção”, esclareceu Solla. 

 

Veja nota divulgada no site da Sesab:

Atendendo à Lei Nº 13.204 de 11 de Dezembro de 2014, as Diretorias Regionais de Saúde (Dires) foram extintas e criados os Núcleos Regionais de Saúde (NRS).

Os nove núcleos regionais de saúde irão concentrar as ações de coordenação, planejamento e supervisão, que antes vinham sendo conduzidas pelas antigas Dires.

As estruturas físicas ocupadas pelas antigas Dires serão mantidas como bases operacionais do sistema (Bases Regionais de Saúde – BRS), com manutenção da rede de frio, dispensação de medicamentos, processamento de dados da vigilância e locais de fixação dos profissionais envolvidos nas ações de vigilância de saúde, bem como de toda a infraestrutura logística necessária para a consecução dessas atividades.

Haverá uma readequação física e funcional das sedes dos Núcleos e dos pontos de apoio, com ampliação de algumas e enxugamento de outras.

Caberá aos coordenadores dos Núcleos Regionais a definição do tamanho da estrutura física e funcional necessária, não apenas para desempenhar as atividades de coordenação, supervisão e planejamento, assim como para a manutenção das atividades das BRS.

Os profissionais de saúde lotados nas antigas Dires serão avaliados pelos Coordenadores dos Núcleos e pela Superintendência de Recursos Humanos da Sesab (Superh) a fim de que sejam alocados nos núcleos e nas bases, levando em conta a qualificação de cada um e o interesse público.

O contingente de funcionários que vier a ser considerado não essencial para a manutenção dos Núcleos e das Bases, será realocado para outras estruturas do Estado ou dos Municípios, sempre respeitando a vocação funcional de cada um, com diálogo e interlocução permanente.

Nenhum funcionário será realocado de forma arbitrária, unilateral, sem prévio acordo entre as partes.

A realocação funcional será definida prioritariamente para áreas de atenção direta à população, ou o mais próximas possível, sempre buscando aumentar a assistência à saúde.

É prerrogativa fundamental que o processo de realocação funcional não venha a causar perdas financeiras aos funcionários.

O Estado da Bahia cumprirá com a sua função de apoiar tecnicamente e quando necessário, financeiramente os municípios para que estes desempenhem o seu papel constitucional de atendimento a saúde.

0 14:29 - 29 de Jan // Daiana Lima | Bahia

O prédio já ampliado será modernizado para garantir mais comodidade e segurança aos passageiros e a todos que utilizarão a nova rodoviária. A requalificação do Terminal Rodoviário de Sapeaçu iniciou na tarde desta terça-feira (27) mais uma etapa da obra, dessa vez o processo de plantio do gramado que irá compor o jardim do local.

O terminal rodoviário também terá áreas pavimentadas de estacionamentos e manobras de ônibus, pontos de táxi e mototáxi, jardins, lixeiras, bebedouro, novo piso, rampas de acessibilidade, novas instalações elétrica, hidráulica e sanitária, pintura e instalações de novos acessórios.

A estrutura contará ainda com 10 novos banheiros públicos, 1 lanchonete, 1 sala de administração, 4 guichês, 4 lojas de departamentos, nova iluminação, portas, janelas, bancos e outras melhorias.

Fonte: ASCOM 

0 14:14 - 29 de Jan // Daiana Lima | Santo Antônio de Jesus

Ludimilla Reis, diretora da Santa Casa de Misericórdia,  em entrevista a Rádio Andaiá Fm fala sobre a paralisação dos serviços de atendimento no hospital.

A diretora  afirmou que está respeitando a paralisação do sindicato. No entanto, teriam que respeitar o número mínimo de servidores para manter o funcionamento. Nesse sentido, tranquilizou a população dizendo que o Hospital seguirá  normalmente com os atendimentos.

Lembrou sobre o  resultado da liminar que permitia o pagamento dos funcionários sem  a certidão. De acordo com a decisão liminar,  os funcionários já receberam o  salário. A paralisação, segundo o sindicato, reivindica o pagamento do 13° salário do ano de 2014. Segundo ela, o pagamento do 13° salário do ano de 2013 está sendo feito  ¨ com os 10% do repasse da UTI. Todo mês estamos repassando ao sindicato. Os funcionários tem que cobrar ao sindicato. ¨ Informou  a diretora.

Quanto ao pagamento referente ao décimo terceiro salário  do ano de 2014, instrui que a SESAB nos meses  de novembro e dezembro  não fez o repasse  da UTI, inviabilizando o pagamento.

Ressaltou que alguns funcionários não aderiram ao movimento  por entender que as condições, que o hospital se encontra , não permitem que eles trabalhem de maneira ideal, mas, é possível seguir com os atendimentos.  

Ludimila Reis ressalta que respeita a protesto, porém pede ao sindicato que  libere a entrada da porcentagem de funcionários necessária para continuar com os serviços que a Santa Casa oferece.  ¨Nós estamos lutando para impedir o fechamento da  Santa Casa  que serve para toda a população. ¨Concluiu a diretora.

Daiana Lima 

 

0 14:04 - 29 de Jan // Daiana Lima | Bahia
No próximo dia 2 de fevereiro, a companhia Azul Linhas Aéreas inaugura a conexão entre as cidades de Feira de Santana, na Bahia, e Campinas, em São Paulo. O voo inaugural saíra do Aeroporto de Viracopos, na próxima segunda-feira, às 12h16, e contará com a presença o governador Rui Costa, do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, representantes da companhia aérea e um grupo de empresários. O desembarque no Terminal João Durval Carneiro, em Feira de Santana, está previsto para as 13h35.
Os embarques, de segunda a sexta-feira, terão saída de Campinas sempre às 12h16, e retorno à cidade paulista, saindo do Aeroporto de Feira de Santana, às 14h. Com este novo voo, a população da segunda maior cidade baiana passará a contar com outros 46 destinos, nas cinco regiões do Brasil, a partir da conexão com a cidade paulista. 
Após a chegada do voo em Feira de Santana, o governador Rui Costa concederá entrevista coletiva no aeroporto da cidade.
Fonte: Secom
0 14:00 - 29 de Jan // Daiana Lima | Santo Antônio de Jesus

Presidente do sindicato,  acusa a direção do Hospital e Maternidade Luiz Argolo de não estar transmitindo as informações relativas a liberação do pagamento dos servidores.

Ludimila Reis, diretora da Santa Casa, afirma que o sindicato estava presente nas reuniões feitas com o Dr. Mauricio Moitinho, defensor público. Portanto, estava ciente de que a decisão liminar permitia o pagamento dos salários dos servidores  sem a certidão e que o município teria um prazo de 72 horas para fazer o repasse.

Segundo ela, os funcionários que estavam de plantão foram avisados sobre  a liberação do pagamento e quanto aos que não estavam no momento,  ela mesma ligou para o sindicato para comunicar e evitar a paralisação.  ¨Nós comunicamos a partir do momento que o dinheiro estava na conta.¨ Afirmou a diretora.

Daiana Lima

0 12:39 - 29 de Jan // Daiana Lima | Brasil

Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, anunciou que vai processar o ex-candidato à presidência da República pelo PV, Eduardo Jorge, por conta de um tuíte que teria sido divulgado em seu perfil no último domingo 18.

A mensagem o candidato teria feito uma brincadeira com a afirmação da então candidata Dilma Roussef, que afirmou que não mexeria nos direitos trabalhistas "nem que a vaca tussa". "A vaca que tossiu não é do frigorífico do filho do Lula. Então pode comer à vontade", dizia a mensagem.

O boato divulgado no tuíte, que foi apagado, é recorrente nas redes sociais, e diversos memes sobre o assunto foram produzidos a respeito durante a última campanha presidencial. Na ação, Fábio diz que “não é ou jamais foi sócio ou manteve qualquer relação profissional com negócios relacionados ao setor agropecuário ou agroindústria”.

Ele coloca ainda no texto da ação que é “vítima de atos criminosos na internet que lhe atribuem, de forma mendaz, a propriedade de fazendas e, ainda, a participação societária em frigoríficos e empresas do gênero. Invariavelmente, tais afirmações – associadas a insinuações ou afirmações da prática de alguma conduta irregular ou ilegal – são lançadas por pessoas que se colocam no plano político como adversárias do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual o genitor do interpelante, como é público e notório, já foi eleito Presidente da República em duas oportunidades”.

O processo mostra uma mudança de postura da família do ex-presidente Lula, vítima frequente da boataria difamatória das redes. O verdadeiro dono da JBS (e, por conseguinte, da Friboi) é o empresário Joesley Batista.

Fonte: Revista Fórum
0 12:35 - 29 de Jan // Priscila Braga | Agronegócio

A matecol comemora em 2014 seus 20 anos de existência sorteando 20 mega prêmios para você.  

Nas compras a partir de R$50,00, você ganha um cupom, e concorre a :

1 Palio Fire 0Km
1 Honda Fan 0Km
2 Tv's 32'
2 Dvd's
2 Tablets
2 Celulares
2 Microondas 
2 Liquidificadores
2 Ventiladores
2 ferros de passar 
2 relógios
 

São 20 prêmios, corra lá. Lojas em São Miguel das Matas e em Santo Antônio de Jesus.

0 11:00 - 29 de Jan // Fonte: Bahia Notícias |

A inauguração da fábrica da Sociedade Torres Eólicas do Nordeste, prevista para acontecer nesta sexta-feira (30), pode ser suspensa, se a Justiça acatar o pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), pleiteado em uma ação civil pública, que pode anular as licenças ambientais concedidas pela prefeitura de Jacobina, no centro norte do estado. Se a liminar for concedida, além de suspender a inauguração, o Judiciário ainda poderá aplicar uma multa de R$ 10 milhões. A ação foi assinada pelo promotor de Justiça Pablo Almeida. A ação requer também que a Justiça proíba o desenvolvimento de qualquer atividade na planta industrial, com exceção das atividades de segurança e escritório, sob pena de uma multa diária de R$ 1 milhão. Em caráter definitivo, a ação pede que a Justiça determine a condenação da empresa a pagar R$ 88 milhões, com o fim de reparar, mitigar e compensar os danos ambientais e morais coletivos verificados. De acordo com o promotor de Justiça Pablo Almeida, “o município de Jacobina não detém a capacidade técnica necessária para realizar a atividade de licenciamento ambiental”, tendo “se precipitado” ao elaborar o relatório favorável à implantação da empresa. Segundo o promotor, o processo de licenciamento não cumpriu três fases obrigatórias, nem contou com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O promotor ressalta ainda que a empresa não realizou o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança. Na área, de acordo com a ação, foi identificada flora classificada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) como sendo de proteção especial. Para que a atividade da fábrica possa ser iniciada, o MP pede que sejam adotadas pela Sociedade Torres Eólicas do Nordeste medidas como a construção de anel viário de acesso à indústria, e o financiamento para base avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) particular, com o objetivo de atender acidentes nas áreas interna e do entorno da indústria.

0 10:29 - 29 de Jan // Fonte: Correio |

Um tapete. Essa é expressão usada no futebol quando um gramado está em perfeitas condições. E antes de encarar os estádios do interior, o Bahia proporcionou aos atletas um período de treinos em Praia do Forte, no mesmo CT utilizado pela seleção da Croácia na Copa do Mundo.

"Viemos treinar num excelente gramado. Até estava brincando que o de Conquista poderia ser desse jeito, mas infelizmente não é. Vamos lá passar por cima do gramado e do adversário para fazer uma grande partida e conseguir a vitória", atestou Willians Santana, que já disputou o estadual pelo rival Vitória.

Agora atacante, Willians tem curtido o posicionamento imposto pelo técnico Sérgio Soares, onde vem atuando mais próximo do gol. "Ano passado joguei mais próximo do gol. Mas antigamente tinha quase 100 metros para atacar. Ano passado jogava a 50 metros e o Sérgio tá me utilizando dessa maneira. Espero fazer gols e ajudar o Bahia, que é o mais importante", afirmou.

0 10:13 - 29 de Jan // Djalma Macedo | Bahia

0 10:09 - 29 de Jan // Fonte: Correio |

Andressa Urach fez um novo depoimento na manhã desta quinta-feira (29) em seu perfil no Instagram. Dessa vez, a modelo contou detalhes dos trabalhos que fez para conseguir dinheiro, fama e afastar pessoas. A modelo aproveitou para testemunhar sua experiência com Deus durante o coma e que voltou para a igreja da família.

"Fiz um pacto com uma pombagira que a cada um mil reais que eu ganhasse eu lhe daria uma shamppagne [sic] fora os valores de trabalhos e das festas de final de ano", escreveu na rede social.

Apesar de conquistar tudo que queria, a modelo explica que se sentia com a alma vendida e que resolveu se afastar. Ela chegou a atribuir ao pacto, a infecção que sofreu causada por uma bactéria durante a cirurgia de retirada de hidrogel das pernas. "Procurei a Cristo então quase tudo que conquistei eu perdi inclusive quase minha vida", lembra.

Voltou para Deus

Andressa conta que durante seu internamento no hospital teve um encontro com Deus, pediu perdão pelos pecados, foi perdoada e que isso a tirou do coma. "Clamei a ele uma segunda chance pelo amor que eu tinha ao meu filho e queria ver ele crescer, pedi perdão a Deus e ele me perdoou!!!! Me deu uma segunda chance e eu acordei do coma!".

0 10:05 - 29 de Jan // Fonte: Bahia Notícias |

Reeleito para o triênio de 2015/2017, o engenheiro mecânico Marco Amigo será empossado no dia 30 de janeiro presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). Eleito com mais de 60% dos votos válidos nas eleições de 19 de outubro, Marco Amigo pretende neste novo mandato modernizar o Conselho, presente em Salvador e em 26 municípios. O Crea-BA tem o objetivo de fiscalizar o exercício dos profissionais formados em Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia, além dos tecnólogos e técnicos industriais e agrícolas. Além da solenidade de posse, o Crea-BA realizará nos dias 29 e 31 de janeiro, das 9 às 17h, um encontro no Sotero Hotel com inspetores e representantes de entidades onde serão apresentados o planejamento estratégico da gestão e o programa de apoio às entidades. Na ocasião, haverá a palestra Contribuições para o Planejamento Estratégico 2015-2020 apresentada pelo consultor Luis Carlos Dias Garcia, autor do livro Planejamento Estratégico - Teoria e Prática, da editora Imprensa Livre. Amigo comandou a organização entre 2000/2005 e 2012/2014.

0 10:03 - 29 de Jan // Fonte: Bahia Notícias | Agronegócio

Depois do Dia do Macarrão, a presidente Dilma Rousseff instituiu, nesta terça-feira (27), o Dia Nacional do Milho. Comemorada no dia 24 de maio, a data comemorativa tem o objetivo de estimular e orientar a cultura do produto. O Diário Oficial da União desta quarta ainda traz a instituição do Dia Nacional da Parteira Tradicional, em 20 de janeiro, o Dia Nacional do Técnico Agrícola, em 5 de novembro, e o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, em 5 de agosto.

0 10:01 - 29 de Jan // Fonte: Bahia Notícias |

Ironicamente, o Guaraná Antarctica Black , lançado este mês, pela Ambev tem sabor de açaí. A grande surpresa fica por conta dos ingredientes, no rótulo do refrigerante: a bebida não tem nada de açaí. Na sequência, são listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio. De acordo com o G1, a Ambev reafirmou a informação usada na campanha de divulgação do refrigerante, que apresenta o Guaraná Antarctica Black como "um novo líquido que combina o autêntico Guaraná Antarctica com o sabor do açaí". Questionada se o refrigerante em ou não açaí, a Ambev disse: "Na formulação, utilizamos notas de aroma natural de açaí para compor o aroma final do produto. Por isso, devido a uma questão técnica, o aroma natural de açaí não está discriminado entre os ingredientes, mas segue declarado na lata e na comunicação como "Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí". Na página da marca no Facebook, consumidores postaram mensagens cobrando explicações da empresa.




Colunistas


Classificados