Solução definitiva do problema é algo meio complicado
diz secretário de Infraestrutura ponte que liga Santo Antônio de Jesus à cidade de Muniz Ferreiira 0



Últimos Comentários



Enquete



2 08:08 - 16 de Jul // |

 

Sinovaldo, hoje no jornal NH (RS)

0 19:20 - 22 de Jul // Laiane Santos |

 Se Hollywood fosse um videogame, seria possível dizer que Adam Sandler tem perdido algumas vidas nos últimos anos. No seu auge, entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, suas comédias eram não só garantia de arrecadação maior do que 100 milhões de dólares, mas de satisfação de grande parte do público, ainda que não da crítica.

E o comediante ousava participar em bons projetos independentes como "Embriagado de Amor" (2002), de Paul Thomas Anderson. Longe disso, ele agora amarga o título de ator menos rentável de Hollywood na lista da revista Forbes por dois anos consecutivos, como prova de que o interesse da audiência por seus trabalhos não tem acompanhado o seu alto cachê.

No entanto, parece que na sua mais recente jogada, Sandler ganhará uma sobrevida. "Pixels" (2015), aventura dirigida por Chris Columbus que, na sua mistura de comédia e ficção científica a partir de uma premissa ao mesmo tempo boba e diferente, provavelmente conquistará uma boa parcela da plateia pela nostalgia e/ou pelo entretenimento.

0 18:06 - 05 de Mai // Redação |

0 22:42 - 27 de Jul // Laiane Santos | Justiça

O deputado estadual Soldado Prisco (PSDB) voltou a integrar o quadro da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), depois de 13 anos.Em entrevista a rádio Andaiá FM  Marco Prisco fala sobre a notícia da reintegração. O mesmo afirma que ficou surpreso com a reintegração, pois já se completa a sétima decisão, porém não cumprida pelo estado, pensando até que seria preciso tomar medidas de pedir ao desembargador prisão ou multa ao estado pelo não cumprimento das decisões. “Já temos a decisão desde 2010, do Pleno Tribunal de Justiça, o Supremo Tribunal Eleitoral e o estado não vinha cumprindo.” disse Marco Prisco.

Exercendo o mandato de deputado, ele diz que era muito discriminado, por ser um ex-policial, afirma não ter sido demitido por algum ato criminal como muitos pensam, que se trata agora de uma questão moral e ética que sente-se agora com seu direito reconquistado “Ia fazer 14 anos agora em Janeiro, eu fui demitido de uma forma absurda e arbitrária, então é uma vitória muito importante.” afirmou. O deputado usou de seu exemplo para estímulo das pessoas, dizendo que vale a pena lutar e acreditar na vida.

Marco Prisco está seguro de sua reintegração, diz não temer deixar novamente a polícia porque não cabe mais decisão ao governo do estado. Seus advogados estão com recursos de solicitação ao pedido judiciário para retificar o texto da PGE, e acabaram os caminhos do estado recorrer. “Espero que o estado cumpra a lei”. continuou o mesmo.

Em relação à absorção dos policiais que mataram 12 jovens no Cabula no mês de Fevereiro, Marco Prisco avaliou como atitude positiva da justiça, uma vez que, segundo ele e a juíza do caso, os policiais agiram em legítima defesa, o armamento e fardamento do exército apreendido provam a inocência dos policiais, que estavam a serviço da sociedade, contra pessoas à margem da lei.

Quanto às suas expectativas políticas, o deputado pretende cumprir seu mandato, não tem pretensão de ser candidato a prefeito da cidade de Santo Antônio de Jesus. No entanto, afirma que vai cobrar uma gestão melhor do prefeito que for eleito, menciona que a cidade está carente de melhorias em alguns aspectos (não citados), “Não serei candidato a prefeito, vou analisar quem a gente vai apoiar nessa eleição. Mas vou manter meu mandato junto à nossa categoria que é um acordo que eu tenho, de ser representante legítimo dela.” concluiu. 

0 21:04 - 27 de Jul // Laiane Santos | Santo Antônio de Jesus

Na madrugada desta segunda-feira (27) um estabelecimento comercial (Posto de combustível) foi assaltado no centro de Santo Antônio de Jesus, os assaltantes levaram uma quantia significante de dinheiro, e agrediram ao segurança com duas coronhadas na cabeça, foi feito o boletim de ocorrência o caso está na Polícia Civil. O delegado Dr. Fred comenta que está buscando esclarecer a autoria, realizando perícia no local, buscando indícios significativos, tomando medidas necessárias para lucidar o caso.

Dr. Fred confirma que o assalto foi por meio da madrugada e que a investigação ainda se encontra no nível inicial, e que a polícia não vai descansar até sancionar o caso. Quanto à agressão, o mesmo disse que a perícia está sendo feita no local e que as vítimas deverão ir até o Departamento de Polícia para que os exames de corpo de delito sejam realizados.

0 20:56 - 27 de Jul // Djalma Macedo |

Responsável por inocentar os noves policiais envolvidos nas 12 mortes do Cabula, em fevereiro deste ano, a juíza Marivalda Almeida Moutinho chegou a ser afastada de suas funções pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2006. Segundo o Correio, entre as acusações, estão o fato de que Marivalda aparece, como parte, em 18 processos de natureza bancária no 1ª Juizado Especial Cível de Defesa do Consumidor de Barris, no qual já atuava como magistrada. Ela também teria despachado processos fora de seu turno de trabalho – o que, segundo o CNJ afirmou à época, teria sido feito com a intenção de favorecer promotores e outra magistrada. Além disso, outra das acusações seria de que ela movimentava, em sua conta bancária, valores superiores à sua renda anual. Na época, a defesa da juíza Marivalda recorreu e afirmou que a condenação se deu por meio de atos processuais ilegais. No entanto, o pedido de revisão da sentença foi indeferido pelo CNJ, através do relator Cláudio Godoy. Já em 2009, o processo foi arquivado.

0 20:41 - 27 de Jul // Laiane Santos | Santo Antônio de Jesus
Vitimas de agressões físicas também foram atendidas no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus nas ultimas 48 horas, sendo Valter Gonçalves Santana Junior, de 39 anos, com Residência na Rua 29 de Setembro em Santo Antônio de Jesus, com hematomas foi socorrido medicado ficou em observação e liberado.
Erasmo Almeida Santos, 33 anos, da Rua Almeida Bairro da Radio Clube em Santo Antônio de Jesus, também foi vitima de agressão física e socorrido para o HRSAJ, com hematomas e suspeita de fratura teve o atendimento na emergência do hospital medicado e ficou em avaliação medica.
 Renata Rodrigues Pereira, 23 anos, da Rua da Alegria Bairro do Andaia em Santo Antônio de Jesus, acabou sendo agredida e socorrida para o HRSAJ depois de ter sido agredida. A mesma foi atendida e ficou em observação medica. Os motivos da agressão não foram revelados.(Barriga Notícias)
0 20:38 - 27 de Jul // Laiane Santos | Saúde

Projeções a longo prazo costumam preconizar problemas que, no fim, só serão sentidos por gerações futuras e, por isso, costumam ser empurrados com a barriga.

Na área de saúde, porém, instalou-se uma bomba-relógio que, se não for desarmada agora, vai estourar logo ali, no colo de todos.

Nos próximos 15 anos, os gastos das empresas privadas de saúde vão quase triplicar, passando de cerca de R$ 106 bilhões por ano para R$ 283 bilhões - com impactos para todo o sistema de saúde suplementar, incluindo sobre os cerca de 54 milhões de beneficiários. 

 
0 20:34 - 27 de Jul // Laiane Santos | Acidente
Encontra-se internado no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus o Prefeito de Iaquara, Osseas Rebouças de Jesus Filho, conhecido como Tico, o prefeito foi vitima de um acidente automobilístico na estrada que liga os município de Apuarema e Itamari.

Segundo informações é que no carro que o Prefeito estava com ele tinha mais três pessoas Sua Esposa e filha e um vereador de Iaquara com a esposa e o veiculo capotou por diversas vezes deixando o prefeito com fraturas expostas pelo corpo.

O Prefeito Osseas, teve os primeiros atendimentos em um hospital da região onde ocorreu o acidente em seguida foi transferido para o HRSAJ onde passou por cirurgia e ficou em avaliação medica. (Barriga Notícias)

0 20:32 - 27 de Jul // Djalma Macedo |

Em reunião com empresários nesta segunda-feira (27) em São Paulo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que rompeu recentemente com o governo, afirmou que a maioria de seu partido é hoje favorável a um rompimento da aliança com o governo. O deputado lembrou que, na convenção peemedebista do ano passado, 41% dos delegados votaram contra a aliança que alçou Michel Temer a vice na chapa de Dilma Rousseff. "A maioria no partido hoje tem opinião contrária à aliança", disse Cunha, que lembrou ainda que ele próprio votou a favor da aliança em 2014. Ao falar sobre o cenário político, o peemedebista reforçou os ataques contra o PT e o governo. "A impopularidade do PT consegue ser maior do que a da própria presidente", afirmou. Cunha voltou a defender a redução de ministérios dizendo que isso teria um simbolismo de que "o esforço da crise está sendo compartilhado". O peemedebista voltou a negar que, com sua atuação, esteja perseguindo uma candidatura a presidente. "Sou candidato a cumprir meu papel com correção", disse. O presidente da Câmara afirmou ainda que não tentou convencer companheiros de partido a também romperem com o governo. "Não telefonei a um integrante do partido pedindo que me acompanhasse no rompimento", garantiu. Cunha disse, também, que sua posição sobre a abertura de impeachment da presidente Dilma Rousseff "não mudou uma vírgula" e que todos os pedidos serão analisados de maneira técnica. "Impeachment não pode ser tratado como recurso eleitoral. Recurso eleitoral porque você não se satisfez não é a melhor maneira", defendeu o peemedebista. O presidente da Câmara afirmou que o impeachment é "um processo complexo" e que tem de haver base para um pedido. Cunha disse que pediu que fosse feito um saneamento de premissas nos requerimentos recebidos. "Os que sanearem serão analisados sob a ótica jurídica. Os que tiverem fundamento terão acolhimento", afirmou. Cunha deu explicações sobre o processo de julgamento das contas do governo Dilma Rousseff pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e lembrou que o órgão foi criado para assessorar o Poder Legislativo. Segundo ele, o Congresso dará a palavra final sobre o parecer que será dado pelo Tribunal. O presidente da Câmara reforçou que estava fazendo a explicação para que as pessoas "não se decepcionassem" com a tramitação do processo das contas no Legislativo. "As pessoas estão criando expectativa como se TCU condenasse o governo, não é isso. É um parecer. A palavra é do Congresso", disse o peemedebista.

0 20:30 - 27 de Jul // Laiane Santos | Internacional

Na última quinta-feira (23), um policial virou herói na China. Liang Xiao para evitar um suicídio se jogou embaixo de um homem que acabara de pular de um prédio em construção.

Com a tentativa de suicidio em andamento, a população alertou os policiais e a equipe de resgate. Porém, o homem foi mais rápido ao se jogar do prédio. O policial e o homem que ele salvou ficaram feridos e foram levados para um hospital próximo. (Notícias ao Minuto)

0 20:28 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) vai realizar o 3º Leilão de Sucatas e Veículos, nos dias 29 e 30 de julho. No total serão 604 lotes, que estão divididos nos pátios de Salvador e Feira de Santana. O evento acontecerá às 9h, no auditório do órgão, localizado na Avenida ACM, em Salvador. O leilão também é realizado on-line, através do site BRbid. Para ver a descrição e a foto de cada lote, basta acessar o site do Detran ou oOscar Leilões. (Metro1)

0 20:27 - 27 de Jul // Djalma Macedo |

O senador Aécio Neves (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (27) que seu partido convocará a população, por meio de inserções em rádio e TV, para participar das manifestações contra o governo marcadas para o dia 16 de agosto. “Aqueles que estiverem indignados ou até mesmo arrependidos, mas, principalmente, cansados, devem sim se movimentar, ir às ruas”, disse. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, as inserções começam já nesta semana. Na primeira etapa, aparecerão lideranças do PSDB como o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e o senador José Serra. Ainda de acordo com Folha, apesar da movimentação em torno da definição de possíveis candidaturas à Presidência, a ideia é mostrar um partido unido. “Nosso esforço nessa relargada será mostrar uma grande sintonia entre as principais lideranças do PSDB. Temos que estar sintonizados com as ruas e com a população cada vez mais indignada com o que está acontecendo”, disse Aécio, para acrescentar: “Somos hoje porta-vozes do sentimento de indignação, do sentimento de frustração da sociedade brasileira e até de decepção de eleitores do próprio PT. Nossa aliança tem que ser com a sociedade”, pontua.

0 20:19 - 27 de Jul // Laiane Santos | Santo Antônio de Jesus

Em relação ao acontecido na semana passada, dia 22 de Julho, a descoberta do corpo de Aguido Leal, o coordenador da 4ª COOPIN de Santo Antônio de Jesus, Dr. Fred Alberto Barreto fala à respeito dos autores do crime, os dois adolescentes. O coordenador disse que já está com a apresentação dos infratores, Dr, Fred menciona que os mesmos alegaram ter sidos chamados à usar drogas e no mesmo instantes forma cobrados de dívidas por Aguido, assim entraram em confronto e Aguido acabou sendo atingido por duas balas, indo à óbito. Um dos adolescentes teve a ideia de ocultação do cadáver, sendo enterrado no dia 17 e encontrado apenas dias depois.

Os menores foram apresentados pela defensora, foram ouvidos e o procedimento foi encaminhado ao Ministério Público, “Tanto o Ministério Público como o Judiciário procederam de uma forma muito célebre determinando assim o internamento provisório deles, e já estão a disposição da justiça e serão encaminhados à Feira de Santana, onde vão ficar esse período.” disse Dr. Fred.

Ambos adolescentes confessaram o crime à justiça, segundo os mesmos, a vítima usando de arma de fogo, cobrava a divida de um deles, então houve a reação, com a luta corporal entre eles, a arma caiu e posteriormente o disparo contra a vítima. A Polícia Civil não trata da questão como sendo legítima defesa, uma vez que o caso ainda está em andamento e o procedimento das investigações definirá de maneira mais clara o ocorrido. “A gente verificaria logo de início que a vítima morreu com dois disparos. Então, a legítima defesa é permitida que você se defenda, e que você pode agir até um limite, mas o fato é diferente.” ressalta o Dr. Fred afirmando que os adolescentes estavam contra a vítima, mas explicou que o caso deve ser analisado mais profundamente com provas mais consistentes para que seja esclarecido. O mesmo continuou afirmando que o importante é que os autores estão sendo submetidos à tratamento, até mesmo para preservá-los, permanecendo em apreensão pelo prazo de pelo menos 45 dias.

0 20:18 - 27 de Jul // Djalma Macedo |
0 19:44 - 27 de Jul // Laiane Santos | Educação

Duas unidades da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tiveram a energia elétrica cortada nesta segunda-feira, 27, por falta de pagamento. A instituição confirmou que não pagava a conta de luz há dois meses e que a dívida somava R$ 2,3 milhões. A instituição disse que está com dificuldades financeiras desde a redução de repasses do Ministério da Educação (MEC).

A Escola Politécnica e a Escola de Administração tiveram a energia cortada pela manhã, mas o fornecimento foi restabelecido no final da tarde, após um acordo da UFBA com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). De acordo com a universidade, houve ainda a ameaça de corte no prédio da reitoria.

Ainda segundo a assessoria da UFBA, a energia foi religada depois que a universidade recebeu um repasse do governo federal para pagar a dívida. A Coelba informou que a suspensão ocorreu após notificações formais e tentativas de negociação com a universidade.

Crise

A UFBA já enfrentava dificuldades financeiras desde o ano passado, quando acumulou R$ 26 milhões de contas atrasadas. No entanto, a situação piorou neste ano, após o governo federal contingenciar R$ 9,423 bilhões da Educação, com o ajuste fiscal.

De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, os repasses mensais têm sido entre 15% e 20% menores do que o previsto. No início de julho, a UFBA anunciou que, devido à redução de 75% no repasse do Programa de Apoio à Pós Graduação (Proap), iria suspender as atividades de pós-graduação. Com informações do Estadão Conteúdo. (Notícias ao Minuto)

0 19:35 - 27 de Jul // Laiane Santos | Entretenimento

Peça para uma criança deixar de fazer algo de que ela gosta muito e veja a reação dela. É provável que você tenha como resposta uma cara de frustração. Foi com esse sentimento que os apresentadores mirins Matheus Ueta, de 11 anos, e Ana Julia, de 8, tiveram que lidar, no último dia 15, quando foram proibidos pela Justiça de participar do “Bom dia & cia”, do SBT. Hoje, a tristeza ficou para trás. Após decisão do juiz auxiliar da Infância e Juventude do Tribunal do Trabalho da 2a Região, Flavio Bretas Soares, os pequenos receberam autorização para voltarem ao comando da atração. De acordo com assessoria do órgão, o impasse só foi resolvido depois que o magistrado analisou questões como se a duração do trabalho estava dentro do exigido e se a atividade não prejudicava o desenvolvimento das crianças.

Desde 2012, o canal de Silvio Santos vem investindo em produtos feitos por talentos mirins. É o caso das novelas “Carrossel” e “Chiquititas”. Em breve, mais uma entrara no ar: “Cúmplices de um resgate”. Autora das obra e mulher de Silvio, Iris Abravanel ressalta o cuidado com as crianças na emissora, que conta com uma equipe especializada para acompanhá-las, como pedagoga, fonoaudióloga e psicóloga.

0 19:32 - 27 de Jul // Laiane Santos | Política

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta segunda-feira (27), em almoço com empresários em São Paulo, que não tem aspirações políticas para disputar a Presidência da República em 2018.

Referindo-se a ele mesmo na terceira pessoa, afirmou, durante encontro do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que pretende apenas completar seu mandato na Câmara. 

— O Cunha quer cumprir o seu papel institucional. Criar as condições para a melhoria de vida da população. [...] Não sou candidato a nada. Sou candidato a fazer o que eu prometi na minha campanha. [...] Talvez possa ser reeleito [deputado federal].

Mas após anunciar há duas semanas seu rompimento com a presidente Dilma e o Governo, Cunha afirmou que o governo teme a continuidade do seu trabalho no comando da Casa.

— Claramente o Executivo teme a continuidade do nosso trabalho.

0 19:24 - 27 de Jul // Laiane Santos | Brasil

Um cliente de uma operadora de telefonia teve um ataque de fúria, na manhã desta segunda-feira, depois que não conseguiu cancelar sua linha de telefone. O homem, que não foi identificado, foi até a loja da Nextel, na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e tentou fazer o serviço, porém teria sido informado que só seria possível através do site da empresa. O rapaz saiu e voltou com uma marreta, quebrando o vidro da loja.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o homem gritando com alguém de dentro da loja e dizendo que se o serviço não for cancelado irá voltar na unidade e quebrar tudo. Logo depois, é possível ouvir barulho de vidro se quebrando.

- Vocês não estão lidando com moleque não. Estão lidando com um homem - gritava.

A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou no local o homem já havia ido embora. Segundo nota da corporação, o gerente da loja não quis acompanhar os agentes do 31° BPM (Recreio dos Bandeirantes) até a delegacia mais próxima. O caso não foi registrado. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a assessoria de imprensa da Nextel informou que lamenta o fato e que “está fazendo o levantamentos dos prejuízos financeiros e avaliará eventuais medidas que o caso comportar”. (Extra)

0 19:12 - 27 de Jul // Laiane Santos | Saúde

Com as frequentes mudanças climáticas do inverno brasileiro é comum acabar ficando resfriada, por exemplo. Para aumentar a defesa do seu organismo, aposte em alimentos ricos em nutrientes que vão dar um up na sua saúde. Aqui, veja as sugestões da Marie Claire México.

1. PIMENTÃO
Este vegetal tem quase o dobro vitamina C do que a maioria das frutas cítricas. É importante consumir o pimentão vermelho, porque a quantidade do nutriente é maior nele do que nos pimentões verde e amare

lo.

2. ALHO
O alho tem uma variedade de antioxidantes que atacam as bactérias que entram no corpo. Além disso, um estudo realizado na Europa encontrou uma ligação entre a frequência de consumo de alho e redução do risco de desenvolver certos tipos de câncer.

3. AMÊNDOAS
Uma pequena porção de amêndoas contém 50% da quantidade recomendada de consumo diário de vitamina E, que funciona como um estimulante para o sistema imunológico.

4. CENOURA




0 19:06 - 27 de Jul // Laiane Santos | Polícia

Um blogueiro conhecido como Robson "Otto" Aguiar ensina em sua página o passo a passo para estuprar uma mulher. E se alguém pensa que ele tem medo da polícia, se engana.
Robson desafia as autoridades a cada publicação em que faz apologia à pedofilia, ao estupro de lésbicas e à violência a judeus. Na página, Aguiar diz se considerar um injustiçado. O seguidor da "filosofia do estupro" afirma que é vítima de racismo e é discriminado por ser gordo. Ele se diz pardo, porém "branco de coração".
O blogueiro é morador de Várzea Grande no Mato Grosso. A Polícia Civil do Estado afirma que páginas como as dele são monitoradas e que não irá se pronunciar para não atrapalhar as investigações.

Em um de seus últimos textos, o blogueiro faz um “guia passo a passo” para menores sobre “como estuprar uma mulher na escola”. No post, ele escreve: “A adolescência é marcante na vida da mulher, onde ela começa a utilizar maquiagem e a se vestir como uma vagabunda. A única maneira de corrigir esta conduta imoral é estuprando violentamente a vadia, de maneira a traumatizá-la para o resto da vida. Na lista de conselhos absurdos, o autor ainda diz que, por se tratar de menores de idades cometendo os crimes, não vai acontecer nada. “Você é protegido pela santa deusa dos direitos humanos, você é uma vítima da sociedade, pegue a porra de uma faca, encurrale a vadia em um canto e corte a calcinha dela”, diz o texto.

Em vários sites e em redes sociais, internautas indignados com o conteúdo publicado na página pedem a autoridades que a página seja retirada do ar. Sites como o do Ministério Público Federal, da Policia Federal e do Humaniza Redes aceitam denúncias sobre conteúdo impróprio na internet.

(r7, Extra)

0 18:51 - 27 de Jul // Laiane Santos |
0 18:49 - 27 de Jul // Laiane Santos | Política

São Paulo - Num almoço com empresários realizado nesta segunda-feira, o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) usou boa parte do seu discurso para criticar o governo de Dilma Rousseff e defender a independência do Legislativo.

Enquanto a plateia almoçava, Cunha alternava na sua fala críticas à política econômica atual com explicações detalhadas sobre o regimento da Casa que comanda desde fevereiro deste ano.

A cada comentário mais inflamado - como quando falou sobre a abertura da CPI do BNDES ou sobre seu arrependimento de ter votado a favor da aliança do PMDB com o PT - aplausos enchiam o recinto.

0 18:46 - 27 de Jul // Laiane Santos | Justiça

O ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande (PB) Rennan Trajano Farias afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que, em 2010, fez entregas de dinheiro em espécie ao então candidato ao Senado Vital do Rêgo (PMDB-PB), hoje ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

As acusações foram avançadas pela Folha, e segundo Farias, o dinheiro foi desviado de um contrato de R$ 10,3 milhões entre a prefeitura e uma empreiteira que não executou os serviços.

Em um vídeo gravado pela TV Folha e publicado nesta segunda-feira (27), Farias diz que também fez entregas ao irmão do ministro, o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a firmas que atuavam nas campanhas da família.

A publicação lembra que, em 2010, o ministro do TCU disputou e ganhou uma vaga no Senado pelo PMDB-PB. Veneziano era prefeito de Campina Grande. Os dois negam as acusações.

0 18:35 - 27 de Jul // Laiane Santos | Justiça

A força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que a Odebrecht, supostamente envolvida com o esquema de corrupção e propinas que se instalou na Petrobrás entre 2004 e 2014, presenteou com quadros e pinturas ‘de alto valor’ ex-dirigentes da estatal petrolífera, entre eles os ex-presidentes José Sérgio Gabrielli (2005/2012) e Graça Foster (2012/2015).

VEJA DENÚNCIA DO MPF ENVOLVENDO A ODEBRECHT

Na denúncia que apresentou à Justiça Federal sexta-feira, 24, contra o presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Bahia Odebrecht e executivos do grupo – formalmente acusados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa -, o Ministério Público Federal destaca, às páginas 41 e 42, a apreensão de documento na sede da construtora, intitulado “Relação de Brindes Especiais-2010″.

O documento traz “listagem de diversos funcionários da Petrobrás, o cargo por eles ocupado e a diretoria a que são vinculados e o respectivo ‘brinde’ recebido”. Os procuradores que subscrevem a denúncia, em 205 páginas, atribuem à Odebrecht pagamento de R$ 389 milhões em propinas para ex-diretores da Petrobrás que ocuparam cargos estratégicos na estatal, como Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Renato Duque (Serviços).

Os procuradores afirmam que Rogério Araújo, alto executivo da empreiteira – afastado do cargo depois que foi preso, em 19 de junho, junto com o líder da companhia – exercia o papel de ‘remetente da totalidade dos presentes’.

“Pelas anotações, pode-se concluir que os ‘brindes’ são, de fato, pinturas de diversos artistas renomados, como Alfredo Volpi, Gildo Meirelles,Romanelli e, até mesmo, Oscar Niemeyer”, destacam os procuradores.

“A listagem é formada tão somente por funcionários do alto escalão da Petrobrás. como seu presidente à época, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, os diretores Maria das Graças Foster (na época diretora de Óleo e Gás), Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Renato Duque (Serviços), Jorge Luiz Zelada (Internacional) e Nestor Cerveró (Internacional), além do então gerente executivo de Engenharia Pedro Barusco”, assinala a Procuradoria da República.

A força-tarefa da Lava Jato destaca que anotações manuais, também apreendidas, “trazem o alto valor dos quadros encomendados, demonstrando que não se tratavam de meros ’brindes’”.

Reforça a suspeita do vínculo de Rogério Araújo com ex-dirigentes da estatal petrolífera o “elevado número de vezes” em que ele se encontrou com Renato Duque na sede da Petrobrás, no Rio – 256 visitas, entre 2004 e 2012. Nesse período, ele também visitou 167 vezes o então diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, e 39 vezes o então gerente de Engenharia, Pedro Barusco.

“As provas obtidas demonstram claramente a boa relação mantida por Rogério Araújo com funcionários da Petrobrás”, afirmam os procuradores. “Nesse sentido, ressaltam-se e-mails trocados entre o empresário e Pedro Barusco, os quais demonstram serem recorrentes os encontros entre eles, notadamente em ambiente externo à Petrobrás, como em jantares, cafés da manhã e viagens.”

Os procuradores observam que Rogério Araújo possuía uma relação ‘muito próxima a outro membro da organização criminosa, a saber, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobrás, Nestor Cerveró’.

A investigação revela que em 13 de outubro de 2011, o executivo da Odebrecht enviou a Cerveró um e-mail no qual solicita apoio para a contratação de sua sobrinha Júlia, pela BR Distribuidora, subsidiária integral da Petrobrás. Cerveró ‘mostrou-se bastante solícito’. Em outra oportunidade, ainda, Rogério Araújo enviou nova mensagem ao então diretor da Área Internacional, ‘a respeito da aquisição de um camarote no Estádio Maracanã’.

Procurada no sábado e no domingo por telefone,  a ex-presidente da estatal Graça Foster não retornou os contatos.

COM A PALAVRA, JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI

É absolutamente falsa a informação de que recebi “pinturas de alto valor” como brindes da empresa Odebrecht. Os brindes que recebi foram livros editados pela empresa e outros brindes típicos. Nunca recebi quadros.

COM A PALAVRA, A ADVOGADA FLAVIA RAHAL, QUE DEFENDE ROGÉRIO ARAÚJO, EXECUTIVO LIGADO À ODEBRECHT

A defesa de Rogério Araújo esclarece que a relação de brindes trazida na denúncia não se refere a pinturas milionárias, como tem sido a opinião pública levada a entender, mas a reproduções das obras de arte dos artistas mencionados. (Blogs Fausto Macedo)

0 18:32 - 27 de Jul // Laiane Santos | Política

Detido em um presídio na suíça acusado de corrupção no futebol, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, lamentou ter de responder o processo no país europeu. De acordo com o 'Blog do Perrone', do site Uol, em conversa com seus advogados, o cartola afirmou que não estaria preso se estivesse no Brasil. "Se esse processo fosse no Brasil, eu não estaria preso”, disse Marin. 

Preso desde o dia 27 de maio, quando foi detido em um hotel de Zurique, dias antes da reunião que selou a reeleição do presidente Joseph Blatter no comando da Fifa, Marin, acredita que só foi preso porque comentou em uma conversa com o réu confesso J.Hawilla, que já era hora do dinheiro das cotas de TV ir na sua direção. Marin deve ser extraditado para os Estados Unidos, onde as investigações estão acontecendo. Aos 83 anos, Marin teme me não sair vivo caso seja julgado no país americano, onde pode ser condenado por lavagem de dinheiro e conspiração. 

A resposta da Suíça sobre o pedido de extradição de José Marin para o Estados Unidos, feito pela Justiça americana, deve sair no mês de agosto. Marin chegou a anexar contratos assinados por Ricardo Teixeira em sua defesa. A Polícia Federal também está investigando contratos assinados pela CBF, entre eles um acordo com a empresa de materiais esportivos Nike. (Correio)

0 18:16 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia
Prefeitos considerados ordenadores de despesas terão, a partir de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do ano passado, seus atos julgados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e não mais pelas Câmaras de Vereadores, que continuam com o poder de julgar as contas anuais.
 Nesse caso, estão sujeitos à inelegibilidade os prefeitos que tenham seus exercícios financeiros pontuais reprovados pelos tribunais de contas ou que tenham contra si termos de ocorrência ou denúncia, sem que o julgamento final fique com as Câmaras de Vereadores. Na lista da corte de contas baiana, conforme a Tribuna apurou, estão nada menos que 133 gestores, dentre eles o ex-prefeito de Salvador João Henrique, hoje sem partido, mas que já tem planos de retornar a vida pública em 2016 e pode ver o ‘sonho’ naufragado.
 O conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), Francisco Andrade Neto, afirmou que a decisão do TSE chama a atenção para a responsabilidade do Tribunal. “Confirmou o entendimento das cortes de contas de todo o Brasil, contra o qual se insurgiram alguns gestores. Às Câmaras de Vereadores cabe o julgamento político.
O tribunal julga as contas públicas dos ordenadores de despesa e verifica se os princípios constitucionais da economicidade, razoabilidade, publicidade, moralidade, legalidade, impessoalidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos foram respeitados. Ou seja, se os recursos públicos estão sendo aplicados de forma a gerar o maior benefício para a sociedade”, descreve o conselheiro. 
Ainda de acordo com Neto, as Casas Legislativas não perderão a prerrogativa de julgar as contas. “As Câmaras continuarão a exercer o julgamento das contas de governo do prefeito. As suas tarefas e responsabilidades, definidas no parágrafo 2º do art. 31 da Constituição Federal, não foram alteradas e são indispensáveis no regime democrático”, aponta. 
Especialistas veem lei como complexa
0 18:08 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia

A menina de seis anos baleada na coxa durante chacina dentro de um bar no bairro de Valéria, em Salvador, recebeu alta. As informaçções foram obtidas nesta segunda-feira (27) pelo G1 junto ao Hospital do Subúrbio. No sábado, quatro homens foram mortos, entre eles um policial militar e seu filho. A criança foi liberada por volta de 10h de domingo (26). O crime aconteceu no Conjunto Habitacional Jardim Valéria I, na Rua A, próximo à Lagoa da Paixão. De acordo com informações da polícia, todas as vítimas residiam no mesmo bairro e estavam no bar comemorando o aniversário de um deles. De acordo com a polícia, quatro homens - que ainda não foram identificados - chegaram armados ao local. O alvo seria Railander da Silva Conceição, filho do sargento Osvaldo Costa da Conceição Filho. Ao perceber a aproximação dos criminosos, o sargendo tomou a frente para defender o filho e acabou sendo o primeiro baleado. Os suspeitos continuaram disparado e atingiram Railander, Robson Alves dos Santos e Murilo dos Santos de Santana. Após os disparos, os suspeitos fugiram em um carro prata, com restrição de roubo. O veículo foi abandonado na Rua Beija Flor, no mesmo bairro. O enterro do sargento, que era lotado na 3ª Cia do Batalhão de Guardas da PM, foi realizado na tarde de domingo, no Cemitério Quinta dos Lázaros. O local de enterro das outras vítimas não foi informado. (Bahia Notícias)

0 18:02 - 27 de Jul // Laiane Santos | Economia

O dólar americano voltou a subir pela quarta sessão seguida nesta segunda-feira (27). Após o final da sessão do início da semana, o moeda avançou 0,50%, com valor de R$ 3,3640 na venda. Esta é a maior cotação desde o final de março de 2003, quando o dólar alcançou R$ 3,3757. Na máxima do dia, a moeda norte-americana subiu 1,06%, a R$ 3,38, maior nível desde 31 de março de 2003, quando bateu R$ 3,39. No panorama mensal, a moeda americana acumula 8,2 %. (Metro1)

0 17:58 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia

A Arena Fonte Nova não confirmou que está negociando com o governo do Estado a construção de um estacionamento no Politeama. A intenção foi adiantada pelo governador Rui Costa (PT), em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (27), ocasião na qual o petista afirmou ainda que pretende disponibilizar o estacionamento da Arena Fonte Nova para aqueles que desejarem ir à região do Centro Histórico. Por meio de nota enviada ao Bahia Notícias, a assessoria de imprensa do estádio disse apenas que "a Itaipava Arena Fonte Nova está à disposição do governo do Estado para tratar das questões relativas à requalificação do Centro Histórico". (BahiaNotícias)

0 17:56 - 27 de Jul // Laiane Santos | Política

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que os tucanos vão fazer diversas convocações para protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o presidente nacional do PSDB, algumas inserções de rádio e televisão já estão sendo gravadas para convocar a população para as manifestações marcadas para o dia 16 de agosto. Apesar de afirmar que o PSDB não deve ser protagonista dos protestos, Aécio mudou o tom e agora afirma que a legenda não pode se omitir neste momento. "Nosso esforço nessa relargada será mostrar uma grande sintonia entre as principais lideranças do PSDB. Temos que estar sintonizados com as ruas e com a população cada vez mais indignada com o que está acontecendo", disse o tucano.

A previsão é de que as propagandas comecem a ser veiculadas nesta semana. De acordo com o senador, a propaganda do PSDB vai tratar da indignação dos cidadãos em relação às ações do governo. "Aqueles que estiverem indignados ou até mesmo arrependidos mas, principalmente, cansados, devem sim se movimentar, ir às ruas", declarou. (Metro1)

0 17:50 - 27 de Jul // Laiane Santos |

Moradores de São Felipe no Recôncavo baiano encontraram o corpo de um homem neste domingo (26/07), o qual apresentava perfurações por arma de fogo. Trata-se do ex-presidiário, vulgo “TATO” que cumpriu pena por tráfico de drogas e estava desaparecido desde a semana passada. O corpo foi encontrado nas proximidades da Vila Caraípe, zona rural do município.

Segundo informações, Tato era suspeito de ter estuprado duas mulheres no município de Maragogipe. Ele teria cometido o crime juntamente com outro comparsa que encontra-se foragido. O corpo do ex-presidiário foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus. ( Tribuna do Recôncavo). 

0 17:47 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia

A Direção do Hospital Municipal de Amargosa comunica a toda população de Amargosa e Região que, em função de problemas técnicos, o serviço de exame de raio x realizado na unidade, encontra-se temporariamente suspenso, desde 24/07.

“Informamos ainda que todas as medidas necessárias foram adotadas, para que em breve tenhamos a condição de promover a oferta deste importante serviço à população de Amargosa, bem como aos municípios vizinhos, que regulam seus pacientes para atendimento em nossa unidade. Realizamos em média, um total de 600 atendimentos mensais”.

Os pacientes com exames agendados terão prioridade no atendimento na retomada do serviço. (Tribuna do Recôncavo, com informações da ASCOM). (Tibuna do Recôncavo)

0 17:34 - 27 de Jul // Laiane Santos | Internacional

Recentemente, dois blogueiros russos fizeram uma experiência e saíram de mãos dadas nas ruas de Moscou para mostrar a homofobia do país. Eles foram filmados sendo insultados e empurrados em um vídeo revoltante. No entanto, o resultado do mesmo experimento feito na Ucrânia mostrou-se bem pior.

No vídeo postado no YouTube, dois homens são filmados andado de mãos dadas pelas ruas de Kiev, capital do país. Como aconteceu na Rússia, eles também foram alvos de piadinhas e olhares indiscretos.

No entanto, em uma cena em que eles estão sentados em um banco, um grupo de pessoas se aproxima e começa a conversar com eles, perguntando se eles achavam que estavam nos Estados Unidos, até que um deles espirra spray de pimenta no rosto do casal e começa a chutar os rapazes.

 Recentemente, dois blogueiros russos fizeram uma experiência e saíram de mãos dadas nas ruas de Moscou para mostrar a homofobia do país. Eles foram filmados sendo insultados e empurrados em um vídeo revoltante. No entanto, o resultado do mesmo experimento feito na Ucrânia mostrou-se bem pior.
No vídeo postado no YouTube, dois homens são filmados andado de mãos dadas pelas ruas de Kiev, capital do país. Como aconteceu na Rússia, eles também foram alvos de piadinhas e olhares indiscretos.
No entanto, em uma cena em que eles estão sentados em um banco, um grupo de pessoas se aproxima e começa a conversar com eles, perguntando se eles achavam que estavam nos Estados Unidos, até que um deles espirra spray de pimenta no rosto do casal e começa a chutar os rapazes.
Apesar da violência, o editor do canal responsável pelo vídeo disse me entrevista ao jornal britânico "The Independent" que, antes da cena do banco, o casal chegou a andar por cerca de uma hora sem ouvir qualquer insulto.
"Algumas pessoas ficaram surpresas, outras riram, mas não houve agressão. Se não fosse o encontro com esse grupo, teria sido tranquilo", disse Eugene Safonov.

(Tribuna da Bahia)

0 17:32 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia
A Bahia liderou o ranking de acidentes envolvendo motocicletas nas rodovias federais em 2014, quando houve 1.791 acidentes. O segundo e terceiro lugar foram ocupados por  Pernambuco (1.540) e Ceará (1.035), respectivamente. As informações, da Polícia Rodoviária Federal  também demonstram que os acidentes nas rodovias federais baianas cresceram em 5% entre 2013 e 2014.
Em ritmo semelhante, as internações por acidentes de moto na Bahia pelo SUS, aumentaram 34% de 2013 para 2014. Enquanto em 2013, 2.577 pessoas foram internadas por este motivo, em 2014, 3.471 internações foram realizadas. Na Bahia, foram gastos quase 6 milhões, no ano passado, somente com internações por acidentes de moto.
Para o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, o aumento de acidentes  é um reflexo do crescimento da frota de veículos associado com a falta de qualificação para o trânsito. “O aumento da renda facilitou o acesso da população ao crédito e à compra de veículos, ao mesmo tempo em que estas pessoas não procuram as auto escolas para se qualificar”, disse Bacelar.
Ele exemplifica que a infração mais comum flagrada nas blitzes tem sido dirigir sem a CNH. “Os condutores precisam se conscientizar de que dirigir sem este documento é infração grave. E quem empresta o veículo para uma pessoa inabilitada deve ser responsabilizado criminalmente”, concluiu o diretor do Detran-BA, Maurício Bacelar. (Tribuna do Recôncavo). 
0 17:23 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia

Durante uma ação de fiscalização nesta segunda-feira (27), fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) embargaram a sede dos Correios, localizada no bairro da Pituba. De acordo com o órgão, engenheiros detectaram durante a vistoria que o imóvel não possui condições de habitação e segurança exigidas pela legislação municipal. Ainda segundo a Sucom, o estabelecimento foi notificado para realizar uma recuperação estrutural do edifício em, no máximo, 30 dias. Caso o prédio não seja reformado dentro do prazo, o local será interditado pela Sucom. (Metro1)

0 17:22 - 27 de Jul // Laiane Santos | Bahia

Na próxima semana, Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai discutir a redistribuição de impostos e as receitas disponíveis nos cofres públicos. A sessão especial da próxima segunda-feira (3) também irá tratar de um novo Pacto Federativo para o Brasil. Atualmente, a distribuição das receitas públicas disponíveis ocorrem com 18,4% destinados aos municípios, enquanto União fica com 57,4% e os estados com 24,2%.

A sessão contará com a presença dos membros da comissão que discute o Pacto Federativo na Câmara Federal, além do seu presidente, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), os deputados federais da bancada baiana Lúcio Vieira Lima (PMDB), João Gualberto (PSDB), Luiz Caetano (PT), Ronaldo Carletto (PP), Mario Negromonte Júnior (PP) e Arthur Maia (SDD).

Para o autor da proposta, o deputado estadual Hildécio Meireles, a sessão na AL-BA também tem como objetivo fortalecer outros projetos apresentados pelas instituições representativas. "Queremos também expor uma sugestão que dará aos municípios a tão sonhada autonomia financeira com uma justa distribuição das receitas e um tratamento igualitário", afirmou o parlamentar. (Metro1)

0 16:47 - 27 de Jul // |

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta segunda-feira (27) as datas para as provas do processo seletivo de 2016. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de dezembro de 2015.

Segundo informações da assessoria da Uneb, mais informações serão divulgadas após a publicação do edital do vestibular, que ainda não tem data para ser publicado.

Greve

Professores em greve da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) decidiram, na última quinta-feira (23), manter a paralisação, que já passa de dois meses.

Outras universidades, como a Federal da Bahia (Ufba), também fizeram assembleias que votaram pela continuidade da greve.

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) informou que a minutra de acordo do governo é um avanço, mas ainda faltam pontos que serão discutidos em reunião esta semana.

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) informou que a assembleia analisou o acordo apresentado pelos professores, e que apesar deste "contemplar minimamente as reivindicações", ainda precisa de ajustes. O documento, de qualquer forma, é classificado como "um grande conquista" pelos professores. 

Ainda na assembleia, os professores aprovaram uma moção de repúdio ao secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e ao governador Rui Costa, por enviar viaturas da Polícia Militar para a Secretaria da Educação, então ocupada pelos docentes. A Adufs diz que o uso da PM foi para "reprimir e criminalizar" o movimento.

A proposta do governo traz a revogação da Lei 7176/97 que, segundo os professores, interfere na autonomia da gestão universitária, direitos trabalhistas como promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho, além de devolução de cotas do orçamento retiradas das universidades no primeiro trimestre, e compromisso de que, até o final de 2015, não haverá cortes e contingenciamento no orçamento.

 

 
0 16:44 - 27 de Jul // |

A presidente Dilma Rousseff vai se reunir com governadores de estados de todas as regiões do país para discutir a governabilidade, o ajuste nas contas públicas diante das perdas de arrecadação e temas como a reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, um dos principais articuladores políticos do governo, o encontro deve ocorrer nesta semana, mas ainda não está definido se os governadores serão recebidos em grupos, de acordo com a região, ou em uma reunião ampliada. “Os governadores fizeram reuniões regionais com posições para trazer ao governo central a preocupação com a governabilidade. Por óbvio, esta é uma preocupação do poder central, do Executivo federal. Então, há uma conjugação de interesses, uma coincidência de interesses, e a primeira reunião deve ocorrer nesta semana”, Padilha, em entrevista após a reunião de coordenação política desta segunda-feira (27), comandada pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo a Agência Brasil e de acordo com o ministro, a iniciativa para uma reunião entre Dilma e os governadores partiu de representantes de estados do Nordeste e foi bem recebida pelo governo. O encontro deverá reunir governadores de todas as regiões do país, independentemente dos partidos políticos aos quais sejam filiados. “É do maior interesse do governo e é do interesses de todos os governadores, e isso se sobrepõe à questão partidária. Estamos diante de um tema que é o do interesse da nação – a nação tem interesse em ver o Brasil andar novamente no sentido do crescimento, da geração de emprego, de aumentar a renda. Isso é de interesse da nação, está acima de possíveis divergências partidárias que poderiam ser alegadas em outras circunstâncias”, avaliou o ministro. Padilha disse que a discussão da reforma do ICMS será trazida pelos governadores para a conversa com Dilma e que outros temas também poderão ser incluídos na pauta da reunião, que ainda não está fechada.

0 16:36 - 27 de Jul // |

A cantora Ana Paula Valadão, do grupo gospel Diante do Trono, esteve em Salvador na no último sábado (25) na Marcha para Jesus e fez um desabafo sobre alto volume do som das ruas da capital baiana. Em sua página do Facebook a Ana Paula, disse que não conseguiu dormir pelo o que ela classificou como falta de respeito de pessoas com som alto na rua.

Leia na íntegra a postagem da cantora:

“Esta noite em Salvador, Bahia, compartilhei sobre como não pude dormir pela falta de respeito de pessoas com som alto na rua. Muitos escreveram sobre como sofrem com isso em sua vizinhança e cidade também. Outros escreveram que estavam acordados em hospitais ou devido a situações muito difíceis que estavam enfrentando. Que o Senhor renove as forças de cada um! Depois de 2 horas de sono pela manhã eu me senti bem melhor, e agora que estou indo embora dedico a todos uma canção.”(Bocão News)




Colunistas


Classificados