clique para fechar
Se alguém, alguma vez ir ao posto de saúde e não encontrar medicamento e fazer comentários, pode ter certeza que é política, pode ir atrás que deve ter muitos comprimidos em casa na gaveta, sem utilização. Pois muita gente está fazendo isso
disse prefeito Humberto Leite sobre falta de medicamentos 0



Últimos Comentários



Enquete



0 10:55 - 30 de Ago // Direto da Redação |

A cidade de Varzedo amanheceu em luto neste sábado (30), com o falecimento do senhor Ranulfo Barreto, 80 anos, pai do atual prefeito da cidade Radaman Barreto. Neste momento o velório está sendo realizado em sua residência na Praça 8 de dezembro onde veio a óbito por complicações em seu estado de saúde. O sepultamento está previsto para acontecer ás 17 horas no cemitério da cidade.

0 10:15 - 30 de Ago // Lindaiara Conceição |

Moradores da Rua do Calabar reclamam de descaso por parte da Embasa, segundo eles, um cano estourado está há mais de quatros meses sem resolução, mesmo com denúncias e reclamações o problema persiste.

0 09:54 - 30 de Ago // LCS™ / Informações R.Andaiá FM | Bahia

Ao que tudo indica a anistia que é dada aos devedores do município de Santo Antonio de Jesus através da Campanha de Recuperação Fiscal (REFIS), na qual Secretaria da Fazenda (SEFAZ) perdoa 100% das multas, juros e encargos existentes até abril de 2014, vai acabar, é o que garantiu o secretário da fazenda Raimundo Nonato. Segundo ele, esse sistema é na verdade um prêmio para quem anda em dívida, mas que precisa acabar para quem anda em dia não se sinta injustiçado. “Isso é um prêmio para quem anda errado, que é permitido através de lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Está na hora de acabar com essa cultura, quando é debito federal e estadual todo mundo paga bonitinho, quando é do município tenta empurrar com a barriga. Nós vamos tomar algumas providências a partir de outubro que eu acho que vai melhorar . Estamos sentando com a Procuradoria Geral do Município para saber qual é a atitude que nós vamos tomar para melhorar essa inadimplência”, garantiu.

A providência que ele se refere é a colocação do nome do inadimplente na lista do SPC/SERASA, atualmente apenas dívidas abaixo de um salário mínimo podem ser encaminhadas, mas a perspectiva é que isso mude. “Nós já temos hoje permissão de mandar para o SPC/SERASA abaixo de um salário mínimo. Acima disso; nós pretendemos mandar uma lei para Câmara de Vereadores como alguns municípios já fizeram para ser autorizado, e aí a gente vai poder encaminhar todos os devedores para o SPC/SERASA”, adiantou.

Mas quem ainda quer contar com esta anistia está em tempo, os contribuintes que possuem débito com o município até abril de 2014 tem a chance de se regularizar até dia 03/09 com a redução de 100% das multas, dos juros e dos encargos, e a partir do dia 4/09 até 3/10 a redução será de 90%. O REFIS ainda está em pleno funcionamento e uma equipe está na sede da SEFAZ localizada 2º Piso do Shopping Itaguari esperando os contribuinte que queiram se regularizar.

 

0 09:32 - 30 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Clientes da agência do Banco do Brasil de Santo Antônio de Jesus estão tendo dúvidas em relação ao processo de cadastramento da biometria, quando se registra a impressão digital do titular de uma conta.

Vale lembrar que a impressão digital tem que ser do titular e não de uma outra pessoa, mesmo que marido e mulher ou pai e filho, quando se constitui em crime. Na próxima semana uma entrevista com representante da agência já está agendada no programa Levante a Voz para tratar do assunto.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 09:28 - 30 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O município de Santo Antônio de Jesus está sofrendo uma ação na Justiça impetrada pela Defensoria Pública. O motivo é a falta de medicamentos nos postos de saúde da cidade, em um imbróglio até o momento em suspenso.

O promotor Maurício Tourinho ajuizou ação para que o município e o estado sejam condenados por dano moral coletivo e ainda sejam obrigados a manter remédios de atenção básica nos postos, além de pagamento de multas diárias em casos de descumprimento e bloqueio de verbas.

Segundo o município afirma através da sua assessoria, o problema estaria acontecendo em toda a Bahia e não somente em de Santo Antônio de Jesus.  

Celso Rommel / Blog do Valente

0 09:27 - 30 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Presenciamos por duas vezes no centro de Santo Antônio de Jesus motoristas que param seus carros em frente às rampas de acessibilidade nas calçadas do centro da cidade. Espera-se que essas rampas sejam bem lembradas nas reformas das praças do São Benedito e Padre Mateus. As poucas que existem na cidade não são respeitadas.

Em tempo, vale lembrar que estacionar veículo em frente à esse tipo de equipamento pode gerar multa. Josiel Barreto, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, comentou no programa Levante a Voz que a entidade objetiva a realização de uma audiência pública para tratar da questão.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 09:26 - 30 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Representante da Associação Santoantoniense de Deficientes visuais, o presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, professor Josiel Barreto, veio à público no programa Levante a Voz para desfazer o equívoco em relação a publicação aqui no BLOG DO VALENTE informando de que ele seria o presidente da referida associação.

A presidência da Associação Santoantoniense de Deficientes visuais está na verdade a cargo de Pedro Soares. Josiel Barreto afirmou acessar constantemente este blog através de modernos programas e aplicativos de voz.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 09:22 - 30 de Ago // Djalma Macedo | Bahia

 

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 07:15 - 30 de Ago // Léo Valente |

Caminhão tombou na manhã deste sábado na BA 026 próximo ao Trevo de Amargosa, em frente ao Frigosaj, após bater num poste deixando a população da região sem energia. Motorista saiu ileso.

0 07:00 - 30 de Ago // Redação | Santo Antônio de Jesus

 

0 06:47 - 30 de Ago // Léo Valente |

O blog do jornalista Paulo Moreira Leite, declaradamente ligado ao PT, chama Marina de furacão e defende que partido para pra cima. Leiam:

Pesquisa Datafolha mostra que tese da "desidratação" natural de candidata Marina Silva é furada; cravada num empate de 34% com a presidente Dilma Rousseff, depois de ascender 13 pontos percentuais em apenas 11 dias, candidata do PSB já está mais para furacão em plena passagem do que para fenômeno eleitoral furtivo; ou Dilma, o ex-presidente Lula e o marqueteiro João Santana posicionam o PT para apontar todas as suas baterias sobre as fragilidades e contradições da ex-ministra, ou o que está sendo escrito pelo partido é uma história de alternância, e não de manutenção do poder; essa é a ideia?

DE FENÕMENO A FURACÃO - Com o botão do ataque desligado, o que a campanha do PT vai conseguindo até aqui é transformar Marina de fenômeno a verdadeiro furacão que ganha mais força à medida em que avança para o dia do voto, em 5 de outubro. O presidenciável Aécio Neves, do PSDB, nesse contexto, vai sendo, literalmente, dizimado pelo furacão Marina.

Ao mesmo tempo em que precisou de apenas onze dias para tornar pó o favoritismo que, a duras penas, Dilma exibia antes da morte de Campos, Marina está reduzindo Aécio à condição de náufrago da eleição. Com queda livre do patamar de 21 pontos na metade do mês para a faixa de 15% das intenções de voto agora, o senador mineiro já vê os principais nomes do partido que preside guardarem distância respeitável de qualquer crítica à Marina.

Toda a ala paulista tucana está marinando, a começar pelo ex-presidente Fernando Henrique, o candidato a senador José Serra e o governador Geraldo Alckmin, que tem no parceiro de chapa Marcio França um legítimo representante do PSB.

Não será de um PSDB outra vez dividido que sairá alguma ordem unida para combater o crescimento de Marina. Se essa ordem não vier a ser dada pelo triunvirato que dá o rumo à campanha do PT, a mensagem será a de que a ex-ministra do Meio Ambiente já pode, como se diz, encomendar o vestido da posse. Não há sinal tanto no Datafolha desta sexta 29, assim como nas pesquisas anteriores e em todos os radares voltados para a cena, que Marina venha a perder seu favoritismo no caso de não ser incomodada. Relatórios de bancos internacionais já estabelecem em mais de 60% as chances de ela vencer a disputa.

IMBRÓGLIO DE JATO NEM ARRANHOU - Sobre ela, protegida pela áurea de viúva política de Campos, a crítica ética ou moral não parece colar. Mesmo com a discussão sobre o imbróglio do jato do PSB ter se alongado desde a data da queda, no dia 13 deste mês, Marina não sofreu um arranhão sequer nas aferições de preferências. Ao contrário, decolou para novos céus, onde reluzem estrelas como os seus atuais 34% em primeiro turno e os 50% que pode chamar de seus para a segunda volta.

No PT, até que o Datafolha demarcasse o que já se esperava, vigorou uma tese, com ares de fantasia, de que Marina iria se "desitratar" sozinha. Na prática, o que está ocorrendo é o contrário, com uma hidratação de votos se mostrando cada vez maior e mais eficaz. Registre-se: em 11 dias entre a divulgação de duas rodadas de pesquisas Datafolha, a candidata do PSB subiu 13 pontos.

Com um quadro que já não admite análises condescendentes, às portas da entrada do mês final de campanha eleitoral, o certo é que a estratégia política adotada pelo PT está errada. Do contrário, Dilma não estaria em apuros. Com a economia entrando em "recessão técnica", discutir questões ligadas ao desenvolvimento será cada vez menos confortável para a presidente. Isso não impede, porém, que a mesma Dilma chacoalhe a sua campanha, de preferência com a força de Lula ao seu lado, para indicar ao marqueteiro Santana um novo caminho de abordagem no mais poderoso instrumento eleitoral: o programa de tevê no horário político.

Enquanto Marina não for combatida de frente em suas fragilidades e contradições, o que está sendo escrito pelo PT até agora é uma história de alternância, e não de preservação de poder. Essa é a ideia?

 

0 06:28 - 30 de Ago // Léo Valente |

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira confirmou uma tendência apontada, nesta semana, por outros dois levantamentos: um do Ibope, outro do instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional do Transporte. Se as eleições fossem hoje, Marina seria eleita presidente da República, no segundo turno. Ela venceria a presidente Dilma Rousseff com dez pontos de vantagem, por 50% a 40%.

No primeiro turno, Marina tem 34%, empatada com Dilma, que tem os mesmos 34%. O tucano Aécio Neves, por sua vez, caiu para 15%.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista venceria por 48% a 40%.

0 18:36 - 29 de Ago // Fonte: Assessoria | Justiça

A manutenção da assistência farmacêutica da rede pública de saúde é regulamentada pela Portaria 1555/2013 do Ministério da Saúde, que obriga a União a investir, no mínimo, R$ 5,10 (cinco reais e dez centavos), o Estado e R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) o Município R$ 2,36 (dois reais e trinta e seis centavos) por habitante/ano.

 A falta de medicamentos nos postos de saúde municipais e CAPS em todo o Estado da Bahia vem sendo amplamente divulgada nos meios de comunicação, desde Agosto de 2013. Os medicamentos mais procurados são para diabetes, problemas do coração e hipertensão.

 O Dr. Maurício Moitinho requisitou informações ao Município de Santo Antônio de Jesus em Abril de 2014, para saber quais as seriam adotadas.

 Segundo o município de Santo Antônio de Jesus, o problema está ocorrendo em todo o Estado, em razão da dificuldade de os fornecedores cumprirem os contratos celebrados nas licitações já realizadas. A solução adotada pelo município de setembro de 2013 a Julho de 2014 tem sido a permuta de remédios com outros municípios, para atenuar o problema.

 Na última segunda-feira o município publicou um edital de licitação para registro de preços de duzentos e setenta e nove medicamentos, divididos em quatorze lotes, no valor de quase cinco milhões de reais. A data prevista para a apresentação das propostas é o dia 10 de setembro de 2014.

0 16:35 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Uma plantação de maconha foi localizada nesta quinta-feira (28) em Vale Verde, zona rural de Porto Seguro, no extremo sul do estado. A Companhia Especial da Mata Atlântica (Caema) encontrou o local – uma mata fechada – após uma denúncia anônima e destruiu 144 pés da erva, além de 70 mudas que estavam em uma estufa. O responsável pelo cultivo, Rubens Eduardo Nitolo, foi preso em flagrante no local e teria informado que a maconha era vendida em festas de Porto Seguro, Salvador e São Paulo. De acordo com o site Radar 64, Nitolo já havia sido condenado por roubo e furto em São Paulo e estava em liberdade condicional. (BN)

0 16:30 - 29 de Ago // Nadia Santos |

A população de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, está apreensiva nas últimas semanas com a onda de estupros que acontece na cidade. Em quinze dias foram feitas diversas denúncias. Diante dos casos, foi criada uma força tarefa envolvendo as polícias Civil e Militar, que resultou em uma investigação ampla e no aumento do policiamento nas áreas considerada mais vulneráveis para a ação dos criminosos. Nesta quarta-feira (27), foram registradas duas queixas na Delegacia de Polícia, mas, de acordo com o delegado-chefe da 10ª Coordenadoria de Polícia de Interior, Marcus Vinícius de Morais Oliveira, não são verídicos. “Os dois casos de ontem, uma adolescente e um homem [39 anos], não ocorreram”, disse ao Blog do Anderson.

A adolescente de 15 anos afirmou que teria sido estuprada por um homem que a raptou no terminal da avenida Lauro de Freitas, levando-a aos fundos do Hospital Geral de Vitória da Conquista; o homem de 39 anos, também alegou ter sido estuprado. Entretanto, as investigações apontam que ele estaria ébrio e sem saber o que realmente aconteceu. Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (29), ao lado da delegada Delcimária Cardoso Gonçalves, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), o delegado-chefe tentou tranquilizar a população e afirmou que rondas constantes estão sendo feitas, além de que diversos agentes da Polícia Civil estão à paisana. (BN)

0 16:17 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Mara Maravilha rebateu as críticas que recebeu na web por ter ido ao show de Ivete Sangalo e compará-la a Jesus Cristo na noite da última quinta-feira (28) . "Eu me converti, mas não quero ficar rotulada como religiosa alienada. Falaram um monte, aí que começa a baixaria. 'O que você estava fazendo lá? Crente não tinha de estar em lugar assim', me falaram. Eu fui e vou onde eu tiver vontade de ir. Deus me dá liberdade e eu decido. Jesus também foi na casa de Zaqueu, foi na casa do cobrador de impostos. Jesus andava com as pessoas, andava com Maria Madalena. Eu vou andar com as periguetes, como Jesus andou. Estou de saco cheio de hipocrisia", desabafou ao Ego. 

"Começaram a comentar com um monte de hipocrisia. O que eu disse é que Ivete está semelhante a Jesus, e que Ele é assim, quanto mais a gente se aproxima, mais a gente vê o quanto ele é lindo e quer ficar perto. Ivete é iluminada, feliz, alegre. Isso é bom e o que é bom é semelhante a Deus e Deus nos fez para sermos semelhantes a ele mesmo. À sua imagem e semelhança", afirmou.

 
0 16:10 - 29 de Ago // Nadia Santos | Internacional

Um garoto de 10 anos, estava assistindo desenho na televisão quando foi interrompido pelos barulhos de um trabalhador que estava pendurado na janela do seu apartamento, no 8º andar. De acordo com o site Xinhua News, ele resolveu cortar a corda de segurança enquanto ele fazia os reparos na área externa do prédio. O caso aconteceu na China.

O menino conseguiu cortar ao meio a corda do eletricista que fazia instalações nas luzes do edifício. O trabalhador ficou pendurado por 40 minutos. Após um amigo de profissão ter pedido socorro aos bombeiros, o trabalhador foi puxado cuidadosamente para a varanda de um dos apartamentos.

 “Quando eu estava usando uma furadeira elétrica, senti minha corta tremer. Então, vi um menino cortando com uma faca.Eu gritei para ele parar, mas ele não deu ouvidos e logo após, cortou a corda completamente. Foi quando eu liguei para meu colega de trabalho pedindo socorro”, disse a vítima. (Correio)
0 16:06 - 29 de Ago // Nadia Santos | Brasil

O Ministério da Saúde promove nesta sexta-feira (29) uma simulação de resposta a um eventual caso de ebola em um turista estrangeiro. O treinamento começou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão e será concluído no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que a simulação é feita em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e conta com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).





0 16:02 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (29), no km 541 da BR-324, próximo do município de Amélia Rodrigues, a cerca de 80 km de Salvador. Segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), as vítimas estavam em uma ambulância que capotou após bater no fundo de um carro de passeio.

Ainda de acordo com a PRF, as vítimas tiveram apenas lesões leves e foram socorridas para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana. O acidente não interrompeu o fluxo de veículos na rodovia. (r7)

0 15:58 - 29 de Ago // Nadia Santos |

A Coelba está contratando universitários com previsão de formatura entre julho de 2016 e julho de 2017. No momento, há cerca de 25 vagas para estudantes de Administração, Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Jornalismo e Pedagogia. Os benefícios não foram revelados, mas quem já passou por lá afirma que a bolsa auxílio é atrativa.

As inscrições devem ser feitas, até próximo dia 5, no site www.neoenergia.com. Vale lembrar que a distribuidora de energia, juntamente com mais 19 empresas como a Odebrecht e Dow, está presente na Feira de Oportunidades da Bahia (FOB).

Gratuito e realizado pela Federação Baiana de Empresas Juniores (UNIJr BA), o evento acontece até hoje no estacionamento do Campus 8 da Unifacs (Caminho das Árvores), das 9h às 17h. Mais informações na página www.facebook.com/feiradeoportunidadesBA?fref=ts.

Minha Casa Minha Vida em concurso

0 15:56 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Um dos principais líderes do tráfico de drogas do bairro do Nordeste de Amaralina morreu na madrugada da última quinta-feira (28). De acordo com a 28ª Delegacia Territorial (DT), Antônio Anderson Rodrigues de Almeida, conhecido como "Da bruxa", estava em casa quando foi abordado por uma equipe das Rondas Especiais da Polícia Militar Central e Atlântico, além de policiais da Operação Apolo. 

Eles estavam com um mandado de prisão em nome do traficante. Segundo assessoria da PM, Anderson se recusou a obedecer a ordem da polícia e atirou contra a equipe. Durante a troca de tiros, o traficante acabou sendo atingido. Antônio Anderson foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Ainda segundo informações da polícia, o criminoso foi responsável por vários homicídios.(Correio)

0 15:48 - 29 de Ago // Nadia Santos |

O prefeito Humberto Leite esteve na inauguração das novas instalações do SAM, Secretaria da Fazenda e Procuradoria de Santo Antônio de Jesus.

Na oportunidade, em entrevista à rádio Andaiá FM, ele falou sobre suas expectativas em relação à arrecadação do município. “A partir de agora, nossos funcionários estarão mais bem acolhidos e poderão atender as pessoas com mais dignidade. Desde o ano passado, estamos conseguindo um aumento sucessivo. Por isso que estamos pagando em dias. O servidor já recebeu seu vencimento do mês. O pessoal da Secretaria da Fazenda tem feito muito para que essa arrecadação melhore”, comentou.

O gestor salientou também a importância dos serviços oferecidos no SAM- Serviço de Atendimento Municipal.

0 15:37 - 29 de Ago // Nadia Santos |
As cidades que receberam jogos da Copa do Mundo responderam por 26,7% das denúncias de violações de direitos das crianças e adolescentes registradas no Brasil durante o Mundial, divulgou nesta quinta-feira (28) a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ao todo, foram 3.004 denúncias. As cidades com maior número foram São Paulo (644), Rio de Janeiro (491), Manaus (313). E as menores: Cuiabá (57), Recife (113) e Curitiba (115). Os casos aumentaram 15,6% durante a Copa do Mundo. Na comparação  com o mesmo período do ano passado, quando foi disputada no Brasil a Copa das Confederações.
0 15:35 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Na final, a gaúcha venceu a francesa Audrey Tcheumeo com um wazari e chegou a sua quarta medalha em campeonatos mundiais. Em edições anteriores, Mayra já havia conquistado dois bronzes e uma prata.

Na decisão, Tcheumeo começou mais agressiva, pressionando Mayra para fora do tatame. Do lado de fora, a técnica Rose Campos pedia mais força na pegada da brasileira. E Mayra parece ter ouvido os gritos da treinadora. A gaúcha reagiu, dominou a luta e levou a adversária para o solo, onde conseguiu um wazari faltando 2m20s para o fim da luta. 

A arbitragem continuou rigorosa e aplicou punições para as duas judocas. Nos minutos finais, Mayra encurtou a distância e não permitiu a entrada de golpes da francesa para chegar ao inédito título mundial na carreira. A brasileira iniciou sua campanha no Mundial com um ippon contra a italiana Assunta Galeone.

Na luta seguinte, a adversária era espanhola Laia Talarn e a gaúcha conseguiu mais uma vitória, agora com um wazari. Já nas quartas, a rival foi a russa Alena Kachorovskaya. Mayra não se intimidou com a pressão da torcida e partiu para cima da dona da casa e avançou para a fase seguinte com mais um ippon. Na semifinal, Mayra encarou a atual campeã olímpica, Kayla Harrison. A brasileira começou de forma agressiva e partiu para cima da americana no início e conseguiu um yuko logo com 30s.

0 15:04 - 29 de Ago // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

Um atraso nas impressões dos carnês do IPTU de Santo Antonio de Jesus que são impressos em Curitiba pegou todo mundo de surpresa, isso porque o vencimento da cota única está para hoje (29), para amenizar os impactos gerados, o secretário da fazenda do município, Raimundo Nonato explicou que através de um decreto feito pelo prefeito, uma nova data foi estipulada. “Houve um atraso, nós recebemos na semana passada. Estamos com uma equipe de 40 pessoas nas ruas distribuindo, mas já vendo que está sendo entregue em cima da hora, o prefeito assinou um decreto que está sendo publicado, no qual determina que a primeira parcela poderá se paga até o dia 19/09 (cota única). Estamos mandando esse decreto para todos os bancos para aceitarem o mesmo carnê que estão recebendo sem multa e juros até dia 19 de setembro”, informou.

Como era esperado, alguns carnês chegarão com um valor mais salgado, isso se deve ao fato de uma correção feita em loteamentos e condomínios, segundo Raimundo, muitos IPTUS que estavam sendo cobrados como terreno, hoje estão recebendo como residência. Fora isso, houve um aumento para as pessoas que estavam cadastradas na SEFAZ de 5,75% que é o índicie de atualização.

Quem ainda não recebeu o carnê, pode ir até a SEFAZ localizada no 2º Piso do Shopping Itaguari para imprimir e averiguar o os motivos do não recebimento, já que os carnês devem chegar para todas as residências de Santo Antonio de Jesus.

 

0 15:00 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Um mestre de capoeira baiano está comemorando seus 70 anos de vida com um projeto audacioso. Mestre Acordeon (Ubirajara Almeida) natural de Salvador, Bahia, é um dos mais antigos alunos do legendário Mestre Bimba (1899-1974) e, desde o último dia 2 de setembro de 2013 está atravessando o continente americano de bicicleta. Com o intuito de pesquisar e registrar "in loco" os efeitos de transformação social da capoeira e sua influência nas Américas, Acordeon, após completar o seu septuagésimo aniversário no mês de agosto de 2013, embarcou em uma aventura única saindo de bicicleta da cidade de Berkeley, na Califórnia, em direção à sua terra natal, berço da sua arte e fonte eterna da sua inspiração. 

Nesta sexta-feira (29) o capoeirista já estava na cidade do Recife, em Pernambuco, e conversou, por telefone, com o Aratu Online. "Eu nem consegui imaginar como seria essa viagem. A gente esperava muita coisa, mas a realidade é diferente. É mais difícil, mas também uma experiência altamente gratificante", disse Mestre Acordeon, que já percorreu 14 mil quilômetros em sua bicicleta. 
 
0 14:55 - 29 de Ago // Nadia Santos |

A economia brasileira encolheu 0,6% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado do primeiro trimestre de 2014 – que, ao ser divulgado, em maio deste ano, indicava expansão de 0,2% – foi revisado para queda de 0,2%. Com a sequência de dois trimestres seguidos de queda, configura-se um quadro que os economistas chamam de recessão técnica.

A última vez que o Brasil registrou uma recessão técnica foi no último trimestre de 2008 e primeiro de 2009, durante a crise econômica mundial.

Em valores correntes (em reais), o Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano chegou a R$ 1,27 trilhão. Ele é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e serve para medir a evolução da economia. Esse cálculo pode ser feito tanto do lado da produção (riquezas) quanto dos gastos (demanda) – os dois valores são iguais.

0 14:47 - 29 de Ago // Nadia Santos |

O noivado de Carol Nakamura e Sidney Sampaio chegou ao fim. Uma fonte ligada ao site EGO afirmou que os dois terminaram a relação em comum acordo e que Carol estaria irredutível a uma possível reconciliação.

Ainda segundo a fonte, com o cancelamento do casamento, que aconteceria no dia 13 de setembro, na Casa de Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro, a assistente de palco do "Domingão do Faustão" (Globo) estaria arcando praticamente sozinha com o prejuízo. Entre os serviços estão: o trabalho do cerimonialista, o aluguel da casa de festas e os honorários da juíza de paz, entre outros.

Assessoria de imprensa de Nakamura, no entanto, negou o término ao site Purepeople, mas confirmou o adiamento da cerimônia. "Ele foi adiado por questões particulares ao casal. Não há uma nova data", informou.

Segundo o cerimonialista Roberto Cohen, em nenhum momento Sidney falou sobre cancelar o casamento. "Em nenhum momento ele falou de cancelamento. Disse apenas que não era o momento, que os planos tinham mudado e eles precisariam adiar. De forma cortês, o Sidney perguntou quanto eles me deviam e como seria o procedimento para desmarcar tudo. Ele parecia em paz, não estava com a voz embargada. E adiamentos no meio artístico são comuns. Latino e Fiorella (Matheis), por exemplo, fizeram isso", diz Cohen ao Purepeople. (Correio)

0 14:40 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Dados da Federação Baiana de Saúde (Febase) indicam que 85% dos partos realizados na rede privada da Bahia são cesarianos e 15% são normais. O índice é proporcionalmente inverso ao indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que apenas 15% dos partos sejam feitos por meio do procedimento cirúrgico.

A taxa nacional é ainda maior do que a baiana.  No Brasil, em cada 100 partos, 88 são  cesarianas. Estes dados, considerados alarmantes por autoridades de saúde, integram a pesquisa "Nascer no Brasil", que será lançada nesta sexta-feira, 29, às 9h, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-Ufba), no Canela.

O estudo, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entrevistou 24 mil mulheres e foi executado em maternidades públicas, privadas e mistas.
A pesquisa  incluiu 266 hospitais de médio e grande portes, localizados em 191 municípios. Todas as capitais dos estados brasileiros foram incluídas, além de cidades do interior.
Somados os nascimentos nas  redes pública e privada do Brasil, a cesariana é realizada em 52% dos casos, segundo o levantamento.

Para a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, a cesariana representa um risco a mais para mulheres e bebês.



0 14:30 - 29 de Ago // Nadia Santos | Saúde

A segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) começa a ser aplicada segunda-feira (1º) em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.

 O ministro da Saúde, Arthur Chioro, elogiou a taxa de cobertura de 87% na aplicação da primeira dose. Ao todo, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. Chioro também reforçou a importância da segunda dose, cobrando forte mobilização dos estados e municípios e das redes pública e privada de educação.
 "Precisamos garantir uma cobertura de pelo menos 80% na segunda dose", disse. "Com toda certeza, o sucesso da segunda fase vai se repetir neste momento e, com isso, vamos reescrever a história do câncer de colo de útero neste país", completou.
 A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.
 Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos. (Correio)
0 14:21 - 29 de Ago // Nadia Santos |

economia brasileira recuou 0,6% no segundo trimestre deste ano devido a uma combinação de cenário internacional desfavorável, falta de chuva e menor número de dias úteis, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega nesta sexta-feira (29), em São Paulo.

Com a revisão dos dados do primeiro trimestre, que também ocorreu nesta sexta e aponta para queda de 0,2%, o Brasil entrou no que se chama de "recessão técnica", com dois trimestres seguidos de queda. Mas o ministro diz que não se deve falar em recessão, que é uma "parada prolongada, como nos países europeus, que ficaram vários trimestres consecutivos com o PIB parado", argumentou. "Aqui (no Brasil) estamos falando de dois trimestres e sabemos que a economia está em movimento. Recessão é quando tem desemprego aumentando e a renda caindo. Aqui temos o contrário".

Mantega admitiu, no entanto, que não será possível fechar 2014 com a economia crescendo 1,8%, que era a previsão mais recente do governo. “Teremos que revisar para baixo a expectativa no relatório (de receitas e despesas do Ministério do Planejamento) de setembro”, disse.

Expectativa para o 3º trimestre
Ao comentar sobre a recessão técnica, o ministro apontou que "alguns parâmetros aceitos mundialmente" dizem que dois trimestres consecutivos de queda configuram recessão. Mas


0 14:20 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Usuários de maconha no Uruguai já podem fazer o plantio da planta em casa. A possibilidade foi autorizada pelo governo do país que começou fazer o cadastro na última quarta-feira (27). Estrangeiros com residência permanente no país também podem cultivar a cannabis. Segundo o jornal "El País", ao menos dez pessoas buscaram o Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (Ircca) no primeiro dia para se cadastrar. Ainda não foram divulgados os números oficiais da procura. Segundo um dos usuários que procuraram o Ircca para obter a licença de plantio doméstico, para fazer o cadastro é preciso levar documento de identificação e comprovante de endereço em um dos escritórios do Correio. Informações de O Tempo.

0 14:04 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Um representante da Secretaria de Saúde do Estado- SESAB esteve em Santo Antônio de Jesus para discutir sobre a falta de medicamento do município.  A secretaria de Saúde  Laurijane Mercês   não esteve  na reunião, pois estava em um compromisso em Salvador. O Coordenador de Assistência Farmacêutica Andrí   Tibério que a representou. Em entrevista à rádio Andaiá FM,  Laurijane informou que ficou decidido que a SEBAB fará uma análise maior da necessidade de medicamento e o Estado buscará o reabastecendo e se dispôs a ajudar também  com o medicamentos que é de responsabilidade do município.

O processo de licitação foi iniciado para a compra dos medicamentos que estão em falta. “Com fé em Deus, breve daremos boas notícias e estaremos fornecendo os medicamentos   da atenção básica para a população.

Os fornecimentos dos medicamentos são 25% de responsabilidade do município, 25% do Estado e 50% da União.  Mas a secretaria salientou que a prefeitura tem colocado mais que sua responsabilidade, principalmente depois do atraso da contrapartida do Estado.  Com informações da rádio Andaiá FM/foto: Mg Notícia)

0 13:29 - 29 de Ago // Nadia Santos |

Dois filhos de um funcionário do Banco do Brasil da cidade de Iaçu, a 279 km de Salvador, foram sequestrados na manhã desta quinta-feira (28), segundo informações da delegacia do município. De acordo com o R7 Bahia, homens armados pegaram as vítimas e fugiram em um veículo, de cor prata, em direção à cidade de Milagres. O caso ocorreu por volta das 8h. Os criminosos entraram em contato com pai das vítimas e pediram um resgate que, segundo a Polícia Civil, foi pago. Mas, o valor não foi revelado. As vítimas foram liberadas na BA-046. Ainda de acordo com a polícia, o funcionário do banco deve ser ouvido nesta sexta-feira (29), pela manhã. (Forte na  Notícia)

0 13:24 - 29 de Ago // Nadia Santos |

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, crê que Marina Silva (PSB) possa vencer a presidente Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno por causa força da ex-senadora, semelhante à de Lula em 2002, quando a origem humilde do petista se juntou ao desejo de mudança da maioria dos eleitores. Por conta disso, ele afirma que “Marina é o Lula de saias”. De acordo com o colunista Fernando Rodrigues, do Uol, o petista acredita que a culpa por uma possível derrota do partida seja da própria presidente por não ter construído uma boa relação com a sociedade e por não convocar Lula para ajudá-la. (BN)

0 13:23 - 29 de Ago // Nadia Santos | Bahia

Uma operação realizada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas) em conjunto com o Ministério Público, o Ibama e o Tribunal Regional Federal (TRF) apreendeu 304 aves nesta quinta-feira (28). A ação foi feita através de denúncias, entregas voluntárias e apreensões de animais traficados. Segundo o coordenador do Cetas, o veterinário Aderbal Azevedo, foram recebidas espécies de canário, azulão, sabiá, cardeal, trinca-ferro, periquitos e uma arara. De acordo a veterinária Rosana Ladeia, os pássaros são de 23 espécies diferentes e são mais encontradas em regiões de caatinga e de cerrado. Como o Cetas de Vitória da Conquista é referência no estado e trabalha em parceria com as instituições e com os órgãos fiscalizadores da Chapada, os animais foram encaminhados para serem tratados na unidade do município. Informações do Blog do Anderson.

0 13:20 - 29 de Ago // Nadia Santos |

O ato de racismo da torcedora gremista, que foi flagrada chamando o goleiro Aranha de "macaco" durante a derrota do time gaúcho para o Santos por 2 a 0, na última quinta-feira (28), em Porto Alegre, custou caro.

A mulher teve perfis nas redes sociais descobertos, foi atacada por internautas e xingada com nomes como "vagabunda" e "vadia". De quebra, ela ainda perdeu o emprego. A mulher, identificada como Patrícia Moreira, apagou suas redes sociais, mas de nada adiantou. 

O comportamento da moça, identificada como auxiliar de uma empresa terceirizada que presta serviços ao Centro Médico Odontológico da Brigada Militar, desagradou a entidade. O corregedor do grupamento, Coronel Jairo, confirmou que após ver o vídeo, a demissão dela já foi solicitada. 

Em entrevista ao jornal Zero Hora, o major Régis Reche confirmou a demissão. "Conversei com o diretor da empresa, mas não consegui contato com ela. Era uma funcionária competente, mas a postura pessoal que ela assumiu vai totalmente contra os nossos princípios de trabalho. É um fato profundamente lamentável", explicou.

Grêmio repudia racismo (confira nota oficial):
"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lamenta e repudia o ato de racismo ocorrido na noite desta quinta-feira, durante partida realizada pela Copa do Brasil, na Arena do Grêmio. O Clube se solidariza com o atleta Aranha e com seu clube, Santos, ressaltando que atos como esse são fruto de atitudes individuais e isoladas, que em nada representam a grandiosidade e o respeito da torcida gremista. 


0 11:06 - 29 de Ago // Priscila Braga |

A partir de 1º de janeiro de 2015, o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. Um reajuste de 8,8%. O anúncio foi feito hoje (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.  A peça orçamentária traz uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff com um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas.

Pela Constituição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da administração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o governo se antecipou. A LDO deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.

O Orçamento Geral da União (OGU) é formado pelo orçamento fiscal, da seguridade e pelo orçamento de investimento das empresas estatais federais. A Constituição determina que a proposta seja votada e aprovada até o dia 22 de dezembro.

No projeto de lei, também consta a estimativa para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5%, no próximo ano. A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ficou em 3% (R$ 5,756 trilhões).

O governo estima que o superávit primário para o setor público consolidado será R$ 143,3 bilhões, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o abatimentos, o superávit primário vai para R$ 114,7 bilhões, correspondentes a 2% do PIB.

O superávit primário é a poupança para pagar os juros da dívida que o governo seus credores. Na medida em que o país consegue alcançar as metas de superávits primários, tem condições de pagar dividas. (Tribuna)

0 10:58 - 29 de Ago // Redação |


 

 

Shopping  Itaguari, loja 120, Santo Antônio de Jesus

 

 

 

0 10:57 - 29 de Ago // Priscila Braga |

Uma colisão frontal envolvendo um carro e uma moto deixou uma pessoa gravemente ferida na noite desta quinta-feira (28). De acordo com a polícia rodoviária federal (PRF), o acidente foi no km 230 da BR-101, trecho do município Sapeaçu, a 157 km de Salvador. O motociclista Daniel Lima de Santana, 28 anos, morador de Sapeaçu, sofreu escoriações e fraturou um dos braços, e foi encaminhado para o hospital regional de Santo Antônio de Jesus (HRSJ), por uma unidade de serviço de atendimento móvel de urgência (Samu), e ainda não há informações sobre o estado dele. Já o condutor do Chevette, que não teve o nome divulgado, fugiu do local sem prestar socorro à vítima, segundo informações da Polícia Militar. As causas do acidente ainda são desconhecidas. (Forte na Notícia)| Foto: Sapeaçu na Mídia.




Colunistas


Classificados