clique para fechar
Se nós aplaudimos o Mais Médicos, está na hora do 'Menos ministérios
RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE DO SENADO 0



Últimos Comentários



Enquete



0 19:34 - 14 de Fev // Priscila Braga |

 

 

 

2 08:06 - 24 de Mar // Redação |

 

Son Salvador, hoje no Estado de Minas

0 12:16 - 24 de Mar // Leozinho Valente |

Lançamento no Brasil e no Cine Itaguari o novo filme da Disney, Cinderela. A fantasia é dirigida por Kenneth Branagh, nos EUA.

O filme fala de uma jovem chamada Ella, que foi forçada a viver com sua madrasta cruel Lady Tremaine e suas filhas Anastasia e Drisella, após a morte de seu pai.Apelidada de Cinderela, Ella é obrigada a trabalhar como empregada em sua própria casa, no entanto continua otimista com a vida. Um dia, caminhando pela floresta, ela conhece e se encanta por um príncipe (Richard Madden). Ela recebe um convite para o grande baile e acredita que encontrou sua alma gêmea, mas Cinderela é pega de surpresa quando sua madrasta rasga seu vestido. Agora, ela precisará de uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino...

 



 

0 09:38 - 30 de Mar // Léo Valente |

0 09:30 - 30 de Mar // Priscila Braga |
Em entrevista na manhã desta segunda-feira (30), o senador Otto Alencar (PSD), afirmou que acredita que a presidente Dilma Rousseff vai conseguir se erguer diante dessa crise. “A crise seria bem menor se não houvesse a Lava Jato. Eu confio que a Dilma vai se reabilitar”, disse em conversa na rádio Metrópole.
Ainda durante conversa, Otto comentou sobre os efeitos da operação da Polícia Federal, Lava Jato, que investiga, entre outros crimes, desvios de dinheiro da Petrobras. “Parou o Brasil a Lava Jato. Aqui na Bahia parou. Parou o Estaleiro Enseada do Paraguaçu e Ferrovia de Integração Oeste Leste. Só não parou as obras de intervenção urbanas”. 
De acordo com o senador, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) vai passar por um momento de ‘vacas magras’. “Rui está atravessando um momento muito difícil, com perda de arrecadação. Os governos estaduais vão perder arrecadação. Se cai do federal, cai do estadual e do municipal. Tem prefeito que não vai pagar folha”, alerta.
0 09:29 - 30 de Mar // Priscila Braga |
Mude.
Mude porque esta é uma das poucas certezas da vida.
Porque mudar, na direção certa, vai fazer você ir além.
Mude para experimentar tudo o que só o novo pode lhe trazer.
Transformar-se, é crescer.
Mude, porque depois de tudo, nós estaremos aqui, sempre perto de você.
0 09:28 - 30 de Mar // Djalma Macedo | Polícia

A Polícia Militar recebeu uma informação de homicídio através da central de radio patrulha da 55º CIPM na noite de domingo (29). De posse da informação, uma guarnição foi deslocada até a Rua Walter Hollenweger, antiga Batateira e, ao chegar ao local, os PMs encontraram Carlos Antônio caído já sem sinais vitais.

Informações policiais dão conta de que Tontonho como era conhecido foi executado com vários tiros disparados por um indivíduo que estava encapuzado e em um veiculo com características desconhecidas. A vitima era morador da Avenida São Salvador e seguia para a casa de sua namorada, ao perceber que estava sendo seguido, a vitima ainda tentou se esconder, mas foi alcançado e morto.

A Policia Militar saiu em rondas na tentativa de prender o acusado porem não obteve êxito. Prepostos da Polícia Técnica foram até o local,  fizeram o levantamento cadavérico encaminhando o corpo para o IML de Jequié. Esse é mais um caso para investigação da Policia Civil.

Ipiau on Line

0 09:26 - 30 de Mar // Priscila Braga |

Empresários que trabalham com jogadores mundialmente conhecidos ou que já fizeram negócios com dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estão na lista de brasileiros relacionados a contas numeradas no HSBC da Suíça.

Levantamento feito pelo UOL, em parceria com o jornal “O Globo”, com base nas planilhas vazadas por um ex-técnico de informática do banco indica que, entre os 8.667 nomes, há ao menos 5 ligados ao futebol nacional. São eles os agentes Reinaldo Pitta, Eduardo Uram e Richard Alda –todos listados pelo site da Fifa como aptos a gerenciar a carreira de jogadores no Brasil– e os empresários Renato Tiraboschi e Octavio Koeler, que foram sócios e amigos do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e aparecem no relatório da CPI do Futebol, realizada nos anos 2000.

Na última semana, a reportagem procurou todos os citados. Aqueles que foram localizados negaram ter mantido conta na Suíça, assim como qualquer irregularidade em suas movimentações financeiras.

Pitta foi o primeiro empresário do ex-atacante Ronaldo Fenômeno e, atualmente, agencia o goleiro Paulo Victor (Flamengo) e o atacante Emerson Sheik (Corinthians).

Uram é um dos nomes mais influentes do futebol carioca. Tem em sua carteira atletas como o lateral direito Léo Moura (ex-Flamengo, hoje nos Estados Unidos).

Alda, que teve grande influência nas divisões de base do Fluminense, cuidou da carreira de jogadores como o lateral esquerdo Marcelo (Real Madrid). Até hoje, ele agencia o volante Arouca (Palmeiras).

0 09:22 - 30 de Mar // Priscila Braga |

Para tornar mais rápido o atendimento ao pedido e dar maior segurança às informações sobre os trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou que as empresas passem a preencher o requerimento do seguro-desemprego de seus empregados pela internet. A medida começa a valer na próxima quarta-feira (1º), de acordo com resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e a comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. A entrega dos formulários impressos, utilizados hoje, será aceita até 31 de março.

Segundo o ministério, o sistema dará maior rapidez à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados, e possibilitará o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do seguro-desemprego. (Agência Brasil)

0 09:20 - 30 de Mar // Léo Valente |

0 09:05 - 30 de Mar // Priscila Braga |

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB), driblou uma situação adversa durante a audiência pública da comissão de Educação da Câmara sobre o Fies. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os presentes começaram a falar alto, ignorar a parlamentar e atrapalhar o seu pronunciamento, o que irritou o presidente do grupo, o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG). “Ô gente, vou voltar a pedir silêncio… De repente deu um rebuliço! Vamos ouvir com atenção as deputadas e os deputados que estão na tribuna”, reclamou o mineiro. Sem perder a deixa, Alice emendou com ironia: “Talvez a voz feminina não esteja modulada para o ouvido ‘testosterônico’ da maioria…”.

0 09:03 - 30 de Mar // Priscila Braga |

0 09:02 - 30 de Mar // Priscila Braga |
Deputados do PSDB querem defender a tese de que atos realizados em governos passados podem resultar em um pedido de impeachment, diz a coluna Painel da Folha de S. Paulo. Se aplicada, a regra poderia ser negativa para a presidente Dilma Rousseff (PT), já que os desvios na Petrobras ocorreram no seu primeiro mandato.
Os tucanos lembram de um requerimento do José Genoino (PT-SP) pedindo a deposição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) durante o segundo mandato.
Na época, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), rejeitou o pedido, mas não fez menção ao fato de acusação dizer respeito ao governo anterior.
O líder da oposição, Bruno Araújo (PSDB-PE), chegou a lembrar o caso na tribuna do Congresso na última semana.
 
0 08:50 - 30 de Mar // Priscila Braga |

 



0 08:49 - 30 de Mar // Priscila Braga |

Jovem alemão de apenas 28 anos, o copiloto do Airbus A320 da Germanwings que caiu na terça-feira (24) nos Alpes franceses, Andreas Lubitz, entrou no curso de aviação em 2008 e interrompeu no ano seguinte após receber o diagnóstico de depressão. Lubitz procurou ajuda psiquiátrica por apresentar crises de ansiedade e a “Síndrome de Burnout”, popularmente conhecida como síndrome de esgotamento profissional. De acordo com o promotor de Marselha, Brice Robin, o acidente aéreo que matou 150 pessoas pode não ter sido apenas um acidente. Segundo o promotor, há evidências de que Lubitz derrubou o avião de forma deliberada – ou seja, planejada e intencional – após desviar a aeronave para os Alpes da França e trancar o piloto fora da cabine de comando. A principal suspeita é de que o copiloto teria sofrido uma recaída na depressão e decidiu cometer suicídio. De acordo com o jornal alemão Bild, que teve acesso a documentos da Autoridade de Supervisão do Transporte Aéreo, Lubitz tinha um acompanhamento médico regular e segundo o presidente da Lufthansa, empresa aérea ligada a Germanwings, testes comprovaram que ele estava 100% apto para voar.

 

De acordo com a psiquiatra Tânia Noya, recaídas podem acontecer e, caso o tratamento adequado não seja feito, podem se tornar recorrentes. “Estudos mostram que os pacientes que tomam antidepressivos pelo período indicado e fazem psicoterapia têm melhores resultados e apresentam menos recaídas. O tratamento deve ser feito pelo tempo adequado e o antidepressivo não pode ser retirado de forma abrupta”, explica. Em casos mais graves, o eletrochoque ainda é utilizado, mas apenas em salas cirúrgicas e com acompanhamento e supervisão médica. Ainda segundo Tânia, muitos pacientes não se dão conta que têm a doença quando procuram ajuda. Os principais sintomas de depressão são desânimo, desinteresse em atividades em geral, alteração de sono e de apetite, irritabilidade, descuido com a aparência e mudanças comportamentais. A ciência ainda não explica completamente de onde vem a depressão: pode ser acometida por uma “tendência” genética, por traumas de vida ou ambos. “A doença mental é bem democrática, acontece em quase todos os países em todas as classes sociais”, conta a especialista.

Felizmente, o suicídio não é uma prática comum entre quem sofre de depressão. “O número não é muito alto, e há alguns fatores que inibem. Pacientes que tem família construída, por exemplo, correm menos risco de um dia vir a se suicidar, mas não há regras”, esclarece Tânia Noya. Também não há regras sobre o comportamento de alguém que quer se suicidar: a pessoa pode dar dicas, mas também pode nunca falar a respeito. Todos os anos são registrados cerca de dez mil casos de suicídio no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. “É quase um suicídio a cada 40 segundos” afirma o psiquiatra Humberto Corrêa, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). É importante também lembrar que pacientes psiquiátricos em geral não são perigosos para a sociedade. “Quantas vezes aconteceu isso? É claro que é algo raríssimo, a maioria das pessoas que comecem homicídios não são pacientes psiquiátricos”, explica Tânia. A especialista também lembra que é importante distinguir depressão de outros transtornos mentais, como psicose ou esquizofrenia, e completa: “Quando os pacientes se suicidam, geralmente estão sozinhos. São raros os casos que envolvem a família ou outras pessoas”.

A depressão é um transtorno psiquiátrico grave e pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice. Também é importante ressaltar que é uma doença como qualquer outra, e não sinal de loucura ou irresponsabilidade. A depressão atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e é caracterizada como uma doença incapacitante. Os quadros clínicos variam de duração e intensidade e podem ser divididos em três graus: leves, moderado e graves. O diagnóstico precoce é necessário para evitar complicações futuras e para manter uma vida saudável. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma campanha com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas que pessoas depressivas podem enfrentar e para desmitificar a doença, caracterizando-a como um transtorno mental grave. Veja abaixo o vídeo com legenda em português. (Bahia Notícias)
 

 
0 08:46 - 30 de Mar // Priscila Braga |

A jornalista da TV Globo Beatriz Thielmann morreu neste domingo (29), em São Paulo. Ela tinha 63 anos e lutava contra um câncer. Beatriz deixa dois filhos. Com mais de 30 anos de carreira, a jornalista cobriu importantes momentos do país, como a promulgação da Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, a eleição e morte de Tancredo Neves, a implantação do Plano Cruzado, a Eco-92, os Jogos Pan-Americanos e a visita do Papa Francisco ao Rio. Ela foi a primeira repórter da TV Globo a entrevistar Fidel Castro, em 1987.

0 08:45 - 30 de Mar // Redação |

0 08:44 - 30 de Mar // Priscila Braga |
O estudante Peterson Ricardo Teixeira de Oliveira, de 14 anos, filho adotivo de um casal gay, que supostamente teria sido agredido em uma escola na cidade de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, morreu de causas naturais, segundo aponta laudo do exame necroscópico. Peterson morreu após passar mal na escola, quase quatro horas depois de se envolver em uma discussão com colegas de classe, no dia 5 de março. Com quadro de parada cardiorrespiratória, ele deu entrada no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, onde passou quatro dias em coma antes de morrer. No dia em que Peterson foi internado, a Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima afirmando que o adolescente havia sido espancado por um grupo de jovens. O motivo da suposta briga era por ele ser filho adotivo de um casal gay. Um inquérito policial chegou a ser aberto para apurar o caso, mas a denúncia não se confirmou. Já no hospital, os policiais constataram que Peterson não apresentava sinais de agressão, nem nenhuma lesão na calota craniana que pudesse ter ocasionado o mal súbito. A informação foi confirmada pelo médico legista no laudo, segundo o qual o corpo "não demonstra sinais de violência externa". A conclusão é a de que Peterson tinha uma doença no coração, chamada cardiomiopatia hipertrófica (quando o miocárdio é maior que o normal), que pode provocar arritmias e, consequentemente, paradas cardiorrespiratórias. "Concluímos que o periciando era portador de cardiomiopatia hipertrófica que ocasionou o quadro de tromboembolismo pulmonar que o levou a óbito, portanto, morte natural", diz o laudo. Com o resultado do exame, as investigações devem ser encerradas.
 
0 08:43 - 30 de Mar // Redação | Agronegócio

Serviços:

-Limpeza de fossa

-Limpeza de caixa de gordura

-Desentupimento de esgoto em geral

-Aluguel de banheiros químicos

Atendendo toda região, a empresa ABSA tem serviço de qualidade e pontualidade.

Contatos:

(75) 8245-1102 (claro); (75) 8888-0260 (Oi); (75) 9215-1280 (Tim); (75) 9140-2818 (Vivo); (75) 3631-9425 (Fixo)

E-mail: absaservicos@hotmail.com

0 08:42 - 30 de Mar // Priscila Braga |

Filiado há 30 anos no Partido dos Trabalhadores, o senador Paulo Paim (RS) demonstrou descontentamento com a política econômica adotada pelo governo Dilma Rousseff (PT), em entrevista ao site da revista VEJA, e disse estar disposto a deixar a legenda caso não haja negociação sobre as questões que envolvem o pacote de ajuste fiscal elaborado pelo ministérios da Fazenda e Planejamento. Recentemente, Paim apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consultas sobre regras de migração partidária e admitiu que pode se filiar ao PMDB, PDT ou PSB e até mesmo fundar uma nova sigla, caso o governo aprove, no Congresso Nacional, medidas que endurecem as regras para concessão de benefícios trabalhistas. "Eu fiquei constrangido e perplexo com as duas medidas provisórias que tiram direito dos trabalhadores. E essa não é uma reação só minha, é de todas as centrais, de todas as confederações, sindicatos, associações de trabalhadores, que não concordam com o que o governo fez", lamentou o senador. Paim avalia que o governo Dilma deve ficar "em uma situação muito difícil se não buscar uma saída negociada nessas medidas trabalhistas". "Queiramos ou não, a população se sente enganada. Essa população que tanto nos apoiou e que sempre votou no PT se sente enganada", afirmou o petista.

0 07:55 - 30 de Mar // Priscila Braga |

Quem nunca se deparou com uma caixa de gordura entupida ou com a área do seu pet com um cheiro nada agradável. Situações chatas né? São problemas do dia-a-dia que são mais fáceis de resolver do que parecem quando usamos as soluções corretas.

O Enzilimp é um produto biológico composto por microrganismos que atuam na degradação de resíduos poluentes em instalações domésticas/industriais, acaba também o mau odor eliminando os restos de matéria orgânica que poluem o ambiente natural, seus microrganismos digerem esses detritos transformando-os em água e energia, eliminando o mau cheiro na fonte e afastando insetos nocivos.
Seu uso é absolutamente seguro, sendo inofensivo à saúde de pessoas e animais, e ainda ajuda o meio ambiente a se livrar de matérias orgânicas que demorariam muito tempo para se decompor.

Enzilimp tem excelentes resultados para resolver problemas de condomínios, shoppings, hotéis, restaurantes, indústrias alimentícias e demais estabelecimentos do gênero.

Chega em Santo Antônio de Jesus a Limpou, a distribuidora oficial Enzilimp, produto que elimina mau cheiro, desentope, previne entupimentos, limpa tanques e escavados com criações aquáticas, recupera áreas e lagoas contaminadas.

Um produto com tantos benefícios e muito fácil de usar:

Acesse o site da Limpou e conheça mais sobre esse poderoso produto

0 07:53 - 30 de Mar // Djalma Macedo | Opinião

O jornal O Globo de hoje destacou que alvos da Lava Jato, as empresas envolvidas nessse esquema que todo mundo está conhecendo, bancaram 40% das doações privados do PT, PMDB e PSDB, os três maiores partidos do Brasil. No período 2007/ 2013 foram doados cerca de 557 milhões de reais de 27 empresas envolvidas no escândalo. Em valores absolutos o PT foi o principal beneficiado ( 391 milhões ) mas o PSDB não ficou atrás ( 137 milhões ) recebendo 42% de suas doações dessas empresas envolvidas no esquema de corrupção. Ninguém pode dizer que essas empresas que doaram de forma ilegal o fizeram somente ao PT.

Nesta situação foi que, na votação do orçamento da União, foi aumentado substancialmente o valor do fundo partidário, ou seja, dinheiro público para financiar campanhas, numa tentativa extrema para se evitar a corrupção.  

Mas podem apostar :  Não vão receber mais oficialmente dinheiro de empresas mas as contribuições poderão ser feitas por debaixo do pano ou simplesmente aceitar  "favores" em forma de santinhos ou out doors de campanha, por exemplo. Um dos delatores da Lava Jato chegou a afirmar que "não existe doação para campanha no  Brasil, existem empréstimos a juros altíssimos".

O PT recebeu mais, o PSBDB recebeu menos, mas isso é porque é o PT que está no poder. O levantamento do jornal o Globo so pegou de 2007 para cá. Se pegasse de 2002 para trás aí talvez o PSDB poderia estar mais igual ao PT ou até na dianteira. O caso é que quem está no poder na mão é quem libera obras, assina tudo e, lógicamente, recebe mais.

Só que quem recebe menos neste caso não é menos corrupto. O pecado é o mesmo para todos.

Léo Valente

0 07:30 - 30 de Mar // Redação |

 

 

0 07:30 - 30 de Mar // Djalma Macedo | Polícia

Por volta das 18hs20 de sábado ( 28 ) na Rua Ferreira Silva, em Santo Antônio de Jesus,  Delvando Aragão Santos, 25 anos, residente na Rua São João, Bairro Andaiá, foi atingido por dois disparos de arma de fogo. Segundo a polícia, o  autor, atende pelo apelido de Gaspar filho de Néia, residente no logradouro onde ocorreu o crime.

Investigações apontam que as  motivações do crime seriam desavenças pessoais entre autor e vítima, oriundas do consumo e tráfico de drogas. A vitima foi socorrida por populares ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde se encontra em estado estável e o autor evadiu a local desconhecido, porém sendo procurado pela polícia.

Celso Rommel / Blog do Valente

2 07:00 - 30 de Mar // Redação | Podcast
Ouça o áudio
0 06:57 - 30 de Mar // Djalma Macedo | Educação

Acontece nesta segunda feira ( 30 ) a partir das 9hs no auditorio  03 SENAI/CIMATEC, localizado à avenida Orlando Gomes, em Piatã, Salvador, o lançamento do Pacto pela Educação.
A proposta do Governo do Estado é a de reunir prefeitos de toda a Bahia em torno de um projeto de priorização da alfabetização de crianças e adultos, através de um sistema de parceria entre o estado e municípios.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 05:58 - 30 de Mar // Priscila Braga |

- A Tarde: Obras pioram trânsito na BR-324

- Correio*: Leão na semifinal

- Tribuna da Bahia: Rui quer a Bahia como referência na educação nacional

- Estadão: Ajuste reduz gastos do PAC em 31,8% em 12 meses

- Folha de S. Paulo: Petrobras quer que empreiteiras entreguem bens

- O Globo: Agentes e empresários de futebol nas contas secretas da Suíça

0 22:17 - 29 de Mar // Vagner Santos |

O Instituto Lula rebateu, neste domingo, as informações que circulam na internet, de que o ex-presidente teria se beneficiado de uma aposentadoria por invalidez, após perder um dedo num acidente de trabalho, ocorrido em 1964. "Quem recebe aposentadoria por invalidez não pode trabalhar e receber salários. Lula não deixou de trabalhar. Se a história fosse verdadeira, ele não poderia ter continuado sua atividade como metalúrgico, depois dirigente sindical e muito menos cumprir seus mandatos de deputado e de presidente da República", diz a nota divulgada neste domingo

0 22:09 - 29 de Mar // Vagner Santos | Tecnologia

O Brasil prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios do país, anunciou nesta quarta-feira em Nova Délhi o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp,que participa da comitiva da presidente Dilma Rousseff, no país asiático para o encontro do Brics, que acontece nesta semana.

0 20:51 - 29 de Mar // Vagner Santos | Política

Na quinta-feira (26), a Polícia Federal realizou a Operação Zelotes na sede dos bancos Safra, Bradesco, Santander, Pactual e Bank Boston, as montadoras Ford e Mitsubishi, além da gigante da alimentação BR Foods no esquema, que por enquanto, deu prejuízo de R$ 19 bilhões à Receita Federal a partir da anulação ou redução indevida de multas aplicadas pelo órgão em São Paulo. A PF atuou em conjunto com a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda, Receita Federal e Ministério Público Federal, para cumprir mandatos de busca e apreensão dentro da investigação de um esquema que corromperia conselheiros e funcionários do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), para anular, reduzir ou atrasar cobrança de impostos pela Receita Federal.

0 20:49 - 29 de Mar // Vagner Santos | Economia

A Eletrobras, holding do sistema elétrico brasileiro, fechou 2014 com resultado negativo de R$ 3 bilhões. Apesar das perdas, o prejuízo é 51% menor do que o de 2013, quando a estatal fechou com perdas de R$ 6,1 bilhões.

Os dados relativos ao balanço da Eletrobras foram divulgados pela estatal e indicam que as principais causas dos prejuízos foram o custo da energia comprada para revenda (R$ 9,9 bilhões), a provisão para contingências judiciais (R$ 3,2 bilhões) e a baixa de crédito fiscal (R$ 1,7 bilhão).

A empresa destaca como ponto positivo no balanço o “forte impacto” causada pela queda de 16,8% no custo com pessoal, que passou de R$ 6,7 bilhões para R$ 5,5 bilhões. Outros pontos positivos importantes destacados pelas informações do holding dizem respeito à reversão da provisão para perdas de ativos financeiros, que atingiu R$ 792 milhões, e o aumento de 50,9% na receita do suprimento de geração.

Fonte: Agência Brasil

0 20:46 - 29 de Mar // Vagner Santos | Bahia

Após dois anos de diagnóstico, o Programa Água Doce começa a ser implementado nos estados. O objetivo é instalar e reformar sistemas para retirar o sal da água de poços de comunidades rurais do Semiárido, tornando a água própria para o consumo humano. Na Bahia, estado com a maior abrangência do convênio, serão instalados e reformados 385 sistemas, que beneficiarão 150 mil pessoas, até o final de 2016. Os testes de vazão dos poços ocorrerão em dia 6 de abril e, logo em seguida, serão iniciadas as obras, de acordo com o coordenador estadual do Programa Água Doce e diretor de Política e Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Ruben Zaldivar Armua.

0 20:41 - 29 de Mar // Vagner Santos | Internacional

Nove crianças recrutadas pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) participaram da decapitação de nove muçulmanos xiitas, denunciou neste domingo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG explicou que o EI divulgou um vídeo que mostra os nove menores cortarem o pescoço de suas vítimas, maiores de idade, até decapitá-las.

Elas foram assassinadas após ser acusadas de pertencer ao ramo xiita do islamismo.

0 20:37 - 29 de Mar // Vagner Santos | Esporte

O Vitória deu adeus à urucubaca que vinha sofrendo nos últimos dias. Demissão de técnico, eliminação precoce no Campeonato Baiano e renúncia de presidente parecem ser passado na história rubro-negra. Neste domingo (29), o Leão da Barra venceu, com autoridade, o América-RN, por 4 a 2, no Barradão, e avançou às semisfinais da Copa do Nordeste. Luiz Gustavo, Flávio, Vander e Rhayner marcaram para o time comandado por Claudinei Oliveira. Cascata e Max diminuiram para o Mecão. Com o resultado, o clube baiano tem o direito de disputar, na próxima fase, o segundo jogo no Barradão. O Ceará é o próximo adversário da equipe leonina.

Fonte: Metro 1

0 18:18 - 29 de Mar // Nadia Santos |

Pela segunda vez,  a Secretaria de Infraestrutura embargou a construção de uma prédio no bairro Clube dos 100, em Santo Antônio de Jesus. Em abril de 2013 a obra foi embargada e os proprietários do empreendimento fizeram um acordo com a Secretaria, já que o motivo do embargo foi  o não cumprimento  de um artigo do código de obras, “que diz onde estiver qualquer corte ou aterro superior a quatro metros a empresa ou o empreendedor ficaria obrigado a apresentar projetos e a construção de uma contenção”, relatou o secretário Domingo Matos.

Ainda de acordo o secretário de Infraestrutura, na época, a empresa Pinheiro foi contratada com um plano de obra que a equipe técnica  de infraestrutura analisou e aprovou.  Com isso, houve o desembargo da obra e os trabalhos foram continuados.

Porém, agora, a secretaria de Infraestrutura teve conhecimento que o contrato com a empresa Pinheiro tinha sido interrompido.  “Coincidentemente chegou ao público um inquérito civil cultivado por alguns moradores que suas residências estavam tendo alguns problemas  e que a Defesa Civil do município também já tinha feito um relatório  e havia um problema prejudicando esses moradores”, contou.

Segundo Domingo, os moradores deram entrada no Ministério Público após surgirem rachaduras em suas residências.  O segundo embargo  aconteceu por causa do descumprimento de acordo  firmado há quase um ano. “Eu frisei para eles que se o município não tomasse essa atitude estaríamos sendo coniventes”, relatou.  

0 14:53 - 29 de Mar // Nadia Santos |

O ex-jogador Edvaldo PT, que nos anos de 87 e 88 defendeu o Vitória, morreu na manhã deste domingo (29), no Hospital no Aristides Maltez. O sepultamento será na próxima segunda-feira, à tarde, no cemitério do Campo Santo (horário ainda não está confirmado pela família). Ele foi vítima de câncer no fígado. 
Revelado pelo rubro-negro, Edvaldo jogou no Fluminense, Porto (POR), Olympiakos (GRE), entre outros clubes, e em 2014 iniciou a carreira de treinador comandando o Leônico.
 "É com bastante pesar que recebi a notícia do falecimento de Edvaldo, um profissional que honrou a camisa do nosso glorioso Vitória. À família enlutada, os sentimentos de toda nação rubro-negra", comentou o presidente em exercício do Vitória, Silvoney Sales.

0 14:10 - 29 de Mar // Léo Valente |
 
 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta tarde de sexta-feira, 27, a manutenção da bandeira vermelha para todos os consumidores de energia durante o mês de abril. A bandeira vermelha implica em um acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em todos os Estados, exceto Amazonas, Amapá e Roraima.
Desde o início do ano, quando o sistema de bandeiras tarifárias passou a vigorar no Brasil, o custo de energia está mais caro para o consumidor. A bandeira vermelha representa a existência de condições mais adversas para a geração de elétrica no País. Há ainda a bandeira amarela, quando a cobrança adicional é de R$ 2,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, e a bandeira verde, sem custo adicional.
O sistema de bandeiras tarifárias, implementado com o intuito de alertar o consumidor a respeito do custo corrente de geração, além de dividir com ele esse custo, já passou por um reajuste. Em janeiro, o valor adicional cobrado na bandeira vermelha era de R$ 3 para cada 100 kWh. No caso da bandeira amarela, o acréscimo era de R$ 1,50 por 100 kWh. A partir de março, contudo, os valores foram elevados em 83,3% e 66,6%, respectivamente.
 
 
0 14:05 - 29 de Mar // Nadia Santos |

Uma carreta que transportava álcool anidro, com quase 100% de pureza, tombou e pegou fogo em um trecho da BR 116, na manhã deste domingo (29), na região do município de Vitoria da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor do veículo sofreu ferimentos leves e relatou que perdeu a direção da carreta em uma curva. Agentes da Via Bahia, concessionária que opera a rodovia, foram acionados e prestaram socorro a vitima, que foi encaminhada para um hospital da região. O motorista saiu de Minas Gerais e seguia para Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. O acidente aconteceu por volta das 9h30, e, de acordo com a PRF, o fluxo de veículos no local foi deslocado para o anel rodoviário sem gerar congestionamento.

0 14:01 - 29 de Mar // Léo Valente |
A oitava vitória da Seleção Brasileira em oito partidas disputadas desde a demissão de Luiz Felipe Scolari foi uma das menos vistosas. Neste domingo, o técnico Dunga poupou titulares no amistoso contra o Chile e viu a sua equipe ser truculenta e pouco criativa no estádio do Arsenal, em Londres. Ainda assim, Roberto Firmino (que entrou no segundo tempo) garantiu a vitória por 1 a 0.
O jogo foi o último teste do Brasil antes da convocação para a Copa América do meio do ano, que será disputada justamente no Chile. Em seu compromisso anterior, a Seleção havia empolgado com uma vitória por 3 a 1 sobre a França, em Saint-Dennis. Já os chilenos recorreram a uma formação mista e decepcionaram diante do Irã, que ganhou por 2 a 0.
 
O jogo – Com seis alterações em relação à última partida, a Seleção Brasileira não demorou a dar sinais do seu desentrosamento. Dunga pedia à beira do campo para o time trocar passes rapidamente, mas Douglas Costa e Philippe Coutinho eram pouco participativos na articulação ofensiva. Luiz Adriano nem via a bola. Neymar até tentava buscar o jogo no meio-campo – e sofria com a violência chilena.
 
0 13:59 - 29 de Mar // Nadia Santos |

Ao chegar no Terreiro de Jesus, um grupo de 30 franceses é recepcionado com um serviço especial: o Jegue Service, animal que sustenta no lombo dois cestos repletos de cocos. Ao seu lado, três simpáticas baianas servem o refresco que é a cara da Bahia.

E ali recebem uma aula sobre o local onde os jesuítas se instalaram, no século XVI. O jegue é apenas um dos serviços oferecidos por quem faz do Terreiro de Jesus seu ambiente de trabalho: agentes de turismo, baianas, capoeiristas, trançadeiras... Gente que se confunde com o cartão- postal e perpetua a história da cidade. “Aqui é o coração de Salvador, desejo que o Centro seja revitalizado”, resume o agente de turismo Moysés Cafezeiro, 59, criador do Jegue Service, que começou a trabalhar no Terreiro aos 18.

Quem aceitar o convite para visitar o local vai se deparar com outras histórias, como a das baianas Matildes de Souza, 46, Iara dos Santos, 29,  e Telma dos Santos, 56. “Saio de Cajazeiras todo dia às 5h20 da manhã. Me arrumo e faço a maquiagem na rua mesmo. Temos que ficar sempre bonitas, afinal, a gente vende a Bahia para o mundo”, diz Matildes, “baiana de eventos” há 23 anos no local.

Veja bem: a profissão é diferente do ofício da baiana de acarajé. A ideia na primeira categoria é se vestir a caráter, acolher os turistas e tirar foto em troca de uma “contribuição sem valor definido”.




Colunistas


Classificados