clique para fechar
O prefeito fica querendo tirar o braço da seringa
disse vereador sobre situação do transporte escolar 0



Últimos Comentários



Enquete



0 12:38 - 25 de Jun // Redação | Santo Antônio de Jesus

 

0 19:51 - 27 de Ago // Léo Valente | Política

No dia seguinte à pesquisa Ibope que apontou Marina Silva (PSB) com 29% das intenções de voto na corrida pelo Planalto, o tucano Aécio Neves endureceu o tom contra a ex-senadora. “O Brasil não é um país para amadores”, afirmou nesta quarta-feira, em referência à adversária. Em evento que marcou o lançamento de uma plataforma para jovens voluntários no comitê estadual do PSDB, Aécio procurou salientar a inexperiência de Marina e classificou as propostas tucanas como “mais consistentes”. "O Brasil pagou muito caro pela inexperiência daqueles que hoje estão no poder. E eu acredito que não vai querer correr novos riscos. Nós somos a mudança segura, responsável e com os melhores quadros", disse o tucano, alvo da artilharia da candidata do PSB no primeiro debate entre presidenciáveis na TV. "O Brasil não é um país para amadores", completou.

O tucano ainda afirmou que a proposta do partido "não é improvisada, é consistente", em contraponto aos planos apresentados pela candidata do PSB. Acompanhado pelo candidato a vice, o senador Aloysio Nunes Ferreira, Aécio cobrou empenho dos voluntários. Já Aloysio reforçou que a corrida eleitoral é "extremamente competitiva" e com "três candidatos que poderão e deverão dividir a atenção do eleitorado" na reta final. O vice de Aécio afirmou ainda que a presidente-candidata Dilma Rousseff vive em um "universo paralelo, acha que está tudo muito bem".

Contra Marina, Aloysio disparou: "Temos uma pessoa que não sabemos se é governo ou se é oposição. Alguém que se apresenta como quem foi ungida pela providência para, de repente, instituir a nova política", afirmou Aloysio. "Mas, não há nova política contraposta à velha política. O que há é a boa política contraposta à má política. E a boa política é a política de propostas", completou o vice de Aécio.  O presidenciável, no entanto, minimizou o impacto da pesquisa eleitoral desta terça – em que aparece com 19% das intenções de voto, fora de um eventual segundo turno – e afirmou que "pesquisas importantes são aquelas que serão feitas no dia da eleição".

Avião – Questionado pelo site de VEJA se pretende cobrar de Marina explicações sobre o uso do jato que até agora não consta das prestações de conta da campanha socialista, Aécio afirmou: "Essa é uma questão que não cabe a mim fazer. Espero que o partido saiba dar as informações". Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a aeronave que caiu no último dia 13, matando o então candidato Eduardo Campos, não poderia ser utilizada na campanha por estar em nome da AF Andrade, de usineiros de Ribeirão Preto (SP). A legislação só permitiria que o jato fosse usado na campanha como doação se a AF Andrade atuasse no ramo de táxis aéreos. Além de Campos, Marina também utilizou o avião em atividades de campanha. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

 
 
0 19:49 - 27 de Ago // Léo Valente |

Jovens que sofrem de depressão podem ter uma alteração na comunicação entre  regiões do cérebro. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira no periódico PLOS ONE, o órgão desses pacientes possui uma "superconexão" emocional e cognitiva, um fator que pode predispor a novos episódios da doença.

Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, analisaram ressonâncias magnéticas do cérebro de pessoas de 18 a 23 anos. Dentre os participantes, 30 já tinham tido depressão, e outros 23 eram saudáveis. "Nós quisemos observar se os indivíduos que sofreram a doença na adolescência eram diferentes dos saudáveis", explica a líder do estudo, Rachel Jacobs, professora assistente da universidade.

Ruminação — Os pesquisadores encontraram várias regiões do cérebro "superconectadas" nos voluntários com histórico de depressão. "Isso significa que essas áreas do cérebro se comunicavam umas com as outras mais que o normal", diz Rachel. Essa superconexão está relacionada com a tendência de pensar muito em um problema, sem tentar encontrar uma solução — um processo chamado de ruminação.

"A ruminação não é um caminho muito saudável de processar a emoção. Ela é um fator de risco para a depressão e para a reincidência da doença", diz Scott Langenecker, coautor do estudo.

Controle — Também foi analisado no estudo o controle cognitivo dos voluntários, que se baseia na habilidade do indivíduo de tentar resolver um problema. Ele é importante para determinar se o paciente responderá ao tratamento da depressão — quanto menor o controle, mais difícil a cura da doença. "O controle cognitivo e a ruminação são relacionados. Quando a ruminação cresce, o controle cognitivo diminui. O tratamento com terapia e remédio pode ajudar, mas depois de dois anos a doença tende a voltar", diz Langenecker.

Os pesquisadores vão continuar acompanhando os pacientes para analisar se essas superconexões podem causar novos episódios de depressão.

 

0 19:29 - 27 de Ago // Léo Valente |

O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) segue na frente na corrida pela vaga baiana do Senado, de acordo com a pesquisa Bapesp, encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT). Segundo os dados do certame, Geddel é opção para 36% dos eleitores entrevistados, enquanto o atual vice-governador, Otto Alencar (PSD), tem metade das intenções de voto do peemedebista, 18%. A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, aparece na terceira colocação, com 6% das intenções de voto. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 84 municípios, e a pesquisa está registrada sob nº BA-00010/2014.

0 19:25 - 27 de Ago // Léo Valente |

De acordo com os números divulgados na mais recente pesquisa Ibope/TV Bahia, nesta quarta-feira (27), Paulo Souto (DEM), continua na liderança com 44% das intenções de voto.  Em relação a pesquisa anterior, houve uma inversão entre o segundo e o terceiro lugar: Lídice da Mata (PSB) caiu de 11% para 9%, enquanto Rui Costa (PT), subiu de 8% para 15%. Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) obtiveram 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL), que tinha 1%, não pontuou desta vez. Brancos e nulos reduziram de 18% para 16% e os indecisos reduziram de 17% para 14%.  O candidato com maior rejeição é Da Luz, com 21%. Lídice e Souto estão empatados com 20%; Rui Costa vem logo em seguida com 17%; Mendes e Renata Mallet também tem o mesmo índice, com 15%; 10% não rejeitam nenhum concorrente e 32% não souberam ou não opinaram. Em uma simulação de segundo turno com os candidatos que pontuaram mais que 10% na pesquisa anterior, Paulo Souto vence com 49% e Lídice aparece com 17% da preferência do eleitor. Brancos e nulos representam 18% e indecisos, 16%. O levantamento também apurou a opinião dos eleitores sobre o governo de Jaques Wagner: 5% consideraram ótimo; 26% classificaram como bom; 38%, regular e 12% ruim. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A amostragem foi registrada no último dia 22 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00013/2014.(Bahia Notícias)

0 19:18 - 27 de Ago // Redação |


 

 

Shopping  Itaguari, loja 120, Santo Antônio de Jesus

 

 

 

0 16:58 - 27 de Ago // Nadia Santos | Educação

A DIREC 4 realizará Formação de Professores voltada para profissionais que atuam no Ensino Médio das escolas circunscritas à Regional. O evento acontecerá no Centro de Territorial de Educação Profissional – CETEP Recôncavo. 

A formação tem como proposta atender ao desejo e à necessidade dos professores de ter acesso à formação continuada que contemple, principalmente, as áreas de conhecimento e atuação específicas de cada um. Além disso, será uma oportunidade deles socializarem experiências entre si, contribuindo para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes e a ampliação das chances de êxito nas avaliações internas e externas, a exemplo do AVALIE e do ENEM. É objetivo do curso, também, fortalecer as ações do Pacto pelo Ensino Médio, mediando discussões entre professores, orientadores de estudos e técnicos do PAIP.

0 16:46 - 27 de Ago // Nadia Santos | Polícia

Na madrugada desta quarta-feira, 27,  por volta das 5h, um cidadão foi buscar alguns de seus trabalhadores  em uma caminhonete no bairro da Catiara  em Amargosa e sofreu uma tentativa de assalto.

Segundo informações do delegado Dr. Adilson Bezerra, os assaltantes não estavam interessados o veículo, mas no dinheiro  do motorista.   O cidadão empreendeu fuga ao perceber a tentativa de assalto, e os elementos atiraram contra a caminhonete.  A polícia foi acionada, algumas buscas foram feitas, os homens não foram presos, mas já  estão  identificados. 

(Foto: Criativa On Line)

0 16:40 - 27 de Ago // Priscila Braga |

0 16:27 - 27 de Ago // Nadia Santos | Santo Antônio de Jesus

Cidadãos estão reclamando dos buracos em várias ruas  e avenidas de Santo Antônio de Jesus.

Em entrevista à rádio Recôncavo FM,  o secretário justificou  que o  problema  persiste em alguns bairros e na zona rural,  devido as fortes chuvas. Já em alguns trechos como os da Rua do Expedicionário e a Rua do Calabar,  ele lembrou que o asfaltamento destes trechos com calçamentos antigos, “por isso digo que a vida útil deles já se exauriu . A solução definitiva seria o capeamento e a paliativa , que chamamos de  conservação rotineira, é a que chamamos de tapa buracos.

Mas ele salientou que com a chuva, não é possível  realizar esse serviço, pois seria um dinheiro jogado fora.

O secretário informou que a Rua do Expedicionário será  recapeada . Estão aguardando apenas o tempo chuvoso passar. 

0 16:10 - 27 de Ago // Nadia Santos |

Josiel Barreto, presidente da Associação de Deficientes Visuais de Santo Antônio de Jesus, entrou em contato com a rádio Andaiá FM nesta quarta-feira, 27, e fez um apelo direcionado à secretaria de Saúde do município.

Segundo ele, existe um  homem tetraplégico no Conjunto Residencial Zilda Arns precisando fazer curativos,  mas desde semana passada, a secretaria de Saúde sabe do fato,  porém o atendimento não foi oferecido.

Josiel ressaltou que não conversou pessoalmente com a secretária, mas teve a informação que as pessoas responsáveis já tinham conhecimento  da necessidade do paciente. 

0 15:59 - 27 de Ago // Nadia Santos |

Após derrota  por  2x1 para a seleção de São Felipe, o técnico da seleção de Santo Antônio de Jesus , Jorge Valença, entregou o cargo.

Em entrevista à  rádio Andaiá FM, ele disse que diante de alguns acontecimentos desagradáveis, antes mesmo do início da competição,  não havia mais condições de continuar  em frente do  grupo.  “Fui tratado parecendo que era filho do Ebola.  Que estava fazendo mal e deveria ser erradicado da cidade. Ou até dizer que eu deveria sair da cidade. Isso nunca aconteceu comigo”, relatou.

Diante dessa situação, ele disse nem ter pensado muito, principalmente por não precisar passar por essa situação.  Jorge lembra que esteve como técnico da equipe Santoantoniense  pela amizade que tem  com o secretário de Esportes Murilo Miranda e o presidente da Liga César. “Vi pessoas de 40, 45 anos, querendo pular a grade para me matar. Antes que eu morra ou tenha de matar também”, afirmou.

 

Jorge Valença estava sendo bastante criticado pelo técnico auxiliar , Guto.  “Eu não me preocupava com nada disso porque o comando era meu e sabia que estava fazendo o certo.  E que as pessoas que estavam comigo não eram capazes disso”,  salientou.   O ex-técnico disse ter tido conhecimento das críticas só depois da vitória contra a seleção de Amargosa.

Sobre seu relacionamento com a Liga e o secretário de Esportes,  ele assegurou que a amizade continua. 

0 15:59 - 27 de Ago // Léo Valente |

 

Internauta registra um flagrante no trânsito de Santo Antonio de Jesus. O acesso à rampa de deficientes foi bloqueado no centro da cidade em frente ao Banco do Brasil. O leitor tirou a foto nesta quarta-feira (27) por volta das 8hs, e encaminhou ao Blog do Valente, que publica como forma de alerta aos condutores.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) não estabelece punição específica para essa infração. Determina genericamente que o estacionamento em desacordo com a sinalização é considerado infração leve, cuja multa é de R$ 53,20.Além de a multa ser maior, a infração gravíssima representa sete pontos na habilitação do motorista. No caso de infração leve, são apenas três pontos.

 

0 15:39 - 27 de Ago // Nadia Santos | Esporte

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Itália por 3 sets a 2, com parciais de 27/25, 27/29, 25/17, 28/30 e 15/10, em Trento, na Itália, em seu último amistoso de preparação para o Mundial da modalidade, no qual o time comandando por Bernardinho irá estrear na próxima segunda-feira, contra a Alemanha, na Polônia.

Com o triunfo obtido na noite desta terça, o Brasil fechou com 100% de aproveitamento a série de duelos preparatórios para a competição. Antes de superar os italianos, a equipe nacional derrotou Bulgária e França, ambos batidos por 3 sets a 1, em solo búlgaro. 

Em seguida, já na Itália, os brasileiros venceram a Sérvia, também por 3 a 1.

A seleção viajará na próxima sexta-feira para a Polônia, onde terá como primeira parada a cidade de Katowice. O Brasil integrará o Grupo B na primeira fase do Mundial, no qual, além da Alemanha, enfrentará Cuba, Finlândia, Coreia do Sul e Tunísia.



0 15:21 - 27 de Ago // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 15:10 - 27 de Ago // Nadia Santos | Brasil

A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para investigar uma denúncia de racismo sofrida por um casal na internet. A polêmica começou após uma jovem negra, de 20 anos, publicar em seu perfil no Facebook uma foto em que aparece abraçada ao namorado, um jovem branco, de 18 anos.

 Mensagens racistas, como "Ele é seu dono?", “Onde comprou essa escrava?” ou que afirmava que ela havia “roubado um branco para fazer a foto” foram publicadas nos comentários da foto. Após as críticas, a garota retirou a imagem, porém, a imagem foi compartilhada por outros usuários que ficaram indignados com os comentários.
 Uma página chamada “Pretinho do Poder” compartilhou o texto sob a legenda: “Que ridículo esses comentários. Cadê a justiça nesse #Brasil? Bando de Racistas”. Mais de 150 mil pessoas curtiram a postagem, e quase 20 mil compartilharam a publicação.
 A jovem registrou ocorrência na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil nesta terça-feira (26), segundo o jornal Extra. A Delegacia de Crimes Cibernéticos já foi acionada para dar apoio à investigação. (Correio)
0 14:57 - 27 de Ago // LCS™ / Informações R.Andaiá FM |

A Secretária de Ação Social, Katia Araujo, falou sobre a nova etapa do programa Minha Casa Minha Vida, no Salto Da Onça, Conjunto Cidade Nova 2, ela contou como está o andamento do processo e explicou o motivo pelo qual ainda não abriu as inscrições. “A gente não abriu as inscrições porque a obra ainda não chegou aos 40%, e se abrir agora vai gerar muita expectativa, e a gente ainda está no prazo”, disse.

Ela pediu paciência por parte da população, e prometeu que o edital deve ser publicado em breve, Katia também contou sobre a quantidade de vagas que estarão sendo disponibilizadas. “A população tem que ter paciência que iremos anunciar. Estamos publicando o edital, estava faltando os acertos que eram do conselho, a gente já finalizou, e o edital deve ser publicado até sexta-feira. No tempo certo estaremos iniciando a inscrição do Minha Casa Minha Vida, que será lá no Salto da Onça, com 784 unidades habitacionais, com recursos do Fundo de Arrecadamento Residencial (FAR). Estamos ansiosos para que a gente consiga resolver essa situação de moradia de Santo Antonio de Jesus que é muito carente”, afirmou.

A oferta é pequena diante da necessidade da cidade, e Katia sabe bem disso, de acordo com ela, a secretaria enviará cerca de 1300 dossiês para o banco, desse total, 220 serão para o cadastro reserva; direcionado para aquelas pessoas que não conseguiram por algum impedimento, nesse caso, o reserva supre a vaga. A secretária prometeu ainda buscar novas vagas para expansão do programa na cidade. “A gente sabe que não vai conseguir atender toda necessidade habitacional de Santo Antonio de Jesus, mas uma boa parte a gente vai suprir e pleitear novamente no Ministério das Cidades mais vagas de construção do Minha Casa Minha Vida para ofertar à população a qualidade de moradia e decência”.

0 14:44 - 27 de Ago // Nadia Santos |
A Procuradoria Geral da República do México prendeu na última segunda-feira (25) uma mulher identificada como Maria Guadalupe Muñoz Rodriguez, assassina confessa de Nadia Catalina Arvizu Ávila, morta com nove meses de gestação. 
Maria Guadalupe, de 29 anos, foi presa a bordo de um ônibus em Acaponeta, durante uma operação policial de busca. Depois de presa, ela contou a polícia que convidou a vítima para participar de uma reunião de pais em uma escola primária de Santa Fé. Durante a reunião, ela conseguiu informações sobre a mulher e a gravidez e então convidou Nadia para ir até sua casa para dar alguns presentes para o bebê.
Ao chegarem na casa, Maria Guadalupe começou a bater em Nadia até ela perder a consciência. Depois, pegou uma faca para tirar o bebê do útero de Nadia. Horas depois, ela ligou para a emergência e fingiu ser mãe do bebê, e afirmou ter sofrido um aborto espontâneo. A criança estava morta. 
Segundo o jornal La Policíaca, o corpo de Nadia foi encontrado na última segunda, depois dos moradores reclamarem de um mau cheiro em uma casa. A polícia encontrou o corpo com sinais de espancamento e facadas no ventre. 
0 14:44 - 27 de Ago // Lindaiara Conceição |

Uma palha pendurada em fios de alta tensão põe em risco a vida de quem passa em frente a Prefeitura Municipal de Santo Antonio de Jesus, não é possível que um absurdo desse está passando despercebido pelos órgão competentes não é mesmo?

Alguns pedestres inclusive estão fazendo malabarismo para passar pelo local, afinal ninguém quer “receber a galinha pulando”, ou melhor, uma palha em cima da cabeça, que pode sim ocasionar danos físicos.

Está na hora de acabar com essa “palhaçada”. É somente tirar a palha dos meios dos fios, porque com toda certeza ela não nasceu ali.

 

0 14:30 - 27 de Ago // Nadia Santos | Internacional

Os pais de um jovem de 12 anos que se matou após sofrer constantes episódios de bullying no colégio Lakeside, em Telford, na zona oeste da Inglaterra, fizeram questão de divulgar imagens do filho morto na internet para que os colegas vissem o mal que fez à criança.

 De acordo com informação do Mirror, sem suportar a humilhação dos colegas, Dylan Stewart estava em depressão e resolveu tirar a própria vida. Ele se enforcou e foi encontrado pelos seus pais, Amanda e Robert, agonizando com uma corda no pescoço, dentro da casa onde moravam.

Os pais chegaram a levar a criança para um hospital, mas ele não resistiu e morreu oito dias após dar entrada na unidade de saúde. Em seguida, indignados com a situação, eles divulgaram imagens da criança morta na internet para mostrar aos colegas o que a agressão fez com Dylan. "Nós queremos que eles vejam o que eles fizeram", disse a mãe. (Correio)

0 14:19 - 27 de Ago // Nadia Santos |

A maior parte das pessoas que se livram das dívidas voltam a ficar inadimplentes em até um ano, apontou pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Segundo os dados, isto acontece com 59,2% das pessoas, enquanto 35,3% dos consumidores voltam a ficar com o nome sujo apenas três meses depois. Em nota, o diretor da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, afirma que o resultado reflete um "aperto dos orçamentos" dos brasileiros, e cita que as renegociações que resultam em parcelas não se encaixam na organização financeira do consumidor.

“Muitas vezes, a reincidência na inadimplência ocorre devido à falta de planejamento na renegociação da dívida, gerando parcelas que efetivamente não cabem no bolso do consumidor. Na ânsia de limpar o nome, ele assume um parcelamento que não conseguirá cumprir", diz. Mesmo assim, Cosenza acredita que o brasileiro tem demonstrado maior maturidade e cautela na gestão das contas e enfatizou que o cenário atual deve ser um sinal de alerta para os consumidores. “Se o planejamento já era importante quando os salários cresciam mais e a inflação e juros eram menores, agora ele é fundamental”, defendeu. (BN)

0 14:08 - 27 de Ago // Nadia Santos | Esporte

Depois de ter ficado bem perto de defender o Palmeiras,Ronaldinho Gaúcho  mais uma vez não entrou em acordo com a equipe paulista. Foi a terceira vez (antes em 2010 e 2013) que o time negociou com o jogador sem ter sucesso.

De acordo com o blog do jornal Folha de São Paulo, as exigências feitas pelo craque não agradaram os representantes do clube. Seu irmão e empresário, Assis, pediu um prêmio de R$ 800 mil caso o Verdão não fosse rebaixado do Campeonato Brasileiro neste ano.

Com isso, a diretoria alviverde encerrou a negociação, desistindo do reforço que seria um presente aos torcedores no dia em que o time completou 100 anos de existência.

Um comunicado foi colocado no twitter do Palmeiras na noite de ontem, pouco antes de uma festa comemorativa, pelo aniversário, na qual pretendiam confirmar a assinatura.

"As negociações entre Palmeiras e Ronaldinho Gaúcho chegaram ao fim na noite desta terça (26/8). Como não houve um acordo financeiro entre as partes, as conversas foram definitivamente encerradas por volta das 18h", diz a postagem. (Tribuna)

0 13:56 - 27 de Ago // Fonte: Na Mira |

O cantor Silvano Salles usou as redes sociais na manhã desta quarta-feira (27), para desmentir boatos de que havia morrido. A informação falsa se espalhou pelo aplicativo WattsApp e foi um dos assuntos mais comentados na Região Tocantina, nesta quarta-feira (27), onde o cantor é bastante conhecido.

 A notícia da suposta morte de Silvano foi compartilhada instantaneamente por milhares de fãs.

 De acordo com as mensagens, o cantor teria morrido em um acidente na BR-261, próximo a uma cidade, chamada de Cotoxés que não existe no mapa.

 Pelas redes sociais, a assessoria de Silvano Salles afirmou que não passa de boatos maldosos. “Está tudo bem com o nosso cantor Silvano Sales. Hoje, ele se prepara para iniciar uma turnê em São Paulo e Rio de Janeiro”, diz um trecho da nota.

0 13:49 - 27 de Ago // Nadia Santos | Acidente

Três pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente trágico entre um caminhão e uma ambulância na BR-101, na tarde desta quarta-feira (27), por volta das 12h30, nas proximidades do trevo de acesso a cidade de Muritiba, no Recôncavo baiano. De acordo do site Forte Na Notícia, as vítimas eram ocupantes de uma ambulância que pegou fogo ao bater na traseira de um caminhão. De acordo com o investigador de polícia, Ivanildo Mota, a única vítima identificada até agora é o motociclista Diego Melo, que reside em Cruz das Almas. Ele foi socorrido pelo (SAMU) com suspeita de fratura em uma das pernas, e não corre risco de morte. Populares que presenciaram o acidente relataram que as vítimas ainda estavam vivas quando ambulância começou a pegar fogo, mas ninguém conseguiu salvá-las por estavam presas as ferragens. A colisão provocou um grande engarrafamento nos dois sentidos da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local orientando os motoristas. Ainda é cedo pra falar sobre as causas do acidente. (Forte na Notícia)

0 13:41 - 27 de Ago // Nadia Santos | Esporte
Juntos na primeira divisão pelo segundo ano consecutivo, a dupla BaVi segue com o maior número de torcedores do Nordeste. Os dois gigantes baianos acumulam cerca de 6 milhões adeptos, superando, por exemplo, o número de torcedores dos três grandes de Pernambuco, Santa Cruz, Sport e Náutico, de acordo com uma pesquisa do Ibope.
 
O Bahia é o time que lidera as pesquisas, quando o assunto é Nordeste. O Esquadrão conta com mais de 3 milhões de torcedores, enquanto o Vitória chega a pouco mais de 2,5 milhões. Com as duas torcidas juntas, os dois clubes representam uma fatia de 3% no total de torcedores em todo o país. 
 
Entre os clubes com maior torcida no Brasil, o Flamengo segue na liderança, deixando o Corinthians na segunda colocação.  São Paulo e Palmeiras aprecem na sequência, com o Vasco na 5ª colocação.
 



0 13:33 - 27 de Ago // Nadia Santos | Saúde

Portaria do Ministério da Saúde, publicada hoje no Diário Oficial da União, autoriza o repasse de R$ 3 milhões para ações de vigilância, prevenção e controle do HIV/aids no Amazonas. De acordo com o texto, foram registrados 10.773 casos da doença no estado entre 1983 e junho de 2012, o que representa 30,7% dos registros acumulados na Região Norte e 1,6% de todos os identificados no país. Apenas em 2012, as ocorrências representavam 2,8% do total no Brasil.

Segundo a portaria, as taxas de detecção de aids no Amazonas aumentaram consideravelmente quando comparadas às observadas nos demais estados – inclusive os da Região Norte. Em 2002, o estado ocupava o 12º lugar no ranking nacional, passando para terceiro em 2012. Nesse ano, a taxa de detecção do HIV no Amazonas chegou a 29,2 casos para cada 100 mil habitantes – 44,7% maior que a taxa do país. Uma análise do estado por categoria de exposição demonstra que, entre adultos do sexo masculino, no período, houve aumento na proporção de registros de aids entre homens que fazem sexo com homens. O percentual de casos, nesse grupo, passou de 41,9%, em 2002, para 47,2%, em 2012. A análise por faixa etária demonstrou que, entre os homens com idade de 20 a 29 anos, ocorreu aumento proporcional de casos entre aqueles que fazem sexo com homens, enquanto entre os mais jovens (13 a 19 anos) houve queda no número de infecções. (Agência Brasil)

0 13:23 - 27 de Ago // Nadia Santos |

Um grave acidente envolvendo seis veículos deixou duas pessoas mortas e outras seis feridas, sendo uma com lesões graves, nesta terça-feira (26), no km 767 da BR-116, próximo ao município de Poções, sudoeste baiano.

Segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o acidente aconteceu quando a direção de uma carreta travou e o motorista acabou invadindo a contra mão e colidindo contra outros cinco veículos.

Ainda de acordo com a PRF, com a batida alguns veículos pegaram fogo e o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. O DPT (departamento de Polícia Técnica) também foi chamado para fazer a remoção dos corpos. A polícia informou que as pessoas feridas foram socorridas por ambulâncias da ViaBahia, concessionária que administra a rodovia, e encaminhadas ao Hospital de Base de Vitória da Conquista. (r7)

0 13:14 - 27 de Ago // Nadia Santos | Saúde

Uma mineira pode ser a primeira paciente do Brasil a conseguir a importação de remédio à base de THC, que é o principal componente ativo da maconha. Juliana de Paolinelli Novaes, de 35 anos, teve a autorização para comprar o Savitex em decisão do Tribunal de Justiça de Minas que obrigou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizar a compra. O medicamento servirá para o tratamento de dores crônicas e espasmos causados por um problema na coluna. Juliana participa do documentário "Dor", dirigido por Tarso Araujo e Raphael Erichsen e disponível no YouTube (clique aqui).

O Savitex já teve aprovação de 11 países. De acordo com a Folha, coluna de Mônica Bergamo, a Anvisa disse que ainda não foi notificada da decisão que dá o direito de importar o medicamento e disse que é o primeiro caso de pedido de THC. O órgão afirmou também que o pedido pode ser feito sem medida judicial, como também ocorre com o canabidiol. "É difícil na prática. Empresas se recusam a importar, alegando a proibição do composto", conta a estudante. (BN)

0 13:06 - 27 de Ago // Nadia Santos |

Se as pesquisas nacionais mostram a ex-ministra Marina Silva (PSB/Rede) com um percentual relevante na corrida pelo Palácio do Planalto, a pesquisa Bapesp, encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), apresenta a substituta de Eduardo Campos com 21%, enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com 54% a corrida pela Presidência da República na Bahia. O candidato do PSDB, Aécio Neves, que aparecia em segundo lugar nas pesquisas, caiu para a terceira posição após ser ultrapassado por Marina, com 11% das intenções de voto. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 84 municípios da Bahia e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BR -00408/2014. (BN)

0 13:03 - 27 de Ago // Nadia Santos |

Valdelúcio de Oliveira, 54 anos,declarado morto pelos médicos e encontrado vivo pelo irmão no necrotério do Hospital Menandro de Farias, no último sábado, está com o quadro clínico melhor. Já foi iniciado o processo de retirada da ventilação mecânica, de acordo com a assessoria das Obras Sociais Irmã Dulce.

O paciente ainda está na enfermaria do setor de oncologia do Hospital Santo Antônio, para onde foi transferido na última segunda-feira.

A tia de Valdelúcio, Áurea Gonçalves, disse que ele está cada vez melhor. “Ele está muito bem e eu acredito que já na semana que vem ele vai começar a fazer o tratamento de radioterapia e quimioterapia”, afirmou.

Valdelúcio sofre com um câncer na língua há seis meses. No último sábado, ele passou mal e foi levado para o Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, onde foi declarado morto, após passar o dia inteiro na unidade de saúde. Cerca de duas horas depois que foi atestado o óbito, o irmão dele foi ao necrotério deixar roupas para o sepultamento e o encontrou respirando, apesar de  estar com algodão no nariz, ouvidos e na traqueia — único canal por onde ele podia respirar.

Para a família foi um milagre da freira baiana. Uma sindicância foi aberta pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para apurar o caso. A  Sesab informou que não há novidades na apuração. (Correio)

0 10:50 - 27 de Ago // LCS™ / Informações R.Recôncavo | Política

O Juiz Eleitoral da 56ª Zona, Dr. Gilvandro Cardoso, contou as novidades do processo eleitoral de 2014 que compreende as cidades de Santo Antonio de Jesus, Varzedo e Dom Macedo Costa, dentre elas está o novo modelo de identificação do eleitor, ela será feita através da máquina de leitura biométrica, não apenas com a identidade como antes. “Nessa eleição a identificação do eleitor ela será feita através da máquina, por isso que foi feito aqui o recadastramento biométrico. Através da identificação biométrica não será possível se passar por outro, porque na leitura ótica das impressões digitais  será impossível um eleitor se passar por outro, porque não existem pessoas com os mesmos detalhes digitais que são colhidos pela máquina”.

Visando um processo eleitoral tranquilo, Dr. Gilvandro contou também que  irá colocar na próxima semana um posto central de identificação biométrica na rua. “Vamos colocar na próxima semana um posto central de identificação biométrica na rua para que os eleitores, principalmente os envolvidos com o processo eleitoral vá e teste para saber se sua identificação está correta e se ele vai compreender o sistema. Porque o que vai acontecer nessa eleição é a mesma coisa da eleição passada, a única coisa é que, inicialmente ele se apresenta com a identidade dele e ao ser apresentado ele vai colocar a impressão digital dele para abrir o sistema de votar”, explicou.

2 10:47 - 27 de Ago // Fonte: Assessoria |

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus foi transformada em sessão especial na noite de terça-feira (26) em homenagem ao Dia dos Maçons. A proposta, do vereador Uberdan Cardoso, foi aceita pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Có. Uberdan Cardoso também é o autor do Projeto de Lei, aprovado durante a sessão especial realizada na noite de ontem, que institui o Dia Municipal dos Maçons em Santo Antônio de Jesus. Pelo projeto, aprovado por unanimidade pela Casa, o dia 20 de Agosto será o Dia Municipal dos Maçons, e passará a constar no calendário oficial de eventos do município de Santo Antônio de Jesus.

Autoridades e lideranças maçônicas participaram do evento. “É preciso reconhecer o trabalho social desenvolvido pela maçonaria em Santo Antônio de Jesus. São pessoas que dedicam suas vidas com o objetivo de construir um mundo melhor”, salientou o vereador Uberdan Cardoso, que requereu e dirigiu a sessão especial, que reuniu a irmandade maçônica santoantoniense da Loja Maçônica Deus é Amor.

Por unanimidade, os vereadores de Santo Antônio de Jesus aprovaram a lei que institui o dia 20 de agosto como Dia Municipal do Maçom. Para Uberdan Cardoso, é dever dos homens públicos, como também dos cidadãos, exaltar aqueles que estão preocupados com o futuro do País, os quais seguem no caminho do respeito e da fraternidade. “Nós temos orgulho de cada um de vocês, porque vocês, hoje, nos deram uma aula de educação, talvez vocês estejam nos ensinando muito mais do que conhecíamos sobre a Maçonaria”, comentou o vereador. “Realizamos ações beneficentes tanto para as populações como para as entidades da cidade, mas sem muita divulgação, pois não precisamos disso. Nosso trabalho é fortalecer a igualdade. A importância da Maçonaria como instituição está na luta em defesa de diminuir as desigualdades sociais”, salientou o primeiro Vigilante da Maçonaria, Adenilton Quintino.

0 10:01 - 27 de Ago // LCS™ / Informações R.Recôncavo | Saúde

O diretor de Assistência Farmacêutica do Estado Lucas Duarte, esteve visitando Santo Antonio de Jesus para verificar as denúncias de falta de medicamentos, em entrevista ele contou mais detalhes sobre essa força tarefa montada para tentar solucionar essa carência do estado. “A vinda aqui na região foi para verificar com os municípios que compõe a macro região de Santo Antonio de Jesus, quais são os medicamentos que possuem uma urgência maior e tentar solucionar junto com os municípios essa falta de medicamentos”, disse.

Questionado sobre como esse problema será solucionado, o diretor contou sobre as etapas que visam sanar essa situação.  “Primeiramente identificar quais são os itens prioritários, possivelmente aquelas itens com doenças prevalentes, como hipertensão, diabetes, saúde mental, são as doenças mais prioritárias que acometem boa parte da população, então nosso foco será esse, verificar junto com o município a demanda que eles possuem e a dificuldade que estão tendo para tentar auxiliar e solucionar esse problema”, contou.

Já sobre a queixa constante da falta de medicamentos para glicemia e o meprazol em Santo Antonio de Jesus, Lucas disse que já tem conhecimento disso e explicou o que aconteceu e como está sendo solucionada esta questão. “O meprazol foi uma falta nacional, no ano passado um dos laboratórios que produziam o medicamento pegou fogo; então a oferta desse produto reduziu bastante e isso foi sentido no Brasil todo. Prontamente buscamos tentar solucionar e auxiliar os municípios, apesar de não estar na lista dos prioritários, o estado fez uma aquisição desse medicamento que em breve a gente vai disponibilizar para os municípios. O fornecimento de medicamento é gradual na verdade, os medicamentos estão disponíveis, já quanto à fita de glicemia para medir a glicose, a gente teve um problema durante dois anos e conseguimos solucionar agora, inclusive essas fitas já estão sendo distribuído de forma gradativa para os municípios, lembrando que o estado da Bahia é muito grande, então o fornecimento e a restabelecimento da regularidade deste medicamento acontece de forma gradual”, explicou.

0 09:21 - 27 de Ago // LCS™ / Informações R.Recôncavo /O Regional | Bahia

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deu início na segunda-feira (25), ao pagamento da primeira parcela referente ao 13º salário de aposentados e pensionistas. Os pagamentos serão efetuados até dia 5 de setembro. Quem ganha até um salário mínimo (R$ 724) ou possui cartão com final 1, está na lista dos primeiros a receber o benefício.

O valor será calculado com base no total de meses que aposentados e pensionistas receberam o benefício previdenciário, a partir de janeiro de 2014. Assim, no caso de aposentados que começaram a receber a aposentadoria no primeiro mês deste ano, o cálculo será feito sobre os 12 meses do ano e o valor a ser depositado será correspondente a 50% desse total. Caso o beneficiário tenha passado a receber em fevereiro, será calculado o valor sobre os 11 meses, e assim por diante.

Quem não recebe

De acordo com a lei, não podem receber os benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono e de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregada e salário-família.

O gerente executivo do INSS de Santo Antonio de Jesus Gabriel Queiroz, explicou um pouco mais sobre esse processo. “A maioria das pessoas recebem agora referente a agosto, e algumas pessoas já estão recebendo nesse final de agosto, que a gente paga no mesmo mês nos últimos cinco dias, quem recebe o salário mínimo pode estar recebendo nesse final de mês já a parcela proporcional do 13ª, é bom falar isso porque muitas pessoas pensam que já vão receber itegralemnte, mas isso depende, se o seu benefício ainda não tem um ano, você não vai receber o 13º integral, digamos, seu benefício começou em março, então você, vai ter direito a proporcionalidade desse valor, e em dezembro você recebe o restante do valor”, salientou.

0 08:49 - 27 de Ago // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

Em entrevista, procurador geral do município de Santo Antonio de Jesus Marcel Almeida, contou sobre a parceria com a SEFAZ e o SAM e falou um pouco das novas instalações que serão inauguradas amanhã (28), no Shopping Itaguari. O procurador explicou um pouco sobre o trabalho realizado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). “Estamos aqui conversando um pouquinho sobre a SEFAZ a Procuradoria e o SAM, mostrando um pouco da integração que ocorre entre esses três órgãos daqui do município, e ressaltando aqui a importância das novas instalações para que haja efetivamente um serviço melhor ao público que é o nosso objetivo maior. A Procuradoria Geral do Município (PGM), ela é o corpo jurídico do município, e faz a prevenção de certos atos administrativos e afins, e também no caso especifico com a SEFAZ ela faz a cobrança da dívida ativa, ou seja, quando há débito, quando não há o pagamento dos tributos e valores, ela faz essa cobrança judicialmente, ela foi instituída a partir de 2010 com o concurso público, em 2011 foi elaborada uma lei que foi aprovada na câmara regulamentando a procuradoria e a partir de 2011 fomos fortalecendo e chegamos onde estamos aqui, um órgão mais forte, mais eficaz e autônomo, melhorando cada vez mais o atendimento”, disse.

Ele falou também sobre o sistema de execuções, que é quando a cobrança da dívida é feita judicialmente. “É uma problemática que existe nos municípios do Brasil, não há uma cobrança efetiva desses valores, e aqui em Santo Antonio de Jesus também não era diferente, havia cobrança, mas bem diminuta, então a partir de 2011 quando foi efetivada a procuradoria, é que nós nos debruçamos sobre esse assunto, então procuramos também conversar com o ex- gestor, e com o atual sobre a importância afetar os grandes devedores, procurando os grandes devedores e deixando que os menores tenham a oportunidade de se regularizarem sem serem executados, sem responder na justiça, isso está ocorrendo rotineiramente, temos aqui centenas de ações judiciais ingressadas, na verdade a ação judicial é a última atitude que tomamos, porque o ideal é que contribuinte ele se regularize normalmente, nós fazemos todos os tramites para que se regularize; inclusive hoje diversos encargos e afins não são cobrados, então a cobrança judicial é a última atitude, estamos aqui para realizar este serviço”, explicou.

 

0 08:04 - 27 de Ago // Lindaiara Conceição |

Bandidos fortemente armados explodiram nada mais nada menos que dois caixas eletrônicos e ainda usaram uma caminhonete para levar o terceiro na Ilha de Vera Cruz, na localidade de Tairu, segundo relatos, os bandidos ainda aterrorizam a população, tudo aconteceu por volta de 2 horas da manhã. Um doa caixas inclusive ficava na praça, atrás de um posto policial.

O comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Fábio Dias, afirmou que buscas estão sendo feitas na tentativa de prender os cerca de dez bandidos que participaram da ação. A quantia levada não foi informada.

 

0 08:02 - 27 de Ago // Djalma Macedo | Opinião

Hoje se registra, após a divulgação da mais nova pesquisa Ibope, uma reviravolta e verdadeiro rebú no cenário político eleitoral brasileiro por conta do fator Marina.  O motivo é que  imaginávamos a velha polarização que já decorre de vinte anos, entre PT e PSDB.  O resultado, entretanto, tem sido outro.

 A ascenção de Marina hoje já é mais do que simplesmente resultado da comoção com a morte de Eduardo Campos.  Quem pensava dessa forma está tendo que rever seus conceitos ao lembrar que o período de comoção já passou e o potencial dela já era acima da intenção de voto de Aécio, antes mesmo do período de campanha, quando ela ainda não havia firmado aliança com o PSB.

Neste ponto chamamos a atenção para o fato de que o horário eleitoral gratuito pode não mudar muito essa tendência, uma vez que muita gente que não está disposto a conferir a propaganda dos candidatos no rádio e na TV hoje costuma migrar para a TV por assinatura ou o rádio pela internet.  
Mesmo com menos espaço na televisão, Marina continua passando Aécio para trás.

Isso pode ser sinal de que o Brasil teme voltar ao passado e o desgaste natural do governo atual causado pelas denúncias e pelo próprio tempo acaba cedendo espaço para a esperança do novo, da mudança, que no momento tem em Marina essa esperada novidade. Pode ser o fim do bi partidarismo que instalou no Brasil nos últimos 20 anos, ficando a disputa somente entre PT e PSDB.


Uma coisa é certa : Se ela for para o segundo turno com Dilma, não se espera que Aécio apóie sua adversária petista. Se for com Aécio é lógico imaginar que Dilma e o PT apóiem sua antiga correligionária. Os eleitores do PSDB não votam no PT e vice e versa.

Com essa cenário práticamente desenhado, agora é esperar os próximos passos da já supreendente corrida eleitoral deste ano.

Léo Valente

0 07:49 - 27 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

A sra. Valdeci Santos Silva, moradora da rua Engenheiro Antônio Borges, ficou paraplégica devido a um acidente de veículo.  Os familiares encontram uma vaga para que ela pasasse por tratamento no Hospital Santa Isabel em Salvador.

A mãe da jovem procurou o repórter Antônio Carlos e, no programa Levante a Voz, manifestou sua indignação relatando o fato de que o motorista designado pela prefeitura que ficou de levar sua filha à capital teria se recusado a fazer o transporte.

Na manhã desta quarta feira ( 27 ) ela se encontrava na porta do Hospital Regional desesperada em busca de ajuda para que a moça fosse levada para Salvador.  Ela necessita ser levada para o Hospital Santa Isabel ainda nesta segunda feira.  O transporte para a capital neste caso custa em média duzentos reais.


Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:48 - 27 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

O ouvinte José Brito, membro do Conselho de Saúde do município, entrou em contato com o programa Levante a Voz para manifestar sua opinião a respeito do que qualificou como "falta de boa vontade" por parte do motorista da prefeitura que se negou a transportar a jovem paraplégica Valdeci Satos Silva para tratamento marcado em Salvador.

"Precisamos identificar quem é essa pessoa. Isso não é normal e ele está sujando o nome da prefeitura. O próprio imposto que é pago pela família dessa jovem é que paga o salário desse motorista. Vamos apurar esse fato e pedir providências à secretária de saúde, Laurijane Mercês ", afirmou.

Celso Rommel / Blog do Valente

0 07:47 - 27 de Ago // Djalma Macedo | Santo Antônio de Jesus

Internautas entraram em contato com a nossa reportagem para reclamar de que em alguns pontos da cidade não se vê fiscalização do trânsito.   Na região do Colégio Santo Antônio em horário de pico existem três agentes de trânsito atuando, enquanto que no trecho da Saldanha Marinho,  por exemplo, próximo à Top Line, não tem um só fiscal atuando.

Enquanto isso, proliferam-se irregularidades.  Na praça Duque de Caxias falta agente de trânsito para coibir a ação de comerciantes que demarcam área de estacionamento com caixas e cavaletes já desde as primeiras horas da manhã é constante,  em prática que o Ministério Público local já anunciou que pretende combater.

Outra questão que está carecendo de urgente abordagem é quanto  a ação dos flanelinhas no centro da cidade.  Nas imediações do Clube dos 100, em ocasiões festivas, os guardadores de carro chegam a ser agressivos nas suas abordagens, causando clima de constrangimento e até medo em alguns condutores.

Celso Rommel / Blog do Valente




Colunistas


Classificados