clique para fechar
Tem sido grande a luta da Defensoria Pública pela saúde aqui na cidade
Dr. Mauricio Moitinho 0



Últimos Comentários



Enquete



2 08:33 - 24 de Jan // Lindaiara Conceição |

  

 

 

Mario, hoje na Tribuna de Minas

0 11:11 - 22 de Jan // Lindaiara Conceição | Cultura e Arte

 

Confira o trailer de "Loucas pra Casar"

 

0 09:56 - 24 de Dez // |

0 22:01 - 07 de Dez // Redação |

0 08:33 - 20 de Fev // Redação |

Serviços:

-Limpeza de fossa

-Limpeza de caixa de gordura

-Desentupimento de esgoto em geral

-Aluguel de banheiros químicos

Atendendo toda região, a empresa ABSA tem serviço de qualidade e pontualidade.

Contatos:

(75) 8245-1102 (claro); (75) 8888-0260 (Oi); (75) 9215-1280 (Tim); (75) 9140-2818 (Vivo); (75) 3631-9425 (Fixo)

E-mail: absaservicos@hotmail.com

0 22:15 - 24 de Jan // Daiana Lima | Política

Deputado estadual reeleito com mais de 40 mil votos, Marquinhos Viana (PV) disse que “nunca precisou” do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PV), para se eleger. “Eu dependi apenas do meu trabalho. Ele deveria honrar as saias que veste”, provocou o parlamentar bastante exaltado. Segundo Viana Ribeiro já falou “várias vezes” que gostaria de sair do PV – inclusive nesta última eleição, quando o partido ficou ao lado do DEM. “Quando eu era suplente, a todo momento ele me dizia que iria sair do partido, pois não tinha espaço. Ele foi retirado da executiva do partido por Ivanilson, pois só deu três votos a ele em Bom Jesus”, afirmou, ao completar: “tive 17 mil votos, sim, na minha primeira eleição, mas eu trabalhei para isso”. Ainda de acordo com o parlamentar, o documento enviado à direção nacional do Partido Verde não conta com a assinatura de Eures, ao contrário do que declarou em entrevista ao Bahia Notícias. “Ele nem foi convidado. De joelho eu tenho que agradecer ao povo e não a ele”, finalizou.

Fonte: Bahia Noticias.

 
0 22:02 - 24 de Jan // Daiana Lima | Polícia

A polícia registrou no início da tarde desta sexta-feira (23) o assassinato de Ivanberg Pereira Lima, 35 anos quando levava a sua esposa para o trabalho.

Ele foi vítima de vários tiros na Rua Ceará, bairro Queimadinha, em Feira de Santana. Segundo informações, Ivanberg estava trafegando de moto na companhia de Kellen Araújo Gonçalves, 31, quando foram surpreendidos por dois homens que atiraram contra o casal.

A vítima, conhecida como ¨cadarço¨, foi atingida por vários disparos e morreu no local. A mulher também foi baleada e socorrida pela equipe do SAMU para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Não há informação sobre seu estado de saúde.

0 21:56 - 24 de Jan // Daiana Lima | Santo Antônio de Jesus

Neste sábado (24) choveu bastante em várias cidades do Recôncavo baiano e em Santo Antonio de Jesus. Foram mais de três horas de chuva intensa e várias ruas da cidade ficaram alagadas, inclusive invadindo várias casas.

Na BA -026 a chuva derrubou árvore na Serra da Jiboia, trecho que liga São Miguel das Matas à Varzedo.

0 21:52 - 24 de Jan // Daiana Lima | Brasil

 Principal manancial de São Paulo, o Cantareira opera com 5,2% de sua capacidade neste sábado, 0,1 ponto porcentual a menos do que no dia anterior, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A companhia já considera no cálculo duas cotas do volume morto, de 182,5 bilhões e de 105 bilhões de litros de água, acrescentadas em maio e outubro, respectivamente. O volume de chuva sobre o Cantareira nas últimas 24 horas foi de 25,9 milímetros. Já a pluviometria acumulada do mês é de 90,8 mm.

Já o Sistema Alto Tietê, segundo maior manancial paulista, registrou aumento de 0,1 ponto porcentual no volume de água represada e opera neste sábado com 10,4% da capacidade, ante 10,3% do dia anterior. Sobre a região dos seus reservatórios, a pluviometria do dia registrada foi de 7,1 milímetros. O atual cálculo da Sabesp para o volume de água no Alto Tietê considera 39,4 bilhões de litros de água do volume morto, adicionados em dezembro.

Ainda de acordo com o relatório da Sabesp, o Guarapiranga está com 39,4% da sua capacidade, ante 38,5% do dia anterior. No sistema Alto Cotia, o menor dos mananciais, o aumento foi de 0,1 ponto porcentual e o reservatório opera com 28,6% do volume armazenado de água. Por sua vez, os Sistemas Rio Claro e Rio Grande operam com 30,6% e 71,7% da capacidade, respectivamente.

Fonte: Estadão

0 19:16 - 24 de Jan // Daiana Lima | Política

O deputado Nelson Meurer (PP-PR) é citado como beneficiário do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. A Justiça Federal do Paraná encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o trecho da investigação que aponta o recebimento de R$ 159 mil do esquema.
A petição chegou ao Supremo no dia 13 de janeiro e foi encaminhada ao gabinete do relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki. O ministro só analisará o caso após o fim recesso judiciário, que acaba em janeiro. 

Fonte: Metro1

0 18:57 - 24 de Jan // Daiana Lima | Acidente

Três pessoas morreram após dois veículos colidirem na BA-526, conhecida como CIA-Aeroporto, no início da tarde deste sábado (24). De acordo com informações da Central de Polícia, o acidente aconteceu por volta das 12h40, na altura do Km 20 da rodovia, sentido São Cristóvão. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente, que envolveu um veículo modelo Fiorino e uma caçamba.

De acordo com a concessionária Bahia Norte, que administra a rodovia, não há câmeras na localidade que possam esclarecer as motivações do acidente. Testemunhas, no entanto, relatam que a caçamba fazia o retorno - o segundo depois do pedágio - quando a Fiorino, que estava em alta velocidade, foi parar debaixo do veículo. 

Nem a Central de Polícia, nem a concessionária souberam informar se as vítimas eram ocupantes da Fiorino ou da caçamba. Elas também não tiveram seus nomes revelados. O local foi isolado por agentes da Bahia Norte e está sendo periciado pelo Departamento de Polícia Técnica.

Fonte: Correio24horas.

0 18:54 - 24 de Jan // Daiana Lima | Política

Depois de inaugurar o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), o governador da Bahia, Rui Costa, visitou, neste sábado (24), o Colégio Estadual Manoel de Andrade, no município de Planaltino, no centro-sul da Bahia. "É para deixar claro a todos os gestores municipais, técnicos e à população que a prioridade [do Governo do Estado] é a educação. Estou aqui para ver o que está funcionando bem e verificar algo que, porventura, esteja faltando e possamos ajudar a resolver", afirmou o governador.
Acompanhado do superintendente de Políticas para a Educação Básica, Eliezer Santos da Silva, e da diretora do colégio, Cristina Mattos, Rui Costa visitou a área externa da unidade escolar, além das salas de aula, cozinha, e setor administrativo. Este é o nono colégio visitado por Rui Costa desde o início da gestão. 

Fonte: Metro1.com.br

0 18:20 - 24 de Jan // Daiana Lima | Brasil
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2015 (ano-base 2014) só começa em março, mas é possível antecipar-se desde já para evitar dor de cabeça no momento de preencher o documento, recomendam consultores.
As regras deste ano ainda não foram anunciadas pelo governo mas, segundo Antonio Teixeira, da consultoria IOB Sage, terá que fazer a declaração quem tiver recebido, em 2014, renda tributável acima de R$ 26.816,55.
Quem vai declarar pela primeira vez deve se preparar o quanto antes, segundo a gerente operacional e especialista em Imposto de Renda da MGContécnica, Juliana Fernandes. “Pesquise sobre o assunto primeiro, separe os documentos com antecedência e, havendo dúvidas, procure um especialista”, orienta.
Em novembro, a Receita lançou um aplicativo que permite preencher um “rascunho” da declaração do IR 2015, onde é possível colocar as informações já disponíveis gradualmente, antes do lançamento do programa da declaração, em março.

O documento apenas serve para facilitar o preenchimento da declaração e não é oficial. Pode-se colocar nele informações de bens e direitos, como a compra de um imóvel ou veículo, assim como gastos dedutíveis realizados no ano passado, como os com saúde e instrução.

Fonte: TV Saj

 

0 16:34 - 24 de Jan // | Esporte

A derrota no amistoso contra o Náutico por 2x1, somada à vitória sofrida contra o Jacuipense no jogo-treino anterior, ligaram o alerta no Vitória em relação ao estágio do time a uma semana da estreia oficial na temporada, dia 1º de fevereiro, contra o Bahia de Feira.

Na sexta-feira (23), o diretor de futebol Anderson Barros admitiu que o clube está em busca de reforços, mas pediu calma. “Nós precisamos de outros atletas e vamos trazer no momento que já definimos em nosso planejamento. Como sempre tenho dito: a gente precisa ter um pouquinho de paciência”, comentou Anderson Barros.

“A gente não pode ficar, a todo o momento, mudando aquilo que a gente acredita ser correto por uma situação negativa. Se nós fizemos isso, vamos cometer os mesmos erros do passado, e eu não vou fazer isso”, justificou.

Até o momento, o Vitória contratou cinco jogadores: Neto Baiano, Rogério, Amaral, Saimon e Jorge Wagner, apresentado ontem na Toca. Nenhum desses enfrentou o Náutico, quinta-feira, pela Supercopa do Maranhão. Com a derrota, o Leão vai disputar o terceiro lugar contra o Moto Club, amanhã, às 16h, no estádio Castelão, em São Luís. Na sequência, Sampaio Corrêa e Náutico farão a decisão.

O lateral Mansur analisou o desempenho do time no amistoso. “Para o primeiro jogo da temporada, o desempenho foi satisfatório. Tivemos algumas falhas e vamos trabalhar para consertá-las. A comissão técnica sabe disso e vai tentar corrigir tudo antes da nossa estreia oficial”, afirmou.

Ontem, o dia foi de piscina para os titulares e treino físico para os reservas no campo do Sesi de Araçagy, em São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís. Escudero acusou dores lombares.

Fonte: ibahia.com

0 16:20 - 24 de Jan // | Economia

 

As micro e pequenas empresas em atividade que desejam alterar o regime atual de tributação e aderir ao Simples Nacional têm até sexta-feira (30) para fazer a opção. Caso o pedido de alteração seja aceito, a mudança retroagirá ao dia 1º de janeiro, mas se perder o prazo, a migração só será permitida no início de 2016.

O Simples Nacional é um regime simplificado e compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte.
“As empresas interessadas devem fazer uma avaliação tributária com auxílio de especialistas para identificar qual regime tributário é o mais adequado para a empresa durante o ano de 2015. É importante que não seja deixado para a última hora pois no momento da opção pode ser que surja alguma pendência, algum débito tributário, que precise ser pago ou parcelado”, aconselha o secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), Silas Santiago.
A solicitação de opção, informou, deve ser feita no Portal do Simples Nacional na internet, clicando em Simples Nacional – Serviços; Solicitação de Opção pelo Simples Nacional. O contribuinte pode acompanhar o andamento e o resultado final da solicitação em Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional.

Fonte: Agência Brasil.

0 15:55 - 24 de Jan // | Esporte

O Bahia anunciou que o jogo-treino contra o Bahia x Bahia de Feira, neste sábado (24), às 15h45, no Fazendão, terá transmissão ao vivo, pelo canal do clube, no YouTube. Por enquanto é uma transmissão experimental. De acordo com o presidente do Bahia, Marcelo Sant´Ana, o objetivo é ter "TV Bahêa" em coletiva, treino importante e evento. "Desafio é aproximar clube e torcida. Aos poucos, Bahia será um novo produtor de conteúdo na mídia. Nação ganhará opções para viver o Bahia via TV Bahêa, redes sociais, site e rádio", prometeu em nota em seu Facebook.

Fonte: metro1.com.br
0 15:48 - 24 de Jan // | Política

O governador Rui Costa inaugurou, na manhã deste sábado (24), o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município de Planaltino, na região centro-su do estado. A medida pretende beneficiar duas mil pessoas da zona rural, das comunidades de Nova Itaípe, Caboclo, Lajedinho e Santo André. O custo da obra foi de R$ 3,7 milhões.
"Estamos suprindo uma necessidade básica. Eu digo sempre: água é saúde. Com água tratada, a população tem a saúde preservada. Portanto, [o sistema] melhora a qualidade de vida na região. Esse é um empreendimento que tenho o maior prazer de ter ajudado a construir ainda como secretário da Casa Civil e hoje estou inaugurando como governador", disse o governador.

Fonte: metro1.com.br
0 14:46 - 24 de Jan // Djalma Macedo | Bahia

0 13:28 - 24 de Jan // Nadia Santos |

Em entrevista à rádio Andaiá FM, o Dr. Mauricio Moitinho se posicionou diante da situação que a  Santa Casa se encontra e  quanto as ações da Defensoria Pública.

O doutor salientou  que ¨Tem sido grande a luta da Defensoria Pública pela saúde aqui na cidade¨, seguiu comentando  a situação da DIRES  extinta   que o deixa desmotivado em  continuar trabalhando como Defensor  Público na área da saúde. Ressaltou  a importância do trabalho do promotor Valdemar Ferraz  que tem lutado ativamente,  desde 2006, contra o fechamento da Santa Casa. ¨ Se não fosse por ele a Santa Casa teria fechado há muito tempo. ¨ Afirmou o Dr. Mauricio Moitinho.

Em razão de o hospital não estar cumprindo as metas, no mês de setembro de 2014 foi instaurado o procedimento de apuração de danos coletivos que posteriormente foi divulgado no Diário Oficial do Estado.

Mediante reunião com a Secretária Municipal de Saúde foi criado  um grupo de trabalho sob a presidência da Defensoria Pública que contou com a Secretaria de Saúde Municipal, Conselho Municipal de Saúde, Hospital  e Maternidade Luiz Argolo, 4° e 29° DIRES. Depois de terminadas as apurações, feitas pelo grupo,  foram encaminhadas para a Controladoria Geral da União buscando a não interrupção das atividades da Santa Casa. ¨Não parem que a defensoria está do lado de vocês.¨ Afirmativa do doutor aos funcionários da Santa Casa.

É necessário que os atendimentos continuem sendo feitos e que a CGU investigue em que momento começou a surgir às dívidas visto que,  estão no montante de R$ 12  milhões de reais,  sendo R$ 2 milhões de imposto e R$ 10 milhões de dívidas trabalhistas.

Para isto, o defensor juntamente com o promotor, entraram com uma ação civil pública objetivando dispensar a exigência da certidão para formular o pagamento das atividades realizadas no mês de dezembro e que fosse dispensada a certidão para a elaboração do novo contrato.

A decisão liminar deu um prazo ao município de 72 horas para o pagamento e renovação de contrato. ¨Essa decisão liminar obriga o município a fazer o repasse imediato e fazer o novo contrato sem a exigência da certidão. ¨ Informou  Mauricio  Moitinho.

Daiana Lima

0 12:10 - 24 de Jan // Léo Valente |

"Aqui na Bahia, fala mais alto quem tem poder e dinheiro". O desabafo da dona de casa Patrícia da Silva reflete a sua luta - iniciada no início de 2014 - para matricular a filha Anna Júlia, de 3 anos, em uma escola da rede pública municipal. A longa espera se encerrou somente nesta sexta-feira, 23, quando a matrícula foi realmente efetivada. No entanto, o desfecho aconteceu após muitos transtornos.

Moradora da Boca do Rio, Patrícia tentava incluir a criança, que possui paralisia cerebral e baixa visão, em uma escola perto de casa, por conta das dificuldades de locomoção pela cidade. A unidade de ensino escolhida foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) União da Boca do Rio, mas o que parecia ser um processo natural se transformou em dor de cabeça para a dona de casa.

O caso começou há cerca de um ano quando, após a recusa de diversas escolas particulares em aceitar a menina, Patrícia partiu em busca de vagas na rede pública, com a esperança de que seria mais fácil e rápido. Entretanto, o período de matrículas já havia terminado e não foi possível incluir o nome de Anna Júlia em uma lista de espera no Cmei União.

Inicialmente, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Educação (Smed), a escola não possuía novas vagas em 2015 para o Grupo 3, por isso Patrícia teria que escolher outra unidade para tentar matricular a criança. Entretanto, ela alega que a mobilidade reduzida de Anna Júlia dificultaria o trajeto às outras escolas, já que seria necessário utilizar o transporte público para se deslocar. 

0 11:59 - 24 de Jan // Leozinho Valente |

O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, adiantou, em entrevista à Rádio Metrópole, que a prefeitura irá inaugurar um novo canal para receber denúncias de irregularidades cometidas por taxistas durante o Carnaval. Segundo ele, a medida ficará a cargo da Secretaria de Mobilidade (Semob), comandada por Fábio Mota. 
O cidadão contará com um número para enviar informações por meio do aplicativo WhatsApp, que será divulgado pela prefeitura. "Não é um problema da categoria. Um ou outro taxista que acaba fazendo isso", ressaltou o superintendente.

0 11:57 - 24 de Jan // Leozinho Valente |

Basta apenas um dia de atraso no pagamento para que bancos possam, em processo extrajudicial, iniciar a retomada do veículo financiado ao consumidor.

A nova regra, protegida pela Lei 13.043/2014, em vigor desde o último mês de novembro, facilita essa retomada, independentemente da quantidade de parcelas em atraso.

Antes da lei, as financeiras emitiam o documento de cobrança (e aviso de retomada do veículo), com cerca de três parcelas vencidas, ou seja, em 90 dias, aproximadamente. Agora, no primeiro atraso já é permitido iniciar a ação de busca e apreensão do bem.

Segundo divulgou o governo, a regra foi estabelecida a fim de aquecer o mercado automotivo, já que desburocratiza o processo de financiamento. Isso porque, os bancos passam a incluir uma cláusula no contrato, em que o cliente autoriza previamente a retomada do bem pela instituição financeira, caso o pagamento não seja cumprido.

Direito à informação

Para o superintendente do Procon da Bahia, Ricardo Maurício Freire Soares, a lei viola o direito básico à informação. "Há o risco de o cidadão não tomar conhecimento da carta de cobrança, caso seja recebida em sua ausência, pois o documento pode ser entregue a qualquer pessoa", diz Soares.

Pelo Código de Defesa do Consumidor, art. 42, é vedado qualquer forma de constrangimento no ato de cobrança. Assim, a nova regra para a retomada de veículos fere o CDC, segundo o superintendente do Procon, desde que prejudica o cidadão, que fica vulnerável na relação consumerista. "A facilidade em tomar o bem tende a dificultar a renegociação da dívida - ou demanda de pouco esforço -, por parte do credor".

Na prática, a regra não traz novidade específica, apenas regula uma ação que já ocorre e é permitida por lei, apenas torna mais célere o processo de retomada. Contudo, isso não é tão simples quanto alguns pensam. De acordo com o advogado Anderson Pitangueira, especialista em direito do consumidor, a agilidade depende da eficiência da instituição financeira (em notificar o devedor e ajuizar a Ação de Busca e Apreensão) e da celeridade do Poder Judiciário de cada estado.

"O credor precisa enviar uma comunicação formal, com registro de recebimento, para registrar a inadimplência e iniciar o processo de tomada do bem. Cabe ao consumidor, ao receber a correspondência, efetuar rapidamente o pagamento ou negociar a dívida", orienta.

Por isso é importante manter o endereço de residência atualizado, para evitar os riscos, que são muitos. O primeiro é a própria celeridade para busca e apreensão, que pode ocorrer no plantão judicial (em qualquer dia, útil ou não), e o banco não precisa esperar a expedição da burocrática "Carta Precatória" caso o veículo esteja em outra Comarca.  Além disso, o Juiz poderá comunicar de imediato ao Detran a existência da busca e apreensão, e bloquear a circulação do veículo, que pode ser retido em blitz policial.

Por fim, se o veículo não for encontrado, é possível executar o débito de imediato (a ação será convertida em Processo de Execução). "Ou seja, a instituição financeira pode pedir congelamento de contas ou penhora de valores para a quitação do débito, como a de imóveis que, antes dessa regra, não poderiam ocorrer de imediato", finaliza Pitangueira.

Fonte:A Tarde

0 10:57 - 24 de Jan // Fonte: Bahia Notícias |

O proprietário do grupo Petrópolis, Walter Faria, depositou R$ 17,5 milhões na campanha da presidente Dilma Rousseff no ano passado, pouco depois de receber um “provisionamento” do Banco do Nordeste (BNB) para cobrir os riscos de um empréstimo que solicitou para a instalação da fábrica da cervejaria Itaipava em Alagoinhas, no nordeste baiano, e de outra planta em Pernambuco, segundo reportagem da revista Época deste fim de semana. De acordo com a denúncia, baseada em “documentos internos do BNB, relatórios do TCU e entrevistas com os envolvidos”, o valor o tornou o quarto maior doador da campanha da presidente e correspondia ao valor que se recusava a pagar por conta de uma carta-fiança pedida pelo banco como garantia dos empréstimos de R$ 375 milhões (referente à unidade de Alagoinhas) e de R$ 452 milhões (Pernambuco). O provisionamento, classificado por Época como “favor milionário”, é uma medida de cautela tomada pelas instituições financeiras para cobrir possíveis “calotes”. Segundo época, quando Faria pediu o empréstimo, no começo de 2013, o BNB estipulou uma carta-fiança, que tornava a operação segura, já que cobria todo o valor do empréstimo pedido. Faria já havia sido preso em 2005 por dez dias pela Polícia Federal (PF) por sonegação fiscal e fora denunciado três anos depois pelo Ministério Público Federal (MPF) por corrupção ativa, formação de quadrilha e por denúncias caluniosas. Segundo Época, sua empresa devia “R$ 400 milhões à Receita Federal em impostos atrasados e multas pelo uso de laranjas, além de notas fiscais”. Com esse histórico, diz a reportagem, teve que contratar os serviços do operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza. Ainda de acordo com a revista, o que permitiu que Faria conseguisse reaver a carta-fiança foi a sua proximidade com líderes do PT durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o próprio chefe do Executivo, além do tesoureiro informal da legenda, João Vaccari. Nas negociações para reverter a caução, o empresário argumentava que a exigência da fiança lhe custava o equivalente a 2% do valor dos empréstimo, o que equivale a quase R$ 17 milhões ao ano. “Para o BNB, era um pedido aparentemente impossível de atender, como seria para qualquer banco privado. Ainda mais porque, pelo contrato de empréstimo, os juros eram pré-fixados. Ou seja: o BNB não poderia compensar a garantia pior com um aumento nos juros do empréstimo”, diz a reportagem. O entrave, de acordo com a revista, era o diretor do banco, Ary Lanzarin, “que tentava moralizar o BNB”. Com sua saída, em abril de 2014, o PT recuperou as diretorias do banco, que, de acordo com época, foram entregues “a afilhados de políticos petistas, como o ministro da Defesa, Jaques Wagner”. Procurado por ÉPOCA, Wagner preferiu não comentar o assunto na época. Após meses de tentativa, no dia 10 de setembro, Faria protocolou novo protocolou pedido de dispensa da fiança do empréstimo da fabricarem Alagoinhas. “Uma semana depois, o pedido foi analisado – numa velocidade espantosa para os padrões de um banco tão lento e burocrático quanto o BNB. finalmente conseguiu seu objetivo”, diz a revista. As doações para a campanha de Dilma foram depositadas 19 dias depois.

0 10:28 - 24 de Jan // Fonte: Bahia Notícias |

Preso na Bulgária por envolvimento com terrorismo, o brasileiro Kayke Luan Ribeiro Guimarães, 18 anos, foi extraditado neste sábado para a Espanha, onde mora há cerca de 10 anos. Segundo a BBC Brasil, o tribunal espanhol Audiência Nacional informou que ele já prestou o primeiro depoimento à Justiça do país. Após ouvi-lo, o juiz Santiago Pedraz decretou prisão incondicional, sem direito a fiança, por delito de integração em organização terrorista. A pena prevista para o crime é de seis a 12 anos de prisão. O tribunal responsável pela determinação judicial lida apenas com as ações mais graves do país, como terrorismo, narcotráfico, crime organizado. Kayke foi preso no dia 15 de dezembro do ano passado, na fronteira da Bulgária com a Turquia. Ao lado de dois marroquinos, estaria a caminho da Síria para se alistar no grupo radical autodenominado "Estado Islâmico". Ainda de acordo com a BBC Brasil, fontes diplomáticas afirmam que o Itamaraty foi avisado da transferência do jovem por telegrama no fim da tarde de quinta (22).

0 10:24 - 24 de Jan // Fonte: Metro 1 |

O governador Rui Costa (PT) finaliza a montagem de cargos de segundo escalão do governo. Depois de confirmar, na cota do PSB, o ex-secretário estadual de Turismo Antônio Carlos Tramm para chefiar a Junta Comercial da Bahia (Juceb), ele deverá escolher para a direção da Defesa Civil o secretário-geral do partido, Rodrigo Hita, ou o ex-chefe de gabinete da Secretaria de Turismo João Carlos Oliveira.

De acordo com a coluna Satélite, o deputado Yulo Oiticica (PT) também terá lugar garantido. "Vamos acomodá-lo, com certeza. Onde será, é coisa para discutir com ele", afirmou o secretário de Relações Institucionais Josias Gomes. A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) será comandada por um nome da cota pessoal do governador. O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) deve ser destinado aos deputados estaduais do PDT. A Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (Cerb) vai para o PP, enquanto a Bahiagás continuará sob comando do PCdoB.

0 09:53 - 24 de Jan // Fonte: iBahia |

Um modelo de fisiculturismo americano morreu durante um desafio em que tentava ser mais rápido que um trem na Califórnia. Greg Plitt, 37 anos, fazia um ensaio fotográfico e gravação de vídeo na estação de Burbank quando foi atropelado e morreu na tarde do sábado.

Os trilhos servem para apenas uma coisa: trens", disse um porta-voz da Metrolink, sistema de trens da Califórnia, comentando o caso. Plitt é um nome conhecido no mundo fashion dos EUA e é descrito por amigos como um "apaixonado pelo perigo".

Segundo testemunhas, ele fazia um vídeo para seu site quando foi atingido pelo trem. Ele tentava vencer uma corrida contra o trem, mas não conseguiu e foi atropelado. "Ele estava apenas tentando obter a melhor filmagem", disse ao LA Times a namorada de Plitt, Christina Stejskal. “Ele era como o super-homem: queria sempre levar as coisas ao limite”, disse ela, chorando.

0 09:49 - 24 de Jan // Fonte: Bahia Notícias | Brasil

O doleiro Alberto Youssef, apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos chefes do esquema de desvios investigado pela Operação Lava Jato, pode ser recompensado com R$ 10 milhões caso consiga ajudar a recuperar os recursos extraviados dos contratos da Petrobras. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o acordo de delação premiada prevê uma taxa de 2% sobre os valores recuperados. Para ganhar R$ 10 milhões, ele teria que ser eficiente em resgatar R$ 500 milhões. "É com essa estimativa que nós trabalhamos. O Alberto conhece muito bem o caminho do dinheiro nos paraísos fiscais", disse em entrevista à Folha o advogado de defesa de Youssef, Antonio Figueiredo Basto. Ele foi o responsável por desenvolver os termos do acordo com o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com Basto, o acordo do doleiro é o único dos nove que foram firmados que tem uma cláusula de performance ou taxa de sucesso. Apesar do benefício, Youssef deve perder R$ 40 milhões do seu patrimônio se cumprir seu acordo integralmente – esta foi a multa estipulada pelos procuradores que cuidam do caso.

0 09:35 - 24 de Jan // Fonte: Metro 1 | Brasil

A Justiça do Rio de Janeiro condenou, nesta sexta-feira (23), duas pessoas envolvidas no atropelamento e morte do filho da atriz Cissa Guimarães, Rafael Mascarenhas. Ele morreu em 2010 no bairro da Gávea, zona sul da cidade.

O motorista do veículo que atropelou o jovem, Rafael de Souza Bussamra, foi condenado a sete anos de prisão em regime fechado e mais cinco anos e nove meses no semiaberto. O pai dele, Roberto, foi condenado a oito anos em regime fechado e nove meses em semiaberto, de acordo o site do Tribunal de Justiça.

Cissa disse que a sensação é de "paz" após a batalha pela punição. "Meu sentimento é um alívio, é uma paz que me dá depois de tanta luta, depois de tanta injustiça que eu e minha família vivemos. Demorou mas veio", desabafou ao G1.

0 09:10 - 24 de Jan // Fonte: R7 | Bahia

Um caso lastimável ocorreu no interior da Bahia. De acordo com informações da delegacia territorial, uma mulher estava aguardando atendimento médico, quando o filho chegou sem sinais vitais ao Hospital Mariana Penedo, no município de Tucano, localizado a 252 km de Salvador.

Danilo Souza de Jesus, de 18 anos, havia sido atingido por disparo de espingarda nos braços.

Ainda de acordo com a delegacia, vizinhos ouviram os disparos e acionaram a polícia. A vítima morava no povoado Rio do Peixe, na zona rural do município.

A polícia suspeita que a vítima possa ter se matado devido aos ferimentos, e ao jeito que o chumbo ricocheteou na região atingida. Mas as suspeitas só vão ser confirmadas após o laudo pericial. O caso está sendo investigado pela delegacia local.

0 08:36 - 24 de Jan // Fonte: Tribuna da Bahia | Bahia

A extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), após reforma administrativa do governador Rui Costa (PT), continua causando polêmica entre prefeitos de municípios baianos e deputados. A discussão entre políticos e profissionais de saúde tomou corpo depois do ex-secretário de Saúde, eleito deputado federal, Jorge Solla (PT), atacar o governo baiano, chamando-o de “insensível” em relação às demandas da área de saúde em diversas regiões que dependeriam das Diretorias.

Com a extinção, 205 servidores foram exonerados. “Não considerou as consequências tanto para as pessoas envolvidas, quanto para a própria estrutura do sistema de saúde do estado. Foram exonerados funcionários que desempenhavam funções essenciais ao bom funcionamento do sistema”, disse Solla.

Além do temor de perder assistência de saúde por conta das extinções, diversos prefeitos afirmam que não foram informados desta decisão da reforma administrativa e que não houve audiências para que o novo secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, apresentasse como será o apoio do estado aos municípios. Eles esperam, com urgência, um encontro esclarecedor com o gestor.

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), é um dos que estão temerosos com a situação da saúde nos próximos meses. Segundo ele, diversos prefeitos aguardam uma audiência com o secretário de saúde para esclarecer como funcionarão os núcleos regionais de saúde, cujas funções de coordenação, regulação e cooperação técnica e financeira com os municípios serão assumidas pelo Estado.

“Não gostamos de saber que a Dires vai se transformar num núcleo. Núcleo para sumir é daqui para ali. Isso que ia acontecer não foi nos dito durante a campanha, foi surpresa pra gente”, afirmou para uma rádio local.

0 08:18 - 24 de Jan // Fonte: Só Notícia Boa | Tecnologia

Os bandidos que se cuidem a partir de agora.

A Avast! liberou um aplicativo para ajudar vítimas de furto de celular e tablet.

Ele rastreia, localiza via GPS e controla o smartphone remotamente.

O App também permite tirar fotos e ouvir o áudio do ambiente onde o telefone está localizado, sem que o bandido saiba.

O nome do aplicativo é Avast Anti-Theft.

Uma das vantagens é que ele fica invisível quando executado.

Isso impede que o ladrão saiba que ele está sendo usado.

O app está disponível em versões gratuita e paga (premium).

A versão premium do app ($1,99 por mês ou $14,99 por ano) oferece outros recursos, como a Geoproteção, que executa ações específicas, incluindo bloqueio, sinal sonoro, enviar localização.

O Avast Anti-Theft está disponível na Google Play, para smartphones e tablets Android.

0 08:11 - 24 de Jan // Fonte: iBahia | Brasil

O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai ofertar 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. O número representa crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas.

As inscrições começam nesta segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 29 na página do ProUni. Já estão disponíveis para consulta no site as bolsas ofertadas nesta edição. O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.

Em 2015, as bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. De acordo com o Blog do Planalto trata-se da maior oferta de bolsas desde que o programa foi criado. O aumento, no entanto, é menor que no ano passado, quando a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre de 2013.

A maior parte das bolsas concentra-se na Região Sudeste (48%), seguida pela Região Sul (22%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%).

Podem concorrer às bolsas, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar a renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

0 08:02 - 24 de Jan // Fonte: iBahia |

Ele só tem 10 anos, mas já fatura milhares de dólares com a venda da sua própria marca de cookies. Cory Nieves é o CEO e cofundador da marca de cookies Mr. Cory's, que vende biscoitos a US$ 1 no centro de Nova Jersey, nos Estados Unidos. A vontade de empreender começou cedo, quando ele ainda tinha cinco anos, ao se mudar com sua mãe de Nova York para Nova Jersey.

O pequeno ficava cansado de esperar o ônibus para ir à escola e sugeriu que começassem a vender biscoitos e chocolate quente para que pudessem comprar um carro. A Mr. Cory's conta com o apoio de uma cozinha industrial que oferece diferentes tipos de cookies e chega a faturar US$ 1 mil por fim de semana. Mas ele tem um segredo ao explicar o motivo de toda esse sucesso. "Bom, eles são feitos com amor. E são naturais. E sem conservantes“, disse o pequeno.

Além de ser um empresário bem-sucedido, Cory chama atenção nas redes sociais pelo seu estilo. Em seu Instagram, o garoto já tem mais de 37 mil seguidores. O garoto conquistou um carro depois de participar de um programa de TV, em que ganhou US$ 10 mil e o veículo. Ainda segundo o pequeno, seu próximo passo é fazer a empresa crescer para que um dia possa estudar na Universidade de Princeton e ter sua própria grife de roupas.

0 08:00 - 24 de Jan // Priscila Braga |

A Liga Santoantoniense de Futebol organizou um amistoso para  próximo domingo, 25. A seleção de Santo Antônio de Jesus enfrentará a  Jacuipense. Neste jogo será apresentada a nova comissão técnica,  com o técnico Guto de Coaraci.

O presidente e a Diretoria da Liga em busca da renovação do futebol amador convidam todos os esportistas da cidade para prestigiar este grande jogo.

Data: 25/01/2015

Local: Estádio José Trindade Lobo

Horário: 15:00 h.

Valor do ingresso: R$ 10,00

0 08:00 - 24 de Jan // Fonte: Bahia Notícias | Bahia

Foram discutidas na reunião desta sexta-feira (23) medidas para o fortalecimento da saúde dos municípios do estado. Estiveram presentes o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, e outros representantes ligados à saúde. Entre as iniciativas adotadas estão a transformação das 31 Diretorias Regionais de Saúde (Dires) em nove núcleos regionais e a transferência de funcionários qualificados das Dires que ocupam funções administrativas para o atendimento à população. "Haverá a redução de 200 cargos comissionados, por diversos motivos. As 31 Dires possuem hoje cerca de 2 mil funcionários, nós queremos que o maior número possível – estimamos cerca de 1,5 mil - seja transferido para a atenção direta à população", explicou o secretário. Também ficou definida a criação de consórcios municipais, que, segundo Vilas-Boas, vão revolucionar o processo de regionalização e descentralização da área. "O governador Rui Costa se incumbiu de promover esta união dos municípios e fazer com que eles possam efetivamente gerenciar a saúde nas suas microrregiões, evitando que a população precise vir para Salvador e região metropolitana", explicou. Para a presidente da UPB, as medidas anunciadas pelo secretário são uma iniciativa corajosa. "A gente acredita que, com esta disponibilidade dos funcionários que estão nas Dires para fazer um outro serviço para a sociedade, o Estado está buscando uma gestão que reduz custos e otimiza os serviços", declarou a prefeita.

0 07:58 - 24 de Jan // Fonte: iBahia |

Durante comunicado na última quarta-feira (21), o Google anunciou que vai se tornar a mais nova operadora celular do Estados Unidos. A novidade é que ela será uma Mobile Virtual Network (MVNO), algo como Operadora Móvel Virtual.

O que acontece é que o Google vai alugar a infraestrutura da T-Mobile e da Sprint (operadoras convencionais que atuam no mercado norte-americano) para que sejam oferecidos seus próprios pacotes. Mas o que parece ser ótimo para a empresa, não está sendo bem recebido pela concorrência que está prestes a entrar em uma guerra de preços.

A companhia mexeu com o mercado de banda larga ao oferecer conexões com 1Gbps de velocidade a preços acessíveis em algumas cidades e o resultado foi um aumento do esforço das outras operadoras para oferecer conexões mais rápidas.

0 07:53 - 24 de Jan // Fonte: Bahia Notícias | Brasil

O Brasil registrou 396.993 novas vagas de trabalho com carteira assinada no ano de 2014, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Houve aumento de 1% em relação ao estoque de empregos em dezembro de 2013. No entanto, os empregos criados no ano passado representam queda de 64,4% em relação às vagas abertas em 2013 – que somaram 1,1 milhão. Segundo a Agência Brasil, os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) informam que os estados que mais geraram empregos foram Santa Catarina, com 53.887 (+2,72%), o Rio de Janeiro, com 53.586 postos (+1,39%) e o Ceará, com 47.372 (+3,98%). Entre as regiões, o Sudeste teve o melhor desempenho, com 121.689 vagas (+0,56%), seguido do Sul, com 118.795 vagas (+1,62%) e do Nordeste com 99.522 empregos (+1,51%). No Centro-Oeste, o saldo foi positivo em 39.335 (+1,25%) e no Norte em 17.652 vagas (+0,39%). O setor que mais criou empregos foi o de serviços com 476.108, em seguida vem o comércio, com 108.814, e administração pública com 8.257 empregos. Os setores da agricultura, construção civil e da indústria de transformação fecharam o ano com saldo negativo. Na agricultura, a variação negativa ficou em 370 vagas. A construção civil terminou 2014 com menos 106.476 empregos e indústria de transformação com menos 163.817 postos de trabalho.

0 07:30 - 24 de Jan // Priscila Braga | Agronegócio

A matecol comemora em 2014 seus 20 anos de existência sorteando 20 mega prêmios para você.  

Nas compras a partir de R$50,00, você ganha um cupom, e concorre a :

1 Palio Fire 0Km
1 Honda Fan 0Km
2 Tv's 32'
2 Dvd's
2 Tablets
2 Celulares
2 Microondas 
2 Liquidificadores
2 Ventiladores
2 ferros de passar 
2 relógios
 

São 20 prêmios, corra lá. Lojas em São Miguel das Matas e em Santo Antônio de Jesus.

0 07:15 - 24 de Jan // f | Educação

O Ministério Público do Federal do Piauí protocolou uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo a anulação parcial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. De acordo com nota divulgada na tarde desta sexta-feira (23), o MPF pediu uma nova aplicação da prova de redação citando inquérito da Polícia Federal que constatou que o tema havia vazaO Ministério Público do Federal do Piauí protocolou uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo a anulação parcial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. De acordo com nota divulgada na tarde desta sexta-feira (23), o MPF pediu uma nova aplicação da prova de redação citando inquérito da Polícia Federal que constatou que o tema havia vazado. Um exame pericial realizado em celulares de alguns estudantes ouvidos na investigação comprovaram que alunos receberam pelo WhatsApp o tema da prova horas antes da aplicação do Enem.

Os grupos "Vem que Eu Faço Direito", "Terceirão", "Boa Sorte" e "VQV" receberam o tema no segundo dia de aplicação da prova por volta das 11 horas do dia 9 de novembro. Em liminar, o MPF também pediu que as etapas seguintes à aplicação da prova sejam suspensas pela Justiça. O MPF pediu a suspensão da inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), das matrículas nas universidades que adotam o Enem como sistema único de classificação e que torne sem efeito as notas gerais divulgadas no dia 13 de janeiro de 2015.do. Um exame pericial realizado em celulares de alguns estudantes ouvidos na investigação comprovaram que alunos receberam pelo WhatsApp o tema da prova horas antes da aplicação do Enem.

Os grupos "Vem que Eu Faço Direito", "Terceirão", "Boa Sorte" e "VQV" receberam o tema no segundo dia de aplicação da prova por volta das 11 horas do dia 9 de novembro. Em liminar, o MPF também pediu que as etapas seguintes à aplicação da prova sejam suspensas pela Justiça. O MPF pediu a suspensão da inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), das matrículas nas universidades que adotam o Enem como sistema único de classificação e que torne sem efeito as notas gerais divulgadas no dia 13 de janeiro de 2015.

0 07:00 - 24 de Jan // Redação | Acidente




Colunistas


Classificados