Sou de uma época que vivi sob a ditadura e sei o valor da liberdade. Mas como setor econômico, porque a mídia não é só setor cultural, vamos discutir uma regulação, mas antes de fazer vamos discutir muito
PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF (PT) 1



Últimos Comentários



Enquete



1 10:29 - 08 de Set // Lindaiara Conceição |

       

Frank, hoje na Notícia (SC)

 

0 23:00 - 12 de Jun // Redação | Santo Antônio de Jesus

0 11:11 - 20 de Set // Lindaiara Conceição |

Confira o trailer de "Drácula", em cartaz no Cine Itaguari:

 

 

 

0 11:10 - 20 de Set // Lindaiara Conceição |

Informações: (75) 3631-3799.

0 22:22 - 30 de Out // Redação |

Homem tentou assaltar um policial próximo ao Tiro de Guerra na noite desta quinta-feira (30) por volta das 22hs, o criminoso que estava na garupa de uma moto não contava que a vítima se tratava de um policial que estava com duas armas e deflagrou vários tiros na cabeça, o assaltante não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Segundo relatos, essa mesma dupla havia praticado um outro assalto na região mais cedo, quando levou um celular de uma jovem.

*As informações serão atualizadas* 

0 20:21 - 30 de Out // Informações R.Andaiá FM |

O vereador Délcio Mascarenhas que já foi presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antonio de Jesus comentou as polêmicas em relação a eleição prevista para próxima segunda-feira (03), ele disse que está evitando falar, pois acha que quem deve falar sobre o processo legislativo é o atual presidente Marcos Có, mesmo assim disse o que pensava. “Eu estou enxergando toda essa movimentação, esse filme é um filme velho, eu já conheço e isso aconteceu, todo mundo lembra no dia 1 de janeiro de 2013 quando o prefeito não tinha votos suficientes para ganhar a eleição e criou todo aquele tumulto que foi revolvido depois de 22 dias, quando a justiça deu a sentença bastante recheada inclusive”.

Ele ainda demonstrou incomodo com seu nome sendo apontado como possível candidato. “Os vereadores me colocam como possível candidato a presidente da câmara, já falei diversas vezes que eu não sou candidato em hipótese nenhuma; eu não quero ser candidato a presidente da câmara”, garantiu.

O vereador afirmou ainda que não existe nenhuma ilegalidade no processo conduzido por Marcos Có e que Albino estava plenamente ciente das decisões, inclusive contou os detalhes dos bastidores. “A condução aqui está correta e eu queria dizer que na terça-feira estive na Câmara de Vereadores por volta das nove horas da manhã na reunião, o vereador Dema do Leite, o vereador Có e o vereador Albino Martins, naquele momento o vereador Có fez o questionamento e vereador Bino como seria a eleição da câmara e o vereador a Bino pediu a Có que viabilizasse e que marcasse uma reunião para marcar logo a eleição da câmara, que acontecesse logo e isso foi no dia 28 por volta das 10 horas da manhã e pode olhar que o ato foi publicado no dia 29, mas o ato foi feito no dia 28 e o vereador Albino Martins participou, inclusive o vereador Albino Martins falou que gostaria de ter uma reunião com os sete vereadores da bancada de oposição e disse que só votaria em alguém ligado ao grupo da oposição à administração”, esclareceu.

Com tantas polêmicas o vereador se mostrou desmotivado e criticou duramente o comportamento político de algumas pessoas na cidade. “Eu não sou candidato, a gente se decepciona muito com a política, o pessoal só falta dar a sua própria vida e simplesmente quando perde poder aí muda logo de comportamento, age de uma forma arbitrária e vai atrás do poder e eu sou totalmente diferente, sou vítima de muita gente que nós ajudamos só falta e simplesmente chega na hora que perdemos a eleição a pessoa muda de comportamento, muda de ideologia, muda de pensamento e não estou falando em relação vereadores como também de outras pessoas. Hoje minha concepção é que na política de Santo Antônio Jesus tem meia dúzia de bandidos, boa parte na Câmara de Vereadores”, alfinetou.

0 18:50 - 30 de Out // Fonte: Band |

Uma mulher, 30 anos, tirou a roupa para correr no Parque Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), por volta das 11h desta quinta-feira. É claro, a corredora atraiu a atenção dos frequentadores do local e teve várias fotos suas publicadas na internet.

Segundo testemunhas, a mulher se despiu e deixou seus pertences embaixo de um dos bancos.

Os policiais militares foram avisados por frequentadores do parque e detiveram a mulher, que se mostrou relutante em se vestir. Ela, então, foi encaminhada para uma viatura. A PM buscou evitar a exposição da corredora aos curiosos.

A polícia não chegou a registrar ocorrência.

Depois do tumulto que causou, a explicação da mulher para correr pelada foi: “Eu estava correndo pela liberdade”.

0 18:40 - 30 de Out // Fonte: Correio |

Recebeu alta nesta quinta-feira (30) o paciente que realizou o primeiro transplante de pele da Bahia. A demora da liberação de Jeferson Borges,de 12 anos, segundo o Hospital das Clínicas, lugar onde foi realizado o procedimento, foi devido à falta de higiene e segurança da antiga moradia de alto risco para infecção.

Após doações, a família, que é natural de Candeias, conseguiu um casa em Salvador com a estrutura adequada para dar continuidade ao tratamento no hospital. De acordo com Dr. Valber Menezes, cirurgião plástico responsável pelo procedimento, é necessário que Jeferson mantenha o acompanhamento no Hospital duas vezes por semana para a realização de curativo.Jeferson foi acompanhado durante os quase quatro meses no Hospital por uma equipe multidisciplinar formada por médicos pediatras, infectologistas e cirurgiões plásticos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. De acordo com a assessoria de comunicação do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo HUPES), mais conhecido por Hospital das Clínicas, o quadro clínico de Jeferson se encontra estável.

Este foi o primeiro transplante de pele realizado na Bahia e ocorreu no dia 25 de agosto. Jeferson transplantou 2500 cm de pele na região dorsal, devido à lesão causada por queimadura elétrica, que comprometeu um membro superior. A criança estava internada no Hospital Geral do Estado (HGE) há 11 meses e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas por solicitação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

0 18:32 - 30 de Out // Nadia Santos |

O auditório do Paraty Palace Hotel ficou completamente lotado na noite da última terça-feira, 28 de outubro, para o VI Seminário Empresarial Encontro VIP, realizado por alunos do 4° semestre do curso de Gestão Empresarial da Universidade Salvador - Unifacs EAD, polo de Santo Antônio de Jesus. O evento teve como objetivo motivar o desenvolvimento da gestão de algo produtivo que gerasse lucro para os estudantes.

Para Leonardo Maia, estudante e organizador do evento, o intuito foi trazer uma palestra diferente de todas as outras. “Quando o conteúdo de uma palestra é divertido, a tendência é que o público preste mais atenção e saia satisfeito”. O jovem ainda frisou que o resultado foi positivo diante da superação de dificuldades. “Fica a experiência de organização, de empreendedorismo, empenho e foco, porque sem esses elementos, nosso evento não seria realizado”.

Com o tema “O Segredo do Fracasso”, o empresário, empreendedor e comediante Murilo Gun chamou a atenção do público por contar de uma forma leve e engraçada sua trajetória de fracassos, abordando temas relevantes para jovens, estudantes e profissionais no início da carreira. No enfoque, ele relata como passou de jovem “nerd” premiado para empresário bem sucedido e, mais recentemente, comediante consagrado. “As pessoas gostam de encontrar os defeitos e dificuldades, e eu falo para que elas peguem as coisas boas e tirem algo de proveitoso. Muitas vezes o fracasso tem muito mais a ensinar do que o sucesso”.

0 18:30 - 30 de Out // Fonte: Bocão News |

Um libanês incendiou o próprio corpo durante um protesto em Bruxelas, na Bélgica. De acordo com informações publicadas pelo blog Vilamar Pereira, o homem não identificado, protestava contra a repatriação forçada de imigrantes ilegais. A medida obriga a pessoas de outros países a regressarem. Pessoas que passavam pelo local tiraram a própria roupa para tentar apagar as chamas do corpo do libanês.Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

0 18:21 - 30 de Out // Nadia Santos |

Dr. Conceição Gonzalez, diretora da SUDIC em Santo Antônio de Jesus, falou na rádio Andaiá FM sobre as obras do 2ª Distrito Industrial do município.

Segundo ela, após 30 dias de férias, foi possível perceber um avanço na construção da via de acesso ao novo polo. É possível que a partir da segunda semana de dezembro o espaço já possa ser liberado para as empresas estarem fazendo a terraplanagem.  O sistema viário está em franca execução . O projeto inteiro foi avaliado em mais de R$7 milhões e esse ano o orçamento usado está em torno de R$ 3 milhões. O Novo distrito tem 144 lotes e a SUDIC ainda está inscrevendo empresas interessadas em se instalar no local.

Sobre a chegada da fábrica de Calçados Ramarim para o município , Dr. Conceição  disse que a ideia da diretoria da empresa é iniciar 2015 com as máquinas já em atividade. No momento, a empresa está resolvendo toda questão burocrática para abertura da filial, a exemplo de questões com a EMBASA, Coelba. A ideia deles é começar baseado no processo da coleção do primeiro semestre 2015.

0 18:20 - 30 de Out // Fonte: Metro 1 |

Nesta quinta-feira (30), o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Gilberto Cavalcante Farias, de 67 anos, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da FIEB, ele está com um quadro de infecção, que foi constatada após uma cirurgia reparadora no quadril. Carlos Gilberto está sendo tratado com antibióticos "e vem respondendo bem ao tratamento, apresentando situação estável e em evolução", de acordo com a equipe médica que o acompanha.

0 18:10 - 30 de Out // Fonte: Metro 1 |

O popular aplicativo de troca de mensagens entre smartphones ganhará um novo recurso no próximo ano. Os usuários do WhatsApp poderão ligar uns para os outros a partir do primeiro trimestre de 2015, de acordo com o diretor executivo da empresa, Jan Koum.

As chamadas por voz seriam implementadas no aplicativo ainda neste ano, mas, devido a problemas técnicos, a empresa teve que atrasar a nova funcionalidade. De acordo com o CEO, vários smartphones possuem mais de um microfone, o que permite fazer cancelamento de ruído - mas o app não tem acesso a esses microfones adicionais.

Além disso, a empresa afirmou que um estudo sobre como as chamadas vão funcionar em locais onde a banda não funciona teve que ser realizado, o que causou o adiamento. Atualmente, o WhatsApp tem 600 milhões de usuários ativos mensalmente. Jan Koun espera ultrapassar a marca de um bilhão de usuários nos próximos anos.

0 18:00 - 30 de Out // Fonte: M de Mulher |

Cereais, frutas e folhas frescas, suplementos e ervas secas

A nutricionista Lucyanna Kalluf explica que essa turma é importante na recuperação do seu organismo (e das medidas da cintura) depois de um dia de exageros à mesa

Arroz integral

Contém fitoquímicos (orizanol e fitoesteróis) que tem o poder reduzir a absorção da gordura pelo organismo. Também é rico em fibras, que fazem a faxina do intestino.

 Farelo de aveia

Tem betaglucanas, substâncias que estimulam o organismo a absorver menos a gordura vinda dos alimentos. Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, contribuindo para limpar o intestino, além de prolongar a sensação de saciedade.

 Alface

Carrega substâncias (clorofila + flavonoides) que, combinadas, contribuem para diminuir o excesso de líquido, o que faz desinchar.

0 17:44 - 30 de Out // Nadia Santos |
Na próxima semana, termina o prazo o prazo para que todos os candidatos que concorreram às eleições gerais de outubro apresentem a  prestação de contas final à Justiça Eleitoral. A medida também abrange os candidatos que renunciaram, os comitês financeiros e os diretórios partidários estaduais, e deverá conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que os candidatos realizaram. O prazo teve início no dia 6 de outubro e terminará em 4 de novembro, na próxima terça-feira. As informações são da assessoria de imprensa do  Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
 Os relatórios com as prestações de contas finais devem ser encaminhados à Justiça Eleitoral pela internet, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Além do envio eletrônico, também deverá ser impresso o 'Extrato da Prestação de Contas' gerado pelo sistema. O extrato deverá ser protocolado no TRE, juntamente com todos os documentos previstos no art. 40 da Resolução nº 23.406/2014, do Tribunal Superior Eleitoral. 
 
As informações das contas eleitorais finais são disponibilizados imediatamente a partir da recepção no protocolo do Tribunal e poderão ser acessados pelo público em geral por meio do link do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais. Segundo a assessoria de imprensa do TRE, a ausência da prestação de contas eleitoral final impede a diplomação dos candidatos e implica em restrição para emissão de certidão de quitação eleitoral.
0 16:31 - 30 de Out // Nadia Santos |

 

Com direito de resposta, o presidente da Câmara Marcos Có falou sobre as eleições da Câmara. 

Segundo ele, deste a última terça-feira já havia um entendimento entre os vereadores de se marcar a data da eleição da Câmara . Ainda disse que alguns vereadores tinha solicitado o agendamento da eleição depois das eleições de Governo.

“Na terça-feira pela manhã estava em meu gabinete com o vereador Albino Martins, o vereador Délcio Mascarenhas e o vereador Dema do Leite; e Bino concordou em marcar logo a eleição,  com a condição de que os sete deveriam se reunir para decidir o nome. Ele pediu para marcar uma reunião para amanhã (ontem)10h da manhã. Mais tarde o vereador Luís do Alto nos informou que o candidato do prefeito Humberto Leite seria Albino, e ele não compareceu a reunião que tinha solicitado. . Quero deixar bem claro que uma coisa não tem nada a ver com a outra, simplesmente aconteceu o problema de saúde com o nobre colega e Deus irá recupera-lo   e fico muito triste em alguém está veiculando uma possível relação”, explicou.

Ele ainda ressaltou que seu grupo ainda não tem candidato, ao contrário do que tem sido comentado pela situação.

Marcos Có está aberto ao dialogo com todos os vereadores.

0 16:10 - 30 de Out // Nadia Santos |

O Bahia se safou de mais uma punição envolvendo problemas extracampo. Na última quarta-feira (29), o Esquadrão foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na 3ª Comissão Disciplinar, pela queda de uma torcedora das arquibancadas da Arena Fonte Nova, na partida contra o Flamengo, no dia 28 de setembro, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi absolvido por unanimidade. O clube foi denunciado com base no artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização". Essa não é a primeira vez que o Bahia é julgado por problemas fora de campo. Em maio, houve superlotação do Joia da Princesa e muitos torcedores ficaram presos em um dos setores do estádio. O clube foi punido e perdeu um mando de campo. Leia mais AQUI.

0 16:06 - 30 de Out // Nadia Santos |

O vereador Albino Martins, conhecido como Bino,  sofreu um infarto ontem quando estava na Assembleia Legislativa com outros vereadores em conversa com o deputado Rogério Andrade. Bino passou por uma cirurgia e está internado em uma UTI em Salvador.

A “sorte” dele foi está em Salvador, pois caso estivesse em Santo Antônio de Jesus, seria fatal.  Sua recuperação será lenta, de acordo informações médicas.

Ele seria o candidato da situação para presidência da Câmara Municipal.

Como vereador, Chico de Dega disse ser um ato vergonhoso e covarde por parte da Câmara ter marcado a eleição  justamente neste momento. “Isso não é coisa de cidadão. Uma eleição não vale mais que uma vida. Baixou-se um Ato na ausência do vereador  Bino e ele ainda fazendo parte da Mesa. Nesse momento não foi respeitada a vida. Sempre tive respeito pelo presidente da câmara Marcos Có, mas esse Ato para mim é vergonhoso. Para  mim é um ato criminoso.  No momento que o vereador está em coma. Me envergonho como Legislativo da Casa”, comentou.

A eleição da pode ser feita até o dia 31 de dezembro, mas até lá, Bino provavelmente, estará  em processo de recuperação. 

0 15:20 - 30 de Out // Nadia Santos |

Depois de criticar a oposição durante a campanha pela política de privatizações deflagrada em administrações tucanas, o governador eleito Rui Costa (PT) mostrou outro posicionamento em relação ao tema. Indagado sobre a Ebal, estatal que controla a Cesta do Povo, admitiu a possibilidade de passar o comando da empresa pública para a iniciativa privada. “Encomendei um estudo, um modelo onde ela não precise de recursos públicos, que seja autossuficiente. Se for necessária, nós queremos a participação da iniciativa privada, desde que o estado não precise tirar dinheiro de saúde, educação, de estradas, de água para colocar num supermercado. Quando eu retornar (de viagem), quero ver esse desenho para tomar uma decisão”, disse, durante anúncio dos nomes da equipe de transição. Em suma, sinalizou que vai privatizar a Cesta do Povo. Só não sabe ainda se fará totalmente ou pela metade. (Correio)

0 15:14 - 30 de Out // Nadia Santos |

A Petrobras divulgou, no início da tarde de hoje (30), o nome das empresas que foram contratadas para fazer uma investigação interna sobre os casos de corrupção denunciados pelo ex-diretor da companhia Paulo Roberto Costa. Em nota, a estatal confirmou a contratação de uma empresa brasileira, Trench, Rossi e Watanabe Advogados, e uma americana, Gibson, Dunn & Crutcher LLP, para apurar as denúncias feitas pelo ex-diretor. De acordo com a nota, as contratadas são duas empresas independentes especializadas em investigação e vão “apurar a natureza, a extensão e o impacto das ações que porventura tenham sido cometidas no contexto das alegações feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, bem como apurar fatos e circunstâncias correlatos que tenham impacto material sobre os negócios da companhia”.

0 15:06 - 30 de Out // Nadia Santos |

O vereador  Marcos Muniz , o Chispita, cedeu entrevista à rádio Andaiá FM para falar sobre as eleições da Mesa da Câmara de Vereadores em Santo Antônio de Jesus.

Albino Martins seria o candidato apoiado pelos vereadores da situação, mas devido o infarto que   sofreu ontem, isso não vai acontecer.

Chispita disse ter sido um “baque” para o grupo já que as ideias estavam definidas. Agora, o candidato do grupo do prefeito pode ser Chico de Dega, Cristiano Senna.

O edil está indignado com a decisão de alguns vereadores para eleição da Câmara  no dia 03 de novembro.   Para ele,  não houve respeito ao edil que sofreu o infarto, pois se tivesse acontecido com qualquer um dos 7 vereadores da oposição, a eleição da  Câmara não seria marcada para uma data tão próxima. “Será que não está sendo desumano por parte de cada um deles?”, questionou.

Ele criticou ainda o critério de desempate utilizado caso haja empate na pois, os únicos vereadores beneficiados seriam Bino e Délcio Mascarenhas.

0 14:49 - 30 de Out // Nadia Santos |

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo será iniciada no próximo dia 8 com encerramento em 28 de novembro. Segundo anúncio do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (30), os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando postos de todo país ficam abertos para intensificar a campanha. No combate à poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A previsão é que mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país sejam vacinadas. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais (vacina em gotas). Para crianças acima de 6 meses com vacinação atrasada, o ministério, no entanto, recomenda a vacina injetável. Na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos, com previsão de vacinação de 10,9 milhões de crianças. Para o sarampo, serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola. Ainda de acordo com o ministério, a campanha, considerada de seguimento, é realizada a cada cinco anos. Nos estados do Ceará e Pernambuco, a ação foi antecipada neste ano em razão de casos identificados em 2013 e 2014. Informações da Agência Brasil.

0 14:46 - 30 de Out // Nadia Santos |

A crise hídrica que atinge o estado de São Paulo fez o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) procurar a fundação esotérica Cacique Cobra Coral (FCCC). A entidade é comandada pela médium Adelaide Scritori, que diz incorporar o espírito do cacique Cobra Coral, entidade supostamente capaz de influenciar no clima. Segundo o porta-voz da fundação, Osmar Santos, ele conversou com assessores de Alckmin nesta quarta-feira (29) e um novo encontro estaria previsto para próxima semana. A FCCC afirma que é capaz de minimizar os impactos temporais e outros fenômenos naturais. A única exigência da entidade é a de que o governo não avance nas águas do Rio Paraíba do Sul, que abastecem o estado do Rio de Janeiro, para evitar a competição barrada pela Agência Nacional de Águas.  (BN)

0 14:43 - 30 de Out // Nadia Santos |

Na madrugada desta quinta-feira (30), cerca de de dez homens armados explodiram os dois únicos caixas eletrônicos do Banco Bradesco da cidade de Cristópolis, região do extremo oeste da Bahia. Segundo a polícia, o ataque aconteceu por volta das 3h, quando o grupo chegou em dois carros de passeio e instalou as dinamites nos equipamentos.

Após a explosão, os bandidos fugiram em direção a Barreiras. A quantia levada não foi divulgada. Até o momento, nenhum suspeito foi capturado. Apesar de uma caixa de registro de energia ter sido incendiada no momento em que aconteceu a ação crimininosa, o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras (DPT) descartou a hipótese do incêndio ter sido criminoso, segundo informou o site Oeste 10. (Aratu)

0 13:46 - 30 de Out // Redação |

0 13:46 - 30 de Out // Fonte: Valera Notícias |

 

A TV Globo causou polêmica ao exibir supostamente o órgão sexual de um ator durante o seriado “Sexo e as Negas”. Conforme o ator se aproxima da atriz, aparece na tela algo semelhante a um órgão genital masculino.

O fato foi apontado pelos próprios telespectadores na internet.

“Nada demais, quase não dá pra ver”, comentou um internauta num fórum de TV, enquanto outro questionou se eles não estavam usando tapa-sexo. “Eu acho que não”, respondeu um comentarista.

0 12:32 - 30 de Out // Lindaiara Conceição |

O dia normalmente pacato de Uauá foi interrompido com a violência de um assalto a banco com vítimas na manhã desta quarta-feira (30). De acordo com informações o vigilante do banco e dois clientes foram baleados. Os bandidos estavam num strada, veículo usado para fuga.

Os indivíduos chegaram pela estrada de Patamuté, roubaram um caminhão e colocaram na frente da agência. Depois de liberar os dois funcionários reféns na BR 116 fugiram em destino ignorado. Viaturas de Juazeiro já estão a caminho para juntos com a PM local encontra os meliantes.A quantia rouba não foi divulgada. E os atingidos passam bem. 

Imagens da câmera localizada próximo a Agência do Banco do Brasil em Uauá flagrou o momento em que os assaltantes fugiam do local do crime. No carro, aparentemente teriam dois bandidos na parte exterior da pick-up e mais dois dentro, um dirigindo e outro no banco de passageiro, todos fortemente armados. Observa-se também que há reféns em cima do veículo, quatro no total, três sem camisa.

0 12:30 - 30 de Out // Fonte: Assessoria |

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o processo seletivo especial para ingresso no curso de Licenciatura em Matemática, primeiro a ser ofertado na modalidade de Educação a Distancia (EAD) pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A seleção destina-se ao preenchimento de 300 vagas. As inscrições estarão abertas no período de 1º a 20 de novembro, exclusivamente pela internet, no site do Processo Seletivo da UFRB (www.ufrb.edu.br/prosel).

Pode concorrer às vagas o candidato que tiver concluído o Ensino Médio ou equivalente, das seguintes categorias: professor em exercício da rede pública, estadual ou municipal com no mínimo um ano de experiência, que não possua diploma de Licenciatura em Matemática e que comprove vínculo com a rede pública de ensino no ato da matrícula e público em geral que tenha realizado obrigatoriamente o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma das edições 2011, 2012 e 2013.

O processo seletivo especial será constituído de etapa única. Para professor em exercício na rede pública serão considerados os seguintes critérios: avaliação da documentação de comprovação de vínculo e tempo de serviço e carta de intenção. Para o público em geral, sendo consideradas para ordem de classificação as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do ENEM. O resultado final será divulgado a partir do dia 05 de dezembro, no site do Processo Seletivo da UFRB (www.ufrb.edu.br/prosel).

A matrícula dos alunos convocados será realizada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), de acordo com edital a ser divulgado posteriormente. O candidato convocado, ou seu procurador, deverá apresentar, além dos documentos que são comuns a todos os candidatos, aqueles correspondentes à modalidade de vaga escolhida. Para os selecionados por Reserva de Vagas, também será preciso apresentar a documentação exigida na Lei Nº 12.711/2012.

A oferta do curso de Licenciatura em Matemática EAD se dará também por meio de encontros presenciais a serem realizados nos polos de apoio presenciais estaduais em Vitória da Conquista, Macaúbas e Itabuna e nos polos de apoio presenciais municipais em Sapeaçu, Teodoro Sampaio, Ipirá e Rio Real, todos no Estado da Bahia. As aulas do curso terão início no dia 12 de janeiro de 2015.

Confira o Edital Nº 13/2014 - Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância.

Mais informações no site do Processo Seletivo da UFRB.

0 12:20 - 30 de Out // Fonte: Bahia Notícias |

O ano de 2015 contará com 14 feriados prolongados (conhecidos como feriadões). Apenas duas das 16 folgas previstas na Bahia irão cair no domingo (Páscoa e Proclamação da República). O primeiro feriado do ano, o 1º de janeiro da Confraternização Universal (onde, na Bahia, também se comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes), irá cair na quinta-feira, o que pode ser transformado em um feriadão. O mesmo acontece com o corpus Christi (4 de junho) e Independência da Bahia (2 de julho). Já na sexta-feira, irão cair os feriados Sexta-feira da Paixão (3 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro). Também podem ser tornar um feriado prolongado por caírem na segunda-feira as folgas de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida ou Dia das Crianças (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Os feriados de Tiradentes (21 de abril) e Nossa Senhora de Conceição da Praia (8 de dezembro) caírão na terça-feira no próximo ano

0 12:10 - 30 de Out // Fonte: Metro 1 |

O prefeito de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado (PT), vai disputar a presidência da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) contra Maria Quitéria (PSB), prefeita da cidade de Cardeal da Silva. O petista oficializou a candidatura no domingo (26). Uma das propostas de Machado é ampliar o Núcleo de Projetos para oferecer mais serviços; além da implantação de uma UTI móvel para atender aos municípios, e o atendimento jurídico para auxiliar ex-prefeitos por um tempo determinado. Ricardo Machado tem forte ligação com o governador eleito do estado, Rui Costa (PT).

0 12:00 - 30 de Out // Fonte: Correio |

Após os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mais cinco unidades da Federação adotarão o nono dígito nos números de celulares a partir do próximo domingo, 02. Todas as linhas móveis do Pará (DDDs 91, 93 e 94), Amazonas (DDDs 92 e 97), Roraima (DDD 95), Amapá (DDD 96) e Maranhão (DDDs 98 e 99) acrescentarão o algarismo “9” antes nos números atuais.

A mudança afeta 453 municípios, com cerca de 20 milhões de linhas habilitadas, e deve custar cerca de R$$ 58 milhões para as operadoras. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), haverá um período de transição até o dia 11 de novembro, durante o qual as chamadas realizadas com oito dígitos ainda serão completadas.

Depois desse prazo, os clientes que não discarem o nono dígito receberão mensagens de orientação até o dia 9 de fevereiro de 2015. Após essa fase, nenhuma chamada com oito dígitos será completada nessas regiões. “Pode haver alguma instabilidade no primeiro dia, mas, a partir daí, o sistema voltará ao normal, sem nenhum problema”, garantiu o presidente da Anatel, João Rezende.

Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte adotarão o nono dígito em 31 de maio de 2015. Minas Gerais, Bahia e Sergipe farão a mudança em 11 de outubro do próximo ano. Já as Unidades da Federação restantes da Região Norte e as todas as localizadas no Centro-Oeste e Sul devem fazer a migração até o fim de 2016.

0 11:50 - 30 de Out // Fonte: Estadão Conteúdo/VEJA |

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) embarcou nesta quarta-feira de Brasília para a Base Naval de Aratu, na Bahia, onde pretende descansar até domingo depois da campanha eleitoral. Ela ficou quarenta dias distante de seu gabinete no Palácio do Planalto. A presidente passará as férias com a filha, Paula, e o neto, Gabriel, no litoral baiano, onde costuma frequentar a praia de Inema. Em entrevista à TV Bandeirantes nesta terça-feira, Dilma disse estar "muito cansada". Segundo Dilma, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lhe recomendou que descansasse por mais tempo no telefonema que fez para cumprimentá-la pela reeleição. "Ele achou muito pouco. Eu acho que lá eles têm o hábito de tirar um tempo maior", comentou a presidente, justificando que "não tem como" seguir o conselho de Obama. "Talvez lá no Natal a gente pegue e emende um pouquinho o Natal com o fim do ano."

0 11:40 - 30 de Out // Fonte: Tribuna da Bahia |

Quatro pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Federal realizada na tarde de quarta-feira (29), na cidade de Santo Estevão. Com eles foram apreendidos armamento de uso registro que seriam utilizados em práticas criminosas como assalto a banco e tráfico de drogas.

De acordo com o delegado Val Goulard, da Polícia Federal, seis fuzis - AK47 com munições 762 e quatro M16, com munição 556 – foram apreendidos com os acusados, que foram contratados por uma quadrilha para transportar as armas das cidades de Montes Claros e Uberlândia (MG) para Feira de Santana.

Ainda de acordo com o delegado, os acusados Cicero José da Silva, Diogo Prado Oliveira Didone, Roberto Rosa e Luís Carlos lima Santos, podem ter ligação direta com quadrilhas de assalto a banco e tráfico.

Segundo ele, a polícia chegou até os homens após receber uma denúncia de que as armas estariam vindo para Feira de Santana.

“Recebemos uma informação do posto de que meliantes estavam trazendo armamentos de cidades mineiras para Feira de Santana. Diante disso realizamos algumas campanas e esses indivíduos foram presos em Santo Estevão”, disse.

0 11:30 - 30 de Out // Fonte: Mídia News |

"Nós temos que nos lembrar que disputamos, como nunca, uma eleição desigual com o outro lado usando a máquina pública, a infâmia, a mentira contra nós". A frase, em tom de desabafo, é do senador mineiro e candidato derrotado na eleição presidencial Aécio Neves (PSDB), que engrossou o coro tucano que de que reeleição de Dilma Rousseff (PT).

A tese já havia sido difundida pelo vice de Aécio, o também senador tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP), que também em vídeo declarou que a oposição do PSDB ao governo petista deve ser “firme, consciente. Trazer para o Senado, para a Câmara, a indignação das ruas. Vamos continuar em contato porque a Dilma ganhou a eleição mentindo”.

Mais tarde, completou que o processo eleitoral também trouxe bons frutos e que estará vigilante no Senado acompanhando e cobrando do governo as promessas levantadas durante a campanha eleitoral.

"Aconteceu, e isso a gente não pode esquecer, uma outra coisa extraordinária: O Brasil acordando, as pessoas indo para as ruas querendo ser protagonistas do seu próprio destino. É essa é a maior força que nós temos hoje. A nossa união.fiscalizarmos as ações a cada dia desse governo e cobrarmos resultados. Fiquem tranquilos que eu estarei atento e vigilante para que cada compromisso da campanha seja agora cumprido".

No vídeo, Aécio agradeceu ainda às manifestações de tristeza de seus eleitores pela derrota no processo eleitoral e, parafraseando o avô Tancredo Neves, pediu: "Não vamos nos dispersar".

0 11:20 - 30 de Out // Fonte: Tribuna da Bahia |

Após o período de funcionamento experimental durante a Copa do Mundo, o Terminal Marítimo de Salvador deverá finalmente entrar um funcionamento normal a partir de dezembro, segundo prevê a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A confirmação, contudo, depende da Secretaria Especial dos Portos, que definirá uma data oficial para a entrega do equipamento.

De acordo com o órgão estadual, a única etapa da obra que falta à estrutura física para garantir seu pleno funcionamento é a instalação elétrica, a ser realizada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) – O equipamento funciona atualmente com um gerador de energia – dentro dos próximos 15 dias.

“Tenho certeza que o funcionamento do terminal será um passo decisivo no processo de revitalização da zona portuária que é o bairro do Comércio”, afirmou o diretor-presidente da Codeba, José Rebouças.

O Terminal Marítimo já está funcionando para o embarque e desembarque de passageiros dos cruzeiros que chegam diariamente à capital baiana. Esta área específica fica no térreo do prédio, e já conta com toda estrutura necessária para as operações de viagem necessárias a todo terminal deste porte, como o posto obrigatório da Polícia Federal integrada à Receita Federal. Atualmente o equipamento é administrado pela Codeba.

0 11:10 - 30 de Out // Fonte: Forte no Recôncavo |

Foi assassinado a tiros nesta noite de quarta-feira (29), um homem conhecido como "Jorjão", que não teve nenhuma chance de reação quando estava sentado na cadeira de um bar e foi alvejado por disparos de arma de fogo efetuados por dois homens montados numa motocicleta de dados desconhecidos. O fato aconteceu na frente de várias pessoas em Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano. A população encontra-se em pânico, pois apesar da violência, nunca tinham vivenciado algo do gênero abertamente como nesse homicídio cruel. A Civil investigará o caso e o corpo foi removido para o IML de Santo Antônio de Jesus.

0 11:00 - 30 de Out // Fonte: Política Livre |

Em meio à tentativa de quebrar a hegemonia do atual presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, cujo mandato já dura oito anos, o deputado estadual Alan Sanches (PSD) surge como a mais nova alternativa para o embate. Em contato com a Tribuna, Sanches, que já foi presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e é líder do PSD no Legislativo Estadual, bem como braço direito do senador eleito Otto Alencar, afirmou não ter “absolutamente” nada contra o atual gestor. No entanto, disse ser a favor da renovação no parlamento e o fim da reeleição. “Por conta disso, ouvirei os meus pares e coloco o meu nome à disposição para fazer uma Assembleia ainda melhor. Pelo relacionamento criado com os colegas nesta legislatura buscarei consenso. Não busco unanimidade na base aliada nem no partido, mas, democraticamente, vou buscar a maioria”, frisou. Ele destaca ainda integrar a segunda maior bancada da Casa, o PSD, que elegeu oito deputados, ficando atrás apenas do PT, com 11, o que, consequentemente, o credencia para o embate. Além de Alan Sanches, estariam no páreo o deputado reeleito Sargento Isidório (PSC), o atual líder da bancada do governo, Zé Neto (PT) e o líder da bancada do PT, Rosemberg Pinto.

0 10:50 - 30 de Out // Fonte: Forte no Recôncavo |

Uma fatalidade deixou os moradores do Bairro Miradouro em Cruz das Almas, município do Recôncavo Raiano, abalados nas primeiras horas da noite desta quarta-feira (29). Segundo informações, a fatalidade ocorreu quando uma van de transporte escolar fazia uma manobra minutos após deixar a criança na porta de casa e quando o motorista engatou a marcha ré veio a atropelar a criança que ainda agonizando foi socorrida por uma equipe do SAMU/192, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o trajeto até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h). Amigos e familiares estavam desolados por tamanha dor da perda da criança de prenome Davi que morreu aos três anos de vida. O corpo que estava no necrotério da UPA, foi removido horas depois para o IML de Santo Antônio de Jesus, onde será necropsiado

0 10:40 - 30 de Out // Fonte: O Globo |

A partir deste sábado, dia 1º0, arriscar-se em ultrapassagens perigosas vai custar mais caro para motoristas que forem flagrados pela fiscalização. Nesta data entra em vigor a lei federal que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as onze mudanças no código, estão as que aumentam a multa para esse tipo de infração e ainda as que endurecem o valor imposto a motoristas que praticam rachas. Em 2013, foram registadas 285.889 infrações, em casos que sofrerão punição mais severa; este ano, elas já somam 233.077.

No caso de ultrapassagens em que se força uma manobra perigosa com veículo vindo em sentido contrário, o valor da penalidade aumenta mil por cento, de R$ 191,54 para R$ 1.915,40. A multa para quem ultrapassar pelo acostamento, hoje de R$ 127,69, passará a R$ 957,70, uma alta de 650%. E as ultrapassagens em local proibido sofrerão reajuste de 500%, indo dos atuais R$ 191,54 para R$ 957,70. A percentagem valerá ainda para infrações como ultrapassagem em subidas, curvas e locais sem visibilidade.

Os rachas, se terminarem em acidente com morte, poderão levar o culpado a passar de cinco a dez anos na prisão. Sem vítimas, se a prática for flagrada, pode terminar em pena de três anos de prisão para os motoristas, e em multa mais cara: dos R$ 574,62 atuais, passará para R$ 1.915,40. Caso haja vítimas não fatais, a pena prevista no código modificado é de seis anos de prisão.

De acordo com o Denatran, as infrações, além de passíveis de cobranças mais caras, são consideradas gravíssimas e valem a retirada de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A nova lei prevê ainda que ultrapassagens perigosas e rachas custem aos motoristas envolvidos 12 meses sem o direito de dirigir. Já se o culpado for reincidente, o valor da multa dobra.

Em nota, o Denatran afirmou que “o objetivo das mudanças é aumentar a segurança de motoristas e pedestres e das infraestruturas urbanas numa combinação de medidas que inclui a cooperação nacional, a partilha de boas práticas, a realização de estudos de investigação, a organização de campanhas de sensibilização e a adoção de regulamentação”. No texto, o órgão diz ainda que pretende “incentivar os motoristas a conduzirem os veículos de forma segura”.

A Polícia Rodoviária Federal informou que, como os pardais não conseguem detectar detalhes além de excesso de velocidade, a fiscalização será feita “onde houver presença de agente de trânsito ou aparelhos de videomonitoramento”.

Mau resultado a longo prazo

0 10:30 - 30 de Out // Fonte: Forte no Recôncavo |

Foi preso por policiais civis em Muritiba nesta quarta-feira (29), João José Conceição de Jesus, 20 anos, vulgo “Joãozinho”. A prisão ocorreu no Bairro Padre Piazza. Segundo informações, o acusado possuía diversos mandatos de prisões em aberto por duas tentativas de homicídio e diversos outros crimes. A prisão foi realizada graças a uma insistente investigação por parte dos investigadores do SI- Serviço de Investigação da Civil. O mesmo permanece preso na delegacia da cidade à disposição da justiça.




Colunistas


Classificados