clique para fechar
clique para fechar
"Deveria ter dez dias de festa" Humberto Leite, sobre São João 2014


Últimos Comentários



Enquete



0 14:17 - 29 de Jul // Redação |

 

 

 

 

0 20:08 - 22 de Jul // Fonte: Metro 1 |

Abrindo a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Vitória não vive uma boa fase. Ou melhor, não chega nem perto de uma fase regular. Para piorar a situação, os jogadores que não atuaram mais de 45 minutos contra o Corinthians no último domingo (22), no Barradão, participaram de um jogo-treino nesta terça-feira (22) contra o time da FTC, na Toca do Leão. Não, eles não perderam. A fase não é tão péssima assim. Mas empataram -- algo anormal para um time profissional da Primeira Divisão.

 O técnico Jorginho observou o time formado com algumas peças importantes no elenco, como os recém-contratados Marcinho, Luis Aguiar, além do volante Cáceres. Mas o comandante leonino não gostou muito do que viu. A equipe empatou em 2 a 2 com o time da FTC. Cáceres e Vinícius marcaram para o Vitória. Que fase, não?

 Os jogadores voltam ao treinamento na tarde desta terça. O Leão está em 17º no Brasileirão.

0 20:06 - 22 de Jul // Fonte: Metro 1 |

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 254 candidatos nas eleições de outubro deste ano não completaram o ensino fundamental. O número quase dobrou em relação ao processo eleitoral de quatro anos atrás, quando foi de 132. Do total, 182 são postulantes que concorrem a vagas de deputado estadual e 65 ao cargo de deputado federal. Somente um é candidato ao Senado. Em contrapartida ao número dos que sabem apenas ler e escrever, quase 46% declarou ter ensino superior completo. No caso de ensino completo, o maior percentual está entre os que disputam a vaga de vice-presidente -- 100% dos candidatos.

 Dos candidatos à Presidência da República, nove concluíram a faculdade, não fazendo parte deste número apenas José Maria de Almeida (PSTU), que não concluiu o ensino médio, e Levy Fidelix (PRTB), que tem ensino superior incompleto.

0 20:01 - 22 de Jul // Fonte: Correio | Polícia

Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta terça-feira (22) em Inhambupe, cerca de 160 quilômetros de Salvador, depois de confessar ter assassinado o empresário Luiz Antônio de Souza Santos, 46, morto dentro de casa no último domingo (20).

 De acordo com a Polícia Civil, o garoto, que trabalha como mecânico, disse ter ido a residência de Luiz Antônio a pedido dele, para verificar um defeito no veículo do empresário.

 Os dois se conheceram há seis meses num evento que reuniu proprietários de sons automotivos, realizado na cidade, e desde então o autor prestava serviços ao empresário.

 Segundo a polícia, o adolescente disse que depois do conserto os dois saíram de carro e, durante o passeio, o empresário teria convidado o garoto para manter relações sexuais. Ao chegar na residência, o adolescente negou o pedido e o atingiu com um tiro na cabeça.

 A arma utilizada no crime, um revólver de calibre 32, ainda não foi recuperado. O adolescente chegou a postar uma foto do revólver numa rede social, dois dias antes do crime.

 A polícia não acredita na versão apresentada pelo adolescente. Ele foi encaminhado ao Ministério Público para adoção de medidas socioeducativas.

0 20:00 - 22 de Jul // Fonte: Correio |

Um idoso esfaqueou a esposa e a empregada doméstica que trabalhava em sua casa na tarde da última sexta-feira (18). Antônio Ribeiro de Oliveira, 81 anos, ainda se golpeou com a faca, mas já recebeu alta do hospital e foi preso em flagrante.

 O caso aconteceu dentro da residência do casal de idosos, no bairro de Vila Olímpia. A esposa do autor do crime, Maria Zenilda dos Santos, 74 anos, tinha câncer na região do abdôme e fazia sessões de quimioterapia. Ela foi golpeada na região do tumor e morreu no último domingo (20), após ficar internada no Hospital Emec, em Feira de Santana.

 Antônio e a empregada, Maria Oliveira Nascimento, 54 anos, foram internados no Hospital Clériston Andrade e receberam alta no último sábado (19). Segudno Maria Clécia Vasconcelos, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, o idoso foi preso em flagrante e encaminhado para o presídio de Feira de Santana.

 A delegada afirma que o acusado não conseguia falar durante o interrogatório, pois aparentava estar transtornado, mas depoimentos colhidos com a família indicam que ele não tinha um bom relacionamento com a empregada, o que teria motivado o crime. "Ele tinha problemas com a empregada e a mulher costumava proteger a doméstica e ficar do lado dela", relata Vasconcelos.

0 19:58 - 22 de Jul // Fonte: Correio |

Onze dos 14 presos que foram soltos na delegacia de Amargosa durante uma revolta da população pela morte de um bebê, na última quarta-feira (16), já foram recapturados pela polícia. Um grupo invadiu a delegacia durante os protestos e incendiou o local.

 De acordo com o Coordenador do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Moisés Damasceno, dois dos fugitivos foram detidos na segunda-feira (21) e eles os demais foram encaminhados para delegacias vizinhas, como a de Santo Antônio de Jesus, já que a de Amargosa foi destruída pelo incêndio.

0 18:59 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Tecnologia

Documentos do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) publicados nesta terça-feira (22) revelam como vai funcionar o relógio inteligente da Apple, chamado pela companhia de “iTime”, e é similar a um iPod nano preso a uma pulseira. Os documentos são referentes ao pedido de patente da tecnologia. A Apple iniciou o processo de registro em 20 de julho de 2011.

O iTime possui uma tela sensível ao toque que, acoplada a uma pulseira recheada por circuitos, transforma o dispositivos em um relógio inteligente. A tela do iTime pode ser removida e ser utilizada autonomamente como um iPod nano, como a Apple chama a atenção nos documentos.

O aparelho é capaz de se comunicar com iPhones e iPads para receber notificações desses aparelhos. A Apple especifica essa integração no documento. “Uma ligação, uma mensagem de texto, um post em uma rede social ou uma notícia direcionada ao dispositivo eletrônico do usuário pode causar uma notificação que será exibida à pulseira eletrônica do usuário mais próxima”, escreve a empresa.

“Se uma notificação alerta o usuário de uma ligação no telefone, por meio da interação com a pulseira eletrônica, o usuário pode aceitar ou recusar a ligação. Assim, vantajosamente, o usuário pode usar a pulseira eletrônica como uma interface remota de input/output para o celular”, detalha a Apple.

O funcionamento lembra o do Galaxy Gear, relógio inteligente da Samsung, que é compatível com tablets e smartphones da linha Galaxy. A expectativa do mercado é que a Apple lance o aparelho em setembro, mês em que costuma apresentar novos iPhones e iPads.

Os circuitos integrados presentes na pulseira, porém, fazem com que o aparelho seja capaz de executar outras funções, como monitorar o batimento cardíaco, rastrear os movimentos do usuário com um acelerômetro e receber notificações baseada na localização do usuário, dada a presença de um GPS.

Com isso, gesto de mão poderão ser usados para controlar smartphones e tablets que estejam conectadas ao iTime. “O gesto pode ser um movimento horizontal para uma opção de ação, e pode ser um movimento vertical para outra opção”, explica a Apple.

Fonte:G1

0 18:56 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Brasil
A cada 10 candidatos das eleições de 2014, apenas três são mulheres, divulgou nesta segunda-feira (21) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos quase 25 mil postulantes a vagas de presidente, governador, senador e deputados, 29,7% (7,4 mil) são do sexo feminino. Mesmo baixa, a proporção já é maior do que a registrada nos últimos pleitos. Com a assinatura da Lei nº 12.034, em 2009, cada partido passou a ter, obrigatoriamente, uma reserva de no mínimo 30% de candidaturas para cada sexo. Com a definição, o número de mulheres que pleiteiam vagas atingiu alta de 841,3% em 20 anos. Nas eleições de 1994, elas representavam apenas 6,9% dos inscritos para a disputa eleitoral. Informações do G1.
0 18:56 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Esporte

O Real Madrid anunciou nesta terça-feira (22) a contratação do meia colombiano James Rodríguez, 23, que estava no Monaco, da França, e foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2014, com seis gols.

James, que já passou por exames médicos, assinou um contrato de seis anos com o clube espanhol e será apresentado para a torcida na tarde desta terça-feira no estádio Santiago Bernabéu.

Os clubes não falam em valores, mas, segundo o jornal espanhol "Marca", o Real vai desembolsar 80 milhões de euros (R$ 240,5 milhões) pela contratação do jogador.

O colombiano chega ao clube como uma das grandes estrelas do Mundial disputado no Brasil. Além de ter anotado gol em todos os jogos da sua seleção no torneio, James foi ainda o autor do tento mais bonito da Copa, segundo uma eleição feita pela Fifa.

O lance ocorreu nas oitavas de final, contra o Uruguai, no Maracanã. Foi o primeiro gol na vitória por 2 a 0. James dominou no peito um passe de cabeça e emendou de fora da área, sem deixar a bola cair.

O jogador colombiano é a segunda contratação de impacto do Real após a Copa. Na semana passada, o clube acertou com o meia Toni Kroos, um dos destaques da seleção alemã, que conquistou o tetracampeonato no Brasil.

Fonte:Correio 24 hrs
0 18:54 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Brasil
Falhas na concepção do projeto executivo causaram o desabamento do viaduto em Belo Horizonte há 19 dias, afirmou nesta terça-feira (22) a construtora Cowan, responsável pela obra. A informação foi colocada em pareceres técnicos de especialistas contratados pela empresa depois do acidente. "Os resultados dos pareceres técnicos sobre o projeto executivo, fornecido pela Sudecap [Superintendência de Desenvolvimento da Capital], apontou falhas de concepção provocando a queda do ramos sul do Viaduto Batalha dos Guararapes", informou a Cowan. Os técnicos devem detalhar ainda nesta terça, em entrevista coletiva, os erros cometidos. Duas pessoas morreram no acidente. Informações do UOL.
Fonte:Bahia Notícias
0 18:53 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Bahia

O Bahia não tem mais interesse em contar com o meia argentino Leandro Romagnoli. A diretoria tricolor acionou a Fifa nesta terça-feira (22) pelo não cumprimento de um acordo firmado ainda no começo do ano. O jogador deveria ter se apresentado ao clube no dia 1º de julho, mas respondeu ao clube que não poderia desembarcar no Brasil enquanto o San Lorenzo tivesse compromissos pela Libertadores.

"Notificamos o jogador na semana passada. A resposta do atleta é de que queria vir para o clube, mas que tinha um acordo anterior para permanecer no San Lorenzo. Só que o Bahia não foi comunicado disso anteriormente e no nosso contrato contém uma cláusula de que ele teria que se apresentar no dia 1º de julho. Não existia fator impeditivo para que ele viesse para o clube. Como ele agiu de má fé, terá que responder por isso", explicou Victor Ferraz, diretor jurídico do Bahia, ao iBahia Esportes.

De acordo com Victor Ferraz, o Bahia agora espera a Fifa se manifestar. Um advogado especializado em trâmites como esse está acompanhando o caso. "Além do pagamento da multa prevista em contrato (cerca de R$ 1 milhão), o clube exige a devolução de todos os valores gastos, desde o deslocamento da equipe médica para exames na Argentina a de diretores para negociação. Todos os gastos que o clube teve. Tudo isso vai ser objeto de cobrança. O clube cumpriu com todas as suas obrigações", garantiu Ferraz.

Na semana passada, o diretor de futebol Ocimar Bolicenho há havia adiantado ao iBahia Esportes que o clube não tinha mais interesse no jogador. "Não vem. A gente já notificou ele (Romagnoli). Ele está descumprindo um acordo. O departamento de futebol não conta mais com ele e o caso já está no departamento jurídico", explicou o dirigente, no dia 15 de julho.

Arrependimento 
Na Argentina, Romagnoli disse que se arrependimento de ter assinado o pré-contrato com o Bahia. Porém, garante que se apresentará ao Esquadrão. "Na época que eu assinei, eu pensei que era o melhor. Mas a medida que os dias passavam, comecei a pensar e percebi que tenho muitas coisas aqui, como a minha família e o clube que cresci. E eu tenho que ir sozinho para lá, porque minhas meninas são grandes. Eu estava pensando sobre todas aquelas coisas que a princípio eu não coloquei na balança. Mas é isso. Eu sou um cara que guarda a palavra. Vou cumprir o contrato", afirmou, segundo o Clarín.

Empresário
Na noite de segunda-feira (21), o empresário Shai Lerner confirmou a vinda do jogador ao Brasil em entrevista à rádio CBN Salvador. "Isso posso garantir. O número da camisa o Bahia depois que tem que decidir. A gente acredita que seja a 10 mesmo. Se não for, posso dizer que vai vestir a camisa do Bahia com muito orgulho". Lerner também tentou explicar o imbróglio do contrato. "No contrato com o San Lorenzo, tem falando que ele tem renovação automática se estiver em alguma competição, tanto da Federação Argentina como da Conmebol. Como a Libertadores é da Conmbebol e o San Lorenzo está competindo, ele teve automaticamente a prorrogação de contrato".

Ouça a entrevista do empresário de Romagnoli na íntegra aqui


O problema é que o fechamento da janela de transferências internacionais será no dia 13 de agosto, mesma data da final da Taça Libertadores. Caso o San Lorenzo avance à decisão, Romagnoli não poderia ser inscrito pelo Bahia em nenhuma competição nesta temporada. Na semifinal do torneio, o time argentino de Romagnoli encara o Bolívar. A primeira partida será nesta quarta (23), enquanto a volta acontece no próximo dia 30.
Fonte:IBahia
0 18:51 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Brasil

Um paredão construído há 100 anos para represar o Rio Verde e gerar energia em Varginha (MG) secou por causa da estiagem que atinge a região e agora está à mostra. A barragem fazia parte de uma usina que era responsável pelo abastecimento de 52 municípios do Sul de Minas. A unidade foi desativada no final da década de 1950.

A atual situação do Rio Verde, que em muitos pontos agora parece apenas um pasto, surpreende os moradores.

"Desde a infância a gente frequenta aqui porque meu pai sempre gostou de pesca. Na minha vida, nunca vi uma situação desse jeito. A água chegou a passar um metro acima do paredão. É como se a gente tivesse perdido uma parte da infância", reclama o produtor musical Rosildo Beltrão.

No mês de janeiro, o volume de chuvas registrado em Varginha foi de 117,9 milímetros, menos da metade do previsto. Para não comprometer o abastecimento de água na cidade, a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) teve que investir em uma nova forma de captação.

"Em fevereiro nós colocamos uma captação por meio de balsa flutuante no meio do Rio Verde. Essa balsa lança a água no nosso canal. Isso fez com que a população fosse totalmente abastecida", explica o gerente regional da Copasa, Marco Aurélio Ribeiro.

Pelos estudos da Copasa, a previsão é que volte a chover até novembro. Até lá, a cidade não corre risco de desabastecimento. Mesmo assim, segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde, nos 31 municípios banhados por essas águas, a situação pode demorar a voltar ao normal.

"O impacto é direto. Essa água da Bacia do Rio Verde, como em outras regiões, é usada para a irrigação, principalmente neste período seco. Ela é usada para a atividade industrial, para todas as atividades econômicas, não tem como fugir disso. Ver a atuação de um rio secando é um impacto muito grande e isso assusta, chamando a atenção da sociedade para adotar medidas preventivas e corretivas em relação a isso. No momento, não há o que fazer a não ser economizar água", diz o presidente da bacia hidrográfica, Valentim Calenzani.

Fonte:G1

0 18:50 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Brasil

Com o fim da Copa do Mundo 2014, viria a aposentadoria de Galvão Bueno em narrações de Mundiais. No entanto, em entrevista à revista Veja, Galvão revelou que voltou atrás na decisão e que acabou de renovar contrato com a Rede Globo até 2019. Narrando Copas desde 1974, ele havia anunciado anos antes que o torneio no Brasil seria o seu último.

"A vida é dinâmica. Eu me sinto extremamente feliz hoje trabalhando. É um novo desafio. Foram-me propostas coisas novas. Cheguei à conclusão de que é o que eu gosto de fazer, o que sei fazer, é onde eu realmente me realizo. E tem uma história de quarenta anos. Enquanto me sentir bem, com saúde e em condições de fazer o trabalho, e a Globo entender que eu sou importante nesse trabalho, vou ficar. Tenho contrato até depois da Copa de 2018. Não tenho motivos para parar agora. Então, por que parar?", declarou na entrevista.

 Galvão opinou, ainda, sobre a Seleção Brasileira e quem deveria ser o próximo técnico, antes de ter sido divulgada a escolha de Dunga pela Confederação Brasileira.

"Deve existir um gestor, um sujeito com experiência e conhecimento do futebol internacional, que saiba como se trabalha na França, na Itália, na Espanha, no Brasil. É alguém para se preocupar menos com o dia a dia e mais com os caminhos a ser seguidos. Na minha opinião, ninguém está mais bem preparado neste momento para assumir essa tarefa do que o [ex-jogador] Leonardo. É um sujeito que fala cinco idiomas, foi campeão na França e na Itália e tem formação de técnico e gestor".

O locutor esportivo ainda rebateu as críticas de que ele faria elogios demais ao jogador Neymar. "Para aqueles que dizem que exagero, gostaria que ouvissem narrações de locutores de outros países. Sou até contido".

Fonte:Correio 24 hrs

0 18:49 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Internacional
A Organização das Nações Unidas (ONU) se manifestou nesta terça-feira (22) sobre os conflitos entre israelenses e palestinos. O secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, pediu que ambas as partes voltem a dialogar. “Minha mensagem aos israelenses e palestinos é a mesa: parem de brigar. Começem a dialogar. E assumam as causas profundas do conflito para que não voltemos à mesma situação daqui seis meses ou um ano", disse o secretário, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv. Ki-moon está em visita à região. Antes, ele se reuniu com o presidente do Egito, a quem agradeceu o esforço para um cessar-fogo em Gaza. De acordo com informações da Unicef, 121 crianças já morreram durante o conflito, e 80 delas tinham menos de 12 anos. Em 15 dias, 593 pessoas de Gaza já sofreram com a ofensiva israelense. 
Fonte:Bahia Notícias
0 18:47 - 22 de Jul // Leozinho Valente | Bahia
Embora aliado político do prefeito ACM Neto (DEM), o candidato ao Senado Geddel Vieira Lima (PMDB) cobrou mais "rigor" da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) em relação à falta de licenças do metrô de Salvador. Como revelou o Bahia Notícias (veja aqui), a operadora CCR Bahia tem uma série de pendências documentais, a exemplo da falta de Habite-se das quatro estações em operação. "A prefeitura tem que ser mais rigorosa. Compreendo a tese do prefeito de que tem que colaborar com a cidade, mas a Sucom tem que tornar público o que está faltando, pedir para cumprir, dar o prazo e, se necessário, manda parar o metrô", sugeriu o peemedebista, em contato com o BN. Ele compara situações recentes no Brasil e no mundo para solicitar que seja exigida a quitação das lacunas da operadora do transporte com o Município. "A prefeitura não pode compactuar com a incompetência da empresa e do governo do Estado. Recentemente houve um acidente grave com o metrô de Moscou. O prefeito de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, até hoje é acusado como corresponsável na tragédia da Boate Kiss por não fiscalizar o empreendimento", lembrou. Para Geddel, cabe à prefeitura não permitir a colocação em prática de um ditado popular na cidade. "O brasileiro tem mania de só fechar a porta depois de roubado. Deus nos livre e guarde, mas se acontecer alguma coisa, ninguém vai falar que o metrô funcionou por generosidade da prefeitura, mas vai dizer que a prefeitura não mandou parar", avaliou.
 Fonte:Bahia Notícias
0 18:41 - 22 de Jul // Lindaiara Conceição | Santo Antônio de Jesus

Presente hoje na solenidade de abertura do Showroom da Indústria, o prefeito Humberto Leite foi questionado sobre a necessidade de implantação de uma indústria asfáltica na cidade, ele afirmou que o município já tem uma empresa voltada para este seguimento e que investir em outra seria gasto desnecessário do dinheiro público. “Infelizmente nós temos em Santo Antonio de Jesus uma empresa que já faz isso, seria até uma má aplicação dos recursos públicos, eu iria concorrer com uma empresa que já existe, quando a gente precisa vai lá e compra. O mercado ainda é incipiente”, explicou.

Sobre o asfaltamento do município, Humberto comentou o andamento das obras. “Já estamos fazendo um bom investimento nessa área, o que você começa hoje só vai terminar daqui a três anos mais ou menos. Eu já vou fazer uma “lama asfáltica”, olha lá que eu não faça esse ano, eu sou muito falastrão, todo mundo diz isso, mas eu vou fazer uma “lama asfáltica” ainda esse ano na Luis Viana, ou seja, uma pintura que a gente dá de um centímetro mais ou menos, e pelo menos rejuvenesce o pavimento até que a gente possa fazer um investimento maior naquela avenida”, contou.

O terreno em que deve ser construída a unidade de ensino da rede SESI/SENAI, está situada numa área que carece de investimento em asfaltamento, sobre isso, o prefeito disse que só poderá fazer alguma coisa no ano que vem, já que o orçamento não cabe mais a inclusão desse projeto. “Nós vamos fazer o projeto e colocar no orçamento do próximo ano, este ano não tenho mais orçamento, eu só posso gastar, não posso chegar aqui e projetar nada de novo, então a gente vai colocar orçamento do próximo ano, fazer o asfaltamento da Castro Alves, Cajueiro e Viriato Lobo, pretendemos concluir a obra de asfaltamento daquela região”, prometeu.

 

LCS™

 

0 17:20 - 22 de Jul // Lindaiara Conceição/Assessoria | Economia

O presidente da FIEB, Carlos Gilberto Farias, participou hoje (22), da abertura do Showroom da Indústria, juntamente com o prefeito de Santo Antonio de Jesus, Humberto Leite e outras autoridades. A exposição busca fortalecer o segmento industrial e vai apresentar aos visitantes os produtos e serviços oferecidos pelas indústrias da região. O evento é aberto ao público, porém apenas indústrias participantes poderão expor seus produtos nos espaços do showroom.

Na oportunidade, dirigentes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia se reuniram com empresários e lideranças da região, para apresentar os serviços oferecidos ao setor industrial pelas instituições que integram o Sistema FIEB – SESI, SENAI, IEL e CIEB. Realizado em parceria com o Sebrae, que também vai apresentou seu portfólio, o encontro segue uma das principais diretrizes da nova gestão da FIEB, que é contribuir para o aumento da competitividade industrial no interior.

O showroom vai funcionar no espaço de eventos do MegaChina Shopping, situado na Avenida Governador Roberto Santos, nos dias 22 e 23 de julho, das 11h às 21h. O evento é realizado pelas Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, SEBRAE, Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus e Sistema FIEB.

 A agenda da comitiva do Sistema FIEB em Santo Antônio de Jesus contemplou, ainda, um encontro com a imprensa, que também aconteceu no espaço de eventos do MegaChina Shopping. Após a coletiva, foi realizado o seminário: “As Tendências para a Indústria Regional”, oferecido pela equipe do SEBRAE.

0 17:03 - 22 de Jul // Priscila Braga |

0 17:00 - 22 de Jul // Nadia Santos |
O Centro Regional de Referência para Educação Permanente em Crack, Álcool e Drogas (CRR) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reabre suas turmas para cursos presenciais em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. A estratégia faz parte do conjunto de ações adotada pelo Governo Federal como meta do Plano Nacional de Enfrentamento ao Uso de Drogas. Os cursos têm vagas limitadas. O público-alvo são profissionais profissionais da saúde que atuam na rede hospitalar de Feira de Santana. Este curso é inteiramente gratuito. Tem carga horária de 60 horas-aula. As aulas serão quinzenais, ministradas no SEST SENAT - Feira de Santana. 
 A UFRB tem sido uma parceira do Governo Federal na Política Nacional Sobre Drogas. Existem hoje várias ações sendo realizadas por docentes e discentes que contemplam ensino, pesquisa e extensão com foco no uso problemático de substâncias psicoativas. Com isso a intenção é criar uma rede de apoio aos gestores e a população do recôncavo no sentido de consolidar estratégias e redes de proteção e desenvolvimento regional que reduzam os danos produzidos pelo uso abusivo de substâncias psicoativas. 
 
Mais informações no site www.ufrb.edu.br/crr ou pelo  e-mail: crr.ufrb@gmail.com     telefone (75) 3632-2392. ,
 
0 16:54 - 22 de Jul // Nadia Santos |

UNIDADES DE ATENDIMENTO: Os candidatos interessados devem se dirigir à unidade central do SINEBAHIA, situada na Avenida Roberto Santos,s/n Shopping Itaguari 2° piso. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: das 07:00hs às 15:30hs(senhas distribuídas a partir das 06:00hs).

 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Imprescindível portar número do PIS, PASEP ou NIS; Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

 Empacotador (pessoas com deficiência)

Desejável ensino médio completo / Ambos os sexos

02 vagas

 Assistente administrativo (pessoas com deficiência)

Desejável ensino médio completo / Ambos os sexos

02 vagas

 Auxiliar de linha de produção (pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo / Ambos os sexos

Experiência mínima de 06 meses ou referência

03 vagas

 Assistente Administrativo ( entregar currículos no Sinebahia)

Ambos os sexos/ ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira ou carta de referencia   

01 vaga

Operador de Empilhadeira

Sexo masculino/ CNH B

Experiência mínima de 06 meses em carteira ou carta de referência    

01 vaga

Serralheiro

0 16:49 - 22 de Jul // Nadia Santos | Santo Antônio de Jesus
Na tarde desta terça-feira, 22, um casal se feriu durante briga conjugal no Loteamento Parque São João, em Santo Antônio de Jesus. 
Em relatos à rádio Andaiá FM, vizinhos relataram que inicialmente a mulher deu uma facada na barriga do esposo e como resposta, ele a esfaqueou no pescoço.  O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel- foi acionado e ambos foram levados para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.
Populares ainda disseram que as brigas eram frequentes entre o casal. Ambos passam bem, porém não há maiores informações sobre o estado de saúde deles. 
 
0 16:35 - 22 de Jul // Nadia Santos |

O secretário geral da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Santo Antônio III em Santo Antônio de Jesus , Raimundo Santos, fez uma denúncia contra o ex-diretor  Social Roque José do Nascimento. Em  entrevista à rádio Andaiá FM, ele  relatou que   que o afastamento de Roque se por ele   ele ter infligido o artigo 17 do estatuto, “onde se fala que  qualquer cidadão que cometer qualquer  ato contra nossa instituição, imediatamente,  será eliminado de nossa instituição.

Ainda de acordo o entrevistado, existem provas documentadas que o senhor Roque estava querendo arrecadar   dinheiro  na cidade em nome da Associação. Ele tem usado o nome da instituição para  ganhar dinheiro e fazer festividades e  coisas que não permitimos. Usar o nome da Associação para se beneficiar é um ato altamente punitivo. Não vamos permitir que outros pratiquem o mesmo ato”, garantiu.

Ele contou também que a Associação  está legalizada , sendo que a SEFAZ já cadastrou e tirou o CNPJ. 

0 16:27 - 22 de Jul // Lindaiara Conceição | Economia

O presidente da FIEB, Carlos Gilberto Farias, assinou na tarde de hoje (22), um protocolo de intenções com o prefeito de Santo Antonio de Jesus, Humberto Leite, nele está previsto a construção de uma escola da rede SESI/SENAI na cidade. Segundo Carlos Gilberto, esse compromisso já tinha sido discutido, e hoje durante a abertura da Ação Regional da FIEB na cidade, foi selado. “Na última reunião nós assumimos de fato um compromisso com Santo Antonio de Jesus, estamos aqui fazendo essa visita para resgatar esse compromisso que é a construção de uma escola do SESI e do SENAI, uma escola do porte de Santo Antonio de Jesus já prevendo seu crescimento, é um investimento significativo que vamos fazer com todo prazer”, afirmou.

Se tudo ocorrer de acordo com o previsto, as obras se iniciam em dezembro, mas antes o prefeito deve garantir a FIEB um terreno propício para a construção até meados de setembro, já que a verba junto ao BNDES para a escola já está em andamento.

O prefeito por sua vez, afirmou que a construção da escola já estava sendo discutida e para não perder o prazo já agilizou o terreno que será erguido a unidade de ensino, será na área anexa a Secretaria de Infraestrutura, e que pertence ao governo do estado. “Nós já vamos liberar a área para que possa ser feito o projeto e em seguida a construção”, adiantou o prefeito.

 

LCS™

0 16:22 - 22 de Jul // Redação | Acidente

0 16:10 - 22 de Jul // Nadia Santos |

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (22), o edital de seu concurso público com 768 vagas para cargos de níveis médio, médio/técnico e superior, em sua maioria da área de Saúde.

Do total de oportunidades, 583 vagas são para trabalhar no Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Rio de Janeiro e 185 no ministério, em Brasília. Os salários variam de R$3.239 a R$9.874,05. As taxas serão de R$97 (para as carreiras de nível superior) e de R$78 (médio).

Confira o edital

De acordo com o edital, o conteúdo programático a ser estudado e o cronograma da seleção, com indicação do prazo de inscrições e data de aplicação das provas, serão liberados somente no dia 5 de agosto.

O concurso terá a validade inicial de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez e pelo mesmo período. (Correio)

0 15:40 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Quando a crise aperta e ninguém consegue mais explicar tantos resultados ruins, o divã pode ser a solução. Quase abraçados na luta contra o rebaixamento, os jogadores da dupla Ba-Vi admitem que o lado psicológico é um  dos fatores para a fase atual no Brasileirão, além da pressão de retomar o caminho do triunfo. A última vez que ambos venceram foi na terceira rodada do Brasileirão. Coincidência?

Em tempos de 'apagão' na Seleção Brasileira, o lado psicológico vem sendo cada vez mais citado como motivo para um mau resultado - no caso do Bahia, oito seguidos. No campo emocional, o Tricolor contará com um reforço um tanto inesperado para aumentar a auto-estima do grupo.

Adailton foi contratado visando reforçar a defesa. Mas, com sua fala elaborada e jeito calmo, o zagueiro de 31 anos vem revelando uma nova vocação: a de psicólogo do grupo.

Ele não nega o perfil. "Sempre que se apresentar uma chance de conversar algo, principalmente com jogadores mais jovens, eu não vou me omitir", admitiu. "Ser profissional não significa apenas chutar uma bola. Se você teve uma vivência um pouco maior e pode colaborar numa área, por mais que não seja sua especialidade, você tem que fazê-lo, porque o bem de um significa o bem de todo mundo", completou.

A ajuda chega em boa hora. Demerson, que deixou o campo contra o Atlético-MG com dores na coxa, deve ceder o lugar para Adailton amanhã, contra o Corinthians, pela Copa do Brasil. Justamente o torneio em que ele viveu um dos melhores momentos na sua carreira, pelo Vitória, em 2004, quando chegou às semifinais.

0 15:21 - 22 de Jul // Nadia Santos |

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite desta segunda-feira (21) um traficante de 24 anos que transportava R$19 mil em cédulas falsas pela BR-116 em ônibus. Segundo a PRF, o rapaz já tem um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e entorpecentes. A prisão foi feita durante uma revista por volta das 21h, no km 909, em Encruzilhada. Além do dinheiro, o rapaz levava na mala 3,5Kg de maconha, 1Kg de crack e 3Kg de cocaína. Segundo a polícia, o ônibus havia saído de Santos, em São Paulo, com destino a Aracaju, em Sergipe.  O rapaz, que não teve o nome divulgado, é natural de Tobias Barreto (SE). Após o flagrante, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária de Cândido Sales. 

0 15:10 - 22 de Jul // Nadia Santos | Saúde

Durante o inverno, além do aumento da sensação de frio, muitas pessoas podem sentir mais fome do que em outras estações do ano.

Há uma explicação real para esse comportamento, de acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Kátia Ushiama. A especialista ainda dá areceita de uma alimentação mais equilibrada para evitar surpresas desagradáveis na balança. 

De acordo com a profissional, a necessidade de um consumo maior de alimentos está relacionada a uma exigência do corpo. “Isso ocorre porque, durante esse período, o organismo tem seu gasto calórico/energético aumentado para manter a temperatura corporal. Esse aumento consiste em aproximadamente 300 calorias por dia”, revela. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que a alimentação mal planejada não se torne um problema no futuro.

Quem quiser opções de bebidas que confiram as sensações de aquecimento e saciedade pode optar pelas mais “quentes” como chás e leite desnatado (desde que consumidas sem adoçar ou com adoçante artificial). “Além disso, chamo atenção para hidratação. No inverno, geralmente, as pessoas ingerem menor volume de água. Isso pode comprometer a eliminação urinária e fecal. Sendo assim, devemos manter nossa ingestão de água aumentada, mesmo no inverno”, alerta Kátia. 

No caso de comidas, uma dica da nutricionista são as sopas. “As que possuem legumes como a minestrone são menos calóricas, pois o teor de gordura é baixo. No entanto, prestar atenção na variedade dos mesmos. Alguns legumes apresentam maior teor de carboidratos (ex: batata, mandioquinha e inhame). Sendo assim, não devemos colocá-los juntos nas sopas, especialmente, nas receitas já contenham arroz ou macarrão.” 

Outra orientação é evitar alimentos com elevados teores calóricos que, muitas vezes, fazem parte dos "cardápios" de inverno. Entre eles estão: as sopas creme (que contêm queijos e creme de leite), chocolate quente (com açúcar, leite integral e chocolate ao leite) e fondues. “Na verdade, as necessidades nutricionais do organismo, durante o inverno não mudam, mas precisamos ficar em alerta para evitar os abusos.”

 
 
 
0 15:04 - 22 de Jul // Nadia Santos | Internacional

De acordo com um relatório divulgado pela Unicef nesta terça (22), 121 crianças palestinas morreram por conta da ofensiva israelense na Faixa de Gaza. Segundo os dados, 80 das vítimas tinham menos de 12 anos. "Literalmente, não há um espaço que seja seguro para os civis", destacou o porta-voz do Escritório de Assuntos Humanitários da ONU, Jens Laerke, que descreveu como "devastadora" a situação para a população local. Ainda segundo o relatório, 84 crianças eram meninos e 37 meninas, com idades entre 5 meses e 17 anos. Outras 904 crianças ficaram feridas, segundo a Unicef.

0 14:53 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Foi preso na noite desta segunda-feira (21), um traficante de 24 anos que transportava R$ 19 mil em cédulas falsas pela BR-116. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem, que estava num ônibus, já tem um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e entorpecentes. Os policiais realizaram a prisão durante uma revista, por volta das 21h, no km 909, na cidade de Encruzilhada. 

Além do dinheiro, o rapaz levava na mala 3,5Kg de maconha, 1Kg de crack e 3Kg de cocaína. Segundo a polícia, o ônibus havia saído da cidade de Santos, em São Paulo, com destino a Aracaju, em Sergipe. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária da cidade de Cândido Sales. 

0 14:35 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Em entrevista à rádio Andaiá FM, Dr. Gilvandro Cardoso,  juiz eleitoral da 56ª Zona Eleitoral, que compõe as cidades de Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa e Varzedo,  explicou que desde o dia 6 , os partidos podem funcionar das 8h às 22h, poderão ter serviço de alto falante, os políticos já podem  realizar comícios  e a internet já pode ser utilizada como meio de veiculação.

Segundo ele, esse processo eleitoral é diferente do processo eleitoral municipal, pois envolve cargos estaduais e federais e normalmente são os TER’s que decidem os deferimentos , já as zonas eleitorais executam e cumprem  o procedimento eleitoral para instrumentar e implantar  a realização das sessões eleitorais  e consequentes urnas. “Nem por isso, ela [zona eleitoral] é omissa as irregularidades  de partidos políticos , candidatos ou interessados venham cometer afrontando a Lei.”, esclareceu.

Por isso, as denúncias de propagandas irregulares podem ser feitas no Cartório.

Santo Antônio de Jesus tem uma Lei Municipal que proíbe a circulação de carro de sons na cidade.  Se essa Lei é válida no período eleitoral, o juiz lembrou que a legislação  eleitoral tem um regulamento próprio , pois é uma Lei Federal e que deve ser seguida como está regida.  Ele ainda salientou que a Justiça Eleitoral não será conivente com as irregularidades.

0 14:32 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Após o acidente grave que deixou o ex-piloto Michael Schumacher em coma profundo por seis meses, médicos croatas estão desenvolvendo um mirochip para acelerar a recuperação do alemão. Com o objetivo de que Schumacher volte a dominar os movimentos e a fala, o microchip será implantado no cérebro do ex-piloto.

A clínica de reabilitação em que ele está internado, em Lausanne, na Suiça, já trabalha numa cadeira de rodas adaptada para que os movimentos sejam controlados pela boca. O ex-piloto deve testar essa nova tecnologia no mês de agosto. Michael Shumacher se comunica apenas pelo movimento dos olhos desde que acordou do coma. (A Tarde)

0 14:06 - 22 de Jul // Djalma Macedo | Bahia

Na hora de fazer suas compras na Comercial São Luis, escolha um jeito prático e seguro de pagar, escolha o Cartão São Luis Card. Confiança, segurança, agilidade e muitas outras vantagens pra você. Não tem anuidade e que ainda oferece até 45 dias para pagar a fatura, que pode ser direto na loja ou pela internet. O Cartão São Luis Card chegou para facilitar. Não perca tempo, faça já o seu.

0 14:01 - 22 de Jul // Nadia Santos | Entretenimento

Um homem de 35 anos espancou um jovem de 18, após flagrá-lo tentando estuprar seu filho. Jason Browning ficou indignado ao se deparar com a cena e, sem pensar duas vezes, partiu para cima do criminoso e o espantou até que o estuprador ficasse inconsciente. O pai admitiu que só parou de agredi-lo quando seu filho se jogou na frente e impediu que ele o matasse. 

De acordo com informações do Daily Mail, o pai informou em depoimento que havia saído de casa durante a madrugada para comprar comida e, quando voltou, ouviu um barulho estranho no quarto do filho de 11 anos. Ele foi até o local, abriu a porta e encontrou um homem identificado como Raymond Frolander estuprando o adolescente.
0 13:52 - 22 de Jul // Nadia Santos | Polícia

Após exoneração da delegada Dr. Maria Isabel, Dr. Adilson Bezerra   assumiu a delegacia de Amargosa. A nomeação saiu  no Diário Oficial do último sábado.

No último domingo, 20, moradores da cidade de Amargosa fizeram um protesto  por conta da morte de uma menina que foi baleada dentro de casa na última quarta-feira (16). O pai de Maria Vitória Santos Souza, de 1 ano, acusa um policial de ter sido o autor do disparo que atingiu a sua filha. O novo delegado juntamente com o coordenador da 4ª Coorpin , Dr. Paulo Guimarães, esteve na referida caminhada.  “Eles fizeram a caminhada solicitando melhorias tanto na segurança como na educação e a criação de uma Defensoria em Amargosa”, contou Dr. Paulo em entrevista à rádio Andaiá FM.

Ele ainda disse que 11 dos 14 elementos que fugiram no dia da confusão , já foram capturados. E a Polícia Civil já está procurando uma nova csede no município já que a delegacia foi totalmente destruída.

Em relação ao policial Carlos Raimundo Cardoso acusado de atirar contra a criança,  o delegado explicou que o policial já foi ouvido na Corregedoria da Polícia Civil, em Salvador, e sua arma foi apreendida  para exame técnico. O DPT- Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus- fez a perícia na casa que aconteceu o crime e recolheu algumas provas. Além disso, representantes da Corregedoria está em Amargosa para ouvir depoimentos de testemunhas.

Devido o aumento da violência na cidade, Amargosa recebeu novos policiais civis e militares. De acordo Dr. Paulo,  as pessoas estão mais calmas e Amargosa já está voltando a sua rotina.

0 13:29 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Anunciado oficialmente como novo técnico da Seleção Brasileira, Dunga sabe que terá muito trabalho pela frente. Com a missão de resgatar o orgulho da Seleção Brasileira, após a eliminação vexatória na Copa de 2014, o treinador já faz planos para o próximo Mundial.

Antes de organizar o time, no entanto, ele pretende organizar o ambiente de trabalho. "Eu sou um ser humano e, como todo ser humano, eu tenho as minhas convicções e não mudei os meus princípios. Sei que tenho que melhorar muito como pessoa, na Seleção e, inclusive, o meu relacionamento com a imprensa", disse.

Embora ainda não cite nomes, Dunga também já tem em mente um esboço dos jogadores que pretende convocar. "O torcedor está machucado, mas a Seleção Brasileira continua representando muito para todos nós. Já temos um esboço do time que será convocado e esclareço que aqui não vamos lidar com sonho, mas com realidade. Não vou dizer que vai ser um caminho fácil e iludir o torcedor. Vamos trabalhar duro todos os dias e precisamos ter a humildade de reconhecer que já fomos os melhores do mundo, mas não somos atualmente. Outras seleções estão trabalhando há muitos anos e temos que trabalhar arduamente também para voltar ao topo", opinou.

 

0 13:21 - 22 de Jul // Nadia Santos |

Uma menina que vive na China ganhou o apelido de "menina-gato" por ter parte do corpo coberto de pelos grossos, semelhantes aos de felinos. A criança de seis anos mora na Vila de Changshan, no sudoeste do país, e é vítima de uma doença rara que cobre suas costas, braço e parte do rosto com os pelos. 

A mãe de Zhao Xinrui disse à imprensa internacional que percebeu uma mancha ‘aveludada’ no corpo da filha há cerca de um ano e que, quando notou que a mancha estava crescendo, abandonou a menina com o pai e os avós. Zhao Xinrui precisa passar por cirurgias que irão remover as manchas e, sem seguida, aplicar pele enxertada nas áreas afetadas. 
 
O caso acabou repercutindo na mídia chinesa e a família da menina recebeu doações em dinheiro que possibilitaram o agendamento do procedimento cirúrgico. O tratamento será feito na cidade de Chengdu e Zhao poderá, finalmente, realizar seu sonho que, segundo seu pai, é o de se curar e poder usar roupas de banho com as amigas da escola. (Correio)
0 13:16 - 22 de Jul // Nadia Santos |

O escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, 87 anos, está em coma e respirando com ajuda de aparelhos. Ele se encontra internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português, no Recife. A informação consta de boletim médico assinado pela neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco, divulgada às 11h30 desta manhã no Recife.

Seu quadro clínico é considerado grave, mas estável. O boletim diz ainda que Suassuna foi submetido, na noite desta segunda-feira (21) a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada pelo AVC hemorrágico.

Não há previsão de alta da UTI. Em agosto do ano passado, ele sofreu um infarto do miocárdio e um aneurisma cerebral. Autor de obras como “O Auto da Compadecida”, “Uma mulher vestida de sol” e “Romance da Pedra do Reino”, Ariano Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial, na década de 1970 - arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina em todas as áreas música, dança, artes plásticas.

0 13:14 - 22 de Jul // Nadia Santos |

A lei que determina o pagamento de benefícios sociais do governo prioritariamente às mulheres chefes de famílias foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e divulgada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22). A justificativa do projeto, aprovado pelo Senado, foi entender que elas são mais eficazes e responsáveis na gestão financeira familiar. O programa Bolsa Família já era pago às mulheres com prioridade. A nova norma acrescenta os programas de Erradicação do Trabalho Infantil e de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, além do Sistema Único de Assistência Social. O texto passa a vigorar em 90 dias. (BN)

0 12:16 - 22 de Jul // Lindaiara Conceição |

Cumprindo agenda de compromissos da campanha eleitoral, o candidato a deputado federal, Jutahy Magalhães se reuniu ontem (21), em Santo Antonio de Jesus com lideranças políticas locais. Em entrevista ao Blog do Valente, Jutahy falou da expectativa das eleições na cidade e da amizade com Drº Leonel. “Estou aqui entre amigos, Leonel Cafezeiro é uma das pessoas mais amigas que eu tenho, uma figura extraordinária como homem público e cidadão, estamos mais uma vez em campanha. Aqui visitando Bino que é nosso vereador, para desenvolvermos a campanha do PSDB em Santo Antonio de Jesus, no meu caso específico, sou candidato a deputado federal. Aqui no estado o PSDB está apoiando o candidato a governador do estado Paulo Souto e Geddel Vieira Lima para o senado. Estamos otimistas em relação a vitória dessa chapa; todas as pesquisas mostram Paulo Souto muito bem em primeiro lugar  e o Geddel também, nós estamos remando e navegando com o vento a favor”, disse empolgado.

Já sobre a relação com as lideranças locais, o candidato citou o empenho de Drº Leonel em sua campanha. “Drº Leonel é meu amigo pessoal, ele participa das minhas campanhas há muitos anos, algumas vezes inclusive como candidato. O meu sonho era ver Leonel prefeito de Santo Antonio de Jesus, porque sabíamos que nós teríamos um grande prefeito aqui na cidade, mas a vida ainda não criou essa possibilidade, a política muitas vezes é ingrata com pessoas da qualidade de Leonel. Mas tenho absoluta convicção que nós vamos estar juntos mais uma vez, ele sempre ajudou nas minhas campanhas e mais uma vez vai me ajudar nessa campanha para deputado federal”, concluiu.




Colunistas


Classificados