Seria até interessante o prefeito encaminhar para regularizar tudo isso através de um reforma administrativa que a gente espera para poder votar na câmara
disse Drº e vereador Francisco Freire sobre denúncias de "supersalários" 0



Últimos Comentários



Enquete



0 10:29 - 08 de Set // Lindaiara Conceição |

  

 Charge di Duke, via 'O Tempo'

0 07:00 - 14 de Set // Redação | Bahia
Ouça o áudio
0 07:00 - 30 de Ago // Redação | Santo Antônio de Jesus

 

0 18:43 - 19 de Set // Leozinho Valente | Bahia

Um acidente entre um caminhão e carro de passeio deixou seis pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (19). As vítimas eram ocupantes do Fiesta de placa JPO-4384 (licença de Santo Antônio de Jesus), que colidiu na lateral de um caminhão Cargo de placa JOL-5169 (licença de Salvador). De acordo com a Polícia Militar, a colisão aconteceu no Km-228 da BR-101, em frente ao posto de combustível Zambaia, no município de Sapeaçu. O condutor do veículo, Vanderson Lima Rodrigues, 33 anos, e   Raimundo Ferreira da Silva, 49, foram socorridos pelo (Samu) e encaminhados para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus (HRSJ). Já os passageiros Luciana Paixão, 30, e Rafael Monteiro Costa, 23, foram transferidos por socorristas do (Samu) para a unidade de pronto atendimento de Cruz das Almas, onde permanecem em observação. De acordo com a Polícia Militar, um criança 7 meses e mãe foram encaminhados para o hospital e maternidade de Sapeaçu. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado. Motorista e passageiros do caminhão escaparam ilesos. As causas do acidente devem ser divulgadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A colisão provocou lentidão no trecho da rodovia, mas os motoristas foram orientado pelos policiais militares.

Reportagem: Forte na Notícia

 
0 18:42 - 19 de Set // Leozinho Valente | Internacional

Uma mulher ganhou fama de "justiceira" na Rússia após postar um vídeo no Youtube, nesta segunda-feira (15), devolvendo de forma bem corajosa o lixo que os motoristas jogam na rua. Em uma motocicleta, a mulher coleta o lixo descartado e o devolve para dentro do carro.

O vídeo, que já tem mais de 12 milhões de visualizações, mostra a motoqueira parada em lugares estratégicos, esperando que alguém jogue algo pela janela do veículo.

A intenção do vídeo é criticar e conscientizar quem joga lixo na rua. A ação da motoqueira é uma forma mais extrema de tentar reeducar as pessoas no trânsito.


Assista o vídeo:

 

0 18:41 - 19 de Set // Leozinho Valente | Brasil

A presidenta Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, rebateu nesta sexta-feira (19) denúncia publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de que teria usado os serviços dos Correios de forma irregular durante a campanha eleitoral.

De acordo com a reportagem, os Correios entregaram em São Paulo panfletos do PT com propaganda eleitoral sem estampa ou comprovante de que houve pagamento pelo serviço. Segundo Dilma, todos os serviços da estatal contratados pela campanha foram pagos.

“Nós pagamos, temos nota fiscal, contratamos um serviço que os Correios prestam para qualquer entidade, isso é um factoide de campanha. Os Correios oferecem o serviço, quem quiser pode usá-lo”, ressaltou a candidata.

Dilma destacou que, se houve qualquer erro no uso dos Correios para a divulgação, a campanha pagará por ele. “Não sou do tipo que acha que está acima de qualquer suspeita”.

Em entrevista do Palácio da Alvorada, Dilma não quis comentar o resultado da pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira pelo Datafolha. No entanto, quando perguntada sobre a influência das pesquisas nas bolsas de valores, a candidata respondeu que a situação é “ridícula”. “Está ficando ridículo isso. Especulação tem limite e acho que tem gente ganhando com isso. É desagradável o fato de acharem que uma coisa tem a ver com a outra, quando sobe ou quando desce [a intenção de voto em sua reeleição]”, criticou.

Dilma falou sobre suas ações e propostas para a preparação de jovens atletas no país, principalmente de modalidades olímpicas e paralímpicas, e disse que pretende estimular a formação de esportistas. “Temos de criar condições para as escolas serem centros de formação de atletas – essa é a grande campanha, as escolas brasileiras têm de fazer isso.”

A candidata destacou ainda as bolsas concedidas a atletas por meio de programas do Ministério do Esporte e a preparação da infraestrutura para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, principalmente a construção de centros de treinamento para atletas com deficiência. Mais cedo, em evento oficial como presidenta da República, Dilma recebeu, no Palácio do Planalto, 60 jovens atletas que se destacaram em competições internacionais em 2014 e que são promessas para os Jogos do Rio.

Fonte:Correio 24 hrs
0 18:29 - 19 de Set // Leozinho Valente | Brasil

Uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo, irá responder criminalmente após ter registrado um boletim de ocorrência inventando um estupro e acusando em falso dois jovens. Flavya Caser, de 20 anos, resolveu mudar o depoimento e confessou que estava se prostituindo em busca de drogas, mas, segundo a polícia, inventou a história para não magoar a companheira.

No dia 3 de setembro, a mulher afirmou, em depoimento à polícia, que caminhava no bairro José Menino quando foi abordada por dois homens, que a obrigaram a usar crack e manter relações sexuais. Ela foi localizada por policiais militares que a levaram para o Hospital Silvério Fontes, onde foi medicada e liberada.

Após a polícia começar a investigar o caso, a mulher resolveu mudar a versão. No novo depoimento, a jovem afirmou ser usuária de drogas e disse que não tinha dinheiro para comprar entorpecentes. Foi então que ela decidiu se prostituir para conseguir comprar crack. Depois de usar a droga, a mulher dormiu e foi acordar em outro local. De acordo com a polícia, a jovem decidiu inventar a história para não ter que se desculpar com a sua namorada.

Em entrevista ao G1 na época em que afirmou ter sido estuprada, a jovem chegou a afirmar que teve medo de que os homens a matassem. Ela ainda disse que sentia muita raiva e ódio pelos seus agressores e que já havia sido estuprada anteriormente pelo próprio irmão, quando tinha apenas 11 anos de idade. Segundo a polícia, após admitir a mentira, ela foi indiciada e responderá criminalmente por falso testemunho.

Fonte:G1

0 18:29 - 19 de Set // Leozinho Valente | Brasil

Um suposto aviso da SuperVia indicando que pessoas podem sentar no colo de outras durante o horário de maior movimento dos trens ganhou as redes sociais. A foto divulgada primeiramente pelo perfil “Supervia - Vergonha para o povo carioca” já foi compartilhada mais de 700 vezes no Facebook. A empresa informou nesta sexta-feira que o anúncio não foi feito por seus agentes e que vai encaminhar o caso para a polícia. A SuperVia considerou o ato como “vandalismo”.

Pelas redes, a informação é de que a foto foi tirada dentro de um trem no ramal Santa Cruz. Uma usuária, identificada como Rebeca, disse que viu a “placa entre a porta e a plataforma do trem”.

 

Outros afirmaram que o aviso foi fixado em paredes da estação Central do Brasil. O EXTRA enviou uma equipe ao local nesta manhã, mas nada foi encontrado.

Apesar disso, a foto já virou motivo de piadas dos usuários do sistema de transporte. Teve internauta também que descobriu logo que o anúncio seria falso, já que a Prefeitura do Rio não opera o trem. Na foto, aparece a logo da instituição.

0 18:23 - 19 de Set // Leozinho Valente | Brasil

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aplicou uma multa de US$ 2 mil dólares (cerca de R$ 4.730) na seleção brasileira pelo não comparecimento de Bernardinho e Bruninho nas coletivas oficiais de imprensa após os jogos contra a Polônia e Rússia, no Mundial. O protocolo exige a presença do técnico e do capitão de cada time. Na terça-feira, após o revés para os anfitriões, o Brasil alegou que tinha pouco tempo para se recuperar para o compromisso do dia seguinte. Na quarta, após bater os russos, o representante enviado foi Lipe. 

No mesmo dia, cerca de uma hora antes da partida que definiria a ida ou não à semifinal, a entidade convocou uma entrevista para falar sobre o "mau comportamento" dos tricampeões ao término da partida contra os poloneses. Na ocasião, o vice-presidente da entidade, Aleksandar Boricic, não revelou as consequências, limitando-se a dizer que o caso estava sob análise.

Nesta sexta-feira, em entrevista publicada no site polonês Onet.sport, o presidente da FIVB, o brasileiro Ary Graça, declarou que comportamento foi "inaceitável" e as punições não devem parar. O dirigente se refere às reclamações feitas ao término do tie-break contra os donos da casa. Os integrantes da equipe protestaram após o árbitro ter mudado a marcação que daria o empate ao Brasil em 16/16. Depois do pedido de desafio feito pelo técnico Stephane Antiga, o juiz voltou atrás e assinalou o toque da bola no bloqueio de Sidão.

0 18:19 - 19 de Set // Leozinho Valente | Bahia

Ação comum na idade média, a decapitação foi a causa da morte de Geovane Mascarenha Santana, 22 anos. A vítima foi vista pela última vez com vida no dia 2 de agosto, durante uma abordagem realizado por policiais da Rondesp no bairro da Calçada. O laudo do instituto Médico-Legal Nina Rodrigues, assinado pelos peritos Eliomar Santana e Paulo Sérgio Peixoto no dia 26 de agosto foi divulgado nesta quinta-feira (18).

O documento aponta que, após a decapitação, o corpo foi carbonizado, além de sofrer mutilações. Geovane foi "vítima de decapitação seguida de carbonização, ações de extrema violência, associadas a requisitos de característica dantesca com a mutilação e retirada das mãos, dos testículos e do pênis e das tatuagens", diz o laudo. Ainda de acordo com o documento, o corpo foi envolto em um plástico antes de ser queimado. Outra constatação é de que não houve fraturas no rosto ou na cabeça, nem lesões em órgãos e ossos, nem hemorragias. De acordo com o laudo, a arma utilizada no crime foi "objeto cortante ou penetrante".

O corpo de Geovane foi encontrado carbonizado e degolado no Parque São Bartolomeu, no dia 3 de agosto. Já a cabeça e as mãos foram encontradas em Campinas de Pirajá, no dia 4. No  dia 12, a Justiça decidiu prorrogar por mais 30 dias a prisão dos três policiais militares envolvidos no desaparecimento de Geovane, são eles o subtenente Cláudio Bonfim Borges e os soldados Jailson Gomes de Oliveira e Jesimiel da Silva Resende.  Eles seguem presos no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas. 

Fonte:Metro 1

0 18:18 - 19 de Set // Leozinho Valente | Bahia

A nova ameaça brasileira chegou na Bahia. Cinco casos da febre Chinkungunya foram confirmados em Feira de Santana, na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na manhã desta sexta-feira (19). 16 amostras dos possíveis casos foram escolhidos e encaminhados, para análise, ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Dos 16 casos, cinco foram confirmados como Chinkungunya e os outros 11 foram descartados. 

Nesta terça-feira (16), os dois primeiros casos de transmissão de Chinkungunya dentro do Brasil foram confirmados e divulgados pelo Ministério da Saúde. Um homem de 53 anos e a filha, de 31 anos, que morava em Oiapoque, no Amapá. O vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que o da dengue, o Aedes aegypti. Os sintomas também são os mesmos: dor de cabeça, febre, dores musculares e nas articulações e podem durar de três a dez dias. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a doença é menos grave que a dengue e o paciente costuma ser tratado em casa. 

É possível prevenir o vírus, combatendo à proliferação dos mosquitos transmissores. As recomendações são as mesmas já conhecidas para o combate à dengue: evitar água parada em baldes, vasos de plantas, ralos e outros recipientes. 

Fonte:Metro 1
0 18:16 - 19 de Set // Leozinho Valente | Bahia

Um posto de coleta para testes rápidos para detecção do HIV vai funcionar ao lado do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, das 10 às 14h do domingo (21), durante a Parada Gay de Salvador. O resultado do exame sai em até 30 minutos. Os usuários detectados com sorologia positiva contarão com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a oferta dos medicamentos retrovirais gratuitos.

Segundo a prefeitura, agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce do vírus.

Fonte:Metro 1
0 18:15 - 19 de Set // Leozinho Valente | Internacional
É de dar inveja a qualquer pessoa mais nova que frequenta academia ou pratica exercícios físicos. Um grupo de idosos chineses se reuniram no Parque Templo Celeste, em Pequim, para dar uma alongada, jogar ping-pong e fazer uns exercícios na barra. Dentre os idosos, todos possuem mais de 60 anos. Um deles é Geng Zhi, de 67, que passou anos trabalhando numa linha de montagem de uma empresa de autopeças. "Na época eu não fazia nada de exercícios", diz Geng. "Quem pensava nisso? Se você tivesse o que comer e um lugar para morar era suficiente", afirmou o vovô, que esbanja elasticidade colocando a perna atrás da cabeça. Na China, é muito comum que as pessoas passem a praticar exercícios físicos depois de velhos.

Confira o vídeo e prepare-se para ficar de queixo caído:

0 18:12 - 19 de Set // Leozinho Valente | Bahia
Um mês após a reportagem do blog Máquina do Esporte ter antecipado que a Penalty seria a nova fornecedora de futebol do Bahia, parece que os rumos já estão definidos. De acordo com o site Bocão News, a marca brasileira deverá patrocinar o Tricolor a partir de 2015.  A reportagem afirma que a informação foi confirmada por diretores da Penalty, em reunião realizada com os clubes nordestinos durante o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste, em Recife, na noite da última quinta-feira (18). Eles garantiram que os novos uniformes já começaram a ser produzidos. Esta deverá ser a segunda vez que a Penalty patrocinará o Bahia, sendo que a primeira passagem pelo clube baiano foi no período de 1995 a 2004 (foto), quando foi substituída pela marca italiana Diadora. 
 
A reportagem do Metro1 entrou em contato com o diretor de negócios do Bahia, Pablo Ramos, que negou qualquer tipo de acerto com a Penalty. Ele informou que o contrato com a Nike e a Netshoes se encerra no dia 31 de dezembro, quando, só assim,  o clube "estaria aberto a qualquer proposta no mercado". Pablo negou que haja um mal-estar entre as duas empresas e afirmou que, somente nesse ano, 90 mil camisas oficiais foram vendidas. Este número, segundo ele, é o dobro do que foi vendido ao torcedor no ano de 2013, quando o clube vendeu 70 mil peças.
Fonte:Metro 1
0 15:27 - 19 de Set // Nadia Santos |

A Embraer prevê que o mercado de aviação brasileiro deve crescer a uma taxa anual de 6,9% nos próximos 10 anos, o que levará o País a dobrar o número de passageiros transportados (PAX), em relação aos atuais 96 milhões. Mas, na avaliação do diretor da Embraer Luiz Fernando Lopes, o porcentual pode ser maior. "Se forem colocados em prática todos os programas e acordos em desenvolvimento, essa taxa é a mínima", disse, durante apresentação em evento do setor, em São Paulo. Ele citou o programa de incentivo à aviação regional, que prevê investimentos da ordem de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais e subsídio para voos que conectem cidades fora das capitais, o acordo "céus abertos" com os Estados Unidos, que deve completar sua implementação em outubro do ano que vem, e o acordo similar, multilateral com diversos países da América do Sul. "Já vemos novos voos da American Airlines e Copa em Viracopos (Campinas), por exemplo, mas isso deve acontecer em outras capitais e será necessário voos regionais para distribuir (os passageiros)", comentou. Lopes também lembrou de outras demandas e propostas em discussão que poderiam beneficiar o mercado de aviação brasileiro nos próximos anos, como o aumento de 20% para 49% na participação de capital estrangeiro em empresas aéreas nacionais, a redução do ICMS cobrado sobre o querosene de aviação (QVA) e a mudança na precificação do combustível. (BN)

0 15:25 - 19 de Set // Nadia Santos |

A presidenta Dilma Rousseff informou nesta sexta (19.09) que vai pedir ao Superior Tribunal Federal (STF) o acessoaos depoimentos prestados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa na Polícia Federal (PF), em que ele teria apontado o envolvimento de autoridades do governo em um suposto esquema de corrupção na estatal. O pedido, segundo Dilma, será encaminhado ao ministro do STF Teori Zavascki, relator do caso na Corte.

“Eu quero saber. Não é possível que a revista Veja [que publicou reportagem sobre o assunto] saiba alguma coisa e o governo não saiba quem está envolvido”, disse a presidenta, que afirmou que não tomará medidas “baseada no disse-me-disse”.

O governo já havia pedido acesso às declarações feitas por Costa à PF e ao Ministério Público Federal, que negaram a solicitação. O ex-diretor da Petrobras prestou as informações em um acordo de delação premiada.

0 14:23 - 19 de Set // Nadia Santos | Bahia

Realizada na manhã desta sexta-feira (19), no Hotel Fiesta, em Salvador, uma cerimônia marcou a celebração pela conclusão e início do Curso de Formação Especial para Cabos e Sargentos da Polícia Militar. Com as presenças do governador Jaques Wagner e do comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, o evento reuniu militares em formação, egressos e convocados para as novas turmas do curso, totalizando 1200 policiais qualificados.

O governador destacou que os cursos estão entre as ações da PM da Bahia para a valorização e reconhecimento do seu efetivo, como parte fundamental da modernização e reestruturação da corporação. “Vamos entregar uma segurança pública muito mais estruturada, com planejamento, transparência e sinergia entre órgãos e forças policiais”. Nos últimos oito anos, o plano de carreira da Corporação já promoveu mais de 20 mil policiais militares. Outras medidas implementadas são a recomposição e qualificação do efetivo, além de ações de modernização de segurança pública, com a aquisição de equipamentos de proteção individual, armamentos, novas viaturas e reformas de unidades para oferecer melhores condições de trabalho ao policial militar. (Política Livre)

0 14:20 - 19 de Set // Nadia Santos |

Cinco casos da febre Chinkungunya foram confirmados em Feira de Santana, na Bahia, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na manhã desta sexta-feira (19). Em Salvador, foram colhidas quatro amostras, porém em três pessoas a doença já foi descartada. Um terceiro exame terá de ser refeito para confirmar a suspeita. Na última sexta-feira, os dois primeiros casos de transmissão de chikungunya dentro do Brasil. Um homem de 53 anos e a filha, de 31 anos, que moram em Oiapoque, no Amapá, perceberam os sintomas da doença nos dias 27 e 28 de agosto e passam bem. A confirmação dos dois casos, primeiros contraídos no Brasil, foi divulgada nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde. Antes disso, 37 pessoas tiveram a confirmação da febre chikungunya no Brasil, mas todos tinham contraídos a doença em outros países. (Correio)

0 14:08 - 19 de Set // Nadia Santos |

episódio racista envolvendo o goleiro Aranha no jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, parece não ter ensinado  muita coisa a alguns torcedores do time gaúcho. No reencontro do arqueiro com os tricolores, um torcedor foi flagrado chamando o atleta de "Branca de Neve". 

Assim que pisou no gramado, Aranha foi recebido com muitas vaias. Durante todo o duelo o jogador ouviu provocações e foi xingado. Em todos os momentos que caía ou se machucada, Aranha também foi aplaudido ironicamente. A "panela de pressão", no entanto, não atrapalhou o arqueiro, que fechou o gol e fez uma bela partida. Embora alguns torcedores optassem pelas piadas ofensivas, outros torcedores do Grêmio seguraram faixas e cartazes contra o racismo.

Ao deixar o gramado, Aranha admitiu que não esperava que a torcida do Grêmio insistisse com esse comportamento. "Eu, sinceramente, esperava ser recebido de outra maneira. Acreditava que a grande maioria tinha repudiado as atitudes. Pelo que vi hoje, concordam com tudo. Acham isso bonito. Eles seguem a vida deles, e eu a minha", disse ele.

Após o episódio, o Grêmio foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) eexcluído da Copa do Brasil. (Correio)

0 13:57 - 19 de Set // Fonte: Assessoria |

Depois de exatos 30 dias de negociações, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) oferece reajuste salarial de 7%, aumento real de apenas 0,65%, enquanto os bancários reivindicam 12,5% (aumento real de 5,4% mais inflação projetada em 6,35%). Para as demais verbas, o índice é o mesmo.

 O piso salarial também está longe de atender a reivindicação. Os bancos oferecem só 7,5%. A categoria quer R$ 2.979,25, valor do mínimo definido pelo Dieese. Em suma, a proposta, apresentada nesta sexta-feira (19/09), não passa nem perto do que consta na pauta e do que os bancos podem pagar.

 Em relação à PLR (Participação nos Lucros e Resultados), a regra segue os mesmos moldes do acordo coletivo de 2013. Quer dizer, 90% do salário reajustado em setembro de 2014, acrescido do valor fixo de R$ 1.812,58, limitado a R$ 9.723,61.

0 13:54 - 19 de Set // Nadia Santos |

O paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Conceição de Coité, Egídio Carmo dos Santos, 45 anos, foi resgatado pela segunda vez ao tentar subir em uma torre de telefonia da Vivo nesta quinta-feira (18). A Brigada Voluntária Anjos da Vida realizou o salvamento após mais de duas horas de negociação. Edígio tinha conseguido chegar ao topo do equipamento antes de ser resgatado. Segundo um advogado da prefeitura do município, a torre não tem proteção, o que torna a entrada acessível. Informações do Calila Notícias. O pacidente já havia tentado escalar torres no povoado Domingos em duas ocasiões. (BN)

0 13:51 - 19 de Set // Nadia Santos |

A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) ingressou com uma nova ação civil pública contra o município de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, para que preste a Secretaria Municipal de Saúde preste informações ao Conselho Municipal de Saúde. De acordo com a Defensoria, a administração municipal não cumpre a Resolução 001/2012, do Conselho Municipal de Saúde, que estabelece que a secretaria deveria informar o conselho sobre o funcionamento das unidades de saúde, como atendimentos e reclamações dos usuários.

A Defensoria afirma que é grande o número de queixas sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde, fechamento de Postos de Saúde da Família antes do término do expediente, inexistência de médico plantonista no Hospital Luiz Argolo, atrasos na marcação de exames pela Central de Marcação, atrasos no recebimento de chamadas pela central telefônica do SAMU, além de outros problemas que se arrastam sem qualquer solução à vista.

0 13:35 - 19 de Set // Nadia Santos |

O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (19) os números da corrida presidencial. Segundo o instituto, a candidata à releição Dilma Rousseff (PT) lidera com 37% das intenções de voto, seguida de Marina Silva (PSB) que agora aparece com 30%. Esta é a primeira vez que Dilma aparece com uma vantagem expressiva de sete pontos percentuais sobre Marina.

O candidato Aécio Neves (PSDB)  chegou a 17%. No ínicio de setembro, a vantagem de Marina sobre o candidato chegou a 20 pontos. Agora é de apenas 13 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números dos três principais candidatos tiveram pequenas oscilações em relação ao último Datafolha, publicado em 10 de setembro. Na ocasião, Dilma marcava 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

0 13:25 - 19 de Set // Nadia Santos | Política

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, com o apresentador Mário Kertész, a candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, discutiu as suas propostas de governo nesta quinta-feira (18). Sobre as críticas que vem recebendo dos adversários Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), a ex-senadora se defendeu e disse que buscará contar com os melhores integrantes dos partidos políticos. "Tratamos com respeito os nossos adversários. Eu não quero ganhar uma eleição em cima da mentira, como ganhou o presidente Collor, que hoje apoia a Dilma. A sociedade brasileira tem discernimento e não irá permitir isso", afirmou Marina Silva.

 "Pessoas boas existem em todos os partidos, seja no PT, no PMDB e no PSDB. Esta é a nossa diferença. Nós não fazemos a política do ódio. Nós não achamos que somos os únicos bons. Pessoas boas existem dentro das empresas, dos governos e dos movimentos sociais. É com esses que nós vamos governar", disse a ex-senadora. (Metro1)
0 13:15 - 19 de Set // Nadia Santos |

A explosão de um artefato feriu 14 dos 42 aspirantes a soldados durante curso realizado na sede do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas nesta quinta-feira (18). Segundo o comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, tenente coronel Paulo César Alves da Silveira, os alunos treinavam um exercício batizado de “Luz e Som”, para combate e enfrentamento a manifestos, rebeliões e confrontos policiais, quando um dos artefatos atingiu acidentalmente o grupo de aspirantes. Será investigado se houve falha na operação ou fabricação do artefato. Apesar do incidente, a cerimônia de formatura dos novos 24 soldados formandos no 13º BPM está mantida para a próxima sexta-feira (26). Informações do Teixeira News.

0 13:10 - 19 de Set // Nadia Santos |

O Ministério Público do Estado (MPE) ingressou, ontem, com uma ação por improbidade administrativa contra o ex-secretário da Saúde do Estado (Sesab) e candidato a deputado federal
Jorge Solla e a Fundação José Silveira (FJS).

A ação é motivada pelos 11 contratos de prestação de serviços emergenciais firmados entre o governo do estado e a entidade filantrópica de 2007 a 2012.

Neste período, o governo repassou à fundação aproximadamente R$ 202 milhões. Deste total, estão sendo questionados os repasses de R$ 39 milhões para pagar contribuições sociais às quais a FJS seria isenta.

A informação é negada pela direção da José Silveira, que argumenta estar cumprindo a lei e ter pareceres favoráveis do Ministério Público para os contratos. Além disso, a entidade alega supostos interesses políticos na divulgação da informação.

A investigação do MPE aconteceu em paralelo a uma auditoria feita pela 2ª Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), cuja leitura do relatório seria feita ontem pelo conselheiro Pelo Lino, mas foi adiada para a sessão plenária da próxima terça-feira. 








0 13:03 - 19 de Set // Nadia Santos | Economia

O conselho do grupo francês Vivendi anunciou nesta sexta-feira (19) a venda da filial brasileira para a companhia espanhola Telefónica. Segundo a agência EFE, o grupo espanhol controlará 92,5% da empresa resultante da integração da Telefónica Brasil com a GVT. A Vivendi controlará 7,5%. A Telefónica vai pagar 4,66 bilhões de euros (cerca de R$ 14 bilhões) para a Vivendi. A empresa francesa receberá ainda 12% do capital da sociedade resultante da integração da Telefônica Brasil e da GVT.

 A GVT está presente em mais de 10,4 milhões de locais, em 21 estados brasileiros, além de 2,5 milhões de clientes de banda larga. No último dia 28 de agosto, a Telefónica, gigante espanhola, saiu como a grande vencedora ao desbancar a Telecom Italia na disputa pela GVT, da francesa Vivendi.

Ao oferecer 7,45 bilhões de euros(cerca de R$ 22,35 bilhões) pela empresa de telefonia fixa e banda larga brasileira, dos quais 4,66 bilhões de euros (R$ 14 bilhões) em dinheiro vivo, os espanhóis convenceram os franceses, que deixaram de lado a oferta de 7 bilhões de euros (R$ 21 bilhões) dos italianos, dos quais apenas 24% (R$ 5 bilhões) seriam em espécie.

 A controladora da Vivo ainda pode levar uma fatia importante da TIM. E, assim, aumentar seu poder de fogo no maior mercado da América Latina, consolidando-se na liderança de telefonia e banda larga. Na semana passada, também circularam informações de que Oi, Vivo e Claro pretendem apresentar proposta de compra conjunta pela TIM.
 O presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse que a controladora da empresa, a mexicana América Móvil, foi sondada pelo banco BTG Pactual para participar de eventual compra da TIM. (Correio)
0 12:04 - 19 de Set // Fonte: Criativa Online / Editado LCS™ |

 Um grave problema enfrentado pelos condutores do recôncavo Sul Baiano e Vale do Jiquiriçá são as rodovias. Ou a falta delas, ou mesmo a grande quantidade de buracos nas mesmas.

Vários buracos e ondulações no trecho da rodovia BA 026 entre os municípios de Varzedo e Santo Antonio de Jesus, trecho que foi recapeado recentemente.

A má qualidade do serviço realizado e do material utilizado não permite que dure mais que três meses, conforme indicam as fotos. Também não há acostamentos nem sinalização. As poucas placas estão encobertas com o mato. Este é o cenário ideal para tragédias. 

Veja algumas fotos:

 

0 11:58 - 19 de Set // Fonte: ASCOM/PMSAJ |

Na última uinta-feira, (18), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início a recuperação de ruas do Loteamento Maria Amélia na Rádio Clube.

 Segundo o Secretário da Pasta, Dr. Domingos Matos que visitou o local das obras “todas as ruas do Loteamento serão beneficiadas com serviços de limpeza, patrolamento e encascalhamento, inclusive com a abertura de transversais proporcionando melhores condições de tráfego”.

 O Superintendente de Obras Públicas, Luiz Pascoal, que também acompanhou o início das obras, informou que logo após o encerramento dos serviços no Loteamento Maria Amélia, as máquinas serão direcionadas para o Recanto das Árvores no Bairro São Paulo e na sequência Bairro Santa Terezinha(Clube dos Mil), onde serão realizados serviços de limpeza, patrolamento e encascalhamento.

 Dr. Domingos ressalta que os serviços de manutenção vão continuar por toda a cidade e também na Zona Rural do Município, onde diversas localidades já tiveram suas estradas recuperadas melhorando o tráfego para o homem do campo.

0 11:55 - 19 de Set // Fonte: TCM /BA |

As contas da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, na gestão de Humberto Soares Leite, relativas ao exercício de 2013, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão da última quinta-feira (18/09), sendo determinada ao gestor a restituição aos cofres municipais do valor de R$71.108,00, com recursos pessoais, pelas despesas com juros e multas por atraso no pagamento das obrigações assumidas junto à Secretaria da Receita Federal e o INSS, e multa de R$2 mil.

 O município apresentou uma receita arrecadada da ordem de R$134.390.661,93 e realizou despesas no importe de R$140.895.135,67, registrando um expressivo déficit no montante de R$6.504.473,74. A relatoria alertou a administração que adote providências a evitar o endividamento do município, onde já se verifica a insuficiência de recursos para pagamento dos restos a pagar inscritos no exercício, resultando num débito de R$2.330.036,19.

 O gasto total com pessoal não ultrapassou o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, vez que a receita corrente líquida totalizou R$153.272.956,40 e a despesa total com pessoal alcançou o valor de R$76.580.649,77, correspondente a 49,96% da receita corrente líquida.

 O prefeito investiu a quantia de R$34.024.744,03 na manutenção e desenvolvimento do ensino, equivalente a 26% da receita resultante de impostos proveniente de transferências, superando o índice mínimo de 25%. Dos recursos do Fundeb foram aplicados 70,06% na remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública, correspondendo a R$17.824.146,56, em atendimento exigido em lei. As despesas realizadas em ações e serviços públicos de saúde alcançaram o valor de R$11.784.802,40, representando o percentual de 16,07% quando o mínimo exigido é de 15%.

0 11:52 - 19 de Set // Fonte: Bocão News |

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, nos dias 23 e 24 de setembro, em Salvador, o processo seletivo para ocupação imediata de 30 vagas no curso de formação técnica de Saneamento, que faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja). A matrícula está prevista para o dia 30 de setembro.

 Interessados devem ter a partir de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental na rede municipal ou estadual de ensino. A seleção consiste em inscrição - gratuita - e entrevista socioeducacional. Para se inscrever é necessário comparecer à sede do campus, situada na Rua Emídio dos Santos s/n, Barbalho, das 15h às 20h, nos referidos dias, com os documentos exigidos no edital: RG (original e cópia) e histórico escolar, certificado ou atestado de conclusão do ensino fundamental.

 O curso de saneamento tem duração média de quatro anos, com aulas ministradas à noite. Durante esse período, o estudante será capacitado para atuar em obras de captação, transporte e tratamento de águas, bem como na construção de estações de tratamento de águas e esgotos; fazer manutenção de equipamentos e redes; realizar análise do consumo de água; desenvolver aterros sanitários, unidades de compostagem, além de obras para disposição e reciclagem de resíduos. Mais informações pelo telefone: 71.2102-9511.

0 11:48 - 19 de Set // Fonte: Correio |

Durante alguns meses, a ONG 20/20/20 acompanhou as irmãs indianas Sonia e Anita, de 12 e 6 anos, que nasceram cegas - na Índia e em outros países subdesenvolvidos, a doença é uma epidemia e as pessoas podem contrai-la desde quando crianças ou a qualquer momento da vida, inesperadamente. Os índices de cegos são altos no país.O problema das duas poderia ter sido resolvida com um procedimento bem simples que dura 15 minutos. Segundo a ONG, o cristalino é removido e reposto com lentes artificiais que custam 2 dólares. Todo o procedimento custa 300 dólares. A cegueira em países como a Índia causa dor e sofrimento, pois a pessoa que fica cega não pode continuar seu plantio, que geralmente é a única fonte de renda.

 No vídeo, a ONG acompanhou as irmãs antes da cirurgia, o pré-operatório e a remoção das bandagens. O vídeo já foi visto por mais de 100 mil pessoas e mostra a reação das duas ao conseguir enxergar o mundo pela primeira vez.

 ASSISTA:

0 11:24 - 19 de Set // Fonte: Bahia Notícias |

O itinerário da candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB) já foi traçado e divulgado nesta quinta-feira (18) na página oficial da postulante Lídice da Mata (PSB). A presidenciável chegará às 15h na capital baiana e tem o primeiro compromisso firmado somente às 18h30, em encontro com lideranças do movimento negro. O evento acontece no Hotel Novotel Salvador Hangar, no Aeroporto. Meia hora depois, Marina Silva já precisa estar em Cajazeiras X, no Campo da Pronaica, para participar de comício. O trajeto terá a companhia de Lídice e da candidata ao Senado pela chapa baiana, Eliana Calmon (PSB).

0 10:47 - 19 de Set // Fonte: Bahia Notícias |

Quatro cidades da Bahia ficam habilitadas a instalar unidades de Centros de Atenção Psicossocial 1 (CAPs) para realizar procedimentos específicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os municípios contemplados com a Portaria de n° 904, da Secretaria de Atenção à Saúde, são Anagé, no sudoeste; Coaraci, no sul; Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e São Félix, cidade do Recôncavo baiano. Os CAPs 1 têm são previstos para municípios com população superior a 20 mil habitantes e funcionam durante o dia. Atendem pacientes com transtornos mentais severos, além de adultos, crianças e adolescentes e pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas. A equipe técnica mínima para atuação no CAPS 1 deve atender 20 pacientes por turno, com limite máximo de 30 pacientes por dia, em regime de atendimento intensivo. O documento que habilita as unidades foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (19)

0 10:43 - 19 de Set // Fonte: Bahia Notícias |

Um incêndio de grandes proporções atingiu o setor de confecção da fábrica de sofá Ortobel, localizada no distrito Bonfim de Feira, zona rural de Feira de Santana, nesta quinta-feira (18). Cerca de 60 pessoas estavam no local, que foi evacuado, e ninguém ficou ferido. O fogo começou durante a manhã e só foi controlado à tarde. Moradores e funcionários se mobilizaram para apagar as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros. A brigada contou com o apoio de carros-pipas para debelar o fogo e evitar que imóveis vizinhos fossem atingidos. Os bombeiros conseguiram prevenir que as chamas chegassem ao depósito de produtos prontos, como sofás e colchões. Segundo ele, o prejuízo seria ainda maior caso o fogo atingisse esta seção. A fábrica emprega cerca de 100 funcionários e funciona no distrito há cerca de sete anos.

0 10:39 - 19 de Set // Fonte: Bocão News |

A prefeira do município de Uruçuca (BA), cerca de 400 quilômetros da capital baiana, está sendo acusada pelos vereadores de falta de planejamento em sua gestão por conta de um pedido de suplementação de verba feito pela gestora.

 De acordo com a solicitação enviada à câmara dos vereadores, o percentual de 60% pedido seria para fechar as contas de 2014. O requerimento foi retirado de pauta pelos parlamentares, que alegaram que o orçamento deste ano já foi aprovado com a suplementação de 30%, totalizando o valor de R$ 37 milhões.

 Ainda de acordo com os vereadores, essa nova suplementação alcança um valor de R$ 22 milhões e por isso é exigido maiores explicações da prefeita. “A atitude do Executivo significa falta de planejamento. Isso significa que não foram feitos os devidos cálculos e projeções, os quais são próprios de uma gestão planejada,” declarou o vereador Carlos Magno (PTB).

0 10:37 - 19 de Set // Fonte: Bocão News |

Em entrevista ao jornal italiano La Nazione o embaixador do Iraque junto à Santa Fé, Habbed Al Sadr, afirmou que o Papa Francisco está sendo ameaçado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI). As informações sobre esta afirmação foram divulgadas para todo o mundo através do Daily Mail e servem de alerta para que o líder católico seja protegido durante a visita que fará a Albânia e Turquia, dois países de maioria muçulmana. O embaixador iraquiano garante que as ameaças são reais. “O autoproclamado Estado Islâmico foi claro: eles querem matar o Papa”.

Para tentar matar Francisco, o grupo estaria recrutando seus integrantes de diversas nações. Al Sadr garante que o papa corre risco de morte em qualquer lugar do planeta. “Quero deixar claro que não tenho nenhum conhecimento sobre os futuros planos dos terroristas. Mas a regra do Estado Islâmico é clara: ou a pessoa se converte à religião deles ou morre. Com o Papa, a morte seria a única opção que eles dariam”, disse.

O porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, afirmou à imprensa que não há medidas de segurança avançadas para guardar o líder católico durante a visita nesses países muçulmanos, acredita-se que a Santa Sé esteja desvalorizando as informações do embaixador.

0 10:24 - 19 de Set // Fonte: Forte no Recôncavo |

Um apostador de São Gonçalo dos Campos acertou sozinho as sete dezenas sorteadas no concurso 628, da Timemania, acorrido nessa quinta-feira 18/09, e vai embolsar o prêmio de R$ 22. 077.129,12, (vinte e dois milhões setenta e sete mil cento e vinte e nove reais e doze centavos). As dezenas sorteadas foram: 09 -16 – 39 – 43 – 58 – 67 – 69. Como time do coração, o sortudo ou a sortuda que ainda não foi identificado, escolheu o Avaí de Santa Catarina. De acordo com a Caixa Econômica Federal a Timemania é a segunda maior loteria do Brasil, perdendo apenas para a Mega-Sena. Por causa da novela global "Império", todos na cidade até mesmo antes de conhece-lo já o chamam de Comendador, personagem central da novela vivido pelo ator Alexandre Neto.

0 09:54 - 19 de Set // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

Em mais uma edição do projeto cultural “Meio Fio”, o público que for prestigiar o evento contará com uma tela de cinema ao lado do centro cultural e a exibição do filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e a fala de Antonio das Mortes”, a intervenção artística é organizada por Roberto Vale, que deixou um convite. “Todo mundo lá, sábado às 19hs, vai ter cadeiras e um telão, um filme sensacional de Glauber Rocha, um filme bastante enigmático. O projeto Meio Fio ano II, provando que a cultura existe, insiste e resiste”, convidou.

 SERVIÇO:

 O que: Mais uma edição do projeto “Meio Fio” com exibição do filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e a fala de Antonio das Mortes”

Quando: Sábado às 19hs

Onde: Ao lado do Centro Cultural

Quanto: Gratuito

Sinopse do filme que será exibido: “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e a fala de Antonio das Mortes”

 O homem cego descobre que seu amigo, e homem de confiança, está tendo um caso com sua mulher. Aos gritos, ele leva os dois para a frente do povo, no alto das escadas de um bar, como se estivesse em um palco, e ali obriga que os dois se beijem “para que todos da cidade saibam”. A mulher, vestida em esvoaçante e transparente vestido lilás, pega uma arma e atira no homem que a denunciou. Um tiroteio começa e ela se esconde dentro do bar com o professor, que a protege. Depois do tiroteio, do lado de fora do bar, ferido, está o amante da mulher. Ajoelhada a seu lado a mulher recebe uma faca do professor e mata seu amante; são mais de 20 facadas. O amante, morto, é arrastado para o meio do campo seco e deserto. Em meio à poeira, o professor e a mulher, ainda suja de sangue, se beijam e rolam abraçados por cima do ex-amante morto. O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha.

 

0 09:48 - 19 de Set // LCS™ / Informações R.Recôncavo |

 Segundo informações, dois elementos fortemente armados conduzindo um carro modelo Polo de cor preta com placa de Camaçari 8400, assaltaram um casal, depois renderam um empresário que estava com dois amigos próximo a Fazenda Amoras em Conceição do Almeida.

 O empresário foi sequestrado junto com os amigos e um motoboy e só foram libertados na cidade de Santa Inês na madrugada de hoje (19), todos passam bem, os criminosos levaram o veículo do empresário, um Focus sedan branco. Informações extraoficiais dão conta que o empresário é de Santo Antonio de Jesus

 

*Ao longo do dia as informações serão atualizadas*

 




Colunistas


Classificados